Adriana Moreira Da Rocha Veiga

Produção Bibliográfica

    2012 (Total: 1)
  • Apresentação (Qualidade da educação superior: a universidade como lugar de formação.)
    2011 (Total: 2)
  • Apresentação (Qualidade da educação superior: a universidade como lugar de formação.)
  • Dossiê: docência na educação superior (Dossiê: docência na educação superior)
    2009 (Total: 1)
  • Pedagogia Universitária: tecendo redes sobre a educação superior (Pedagogia Universitária: tecendo redes sobre a educação superior)
    2008 (Total: 1)
  • Velhice, culpada ou inocente? (Velhice, culpada ou inocente?)
    2003 (Total: 1)
  • Redes virtuais: formação de professores
    2024 (Total: 1)
  • ISSN Produção acadêmica sobre a questão da reinserção social pela educação em estabelecimentos totais (2018 - 2022) (https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18244)
    2022 (Total: 2)
  • doi ISSN Fazeres saberes de uma Coordenadora Pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: narrativa de si, formação e experiência (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • doi ISSN INTERLOCUÇÕES ENTRE ANÁLISE QUALITATIVA DE CONTEÚDO E SOFTWARE DE DADOS WEBQDA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
    2021 (Total: 3)
  • doi ISSN Práticas pedagógicas e profissionalidade docente: Diálogo pautado na ludicidade e na mobilização de saberes (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • doi ISSN Ressocialização na instituição total pela educação. Realidade ou utopia? (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • doi ISSN TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA (CADERNOS DE PESQUISA (UFMA))
    2020 (Total: 4)
  • doi ISSN Blended learning no Ensino Superior: o cenário das pesquisas nacionais e internacionais (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • doi ISSN BLENDED LEARNING: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS INTERNACIONAIS (2015 - 2018) (EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE))
  • doi ISSN Costurando possibilidades na complexidade da docência: a bricolagem na trajetória auto(trans)formativa (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • doi ISSN Metodologias Ativas no Ensino Médio: experiência com sala de aula invertida e aprendizagem a pares (INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO)
    2019 (Total: 7)
  • doi ISSN A Internacionalização da Pós-Graduação Brasileira: o caso de uma universidade pública (EDUCAÇÃO POR ESCRITO PUCRS)
  • doi ISSN Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras (ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL)
  • ISSN Estrada de tijolos amarelos: movimentos construtivos da docência na formação de professores em cursos a distância. ISSN: 1809-3264 (Revista Querubim (Online))
  • ISSN Iniciação à docência: diferentes concepções e desafios para os professores principiantes. (Revista Querubim (Online))
  • doi ISSN O(a) professor(a) amateur: contrastando possibilidades com a formação de professores no Brasil (Research, Society and Development)
  • ISSN Programa de Formação e Desenvolvimento Profissional de Tutores On-line e presenciais (EaD) da Universidade Federal de Santa Maria: experiências nos Ciclos de Formação. ISSN: 1809-3264 (Revista Querubim (Online))
  • ISSN Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e a integração Universidade-Escola: o projeto Inovar (UFSM). ISSN: 1809-3264 (Revista Querubim (Online))
    2018 (Total: 4)
  • doi ISSN DOCÊNCIA EM AMBIENTE DIGITAL IMERSIVO: NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR ISSN 1679-1916 (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
  • ISSN Gestão pedagógica e a re-construção da docência superior: convergência digital nas licenciaturas da UFSM na visão dos seus professores ISSN 2176-2171 (REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL)
  • ISSN Investigação-Formação: Uma Proposta ISSN 0798 1015 (ESPACIOS (CARACAS))
  • doi ISSN INTERCONEXÕES DA GESTÃO PEDAGÓGICA NO MOODLE E A VISÃO DE PROFESSORES FORMADORES ATUANTES EM LICENCIATURAS (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
    2017 (Total: 4)
  • ISSN Ensinar/aprender em coreografias didático-criativas ISSN 0798-1015 (ESPACIOS (CARACAS))
  • doi ISSN Experiências de convergência entre ensino, pesquisa e extensão na formação inicial de futuros pedagogos (Revista de Extension Universitaria E+)
  • ISSN Jovens, finanças e consumismo: estudo do perfil de estudantes referente a temas relacionados à educação financeira. ISSN: 2316-4034 (DI@LOGUS)
  • doi ISSN O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E AS DIRETRIZES CURRICURES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE AVANÇOS E RETROCESSOS ISSN 1646-2335 (INTERACÇÕES (COIMBRA))
    2016 (Total: 3)
  • ISSN Avaliação e gestão da educação superior brasileira: estudos à luz dos marcos regulatórios do INE (POLÍTICAS EDUCATIVAS - REVISTA DO PROGRAMA DE POLÍTICAS EDUCATIVAS DO NÚCLEO EDUCAÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES DO GRUPO MONTEV)
  • doi ISSN Coreografias didáticas: reflexões acerca dos encaminhamentos docentes em sala de aula para o ensino-aprendizagem nas artes visuais (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
  • ISSN Estudo de Implantação de uma Unidade Educacional fora de sede ISSN 0798-1015 (ESPACIOS (CARACAS))
    2015 (Total: 3)
  • doi ISSN A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA IES FEDERAL NA VISÃO DE SEUS PROFESSORES (HOLOS (NATAL. ONLINE))
  • doi ISSN Gestão educacional inovadora: o professor na cultura digital - Innovative educational management: the pedagogue/manager in the digital culture (REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL)
  • doi ISSN La cultura de convergencia digital y la inclusión sociocultural: Interconectando formación y práctica docente (Educatio Siglo XXI)
    2013 (Total: 3)
  • ISSN De estudante de pedagogia a docente: processos mediados por tecnologias da comunicação e informação de estudante de pedagogia a docente: processos mediados por tecnologias da comunicação e informação (ARTEFACTUM (RIO DE JANEIRO))
  • ISSN Formação de professores: a construção da docência e da atividade pedagógica na Educação Superior. ISSN 1518 3483 (REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL (PUCPR. IMPRESSO))
  • ISSN Teacher?s formation: the construction of teaching and pedagogical activity in Higher Education eISSN 1981416X (REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA)
    2012 (Total: 3)
  • ISSN A [re] significação da formação e da prática docente tendo as tecnologias como ferramentas de mediação pedagógica ISSN 1679-1916 (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
  • ISSN Atributos de um Educador: concepções prévias de professores ingressantes na educação profissional e tecnológica. (Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas (RETTA))
  • ISSN Repercussão da ambiência no desenvolvimento profissional de professores universitários (Educação (PUCRS. Impresso))
    2011 (Total: 2)
  • ISSN Comunidades de práticas pedagógicas universitárias em ação: construindo a aprendizagem docente (IMAGENS DA EDUCAÇÃO)
  • ISSN Pedagogia Universitária: desafios da entrada na carreira docente (Educação (Santa Maria. Online))
    2001 (Total: 1)
  • Formação na docência universitária: realidade e possibilidades a partir do contexto da Universidade de Cruz Alta. (Revista do Programa de Pós Graduação Em Educação Ufsm)
    2000 (Total: 1)
  • ISSN Estresse profissional e estratégias de resolução de problemas: desafios ao desenvolvimento e realização docente. (Revista Educação (UNICRUZ))
    1998 (Total: 1)
  • ISSN Teoria Sócio-Histórica do Desenvolvimento Humano na Concepção Vygostskyana: Considerações para o Ensino-Aprendizagem na Educação Física (Kinesis (Santa Maria))
    1997 (Total: 3)
  • ISSN A Aprendizagem Crítica no Contexto Universitário de Formação de Professores (Caderno de Ensino, Pesquisa e Extensão (UFSM))
  • ISSN Professor-Cidadão em (Trans) Formação no Exercício da Docência: Um Modelo Conceitual Unificador. (Caderno de Ensino, Pesquisa e Extensão (UFSM))
  • ISSN Sentir ,Pensar, Agir: As dimensões Unificadas da Pessoa Humana (CADERNO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (UFSM))
    2024 (Total: 1)
  • doi A bioecologia do desenvolvimento humano na pesquisa em educação e na docência (Saberes da pós-graduação em interação: formação e desenvolvimento profissional na docência)
    2023 (Total: 10)
  • A abordagem multidisciplinar do método All Leaners Learning Everyday (All-Ed). Reflexões sobre a complexidade na prática pedagógica. (Saberes em Permanente Transformação)
  • A educação brasileira e a formação dos educadores na atualidade: breve reflexão. (Saberes em Permanente Transformação)
  • doi A PRODUÇÃO METODOLÓGICA NO CAMINHAR PARA SI - EDUCADORA E PARA O OUTRO - CRIANÇA (DEBATES CONTEMPORÂNEOS. Temas Interdisciplinares.)
  • A revisão da literatura: Laço para uma realidade una (Saberes em Permanente Transformação)
  • Formação ocntinuada de professores na área de tecnologias educacionais no estado do Rio Grande do Norte (Saberes em Permanente Transformação)
  • doi Gestão pedagógica de ambiências bioecológicas (auto)formativas em um Centro de Educação Infantil (Pesquisas em Educação. Olhares Contemporâneos.)
  • Nossos saberes em (trans) formação (Saberes em Permanente Transformação)
  • O p ercurso formativo inicial de professores/as em uma licenciatura na modalidade a distância (Saberes em Permanente Transformação)
  • doi O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE NA BUSCA DAS TEIAS DE SIGNIFICAÇÃO DOS MEMORIAIS ACADÊMICOS DE PROFESSORES TITULARES......................................................... (Debates Contemporâneos. Temas Interdisciplinares. Vol 7)
  • Revisitando as tendências atuais da pesquisa sobre a avaliação da pós-graduação brasileira; Breve estado dod conhecimento (Saberes em Permanente Transformação)
    2022 (Total: 1)
  • doi AMBIÊNCIAS BIOECOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PEQUENOS EXPLORADORES MOVIMENTO DE APRENDER O MUNDO (Congresso Internacional Movimentos Docentes)
    2020 (Total: 2)
  • doi Ambiência escolar e resiliência docente: concepções e desafios na prática docente de professores principiantes (Contextos emergentes: singularidades da formação e desenvolvimento profissional na Educação Básica e Superior)
  • doi O Blended Learning no ensino superior para o desenvolvimento de competências (9786586127072) (Série Educar - Tecnologia)
    2019 (Total: 7)
  • Aceitação e uso de tecnologias por estudantes do ensino superior (9788583840794) (Promoção da aprendizagem e tecnologias educacionais: aprendizagem no Ensino Superior, acessibilidade e ações afirmativas)
  • doi Ação Pedagógica na Formação de Professores: Um olhar para o `entre¿ das relações humanas (A formação de professores no Brasil: historicidade, subjetividade, gênero, professoralidade e docências tradicionais e contemporâneas)
  • APPs no Ensino: Conceito e Potencialidades Educativas (Ensino na Educação Básica)
  • Conceber e construir uma ambiência bioecológica na escola de educação infantil do campo (Temas emergentes à educação: (re)significações e complexidades ao ensino e aprendizagens.)
  • doi Contexto do professorado no Rio Grande do Sul: o desgaste da profissão docente em tempos adversos (9788572210331) (Temas Emergentes À Educação. Docentes em movimento no contexto atual.)
  • doi DOCÊNCIA NO CONTEXTO ATUAL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: A EDUCAÇÃO VIRTUAL IMERSIVA (Arqueologia das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 3)
  • doi Lugar do conhecimento pedagógico na formação inicial do licenciado em Química da atualidade (Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
    2018 (Total: 4)
  • A avaliação regulatória da educação superior no SINAES: estado do conhecimento nas regiões brasileiras. (Avaliação do Ensino Superior: perspectivas comparadas (ISBN:978-85-444-2779-8))
  • Perspectivas de professores gestores sobre o processo de internacionalização da pós-graduação brasileira como demanda da avaliação regulatória (EBOOK: Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas (8.: 2018) (ISBN: 978-85-9489-132-7))
  • Projeto pedagógico de curso: considerações sobre os parâmetros basilares (Interfaces da Educação Superior e Profissional: saberes e fazeres (ISBN: 978-85-444-2353-0))
  • Resiliência na formação de professores no Ensino Superior: processo contínuo de retomada de aprendizagens docentes . (Educação e emancipação no pensamento latino-americano. Biopolítica, migração e alteridade.)
    2017 (Total: 1)
  • Proposta de Gestão Orçamentária Compartilhada a partir de resultados efetivos da avaliação externa de uma unidade universitária. (Gestão e Governança Pública (ISBN 9788583840527))
    2014 (Total: 2)
  • A [re] constituição dos saberes docentes na cibercultura e na ensinagem universitária ISBN 9788561128326 (VI Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas - VI EIIPE.)
  • A integração das tecnologias digitais da informação e da comunicação [TDIC] na formação continuada de professores. ISBN 9788561128418 (http://coral.ufsm.br/seminariopoliticasegestao/2014/assets/arquivos/ebook2.pdf)
    2013 (Total: 2)
  • Experiência de pesquisa e extensão na pós-graduação: o GPKOSMOS. (Redes de formação em Educação: experiências com pesquisas entre Brasil e México.)
  • The innovate project in basic education: possibilities and limitations of integration of ict in public educational systems (ICERI2013 Proceedings)
    2012 (Total: 4)
  • Formação Pedagógica: buscando contornos sobre o campo formativo. (Libro: Encuentro internacional de investigadores de políticas educativas ISSN 9789872807979)
  • Impacto de competências e práticas na formação inicial de pedagogos (Libro: Encuentro internacional de investigadores de políticas educativas)
  • Inquietações e desafios a partir do curso de pedagogia, Licenciatura, EaD (Educação a distância: Uma interrogação?)
  • Qualidade na formação e no desenvolvimento profissional: do ideal ao real no cenário da educação superior (Qualidade da Educação Superior: grupos investigativos internacionais em diálogo - v. 5 ISBN: 978-85-8203-012-7)
    2011 (Total: 3)
  • A aprendizagem docente nos anos iniciais da profissão: construindo redes de formação na educação superior. ISBN: 9788539701353 (Qualidade da Educação Superior: a universidade como lugar de formação)
  • Indicadores de qualidade e desenvolvimento profissional docente (Qualidade na educação superior: reflexões e práticas investigativas)
  • Professional teaching development: quality indicators of higher education (Quality in higher education: reflections and investigative practices)
    2009 (Total: 2)
  • Desenvolvimento e realização do profissional docente: a saúde emocional no processo auto-educativo. ISBN 9788573911251 (Pedagogia Universitária: tecendo redes sobre a Educação superior.)
  • O processo formativo do professor no ensino superior: em busca de uma ambiência (trans)formativa. ISBN 9788573911251 (Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a Educação Superior.)
    2008 (Total: 1)
  • A geratividade docente na Educação Superior e os movimentos (trans) formativos para o desenvolvimento profissional (Pedagogia Universitária: Desenvolvimento Profissional Docente)
    2006 (Total: 1)
  • Professor da Educação Superior. Formação docente e educação superior, verbetes.ISBN 8586260517 (Enciclopédia de Pedagogia Universitária)
    2003 (Total: 2)
  • Formação Docente e redes de conhecimento - verbetes (Enciclopédia de Pedagogia Universitária -Glossário)
  • Redes de Conhecimento na Formação do professor Universitário (Enciclopédia da Pedagogia Universitária)
    2002 (Total: 1)
  • Pesquisa e Formação Docente: (des)encontros freireanos no contexto universitário. (Pesquisa e formação de professores)
    1995 (Total: 3)
  • Especialização Esportiva Precoce: Uma análise Dialética (Desenvolvimento Humano: Teorias e Estudos)
  • Personalidade em Desenvolvimento e Ambiente: cenas Cotidianas de uma Criança Surda (Desenvolvimento Humano: Teorias e Estudos)
  • Teoria da Personalidade em Desenvolvimento, de Luciano L´Abate (Desenvolvimento Humano: Teorias e Estudos)
    2023 (Total: 1)
  • doi Pedagogia da Bricolagem. Ofício de educadores e educadoras artífices.
    2021 (Total: 1)
  • doi VIVENCIAR APRENDENDO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA WALDORF À FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO SÉCULO XXI
    2019 (Total: 2)
  • Iniciação à docência na educação básica: professores principiantes e sua ambiência (trans) formativa (ISBN 978-85-7145-038-7)
  • doi Resiliência pedagógica na autoformação de professores da educação superior
    2014 (Total: 1)
  • Resiliência docente.: ambiência [trans]formativa na educação superior. ISBN 9788544400395
    2004 (Total: 1)
  • Educação Superior e Inovações. Tecendo redes entre a teoria e a prática. Anais do III Simpósio Internacional de Educação Superior.
    2003 (Total: 1)
  • Reorientando a Formação dos Educadores: Perspectivas para o Ensino
    2000 (Total: 1)
  • Educação e Contemporaneidade: Realidades e Perspectivas.
    2010 (Total: 1)
  • Videobook: VIII Seminário de Educação Superior - A Universidade como lugar de formação
    2024 (Total: 1)
  • doi Saberes da pós-graduação em interação: formação e desenvolvimento profissional na docência
    2012 (Total: 2)
  • Qualidade da educação superior: a universidade como lugar de formação
  • Universidade hoje: o que precisa ser dito?
    2011 (Total: 1)
  • E-BOOK - Qualidade da educação superior: Universidade como lugar de formação
    2009 (Total: 1)
  • Pedagogia Universitária: Tecendo Redes sobre a Educação Superior
    2005 (Total: 1)
  • Programa de Formação Continuada: uma Experiência do CE/UFSM
    2023 (Total: 1)
  • Saberes em Permanente Transformação
    2012 (Total: 1)
  • Educação a distância: Uma interrogação?
    2011 (Total: 1)
  • DOSSIÊ: Docência na Educação Superior (Org.)
    2021 (Total: 1)
  • PREFÁCIO (DESALGEMANDO O SISTEMA RESSOCIALIZADOR Clamor à Educação)
    2012 (Total: 1)
  • Universidade hoje: o que precisa ser dito?
    2004 (Total: 1)
  • Novo modo de saber e conhecer o mundo e o ser humano. (Educação Cidadã. Aprender e ensinar.)
    2020 (Total: 2)
  • A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE QUÍMICA HOJE: PASSOS E DESCOMPASSOS DA FORMAÇÃO DOCENTE (2318-8316) (39° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química: alfabetizar em Química: os desafios da era moderna e 1º Encontro do Mestrado Profissional em Química da Região Sul)
  • Aprendizagem da docência digital na perspectiva do Blended Learning em um Instituto Federal de Educação (2316-8722) (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância - CIET)
    2019 (Total: 6)
  • A FORMAÇÃO INICIAL EM NÍVEL SUPERIOR: ESTUDO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (978-85-397-12) (X Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (CIDU))
  • FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS NA UFSM: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO AVEA MOODLE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PRESENCIAL (978-85-397-12) (X Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (CIDU))
  • MODELO PEDAGÓGICO DE APRENDIZAGEM BLENDED LEARNING NO ENSINO SUPERIOR CHILENO PARA A AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS (25º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância)
  • MODELO PEDAGÓGICO DE APRENDIZAGEM BLENDED LEARNING NO ENSINO SUPERIOR CHILENO PARA A AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS (2175-4098) (25º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância)
  • O IMPACTO DA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA IFES: O ANTES E O DEPOIS DO CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS. (X Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (CIDU))
  • PÓS-GRADUAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL HOJE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (2595-8879) (3º Compartilhando Saberes)
    2018 (Total: 1)
  • O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR INICIANTE NO CONTEXTO DO PEG: UM OLHAR PARA A ESCUTA SENSÍVEL (2595-8879) (2º Compartilhando Saberes)
    2017 (Total: 2)
  • AS EXPERIÊNCIAS DA DOCÊNCIA SUPERIOR DIANTE DAS MÍDIAS DIGITAIS PELOS PROFESSORES FORMADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFSM (2595-8879) (Compartilhando Saberes)
  • PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE UM INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EM RELAÇÃO A NOVA BASE NACIONAL CURRICULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR)
    2016 (Total: 1)
  • Docência no contexto atual das tecnologias digitais: a educação virtual imersiva. (IV Congresso Internacional TIC e Educação ? ticEDUCA2016)
    2014 (Total: 6)
  • Das situações-limite ao inédito viável: a resiliência no contexto da formação e desenvolvimento profissional (XVI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2014)
  • Dialogando sobre a entrada na carreira docente: a formação permanente no contexto da educação superior (V Seminário Internacional de Formação de Professores)
  • Entrada na carreira docente: dialogando sobre os desafios encontrados pelos professores principiantes (IV CONGREPRINCI - Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência)
  • OS PRIMEIROS ANOS DA DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DOS PROFESSORES ATUANTES NOS CONTEXTOS PRESENCIAL E VIRTUAL (Congresso Internacional sobre Professor Principiante e Inserção Profissional à Docência)
  • Processos formativos para professores principiantes na educação superior (IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência)
  • Um processo reflexivo a partir do estágio docente na educação infantil (IV CONGREPRINCI - Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência)
    2013 (Total: 5)
  • Os movimentos construtivos da docência no contexto da Graduação Tecnológica (Congresso Internacional de Educação: as novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora)
  • Pedagogia Universitária: construções possíveis nas diferentes áreas de conhecimento (36ª Reunião Nacional da ANPEd)
  • Rede-Integrare: investigação-formação em sintonia freiriana (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire 'A educação do trabalhador')
  • Repercussões da Ambiência Teórica Positiva no Desenvolvimento Profissional Docente (Congreso Latinoamericano de Filosofia de la Educación)
  • The Innovate project in basic education: possibilities and limitations of integration of ict in public educational systems (6TH International Conference of Education, Research and Inovation)
    2012 (Total: 6)
  • A inserção profissional na carreira docente enquanto movimento construtivo da docência na educação profissional tecnológica. (III Congreso Internacional sobre Profesores Principiantes e Inserción Profesional en la Docencia)
  • As TICs no Contexto Escolar: um olhar a partir da perspectiva Freireana (VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
  • Formação docente e formação discente: uma abordagem Freireana. (VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
  • Possibilidades de Utilização das tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta de ensino na Disciplina de Silvicultura Urbana (XVI Congresso Brasileiro de Arborização Urbana-CBAU)
  • Projeto INOVAR 2012: Integração Universidade-Escola para o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na Educação Básica (27ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Reconstrução (auto)biográfica nas narrativas de professores universitários (V CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (auto)biográfica)
    2011 (Total: 2)
  • Docência, Tutoria e Discência em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA): Processos Formativos nos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2011))
  • Docência, Tutoria e Discência em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA). (26ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2010 (Total: 4)
  • Atributos de um educador: concepções prévias de professores ingressantes na educação profissional e tecnológica (ANPED SUL 2010)
  • Autorreconstrução biográfica: estudos da docência a partir de narrativas de professores universitários. (IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. Espaço (auto)biográfico: artes de viver, conhecer e formar)
  • Educação Superior: a entrada na docência universitária (33ª Reunião anual da ANPEd)
  • Processos formativos e docência: tecendo redes de formação na Educação Superior - Aprendizagem docente na Educação superior: construindo redes de formação. ISSN 2177-336X (XV ENDIPE)
    2009 (Total: 2)
  • O processo interativo por meio de comunidades de prática pedagógica universitária:investigação-formação em rede. (VI Congresso Internacional de Educação. Educação e tecnologias:sujeitos [des] conectados?)
  • Trajetórias formativas de professores universitários: repercussões da ambiência no desenvolvimento profissional docente (32ª Reunião Anual da ANPEd)
    2007 (Total: 2)
  • Aprendizagem em Hipermeios (IV Simpósio de Educação Superior, I Fórum de Pesquisadores em Educação Superior)
  • Programas Estruturados de Desenvolvimento Profissional no Exercício da Gestão e da Docência como Foco Dinamizador do Ensino na Pedagogia Universitária em uma IES Privada. ISBN 9788599971 (IV Simpósio de Educação Superior, I Fórum de Pesquisadores em Educação Superior.)
    2006 (Total: 1)
  • Redes de Ação Integrada: Solidariedade na Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Superior (58ª Reunião Anual da SBPC)
    2004 (Total: 4)
  • A saúde das emoções e o seu significado para o bem-estar profissional (III Simpósio Internacional de Educação Superior)
  • Aprendizagem da docência superior? Desafios para a formação de professores. (V ANPEd Sul Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.)
  • Educação Física adaptada: Interagindo com os sujeitos especiais no contexto da formação profissional (III Simpósio Internacional de Educação Superior)
  • RADEP (Rede Acadêmica de Desenvolvimento Profissional): uma proposta de investigação-formação no ensino superior (V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul)
    2002 (Total: 4)
  • O professor de licenciatura e seu processo formativo: levantando questões. (II Simpósio de Educação Superior)
  • Pedagogia Freireana e o desafio de (com) partilhar experiências (VI Seminário Internacional de Educação no Mercosul; III Seminário Interinstitucional)
  • Redes de conhecimento: caminhos à formação na docência universitária (Reunião Anual da ANPED - Região Sul)
  • Trajetórias do professor do ensino superior: para (re)pensar o seu desenvolvimento profissional (IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
    2001 (Total: 4)
  • As marcas do tempo no cotidiano do professor universitário (53ª Reunião Anual da SBPC)
  • Contribuições Freireanas para uma Pedagogia Universitária (III Colóquio Internacional Paulo Freire)
  • Interdisciplinaridade e pedagogia: refletindo sobre uma experiência entre Didática, Metodologia e Ética Profissional (II Colóquio Internacional Paulo Freire)
  • Seminários Freireanos: relato de uma experiência pedagógica no ensino superior. (II Colóquio Internacional Paulo Freire)
    2000 (Total: 3)
  • Cores e formas - um software destinado ao PNEE (I Seminário Interinstitucional, IV Seminário Internacional de Educação no Mercosul e IV Seminário de Educação Básica)
  • Educação de Jovens e Adultos - Projeto Alfabetização e Integração (V Seminário Internacional de Educação no Mercosul)
  • Formação Continuada na Docência Universitária: Realidade e perspectivas a partir de uma Universidade Comunitária em Construção. (Anais do I Seminário Interinstitucional de Educaçào no Mercosul e IV Seminário Estadual de Educação Básica-PIEB.)
    1999 (Total: 2)
  • Compreendendo o profissional docente em sua singularidade: uma abordagem unificadora (II Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul/UFPR)
  • O professor universitário em sua singularidade e profissionalidade: uma abordagem unificadora (I Simpósio de Educação Superior)
    1998 (Total: 1)
  • Formação de Professores. (II Seminário Estadual do PIEB)
    1997 (Total: 2)
  • A Dança-educação como mediação ao desenvolvimento da criança: contribuições a partir de L. Vygotsky e H. Gardner. (19ª reunião Anual da ANPED)
  • Professores en el ejercicio de la docencia: Un modelo conceptual unificador (Encuentro por la Unidad de los Educadore Latinoamericanos)
    1996 (Total: 3)
  • O educador de crianças portadoras de necessidades educativas especiais enquanto mediador de qualidade. (II Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão - UFSM)
  • Professoras-cidadãs no exercício da docência: análise aplicada de um modelo conceitual unificador (48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)
  • Valores, identidade e mundo da vida: repensando o cotidiano escolar das crianças de rua. (i Encontro Nacional de Psicologia Comunitária)
    1995 (Total: 1)
  • Uma práxis psicopedagógica unificadora para um sujeito unificado: contribuições a partir de Ágnes Heller. (18ª Reunião Anual da ANPED)
    2017 (Total: 1)
  • GESTÃO PEDAGÓGICA E A [RE] CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA SUPERIOR DIANTE DAS MÍDIAS DIGITAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFSM (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2013 (Total: 4)
  • Inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação Básica para o Desenvolvimento de novas Coreografias Didáticas (XI Congresso Nacional de Educação-EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais,Subjetividade e Educação-SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente-SIPID)
  • Integração Universidade-Escola: O uso das Tecnologias Digitais na Educação (X EVIDOSOL)
  • O Uso das Tecnologias Digitais na Educação Básica: Integrando Universidade-Escola. (IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE / V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD UNESCO)
  • Projeto Inovar na Educação Básica: Possibilidades e Limitações da Integração das TIC em Sistemas Educacionais Públicos (III Congresso internacional de Educação no Brasil)
    2012 (Total: 1)
  • Projeto Inovar 2012: integração Universidade-escola para o uso das tecnologias da informação e da comunicação (TICS) na educação básica (III Seminário Internacional de Gestão Educacional VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional-UFSM)
    2011 (Total: 1)
  • Programa de Formação e Desenvolvimento Profissional de Tutores Online e Presenciais (XI Congreso IberoAmericano de Extensión Universitaria)
    2004 (Total: 1)
  • O filme como estratégia pedagógica na disciplina de educação física para portadores de necessidades especiais (III Simpósio Internacional de Educação Superior)
    2002 (Total: 1)
  • Seminário Regional de Pedagogia Social e Práticas Sociais (VI Seminário Internacional do Mercosul; III Seminário Interinstitucional)
    2001 (Total: 2)
  • Alfabetização e pós-alfabetização de adultos. (II Seminário Interinstitucional. V Seminário de Educação no Mercosul.)
  • Universidade de Cruz Alta: compreendendo uma realidade em permanente transformação. (II Seminário Interinstitucional. V Seminário de Educação no Mercosul.)
    1998 (Total: 2)
  • A Terceira Idade - Valorização e Entretenimento. (III Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão. I Mostra de iniciação Científica.)
  • História de Vida - momento de relembrar os velhos tempos. (III Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão. I Mostra de iniciação Científica.)
    1997 (Total: 1)
  • A formação de Professores na UNICRUZ (II Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão)
    1996 (Total: 2)
  • A Expressividade singular da criança surda (II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Mãos em movimento: a sinfonia dialógica do sujeito surdo. (II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSM)
    2019 (Total: 4)
  • AS MÍDIAS DIGITAIS E SUAS RESSIGNIFICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES FORMADORES (9788563337788) (Seminário Inovação Pedagógica: Repensando estratégias de formação acadêmico-profissional em diálogo entre Educação Básica e Educação Superior)
  • AS RELAÇÕES DE PODER E A ESCOLA: A BIOPOLÍTICA DE UM TEMPO (978-85-8384-104-3) (II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão em História da Universidade Federal de Santa Maria)
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA E REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA ORIENTADA NO PEG (9788563337788) (Seminário Inovação Pedagógica: Repensando estratégias de formação acadêmico-profissional em diálogo entre Educação Básica e Educação Superior)
  • Sala de aula invertida: uma experiência com Mobile Learning (Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação)
    2018 (Total: 1)
  • VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS NA PÓS-GRADUAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE PAUL RICOEUR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (9788563337788) (Seminário Inovação Pedagógica)
    2014 (Total: 2)
  • Influencias da Pedagogia Emancipatoria na descoberta da sexualidade (VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura: Práticas, pedagogias e políticas públicas)
  • Projeto Inovar 2014: Coreografias Didáticas Digitais ? Saberes e Fazeres Docentes na Educação Básica (29ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
    2013 (Total: 5)
  • A resiliência como possibilidade de superação frente às violências praticadas por meio do bullying e ciberbullying (28ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Iniciação Científica de Estudantes do Ensino Médio no Contexto da Integração Universidade-Escola (I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas da Psicologia e Educação)
  • Programa de Formação e Desenvolvimento Profissional de Tutores on-line e presenciais: A Experiência do I Ciclo de Atividades (28ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Projeto Inovar 2013: integração universidade-escola para o uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na educação básica (28ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Uso do Moodle nas Atividades de Extensão do Programa de Formação e Desenvolvimento Profissional de Tutores online e presenciais (28ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
    2012 (Total: 2)
  • Docência na educação profissional e tecnológica: o início da carreira docente em foco (27ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Programa de formação e desenvolvimento profissional de tutores on-line e presenciais: os ciclos de formação (27ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
    2001 (Total: 1)
  • As redes de conhecimento na docência universitária: Programa de Formação Continuada na Universidade de Cruz Alta (II Simpósio Internacional de Educação Superior)
    2000 (Total: 2)
  • Desafios da LDBN à Formação do Profissional Docente atuante no Ensino Superior (IV Seminário Internacional de Educação no Mercosul)
  • Formação continuada de professores: a Ludopedagogia em sala de aula. (IV Seminário Internacional de Educação no Mercosul)
    2015 (Total: 1)
  • Transferir tecnologia para outros espaços escolares (Transferir tecnología para otros espacios escolares)

Produção Técnica

    2018 (Total: 1)
  • Psicologia da Educação [ISBN 978-85-8341-219-9]
    2010 (Total: 1)
  • VIDEOBOOK: VIII SEMINARIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - A UNIVERSIDADE COMO LUGAR DE FORMAÇÃO. ISSN 21757062
    2009 (Total: 1)
  • Pedagogia Universitária tecendo redes sobre a educação superior.
    2004 (Total: 1)
  • III Simpósio Internacional de Educação Superior.
    2003 (Total: 1)
  • Jornada Pedagógica: "(Re)orientando a Formação dos Educadores: perspectivas para o Ensino"
    2002 (Total: 1)
  • I Simpósio de Educação e Desenvolvimento Profissional.
    2001 (Total: 1)
  • V Seminário Internacional de Educação no Mercosul e II Seminário Interinstitucional
    2000 (Total: 3)
  • I Congresso Íbero-Americano de Formação de Professores
  • Seminários Freireanos
  • V Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão; III Mostra de Iniciação Científica
    1999 (Total: 1)
  • III Seminário Internacional de Educação no Mercosul
    1998 (Total: 1)
  • II Seminário Internacional de Educação no mercosul
    1997 (Total: 1)
  • II Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão
    1995 (Total: 1)
  • Módulo VI - Criança, personalidade e comportamento. I Encontro Internacional de estudos sobre o Desenvolvimento da Criança.
    2013 (Total: 2)
  • Conferência Municipal de Educação
  • Jornada de Palestras - 2013: Ciência, fé e espiritualidade: interconexões na saúde e na educação
    2009 (Total: 1)
  • VIII Seminário de Educação Superior - Universidade como lugar de formação. Vozes da Comunidade.
    2007 (Total: 1)
  • IV Simpósio de Educação Superior: Desenvolvimento Profissional Docente e I Fórum de Pesquisadores em Educação Superior
    2001 (Total: 1)
  • II Simpósio de Educação Superior
    2006 (Total: 2)
  • Ética do Cuidado e do amor na Educação Especial (Aula inaugural do Ciclo de Estudos sobre Inclusão).
  • II Simpósio Nacional de Educação Superior e Desenvolvimento Profissional
    2004 (Total: 1)
  • A subjetividade na construção do conhecimento
    2003 (Total: 1)
  • Medicina e Espiritualidade
    2001 (Total: 3)
  • Metodologia do Ensino Superior
  • Seminário Avançado III: Contribuições Sócio-Histórico-Culturais na Aprendizagem
  • Teorias do Desenvolvimento Humano; Metodologia do Ensino Superior; Mediação do Trabalho Docente
    2000 (Total: 1)
  • Teorias do desenvolvimento Humano
    1998 (Total: 6)
  • Currículo e Prática Pedagógica no Ensino Superior
  • Curso de Capacitação em Alfabetização do Programa Alfabetização Solidária - Concepções de Alfabetização
  • Desenvolvimento comunitário e educação
  • Fundamentos Psicológicos da Educação do PNEE
  • Fundamentos Teórico-Metodológicos da Pesquisa
  • Metodologia do Ensino Superior
    1997 (Total: 4)
  • Campos Conceituais e Padrão referencial de Currículo
  • Curso de Capacitação do Programa Universidade Solidária
  • Paradigmas Curriculares para o Ensino Superior
  • Psicologia Dialética e Contexto Político
    2000 (Total: 1)
  • Construção de Um Software Destinado a Portadores de Necessidades Educativas Especiais
    2019 (Total: 1)
  • Modelo pedagógico de aprendizagem blended learning no ensino superior chileno para a aquisição de competências 2175-4098
    2012 (Total: 3)
  • A inserção profissional na carreira docente enquanto movimento construtivo da docência na educação profissional tecnológica
  • As TICs no contexto escolar: um olhar a partir da perspectiva Freireana
  • Projeto Inovar 2012: Integração Universidade-Escola para o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na Educação Básica
    2011 (Total: 2)
  • Docência, Tutoria e Discência em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA): Processos Formativos nos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria
  • Programa de Formação e Desenvolvimento Profissional de Tutores online e presenciais
    2010 (Total: 1)
  • Educação superior: a entrada na docência universitária
    2009 (Total: 1)
  • Trajetórias formativas de professores universitários: repercussões da ambiência no desenvolvimento profissional docente
    2007 (Total: 2)
  • Aprendizagem em Hipermeios.
  • Programas estruturados de desenvolvimento profissional no exercício da gestão e da docência como foco dinamizador do ensino na pedagogia universitária em uma IES privada
    2002 (Total: 1)
  • Trajetórias do professor no ensino superior: para (re)pensar o seu desenvolvimento profissional
    2001 (Total: 1)
  • Prática interdisciplinar no Curso de Pedagogia - UNICRUZ/RS
    2020 (Total: 1)
  • Professor de ensino superior, quem é esse sujeito?
    2019 (Total: 1)
  • Tecnologia, escola e violência
    2012 (Total: 1)
  • Avaliação emancipatória e processual: trabalhando com expectativas de sucesso e não retenção do estudante.
    2009 (Total: 3)
  • A docência na Educação Superior: redes de formação
  • Como trabalhar as diferenças de aprendizagem em sala de aula.
  • Processos Cognitivos na aprendizagem de jovens e adultos
    2008 (Total: 1)
  • Saberes da docência e práticas pedagógicas nas diferentes áreas do conhecimento.
    2006 (Total: 1)
  • Ética do Cuidado e do Amor na Educação Especial
    2002 (Total: 1)
  • Auto-Estima do Professor
    2000 (Total: 1)
  • Realidades e perspectivas da Educação Básica: Horizontes de Transformação
    1999 (Total: 4)
  • Como despertar no aluno o encanto pelas ciências e matemática
  • Educação e Cidadania
  • Educando para a vida
  • Pesquisa Interdisciplinar e construção da cidadania
    1998 (Total: 2)
  • A construção do professor-cidadão.
  • Tecnologias Educacionais na Educação Infantil e nas Séries Iniciais
    2022 (Total: 1)
  • Ambiências Bioecológicas na educação infantil: pequenos exploradores movimento de aprender omundo
    2013 (Total: 1)
  • Iniciação Científica de Estudantes do Ensino Médio no Contexto da Integração Universidade-Escola
    2011 (Total: 2)
  • Docência, Tutoria e Discência em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA): Processos Formativos nos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Programa de Formação e Desenvolvimento Profissional de Tutores Online e Presenciais
    2018 (Total: 2)
  • O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR INICIANTE NO CONTEXTO DO PEG: UM OLHAR PARA A ESCUTA SENSÍVEL
  • Tecendo (Auto) Gestão na Prática Pedagógica dos Docentes Formadores das Licenciaturas diante da Plataforma Moodle como Tecnologia Educacional
    2013 (Total: 1)
  • Projeto INOVAR na Educação Básica: possibilidades e limitações da integração das TIC em sistemas educacionais públicos,
    2004 (Total: 1)
  • A subjetividade na construção do conhecimento
    2003 (Total: 2)
  • Ludicidade, Motricidade e Formação de Professores (Mesa redonda)
  • Medicina e Espiritualidade - Debatedora com Dr. Antonio Carlos Costardi
    2001 (Total: 1)
  • Mesa-Redonda
    2000 (Total: 2)
  • A Educação e seus Desafios Contemporâneos
  • Mesa Redonda sobre Educação.
    1999 (Total: 1)
  • A ética na perspectiva atual da educação. Debatedora do Prof. Dr. Moacir Gadotti.
    2019 (Total: 1)
  • AS MÍDIAS DIGITAIS E SUAS RESSIGNIFICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES FORMADORES
    2011 (Total: 1)
  • Qualidade na formação e no desenvolvimento profissional: do ideal ao real no cenário da Educação Superior
    2010 (Total: 1)
  • Desenvolvimento Profissional Docente: indicadores de qualidade da educação superior
    2000 (Total: 4)
  • Seminários Freireanos - Dinamização do debate da obra Pedagogia do Oprimido
  • Seminários Freireanos - Dinamizadora do debate sobre a obra Educação como Prática da Liberdade
  • Seminários Freireanos - Dinamizadora do debate sobre a obra Educação e Mudança
  • Seminários Freireanos - Dinamizadora do debate sobre a obra Pedagogia da Esperança
    2011 (Total: 1)
  • Educação a Distância: Percurso e Desafios
    2009 (Total: 1)
  • CICLUS - rede de formação e desenvolvimento profissional
    2002 (Total: 1)
  • Radepe Virtual - Rede de Desenvolvimento Profissional e Educacional
    2010 (Total: 2)
  • A gênese dos movimentos construtivos da docência na praxiologia autobiográfica de professores ingressantes na educação profissional tecnológica.RELATÓRIO PARCIAL.
  • Ciclos de vida profissional de professores do ensino superior: um estudo comparativo sobre trajetórias docentes RELATÓRIO FINAL
    2006 (Total: 1)
  • Ciclos de vida profissional de professores do ensino superior: um estudo sobre trajetórias docentes
    2003 (Total: 1)
  • Os professores de licenciatura e suas concepções de docência
    2001 (Total: 1)
  • O professor universitário e sua trajetória ao longo da carreira: estudo exploratório sobre ciclos de vida profissional.
    1999 (Total: 2)
  • O professor de licenciatura e a docência: reflexões e posicionamentos ao longo da carreira.
  • Programa Educação e Qualidade de Vida
    2000 (Total: 1)
  • Programa de Avaliação Institucional
    2001 (Total: 2)
  • PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional da UNICRUZ
  • Programas de Pós-Graduação Lato sensu em Educação, Saúde e Administração
    2009 (Total: 1)
  • Consultoria ad hoc - Universidade Federal do Paraná
    2006 (Total: 2)
  • Consultor ad hoc da FAPESC - Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina.
  • Consultor ad hoc da Revista Educação - Centro de Educação/UFSM
    2003 (Total: 1)
  • Consultor Ad Hoc do PIBIC/CNPq UFPR
    2001 (Total: 1)
  • Consultoria ad hoc Fundo de Desenvolvimento Acadêmico FDA - UFPR
    2010 (Total: 1)
  • Membro da Comissão de elaboração e encaminhamento do projeto pedagógico do curso de mestrado em educação profissional e tecnológica - Portaria CE nº 131/2010
    2009 (Total: 1)
  • CICLUS - Programa de formação e desenvolvimento profissional dos docentes e gestores da UFSM
    2003 (Total: 1)
  • Curso de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental
    2002 (Total: 2)
  • PDA - Plano de Desenvolvimento Acadêmico do Instituto Superior de Educação da FSG
  • PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade da Serra Gaúcha
    2001 (Total: 1)
  • PPP - Projetos Político-Pedagógicos: Curso Normal Superior; Pedagogia Multimeios e Informática Educativa; Psicopedagogia
    2000 (Total: 1)
  • Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação
    2003 (Total: 1)
  • Jornada Pedagógica '(RE) orientando a formação de educadores: perspectivas para o ensino
    2012 (Total: 1)
  • Parecer ad hoc
    2011 (Total: 1)
  • Parecer ad hoc
    2010 (Total: 2)
  • Avaliação de trabalhos - ANPEDSUL 2010 Eixo Educação Superior
  • Revista Vydia
    2009 (Total: 1)
  • Revista Vydia
    2008 (Total: 2)
  • Curso de Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia
  • Revista Brasileira de Formação de Professores
    2007 (Total: 1)
  • Educere et educare. Revista de Educação
    2006 (Total: 1)
  • Parecer sobre obra submetida para publicação.Editora da UFSM.
    2002 (Total: 1)
  • PIBIC/CNPq- UFPR/TN - Parecer sobre Projeto de pesquisa: A disciplina escolar de história e a prática dos professores do ensino médio no Paraná: uma análise dos últimos 30 anos do século XX.
    2000 (Total: 1)
  • Revista EducAÇÃO
    1999 (Total: 1)
  • Comissão do Conselho Editorial Institucional - CEI
    1998 (Total: 1)
  • Comissão Especial do Comitê Institucional de Avaliação de Projetos de Pesquisa e Extensão
    2003 (Total: 1)
  • Ciclos de vida profissional de professores do ensino superior: um estudo sobre trajetórias docentes
    1994 (Total: 1)
  • Comissão de Reestruturação do Programa de Pós-Graduação em Educação

Produção Artística

    2010 (Total: 1)
  • Pedagogia Universitária: tecendo redes sobre a educação superior

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 2)
  • ENTRE AFETOS, COGNIÇÕES E CUIDADOS: AMBIÊNCIAS BIOECOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL (0-3 anos)
  • Ludicidade, Artesanias Pedagógicas e Ambiências Bioecológicas Produzindo a Educadora Infantil Artífice do seu Ofício
    2022 (Total: 3)
  • AMBIÊNCIAS BIOECOLÓGICAS SUSTENTÁVEIS NA PRÁXIS PEDAGÓGICA (AUTO)FORMATIVA DO PROFESSOR DO CEI CASA DA CRIANÇA
  • DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO EM AMBIÊNCIAS BIOECOLÓGICAS
  • GESTÃO PEDAGÓGICA DE AMBIÊNCIAS PARA OPROTAGONISMO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃOINFANTIL.
    2021 (Total: 1)
  • SABERES NECESSÁRIOS À COMPREENSÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N.0 11.645/08 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DO SUL
    2020 (Total: 1)
  • Desenvolvimento Profissional Docente: Bricolando pinturas de uma trajetória em diferentes contextos educativos.
    2019 (Total: 3)
  • AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO SISTEMA BLENDED LEARNING: O ENFOQUE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
  • ATUAÇÃO SOCIOEDUCACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. CONTRIBUIÇÕES PARA AÇÕES INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA.
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR EM TEMPO DE CRISE: ESTRATÉGIAS DE GESTÃO NAS INSTITUIÇÕES PARTICULARES.
    2018 (Total: 3)
  • Elementos reconstrutivos do Círculo da Paz em contexto escolar
  • Gestão escolar participativa nos contextos pedagógicos da escola pública.
  • MEMÓRIAS ?BILAQUIANAS? ? O INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO OLAVO BILAC NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE PROFESSORAS
    2017 (Total: 5)
  • AS LICENCIATURAS DA UFSM NA CULTURA DIGITAL A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCN) PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • Círculos Dialógicos auto(trans)formativos na formação permanente de professores do ensino médio privado.
  • PROPOSTA DE GESTÃO ORÇAMENTÁRIA COMPARTILHADA A PARTIR DOS RESULTADOS EFETIVOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA: UM ESTUDO DE CASO NO CE ? UFSM
  • SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INCONGRUÊNCIAS E REPERCUSSÕES NAS IES PRIVADAS
  • VIVENCIAR APRENDENDO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA WALDORF À FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO SÉCULO XXI.
    2016 (Total: 1)
  • A ambiência pedagógica digital: aprendizagem da docência e coreografias didáticas digitais na educação básica
    2015 (Total: 5)
  • A trajetória de formação dos professores da Licenciatura em Computação do Instituto Federal do Tocantins
  • Auto(trans)formação do pedagogo na cultura de convergência digital: novos processos a partir da epistemologia dialógico-afetiva
  • Formação de professores de matemática: entre os saberes da docência e a práxis educativa
  • Implantação de unidade educacional fora de sede: experiência de expansão e interiorização da educação superior na busca de indicadores para a inovação
  • Ser docente na gestão e ser gestor na docência: um olhar sobre a iniciação à carreira no contexto universitário
    2014 (Total: 5)
  • Ambiência [trans] formativa na educação superior: processos de resiliência no início da carreira docente
  • Caminhos da docência no Instituto Federal Farroupilha: da formação aos primeiros anos de carreira
  • Cyberbullying e ambiência escolar: os adolescentes e seus professores convivendo na cultura digital
  • O escudo de Perseu a refletir a imagem de medusa
  • Pedagogos em (trans) formação: do estágio supervisionado à fase inicial da carreira docente
    2013 (Total: 2)
  • Constituição de Comunidade: [IM] possibilidades no percurso formativo em Educação a Distância - EAD
  • Entre o presencial e o virtual: movimentos em direção a novos saberes da docência superior
    2012 (Total: 5)
  • Ambiência [trans] formativa na Educação Superior: Processos de Resiliência no Início da Carreira Docente
  • Ciberbullying nas interações virtuais entre adolescentes: repercussões nas relações interpessoais e na ambiência escolar
  • O Escudo de Perseu a Refletir a Imagem de Medusa: o processo formativo autopoiético em narrativas autobiográficas de estudantes de Pedagogia
  • Pedagogos em (Trans)formação: do Estágio Supervisionado à Fase Inicial da Carreira Docente
  • Práticas Pedagógicas na Educação a Distância: deslocamento de memórias e de sentidos
    2011 (Total: 1)
  • Educação a distância e suas repercussões na formação de pedagogos: um estudo na Universidade Federal de Santa Maria.
    2024 (Total: 4)
  • (INTER) AÇÃO EM REDE COMO POSSIBILIDADE FORMATIVA: A CONVERGÊNCIA DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO IFFar
  • DIREITO E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO PELA DIGNIDADE HUMANA DESDE UMA SOCIOPSICOPEDAGOGIA INTEGRAL NOS ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS
  • História de vida de uma educadora artífice:seus fazeres e saberes na construção profissional e pedagógica nas ambiências da educação ensino superior
  • PESQUISADORES-DOCENTES: FORMAÇÃO E PESQUISA A PARTIR DO OLHAR HUMBOLDTIANO
    2023 (Total: 2)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: CONTRIBUTO PARA UM MODELO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE
  • PENSAMENTO COMPLEXO COMO VIA DE PENSAR O PROTAGONISMO DOCENTE EM MEMORIAIS ACADÊMICOS DE PROFESSORES FORMADORES
    2022 (Total: 2)
  • CONSTITUIR-SE EDUCADOR EM AMBIÊNCIA HUMANISTA: PROTAGONISMO DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL.
  • PEDAGOGIA DA BRICOLAGEM: OFÍCIO DE EDUCADORES E EDUCADORAS ARTÍFICES.
    2020 (Total: 1)
  • Uma Genealogia da Formação Inicial de Professores de Química no Brasil
    2019 (Total: 2)
  • APRENDIZAGEM NA/DA DOCÊNCIA NA PERSPECTIVA DO B-LEARNING E DO DO TPACK NA PRODUÇÃO COMPARTILHADA DE NOVAS PEDAGOGIAS
  • ECOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: MOVIMENTOS E CONSTRUÇÃO DA AMBIÊNCIA BIOECOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO
    2018 (Total: 4)
  • (AUTO)FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR ADMINISTRADOR NA INTERLOCUÇÃO DE SABERES ENTRE AS CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DA EDUCAÇÃO
  • Iniciação a Docência na Educação Básica: Professores Principiantes e sua Ambiência (Trans) formativa
  • O JARDIM DA RESILIÊNCIA PEDAGÓGICA - A ambiência [trans] formativa e os processos de autoformação docente na Educação Superior,
  • PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E AUTO(TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE EM AMBIENTE DIGITAL IMERSIVO (ADI): CONVERGÊNCIA E NOVAS COREOGRAFIAS NO ENSINO SUPERIOR
    2017 (Total: 3)
  • A Ambiência Complexa dos Institutos Federais de Educação: Construindo Redes de Formação
  • A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO ÂMBITO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL E NA PERSPECTIVA DOS SEUS DOCENTES/PESQUISADORES
  • CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS COREOGRÁFICOS DA DANÇA EDUCAÇÃO À FORMAÇÃO DOCENTE: ENSINAR/APRENDER EM COREOGRAFIAS DIDÁTICO-CRIATIVAS,
    2015 (Total: 2)
  • [Tran])formação em rede: o professor principiante da Educação Superior
  • Gênese e desenvolvimento dos saberes pedagógico-tecnológicos na docência em arquivologia (UFSM) frente à convergência digital
    2008 (Total: 1)
  • Educação a distância: novas estratégias para a aprendizagem da anatomia humana auxiliada pela realidade virtual
    2017 (Total: 2)
  • Musicalização na Educação Infantil
  • O LETRAMENTO DIGITAL NA ESCOLA BÁSICA E DEMANDAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO SÉCULO XXI
    2016 (Total: 1)
  • Jogos digitais on line na educação básica.
    2014 (Total: 2)
  • Convergências entre teoria e prática na formação inicial do pedagogo: articulando ensino, pesquisa e extensão
  • Formação permanente: um processo contínuo de reflexão e diálogo
    2012 (Total: 3)
  • A transposição didática no Curso de Pedagogia de uma IES Federal
  • Ações para a utilização eficiente da informática no ensino fundamental
  • Desafios da docência superior: impactos a considerar no início da carreira docente
    2011 (Total: 3)
  • A utilização dos meios tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • O desenvolvimento motor e suas implicações na educação infantil
  • O lúdico na Educação Infantil.