CENTRO DE ARTES E LETRAS

O Centro de Artes e Letras (CAL), concebido originalmente na estrutura da Universidade como Faculdade de Belas Artes, tomou forma em janeiro de 1963. O primeiro curso foi o de Música, e na mesma época se implementou o Curso de Desenho e Plástica. Com a reestruturação administrativa ocorrida em 1978 na UFSM, o Curso de Letras foi incorporado ao rol dos cursos existentes na Faculdade de Belas Artes, que, então, passou a se chamar Centro de Artes e Letras.

Ao longo desse período, outros cursos passaram a fazer parte do CAL, que hoje contempla várias habilitações em suas áreas, com ingresso tanto nas modalidades presencial quanto a distância, além de programas de pós-graduação e projetos de extensão abertos à comunidade acadêmica e ao público geral.

O centro conta com recursos materiais, humanos e espaço físico alocados em mais de seis prédios, contemplando laboratórios, anfiteatros, salas de exposição, miniauditórios, estúdios, salas de aula, ateliês, salas de ensaio e áreas de convivência, tudo permeado com muita liberdade de expressão e criatividade, alimentos essenciais para a alma dos artistas. Além disso, a comunidade do CAL confirma sua marca histórica de expansão e inserção na comunidade acadêmica e no contexto geral da sociedade e quer, cada vez mais, mostrar-se pronta para acompanhar as crescentes inovações que desafiam o pensamento e a técnica nestes dias.

1903
estudantes
140
docentes
45
TAEs
20208
produções