Andréia Jaqueline Devalle Rech

Produção Bibliográfica

    2021 (Total: 2)
  • doi ISSN A importância da superação de barreiras entre família e escola para a construção de um trabalho colaborativo em prol da inclusão escolar do filho e aluno com altas habilidades/superdotação (REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • doi ISSN O Ensino Remoto como Possibilidade de Enriquecimento Extracurricular para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação: (Re)criando Novos Espaços de Interação (INTERACCOES)
    2019 (Total: 1)
  • doi ISSN Formação de professores e altas habilidades/superdotação: um caminho ainda em construção (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
    2016 (Total: 1)
  • doi ISSN Alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional: desafios para a gestão e a inclusão escolar (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
    2015 (Total: 4)
  • doi ISSN Analisando as contribuições do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa frente à prática pedagógica inclusiva dos professores orientadores de estudos (Revista Educação Especial (Online))
  • doi ISSN Atividades de Enriquecimento Escolar Como Estratégia Para Contribuir com a Inclusão Escolar dos Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives)
  • doi ISSN Educação inclusiva e formação de professores: desafios e perspectivas a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. (PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO))
  • ISSN Levantamento sobre a produção científica dos temas: família, altas habilidades/superdotação e inclusão escolar entre os anos de 2009 e 2012. (Ideacción (Valladolid. Internet))
    2006 (Total: 2)
  • ISSN Um estudo da aprendizagem e desenvolvimento de crianças em situação de internação hospitalar (Educação (PUCRS. Impresso))
  • ISSN Uma Análise do Processo de Inclusão Escolar de uma Aluna com Características de Altas Habilidades (Ideacción (Valladolid. Internet))
    2005 (Total: 3)
  • ISSN Estudo de caso de uma criança pós-hospitalizada: implicações no processo de inclusão social e escolar (Revista da Saúde (URCAMP))
  • ISSN O papel do professor junto ao aluno com altas habilidades (Revista Educação Especial (UFSM))
  • doi ISSN Uma análise dos mitos que envolvem os alunos com altas habilidades: a realidade de uma escola de Santa Maria/RS (Revista Brasileira de Educação Especial)
    2020 (Total: 1)
  • Uma análise do processo de inclusão escolar dos alunos com altas habilidades/superdotação (Afazeres da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva)
    2019 (Total: 7)
  • 23. A importância da formação continuada de professores na área de Altas Habilidades/Superdotação (Espaços entre teorias e práticas em altas habilidades/superdotação)
  • Altas Habilidades/Superdotação e educação infantil: um caminho ainda a ser desvelado (Espaços entre teorias e práticas em altas habilidades/superdotação)
  • Estratégia de enriquecimento intracurricular para o atendimento de estudantes com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação: um relato de caso (Espaços entre teorias e práticas em altas habilidades/superdotação)
  • Formação de professores e Altas Habilidades/Superdotação: um diálogo necessário (Espaços entre teorias e práticas em altas habilidades/superdotação)
  • Identificação de comportamentos superdotados: um primeiro passo para o processo de inclusão escolar (Espaços entre teorias e práticas em altas habilidades/superdotação)
  • Inclusão escolar e Altas Habilidades/Superdotação: compartilhando uma experiência em sala de aula comum (Espaços entre teorias e práticas em altas habilidades/superdotação)
  • Proposta de identificação de alunos com indicadores de Altas Habilidades/ Superdotação: um estudo de caso (Espaços entre teorias e práticas em altas habilidades/superdotação)
    2018 (Total: 2)
  • A organização do atendimento educacional especializado para o aluno com altas habilidades/superdotação (Atendimento Educacional Especializado para as Altas habilidades/superdotação)
  • Inclusão escolar e altas habilidades/superdotação: um estudo de caso (Atendimento educacional especializado: aprendizagem, saúde e inclusão)
    2017 (Total: 1)
  • Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: contribuições de uma formação continuada à prática docente (Formação e Trabalho Docente em Contexto Rural: diálogos teórico-metodológicos)
    2014 (Total: 2)
  • Crianças com deficiência em situação de acolhimento institucional: debates sobre gestão educacional e inclusão (Educação, Inclusão e Qualidade)
  • Um novo olhar sobre a educação inclusiva (Atendimento Educacional Especializado no Brasil: Relatos da Experiência Profissional de Professores e sua Formação)
    2009 (Total: 1)
  • Considerações a cerca do processo de inclusão escolar de uma aluna com características de altas habilidade/superdotação (Rediscutindo a inclusão)
    2006 (Total: 1)
  • Uma revisão bibliográfica sobre os mitos que envolvem as pessoas com altas habilidades (Educação e altas habilidades/superdotação: a ousadia de rever conceitos e práticas)
    2005 (Total: 1)
  • Da identificação à orientação de alunos portadores de altas habilidades (Experiências didáticas)
    2007 (Total: 1)
  • Quem é a criança superdotada? Como identificá-la (Jornal da Manhã)
    2017 (Total: 3)
  • Altas habilidades/superdotação e a inclusão: o potencial da pesquisa na desconstrução de mitos (XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/CÁTEDRA UNESCO)
  • Programa de enriquecimento extracurricular: uma alternativa favorecedora da inclusão dos alunos com altas habilidades/superdotação (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
  • Representações sociais, altas habilidades/superdotação e a inclusão educacional: a formação continuada de profissionais da educação (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
    2016 (Total: 2)
  • A participação da família na inclusão escolar do filho com altas habilidades/superdotação: uma realidade possível? (IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional, X Semana Acadêmica do Curso Especialização em Gestão Educacional)
  • O olhar da gestão escolar em relação aos alunos com altas habilidades/superdotação: compreensão e estímulo (IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional, X Semana Acadêmica do Curso Especialização em Gestão Educacional)
    2015 (Total: 3)
  • (Re)pensando a formação do professor para atuar em escolas multisseriadas no âmbito rural (VI Seminário Nacional de Formação de Professores\UFSM)
  • A inteligência corporal-cinestésica e o circo: possibilidades de enriquecimento para o aluno com altas habilidades/superdotação (1º Seminário de altas habilidades: Disseminando conhecimentos e práticas)
  • Uma análise do processo de identificação de alunos com altas habilidades/superdotação na cidade de Santa Maria - Rio Grande do Sul (1º Seminário de Altas Habilidades: Disseminando conhecimentos e práticas)
    2014 (Total: 1)
  • Gestão educacional e inclusão de alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional: o estado da arte (12ª Jornada de Educação Especial)
    2013 (Total: 2)
  • Discutindo as práticas normativas frente à inclusão escolar dos alunos com altas habilidades/superdotação (VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
  • Experiências de um estágio em educação especial (XI Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais ? Educação ? SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/CÁTEDRA UNESCO)
    2010 (Total: 2)
  • Poder disciplinar e dispositivos disciplinares: como a escola utiliza estes dispositivos para 'moldar' os alunos com altas habilidades/superdotação (IV Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Uma análise das vivências de um aluno com características de altas habilidades/superdotação (I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, IV Encontro Nacional do CONBRASD, IV Seminário de Altas Habilidades/Superdotação)
    2008 (Total: 2)
  • Analisando características de atas habilidades/superdotação: um estudo de caso (IX Jornada de Educação Especial)
  • Inclusão escolar e altas habilidades/superdotação: uma discussão necessária (III Encontro Nacional do ConBraSD, VI Encontro Estadual Repensando a Inteligência, III Congresso Mercosul sobre Altas Habilidades/superdotação e II Congresso de Jovens com Altas Habilidades/superdotação)
    2007 (Total: 2)
  • Implicações no processo de inclusão escolar de uma aluna com características de altas habilidades (V Congresso Internacional de Educação)
  • Investigando características de altas habilidades do tipo acadêmico: um estudo de caso (IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
    2006 (Total: 1)
  • Problematizando questões referentes à inclusão escolar de uma aluna com características de altas habilidades (VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-graduação em Educação)
    2004 (Total: 3)
  • PIT - Programa de Incentivo ao Talento (III Seminário de Formação de professores: Vivências Lúdicas e Práticas Educativas)
  • Práticas Educativas em Ambiente Hospitalar: Desafio na Formação de Professores (III Seminário de Formação de professores: Vivências Lúdicas e Práticas Educativas)
  • Vivências Lúdicas e Práticas Educativas: Um Ambiente Estimulador para Alunos com Altas Habilidades (III Seminário de Formação de professores: Vivências Lúdicas e Práticas Educativas)
    2003 (Total: 2)
  • Estágio Supervisionado: Exercício para a Formação de Professores (9ª Jornada Nacional de Educação)
  • Saberes Docentes: Uma Reflexão Acerca das Altas Habilidades (9ª Jornada Nacional de Educação)
    2002 (Total: 3)
  • Da identificação à orientação de alunos portadores de Altas Habilidades (8ª Jornada Nacional de Educação)
  • Da Identificação à Orientação de Alunos Portadores de Altas Habilidades (III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
  • Núcleo de Estudos em Educação Especial: Um Diferencial na Formação de Professores (8ª Jornada Nacional de Educação)
    2020 (Total: 2)
  • Família-escola: ações de orientação sobre o filho/aluno com altas habilidades/superdotação (35 Jornada Acadêmica Integrada)
  • Período de distanciamento social de alunos com altas habilidades/superdotação: adequações para a continuidade das ações de um projeto de extensão (35 Jornada Acadêmica Integrada)
    2019 (Total: 3)
  • Análise da inserção de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho: revisão da literatura (34 Jornada Acadêmica Integrada)
  • Análise da produção científica acerca das práticas Pedagógicas e alfabetização para alunos com Síndrome de Down (34 Jornada Acadêmica Integrada)
  • Intervenções psicológicas no contexto familiar e educacional de crianças com altas habilidades/ superdotação: um relato de experiência (34 Jornada Acadêmica Integrada)
    2017 (Total: 3)
  • Ações de enriquecimento extracurricular para estudantes com altas habilidades/superdotação: incentivando a pesquisa em energia elétrica (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Altas habilidades/superdotação e a família: orientação a partir de um projeto de extensão altas habilidades/superdotação e a importância da oferta de um programa de enriquecimento extracurricular (Altas habilidades/superdotação e a família: orientação a partir de um projeto de extensão altas habilidades/superdotação e a importância da oferta de um programa de enriquecimento extracurricular)
  • Estudantes com altas habilidades/superdotação descobrindo o mangá: atividades pedagógicas interdisciplinares com foco no desenvolvimento da criatividade (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2016 (Total: 4)
  • A concepção dos professores acerca da participação da família durante o processo de inclusão escolar do aluno/filho com altas habilidades/superdotação (VII Encontro Nacional do ConBraSD)
  • A participação da família na inclusão escolar do filho com altas habilidades/superdotação: uma realidade possível? (IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional, X Semana Acadêmica do Curso Especialização em Gestão Educacional)
  • O enriquecimento extracurricular como possibilidade de atendimento educacional aos estudantes com altas habilidades/superdotação: a experiência de um programa da UFSM (VII Encontro Nacional do ConBraSD)
  • O olhar da gestão escolar em relação aos alunos com altas habilidades/superdotação: compreensão e estímulo (IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional, X Semana Acadêmica do Curso Especialização em Gestão Educacional)
    2014 (Total: 2)
  • Gestão educacional e inclusão de alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional: o estado da arte. (12ª Jornada de Educação Especial)
  • Levantamento sobre a produção científica dos temas: família, altas habilidades/superdotação e inclusão escolar entre os anos de 2009 a 2012 (II Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/superdotação, X Congreso Iberoamericano de Superdotación Talento y Creatividad e VI Encontro Nacional do ConBraSD)
    2013 (Total: 1)
  • Experiências de um estágio em educação especial (XI Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais ? Educação ? SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/CÁTEDRA UNESCO.)
    2006 (Total: 4)
  • A importância da Teoria das Inteligências Múltiplas na Identificação de alunos com características de altas habilidades (V Encontro Estadual Repensando a Inteligência)
  • Os mitos e sua relação com as pessoas com altas habilidades (V Encontro Estadual Repensando a Inteligência)
  • PIT - Programa de Incentivo ao talento (V Encontro Estadual Repensando a Inteligência)
  • Reconhecimento e Valorização de Alunos Talentosos na Cidade de Santa Maria - RS (V Encontro Estadual Repensando a Inteligência)
    2005 (Total: 5)
  • A identificação de alunos com altas habilidades em uma escola estadual de Santa Maria (IV Seminário regional e I Seminário nacional de formação de professores: alfabetização e letramento - os desafios de ensinar e aprender)
  • Identificação e orientação de alunos com altas habilidades pertencentes às séries iniciais do Ensino Fundamental de Santa Maria/RS (VI Congresso Internacional de Educação Popular XV Seminário Internacional de Educação Popular)
  • O processo de identificação de alunos com altas habilidades na cidade de Santa Maria/RS (11ª Jornada Nacional de Educação)
  • Os mitos e sua relação com as altas habilidades (VI Congresso Internacional de Educação Popular XV Seminário Internacional de Educação Popular)
  • Um análise do processo de inclusão escolar de uma criança com características de altas habilidades (XIII Seminário de Iniciação Científica, X Jornada de Pesquisa e VI Jornada de Extensão)
    2004 (Total: 5)
  • Auxiliando a Comunidade Escolar de Santa Maria/RS na Identificação e no Apoio aos Alunos com Altas Habilidades (7ª Jornada de Educação Especial)
  • Considerações Sobre a Aprendizagem e o Desenvolvimento da Criança Hospitalizada (7ª Jornada de Educação Especial)
  • Desmitificando os Alunos com Altas Habilidades em Santa Maria/RS (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Implantando um Programa de Incentivo ao Talento (7ª Jornada de Educação Especial)
  • Programa de Enriquecimento às Altas habilidades (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
    2003 (Total: 17)
  • A Aprendizagem e o Desenvolvimento da Criança em Situação de Internação Hospitalar - Um Estudo de Caso (7º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • A Importância das Práticas Educativas no Trabalho com Alunos com Altas Habilidades (XIV Semana Acadêmica do Centro de Educação)
  • A Inclusão de Crianças Hospitalizadas em Ambiente Escolar (Seminário Nacional de Educação: Pedagogia da Inclusão e a Proposta Pedagógica Guanelliana)
  • Altas Habilidades e Formação de Professores: Uma Parceria Necessária (VII Seminário Internacional de Educação no Mercosul IV Seminário Interinstitucional)
  • Alunos com Altas Habilidades: Inclusão ou Exclusão? (Seminário Nacional de Educação: Pedagogia da Inclusão e a Proposta Pedagógica Guanelliana)
  • As Altas Habilidades e a Formação Docente (9ª Jornada Nacional de Educação)
  • Classe Hospitalar: Um Estudo Sobre Aprendizagem e Desenvolvimento de Crianças (XIV Semana Acadêmica do Centro de Educação)
  • Conscientizando a Comunidade Escolar Sobre a Importância da Identificação de Alunos com Altas Habilidades (IV Congresso Internacional de Educação Popular e XIII Seminário Internacional de Educação Popular)
  • Criando um Programa de Enriquecimento para Alunos com Altas Habilidades (IV Congresso Internacional de Educação Popular e XIII Seminário Internacional de Educação Popular)
  • Da Identificação à Orientação de Alunos Portadores de Altas Habilidades (Seminário PROLICEN/2003)
  • Estimulando as Altas Habilidades no Município de Santa Maria/RS (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
  • Identificando Alunos Portadores de Altas Habilidades do Ensino Fundamental da Rede Estadual e Particular de Santa Maria/RS (I Congresso Brasileiro de Educação Especial, I Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial e IX Ciclo de Estudos Sobre a Deficiência Mental)
  • Implementando um Programa de Enriquecimento para Estimular Talentos (XIV Semana Acadêmica do Centro de Educação)
  • O Papel do Docente na Identificação de Alunos com Altas Habilidades (VII Seminário Internacional de Educação no Mercosul IV Seminário Interinstitucional)
  • Pesquisando Sobre a Temática das Altas Habilidades em Santa Maria/RS (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
  • Prática de Estágio: Um Princípio para a Profissionalização Docente (9ª Jornada Nacional de Educação)
  • Programa de Enriquecimento como Meio para Promover a Inclusão de Alunos com Altas Habilidades (Seminário Nacional de Educação: Pedagogia da Inclusão e a Proposta Pedagógica Guanelliana)
    2002 (Total: 15)
  • A Necessidade da Formação de Professores para a Área das Altas Habilidades (8ª Jornada Nacional de Educação)
  • Altas Habilidades: Da Conscientização à Ação (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
  • Atelier Pedagógico Hospitalar: Uma Aposta na Formação de Professores (I Simpósio de Educação e Desenvolvimento Profissional)
  • Atelier Pedagógico: Espaço de Formação para o Educador Especial (VI Seminário Internacional de Educação no Mercosul III Seminário Interinstitucional)
  • Da Identificação a Orientação de Alunos Portadores de Altas Habilidades (XIII Semana Acadêmica do Centro de Educação)
  • Da Identificação à Orientação de Alunos Portadores de Altas Habilidades (Seminário PROLICEN/2002)
  • Educandos Superdotados/Talentosos Portadores de Altas habilidades - Da Identificação à Orientação (Seminário PROLICEN/2001)
  • Identificando Crianças Portadores de Altas Habilidades na Rede de Ensino de Santa Maria (III Congresso Internacional de Educação Popular XII Seminário Internacional de Educação Popular)
  • Identificando Portadores de Altas Habilidades à Partir da Identificação de seus Professores: Um Projeto de Pesquisa (VI Seminário Internacional de Educação no Mercosul III Seminário Interinstitucional)
  • Núcleo de Estudos em Educação Especial - NEEESP (XIII Semana Acadêmica do Centro de Educação)
  • Núcleo de Estudos em Educação Especial (NEEESP): Uma Contribuição com a Formação do Professor- Pesquisador (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
  • Núcleo de Estudos em Educação Especial: Compromisso com a Inclusão (III Congresso Internacional de Educação Popular XII Seminário Internacional de Educação Popular)
  • Núcleo de Estudos em Educação Especial: Desafio na Formação do Professor-Pesquisador (VI Seminário Internacional de Educação no Mercosul III Seminário Interinstitucional)
  • Núcleo de Estudos em Educação Especial: Um Diferencial na Formação de Professores (8ª Jornada Nacional de Educação)
  • Portadores de Altas Habilidades: Compromisso do Educador Especial (I Seminário Estadual de Inclusão de Pessoas com Altas Habilidades/Superdotados II Seminário de Inclusão da Pessoa com Necessidades Especiais no Mercado de Trabalho VI Seminário Capixaba de Educação Inclusiva)
    2001 (Total: 5)
  • Educandos superdotados/Talentosos/Portadores de Altas Habilidades - Da Identificação à Orientação (XVI Jornada Acadêmica Integrada)
  • O Aluno Bem Dotado e Suas Dificuldades Frente à Educação Escolar (IV Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES)
  • O Educando Superdotado Frente À Diversidade do Sistema Educacional (I Jornada Estadual de Educação II Jornada Regional de Educação E Mostra em Educação Básica)
  • Superdotado: Da identificação à orientação (Seminário Educação e 3ª CAERENAD)
  • Uma Nova Visão Sobre Superdotados (II Congresso Internacional de Educação Popular e XI Seminário Internacional de Educação Popular)
    2016 (Total: 2)
  • A interlocução entre a família e a universidade: experiências compartilhadas em prol dos saberes acerca das altas habilidades/superdotação (I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial)
  • Família, escola e altas habilidades/superdotação: desafios e perspectivas (I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial)
    2006 (Total: 2)
  • O processo de identificação e orientação de alunos com indicativos de altas habilidades na cidade de Santa Maria/RS (58ª Reunião Anual da SBPC)
  • Pit ? programa de incentivo ao talento: uma proposta de estímulo ao desenvolvimento pleno de alunos com altas habilidades (58ª Reunião Anual da SBPC)
    2001 (Total: 2)
  • Educandos Superdotados/Talentoso/Portadores de Altas Habilidades - Da Identificação à Orientação (I Seminário Internacional de Educação)
  • Educandos Superdotados/Talentosos/Portadores de Altas Habilidades - Da Identificação à Orientação (1ª Jornada Científica da UNIOESTE)

Produção Técnica

    2008 (Total: 1)
  • O processo de in(ex)clusão do aluno com altas habilidades/superdotação
    2011 (Total: 1)
  • IV Seminário Nacional de Formação de Professores: Pesquisa Autobiográfica, Histórias de Vida e Perspectivas da Docência no Meio Rural
    2008 (Total: 2)
  • Debates de Pedagogia - Ludicidade, Criança e Literatura
  • II Seminário Freireano
    2005 (Total: 1)
  • Seminário de Formação de professores para Educação Inclusiva
    2004 (Total: 1)
  • A Produção do Conhecimento em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria
    2003 (Total: 1)
  • I Encontro Estadual de Educação Especial e Pré-congresso Pessoas Portadoras de Altas Habilidades
    2015 (Total: 1)
  • I Seminário Integrador do Programa de Pós-graduação em Educação
    2006 (Total: 1)
  • I Jornada Nacional Universitária na Área de Surdocegueira e Deficiência Múltipla
    2021 (Total: 1)
  • Conceitos básicos relacionados às altas habilidades/superdotação, características e mitos
    2016 (Total: 1)
  • Capacitação em altas habilidades/superdotação: identificação e atendimento de estudantes com AH/SD na educação básica e superior
    2007 (Total: 1)
  • Ministrou a oficina "Dificuldades de aprendizagem para crianças especiais"
    2006 (Total: 1)
  • Técnicas Pedagógicas/Metodologias e Planejamento Curricular
    2003 (Total: 2)
  • Cadastramento das Famílias do PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e do Programa Bolsa-Escola
  • Ministrou a oficina: Inteligências Múltiplas e Altas Habilidades no I Encontro Estadual de Educação Especial e Pré-congresso Pessoas Portadoras de Altas Habilidades
    2017 (Total: 3)
  • Altas habilidades/superdotação e a inclusão: o potencial da pesquisa na desconstrução de mitos
  • Programa de enriquecimento extracurricular: uma alternativa favorecedora da inclusão dos alunos com altas habilidades/superdotação
  • Representações sociais, altas habilidades/superdotação e a inclusão educacional: a formação continuada de profissionais da educação
    2016 (Total: 4)
  • A concepção dos professores acerca da participação da família durante o processo de inclusão escolar do filho/aluno com altas habilidades/superdotação
  • A participação da família na inclusão escolar do filho com altas habilidades/superdotação: uma realidade possível?
  • Família, escola e altas habilidades/superdotação: desafios e perspectivas
  • O enriquecimento extracurricular como possibilidade de atendimento educacional aos estudantes com altas habilidades/superdotação: a experiência de um programa da UFSM
    2015 (Total: 3)
  • (Re)pensando a formação de professores para atuar em escolas multisseriadas em âmbito rural
  • A família, os ?retalhos? e a educação: a arte de ?costurar? histórias e (re) significá-las em prol do desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes com altas habilidades/superdotação
  • Parceria entre família e escola: alguns desafios durante o processo de inclusão escolar do aluno com altas habilidades/superdotação
    2014 (Total: 2)
  • Inclusão escolar e altas habilidades/superdotação: um estudo de caso
  • Levantamento sobre a produção científica dos temas: família, altas habilidades/superdotação e inclusão escolar entre os anos de 2009 a 2012
    2013 (Total: 2)
  • Discutindo as práticas normativas frente à inclusão escolar dos alunos com altas habilidades/superdotação
  • Experiências de um estágio em educação especial
    2010 (Total: 1)
  • Uma análise das vivências de um aluno com caractrísticas de altas habilidades/superdotação
    2008 (Total: 2)
  • Analisando características de atas habilidades/superdotação: um estudo de caso
  • Inclusão escolar e altas habilidades/superdotação: uma discussão necessária
    2007 (Total: 1)
  • Implicações no processo de inclusão escolar de uma aluna com características de altas habilidades
    2006 (Total: 7)
  • A importância da Teoria das Inteligências Múltiplas na Identificação de alunos com características de altas habilidades
  • Os Mitos e sua Relação com as Pessoas com Altas Habilidades
  • Pit ? programa de incentivo ao talento: uma proposta de estímulo ao desenvolvimento pleno de alunos com altas habilidades
  • PIT - Programa de Incentivo ao Talento
  • Problematizando questões referentes à inclusão escolar de uma aluna com características de altas habilidades
  • Reconhecimento e Valorização de Alunos Talentosos na Cidade de Santa Maria - RS
  • Uma análise do processo de inclusão escolar de uma aluna com características de altas habilidades
    2005 (Total: 5)
  • A identificação de alunos com altas habilidades em uma escola estadual de Santa Maria
  • Identificação e orientação de alunos com altas habilidades pertencentes às séries iniciais do Ensino Fundamental de Santa Maria/RS
  • O processo de identificação de alunos com altas habilidades na cidade de Santa Maria/RS
  • Os mitos e sua relação com as altas habilidades
  • Uma análise do processo de inclusão escolar de uma criança com características de altas habilidades
    2004 (Total: 4)
  • Auxiliando a Comunidade Escolar de Santa Maria/RS na Identificação e no Apoio aos Alunos com Altas Habilidades
  • Considerações Sobre a Aprendizagem e o Desenvolvimento da Criança Hospitalizada
  • Desmitificando os Alunos com Altas Habilidades em Santa Maria/RS
  • Implantando um Programa de Incentivo ao Talento
    2003 (Total: 5)
  • Conscientizando a Comunidade Escolar Sobre a Importância da Identificação de Alunos com Altas Habilidades
  • Criando um Programa de Enriquecimento para Alunos com Altas Habilidades
  • Estimulando as Altas Habilidades no Município de Santa Maria/RS
  • Pesquisando Sobre a Temática das Altas Habilidades em Santa Maria/RS
  • Prática de Estágio: Um Princípio para a Profissionalização Docente
    2002 (Total: 7)
  • Altas Habilidades da Conscientização à Ação
  • Da Identificação à Orientação de Alunos Portadores de Altas Habilidades
  • Educandos Superdotados/ Talentosos/ Portadores de Altas Habilidades - Da identificação à Orientação
  • Identificando Crianças Portadores de Altas Habilidades na Rede de Ensino de Santa Maria
  • Núcleo de Estudos em Educação Especial: Compromisso com a Inclusão
  • Núcleo de Estudos em Educação Especial: Desafio na Formação do Professor-Pesquisador
  • Núcleo de Estudos em Educação Especial: Um Diferencial na Formação de Professores
    2001 (Total: 4)
  • Educandos Portadores de Altas Habilidades
  • Educandos Superdotados/Talentosos/Portadores de Altas Habilidades - Da Identificação à Orientação
  • O Aluno Bem Dotado e Suas Dificuldades Frente à Educação Escolar
  • Superdotados/Portadores de Altas Habilidades da Identificação à Orientação
    2021 (Total: 2)
  • Diálogo com profissionais - carreiras universitárias
  • Relação família-escola no contexto educacional de estudantes com altas habilidades/superdotação
    2020 (Total: 1)
  • Palestra: Famílias e Inteligências Múltiplas
    2017 (Total: 3)
  • Avaliação em educação especial
  • Educação infantil e inclusão escolar: desafios constantes
  • Mundo do trabalho e experiências pós-formação: relatos
    2014 (Total: 2)
  • (Re)pensando a inclusão escolar dos alunos público-alvo da educação especial
  • Palestra: O que entendemos por inclusão escolar?
    2013 (Total: 1)
  • Os diferentes textos a serviço da perspectiva de alfabetizar letrando
    2011 (Total: 1)
  • Palestra: Processos de ensino/aprendizagem de alunos com deficiência intelectual
    2009 (Total: 2)
  • Palestra: Altas habilidades/superdotação e inclusão escolar
  • Palestra: Educação inclusiva: construindo uma escola para todos
    2008 (Total: 3)
  • Palestra: Adequações curriculares
  • Palestra: Inclusão escolar do aluno com altas habilidades/superdotação: algumas reflexões
  • Palestra: O processo de in(ex)clusão do aluno com altas habilidades/superdotação
    2007 (Total: 2)
  • Palestra: A inclusão escolar do aluno com altas habilidades: a escola está preparada para recebê-lo
  • Palestra: A Inclusão escolar do aluno com altas habilidades: a escola está preparada para recebê-lo
    2006 (Total: 1)
  • Palestra: Alunos com altas habilidades: inclusão ou exclusão
    2005 (Total: 3)
  • Palestra: Altas habilidades
  • Palestra: Altas habilidades no contexto escolar
  • Palestra: Reflexões sobre os Alunos com Altas Habilidades no Contexto Escolar
    2004 (Total: 1)
  • Palestra: Reflexões Acerca das Altas Habilidades no Contexto da Educação
    2003 (Total: 1)
  • Da Identificação à Orientação de Alunos Portadores de Altas Habilidades
    2001 (Total: 2)
  • Palestra: Educandos Superdotados/Talentosos/Portadores de Altas habilidades - Da Identificação à Orientação
  • Palestra: Educandos Superdotados/Talentosos/Portadores de Altas Habilidades - Da Identificação à Orientação
    2019 (Total: 1)
  • Pôster: Relação família-escola e altas habilidades/superdotação: a importância de atuar no empoderamento familiar e na formação de professores
    2017 (Total: 1)
  • Debate acerca da escrita como experiência de produção de tese
    2016 (Total: 1)
  • Pôster: A interlocução entre a família e a universidade: experiências compartilhadas em prol dos saberes acerca das altas habilidades/superdotação
    2013 (Total: 1)
  • Mesa redonda 'Programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica: PIBID, PRÓ-CONSELHO, PNAIC E PRÓ-INFÂNCIA
    2009 (Total: 1)
  • Workshop: Inclusão e direitos humanos na formação do Pedagogo
    2008 (Total: 3)
  • Mesa-redonda: Pesquisa na Formação do pedagogo
  • Mesa-Redonda: Brinquedos e brincadeiras
  • Mesa-Redonda: Educação Inclusiva
    2007 (Total: 1)
  • Mesa-Redonda: A escola infantil: sonho & realidade - experiências de inclusão
    2004 (Total: 1)
  • Pôster - Mitos: Sua Relação com as Altas Habilidades
    2002 (Total: 1)
  • Pôster: Atelier Pedagógico Hospitalar: Uma Aposta na Formação de Professores
    2014 (Total: 1)
  • Comitê Consultivo Ad Hoc da Revista Educação Especial
    2010 (Total: 1)
  • Consultora Ad Hoc para Análise de Relatório Parcial de Projeto de Pesquisa
    2022 (Total: 1)
  • Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista Educação Especial - REE - N. 68322
    2021 (Total: 2)
  • Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista Educação e Pesquisa
  • Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista Teias
    2020 (Total: 3)
  • Parecerista Ad hoc de artigo científico da Revista Sudamericana de Educación, Universidad y Sociedad - RSEUS
  • Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista da Faculdade de Educação
  • Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista Educação Especial - REE - N. 61982
    2019 (Total: 2)
  • Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista Educação e Pesquisa
  • Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista Educação Especial - REE - N. 39198
    2018 (Total: 2)
  • Parecerista Ad hoc de artigo científico da Revista Sudamericana de Educación, Universidad y Sociedad - RSEUS
  • Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista Educação Especial - REE - N. 29812
    2016 (Total: 1)
  • Emitiu parecer referente o artigo 18000 enviado para a Revista Educação Especial
    2015 (Total: 1)
  • Consultora Ad Hoc de artigos submetidos à Revista PUCRS
    2014 (Total: 2)
  • Emitiu parecer referente o artigo 15830 enviado para a Revista Educação Especial
  • Parecerista de trabalhos submetidos para apresentação e publicação no VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial
    2022 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Sudamericana de Educación, Universidad y Sociedad'
    2021 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Sudamericana de Educación, Universidad y Sociedad'
    2020 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
    2019 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
    2018 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
    2017 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
    2016 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
    2015 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
    2014 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2021 (Total: 1)
  • Percepções e expectativas familiares a respeito da inclusão escolar do filho com altas habilidades/superdotação
    2019 (Total: 2)
  • Análise da inserção de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho: revisão de literatura
  • Análise da Produção Científica acerca das Práticas Pedagógicas e alfabetização para alunos com Síndrome de Down
    2017 (Total: 5)
  • A organização escolar diante da Inclusão escolar dos alunos com altas habilidades/superdotação: um estudo de caso
  • As altas habilidades/superdotação e os vínculos fraternos
  • As influências da família e suas implicações no desenvolvimento do sujeito com altas habilidades/superdotação
  • Educação de jovens e adultos: concepções dos docentes sobre seus alunos com altas habilidades/superdotação: o relato de professores que atuam na educação de jovens e adultos
  • O crime não compensa: estudo da trajetória de vida de duas personalidades com indicadores de altas habilidades/superdotação
    2013 (Total: 1)
  • O processo de ensino-aprendizagem em classes hospitalares através de métodos lúdicos
    2012 (Total: 1)
  • Classe hospitalar: a importância desse ambiente para crianças hospitalizadas
    2009 (Total: 2)
  • Dia do brinquedo na escola: um novo olhar sobre o lazer
  • Os diálogos entre educação regular e classe hospitalar
    2008 (Total: 3)
  • A importância das brincadeiras no desenvolvimento da criança na educação infantil.
  • Formação de professores para a educação infantil
  • O lúdico como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento infantil
    2005 (Total: 7)
  • A importância da família na aprendizagem de crianças com necessidades educacionais especiais
  • A importância da ludicidade no desenvolvimento infantil dos portadores de necessidades educacionais especiais
  • A inclusão de um aluno com necessidades educacionais especiais na escola regular
  • A percepção do corpo como ferramenta para a aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais
  • Ação lúdica para crianças com necessidades educacionais especiais: um caminho para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e psicomotor
  • Classe Hospitalar
  • Literatura infantil e ludicidade: meios para o desenvolvimento da aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais
    2004 (Total: 7)
  • A educação psicomotora como possibilidade no processo de inclusão
  • Ação ludo-pedagógica para alunos com necessidades educacionais especiais em fase de alfabetização
  • Desenvolvendo o corpo e os quatro sentidos: tato, olfato, visão e audição
  • Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em turma de alfabetização
  • O lúdico como meio incentivador na aprendizagem de crianças com síndrome de down em fase de pré-alfabetização
  • O uso de jogos e brincadeiras como meio de desenvolvimento da linguagem e pensamento
  • Uma proposta lúdica para a Classe Hospitalar - Meio de superação das dificuldades de aprendizagem