Carolina Fernandes Alves Pastoriza

Produção Bibliográfica

    2022 (Total: 1)
  • doi ISSN Eu, caçador de mim: autonarrativas docentes como forma de autorreconhecimento (Humanidades e Tecnologia (FINOM))
    2020 (Total: 4)
  • ISSN 'Oba, vai ter filme!': Uma proposta de atividade para trabalhar o cinema como recurso didático para o ensino de LE (Letra Magna (Online))
  • doi ISSN Como um Jogo (LINGUAGEM EM FOCO)
  • ISSN ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS: ORIENTAÇÃO NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA (REVISTA TRAMA (UNIOESTE. ONLINE))
  • ISSN Professor-autor de Recursos Educacionais Abertos: uma identidade em construção (Revista Interfaces)
    2014 (Total: 2)
  • doi ISSN A inclusão de unidades fraseológicas no Dicionário de Usos do Português do Brasil (DOMÍNIOS DE LINGU@GEM)
  • ISSN O tratamento lexicográfico da regência verbal no Houiass (2001) (ENTRETEXTOS (UEL))
    2011 (Total: 3)
  • ISSN A contribuição da análise contrastiva e de um corpus de erros para o desenho de um dicionário de espanhol para aprendizes brasileiros (CADERNOS DE LETRAS (UFRJ))
  • ISSN A ortografia da Língua Portuguesa e sua interferência na aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (Linguasagem (São Paulo))
  • ISSN O Diccionario de la Real Academia Española e o Diccionario de Uso del Español: duas ferramentas lexicográficas que se complementam (Revista de Letras (Taguatinga))
    2010 (Total: 1)
  • ISSN Propostas para informações gramaticais em um dicionário de aprendizes (Língua & Educação)
    2022 (Total: 1)
  • Reflexões sobre o estágio supervisionado como atividade pedagógica transgressora (Letras para a liberdade: perspectivas críticas no ensino de línguas e literaturas)
    2020 (Total: 3)
  • A identidade do gaúcho rio-platense: uma experiência no estágio supervisionado em Língua Espanhola no Ensino Fundamental (Educação Brasil 2)
  • Humanismo, pós-humanismo e pós-humanidade: como chegamos à Linguística Aplicada das Coisas (Tecnologias e ensino de línguas : uma década de pesquisa em linguística aplicada)
  • ORIENTAÇÃO COM AMOR: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO TERRITÓRIO AFETIVO DA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (Os Afetos na Língua: Aprendizagem e Formação de Professores na Perspectiva da Afetividade)
    2019 (Total: 2)
  • Os estágios supervisionados nos cursos de letras/espanhol da UFSM nas modalidades presencial e a distância (A EaD vai à escola: estágio presencial na licenciatura em letras espanhol)
  • Por uma formação docente crítica de professores de ELE (#FicaEspanhol no RS: políticas linguísticas, formação de professores, desafios e possibilidades)
    2011 (Total: 1)
  • Resenha de ?Dicionários na Teoria e na Prática: como e para quem são feitos?, de Claudia Xatara, Cleci Regina Bevilacqua e Philippe René Marie Humblé (org.)
    2022 (Total: 1)
  • Eu, bilíngue? (Tesouro linguístico)
    2014 (Total: 2)
  • A abordagem lexicográfica da gramática de valências no Dicionário de Usos do Português do Brasil (2002) (XI Encontro do Celsul)
  • O anisomorfismo linguístico como um desafio para a lexicografia bilíngue: o caso do português e do espanhol (II Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais)
    2021 (Total: 1)
  • Autoria docente de recursos educacionais: práticas emergentes durante o ensino remoto (JETAL - Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas)
    2020 (Total: 1)
  • Professor-autor de Recursos Educacionais Abertos: uma identidade em construção (X Jetal - Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
    2019 (Total: 1)
  • Oba, vai ter filme!? Uma proposta de atividade para trabalhar o cinema como recurso didático para o ensino de ELE (IX Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
    2018 (Total: 1)
  • A orientação de estágio nas modalidades presencial e a distância: aproximações, distanciamentos e desafios (VIII Jornada de Elaboração de materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
    2014 (Total: 1)
  • A abordagem lexicográfica da gramática de valências no Dicionário de Usos do Português do Brasil (XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (CELSUL))
    2013 (Total: 1)
  • Avaliação do Houaiss (2001) como dicionário histórico auxiliar da língua portuguesa (IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa)
    2011 (Total: 3)
  • Considerações teóricas e metodológicas sobre a compilação de um corpus (XV Salão de Iniciação Científica do IC/FUC)
  • Estabelecendo as bases para análise e aferimento de unidades fraseológicas em dicionários semasiológicos gerais do português (Mostra Unisinos de Iniciação Científica)
  • O tratamento lexicográfico da homonímia e da polissemia no Dicionário de Usos do Português do Brasil e no Dicionário Unesp do Português Contemporâneo (XXIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS)
    2010 (Total: 5)
  • A contribuição da Análise Contrastiva e de um corpus de erros para o desenho de um dicionário monolíngue de espanhol para aprendizes brasileiros (III SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA)
  • O dicionário de aprendizes e algumas teorias de aprendizagem de línguas estrangeiras (Mostra Unisinos de Iniciação Científica)
  • O Google como auxílio à verificação do uso de algumas palavras arroladas no Dicionário de Usos do Português do Brasil (DUPB (2002)) (IX Fórum Fapa - XI Mostra de Iniciação Científica)
  • O reflexo da norma real do português brasileiro no Dicionário de Usos do Português do Brasil e no Diicionário Unesp do Português Contemporâneo: função e perfil de usuário (XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS)
  • Tipos de unidades fraseológicas em dicionários semasiológicos gerais do português (XI Salão de Iniciação Científica da PUCRS)
    2009 (Total: 3)
  • A ortografia da língua portuguesa e sua interferência na aprendizagem de espanhol como L2 (Mostra Unisinos de Iniciação Científica)
  • O Diccionario de la Real Academia Española e o Diccionario de Uso del Español: duas ferramentas lexicográficas que se complementam (VIII FÓRUM FAPA - X Mostra de Iniciação Científica (MIC))
  • Propostas para a apresentação de informações gramaticais em um dicionário de aprendizes (XXI Salão de Iniciação Científica da UFRGS)
    2021 (Total: 1)
  • Percepções de professores da educação básica sobre a autoria de materiais didáticos mediada por tecnologias digitais (XXIII ENPOS - Encontro de Pós-graduação)
    2014 (Total: 1)
  • Transitividade, regência, valência e diátese: uma discussão designativa ou conceitual? (IV Salão de Pós-Graduação da UFRGS)
    2013 (Total: 1)
  • O Tratamento Lexicográfico da Sintaxe no Dicionário de Usos do Português do Brasil: subsídios da Gramática de Valências para a descrição do Português Brasileiro (III Salão de Pós-Graduação da UFRGS)
    2015 (Total: 1)
  • Referencia: una entrevista con Mônica Magalhães Cavalcante (Referência: uma entrevista com Mônica Magalhães Cavalcante)
    2011 (Total: 1)
  • Sobre língua, linguagem e linguística: uma entrevista com Mário A. Perini (Sobre língua, linguagem e linguística: uma entrevista com Mário A. Perini)

Produção Técnica

    2020 (Total: 1)
  • Entre Nosotros: docentes em diálogos digitais
    2019 (Total: 1)
  • V Conexión Español: o espanhol vai à escola, e agora?
    2018 (Total: 1)
  • IV Seminário Conexión Español
    2017 (Total: 1)
  • XXV Semana de Letras
    2021 (Total: 4)
  • 7 dicas para gravas videoaulas: coisas que você precisa saber antes de apertar o play
  • De professor para professor: algumas considerações sobre autoria docente de materiais didáticos
  • Elaboración de materiales didácticos
  • Professor-autor de REA: uma identidade em construção
    2014 (Total: 2)
  • Introdução ao estudo do léxico: descrição e análise do português
  • Novo Dicionário de Falsos Amigos Espanhol-Português
    2021 (Total: 3)
  • Autoria de um Recurso Educacional Digital (RED) para o desenvolvimento de Estágio Supervisionado em Língua Espanhola
  • Autoria docente de recursos educacionais: práticas emergentes durante o ensino remoto
  • LIBRE: Lengua, Identidad y Buenas Ideas en Repositorio Educacional
    2020 (Total: 1)
  • Professor-autor de Recursos Educacionais Abertos: uma identidade em construção
    2019 (Total: 1)
  • 'Oba, vai ter filme!': Uma proposta de atividade para trabalhar o cinema como recurso didático para o ensino de LE
    2018 (Total: 1)
  • A orientação de estágio nas modalidades presencial e a distância: aproximações, distanciamentos e desafios
    2014 (Total: 2)
  • O anisomorfismo linguístico como um desafio para a lexicografia bilíngue: o caso do português e do espanhol
  • Transitividade, regência, valência e diátese: uma discussão designativa ou conceitual?
    2013 (Total: 3)
  • Avaliação do Houaiss (2001) como dicionário histórico auxiliar da língua portuguesa
  • O reflexo da informação sintática nas abonações do Dicionário de Usos do Português do Brasil (2002): um estudo preliminar
  • O tratamento lexicográfico da sintaxe no Dicionário de Usos do Português do Brasil: subsídios da gramática de valências para a descrição do Português Brasileiro
    2011 (Total: 3)
  • Considerações teóricas e metodológicas sobre a compilação de um corpus
  • Estabelecendo as bases para análise e aferimento de unidades fraseológicas em dicionários semasiológicos gerais do português
  • O tratamento lexicográfico da homonímia e da polissemia no Dicionário de Usos do Português do Brasil e no Dicionário Unesp do Português Contemporâneo
    2010 (Total: 5)
  • A contribuição da Análise Contrastiva e de um corpus de erros para o desenho de um dicionário monolíngue de espanhol para aprendizes brasileiros
  • O dicionário de aprendizes e algumas teorias de aprendizagem de línguas estrangeiras
  • O Google como auxílio à verificação do uso de algumas palavras arroladas no Dicionário de Usos do Português do Brasil (DUPB (2002))
  • O reflexo da norma real do português brasileiro no Dicionário de Usos do Português do Brasil e no Diicionário Unesp do Português Contemporâneo: função e perfil de usuário
  • Tipos de Unidades Fraseológicas em Dicionários Semasiológicos Gerais do Português
    2009 (Total: 3)
  • A ortografia da língua portuguesa e sua interferência na aprendizagem de espanhol como L2
  • O Diccionario de la Real Academia Española e o Diccionario de Uso del Español: duas ferramentas lexicográficas que se complementam
  • Propostas para a apresentação de informações gramaticais em um dicionário de aprendizes
    2021 (Total: 1)
  • Para ser grande, sê inteiro: uma conversa sobre a inteireza do professor na autoria de materiais didáticos
    2020 (Total: 4)
  • #Ficaemcasa: encurtando a distância a partir de recursos para a produção de conteúdo educacional digital
  • Como gravar podcasts: uma ferramenta para o professor
  • Considerações sobre a autoria docente de materiais didáticos
  • Construindo materiais didáticos visualmente atrativos
    2019 (Total: 3)
  • Design de materiais de ensino
  • Escola: e o estágio?
  • Quando a beleza exterior também importa: design de materiais de ensino
    2014 (Total: 1)
  • A abordagem lexicográfica da gramática de valências no dicionário de usos do português do Brasil
    2020 (Total: 1)
  • Mulheres que (re)escrevem a história (Entre Nosotros: docentes em diálogos digitais)
    2020 (Total: 2)
  • Revista Eletrônica Interfaces (ISSN 2179-0027)
  • Revista Linguagem em Foco (ISSN 2674-8266)

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2020 (Total: 1)
  • A identidade do gaúcho rio-platense: uma experiência intercultural no estágio supervisionado em língua espanhola