Valeska Maria Fortes De Oliveira

Descrição:

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Realizou pós-doutorado na Faculdade das Humanidades, Ciências da Educação na Universidade de Buenos Aires, Argentina. Desde 1997 é professora titular da Universidade Federal de Santa Maria e professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores na especificidade da História da Educação, na Sociologia da Educação e Filosofia da Educação. Integra como docente permanente a Linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS) consolidado no CNPq, com 30 anos de ações de pesquisa, ensino e extensão no campo do imaginário social e da formação realizada com as redes de ensino e seus professores. Integra o GT08 - Formação de Professores da ANPED e é membro da Rede Sulbrasileira de Investigadores do Ensino Superior (RIES), Participa da RIPEFOR, Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes. Membro da Biograph - Associação Nacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, desde sua fundação. A primeira pesquisa interinstitucional referenciada na pesquisa autobiográfica com histórias de vidas de professores (1996) materializou-se no livro "Imagens de Professor; significações do trabalho docente" , publicado pela Editora da UNIJUÍ , responsável por outras publicações do GEPEIS, Integrante da Rede Latino Americana de Educação, Cinema e Audiovisual ; Participante da Rede AIDU - Associación de Investigación de Docência Universitária. Representação da Educação na AUGM - Grupo Montevideo - UFSM. Membro do Conselho Municipal de Educação de Santa Maria pela UFSM. Autora de trabalhos acadêmicos com os temas no campo do Imaginário Social; Trajetos Formativos de Professores; Cinema como dispositivo de formação ética, estética e política; Imaginários e Vidas de Professores; O Cuidado de Si na formação docente. Reinventar a Docência tem sido um dos seminários no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM que tem mobilizado as redes internacionais de produção e colaboração acadêmica, No âmbito da pesquisa coordena a investigação sobre "Imaginários, Formação e Políticas de Democratização da Educação" onde desenvolvemos ,por meio de uma rede de pesquisadoras de IES do sul do Brasil, a análise das interpretações da Resolução n. 02 de 2015 na especificidade das diversidades de gênero, de etnia, de raça, de sexo, de credo, entre outras e o lugar destas nos currículos das Universidades e Institutos Federais do sul do Brasil. Nas ações de extensão estamos envolvidos com as Escolas que já acompanhamos com o projeto de cinema e produção audiovisual com os professores e os estudantes. No projeto Geoparques, Quarta Colônia temos participado com as propostas de formação continuada com a produção audiovisual como uma linguagem que mobiliza a pesquisa sobre temas do patrimônio cultural e político da região proporcionando uma experiência ética e estética na educação.

Lattes:

Data da última alteração no lattes: 26/09/2024 12:09

Nome em citações:

OLIVEIRA, V. M. F.

Email:

Não informado