Doris Pires Vargas Bolzan
Pedagoga pela UFRGS (1986), Especialista em Psicopedagogia Terapêutica pelo Centro de Estudos Médicos e Psicopedagógicos de Porto Alegre (1989), Mestrado em Educação (1995) e Doutorado em Educação (2001) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Foi professora do Colégio de Aplicação da UFRGS (1982-1993), atuando como alfabetizadora e Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi lotada provisoriamente no Núcleo de Desenvolvimento Infantil-NDI do CE/UFSM e professora colaboradora do Departamento de Metodologia do Ensino no período de dezembro 1993 a maio de 1996, quando assumiu como professora permanente deste mesmo departamento. Professora dos Programas de Pós-graduação em Educação(desde 2003) e Políticas Públicas e Gestão Educacional (desde 2015). Coordenadora substituta do PPG em Educação do CE/UFSM, no período de 2005 a 2007. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação/Mestrado e Doutorado, no período de 2007-2009,tendo implementado o Curso de Doutorado. Coordenadora substituta pró-tempore do PPGE, de 01 a 07/2014; membro do colegiado do PPGE 09/2005 a 06/2014, 04/2017 a /042021. Representou o Centro de Educação no Conselho Editorial da Editora da Universidade (05/2010 até 07/2014). Membro do conselho consultivo de diversas revistas brasileiras e internacionais , além de parecerista ad hoc. Editora Chefe da Revista POLED de 09/2014 a 09/2018. Editora-chefe da Revista Educação(UFSM) de 05/2014 a 01/2017, Editora de seção na revista Educação(UFSM (2017a 2021). É do comitê editorial da revista POLED. Representou a UFSM como Presidente do Conselho Municipal de Educação de Santa Maria/RS de 06/2015 a 06/2016. Foi membro do Conselho Municipal de Educação nos períodos de 2009 a 2012 e 2014 a 2017. Representa a UFSM, desde 2012, nos programas de Políticas Educativas e Políticas Linguísticas-NEPI/AUGM e coordenou esses programas de 09/2014 a 09/2018; atual coordenadora do Núcleo de Educação para Integração (gestão 2023 a 2025). Atua na linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Membro permanente do Comitê Institucional de Iniciação Científica da UFSM (2010 até o 2021) e representante de área neste mesmo comitê. Presidente da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Educação da UFSM de 2010 a 2014. Membro do Núcleo Docente estruturante do Curso de Pedagogia diurno de 2011 a 2015. Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia de 2000 a 2004 e 2014 a 2015. Formadora do Pacto Nacional pela alfabetização da Idade Certa, realizando assessoria pedagógica às redes de ensino municipais e estaduais no que se refere à leitura e à escrita no contexto escolarizado (2013-2015). Temáticas de estudo: formação permanente de professores, aprendizagem docente, conhecimento pedagógico compartilhado, leitura e escrita em diferentes níveis de ensino, cultura escrita na infância e na EJA, alfabetização, pedagogia universitária, contextos emergentes na educação básica e superior, gestão educacional, vulnerabilidades na escola e na docência entre os principais temas no campo da formação para a docência. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior (GPFOPE 2002) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para docência: educação básica e superior (GPDOC-2015). Membro da Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior (RIES- desde 2005),Associada à ANPED Nacional, membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF), membro da Rede de Laboratórios de Alfabetização - (ALFALabs), associada ao LASA-Latin American Studies Association. Ligada a ILADEI- Instituto Latinoamericano de Estudios para la Infância, membro da AIDU-Associação Internacional de Docência Universitária, participante do FORGES(Portugal) (desde 2014). ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1704-008X.
Unidade:
Departamento:
Lattes:
Data da última alteração no lattes: 01/10/2024 12:10
Nome em citações:
BOLZAN, Doris Pires Vargas
Email:
Não informado
Especialidades:
- ENSINO-APRENDIZAGEM
- EDUCAÇÃO
- EDUCAÇÃO PERMANENTE
- TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
- CURRÍCULO
- ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
- TEORIAS DA INSTRUÇÃO
- ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO
- LÍNGUA PORTUGUESA
- EDUCAÇÃO ESPECIAL
- CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO
- TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
- PSICOLOGIA EDUCACIONAL
- PSICOLOGIA COGNITIVA
- MÚSICA
- MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
- LETRAS
- AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
- EDUCACAO SUPERIOR
- CONSCIENCIA FONOLOGICA
- VULNERABILIDADE SOCIAL
- VIVENCIAS PEDAGOGICAS
- VIVENCIAS FORMATIVAS
- VIDA/REALIDADE ESCOLAR
- VESTIBULAR
- VARIAVEIS SOCIOCULTURAIS
- UNIVERSITARIA
- UNIVERSIDADE PUBLICA
- UNIVERSIDADE
- UNIDADES DIDATICAS INTERDISCIPLINARES
- UAP
- TRAJETORIAS PROFISSIONAIS
- TRAJETORIAS INVESTIGATIVAS
- TRAJETORIAS FORMATIVAS
- TRAJETORIAS DOCENTES
- TRAJETORIAS DE FORMACAO
- TRAJETORIA PROFISSIONAL
- TRAJETORIA
- TRABALHO PEDAGOGICO
- TRABALHO DOCENTE
- TERCEIRA SERIE
- TECNOLOGIAS DA INFORMACAO E DA COMUNICACAO
- TEACHING EDUCATION
- TEACHING
- SURDO
- SURDEZ
- SUCATA
- SOCIOGENESE
- SOCIO-INTERACIONISMO
- SERIES INICIAIS
- SEMINARIO DE APROFUNDAMENTO
- SELECAO PUBLICA
- SELECAO MESTRADO
- SELECAO DOUTORADO
- SELECAO DE BOLSA
- SEGUNDA SERIE
- SBPC
- SALAS TEMATICAS
Coautores:
- CELSO ILGO HENZ
- SILVANA MARTINS DE FREITAS MILLANI
- DEISE BECKER KIRSCH
- MANUELLI CEROLINI NEUENFELDT
- JORDANA REX BRAUN
- CARLA MARKUS LOPES
- ANDRESSA WIEBUSCH
- MARIA TALITA FLEIG
- LEILA ADRIANA BAPTAGLIN
- ROSANGELA BITENCOURT MARIOTTO
- MOZARA ZASSO SPENCER
- CAROLINA CORREA GRESSLER BARBOSA
- ALEXANDRA POZZATTI MARCHESAN
- FRANCIELE RUSCH KÖNIG
- TATIANE CRISTINE FROELICH
- MANUELLI CEROLINI NEUENFELDT
- SILVANA ZANCAN
- MARCE ELENA WOLPATO SIQUEIRA
- NOEMI LENZ
- DEISI SANGOI FREITAS
- HAMILTON DE GODOY WIELEWICKI
- ELIANE APARECIDA GALVÃO DOS SANTOS
- ANDRÉIA DE MELLO BUSS DE CASTRO