Carolina Fernandes Alves Pastoriza
Produção Bibliográfica
- 2024 (Total: 1)
- ISSN 'Que importa quem fala?': considerações sobre a autoria docente de materiais didáticos (REVISTA X)
- 2022 (Total: 2)
- 2020 (Total: 5)
- ISSN 'Oba, vai ter filme!': Uma proposta de atividade para trabalhar o cinema como recurso didático para o ensino de LE (Letra Magna (Online))
- ISSN Estágio Supervisionado em Letras: orientação nas modalidades presencial e a distância (REVISTA TRAMA (UNIOESTE. ONLINE))
- 2014 (Total: 2)
- ISSN O tratamento lexicográfico da regência verbal no Houiass (2001) (ENTRETEXTOS (UEL))
- 2011 (Total: 3)
- ISSN A contribuição da análise contrastiva e de um corpus de erros para o desenho de um dicionário de espanhol para aprendizes brasileiros (CADERNOS DE LETRAS (UFRJ))
- ISSN A ortografia da Língua Portuguesa e sua interferência na aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (Linguasagem (São Paulo))
- ISSN O Diccionario de la Real Academia Española e o Diccionario de Uso del Español: duas ferramentas lexicográficas que se complementam (Revista de Letras (Taguatinga))
- 2010 (Total: 1)
- ISSN Propostas para informações gramaticais em um dicionário de aprendizes (Língua & Educação)
- 2022 (Total: 1)
- Reflexões sobre o estágio supervisionado como atividade pedagógica transgressora (Letras para a liberdade: perspectivas críticas no ensino de línguas e literaturas)
- 2020 (Total: 3)
- A identidade do gaúcho rio-platense: uma experiência no estágio supervisionado em Língua Espanhola no Ensino Fundamental (Educação Brasil 2)
- Humanismo, pós-humanismo e pós-humanidade: como chegamos à Linguística Aplicada das Coisas (Tecnologias e ensino de línguas : uma década de pesquisa em linguística aplicada)
- ORIENTAÇÃO COM AMOR: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO TERRITÓRIO AFETIVO DA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (Os Afetos na Língua: Aprendizagem e Formação de Professores na Perspectiva da Afetividade)
- 2019 (Total: 2)
- Os estágios supervisionados nos cursos de letras/espanhol da UFSM nas modalidades presencial e a distância (A EaD vai à escola: estágio presencial na licenciatura em letras espanhol)
- Por uma formação docente crítica de professores de ELE (#FicaEspanhol no RS: políticas linguísticas, formação de professores, desafios e possibilidades)
- 2011 (Total: 1)
- Resenha de ?Dicionários na Teoria e na Prática: como e para quem são feitos?, de Claudia Xatara, Cleci Regina Bevilacqua e Philippe René Marie Humblé (org.)
- 2022 (Total: 1)
- Eu, bilíngue? (Tesouro linguístico)
- 2014 (Total: 2)
- A abordagem lexicográfica da gramática de valências no Dicionário de Usos do Português do Brasil (2002) (XI Encontro do Celsul)
- O anisomorfismo linguístico como um desafio para a lexicografia bilíngue: o caso do português e do espanhol (II Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais)
- 2023 (Total: 2)
- A autoria de Infográficos como experiência de aprendizagem de licenciados em letras espanhol (XII JETAL - Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- Ferramentas de Inteligência Artificial para Revisão Sistemática da Literatura: avaliando possibilidades (XIII JETAL - Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- 2021 (Total: 2)
- Autoria de um Recurso Educacional Digital (RED) para o desenvolvimento de Estágio Supervisionado em Língua Espanhola (XI JORNADA DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS, TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS)
- Autoria docente de recursos educacionais: práticas emergentes durante o ensino remoto (JETAL - Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas)
- 2020 (Total: 1)
- Professor-autor de Recursos Educacionais Abertos: uma identidade em construção (X Jetal - Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- 2019 (Total: 1)
- Oba, vai ter filme!? Uma proposta de atividade para trabalhar o cinema como recurso didático para o ensino de ELE (IX Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- 2018 (Total: 1)
- A orientação de estágio nas modalidades presencial e a distância: aproximações, distanciamentos e desafios (VIII Jornada de Elaboração de materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- 2014 (Total: 1)
- A abordagem lexicográfica da gramática de valências no Dicionário de Usos do Português do Brasil (XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (CELSUL))
- 2013 (Total: 1)
- Avaliação do Houaiss (2001) como dicionário histórico auxiliar da língua portuguesa (IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa)
- 2011 (Total: 3)
- Considerações teóricas e metodológicas sobre a compilação de um corpus (XV Salão de Iniciação Científica do IC/FUC)
- Estabelecendo as bases para análise e aferimento de unidades fraseológicas em dicionários semasiológicos gerais do português (Mostra Unisinos de Iniciação Científica)
- O tratamento lexicográfico da homonímia e da polissemia no Dicionário de Usos do Português do Brasil e no Dicionário Unesp do Português Contemporâneo (XXIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS)
- 2010 (Total: 5)
- A contribuição da Análise Contrastiva e de um corpus de erros para o desenho de um dicionário monolíngue de espanhol para aprendizes brasileiros (III SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA)
- O dicionário de aprendizes e algumas teorias de aprendizagem de línguas estrangeiras (Mostra Unisinos de Iniciação Científica)
- O Google como auxílio à verificação do uso de algumas palavras arroladas no Dicionário de Usos do Português do Brasil (DUPB (2002)) (IX Fórum Fapa - XI Mostra de Iniciação Científica)
- O reflexo da norma real do português brasileiro no Dicionário de Usos do Português do Brasil e no Diicionário Unesp do Português Contemporâneo: função e perfil de usuário (XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS)
- Tipos de unidades fraseológicas em dicionários semasiológicos gerais do português (XI Salão de Iniciação Científica da PUCRS)
- 2009 (Total: 3)
- A ortografia da língua portuguesa e sua interferência na aprendizagem de espanhol como L2 (Mostra Unisinos de Iniciação Científica)
- O Diccionario de la Real Academia Española e o Diccionario de Uso del Español: duas ferramentas lexicográficas que se complementam (VIII FÓRUM FAPA - X Mostra de Iniciação Científica (MIC))
- Propostas para a apresentação de informações gramaticais em um dicionário de aprendizes (XXI Salão de Iniciação Científica da UFRGS)
- 2021 (Total: 1)
- Percepções de professores da educação básica sobre a autoria de materiais didáticos mediada por tecnologias digitais (XXIII ENPOS - Encontro de Pós-graduação)
- 2014 (Total: 1)
- Transitividade, regência, valência e diátese: uma discussão designativa ou conceitual? (IV Salão de Pós-Graduação da UFRGS)
- 2013 (Total: 1)
- O Tratamento Lexicográfico da Sintaxe no Dicionário de Usos do Português do Brasil: subsídios da Gramática de Valências para a descrição do Português Brasileiro (III Salão de Pós-Graduação da UFRGS)
- 2015 (Total: 1)
- Referencia: una entrevista con Mônica Magalhães Cavalcante (Referência: uma entrevista com Mônica Magalhães Cavalcante)
- 2011 (Total: 1)
- Sobre língua, linguagem e linguística: uma entrevista com Mário A. Perini (Sobre língua, linguagem e linguística: uma entrevista com Mário A. Perini)
Produção Técnica
- 2022 (Total: 4)
- 7 dicas para gravar videoaulas
- La cultura del mate
- La yerba mate
- Tortilla de Patatas
- 2020 (Total: 4)
- #Ficaemcasa: encurtando a distância a partir de recursos para a produção de conteúdo educacional digital
- Como gravar podcasts: uma ferramenta para o professor
- Construindo materiais didáticos visualmente atrativos
- REA e direitos autorais
- 2019 (Total: 6)
- La autonomía del alumno (p. 1)
- La autonomía del alumno (p.2)
- Medianeras I
- Medianeras II
- Medianeras III
- Tendencias metodológicas postcomunicativas
- 2023 (Total: 1)
- XIII JETAL - Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas
- 2022 (Total: 1)
- XII JETAL - Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Ensino de Línguas
- 2020 (Total: 1)
- Entre Nosotros: docentes em diálogos digitais
- 2019 (Total: 1)
- V Conexión Español: o espanhol vai à escola, e agora?
- 2018 (Total: 1)
- IV Seminário Conexión Español
- 2017 (Total: 1)
- XXV Semana de Letras
- 2023 (Total: 1)
- Do mapeamento do espanhol à extensão: diálogo desde y con las fronteras voltados à formação de professo
- 2021 (Total: 1)
- Elaboración de materiales didácticos
- 2014 (Total: 2)
- Introdução ao estudo do léxico: descrição e análise do português
- Novo Dicionário de Falsos Amigos Espanhol-Português
- 2021 (Total: 4)
- Autoria de um Recurso Educacional Digital (RED) para o desenvolvimento de Estágio Supervisionado em Língua Espanhola
- Autoria docente de recursos educacionais: práticas emergentes durante o ensino remoto
- LIBRE: Lengua, Identidad y Buenas Ideas en Repositorio Educacional
- Percepções de professores da educação básica sobre a autoria de materiais didáticos mediada por tecnologias digitais
- 2020 (Total: 1)
- Professor-autor de Recursos Educacionais Abertos: uma identidade em construção
- 2019 (Total: 1)
- 'Oba, vai ter filme!': Uma proposta de atividade para trabalhar o cinema como recurso didático para o ensino de LE
- 2018 (Total: 1)
- A orientação de estágio nas modalidades presencial e a distância: aproximações, distanciamentos e desafios
- 2014 (Total: 2)
- O anisomorfismo linguístico como um desafio para a lexicografia bilíngue: o caso do português e do espanhol
- Transitividade, regência, valência e diátese: uma discussão designativa ou conceitual?
- 2013 (Total: 3)
- Avaliação do Houaiss (2001) como dicionário histórico auxiliar da língua portuguesa
- O reflexo da informação sintática nas abonações do Dicionário de Usos do Português do Brasil (2002): um estudo preliminar
- O tratamento lexicográfico da sintaxe no Dicionário de Usos do Português do Brasil: subsídios da gramática de valências para a descrição do Português Brasileiro
- 2011 (Total: 3)
- Considerações teóricas e metodológicas sobre a compilação de um corpus
- Estabelecendo as bases para análise e aferimento de unidades fraseológicas em dicionários semasiológicos gerais do português
- O tratamento lexicográfico da homonímia e da polissemia no Dicionário de Usos do Português do Brasil e no Dicionário Unesp do Português Contemporâneo
- 2010 (Total: 5)
- A contribuição da Análise Contrastiva e de um corpus de erros para o desenho de um dicionário monolíngue de espanhol para aprendizes brasileiros
- O dicionário de aprendizes e algumas teorias de aprendizagem de línguas estrangeiras
- O Google como auxílio à verificação do uso de algumas palavras arroladas no Dicionário de Usos do Português do Brasil (DUPB (2002))
- O reflexo da norma real do português brasileiro no Dicionário de Usos do Português do Brasil e no Diicionário Unesp do Português Contemporâneo: função e perfil de usuário
- Tipos de Unidades Fraseológicas em Dicionários Semasiológicos Gerais do Português
- 2009 (Total: 3)
- A ortografia da língua portuguesa e sua interferência na aprendizagem de espanhol como L2
- O Diccionario de la Real Academia Española e o Diccionario de Uso del Español: duas ferramentas lexicográficas que se complementam
- Propostas para a apresentação de informações gramaticais em um dicionário de aprendizes
- 2021 (Total: 2)
- 7 dicas para gravar videoaulas: coisas que você precisa saber antes de apertar o play
- Para ser grande, sê inteiro: uma conversa sobre a inteireza do professor na autoria de materiais didáticos
- 2020 (Total: 4)
- #Ficaemcasa: encurtando a distância a partir de recursos para a produção de conteúdo educacional digital
- Como gravar podcasts: uma ferramenta para o professor
- Considerações sobre a autoria docente de materiais didáticos
- Construindo materiais didáticos visualmente atrativos
- 2019 (Total: 3)
- Design de materiais de ensino
- Escola: e o estágio?
- Quando a beleza exterior também importa: design de materiais de ensino
- 2021 (Total: 1)
- Professor-autor de REA: uma identidade em construção
- 2014 (Total: 1)
- A abordagem lexicográfica da gramática de valências no dicionário de usos do português do Brasil
- 2016 (Total: 1)
- Fique por Dentro
- 2020 (Total: 1)
- Mulheres que (re)escrevem a história (Entre Nosotros: docentes em diálogos digitais)
- 2020 (Total: 2)
- Revista Eletrônica Interfaces (ISSN 2179-0027)
- Revista Linguagem em Foco (ISSN 2674-8266)
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2020 (Total: 1)
- A identidade do gaúcho rio-platense: uma experiência intercultural no estágio supervisionado em língua espanhola
- 2024 (Total: 1)
- Español en la Enseñanza Media: una experiencia de pasantía supervisada