Francieli Matzenbacher Pinton

Produção Bibliográfica

    2021 (Total: 5)
  • doi ISSN A BNCC e o ensino de língua portuguesa: em foco as habilidades do campo de atuação jornalístico-midiático (ORGANON)
  • ISSN Fundamentos Pedagógicos de Língua Portuguesa na BNCC: uma análise crítica de discrusos (DESENREDO)
  • ISSN Mapeamento de Estudos sobre (Multi)letramentos em Língua Portuguesa no Contexto Acadêmico Brasileiro (2015-2019) (INVENTÁRIO (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. ONLINE))
  • ISSN Prática de Análise Linguística em Atividades Didáticas Produzidas por Professores de Língua Portuguesa em Formação Inicial: Uma Proposta de Categorização da Natureza e Funcionalidade (HUMANIDADES & INOVAÇÃO)
  • ISSN Representações discursivas de professores de língua portuguesa em formação inicial sobre o eixo de análise linguística (CLARABOIA)
    2020 (Total: 2)
  • doi ISSN A prática de análise linguística na BNCC e a perspectiva sociocultural de ensino e aprendizagem: (in)congruências teórico-metodológicas (Linguagem & Ensino (UCPel))
  • doi ISSN PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO INICIAL: ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE (Fólio - Revista de Letras)
    2019 (Total: 4)
  • ISSN A critical analysis of the genre reader's letter in the newspaper Zero Hora (Revista Letras Raras)
  • doi ISSN Análise crítica do gênero Carta do Leitor no jornal gaúcho Zero Hora (Revista Letras Raras)
  • ISSN Análise Crítica de Discursos sobre Produção de Textos Argumentativos em Livros Didáticos de Língua Portuguesa (REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE))
  • doi ISSN MAPEANDO A ESCRITA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM FOCO O ARTIGO DE OPINIÃO (TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA)
    2018 (Total: 4)
  • doi ISSN Discurso alheio e construção de posicionamento na produção de textos argumentativos no contexto escolar (Revista Interfaces)
  • ISSN O gerenciamento de vozes em artigos de opinião produzidos por alunos do Ensino Fundamental: uma análise dos processos verbais (Percursos Linguísticos (UFES))
  • ISSN Revisão textual profissional e correção textual pedagógica: uma análise comparativa dos dois processos (REVISTA DE LETRAS NORTE@MENTOS)
  • ISSN Vozes não autorais em textos midiáticos: uma análise dos processos verbais e dos introdutores de opinião (Revista Interfaces)
    2017 (Total: 2)
  • doi ISSN Atitude e engajamento em textos argumentativos produzidos no contexto escolar: desafios para o professor de leitura e escrita (Revista Entrepalavras)
  • ISSN Gêneros da Família dos Relatórios e das Explicações na Disciplina de Geografia: desafios para o Ensino de Leitura e Produção de Textos na Escola (Pesquisas em Discurso Pedagógico (on-line))
    2016 (Total: 1)
  • ISSN Perspectivas sobre a atividade do revisor de textos na atualidade (Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU)
    2015 (Total: 2)
  • ISSN A multimodalidade na escola: análise crítica do gênero capa de revista (Revista de Letras Norte@mentos)
  • ISSN Análise Crítica do Gênero Reportagem Didática na Revista Nova Escola (http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p349)
    2014 (Total: 1)
  • ISSN A prática de análise linguística no livro didático: uma persctiva em construção (Domínios de Lingu@Gem)
    2013 (Total: 4)
  • ISSN Era uma vez na escola o conto de fadas: possibilidades e desafios na formação inicial de professores de língua portuguesa (Entretextos (UEL))
  • ISSN Gêneros discursivos na educação básica: uma proposta de abordagem pedagógica (Entretextos (UEL))
  • ISSN O conto de terror na escola: uma proposta de intervenção didática (Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU)
  • ISSN O jornalista, o especialista e o professor leitor: relações diretivas na revista Nova Escola (Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU)
    2012 (Total: 1)
  • ISSN A reescrita do bilhete orientador pelo licenciando em letras: uma prática reflexivo-crítica no processo de avaliar textos. (Leia Escola (UFCG))
    2011 (Total: 1)
  • ISSN O ensino de produção textual escrita na revista Nova Escola ? uma análise de discurso (Veredas (UFJF. Online))
    2010 (Total: 3)
  • ISSN Da pedagogia da gramática à pedagogia do gênero textual. (Expressão (Santa Maria))
  • ISSN Discursos sobre a escrita nos textos da revista Nova Escola: tradição ou renovação (Vivências (URI. Erechim))
  • ISSN Possíveis relações entre gênero textual e signo linguístico (Revista Urutágua (Online))
    2004 (Total: 1)
  • ISSN A cidade dos padres: uma construção às avessas (Revista Talento)
    2016 (Total: 1)
  • Descrição e Análise do Gênero Reportagem Didática na Revista Nova Escola (Gêneros, entre o texto e o discurso - questões conceituais e metodológicas)
    2015 (Total: 1)
  • O gênero discursivo relato de experiência e suas implicações linguístico-discursivas na formação do professor reflexivo-crítico (Movimentos formativos: caminhos e perspectivas na formação de professores)
    2014 (Total: 1)
  • O ensino de produção textual na escola: em perspectiva os gêneros do discurso (PIBID na UFFS: pressupostos, investigação e experiências)
    2013 (Total: 2)
  • A produção de textos mediada pelo bilhete orientador: uma perspectiva reflexivo-crítica de ensino (Iniciação à docência: experiências, significações e perspectivas)
  • A produção textual nas aulas de Língua Portuguesa: múltiplos olhares no currículo escolar (O currículo em suas interfaces com a educação básica e superior)
    2008 (Total: 1)
  • Orientações sobre a Nova Ortografia da Língua Portuguesa do Brasil - o que mudou
    2020 (Total: 4)
  • Caderno didático de língua portuguesa - atividades didáticas produzidas pela turma de Produção e Análise de Material Didático
  • Glossário de gêneros e suportes textuais -Base Nacional Comum Curricular
  • Glossário de termos técnico-científicos do componente curricular Língua Portuguesa - BNCC
  • Produzindo resumo - Coleção Produzindo Gêneros textuais na escola
    2019 (Total: 3)
  • Desvendando os segredos da linguagem - do conto à fanfic
  • Produzindo artigo de opinião - Coleção Produzindo Gêneros textuais na escola
  • Produzindo resenha - Coleção Produzindo Gêneros textuais na escola
    2016 (Total: 1)
  • Leitura e produção textual: princípios básicos
    2015 (Total: 1)
  • Era uma vez, outra vez - estórias do século XXI
    2015 (Total: 1)
  • Descrição e análise do artigo de opinião veiculado no jornal Zero Hora (Inletras- Múltiplas linguagens e letramentos/Multiletramentos e linguagens)
    2013 (Total: 5)
  • A notícia em sala de aula: um desafio para os professores em formação incial (XII Encontro sobre Investigação na Escola: compartilhar conhecimentos e práticas)
  • A organização retórica do gênero discursivo relato de experiência (XIII Seminário Internacional em Letras - Linguagens em (inter)ação)
  • A produção do gênero crônica em sala de aula: um relato de iniciação à docência (XII Encontro sobre Investigação na Escola: compartilhar conhecimentos e práticas - um desafio para os educadores)
  • Análise crítica sobre a produção do poema mediada pelo bilhete orientador (XII Encontro sobre Investigação na Escola: compartilhar conhecimentos e práticas)
  • O ensino de gêneros discursivos na educação básica: uma proposta de ação pedagógica (XII Encontro sobre Investigação na Escola: compartilhar conhecimentos e práticas)
    2012 (Total: 4)
  • A produção de textos nas séries finais do ensino fundamental: algumas reflexões (XII Seminário Internacional em Letras)
  • A reescrita de bilhetes orientadores na formação inicial de professores delíngua portuguesa: relações entre teoria e prática (VII Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino - SENALE)
  • O ensino de produção textual em diferentes perspectivas (XII Seminário Internacional em Letras)
  • Representações discursivas sobre a atividade do professor (VII Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino - SENALE)
    2010 (Total: 1)
  • Discursos sobre a escrita nos textos da revista Nova Escola. (Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino - VI SENALE)
    2019 (Total: 6)
  • A prática de análise linguística na BNCC e a perspectiva sociocultural de ensino e aprendizagem: (in)congruências metodológicas (II Jornada sobre Ensino de Linguagem em Contexto Escolar e II Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa sobre Gêneros Orais e Escritos)
  • Breve cartografia da escrita de estudantes do ensino fundamental: em foco o artigo de opinião (X SIGET - Simpósio Internacional de Géneros Textuales)
  • Concepções de letramento na BNCC ? considerações preliminares (Jornada de Estudos da Linguagem)
  • Concepções de linguagem, ensino e aprendizagem na BNCC: um olhar a partir da perspectiva de análise liguística (Jornada de Estudos da Linguagem)
  • Estudos sobre (multi)letramentos no Brasil: um mapeamento de pesquisas prévias (II Jornada sobre Ensino de Linguagem em Contexto Escolar e II Encontro de Grupos de Pesquisa sobre Gêneros Orais e Escritos)
  • Mapeamento de estudos sobre (multi)letramentos no contexto acadêmico brasileiro (Jornada de Estudos da Linguagem)
    2017 (Total: 7)
  • A metáfora gramatical ideacional em materiais didáticos de geografia: desafios interdisciplinares (I Seminário do Projeto SAL)
  • Avaliatividade em artigos de opinião: desafios para o professor de leitura e escrita (I Seminário do Projeto SAL)
  • Descrição e análise das funções do discurso em textos argumentativos produzidos na escola (XVI Seminário Internacional em Letras: ensino, linguagens e tecnologias)
  • O gerenciamento de vozes em textos argumentativos de alunos do ensino fundamental: uma análise dos processos verbais (6º SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (SENALLP))
  • Um olhar crítico sobre a construção do papel do social do revisor de textos (3 Fórum Nacional sobre a formação e a atuação do profissional de textos)
  • Vozes textuais e argumentação na escrita escolar (IX Mostra de trabalhos em andamento)
  • Vozes textuais e construção de posicionamento na produção escrita escolar (6º SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (SENALLP))
    2016 (Total: 4)
  • Avaliatividade em textos argumentativos produzidos na escola - considerações iniciais (VI Encontro Systemics Across Languages e V Seminário de Formação Docente Pibid Português)
  • Contração dialógica em textos argumentativos produzidos na escola (Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa)
  • Metáfora gramatical em materiais didáticos da Geografia (XII Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL)
  • O posicionamento de alunos do bacharelado em Letras em relação à atividade do revisor de textos (VI Encontro Systemics Across Languages e V Seminário de Formação Docente Pibid - Português)
    2015 (Total: 1)
  • Concepções teóricas e metodológicas acerca do trabalho do revisor de textos (XV Inletras - Múltiplas linguagens e letramentos/ multiletramentos e linguagens)
    2014 (Total: 6)
  • A formação do professor de produção textual: movimentos textuais-discursivos recorrentes no bilhete orientador (II Encontro de Produção textual)
  • A prática de análise linguística no livro didático: uma perspectiva em construção (III Jornada de Multiletramentos)
  • O artigo de opinião e sua recontextualização na escola (Semana Acadêmica de Letras UFSM 2014 - Letras, História e Sociedade)
  • O gênero discursivo relato de experiência em interface com a formação inicial de professores: uma análise na perspectiva da sociorretórica (III Jornada de Multiletramentos)
  • Perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa no livro Português - contexto, interlocução e sentido (III Jornada de Multiletramentos)
  • Reescrita do gênero notícia mediada pelo bilhete orientador (III Jornada de Multiletramentos)
    2013 (Total: 11)
  • A constituição do ser e do fazer docente: uma análise crítica das representações discursivas de professores de língua portuguesa em formação inicial (II Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul)
  • A multimodalidade na escola: uma proposta de intervenção pedagógica (Semana Acadêmica de Letras: A (p)arte que te cabe neste latifúndio)
  • A notícia em sala de aula: um desafio para os professores em formação inicial (III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS)
  • A produção do gênero crônica em sala de aula: um relato de iniciação à docência (III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS)
  • A reflexão sobre o ensino de língua portuguesa: compartilhando experiências (III Seminário de Enisno, Pesquisa e Extensão da UFFS)
  • Análise crítica do gênero capa de revista: uma proposta de ação pedagógica (III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS)
  • Análise crítica sobre o gênero discursivo crônica produzido nas intervenções das aulas de língua portuguesa (II Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul)
  • Gêneros discursivos, mediação e formação inicial de professores de língua portuguesa (IV SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa)
  • O Gênero discursivo relato de experiência (III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS)
  • Os gêneros discursivos da esfera literária: produção, análise e reescrita de poemas em sala de aula (III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS)
  • Representações discursivas de constituição docente: uma análise crítica sob a perspectiva metadiscursiva (III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS)
    2012 (Total: 8)
  • A leitura crítica da charge em sala de aula: possibilidades e desafios (II SEPE - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • A leitura e a produção textual nas séries finais: uma experiência de iniciação à docência (XII Seminário Internacional em Letras)
  • A prdução de textos nas séries finais do ensino fundamental (II Seminário de Ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS)
  • Comunidade Autorreflexiva em Ensino de Língua Portuguesa (II SEPE - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Considerações pedagógicas sobre a formação inicial e contiuada de professores de língua portuguesa (2ª Jornada de (Multi)letramento(s) e II Workshop do SAL-Brasil)
  • Ensinar leitura e produção textual na escola: um desafio para os professores em formação inicial (2ª Jornada de (Multi)letramento(s) e II Workshop do SAL-Brasil)
  • O bilhete como gênero mediador da ação docente (2ª Jornada de (Multi)letramento(s) e II Workshop do SAL-Brasil)
  • Representações discursivas sobre a atividade do professor (VII Seminário Nacional sobre linguagem e ensino - SENALE)
    2011 (Total: 1)
  • Análise crítica dos discursos sobre o ensino de produção textual na revista Nova Escola (18º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada - INPLA)
    2010 (Total: 2)
  • A pedagogia de gêneros na revista Nova Escola (Congresso Internacional Linguagem e Interação II)
  • Discursos sobre a escrita nos textos da revista Nova Escola: tradição ou renovação? (VI Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino - SENALE)
    1999 (Total: 1)
  • A produção literária nos periódicos da cidade de Santo Ângelo desde 1918 até 1995 (II salão e II Feira de Iniciação Científica)
    1998 (Total: 1)
  • A produção literária nos periódicos de Santo Ângelo, desde 1918 até 1995 (La Comunicación para el tercer milenio)
    2013 (Total: 1)
  • O bilhete como gênero mediador da ação reflexiva docente (I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente - A aprendizagem docente em foco)
    2003 (Total: 1)
  • A literatura nos periódicos de Santo Ângelo (Seminário Internacional Mercosul: Educação e Cultura)

Produção Técnica

    2018 (Total: 1)
  • Para ler e produzir artigos de opinião na escola: cyberbulling em foco
    2017 (Total: 1)
  • Para ler e produzir artigos de opinião na escola - 2ª Ed. - Revista e Ampliada
    2016 (Total: 2)
  • Caderno de Atividade de Leitura e Produção textual
  • Para ler e produzir artigos de opinião na escola
    2019 (Total: 1)
  • Gêneros textuais / discursivos: ensino, aprendizagem e avaliação na educação básica
    2018 (Total: 1)
  • Marcuschi e suas contribuições para linguística contemporânea
    2017 (Total: 1)
  • 25ª Semana de Letras - Desafios da formação profisisonal
    2015 (Total: 1)
  • IX Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina
    2014 (Total: 1)
  • III Jornada de Multiletramentos, V Jornada de Popularização da Ciência e II Encontro de Produção Textual
    2020 (Total: 1)
  • I Mostra de Pesquisas em Andamento do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem
    2019 (Total: 1)
  • II Jornada sobre Ensino de Linguagem em Contexto Escolar
    2018 (Total: 1)
  • I Jornada sobre Ensino de Linguagem em Contexto Escolar
    2016 (Total: 1)
  • VIII Mostra de Trabalhos em Andamento e IV Encontro de Produção textual
    2015 (Total: 1)
  • Letras - 6º conversas com: redes de editoração
    2012 (Total: 1)
  • I Mostra de trabalhos: Linguagem, mediação e formação de professores
    2011 (Total: 1)
  • II Seminário do Núcleo de Estudos em Docência
    2021 (Total: 1)
  • Análise de atividades didáticas produzidas por pibidianos: desafios e possibilidades para o ensino de língua portuguesa
    2020 (Total: 1)
  • Curso remoto de formação de professores de língua portuguesa - Multiletramentos na BNCC do Ensino Fundamental: possibilidades para o ensino de Língua Portuguesa
    2018 (Total: 2)
  • Análise linguística como eixo estruturante das práticas de leitura e produção textual
  • Práticas de análise linguística no contexto escolar
    2017 (Total: 2)
  • A prática de análise linguística na escola
  • A revisão de textos na formação do bacharel em letras: relato de experiência de criação da Grámmatos Jr.
    2015 (Total: 1)
  • A leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento
    2014 (Total: 1)
  • A produção textual nas aulas de Língua Portuguesa: múltiplos olhares no currículo escolar
    2011 (Total: 4)
  • A construção textual do sentido nas diferentes áreas do conhecimento.
  • Análise crítica dos parâmetros curriculares - Língua Portuguesa
  • Leitura, análise e produção textual do gênero resenha
  • Procedimentos para análise de textos de alunos do ensino fundamental
    2008 (Total: 2)
  • Formação Continuada de Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental: A transversalidade do tema meio ambiente nas práticas docentes
  • Leitura, análise e produção textual
    2007 (Total: 3)
  • Leitura, análise, produção e reescritura
  • Metodologia do ensino e português nas séries iniciais
  • Proposta metodológica para o ensino da língua portuguesa
    2004 (Total: 1)
  • Curso de Português Instrumental
    2003 (Total: 1)
  • Curso de Português Instrumental
    2021 (Total: 2)
  • Análise linguística como eixo articulador das práticas de leitura na coleção de livros didáticos 'Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem'
  • Representações discursivas de professores de língua portuguesa em formação inicial sobre o eixo de análise linguística
    2020 (Total: 2)
  • A universidade como espaço de ressignificação de eventos e práticas de letramentos de professores de língua portuguesa em formação inicial
  • Práticas de letramentos de professores em formação inicial
    2019 (Total: 1)
  • Breve cartografia da escrita de estudantes do ensino fundamental: em foco o artigo de opinião
    2018 (Total: 2)
  • Gêneros Informativos e Metáforas Gramaticais em Materiais Didáticos de Geografia: Perspectivas para um Trabalho Interdisciplinar
  • Vozes externas em artigos de opinião produzidos por alunos da educação básica: processos verbais e parafraseantes sintéticos
    2017 (Total: 4)
  • Atitude e engajamento em artigos de opinião produzidos em contexto escolar
  • Avaliatividade em artigos de opinião: desafios para o professor de leitura e de escrita
  • Avaliatividade em textos argumentativos midiáticos: um olhar sobre professores brasileiros
  • O engajamento do leitor em textos argumentativos: desafios para o professor de leitura e escrita
    2016 (Total: 3)
  • A avaliatividade em textos argumentativos produzidos na escola
  • Contração dialógica em textos argumentativos produzidos na escola
  • Posicionamento de alunos de bacharelado em Letras em relação à atividade de revisão de textos
    2015 (Total: 2)
  • Os gêneros informativos na disciplina de Geografia: descrevendo e classificando a natureza
  • Por uma pedagogia de gêneros na perspectiva da sistêmico-funcional no contexto escolar brasileiro
    2014 (Total: 1)
  • A leitura e a escrita na escola: em foco a disciplina de Geografia
    2013 (Total: 1)
  • A produção textual na escola: possibilidades e desafios
    2012 (Total: 8)
  • A leitura crítica da charge na sala de aula
  • A REESCRITA DE BILHETES ORIENTADORES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGESA: RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA
  • Comunidade autorreflexiva em ensino de Língua Portuguesa
  • Considerações pedagógicas sobre a formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa
  • Ensinar leitura e produção textual na escola: um desafio para os professores em formação inicial
  • Gênero discursivo reportagem: uma proposta de produção textual baseada na tematização
  • O bilhete orientador como gênero mediador da ação docente
  • O conto de terror na escola
    2011 (Total: 4)
  • A organização metadiscursiva nas reportagens didáticas da Revista Nova Escola
  • A produção de textos nas séries finais do ensino fundamental
  • Análise crítica dos discursos sobre o ensino de produção textual na revista Nova Escola (2006-2010)
  • Representações discursivas acerca do professor: uma análise sistêmico-funcional
    2010 (Total: 2)
  • A divulgação de conhecimentos teóricos e metodológicos sobre gêneros discursivos na Revista Nova Escola - uma nova prescrição.
  • A pedagogia de gêneros na Revista Nova Escola
    2009 (Total: 1)
  • Violência e contexto escolar: a representação dos atores sociais
    2003 (Total: 1)
  • A produção literária nos periódicos da cidade de Santo Ângelo
    2001 (Total: 1)
  • A Cidade dos padres: uma construção às avessas
    2000 (Total: 1)
  • A poesia nos periódicos de Santo Ângelo
    2021 (Total: 3)
  • Lendo criticamente o componente de língua portuguesa na BNCC do Ensino Fundamental: implicações e perspectivas
  • O Componente curricular de Língua Portuguesa na BNCC: provocações e desafios
  • Projetos de Letramentos como dispositivos didáticos
    2020 (Total: 2)
  • Panorama Crítico da BNCC do Ensino Fundamental: em foco o componente de Língua Portuguesa
  • Princípios teórico-metodológicos para elaboração de materiais didáticos para ensino de língua portuguesa
    2018 (Total: 3)
  • A Grámmatos Jr. como espaço de formação profissional do revisor de textos
  • Base Nacional Comum Curricular - BNCC - Ensino Fundamental: em que medida avançamos?
  • Formação do revisor de textos no contexto da empresa Grámattos Júnior
    2012 (Total: 2)
  • Linguagem, interdisciplinaridade e prática pedagógica
  • O PIBID e a valorização da formação docente.
    2011 (Total: 2)
  • A popularização dos gêneros discursivos na escola.
  • Introdução à análise crítica do discurso
    2009 (Total: 1)
  • Orientações sobre a Nova Ortografia da Língua Portuguesa do Brasil
    2008 (Total: 4)
  • A leitura e a escrita - como desenvolver o gosto pela leitura e reconhecer sua importância
  • A leitura e a escrita no contexto escolar
  • A leitura e a escrita noas anos iniciais
  • Alfabetização, ludicidade e letramento
    2006 (Total: 2)
  • A importância da leitura para o professor na educação de jovens e adultos - EJA
  • A leitura e a escrita nas séries iniciais
    2005 (Total: 2)
  • A importância da leitura
  • Incidente em Antares
    2004 (Total: 2)
  • Literatura e história
  • Metodologia do ensino de literatura
    2003 (Total: 3)
  • Alternativas metodológicas para o ensino de literatura e língua portuguesa
  • Literatura, dialogismo e intertextualidade
  • Metodologia do ensino de literatura
    2007 (Total: 1)
  • Práticas de linguagem
    2006 (Total: 2)
  • A cidade dos padres e a dessacralização da história
  • Os gêneros textuais em sala de aula: Novos desafios, novas práticas
    1999 (Total: 1)
  • Oficina de Leitura
    2016 (Total: 1)
  • Gênero: diferentes perspectivas e contribuições à docência - debatedora
    2005 (Total: 1)
  • Oficina de literatura
    2004 (Total: 1)
  • A leitura do texto literário.
    2019 (Total: 1)
  • Letramento crítico na educação básica
    2012 (Total: 2)
  • Bilhete orientador como ferramenta na produção de textos
  • O ensino de produção textual em diferentes perspectivas.
    2008 (Total: 1)
  • Comunicação no mundo atual
    2007 (Total: 1)
  • Os gêneros textuais na sala de aula
    2006 (Total: 1)
  • A importância da leitura e da escrita no contexto escolar
    1998 (Total: 1)
  • A produção literária nos periódicos, desde 1918 até 1995, da cidade de Santo Ângelo
    2016 (Total: 1)
  • Metáfora Gramatical em Materiais Didáticos de Geografia
    2018 (Total: 1)
  • Relatório FIPE/JÚNIOR - Gerenciamento de vozes externas em textos produzidos no contexto escolar
    2017 (Total: 1)
  • Relatório FIPE/JÚNIOR - Atitude e Engajamento em textos argumentativos produzidos no contexto escolar
    2015 (Total: 2)
  • Relatório Final FIEX - Práticas de letramento no contexto escolar
  • Relatório FIPE - Descrição e análise crítica da atividade do revisor de textos ? da correção à interação
    2014 (Total: 1)
  • Relatório Final PIVIC - O artigo de opinião e sua recontextualização no espaço escolar na perspectiva sistêmico-funcional
    2012 (Total: 1)
  • Letramento doprofessor das séries iniciais do ensino fundamental
    2010 (Total: 1)
  • Planos de Estudos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental
    2009 (Total: 1)
  • Desenrolando a Língua Portuguesa
    2017 (Total: 1)
  • Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Letras - Bacharelado - UFSM
    2013 (Total: 1)
  • Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Linguagem e ensino
    2021 (Total: 1)
  • Arguidor VI Seminário de Estágio Supervisionado em Letras
    2020 (Total: 1)
  • Avaliador de comunicações na 35 Jornada Acadêmica Integrada -JAI
    2019 (Total: 2)
  • Caderno de Resumos da II Jornada sobre Ensino de Linguagem em Contexto Escolar e II Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa sobre Gêneros Orais e Escritos
  • Coordenadora sessão de comunicação na JAI
    2018 (Total: 4)
  • Avaliação autodidata - disciplina de Comunicação em Língua Portuguesa
  • Avaliação autodidata - disciplina de Núcleo de estudos em língua portuguesa
  • Revisão de linguagem do Teste de Suficiência UFSM - 2.º sem/2018
  • Revisão de linguagem do Teste de Suficiência/UFSM 1.º semestre
    2017 (Total: 5)
  • Coordenação de banca de avaliação de redações UFSM
  • Coordenação de Banca de Avaliação de Redação - Seleção PEG
  • Elaboração de prova de redação PEG - seleção pública
  • Revisão de linguagem do teste de suficiência UFSM/01
  • Revisão técnica da prova de redação PEG/UFSM
    2015 (Total: 10)
  • Avaliação das redações do vestibular da UFSM
  • Avaliação de trabalho - PAINEL 41 30 Jornada Acadêmica UFSM
  • Avaliação de trabalho - PAINEL 42 30 Jornada Acadêmica UFSM
  • Avaliação de trabalho - PAINEL 43 30ª Jornada Acadêmica UFSM
  • Coordenação de Área Linguagens,códigos e suas tecnologias do Banco Nacional de Itens (BNI) do INEP
  • Coordenação de concurso púbico - Residência Multiprofisisonal
  • Revisão da linguagem das provas do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira da UFSM
  • Revisão da linguagem e auditoria em provas de concurso público
  • Revisão de linguagem do livro 'Poesia de resistência à ditadura militar - (1964-1985) Série Cogitare - Programa de Pós Graduação em Letras
  • Revisão de linguagem e auditoria do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira - Edição II/2015
    2014 (Total: 2)
  • Avaliação de redações - Concurso 2014/ EAD UAB - UFSM
  • Revisão da linguagem das provas do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira da UFSM
    2021 (Total: 4)
  • Avaliação de resumos - JAI
  • Parecer ad hoc para artigo - DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
  • Parecer ad hoc para artigo - Revista X 1980-0614
  • Parecer ad hoc para artigo - Periódico Organon 22388915
    2020 (Total: 11)
  • Parecer ad hoc para artigo - Periódico Letras (ISSN 1519-3985) Edição Especial 3
  • Parecer ad hoc para artigo - Trabalhos em Linguística Aplicada ISSN 2175-764X
  • Parecer ad hoc para artigo 40437 - DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
  • Parecer ad hoc para artigo 49397 - DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
  • Parecer ad hoc para artigo 7744 - Periódico Fórum Linguístico ISSN 1984-8412
  • Parecer ad hoc para artigo 7745 - Periódico Fórum Linguístico ISSN 1984-8412
  • Parecer ad hoc para artigo artigo 261-18166 RE-UNIR ? REVISTA DO CENTRO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
  • Parecer ad hoc para artigo artigo 5252-18119 RE-UNIR ? REVISTA DO CENTRO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
  • Parecer ad hoc para artigo da revista da Anpoll (1982-7830)
  • Parecer ad hoc para o artigo 093 da revista Diálogo das Letras
  • Parecer ad hoc para o artigo 20241 da revista Calidoscópio (1679-8740)
    2019 (Total: 6)
  • Avaliador de banner JAI
  • Avaliador de resumos para simpósio temático X SIGET Universidad Nacional de Córdoba - Facultad de Lenguas
  • Parecer ad hoc para artigo - Periódico Letras (ISSN 1519-3985)
  • Parecer ad hoc para artigo - Periódico Letras (ISSN 1519-3985) - Edição especial V. 2
  • Parecer ad hoc para o artigo 1215 da revista da Anpoll (1982-7830)
  • Parecer para o artigo da revista DELTA
    2018 (Total: 16)
  • Avaliação ad hoc de Projeto de Pesquisa Edital PROBIC/FAPERGS/UFFS
  • Avaliador banners JAI
  • Avaliador de resumos JAI
  • Avaliador do Seminário de Estágios em Letras
  • Parecer ad hoc para o artigo 2 da Revista Eletrônica Interfaces (2179-0027)
  • Parecer ad hoc para o artigo 1 da revista da Anpoll (1982-7830)
  • Parecer ad hoc para o artigo 1 da revista Diálogo das Letras
  • Parecer ad hoc para o artigo 2 da revista da Anpoll (1982-7830)
  • Parecer ad hoc para o artigo da revista Calidoscópio (1679-8740)
  • Parecer ad hoc para o artigo da revista Diálogo das Letras
  • Parecer ad hoc para o artigo da Revista Eletrônica Interfaces (2179-0027)
  • Parecer de qualificação de projeto de pesquisa - Licenciatura em Letras/UFFS
  • Parecer para o artigo da revista Revista Docência do Ensino Superior (ISSN: 2237-5864)
  • Parecer para o artigo 11216 Revista Letras - Dossiê temático
  • Parecer para o artigo 2 revista Diálogo das letras - Dossiê temático Produção textual
  • Parecer para o artigo 3256 da revista Linguagem e Cidadania
    2017 (Total: 8)
  • Avaliação de resumos para Jornada Acadêmica - JAI
  • Avaliação de resumos para XIII Congresso da Associación de Linguistica Sistêmico-Funcional de América Latina
  • Parecer ad hoc para o artigo 14 da revista Diálogo das Letras (2316-1795)
  • Parecer ad hoc para o artigo da revista Calidoscópio (1679-8740)
  • Parecer para artigo Linguagens e Cidadania Ed. Especial
  • Parecer para artigo revista Delta Ed. 2017
  • Parecer para o artigo 15 da revista DELTA
  • Parecer para resenha revista Delta
    2016 (Total: 4)
  • Avaliação de resumos - Semana Acadêmica de Letras - Letras e Belas Artes
  • Juíza de teste de linguagem vinculado ao Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana da UFSM
  • Parecer ad hoc para o artigo 11096 da revista Calidoscópio (1679-8740)
  • Parecer ad hoc para o artigo 8 da revista Linguagem & Cidadania (1516-8492)
    2015 (Total: 7)
  • Parecer ad hoc para artigo - Periódico Letras, n. 50 (ISSN 1519-3985)
  • Parecer ad hoc para o artigo 1 da revista Linguagem & Cidadania (1516-8492)
  • Parecer ad hoc para o artigo 1707 da revista e-scrita (ISSN 2177-6288)
  • Parecer ad hoc para o artigo 2 da revista Linguagem & Cidadania (1516-8492)
  • Parecer ad hoc para o artigo 2049 da revista e-scrita (ISSN 2177-6288)
  • Parecer ad hoc para o artigo 4 da revista Linguagem & Cidadania (1516-8492)
  • Parecer ad hoc para o artigo 8767 da revista Calidoscópio (1679-8740)
    2013 (Total: 4)
  • Avaliação ad hoc de Projeto de Pesquisa Edital 001/PROBIC/FAPERGS/UFFS
  • Avaliação ad hoc de Projeto de Pesquisa Edital 262/UFFS
  • Parecer para o artigo 'O uso da crônica em sala de aula: perspectivas literárias e de construção do conhecimento
  • Parecer para o artigo 'Reflexões preliminares ao desenho de curso: um viés complexo
    2012 (Total: 1)
  • Parecer para o artigo 'Um pouco de complexidade na Linguística Aplicada'
    2021 (Total: 7)
  • Revisor de periódico 'Calidoscópio (UNISINOS)'
  • Revisor de periódico 'DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada'
  • Revisor de periódico 'Diálogo das Letras'
  • Revisor de periódico 'Entretextos (UEL)'
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
  • Revisor de periódico 'Revista e-scrita'
  • Revisor de periódico 'REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE)'
    2020 (Total: 7)
  • Revisor de periódico 'Calidoscópio (UNISINOS)'
  • Revisor de periódico 'DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada'
  • Revisor de periódico 'Diálogo das Letras'
  • Revisor de periódico 'Entretextos (UEL)'
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
  • Revisor de periódico 'Revista e-scrita'
  • Revisor de periódico 'REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE)'
    2019 (Total: 7)
  • Revisor de periódico 'Calidoscópio (UNISINOS)'
  • Revisor de periódico 'DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada'
  • Revisor de periódico 'Diálogo das Letras'
  • Revisor de periódico 'Entretextos (UEL)'
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
  • Revisor de periódico 'Revista e-scrita'
  • Revisor de periódico 'REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE)'
    2018 (Total: 7)
  • Revisor de periódico 'Calidoscópio (UNISINOS)'
  • Revisor de periódico 'DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada'
  • Revisor de periódico 'Diálogo das Letras'
  • Revisor de periódico 'Entretextos (UEL)'
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
  • Revisor de periódico 'Revista e-scrita'
  • Revisor de periódico 'REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE)'
    2017 (Total: 7)
  • Revisor de periódico 'Calidoscópio (UNISINOS)'
  • Revisor de periódico 'DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada'
  • Revisor de periódico 'Diálogo das Letras'
  • Revisor de periódico 'Entretextos (UEL)'
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
  • Revisor de periódico 'Revista e-scrita'
  • Revisor de periódico 'REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE)'
    2016 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'Calidoscópio (UNISINOS)'
  • Revisor de periódico 'Entretextos (UEL)'
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
  • Revisor de periódico 'Revista e-scrita'
    2015 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'Calidoscópio (UNISINOS)'
  • Revisor de periódico 'Entretextos (UEL)'
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
  • Revisor de periódico 'Revista e-scrita'
    2014 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Entretextos (UEL)'
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
  • Revisor de periódico 'Revista e-scrita'
    2013 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Entretextos (UEL)'
  • Revisor de periódico 'Revista e-scrita'
    2012 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista e-scrita'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2019 (Total: 5)
  • Base Nacional Comum Curricular: análise crítica de discursos sobre ensino de Língua Portuguesa
  • Descrição e análise das práticas e eventos de letramentos na educação profissional: em perspectiva o curso técnico técnico em Mecânica do CTISM
  • Mapeando a escrita de estudantes do ensino fundamental: em foco o artigo de opinião
  • Por uma pedagogia de multiletramentos: possibilidades e desafios no contexto do ensino fundamental público
  • Professores em formação inicial e ensino de gramática no contexto escolar: uma análise crítica de discursos
    2017 (Total: 2)
  • A formação crítico-reflexiva do revisor de textos: a construção da profissionalidade em uma empresa júnior
  • Análise crítica de discursos sobre produção de textos argumentativos em livros didáticos de língua portuguesa
    2016 (Total: 1)
  • Aprender a ler para aprender geografia: desafios interdisciplinares
    2008 (Total: 1)
  • relatório de estágio
    2007 (Total: 1)
  • Relatório de Estágio
    2006 (Total: 1)
  • Relatório de Estágio
    2018 (Total: 4)
  • A intertextualidade como recurso argumentativo utilizado na composição e na fundamentação de decisões judiciais no Brasil
  • Artigos de opinião produzidos na escola: uma análise da estrutura composicional
  • Concepções de leitura em livro didático de língua portuguesa
  • Textos argumentativos: a construção de argumentos com base em textos multimodais no ensino fundamental
    2017 (Total: 2)
  • Análise crítica do gênero carta do leitor no ZH
  • Produzindo o gênero carta-aberta no ensino fundamental: um diagnóstico para o professor de língua portuguesa
    2016 (Total: 1)
  • Um olhar crítico sobre a construção do papel do social do revisor de textos
    2006 (Total: 3)
  • A importância do texto literário na educação infantil
  • A importãncia da produção textual nos anos iniciais como fator de comunicação
  • A Literatura infantil: um espaço para a aquisição da escrita
    2005 (Total: 2)
  • A construção do imaginário a partir de simbolismos infantis: O jogo simbólico e a literatura infantil
  • Re-afirmando valores através dos contos de fadas