Karen Andresa Teixeira Santorum

Possui graduação em Letras - Português Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (1997), Especialização em Língua Inglesa (2005) e Mestrado em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) (2017) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2019). Além disso, atuou também como pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em nível de Pós-Doutorado sob o número 159.405. Atualmente, é Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e membro dos seguintes Grupos de Pesquisa registrados no CNPq: Sistêmica, Ambientes, Linguagens (SAL) filiado à Linha de Pesquisa da UFSM Linguagem no Contexto Social; e Grupo de Pesquisa Sistêmico-Funcional (GPESF) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS Estudos da linguagem. Ademais, é membro da Associação de Linguística Sistêmico Funcional da América Latina (ALSFAL) e coordenadora do projeto de pesquisa Programa Ler para Aprender e sua dupla dimensão: recurso e insumo para o ensino da leitura e escrita de língua inglesa em contexto brasileiro, registrado na Plataforma Brasil: CAAE: 46444721.5.0000.5346 e no Portal de Projetos da UFSM sob o n 055919. Adicionalmente, foi Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Subprojeto de Língua Inglesa. Tonou-se mãe em dezembro de 2022. Tem experiência de atuação na área de Letras, com ênfase em formação de professores, linguística e Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa, ensino, compreensão leitora e tradução, metáfora gramatical, fonética e fonologia da língua inglesa, linguística sistêmico-funcional e Programa profissional de ensino de leitura e escrita Reading to Learn. Desenvolve pesquisas em Linguística Sistêmico-Funcional e acerca do Programa Profissional de Ensino de Leitura e Escrita Ler para Aprender.
Unidade:
Departamento:
Lattes:
Data da última alteração no lattes: 25/08/2024 12:08
Nome em citações:
SANTORUM, Karen
Email:
Não informado
Especialidades:
Palavras-chave:
- VALOR LINGUISTICO
- TRADUCAO, METAFORA GRAMATICAL, SIGNIFICADO
- TRADUCAO
- TEORIA DA ARGUMENTACAO NA LINGUA
- TECNOLOGIAS NA EDUCACAO
- SIMPOSIO
- SEMANTICS
- SEMANTICA
- READING TO LEARN PROGRAM
- PROGRAMA READING TO LEARN
- PROGR. LER PARA APRENDER
- POPULARIZACAO DA CIENCIA
- PESQUISA
- PEDAGOGIA DE GENERO
- PEDAGOGIA COM BASE EM GENEROS
- MULTILETRAMENTOS
- MATERIAL DIDATICO DIGITAL
- MATERIAL DIDATICO
- LSF
- LINGUISTICA SISTEMICO-FUNCIONAL
- LINGUISTICA
- LINGUAS ESTRANGEIRAS
- LINGUAS
- LINGUA INGLESA
- LINGUA
- LICENCIATURAS
- LER PARA APRENDER
- LEITURA
- LABORATORIO
- JOGOS DIGITAIS
- INTRODUCAO
- INICIACAO A DOCENCIA
- INGLES
- GENEROS MULTIMODAIS
- GAMIFICATION
- GAMES
- FORMACAO PROFISSIONAL
- FORMACAO DOCENTE
- FORMACAO DE PROFESSORES
- FORMACAO DE PROFESSOR
Coautores:
Não informado