Andréia Jaqueline Devalle Rech
Produção Bibliográfica
- 2023 (Total: 3)
- ISSN Famílias com filhos superdotados: (re)construindo concepções (REVISTA BRASILEIRA DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO)
- 2021 (Total: 2)
- 2019 (Total: 1)
- 2016 (Total: 1)
- 2015 (Total: 4)
- ISSN Levantamento sobre a produção científica dos temas: família, altas habilidades/superdotação e inclusão escolar entre os anos de 2009 e 2012. (Ideacción (Valladolid. Internet))
- 2023 (Total: 1)
- doi A permanência de estudantes com altas habilidades/ superdotação na universidade (Ensino Superior: Mudanças e Desafios na Perspectiva dos Estudantes)
- 2022 (Total: 9)
- A importância do atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação (Altas habilidades/superdotação: abordagens teórico- práticas para o atendimento educacional especializado)
- Altas habilidades/superdotação: a importância de dialogar para desmistificar (Altas habilidades/superdotação: reflexões e práticas educacionais)
- Contribuições da sala de recursos multifuncional para a promoção da socialização entre alunos com altas habilidades/superdotação (Altas habilidades/superdotação: reflexões e práticas educacionais)
- Enriquecimento curricular como estratégia educacional para a estimulação de alunos com altas habilidades/superdotação (Altas habilidades/superdotação: reflexões e práticas educacionais)
- Produção de um encarte como suporte na desmitificação dos alunos com altas habilidades/superdotação (Altas habilidades/superdotação: reflexões e práticas educacionais)
- Quiz como instrumento de sensibilização sobre altas habilidades/superdotação (Altas habilidades/superdotação: reflexões e práticas educacionais)
- Reflexões iniciais sobre altas habilidades/superdotação artística (Altas habilidades/superdotação: reflexões e práticas educacionais)
- Reflexões sobre a relação família e escola durante o ensino remoto (Ressignificando a mediação das tecnologias educacionais)
- Uma proposta de intervenção pedagógica em altas habilidades/superdotação: Grupo de Estudos (Altas habilidades/superdotação: reflexões e práticas educacionais)
- 2020 (Total: 1)
- Uma análise do processo de inclusão escolar dos alunos com altas habilidades/superdotação (Afazeres da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva)
- 2019 (Total: 7)
- A importância da formação continuada de professores na área de Altas Habilidades/Superdotação (Espaços entre teorias e práticas em altas habilidades/superdotação)
- Altas Habilidades/Superdotação e educação infantil: um caminho ainda a ser desvelado (Espaços entre teorias e práticas em altas habilidades/superdotação)
- Estratégia de enriquecimento intracurricular para o atendimento de estudantes com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação: um relato de caso (Espaços entre teorias e práticas em altas habilidades/superdotação)
- Formação de professores e Altas Habilidades/Superdotação: um diálogo necessário (Espaços entre teorias e práticas em altas habilidades/superdotação)
- Identificação de comportamentos superdotados: um primeiro passo para o processo de inclusão escolar (Espaços entre teorias e práticas em altas habilidades/superdotação)
- Inclusão escolar e Altas Habilidades/Superdotação: compartilhando uma experiência em sala de aula comum (Espaços entre teorias e práticas em altas habilidades/superdotação)
- Proposta de identificação de alunos com indicadores de Altas Habilidades/ Superdotação: um estudo de caso (Espaços entre teorias e práticas em altas habilidades/superdotação)
- 2018 (Total: 2)
- A organização do atendimento educacional especializado para o aluno com altas habilidades/superdotação (Atendimento Educacional Especializado para as Altas habilidades/superdotação)
- Inclusão escolar e altas habilidades/superdotação: um estudo de caso (Atendimento educacional especializado: aprendizagem, saúde e inclusão)
- 2017 (Total: 1)
- Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: contribuições de uma formação continuada à prática docente (Formação e Trabalho Docente em Contexto Rural: diálogos teórico-metodológicos)
- 2014 (Total: 2)
- Crianças com deficiência em situação de acolhimento institucional: debates sobre gestão educacional e inclusão (Educação, Inclusão e Qualidade)
- Um novo olhar sobre a educação inclusiva (Atendimento Educacional Especializado no Brasil: Relatos da Experiência Profissional de Professores e sua Formação)
- 2009 (Total: 1)
- Considerações a cerca do processo de inclusão escolar de uma aluna com características de altas habilidade/superdotação (Rediscutindo a inclusão)
- 2006 (Total: 1)
- Uma revisão bibliográfica sobre os mitos que envolvem as pessoas com altas habilidades (Educação e altas habilidades/superdotação: a ousadia de rever conceitos e práticas)
- 2005 (Total: 1)
- Da identificação à orientação de alunos portadores de altas habilidades (Experiências didáticas)
- 2022 (Total: 1)
- Roda de conversa vai debater visibilidade de alunos com superdotação (Diário)
- 2007 (Total: 1)
- Quem é a criança superdotada? Como identificá-la (Jornal da Manhã)
- 2023 (Total: 1)
- Crianças com altas habilidades recebem atendimento educacional em Santa Maria (Revista Interativa)
- 2023 (Total: 2)
- (Re)construindo e ressignificando concepções junto aos familiares com filhos identificados com altas habilidades/superdotação (10º Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- GEIM - Grupo de Enriquecimento das Inteligências Múltiplas: narrativa de participação na área das artes (10º Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- 2019 (Total: 1)
- O crime não compensa: trajetória de vida de duas personalidades com indicadores de altas habilidades/superdotação (Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar)
- 2018 (Total: 1)
- Família e escola: uma rede de apoio para a construção da inclusão escolar do filho/aluno com altas habilidades/superdotação (8º Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- 2017 (Total: 3)
- Altas habilidades/superdotação e a inclusão: o potencial da pesquisa na desconstrução de mitos (XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/CÁTEDRA UNESCO)
- Programa de enriquecimento extracurricular: uma alternativa favorecedora da inclusão dos alunos com altas habilidades/superdotação (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
- Representações sociais, altas habilidades/superdotação e a inclusão educacional: a formação continuada de profissionais da educação (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
- 2016 (Total: 2)
- A participação da família na inclusão escolar do filho com altas habilidades/superdotação: uma realidade possível? (IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional, X Semana Acadêmica do Curso Especialização em Gestão Educacional)
- O olhar da gestão escolar em relação aos alunos com altas habilidades/superdotação: compreensão e estímulo (IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional, X Semana Acadêmica do Curso Especialização em Gestão Educacional)
- 2015 (Total: 3)
- (Re)pensando a formação do professor para atuar em escolas multisseriadas no âmbito rural (VI Seminário Nacional de Formação de Professores\UFSM)
- A inteligência corporal-cinestésica e o circo: possibilidades de enriquecimento para o aluno com altas habilidades/superdotação (1º Seminário de altas habilidades: Disseminando conhecimentos e práticas)
- Uma análise do processo de identificação de alunos com altas habilidades/superdotação na cidade de Santa Maria - Rio Grande do Sul (1º Seminário de Altas Habilidades: Disseminando conhecimentos e práticas)
- 2014 (Total: 1)
- Gestão educacional e inclusão de alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional: o estado da arte (12ª Jornada de Educação Especial)
- 2013 (Total: 2)
- Discutindo as práticas normativas frente à inclusão escolar dos alunos com altas habilidades/superdotação (VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
- Experiências de um estágio em educação especial (XI Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais ? Educação ? SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/CÁTEDRA UNESCO)
- 2010 (Total: 2)
- Poder disciplinar e dispositivos disciplinares: como a escola utiliza estes dispositivos para 'moldar' os alunos com altas habilidades/superdotação (IV Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- Uma análise das vivências de um aluno com características de altas habilidades/superdotação (I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, IV Encontro Nacional do CONBRASD, IV Seminário de Altas Habilidades/Superdotação)
- 2008 (Total: 2)
- Analisando características de atas habilidades/superdotação: um estudo de caso (IX Jornada de Educação Especial)
- Inclusão escolar e altas habilidades/superdotação: uma discussão necessária (III Encontro Nacional do ConBraSD, VI Encontro Estadual Repensando a Inteligência, III Congresso Mercosul sobre Altas Habilidades/superdotação e II Congresso de Jovens com Altas Habilidades/superdotação)
- 2007 (Total: 2)
- Implicações no processo de inclusão escolar de uma aluna com características de altas habilidades (V Congresso Internacional de Educação)
- Investigando características de altas habilidades do tipo acadêmico: um estudo de caso (IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
- 2006 (Total: 1)
- Problematizando questões referentes à inclusão escolar de uma aluna com características de altas habilidades (VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-graduação em Educação)
- 2004 (Total: 3)
- PIT - Programa de Incentivo ao Talento (III Seminário de Formação de professores: Vivências Lúdicas e Práticas Educativas)
- Práticas Educativas em Ambiente Hospitalar: Desafio na Formação de Professores (III Seminário de Formação de professores: Vivências Lúdicas e Práticas Educativas)
- Vivências Lúdicas e Práticas Educativas: Um Ambiente Estimulador para Alunos com Altas Habilidades (III Seminário de Formação de professores: Vivências Lúdicas e Práticas Educativas)
- 2003 (Total: 2)
- Estágio Supervisionado: Exercício para a Formação de Professores (9ª Jornada Nacional de Educação)
- Saberes Docentes: Uma Reflexão Acerca das Altas Habilidades (9ª Jornada Nacional de Educação)
- 2002 (Total: 3)
- Da identificação à orientação de alunos portadores de Altas Habilidades (8ª Jornada Nacional de Educação)
- Da Identificação à Orientação de Alunos Portadores de Altas Habilidades (III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
- Núcleo de Estudos em Educação Especial: Um Diferencial na Formação de Professores (8ª Jornada Nacional de Educação)
- 2024 (Total: 4)
- Altas habilidades/superdotação: diálogos entre Psicologia e Educação (39a Jornada Acadêmica Integrada)
- Família e escola em rede de colaboração em prol a inclusão do filho/aluno com altas habilidades/superdotação (39a Jornada Acadêmica Integrada)
- Narrativas familiares frente às políticas públicas educacionais no contexto das altas habilidades/superdotação (39a Jornada Acadêmica Integrada)
- O processo de inclusão do aluno/filho com altas habilidades/superdotação entre a relação família e escola: desafios e possibilidades (39a Jornada Acadêmica Integrada)
- 2023 (Total: 4)
- A importância de realizar o processo de identificação das altas habilidades/superdotação na rede regular de ensino (38ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Identificação de altas habilidades/superdotação: sua importância para a oferta do enriquecimento curricular (38ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Narrativas familiares sobre as características presentes em seus filhos com altas habilidades/superdotação: um relato de experiência (38º Jornada Acadêmica Integrada)
- Superando barreiras na relação entre família e escola em prol da inclusão do filho/aluno com altas habilidades/superdotação (38º Jornada Acadêmica Integrada)
- 2022 (Total: 4)
- Ciclos de formação em altas habilidades/superdotação: família e escola em foco (37ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Estudantes com altas habilidades/superdotação e as questões de gênero: onde estão as meninas? (37ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Projeto de extensão ? Grupo de Enriquecimento das Inteligências Múltiplas: ações 2022 (37ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Relação entre família e escola: em foco a inclusão escolar do filho/aluno com altas habilidades/superdotação (37ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2021 (Total: 4)
- A importância da orientação de familiares e professores a respeito dos sujeitos com altas habilidades/superdotação (36a Jornada Acadêmica Integrada)
- Enriquecimendo curricular para o aluno com altas habilidades/superdotação: aprendizagens no projeto de extensão (36 Jornada Acadêmica Integrada)
- Percepções dos professores do ensino comum acerca dos alunos com altas habilidades/superdotação: a importância de romper estereótipos (36 Jornada Acadêmica Integrada)
- Proposta de enriquecimendo para o aluno com altas habilidades/superdotação a partir da realidade aumentada (36a Jornada Acadêmica Integrada)
- 2020 (Total: 2)
- Família-escola: ações de orientação sobre o filho/aluno com altas habilidades/superdotação (35 Jornada Acadêmica Integrada)
- Período de distanciamento social de alunos com altas habilidades/superdotação: adequações para a continuidade das ações de um projeto de extensão (35 Jornada Acadêmica Integrada)
- 2019 (Total: 3)
- Análise da inserção de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho: revisão da literatura (34 Jornada Acadêmica Integrada)
- Análise da produção científica acerca das práticas Pedagógicas e alfabetização para alunos com Síndrome de Down (34 Jornada Acadêmica Integrada)
- Intervenções psicológicas no contexto familiar e educacional de crianças com altas habilidades/ superdotação: um relato de experiência (34 Jornada Acadêmica Integrada)
- 2017 (Total: 3)
- Ações de enriquecimento extracurricular para estudantes com altas habilidades/superdotação: incentivando a pesquisa em energia elétrica (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Altas habilidades/superdotação e a família: orientação a partir de um projeto de extensão altas habilidades/superdotação e a importância da oferta de um programa de enriquecimento extracurricular (32 Jornada Acadêmica Integrada)
- Estudantes com altas habilidades/superdotação descobrindo o mangá: atividades pedagógicas interdisciplinares com foco no desenvolvimento da criatividade (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2016 (Total: 4)
- A concepção dos professores acerca da participação da família durante o processo de inclusão escolar do aluno/filho com altas habilidades/superdotação (VII Encontro Nacional do ConBraSD)
- A participação da família na inclusão escolar do filho com altas habilidades/superdotação: uma realidade possível? (IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional, X Semana Acadêmica do Curso Especialização em Gestão Educacional)
- O enriquecimento extracurricular como possibilidade de atendimento educacional aos estudantes com altas habilidades/superdotação: a experiência de um programa da UFSM (VII Encontro Nacional do ConBraSD)
- O olhar da gestão escolar em relação aos alunos com altas habilidades/superdotação: compreensão e estímulo (IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional, X Semana Acadêmica do Curso Especialização em Gestão Educacional)
- 2014 (Total: 2)
- Gestão educacional e inclusão de alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional: o estado da arte. (12ª Jornada de Educação Especial)
- Levantamento sobre a produção científica dos temas: família, altas habilidades/superdotação e inclusão escolar entre os anos de 2009 a 2012 (II Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/superdotação, X Congreso Iberoamericano de Superdotación Talento y Creatividad e VI Encontro Nacional do ConBraSD)
- 2013 (Total: 1)
- Experiências de um estágio em educação especial (XI Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais ? Educação ? SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/CÁTEDRA UNESCO.)
- 2006 (Total: 4)
- A importância da Teoria das Inteligências Múltiplas na Identificação de alunos com características de altas habilidades (V Encontro Estadual Repensando a Inteligência)
- Os mitos e sua relação com as pessoas com altas habilidades (V Encontro Estadual Repensando a Inteligência)
- PIT - Programa de Incentivo ao talento (V Encontro Estadual Repensando a Inteligência)
- Reconhecimento e Valorização de Alunos Talentosos na Cidade de Santa Maria - RS (V Encontro Estadual Repensando a Inteligência)
- 2005 (Total: 5)
- A identificação de alunos com altas habilidades em uma escola estadual de Santa Maria (IV Seminário regional e I Seminário nacional de formação de professores: alfabetização e letramento - os desafios de ensinar e aprender)
- Identificação e orientação de alunos com altas habilidades pertencentes às séries iniciais do Ensino Fundamental de Santa Maria/RS (VI Congresso Internacional de Educação Popular XV Seminário Internacional de Educação Popular)
- O processo de identificação de alunos com altas habilidades na cidade de Santa Maria/RS (11ª Jornada Nacional de Educação)
- Os mitos e sua relação com as altas habilidades (VI Congresso Internacional de Educação Popular XV Seminário Internacional de Educação Popular)
- Um análise do processo de inclusão escolar de uma criança com características de altas habilidades (XIII Seminário de Iniciação Científica, X Jornada de Pesquisa e VI Jornada de Extensão)
- 2004 (Total: 5)
- Auxiliando a Comunidade Escolar de Santa Maria/RS na Identificação e no Apoio aos Alunos com Altas Habilidades (7ª Jornada de Educação Especial)
- Considerações Sobre a Aprendizagem e o Desenvolvimento da Criança Hospitalizada (7ª Jornada de Educação Especial)
- Desmitificando os Alunos com Altas Habilidades em Santa Maria/RS (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
- Implantando um Programa de Incentivo ao Talento (7ª Jornada de Educação Especial)
- Programa de Enriquecimento às Altas habilidades (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
- 2003 (Total: 17)
- A Aprendizagem e o Desenvolvimento da Criança em Situação de Internação Hospitalar - Um Estudo de Caso (7º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- A Importância das Práticas Educativas no Trabalho com Alunos com Altas Habilidades (XIV Semana Acadêmica do Centro de Educação)
- A Inclusão de Crianças Hospitalizadas em Ambiente Escolar (Seminário Nacional de Educação: Pedagogia da Inclusão e a Proposta Pedagógica Guanelliana)
- Altas Habilidades e Formação de Professores: Uma Parceria Necessária (VII Seminário Internacional de Educação no Mercosul IV Seminário Interinstitucional)
- Alunos com Altas Habilidades: Inclusão ou Exclusão? (Seminário Nacional de Educação: Pedagogia da Inclusão e a Proposta Pedagógica Guanelliana)
- As Altas Habilidades e a Formação Docente (9ª Jornada Nacional de Educação)
- Classe Hospitalar: Um Estudo Sobre Aprendizagem e Desenvolvimento de Crianças (XIV Semana Acadêmica do Centro de Educação)
- Conscientizando a Comunidade Escolar Sobre a Importância da Identificação de Alunos com Altas Habilidades (IV Congresso Internacional de Educação Popular e XIII Seminário Internacional de Educação Popular)
- Criando um Programa de Enriquecimento para Alunos com Altas Habilidades (IV Congresso Internacional de Educação Popular e XIII Seminário Internacional de Educação Popular)
- Da Identificação à Orientação de Alunos Portadores de Altas Habilidades (Seminário PROLICEN/2003)
- Estimulando as Altas Habilidades no Município de Santa Maria/RS (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
- Identificando Alunos Portadores de Altas Habilidades do Ensino Fundamental da Rede Estadual e Particular de Santa Maria/RS (I Congresso Brasileiro de Educação Especial, I Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial e IX Ciclo de Estudos Sobre a Deficiência Mental)
- Implementando um Programa de Enriquecimento para Estimular Talentos (XIV Semana Acadêmica do Centro de Educação)
- O Papel do Docente na Identificação de Alunos com Altas Habilidades (VII Seminário Internacional de Educação no Mercosul IV Seminário Interinstitucional)
- Pesquisando Sobre a Temática das Altas Habilidades em Santa Maria/RS (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
- Prática de Estágio: Um Princípio para a Profissionalização Docente (9ª Jornada Nacional de Educação)
- Programa de Enriquecimento como Meio para Promover a Inclusão de Alunos com Altas Habilidades (Seminário Nacional de Educação: Pedagogia da Inclusão e a Proposta Pedagógica Guanelliana)
- 2002 (Total: 15)
- A Necessidade da Formação de Professores para a Área das Altas Habilidades (8ª Jornada Nacional de Educação)
- Altas Habilidades: Da Conscientização à Ação (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
- Atelier Pedagógico Hospitalar: Uma Aposta na Formação de Professores (I Simpósio de Educação e Desenvolvimento Profissional)
- Atelier Pedagógico: Espaço de Formação para o Educador Especial (VI Seminário Internacional de Educação no Mercosul III Seminário Interinstitucional)
- Da Identificação a Orientação de Alunos Portadores de Altas Habilidades (XIII Semana Acadêmica do Centro de Educação)
- Da Identificação à Orientação de Alunos Portadores de Altas Habilidades (Seminário PROLICEN/2002)
- Educandos Superdotados/Talentosos Portadores de Altas habilidades - Da Identificação à Orientação (Seminário PROLICEN/2001)
- Identificando Crianças Portadores de Altas Habilidades na Rede de Ensino de Santa Maria (III Congresso Internacional de Educação Popular XII Seminário Internacional de Educação Popular)
- Identificando Portadores de Altas Habilidades à Partir da Identificação de seus Professores: Um Projeto de Pesquisa (VI Seminário Internacional de Educação no Mercosul III Seminário Interinstitucional)
- Núcleo de Estudos em Educação Especial - NEEESP (XIII Semana Acadêmica do Centro de Educação)
- Núcleo de Estudos em Educação Especial (NEEESP): Uma Contribuição com a Formação do Professor- Pesquisador (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
- Núcleo de Estudos em Educação Especial: Compromisso com a Inclusão (III Congresso Internacional de Educação Popular XII Seminário Internacional de Educação Popular)
- Núcleo de Estudos em Educação Especial: Desafio na Formação do Professor-Pesquisador (VI Seminário Internacional de Educação no Mercosul III Seminário Interinstitucional)
- Núcleo de Estudos em Educação Especial: Um Diferencial na Formação de Professores (8ª Jornada Nacional de Educação)
- Portadores de Altas Habilidades: Compromisso do Educador Especial (I Seminário Estadual de Inclusão de Pessoas com Altas Habilidades/Superdotados II Seminário de Inclusão da Pessoa com Necessidades Especiais no Mercado de Trabalho VI Seminário Capixaba de Educação Inclusiva)
- 2001 (Total: 5)
- Educandos superdotados/Talentosos/Portadores de Altas Habilidades - Da Identificação à Orientação (XVI Jornada Acadêmica Integrada)
- O Aluno Bem Dotado e Suas Dificuldades Frente à Educação Escolar (IV Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES)
- O Educando Superdotado Frente À Diversidade do Sistema Educacional (I Jornada Estadual de Educação II Jornada Regional de Educação E Mostra em Educação Básica)
- Superdotado: Da identificação à orientação (Seminário Educação e 3ª CAERENAD)
- Uma Nova Visão Sobre Superdotados (II Congresso Internacional de Educação Popular e XI Seminário Internacional de Educação Popular)
- 2016 (Total: 2)
- A interlocução entre a família e a universidade: experiências compartilhadas em prol dos saberes acerca das altas habilidades/superdotação (I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial)
- Família, escola e altas habilidades/superdotação: desafios e perspectivas (I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial)
- 2006 (Total: 2)
- O processo de identificação e orientação de alunos com indicativos de altas habilidades na cidade de Santa Maria/RS (58ª Reunião Anual da SBPC)
- Pit ? programa de incentivo ao talento: uma proposta de estímulo ao desenvolvimento pleno de alunos com altas habilidades (58ª Reunião Anual da SBPC)
- 2001 (Total: 2)
- Educandos Superdotados/Talentoso/Portadores de Altas Habilidades - Da Identificação à Orientação (I Seminário Internacional de Educação)
- Educandos Superdotados/Talentosos/Portadores de Altas Habilidades - Da Identificação à Orientação (1ª Jornada Científica da UNIOESTE)
Produção Técnica
- 2008 (Total: 1)
- O processo de in(ex)clusão do aluno com altas habilidades/superdotação
- 2024 (Total: 1)
- I Congresso Internacional de Educação Especial
- 2011 (Total: 1)
- IV Seminário Nacional de Formação de Professores: Pesquisa Autobiográfica, Histórias de Vida e Perspectivas da Docência no Meio Rural
- 2008 (Total: 2)
- Debates de Pedagogia - Ludicidade, Criança e Literatura
- II Seminário Freireano
- 2005 (Total: 1)
- Seminário de Formação de professores para Educação Inclusiva
- 2004 (Total: 1)
- A Produção do Conhecimento em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria
- 2003 (Total: 1)
- I Encontro Estadual de Educação Especial e Pré-congresso Pessoas Portadoras de Altas Habilidades
- 2015 (Total: 1)
- I Seminário Integrador do Programa de Pós-graduação em Educação
- 2006 (Total: 1)
- I Jornada Nacional Universitária na Área de Surdocegueira e Deficiência Múltipla
- 2023 (Total: 1)
- Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado para o estudante com altas habilidades/superdotação
- 2022 (Total: 1)
- Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado para o estudante com altas habilidades/superdotação
- 2021 (Total: 1)
- Altas Habilidades/Superdotação: quem é? Quais as possibilidades de atendimento a esse público no contexto escolar?
- 2016 (Total: 1)
- Capacitação em altas habilidades/superdotação: identificação e atendimento de estudantes com AH/SD na educação básica e superior
- 2007 (Total: 1)
- Ministrou a oficina "Dificuldades de aprendizagem para crianças especiais"
- 2006 (Total: 1)
- Técnicas Pedagógicas/Metodologias e Planejamento Curricular
- 2003 (Total: 2)
- Cadastramento das Famílias do PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e do Programa Bolsa-Escola
- Ministrou a oficina: Inteligências Múltiplas e Altas Habilidades no I Encontro Estadual de Educação Especial e Pré-congresso Pessoas Portadoras de Altas Habilidades
- 2024 (Total: 1)
- I Congresso Internacional de Educação Especial,
- 2023 (Total: 2)
- El enriquecimiento curricular como posibilidad de inclusión escolar de alumnos con altas habilidades/superdotación: una experiencia brasileña
- Formación continua del profesorado: (re)pensar la educación de alumnos con altas habilidades/superdotación
- 2017 (Total: 3)
- Altas habilidades/superdotação e a inclusão: o potencial da pesquisa na desconstrução de mitos
- Programa de enriquecimento extracurricular: uma alternativa favorecedora da inclusão dos alunos com altas habilidades/superdotação
- Representações sociais, altas habilidades/superdotação e a inclusão educacional: a formação continuada de profissionais da educação
- 2016 (Total: 4)
- A concepção dos professores acerca da participação da família durante o processo de inclusão escolar do filho/aluno com altas habilidades/superdotação
- A participação da família na inclusão escolar do filho com altas habilidades/superdotação: uma realidade possível?
- Família, escola e altas habilidades/superdotação: desafios e perspectivas
- O enriquecimento extracurricular como possibilidade de atendimento educacional aos estudantes com altas habilidades/superdotação: a experiência de um programa da UFSM
- 2015 (Total: 3)
- (Re)pensando a formação de professores para atuar em escolas multisseriadas em âmbito rural
- A família, os ?retalhos? e a educação: a arte de ?costurar? histórias e (re) significá-las em prol do desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes com altas habilidades/superdotação
- Parceria entre família e escola: alguns desafios durante o processo de inclusão escolar do aluno com altas habilidades/superdotação
- 2014 (Total: 2)
- Inclusão escolar e altas habilidades/superdotação: um estudo de caso
- Levantamento sobre a produção científica dos temas: família, altas habilidades/superdotação e inclusão escolar entre os anos de 2009 a 2012
- 2013 (Total: 2)
- Discutindo as práticas normativas frente à inclusão escolar dos alunos com altas habilidades/superdotação
- Experiências de um estágio em educação especial
- 2010 (Total: 1)
- Uma análise das vivências de um aluno com caractrísticas de altas habilidades/superdotação
- 2008 (Total: 2)
- Analisando características de atas habilidades/superdotação: um estudo de caso
- Inclusão escolar e altas habilidades/superdotação: uma discussão necessária
- 2007 (Total: 1)
- Implicações no processo de inclusão escolar de uma aluna com características de altas habilidades
- 2006 (Total: 7)
- A importância da Teoria das Inteligências Múltiplas na Identificação de alunos com características de altas habilidades
- Os Mitos e sua Relação com as Pessoas com Altas Habilidades
- Pit ? programa de incentivo ao talento: uma proposta de estímulo ao desenvolvimento pleno de alunos com altas habilidades
- PIT - Programa de Incentivo ao Talento
- Problematizando questões referentes à inclusão escolar de uma aluna com características de altas habilidades
- Reconhecimento e Valorização de Alunos Talentosos na Cidade de Santa Maria - RS
- Uma análise do processo de inclusão escolar de uma aluna com características de altas habilidades
- 2005 (Total: 5)
- A identificação de alunos com altas habilidades em uma escola estadual de Santa Maria
- Identificação e orientação de alunos com altas habilidades pertencentes às séries iniciais do Ensino Fundamental de Santa Maria/RS
- O processo de identificação de alunos com altas habilidades na cidade de Santa Maria/RS
- Os mitos e sua relação com as altas habilidades
- Uma análise do processo de inclusão escolar de uma criança com características de altas habilidades
- 2004 (Total: 4)
- Auxiliando a Comunidade Escolar de Santa Maria/RS na Identificação e no Apoio aos Alunos com Altas Habilidades
- Considerações Sobre a Aprendizagem e o Desenvolvimento da Criança Hospitalizada
- Desmitificando os Alunos com Altas Habilidades em Santa Maria/RS
- Implantando um Programa de Incentivo ao Talento
- 2003 (Total: 5)
- Conscientizando a Comunidade Escolar Sobre a Importância da Identificação de Alunos com Altas Habilidades
- Criando um Programa de Enriquecimento para Alunos com Altas Habilidades
- Estimulando as Altas Habilidades no Município de Santa Maria/RS
- Pesquisando Sobre a Temática das Altas Habilidades em Santa Maria/RS
- Prática de Estágio: Um Princípio para a Profissionalização Docente
- 2002 (Total: 7)
- Altas Habilidades da Conscientização à Ação
- Da Identificação à Orientação de Alunos Portadores de Altas Habilidades
- Educandos Superdotados/ Talentosos/ Portadores de Altas Habilidades - Da identificação à Orientação
- Identificando Crianças Portadores de Altas Habilidades na Rede de Ensino de Santa Maria
- Núcleo de Estudos em Educação Especial: Compromisso com a Inclusão
- Núcleo de Estudos em Educação Especial: Desafio na Formação do Professor-Pesquisador
- Núcleo de Estudos em Educação Especial: Um Diferencial na Formação de Professores
- 2001 (Total: 4)
- Educandos Portadores de Altas Habilidades
- Educandos Superdotados/Talentosos/Portadores de Altas Habilidades - Da Identificação à Orientação
- O Aluno Bem Dotado e Suas Dificuldades Frente à Educação Escolar
- Superdotados/Portadores de Altas Habilidades da Identificação à Orientação
- 2022 (Total: 1)
- Palestra: Saberes profissionais de professores
- 2021 (Total: 3)
- Diálogo com profissionais - carreiras universitárias
- Palestra: Meu filho tem AH/SD: quais sinais podem ser observados pela família?
- Relação família-escola no contexto educacional de estudantes com altas habilidades/superdotação
- 2020 (Total: 1)
- Palestra: Famílias e Inteligências Múltiplas
- 2017 (Total: 3)
- Avaliação em educação especial
- Educação infantil e inclusão escolar: desafios constantes
- Mundo do trabalho e experiências pós-formação: relatos
- 2014 (Total: 2)
- (Re)pensando a inclusão escolar dos alunos público-alvo da educação especial
- Palestra: O que entendemos por inclusão escolar?
- 2013 (Total: 1)
- Os diferentes textos a serviço da perspectiva de alfabetizar letrando
- 2011 (Total: 1)
- Palestra: Processos de ensino/aprendizagem de alunos com deficiência intelectual
- 2009 (Total: 2)
- Palestra: Altas habilidades/superdotação e inclusão escolar
- Palestra: Educação inclusiva: construindo uma escola para todos
- 2008 (Total: 3)
- Palestra: Adequações curriculares
- Palestra: Inclusão escolar do aluno com altas habilidades/superdotação: algumas reflexões
- Palestra: O processo de in(ex)clusão do aluno com altas habilidades/superdotação
- 2007 (Total: 2)
- Palestra: A inclusão escolar do aluno com altas habilidades: a escola está preparada para recebê-lo
- Palestra: A Inclusão escolar do aluno com altas habilidades: a escola está preparada para recebê-lo
- 2006 (Total: 1)
- Palestra: Alunos com altas habilidades: inclusão ou exclusão
- 2005 (Total: 3)
- Palestra: Altas habilidades
- Palestra: Altas habilidades no contexto escolar
- Palestra: Reflexões sobre os Alunos com Altas Habilidades no Contexto Escolar
- 2004 (Total: 1)
- Palestra: Reflexões Acerca das Altas Habilidades no Contexto da Educação
- 2003 (Total: 1)
- Da Identificação à Orientação de Alunos Portadores de Altas Habilidades
- 2001 (Total: 2)
- Palestra: Educandos Superdotados/Talentosos/Portadores de Altas habilidades - Da Identificação à Orientação
- Palestra: Educandos Superdotados/Talentosos/Portadores de Altas Habilidades - Da Identificação à Orientação
- 2023 (Total: 2)
- Pôster: (Re)construindo e ressignificando concepções junto aos familiares com filhos identificados com altas habilidades/superdotação
- Pôster: GEIM - Grupo de Enriquecimento das Inteligências Múltiplas: narrativa de participação na área das artes
- 2019 (Total: 1)
- Pôster: Relação família-escola e altas habilidades/superdotação: a importância de atuar no empoderamento familiar e na formação de professores
- 2017 (Total: 1)
- Debate acerca da escrita como experiência de produção de tese
- 2016 (Total: 1)
- Pôster: A interlocução entre a família e a universidade: experiências compartilhadas em prol dos saberes acerca das altas habilidades/superdotação
- 2013 (Total: 1)
- Mesa redonda 'Programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica: PIBID, PRÓ-CONSELHO, PNAIC E PRÓ-INFÂNCIA
- 2009 (Total: 1)
- Workshop: Inclusão e direitos humanos na formação do Pedagogo
- 2008 (Total: 3)
- Mesa-redonda: Pesquisa na Formação do pedagogo
- Mesa-Redonda: Brinquedos e brincadeiras
- Mesa-Redonda: Educação Inclusiva
- 2007 (Total: 1)
- Mesa-Redonda: A escola infantil: sonho & realidade - experiências de inclusão
- 2004 (Total: 1)
- Pôster - Mitos: Sua Relação com as Altas Habilidades
- 2002 (Total: 1)
- Pôster: Atelier Pedagógico Hospitalar: Uma Aposta na Formação de Professores
- 2023 (Total: 2)
- Crianças com altas habilidades recebem atendimento educacional em Santa Maria
- Pessoas com altas habilidades/superdotação: Como reconhecer e estimulá-los
- 2022 (Total: 1)
- Visibilidade na área de altas habilidades/superdotação
- 2022 (Total: 1)
- Diálogos sobre a (in)visibilidade das altas habilidades/superdotação
- 2014 (Total: 1)
- Comitê Consultivo Ad Hoc da Revista Educação Especial
- 2010 (Total: 1)
- Consultora Ad Hoc para Análise de Relatório Parcial de Projeto de Pesquisa
- 2024 (Total: 4)
- Trabalho técnico: avaliadora de trabalhos científicos do I Congresso Nacional de Práticas de Ensino na Educação Inclusiva
- Trabalho técnico: Avaliadora da seleção de trabalhos da 39 JAI
- Trabalho técnico: Avaliadora das apresentações de trabalhos da 39 JAI
- Trabalho técnico: Coordenadora de sessão de apresentações de trabalhos durante o I Congresso Internacional de Educação Especial
- 2023 (Total: 2)
- Trabalho técnico: Avaliadora da seleção de trabalhos da 38 JAI
- Trabalho Técnico - Comissão Científica do 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial
- 2022 (Total: 2)
- Trabalho Técnico - Avaliadora das apresentações orais durante a 37 Jornada Acadêmica Integrada
- Trabalho Técnico - Avaliadora dos resumos submetidos para o XI Seminário de Extensão - PROEX - Universidade Federal de Tocantins
- 2021 (Total: 1)
- Trabalho Técnico - Avaliadora das apresentações orais, modalidade online, durante a 36 Jornada Acadêmica Integrada
- 2018 (Total: 1)
- Trabalho Técnico - Juiz da pesquisa de mestrado intitulada: ?Tradução, adaptação e avaliação psicométrica da Escala para Avaliação das Características Comportamentais de Estudantes com Habilidades Superiores?
- 2023 (Total: 6)
- Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista Cadernos de Educação UFPel
- Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista Educação, Ciência e Cultura
- Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista Teias
- Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista Teias - avaliado em agosto de 2023
- Parecerista Ad hoc do artigo científico 63947, submetido a Revista Ibero-americana de Estudos em Educação
- Parecerista Ad hoc do artigo científico N. 71419 submetido a Revista Educação Especial
- 2022 (Total: 4)
- Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista Educação Especial - REE - N. 68322
- Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista Psicologia: Ciência e Profissão.
- Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista Teias
- Trabalho Técnico - Emitiu parecer técnico dos textos científicos submetidos à 37 Jornada Acadêmica Integrada
- 2021 (Total: 5)
- Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista Educação e Pesquisa
- Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista Psicologia: Ciência e Profissão
- Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista Teias
- Trabalho Técnico - Emitiu parecer técnico dos textos científicos submetidos ao 9 Congresso Brasileiro de Educação Especial
- Trabalho Técnico - parecer técnico dos textos científicos submetidos à 36 Jornada Acadêmica Integrada
- 2020 (Total: 4)
- Parecerista Ad hoc de artigo científico da Revista Sudamericana de Educación, Universidad y Sociedad - RSEUS
- Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista da Faculdade de Educação
- Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista Educação Especial - REE - N. 61982
- Trabalho técnico - Comitê revalidação de diploma
- 2019 (Total: 3)
- Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista Educação e Pesquisa
- Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista Educação Especial - REE - N. 39198
- Trabalho Técnico - Emitiu parecer técnico dos textos científicos submetidos à 34 Jornada Acadêmica Integrada
- 2018 (Total: 2)
- Parecerista Ad hoc de artigo científico da Revista Sudamericana de Educación, Universidad y Sociedad - RSEUS
- Parecerista Ad hoc de artigo científico submetido a Revista Educação Especial - REE - N. 29812
- 2017 (Total: 1)
- Trabalho Técnico - Emitiu parecer técnico dos textos científicos submetidos à 32 Jornada Acadêmica Integrada
- 2016 (Total: 2)
- Emitiu parecer referente o artigo 18000 enviado para a Revista Educação Especial
- Emitiu parecer técnico dos textos científicos submetidos ao VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial
- 2015 (Total: 1)
- Consultora Ad Hoc de artigos submetidos à Revista PUCRS
- 2014 (Total: 2)
- Emitiu parecer referente o artigo 15830 enviado para a Revista Educação Especial
- Parecerista de trabalhos submetidos para apresentação e publicação no VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial
- 2025 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Sudamericana de Educación, Universidad y Sociedad'
- 2024 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Sudamericana de Educación, Universidad y Sociedad'
- 2023 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Sudamericana de Educación, Universidad y Sociedad'
- 2022 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Sudamericana de Educación, Universidad y Sociedad'
- 2021 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Sudamericana de Educación, Universidad y Sociedad'
- 2020 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- 2019 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- 2018 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- 2017 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- 2016 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- 2015 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
- 2014 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2024 (Total: 1)
- Expectativas familiares frente a atuação da educadora especial no contexto inclusivo das altas habilidades/superdotação
- 2023 (Total: 3)
- Mapeamento dos instrumentos de identificação educacional para pessoas com altas habilidades/superdotação: uma pesquisa bibliográfica
- Prática pedagógica de uma professora do ensino comum frente a alunos com deficiência intelectual: um estudo de caso
- Projetos de pesquisa e extensão para estudades com altas habilidades/superdotação: uma revisão sistemática
- 2022 (Total: 3)
- Dupla condição: surdez e altas habilidades/superdotação
- Mapeamento de artigos publicados na revista educação especial: em foco a identificação das altas habilidades/superdotação na educação infantil
- Percepções dos professores de ensino comum acerca dos alunos com altas habilidades/superdotação: a importância de romper estereótipos
- 2021 (Total: 1)
- Percepções e expectativas familiares a respeito da inclusão escolar do filho com altas habilidades/superdotação
- 2019 (Total: 2)
- Análise da inserção de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho: revisão de literatura
- Análise da Produção Científica acerca das Práticas Pedagógicas e alfabetização para alunos com Síndrome de Down
- 2017 (Total: 5)
- A organização escolar diante da Inclusão escolar dos alunos com altas habilidades/superdotação: um estudo de caso
- As altas habilidades/superdotação e os vínculos fraternos
- As influências da família e suas implicações no desenvolvimento do sujeito com altas habilidades/superdotação
- Educação de jovens e adultos: concepções dos docentes sobre seus alunos com altas habilidades/superdotação: o relato de professores que atuam na educação de jovens e adultos
- O crime não compensa: estudo da trajetória de vida de duas personalidades com indicadores de altas habilidades/superdotação
- 2013 (Total: 1)
- O processo de ensino-aprendizagem em classes hospitalares através de métodos lúdicos
- 2012 (Total: 1)
- Classe hospitalar: a importância desse ambiente para crianças hospitalizadas
- 2009 (Total: 2)
- Dia do brinquedo na escola: um novo olhar sobre o lazer
- Os diálogos entre educação regular e classe hospitalar
- 2008 (Total: 3)
- A importância das brincadeiras no desenvolvimento da criança na educação infantil.
- Formação de professores para a educação infantil
- O lúdico como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento infantil
- 2005 (Total: 7)
- A importância da família na aprendizagem de crianças com necessidades educacionais especiais
- A importância da ludicidade no desenvolvimento infantil dos portadores de necessidades educacionais especiais
- A inclusão de um aluno com necessidades educacionais especiais na escola regular
- A percepção do corpo como ferramenta para a aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais
- Ação lúdica para crianças com necessidades educacionais especiais: um caminho para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e psicomotor
- Classe Hospitalar
- Literatura infantil e ludicidade: meios para o desenvolvimento da aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais
- 2004 (Total: 7)
- A educação psicomotora como possibilidade no processo de inclusão
- Ação ludo-pedagógica para alunos com necessidades educacionais especiais em fase de alfabetização
- Desenvolvendo o corpo e os quatro sentidos: tato, olfato, visão e audição
- Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em turma de alfabetização
- O lúdico como meio incentivador na aprendizagem de crianças com síndrome de down em fase de pré-alfabetização
- O uso de jogos e brincadeiras como meio de desenvolvimento da linguagem e pensamento
- Uma proposta lúdica para a Classe Hospitalar - Meio de superação das dificuldades de aprendizagem