Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação - área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática - pela Universidade de São Paulo/USP. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro. Licenciada em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUI. Foi professora da Educação Básica na Rede Pública Estadual de Santa Catarina e da Universidade do Oeste de Santa Catarina/UNOESC. Atualmente é professora da Área de Educação Matemática, do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM; dos cursos de Licenciatura em Educação Especial, Matemática e Pedagogia. É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFSM e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física/PPGEMeEF/UFSM. Foi coordenadora do Núcleo UFSM do projeto "Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas da organização do ensino"- OBEDUC/CAPES. Foi Coordenadora Institucional PIBID/UFSM e Coordenadora de Área do subprojeto Interdisciplinar Educação Matemática do PIBID/UFSM. Coordenadora do Clube de Matemática (projeto FIEX-UFSM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat-UFSM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP). Membro da Anped. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Foi vice-coordenadora do GT 07 (Formação de Professores que Ensinam Matemática) da SBEM BRASIL (gestão 2015-2018) e fez parte da Diretoria da SBEM/RS (2018-2021).Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - Anped. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática na Educação Básica, desenvolvendo pesquisas sobre a formação de professores que ensinam matemática, Atividade Pedagógica e ensino e aprendizagem da matemática na Educação Básica.
Unidade:
Departamento:
Lattes:
Data da última alteração no lattes: 01/02/2024 12:02
Nome em citações:
LOPES, A. R. L. V.
Email:
Não informado
Palavras-chave:
- FORMACAO INICIAL
- ESTAGIO SUPERVISIONADO
- CABRI GEOMETRE
- VIVENCIAS E EXPERIENCIAS
- VIDEO DIDATICO
- VALORES MORAIS
- UNIVERSIDADE/ESCOLA
- UNIVERSIDADE E ESCOLA
- UFSM
- TRIGONOMETRIA
- TRABALHO DOCENTE
- TRABALHO DO PROFESSOR
- TRABALHO COLETIVO
- TRABALHO
- TPACK
- TOPOLOGIA
- TEORIA HISTORICO-CULTURAL
- TEORIA HISTORICO CULTURAL
- TEORIA E PRATICA
- TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
- TEORIA DE VAN HIELE
- TEORIA DA ATIVIDADE
- TEMPOS E ESPACOS
- TECNOLOGIAS DIGITAIS
- TAREFAS MATEMATICAS
- SUDOKU
- SOFTWARE LIVRE
- SND
- SITUACOES EMERGENTES
- SITUACAO DDESENCADEADORA DE AAPRENDIZAGEM
- SISTEMA ELKONIN-DAVIDOV
- SISTEMA DE NUMERACAO DECIMAL
- SISTEMA DE MEDIDAS
- SINTESE COLETIVA
- SINCRETICO-ANALITICO-SINTETICO
- SIGNIFICACAO DA ATIVIDADE DE ENSINO
- SIGNIFICACAO
- SENTIDO E SIGNIFICADO
- SEMINARIOS INTEGRADOS
- SABERES DOCENTES