Josemar Alves
Produção Bibliográfica
- 2021 (Total: 1)
- 2020 (Total: 2)
- 2018 (Total: 1)
- ISSN Uso de um software de correção automática: uma alternativa para viabilizar o processo avaliativo contínuo no contexto do ensino universitário (INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO)
- 2017 (Total: 5)
- ISSN As TIC no ensino de física: uma proposta de atividade didática com uso de simulação computacional acerca do movimento de um pêndulo simples (Revista de Enseñanza de la Física)
- ISSN Atividades Didáticas de Física para o desenvolvimento de conteúdos conceituais e procedimentais no ensino médio (Ensenanza de Las Ciencias)
- ISSN Descrição e análise de oficinas sobre atividades didáticas de física mediadas por recursos tecnológicos (EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS))
- ISSN Relações entre processos formativos de professores de Física e o desenvolvimento de saberes docentes (Ensenanza de Las Ciencias)
- ISSN Resolução de problemas parametrizados: uma estratégia para estimular a aprendizagem colaborativa (Revista de Enseñanza de la Física)
- 2016 (Total: 2)
- ISSN Textos de divulgação científica: uma estratégia complementar para o ensino de ciências (CCNExt - Revista de Extensão)
- ISSN Uso de blog em atividades didáticas de textos de divulgação científica (CCNExt - Revista de Extensão)
- 2015 (Total: 1)
- ISSN CD Vivo: viabilizando atividades didáticas computacionais (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
- 2024 (Total: 1)
- CONJUNTO DE ATIVIDADES PRÁTICO-EXPERIMENTAIS DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA SALA DE AULA (Josemar Alves, Ricardo Fajardo, Rita de Cássia Pistóia Mariani. (Org.). ENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Socialização de produções do PPGEMEF/UFSM)
- 2020 (Total: 1)
- doi A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PROPORCIONAR A INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL (O Ensino alicerçado em Fundamentos Teórico-Metodológicos)
- 2024 (Total: 1)
- ENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Socialização de produções do PPGEMEF/UFSM
- 2024 (Total: 1)
- O FILME INTERSTELLAR NO ENSINO DE FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA AS DISCUSSÕES CTS (XX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física ? 2024)
- 2017 (Total: 1)
- A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PROPORCIONAR A INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL (I Encontro Regional de Ensino de Ciências)
- 2016 (Total: 1)
- Workshops of development of didactic activities of solving problems mediated by ICT in the formation of Physics teachers (2nd World Conference on Physics Education)
- 2015 (Total: 1)
- Oficina sobre análise e caracterização de simulações computacionais de Física no contexto do PIBID (XIII Encontro sobre Investigação na Escola (EIE))
- 2013 (Total: 4)
- Estudo da segunda lei de newton, movimento e força por meio de uma simulação computacional (XVIII Seminário Internacional de Educação (XVIII SIEduca))
- Uma análise de como a Termodinâmica vem sendo abordada nas publicações recentes de periódicos e eventos nacionais de Ensino de Física (IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (IX ENPEC))
- Uma análise dos artigos da RBEF de 2000 a 2010, a luz do uso dos computadores em atividades didáticas (IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (IX ENPEC))
- Uso de um objeto virtual para o estudo de lançamento de projéteis com a presença de atrito (XVIII Seminário Internacional de Educação (XVIII SIEduca))
- 2012 (Total: 3)
- Estágio curricular em ensino de física na perspectiva de uma adaptação dos Três Momentos Pedagógicos (XI encontro sobre Investigação na Escola)
- Estudo De Máquinas Térmicas Mediado Pelo Objeto De Aprendizagem Graxaim Máquinas Térmicas (XI encontro sobre Investigação na Escola)
- O que sabões, detergentes e xampus têm em comum? Uma proposta investigativa e interdisciplinar (II Seminário Internacional de Educação em Ciências - SINTEC²)
- 2011 (Total: 1)
- Uso do Octave em Atividades Didáticas Mediadas por Simulações Computacionais (XV Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão - XV SEPE)
- 2024 (Total: 8)
- A JORNADA DO LIXO ? ENTENDENDO A COLETA SELETIVA: RELATO DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA DE CIÊNCIAS (39ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- Brincando de Reciclar: Descobrindo como a Reciclagem ajuda a Natureza a Renascer (39ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- CIRCUITOS ELÉTRICOS EM AMBIENTE DOMÉSTICO: O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA. (39ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- Divulgação científica nas áreas de STEM: POP SCIENCE UFSM (V Escola de Inverno de Física)
- ENGAJAMENTO E CONSUMO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA NO INSTAGRAM:UM ESTUDO DE CASO DO CIÊNCIA POP UFSM (39ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- EXPERIMENTOS DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS: O QUE AS SEMENTES PRECISAM PARA GERMINAR? (39ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO DO SMARTPHONE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA (39ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- SMARTPHONES NO ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE AS POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DO USO DIDÁTICO DESSA FERRAMENTA NO ÂMBITO NACIONAL DA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA (39ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- 2023 (Total: 5)
- ANÁLISE DA DISCUSSÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- COMO SE MEDE?: ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA INTRODUZIR AS UNIDADES DE MEDIDAS A ALUNOS (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- ENERGIA DOS ALIMENTOS: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA ALUNOS DO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- OS SONS DO CARRILHÃO: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA SOBRE ONDAS SONORAS PARA (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- UM GOSTINHO DE FÍSICA: ESTUDO DE PROCESSOS E PREPARAÇÃO DE UM BOLO DE CHOCOLATE COM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- 2016 (Total: 1)
- Proposta de atividade didática com uso de simulação computacional para o ensino do movimento retilíneo (II Mostra Gaúcha de Validação de Produtos Educacionais e o I Encontro Pibid Física-RS)
- 2014 (Total: 1)
- O uso do computador como estratégia didática: o papel conferido as simulações computacionais (2 Congresso Internacional de Educação em Ciências)
- 2013 (Total: 3)
- O uso de simulações computacionais no ensino de jovens e adultos: relato de uma experiência (V Encontro Estadual de Ensino de Física-RS (V EEEF-Rs))
- Oficina didática para o uso de software matemático em atividades didáticas de física (XVIII Seminário Internacional de Educação (XVIII SIEduca))
- Softwares como recursos didáticos complementares no ensino de física (XVIII Seminário Internacional de Educação (XVIII SIEduca))
- 2012 (Total: 2)
- Estágio curricular: possibilidade do uso de novas estratégias didáticas (27ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria (JAI-UFSM))
- Saúde e suas relações com os alimentos uma temática para o ensino de ciências (27ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2011 (Total: 2)
- Relato de Atividade Didática desenvolvida pelo PIBID Ensino de Física mediada pelo uso do Octave (26ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Uso de Simulações no Estudo de Cinemática: Relato de Uma Atividade Desenvolvida pelo PIBID Ensino de Física da UFSM (IV Encontro Estadual de Ensino de Física - RS)
- 2010 (Total: 3)
- O uso do aplicativo Modellus para modelagem e construção de gráficos de problemas de física (25ª Jornada Acadêmica Integrada - http://portal.ufsm.br/jai2010/anais/areas/area_17/index.htm#autores)
- Uso de ferramentas computacionais para a análise gráfica em problemas de física (25ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Utilização do método COM+SIESTA no estudo de modelos para sistemas de elétrons fortemente correlacionados (25ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2009 (Total: 2)
- Cálculo numérico dos parâmetros de ordem de modelos de vidro de spin (24ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Competição entre vidro de spin e ferromagnetismo na rede Kondo (24ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2016 (Total: 1)
- Práticas docentes inovadoras no contexto do PIBID - Física (VI Encontro Nacional de Licenciaturas (ENALIC))
- 2011 (Total: 4)
- Defesa do uso da ferramenta computacional octave na resolução de situações-problema em física, a partir do relato de atividades desenvolvidas pelo PIBID UFSM (I Seminário Internacional de Educação em Ciências)
- Investigação do Uso de um Software Computacional na Análise Gráfica em Atividades Didáticas na Disciplina de Física no Nível Médio (XVI Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão XIV Mostra de Iniciação Científica e IX Mostra de Extensão)
- Investigação do Uso de Uma Ferramenta Computacional na Análise Gráfica de Situações - Problema na Disciplinas de Física no Nível Médio (XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
- Relato de uma atividade didática: uso de ferramenta computacional na resolução de problemas (I Seminário Internacional de Educação em Ciências)
Produção Técnica
- 2023 (Total: 1)
- II Escola de Inverno de Ensino de Física
- 2017 (Total: 2)
- 15º Programa Janela Aberta
- I Encontro Regional de Ensino de Ciências ? I EREC
- 2013 (Total: 2)
- 11º Programa Janela Aberta
- XII Encontro sobre Investigação na Escola
- 2016 (Total: 1)
- Oficinas sobre atividades didáticas baseadas em TIC na formação inicial de professores de Física
- 2013 (Total: 1)
- Textos de divulgação científica: uma estratégia complementar para o ensino de ciências
- 2012 (Total: 2)
- Estágio curricular: possibilidade do uso de novas estratégias didáticas
- Estágio Curricular Em Ensino De Física Na Perspectiva De Uma Adaptação Dos Três Momentos Pedagógicos
- 2010 (Total: 1)
- O uso de ferramentas computacionais para análise gráfica em problemas de física
- 2009 (Total: 1)
- Cálculo numérico dos parâmetros de ordem de modelos de vidro de spin
- 2013 (Total: 2)
- Estudo da segunda lei de newton, movimento e força por meio de uma simulação computacional
- Softwares como recursos didáticos complementares no ensino de física
- 2012 (Total: 1)
- O que sabões, detergentes e xampus têm em comum? Uma proposta investigativa e interdisciplinar
- 2011 (Total: 1)
- Relato de uma atividade didática: uso de ferramenta computacional na resolução de problemas
- 2024 (Total: 1)
- Avaliador de seleção de trabalhos e avaliador de apresentações de trabalhos39ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- 2023 (Total: 4)
- Coordenador da sessão de Comunicação oral: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Física / Políticas Públicas em Educação e o Ensino de Física / Divulgação Científica e Práticas Educativas em Espaços Educativos Formais, Informais e Não Form
- Coordenador de sessão de MOSTRAS E EXPOSIÇÕES no XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física
- Coordenador de sessão PÔSTER no XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física
- Mediador de apresentação de trabalhos na II Escola de Inverno de Ensino de Física promovida pelo PPG em Educação Matemática e Ensino de Física da UFSM.
- 2023 (Total: 2)
- Avaliador ad hoc de 1 (um) artigo científico (código 7685), a convite do Comitê Editorial da REVISTA PRINCIPIA - DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFPB
- AVALIADOR DA SELEÇÃO DE TRABALHOS e AVALIADOR DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS da 38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI
- 2021 (Total: 1)
- Parecerista AD HOC na 7ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 1ª Escola de Inverno de Ensino de Física
- 2019 (Total: 1)
- Árbitro de trabalhos apresentados I Encontro Mineiro de Ensino de Física (I EMEFis)
- 2017 (Total: 1)
- Árbitro de trabalhos apresentados no XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF)
- 2015 (Total: 1)
- Árbitro de trabalhos apresentados no XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF)
- 2021 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- 2020 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- 2019 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- 2018 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Científica Schola'
- 2017 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Científica Schola'