Daniele Rorato Sagrillo
Produção Bibliográfica
- 2021 (Total: 2)
- 2014 (Total: 1)
- ISSN O Banco Mundial e as políticas de formação docente no Brasil (ETD. Educação Temática Digital)
- 2013 (Total: 2)
- ISSN A cidadania negada aos profissionais de educação frente às contradições do estado mínimo: um estudo de caso (Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online))
- ISSN O desafio dos professores na construção de uma escola pública democrática no contexto capitalista (Revista e-Curriculum (PUCSP))
- 2012 (Total: 3)
- ISSN A descentralização da gestão: das políticas educacionais às práticas escolares (Eccos Revista Científica (Online))
- 2011 (Total: 1)
- ISSN A gestão democrática da escola pública é possível no capitalismo? (Cadernos ANPAE)
- 2010 (Total: 1)
- ISSN Pensamento pós-moderno e educação física: o marxismo como possibilidade (Filosofia e Educação)
- 2005 (Total: 1)
- ISSN Prática Pedagógica em Educação Física: a importância do pressuposto epistemológico no processo de ensino (Motrivivência)
- 1998 (Total: 3)
- ISSN Atividades recreativas como possibilidade de desenvolver um trabalho orientado a cidadania (Produção dos Acadêmicos do Centro de Educação Física e Desportos da Ufsm)
- ISSN Participar e cooperar: uma realidade na aula de recreação (Produção dos Acadêmicos do Centro de Educação Física e Desportos da Ufsm)
- ISSN Uma tentativa de promover a cooperação através das atividades recreativas (Produção dos Acadêmicos do Centro de Educação Física e Desportos da Ufsm)
- 2012 (Total: 1)
- ISSN O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade? (Perspectiva (UFSC))
- 2024 (Total: 2)
- Oficina de movimento: uma contribuição para a profissionalização dos futuros professores de Educação Física (Mudanças Curriculares na formação universitária dos estudantes de Educação Física)
- Uma escola de Educação Básica em vias de se tornar uma Escola em Movimento: Estudantes de Educação Física expandem suas perspectiva na área (Mudanças Curriculares na formação universitária dos estudantes de Educação Física)
- 2020 (Total: 1)
- doi Formação Continuada de Professores: as implicações da gestão escolar (Educação no Brasil: perspectivas, horizontes e possibilidades (vol. 1))
- 2019 (Total: 1)
- doi O impacto das avaliações institucionais no trabalho dos professores da rede municipal de ensino de Santa Maria/RS (Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
- 2018 (Total: 1)
- Índices Educacionais: a política de premiação por resultados (Educação como forma de Socialização)
- 2017 (Total: 1)
- (DES)CAMINHOS DA VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: A REALIDADE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA MARIA/RS EM PAUTA (Capitalismo Contemporâneo e Política Educacional)
- 2014 (Total: 1)
- O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade? (Interfaces entre Políticas Públicas, Gestão Educacional e Formação Docente)
- 2008 (Total: 1)
- Prática pedagógica em Educação Física: a importância do pressuposto epistemológico no processo de ensino (Educação Física Escolar)
- 2016 (Total: 1)
- Estudo da Profª Drª Daniele Sagrillo aponta 'precarização, intensificação e desestabilização do trabalho docente' na rede municipal de ensino (Jornal Primeira Classe)
- 2023 (Total: 1)
- Os desafios metodológicos pautados na Abordagem Crítico-Superadora (XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e do X Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
- 2022 (Total: 1)
- Impactos da pandemia de COVID-19 no desenvolvimento de crianças e adolescentes (XXI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: A Didática e as Práticas de Ensino no contexto das contrarreformas neoliberais)
- 2018 (Total: 1)
- Estágio Curricular Supervisionado: um relato de experiência com tênis de campo na Educação Física escolar (Compartilhando Saberes)
- 2017 (Total: 1)
- Valorização do magistério frente as prerrogativas legais: a realidade de Santa Maria/RS (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica E Superior, III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior, XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
- 2014 (Total: 2)
- Banco Mundial e as Políticas de Formação Docente no Brasil (O II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação)
- O Trabalho Docente nos Espaços da Gestão Democrática: Desafios em um contexto de mudanças (O II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação)
- 2013 (Total: 1)
- Implicações da formação continuada de professores para a qualidade da escola pública (XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ? EDUCAÇÃO ? SIRSSE e IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE ? SIPD/CÁTEDRA UNESCO)
- 2012 (Total: 6)
- A desigualdade social e as políticas públicas para a educação: um estudo sobre o Programa Bolsa Família na escola básica (Seminário ANPAE Região Sul - Gestão e políticas de educação: desafios atuais)
- Gestão de novas tecnologias e desempenho escolar dos alunos: um estudo de caso (III Seminário Internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional (V Encuentro Internacional de investigadores de políticas educativas (V EIIPE))
- O Programa Mais Educação como política pública: o tempo integral em análise (III Seminário Internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
- O Programa Mais Educação: a comunidade e o local (III Seminário Internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
- O trabalho e a luta permanente dos professores frente ao contexto neoliberal: um estudo sobre o Rio Grande do Sul (IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL)
- 2011 (Total: 4)
- A (des)construção da participação: a equipe diretiva neste contexto (2ºSIPERE Seminário sobre Impactos de Políticas Educacionais nas Redes Escolares e 2º SIUE Seminário sobre Interação Universidade/Escola)
- A relação entre trabalho e educação no contexto atual (IV Congresso Internacional de Educação - Educação: docência e humanização)
- Alienação no trabalho docente no Estado do Rio Grande do Sul (V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo - Marxismo, Educação e Emancipação Humana)
- Gestão Democrática Escolar: entre o real e o ideal (X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade de Educação - SIRSSE)
- 2010 (Total: 7)
- A (des)centralização de poder na gestão escolar (VI Seminário Regional de Política e Administração da Educação e do Nordeste e VEncontro Regional de Política e Administração da Educação/PB)
- A educação brasileira: implementação das políticas públicas em sintonia com o projeto internacional (Seminário Nacional de Administração Educacional-Reformas do Estado e Políticas Educacionais no Brasil: o público e o privado em questão e do Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação-ANPAE)
- A formação continuada em uma escola municipal de Santa Maria/RS: espaço de contradições (XV ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino- Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais)
- O processo de construção e implementação do projeto político pedagógico: inquietação de educadores (VI Seminário Regional de Política e Administração da Educação e do Nordeste e V Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/PB)
- O TRABALHO DOCENTE NA PERSPECTIVA FREIREANA (IV Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire - Educação e Intercultura)
- Reforma Educacional e o Trabalho Docente (Seminário Nacional de Administração Educacional-Reformas do Estado e Políticas Educacionais no Brasil: o público e o privado em questão e do Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação-ANPAE)
- Trabalho dos professores: trabalho permeado por luta de classes (Seminário Nacional de Administração Educacional-Reformas do Estado e Políticas Educacionais no Brasil: o público e o privado em questão e do Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação-ANPAE)
- 2009 (Total: 3)
- A Educação, a Escola e o Seu Papel na Manutenção ou Transformação Social (VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas)
- PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: LIMITES, CONTRADIÇÕES E DESAFIOS (IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA - ESBPq)
- Sistema Educacional Brasileiro e Descentralização: entre a LDB 4.024/61 e a LDB 9.394/96 - Percursos para a Democratização da Educação (VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas)
- 2008 (Total: 1)
- Pensamento Moderno e Educação Física: Marxismo como Possibilidade (III Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação e IV Colóquio de Epistemologia da Educação Física)
- 2007 (Total: 4)
- A Formação Inicial e Continuada de Professores na Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física Escolar - LEEDEFE. (Congresso Internacional de Educação)
- Educação e Mundo do Trabalho: experiência na linha de estudos epistemológicos e didáticos em Educação Física Escolar - LEEDEFE. (XI Seminário Internacional de Educação no Mercosul, VIII SeminárioInternacional, VII Jornada de Ludopedagogia e IV Seminário de Educação Especial)
- O papel da equipe diretiva na construção de um trabalho pedagógico concreto: um estudo de caso (VI Encontro da ANPAE Região Sul)
- Políticas públicas de esporte e lazer: análise do programa esporte e lazer da cidade. (XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte II Congresso Internacional de Ciências do Esporte - Política Científica e Produção do Conhecimento em Educação Física)
- 2006 (Total: 2)
- A curvatura da vara: da modernidade à pós-modernidade e as conseqüências para a Educação Física. (III Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte)
- Modernidade/Pós-modernidade: Max Weber nesse contexto e as conseqüências para a educação. (II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências)
- 2005 (Total: 1)
- Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física Escolar - LEEDEEF. (XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - I Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
- 2004 (Total: 1)
- PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DO PRESSUPOSTO EPISTEMOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO (2º Congresso Sulbrasileiro De Ciências do Esporte e 2º Encontro de Coordenadores de Cursos de Educação Física)
- 2003 (Total: 1)
- Experiência da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena (III Seminário Municipal de Lazer, Esporte e Educação Física Escolar)
- 2001 (Total: 1)
- Políticas Públicas de Esporte: a relação estabelecida entre a construção e apropriação de conhecimento e a construção e apropriação da prática social. (XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte)
- 1999 (Total: 1)
- Criança cidadã: um projeto na perspectiva crítico-dialético (XVIII Simpósio Nacional de Educação Física - Políticas Públicas de Educação Física, Esporte e Lazer)
- 2024 (Total: 7)
- (Des)Construindo Amarelinhas (III SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA I Congresso Internacional sobre a Formação de Professores de Educação Física para a Educação Básica)
- A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DO MINI ATLETISMO PARA OS ANOS INICIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (III SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA I Congresso Internacional sobre a Formação de Professores de Educação Física para a Educação Básica)
- Avaliação Docente e Autoavaliação Discente dos Cursos de Graduação do Centro de Educação da UFSM: comparativo dos períodos 2023/1 e 2023/2 (39º Jornada Acadêmica Integrada (JAI) ? UFSM)
- Avaliação e Memória: preservação e difusão do acervo da Comissão Setorial de Avaliação do Centro de Educação (CAICE CSA-CE/UFSM) (39º Jornada Acadêmica Integrada (JAI) ? UFSM)
- Desafios para o desenvolvimento motor de estudantes: relato de experiência do Estágio Supervisionado III (39º Jornada Acadêmica Integrada (JAI) ? UFSM)
- É TEMPO DE BRINCAR E JOGAR: Experiências na Educação Física escolar (III SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA I Congresso Internacional sobre a Formação de Professores de Educação Física para a Educação Básica)
- Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados de Educação Física (39º Jornada Acadêmica Integrada (JAI) - UFSM)
- 2023 (Total: 3)
- AVALIAÇÃO e AUTOAVALIAÇÂO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UFSM (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI (UFSM))
- Estágio Supervisionado III: Um relato de experiência sobre o trabalho pedagógico com a infância (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI (UFSM))
- Limites e possibilidades da docência em Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI (UFSM))
- 2022 (Total: 4)
- Os desafios da prática pedagógica da Educação Física escolar pautada na Abordagem Crítico-Superadora (Seminário Nacional da Rede LEPEL - 30 anos do livro Metodologia do Ensino da Educação Física: a história e as possibilidades crítico-superadora)
- Os desafios encontrados por professores de Educação Física durante o Ensino Remoto Emergencial (37º Jornada Acadêmica Integrada (JAI))
- Os desafios enfrentados por estudantes de graduação durante a Pandemia de Covid-19 (37º Jornada Acadêmica Integrada (JAI))
- Percepção da Abordagem Desenvolvimentista no Processo de Ensino da Educação Física Escolar (37º Jornada Acadêmica Integrada (JAI))
- 2021 (Total: 2)
- Abordagem Pedagógica Crítico Emancipatória: limites e possibilidades da experiência docente no ensino remoto (36ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- Estágio Supervisionado em Educação Física no Ensino Remoto: um relato de experiência (36ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- 2020 (Total: 4)
- Atividades de Sensibilização Corporal nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Um relato de experiência (35ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Avaliação na Educação Física escolar - um relato de experiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (35ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Estágio Curricular Supervisionado III ? Aproximação entre e Universidade e a Escola de Educação Básica (35ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Experiências do Estágio Curricular Supervisonado em Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (35ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- 2019 (Total: 2)
- Aplicação da Abordagem Construtivicta Interacionista na Educação Física Escolar (34º Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
- Judô como possibilidade de conteúdo da Educação Física no Ensino Fundamental (Anos Iniciais) (34º Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
- 2018 (Total: 1)
- O impacto das avaliações institucionais no trabalho dos professores da rede municipal de ensino de Santa Mari/RS (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
- 2011 (Total: 3)
- A (des)construção da participação: a equipe diretiva neste contexto (2º Seminário sobre Impactos de Políticas Educacionais nas Redes Escolares)
- A gestão democrática da escola pública é possível no capitalismo? (XXV SIMPÓSIO BRASILEIRO, II CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO JUBILEU DE OURO DA ANPAE (1961-2011))
- Alienação no trabalho docente no Estado do Rio Grande do Sul (V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo - Marxismo, Educação e Emancipação Humana)
- 2010 (Total: 6)
- A (des)centralização de poder na gestão escolar (VI Seminário Regional de Política e Administração da Educação e do Nordeste e VEncontro Regional de Política e Administração da Educação/PB)
- A educação brasileira: implementação das políticas públicas em sintonia com o projeto internacional (Seminário Nacional de Administração Educacional-Reformas do Estado e Políticas Educacionais no Brasil: o público e o privado em questão e do Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação-ANPAE)
- A educação Pública Municipal à caminho da autonomia, da democracia e da qualidade (25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- O processo de construção e implementação do projeto político pedagógico:inquietação de educadores (VI Seminário Regional de Política e Administração da Educação e do Nordeste e VEncontro Regional de Política e Administração da Educação/PB)
- Reforma Educacional e o trabalho docente (Seminário Nacional de Administração Educacional-Reformas do Estado e Políticas Educacionais no Brasil: o público e o privado em questão e do Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação-ANPAE)
- Trabalho dos professores: trabalho permeado por luta de classes (Seminário Nacional de Administração Educacional-Reformas do Estado e Políticas Educacionais no Brasil: o público e o privado em questão e do Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação-ANPAE)
- 2009 (Total: 2)
- A EDUCAÇÃO, A ESCOLA E O SEU PAPEL NA MANUTENÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO SOCIAL (VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas)
- Sistema Educacional Brasileiro e Descentralização: entre a LDB 4.024/61 e a LDB 9.394/96 - Percursos para a Democratização da Educação (VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas)
- 2008 (Total: 1)
- O Programa Esporte e Lazer da Cidade: Um Relato de Experiência em Santa Maria (VIII Seminário Municipal de Lazer, Esporte e Educação Física Escolar)
- 2007 (Total: 6)
- O Programa Esporte e Lazer da Cidade em Santa Maria. (VII Seminário Municipal de Lazer, Esporte e Educação Física Escolar.)
- Políticas Públicas de Esporte e Lazer: Análise do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - II Congresso Internacional de Ciências do Esporte-Política científica e produção do conhecimento em Educação Física)
- Programa Esporte e Lazer da Cidade na Zona Norte de Santa Maria: relato das atividades desenvolvidas no Ginásio Guarani Guarani Atlântico e Salão Nossa Senhora do Trabalho. (VII Seminário Municipal de Lazer, Esporte e Educação Física Escolar)
- Programa Esporte e Lazer da Cidade na Zona Oeste de Santa Maria: relato das atividades desenvolvidas no Ginásio Poliesportivo Oreco e Creche Municipal. (VII Seminário Municipal de Lazer, Esporte e Educação Física Escolar)
- Programa Esporte e Lazer da Cidade no Núcleo Associação dos Cabos e Soldados da Brigada Militar: Reflexões sobre o Trabalho Desenvolvido. (VII Seminário Municipal de Lazer, Esporte e Educação Física Escolar)
- Programa Esporte e Lazer da Cidade: relato das atividades desenvolvidas na Escola Antônio Francisco Lisboa. (VII Seminário Municipal de Lazer, Esporte e Educação Física Escolar)
- 2001 (Total: 2)
- Educação Física/brinquedo e a teoria Sócio-Interacionista (16º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP/2001)
- Políticas Públicas de Esporte: a relação estabelecida entre a construção e a apropriação de conhecimento e a construção e apropriação da prática social (XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte)
- 2000 (Total: 5)
- A relevância social do conteúdo capoeira no projeto criança cidadã (15º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP/2000)
- Educação física/brinquedo e a teoria sócio-interacionista (XV Jornada Acadêmica Integrada)
- Projeto criança cidadã/99: princípios teóricos e metodológicos (15º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP/2000)
- Teoria Vigotskiana. (XV Jornada Acadêmica Integrada)
- Uma proposta de construção do Projeto Político-Pedagógico da Escola. (XV Jornada Acadêmica Integrada)
- 1999 (Total: 6)
- A relevância dos princípios epistemológicos para a construção do conhecimento dentro de uma perspectiva crítico-dialética. (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
- Contradição, historicidade e totalidade - pressupostos essenciais ao desenvolvimento do projeto criança cidadã. (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
- Criança Cidadã: construindo a (trans)formação da cidadania. (XVII SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul)
- Criança Cidadã: um projeto político-pedagógico (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
- Projeto Criança Cidadã. (XVII SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul)
- Refletindo sobre uma Prática Social a partir de uma Aula de Educação Física Teoricamente Fundamentada (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
- 1998 (Total: 3)
- Atividades recreativas como possibilidade de desenvolver um trabalho orientado à cidadania. (XIII Jornada Acadêmica Integrada)
- Participar e cooperar: uma realidade na aula de recreação. (XIII Jornada Acadêmica Integrada)
- Promovendo a cooperação através de atividades recreativas. (XIII Jornada Acadêmica Integrada)
- 2024 (Total: 6)
- A Escola Móvel no Brasil: o que é/como é? (III Simpósio Internacional de Educação Física: Currículo e Didática - As contribuições do Prof. Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann à Educação e à Educação Física)
- Criança Cidadã: um projeto na perspectiva de Aulas Abertas (III Simpósio Internacional de Educação Física: Currículo e Didática - As contribuições do Prof. Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann à Educação e à Educação Física)
- Desafios e estratégias para o ensino de Educação Física em escolas sem quadras cobertas: um relato de experiência dos Estágios Supervisionados (III Simpósio Internacional de Educação Física: Currículo e Didática - As contribuições do Prof. Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann à Educação e à Educação Física)
- Possibilidades Pedagógicas do Projeto 'Escola Móvel' (III Simpósio Internacional de Educação Física: Currículo e Didática - As contribuições do Prof. Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann à Educação e à Educação Física)
- Práticas pedagógicas utilizando Cadeiras Dinâmicas de Movimento - Relato de Experiência (III Simpósio Internacional de Educação Física: Currículo e Didática - As contribuições do Prof. Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann à Educação e à Educação Física)
- Projeto Sala de Aula 'Móvel' (III Simpósio Internacional de Educação Física: Currículo e Didática - As contribuições do Prof. Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann à Educação e à Educação Física)
- 2021 (Total: 1)
- O Programa Nacional de Escolas Cívico Militares - a meritocracia substanciada (XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace) e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Conice): Educação Física e Ciências do Esporte no tempo presente: defender vidas, afirmar as ciências)
- 2019 (Total: 2)
- O Programa Residência Pedagógica na Formação de Professores de Educação Física (XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
- Reforma do Ensino Médio: uma análise crítica a partir da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora da Educação Física (Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: 40 anos de luta por escola e democracia)
- 2011 (Total: 1)
- A construção da autonomia e da democracia em escolas públicas municipais (XXV SIMPÓSIO BRASILEIRO, II CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO JUBILEU DE OURO DA ANPAE (1961-2011))
- 2006 (Total: 1)
- O Contexto da Prática Pedagógica na Escola, a partir da linha de estudos epistemológicos e didáticos em Educação Física Escolar (LEEDEFE): uma experiência de aula. (58ª Reunião Anual da SBPC)
- 2004 (Total: 1)
- Educação Física Escolar (I Seminário Regional sobre Educação Física e Esporte)
Produção Técnica
- 2024 (Total: 1)
- III Simpósio Internacional de Educação Física: Currículo e Didática - As contribuições do Prof. Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann à Educação e à Educação Física
- 2019 (Total: 1)
- I Simpósio Internacional de Educação Física: currículo e didática
- 2024 (Total: 2)
- I Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados de Educação Física
- II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados de Educação Física
- 2023 (Total: 1)
- Evento "Oficinas de Movimento"
- 2022 (Total: 3)
- II Simpósio Internacional de Educação Física: currículo e didática
- Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Infantil: Escola, Currículo e a Formação Crítica
- Seminário Nacional da Rede LEPEL - 30 anos do livro Metodologia do Ensino da Educação Física: a história e as possibilidades crítico-superadora
- 2020 (Total: 1)
- III Ciclo Institucional permanente sobre a Docência na UFSM - CIPED; II Ciclo de Formação em Avaliação - (Des)Encontros no Ensino e na Aprendizagem remotos em tempos de distanciamento social
- 2017 (Total: 2)
- Formação de Professores: realidade e possibilidades da teoria pedagógica e do ensino da Educação Física
- Palestra: Análise da conjuntura brasileira e suas implicações na educação: realidade e possibilidades da teoria pedagógica e do ensino da Educação Física_Prof Dr Celi Nelza Zulke Taffarel
- 2010 (Total: 2)
- Curso de elboração e Aperfeiçoamento do Currículo Lattes
- Curso de Formação dos Agentes Sociais dos Programas Esporte e Lazer da Cidade e do Segundo Tempo Universitário de Santa Maria
- 2009 (Total: 1)
- I Curso de Formação de Agentes Sociais do Programa Esporte e Lazer da Cidade
- 2008 (Total: 2)
- Fórum Mundial de Educação Santa Maria - Educação: Economia Solidária e Ética Planetária
- VIII Seminário Municipal de Lazer, Esporte e Educação Física Escolar
- 2007 (Total: 6)
- I Curso de Formação de Agentes Sociais do Programa Esporte e Lazer da Cidade
- II Curso de Formação de Agentes Sociais do Programa Esporte e Lazer da Cidade
- II Curso de Formação de Agentes Socias do Programa Esporte e Lazer da Cidade
- II Seminário em Epistemologia e Educação Física Escolar- Conhecimento em Educação Física Escolar: no movimento das transformações do mundo do trabalho
- III Curso de Formação de Agentes Sociais do Programa Esporte e Lazer da Cidade
- VI Encontro da ANPAE/SUl - Reinventando a Gestão Educacional: políticas públicas e conhecimento
- 2006 (Total: 1)
- IV Encontro de Política e Administração da Educação com o tema Finaciamento da Educação Básica
- 2005 (Total: 2)
- I Seminário em Epistemologia e Educação Física Escolar
- I Seminário em Epistemologia e Educação Física Escolar: espistemologia e prática pedagógica: que relação é essa?
- 2000 (Total: 1)
- VI EREEF
- 1998 (Total: 1)
- I Jogos para Integração do Idoso de Santa Maria
- 2007 (Total: 1)
- Lazer no MOvimento das Trasnformações do Mundo do Trabalho
- 2004 (Total: 1)
- Minicurso: Educação Física como cultura corporal/linguagem no e do movimento
- 2001 (Total: 1)
- Oficinas esportivo/recreativas no Projeto de Esporte e Lazer do Verão com Vida
- 2017 (Total: 1)
- Valorização do magistério frente às prerrogativas legais: a realidade de Santa Maria/RS
- 2011 (Total: 3)
- A (des)construção da participação: a equipe diretiva neste contexto
- Alienação no trabalho docente no Estado do Rio Grande do Sul
- Gestão Democrática Escolar: entre o real e o ideal
- 2010 (Total: 4)
- A educação brasileira:implementação das políticas públicas em sintonia com o projeto internacional
- O processo de construção e implementação do projeto político pedagógico: inquietação de educadores
- Reforma Educacional e o Trabalho Docente
- Trabalho dos Professores: trabalho permeado por luta de classes
- 2009 (Total: 2)
- A EDUCAÇÃO, A ESCOLA E O SEU PAPEL NA MANUTENÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
- Sistema Educacional Brasileiro e Descentralização: entre a LDB 4.024/61 e a LDB 9.394/96 - Percursos para a Democratização da Educação
- 2008 (Total: 4)
- A experiência de Santa Maria - RS com o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC)
- O Lazer como Possibilidade Emancipatória no Desenvolvimento das Cidade(s)
- Pensamento Pós-Moderno e Educação Física: o Marxismo como Possibilidade
- Regulamentação da Profissão de Educação Física: avanço ou retrocesso?
- 2007 (Total: 4)
- Educação e Mundo do Trabalho: experiência na LInha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física Escolar - LEEDEFE
- EDUCAÇÃO E MUNDO DO TRABALHO: EXPERIÊNCIAS NA LINHA DE ESTUDOS EPISTEMOLÓGICOS E DIDÁTICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ? LEEDEFE
- O papel da Equipe Diretiva na construção de um trabalho pedagógico concreto: um estudo de caso
- Políticas Públicas de Esporte e Lazer: Análise do Programa Esporte e Lazer da Cidade
- 2006 (Total: 3)
- A curvatura da vara: da modernidade à pós-modernidade e as conseqüências para a Educação Física.
- Modernidade/Pós-modernidade: Max Weber nesse contexto e as consequências para a educação
- O Contexto da Prática Pedagógica na Escola a partir da Linha de Estudos Eoistemológicos e Didáticos em Educação Física Escolar (LEEDEFE): uma experiência de aula
- 2001 (Total: 1)
- Medidas antropométricas e nível sócio-econômico de crianças e adolescentes da Escola Castela Branco do Município de Santa Maria
- 2000 (Total: 3)
- Educação física/brinquedo e a teoria de Vygotsky
- Teoria Vygotskyana
- Uma proposta de construção do Projeto Político Pedagógico da Escola
- 1999 (Total: 6)
- A Relevância dos Princípios Epistemológicos para a construção do conhecimento dentro de uma perspectiva crítico-dialética
- Contradição, historicidade e totalidade - pressupostos essenciais ao desenvolvimento do Projeto Criança Cidadã
- Criança Cidadã: construindo a (trans)formação da cidadania
- Criança Cidadã: um projeto na perspectiva crítico-dialético
- Criança Cidadã: um projeto político-pedagógico
- Refletindo sobre uma prática social a partir de uma aula de educação física teoricamente fundamentada
- 1998 (Total: 1)
- Participar e cooperar: uma realidade na aula de recreação
- 2023 (Total: 1)
- Escola Móvel
- 2016 (Total: 1)
- Tempo de trabalho e 'tempo livre' dos professores municipais de Santa Maria/RS
- 2004 (Total: 1)
- Programas de Educação Física no Ensino Fundamental (séries iniciais), Médio e EJA
- 2003 (Total: 1)
- Educação Física no Ensino Fundamental
- 2024 (Total: 3)
- (DES) CONSTRUINDO AMARELINHAS
- Avaliação Docente e Autoavaliação Discente: percepção dos Discentes dos Cursos de Graduação Presenciais em Educação Especial da UFSM
- É TEMPO DE BRINCAR E JOGAR: Experiências na Educação Física escolar
- 2023 (Total: 1)
- Os desafios metodológicos pautados na Abordagem Crítico-Superadora
- 2021 (Total: 1)
- O Programa Nacional de Escolas Cívico Militares - a meritocracia substanciada
- 2019 (Total: 1)
- O Programa Residência Pedagógica na Formação de Professores de Educação Física
- 2023 (Total: 1)
- Projeto Escola Móvel com cadeiras dinâmicas de movimento
- 2022 (Total: 1)
- Impactos da pandemia de COVID-19 no desenvolvimento de crianças e adolescentes
- 2020 (Total: 4)
- Atividades de Sensibilização Corporal nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Um relato de experiência
- Avaliação na Educação Física escolar - um relato de experiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Estágio Curricular Supervisionado III ? Aproximação entre e Universidade e a Escola de Educação Básica
- Experiências do Estágio Curricular Supervisonado em Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- 2012 (Total: 1)
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional
- 2010 (Total: 1)
- A formação continuada em uma escola municipal de Santa Maria/RS: espaço de contradições
- 2024 (Total: 23)
- A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR RELEGADA À SEGUNDO PLANO
- A EXPERIÊNCIA COM A CONSTRUÇÃO DE IMPLEMENTO DA GINÁSTICA RÍTMICA
- A EXPERIÊNCIA COM ENSINO DA BOCHA COLOMBIANA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM A AFETIVIDADE NOS ANOS INICIAIS
- As aulas de Educação Física em dias de chuva escancarando os problemas de alfabetização - relato de experiência
- AS DIFICULDADES DA DOCÊNCIA NA FASE INICIAL DE ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
- AS DIFICULDADES NA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COM OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM CADEIRAS DINÂMICAS DE MOVIMENTO
- DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS: A EXPERIÊNCIA COM A BRINCADEIRA ?QUEIMADA?
- EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO
- EXPERIÊNCIA COM A SALA DE AULA MÓVEL
- EXPRESSÃO CORPORAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
- É TEMPO DE BRINCAR E JOGAR: EXPERIÊCIAS PARA ALÉM DO RECREIO ESCOLAR
- JOGOS E BRINCADEIRAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- O ENSINO DA GINÁSTICA RITMICA ATRAVÉS DE MATERIAIS ALTERNATIVOS
- O SUMIÇO DE PERTENCES DURANTE AS AULAS
- O TRABALHO PEDAGÓGICO VOLTADO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA(TEA)
- POLÍTICAS EDUCACIONAIS: MONITORIA ESCOLAR E AUTISMO
- RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
- RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA DA ZONA CENTRAL DE SANTA MARIA - RS
- RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTÁGIO III COM ANOS INICIAIS 1° E 2° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA EUCLIDES DA CUNHA
- RELATO DE EXPERIÊNCIA: O ESTÁGIO SUPERVIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- 2022 (Total: 1)
- Os desafios da prática pedagógica da Educação Física escolar pautada na Abordagem crítico-superadora
- 2019 (Total: 2)
- Base Nacional Comum Curricular: a Educação Física no Ensino fundamental em questão
- Política nacional de formação de professores: o Programa Residência Pedagógica em análise
- 2018 (Total: 1)
- O impacto das avaliações institucionais no trabalho dos professores da rede municipal de ensino de Santa Mari/RS
- 2012 (Total: 4)
- A desigualdade social e as políticas públicas para a educação: um estudo sobre o Programa Bolsa Família na escola básica
- O Programa Mais Educação como política pública: o tempo integral em análise
- O Programa Mais Educação: a comunidade e o local
- O trabalho e a luta permanente dos professores frente ao contexto neoliberal: um estudo sobre o Rio Grande do Sul
- 2024 (Total: 2)
- A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DO MINI ATLETISMO PARA OS ANOS INICIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
- Possibilidades Pedagógicas do Projeto 'Escola Móvel'
- 2022 (Total: 1)
- Campo de Experiência e Aprendizagem ? Construção e experimentação de materiais alternativos para práticas corporais (relações de movimento)
- 2016 (Total: 1)
- Estudo da Profª Drª Daniele Sagrillo aponta 'precarização, intensificação e desestabilização do trabalho docente' na rede municipal de ensino
- 2010 (Total: 1)
- RELATÓRIO DE PESQUISA: A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA, QUALIDADE E DA DEMOCRACIA NA ESCOLA MUNICIPAL NOS DIFERENTES ESPAÇOS DA GESTÃO ESCOLAR - REGISTRO NO GAP Nº 021871
- 2010 (Total: 1)
- A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA, DA QUALIDADE E DA DEMOCRACIA NA ESCOLA MUNICIPAL NOS DIFERENTES ESPAÇO DA GESTÃO ESCOLAR - EDITAL MCT/CNPQ/MEC/CAPES 2010
- 2024 (Total: 1)
- Avaliadora da seleção de trabalhos da 39ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM
- 2023 (Total: 2)
- Avaliadora da seleção de trabalhos da 38ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM
- Avaliadora das apresentações de trabalhos da 38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI (UFSM)
- 2022 (Total: 4)
- Avaliadora da seleção de trabalhos da 37ª Jornada Acadêmica Integrada
- Avaliadora de trabalhos submetidos ao Seminário Nacional da Rede LEPEL - 30 anos do livro Metodologia do Ensino da Educação Física: a história e as possibilidades crítico-superadora
- Parecer de Artigo Científico - 67186. Revista Educação (UFSM) ISSN:1984-6444
- Relatoria da mesa de encerramento '30 anos da Obra (1992-2022): balanço e perspectiva - as possibilidades da abordagem crítico-superadora da Educação Física rumo à emancipação humana'
- 2021 (Total: 3)
- Avaliadora de Apresentação de Trabalhos da 36ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- Avaliadora de Seleção de Trabalhos da 36ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- Parecerista de trabalhos submetidos ao XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) e do IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE)
- 2020 (Total: 1)
- Avaliadora de Seleção de Trabalhos da 35ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- 2019 (Total: 5)
- Avaliadora de seleção de Trabalhos na 34ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.
- Avaliadora de trabalhos submetidos ao XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII Congresso Internacional de Ciências do Esporte
- Avaliadora presencial de Trabalhos na 34ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.
- Coordenadora de Sessão de trabalhos no XII Seminário Internacional de Educação Superior e do VII Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior: Contextos Emergentes
- Parecerista de trabalhos científicos no Congresso Pedagogia histórico-crítica: 40 anos de luta por escola e democracia.
- 2018 (Total: 1)
- Avaliadora de trabalhos submetidos ao VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior
- 1999 (Total: 2)
- Membro da Equipe de Árbitros da 3ª Taça Estudantil de Voleibol Misto e Futebol de Campo da Quarta Colônia
- Membro da Equipe de Árbitros do Voleibol da 2ª Taça Estudantil de Voleibol Misto e Futebol de Campo da Quarta Colônia
- 2023 (Total: 2)
- Parecer de Artigo Científico - 70911. Revista Educação (UFSM) ISSN:1984-6444
- Parecerista de trabalhos submetidos ao XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) e do X Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE)
- 2021 (Total: 2)
- Parecer de Artigo Científico - 38587. Revista Kinesis (UFSM) ISSN:2316-5464
- Parecer de Artigo Científico - 44503. Revista Educação (UFSM) ISSN:1984-6444
- 2025 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
- 2024 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
- 2023 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
- 2022 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
- 2021 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
- Revisor de periódico 'KINESIS (SANTA MARIA)'
- 2020 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'KINESIS (SANTA MARIA)'
- 2019 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'KINESIS (SANTA MARIA)'
- 2012 (Total: 1)
- A construção da autonomia, da qualidade e da democracia na escola municipal nos diferentes espaços da gestão escolar
- 1999 (Total: 1)
- Monitora das atividades do Projeto Criança Cidadã no Centro de Recreação Infantil, quando da realização da 31ª EXPOFEIRA
- 1998 (Total: 2)
- Monitora do Projeto Criança-Cidadã quando da realização do Dia da Qualidade de Vida do Banco do Brasil
- Monitora nos I Jogos para integração do Idoso de Santa Maria
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2025 (Total: 2)
- A motivação dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física em Escolas Públicas
- As especificidades das escolas públicas militarizadas
- 2024 (Total: 1)
- Basquete escolar: uma proposta didática com base no Educar pela Pesquisa
- 2023 (Total: 6)
- Condições associadas à família que influenciam no desenvolvimento dos escolares
- Escola Móvel: uma revisão bibliográfica
- O Ensino do Atletismo Escolar no Programa Residência Pedagógica do CEFD/UFSM
- Os desafios enfrentados por acadêmicos de nível superior durante o Ensino Remoto Emergencial
- Os principais métodos de ensino do Futsal na escola: uma análise crítica em contraste com o paradigma tradicional
- Possibilidades Pedagógicas para o ensino dos Esportes de Raquete na escola
- 2022 (Total: 5)
- BNCC Educação Infantil: brincadeira e trabalho educativo
- Limites e possibilidades das aulas de Educação Física durante o período pandêmico
- Os desafios enfrentados por professores de Educação Física durante o Ensino Remoto Emergencial
- Pandemia de Covid-19: impactos do isolamento social em crianças e adolescentes
- Pontos e contrapontos do Programa Nacional de Escolas Cívico-militares
- 2021 (Total: 1)
- O Programa Nacional de Escolas Cívico Militares em análise
- 2019 (Total: 1)
- Base Nacional Comum Curricular: a Educação Física do Ensino fundamental em questãol
- 2011 (Total: 2)
- Projeto Político Pedagógico: um estudo comparativo entre escolas municipais de Santa Maria
- Um estudo da formação continuada na realidade de escolas municipais em Santa Maria
- 2003 (Total: 1)
- Campo de Estágio: Escola. Área: Educação Física Escolar