Francieli Matzenbacher Pinton
Projetos
- Ano de início: 2023 (Total: 2)
- I Ciclo de Formação de professores de Língua Portuguesa (Data de início:17/04/2023 | Data de conclusão: 21/07/2023)
- CICLO DE CAPACITAÇÃO PARA AÇÕES PIBIDIANAS E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA (Data de início:19/01/2023 | Data de conclusão: 30/04/2023)
- Ano de início: 2022 (Total: 5)
- IV JORNADA SOBRE ENSINO DE LINGUAGEM EM CONTEXTO ESCOLAR (Data de início:14/11/2022 | Data de conclusão: 20/12/2022)
- Ensino de língua portuguesa na BNCC - etapa do ensino médio: o que preconizam os fundamentos pedagógicos? (Data de início:02/05/2022 | Data de conclusão: 02/02/2023)
- Manchetes de notícias on-line: uma análise das representações construídas pela mídia sobre o juiz no quinto dia do Julgamento da Boate Kiss (Data de início:02/05/2022 | Data de conclusão: 03/02/2023)
- Habilidades de Língua Portuguesa na etapa Ensino Médio da BNCC: em foco as práticas de linguagem e objetos do conhecimento nos campos de atuação social. (Data de início:25/04/2022 | Data de conclusão: 30/12/2022)
- IV JORNADA SOBRE ENSINO DE LINGUAGEM EM CONTEXTO ESCOLAR E III MOSTRA DE PESQUISAS DO NEPELIN (Data de início:22/03/2022 | Data de conclusão: 28/02/2023)
- Ano de início: 2021 (Total: 9)
- O gênero relatório em um curso técnico: um estudo etnográfico sobre a prática de letramento escolar e técnico profissional (Data de início:22/11/2021 | Data de conclusão: 30/11/2023)
- III JORNADA SOBRE ENSINO DE LINGUAGEM EM CONTEXTO ESCOLAR E II MOSTRA DE PESQUISAS EM ANDAMENTO DO NEPELIN (Data de início:11/11/2021 | Data de conclusão: 19/11/2021)
- O gênero notícia on-line e o fenômeno das Fake News: reflexividade e agentividade na escola de ensino médio (Data de início:03/08/2021 | Data de conclusão: 31/07/2023)
- A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA DE ATIVIDADES (Data de início:18/06/2021 | Data de conclusão: 31/03/2023)
- PROJETO DE LETRAMENTO INTERDISCIPLINAR: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO (Data de início:17/06/2021 | Data de conclusão: 31/08/2022)
- MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE LINGUÍSTICA CRÍTICA: UMA INVESTIGAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DOS FENÔMENOS LINGUÍSTICOS (Data de início:17/06/2021 | Data de conclusão: 30/03/2023)
- A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA A ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA (Data de início:17/06/2021 | Data de conclusão: 31/03/2023)
- A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa uma análise crítica das competências e habilidades (Data de início:16/06/2021 | Data de conclusão: 30/12/2022)
- LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO SUPERIOR: PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO (Data de início:30/04/2021 | Data de conclusão: 29/04/2023)
- Ano de início: 2020 (Total: 7)
- CURSO REMOTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA - MULTILETRAMENTOS NA BNCC DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (Data de início:30/09/2020 | Data de conclusão: 29/11/2022)
- I Mostra de Pesquisas em Andamento do NEPELIN (Data de início:14/09/2020 | Data de conclusão: 30/10/2020)
- DA TEORIA À PRÁTICA: A ANÁLISE LINGUÍSTICA E O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL. (Data de início:04/09/2020 | Data de conclusão: 28/02/2022)
- Professores Portuguesa em formação inicial e a Prática de Análise Linguística: uma análise crítica de atividades didáticas (Data de início:12/08/2020 | Data de conclusão: 29/04/2022)
- Discursos de professores em formação continuada sobre ensino de Língua Portuguesa na rede municipal de Santa Maria (Data de início:31/03/2020 | Data de conclusão: 12/08/2020)
- LÍNGUAS NA ESCOLA: FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS E INGLÊS PARA O ENSINO DOS MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR (Data de início:05/03/2020 | Data de conclusão: 24/04/2024)
- Mapeamento de estudos sobre (multi)letramento(s) em língua materna no contexto acadêmico brasileiro (2015-2020) (Data de início:17/02/2020 | Data de conclusão: 22/02/2021)
- Ano de início: 2019 (Total: 7)
- XI Mostra de Trabalhos em Andamento (Data de início:30/09/2019 | Data de conclusão: 01/10/2019)
- II Jornada sobre ensino de linguagem em contexto escolar (Data de início:25/09/2019 | Data de conclusão: 27/09/2019)
- Base Nacional Comum Curricular: análise crítica de discursos sobre ensino de Língua Portuguesa (Data de início:18/03/2019 | Data de conclusão: 26/02/2021)
- DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: EM PERSPECTIVA O CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA DO CTISM (Data de início:18/03/2019 | Data de conclusão: 26/02/2021)
- POR PEDAGOGIA DE MULTILETRAMENTOS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO (Data de início:18/03/2019 | Data de conclusão: 26/02/2021)
- PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL E ENSINO DE GRAMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA DE DISCURSOS (Data de início:18/03/2019 | Data de conclusão: 26/02/2021)
- Letramento crítico em contexto escolar: possibilidades para o avanço na escrita de alunos do Ensino Fundamental (Data de início:18/03/2019 | Data de conclusão: 30/12/2022)
- Ano de início: 2018 (Total: 3)
- I Jornada sobre ensino de linguagem em contexto escolar (Data de início:21/11/2018 | Data de conclusão: 23/11/2018)
- PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGOGICA UFSM - Formação de Preceptores (Data de início:01/08/2018 | Data de conclusão: 31/01/2020)
- Formação inicial de professores de língua materna na perspectiva dos (multi)letramentos (Data de início:23/04/2018 | Data de conclusão: 29/03/2019)
- Ano de início: 2017 (Total: 4)
- Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem - NEPELIN (Data de início:18/08/2017 | Data de conclusão: 28/02/2022)
- CONCEPÇÕES SOBRE A ESCRITA ARGUMENTATIVA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA (Data de início:20/04/2017 | Data de conclusão: 28/02/2019)
- A FORMAÇÃO CRÍTICO-PROFISSIONAL DO REVISOR DE TEXTOS (Data de início:10/04/2017 | Data de conclusão: 31/01/2019)
- O GERENCIAMENTO DE VOZES E DE RECURSOS ARGUMENTATIVOS EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A ARGUMENTAÇÃO COMO CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO (Data de início:10/04/2017 | Data de conclusão: 28/02/2019)
- Ano de início: 2016 (Total: 8)
- Formação de Revisores de Textos (Data de início:01/11/2016 | Data de conclusão: 30/11/2020)
- NÚCLEO DE ESTUDOS EM LÍNGUA PORTUGUESA (NELP) - FASE II (Data de início:03/10/2016 | Data de conclusão: 02/10/2021)
- LABPORT - Laboratório de Língua Portuguesa - FASE II (Data de início:03/10/2016 | Data de conclusão: 29/02/2024)
- A avaliatividade em textos argumentativos produzidos na escola (Data de início:30/03/2016 | Data de conclusão: 31/12/2018)
- Produção e Avaliação de textos argumentativos na escola (Data de início:30/03/2016 | Data de conclusão: 29/03/2019)
- A PRÁTICA DE LEITURA NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA SISTÊMICO FUNCIONAL. (Data de início:07/03/2016 | Data de conclusão: 27/02/2018)
- Concepões acerca do trabalhalho do revisor de textos (Data de início:08/02/2016 | Data de conclusão: 30/12/2016)
- Ateliê de Textos: práticas orientadoras para produção e avaliação de textos na perspectiva sistêmico-funcional (Data de início:01/01/2016 | Data de conclusão: 31/01/2021)
- Ano de início: 2015 (Total: 1)
- Práticas de letramento no contexto escolar (Data de início:06/03/2015 | Data de conclusão: 07/03/2016)
- Ano de início: 2014 (Total: 5)
- APRIMORAMENTO E MANUTENÇÃO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ÂMBITO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (Data de início:10/11/2014 | Data de conclusão: 10/10/2021)
- Contando e encantando (Data de início:06/10/2014 | Data de conclusão: 31/12/2014)
- O ARTIGO DE OPINIÃO E SUA RECONTEXTUALIZAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR NA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL (Data de início:21/07/2014 | Data de conclusão: 31/12/2015)
- A TRANSVERSALIDADE DA LEITURA E DA ESCRITA NAS DIFERENTES ÁREAS DISCIPLINARES: DESCRIÇÃO, ANÁLISE E DIDATIZAÇÃO (Data de início:21/07/2014 | Data de conclusão: 31/01/2016)
- II Encontro de Produção Textual (Data de início:01/07/2014 | Data de conclusão: 30/09/2014)
- Ano de início: 2012 (Total: 2)
- PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DO CONCURSO VESTIBULAR DA UFSM (Data de início:01/07/2012 | Data de conclusão: 01/07/2017)
- REOFERTA DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ÂMBITO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - 2ª EDIÇÃO (Data de início:01/07/2012 | Data de conclusão: 31/12/2017)
- Ano de início: 2011 (Total: 1)
- Ateliê de Textos - PRÁTICAS ORIENTADORAS PARA O PROCESSO DE PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE TEXTOS NA PERSPECTIVA TEXTUAL-INTERATIVA (Data de início:11/05/2011 | Data de conclusão: 31/03/2016)
- Ano de início: 2024 (Total: 6)
- A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS SOBRE PROCESSO DE ARGUMENTAÇÃO E CONTRA-ARGUMENTAÇÃO EM REDAÇÕES DO ENEM (Data de início:10/06/2024 | Data de conclusão: 30/12/2028)
- A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS/GRAMATICAIS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS DA COLEÇÃO TELÁRIS ESSENCIAL - PORTUGUÊS (Data de início:03/06/2024 | Data de conclusão: 31/03/2026)
- TESSITURAS MULTIMODAIS: PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA DE BASE CRÍTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (Data de início:03/06/2024 | Data de conclusão: 31/03/2027)
- UMA ANÁLISE CRÍTICO-DISCURSIVA DO GÊNERO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ESTUDANTES COTISTAS COM DEFICIÊNCIA (Data de início:03/06/2024 | Data de conclusão: 31/03/2027)
- A construção de conhecimentos linguísticos/gramaticais em livros didáticos de portuguesa sob a ótica da Teoria dos Códigos de Legitimação (Data de início:31/05/2024 | Data de conclusão: 31/12/2028)
- Pedagogia dos Multiletramentos: uma análise de atividades em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (Data de início:27/05/2024 | Data de conclusão: 31/05/2027)
- Ano de início: 2023 (Total: 2)
- Construção de conhecimento especializado na formação inicial de professores de Língua Espanhola em um Instituto Federal do Sul do Brasil: análise do discurso pedagógico a partir da Teoria do Código de Legitimação (Data de início:31/07/2023 | Data de conclusão: 31/12/2026)
- A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA (CRÍTICA) EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: EM FOCO AS FAKE NEWS (Data de início:20/07/2023 | Data de conclusão: 28/02/2025)
- Ano de início: 2022 (Total: 4)
- PIBID 2022/UFSM: IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (Data de início:13/10/2022 | Data de conclusão: 30/04/2024)
- Prática de análise linguística: investigação de atividades sobre o gênero autobiografia (Data de início:25/04/2022 | Data de conclusão: 25/03/2024)
- PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA CRÍTICA: UMA PROPOSTA VOLTADA PARA AS PRÁTICAS SOCIAIS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (Data de início:25/04/2022 | Data de conclusão: 23/02/2026)
- LINC - Línguas no Campus (Data de início:06/04/2022 | Data de conclusão: 09/10/2027)
- Ano de início: 2021 (Total: 2)
- Laboratório didático do NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ENSINO DE LINGUAGEM NEPELIN - (Data de início:07/12/2021 | Data de conclusão: 31/03/2025)
- ANÁLISE CRÍTICA DA RECONTEXTUALIZAÇÃO DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PRECONIZADAS PELA BNCC: O QUE PROPÕEM OS LIVROS DIDÁTICOS (Data de início:17/06/2021 | Data de conclusão: 02/01/2025)
- Ano de início: 2020 (Total: 1)
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: DO OBJETO DE ENSINO A UMA ABORDAGEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA (Data de início:03/08/2020 | Data de conclusão: 31/03/2025)
- Ano de início: 2018 (Total: 1)
- Práticas de letramento(s) em diferentes comunidades disciplinares: descrição, análise e recontextualização pedagógica na educação básica (Data de início:01/08/2018 | Data de conclusão: 28/02/2024)
- Ano de início: 2017 (Total: 1)
- Grámmatos Júnior (Data de início:01/08/2017 | Data de conclusão: 31/12/2025)