Neila Cristina Baldi

Produção Bibliográfica

    2022 (Total: 1)
  • ISSN Entre passos virtuais: danças singulares, infâncias plurais (Investigaçiones en danza y movimiento)
    2021 (Total: 2)
  • doi ISSN Dançarescrevendo corpografias de uma pandemia (Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas)
  • doi ISSN DANÇAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE PANDEMIA (REVISTA DA FUNDARTE)
    2020 (Total: 3)
  • doi ISSN CORPOS SINGULARES: AUTOBIOGRAFIA, DECOLONIALIDADE E EDUCAÇÃO SOMÁTICA NO ENSINO DA DANÇA (REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR)
  • doi ISSN CUIDADO, FRÁGIL: UM PROCESSO CRIATIVO DE DANÇA E DIFERENÇAS (REVISTA CENA)
  • doi ISSN SISTEMA LABAN/BARTENIEFF E COORDENAÇÃO MOTORA EM AULA DE BALÉ CLÁSSICO NA FORMAÇÃO DO(A) ARTISTADOCENTE DE DANÇA (REVISTA CENA)
    2019 (Total: 5)
  • doi ISSN Abordagens e práticas pedagógicas no ensino em/da dança: por uma pedagogia da dança para professores (PRÁXIS: SABERES DA EXTENSÃO)
  • ISSN ABORDAGENS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO EM/DA DANÇA: POR UMA PEDAGOGIA DA DANÇA PARA PROFESSORES (PRÁXIS: SABERES DA EXTENSÃO)
  • ISSN Criando danças com crianças e professores(as) em formação (REVISTA NUPEART)
  • doi ISSN Meia-volta na Ciranda: Reflexões sobre decolonialidade na Dança (REVISTA INTERTERRITÓRIOS)
  • doi ISSN PROCEDIMENTOS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICOS EM DANÇA A PARTIR DA DECOLONIALIDADE E DA AUTOBIOGRAFIA (REVISTA DA FUNDARTE)
    2018 (Total: 4)
  • doi ISSN Diários e inventários como processos formativos em dança (REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA)
  • doi ISSN Por um balé somático: Laban e Béziers no aprenderensinar a técnica clássica (OUVIROUVER (ONLINE))
  • ISSN Práticas pedagógicas em dança na Escola Estadual General Edson Figueiredo (RELACULT)
  • ISSN VIDEODANÇAMENTOS NA ESCOLA: experimentos artísticos e pedagógicos no ensino da dança (RASCUNHOS - CAMINHOS DA PESQUISA EM ARTES CÊNICAS)
    2017 (Total: 3)
  • ISSN (Es)(Ins)critas do corpo dançante: narrativas singulares e plurais (Revista Brasileira de Pesquisa (Aubo)biográfica)
  • ISSN Para pensar o aprenderensinar dança a partir de uma perspectiva decolonial (REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR)
  • ISSN Repensando a aprendizagem do balé clássico a partir das epistemologias do sul (ILINX REVISTA CIENTÍFICA DO LUME)
    2016 (Total: 3)
  • ISSN Construtivismo na sala de dança (Práxis Educacional (Online))
  • ISSN DEZ(S) AMORES: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE DANÇA-TEATRO Reflexões sobre um processo artístico-pedadógico na formação de artistas docentes (Teatro: Criação e Construção de Conhecimento)
  • ISSN Educação Somática e Construtivismo: Revendo a pedagogia da dança (OUVIROUVER (ONLINE))
    2015 (Total: 1)
  • ISSN BALÉ CLÁSSICO EM UMA PERSPECTIVA SOMÁTICA (Revista Científica/FAP (Curitiba. Online))
    2013 (Total: 1)
  • ISSN De onde vem o movimento? O que me (co) move? Reflexões sobre a viagem somático-performativa a Lençóis (BA) (Cadernos do GIPE-CIT (UFBA))
    2020 (Total: 1)
  • ENTRELAÇANDO TEORIAS PARA APRENDERENSINAR BALÉ CLÁSSICO (Pesquisa em balé no Brasil : panoramas sobre história, ensino e cena)
    2019 (Total: 2)
  • Enredamentos tecnológicos: experimentos artísticos e pedagógicos no ensino de danç (Enredamentos tecnológicos: experimentos artísticos e pedagógicos no ensino de dança)
  • História da Dança: Divagações facebookianas em torno de uma disciplina que dá o que falar e pensar (ARTE E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO)
    2018 (Total: 1)
  • QUANDO A DANÇA CHEGA À ESCOLA: experiências formativas entre a universidade e a escola (América Latina no século XXI Os novos rumos da educação e da democracia)
    2016 (Total: 3)
  • A educação somática na formação de artistas docentes em dança (Graduações em dança: o que seráw)
  • A escrita de si como processo de formação do artista docente em dança (Graduações em dança no Brasil: o que será?)
  • A espiral do movimento/conhecimento como estratégia educativa em um curso de Licenciatura em Dança (Experiência educativa na universidade ? desafio para a formação de profissionais éticos e autônomos)
    2020 (Total: 2)
  • Práticas de Dança na Escola: Experiências com crianças e adolescentes desenvolvidas no PIBID
  • Processos criativos, formativos e pedagógicos em dança
    2011 (Total: 1)
  • ISSN Dança, a prima pobre das artes (Correio Braziliense)
    1999 (Total: 1)
  • E a dança agonizou num asilo (Jornal Extra Classe)
    2007 (Total: 1)
  • ISSN Sob o signo do patrocínio (Forbes Brasil)
    2005 (Total: 2)
  • Dança como opção (Forbes)
  • ISSN Quando a utopia vale a pena (Forbes Brasil)
    2004 (Total: 1)
  • ISSN Dança engajada (Forbes Brasil)
    2021 (Total: 1)
  • Uma carta para uma dança ou uma dança para uma carta? (Seminário Nacional de Arte e Educação)
    2019 (Total: 2)
  • Formas outras de aprenderensinar dança (VI Encontro científico nacional de pesquisadores em dança)
  • Por um balé somático: aprenderensinar a partir das abordagens de Laban/Bartenieff e Marie-Madeleine Béziers (ENCONTRO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS SOMÁTICAS E DANÇA)
    2018 (Total: 2)
  • A dança da/na pesquisa na prática como pesquisa (I Seminario Internacional de Investigación en Arte y Cultura Visual)
  • Pesquisardançando para escreverdançando (V Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança)
    2017 (Total: 3)
  • NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA DANÇA DE SALÃO (II Seminário Internacional do Ensino da Arte)
  • O PBID/Dança da UFSM: partilha, desenvolvimento e aprendizagem docente (III Seminário Internacional Ensino da Arte)
  • Práticas pedagógicas em dança na Escola Estadual Edson Figueiredo (II Congresso Internacional Interdisciplinar de Ciências Humanas)
    2016 (Total: 1)
  • Pesquisa de/em movimento (25 Seminário Nacional de Arte e Educação)
    2015 (Total: 2)
  • A construção de conceitos em balé clássico (Encontro Científico da Associação dos Pesquisadores em Dança)
  • Construindo conceitos em dança (IV Colóquio Práticas Pedagógicas Inovadoras na Universidade)
    2014 (Total: 5)
  • (Ins)(es)critas no/do corpo dançante (XXIV Congresso Nacional da Federação de Arte-educação do Brasil)
  • A educação somática na formação de professores de dança (VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade)
  • Em criação/formação Os estágios de criação da Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e a formação do futuro artistadocente (SEMINÁRIO NACIONAL DE ARTE E EDUCAÇÃO)
  • PENSAMENTOS SOMÁTICOS DE LABAN E BÉZIERS PARA A DANÇA (8 seminário de dança angel vianna)
  • Procedimentos somáticos e autobiográficos na formação docente (III Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança)
    2013 (Total: 2)
  • Por uma dança clássica mais contemporânea: um estudo sobre o uso da educação somática no ensino do balé clássico como estratégia para a criação coreográfica (III Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança)
  • Um novo olhar para o ensino do balé clássico (XXIII Confaeb - Arte-educação no pós-mundo)
    2012 (Total: 1)
  • O ensino da balé clássico através da educação somática (Congresso nacional de pesquisadores em dança)
    2020 (Total: 1)
  • SOBRE(VIVER) O CORPO EM TEMPOS (35 Jornada Acadêmica Integrada)
    2017 (Total: 1)
  • Dança da/na/com a mídia na escola (Encontro das Licenciaturas da região sul - ENLICSUL)

Produção Técnica

    2010 (Total: 2)
  • A Queda do Corpo
  • Tudo ao mesmo tempo
    2009 (Total: 2)
  • A dança do sacrifício
  • A Revolução dos Contrários
    2021 (Total: 1)
  • VI Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança da ANDA ? edição virtual,
    2020 (Total: 1)
  • VI Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança da ANDA ? edição virtual,
    2019 (Total: 1)
  • IV NOITE DA DANÇA
    2018 (Total: 1)
  • II Noite da Dança
    2018 (Total: 1)
  • Performações Artísticas 2018
    2017 (Total: 1)
  • II Enlicsul, II PIBID/Sul
    2013 (Total: 2)
  • Balé Clássico - Corpo Consciente
  • oficina: Balé clássico - Corpo Consciente
    2011 (Total: 1)
  • Balé Clássico - Corpo Consciente
    2021 (Total: 1)
  • o EX-PIBIDIANOS E SUAS VIVÊNCIAS NAS ESCOLAS
    2020 (Total: 5)
  • CORPOS EM TEMPOS DE ESPERA: PRÁTICAS SENSÍVEIS EM ISOLAMENTO SOCIAL
  • CRIAN(DAN)ÇA: AS DANÇAS POSSÍVEIS NO ENSINO REMOTO
  • GRAFIAS DE PROCEDIMENTOS PARA O ENSINO DA DANÇA
  • PAS DE DEUX DE LABAN COM O BALÉ
  • SOBRE(VIVER) O CORPO EM TEMPOS
    2019 (Total: 1)
  • Formas outras de aprenderensinar dança
    2018 (Total: 3)
  • Pensamentos decoloniais para aprenderensinar danÇA
  • Pesquisardançando para escreverdançando
  • Por um balé somático: aprenderensinar a partir das abordagens de Laban/Bartenieff e Marie-Madeleine Béziers
    2017 (Total: 2)
  • A dança da/na pesquisa na prática como pesquisa
  • Pensar o aprenderensinar dança a partir do Construtivismo Pós-Piagetiano e da Educação Somática
    2016 (Total: 2)
  • Pesquisa de/em movimento em dança
  • Repensando o ensino do balé clássico
    2015 (Total: 5)
  • A construção de conceitos em balé clássico
  • A educação somática na formação de professores de dança
  • A escrita de si como processo de formação do artista-docente em dança
  • Construindo conceitos em dança
  • La educación somática en la formación en danza
    2014 (Total: 4)
  • A EDUCAÇÃO SOMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE DANÇA
  • Em criação-formação: os estágios de criação da Licenciatura em Dança da Uesb e a formação do futuro artistadocente
  • PENSAMENTOS SOMÁTICOS DE LABAN E BÉZIERS PARA A DANÇA
  • Procedimentos somáticos e autobiográficos na formação docente
    2013 (Total: 5)
  • O que há do lado de lá? Um novo olhar para o ensino do balé clássico, por meio da educação somática
  • Por um ensino de dança dinamicista
  • Por uma dança clássica mais contemporânea: um estudo sobre o uso da educação somática no ensino do balé clássico como estratégia para a criação coreográfica
  • Programação cultural como embrião para uma política para a dança
  • Um novo olhar para o ensino do balé clássico
    2012 (Total: 1)
  • O ensino do balé clássico através da educação somática
    2021 (Total: 3)
  • Ética, educação e conhecimento: arte em tempos de pandemia
  • O que podemos fazer juntos/as/es? Estágios Curriculares dos Cursos de Licenciatura em Dança,
  • Práticas da dança na escola
    2019 (Total: 1)
  • Decolonialidade nas artes
    2011 (Total: 1)
  • Balé Clássico - Corpo Consciente
    2009 (Total: 1)
  • Marketing Cenográfico
    2017 (Total: 1)
  • Metodologias, formação e práticas educativas

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2021 (Total: 1)
  • Eu em rota: a construção de uma narrativa autobiográfica no processo criativo e reflexivo do artista-dcoente
    2019 (Total: 3)
  • Cuidado, frágil: um processo criativo de dança e diferenças
  • Entre olhares: processo de criação em Dança de Salão Contemporânea
  • VIOLADA - SOB O OLHAR DA FECHADURA: DANÇANDO AFETOS E DESAFETOS
    2018 (Total: 1)
  • Movimentando a cultura gaúcha: processos artísticos pedagógicos em dança sobre (in)visibilidade negra
    2017 (Total: 2)
  • Condução corporal na dança de salão: em busca do diálogo corporal
  • Narrativas autobiográficas na dança de salão
    2015 (Total: 4)
  • A dança nas escolas de Jequié: da legislação nacional à realidade local
  • Autobiografia como processo de criaççao em dança
  • DANÇA NO CONTEXTO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO
  • o ensino do ballet na atualidade: possíveis abordagens metodológicas em ambientes específicos de dança
    2014 (Total: 2)
  • Dança na educação infantil
  • Professoralidade em dança: saberes em construção