Josemar Alves

Produção Bibliográfica

    2021 (Total: 1)
  • doi ISSN Uma revisão bibliográfica sobre o uso de software de análise de dados: um olhar para o Octave (Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa))
    2020 (Total: 2)
  • doi ISSN CONJUNTO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS DE MECÂNICA BASEADAS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS (Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa))
  • doi ISSN SOFTWARES DE CORREÇÃO AUTOMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM REVISTA)
    2018 (Total: 1)
  • ISSN Uso de um software de correção automática: uma alternativa para viabilizar o processo avaliativo contínuo no contexto do ensino universitário (INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO)
    2017 (Total: 5)
  • ISSN As TIC no ensino de física: uma proposta de atividade didática com uso de simulação computacional acerca do movimento de um pêndulo simples (Revista de Enseñanza de la Física)
  • ISSN Atividades Didáticas de Física para o desenvolvimento de conteúdos conceituais e procedimentais no ensino médio (Ensenanza de Las Ciencias)
  • ISSN Descrição e análise de oficinas sobre atividades didáticas de física mediadas por recursos tecnológicos (EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS))
  • ISSN Relações entre processos formativos de professores de Física e o desenvolvimento de saberes docentes (Ensenanza de Las Ciencias)
  • ISSN Resolução de problemas parametrizados: uma estratégia para estimular a aprendizagem colaborativa (Revista de Enseñanza de la Física)
    2016 (Total: 2)
  • ISSN Textos de divulgação científica: uma estratégia complementar para o ensino de ciências (CCNExt - Revista de Extensão)
  • ISSN Uso de blog em atividades didáticas de textos de divulgação científica (CCNExt - Revista de Extensão)
    2015 (Total: 1)
  • ISSN CD Vivo: viabilizando atividades didáticas computacionais (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
    2020 (Total: 1)
  • doi A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PROPORCIONAR A INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL (O Ensino alicerçado em Fundamentos Teórico-Metodológicos)
    2017 (Total: 1)
  • A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PROPORCIONAR A INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL (I Encontro Regional de Ensino de Ciências)
    2016 (Total: 1)
  • Workshops of development of didactic activities of solving problems mediated by ICT in the formation of Physics teachers (2nd World Conference on Physics Education)
    2015 (Total: 1)
  • Oficina sobre análise e caracterização de simulações computacionais de Física no contexto do PIBID (XIII Encontro sobre Investigação na Escola (EIE))
    2013 (Total: 4)
  • Estudo da segunda lei de newton, movimento e força por meio de uma simulação computacional (XVIII Seminário Internacional de Educação (XVIII SIEduca))
  • Uma análise de como a Termodinâmica vem sendo abordada nas publicações recentes de periódicos e eventos nacionais de Ensino de Física (IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (IX ENPEC))
  • Uma análise dos artigos da RBEF de 2000 a 2010, a luz do uso dos computadores em atividades didáticas (IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (IX ENPEC))
  • Uso de um objeto virtual para o estudo de lançamento de projéteis com a presença de atrito (XVIII Seminário Internacional de Educação (XVIII SIEduca))
    2012 (Total: 3)
  • Estágio curricular em ensino de física na perspectiva de uma adaptação dos Três Momentos Pedagógicos (XI encontro sobre Investigação na Escola)
  • Estudo De Máquinas Térmicas Mediado Pelo Objeto De Aprendizagem Graxaim Máquinas Térmicas (XI encontro sobre Investigação na Escola)
  • O que sabões, detergentes e xampus têm em comum? Uma proposta investigativa e interdisciplinar (II Seminário Internacional de Educação em Ciências - SINTEC²)
    2011 (Total: 1)
  • Uso do Octave em Atividades Didáticas Mediadas por Simulações Computacionais (XV Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão - XV SEPE)
    2023 (Total: 5)
  • ANÁLISE DA DISCUSSÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • COMO SE MEDE?: ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA INTRODUZIR AS UNIDADES DE MEDIDAS A ALUNOS (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • ENERGIA DOS ALIMENTOS: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA ALUNOS DO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • OS SONS DO CARRILHÃO: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA SOBRE ONDAS SONORAS PARA (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • UM GOSTINHO DE FÍSICA: ESTUDO DE PROCESSOS E PREPARAÇÃO DE UM BOLO DE CHOCOLATE COM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
    2016 (Total: 1)
  • Proposta de atividade didática com uso de simulação computacional para o ensino do movimento retilíneo (II Mostra Gaúcha de Validação de Produtos Educacionais e o I Encontro Pibid Física-RS)
    2014 (Total: 1)
  • O uso do computador como estratégia didática: o papel conferido as simulações computacionais (2 Congresso Internacional de Educação em Ciências)
    2013 (Total: 3)
  • O uso de simulações computacionais no ensino de jovens e adultos: relato de uma experiência (V Encontro Estadual de Ensino de Física-RS (V EEEF-Rs))
  • Oficina didática para o uso de software matemático em atividades didáticas de física (XVIII Seminário Internacional de Educação (XVIII SIEduca))
  • Softwares como recursos didáticos complementares no ensino de física (XVIII Seminário Internacional de Educação (XVIII SIEduca))
    2012 (Total: 2)
  • Estágio curricular: possibilidade do uso de novas estratégias didáticas (27ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria (JAI-UFSM))
  • Saúde e suas relações com os alimentos uma temática para o ensino de ciências (27ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2011 (Total: 2)
  • Relato de Atividade Didática desenvolvida pelo PIBID Ensino de Física mediada pelo uso do Octave (26ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Uso de Simulações no Estudo de Cinemática: Relato de Uma Atividade Desenvolvida pelo PIBID Ensino de Física da UFSM (IV Encontro Estadual de Ensino de Física - RS)
    2010 (Total: 3)
  • O uso do aplicativo Modellus para modelagem e construção de gráficos de problemas de física (25ª Jornada Acadêmica Integrada - http://portal.ufsm.br/jai2010/anais/areas/area_17/index.htm#autores)
  • Uso de ferramentas computacionais para a análise gráfica em problemas de física (25ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Utilização do método COM+SIESTA no estudo de modelos para sistemas de elétrons fortemente correlacionados (25ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2009 (Total: 2)
  • Cálculo numérico dos parâmetros de ordem de modelos de vidro de spin (24ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Competição entre vidro de spin e ferromagnetismo na rede Kondo (24ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2016 (Total: 1)
  • Práticas docentes inovadoras no contexto do PIBID - Física (VI Encontro Nacional de Licenciaturas (ENALIC))
    2011 (Total: 4)
  • Defesa do uso da ferramenta computacional octave na resolução de situações-problema em física, a partir do relato de atividades desenvolvidas pelo PIBID UFSM (I Seminário Internacional de Educação em Ciências)
  • Investigação do Uso de um Software Computacional na Análise Gráfica em Atividades Didáticas na Disciplina de Física no Nível Médio (XVI Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão XIV Mostra de Iniciação Científica e IX Mostra de Extensão)
  • Investigação do Uso de Uma Ferramenta Computacional na Análise Gráfica de Situações - Problema na Disciplinas de Física no Nível Médio (XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
  • Relato de uma atividade didática: uso de ferramenta computacional na resolução de problemas (I Seminário Internacional de Educação em Ciências)

Produção Técnica

    2023 (Total: 1)
  • II Escola de Inverno de Ensino de Física
    2017 (Total: 2)
  • 15º Programa Janela Aberta
  • I Encontro Regional de Ensino de Ciências ? I EREC
    2013 (Total: 2)
  • 11º Programa Janela Aberta
  • XII Encontro sobre Investigação na Escola
    2016 (Total: 1)
  • Oficinas sobre atividades didáticas baseadas em TIC na formação inicial de professores de Física
    2013 (Total: 1)
  • Textos de divulgação científica: uma estratégia complementar para o ensino de ciências
    2012 (Total: 2)
  • Estágio curricular: possibilidade do uso de novas estratégias didáticas
  • Estágio Curricular Em Ensino De Física Na Perspectiva De Uma Adaptação Dos Três Momentos Pedagógicos
    2010 (Total: 1)
  • O uso de ferramentas computacionais para análise gráfica em problemas de física
    2009 (Total: 1)
  • Cálculo numérico dos parâmetros de ordem de modelos de vidro de spin
    2013 (Total: 2)
  • Estudo da segunda lei de newton, movimento e força por meio de uma simulação computacional
  • Softwares como recursos didáticos complementares no ensino de física
    2012 (Total: 1)
  • O que sabões, detergentes e xampus têm em comum? Uma proposta investigativa e interdisciplinar
    2011 (Total: 1)
  • Relato de uma atividade didática: uso de ferramenta computacional na resolução de problemas
    2023 (Total: 4)
  • Coordenador da sessão de Comunicação oral: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Física / Políticas Públicas em Educação e o Ensino de Física / Divulgação Científica e Práticas Educativas em Espaços Educativos Formais, Informais e Não Form
  • Coordenador de sessão de MOSTRAS E EXPOSIÇÕES no XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física
  • Coordenador de sessão PÔSTER no XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física
  • Mediador de apresentação de trabalhos na II Escola de Inverno de Ensino de Física promovida pelo PPG em Educação Matemática e Ensino de Física da UFSM.
    2023 (Total: 2)
  • Avaliador ad hoc de 1 (um) artigo científico (código 7685), a convite do Comitê Editorial da REVISTA PRINCIPIA - DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFPB
  • AVALIADOR DA SELEÇÃO DE TRABALHOS e AVALIADOR DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS da 38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI
    2021 (Total: 1)
  • Parecerista AD HOC na 7ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 1ª Escola de Inverno de Ensino de Física
    2019 (Total: 1)
  • Árbitro de trabalhos apresentados I Encontro Mineiro de Ensino de Física (I EMEFis)
    2017 (Total: 1)
  • Árbitro de trabalhos apresentados no XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF)
    2015 (Total: 1)
  • Árbitro de trabalhos apresentados no XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF)
    2021 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
    2020 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
    2019 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
    2018 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Científica Schola'
    2017 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Científica Schola'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

Não informado