Adriana Moreira Da Rocha Veiga
Licenciada em Pedagogia (1985) e Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição, Santa Maria, RS (1992). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria, RS (1995). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, em Campinas, SP (2000). Professora Associada [4] na Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Fundamentos da Educação (Psicologia da Educação), Centro de Educação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, atuando na Linha de Pesquisa 1, Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, atuando na Linha de Pesquisa 2, Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Em sua trajetória profissional desenvolveu competência e habilidades de: elaboração de projeto político-pedagógico de unidade escolar e de cursos de graduação e pós-graduação; criação, planejamento e implantação de projetos institucionais, de instituição de educação superior, de cursos de graduação e pós-graduação; construção de redes de formação presenciais e virtuais; docência na educação básica e educação superior. Participa ativamente na liderança dos grupos de pesquisa: GPKosmos Grupo de Pesquisas sobre Educação na Cultura Digital e Redes de Formação; GEU/UFSM - Grupo de Estudos sobre Universidades, ligado à Rede GEU UFRGS; GEPEPp - Grupo de Estudos e Práticas em Educação e Psicopedagogia; Rede Bio: Investigação-formação bioecológica. Prioriza as seguintes temáticas de pesquisa: aprendizagens na era digital; aprendizagem na/da docência digital; ensino e aprendizagem em ambientes virtuais, presenciais e combinados (híbridos); tecnologias educacionais; Blended Learning; metodologias ativas; formação e prática docente; artesanias pedagógicas; estudos bioecológicos em contextos de educação infantil e anos iniciais do fundamental; ambiência (bioecológica; institucional, docente, discente, formativa, digital); resiliência (docente, discente, digital); redes de formação; desenvolvimento profissional docente; pedagogias universitárias e inovação; gestão educacional e inovação. Educação antirracista. Educação em estabelecimentos totais (prisionais).
Unidade:
Departamento:
Lattes:
Data da última alteração no lattes: 24/10/2024 12:10
Nome em citações:
MACIEL, A. M. R.
Email:
Não informado
Especialidades:
- FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
- TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
- EDUCAÇÃO
- PSICOLOGIA EDUCACIONAL
- PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
- TECNOLOGIA EDUCACIONAL
- PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
- MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
- HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
- DIREITO
- TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
- PSICOLOGIA
- FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
- ENGENHARIAS
- ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL
- ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES EDUCATIVAS
- TEORIAS DA INSTRUÇÃO
- SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
- PESQUISA OPERACIONAL
- ODONTOLOGIA
- FÍSICA
- ENSINO-APRENDIZAGEM
- ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA
- EDUCAÇÃO PERMANENTE
- EDUCAÇÃO ESPECIAL
- DIREITOS ESPECIAIS
- CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO
- CURRÍCULO
- CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
- ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
Palavras-chave:
- EDUCACAO SUPERIOR
- WEBQDA
- VULNERABILIDADE INDIVIDUA
- VIVENCIAR APRENDENDO
- UNIVERSITARIA
- UNIVERSIDADE PUBLICA BRASILEIRA
- UNIVERSIDADE
- UNIEVRSIDADE
- TUTORIA EM EDUCACAO A DISTANCIA
- TUTORIA
- TRANSPOSICAO DIDATICA
- TRANSFORMACAO
- TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIAS
- TRAJETORIAS DE FORMACAO
- TRAJETORIA INSTITUCIONAL
- TRAJETORIA DOCENTE
- TRABALHO PEDAGOGICO
- TRABALHO E INOVACAO
- TRABALHO DOCENTE
- TICS NA EDUCACAO
- TICS
- TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO
- TEORIAS DA APRENDIZAGEM
- TEORIA SOCIO-HISTORICA
- TEORIA E PRATICA
- TEORIA DO RECONHECIMENTO
- TEORIA DO DESENVOLVIMENTO
- TEORIA DA ATIVIDADE
- TEMA TRANSVERSAL
- TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
- TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMACAO E COMUNICACAO
- TECNOLOGIAS DIGITAIS
- TECNOLOGIAS DE INFORMACAO E COMUNICACAO (TIC)
- TECNOLOGIA EDUCACIONAL
- TECNOLOGIA COGNITIVA
- TEACHING-LEARNING PROJECTS
- TEACHING LEARNING
- TEACHING CHOREOGRAPHY
- TEACHER TRAINING
- TEACHER FORMATION