CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS

O Centro de Ciências Rurais (CCR) foi criado em agosto de 1970, a partir dos Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, os quais tiveram suas primeiras turmas em de junho de 1961. Após nove anos, em 31 de agosto de 1970, foram implantados os Cursos de Engenharia Florestal e Zootecnia na Universidade. Em 1971, o parecer 465-71- CSE aprovou novo Estatuto e reestruturou a UFSM, criando os centros de ensino. Dessa forma, surgiu o Centro de Ciências Rurais.

Sua missão é ser reconhecido pela sociedade como um centro de excelência em ensino, pesquisa e extensão, nacional e internacionalmente. O CCR busca incentivar a produção de novos saberes, formando profissionais com conhecimentos técnicos e científicos comprometidos com os problemas socioambientais.

Para dar suporte às atividades acadêmicas, o centro conta com órgãos suplementares e de apoio (Biblioteca Setorial, Unidade de Apoio Pedagógico, Núcleo de Divulgação Institucional, Gabinete de Projetos, Núcleo Setorial de Informática, entre outros), além dos departamentos, que orientam o desenvolvimento das atividades de ensino científico e tecnológico do centro.

O CCR dispõe de vários laboratórios, equipados com tecnologias atuais que conferem excelência às pesquisas, cujos resultados auxiliam também pesquisas de outros centros de ensino e, ainda, de outras universidades, atendendo igualmente a comunidade externa. Os resultados dessas pesquisas podem ser consultados nas cinco revistas científicas produzidas no centro.

2593
estudantes
204
docentes
181
TAEs
62440
produções