Felipe Bragagnolo

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2024), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2015), Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2013). Realizou no interstício 2018-2019, com o apoio da bolsa PDSE-CAPES, estágio doutoral nos Archives Husserl, na École Normale Supérieure de Paris (ENS-PSL), e na Université Paris IV - Sorbonne/França, sob supervisão do professor Dominique Pradelle. Atualmente é professor de Ciências Humanas no Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal de Santa Maria (CTISM - UFSM), Professor Formador no Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM, e doutorando em Educação pelo programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro pesquisador dos Archives Husserl de Paris e do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação - Povo de Clio. Exerceu a função de docente no Ensino Superior, Médio Técnico, Médio e Fundamental. Tem especial interesse nas seguintes áreas de pesquisa: metafísica moderna; fenomenologia; ética; narrativas (auto)biográficas; ecoética; ecopedagogia e biocolonialidade.
Departamento:
Lattes:
Data da última alteração no lattes: 20/06/2025 12:06
Scopus:
Não informado
Nome em citações:
BRAGAGNOLO, F.
Email:
Não informado
Palavras-chave:
- FORMACAO DE PROFESSORES
- WITTGENSTEIN
- VIVENCIAS NAO-INTENCIONAIS
- UNIVERSO ESCOLAR
- TRANSFORMERS SOCIAL
- TRABALHO ESCOLAR,
- SENSIBILIDADE
- REPRESENTACAO
- RELACOES ETNICO-RACIAIS
- RECICLAGEM
- PROTAGONISMO BIOGRAFICO
- PROJETO POLITICO-PEDAGOGICO
- PRATICAS ESCOLARES
- PLATAO
- PEDAGOGIA DO ENCONTRO
- PEDAGOGIA
- PAULO FREIRE
- ONTOLOGIA
- NATURALISMO
- NARRATIVAS DE VIDA
- NARRATIVAS
- MIGRACOES ALEMAS
- LINGUAGEM
- LEVINAS
- KARL MARX
- KANT
- JEAN-LUC MARION
- IPSEIDADE
- INTUICAO
- INTENCIONALIDADE
- INDIVIDUACAO
- IMIGRACAO E COLONIZACAO
- IMIGRACAO ALEMA NO BRASIL
- HUSSERL
- HISTORIA DAS MIGRACOES
- GESTAO DO TRABALHO ESCOLAR
- FORMACAO HUMANA
- FORMACAO DOCENTE
- FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES
- FILOSOFIA PRATICA