Adriana Moreira Da Rocha Veiga

Descrição:

Licenciada em Pedagogia (1985) e Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição, Santa Maria, RS, (1992); Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, (1995); Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP (2000). Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Fundamentos da Educação, Centro de Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, atuando na Linha de Pesquisa ? Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional? e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, atuando na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Em sua trajetória, vem desenvolvendo a docência em sua complexidade (ensino, pesquisa, extensão e gestão), tendo significativa participação em diferentes momentos: desenho e implantação de projetos institucionais; cursos de graduação e pós-graduação; construção de redes de formação presenciais e virtuais; construção e aprofundamento de constructos, tais como ambiência, aprendizagem na/da docência digital; saberes da docência digital; mediação pedagógica virtual; coreografias didáticas digitais; complexidade da docência e da gestão; biossistemas digitais; dentre outros. Lidera, desde 2002, o grupo de pesquisa, GPKosmos ? Grupo de Pesquisas sobre Educação na Cultura Digital e Redes de Formação, certificado pela UFSM e registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, constituindo Rede com o GTFORMA - Grupo de Pesquisa Trajetórias de Formação/ CNPq/UFSM, o GPFOPE - Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: Ensino Básico e Superior/CNPq/UFSM e o GEU/UFSM ? Grupo de Estudos sobre Universidades, ligado à Rede GEU UFRGS. É membro da Red sobre Iniciación a la docência, da Universidad de Sevilla e da Red de la Organización de Estados Iberoamericanos, da OEA. Membro do Consejo Asesor Internacional de la Revista Latinoamericana de Política y Administración de la Educación, da Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), da Argentina; do corpo editorial da Revista Educação, UFSM. Em seus estudos, prioriza as seguintes temáticas: novas gerações de ensinantes/aprendentes; ambiência (institucional, docente, discente, formativa, digital); resiliência (docente, discente, digital); educação na cultura digital; educação imersiva; aprendizagem na/da docência digital; redes de formação; desenvolvimento profissional docente; pedagogias universitárias e inovação; gestão educacional e inovação, ensino e aprendizagem em ambientes virtuais, presenciais e combinados (híbridos).

Lattes:

Data da última alteração no lattes: 15/03/2019 12:03

Nome em citações:

MACIEL, A. M. R.

Email:

Não informado