Gabriel Dos Santos Kehler

Produção Bibliográfica

    2025 (Total: 3)
  • doi ISSN A EDUCAÇÃO (IM)POSSÍVEL NA ORDEM DO CAPITAL -  BNCC, EDUCAÇÃO INTEGRAL E OS DESAFIOS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA (ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA)
  • doi ISSN MARX E A ESCOLA - O LUGAR DA ESCOLA NA PERSPECTIVA MARXISTA DA EDUCAÇÃO (ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA)
  • doi ISSN PEDAGOGÍA DE LA SUSTITUCIÓN - ENTRE EL DESMANTELAMIENTO NEOLIBERAL Y LA PRIVATIZACIÓN DISFRAZADA: TERCERIZACIÓN DOCENTE Y APP EDUCATIVAS EN EL BRASIL CONTEMPORÁNEO (ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA)
    2024 (Total: 23)
  • doi ISSN -Consciência, autonomia e transformação-: a educação como catalisador da transformação social e da consciência crítica na perspectiva de Paulo Freire (OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA)
  • doi ISSN -EDUCAÇÃO EMERGENTE-: Enfrentando desafios contemporâneos e moldando o futuro com a perspectiva crítica e emancipadora (CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES)
  • doi ISSN -Entre redes e pilares-: convergência da mediação pedagógica e tecnológica no Atendimento Educacional Especializado (AEE) (CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES)
  • doi ISSN -Laços Educacionais-: a família como construtora de laços para um ensino -sem preço- e uma educação transformadora (CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE))
  • doi ISSN -O avesso da educação-: a incorrigível lógica do neoliberalismo em ataque ao ensino público e seu impacto na educação (OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA)
  • doi ISSN -Pantera Negra é do bem?- dispositivos afirmativos da cultura africana e afro-brasileira em uma experiência escolar (CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE))
  • doi ISSN -Por uma educação intercultural-: explorando o enfoque socioformativo para a construção de cidadãos críticos e sustentáveis a partir de uma perspectiva decolonial (OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA)
  • doi ISSN -Quando grafito, existo-: o graffiti como dispositivo para a construção da identidade, resistência e inclusão dos jovens na periferia das cidades brasileiras (CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO)
  • doi ISSN -Semear diversidade na educação-: a pedagogia de Paulo Freire como ponte da interculturalidade na educação infantil latino-americano (OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA)
  • doi ISSN ¿(Des)fabricando a educação¿: entrelaçando saberes para transcender a visão utilitarista em direção a uma perspectiva humanitária da educação (OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA)
  • doi ISSN ¿Educação comprometida¿: a práxis pedagógica crítica, libertária e engajada sob a lente de Bell Hooks (CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE))
  • doi ISSN ¿Ordem de saúde, norma familiar¿: entrelaçando os saberes técnico-científicos sanitaristas e o conhecimento cultural popular de medicina familiar no imaginário coletivo (OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA)
  • ISSN A evasão acadêmica nos cursos de engenharia: uma análise das recentes pesquisas no contexto brasileiro (Revista Querubim (Online))
  • doi ISSN Construindo a malha educativa: reflexões sobre políticas e descontinuidades na formação docente (CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO)
  • doi ISSN Descolonizando saberes: a busca pela revolução contra-hegemônica da educação latino-americana no contexto contemporâneo (CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO)
  • doi ISSN Discurso, currículo e trabalho pedagógico no âmbito da educação profissional e tecnológica (CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE))
  • doi ISSN Educação decolonial: desafios epistêmicos e a luta contra o eurocentrismo, patriarcado e capitalismo na contemporaneidade (CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE))
  • doi ISSN Educação, arte e literatura: entrelaçando saberes para uma Educação Emancipatória com Jacotot, Libertária com Freire e Revolucionária com Boal (CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE))
  • doi ISSN EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA - UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA A PARTIR DA PERSPECTIVA GRAMSCIANA E MARXISTA (ARACÊ ¿ DIREITOS HUMANOS EM REVISTA)
  • doi ISSN Epistemologia do Sul, pós-colonialismo e descolonialidade: explorando afinidades e divergências sob o olhar de Boaventura de Sousa Santos (CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE))
  • doi ISSN Formação cidadã no contexto escolar neoliberal: um referente em disputa (CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE))
  • doi ISSN Para além do ambiente escolar tradicional: os caminhos da educação hospitalar (CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO)
  • doi ISSN Por uma educação escolar quilombola: ressignificando o passado através da Lei 10.639/2003 e da renovação do currículo em direção à emancipação afro-brasileira (CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO)
    2023 (Total: 4)
  • doi ISSN A mulher ¿objetificada¿: uma análise crítica do discurso em propagandas de cerveja (CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES)
  • ISSN CONCEPÇÕES DE ALGUMAS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COMHIPERATIVIDADE ?TDAH (Revista Querubim (Online))
  • ISSN Ecoar Pedagógico (e além): Interlocução com professoras no retorno do ensino escolar presencial (Revista Querubim (Online))
  • ISSN Ensino Remoto Emergencial em um contexto excepcional: breve balanço (Revista Querubim (Online))
    2020 (Total: 1)
  • doi ISSN DIMENSÕES SÓCIO-HISTÓRICAS DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: EM PAUTA, A ORDEM DA GUERRA (Entremeios)
    2019 (Total: 6)
  • ISSN A formação humana do estudante e percursos curriculares da matemática (Revista Querubim (Online))
  • ISSN Articulações críticas entre filosofia da educação, sociedade e cidadania (Revista Querubim (Online))
  • ISSN Corpos estranhos: educação indígena e docência (Revista Querubim (Online))
  • ISSN Era digital e seres algoritmados: educação como ato de pensar? (Revista Querubim (Online))
  • ISSN Matemática: o que é? como aprender a ensinar? (Revista Querubim (Online))
  • ISSN Paradigma da complexidade e produção do conhecimento: os desafios da crise (Revista Querubim (Online))
    2016 (Total: 4)
  • doi ISSN Gestão escolar e produção da aula: o trabalho dos professores em pauta/ School Management and Class Ellaboration: Work of Teachers on the Agenda (EDUCAÇÃO EM FOCO)
  • ISSN Google Drive como ferramenta pedagógica: uma proposta colaborativa no âmbito do PIBID (Revista Querubim)
  • ISSN Google Drive como Ferramenta Pedagógica: Uma Proposta Colaborativa no Âmbito do PIBID (Revista Querubim)
  • ISSN Um bom professor de matemática nos discursos de estudantes do ensino médio (Revista Querubim)
    2015 (Total: 1)
  • ISSN A categoria gestão e seu efeito de sentidos em um Projeto Pedagógico Institucional (Revista Querubim (Online))
    2014 (Total: 4)
  • ISSN Federalização da Educação Básica Brasileira: polissemias de um projeto (P@RTES (SÃO PAULO))
  • ISSN Lei Nº. 11.892/2008 e o BOOM dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: efeitos de sentido local (P@RTES (SÃO PAULO))
  • ISSN Noções sob-rasura(s) Foucaultiana(s): uma tentativa de ampliar, sem abandono, o viés crítico em Educação (P@RTES (SÃO PAULO))
  • ISSN Posição-Sujeito e Escola: efeito(s) entre lugares discursivos (P@rtes (São Paulo))
    2013 (Total: 1)
  • doi ISSN Gestão e trabalho: analisando o Projeto Pedagógico de um Instituto Federal (HTTPS://DOI.ORG/10.15210/HR.V19I19.12471.G7798)
    2012 (Total: 1)
  • ISSN Trabalho, educação profissional e emprego: uma relação (im)possível à distribuição social de oportunidades, sob o viés de empregabilidade (Revista Latino-Americana de História)
    2011 (Total: 1)
  • ISSN Enfoque Democrático na Gestão Escolar: (in) viabilidades constitutivas de Cidadania? (1678-8419) (P@rtes (São Paulo))
    2010 (Total: 1)
  • ISSN Políticas públicas e gestão democrática:apontamentos para pensar a educação no Brasil (ISSN: 1677-0439) (FAZ CIÊNCIA (UNIOESTE. IMPRESSO))
    2024 (Total: 1)
  • doi A EVASÃO ACADÊMICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA: uma análise das recentes pesquisas no contexto brasileiro (Pesquisas em Temas de Engenharias-Vol 10)
    2023 (Total: 1)
  • doi Interlocuções auto(trans)formativas mobilizadoras de práticas pedagógicas inovadoras na educação superior (Interlocuções entre a universidade e as práticas educativas: possibilidades, implicações e desafios)
    2022 (Total: 3)
  • doi Formação inventiva de professores de geografia a partir da autoria de materiais educacionais digitais (Geografia Escolar: reflexões, práticas e formação de professores)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM REDE: PROCESSOS AUTO (TRANS) FORMATIVOS OFERTADOS POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS (XXX Seminário Internacional: a formação de professores para o MERCOSUL - CONE SUL)
  • Trajetórias Acadêmicas no Curso: Alguns Relatos (10 Anos do Curso de Matemática)
    2020 (Total: 1)
  • ITINERÁRIOS FORMATIVOS NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: apontamentos a partir do Ciclo de Políticas (Políticas Púbicas e Educação)
    2018 (Total: 1)
  • Representações midiáticas de gênero social feminino na Fronteira Oeste do Estado Gaúcho (ISBN: 9788555851278) (América Latina no século XXI. Os novos rumos da educação e da democracia)
    2014 (Total: 2)
  • Formação cidadã a-crítica: confluências discursivas na disputa por significação (ISBN: 978-85-61128-34-0) (Interfaces entre políticas públicas, gestão educacional e formação docente)
  • Trabalho docente entre lugares de ?fuga(s)? da escola: Endereçamentos de perfis docentes a partir do PIBID (ISBN: 978-856112840-1) (Qualidade e interlocuções com as políticas públicas e gestão da educação)
    2012 (Total: 1)
  • Implicações da gestão educacional democrática no trabalho dos professores (ISBN: 978- 85- 7644- 240- 0) (Políticas Educacionais: um exame de proposições e reformas educacionais)
    2006 (Total: 1)
  • Projeto Político- Pedagógico em Construção: Analisando a Progressão Continuada (ISBN: 85-7578-154-5) (Gestão e Políticas da Educação)
    2018 (Total: 1)
  • ISSN Breve retomada de um texto: ?decifrar textos para compreender a política? (Revista Gestão Universitária)
    2015 (Total: 1)
  • ISSN Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: apontamentos (Revista Gestão Universitária)
    2014 (Total: 9)
  • ISSN A educação escolar como direito humano de três gerações - identidades e universalismos: Considerações de Carlota Boto (Revista Gestão Universitária)
  • ISSN Confessionalismo versus Laicidade no Ensino Público: uma síntese (Revista Gestão Universitária)
  • ISSN Confluências discursivas e (im) produtivas resistências(s) em educação (Revista Gestão Universitária)
  • ISSN Gestão Escolar e Democracia Toyotista: confluências de sentidos (Revista Gestão Universitária)
  • ISSN Instrução Elementar no Séc. XIX: uma síntese (Revista Gestão Universitária)
  • ISSN O Estado e a promiscuidade entre o público e o privado na história da educação brasileira: por Dermeval Saviani (Revista Gestão Universitária)
  • ISSN O Estado e a Política Educacional do Regime Militar (Revolução? Golpe?): algumas ponderações (Revista Gestão Universitária)
  • ISSN O legado educacional do ?longo século XX? brasileiro: uma síntese (Revista Gestão Universitária)
  • ISSN Pombalismo e Escola de Estado na história da Educação Brasileira: alguns pontos (Revista Gestão Universitária)
    2024 (Total: 1)
  • EXCLUSÃO, INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM O TEA SOB A ÓTICA DE PROFISSIONAIS DO AEE (Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (V CoBICET))
    2018 (Total: 1)
  • Tecnologias de governo na reforma do ensino médio: ?itinerários formativos? e projeções de um corpo escolar juvenil (empregável) (I Simpósio Juventudes Contemporâneas, foi realizado pelo Comitê Juventudes e Observatório Juventudes PUCRS, da Rede Marista)
    2016 (Total: 2)
  • Google Drive como Ferramenta Pedagógica: uma proposta colaborativa no âmbito do Pibid (V Escola de Inverno de Educação Matemática 3º Encontro Nacional PIBID-MATEMÁTICA)
  • Um Bom Professor de Matemática: o que pensam e narram alguns estudantes do ensino médio? (V Escola de Inverno de Educação Matemática 3º Encontro Nacional PIBID-MATEMÁTICA)
    2015 (Total: 4)
  • A categoria cidadania no contexto escolar: endereçamentos discursivos na fabricação e consumo de identidades estudantis (II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: o governo das escolas, atores, políticas e práticas)
  • Apagão Docente no contexto educacional brasileiro: endereçamentos ao trabalho e identidade docente, a partir de uma política de formação (II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: o governo das escolas, atores, políticas e práticas)
  • Intenções emancipatórias no contexto curricular e educacional de Mato Grosso (Seminário Educação 2015 - 'Educação e seus sentidos no mundo digital')
  • Noções de Emancipação através do Trabalho: um estudo a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica Brasileira (II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: O governo das escolas, atores, políticas e práticas)
    2014 (Total: 4)
  • Currículo e Emancipação: Ensaio Imagético a partir da Obra ?Operários? de Tarsila Do Amaral (II Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica)
  • Gestão escolar à moda toyotista: Quando o pedagógico é gerenciável (Seminário Educação - SemiEdu 2014: Educação e seus modos de Ler-Escrever em meio à vida)
  • Trabalho Docente entre lugares de Fuga(s) da Escola: Endereçamentos de Perfis Docentes a partir do PIBID (IV Seminário Internacional de Gestão Educacional; II Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior; VIII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional; II Semana Acadêmica do Centro de Educação.)
  • Trabalho e Educação nas credenciais da escolarização: Emergência(s) dos profissionais, ainda estudantes (X ANPED Sul, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Reunião Científica Regional da ANPED)
    2013 (Total: 3)
  • Fronteiras discursivas em disputa: O BOOM da Educação Profissional /Tecnológica e os processos de escolarização de estudantes (Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior. IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação- RS. VIII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional - UFSM.)
  • Produções de documentos no campo curricular: uma análise a partir de documentos locais (SEMIEDU 2013 - Educação e (des) colonialidades dos saberes, práticas e poderes)
  • Trabalho e Educação na escolarização de estudantes: (re) significações críticas à materialidade do pensamento (VI Seminário Internacional Pensamento Crítico coincide com o VI Encontro do GT Ética e Cidadania da ANPOF)
    2012 (Total: 5)
  • Aspectos de Gestão no contexto de expansão do Instituto Federal Farroupilha/RS: uma análise (III Seminário Internacional e Gestão Educacional e da VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional -UFSM (ISSN: 2316-3666))
  • Democratização da gestão nas escolas públicas brasileiras em uma abordagem discursiva (ISSN: 2219-6854) (IX Seminário Internacional 'Práxis docente y transformación social')
  • Gestão escolar e produção da aula: elaborando sentidos sob o trabalho dos professores em escola públicas na Região Central/RS (ANPAE - 'Gestão e Políticas Públicas de Educação: desafios atuais')
  • Redefinições de sentidos no/para o trabalho dos professores a partir da expansão da Educação Profissional e tecnológica (ISSN: 2219-6854) (IX Seminário Internacional 'Práxis docente y transformación social')
  • Resistência(s) em tempos de naturalizações discursivas: proposições na perspectiva crítico freireana (VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: educação, culturas e resistências na sociedade contemporânea (ISBN: 2179-3735))
    2011 (Total: 2)
  • A instituição 'escola' no contexto da sociedade contemporânea: Confluências e sentidos para/na constituição de cidadania (II Seminário Política Públicas e Educação: Constituindo Cidadania? (ISBN: 978-85-7566-208-3))
  • Desafios Contemporâneos à Gestão da Educação Profissional e Tecnológica: aspirações da Empregabilidade (II Seminário Política Públicas e Educação: Constituindo Cidadania? (ISBN: 978-85-7566-208-3))
    2010 (Total: 1)
  • A democracia como princípio para a LDB 9394/96: regulação e ajuste ao mercado de trabalho? (II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL E IV SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÇAO EDUCACIONAL: POLÍTICA PÚBLICAS E GESTÃO CAMINHOS E DESCAMINHOS)
    2013 (Total: 1)
  • Gestão e Trabalho: analisando o Projeto Pedagógico de um Instituto Federal (VII Jornadas Regionais do GT Mundos do Trabalho ANPUH/RS)
    2012 (Total: 3)
  • Contexto escolar: discutindo os trabalhos dos professores (Inovamundi)
  • Cotiano escolar: discutindo o trabalho dos professores (XIII Salão de Iniciação Científica)
  • Trabalho dos Professores: uma análise na tentativa de ampliar concepções (XIII Salão de Iniciação Científica)
    2011 (Total: 3)
  • Democracia e gestão escolar: novas ou velhas (re) configurações mediante o contexto capitalista de sociedade? (26ª Jornada Acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria)
  • O trabalho dos professores e a infância: (inter) relações na história da educação brasileira (17° ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO- ASPHE)
  • Trabalho, educação profissional e emprego: uma relação (im)possível a distribuição social de oportunidades, sob o viés da empregabilidade? (VI JORNADAS REGIONAIS DO GT MUNDOS DO TRABALHO ? ANPUH ? RS ? LUGARES DA HISTÓRIA DO TRABALHO)
    2010 (Total: 2)
  • A pedagogia e o trabalho dos pedagogos: contextos e divergências (XII MOSTRA DE ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA DA UNIVATES)
  • Gestão democrática na escola pública: constituindo reflexões (VIII Semana Acadêmica do Curso de Filosofia - Filosofia da História e Historicidade.)
    2023 (Total: 2)
  • Desafios da profissionalização docente no contexto da Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul: quem quer ser e/ou estar professor(a)? (15º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UNIPAMPA)
  • Mapeamento, sistematização e perspectivas da evasão acadêmica na Unipampa (15º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UNIPAMPA)
    2018 (Total: 3)
  • ?Corpos Estranhos? na (re)produção da educação cultural indígena e da docência (10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe))
  • Ensino médio no brasil, reformar para (não) mudar? uma breve revisão bibliográfica (10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe))
  • Paradigma da complexidade e educação escolar contemporânea (10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe))
    2016 (Total: 4)
  • (Re) Significação Matemática: O que é? por que ensinar? como se ensina e se aprende? (8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE))
  • Articulações críticas entre filosofia da educação, sociedade e cidadania (8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? Universidade Federal do Pampa)
  • Era Digital e Conhecimento: efeitos sob seres algoritmados (8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? Universidade Federal do Pampa)
  • Noções de formação humana no currículo de matemática (8º Salão de Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - Universidade Federal do Pampa)
    2015 (Total: 3)
  • Aspectos da teoria do professor facilitador de Carl Rogers: implicações na educação escolar contemporânea (VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE))
  • Contribuições da filosofia na educação na matemática: (re)pensando a formação de professores (VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE))
  • Imaginação e cálculo, uma (im)possibilidade? - reflexões filosóficas (VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE))
    2014 (Total: 1)
  • Trabalho docente entre lugares de fuga(s) da escola (XXIII Congresso de Iniciação Científica (CIC) e do XVI Encontro de Pós-Graduação (ENPOS))
    2013 (Total: 1)
  • Trabalho e Educação: a verticalização imediata da escolarização de estudantes, proposições profissionais e/ou à empregabilidade? (XV ENPOS Encontro de Pós-graduação da UFPel, 2013, Pelotas. XV ENPOS Encontro de Pós-graduação da UFPel)
    2012 (Total: 2)
  • Instituição escolar e o trabalho dos professores: processos de sentidos (27ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • Reelaborando sentidos à categoria trabalho: uma discussão sobre o tempo e o espaço de estágio no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (27ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
    2011 (Total: 2)
  • Cidadania Burguesa: (im)possibilidades de processos democráticos na gestão escolar (XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR E XX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR (ISSN 1984-9397))
  • Orientação na/da docência: desafios para a carreira acadêmica de pós-graduandos (Seminário de Docência Orientada 2011)
    2010 (Total: 4)
  • Gestão escolar democrática: de que democracia se fala? (I Semana Acadêmica Integrada das Ciências Sociais e Sociologia)
  • Investigando os Projetos Pedagógicos dos Cursos De Pedagogia das IES do RS (X Congresso Internacional de Educação Popular XVIII Seminário Internacional de Educação Popular Vida e Educação: Buscando Alternativas Solidárias e Emancipatórias)
  • O Curso de Pedagogia nas IES do Estado do Rio Grande do Sul (XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO MERCOSUL E IX SEMINÁRIO NA EDUCAÇÃO: GESTÃO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES)
  • Os sentidos do trabalho dos pedagogos nos contextos escolares (I CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO)
    2009 (Total: 2)
  • A formação de educadores das Licenciaturas da Unicruz, sob a ótica da educação emancipatória (XIII SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO)
  • Pedagogia como Ciência da Educação nos Cursos de Pedagogia das IES do Rio Grande do Sul (24 JORNADA ACADÊMICA)
    2008 (Total: 1)
  • Conhecimentos e percepções dos profissionais da educação sobre o abuso sexual e a violência sofrida por crianças e adolescentes (XIII SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO VI MOSTRA DE EXTENSÃO XI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA)

Produção Técnica

    2012 (Total: 1)
  • III Seminário Internacional de Gestão Educacional e da VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
    2021 (Total: 6)
  • "GEONLINE: estágio como práxis, comunidade como locus"
  • "Grupo de Estudos HeForShe"
  • Como gerar certificados pelo sistema de Gestão de certificados eletrônicos - SGCE?
  • Semana de Formação Docente 2021 da UNIPAMPA Campus Itaqui-RS
  • V Semana Acadêmica Integrada da UNIPAMPA Campus Itaqui-RS - Curso de Matemática - Licenciatura
  • Vamos cuidar da nossa voz?
    2020 (Total: 1)
  • Ação de extensão "Materiais de estudo para formação de professores de Matemática", Campus Itaqui.
    2012 (Total: 1)
  • III Encontro de Gestores da Universidade Federal de Santa Maria
    2011 (Total: 1)
  • V SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE GESTÃO EDUCACIONAL: CURRÍCULO E POÍTICAS PÚBLICAS, PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DO GESTOR EDUCACIONAL
    2010 (Total: 1)
  • II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL E IV SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO CAMINHOS E DESCAMINHOS
    2007 (Total: 1)
  • DIA DA SOLIDARIEDADE NO MUNICÍPIO DE PANAMBI/RS
    2006 (Total: 2)
  • X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL, VII SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL E VI JORNADA DE LUDOPEDAGOGIA
  • XI SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, IX MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E IV MOSTRA DE EXTENSÃO, I FEIRA DAS PROFISSÕES
    2005 (Total: 2)
  • V JORNADA DE LUDOPEDAGOGIA E DO III SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
  • X SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, VIII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E III MOSTRA DE EXTENSÃO
    2023 (Total: 1)
  • Empreendimento Estratégico da Docência e a Feminização do Magistério da Educação Básica.
    2018 (Total: 3)
  • Feminização da docência no magistério da educação básica brasileira: imagens, política e sentidos
  • Feminização da Docência no Magistério da Educação Básica Brasileira: Imagens, Política e Sentidos.
  • Gêneros sociais e práticas discursivas: articulações entre linguagem e poder
    2013 (Total: 1)
  • As novas tecnologias e as mutações no trabalho: implicações ao trabalho dos professores
    2012 (Total: 1)
  • Operacionalização dos conceitos de profissão e trabalho
    2008 (Total: 2)
  • Dia da Solidariedade no município de Panambi
  • I Curso Internacional de Educação Especial
    2014 (Total: 1)
  • Trabalho docente entre lugares de fuga'(s) da escola
    2013 (Total: 2)
  • Gestão e Trabalho: analisando o Projeto Pedagógico de um Instituto Federal
  • Trabalho e Educação: a 'verticalização' imediata da escolarização de estudantes, proposições profissionais e/ou à empregabilidade?
    2011 (Total: 3)
  • CIDADANIA BURGUESA: (IM)POSSIBILIDADES DE PROCESSOS DEMOCRÁTICOS NA GESTÃO ESCOLAR
  • Projetos Políticos Antagônicos: A Gestão Escolar Democrática e seus limites constitutivos de Resistência
  • TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EMPREGO: UMA RELAÇÃO (IM)POSSÍVEL A DISTRIBUIÇÃO SOCIAL DE OPORTUNIDADES, SOB O VIÉS DA EMPREGABILIDADE?
    2025 (Total: 1)
  • Memorial Acadêmico das Interlocuções do Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas
    2022 (Total: 1)
  • Debates sobre a linguagem neutra na Semana Acadêmica Integrada do Campus Itaqui
    2019 (Total: 2)
  • Mundo contemporâneo e escola: quem são os novos/outros sujeitos escolares
  • Múltiplas perspectivas da trajetória docente
    2018 (Total: 3)
  • Diversidade e Preconceito: Desafio para a Educação
  • Interlocução de abertura do II Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira
  • Violência Contra Mulher
    2015 (Total: 1)
  • Mesa Redonda: Educação
    2014 (Total: 2)
  • Análise de Conteúdo na Pesquisa em Educação
  • Trabalho e Educação
    2013 (Total: 3)
  • Análise de Conteúdo na Pesquisa em Educação
  • Trabalho e Educação: Determinações e sentidos no/do/sob o trabalho dos profesores
  • Trabalho e Educação: Disputas e Sentidos
    2012 (Total: 2)
  • Gestão democrática na escola pública
  • Políticas Educacionais, Organização e Gestão Escolar
    2012 (Total: 1)
  • Trabalho dos professores na escola: sentidos, movimentos e processos
    2011 (Total: 2)
  • Cidadania Burguesa: (im)possibilidades de processos democráticos na gestão escolar
  • O CURSO DE PEDAGOGIA NA REALIDADE GAÚCHA: CONCEPÇÕES E SENTIDOS PARA O TRABALHO DOS PEDAGOGOS NA ESCOLA
    2010 (Total: 1)
  • Investigando os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia das IES do RS
    2015 (Total: 3)
  • A categoria cidadania no contexto escolar: endereçamentos discursivos na fabricação e consumo de identidades estudantis
  • Apagão Docente no contexto educacional brasileiro: endereçamentos ao trabalho e identidade docente, a partir de uma política de formação
  • Noções de Emancipação através do Trabalho: um estudo a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica Brasileira
    2012 (Total: 2)
  • Cotidiano escolar: discutindo o trabalho dos professores
  • Trabalho dos professores: uma análise na tentativa de ampliar concepções
    2011 (Total: 2)
  • "DEMOCRACIA E GESTÃO ESCOLAR: NOVAS OU VELHAS (RE) CONFIGURAÇÕES MEDIANTE O CONTEXTO CAPITALISTA DE SOCIEDADE?"
  • O TRABALHO DOS PROFESSORES E A INFÂNCIA: (INTER) RELAÇÕES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
    2010 (Total: 4)
  • CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PEDAGOGIA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
  • Gestão democrática na escola pública: constituindo reflexões
  • Gestão escolar democrática: de que democracia se fala?
  • PEDAGOGIA E O TRABALHO DOS PEDAGOGOS: CONTEXTOS E DIVERGÊNCIAS
    2009 (Total: 1)
  • PEDAGOGIA COMO CIENCIA DA EDUCAÇÃO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS IES DO RIO GRANDE DO SUL
    2008 (Total: 2)
  • NÚCLEO DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAS: UMA REALIDADE NA UNICRUZ
  • TURISMO E LAZER ADAPTADO A SPESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: UMA NECESSIDADE DO ESTADO DO RS
    2023 (Total: 1)
  • Políticas Públicas, formação de professores e a pesquisa em educação no Brasil
    2014 (Total: 3)
  • Currículo e Emancipação: ensaio imagético a partir da obra 'Operários' de Tarsila do Amaral
  • Trabalho Docente entre lugares de 'fuga(s)' da escola: Endereçamentos de perfis docentes a partir do PIBID
  • Trabalho e Educação nas 'credenciais' da escolarização: Emergência(s) dos profissionais, ainda estudantes
    2013 (Total: 2)
  • Fronteiras discursivas em disputa: O 'BOOM' da Educação Profissional /Tecnológica e os processos de escolarização de estudantes
  • Produções e (re) interpretações no campo curricular: uma análise a partir de documentos locais
    2012 (Total: 5)
  • Aspectos de Gestão no contexto de expansão do Instituto Federal Farroupilha/RS: uma análise
  • Democratização da gestão nas escolas públicas brasileiras em uma abordagem discursiva (ISSN: 2219-6854)
  • Gestão escolar e produção da aula: elaborando sentidos sob o trabalho dos professores em escola públicas na Região Central/RS
  • Redefinições de sentidos no/para o trabalho dos professores a partir da expansão da Educação Profissional e tecnológica (ISSN: 2219-6854)
  • Resistência(s) em tempos de naturalizações discursivas: proposições na perspectiva crítico freireana
    2011 (Total: 2)
  • A instituição 'escola' no contexto da sociedade contemporânea: Confluências e sentidos para/na constituição de cidadania
  • Desafios contemporâneos à gestão da Educação Profissional e Tecnológica: aspirações da empregabilidade
    2010 (Total: 1)
  • A DEMOCRACIA COMO PRINCÍPIO PARA A LDB 9394/96: REGULAÇÃO E AJUSTE AO MERCADO DE TRABALHO?
    2007 (Total: 4)
  • A DIMENSÃO ESCOLAR DA VIOLENCIA INFANTO- JUVENIL:UMA CARTOGRAFIA DA IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS DE VIOLENCIA, ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE CRUZ ALTA- RS
  • APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS:UMA REALIDADE NA UNICRUZ
  • NÚCLEO DE APOIO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAS: UMA REALIDADE NA UNICRUZ
  • UM ESTUDO DE CASO: POSIBILIDADES E LIMITAÇÕES
    2006 (Total: 2)
  • EDUCAÇÃO POPULAR:O DESAFIO DE INCLUIR
  • PROJETO POLÍTICO- PADAGÓGICO EM CONSTRUÇÃO: ANALISANDO A PROGRESSÃO CONTINUADA
    2005 (Total: 1)
  • ANÁLISE SÓCIO ANTROPOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA/RS
    2009 (Total: 2)
  • A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNICRUZ, SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA
  • O CURSO DE PEDAGOGIA NAS IES DO RS E A PERSPECTIVA DA CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS
    2019 (Total: 1)
  • Novas Comissões Locais e Coordenações de Curso Campus Itaqui
    2019 (Total: 1)
  • Distúrbio/transtorno e dificuldades de aprendizagem /práticas pedagógicas em salas de recursos
    2014 (Total: 1)
  • Coordenador de Comunicação Oral
    2013 (Total: 1)
  • Coordenação de Mesa Redonda (Comunicações orais) no Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior e IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação -RS
    2012 (Total: 5)
  • 3° Encontro de Gestores da Universidade Federal de Santa Maria - (Coordenação de Painel Temático)
  • 3° Encontro de Gestores da Universidade Federal de Santa Maria - (Sala Temática de Educação Física)
  • 3° Encontro de Gestores da Universidade Federal de Santa Maria - (Sala Temática de Química)
  • Coordenação da Mesa: Políticas Públicas, Gestão e Financiamento da Educação no III Seminário Internacional de Gestão Educacional e da VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização e Gestão Educacional de
  • Cordnação da Mesa: Gestão Educacional e Modalidades Educativas no III Seminário Internacional de Gestão Educacional e da VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização e Gestão Educacional de
    2019 (Total: 1)
  • Formação Pedagógica de docentes da Rede Municipal de Itaqui/RS
    2012 (Total: 1)
  • Elaboração do Relatório Técnico do III Seminário Internacional de Gestão Educacional e da VI Semana Acadêmica do Curso de Gestão Educacional
    2011 (Total: 1)
  • Relatório Final da Avaliação Externa do Curso de Especialização em Gestão Educacional do CE-UFSM
    2010 (Total: 2)
  • . O Trabalho dos Pedagogos na Escola: Desafios e Perspectivas. 2010. (Relatório de pesquisa).
  • O Curso de Pedagogia nas IES do Estado do Rio Grande do Sul e a Perspectiva da Ciência da Educação: convergências e divergências. 2010. (Relatório de pesquisa).
    2008 (Total: 1)
  • Núcleo de Apoio aos Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais
    2006 (Total: 1)
  • Análise dos Projetos Político- Pedagógicos das Escolas de E.F. que adotam a Progressão Continuada na abrangência do Curso de Pedagogia da Unicruz
    2017 (Total: 1)
  • Consultoria ad hoc dos Editais de Extensão Universitária
    2024 (Total: 1)
  • Coordenador(a) do Grupo de Trabalho (GT) NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO NO BRASIL: O CASO DO NOVO ENSINO MÉDIO, do evento V Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira: decolonizar o saber, o poder, o ser e o viver
    2023 (Total: 1)
  • Entrevista no Podcast 15 por 15 do Kairós, episódio 'Pesquisa em Educação no Brasil'.
    2012 (Total: 1)
  • Espaço Alternativo na UFSM: sujeitos, memórias e futuros
    2023 (Total: 1)
  • Avaliador de resumos submetidos para a Mostra Científica do 15º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE).
    2016 (Total: 1)
  • Organismos multilaterais e políticas públicas educacionais
    2015 (Total: 10)
  • A argumentação na abordagem do pensamento funcional em livros didáticos de matemática da educação básica
  • Desenvolvimento do pensamento geométrico: análise de livros didáticos de matemática do ensino médio acerca da geometria espacial
  • Estudo do conceito de taxa de variação nas propostas do ensino médio e ensino superior
  • II Encontro dos Cursos de Pós-graduação e II Seminário de Pesquisa em Pós-graduação do Instituto Federal Farroupilha
  • III Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior e da IX Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional - UFSM
  • Números racionais e raciocínio proporcional: aspectos relacionados à transição das fases do ensino na educação básica (5º para o 6º ano Ensino Fundamental e do 9º para o 1º ano Ensino Médio)
  • O ensino dos números racionais nos anos finais do ensino fundamental: uma análise das produções brasileiras nos últimos dez anos
  • Potenciação: análise de uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino fundamental
  • Processos de reflexão acerca da mobilização de saberes de professores da educação básica por meio de atividades que priorizam a argumentação em geometria
  • Sequências numéricas: um estudo acerca do processo transitório do ensino médio para o ensino superior
    2014 (Total: 2)
  • O PDE- Escola e as implicações para o ensino: estudo de caso na Escola Municipal Getúlio Vargas
  • Um estudo sobre o PDE - Escola: perspectiva rural e urbana
    2025 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'
    2024 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'
    2023 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'
    2022 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'
    2021 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'
    2020 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'
    2019 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'
    2018 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'
    2017 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2024 (Total: 2)
  • Exclusão, integração e inclusão de estudantes com TEA sob a ótica de profissionais do AEE
  • TRABALHO E IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE EM MOVIMENTOS DE DESENVOLVIMENTO E (DES)VALORIZAÇÃO
    2023 (Total: 4)
  • A escolarização de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH e alguns dispositivos pedagógicos de inclusão
  • Educação Física Escolar e possíveis (des)motivações do corpo discente: um estudo de caso nos Anos Finais do Ensino Fundamental
  • O Impacto do ensino remoto emergencial na educação escolar da cidade de Gramado
  • Reflexões sobre o ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19
    2022 (Total: 6)
  • Estudo dos recursos didáticos para o ensino de matemática a estudantes com TDAH
  • Formação continuada durante o ensino remoto na pandemia
  • Formação inventiva de professores de geografia a partir da autoria de materiais educacionais digitais
  • Limites e possibilidades encontrados pelos professores de Matemática no Ensino Remoto
  • Princípios da neurociência e a aprendizagem matemática: um mapeamento sistemático da literatura
  • Readaptação escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental após o ensino remoto: um estudo de caso
    2021 (Total: 1)
  • Trajetória de um discente cego na universidade: limites e possibilidades
    2018 (Total: 1)
  • Itinerários Formativos. Reforma Do Ensino Médio. Corpo Escolar Juvenil.
    2011 (Total: 1)
  • PEDAGOGIA E PEDAGOGOS: Reflexões a partir de discursos de acadêmicos do curso