Francieli Matzenbacher Pinton

Graduação em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1999), Mestrado (2003 e Doutorado (2012) em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunto A do Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro da Associação Latino-americana de linguística Sistêmico-funcional (ALSFAL), da Associação Latino-americana de Estudos da Escrita na Educação Superior e em Contextos Profissionais e do Grupo de Trabalho Gêneros Discursivos/textuais da ANPOLL. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem (NEPELIN). Coordenadora projeto de Língua Portuguesa do Programa de Iniciação à Docência - PIBID (2022-2023). Coordenadora do Núcleo de Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica (2018-2020)Tem experiência em Análise Crítica de Gêneros textuais, formação de professores de língua portuguesa, ensino e aprendizagem de leitura e produção textual em diferentes áreas disciplinares, ensino e aprendizagem de língua portuguesa com foco na prática de análise linguística.
Unidade:
Departamento:
Lattes:
Data da última alteração no lattes: 05/09/2023 12:09
Nome em citações:
PINTON, F. M.
Email:
Não informado
Palavras-chave:
- VIOLENCIA
- VESTIBULARES
- UNICO
- TRANVERSALIDADE
- TRABALHOS EM ANDAMENTO
- TEXTOS ARGUMENTATIVOS
- TEXTO LITERARIO
- TEXTO
- TEORIA DO CODIGO DE LEGITIMACAO
- TECNOLOGIAS
- SISTEMICO-FUNCIONAL
- SISTEMA DE ATIVIDADE
- SERIES INICIAIS
- SERIADO
- REVISOR DE TEXTOS
- REVISAO DE TEXTOS
- RESIDENCIA PEDAGOGICA
- REPRESENTACOES
- RELATORIO TECNICO-CIENTIFICO
- REESCRITA
- REDACAO
- PRODUCAO TEXTUAL
- PRODUCAO LITERARIA
- PRODUCAO E AVALIACAO
- PRODUCAO DE TEXTOS
- PRODUCAO
- PROCESSOS
- PRATICAS SOCIAIS
- PRATICAS DE LETRAMENTOS
- PRATICAS DE LETRAMENTO
- PRATICA DE ANALISE LINGUISTICA.
- PRATICA DE ANALISE LINGUISTICA
- PRATICA DE AL
- PORTUGUES
- POPULARIZACAO DA CIENCIA
- POPULARIZACAO
- POESIA
- PIBID
- PESQUISA
- PERIODICOS
Coautores:
Não informado