Cristiane Muenchen

Produção Bibliográfica

    2024 (Total: 8)
  • ISSN A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS POR EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO: UMA POSSIBILIDADE PARA A EDUCAÇÃO CTS (Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias)
  • ISSN A presença dos pressupostos freireanos em cursos de Pedagogia a distância em instituições públicas do Estado do Rio Grande do Sul (QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO)
  • ISSN Abordagem Temática no contexto da BNCC: discussões a partir da produção de um material didático-pedagógico (CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA)
  • ISSN Avaliação Escolar e Abordagem Temática: diálogos a partir de uma experiência no Ensino de Física (REVISTA DE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA (ONLINE))
  • ISSN Desafios da abordagem freireana na formação inicial de pedagogas e pedagogos: atravessamentos educativos e sociais (REVISTA COCAR (ONLINE))
  • doi ISSN Formação de educadores de ciências da EJA: possibilidades e desafios da articulação Freire-CTS-Andragogia (Temas & Matizes (Impresso))
  • ISSN O papel da avaliação na Abordagem Temática: das características às implicações pedagógicas (REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS))
  • ISSN Transformação social, dialogicidade e inacabamento: um olhar à luz dos pressupostos freireanos nos projetos pedagógicos de cursos de Pedagogia (INTERFACES DA EDUCAÇÃO)
    2023 (Total: 4)
  • ISSN Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física (Revista Insignare Scientia - RIS)
  • ISSN Conhecimentos e práticas freireanasna formação inicial de pedagogos e pedagogas (REVISTA COCAR (ONLINE))
  • ISSN Um olhar gnosiológico para as contribuições e desafios do processo de apreensão de temas na perspectiva da abordagem temática (REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS)
  • ISSN UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES QUE ABORDAM OS PRINCÍPIOS DA ANDRAGOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (REVISTA PRÁTICA DOCENTE)
    2022 (Total: 4)
  • doi ISSN A construção do currículo de Física na perspectiva Freire-CTS em um contexto de pré-vestibular municipal (REVISTA DE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA)
  • ISSN A presença de obras freireanas nos cursos de Pedagogia do Rio Grande do Sul: um olhar exploratório (PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE))
  • ISSN O processo de construção do material didático ?(Há) Física na cidade? (CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA)
  • ISSN UM OLHAR PARA PRESSUPOSTOS FREIREANOS NAS DISSERTAÇÕES E TESES NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA (Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia)
    2021 (Total: 4)
  • doi ISSN -Como Ocorre a Construção e Disseminação do Conhecimento Curricular Freireano?- Algumas Sinalizações (REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS)
  • ISSN A ABORDAGEM TEMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS - UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA (VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE))
  • doi ISSN A epistemologia de Johannes Hessen e a gnosiologia de Paulo Freire (REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE))
  • doi ISSN AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM TEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE))
    2020 (Total: 16)
  • ISSN A Abordagem Temática Caracterizada por Pesquisadores da Área de Ensino de Ciências (REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS)
  • ISSN A interdisciplinaridade nas Licenciaturas em Educação do Campo nas Ciências da Natureza: possibilidades e desafios (ENSINO EM RE-VISTA)
  • ISSN A INSERÇÃO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: um olhar sobre o currículo (CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS)
  • doi ISSN A INTERDISCIPLINARIDADE NAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR PARA PRODUÇÕES ACADÊMICAS / THE INTERDISCIPLINARITY IN THE DEGREE IN FIELD EDUCATION - NATURAL SCIENCES: A LOOK AT ACADEMIC PRODUCTIONS (Dynamis)
  • doi ISSN Abordagem temática como objeto de pesquisa: o que vem sendo investigado? (Amazônia (UFPA))
  • doi ISSN ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR PARA AS DIFERENTES MODALIDADES NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA (REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS)
  • doi ISSN Análise da influência de Paulo Freire sobre as produções acadêmicas de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (2009-2018) (Research, Society and Development)
  • ISSN Concepções da sociedade acerca dos agrotóxicos: um olhar para a participação social (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • ISSN Elaboração e implementação de currículos críticos/transformadores: um olhar para um processo formativo no âmbito do PIBID (REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA)
  • ISSN LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR PARA SUAS ESPECIFICIDADES (EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE))
  • ISSN O Estudo da Realidade e os Temas Geradores no Ensino de Ciências: reflexões sobre um processo vivenciado no contexto do PIBID (ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM REVISTA)
  • doi ISSN PAULO FREIRE NA ATUALIDADE: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE DA UFSM (VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM))
  • doi ISSN Situação de estudo e abordagem temática: análises sobre as escolhas dos temas (ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS)
  • doi ISSN SITUAÇÃO DE ESTUDO E ABORDAGEM TEMÁTICA: RELAÇÕES, DISCUSSÕES E SINALIZAÇÕES (CONTEXTO & EDUCAÇÃO)
  • ISSN Três momentos pedagógicos como possibilidade na estruturação de projetos pedagógicos interdisciplinares de educação em saúde (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • ISSN TRILHANDO CAMINHOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DE UM TEMA GERADOR (EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS))
    2019 (Total: 2)
  • doi ISSN DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM INTERVENÇÕES CURRICULARES NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA (Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências)
  • doi ISSN Possibilidades e desafios para a formação permanente de educadores dos anos iniciais: uma revisão de literatura (Revista ACTIO: Docência em Ciências)
    2018 (Total: 9)
  • ISSN A abordagem temática e a educação do campo (EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE))
  • doi ISSN A abordagem temática na educação em ciências: a caracterização de um estilo de pensamento (ALEXANDRIA (UFSC))
  • ISSN A crescente presença da epistemologia de Ludwik Fleck na pesquisa em Educação em Ciências no Brasil (REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA)
  • doi ISSN FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIA DA NATUREZA A PARTIR DA ABORDAGEM TEMÁTICA E DA EPISTEMOLOGIA DO SUL (DYNAMIS (FURB. ONLINE))
  • ISSN O PIBID COMO POLÍTICA PÚBLICA ARTICULADORA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE CURRÍCULOS CRÍTICOS (IMAGENS DA EDUCAÇÃO)
  • ISSN O trabalho coletivo e interdisciplinar em uma reorientação curricular na perspectiva da Abordagem Temática Freireana (REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS)
  • ISSN Os Três Momentos Pedagógicos como Estruturantes de Curriculos: o Estudo da Realidade e os Temas Geradores na Educação em Ciências (Reflexão e Ação (versão eletrônica))
  • ISSN Os Três Momentos Pedagógicos como Estruturantes de Currículos: Algumas Potencialidades (ALEXANDRIA (UFSC))
  • ISSN Os Três Momentos Pedagógicos e a Abordagem Temática na Educação em Ciências: um olhar para as diferentes perspectivas (ENSINO & PESQUISA)
    2017 (Total: 4)
  • doi ISSN ABORDAGENS TEMÁTICAS FREIREANA E DE REPERCUSSÕES EDUCACIONAIS DO MOVIMENTO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS): PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO CURRICULARES POTENCIALMENTE PROMISSORAS (ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM REVISTA)
  • ISSN Diálogo: Uma Estratégia de Aproximação à Realidade de Vida dos Estudantes (VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM))
  • ISSN O ANTIDIÁLOGO ENTRE A FORMAÇÃO TECNOCIENTÍFICA E A HUMANÍSTICA NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA (REVISTA ELETRÔNICA DEBATES EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA)
  • ISSN Os avanços construídos num processo formativo de professores balizados pela abordagem temática (EDUCAÇÃO ON-LINE (PUCRJ))
    2016 (Total: 7)
  • ISSN Avanços alcançados por professores na implementação da abordagem temática em uma escola pública estadual do interior do RS (EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE))
  • ISSN CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DE UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA (Vivências (URI. Erechim))
  • ISSN O despertar para uma cultura de participação no trabalho com um tema gerador (Alexandria (UFSC))
  • ISSN O TEMA INFRAESTRUTURA A PARTIR DO ESTUDO DA REALIDADE (CONTEXTO & EDUCAÇÃO)
  • ISSN Os Três Momentos Pedagógicos em Consonância com a Abordagem Temática ou Conceitual: Uma reflexão a partir das pesquisas com olhar para o Ensino de Ciências da Natureza (Ciência e Natura)
  • ISSN POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM INTERVENÇÕES CURRICULARES NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA (ATF) ARTICULADA AO ENFOQUE CIÊNCIA TECNOLOGIA SOCIEDADE (CTS) (Boletim da AIA-CTS)
  • doi ISSN The growing presence of Ludwik Fleck?s epistemology in science education research in Brazil (Transversal: International Journal for the Historiography of Science)
    2015 (Total: 4)
  • ISSN A escolha dos temas em práticas educativas baseadas na abordagem temática (Vivências (URI. Erechim))
  • doi ISSN COMPREENSÕES DE PESQUISADORES DA ÁREA DE ENSINO DE FÍSICA SOBRE A TEMÁTICA AMBIENTAL E AS SUAS ARTICULAÇÕES COM O PROCESSO EDUCATIVO (Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online))
  • ISSN Ensino de Ciências na Pedagogia: situações-limite e atos-limite na visão de formadoras da área (Revista Acta Scientiae)
  • ISSN Os três momentos pedagógicos como organizadores de um processo formativo: algumas reflexões (Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências)
    2014 (Total: 2)
  • ISSN A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA E PERMANENTE DE PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CURRÍCULO (Vivências (URI. Erechim))
  • ISSN OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS E O CONTEXTO DE PRODUÇÃO DO LIVRO FÍSICA (Ciência & Educação)
    2013 (Total: 4)
  • ISSN A RECEPÇÃO DA EPISTEMOLOGIA DE FLECK PELA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO BRASIL (Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online))
  • ISSN Concepções sobre Problematização na Educação em Ciências (Enseñanza de las Ciencias)
  • ISSN Uma análise dos trabalhos presentes nos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF): problematizações ou perguntas? (Enseñanza de las Ciencias)
  • ISSN Uma intervenção curricular baseada na abordagem temática: o caso do cultivo do arroz (Enseñanza de las Ciencias)
    2012 (Total: 1)
  • ISSN A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS (ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE))
    2011 (Total: 1)
  • ISSN Os Três Momentos Pedagógicos na edição de livros para professores (Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista)
    2010 (Total: 1)
  • ISSN Práticas de ensino de ciências na região de Santa Maria/RS: algumas características (Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia)
    2009 (Total: 1)
  • ISSN Biocombustíveis e o ensino de Ciências: compreensões de professores que fazem pesquisa na escola (REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias)
    2008 (Total: 1)
  • ISSN Resignificação curricular: contribuições da Investigação Temática e da Análise Textual Discursiva (Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências)
    2007 (Total: 2)
  • ISSN Abordagem temática: desafios na educação de jovens e adultos (REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS)
  • ISSN CONFIGURAÇÕES CURRICULARES MEDIANTE O ENFOQUE CTS: DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (Ciência e Educação (UNESP))
    2006 (Total: 1)
  • ISSN PERCURSOS INICIAIS DE UM COLETIVO DE PESQUISA: NAS ?PEGADAS? DAS ARTICULAÇÕES ENTRE A PERSPECTIVA FREIREANA E O ENSINO DE CIÊNCIAS (Revista Encontros de Investigação na Escola)
    2005 (Total: 1)
  • ISSN Transporte Particular x Coletivo: Intervenção Curricular pautada por Interações entre Ciência - Tecnologia - Sociedade (Enseñanza de las Ciencias)
    2024 (Total: 2)
  • NECESSIDADES FORMATIVAS EM PROCESSOS FORMATIVOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA (Perspectivas curriculares e de formação de professores em ciências)
  • Ressignificando o currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio da articulação FREIRE-CTS em um processo de formação permanente (ENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
    2023 (Total: 2)
  • COMPREENSÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO TECNOLÓGICO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTS (O ensino de física no âmbito educacional brasileiro[recurso eletrônico]: perspectivas, reflexões e abordagens)
  • Dez anos do GEPECiD: um convite para a continuidade de um esperançar coletivo (Possibilidades para esperançar: uma década de construção coletiva)
    2021 (Total: 2)
  • doi A PROBLEMATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE A PARTIR DE UM OLHAR PARA O PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA (Tecnologias Emergentes no campo educacional: Educação e Tecnologia no cenário contemporâneo)
  • PEDAGOGIA DA PRÁXIS: O PRÉ- UNIVERSITÁRIO POPULAR ALTERNATIVA POTENCIALIZA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM FÍSICA? (Formação de professores no Ensino de Ciências)
    2020 (Total: 1)
  • Possibilidades avaliativas na abordagem temática (Educação escolar acontecimentos e experiências que produzem um lugar possível)
    2019 (Total: 1)
  • Os Três Momentos Pedagógicos na Formação Inicial de Professores: o Trabalho com Temas Geradores (Educação Científica Freireana na Escola)
    2017 (Total: 1)
  • A perspectiva CTS e o Currículo Integrado: algumas aproximações (Educação Profissional em destaque: filosofia em diálogo com outros saberes)
    2023 (Total: 1)
  • Possibilidades para esperançar: uma década de construção coletiva
    2022 (Total: 1)
  • Os Três Momentos Pedagógicos e a Dinâmica Cultural no Estágio de Docência: Apropriações de Licenciandos em Física (Os três momentos pedagógicos e a dinâmica cultural no estágio de docência: apropriações de licenciandos em Física)
    2024 (Total: 6)
  • A EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK NA ÁREA DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA: UM OLHAR PARA OS EPEFs (XX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
  • Educação CTS: problematizando a Base Nacional Comum Curricular (o IX Seminário Ibero-Americano CTS | XIII Seminário CTS)
  • HÁ ARTICULAÇÃO ENTRE BNCC E ABORDAGEM TEMÁTICA?: ANÁLISE DE TRABALHOS PUBLICADOS NOS EPEFs (XX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
  • O DESVELAMENTO DE UM PROBLEMA NATURALIZADO: UM OLHAR PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE FÍSICA (XX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
  • O ROLE-PLAYING GAME COMO RECURSO PARA A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRÁTICA (XX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
  • O ROLE-PLAYING GAME NO CONTEXTO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO (XX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
    2023 (Total: 5)
  • Compreensões de educandos, na perspectiva da Educação CTS, sobre o tema ?Construção civil e mudanças climáticas? (XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC))
  • Compreensões de licenciandos e licenciandas em Física sobre Livros Didáticos (XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC))
  • DISCUTINDO POSSIBILIDADES PARA UM PROBLEMA NATURALIZADO: O ROLE-PLAYING GAME NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física)
  • EDUCAÇÃO CTS EM TRABALHOS DO SNEF: LIMITAÇÕES DO NOVO ENSINO MÉDIO (XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física)
  • OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRUTURANTES DE MATERIAIS DIDÁTICOS (XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF)
    2022 (Total: 7)
  • ?LIXO NA REGIÃO OESTE DE SANTA MARIA: QUAIS PROBLEMAS E POSSIBILIDADES??: DA OBTENÇÃO À CONSTRUÇÃO CURRICULAR (III Ciência em Ação)
  • APROXIMAÇÕES DA BNCC COM A EDUCAÇÃO CTS: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE (XIX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
  • ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO POPULAR E ENSINO DE FÍSICA: UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES DOS SNEFs (XIX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
  • Avaliação da aprendizagem escolar na Abordagem Temática: um olhar à luz da epistemologia fleckiana (I Encontro Institucional do PPGEci)
  • AVALIAÇÃO ESCOLAR EM SINTONIA COM A ABORDAGEM TEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA (III Ciência em Ação)
  • Caracterização das produções freireanas no contexto da pedagogia- o que os estudos sinalizam? (III Ciência em Ação)
  • DIÁLOGO NOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR PARA AS TRILHAS DE APERFEIÇOAMENTO (VI SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA - SIP)
    2021 (Total: 5)
  • A Abordagem Temática como organizadora de um novo material didático: uma análise das percepções de educadores de física (XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XIII ENPEC)
  • A ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS ABERTOS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO POPULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (VII Escola de Inverno de Ed. Matemática e I Escola de Inverno de Ensino de Física)
  • ABORDAGEM TEMÁTICA: UM RELATO DAS AULAS DE FÍSICA EM UM CONTEXTO DE PRÉ-VESTIBULAR MUNICIPAL (XVII Encontro sobre Investigação na Escola)
  • Limitações da avaliação escolar na Abordagem Temática: um estudo em dissertações e teses (XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XIII ENPEC)
  • MOBILIDADE URBANA DE SANTA MARIA E O ENSINO DE FÍSICA: UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO (VII Escola de Inverno de Ed. Matemática e I Escola de Inverno de Ensino de Física)
    2019 (Total: 5)
  • A ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO XXII SNEF (XXI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
  • Abordagem Temática Freireana nas práticas de sala de aula: um olhar em eventos da área de Ciências da Natureza (XII Enpec)
  • Concepções sobre CTS de docentes das Ciências da Natureza de uma Instituição Federal com Ensino Médio Integrado (XII Enpec)
  • Formação Docente a partir de uma adaptação dos Três Momentos Pedagógicos: Experiência em uma escola de Santa Maria/RS (XII Enpec)
  • O TEMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (XXI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
    2018 (Total: 2)
  • Articulação Freire-CTS no contexto do Pré-Universitário Popular Alternativa: um olhar sobre a prática pedagógica na disciplina de Física (XVIII Congresso Internacional de Educação Popular)
  • Paulo Freire e as produções no ensino de ciências a partir das atas dos ENPECs: uma análise cienciométrica (II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global)
    2017 (Total: 7)
  • A PERSPECTIVA FREIREANA NAS PRÁTICAS DOCENTES DE EDUCADORES/PESQUISADORES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
  • A Abordagem Temática e o Campo das Políticas Públicas: o que pensam os pesquisadores? (XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
  • A Abordagem Temática nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física: buscando aproximações com a educação do campo (XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física)
  • A DEFINIÇÃO DO TEMA NO ENFOQUE CTS: UMA VISÃO A PARTIR DE TRABALHOS DO X ENPEC (XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
  • A EPISTEMOLOGIA DE FLECK COMO REFERÊNCIA PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO BRASIL (XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
  • Abordagem Temática: um olhar sobre os pesquisadores dessa perspectiva curricular (In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física)
  • AS CONCEPÇÕES SOBRE TEMA GERADOR DE BOLSISTAS E SUPERVISORES DO PIBID (XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
    2016 (Total: 3)
  • CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERCURSOS DE UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS (XVIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
  • Os 3MP na Formação Inicial de Professores de Física: O Estudo da Realidade e a busca de Temas Geradores (X SEMINÁRIO NACIONAL: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE - DEMOCRACIA, SUJEITOS COLETIVOS E PEDAGOGIA DA ESPERANÇA)
  • PROBLEMATIZAÇÃO, DIÁLOGO E REFLEXÃO EM UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM UM CURSO DE ENSINO SUPERIOR (XIV Encontro sobre Investigação na Escola)
    2015 (Total: 8)
  • A problematização das relações entre educação, desenvolvimento e sustentabilidade a partir de um olhar para o projeto pedagógico de um curso superior de tecnologia (X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
  • Abordagem temática freireana e a dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma reflexão sobre os trabalhos dos Enpecs (X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
  • Em busca de um tema gerador a partir do estudo da realidade: ' Arroio Cadena: O Cartão Postal de Santa Maria?' (X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
  • GEPECID: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS FREIREANAS VIVENCIADAS (XVII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE)
  • O Primeiro Momento Pedagógico e a perspectiva dialógica: uma reflexão apartir dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
  • Práticas Educativas Baseadas na Abordagem Temática: uma Análise dos Trabalhos no XIII e XX SNEFs (XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXI SNEF))
  • Reflexões sobre o processo vivenciado por um licenciando em física durante seus estágios: dos limites às possibilidades (XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXI SNEF))
  • Um estudo das práticas educativas baseadas na abordagem temática nas atas dos Snefs (X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
    2014 (Total: 10)
  • A Abordagem Temática em Sala de Aula: Uma análise dos Trabalhos Apresentados no I, XIII e IX Enpecs (XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física ? EPEF)
  • A DISSEMINAÇÃO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (3MP): UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPECs) (Seminário Internacional de Educação em Ciências)
  • A perspectiva CTS na visão dos docentes do curso técnico em meio ambiente do Colégio Politécnico da Ufsm (3° Seminário Internacional de Educação em Ciências)
  • CTS no contexto escolar: um olhar inicial sobre o XI Enpec (3° Seminário Internacional de Educação em Ciências)
  • CTSA e CTS nos Enpecs: um olhar inicial sobre a origem, escolha e justificativa (3° Seminário Internacional de Educação em Ciências)
  • O Plano Nacional do Livro Didático e o Enfoque CTS: um olhar inicial (3° Seminário Internacional de Educação em Ciências)
  • O tema gerador 'Infraestrutura' e sua relação com o Pensamento Latino Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS) (3° Seminário Internacional de Educação em Ciências)
  • Os Três Momentos Pedagógicos (3MP) na busca de um tema gerador (XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física ? EPEF)
  • Os Três Momentos Pedagógicos (3MP) nos artigos presentes nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física (SNEFs) (XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física ? EPEF)
  • UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS BASEADAS NA ABORDAGEM TEMÁTICA NAS ATAS DOS ENPECs (3° Seminário Internacional de Educação em Ciências)
    2013 (Total: 8)
  • ?ARMAS: SEGURANÇA OU INSEGURANÇA??: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE FÍSICA (XX Simpósio Nacional de Ensino de Física)
  • Alguns resultados da implementação do tema ?Sol, Luz e Vida? durante o estágio supervisionado de Ensino de Física (V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade)
  • Articulação Freire-CTS na Educação Tecnológica: um primeiro olhar sobre o Projeto Pedagógico de um curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade)
  • O desenvolvimento de Abordagens Temáticas nas salas de aula: Um Estudo Preliminar (IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC))
  • O RELATO E AS REFLEXÕES DE UM ESTAGIÁRIO DE FÍSICA (V Encontro Estadual de Ensino de Física - RS)
  • Os três momentos pedagógicos (3MP) nos trabalhos apresentados nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física (SNEFs): um primeiro olhar (IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC))
  • OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS TRABALHOS APRESENTADOS NOS ENCONTROS DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA (EPEF) (XX Simpósio Nacional de Ensino de Física)
  • UM OLHAR SOBRE O MOVIMENTO DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A POSIÇÃO DOS DOCENTES EM RELAÇÃO AO PROJETO (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: a educação do (a) trabalhador (a))
    2012 (Total: 6)
  • A Concepção Freireana e os Três Momentos Pedagógicos: Alguns Resultados dos Trabalhos Apresentados nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ensino de Física (VI SEMINÁRIO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE)
  • Atividades Acadêmico-Científico-Culturais: o desafio de implementá-las em um curso de Física a distância (IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância)
  • O Cultivo do Arroz: Implementação e Alguns Resultados no Ensino de Física (II Seminário Internacional de Educação em Ciências)
  • Os Três Momentos Pedagógicos nos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF): um estudo exploratório (II Seminário Internacional de Educação em Ciências)
  • PROPOSTA DE TRABALHO COM PROBLEMAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS NAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE FÍSICA (2º Simpósio de Ensino de Física e de Matemática: Relação entre Saberes e Fazeres)
  • Seminário Integrado a partir da abordagem temática: reflexões sobre uma proposta em andamento (VI SEMINÁRIO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE)
    2011 (Total: 5)
  • A CONTRIBUIÇÃO EPISTEMOLÓGICA DE LUDWIK FLECK NA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
  • A Temática Ambiental e o Ensino de Física: algumas considerações sobre os trabalhos apresentados nos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) (VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
  • FORMADORES EM FORMAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância)
  • Os Três Momentos Pedagógicos e o contexto de produção do livro Física (XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física)
  • Problemas e Exercícios no Ensino de Física: o que pensam os professores (XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física)
    2010 (Total: 1)
  • OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: UM OLHAR HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICO (XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
    2009 (Total: 2)
  • PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA REGIÃO DE SANTA MARIA/RS: ALGUMAS CARACTERÍSTICAS (VII Enpec (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências))
  • RESGATE HISTÓRICO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: DAS ORIGENS AOS DIAS ATUAIS (XI Fórum de Leituras Paulo Freire)
    2008 (Total: 5)
  • A INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA NO CONTEXTO DE UM PROCESSO FORMATIVO: EM BUSCA DE UMA RECONFIGURAÇÃO CURRICULAR (X Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
  • Apreensão e apropriação do conhecimento: um diálogo com planejamentos de professores (VIII Encontro sobre Investigação na escola)
  • Grupo de Estudos Temáticos em Ciência-Tecnologia-Sociedade: caminhada junto à EJA (V Encuentro Iberoamericano de Colectivos Escolares y Redes de Maestros que hacen Investigación e Innovación desde su Escuela y Comunidad)
  • Parceria Universidade-Escola: a trajetória do Grupo de estudos Freireanos em Ensino de Ciências da UFSC (III Encontro Regional de Biologia)
  • RESIGNIFICAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FREIRIANA E DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
    2007 (Total: 7)
  • A construção coletiva da prática pedagógica na EJA: um dos desafios na perspectiva de mudança curricular (9° Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
  • A perspectiva freireana na formação de professores: uma possibilidade para a transformação do currículo hegemônico (9° Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
  • ARTICULAÇÃO ENTRE PRESSUPOSTOS DO EDUCADOR PAULO FREIRE E DO MOVIMENTO CTS: ENFRENTANDO DESAFIOS NO CONTEXTO DA EJA (VI ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências))
  • Biocombustíveis e o ensino de Ciências: compreensões docentes (VII Encontro sobre Investigação na Escola)
  • BIOCOMBUSTÍVEIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPREENSÕES DE PROFESSORES QUE FAZEM PESQUISA NA ESCOLA (VI ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências))
  • Grupo de Estudos Temáticos em Ciência-Tecnologia-Sociedade: caminhada junto à EJA (VII Encontro sobre Investigação na Escola)
  • Um processo formativo na perspectiva freiriana: aprendizagens na formação dos formadores (VII Encontro sobre Investigação na Escola)
    2006 (Total: 2)
  • Configurações Curriculares mediante o Enfoque CTS: Desafios a serem enfrentados na EJA (VI Anped Sul (Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul))
  • Percursos iniciais de um coletivo de pesquisa: nas "pegadas" das articulações entre a perspectiva freireana e o Ensino de Ciências (VI Encontro Sobre Investigação na Escola)
    2005 (Total: 2)
  • Enfoque CTS: Configurações Curriculares Sensíveis a Temas Contemporâneos (V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
  • Intervenções Curriculares pautadas pela Abordagem Temática: Busca de Interações entre Ciência - Tecnologia e Sociedade (IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem Investigação na sua Escola)
    2004 (Total: 1)
  • Intervenções Curriculares pautadas pela Abordagem Temática: Busca de Interações entre Ciência - Tecnologia - Sociedade (V Encontro sobre Investigação na Escola)
    2003 (Total: 1)
  • Limites e Possibilidades da Abordagem Temática no Ensino de Física (IV Encontro sobre Investigação na Escola)
    2022 (Total: 2)
  • ABORDAGEM TEMÁTICA COMO UM CAMINHO PARA A PRÁTICA EDUCATIVA ALINHADA À BNCC: UM OLHAR PARA UM PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM (37a Jornada Acadêmica Integrada)
  • ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA ALINHADO À BNCC E AO RCG NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (37a Jornada Acadêmica Integrada)
    2020 (Total: 2)
  • A RELEVÂNCIA DE UM PLANO DE ORGANIZAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE MATERIAL DIDÁTICO (35a Jornada Acadêmica Integrada)
  • PANDEMIA: O OLHAR DA FÍSICA PARA O DISTANCIAMENTO SOCIAL (35a Jornada Acadêmica Integrada)
    2018 (Total: 2)
  • Elaboração e implementação de um problema aberto na perspectiva CTS no contexto do PUPA (33 ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • Políticas do Livro Didático: necessidade de problematizações na formação inicial (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
    2016 (Total: 1)
  • Sobre a necessidade de investigações acerca das (possíveis) relações entre a Abordagem Temática e as Políticas Públicas (IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
    2012 (Total: 1)
  • A temática ambiental e o processo educativo: algumas considerações sobre os trabalhos apresentados nos encontros de pesquisa em ensino de Física. (II Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica)
    2010 (Total: 1)
  • Os três momentos pedagógicos na edição de livros para professores. (I CIECITEC ? I Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica)
    2008 (Total: 1)
  • Interação entre Universidade, Escola e Comunidades do Maciço do Morro da Cruz (7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC)
    2006 (Total: 5)
  • A perspectiva Freireana no ensino de Ciências: uma parceria entre universidade e escola (2ª Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia)
  • Biocombustíveis: compreensões de professores de Ciências Naturais que fazem pesquisa na escola (26º EDEQ (Encontro de Debates sobre o Ensino de Química))
  • Configurações Curriculares mediante o Enfoque CTS: Desafios a serem enfrentados na EJA (XX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Enfoque CTS: Configurações Curriculares Sensíveis à Temas Contemporâneos (XX Jornada Acadêmica Integrada)
  • O Desenvolvimento de Temáticas no Ensino de Ciências: Contribuições do Enfoque CTS (XX Jornada Acadêmica Integrada)
    2005 (Total: 2)
  • Configurações Curriculares pautadas pelo Enfoque CTS: Buscando uma Cultura de Participação (VI Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular - Educar para a Solidariedade, a Justiça e a Paz)
  • O Desenvolvimento de Temáticas no Ensino de Ciências: Contribuições do Enfoque CTS (25º Edeq - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química)
    2004 (Total: 4)
  • Abordagem Temática: Buscando Interações entre Ciência - Tecnologia - Sociedade no Ensino de Ciências/Física (PROLICEN - 2004 - Programa de Licenciaturas)
  • Intervenções Curriculares pautadas pela Abordagem Temática: A Questão Energética na Sociedade Contemporânea (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Intervenções Curriculares pautadas pela Abordagem Temática: Busca de Interações entre Ciência - Tecnologia - Sociedade (V Congresso Internacional de Educação Popular e XVI Seminário Internacional de Educação Popular - Educar e Cuidar: Desafios e Práticas)
  • Reconfiguração Curricular mediante o Enfoque Temático: Interações entre Ciência - Tecnologia - Sociedade (IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EPEF)
    2003 (Total: 1)
  • Limites e Possibilidades da Abordagem Temática no Ensino de Física (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
    2000 (Total: 1)
  • Princípios da Conservação na Análise do Movimento (Programa de Licenciaturas - 2000 - PROLICEN)
    2023 (Total: 3)
  • A PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS SUAS UNIDADES TEMÁTICAS (IX Encontro Estadual de Ensino de Física - RS)
  • O PAPEL DAS REDES TEMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA (II Escola de Inverno de Ensino de Física ?Ensino de Física: desafios no contexto pós-pandêmico?)
  • REFLEXÕES DE INTEGRANTES DO GEPECiD SOBRE A PRÁTICA NO PIBID ALICERÇADA NOS PRESSUPOSTOS FREIREANOS (IX Encontro Estadual de Ensino de Física - RS)
    2022 (Total: 1)
  • As Necessidades Formativas e o Currículo Escolar: Como se entrelaçam no contexto de processos formativos? (I ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DO PPgECi)
    2021 (Total: 1)
  • Repensando o Ensino de Física a partir da construção de um material didático baseado na Abordagem Temática e Educação Popular (XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF 2021)
    2019 (Total: 1)
  • Práticas Freireanas no Ensino de Ciências: o olhar de uma educadora no contexto da pós-graduação (XXI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
    2018 (Total: 1)
  • Abordagem Temática e o contexto do Pré-Universitário Popular Alternativa: um relato de experiência (2º Compartilhando Saberes)
    2015 (Total: 1)
  • ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA: REFLEXÕES NO ESTÁGIO EM FÍSICA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO TEMA GERADOR: ?ARROIO CADENA: O CARTÃO POSTAL DE SANTA MARIA?? (30ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2014 (Total: 4)
  • Abordagem Temática em Sala de Aula: Uma Análise Quantitativa (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Contribuições da perspectiva CTS para a construção de um currículo integrado (3º Seminário Internacional de Educação em Ciências)
  • Grupo de Pesquisa e Discussão: Espaço de Formação Docente (XIV Congresso Internacional de Educação Popular)
  • Um olhar sobre os Três Momentos Pedagógicos (3MP) na Pesquisa em Ensino em Ciências (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2013 (Total: 2)
  • Abordagens temáticas em salas de aula nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs) (28ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Os Três Momentos Pedagógicos: tendências e perspectivas na área de pesquisa em Ensino de Física (28ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2012 (Total: 2)
  • Seminário Integrado a partir da Abordagem Temática: Reflexões sobre uma proposta em andamento (II Seminário Internacional de Educação em Ciências)
  • Uma proposta de abordagem temática: o cultivo do arroz (Jornada Acadêmica Integrada)

Produção Técnica

    2023 (Total: 4)
  • ?Por onde passa tem lixo?: Protagonismo e implicações em minha comunidade
  • O transporte como possibilitador de acesso à Educação
  • PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O 1o ANO DO ENSINO MÉDIO - INSTITUTO ESTADUAL PADRE CAETANO
  • PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O 2o ANO DO ENSINO MÉDIO - INSTITUTO ESTADUAL PADRE CAETANO PIBID UFSM - SUBPROJETO FÍSICA
    2022 (Total: 1)
  • A terra de Sepé [recurso eletrônico] : um olhar crítico para os seus problemas
    2010 (Total: 1)
  • Vídeos para a disciplina FIS 031 - Atividades Técnico-Científico-Culturais I
    2007 (Total: 1)
  • Tópicos de Física Moderna
    2014 (Total: 1)
  • Ciência e Natura - seção Ensino
    2007 (Total: 1)
  • VI ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
    2023 (Total: 1)
  • II Escola de Inverno de Ensino de Física
    2010 (Total: 1)
  • I Encontro de Formadores do Curso de Licenciatura em Física a distância da Unifei
    2007 (Total: 1)
  • Curso: Interação entre Universidade, Escola e Comunidades do Maciço do Morro da Cruz (Protocolo nº 2007.0791 ? PRCE/UFSC).
    2005 (Total: 1)
  • Curso: Configurações Curriculares pautadas pela Abordagem de Temáticas Contemporâneas vinculadas a Ciência-Tecnologia-Sociedade
    2017 (Total: 1)
  • Estruturação dos currículos escolares a partir da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos
    2015 (Total: 1)
  • Estruturação dos Currículos Escolares a partir da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos
    2014 (Total: 2)
  • A Abordagem Temática na Formação de Professores da Educação Básica
  • Formação de professores na perspectiva da Abordagem Temática e dos Três Momentos Pedagógicos (3MP)
    2012 (Total: 1)
  • ESEF - Estágio Supervisionado em Ensino de Física
    2011 (Total: 1)
  • O processo de construção da interdisciplinaridade em aulas de Ciências-Química via Abordagem Temática Freireana
    2007 (Total: 1)
  • Interação entre Universidade, Escola e Comunidades do Maciço do Morro da Cruz
    2006 (Total: 1)
  • Paulo Freire e a Educação em Ciências
    2005 (Total: 1)
  • Configurações Curriculares pautadas pela Abordagem de Temáticas Contemporâneas vinculadas a Ciência - Tecnologia - Sociedade
    2003 (Total: 1)
  • Metodologia e o Fazer Pedagógico, com o trabalho sobre Conservação e Degradação da Energia na Sociedade Contemporânea
    2012 (Total: 2)
  • A temática ambiental e o processo educativo: algumas considerações sobre os trabalhos apresentados nos encontros de pesquisa em ensino de Física.
  • Seminário Integrado a partir da Abordagem Temática: Reflexões sobre uma proposta em andamento
    2011 (Total: 2)
  • A CONTRIBUIÇÃO EPISTEMOLÓGICA DE LUDWIK FLECK NA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
  • A Temática Ambiental e o Ensino de Física: algumas considerações sobre os trabalhos apresentados nos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF)
    2010 (Total: 2)
  • Os três momentos pedagógicos na edição de livros para professores.
  • OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: UM OLHAR HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICO
    2009 (Total: 2)
  • PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA REGIÃO DE SANTA MARIA/RS: ALGUMAS CARACTERÍSTICAS
  • RESGATE HISTÓRICO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: DAS ORIGENS AOS DIAS ATUAIS
    2008 (Total: 3)
  • Apreensão e apropriação do conhecimento: um diálogo com planejamentos de professores
  • GRUPO DE ESTUDOS TEMÁTICOS EM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE: CAMINHADA JUNTO À EJA
  • RESIGNIFICAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FREIRIANA E DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA
    2007 (Total: 3)
  • A construção coletiva da prática pedagógica na EJA: um dos desafios na perspectiva de mudança curricular
  • A perspectiva freireana na formação de professores: uma possibilidade para a transformação do currículo hegemônico
  • Biocombustíveis e o ensino de Ciências: compreensões docentes
    2006 (Total: 2)
  • A Perspectiva Freireana no Ensino de Ciências: uma Parceria entre Universidade e Escola
  • Configurações Curriculares mediante o Enfoque CTS: Desafios a serem enfrentados na EJA
    2005 (Total: 4)
  • Configurações Curriculares mediante o Enfoque CTS: Desafios a serem enfrentados na EJA
  • Configurações Curriculares pautadas pelo Enfoque CTS: Buscando uma Cultura de Participação
  • Enfoque CTS: Configurações Curriculares Sensíveis a Temas Contemporâneos
  • Intervenções Curriculares pautadas pela Abordagem Temática: Busca de Interações entre Ciências - Tecnologia - Sociedade
    2004 (Total: 2)
  • Intervenções Curriculares pautadas pela Abordagem Temática: Busca de Interações entre Ciência - Tecnologia - Sociedade
  • Intervenções Curriculares pautadas pela Abordagem Temática: Busca de Interações entre Ciência - Tecnologia e Sociedade
    2003 (Total: 1)
  • Limites e Possibilidades da Abordagem Temática no Ensino de Física
    2000 (Total: 1)
  • Princípio da Conservação na Análise do Movimento
    2024 (Total: 3)
  • Abordagem Temática: um olhar histórico e de práticas nas perspectivas de Paulo Freire e da Educação CTS
  • BNCC e Novo Ensino Médio: implicações e possibilidades a partir da Abordagem Temática
  • GEPECiD: mais de uma década de construção coletiva de práticas emancipatórias
    2023 (Total: 2)
  • EDUCAÇÃO CTS: QUE CONHECIMENTO, PARA QUAL SOCIEDADE?
  • GEPECiD: mais de uma década de construção coletiva
    2022 (Total: 2)
  • A Dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos: um olhar histórico e de práticas no Ensino de Ciências
  • Um olhar histórico e de práticas dos momentos pedagógicos no Ensino de Ciências/Física
    2021 (Total: 3)
  • ?Os Três Momentos Pedagógicos (3MP) e a estruturação curricular: um olhar histórico/epistemológico e de práticas?
  • Os Três Momentos Pedagógicos e a Estruturação Curricular
  • OsTrês Momentos Pedagógicos e o Ensino de Física
    2014 (Total: 1)
  • Formação Inicial e Continuada de Professores de Física
    2013 (Total: 2)
  • A disseminação dos Três Momentos Pedagógicos na Educação em Ciências
  • As contribuições da abordagem temática para a Educação em Ciências
    2023 (Total: 1)
  • EDUCAÇÃO CTS E O NOVO ENSINO MÉDIO: QUE CONHECIMENTO, PARA QUAL SOCIEDADE?Um olhar para produções acadêmicas e práticas
    2013 (Total: 3)
  • Concepções sobre Problematização na Educação em Ciências
  • Uma análise dos trabalhos presentes nos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF): problematizações ou perguntas?
  • Uma intervenção curricular baseada na abordagem temática: o caso do cultivo do arroz
    2011 (Total: 1)
  • FORMADORES EM FORMAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
    2007 (Total: 1)
  • ARTICULAÇÃO ENTRE PRESSUPOSTOS DO EDUCADOR PAULO FREIRE E DO MOVIMENTO CTS: ENFRENTANDO DESAFIOS NO CONTEXTO DA EJA
    2024 (Total: 1)
  • GEPECiD: mais de uma década de construção coletiva
    2023 (Total: 1)
  • GEPECiD: uma década de construção coletiva
    2022 (Total: 1)
  • Abordagem Temática no Ensino de Física: possibilidades de estruturação curricular
    2021 (Total: 5)
  • ?Três Momentos Pedagógicos: um olhar histórico e de práticas na Educação em Ciências?
  • Caminhos para o ensino de Física em uma perspectiva freireana
  • MESA REDONDA: RELEITURAS DE PAULO FREIRE E O ENSINO DE FÍSICA
  • Roda de conversa: Como é ser mulher na Física?
  • Três MomentosPedagógicos: um olhar histórico e de práticas na Educação em Ciências
    2024 (Total: 1)
  • EDUCAÇÃO CTS: QUE CONHECIMENTO, PARA QUAL SOCIEDADE?
    2023 (Total: 1)
  • IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física: ?A Ciência em Minutos: (Re)Encontros?
    2022 (Total: 1)
  • Os Três Momentos Pedagógicos
    2013 (Total: 1)
  • As contribuições da abordagem temática para a Educação
    2007 (Total: 1)
  • Configurações Curriculares mediante aproximações Paulo Freire/Movimento CTS: Desafios a serem enfrentados na EJA
    2021 (Total: 1)
  • Temas Socioambientais em aulas de Física: paraquem e como?
    2011 (Total: 2)
  • Os Três Momentos Pedagógicos e o contexto de produção do livro Física
  • Problemas e Exercícios no Ensino de Física: o que pensam os professores
    2017 (Total: 1)
  • Avaliadora da linha temática Alfabetização científica e tecnológica, abordagens CTS/CTSA e Educação em Ciências no XI Enpec
    2015 (Total: 1)
  • Parecerista do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física
    2014 (Total: 2)
  • 3° Seminário Internacional de Educação em Ciências
  • Parecerista do XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física
    2013 (Total: 1)
  • Parecerista do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física
    2012 (Total: 1)
  • Parecerista do II Seminário Internacional de Educação em Ciências
    2011 (Total: 1)
  • Parecerista do III Encontro Sul-Mineiro de Ensino de Física
    2010 (Total: 2)
  • Parecerista do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física
  • Parecerista do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2010
    2007 (Total: 1)
  • Parecerista do IX Forum de Estudos: Leituras de Paulo Freire
    2024 (Total: 18)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Educação (UNESP. Impresso)'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Contexto & Educação'
  • Revisor de periódico 'Educação em Perspectiva'
  • Revisor de periódico 'ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'revista Educación de la Pontificia Universidad Católica del Perú'
  • Revisor de periódico 'Revista ACTIO: Docência em Ciências'
  • Revisor de periódico 'Revista Ação Docente em Ensino de Ciências ? Radec'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências'
  • Revisor de periódico 'Revista Educación'
  • Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia - RIS'
  • Revisor de periódico 'Revista Vidya'
  • Revisor de periódico 'Revista Vivências'
  • Revisor de periódico 'REVISTA DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO'
  • Revisor de periódico 'REVISTA ESPAÇO DO CURRÍCULO'
    2023 (Total: 18)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Educação (UNESP. Impresso)'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Contexto & Educação'
  • Revisor de periódico 'Educação em Perspectiva'
  • Revisor de periódico 'ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'revista Educación de la Pontificia Universidad Católica del Perú'
  • Revisor de periódico 'Revista ACTIO: Docência em Ciências'
  • Revisor de periódico 'Revista Ação Docente em Ensino de Ciências ? Radec'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências'
  • Revisor de periódico 'Revista Educación'
  • Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia - RIS'
  • Revisor de periódico 'Revista Vidya'
  • Revisor de periódico 'Revista Vivências'
  • Revisor de periódico 'REVISTA DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO'
  • Revisor de periódico 'REVISTA ESPAÇO DO CURRÍCULO'
    2022 (Total: 15)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Educação (UNESP. Impresso)'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Contexto & Educação'
  • Revisor de periódico 'Educação em Perspectiva'
  • Revisor de periódico 'ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'Revista ACTIO: Docência em Ciências'
  • Revisor de periódico 'Revista Ação Docente em Ensino de Ciências ? Radec'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências'
  • Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia - RIS'
  • Revisor de periódico 'Revista Vidya'
  • Revisor de periódico 'Revista Vivências'
  • Revisor de periódico 'REVISTA DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO'
    2021 (Total: 13)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Educação (UNESP. Impresso)'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Contexto & Educação'
  • Revisor de periódico 'Educação em Perspectiva'
  • Revisor de periódico 'ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'Revista ACTIO: Docência em Ciências'
  • Revisor de periódico 'Revista Ação Docente em Ensino de Ciências ? Radec'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências'
  • Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia - RIS'
  • Revisor de periódico 'Revista Vidya'
  • Revisor de periódico 'REVISTA DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO'
    2020 (Total: 13)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Educação (UNESP. Impresso)'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Contexto & Educação'
  • Revisor de periódico 'Educação em Perspectiva'
  • Revisor de periódico 'ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'Revista ACTIO: Docência em Ciências'
  • Revisor de periódico 'Revista Ação Docente em Ensino de Ciências ? Radec'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências'
  • Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia - RIS'
  • Revisor de periódico 'Revista Vidya'
  • Revisor de periódico 'REVISTA DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO'
    2019 (Total: 13)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Educação (UNESP. Impresso)'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Contexto & Educação'
  • Revisor de periódico 'Educação em Perspectiva'
  • Revisor de periódico 'ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'Revista ACTIO: Docência em Ciências'
  • Revisor de periódico 'Revista Ação Docente em Ensino de Ciências ? Radec'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências'
  • Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia - RIS'
  • Revisor de periódico 'Revista Vidya'
  • Revisor de periódico 'REVISTA DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO'
    2018 (Total: 11)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Educação (UNESP. Impresso)'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Contexto & Educação'
  • Revisor de periódico 'Educação em Perspectiva'
  • Revisor de periódico 'ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'Revista Ação Docente em Ensino de Ciências ? Radec'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências'
  • Revisor de periódico 'Revista Vidya'
  • Revisor de periódico 'REVISTA DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO'
    2017 (Total: 11)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Educação (UNESP. Impresso)'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Contexto & Educação'
  • Revisor de periódico 'Educação em Perspectiva'
  • Revisor de periódico 'ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'Revista Ação Docente em Ensino de Ciências ? Radec'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências'
  • Revisor de periódico 'Revista Vidya'
  • Revisor de periódico 'REVISTA DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO'
    2016 (Total: 7)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Educação (UNESP. Impresso)'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Revista Ação Docente em Ensino de Ciências ? Radec'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências'
  • Revisor de periódico 'Revista Vidya'
    2015 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Vidya'
    2014 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
    2013 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
    2012 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
    2011 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 1)
  • Uma análise curricular a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) considerando os pressupostos teóricos da Educação Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS)
    2021 (Total: 1)
  • Pressupostos Freireanos na Formação Inicial de Pedagogas e Pedagogos: um olhar para três instituições do Rio Grande do Sul
    2019 (Total: 1)
  • Articulação Freire-CTS na formação de educadores dos anos iniciais
    2018 (Total: 1)
  • Um olhar sobre a interdisciplinaridade nas licenciaturas em Educação do Campo, nas Ciências da Natureza, no Rio Grande do Sul.
    2017 (Total: 2)
  • A ABORDAGEM TEMÁTICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS/FÍSICA: ARTICULAÇÕES COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO
  • ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UM OLHAR À LUZ DA EPISTEMOLOGIA FLECKIANA
    2016 (Total: 1)
  • INTERVENÇÕES CURRICULARES ESTRUTURADAS A PARTIR DA ABORDAGEM TEMÁTICA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
    2015 (Total: 2)
  • ?ARROIO CADENA: CARTÃO POSTAL DE SANTA MARIA??: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM UMA REORIENTAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA
  • Os Três Momentos Pedagógicos como estruturantes de currículos
    2014 (Total: 2)
  • Intervenções curriculares na perspectiva da abordagem temática: avanços alcançados por professores
  • O DIÁLOGO ENTRE A FORMAÇÃO TECNOCIENTÍFICA E HUMANÍSTICA NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA PROBLEMATIZAÇÃO A PARTIR DO ESTUDO DE CASO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL DA UFSM
    2022 (Total: 1)
  • ARTICULAÇÃO FREIRE-CTS-ANDRAGOGIA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE CIÊNCIAS DA EJA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS
    2021 (Total: 2)
  • ABORDAGEM TEMÁTICA: UM OLHAR PARA A APREENSÃO DE TEMAS
  • PROCESSOS CURRICULARES VIA TEMA GERADOR: UM OLHAR À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE FLECK
    2019 (Total: 1)
  • A formação docente e o currículo escolar: o navegar da Abordagem Temática
    2017 (Total: 1)
  • Os três momentos pedagógicos como estruturantes de currículos: um olhar sobre os PIBIDs Biologia e Química do Instituto Federal Farroupilha- São Vicente do Sul
    2010 (Total: 1)
  • Abordagem Temática com Enfoque CTS: Produção, Distribuição e Consumo de Energia Elétrica no Ensino Médio