Debora Ortiz De Leao
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1986), Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade da Região da Campanha (1999), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009), Pós doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015). Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, desempenha atividades profissionais vinculadas ao Departamento de Administração Escolar, do Centro de Educação. Possui experiência docente na Educação Básica. Atuou no PNAIC em 2013-2014 como formadora e de 2015 a 2018 como coordenadora adjunta. Coordenadora do curso de Pedagogia Diurno da UFSM (2016 a 2018) e (2023 a 2025). Integra o Programa de Pós-graduação em Políticas Publicas e Gestão Educacional - PPPG-UFSM. Pesquisadora vice-líder do Grupo ITINERÂNCIAS - CE/UFSM. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: políticas educacionais, políticas curriculares, formação docente e alfabetização. Autora do livro Organização curricular: saberes, políticas e perspectivas pela Editora UFSM (2023).
Unidade:
Departamento:
Lattes:
Data da última alteração no lattes: 28/10/2024 12:10
Scopus:
Não informado
Nome em citações:
LEÃO, Débora Ortiz de
Email:
Não informado
Especialidades:
Palavras-chave:
- EDUCACAO
- CURRICULO ESCOLAR
- VIVENCIAS LUDICAS
- VIVENCIAS
- VIOLENCIA CONTRA A MULHER
- VALORIZACAO DOS PROFESSORES
- TRAJETORIAS DE VIDA E FORMACAO
- TRAJETORIA DE VIDA
- TOLERANCIA
- TECNOLOGIAS
- TECNOLOGIA EDUCACIONAL
- SUBJETIVIDADE
- SIGNIFICACOES
- SEXUALIDADE
- SERIES INICIAIS
- SEMINARIO NACIONAL
- SAUDE
- SABERES DOCENTES
- SABERES
- RESSIGNIFICANDO SABERES
- RESSIGNIFICACAO
- RESISTENCIA
- REPRESENTACAO
- RELACOES INTERPESSOAIS
- RELACOES ETNICO RACIAIS
- REFLEXOES
- REFERENCIAL CURRICULAR
- REDE
- REA
- QUILOMBOLA
- PROJETO POLITICO-PEDAGOGICO
- PROFESSORAS ALFABETIZADORAS
- PROCESSOS
- PROCESSO DE ALFABETIZACAO
- PREVENCAO
- PRATICAS LUDICAS
- PRATICAS DOCENTES
- PRATICAS DE ALFABETIZACAO
- PRATICAS
- PRATICA PEDAGOGICA
Coautores:
Não informado