Adriana Moreira Da Rocha Veiga

Licenciada em Pedagogia (1985) e Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição, Santa Maria, RS (1992). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria, RS (1995). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, em Campinas, SP (2000). Professora Associada [3] na Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Fundamentos da Educação, Centro de Educação; Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, atuando na Linha de Pesquisa ?Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional? e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, atuando na linha de pesquisa ?Gestão Pedagógica e Contextos Educativos?. Em sua trajetória profissional desenvolveu competência e habilidades de desenho e implantação de projetos institucionais de cursos de graduação e pós-graduação; construção de redes de formação presenciais e virtuais; docência na educação básica e educação superior. Participa ativamente na liderança dos grupos de pesquisa: GPKosmos ? Grupo de Pesquisas sobre Educação na Cultura Digital e Redes de Formação, constituindo Rede com o GTFORMA - Grupo de Pesquisa Trajetórias de Formação/ CNPq/UFSM, o GPFOPE - Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: Ensino Básico e Superior/CNPq/UFSM. GEU/UFSM ? Grupo de Estudos sobre Universidades, ligado à Rede GEU UFRGS. GEPEPp - Grupo de Estudos e Práticas em Educação e Psicopedagogia. Prioriza as seguintes temáticas de pesquisa: formação e prática do educador artífice; artesanias pedagógicas na formação e docência; teorias do desenvolvimento e aprendizagem; ambiência (bioecológica; institucional, docente, discente, formativa, digital); resiliência (docente, discente, digital); aprendizagens na era digital; aprendizagem na/da docência digital; ensino e aprendizagem em ambientes virtuais, presenciais e combinados (híbridos); redes de formação; desenvolvimento profissional docente; pedagogias universitárias e inovação; gestão educacional e inovação.
Unidade:
Departamento:
Lattes:
Data da última alteração no lattes: 26/05/2023 12:05
Nome em citações:
MACIEL, A. M. R.
Email:
Não informado
Especialidades:
- FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
- TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
- EDUCAÇÃO
- PSICOLOGIA EDUCACIONAL
- TECNOLOGIA EDUCACIONAL
- PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
- PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
- PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
- MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
- HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
- TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
- PSICOLOGIA
- FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
- ENGENHARIAS
- ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL
- ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES EDUCATIVAS
- TEORIAS DA INSTRUÇÃO
- SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
- PESQUISA OPERACIONAL
- ODONTOLOGIA
- FÍSICA
- ENSINO-APRENDIZAGEM
- EDUCAÇÃO PERMANENTE
- EDUCAÇÃO ESPECIAL
- DIREITOS ESPECIAIS
- DIREITO
- CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO
- CURRÍCULO
- CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
- ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
Palavras-chave:
- EDUCACAO SUPERIOR
- WEBQDA
- VULNERABILIDADE INDIVIDUA
- VIVENCIAR APRENDENDO
- UNIVERSITARIA
- UNIVERSIDADE PUBLICA BRASILEIRA
- UNIVERSIDADE
- UNIEVRSIDADE
- TUTORIA EM EDUCACAO A DISTANCIA
- TUTORIA
- TRANSPOSICAO DIDATICA
- TRANSFORMACAO
- TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIAS
- TRAJETORIAS DE FORMACAO
- TRAJETORIA INSTITUCIONAL
- TRAJETORIA DOCENTE
- TRABALHO PEDAGOGICO
- TRABALHO E INOVACAO
- TRABALHO DOCENTE
- TICS NA EDUCACAO
- TICS
- TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO
- TEORIAS DA APRENDIZAGEM
- TEORIA SOCIO-HISTORICA
- TEORIA E PRATICA
- TEORIA DO RECONHECIMENTO
- TEORIA DO DESENVOLVIMENTO
- TEORIA DA ATIVIDADE
- TEMA TRANSVERSAL
- TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
- TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMACAO E COMUNICACAO
- TECNOLOGIAS DIGITAIS
- TECNOLOGIAS DE INFORMACAO E COMUNICACAO (TIC)
- TECNOLOGIA COGNITIVA
- TEACHING-LEARNING PROJECTS
- TEACHING LEARNING
- TEACHING CHOREOGRAPHY
- TEACHER TRAINING
- TEACHER FORMATION
- TDIC E AVEA