Juliana Petermann

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é professora associada do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, professora e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma universidade. Atua principalmente nos seguintes temas: criação publicitária, ensino de criação publicitária, criatividade, marcas e seus discursos, estratégias de significação, análise de imagens publicitárias. Coordena o grupo Nós - Pesquisa Criativa (www.nospesquisacriativa.com). Constituiu a Subcomissão que assessorou a Comissão instituída no âmbito da Câmara de Educação Superior para elaborar as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Propaganda e Publicidade, de acordo com a Portaria CNE/CES no 7, de 11 de março de 2019. Recebeu o Troféu Reconhecimento da Associação Riogradense de Propaganda no ano de 2014. Foi escolhida professora do ano, recebendo o Prêmio Destaque em Ensino na Universidade Federal de Santa Maria no ano de 2017. Em 2021, integrou a lista das 30 vozes que lutaram para mudar a indústria da comunicação, organizada pelo coletivo Papel e Caneta. Em 2022, recebeu o troféu "Professora do Ano", concedido pela Associação Riograndense de Propaganda. É autora dos livros Cartografia da Criação Publicitária (2017) e Criação Publicitária - Textos Introdutórios (2023) e coautora do livro Criação Publicitária: Desafios no Ensino (2020). Pesquisadora visitante na Universidad Nacional de la Republica (AUGM, Montevidéu, 2023). Foi beneficiada com uma bolsa de pós-doutorado da Fundación Carolina, em convênio com a ANDIFES - Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Brasil), para realizar a pesquisa Mujeres en la creación publicitaria: un análisis comparativo entre Brasil y España de las desigualdades en el subcampo de la creación publicitaria en la Universidad de Sevilla, (Sevilla), España, de 16 de janeiro de 2025 até 15 de abril de 2025.
Unidade:
Departamento:
Lattes:
Data da última alteração no lattes: 28/02/2025 12:02
Nome em citações:
PETERMANN, Juliana
Email:
Não informado
Especialidades:
Palavras-chave:
- WEBSITE
- VIAGEM
- VALORES DE CONSUMO
- UTI-NEONATAL
- UNIVERSITARIOS
- UNI
- UFSM 50 ANOS
- TURISMO
- TRAJETORIA DOCENTE
- TRABALHO.
- TRABALHO PUBLICITARIO;
- TRABALHO PUBLICITARIO
- TRABALHO PRECARIO
- TRABALHO CRIATIVO
- TEXTO VERBAL E NAO-VERBAL
- TEXTO NAO-VERBAL
- TEORIA DOS DISCURSOS
- TECNOLOGIAS
- TECNOLOGIA
- SUPER-HEROIS
- SOCIAL MEDIA
- SIPECOM
- SEMIOTICA
- SEMINARIO
- SEMANA ACADEMICA
- SARAU
- SANTA MARIA, RS.
- RISCO CLIMATICO
- REVISTA FORA DE PAUTA
- RESTO ZERO 2010
- RESILIENCIA CLIMATICA
- RELACOES PUBLICAS
- REFORMULACAO DO PPC
- REFORMULACAO
- REDUCAO DE DANOS
- REDES SOCIAIS
- REDEBASICA UFSM
- REDE BASICA MEC UFSM
- REDACAO PUBLICITARIA
- RECEPCAO DE CALOUROS