Daniele Rorato Sagrillo

Produção Bibliográfica

    2021 (Total: 2)
  • doi ISSN Fatores que interferem no processo de formação continuada de professores (EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN O ensino do tênis de campo na educação física escolar / The teaching of field tennis in school physical education (Brazilian Journal of Development)
    2014 (Total: 1)
  • ISSN O Banco Mundial e as políticas de formação docente no Brasil (ETD. Educação Temática Digital)
    2013 (Total: 2)
  • ISSN A cidadania negada aos profissionais de educação frente às contradições do estado mínimo: um estudo de caso (Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online))
  • ISSN O desafio dos professores na construção de uma escola pública democrática no contexto capitalista (Revista e-Curriculum (PUCSP))
    2012 (Total: 3)
  • ISSN A descentralização da gestão: das políticas educacionais às práticas escolares (Eccos Revista Científica (Online))
  • doi ISSN O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade? (Perspectiva)
  • doi ISSN Projeto Político-Pedagógico: limites, contradições e desafios no processo de democratização da escola (Educacao Unisinos (Online))
    2011 (Total: 1)
  • ISSN A gestão democrática da escola pública é possível no capitalismo? (Cadernos ANPAE)
    2010 (Total: 1)
  • ISSN Pensamento pós-moderno e educação física: o marxismo como possibilidade (Filosofia e Educação)
    2005 (Total: 1)
  • ISSN Prática Pedagógica em Educação Física: a importância do pressuposto epistemológico no processo de ensino (Motrivivência)
    1998 (Total: 3)
  • ISSN Atividades recreativas como possibilidade de desenvolver um trabalho orientado a cidadania (Produção dos Acadêmicos do Centro de Educação Física e Desportos da Ufsm)
  • ISSN Participar e cooperar: uma realidade na aula de recreação (Produção dos Acadêmicos do Centro de Educação Física e Desportos da Ufsm)
  • ISSN Uma tentativa de promover a cooperação através das atividades recreativas (Produção dos Acadêmicos do Centro de Educação Física e Desportos da Ufsm)
    2012 (Total: 1)
  • ISSN O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade? (Perspectiva (UFSC))
    2020 (Total: 1)
  • doi Formação Continuada de Professores: as implicações da gestão escolar (Educação no Brasil: perspectivas, horizontes e possibilidades (vol. 1))
    2019 (Total: 1)
  • doi O impacto das avaliações institucionais no trabalho dos professores da rede municipal de ensino de Santa Maria/RS (Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
    2018 (Total: 1)
  • Índices Educacionais: a política de premiação por resultados (Educação como forma de Socialização)
    2017 (Total: 1)
  • (DES)CAMINHOS DA VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: A REALIDADE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA MARIA/RS EM PAUTA (Capitalismo Contemporâneo e Política Educacional)
    2014 (Total: 1)
  • O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade? (Interfaces entre Políticas Públicas, Gestão Educacional e Formação Docente)
    2008 (Total: 1)
  • Prática pedagógica em Educação Física: a importância do pressuposto epistemológico no processo de ensino (Educação Física Escolar)
    2016 (Total: 1)
  • Estudo da Profª Drª Daniele Sagrillo aponta 'precarização, intensificação e desestabilização do trabalho docente' na rede municipal de ensino (Jornal Primeira Classe)
    2018 (Total: 1)
  • Estágio Curricular Supervisionado: um relato de experiência com tênis de campo na Educação Física escolar (Compartilhando Saberes)
    2017 (Total: 1)
  • Valorização do magistério frente as prerrogativas legais: a realidade de Santa Maria/RS (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica E Superior, III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior, XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
    2014 (Total: 2)
  • Banco Mundial e as Políticas de Formação Docente no Brasil (O II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação)
  • O Trabalho Docente nos Espaços da Gestão Democrática: Desafios em um contexto de mudanças (O II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação)
    2013 (Total: 1)
  • Implicações da formação continuada de professores para a qualidade da escola pública (XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ? EDUCAÇÃO ? SIRSSE e IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE ? SIPD/CÁTEDRA UNESCO)
    2012 (Total: 6)
  • A desigualdade social e as políticas públicas para a educação: um estudo sobre o Programa Bolsa Família na escola básica (Seminário ANPAE Região Sul - Gestão e políticas de educação: desafios atuais)
  • Gestão de novas tecnologias e desempenho escolar dos alunos: um estudo de caso (III Seminário Internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional (V Encuentro Internacional de investigadores de políticas educativas (V EIIPE))
  • O Programa Mais Educação como política pública: o tempo integral em análise (III Seminário Internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
  • O Programa Mais Educação: a comunidade e o local (III Seminário Internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
  • O trabalho e a luta permanente dos professores frente ao contexto neoliberal: um estudo sobre o Rio Grande do Sul (IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL)
    2011 (Total: 4)
  • A (des)construção da participação: a equipe diretiva neste contexto (2ºSIPERE Seminário sobre Impactos de Políticas Educacionais nas Redes Escolares e 2º SIUE Seminário sobre Interação Universidade/Escola)
  • A relação entre trabalho e educação no contexto atual (IV Congresso Internacional de Educação - Educação: docência e humanização)
  • Alienação no trabalho docente no Estado do Rio Grande do Sul (V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo - Marxismo, Educação e Emancipação Humana)
  • Gestão Democrática Escolar: entre o real e o ideal (X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade de Educação - SIRSSE)
    2010 (Total: 7)
  • A (des)centralização de poder na gestão escolar (VI Seminário Regional de Política e Administração da Educação e do Nordeste e VEncontro Regional de Política e Administração da Educação/PB)
  • A educação brasileira: implementação das políticas públicas em sintonia com o projeto internacional (Seminário Nacional de Administração Educacional-Reformas do Estado e Políticas Educacionais no Brasil: o público e o privado em questão e do Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação-ANPAE)
  • A formação continuada em uma escola municipal de Santa Maria/RS: espaço de contradições (XV ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino- Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais)
  • O processo de construção e implementação do projeto político pedagógico: inquietação de educadores (VI Seminário Regional de Política e Administração da Educação e do Nordeste e V Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/PB)
  • O TRABALHO DOCENTE NA PERSPECTIVA FREIREANA (IV Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire - Educação e Intercultura)
  • Reforma Educacional e o Trabalho Docente (Seminário Nacional de Administração Educacional-Reformas do Estado e Políticas Educacionais no Brasil: o público e o privado em questão e do Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação-ANPAE)
  • Trabalho dos professores: trabalho permeado por luta de classes (Seminário Nacional de Administração Educacional-Reformas do Estado e Políticas Educacionais no Brasil: o público e o privado em questão e do Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação-ANPAE)
    2009 (Total: 3)
  • A Educação, a Escola e o Seu Papel na Manutenção ou Transformação Social (VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas)
  • PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: LIMITES, CONTRADIÇÕES E DESAFIOS (IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA - ESBPq)
  • Sistema Educacional Brasileiro e Descentralização: entre a LDB 4.024/61 e a LDB 9.394/96 - Percursos para a Democratização da Educação (VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas)
    2008 (Total: 1)
  • Pensamento Moderno e Educação Física: Marxismo como Possibilidade (III Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação e IV Colóquio de Epistemologia da Educação Física)
    2007 (Total: 4)
  • A Formação Inicial e Continuada de Professores na Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física Escolar - LEEDEFE. (Congresso Internacional de Educação)
  • Educação e Mundo do Trabalho: experiência na linha de estudos epistemológicos e didáticos em Educação Física Escolar - LEEDEFE. (XI Seminário Internacional de Educação no Mercosul, VIII SeminárioInternacional, VII Jornada de Ludopedagogia e IV Seminário de Educação Especial)
  • O papel da equipe diretiva na construção de um trabalho pedagógico concreto: um estudo de caso (VI Encontro da ANPAE Região Sul)
  • Políticas públicas de esporte e lazer: análise do programa esporte e lazer da cidade. (XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte II Congresso Internacional de Ciências do Esporte - Política Científica e Produção do Conhecimento em Educação Física)
    2006 (Total: 2)
  • A curvatura da vara: da modernidade à pós-modernidade e as conseqüências para a Educação Física. (III Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte)
  • Modernidade/Pós-modernidade: Max Weber nesse contexto e as conseqüências para a educação. (II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências)
    2005 (Total: 1)
  • Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física Escolar - LEEDEEF. (XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - I Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
    2004 (Total: 1)
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DO PRESSUPOSTO EPISTEMOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO (2º Congresso Sulbrasileiro De Ciências do Esporte e 2º Encontro de Coordenadores de Cursos de Educação Física)
    2003 (Total: 1)
  • Experiência da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena (III Seminário Municipal de Lazer, Esporte e Educação Física Escolar)
    2001 (Total: 1)
  • Políticas Públicas de Esporte: a relação estabelecida entre a construção e apropriação de conhecimento e a construção e apropriação da prática social. (XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte)
    1999 (Total: 1)
  • Criança cidadã: um projeto na perspectiva crítico-dialético (XVIII Simpósio Nacional de Educação Física - Políticas Públicas de Educação Física, Esporte e Lazer)
    2021 (Total: 2)
  • Abordagem Pedagógica Crítico Emancipatória: limites e possibilidades da experiência docente no ensino remoto (36ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
  • Estágio Supervisionado em Educação Física no Ensino Remoto: um relato de experiência (36ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
    2020 (Total: 4)
  • Atividades de Sensibilização Corporal nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Um relato de experiência (35ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Avaliação na Educação Física escolar - um relato de experiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (35ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Estágio Curricular Supervisionado III ? Aproximação entre e Universidade e a Escola de Educação Básica (35ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Experiências do Estágio Curricular Supervisonado em Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (35ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
    2019 (Total: 2)
  • Aplicação da Abordagem Construtivicta Interacionista na Educação Física Escolar (34º Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
  • Judô como possibilidade de conteúdo da Educação Física no Ensino Fundamental (Anos Iniciais) (34º Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
    2018 (Total: 1)
  • O impacto das avaliações institucionais no trabalho dos professores da rede municipal de ensino de Santa Mari/RS (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
    2011 (Total: 3)
  • A (des)construção da participação: a equipe diretiva neste contexto (2º Seminário sobre Impactos de Políticas Educacionais nas Redes Escolares)
  • A gestão democrática da escola pública é possível no capitalismo? (XXV SIMPÓSIO BRASILEIRO, II CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO JUBILEU DE OURO DA ANPAE (1961-2011))
  • Alienação no trabalho docente no Estado do Rio Grande do Sul (V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo - Marxismo, Educação e Emancipação Humana)
    2010 (Total: 6)
  • A (des)centralização de poder na gestão escolar (VI Seminário Regional de Política e Administração da Educação e do Nordeste e VEncontro Regional de Política e Administração da Educação/PB)
  • A educação brasileira: implementação das políticas públicas em sintonia com o projeto internacional (Seminário Nacional de Administração Educacional-Reformas do Estado e Políticas Educacionais no Brasil: o público e o privado em questão e do Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação-ANPAE)
  • A educação Pública Municipal à caminho da autonomia, da democracia e da qualidade (25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • O processo de construção e implementação do projeto político pedagógico:inquietação de educadores (VI Seminário Regional de Política e Administração da Educação e do Nordeste e VEncontro Regional de Política e Administração da Educação/PB)
  • Reforma Educacional e o trabalho docente (Seminário Nacional de Administração Educacional-Reformas do Estado e Políticas Educacionais no Brasil: o público e o privado em questão e do Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação-ANPAE)
  • Trabalho dos professores: trabalho permeado por luta de classes (Seminário Nacional de Administração Educacional-Reformas do Estado e Políticas Educacionais no Brasil: o público e o privado em questão e do Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação-ANPAE)
    2009 (Total: 2)
  • A EDUCAÇÃO, A ESCOLA E O SEU PAPEL NA MANUTENÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO SOCIAL (VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas)
  • Sistema Educacional Brasileiro e Descentralização: entre a LDB 4.024/61 e a LDB 9.394/96 - Percursos para a Democratização da Educação (VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas)
    2008 (Total: 1)
  • O Programa Esporte e Lazer da Cidade: Um Relato de Experiência em Santa Maria (VIII Seminário Municipal de Lazer, Esporte e Educação Física Escolar)
    2007 (Total: 6)
  • O Programa Esporte e Lazer da Cidade em Santa Maria. (VII Seminário Municipal de Lazer, Esporte e Educação Física Escolar.)
  • Políticas Públicas de Esporte e Lazer: Análise do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - II Congresso Internacional de Ciências do Esporte-Política científica e produção do conhecimento em Educação Física)
  • Programa Esporte e Lazer da Cidade na Zona Norte de Santa Maria: relato das atividades desenvolvidas no Ginásio Guarani Guarani Atlântico e Salão Nossa Senhora do Trabalho. (VII Seminário Municipal de Lazer, Esporte e Educação Física Escolar)
  • Programa Esporte e Lazer da Cidade na Zona Oeste de Santa Maria: relato das atividades desenvolvidas no Ginásio Poliesportivo Oreco e Creche Municipal. (VII Seminário Municipal de Lazer, Esporte e Educação Física Escolar)
  • Programa Esporte e Lazer da Cidade no Núcleo Associação dos Cabos e Soldados da Brigada Militar: Reflexões sobre o Trabalho Desenvolvido. (VII Seminário Municipal de Lazer, Esporte e Educação Física Escolar)
  • Programa Esporte e Lazer da Cidade: relato das atividades desenvolvidas na Escola Antônio Francisco Lisboa. (VII Seminário Municipal de Lazer, Esporte e Educação Física Escolar)
    2001 (Total: 2)
  • Educação Física/brinquedo e a teoria Sócio-Interacionista (16º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP/2001)
  • Políticas Públicas de Esporte: a relação estabelecida entre a construção e a apropriação de conhecimento e a construção e apropriação da prática social (XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte)
    2000 (Total: 5)
  • A relevância social do conteúdo capoeira no projeto criança cidadã (15º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP/2000)
  • Educação física/brinquedo e a teoria sócio-interacionista (XV Jornada Acadêmica Integrada)
  • Projeto criança cidadã/99: princípios teóricos e metodológicos (15º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP/2000)
  • Teoria Vigotskiana. (XV Jornada Acadêmica Integrada)
  • Uma proposta de construção do Projeto Político-Pedagógico da Escola. (XV Jornada Acadêmica Integrada)
    1999 (Total: 6)
  • A relevância dos princípios epistemológicos para a construção do conhecimento dentro de uma perspectiva crítico-dialética. (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • Contradição, historicidade e totalidade - pressupostos essenciais ao desenvolvimento do projeto criança cidadã. (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • Criança Cidadã: construindo a (trans)formação da cidadania. (XVII SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul)
  • Criança Cidadã: um projeto político-pedagógico (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • Projeto Criança Cidadã. (XVII SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul)
  • Refletindo sobre uma Prática Social a partir de uma Aula de Educação Física Teoricamente Fundamentada (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
    1998 (Total: 3)
  • Atividades recreativas como possibilidade de desenvolver um trabalho orientado à cidadania. (XIII Jornada Acadêmica Integrada)
  • Participar e cooperar: uma realidade na aula de recreação. (XIII Jornada Acadêmica Integrada)
  • Promovendo a cooperação através de atividades recreativas. (XIII Jornada Acadêmica Integrada)
    2021 (Total: 1)
  • O Programa Nacional de Escolas Cívico Militares - a meritocracia substanciada (XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace) e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Conice): Educação Física e Ciências do Esporte no tempo presente: defender vidas, afirmar as ciências)
    2019 (Total: 2)
  • O Programa Residência Pedagógica na Formação de Professores de Educação Física (XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
  • Reforma do Ensino Médio: uma análise crítica a partir da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora da Educação Física (Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: 40 anos de luta por escola e democracia)
    2011 (Total: 1)
  • A construção da autonomia e da democracia em escolas públicas municipais (XXV SIMPÓSIO BRASILEIRO, II CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO JUBILEU DE OURO DA ANPAE (1961-2011))
    2006 (Total: 1)
  • O Contexto da Prática Pedagógica na Escola, a partir da linha de estudos epistemológicos e didáticos em Educação Física Escolar (LEEDEFE): uma experiência de aula. (58ª Reunião Anual da SBPC)
    2004 (Total: 1)
  • Educação Física Escolar (I Seminário Regional sobre Educação Física e Esporte)

Produção Técnica

    2019 (Total: 1)
  • I Simpósio Internacional de Educação Física: currículo e didática
    2020 (Total: 1)
  • III Ciclo Institucional permanente sobre a Docência na UFSM - CIPED; II Ciclo de Formação em Avaliação - (Des)Encontros no Ensino e na Aprendizagem remotos em tempos de distanciamento social
    2017 (Total: 2)
  • Formação de Professores: realidade e possibilidades da teoria pedagógica e do ensino da Educação Física
  • Palestra: Análise da conjuntura brasileira e suas implicações na educação: realidade e possibilidades da teoria pedagógica e do ensino da Educação Física_Prof Dr Celi Nelza Zulke Taffarel
    2010 (Total: 2)
  • Curso de elboração e Aperfeiçoamento do Currículo Lattes
  • Curso de Formação dos Agentes Sociais dos Programas Esporte e Lazer da Cidade e do Segundo Tempo Universitário de Santa Maria
    2009 (Total: 1)
  • I Curso de Formação de Agentes Sociais do Programa Esporte e Lazer da Cidade
    2008 (Total: 2)
  • Fórum Mundial de Educação Santa Maria - Educação: Economia Solidária e Ética Planetária
  • VIII Seminário Municipal de Lazer, Esporte e Educação Física Escolar
    2007 (Total: 6)
  • I Curso de Formação de Agentes Sociais do Programa Esporte e Lazer da Cidade
  • II Curso de Formação de Agentes Sociais do Programa Esporte e Lazer da Cidade
  • II Curso de Formação de Agentes Socias do Programa Esporte e Lazer da Cidade
  • II Seminário em Epistemologia e Educação Física Escolar- Conhecimento em Educação Física Escolar: no movimento das transformações do mundo do trabalho
  • III Curso de Formação de Agentes Sociais do Programa Esporte e Lazer da Cidade
  • VI Encontro da ANPAE/SUl - Reinventando a Gestão Educacional: políticas públicas e conhecimento
    2006 (Total: 1)
  • IV Encontro de Política e Administração da Educação com o tema Finaciamento da Educação Básica
    2005 (Total: 2)
  • I Seminário em Epistemologia e Educação Física Escolar
  • I Seminário em Epistemologia e Educação Física Escolar: espistemologia e prática pedagógica: que relação é essa?
    2000 (Total: 1)
  • VI EREEF
    1998 (Total: 1)
  • I Jogos para Integração do Idoso de Santa Maria
    2007 (Total: 1)
  • Lazer no MOvimento das Trasnformações do Mundo do Trabalho
    2004 (Total: 1)
  • Minicurso: Educação Física como cultura corporal/linguagem no e do movimento
    2001 (Total: 1)
  • Oficinas esportivo/recreativas no Projeto de Esporte e Lazer do Verão com Vida
    2017 (Total: 1)
  • Valorização do magistério frente às prerrogativas legais: a realidade de Santa Maria/RS
    2011 (Total: 3)
  • A (des)construção da participação: a equipe diretiva neste contexto
  • Alienação no trabalho docente no Estado do Rio Grande do Sul
  • Gestão Democrática Escolar: entre o real e o ideal
    2010 (Total: 4)
  • A educação brasileira:implementação das políticas públicas em sintonia com o projeto internacional
  • O processo de construção e implementação do projeto político pedagógico: inquietação de educadores
  • Reforma Educacional e o Trabalho Docente
  • Trabalho dos Professores: trabalho permeado por luta de classes
    2009 (Total: 2)
  • A EDUCAÇÃO, A ESCOLA E O SEU PAPEL NA MANUTENÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
  • Sistema Educacional Brasileiro e Descentralização: entre a LDB 4.024/61 e a LDB 9.394/96 - Percursos para a Democratização da Educação
    2008 (Total: 4)
  • A experiência de Santa Maria - RS com o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC)
  • O Lazer como Possibilidade Emancipatória no Desenvolvimento das Cidade(s)
  • Pensamento Pós-Moderno e Educação Física: o Marxismo como Possibilidade
  • Regulamentação da Profissão de Educação Física: avanço ou retrocesso?
    2007 (Total: 4)
  • Educação e Mundo do Trabalho: experiência na LInha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física Escolar - LEEDEFE
  • EDUCAÇÃO E MUNDO DO TRABALHO: EXPERIÊNCIAS NA LINHA DE ESTUDOS EPISTEMOLÓGICOS E DIDÁTICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ? LEEDEFE
  • O papel da Equipe Diretiva na construção de um trabalho pedagógico concreto: um estudo de caso
  • Políticas Públicas de Esporte e Lazer: Análise do Programa Esporte e Lazer da Cidade
    2006 (Total: 3)
  • A curvatura da vara: da modernidade à pós-modernidade e as conseqüências para a Educação Física.
  • Modernidade/Pós-modernidade: Max Weber nesse contexto e as consequências para a educação
  • O Contexto da Prática Pedagógica na Escola a partir da Linha de Estudos Eoistemológicos e Didáticos em Educação Física Escolar (LEEDEFE): uma experiência de aula
    2001 (Total: 1)
  • Medidas antropométricas e nível sócio-econômico de crianças e adolescentes da Escola Castela Branco do Município de Santa Maria
    2000 (Total: 3)
  • Educação física/brinquedo e a teoria de Vygotsky
  • Teoria Vygotskyana
  • Uma proposta de construção do Projeto Político Pedagógico da Escola
    1999 (Total: 6)
  • A Relevância dos Princípios Epistemológicos para a construção do conhecimento dentro de uma perspectiva crítico-dialética
  • Contradição, historicidade e totalidade - pressupostos essenciais ao desenvolvimento do Projeto Criança Cidadã
  • Criança Cidadã: construindo a (trans)formação da cidadania
  • Criança Cidadã: um projeto na perspectiva crítico-dialético
  • Criança Cidadã: um projeto político-pedagógico
  • Refletindo sobre uma prática social a partir de uma aula de educação física teoricamente fundamentada
    1998 (Total: 1)
  • Participar e cooperar: uma realidade na aula de recreação
    2016 (Total: 1)
  • Tempo de trabalho e 'tempo livre' dos professores municipais de Santa Maria/RS
    2004 (Total: 1)
  • Programas de Educação Física no Ensino Fundamental (séries iniciais), Médio e EJA
    2003 (Total: 1)
  • Educação Física no Ensino Fundamental
    2021 (Total: 1)
  • O Programa Nacional de Escolas Cívico Militares - a meritocracia substanciada
    2019 (Total: 1)
  • O Programa Residência Pedagógica na Formação de Professores de Educação Física
    2020 (Total: 4)
  • Atividades de Sensibilização Corporal nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Um relato de experiência
  • Avaliação na Educação Física escolar - um relato de experiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • Estágio Curricular Supervisionado III ? Aproximação entre e Universidade e a Escola de Educação Básica
  • Experiências do Estágio Curricular Supervisonado em Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
    2012 (Total: 1)
  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional
    2010 (Total: 1)
  • A formação continuada em uma escola municipal de Santa Maria/RS: espaço de contradições
    2019 (Total: 2)
  • Base Nacional Comum Curricular: a Educação Física no Ensino fundamental em questão
  • Política nacional de formação de professores: o Programa Residência Pedagógica em análise
    2018 (Total: 1)
  • O impacto das avaliações institucionais no trabalho dos professores da rede municipal de ensino de Santa Mari/RS
    2012 (Total: 4)
  • A desigualdade social e as políticas públicas para a educação: um estudo sobre o Programa Bolsa Família na escola básica
  • O Programa Mais Educação como política pública: o tempo integral em análise
  • O Programa Mais Educação: a comunidade e o local
  • O trabalho e a luta permanente dos professores frente ao contexto neoliberal: um estudo sobre o Rio Grande do Sul
    2016 (Total: 1)
  • Estudo da Profª Drª Daniele Sagrillo aponta 'precarização, intensificação e desestabilização do trabalho docente' na rede municipal de ensino
    2010 (Total: 1)
  • RELATÓRIO DE PESQUISA: A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA, QUALIDADE E DA DEMOCRACIA NA ESCOLA MUNICIPAL NOS DIFERENTES ESPAÇOS DA GESTÃO ESCOLAR - REGISTRO NO GAP Nº 021871
    2010 (Total: 1)
  • A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA, DA QUALIDADE E DA DEMOCRACIA NA ESCOLA MUNICIPAL NOS DIFERENTES ESPAÇO DA GESTÃO ESCOLAR - EDITAL MCT/CNPQ/MEC/CAPES 2010
    2022 (Total: 1)
  • Parecer de Artigo Científico - 67186. Revista Educação (UFSM) ISSN:1984-6444
    2021 (Total: 3)
  • Avaliadora de Apresentação de Trabalhos da 36ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
  • Avaliadora de Seleção de Trabalhos da 36ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
  • Parecerista de trabalhos submetidos ao XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) e do IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE)
    2020 (Total: 1)
  • Avaliadora de Seleção de Trabalhos da 35ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
    2019 (Total: 5)
  • Avaliadora de seleção de Trabalhos na 34ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.
  • Avaliadora de trabalhos submetidos ao XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII Congresso Internacional de Ciências do Esporte
  • Avaliadora presencial de Trabalhos na 34ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.
  • Coordenadora de Sessão de trabalhos no XII Seminário Internacional de Educação Superior e do VII Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior: Contextos Emergentes
  • Parecerista de trabalhos científicos no Congresso Pedagogia histórico-crítica: 40 anos de luta por escola e democracia.
    2018 (Total: 1)
  • Avaliadora de trabalhos submetidos ao VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior
    1999 (Total: 2)
  • Membro da Equipe de Árbitros da 3ª Taça Estudantil de Voleibol Misto e Futebol de Campo da Quarta Colônia
  • Membro da Equipe de Árbitros do Voleibol da 2ª Taça Estudantil de Voleibol Misto e Futebol de Campo da Quarta Colônia
    2021 (Total: 2)
  • Parecer de Artigo Científico - 38587. Revista Kinesis (UFSM) ISSN:2316-5464
  • Parecer de Artigo Científico - 44503. Revista Educação (UFSM) ISSN:1984-6444
    2022 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO'
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
    2021 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO'
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'KINESIS (SANTA MARIA)'
    2020 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO'
  • Revisor de periódico 'KINESIS (SANTA MARIA)'
    2019 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'KINESIS (SANTA MARIA)'
    2012 (Total: 1)
  • A construção da autonomia, da qualidade e da democracia na escola municipal nos diferentes espaços da gestão escolar
    1999 (Total: 1)
  • Monitora das atividades do Projeto Criança Cidadã no Centro de Recreação Infantil, quando da realização da 31ª EXPOFEIRA
    1998 (Total: 2)
  • Monitora do Projeto Criança-Cidadã quando da realização do Dia da Qualidade de Vida do Banco do Brasil
  • Monitora nos I Jogos para integração do Idoso de Santa Maria

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2022 (Total: 4)
  • BNCC Educação Infantil: brincadeira e trabalho educativo
  • Limites e possibilidades das aulas de Educação Física durante o período pandêmico
  • Pandemia de Covid-19: impactos do isolamento social em crianças e adolescentes
  • Pontos e contrapontos do Programa Nacional de Escolas Cívico-militares
    2021 (Total: 1)
  • O Programa Nacional de Escolas Cívico Militares em análise
    2019 (Total: 1)
  • Base Nacional Comum Curricular: a Educação Física do Ensino fundamental em questãol
    2011 (Total: 2)
  • Projeto Político Pedagógico: um estudo comparativo entre escolas municipais de Santa Maria
  • Um estudo da formação continuada na realidade de escolas municipais em Santa Maria
    2003 (Total: 1)
  • Campo de Estágio: Escola. Área: Educação Física Escolar