Cristiane Muenchen
Produção Bibliográfica
- 2024 (Total: 8)
- ISSN A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS POR EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO: UMA POSSIBILIDADE PARA A EDUCAÇÃO CTS (Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias)
- ISSN A presença dos pressupostos freireanos em cursos de Pedagogia a distância em instituições públicas do Estado do Rio Grande do Sul (QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO)
- ISSN Abordagem Temática no contexto da BNCC: discussões a partir da produção de um material didático-pedagógico (CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA)
- ISSN Avaliação Escolar e Abordagem Temática: diálogos a partir de uma experiência no Ensino de Física (REVISTA DE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA (ONLINE))
- ISSN Desafios da abordagem freireana na formação inicial de pedagogas e pedagogos: atravessamentos educativos e sociais (REVISTA COCAR (ONLINE))
- ISSN O papel da avaliação na Abordagem Temática: das características às implicações pedagógicas (REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS))
- ISSN Transformação social, dialogicidade e inacabamento: um olhar à luz dos pressupostos freireanos nos projetos pedagógicos de cursos de Pedagogia (INTERFACES DA EDUCAÇÃO)
- 2023 (Total: 4)
- ISSN Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física (Revista Insignare Scientia - RIS)
- ISSN Conhecimentos e práticas freireanasna formação inicial de pedagogos e pedagogas (REVISTA COCAR (ONLINE))
- ISSN Um olhar gnosiológico para as contribuições e desafios do processo de apreensão de temas na perspectiva da abordagem temática (REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS)
- ISSN UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES QUE ABORDAM OS PRINCÍPIOS DA ANDRAGOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (REVISTA PRÁTICA DOCENTE)
- 2022 (Total: 4)
- ISSN A presença de obras freireanas nos cursos de Pedagogia do Rio Grande do Sul: um olhar exploratório (PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE))
- ISSN O processo de construção do material didático ?(Há) Física na cidade? (CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA)
- ISSN UM OLHAR PARA PRESSUPOSTOS FREIREANOS NAS DISSERTAÇÕES E TESES NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA (Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia)
- 2021 (Total: 4)
- ISSN A ABORDAGEM TEMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS - UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA (VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE))
- 2020 (Total: 16)
- ISSN A Abordagem Temática Caracterizada por Pesquisadores da Área de Ensino de Ciências (REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS)
- ISSN A interdisciplinaridade nas Licenciaturas em Educação do Campo nas Ciências da Natureza: possibilidades e desafios (ENSINO EM RE-VISTA)
- ISSN A INSERÇÃO DA ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: um olhar sobre o currículo (CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS)
- ISSN Concepções da sociedade acerca dos agrotóxicos: um olhar para a participação social (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
- ISSN Elaboração e implementação de currículos críticos/transformadores: um olhar para um processo formativo no âmbito do PIBID (REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA)
- ISSN LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR PARA SUAS ESPECIFICIDADES (EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE))
- ISSN O Estudo da Realidade e os Temas Geradores no Ensino de Ciências: reflexões sobre um processo vivenciado no contexto do PIBID (ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM REVISTA)
- ISSN Três momentos pedagógicos como possibilidade na estruturação de projetos pedagógicos interdisciplinares de educação em saúde (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
- ISSN TRILHANDO CAMINHOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DE UM TEMA GERADOR (EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS))
- 2019 (Total: 2)
- 2018 (Total: 9)
- ISSN A abordagem temática e a educação do campo (EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE))
- ISSN A crescente presença da epistemologia de Ludwik Fleck na pesquisa em Educação em Ciências no Brasil (REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA)
- ISSN O PIBID COMO POLÍTICA PÚBLICA ARTICULADORA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE CURRÍCULOS CRÍTICOS (IMAGENS DA EDUCAÇÃO)
- ISSN O trabalho coletivo e interdisciplinar em uma reorientação curricular na perspectiva da Abordagem Temática Freireana (REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS)
- ISSN Os Três Momentos Pedagógicos como Estruturantes de Curriculos: o Estudo da Realidade e os Temas Geradores na Educação em Ciências (Reflexão e Ação (versão eletrônica))
- ISSN Os Três Momentos Pedagógicos como Estruturantes de Currículos: Algumas Potencialidades (ALEXANDRIA (UFSC))
- ISSN Os Três Momentos Pedagógicos e a Abordagem Temática na Educação em Ciências: um olhar para as diferentes perspectivas (ENSINO & PESQUISA)
- 2017 (Total: 4)
- ISSN Diálogo: Uma Estratégia de Aproximação à Realidade de Vida dos Estudantes (VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM))
- ISSN O ANTIDIÁLOGO ENTRE A FORMAÇÃO TECNOCIENTÍFICA E A HUMANÍSTICA NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA (REVISTA ELETRÔNICA DEBATES EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA)
- ISSN Os avanços construídos num processo formativo de professores balizados pela abordagem temática (EDUCAÇÃO ON-LINE (PUCRJ))
- 2016 (Total: 7)
- ISSN Avanços alcançados por professores na implementação da abordagem temática em uma escola pública estadual do interior do RS (EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE))
- ISSN CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DE UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA (Vivências (URI. Erechim))
- ISSN O despertar para uma cultura de participação no trabalho com um tema gerador (Alexandria (UFSC))
- ISSN O TEMA INFRAESTRUTURA A PARTIR DO ESTUDO DA REALIDADE (CONTEXTO & EDUCAÇÃO)
- ISSN Os Três Momentos Pedagógicos em Consonância com a Abordagem Temática ou Conceitual: Uma reflexão a partir das pesquisas com olhar para o Ensino de Ciências da Natureza (Ciência e Natura)
- ISSN POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM INTERVENÇÕES CURRICULARES NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA (ATF) ARTICULADA AO ENFOQUE CIÊNCIA TECNOLOGIA SOCIEDADE (CTS) (Boletim da AIA-CTS)
- 2015 (Total: 4)
- ISSN A escolha dos temas em práticas educativas baseadas na abordagem temática (Vivências (URI. Erechim))
- ISSN Ensino de Ciências na Pedagogia: situações-limite e atos-limite na visão de formadoras da área (Revista Acta Scientiae)
- ISSN Os três momentos pedagógicos como organizadores de um processo formativo: algumas reflexões (Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências)
- 2014 (Total: 2)
- ISSN A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA E PERMANENTE DE PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CURRÍCULO (Vivências (URI. Erechim))
- ISSN OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS E O CONTEXTO DE PRODUÇÃO DO LIVRO FÍSICA (Ciência & Educação)
- 2013 (Total: 4)
- ISSN A RECEPÇÃO DA EPISTEMOLOGIA DE FLECK PELA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO BRASIL (Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online))
- ISSN Concepções sobre Problematização na Educação em Ciências (Enseñanza de las Ciencias)
- ISSN Uma análise dos trabalhos presentes nos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF): problematizações ou perguntas? (Enseñanza de las Ciencias)
- ISSN Uma intervenção curricular baseada na abordagem temática: o caso do cultivo do arroz (Enseñanza de las Ciencias)
- 2012 (Total: 1)
- ISSN A CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DIALÓGICO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS (ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE))
- 2011 (Total: 1)
- ISSN Os Três Momentos Pedagógicos na edição de livros para professores (Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista)
- 2010 (Total: 1)
- ISSN Práticas de ensino de ciências na região de Santa Maria/RS: algumas características (Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia)
- 2009 (Total: 1)
- ISSN Biocombustíveis e o ensino de Ciências: compreensões de professores que fazem pesquisa na escola (REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias)
- 2008 (Total: 1)
- ISSN Resignificação curricular: contribuições da Investigação Temática e da Análise Textual Discursiva (Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências)
- 2007 (Total: 2)
- ISSN Abordagem temática: desafios na educação de jovens e adultos (REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS)
- ISSN CONFIGURAÇÕES CURRICULARES MEDIANTE O ENFOQUE CTS: DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (Ciência e Educação (UNESP))
- 2006 (Total: 1)
- ISSN PERCURSOS INICIAIS DE UM COLETIVO DE PESQUISA: NAS ?PEGADAS? DAS ARTICULAÇÕES ENTRE A PERSPECTIVA FREIREANA E O ENSINO DE CIÊNCIAS (Revista Encontros de Investigação na Escola)
- 2005 (Total: 1)
- ISSN Transporte Particular x Coletivo: Intervenção Curricular pautada por Interações entre Ciência - Tecnologia - Sociedade (Enseñanza de las Ciencias)
- 2024 (Total: 2)
- NECESSIDADES FORMATIVAS EM PROCESSOS FORMATIVOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA (Perspectivas curriculares e de formação de professores em ciências)
- Ressignificando o currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio da articulação FREIRE-CTS em um processo de formação permanente (ENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
- 2023 (Total: 2)
- COMPREENSÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO TECNOLÓGICO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTS (O ensino de física no âmbito educacional brasileiro[recurso eletrônico]: perspectivas, reflexões e abordagens)
- Dez anos do GEPECiD: um convite para a continuidade de um esperançar coletivo (Possibilidades para esperançar: uma década de construção coletiva)
- 2021 (Total: 2)
- doi A PROBLEMATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE A PARTIR DE UM OLHAR PARA O PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA (Tecnologias Emergentes no campo educacional: Educação e Tecnologia no cenário contemporâneo)
- PEDAGOGIA DA PRÁXIS: O PRÉ- UNIVERSITÁRIO POPULAR ALTERNATIVA POTENCIALIZA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM FÍSICA? (Formação de professores no Ensino de Ciências)
- 2020 (Total: 1)
- Possibilidades avaliativas na abordagem temática (Educação escolar acontecimentos e experiências que produzem um lugar possível)
- 2019 (Total: 1)
- Os Três Momentos Pedagógicos na Formação Inicial de Professores: o Trabalho com Temas Geradores (Educação Científica Freireana na Escola)
- 2017 (Total: 1)
- A perspectiva CTS e o Currículo Integrado: algumas aproximações (Educação Profissional em destaque: filosofia em diálogo com outros saberes)
- 2023 (Total: 1)
- Possibilidades para esperançar: uma década de construção coletiva
- 2022 (Total: 1)
- Os Três Momentos Pedagógicos e a Dinâmica Cultural no Estágio de Docência: Apropriações de Licenciandos em Física (Os três momentos pedagógicos e a dinâmica cultural no estágio de docência: apropriações de licenciandos em Física)
- 2024 (Total: 6)
- A EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK NA ÁREA DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA: UM OLHAR PARA OS EPEFs (XX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
- Educação CTS: problematizando a Base Nacional Comum Curricular (o IX Seminário Ibero-Americano CTS | XIII Seminário CTS)
- HÁ ARTICULAÇÃO ENTRE BNCC E ABORDAGEM TEMÁTICA?: ANÁLISE DE TRABALHOS PUBLICADOS NOS EPEFs (XX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
- O DESVELAMENTO DE UM PROBLEMA NATURALIZADO: UM OLHAR PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE FÍSICA (XX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
- O ROLE-PLAYING GAME COMO RECURSO PARA A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRÁTICA (XX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
- O ROLE-PLAYING GAME NO CONTEXTO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO (XX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
- 2023 (Total: 5)
- Compreensões de educandos, na perspectiva da Educação CTS, sobre o tema ?Construção civil e mudanças climáticas? (XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC))
- Compreensões de licenciandos e licenciandas em Física sobre Livros Didáticos (XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC))
- DISCUTINDO POSSIBILIDADES PARA UM PROBLEMA NATURALIZADO: O ROLE-PLAYING GAME NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física)
- EDUCAÇÃO CTS EM TRABALHOS DO SNEF: LIMITAÇÕES DO NOVO ENSINO MÉDIO (XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física)
- OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRUTURANTES DE MATERIAIS DIDÁTICOS (XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF)
- 2022 (Total: 7)
- ?LIXO NA REGIÃO OESTE DE SANTA MARIA: QUAIS PROBLEMAS E POSSIBILIDADES??: DA OBTENÇÃO À CONSTRUÇÃO CURRICULAR (III Ciência em Ação)
- APROXIMAÇÕES DA BNCC COM A EDUCAÇÃO CTS: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE (XIX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
- ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO POPULAR E ENSINO DE FÍSICA: UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES DOS SNEFs (XIX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
- Avaliação da aprendizagem escolar na Abordagem Temática: um olhar à luz da epistemologia fleckiana (I Encontro Institucional do PPGEci)
- AVALIAÇÃO ESCOLAR EM SINTONIA COM A ABORDAGEM TEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA (III Ciência em Ação)
- Caracterização das produções freireanas no contexto da pedagogia- o que os estudos sinalizam? (III Ciência em Ação)
- DIÁLOGO NOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR PARA AS TRILHAS DE APERFEIÇOAMENTO (VI SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA - SIP)
- 2021 (Total: 5)
- A Abordagem Temática como organizadora de um novo material didático: uma análise das percepções de educadores de física (XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XIII ENPEC)
- A ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS ABERTOS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO POPULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (VII Escola de Inverno de Ed. Matemática e I Escola de Inverno de Ensino de Física)
- ABORDAGEM TEMÁTICA: UM RELATO DAS AULAS DE FÍSICA EM UM CONTEXTO DE PRÉ-VESTIBULAR MUNICIPAL (XVII Encontro sobre Investigação na Escola)
- Limitações da avaliação escolar na Abordagem Temática: um estudo em dissertações e teses (XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XIII ENPEC)
- MOBILIDADE URBANA DE SANTA MARIA E O ENSINO DE FÍSICA: UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO (VII Escola de Inverno de Ed. Matemática e I Escola de Inverno de Ensino de Física)
- 2019 (Total: 5)
- A ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO XXII SNEF (XXI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- Abordagem Temática Freireana nas práticas de sala de aula: um olhar em eventos da área de Ciências da Natureza (XII Enpec)
- Concepções sobre CTS de docentes das Ciências da Natureza de uma Instituição Federal com Ensino Médio Integrado (XII Enpec)
- Formação Docente a partir de uma adaptação dos Três Momentos Pedagógicos: Experiência em uma escola de Santa Maria/RS (XII Enpec)
- O TEMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (XXI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- 2018 (Total: 2)
- Articulação Freire-CTS no contexto do Pré-Universitário Popular Alternativa: um olhar sobre a prática pedagógica na disciplina de Física (XVIII Congresso Internacional de Educação Popular)
- Paulo Freire e as produções no ensino de ciências a partir das atas dos ENPECs: uma análise cienciométrica (II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global)
- 2017 (Total: 7)
- A PERSPECTIVA FREIREANA NAS PRÁTICAS DOCENTES DE EDUCADORES/PESQUISADORES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- A Abordagem Temática e o Campo das Políticas Públicas: o que pensam os pesquisadores? (XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- A Abordagem Temática nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física: buscando aproximações com a educação do campo (XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física)
- A DEFINIÇÃO DO TEMA NO ENFOQUE CTS: UMA VISÃO A PARTIR DE TRABALHOS DO X ENPEC (XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- A EPISTEMOLOGIA DE FLECK COMO REFERÊNCIA PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO BRASIL (XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- Abordagem Temática: um olhar sobre os pesquisadores dessa perspectiva curricular (In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física)
- AS CONCEPÇÕES SOBRE TEMA GERADOR DE BOLSISTAS E SUPERVISORES DO PIBID (XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- 2016 (Total: 3)
- CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERCURSOS DE UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS (XVIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- Os 3MP na Formação Inicial de Professores de Física: O Estudo da Realidade e a busca de Temas Geradores (X SEMINÁRIO NACIONAL: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE - DEMOCRACIA, SUJEITOS COLETIVOS E PEDAGOGIA DA ESPERANÇA)
- PROBLEMATIZAÇÃO, DIÁLOGO E REFLEXÃO EM UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM UM CURSO DE ENSINO SUPERIOR (XIV Encontro sobre Investigação na Escola)
- 2015 (Total: 8)
- A problematização das relações entre educação, desenvolvimento e sustentabilidade a partir de um olhar para o projeto pedagógico de um curso superior de tecnologia (X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- Abordagem temática freireana e a dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma reflexão sobre os trabalhos dos Enpecs (X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- Em busca de um tema gerador a partir do estudo da realidade: ' Arroio Cadena: O Cartão Postal de Santa Maria?' (X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- GEPECID: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS FREIREANAS VIVENCIADAS (XVII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE)
- O Primeiro Momento Pedagógico e a perspectiva dialógica: uma reflexão apartir dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- Práticas Educativas Baseadas na Abordagem Temática: uma Análise dos Trabalhos no XIII e XX SNEFs (XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXI SNEF))
- Reflexões sobre o processo vivenciado por um licenciando em física durante seus estágios: dos limites às possibilidades (XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXI SNEF))
- Um estudo das práticas educativas baseadas na abordagem temática nas atas dos Snefs (X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- 2014 (Total: 10)
- A Abordagem Temática em Sala de Aula: Uma análise dos Trabalhos Apresentados no I, XIII e IX Enpecs (XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física ? EPEF)
- A DISSEMINAÇÃO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (3MP): UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPECs) (Seminário Internacional de Educação em Ciências)
- A perspectiva CTS na visão dos docentes do curso técnico em meio ambiente do Colégio Politécnico da Ufsm (3° Seminário Internacional de Educação em Ciências)
- CTS no contexto escolar: um olhar inicial sobre o XI Enpec (3° Seminário Internacional de Educação em Ciências)
- CTSA e CTS nos Enpecs: um olhar inicial sobre a origem, escolha e justificativa (3° Seminário Internacional de Educação em Ciências)
- O Plano Nacional do Livro Didático e o Enfoque CTS: um olhar inicial (3° Seminário Internacional de Educação em Ciências)
- O tema gerador 'Infraestrutura' e sua relação com o Pensamento Latino Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS) (3° Seminário Internacional de Educação em Ciências)
- Os Três Momentos Pedagógicos (3MP) na busca de um tema gerador (XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física ? EPEF)
- Os Três Momentos Pedagógicos (3MP) nos artigos presentes nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física (SNEFs) (XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física ? EPEF)
- UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS BASEADAS NA ABORDAGEM TEMÁTICA NAS ATAS DOS ENPECs (3° Seminário Internacional de Educação em Ciências)
- 2013 (Total: 8)
- ?ARMAS: SEGURANÇA OU INSEGURANÇA??: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE FÍSICA (XX Simpósio Nacional de Ensino de Física)
- Alguns resultados da implementação do tema ?Sol, Luz e Vida? durante o estágio supervisionado de Ensino de Física (V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade)
- Articulação Freire-CTS na Educação Tecnológica: um primeiro olhar sobre o Projeto Pedagógico de um curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade)
- O desenvolvimento de Abordagens Temáticas nas salas de aula: Um Estudo Preliminar (IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC))
- O RELATO E AS REFLEXÕES DE UM ESTAGIÁRIO DE FÍSICA (V Encontro Estadual de Ensino de Física - RS)
- Os três momentos pedagógicos (3MP) nos trabalhos apresentados nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física (SNEFs): um primeiro olhar (IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC))
- OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS TRABALHOS APRESENTADOS NOS ENCONTROS DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA (EPEF) (XX Simpósio Nacional de Ensino de Física)
- UM OLHAR SOBRE O MOVIMENTO DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A POSIÇÃO DOS DOCENTES EM RELAÇÃO AO PROJETO (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: a educação do (a) trabalhador (a))
- 2012 (Total: 6)
- A Concepção Freireana e os Três Momentos Pedagógicos: Alguns Resultados dos Trabalhos Apresentados nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ensino de Física (VI SEMINÁRIO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE)
- Atividades Acadêmico-Científico-Culturais: o desafio de implementá-las em um curso de Física a distância (IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância)
- O Cultivo do Arroz: Implementação e Alguns Resultados no Ensino de Física (II Seminário Internacional de Educação em Ciências)
- Os Três Momentos Pedagógicos nos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF): um estudo exploratório (II Seminário Internacional de Educação em Ciências)
- PROPOSTA DE TRABALHO COM PROBLEMAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS NAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE FÍSICA (2º Simpósio de Ensino de Física e de Matemática: Relação entre Saberes e Fazeres)
- Seminário Integrado a partir da abordagem temática: reflexões sobre uma proposta em andamento (VI SEMINÁRIO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE)
- 2011 (Total: 5)
- A CONTRIBUIÇÃO EPISTEMOLÓGICA DE LUDWIK FLECK NA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- A Temática Ambiental e o Ensino de Física: algumas considerações sobre os trabalhos apresentados nos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) (VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- FORMADORES EM FORMAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância)
- Os Três Momentos Pedagógicos e o contexto de produção do livro Física (XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física)
- Problemas e Exercícios no Ensino de Física: o que pensam os professores (XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física)
- 2010 (Total: 1)
- OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: UM OLHAR HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICO (XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
- 2009 (Total: 2)
- PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA REGIÃO DE SANTA MARIA/RS: ALGUMAS CARACTERÍSTICAS (VII Enpec (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências))
- RESGATE HISTÓRICO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: DAS ORIGENS AOS DIAS ATUAIS (XI Fórum de Leituras Paulo Freire)
- 2008 (Total: 5)
- A INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA NO CONTEXTO DE UM PROCESSO FORMATIVO: EM BUSCA DE UMA RECONFIGURAÇÃO CURRICULAR (X Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- Apreensão e apropriação do conhecimento: um diálogo com planejamentos de professores (VIII Encontro sobre Investigação na escola)
- Grupo de Estudos Temáticos em Ciência-Tecnologia-Sociedade: caminhada junto à EJA (V Encuentro Iberoamericano de Colectivos Escolares y Redes de Maestros que hacen Investigación e Innovación desde su Escuela y Comunidad)
- Parceria Universidade-Escola: a trajetória do Grupo de estudos Freireanos em Ensino de Ciências da UFSC (III Encontro Regional de Biologia)
- RESIGNIFICAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FREIRIANA E DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- 2007 (Total: 7)
- A construção coletiva da prática pedagógica na EJA: um dos desafios na perspectiva de mudança curricular (9° Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- A perspectiva freireana na formação de professores: uma possibilidade para a transformação do currículo hegemônico (9° Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- ARTICULAÇÃO ENTRE PRESSUPOSTOS DO EDUCADOR PAULO FREIRE E DO MOVIMENTO CTS: ENFRENTANDO DESAFIOS NO CONTEXTO DA EJA (VI ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências))
- Biocombustíveis e o ensino de Ciências: compreensões docentes (VII Encontro sobre Investigação na Escola)
- BIOCOMBUSTÍVEIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPREENSÕES DE PROFESSORES QUE FAZEM PESQUISA NA ESCOLA (VI ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências))
- Grupo de Estudos Temáticos em Ciência-Tecnologia-Sociedade: caminhada junto à EJA (VII Encontro sobre Investigação na Escola)
- Um processo formativo na perspectiva freiriana: aprendizagens na formação dos formadores (VII Encontro sobre Investigação na Escola)
- 2006 (Total: 2)
- Configurações Curriculares mediante o Enfoque CTS: Desafios a serem enfrentados na EJA (VI Anped Sul (Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul))
- Percursos iniciais de um coletivo de pesquisa: nas "pegadas" das articulações entre a perspectiva freireana e o Ensino de Ciências (VI Encontro Sobre Investigação na Escola)
- 2005 (Total: 2)
- Enfoque CTS: Configurações Curriculares Sensíveis a Temas Contemporâneos (V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- Intervenções Curriculares pautadas pela Abordagem Temática: Busca de Interações entre Ciência - Tecnologia e Sociedade (IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem Investigação na sua Escola)
- 2004 (Total: 1)
- Intervenções Curriculares pautadas pela Abordagem Temática: Busca de Interações entre Ciência - Tecnologia - Sociedade (V Encontro sobre Investigação na Escola)
- 2003 (Total: 1)
- Limites e Possibilidades da Abordagem Temática no Ensino de Física (IV Encontro sobre Investigação na Escola)
- 2022 (Total: 2)
- ABORDAGEM TEMÁTICA COMO UM CAMINHO PARA A PRÁTICA EDUCATIVA ALINHADA À BNCC: UM OLHAR PARA UM PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM (37a Jornada Acadêmica Integrada)
- ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA ALINHADO À BNCC E AO RCG NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (37a Jornada Acadêmica Integrada)
- 2020 (Total: 2)
- A RELEVÂNCIA DE UM PLANO DE ORGANIZAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE MATERIAL DIDÁTICO (35a Jornada Acadêmica Integrada)
- PANDEMIA: O OLHAR DA FÍSICA PARA O DISTANCIAMENTO SOCIAL (35a Jornada Acadêmica Integrada)
- 2018 (Total: 2)
- Elaboração e implementação de um problema aberto na perspectiva CTS no contexto do PUPA (33 ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
- Políticas do Livro Didático: necessidade de problematizações na formação inicial (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
- 2016 (Total: 1)
- Sobre a necessidade de investigações acerca das (possíveis) relações entre a Abordagem Temática e as Políticas Públicas (IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
- 2012 (Total: 1)
- A temática ambiental e o processo educativo: algumas considerações sobre os trabalhos apresentados nos encontros de pesquisa em ensino de Física. (II Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica)
- 2010 (Total: 1)
- Os três momentos pedagógicos na edição de livros para professores. (I CIECITEC ? I Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica)
- 2008 (Total: 1)
- Interação entre Universidade, Escola e Comunidades do Maciço do Morro da Cruz (7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC)
- 2006 (Total: 5)
- A perspectiva Freireana no ensino de Ciências: uma parceria entre universidade e escola (2ª Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia)
- Biocombustíveis: compreensões de professores de Ciências Naturais que fazem pesquisa na escola (26º EDEQ (Encontro de Debates sobre o Ensino de Química))
- Configurações Curriculares mediante o Enfoque CTS: Desafios a serem enfrentados na EJA (XX Jornada Acadêmica Integrada)
- Enfoque CTS: Configurações Curriculares Sensíveis à Temas Contemporâneos (XX Jornada Acadêmica Integrada)
- O Desenvolvimento de Temáticas no Ensino de Ciências: Contribuições do Enfoque CTS (XX Jornada Acadêmica Integrada)
- 2005 (Total: 2)
- Configurações Curriculares pautadas pelo Enfoque CTS: Buscando uma Cultura de Participação (VI Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular - Educar para a Solidariedade, a Justiça e a Paz)
- O Desenvolvimento de Temáticas no Ensino de Ciências: Contribuições do Enfoque CTS (25º Edeq - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química)
- 2004 (Total: 4)
- Abordagem Temática: Buscando Interações entre Ciência - Tecnologia - Sociedade no Ensino de Ciências/Física (PROLICEN - 2004 - Programa de Licenciaturas)
- Intervenções Curriculares pautadas pela Abordagem Temática: A Questão Energética na Sociedade Contemporânea (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
- Intervenções Curriculares pautadas pela Abordagem Temática: Busca de Interações entre Ciência - Tecnologia - Sociedade (V Congresso Internacional de Educação Popular e XVI Seminário Internacional de Educação Popular - Educar e Cuidar: Desafios e Práticas)
- Reconfiguração Curricular mediante o Enfoque Temático: Interações entre Ciência - Tecnologia - Sociedade (IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EPEF)
- 2003 (Total: 1)
- Limites e Possibilidades da Abordagem Temática no Ensino de Física (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
- 2000 (Total: 1)
- Princípios da Conservação na Análise do Movimento (Programa de Licenciaturas - 2000 - PROLICEN)
- 2023 (Total: 3)
- A PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS SUAS UNIDADES TEMÁTICAS (IX Encontro Estadual de Ensino de Física - RS)
- O PAPEL DAS REDES TEMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA (II Escola de Inverno de Ensino de Física ?Ensino de Física: desafios no contexto pós-pandêmico?)
- REFLEXÕES DE INTEGRANTES DO GEPECiD SOBRE A PRÁTICA NO PIBID ALICERÇADA NOS PRESSUPOSTOS FREIREANOS (IX Encontro Estadual de Ensino de Física - RS)
- 2022 (Total: 1)
- As Necessidades Formativas e o Currículo Escolar: Como se entrelaçam no contexto de processos formativos? (I ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DO PPgECi)
- 2021 (Total: 1)
- Repensando o Ensino de Física a partir da construção de um material didático baseado na Abordagem Temática e Educação Popular (XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF 2021)
- 2019 (Total: 1)
- Práticas Freireanas no Ensino de Ciências: o olhar de uma educadora no contexto da pós-graduação (XXI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- 2018 (Total: 1)
- Abordagem Temática e o contexto do Pré-Universitário Popular Alternativa: um relato de experiência (2º Compartilhando Saberes)
- 2015 (Total: 1)
- ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA: REFLEXÕES NO ESTÁGIO EM FÍSICA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO TEMA GERADOR: ?ARROIO CADENA: O CARTÃO POSTAL DE SANTA MARIA?? (30ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2014 (Total: 4)
- Abordagem Temática em Sala de Aula: Uma Análise Quantitativa (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Contribuições da perspectiva CTS para a construção de um currículo integrado (3º Seminário Internacional de Educação em Ciências)
- Grupo de Pesquisa e Discussão: Espaço de Formação Docente (XIV Congresso Internacional de Educação Popular)
- Um olhar sobre os Três Momentos Pedagógicos (3MP) na Pesquisa em Ensino em Ciências (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2013 (Total: 2)
- Abordagens temáticas em salas de aula nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs) (28ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Os Três Momentos Pedagógicos: tendências e perspectivas na área de pesquisa em Ensino de Física (28ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2012 (Total: 2)
- Seminário Integrado a partir da Abordagem Temática: Reflexões sobre uma proposta em andamento (II Seminário Internacional de Educação em Ciências)
- Uma proposta de abordagem temática: o cultivo do arroz (Jornada Acadêmica Integrada)
Produção Técnica
- 2023 (Total: 4)
- ?Por onde passa tem lixo?: Protagonismo e implicações em minha comunidade
- O transporte como possibilitador de acesso à Educação
- PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O 1o ANO DO ENSINO MÉDIO - INSTITUTO ESTADUAL PADRE CAETANO
- PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O 2o ANO DO ENSINO MÉDIO - INSTITUTO ESTADUAL PADRE CAETANO PIBID UFSM - SUBPROJETO FÍSICA
- 2022 (Total: 1)
- A terra de Sepé [recurso eletrônico] : um olhar crítico para os seus problemas
- 2010 (Total: 1)
- Vídeos para a disciplina FIS 031 - Atividades Técnico-Científico-Culturais I
- 2007 (Total: 1)
- Tópicos de Física Moderna
- 2014 (Total: 1)
- Ciência e Natura - seção Ensino
- 2007 (Total: 1)
- VI ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- 2023 (Total: 1)
- II Escola de Inverno de Ensino de Física
- 2010 (Total: 1)
- I Encontro de Formadores do Curso de Licenciatura em Física a distância da Unifei
- 2007 (Total: 1)
- Curso: Interação entre Universidade, Escola e Comunidades do Maciço do Morro da Cruz (Protocolo nº 2007.0791 ? PRCE/UFSC).
- 2005 (Total: 1)
- Curso: Configurações Curriculares pautadas pela Abordagem de Temáticas Contemporâneas vinculadas a Ciência-Tecnologia-Sociedade
- 2017 (Total: 1)
- Estruturação dos currículos escolares a partir da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos
- 2015 (Total: 1)
- Estruturação dos Currículos Escolares a partir da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos
- 2014 (Total: 2)
- A Abordagem Temática na Formação de Professores da Educação Básica
- Formação de professores na perspectiva da Abordagem Temática e dos Três Momentos Pedagógicos (3MP)
- 2012 (Total: 1)
- ESEF - Estágio Supervisionado em Ensino de Física
- 2011 (Total: 1)
- O processo de construção da interdisciplinaridade em aulas de Ciências-Química via Abordagem Temática Freireana
- 2007 (Total: 1)
- Interação entre Universidade, Escola e Comunidades do Maciço do Morro da Cruz
- 2006 (Total: 1)
- Paulo Freire e a Educação em Ciências
- 2005 (Total: 1)
- Configurações Curriculares pautadas pela Abordagem de Temáticas Contemporâneas vinculadas a Ciência - Tecnologia - Sociedade
- 2003 (Total: 1)
- Metodologia e o Fazer Pedagógico, com o trabalho sobre Conservação e Degradação da Energia na Sociedade Contemporânea
- 2012 (Total: 2)
- A temática ambiental e o processo educativo: algumas considerações sobre os trabalhos apresentados nos encontros de pesquisa em ensino de Física.
- Seminário Integrado a partir da Abordagem Temática: Reflexões sobre uma proposta em andamento
- 2011 (Total: 2)
- A CONTRIBUIÇÃO EPISTEMOLÓGICA DE LUDWIK FLECK NA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
- A Temática Ambiental e o Ensino de Física: algumas considerações sobre os trabalhos apresentados nos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF)
- 2010 (Total: 2)
- Os três momentos pedagógicos na edição de livros para professores.
- OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: UM OLHAR HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICO
- 2009 (Total: 2)
- PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA REGIÃO DE SANTA MARIA/RS: ALGUMAS CARACTERÍSTICAS
- RESGATE HISTÓRICO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: DAS ORIGENS AOS DIAS ATUAIS
- 2008 (Total: 3)
- Apreensão e apropriação do conhecimento: um diálogo com planejamentos de professores
- GRUPO DE ESTUDOS TEMÁTICOS EM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE: CAMINHADA JUNTO À EJA
- RESIGNIFICAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FREIRIANA E DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA
- 2007 (Total: 3)
- A construção coletiva da prática pedagógica na EJA: um dos desafios na perspectiva de mudança curricular
- A perspectiva freireana na formação de professores: uma possibilidade para a transformação do currículo hegemônico
- Biocombustíveis e o ensino de Ciências: compreensões docentes
- 2006 (Total: 2)
- A Perspectiva Freireana no Ensino de Ciências: uma Parceria entre Universidade e Escola
- Configurações Curriculares mediante o Enfoque CTS: Desafios a serem enfrentados na EJA
- 2005 (Total: 4)
- Configurações Curriculares mediante o Enfoque CTS: Desafios a serem enfrentados na EJA
- Configurações Curriculares pautadas pelo Enfoque CTS: Buscando uma Cultura de Participação
- Enfoque CTS: Configurações Curriculares Sensíveis a Temas Contemporâneos
- Intervenções Curriculares pautadas pela Abordagem Temática: Busca de Interações entre Ciências - Tecnologia - Sociedade
- 2004 (Total: 2)
- Intervenções Curriculares pautadas pela Abordagem Temática: Busca de Interações entre Ciência - Tecnologia - Sociedade
- Intervenções Curriculares pautadas pela Abordagem Temática: Busca de Interações entre Ciência - Tecnologia e Sociedade
- 2003 (Total: 1)
- Limites e Possibilidades da Abordagem Temática no Ensino de Física
- 2000 (Total: 1)
- Princípio da Conservação na Análise do Movimento
- 2024 (Total: 3)
- Abordagem Temática: um olhar histórico e de práticas nas perspectivas de Paulo Freire e da Educação CTS
- BNCC e Novo Ensino Médio: implicações e possibilidades a partir da Abordagem Temática
- GEPECiD: mais de uma década de construção coletiva de práticas emancipatórias
- 2023 (Total: 2)
- EDUCAÇÃO CTS: QUE CONHECIMENTO, PARA QUAL SOCIEDADE?
- GEPECiD: mais de uma década de construção coletiva
- 2022 (Total: 2)
- A Dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos: um olhar histórico e de práticas no Ensino de Ciências
- Um olhar histórico e de práticas dos momentos pedagógicos no Ensino de Ciências/Física
- 2021 (Total: 3)
- ?Os Três Momentos Pedagógicos (3MP) e a estruturação curricular: um olhar histórico/epistemológico e de práticas?
- Os Três Momentos Pedagógicos e a Estruturação Curricular
- OsTrês Momentos Pedagógicos e o Ensino de Física
- 2014 (Total: 1)
- Formação Inicial e Continuada de Professores de Física
- 2013 (Total: 2)
- A disseminação dos Três Momentos Pedagógicos na Educação em Ciências
- As contribuições da abordagem temática para a Educação em Ciências
- 2023 (Total: 1)
- EDUCAÇÃO CTS E O NOVO ENSINO MÉDIO: QUE CONHECIMENTO, PARA QUAL SOCIEDADE?Um olhar para produções acadêmicas e práticas
- 2013 (Total: 3)
- Concepções sobre Problematização na Educação em Ciências
- Uma análise dos trabalhos presentes nos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF): problematizações ou perguntas?
- Uma intervenção curricular baseada na abordagem temática: o caso do cultivo do arroz
- 2011 (Total: 1)
- FORMADORES EM FORMAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
- 2007 (Total: 1)
- ARTICULAÇÃO ENTRE PRESSUPOSTOS DO EDUCADOR PAULO FREIRE E DO MOVIMENTO CTS: ENFRENTANDO DESAFIOS NO CONTEXTO DA EJA
- 2024 (Total: 1)
- GEPECiD: mais de uma década de construção coletiva
- 2023 (Total: 1)
- GEPECiD: uma década de construção coletiva
- 2022 (Total: 1)
- Abordagem Temática no Ensino de Física: possibilidades de estruturação curricular
- 2021 (Total: 5)
- ?Três Momentos Pedagógicos: um olhar histórico e de práticas na Educação em Ciências?
- Caminhos para o ensino de Física em uma perspectiva freireana
- MESA REDONDA: RELEITURAS DE PAULO FREIRE E O ENSINO DE FÍSICA
- Roda de conversa: Como é ser mulher na Física?
- Três MomentosPedagógicos: um olhar histórico e de práticas na Educação em Ciências
- 2024 (Total: 1)
- EDUCAÇÃO CTS: QUE CONHECIMENTO, PARA QUAL SOCIEDADE?
- 2023 (Total: 1)
- IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física: ?A Ciência em Minutos: (Re)Encontros?
- 2022 (Total: 1)
- Os Três Momentos Pedagógicos
- 2013 (Total: 1)
- As contribuições da abordagem temática para a Educação
- 2007 (Total: 1)
- Configurações Curriculares mediante aproximações Paulo Freire/Movimento CTS: Desafios a serem enfrentados na EJA
- 2021 (Total: 1)
- Temas Socioambientais em aulas de Física: paraquem e como?
- 2011 (Total: 2)
- Os Três Momentos Pedagógicos e o contexto de produção do livro Física
- Problemas e Exercícios no Ensino de Física: o que pensam os professores
- 2017 (Total: 1)
- Avaliadora da linha temática Alfabetização científica e tecnológica, abordagens CTS/CTSA e Educação em Ciências no XI Enpec
- 2015 (Total: 1)
- Parecerista do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física
- 2014 (Total: 2)
- 3° Seminário Internacional de Educação em Ciências
- Parecerista do XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física
- 2013 (Total: 1)
- Parecerista do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física
- 2012 (Total: 1)
- Parecerista do II Seminário Internacional de Educação em Ciências
- 2011 (Total: 1)
- Parecerista do III Encontro Sul-Mineiro de Ensino de Física
- 2010 (Total: 2)
- Parecerista do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física
- Parecerista do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2010
- 2007 (Total: 1)
- Parecerista do IX Forum de Estudos: Leituras de Paulo Freire
- 2024 (Total: 18)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'Ciência e Educação (UNESP. Impresso)'
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- Revisor de periódico 'Contexto & Educação'
- Revisor de periódico 'Educação em Perspectiva'
- Revisor de periódico 'ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE)'
- Revisor de periódico 'revista Educación de la Pontificia Universidad Católica del Perú'
- Revisor de periódico 'Revista ACTIO: Docência em Ciências'
- Revisor de periódico 'Revista Ação Docente em Ensino de Ciências ? Radec'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências'
- Revisor de periódico 'Revista Educación'
- Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia - RIS'
- Revisor de periódico 'Revista Vidya'
- Revisor de periódico 'Revista Vivências'
- Revisor de periódico 'REVISTA DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO'
- Revisor de periódico 'REVISTA ESPAÇO DO CURRÍCULO'
- 2023 (Total: 18)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'Ciência e Educação (UNESP. Impresso)'
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- Revisor de periódico 'Contexto & Educação'
- Revisor de periódico 'Educação em Perspectiva'
- Revisor de periódico 'ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE)'
- Revisor de periódico 'revista Educación de la Pontificia Universidad Católica del Perú'
- Revisor de periódico 'Revista ACTIO: Docência em Ciências'
- Revisor de periódico 'Revista Ação Docente em Ensino de Ciências ? Radec'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências'
- Revisor de periódico 'Revista Educación'
- Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia - RIS'
- Revisor de periódico 'Revista Vidya'
- Revisor de periódico 'Revista Vivências'
- Revisor de periódico 'REVISTA DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO'
- Revisor de periódico 'REVISTA ESPAÇO DO CURRÍCULO'
- 2022 (Total: 15)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'Ciência e Educação (UNESP. Impresso)'
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- Revisor de periódico 'Contexto & Educação'
- Revisor de periódico 'Educação em Perspectiva'
- Revisor de periódico 'ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE)'
- Revisor de periódico 'Revista ACTIO: Docência em Ciências'
- Revisor de periódico 'Revista Ação Docente em Ensino de Ciências ? Radec'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências'
- Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia - RIS'
- Revisor de periódico 'Revista Vidya'
- Revisor de periódico 'Revista Vivências'
- Revisor de periódico 'REVISTA DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO'
- 2021 (Total: 13)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Ciência e Educação (UNESP. Impresso)'
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- Revisor de periódico 'Contexto & Educação'
- Revisor de periódico 'Educação em Perspectiva'
- Revisor de periódico 'ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE)'
- Revisor de periódico 'Revista ACTIO: Docência em Ciências'
- Revisor de periódico 'Revista Ação Docente em Ensino de Ciências ? Radec'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências'
- Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia - RIS'
- Revisor de periódico 'Revista Vidya'
- Revisor de periódico 'REVISTA DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO'
- 2020 (Total: 13)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Ciência e Educação (UNESP. Impresso)'
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- Revisor de periódico 'Contexto & Educação'
- Revisor de periódico 'Educação em Perspectiva'
- Revisor de periódico 'ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE)'
- Revisor de periódico 'Revista ACTIO: Docência em Ciências'
- Revisor de periódico 'Revista Ação Docente em Ensino de Ciências ? Radec'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências'
- Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia - RIS'
- Revisor de periódico 'Revista Vidya'
- Revisor de periódico 'REVISTA DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO'
- 2019 (Total: 13)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Ciência e Educação (UNESP. Impresso)'
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- Revisor de periódico 'Contexto & Educação'
- Revisor de periódico 'Educação em Perspectiva'
- Revisor de periódico 'ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE)'
- Revisor de periódico 'Revista ACTIO: Docência em Ciências'
- Revisor de periódico 'Revista Ação Docente em Ensino de Ciências ? Radec'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências'
- Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia - RIS'
- Revisor de periódico 'Revista Vidya'
- Revisor de periódico 'REVISTA DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO'
- 2018 (Total: 11)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Ciência e Educação (UNESP. Impresso)'
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- Revisor de periódico 'Contexto & Educação'
- Revisor de periódico 'Educação em Perspectiva'
- Revisor de periódico 'ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE)'
- Revisor de periódico 'Revista Ação Docente em Ensino de Ciências ? Radec'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências'
- Revisor de periódico 'Revista Vidya'
- Revisor de periódico 'REVISTA DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO'
- 2017 (Total: 11)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Ciência e Educação (UNESP. Impresso)'
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- Revisor de periódico 'Contexto & Educação'
- Revisor de periódico 'Educação em Perspectiva'
- Revisor de periódico 'ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE)'
- Revisor de periódico 'Revista Ação Docente em Ensino de Ciências ? Radec'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências'
- Revisor de periódico 'Revista Vidya'
- Revisor de periódico 'REVISTA DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO'
- 2016 (Total: 7)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Ciência e Educação (UNESP. Impresso)'
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- Revisor de periódico 'Revista Ação Docente em Ensino de Ciências ? Radec'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências'
- Revisor de periódico 'Revista Vidya'
- 2015 (Total: 4)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Vidya'
- 2014 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- 2013 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- 2012 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- 2011 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2023 (Total: 1)
- Uma análise curricular a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) considerando os pressupostos teóricos da Educação Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS)
- 2021 (Total: 1)
- Pressupostos Freireanos na Formação Inicial de Pedagogas e Pedagogos: um olhar para três instituições do Rio Grande do Sul
- 2019 (Total: 1)
- Articulação Freire-CTS na formação de educadores dos anos iniciais
- 2018 (Total: 1)
- Um olhar sobre a interdisciplinaridade nas licenciaturas em Educação do Campo, nas Ciências da Natureza, no Rio Grande do Sul.
- 2017 (Total: 2)
- A ABORDAGEM TEMÁTICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS/FÍSICA: ARTICULAÇÕES COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO
- ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UM OLHAR À LUZ DA EPISTEMOLOGIA FLECKIANA
- 2016 (Total: 1)
- INTERVENÇÕES CURRICULARES ESTRUTURADAS A PARTIR DA ABORDAGEM TEMÁTICA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
- 2015 (Total: 2)
- ?ARROIO CADENA: CARTÃO POSTAL DE SANTA MARIA??: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM UMA REORIENTAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA
- Os Três Momentos Pedagógicos como estruturantes de currículos
- 2014 (Total: 2)
- Intervenções curriculares na perspectiva da abordagem temática: avanços alcançados por professores
- O DIÁLOGO ENTRE A FORMAÇÃO TECNOCIENTÍFICA E HUMANÍSTICA NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA PROBLEMATIZAÇÃO A PARTIR DO ESTUDO DE CASO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL DA UFSM
- 2022 (Total: 1)
- ARTICULAÇÃO FREIRE-CTS-ANDRAGOGIA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE CIÊNCIAS DA EJA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS
- 2021 (Total: 2)
- ABORDAGEM TEMÁTICA: UM OLHAR PARA A APREENSÃO DE TEMAS
- PROCESSOS CURRICULARES VIA TEMA GERADOR: UM OLHAR À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE FLECK
- 2019 (Total: 1)
- A formação docente e o currículo escolar: o navegar da Abordagem Temática
- 2017 (Total: 1)
- Os três momentos pedagógicos como estruturantes de currículos: um olhar sobre os PIBIDs Biologia e Química do Instituto Federal Farroupilha- São Vicente do Sul
- 2010 (Total: 1)
- Abordagem Temática com Enfoque CTS: Produção, Distribuição e Consumo de Energia Elétrica no Ensino Médio