João Francisco Lopes De Lima

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2009), com Pós-Doutorado em Ciências da Educação na Universidade do Porto/Portugal (2018/2019). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2002). Especialização em Administração Escolar na Universidade Cândido Mendes (UCAM) e em Supervisão Educacional na Faculdade Porto Alegrense (FAPA). Licenciado em em Estudos Sociais (UNISINOS), em História (UNISC) e em Pedagogia (UNICESUMAR). Professor no Departamento de Fundamentos da Educação, no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desenvolve estudos na área de Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Discurso Pedagógico, Processos Formativos, Pedagogia, Gestão Educacional.
Unidade:
Departamento:
Lattes:
Data da última alteração no lattes: 27/02/2025 12:02
Scopus:
Não informado
Nome em citações:
LIMA, J. F. L.
Email:
Especialidades:
Palavras-chave:
- CIENCIA DA EDUCACAO
- VIOLENCIA ESCOLAR
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
- TRABALHO PEDAGOGICO
- TRABALHO
- THEODOR ADORNO
- TEORIA PEDAGOGICA
- TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
- SUJEITO
- SUCESSO ESCOLAR
- SUBJETIVIDADE
- SOCIEDADE PESTALOZZI
- SISTEMAS ESCOLARES
- SIGNIFICACAO
- SAVIANI
- RUDOLF STEINER
- REVOLUCAO TECNOLOGICA
- RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
- RAZAO COMUNICATIVA
- RACIONALIDADE
- PROJETO PEDAGOGICO
- PRAXIS PEDAGOGICA
- PRATICAS PEDAGOGICAS
- PRATICA PEDAGOGICA
- PRAGMATISMO
- POSITIVISMO
- POS-MODERNO
- POS-MODERNIDADE
- POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS
- POLITICAS PUBLICAS DE GOVERNO
- POLITICAS PUBLICAS DE ESTADO
- POLITICAS MERCADOLOGICAS
- POLITICAS EDUCACIONAIS
- POLITICAS COMPENSATORIAS
- POLITICA EDUCACIONAL
- PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL
- PESTALOZZI
- PESQUISA QUALITATIVA
- PENSAMENTO PEDAGOGICO
- PEDAGOGIAS CONTRA-HEGEMONICA
Coautores:
Não informado