CENTRO DE EDUCAÇÃO

O Centro de Educação (CE) tem sua origem na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, instalada em março de 1965 na Universidade. Passou a chamar-se Centro de Ciências Pedagógicas, em 1970, e, a partir de 1978, com a reestruturação, tornou-se Centro de Educação.

É por natureza um centro de formação de professores, que, a depender do curso, são preparados para atuar na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) até a pós- graduação. Assim, o CE contribui, com seus quatro departamentos didáticos, de forma efetiva na formação das licenciaturas da UFSM.

O centro é referência nacional e internacional na formação inicial e continuada (presencial e a distância) de professores no país, através das pesquisas, dos projetos de extensão e ensino na graduação e pós-graduação. Dessa forma, em função do atendimento das licenciaturas, o CE oferece formação nos três turnos: manhã, tarde e noite. Também é proporcionada formação pedagógica para futuros professores das escolas técnicas a bacharéis das mais diferentes áreas, pelo Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Profissional, curso que ocupa as salas de aulas durante a semana e finais de semana.

Destaca-se também que o Curso de Educação Especial na modalidade EAD foi o primeiro curso a distância oferecido pelo Centro de Educação e credenciou a UFSM na Universidade Aberta do Brasil.

2582
estudantes
126
docentes
49
TAEs
32973
produções