Francieli Matzenbacher Pinton
Produção Bibliográfica
- 2024 (Total: 5)
- ISSN 40 anos de Prática de Análise Linguística um olhar para as contribuições de Geraldi (REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGENS)
- 2023 (Total: 5)
- ISSN A prática de análise linguística em livro didático: um estudo de capítulo do livro Se liga na língua para o ensino fundamental (REVISTA GATILHO (PPGL/ UFJF. ONLINE))
- ISSN A prática de análise linguística nos processos de ensino e aprendizagem de língua portuguesa na educação básica (REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE))
- ISSN Eventos e práticas de letramentos em um curso técnico em mecânica integrado ao ensino médio: reflexões e desafios (REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM)
- ISSN Prática de Análise Linguística/Semiótica de Base Crítica: uma proposta didático-pedagógica com foco no gênero tiras em quadrinhos (REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGENS)
- 2022 (Total: 3)
- ISSN Letramento crítico em atividades de leitura em livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental (CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA)
- ISSN Representações discursivas de professores de língua portuguesa em formação inicial sobre o eixo de análise linguística (CLARABOIA)
- 2021 (Total: 4)
- ISSN Fundamentos Pedagógicos de Língua Portuguesa na BNCC: uma análise crítica de discrusos (DESENREDO)
- ISSN Mapeamento de Estudos sobre (Multi)letramentos em Língua Portuguesa no Contexto Acadêmico Brasileiro (2015-2019) (INVENTÁRIO (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. ONLINE))
- ISSN Prática de Análise Linguística em Atividades Didáticas Produzidas por Professores de Língua Portuguesa em Formação Inicial: Uma Proposta de Categorização da Natureza e Funcionalidade (HUMANIDADES & INOVAÇÃO)
- 2020 (Total: 2)
- 2019 (Total: 4)
- ISSN A critical analysis of the genre reader's letter in the newspaper Zero Hora (Revista Letras Raras)
- ISSN Análise Crítica de Discursos sobre Produção de Textos Argumentativos em Livros Didáticos de Língua Portuguesa (REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE))
- 2018 (Total: 4)
- ISSN O gerenciamento de vozes em artigos de opinião produzidos por alunos do Ensino Fundamental: uma análise dos processos verbais (Percursos Linguísticos (UFES))
- ISSN Revisão textual profissional e correção textual pedagógica: uma análise comparativa dos dois processos (REVISTA DE LETRAS NORTE@MENTOS)
- ISSN Vozes não autorais em textos midiáticos: uma análise dos processos verbais e dos introdutores de opinião (Revista Interfaces)
- 2017 (Total: 2)
- ISSN Gêneros da Família dos Relatórios e das Explicações na Disciplina de Geografia: desafios para o Ensino de Leitura e Produção de Textos na Escola (Pesquisas em Discurso Pedagógico (on-line))
- 2016 (Total: 1)
- ISSN Perspectivas sobre a atividade do revisor de textos na atualidade (Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU)
- 2015 (Total: 2)
- ISSN A multimodalidade na escola: análise crítica do gênero capa de revista (Revista de Letras Norte@mentos)
- ISSN Análise Crítica do Gênero Reportagem Didática na Revista Nova Escola (http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p349)
- 2014 (Total: 1)
- ISSN A prática de análise linguística no livro didático: uma persctiva em construção (Domínios de Lingu@Gem)
- 2013 (Total: 4)
- ISSN Era uma vez na escola o conto de fadas: possibilidades e desafios na formação inicial de professores de língua portuguesa (Entretextos (UEL))
- ISSN Gêneros discursivos na educação básica: uma proposta de abordagem pedagógica (Entretextos (UEL))
- ISSN O conto de terror na escola: uma proposta de intervenção didática (Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU)
- ISSN O jornalista, o especialista e o professor leitor: relações diretivas na revista Nova Escola (Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU)
- 2012 (Total: 1)
- ISSN A reescrita do bilhete orientador pelo licenciando em letras: uma prática reflexivo-crítica no processo de avaliar textos. (Leia Escola (UFCG))
- 2011 (Total: 1)
- ISSN O ensino de produção textual escrita na revista Nova Escola ? uma análise de discurso (Veredas (UFJF. Online))
- 2010 (Total: 3)
- ISSN Da pedagogia da gramática à pedagogia do gênero textual. (Expressão (Santa Maria))
- ISSN Discursos sobre a escrita nos textos da revista Nova Escola: tradição ou renovação (Vivências (URI. Erechim))
- ISSN Possíveis relações entre gênero textual e signo linguístico (Revista Urutágua (Online))
- 2004 (Total: 1)
- ISSN A cidade dos padres: uma construção às avessas (Revista Talento)
- 2024 (Total: 2)
- A construção de conhecimentos linguísticos/gramaticais em uma seção de livro didático de língua portuguesa a partir da BNCC: uma análise inicial sob a ótica da Teoria dos Códigos de Legitimação (Linguística Sistêmico-Funcional na América Latina: Novos caminhos para o diálogo, entendimento e reconexão)
- PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES (Prática de análise linguística/semiótica (pal/s) nas aulas de língua portuguesa: entre a tradição e a mudança)
- 2023 (Total: 5)
- doi O ensino de língua portuguesa: breve panorama teórico-metodológico (A prática de análise linguística no contexto escolar: o que é e como fazer)
- doi O gênero discursivo resenha (Práticas de linguagem na esfera acadêmica)
- doi Prática de análise linguística nos documentos oficiais: dos PCN à BNCC (A prática de análise linguística no contexto escolar: o que é e como fazer)
- doi Prática de análise linguística nos livros didáticos: o que é possível encontrar (A prática de análise linguística no contexto escolar: o que é e como fazer)
- doi Produção de atividades didáticas: a prática de análise linguística como articuladora das demais práticas de linguagem (A prática de análise linguística no contexto escolar: o que é e como fazer)
- 2021 (Total: 3)
- doi A prática de análise linguística/semiótica no contexto de ensino de língua portuguesa: o que propõe a BNCC do ensino fundamental (Análise linguística no contexto escolar em diferentes perspectivas)
- doi Análise linguística como eixo articulador das práticas de leitura na coleção de livros didáticos ?Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem? (Análise linguística no contexto escolar em diferentes perspectivas)
- doi O que dizem os professores em formação inicial sobre a Prática de Análise Linguística? (Análise linguística no contexto escolar em diferentes perspectivas)
- 2016 (Total: 1)
- Descrição e Análise do Gênero Reportagem Didática na Revista Nova Escola (Gêneros, entre o texto e o discurso - questões conceituais e metodológicas)
- 2015 (Total: 1)
- O gênero discursivo relato de experiência e suas implicações linguístico-discursivas na formação do professor reflexivo-crítico (Movimentos formativos: caminhos e perspectivas na formação de professores)
- 2014 (Total: 1)
- O ensino de produção textual na escola: em perspectiva os gêneros do discurso (PIBID na UFFS: pressupostos, investigação e experiências)
- 2013 (Total: 2)
- A produção de textos mediada pelo bilhete orientador: uma perspectiva reflexivo-crítica de ensino (Iniciação à docência: experiências, significações e perspectivas)
- A produção textual nas aulas de Língua Portuguesa: múltiplos olhares no currículo escolar (O currículo em suas interfaces com a educação básica e superior)
- 2022 (Total: 2)
- Caderno didático resenha acadêmica
- Reportagem de divulgação científica na educação básica uma proposta de atividades didáticas
- 2020 (Total: 4)
- Caderno didático de língua portuguesa - atividades didáticas produzidas pela turma de Produção e Análise de Material Didático
- Glossário de gêneros e suportes textuais -Base Nacional Comum Curricular
- Glossário de termos técnico-científicos do componente curricular Língua Portuguesa - BNCC
- Produzindo resumo - Coleção Produzindo Gêneros textuais na escola
- 2019 (Total: 3)
- Desvendando os segredos da linguagem - do conto à fanfic
- Produzindo artigo de opinião - Coleção Produzindo Gêneros textuais na escola
- Produzindo resenha - Coleção Produzindo Gêneros textuais na escola
- 2016 (Total: 1)
- Leitura e produção textual: princípios básicos
- 2015 (Total: 1)
- Era uma vez, outra vez - estórias do século XXI
- 2015 (Total: 1)
- Descrição e análise do artigo de opinião veiculado no jornal Zero Hora (Inletras- Múltiplas linguagens e letramentos/Multiletramentos e linguagens)
- 2013 (Total: 5)
- A notícia em sala de aula: um desafio para os professores em formação incial (XII Encontro sobre Investigação na Escola: compartilhar conhecimentos e práticas)
- A organização retórica do gênero discursivo relato de experiência (XIII Seminário Internacional em Letras - Linguagens em (inter)ação)
- A produção do gênero crônica em sala de aula: um relato de iniciação à docência (XII Encontro sobre Investigação na Escola: compartilhar conhecimentos e práticas - um desafio para os educadores)
- Análise crítica sobre a produção do poema mediada pelo bilhete orientador (XII Encontro sobre Investigação na Escola: compartilhar conhecimentos e práticas)
- O ensino de gêneros discursivos na educação básica: uma proposta de ação pedagógica (XII Encontro sobre Investigação na Escola: compartilhar conhecimentos e práticas)
- 2012 (Total: 4)
- A produção de textos nas séries finais do ensino fundamental: algumas reflexões (XII Seminário Internacional em Letras)
- A reescrita de bilhetes orientadores na formação inicial de professores delíngua portuguesa: relações entre teoria e prática (VII Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino - SENALE)
- O ensino de produção textual em diferentes perspectivas (XII Seminário Internacional em Letras)
- Representações discursivas sobre a atividade do professor (VII Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino - SENALE)
- 2010 (Total: 1)
- Discursos sobre a escrita nos textos da revista Nova Escola. (Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino - VI SENALE)
- 2021 (Total: 1)
- Análise linguística como eixo articulador das práticas de leitura na coleção de livros didáticos ?Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem? (Congresso de Ensino de Linguagens)
- 2019 (Total: 6)
- A prática de análise linguística na BNCC e a perspectiva sociocultural de ensino e aprendizagem: (in)congruências metodológicas (II Jornada sobre Ensino de Linguagem em Contexto Escolar e II Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa sobre Gêneros Orais e Escritos)
- Breve cartografia da escrita de estudantes do ensino fundamental: em foco o artigo de opinião (X SIGET - Simpósio Internacional de Géneros Textuales)
- Concepções de letramento na BNCC ? considerações preliminares (Jornada de Estudos da Linguagem)
- Concepções de linguagem, ensino e aprendizagem na BNCC: um olhar a partir da perspectiva de análise liguística (Jornada de Estudos da Linguagem)
- Estudos sobre (multi)letramentos no Brasil: um mapeamento de pesquisas prévias (II Jornada sobre Ensino de Linguagem em Contexto Escolar e II Encontro de Grupos de Pesquisa sobre Gêneros Orais e Escritos)
- Mapeamento de estudos sobre (multi)letramentos no contexto acadêmico brasileiro (Jornada de Estudos da Linguagem)
- 2017 (Total: 7)
- A metáfora gramatical ideacional em materiais didáticos de geografia: desafios interdisciplinares (I Seminário do Projeto SAL)
- Avaliatividade em artigos de opinião: desafios para o professor de leitura e escrita (I Seminário do Projeto SAL)
- Descrição e análise das funções do discurso em textos argumentativos produzidos na escola (XVI Seminário Internacional em Letras: ensino, linguagens e tecnologias)
- O gerenciamento de vozes em textos argumentativos de alunos do ensino fundamental: uma análise dos processos verbais (6º SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (SENALLP))
- Um olhar crítico sobre a construção do papel do social do revisor de textos (3 Fórum Nacional sobre a formação e a atuação do profissional de textos)
- Vozes textuais e argumentação na escrita escolar (IX Mostra de trabalhos em andamento)
- Vozes textuais e construção de posicionamento na produção escrita escolar (6º SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (SENALLP))
- 2016 (Total: 4)
- Avaliatividade em textos argumentativos produzidos na escola - considerações iniciais (VI Encontro Systemics Across Languages e V Seminário de Formação Docente Pibid Português)
- Contração dialógica em textos argumentativos produzidos na escola (Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa)
- Metáfora gramatical em materiais didáticos da Geografia (XII Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL)
- O posicionamento de alunos do bacharelado em Letras em relação à atividade do revisor de textos (VI Encontro Systemics Across Languages e V Seminário de Formação Docente Pibid - Português)
- 2015 (Total: 1)
- Concepções teóricas e metodológicas acerca do trabalho do revisor de textos (XV Inletras - Múltiplas linguagens e letramentos/ multiletramentos e linguagens)
- 2014 (Total: 6)
- A formação do professor de produção textual: movimentos textuais-discursivos recorrentes no bilhete orientador (II Encontro de Produção textual)
- A prática de análise linguística no livro didático: uma perspectiva em construção (III Jornada de Multiletramentos)
- O artigo de opinião e sua recontextualização na escola (Semana Acadêmica de Letras UFSM 2014 - Letras, História e Sociedade)
- O gênero discursivo relato de experiência em interface com a formação inicial de professores: uma análise na perspectiva da sociorretórica (III Jornada de Multiletramentos)
- Perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa no livro Português - contexto, interlocução e sentido (III Jornada de Multiletramentos)
- Reescrita do gênero notícia mediada pelo bilhete orientador (III Jornada de Multiletramentos)
- 2013 (Total: 11)
- A constituição do ser e do fazer docente: uma análise crítica das representações discursivas de professores de língua portuguesa em formação inicial (II Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul)
- A multimodalidade na escola: uma proposta de intervenção pedagógica (Semana Acadêmica de Letras: A (p)arte que te cabe neste latifúndio)
- A notícia em sala de aula: um desafio para os professores em formação inicial (III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS)
- A produção do gênero crônica em sala de aula: um relato de iniciação à docência (III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS)
- A reflexão sobre o ensino de língua portuguesa: compartilhando experiências (III Seminário de Enisno, Pesquisa e Extensão da UFFS)
- Análise crítica do gênero capa de revista: uma proposta de ação pedagógica (III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS)
- Análise crítica sobre o gênero discursivo crônica produzido nas intervenções das aulas de língua portuguesa (II Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul)
- Gêneros discursivos, mediação e formação inicial de professores de língua portuguesa (IV SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa)
- O Gênero discursivo relato de experiência (III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS)
- Os gêneros discursivos da esfera literária: produção, análise e reescrita de poemas em sala de aula (III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS)
- Representações discursivas de constituição docente: uma análise crítica sob a perspectiva metadiscursiva (III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS)
- 2012 (Total: 8)
- A leitura crítica da charge em sala de aula: possibilidades e desafios (II SEPE - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- A leitura e a produção textual nas séries finais: uma experiência de iniciação à docência (XII Seminário Internacional em Letras)
- A prdução de textos nas séries finais do ensino fundamental (II Seminário de Ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS)
- Comunidade Autorreflexiva em Ensino de Língua Portuguesa (II SEPE - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- Considerações pedagógicas sobre a formação inicial e contiuada de professores de língua portuguesa (2ª Jornada de (Multi)letramento(s) e II Workshop do SAL-Brasil)
- Ensinar leitura e produção textual na escola: um desafio para os professores em formação inicial (2ª Jornada de (Multi)letramento(s) e II Workshop do SAL-Brasil)
- O bilhete como gênero mediador da ação docente (2ª Jornada de (Multi)letramento(s) e II Workshop do SAL-Brasil)
- Representações discursivas sobre a atividade do professor (VII Seminário Nacional sobre linguagem e ensino - SENALE)
- 2011 (Total: 1)
- Análise crítica dos discursos sobre o ensino de produção textual na revista Nova Escola (18º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada - INPLA)
- 2010 (Total: 2)
- A pedagogia de gêneros na revista Nova Escola (Congresso Internacional Linguagem e Interação II)
- Discursos sobre a escrita nos textos da revista Nova Escola: tradição ou renovação? (VI Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino - SENALE)
- 1999 (Total: 1)
- A produção literária nos periódicos da cidade de Santo Ângelo desde 1918 até 1995 (II salão e II Feira de Iniciação Científica)
- 1998 (Total: 1)
- A produção literária nos periódicos de Santo Ângelo, desde 1918 até 1995 (La Comunicación para el tercer milenio)
- 2013 (Total: 1)
- O bilhete como gênero mediador da ação reflexiva docente (I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente - A aprendizagem docente em foco)
- 2003 (Total: 1)
- A literatura nos periódicos de Santo Ângelo (Seminário Internacional Mercosul: Educação e Cultura)
Produção Técnica
- 2018 (Total: 1)
- Para ler e produzir artigos de opinião na escola: cyberbulling em foco
- 2017 (Total: 1)
- Para ler e produzir artigos de opinião na escola - 2ª Ed. - Revista e Ampliada
- 2016 (Total: 2)
- Caderno de Atividade de Leitura e Produção textual
- Para ler e produzir artigos de opinião na escola
- 2019 (Total: 1)
- Gêneros textuais / discursivos: ensino, aprendizagem e avaliação na educação básica
- 2018 (Total: 1)
- Marcuschi e suas contribuições para linguística contemporânea
- 2022 (Total: 1)
- IV Jornada sobre ensino de linguagem no contexto escolar
- 2017 (Total: 1)
- 25ª Semana de Letras - Desafios da formação profisisonal
- 2015 (Total: 1)
- IX Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina
- 2014 (Total: 1)
- III Jornada de Multiletramentos, V Jornada de Popularização da Ciência e II Encontro de Produção Textual
- 2024 (Total: 1)
- V Jornada sobre Ensino de Linguagem em COntexto Escolar
- 2023 (Total: 1)
- I Ciclo de Formação de professores de Língua Portuguesa
- 2021 (Total: 1)
- III Jornada sobre ensino de linguagem no contexto escolar e II Mostra de Trabalhos em Andamento do NEPELIN
- 2020 (Total: 1)
- I Mostra de Pesquisas em Andamento do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem
- 2019 (Total: 1)
- II Jornada sobre Ensino de Linguagem em Contexto Escolar
- 2018 (Total: 1)
- I Jornada sobre Ensino de Linguagem em Contexto Escolar
- 2016 (Total: 1)
- VIII Mostra de Trabalhos em Andamento e IV Encontro de Produção textual
- 2015 (Total: 1)
- Letras - 6º conversas com: redes de editoração
- 2012 (Total: 1)
- I Mostra de trabalhos: Linguagem, mediação e formação de professores
- 2011 (Total: 1)
- II Seminário do Núcleo de Estudos em Docência
- 2023 (Total: 2)
- Introdução aos Estudos dos Letramentos
- Prática de análise linguística/semiótica de base crítica: uma proposta didático-pedagógica com foco no gênero multimodal tira em quadrinhos
- 2021 (Total: 1)
- Análise de atividades didáticas produzidas por pibidianos: desafios e possibilidades para o ensino de língua portuguesa
- 2020 (Total: 1)
- Curso remoto de formação de professores de língua portuguesa - Multiletramentos na BNCC do Ensino Fundamental: possibilidades para o ensino de Língua Portuguesa
- 2018 (Total: 2)
- Análise linguística como eixo estruturante das práticas de leitura e produção textual
- Práticas de análise linguística no contexto escolar
- 2017 (Total: 2)
- A prática de análise linguística na escola
- A revisão de textos na formação do bacharel em letras: relato de experiência de criação da Grámmatos Jr.
- 2015 (Total: 1)
- A leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento
- 2014 (Total: 1)
- A produção textual nas aulas de Língua Portuguesa: múltiplos olhares no currículo escolar
- 2011 (Total: 4)
- A construção textual do sentido nas diferentes áreas do conhecimento.
- Análise crítica dos parâmetros curriculares - Língua Portuguesa
- Leitura, análise e produção textual do gênero resenha
- Procedimentos para análise de textos de alunos do ensino fundamental
- 2008 (Total: 2)
- Formação Continuada de Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental: A transversalidade do tema meio ambiente nas práticas docentes
- Leitura, análise e produção textual
- 2007 (Total: 3)
- Leitura, análise, produção e reescritura
- Metodologia do ensino e português nas séries iniciais
- Proposta metodológica para o ensino da língua portuguesa
- 2004 (Total: 1)
- Curso de Português Instrumental
- 2003 (Total: 1)
- Curso de Português Instrumental
- 2024 (Total: 5)
- A construção de conhecimentos linguísticos sobre o processo de argumentação e contra-argumentação em redações do ENEM
- Desinformação e letramento crítico: uma análise do gênero fake news em livros didáticos de de LP
- Habilidades de Língua Portuguesa na etapa do Ensino Médio da BNCC: em foco práticas de linguagem e objetos de conhecimento nos campos de atuação social
- Livors didáticos de Língua Portuguesa: análise do contexto de avaliação de obras aprovadas pelo PNLD
- Narrativa de ficção no livro didático: um olhar sobre as atividades de análise linguística e produção de textos
- 2023 (Total: 4)
- A construção de conhecimentos linguístico-gramaticais na BNCC e em livros didáticos de língua portuguesa
- A prática de análise linguística de base crítica: uma proposta voltada para a formação de professores de língua portuguesa
- Conhecimentos especializados na formação inicial de professores de língua espanhola em um Instituto Federal do Rio Grande do Sul do Brasil
- Prática de Análise Linguística de Base Crítica: uma proposta didático-pedagógica com foco no gênero tiras em quadrinhos
- 2022 (Total: 2)
- Livros didáticos de língua portuguesa no ensino fundamental: em que medida promovem o letramento crítico?
- Professores em formação inicial: descrição e análise de eventos e práticas de letramentos acadêmicos: o que ainda precisamos saber
- 2021 (Total: 3)
- Análise linguística como eixo articulador das práticas de leitura na coleção de livros didáticos 'Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem'
- Curso remoto de formação de professores de língua portuguesa - Multiletramentos na BNCC do Ensino Fundamental: possibilidades para o ensino de Língua Portuguesa
- Representações discursivas de professores de língua portuguesa em formação inicial sobre o eixo de análise linguística
- 2020 (Total: 2)
- A universidade como espaço de ressignificação de eventos e práticas de letramentos de professores de língua portuguesa em formação inicial
- Práticas de letramentos de professores em formação inicial
- 2019 (Total: 1)
- Breve cartografia da escrita de estudantes do ensino fundamental: em foco o artigo de opinião
- 2018 (Total: 2)
- Gêneros Informativos e Metáforas Gramaticais em Materiais Didáticos de Geografia: Perspectivas para um Trabalho Interdisciplinar
- Vozes externas em artigos de opinião produzidos por alunos da educação básica: processos verbais e parafraseantes sintéticos
- 2017 (Total: 4)
- Atitude e engajamento em artigos de opinião produzidos em contexto escolar
- Avaliatividade em artigos de opinião: desafios para o professor de leitura e de escrita
- Avaliatividade em textos argumentativos midiáticos: um olhar sobre professores brasileiros
- O engajamento do leitor em textos argumentativos: desafios para o professor de leitura e escrita
- 2016 (Total: 3)
- A avaliatividade em textos argumentativos produzidos na escola
- Contração dialógica em textos argumentativos produzidos na escola
- Posicionamento de alunos de bacharelado em Letras em relação à atividade de revisão de textos
- 2015 (Total: 2)
- Os gêneros informativos na disciplina de Geografia: descrevendo e classificando a natureza
- Por uma pedagogia de gêneros na perspectiva da sistêmico-funcional no contexto escolar brasileiro
- 2014 (Total: 1)
- A leitura e a escrita na escola: em foco a disciplina de Geografia
- 2013 (Total: 1)
- A produção textual na escola: possibilidades e desafios
- 2012 (Total: 8)
- A leitura crítica da charge na sala de aula
- A REESCRITA DE BILHETES ORIENTADORES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGESA: RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA
- Comunidade autorreflexiva em ensino de Língua Portuguesa
- Considerações pedagógicas sobre a formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa
- Ensinar leitura e produção textual na escola: um desafio para os professores em formação inicial
- Gênero discursivo reportagem: uma proposta de produção textual baseada na tematização
- O bilhete orientador como gênero mediador da ação docente
- O conto de terror na escola
- 2011 (Total: 4)
- A organização metadiscursiva nas reportagens didáticas da Revista Nova Escola
- A produção de textos nas séries finais do ensino fundamental
- Análise crítica dos discursos sobre o ensino de produção textual na revista Nova Escola (2006-2010)
- Representações discursivas acerca do professor: uma análise sistêmico-funcional
- 2010 (Total: 2)
- A divulgação de conhecimentos teóricos e metodológicos sobre gêneros discursivos na Revista Nova Escola - uma nova prescrição.
- A pedagogia de gêneros na Revista Nova Escola
- 2009 (Total: 1)
- Violência e contexto escolar: a representação dos atores sociais
- 2003 (Total: 1)
- A produção literária nos periódicos da cidade de Santo Ângelo
- 2001 (Total: 1)
- A Cidade dos padres: uma construção às avessas
- 2000 (Total: 1)
- A poesia nos periódicos de Santo Ângelo
- 2024 (Total: 3)
- A prática de análise linguística na formação inicial de professores: um percurso didático-pedagógico
- MULTILETRAMENTOS E PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA PRINCÍPIOS TEÓRICOS E DIDÁTICO PEDAGÓGICOS
- Prática de Análise Linguística/Semiótica: desafios e perspectivas na formação inicial de professores de língua portuguesa
- 2023 (Total: 2)
- PIBID na universidade: perspectivas e desafios na formação inicial de professores de Língua Portuguesa
- Projetos de multiletramentos: por que e como fazer
- 2022 (Total: 3)
- Eventos e práticas multiletradas no contexto escolar: desafios e possibilidades
- Pibid e Residência Pedagógica: contribuições dos programas de iniciação à docência para formação inicial do professor
- Programa de Pós-graduação em Letras - panorama, desafios e metas
- 2021 (Total: 4)
- Lendo criticamente o componente de língua portuguesa na BNCC do Ensino Fundamental: implicações e perspectivas
- O Componente curricular de Língua Portuguesa na BNCC: provocações e desafios
- Prática de análise linguística - atividades epilinguísticas e metalinguísticas
- Projetos de Letramentos como dispositivos didáticos
- 2020 (Total: 2)
- Panorama Crítico da BNCC do Ensino Fundamental: em foco o componente de Língua Portuguesa
- Princípios teórico-metodológicos para elaboração de materiais didáticos para ensino de língua portuguesa
- 2018 (Total: 3)
- A Grámmatos Jr. como espaço de formação profissional do revisor de textos
- Base Nacional Comum Curricular - BNCC - Ensino Fundamental: em que medida avançamos?
- Formação do revisor de textos no contexto da empresa Grámattos Júnior
- 2012 (Total: 2)
- Linguagem, interdisciplinaridade e prática pedagógica
- O PIBID e a valorização da formação docente.
- 2011 (Total: 2)
- A popularização dos gêneros discursivos na escola.
- Introdução à análise crítica do discurso
- 2009 (Total: 1)
- Orientações sobre a Nova Ortografia da Língua Portuguesa do Brasil
- 2008 (Total: 4)
- A leitura e a escrita - como desenvolver o gosto pela leitura e reconhecer sua importância
- A leitura e a escrita no contexto escolar
- A leitura e a escrita noas anos iniciais
- Alfabetização, ludicidade e letramento
- 2006 (Total: 2)
- A importância da leitura para o professor na educação de jovens e adultos - EJA
- A leitura e a escrita nas séries iniciais
- 2005 (Total: 2)
- A importância da leitura
- Incidente em Antares
- 2004 (Total: 2)
- Literatura e história
- Metodologia do ensino de literatura
- 2003 (Total: 3)
- Alternativas metodológicas para o ensino de literatura e língua portuguesa
- Literatura, dialogismo e intertextualidade
- Metodologia do ensino de literatura
- 2007 (Total: 1)
- Práticas de linguagem
- 2006 (Total: 2)
- A cidade dos padres e a dessacralização da história
- Os gêneros textuais em sala de aula: Novos desafios, novas práticas
- 1999 (Total: 1)
- Oficina de Leitura
- 2016 (Total: 1)
- Gênero: diferentes perspectivas e contribuições à docência - debatedora
- 2005 (Total: 1)
- Oficina de literatura
- 2004 (Total: 1)
- A leitura do texto literário.
- 2019 (Total: 1)
- Letramento crítico na educação básica
- 2012 (Total: 2)
- Bilhete orientador como ferramenta na produção de textos
- O ensino de produção textual em diferentes perspectivas.
- 2008 (Total: 1)
- Comunicação no mundo atual
- 2007 (Total: 1)
- Os gêneros textuais na sala de aula
- 2006 (Total: 1)
- A importância da leitura e da escrita no contexto escolar
- 1998 (Total: 1)
- A produção literária nos periódicos, desde 1918 até 1995, da cidade de Santo Ângelo
- 2016 (Total: 1)
- Metáfora Gramatical em Materiais Didáticos de Geografia
- 2024 (Total: 1)
- Apresentação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem
- 2018 (Total: 1)
- Relatório FIPE/JÚNIOR - Gerenciamento de vozes externas em textos produzidos no contexto escolar
- 2017 (Total: 1)
- Relatório FIPE/JÚNIOR - Atitude e Engajamento em textos argumentativos produzidos no contexto escolar
- 2015 (Total: 2)
- Relatório Final FIEX - Práticas de letramento no contexto escolar
- Relatório FIPE - Descrição e análise crítica da atividade do revisor de textos ? da correção à interação
- 2014 (Total: 1)
- Relatório Final PIVIC - O artigo de opinião e sua recontextualização no espaço escolar na perspectiva sistêmico-funcional
- 2012 (Total: 1)
- Letramento do professor das séries iniciais do ensino fundamental
- 2010 (Total: 1)
- Planos de Estudos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental
- 2009 (Total: 1)
- Desenrolando a Língua Portuguesa
- 2017 (Total: 1)
- Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Letras - Bacharelado - UFSM
- 2013 (Total: 1)
- Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Linguagem e ensino
- 2021 (Total: 1)
- Arguidor VI Seminário de Estágio Supervisionado em Letras
- 2020 (Total: 1)
- Avaliador de comunicações na 35 Jornada Acadêmica Integrada -JAI
- 2019 (Total: 2)
- Caderno de Resumos da II Jornada sobre Ensino de Linguagem em Contexto Escolar e II Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa sobre Gêneros Orais e Escritos
- Coordenadora sessão de comunicação na JAI
- 2018 (Total: 4)
- Avaliação autodidata - disciplina de Comunicação em Língua Portuguesa
- Avaliação autodidata - disciplina de Núcleo de estudos em língua portuguesa
- Revisão de linguagem do Teste de Suficiência UFSM - 2.º sem/2018
- Revisão de linguagem do Teste de Suficiência/UFSM 1.º semestre
- 2017 (Total: 5)
- Coordenação de banca de avaliação de redações UFSM
- Coordenação de Banca de Avaliação de Redação - Seleção PEG
- Elaboração de prova de redação PEG - seleção pública
- Revisão de linguagem do teste de suficiência UFSM/01
- Revisão técnica da prova de redação PEG/UFSM
- 2015 (Total: 10)
- Avaliação das redações do vestibular da UFSM
- Avaliação de trabalho - PAINEL 41 30 Jornada Acadêmica UFSM
- Avaliação de trabalho - PAINEL 42 30 Jornada Acadêmica UFSM
- Avaliação de trabalho - PAINEL 43 30ª Jornada Acadêmica UFSM
- Coordenação de Área Linguagens,códigos e suas tecnologias do Banco Nacional de Itens (BNI) do INEP
- Coordenação de concurso púbico - Residência Multiprofisisonal
- Revisão da linguagem das provas do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira da UFSM
- Revisão da linguagem e auditoria em provas de concurso público
- Revisão de linguagem do livro 'Poesia de resistência à ditadura militar - (1964-1985) Série Cogitare - Programa de Pós Graduação em Letras
- Revisão de linguagem e auditoria do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira - Edição II/2015
- 2014 (Total: 2)
- Avaliação de redações - Concurso 2014/ EAD UAB - UFSM
- Revisão da linguagem das provas do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira da UFSM
- 2025 (Total: 1)
- Parecer ad hoc Re-UNIR Revista
- 2024 (Total: 5)
- Parecer ad hoc Educação em foco
- Parecer ad hoc Linguagem e ensino
- Parecer ad hoc Revista X
- Parecer ad hoc Revista Letrônica
- Parecer ad hoc Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
- 2023 (Total: 4)
- Parecer ad hoc Linhas Críticas, ISSN eletrônico 1981-0431
- Parecer ad hoc Revista X
- Parecer ad hoc RE-Unir Universidade Federal de Rondônia
- Parecer ad hoc para artigo Ao Pé da Letra
- 2022 (Total: 3)
- Avaliação de Banner - JAI
- Avaliação de comunicação oral - JAI
- Parecer ad hoc para artigo - Entretextos
- 2021 (Total: 4)
- Avaliação de resumos - JAI
- Parecer ad hoc para artigo - DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
- Parecer ad hoc para artigo - Revista X 1980-0614
- Parecer ad hoc para artigo - Periódico Organon 22388915
- 2020 (Total: 11)
- Parecer ad hoc para artigo - Periódico Letras (ISSN 1519-3985) Edição Especial 3
- Parecer ad hoc para artigo - Trabalhos em Linguística Aplicada ISSN 2175-764X
- Parecer ad hoc para artigo 40437 - DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
- Parecer ad hoc para artigo 49397 - DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
- Parecer ad hoc para artigo 7744 - Periódico Fórum Linguístico ISSN 1984-8412
- Parecer ad hoc para artigo 7745 - Periódico Fórum Linguístico ISSN 1984-8412
- Parecer ad hoc para artigo artigo 261-18166 RE-UNIR ? REVISTA DO CENTRO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
- Parecer ad hoc para artigo artigo 5252-18119 RE-UNIR ? REVISTA DO CENTRO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
- Parecer ad hoc para artigo da revista da Anpoll (1982-7830)
- Parecer ad hoc para o artigo 093 da revista Diálogo das Letras
- Parecer ad hoc para o artigo 20241 da revista Calidoscópio (1679-8740)
- 2019 (Total: 6)
- Avaliador de banner JAI
- Avaliador de resumos para simpósio temático X SIGET Universidad Nacional de Córdoba - Facultad de Lenguas
- Parecer ad hoc para artigo - Periódico Letras (ISSN 1519-3985)
- Parecer ad hoc para artigo - Periódico Letras (ISSN 1519-3985) - Edição especial V. 2
- Parecer ad hoc para o artigo 1215 da revista da Anpoll (1982-7830)
- Parecer para o artigo da revista DELTA
- 2018 (Total: 16)
- Avaliação ad hoc de Projeto de Pesquisa Edital PROBIC/FAPERGS/UFFS
- Avaliador banners JAI
- Avaliador de resumos JAI
- Avaliador do Seminário de Estágios em Letras
- Parecer ad hoc para o artigo 2 da Revista Eletrônica Interfaces (2179-0027)
- Parecer ad hoc para o artigo 1 da revista da Anpoll (1982-7830)
- Parecer ad hoc para o artigo 1 da revista Diálogo das Letras
- Parecer ad hoc para o artigo 2 da revista da Anpoll (1982-7830)
- Parecer ad hoc para o artigo da revista Calidoscópio (1679-8740)
- Parecer ad hoc para o artigo da revista Diálogo das Letras
- Parecer ad hoc para o artigo da Revista Eletrônica Interfaces (2179-0027)
- Parecer de qualificação de projeto de pesquisa - Licenciatura em Letras/UFFS
- Parecer para o artigo da revista Revista Docência do Ensino Superior (ISSN: 2237-5864)
- Parecer para o artigo 11216 Revista Letras - Dossiê temático
- Parecer para o artigo 2 revista Diálogo das letras - Dossiê temático Produção textual
- Parecer para o artigo 3256 da revista Linguagem e Cidadania
- 2017 (Total: 8)
- Avaliação de resumos para Jornada Acadêmica - JAI
- Avaliação de resumos para XIII Congresso da Associación de Linguistica Sistêmico-Funcional de América Latina
- Parecer ad hoc para o artigo 14 da revista Diálogo das Letras (2316-1795)
- Parecer ad hoc para o artigo da revista Calidoscópio (1679-8740)
- Parecer para artigo Linguagens e Cidadania Ed. Especial
- Parecer para artigo revista Delta Ed. 2017
- Parecer para o artigo 15 da revista DELTA
- Parecer para resenha revista Delta
- 2016 (Total: 4)
- Avaliação de resumos - Semana Acadêmica de Letras - Letras e Belas Artes
- Juíza de teste de linguagem vinculado ao Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana da UFSM
- Parecer ad hoc para o artigo 11096 da revista Calidoscópio (1679-8740)
- Parecer ad hoc para o artigo 8 da revista Linguagem & Cidadania (1516-8492)
- 2015 (Total: 7)
- Parecer ad hoc para artigo - Periódico Letras, n. 50 (ISSN 1519-3985)
- Parecer ad hoc para o artigo 1 da revista Linguagem & Cidadania (1516-8492)
- Parecer ad hoc para o artigo 1707 da revista e-scrita (ISSN 2177-6288)
- Parecer ad hoc para o artigo 2 da revista Linguagem & Cidadania (1516-8492)
- Parecer ad hoc para o artigo 2049 da revista e-scrita (ISSN 2177-6288)
- Parecer ad hoc para o artigo 4 da revista Linguagem & Cidadania (1516-8492)
- Parecer ad hoc para o artigo 8767 da revista Calidoscópio (1679-8740)
- 2013 (Total: 4)
- Avaliação ad hoc de Projeto de Pesquisa Edital 001/PROBIC/FAPERGS/UFFS
- Avaliação ad hoc de Projeto de Pesquisa Edital 262/UFFS
- Parecer para o artigo 'O uso da crônica em sala de aula: perspectivas literárias e de construção do conhecimento
- Parecer para o artigo 'Reflexões preliminares ao desenho de curso: um viés complexo
- 2012 (Total: 1)
- Parecer para o artigo 'Um pouco de complexidade na Linguística Aplicada'
- 2025 (Total: 5)
- Revisor de periódico 'Calidoscópio (UNISINOS)'
- Revisor de periódico 'DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada'
- Revisor de periódico 'Diálogo das Letras'
- Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
- Revisor de periódico 'REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE)'
- 2024 (Total: 5)
- Revisor de periódico 'Calidoscópio (UNISINOS)'
- Revisor de periódico 'DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada'
- Revisor de periódico 'Diálogo das Letras'
- Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
- Revisor de periódico 'REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE)'
- 2023 (Total: 5)
- Revisor de periódico 'Calidoscópio (UNISINOS)'
- Revisor de periódico 'DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada'
- Revisor de periódico 'Diálogo das Letras'
- Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
- Revisor de periódico 'REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE)'
- 2022 (Total: 5)
- Revisor de periódico 'Calidoscópio (UNISINOS)'
- Revisor de periódico 'DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada'
- Revisor de periódico 'Diálogo das Letras'
- Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
- Revisor de periódico 'REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE)'
- 2021 (Total: 5)
- Revisor de periódico 'Calidoscópio (UNISINOS)'
- Revisor de periódico 'DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada'
- Revisor de periódico 'Diálogo das Letras'
- Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
- Revisor de periódico 'REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE)'
- 2020 (Total: 5)
- Revisor de periódico 'Calidoscópio (UNISINOS)'
- Revisor de periódico 'DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada'
- Revisor de periódico 'Diálogo das Letras'
- Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
- Revisor de periódico 'REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE)'
- 2019 (Total: 5)
- Revisor de periódico 'Calidoscópio (UNISINOS)'
- Revisor de periódico 'DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada'
- Revisor de periódico 'Diálogo das Letras'
- Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
- Revisor de periódico 'REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE)'
- 2018 (Total: 5)
- Revisor de periódico 'Calidoscópio (UNISINOS)'
- Revisor de periódico 'DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada'
- Revisor de periódico 'Diálogo das Letras'
- Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
- Revisor de periódico 'REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE)'
- 2017 (Total: 5)
- Revisor de periódico 'Calidoscópio (UNISINOS)'
- Revisor de periódico 'DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada'
- Revisor de periódico 'Diálogo das Letras'
- Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
- Revisor de periódico 'REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE)'
- 2016 (Total: 4)
- Revisor de periódico 'Calidoscópio (UNISINOS)'
- Revisor de periódico 'Entretextos (UEL)'
- Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
- Revisor de periódico 'Revista e-scrita'
- 2015 (Total: 4)
- Revisor de periódico 'Calidoscópio (UNISINOS)'
- Revisor de periódico 'Entretextos (UEL)'
- Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
- Revisor de periódico 'Revista e-scrita'
- 2014 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Entretextos (UEL)'
- Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
- Revisor de periódico 'Revista e-scrita'
- 2013 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Entretextos (UEL)'
- Revisor de periódico 'Revista e-scrita'
- 2012 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista e-scrita'
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2024 (Total: 1)
- Prática de análise linguística: investigação de atividades sobre o gênero autobiografia
- 2023 (Total: 1)
- Base nacional comum curricular do ensino médio: Uma análise crítica do eixo da prática de análise linguística/semiótica
- 2021 (Total: 3)
- Desbravando os mares da Base Nacional Comum Curricular: a prática de análise linguística
- Prática de análise linguística (crítica) no contexto de formação inicial de professores de língua portuguesa: uma abordagem em construção
- Prática de análise linguística como articuladora das práticas de leitura e produção de textos: um desafio para os professores de LP em formação inicial
- 2020 (Total: 4)
- Base Nacional Comum Curricular: análise crítica de discursos sobre ensino de Língua Portuguesa
- Descrição e análise das práticas e eventos de letramentos na educação profissional: em perspectiva o curso técnico técnico em Mecânica do CTISM
- Por uma pedagogia de multiletramentos: possibilidades e desafios no contexto do ensino fundamental público
- Professores em formação inicial e ensino de gramática no contexto escolar: uma análise crítica de discursos
- 2019 (Total: 1)
- Mapeando a escrita de estudantes do ensino fundamental: em foco o artigo de opinião
- 2017 (Total: 2)
- A formação crítico-reflexiva do revisor de textos: a construção da profissionalidade em uma empresa júnior
- Análise crítica de discursos sobre produção de textos argumentativos em livros didáticos de língua portuguesa
- 2016 (Total: 1)
- Aprender a ler para aprender geografia: desafios interdisciplinares
- 2008 (Total: 1)
- relatório de estágio
- 2007 (Total: 1)
- Relatório de Estágio
- 2006 (Total: 1)
- Relatório de Estágio
- 2023 (Total: 1)
- Pedagogia dos multiletramentos: consciência crítica, agência e empoderamento no ensino fundamental
- 2024 (Total: 1)
- Gênero infográfico: uma proposta de atividades de prática de análise linguística
- 2023 (Total: 4)
- Componente de língua portuguesa na BNCC - etapa do ensino médio: o que preconizam os fundamentos pedagógicos?
- Habilidades de Língua Portuguesa na etapa Ensino Médio da BNCC: em foco as práticas de linguagem e objetos do conhecimento nos campos de atuação social.
- O gênero notícia on-line e o fenômeno das Fake News: reflexividade e agentividade na escola de ensino médio uma prática possível
- Representações midiáticas sobre o contingenciamento orçamentário do Ministério da Educação em outubro de 2022
- 2021 (Total: 1)
- A produção textual do gênero carta-aberta - um olhar sobre as atividades de análise linguística no livro didático do sistema Marista de Educação
- 2018 (Total: 4)
- A intertextualidade como recurso argumentativo utilizado na composição e na fundamentação de decisões judiciais no Brasil
- Artigos de opinião produzidos na escola: uma análise da estrutura composicional
- Concepções de leitura em livro didático de língua portuguesa
- Textos argumentativos: a construção de argumentos com base em textos multimodais no ensino fundamental
- 2017 (Total: 2)
- Análise crítica do gênero carta do leitor no ZH
- Produzindo o gênero carta-aberta no ensino fundamental: um diagnóstico para o professor de língua portuguesa
- 2016 (Total: 1)
- Um olhar crítico sobre a construção do papel do social do revisor de textos
- 2006 (Total: 3)
- A importância do texto literário na educação infantil
- A importãncia da produção textual nos anos iniciais como fator de comunicação
- A Literatura infantil: um espaço para a aquisição da escrita
- 2005 (Total: 2)
- A construção do imaginário a partir de simbolismos infantis: O jogo simbólico e a literatura infantil
- Re-afirmando valores através dos contos de fadas