Joze Medianeira Dos Santos De Andrade

Produção Bibliográfica

    2019 (Total: 2)
  • ISSN Avanços cientíĕ co-tecnológicos e Auto(trans)formação com professores: novos tempos ... velhos desafios?! (http://dx.doi.org/10.18316/recc.v24i2.4508)
  • doi ISSN Avanços científico-tecnológicos e Auto(trans)formação de professores: novos tempos ... velhos desafios?! (Revista de Educação, Ciência e Cultura)
    2018 (Total: 2)
  • ISSN Assessorando na construção, implementação e avaliação do FME de Manoel Viana - RS (Boletim Técnico Científico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha)
  • ISSN AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES: em busca de uma compreensão político-epistemológica (Educação e Cultura Contemporânea)
    2017 (Total: 1)
  • doi ISSN PAULO FREIRE NO ÂMBITO DA PESQUISA: OS CÍRCULOS DIALÓGICOS INVESTIGATIVO-FORMATIVOS COMO POSSIBILIDADE DE REINVENÇÃO DOS CÍRCULOS DE CULTURA E AUTO(TRANS) FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES (INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE))
    2013 (Total: 2)
  • ISSN Aplicação de Modelo Didático para o Ensino de Anatomia Vegetal (Urcampus)
  • ISSN DIALOGAR E AMAR: ENSINANDO/APRENDENDO PARA SER MAIS (POLÍTICAS EDUCATIVAS - REVISTA DO PROGRAMA DE POLÍTICAS EDUCATIVAS DO NÚCLEO EDUCAÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES DO GRUPO MONTEV)
    2008 (Total: 1)
  • ISSN Cultura, diálogo e formação de professores: alguns pontos para reflexão (P@RTES (SÃO PAULO))
    2020 (Total: 1)
  • A PERMANÊNCIA E O ÊXITO DOS ESTUDANTES NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Santo Ângelo : compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade)
    2019 (Total: 3)
  • Avaliação criativa-reflexiva: experiências formativas nos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal Farroupilha ? Campus Alegrete (Boas práticas: experiências de sala de aula no Instituto Federal Farroupilha)
  • Círculos Dialógicos Investigativo-formativos: uma alternativa de pesquisa com professores (XII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: uma pedagogia do amor e do coração, para reconstruir e superar obstáculos. EDUCAÇÃO, AMOROSIDADE E UTOPIA: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE)
  • Pesquisa auto(trans)formação com Freire e Josso: os Círculos Dialógicos como reconstruções e possibilidades (XII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: uma pedagogia do amor e do coração, para reconstruir e superar obstáculos. EDUCAÇÃO, AMOROSIDADE E UTOPIA: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE)
    2018 (Total: 2)
  • Dialogicidade e Afetividade na Educação Básica: por uma escola séria e alegre (Educação Básica e pesquisa)
  • Pibid IF Farroupilha: onde estão e o que estão fazendo nossos egressos? (Pibid IF Farroupilha: ações articuladas para a excelência da/na formação de professores)
    2017 (Total: 1)
  • Qualificação e avaliação dos cursos de licenciatura do Instituto Federal Farroupilha ? caminhos percorridos entre 2012 e 2017 (A formação de professores no IF Farroupilha: diálogos, desafios e perspectivas em tempos de mudança.)
    2016 (Total: 3)
  • O papel da coordenação institucional do Pibid IF Farroupilha: desafios e aprendizados (Pibid IF Farroupilha: desafios de ensinar e aprender)
  • Pibid Química, PET Biologia e Profuncionário EAD: aproximando experiências relacionadas à prática docente no IF Farroupilha (Desafios atuais na formação de professores: consolidando um espaço de estudos no IF Farroupilha)
  • Quando se tira Paulo Freire da estante: um conto sobre Formação Inicial e Continuada (Formação de professores no IF Farroupilha: novas possibilidades, novos desafios)
    2015 (Total: 2)
  • DIALOGUS: encontros dialógicos investigativos como possibilidade de auto(trans)formação permanente de professores (DIALOGUS: círculos dialógicos, humanização e auto(trans)formação de professores)
  • Pibid IF Farroupilha: compartilhando experiências e aprendizados entre 2013 e 2015 (Pibid IF Farroupilha: compartilhando experiências e aprendizados)
    2014 (Total: 1)
  • O PIBID IF Farroupilha: possibilidades de ressignificação da docência (PIBID IF Farroupilha: arquitetando saberes e fazeres da/na docência)
    2010 (Total: 1)
  • A criança como 'ser de direitos': da invenção da infância à garantia desse direito (Escola Que Protege: dimensões de um trabalho em rede)
    2009 (Total: 1)
  • Educação Humanizadora e os Desafios da Diversidade: alguns pontos para reflexão (Educação Humanizadora e os Desafios da Diversidade)
    2018 (Total: 1)
  • Pibid IF Farroupilha: ações articuladas para a excelência da/na formação de professores
    2017 (Total: 1)
  • A formação de professores no IF Farroupilha: diálogos, desafios e perspectivas em tempos de mudança
    2016 (Total: 1)
  • Pibid IF Farroupilha: desafios de ensinar e aprender
    2015 (Total: 2)
  • DIALOGUS: círculos dialógicos, humanização e auto(trans)formação de professores
  • Pibid IF Farroupilha: compartilhando experiências e aprendizados
    2014 (Total: 1)
  • PIBID IF Farroupilha: arquitetando saberes e fazeres da/na docência
    2018 (Total: 1)
  • Assessorando na construção, implementação e avaliação do PME de Manoel Viana - RS
    2012 (Total: 1)
  • Por que a greve ainda continua? (Diário de Santa Maria)
    2009 (Total: 2)
  • Parabéns, professor! (Diário de Santa Maria)
  • Violência contra criança e adolescente (Diário de Santa Maria)
    2020 (Total: 1)
  • Da fome presente em sala de aula ao ato de resistir: carta pedagógica ao Professor Paulo Freire (XIII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: resistência e esperança em tempos estranhos)
    2019 (Total: 2)
  • Processos Dialógicos e auto(trans)formativos com Freire e Josso: anúncios possíveis na pesquisa (XXI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
  • Programa Permanência e Êxito - PPE do Instituto Federal Farroupilha (XIX Congresso Internacional de Educação Popular ? MOBREC/SM; XXVIII Seminário Internacional de Educação Popular - MOBREC/SM; VI Seminário Internacional de Educação Profissional do IFFar; I Seminário Internacional de Educação Profissional da UFSM)
    2018 (Total: 1)
  • O inacabamento como condição ontológica para auto(trans)formação permanente de professores (XX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
    2017 (Total: 1)
  • REINVENTANDO PAULO FREIRE NA PESQUISA: O DIÁLOGO COMO POTENCIALIZADOR DA DINAMICIDADE DOS CÍRCULOS DIALÓGICOS INVESTIGATIVO-FORMATIVOS E DA AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES (XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
    2016 (Total: 3)
  • Cine Freire: uma experiência em diálogo com educadores e entrelaçamentos com a realidade (X Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Democracia, Sujeitos Coletivos e a Pedagogia da Esperança)
  • Nas andarilhagens da vida: o encontro com Paulo Freire (XVIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
  • Os processos auto(trans)formativos da/na docência - entrelaçando alguns conceitos (X Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Democracia, Sujeitos Coletivos e a Pedagogia da Esperança)
    2015 (Total: 4)
  • As visitas de acompanhamento do Pibid como um dispositivo de formação compartilhada (PIBID/SUL ? PARFOR/SUL ? ENLICSUL ? 1º Seminário Regional PROESDE/Licenciaturas/SC)
  • CINES FREIRE : compartilhando diálogos... utopias... esperanças (IX Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Utopia, Esperança e Humanização)
  • Descobrindo-se professores: um processo de vir a ser (II Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e II SETEPE - Seminário de Temas Pedagógicos)
  • Educar com alegria....Para educar com seriedade (XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.)
    2014 (Total: 3)
  • Diário do Grupo Dialogus: professores e professoras dizendo a sua palavra (XVI Fórum de Estudos: Leituras Paulo Freire)
  • Outras Formas de Educação em Debate: vivências a partir de La Educación Prohibida (IV Encontro Ouvindo Coisas e III Encontro de Educação Musical e Pesquisa (Auto)Biográfica: Sons da Vida, Autobiografando Histórias)
  • PIBID no IF Farroupilha: possibilidades de boas práticas nas Escolas Públicas (XIV Congresso Internacional de Educação Popular do MOBREC/SM; XXIII Seminário Internacional de Educação Popular do MOBREC/SM; Seminário Internacional de Educação Profissional do IF Farroupilha e Seminário de Formação Sindical -2º Núcleo do CPERS Sindicat)
    2013 (Total: 8)
  • Aprendendo a ser professores: uma experiência de autoria na formação inicial nos cursos de licenciatura do IFFarroupilha-Câmpus Alegrete (XIII Congresso Internacional de Educação Popular e XXII Seminário Internacional de Educação Popular: 'A Escola Contemporânea: (re)criando a trajetória humana)
  • CICLO DE ESTUDOS DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA (II Seminário das Licenciaturas, Congresso Institucional PIBID, Seminário Institucional de Diversidade e Inclusão e Encontro de Professores de PROEJA do Instituto Federal Farroupilha)
  • Constituindo-se professores: uma experiência na formação inicial dos licenciandos em química e ciências biológicas do IFFarroupilha-Campus Alegrete (V Congresso Internacional de Educação: As novas Tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora)
  • Formação Inicial e Continuada: (re)significando saberes e fazeres docente (Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, IV Encontro Estadual da União Nacional do Conselhos Municipais de Educação - RS e VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional - UFSM)
  • FORMAÇÃO CONTINUADA: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA PARA (RE)PENSAR A PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DE UM CICLO ITINERANTE DE ESTUDOS (III Encontro Ouvindo Coisas - Imagens de 20 anos: Imaginário, memória e formação)
  • Paulo Freire e a Formação de Professores: transpondo as barreiras do silenciamento através do processo dialógico (XV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
  • Práticas Profissionais Integradas: uma proposta (XIX Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul)
  • Professores dizendo a sua palavra, a partir do ciclo itinerante de estudos: uma experiência de formação (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Educação do(a) trabalhador(a))
    2012 (Total: 3)
  • (RE)PENSANDO A PRÁXIS EDUCATIVA: dos princípios às atitudes na formação de professores (XIV Fórum de Estudos e Leituras de Paulo Freire)
  • AVALIANDO AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS: a importância da amorosidade e da dialogicidade no processo de gestão escolar (III Seminário Internacional em Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional/UFSM)
  • Coerência em Paulo Freire: aproximando os princípios das atitudes na formação de professores (VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: educação, culturas e resistências na sociedade contemporânea)
    2011 (Total: 3)
  • Cultura do Silenciamento e Processo Dialógico na Formação de Professores: algumas possibilidades. (V Seminário Diálogos Paulo Freire: Das Práticas Escolares às Pedagogias das Marchas)
  • DA CULTURA DO SILENCIAMENTO AO PROCESSO DIALÓGICO: algumas reflexões sobre a Formação de Professores (IV Congresso Internacional de Educação - Educação: docência e humanização)
  • Tecendo reflexões acerca das contribuições de Paulo Freire e da Intercultura para a Formação de Professores da Educação de Jovens e Adultos (V Seminário Diálogos Paulo Freire: Das Práticas Escolares às Pedagogias das Marchas)
    2010 (Total: 3)
  • Diálogo e Amorosidade em Paulo Freire: dos princípios às atitudes na Formação de Professores (IV Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Educação e Intercultura)
  • Educação de Jovens e Adultos ? uma perspectiva freireana e intercultural (VIII Encontro de Pesquisa em Educação Da Região Sul - Anped Sul)
  • Formação de Professores e Alfabetização: algumas contribuições freireanas (VIII Encontro de Pesquisa em Educação Da Região Sul - Anped Sul)
    2009 (Total: 5)
  • AFETO E DIÁLOGO: PROFESSORAS DE SÉRIES INICIAIS DIZENDO A SUA PALAVRA (XI FÓRUM DE ESTUDOS LEITURAS DE PAULO FREIRE)
  • Construindo uma práxis de participação desde a infância com diálogo e amorosidade (III Congresso Internacional de Educação)
  • Diálogo e Amorosidade em Paulo Freire: dos princípios às atitudes na formação de professores (III Seminário Diálogos com Paulo Freire - Educação Popular na Escola: limites e possibilidades)
  • Paulo Freire e Formação de Professores: possibilidades frente à alfabetização de mulheres e homens do/no mundo (III Seminário Nacional de Formação de Professores: possibilidades frente a história da alfabetização)
  • Trajetória Histórica da Proteção à Infância e a constituição da criança como 'Ser de Direitos' (II Curso para Profissionais da Educação A ESCOLA QUE PROTEGE)
    2008 (Total: 2)
  • Diálogo e afetividade nas práticas educativas: alguns olhares docentes (14ª Jornada Nacional de Educação: a educação na sociedade dos meios virtuais)
  • Educar com diálogo e amorosidade: desafios à prática educativa (no II Seminário Diálogos com Paulo Freire: Educação Popular, Formação Profissional e Movimentos Sociais)
    2007 (Total: 1)
  • O papel da afetividade e da dialogicidade na construção de imagens e auto-imagens de professores (II Seminário Nacional V Seminário Regional de Formação de Professores,)
    2006 (Total: 4)
  • Análise do processo de consolidação da Gestão Democrática em escolas da rede pública do município de Santa Maria-RS (II Seminário Nacional de Filosofia e Educação)
  • Conselho de Classe Participativo: uma experiência de participação democrática na escola (12ª Jornada Nacional de Educação e no 2° Congresso Internacional em Educação)
  • Humanização das práticas educativas: um compromisso de todos os gestores (12ª Jornada Nacional de Educação e no 2° Congresso Internacional em Educação)
  • Os processos de humanização na formação e na prática de professores (II Seminário Nacional de Filosofia e Educação)
    2004 (Total: 1)
  • A Atuação do professor de Educação Infantil frente às Diversidades Culturais (I Seminário Nacional de Filosofia e Educação)
    2014 (Total: 1)
  • O PIBID no IF Farroupilha: possibilidades e ressignificações da docência (V Encontro Nacional das Licenciaturas, IV Seminário Nacional do Pibid e XI Seminário de Iniciação à Docência da UFRN)
    2013 (Total: 4)
  • (Re)pensando fazeres e saberes docentes, a partir da formação continuada (14º Seminário Latino-Americano de Educação e Cultura)
  • (RE)CONSTRUINDO SABERES E APRENDIZADOS: reflexões de licenciandos e docentes a partir dos ciclos de estudos (IV Mostra da Educação Profissional e Tecnológica (MEPT))
  • POSSÍVEIS CAUSAS DA NÃO PERMANÊNCIA DOS ACADÊMICOS DOS OS CURSOS LICENCIATURAS DO IFFARROUPILHA CÂMPUS ALEGRETE (IV Mostra da Educação Profissional e Tecnológica (MEPT))
  • Saberes e Fazeres na Formação Continuada: uma experiência do ciclo de estudos do Instituto Federal Farroupilha ? Câmpus Alegrete (IV Encontro Nacional das Licenciaturas III Seminário Nacional do Pibid)
    2007 (Total: 4)
  • Afetividade e dialogicidade na construção de imagens e auto-imagens de professores (II Congresso Internacional de Educação)
  • AFETIVIDADE E DIALOGICIDADE:DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA E HUMANIZADORA (I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL E II SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL)
  • Histórias Infantis e Culturas Humanizadoras (II Congresso Internacional de Educação)
  • RELAÇÕES HUMANIZADORAS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS (VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR E XVII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR)
    2006 (Total: 3)
  • Alfabetizando para a vida (I Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
  • Professores Gestores de uma Escola Humanizadora: afetividade e dialogicidade na construção de imagens e auto-imagens (I Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
  • Projeto na Educação Infantil: um enfoque sobre a Paz (VII Congresso Internacional de Educação Popular e XVI Seminário Internacional de Educação Popular)
    2005 (Total: 2)
  • A Paz na Educação Infantil: uma experiência de estágio (11ª Jornada Nacional de Educação)
  • Alfabetizando para uma cultura de solidariedade e Paz (I Congresso Internacional de Educação)
    2004 (Total: 1)
  • História da Educação Infantil no Brasil (V Congresso Internacional de Educação Popular e XIV Seminário Internacional de Educação Popular)
    2003 (Total: 1)
  • O Papel do Professor Frente às diversidades Culturais (IV Congresso Internacional de Educação Popular e XIII seminário Internacional de Educação Popular)
    2002 (Total: 1)
  • Respeitando as diferenças e construindo a paz na 8ª Jornada Nacional de Educação (8ª Jornada Nacional de Educação)
    2001 (Total: 1)
  • A Arte na Educação Infantil: uma Atividade Interdisciplinar (I Jornada de Educação e II Jornada Regional de Educação e Mostra em Educação Básica)
    2018 (Total: 1)
  • Construção, implementação e avaliação do PME de Manoel Viana - RS: um trabalho em parceria (V Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) - Região Sul)
    2016 (Total: 2)
  • A evasão dos acadêmicos dos Cursos de Licenciatura: avaliando as possíveis causas em busca da permanência (VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), V Seminário Nacional do Pibid, IV Encontro Nacional de Coordenadores do Pibid, X Seminário Institucional Pibid/PUCPR)
  • Experiências de Formação inicial à docência: constituindo-se professores (XVI Congresso Internacional de Educação Popular; XXV Seminário Internacional de Educação Popular; III Seminário Internacional Sindical; III Seminário Internacional de Educação Profissional do Instituto Federal Farroupilha)
    2015 (Total: 3)
  • (Re) Pensando a Formação Inicial e Continuada de Professores (XV Congresso Internacional de Educação Popular; XXIV Seminário Internacional de Educação Popular; II Seminário Internacional Sindical -2º Núcleo do CPERS Sindicato; II Seminário Internacional de Educação Profissional do IF Farroupilha)
  • Pibid Química, PET Biologia e PROFUNCIONÁRIO EAD: aproximando a prática docente no IF Farroupilha (III Seminário das Licenciaturas, II Congresso Institucional do Pibid, II Seminário Institucional de Diversidade e Inclusão, II Encontro de Professores do PROEJA, II Encontro de Gestores da Educação a Distância)
  • Visitas de acompanhamento do PIBID e formação inicial de professores: aprendizados e desafios (III Seminário das Licenciaturas, II Congresso Institucional do Pibid, II Seminário Institucional de Diversidade e Inclusão, II Encontro de Professores do PROEJA, II Encontro de Gestores da Educação a Distância)
    2014 (Total: 1)
  • O Pibid IF Farroupilha e o repensar da formação inicial (Seminário Institucional do Pibid IF Farroupilha)
    2013 (Total: 2)
  • A NÃO PERMANÊNCIA DOS ACADÊMICOS DO IFFARROUPILHA CÂMPUS ALEGRETE NOS CURSOS LICENCIATURAS: POSSÍVEIS CAUSAS (II Seminário das Licenciaturas, Congresso Institucional PIBID, Seminário Institucional de Diversidade e Inclusão e Encontro de Professores de PROEJA do Instituto Federal Farroupilha)
  • Formação Continuada: (re)pensando a prática docente a partir do ciclo itinerante de estudos (28ª Jornada Acadêmica Integrada)

Produção Técnica

    2018 (Total: 1)
  • XVIII Congresso Internacional de Educação Popular ? MOBREC/SM; XXVII Seminário Internacional de Educação Popular ? MOBREC/SM; V Seminário Internacional Sindical ? 2° Núcleo do CPERS/Sindicato; V Seminário Internacional de Educação Profissional do IF Farr
    2017 (Total: 1)
  • XVII Congresso Internacional de Educação Popular ? MOBREC/SM; XXVI Seminário Internacional de Educação Popular ? MOBREC/SM; IV Seminário Internacional Sindical ? 2° Núcleo do CPERS Sindicato; IV Seminário Internacional de Educação Profissional do IF Farr
    2016 (Total: 1)
  • XVI Congresso Internacional de Educação Popular; XXV Seminário Internacional de Educação Popular; III Seminário Internacional Sindical ? 2º Núcleo do CPERS Sindicato; III Seminário Internacional de Educação Profissional do IF Farroupilha
    2015 (Total: 2)
  • III Seminário das Licenciaturas, II Congresso Institucional do Pibid, II Seminário Institucional de Diversidade e Inclusão, II Encontro de Professores do PROEJA, II Encontro de Gestores da Educação a Distância
  • XV Congresso Internacional de Educação Popular; XXIV Seminário Internacional de Educação Popular; II Seminário Internacional Sindical -2º Núcleo do CPERS Sindicato; II Seminário Internacional de Educação Profissional do IF Farroupilha
    2014 (Total: 1)
  • XIV Congresso Internacional de Educação Popular do MOBREC/SM; XXIII Seminário Internacional de Educação Popular do MOBREC/SM; Seminário Internacional de Educação Profissional do IF Farroupilha e Seminário de Formação Sindical -2º Núcleo do CPERS Sindicat
    2009 (Total: 2)
  • II Curso de Formação de Profissionais da Educação: A Escola que Protege
  • III Congresso Internacional de Educação
    2008 (Total: 1)
  • I Curso de Formação de Profissionais da Educação: A Escola que Protege
    2007 (Total: 1)
  • II Congresso Internacional de Educação
    2020 (Total: 1)
  • Seminário Nacional de Formação de Professores na RFEPCT: apresentação das DCNs para a Formação de Professores (Res CP/CNE nº 02/2019)
    2019 (Total: 2)
  • Formação das Comissões Disciplinares Discentes
  • VII Seninário de Formação de Assessores Pedagógicos e Gestores de Ensino do IF Farroupilha
    2018 (Total: 1)
  • VI Seminário de Formação de Assessores Pedagógicos e Gestores de Ensino do IF Farroupilha
    2017 (Total: 3)
  • IV Seminário das Licenciaturas, III Congresso Institucional do Pibid, III Seminário Institucional de Diversidade e Inclusão, III Encontro de Professores do PROEJA, III Encontro de Gestores da Educação a Distância
  • Seminário de Educação, Diversidade e Inclusão do Instituto Federal Farroupilha: novos tempos, novos desafios
  • V Seminário de Formação de Assessores Pedagógicos e Gestores de Ensino do IFFarroupilha
    2016 (Total: 3)
  • 1º Fórum Municipal de Educação de Manoel Viana: Compartilhando saberes e fazeres pedagógicos
  • II Seminário Institucional do Pibidd IF Farroupilha: compartilhando experiências e aprendizados
  • IV Seminário de Formação de Assessores Pedagógicos e Gestores de Ensino do IF Farroupilha
    2015 (Total: 4)
  • Curso de Formação de Assessores Pedagógicos do IF Farroupilha
  • III Seminário de Formação de Assessores Pedagógicos e Gestores de Ensino do Instituto Federal Farroupilha
  • IX Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Utopia, Esperança e Humanização
  • XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire
    2014 (Total: 2)
  • Jogos Estudantis dos Institutos Federais da Região Sul
  • Seminário Institucional do Pibid IF Farroupilha
    2012 (Total: 2)
  • Semana da Consciência Negra 2012 do IFFarroupilha Campus Alegrete - Educação, Cultura Africana e Afro-brasileira numa perspectiva curricular
  • VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: educação, culturas e resistências na sociedade contemporânea
    2010 (Total: 1)
  • IV Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Educação e Intercultura
    2009 (Total: 1)
  • III Seminário Nacional de Formação de Professores: possibilidades frente a História da Alfabetização
    2008 (Total: 1)
  • Fórum Mundial de Educação ? Fórum Gerações em Movimento
    2021 (Total: 1)
  • Debatedora do Espaço Dialógico 3: ?Processos Auto(Trans)Formativos de Professores(as): a existência e a resistência da/na escola?
    2019 (Total: 5)
  • Avaliação do trabalho 'A importância da relação professor-aluno independente de formação'
  • Avaliadora do trabalho 'Estudos literários dentro do âmbito do Programa Residência Pedagógica: relatos de experiências'
  • Avaliadora do trabalho 'Necessidades que direcionam a organização de propostas de reestruturação curricular do Ensino Médio'
  • Coordenação de Roda de Conversa no XIX Congresso Internacional de Educação Popular ? MOBREC/SM; XXVIII Seminário Internacional de Educação Popular ? MOBREC/SM; VI Seminário Internacional de Educação Profissional do IF Farroupilha; I Seminário Internacion
  • Mediadora do Cine Debate sobre Formação Humana Integral no VII Seminário de Formação de Assessores Pedagógicos e Gestores de Ensino do IF Farroupilha
    2018 (Total: 8)
  • Coordenadora da palestra de abertura 'Educar(se) na Escuta Sensível e no Olhar Aguçado com as singularidades: por uma ambiência democrática e humanizadora com todas e todos' no 3º Fórum Municipal de Educação de Manoel Viana
  • Coordenadora de eixo temático Momento Interativo A 'Trajetórias Educacionais na Educação a Distância no III Encontro de Tutores de Educação a Distância
  • Coordenadora do Eixo Temático: Paulo Freire e a formação de professores(as) no XX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire
  • Coordenadora dos encaminhamentos/apresentações das metas e ações do PPE: dinâmica entre pares/setores
  • Mediadora da palestra: 'PPE IFFar: constituição, perspectivas e desafios para permanência e êxito dos estudantes
  • Mediadora do eixo temático interdisciplinar no XII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire
  • Mediadora no XX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire
  • XX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire
    2017 (Total: 4)
  • Comissão Científica do XVII Congresso Internacional de Educação Popular ? MOBREC/SM; XXVI Seminário Internacional de Educação Popular ? MOBREC/SM; IV Seminário Internacional Sindical ? 2° Núcleo do CPERS Sindicato; IV Seminário Internacional de Educação
  • Coordenadora de Círculo de debate do XVII Congresso Internacional de Educação Popular - MOBREC/SM; XXVI Seminário Internacional de Educação Popular - MOBREC/SM; IV Seminário Internacional Sindical - 2º Núcleo do CPERS Sindicado; IV Seminário Internaciona
  • Mediadora dos Círculos de Debates no IV Seminário das Licenciaturas, III Congresso Institucional do Pibid, III Seminário Institucional de Diversidade e Inclusão, III Encontro de Professores do PROEJA, III Encontro de Gestores da Educação a Distância
  • Membro do Comitê Científico de avaliação de trabalhos do II Enlicsul, II Pibid/Sul, II Seminário Institucional Pibid/Unisinos
    2016 (Total: 6)
  • Assessora do Círculo de debate do XVI Congresso Internacional de Educação Popular; XXV Seminário Internacional de Educação Popular; III Seminário Internacional Sindical - 2º Núcleo do CPERS Sindicado; III Seminário Internacional de Educação Profissional
  • Comissão Científica do XVI Congresso Internacional de Educação Popular; XXV Seminário Internacional de Educação Popular; III Seminário Internacional Sindical ? 2º Núcleo do CPERS Sindicato; III Seminário Internacional de Educação Profissional do IF Farro
  • Comitê científico de avaliação de trabalhos do VI Encontro Nacional das Licenciaturas, V Seminário Nacional do PIBID, V Encontro Nacional dos Coordenadores do PIBID e X Seminário Institucional PIBID/PUCPR
  • Coordenadora do Círculo de Debates no II Seminário Institucional do Pibid
  • Ministrante de Sala Temática - Gestão Democrática: distanciamentos e aproximações entre imaginários
  • Oficina: Os processos de ensino-aprendizagem para os anos finais do Ensino Fundamental
    2015 (Total: 8)
  • Assessora de subeixo do XV Congresso Internacional de Educação Popular; XXIV Seminário Internacional de Educação Popular; II Seminário Internacional Sindical -2º Núcleo do CPERS Sindicato; II Seminário Internacional de Educação Profissional do IF Farroup
  • Avaliadora de resumos para a Mostra Científica do VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE)
  • Avaliadora no Comitê Científico no III Seminário das Licenciaturas, II Congresso Institucional do Pibid, II Seminário Institucional de Diversidade e Inclusão, II Encontro de Professores do PROEJA, II Encontro de Gestores da Educação a Distância
  • Colaboradora do Curso: PIBID, PET e PROFUNCIONÁRIO: Tecendo Saberes em Trabalho Interdisciplinar na EAD
  • Coordenadora dos Círculos Dialógicos no XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire
  • Membro da Comissão Científica durante o II Encontro dos Cursos de Pós-Graduação e II Seminário de Pesquisa em Pós-Graduação
  • Oficina Avaliação de Aprendizagem
  • XV Congresso Internacional de Educação Popular; XXIV Seminário Internacional de Educação Popular; II Seminário Internacional Sindical -2º Núcleo do CPERS Sindicato; II Seminário Internacional de Educação Profissional do IF Farroupilha
    2014 (Total: 4)
  • Comissão Científica de Análise dos Trabalhos do Seminário Institucional do Pibid IF Farroupilha
  • Formadora da IES (Etapa I) do Curso PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
  • Membro da Comissão Científica do XIV Congresso Internacional de Educação Popular do MOBREC/SM; XXIII Seminário Internacional de Educação Popular do MOBREC/SM; Seminário Internacional de Educação Profissional do IF Farroupilha e Seminário de Formação Sind
  • Oficina sobre o tema: 'Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: Desafios e perspectivas
    2013 (Total: 3)
  • Avaliadora de trabalhos na IV Mostra da Educação Profissional e Tecnológica (MEPT)
  • Mediadora da palestra: Escola Democrática e Popular: compromisso com as aprendizagens - Heloísa Luck no 14º Seminário Latino-Americano de Educação e Cultura
  • Possibilidades de trabalho da temática da inclusão nas séries iniciais a partir de histórias infantis no I SEDI - Seminário de Educação, Diversidade e Inclusão
    2012 (Total: 4)
  • Avaliadora de trabalhos da III Mostra da Educação Profissional e Tecnológica
  • Comissão Científica do VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: educação, culturas e resistências na sociedade contemporânea
  • Coordenadora de Mesa no VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: educação, culturas e resistências na sociedade contemporânea
  • Literatura e Inclusão: Histórias Infantis de Rubem Alves - Curso de Extensão 'A Educação Inclusiva e Diversidade sob a ótica do Cinema e Literatura'
    2011 (Total: 1)
  • A arte de contar e (re)encantar o mundo, a partir das Histórias Infantis
    2010 (Total: 2)
  • Comissão Científica do IV Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Educação e Intercultura
  • Coordenadora de Trabalho do IV Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Educação e Intercultura
    2009 (Total: 6)
  • Comissão Científica no III Congresso Internacional de Educação
  • Comissão de Comunicações Orais e Pôster no IX Congresso Internacional de Educação Popular e XVIII Seminário Internacional de Educação Popular
  • Comitê Gestor Local do II Curso de Formação de Profissionais da Educação: A Escola que Protege
  • Coordenadora de Apresentação de trabalhos no II Curso de Formação de Profissionais da Educação: A Escola que Protege
  • Coordenadora de Mesa no III Seminário Nacional de Formação de Professores: possibilidades frente a História da Alfabetização
  • Equipe de Apoio do III Congresso Internacional de Educação
    2008 (Total: 1)
  • Histórias infantis e Ética Planetária
    2007 (Total: 3)
  • Comissão Científica no II Congresso Internacional de Educação
  • Contribuições das histórias infantis para a construção de culturas humanizadoras
  • Resignificando o ato de ler
    2006 (Total: 1)
  • Coordenadora de Mesa na Icadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
    2005 (Total: 1)
  • Equipe de Apoio do I Congresso Internacional de Educação
    2003 (Total: 1)
  • Oficinas Hora do Conto
    2002 (Total: 1)
  • Oficina Literatura Infantil
    2001 (Total: 1)
  • A Arte na Educação Infantil - uma atividade interdisciplinar
    2019 (Total: 1)
  • Processos Dialógicos e auto(trans)formativos com Freire e Josso: anúncios possíveis na pesquisa
    2018 (Total: 3)
  • O inacabamento como condição ontológica para auto(trans)formação permanente de professores
  • Pesquisa auto(trans)formação com Freire e Josso: os Círculos Dialógicos como reconstruções e possibilidades
  • Reinventando Paulo Freire 50 anos depois: dos Círculos de Cultura da Pedagogia do Oprimido aos Círculos Dialógicos Investigativo-formativos
    2017 (Total: 3)
  • Avaliação no Ensino Superior: experiências de reconhecimento e renovação de reconhecimento de Cursos no Instituto Federal Farroupilha
  • Professores-formadores dos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal Farroupilha: exigências legais e desafios da/na docência
  • Reinventando Paulo Freire na pesquisa: o diálogo como potencializador da dinamicidade dos Círculos Dialógicos Investigativo-formativos e da auto(trans)formação permanente com professores
    2016 (Total: 4)
  • A evasão dos acadêmicos dos Cursos de Licenciatura: avaliando as possíveis causas em busca da permanência
  • Cine Freire: uma experiência em diálogo com educadores e entrelaçamentos com a realidade
  • Nas andarilhagens da vida: o encontro com Paulo Freire
  • Os processos auto(trans)formativos da/na docência: entrelaçando alguns conceitos
    2015 (Total: 5)
  • As visitas de acompanhamento do Pibid como um dispositivo de formação compartilhada
  • CINES FREIRE : compartilhando diálogos... utopias... esperanças
  • Descobrindo-se professores: um processo de vir a ser
  • Educar com alegria....Para educar com seriedade
  • Visitas de acompanhamento do PIBID e formação inicial de professores: aprendizados e desafios
    2014 (Total: 3)
  • (Re)Pensando a formação de formadores: o diálogo reflexivo investigativo como dispositivo de formação permanente dos professores dos Cursos de Licenciatura do IF Farroupilha
  • O PIBID no IF Farroupilha: possibilidades e ressignificações da docência
  • Quando se tira o Paulo Freire da estante
    2013 (Total: 7)
  • A evasão dos acadêmicos dos cursos de licenciatura do Instituto Federal Farroupilha-Campus Alegrete: possíveis causas
  • Aprendendo a ser professores: uma experiência de autoria na formação inicial nos cursos de licenciatura do IFFarroupilha-Câmpus Alegrete
  • Constituindo-se professores: uma experiência de formação inicial dos licenciandos em química e ciências biológicas do IFFarroupilha-Campus Alegrete
  • Formação de Professores: transpondo as barreiras do silenciamento através do processo dialógico
  • Formação Inicial e Continuada: (re)significando saberes e fazeres docente
  • FORMAÇÃO CONTINUADA: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA PARA (RE)PENSAR A PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DE UM CICLO ITINERANTE DE ESTUDOS
  • Saberes e fazeres na formação inicial e continuada: uma experiência do ciclo de estudos do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete
    2012 (Total: 2)
  • Avaliando as propostas pedagógicas: a importância da amorosidade e da dialogicidade no processo de gestão escolar
  • Coerência em Paulo Freire: aproximando os princípios das atitudes na formação de professores
    2011 (Total: 2)
  • Cultura do Silenciamento e Processo Dialógico na Formação de Professores: algumas possibilidades
  • DA CULTURA DO SILENCIAMENTO AO PROCESSO DIALÓGICO: algumas reflexões sobre a Formação de Professores
    2010 (Total: 1)
  • Diálogo e Amorosidade em Paulo Freire: dos princípios às atitudes na Formação de Professores
    2009 (Total: 5)
  • Afeto e diálogo: professoras de séries iniciais dizendo a sua palavra
  • Construindo uma práxis de participação desde a infância com diálogo e amorosidade
  • Diálogo e Amorosidade em Paulo Freire: dos princípios e atitudes na Formação de Professores
  • Paulo Freire e Formação de Professores: possibilidades frente à alfabetização de mulheres e homens do/no mundo
  • Trajetória histórica da proteção à infância e a constituição da criança como
    2008 (Total: 3)
  • Afetividade e dialogicidade nas concepções e nas práticas docentes: desafios para uma cultura humanizadora e emancipatória
  • Diálogo e afetividade nas práticas educativas: alguns olhares docentes
  • Educar com diálogo e amorosidade: desafios à prática educativa
    2007 (Total: 4)
  • Afetividade e dialogicidade na construção de imagens e auto-imagens de professores
  • Afetividade e dialogicidade: desafios para uma educação e uma gestão democrática e humanizadora
  • O papel da afetividade e da dialogicidade na construção de imagens e auto-imagens de professores
  • Relações Humanizadoras entre professores e alunos
    2006 (Total: 6)
  • Alfabetizando para a vida
  • Análise do processo de consolidação da Gestão Democrática em escolas da rede pública do município de Santa Maria-RS
  • Humanização das práticas educativas: um compromisso de todos os gestores
  • Os processos de humanização na formação e na prática de professores
  • Professores Gestores de uma Escola Humanizadora: afetividade e dialogicidade na construção de imagens e auto-imagens
  • Projeto na Educação Infantil: um enfoque sobre a Paz
    2005 (Total: 2)
  • A Paz na Educação Infantil: uma experiência de estágio
  • Alfabetizando para uma cultura de solidariedade e Paz
    2004 (Total: 2)
  • A atuação do professor de educação Infantil frente às diversidades Culturais
  • História da Educação Infantil no Brasil
    2003 (Total: 1)
  • O Papel do Professor Frente às diversidades Culturais
    2021 (Total: 1)
  • Dos desafios e das aprendências da Pandemia: lições auto(trans)formativas para professores e estudantes
    2020 (Total: 1)
  • Das bonitezas e aprendências de ser professor@: caminhos auto(trans)formativos e permanentes
    2019 (Total: 2)
  • Pesquisa em Educação e a auto(trans)formação do professor pesquisador
  • Programa Permanência e Êxito - PPE do Instituto Federal Farroupilha
    2016 (Total: 2)
  • 'O caminho se faz caminhando': percursos, oportunidades e possibilidades dos/nos Cursos de Licenciatura do IF Farroupilha
  • Licenciaturas do IF Farroupilha: percursos, oportunidades e possibilidades da/na docência
    2015 (Total: 8)
  • Aprender e Ensinar com sentido: a aula como um espaço tempo para ser mais
  • As experiências formativas no Pibid e nas práticas integradoras nos Cursos de Licenciatura: limites e possibilidades
  • Avaliação da aprendizagem: desafios e ressignificações
  • Avaliação Escolar
  • Educar e educar-se: os desafios de ensinar/aprender na contemporaneidade
  • Metodologia de trabalho Integrado, subsequente, superior e PROEJA
  • Os Programas Educacionais do Instituto Federal Farroupilha e as contribuições para a formação de professores
  • Os Programas Educacionais no IF Farroupilha: desafios e possibilidades
    2014 (Total: 5)
  • A recuperação pararela como possibilidade de ressignificação da avaliação
  • Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: desafios e perspectivas
  • Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: pensando uma proposta integrada
  • Gestão da sala de aula
  • Metodologia de Ensino: a pesquisa como princípio pedagógico
    2013 (Total: 3)
  • A atuação do Pedagogo na Educação Profissional e Tecnológica
  • Discutindo a Diversidade, a partir das histórias infantis: algumas possibilidades
  • Por uma educação amorosa e dialógica: (re)pensando os saberes e fazeres docentes
    2012 (Total: 1)
  • 'A vida na escola e a escola da vida': desafios do educador na contemporaneidade
    2007 (Total: 1)
  • Relação Professor/Aluno X Aprendizagem
    2019 (Total: 2)
  • Educação, Profissionalização e Humanização
  • Roda de conversa: Construção de uma Gestão democrática-participativa: do 'fazer para' ao ?fazer com'
    2013 (Total: 2)
  • A NÃO PERMANÊNCIA DOS ACADÊMICOS DO IFFARROUPILHA CÂMPUS ALEGRETE NOS CURSOS LICENCIATURAS: POSSÍVEIS CAUSAS
  • CICLO DE ESTUDOS DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
    2004 (Total: 1)
  • A atuação do professor de Educação Infantil frente às diversidades culturais
    2003 (Total: 1)
  • Diversidade Cultural: grande desafio pedagógico
    2019 (Total: 1)
  • Da fome presente em sala de aula ao ato de resistir: carta pedagógica ao Professor Paulo Freire
    2018 (Total: 1)
  • Ensino, Pesquisa e Extensão no IF Farroupilha
    2014 (Total: 1)
  • O Pibid IF Farroupilha e o repensar da formação inicial
    2002 (Total: 1)
  • Alfabetização em Projeto
    2013 (Total: 2)
  • Relatório Final do Projeto de Extensão Ciclo Itinerante de Estudos: ressignificando saberes e fazeres docentes
  • Relatório Técnico Parcial de Iniciação Científica
    2009 (Total: 1)
  • Relatório Final do III Seminário Nacional de Formação de Professores: possibilidades frente à História da Alfabetização
    2014 (Total: 1)
  • Elaboradora de questões da área de Educação Especial/Atendimento Educacional Especializado para Provas do Concurso Público Docente 2014 do Instituto Federal Farroupilha
    2021 (Total: 1)
  • Parecerista ad hoc da Revista Inter-Ação - ISSN eletrônico 1981-8416 do artigo: 'ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Uma reflexão baseada em Paulo Freire'
    2020 (Total: 1)
  • Parecerista do artigo registrado sob cadastro n. 40415 na plataforma Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) da Revista Educação do Centro de Educação da UFSM
    2019 (Total: 1)
  • Parecerista do artigo registrado sob cadastro n. 37211 na plataforma Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) da Revista Educação do Centro de Educação da UFSM
    2018 (Total: 1)
  • Avaliadora de projetos de pesquisa submetidos ao Edital IFRS 77/2017 - Fomento Interno 2018-2019
    2017 (Total: 6)
  • Avaliadora ad hoc do projeto: Desenvolvimento de uma estação meteorológica de baixo custo
  • Avaliadora Avaliadora ad hoc do projeto de pesquisa: Desenvolvimento de Experimentos de Química com Materiais de Baixo Custo e Fácil Aquisição
  • Membro da Comissão Científica_Trabalhos para publicação de Livro sobre EAD no Instituto Federal Farroupilha no Programa da rede e-Tec Brasil
  • Membro do Comitê Avaliador do Edital interno Probex/2017 da Pró- Reitoria de Extensão, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
  • Membro do Comitê de Avaliação do Edital internoProPPG 13/2016 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Parecerista na Revista Docência do Ensino Superior, periódico publicado semestralmente pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino ? GIZ/PROGRAD/UFMG. ISSN (versão impressa): 2358-6338_ISSN (versão online): 2237-5864
    2016 (Total: 1)
  • Parecerista ad hoc/Comitê Científico/Conselho Editorial Acadêmico: 'Formação de professores: nas trilhas do Parfor'
    2015 (Total: 2)
  • Parecer técnico-científico na qualidade de consultor ad hoc no projeto: 'Formação Inicial nos Cursos de Licenciatura em Física e Matemática: diagnósticos e propostas formativas de permanência e êxito'
  • Parecer técnico-científico na qualidade de consultor ad hoc no projeto: 'Um olhar sobre a evasão, a reprovação e a aprovação: concepções e perspectivas de permanência dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do Campus São Vicente do Sul do Instituto
    2014 (Total: 1)
  • Parecer técnico-científico na qualidade de consultor ad hoc no projeto 'História da Comunidade do Distrito do Sossego'
    2001 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Vivências Infantis: produções de crianças para todas as idades'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

Não informado