Julio Ricardo Quevedo Dos Santos
![](https://ufsmpublica.ufsm.br/img/professores/borda_foto.png)
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, ex-coordenador do curso de graduação em história da Universidade Federal de Santa Maria, atua nos Programas de Pós-Graduação da UFSM: Mestrados Profissionais em Patrimônio Cultural e Ensino de História, Mestrado e Doutorado em História, Mestrado Profissional em Ensino de História,.Tem experiência na área de História, com ênfase em Integração, Política e Fronteira, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de poder, cultura e história, patrimônio cultural, história cultural, cidade e memória e afro-brasileiros: trajetórias e História e Culturas Indígenas no Brasil. Coordenador da área de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), 2015-2019. Coordenador da área de História do 2º núcleo do Programa da CAPES Residência Pedagógica UFSM em escolas da Educação Básica (2022-2023). Coordenador do Mestrado do Ensino de História em Rede (PROFHISTORIA) núcleo Santa Maria?UFSM.
Unidade:
Departamento:
Lattes:
Data da última alteração no lattes: 30/06/2024 12:06
Nome em citações:
SANTOS, J. R. Q.
Email:
Não informado
Especialidades:
- HISTÓRIA
- HISTÓRIA LATINO-AMERICANA
- HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
- HISTÓRIA DO BRASIL
- EDUCAÇÃO
- ENSINO-APRENDIZAGEM
- ANTROPOLOGIA DAS POPULAÇÕES AFRO-BRASILEIRAS
- HISTÓRIA DA AMÉRICA
- TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
- HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL
- HISTÓRIA DO BRASIL REPÚBLICA
- ANTROPOLOGIA
- HISTÓRIA REGIONAL DO BRASIL
- SOCIOLOGIA
- ETNOLOGIA INDÍGENA
- MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
- GEOGRAFIA HUMANA
- CURRÍCULO
- CIÊNCIA POLÍTICA
- MUSEOLOGIA
- HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO
- HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA
- ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
- LITERATURA BRASILEIRA
- GEOGRAFIA
- ECONOMIA
- ARQUEOLOGIA HISTÓRICA
- ANTROPOLOGIA URBANA
- TEORIA DA COMUNICAÇÃO
- SOCIOLOGIA DA SAÚDE
- HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS
- HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO
- GEOGRAFIA URBANA
- GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
- FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL
- FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
- ESTUDOS DO PODER LOCAL
- ESTADO E GOVERNO
- EDUCAÇÃO FÍSICA
- DIREITO
Palavras-chave:
- POLITICA
- HISTORIA CONTEMPORANEA
- EDUCACAO
- YOUTUBE E ENSINO DE HISTORIA
- WEBSITE
- VALE DO RIO BRANCO
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
- UNESCO
- UMBANDA
- TRATADO DE MADRI E GUERRA GUARANITICA
- TRANSICOES DEMOCRATICAS
- TRABALHO ESCRAVO
- TRABALHO DOCENTE E ENSINO DE HISTORIA
- TRABALHO DOCENTE
- TRABALHO
- TOLERANCIA RELIGIOSA
- TERRITORIALIDADES CULTURAIS
- TERRAS INDIGENAS
- TEORIA E ENSINO DE HISTORIA
- TECNOLOGIA
- SUBPROJETOS
- SOCIEDADES MODERNAS
- SOCIEDADES CONTEMPORANEAS
- SOCIEDADES CLASSICAS
- SOCIEDADE BRASILEIRA
- SEPE TIARAJU
- SEDUFSM: MOVIMENTO E HISTORIA
- SECULO XVIII
- SAUDE INDIGENA
- SANTA MARIA
- RORAIMA
- ROMARIA DO CAARO
- RIO GRANDE DO SUL CONTEMPORANEO
- RIO DE JANEIRO PERIODO COLONIAL
- REVOLUCAO FARROUPILHA
- RESGATE
- REPRESENTACOES INDIVIDUAL E COLETIVA
- REPRESENTACAO E GENERO
- RELIGIOSIDADE
- RELIGIOES E CULTURA DE MATRIZ AFRICANA