Arthur Rinaldi Ferreira
Bacharel em Música com Habilitação em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2004). Mestre e Doutor em Música pelo Instituto de Artes da UNESP (2007 e 2014). Como compositor, as obras para percussão ganham destaque. Obteve o primeiro lugar no "I Concurso Nacional de Composição para Instrumentos de Percussão Brasileiros - Hildegard Soboll Martins" (2008) e o Prêmio FUNARTE de Música Clássica (2010) e teve obras apresentadas em eventos nacionais e internacionais como: Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival Música Nova, Simpósio Internacional Música Nova, Festival Internacional de Percussão de Curitiba e Festival Internacional de Inverno da UFSM. Possui anos de experiência como professor no ensino superior, tendo atuado junto a instituições como a Universidade Estadual Paulista (UNESP), a Faculdade Santa Marcelina (FASM), a Escola Municipal de Música de São Paulo e a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Como pesquisador, possui interesse acentuado pela Teoria e Análise Musical, com estudos direcionados especialmente para a organização formal no repertório contemporâneo e para as relações entre discurso musical e linguagem verbal. Atualmente, é professor adjunto na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e professor colaborador junto ao Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNESP. Atua na equipe organizadora dos programas de extensão MusiCuriosos e Gestações Musicais. Também é coordenador do Laboratório de Arte Sonora da UFSM.
Website pessoal: www.arthurrinaldi.com
Unidade:
Departamento:
Lattes:
Data da última alteração no lattes: 20/10/2024 01:10
Scopus:
Não informado
Nome em citações:
RINALDI, A.
Email:
Especialidades:
Palavras-chave:
- VOZ CANTADA E FALADA
- VOCALIDADE
- VIOLINO
- VIDEOS ANIMADOS
- TRIADES EM PRIMEIRA INVERSAO
- TONIC RETENTION
- TONALISMO
- TEORIA MUSICAL
- TEORIA E ESTETICA MUSICAL
- TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM
- TEORIA DA INFORMACAO
- TEORIA DA FORMATIVIDADE
- TEORIA ATOR-REDE
- TELEMAN
- SIMPOSIO INTERNACIONAL
- SIMPOSIO
- SENTIDO MUSICAL
- SELECAO PUBLICA
- RUIDO
- ROCK PROGRESSIVO
- RITORNELO
- RETENCAO DA TONICA
- RESOLUCAO TONAL DE LARGA ESCALA
- RELEITURA
- REGENCIA
- REFERENCIALIDADE EXTRINSECA
- REFERENCIALIDADE
- RECITAL
- PSICOMETRIA
- PRODUCAO MUSICAL
- PROCESSOS CRIATIVOS
- POS-GRADUACAO NO BRASIL
- POS-GRADUACAO EM MUSICA
- PODCAST
- PLANEJAMENTO DA PERFORMANCE
- PITCH MEMORY
- PESQUISA EM MUSICA
- PESQUISA ARTISTICA
- PERFORMANCE MUSICAL
- PERFORMANCE HISTORICAMENTE INFORMADA
Coautores:
- NAYANA DI GIUSEPPE GERMANO
- PAULO OLIVEIRA RIOS FILHO
- MARCOS R. KLEIN
- EDSON ZAMPRONHA
- ALINE LUCAS GUTERRES
- RAEL B. G. TOFFOLO
- JÉSSICA B. BRUCKER
- ÁLVARO BORGES
- MARINA FIGUEIRA DA ROCHA
- MARCOS FERNANDES PUPO NOGUEIRA
- DANIEL NERY
- ALINE GUTERRES MORIM
- WUELITON ZANELATTO DAL PONT
- PAULO COSTA LIMA
- MARCOS KRONING CORREA
- LÚCIUS BATISTA MOTA
- LEONARDO MARTINELLI
- JOÃO PEDRO MOLZ CORRÊA
- JOHN BOUDLER
- ISAAC CHUEKE
- HELENA MOTA
- FLO MENEZES
- FELIPE PEREZ
- VALÉRIA BONAFÉ
- ROBERTO VICTORIO
- PABLO DA SILVA GUSMAO
- MÁRCIO STEUERNAGEL
- MATHEUS BITONDI
- GUILHERME BERTISSOLO
- GUILHERME BERNSTEIN
- EDUARDO SEINCMAN
- CARLOS EDUARDO DI STASI
- ANSELMO GUERRA DE ALMEIDA
- AMARO BORGES MOREIRA FILHO
- ALEXANDRE LUNSQUI
- ACHILLE PICCHI