Doris Pires Vargas Bolzan

Descrição:

Pedagoga pela UFRGS (1986), Especialista em Psicopedagogia Terapêutica pelo Centro de Estudos Médicos e Psicopedagógicos de Porto Alegre (1989), Mestrado em Educação (1995) e Doutorado em Educação (2001) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Foi professora do Colégio de Aplicação da UFRGS (1982-1993), atuando como alfabetizadora e Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi lotada provisoriamente no Núcleo de Desenvolvimento Infantil-NDI do CE/UFSM e professora colaboradora do Departamento de Metodologia do Ensino no período de dezembro 1993 a maio de 1996, quando assumiu como professora permanente deste mesmo departamento. Professora dos Programas de Pós-graduação em Educação(desde 2003) e Políticas Públicas e Gestão Educacional (desde 2015). Coordenadora substituta do PPG em Educação do CE/UFSM, no período de 2005 a 2007. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação/Mestrado e Doutorado, no período de 2007-2009,tendo implementado o Curso de Doutorado. Coordenadora substituta pró-tempore do PPGE, de 01 a 07/2014; membro do colegiado do PPGE 09/2005 a 06/2014, 04/2017 a /042021. Representou o Centro de Educação no Conselho Editorial da Editora da Universidade (05/2010 até 07/2014). Membro do conselho consultivo de diversas revistas brasileiras e internacionais , além de parecerista ad hoc. Editora Chefe da Revista POLED de 09/2014 a 09/2018. Editora-chefe da Revista Educação(UFSM) de 05/2014 a 01/2017, Editora de seção na revista Educação(UFSM (2017a 2021). É do comitê editorial da revista POLED. Representou a UFSM como Presidente do Conselho Municipal de Educação de Santa Maria/RS de 06/2015 a 06/2016. Foi membro do Conselho Municipal de Educação nos períodos de 2009 a 2012 e 2014 a 2017. Representa a UFSM, desde 2012, nos programas de Políticas Educativas e Políticas Linguísticas-NEPI/AUGM e coordenou esses programas de 09/2014 a 09/2018; atual coordenadora do Núcleo de Educação para Integração (gestão 2023 a 2025). Atua na linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Membro permanente do Comitê Institucional de Iniciação Científica da UFSM (2010 até o 2021) e representante de área neste mesmo comitê. Presidente da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Educação da UFSM de 2010 a 2014. Membro do Núcleo Docente estruturante do Curso de Pedagogia diurno de 2011 a 2015. Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia de 2000 a 2004 e 2014 a 2015. Formadora do Pacto Nacional pela alfabetização da Idade Certa, realizando assessoria pedagógica às redes de ensino municipais e estaduais no que se refere à leitura e à escrita no contexto escolarizado (2013-2015). Temáticas de estudo: formação permanente de professores, aprendizagem docente, conhecimento pedagógico compartilhado, leitura e escrita em diferentes níveis de ensino, cultura escrita na infância e na EJA, alfabetização, pedagogia universitária, contextos emergentes na educação básica e superior, gestão educacional, vulnerabilidades na escola e na docência entre os principais temas no campo da formação para a docência. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior (GPFOPE 2002) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para docência: educação básica e superior (GPDOC-2015). Membro da Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior (RIES- desde 2005),Associada à ANPED Nacional, membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF), membro da Rede de Laboratórios de Alfabetização - (ALFALabs), associada ao LASA-Latin American Studies Association. Ligada a ILADEI- Instituto Latinoamericano de Estudios para la Infância, membro da AIDU-Associação Internacional de Docência Universitária, participante do FORGES(Portugal) (desde 2014). ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1704-008X.

Lattes:

Data da última alteração no lattes: 05/07/2024 12:07

Nome em citações:

BOLZAN, Doris Pires Vargas

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