Elisiane Machado Lunardi

Produção Bibliográfica

    2023 (Total: 3)
  • doi ISSN CÍRCULOS DIALÓGICOS INVESTIGATIVO-FORMATIVOS COMO POSSIBILIDADE DE AUTO(TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E DO CONTEXTO PROFISSIONAL (Revista Espaço do Currículo)
  • doi ISSN ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades)
  • doi ISSN Perspectivas de [re] articulação no Sistema Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul (RS) (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO)
    2022 (Total: 1)
  • doi ISSN Formação de educadores em contexto: construção dialógica na Educação Infantil em tempos de Pandemia (REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO)
    2021 (Total: 2)
  • doi ISSN n. 12 - PROGRESSÃO CONTINUADA NO BLOCO PEDAGÓGICO: DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE SANTA MARIA-RS (JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS)
  • doi ISSN Plano de ações articuladas na gestão da educação de municípios pertencentes à associação dos municípios da zona da produção (AMZOP)-RS (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
    2020 (Total: 2)
  • doi ISSN Desenvolvimento profissional docente na perspectiva da participação sindical: diálogos propositivos para qualificação do plano de carreira dos professores municipais de Santa Maria/RS (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E GESTÃO EDUCACIONAL (ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB))
    2019 (Total: 5)
  • doi ISSN ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O ESTADO DA ARTE COMO FERRAMENTA DE PESQUISA (NUANCES (UNESP PRESIDENTE PRUDENTE))
  • doi ISSN Gestão da Educação Municipal: perspectivas, desafios e a plataforma Conviva Educação no município de Cachoeira do Sul/RS (REVISTA THEMA)
  • doi ISSN n. 15 - O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E SUAS INFLUÊNCIAS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO (JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS)
  • doi ISSN O Projeto Político Pedagógico da Educação Infantil: Uma proposta de construção dialógica na Rede Municipal de Ensino de Toropi-RS (EDUCAÇÃO POR ESCRITO PUCRS)
  • doi ISSN Políticas municipais de formação docente: um olhar sobre a Educação do Campo no município de Santa Maria/RS (Revista Brasileira de Educação do Campo)
    2018 (Total: 1)
  • doi ISSN Cata-ventos pedagógicos: uma proposta metodológica para cursos de graduação na modalidade EAD em uma IES comunitária (REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR)
    2012 (Total: 1)
  • ISSN Contribuições para o Saber Docente do Professor de Educação Física (Revista Espaço Acadêmico (UEM))
    2023 (Total: 2)
  • ISSN INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 'MOVIMENTOS DE CONSTRUÇÃO DE DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE CACHOEIRA DO SUL/RS (INTERFACES DA EDUCAÇÃO)
  • ISSN PERSPECTIVAS DE [RE] ARTICULAÇÃO NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE CACHOEIRA DO SUL/RS (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO)
    2020 (Total: 1)
  • ISSN Estado do conhecimento sobre avaliação em larga escala e gestão educacional (ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB))
    2023 (Total: 1)
  • GESTÃO UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DA COVID-19: INOVAÇÕES E [DES] ROMPIMENTOS NO BRASIL E NO URUGUAI (FUTUROS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TENDÊNCIAS E CENÁRIOS EM CONTEXTOS EMERGENTES)
    2020 (Total: 8)
  • doi Criação do observatório da educação municipal de cachoeira do sul/rs:  uma perspectiva de (re) articulação no sistema municipal de ensino (Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da Educação Básica e Superior. Série I, volume II)
  • Estado do Conhecimento acerca das políticas públicas de avaliação da educação básica: indicadores de qualidade e prova Brasil (Fios invisíveis em educação II)
  • doi Línguas estrangeiras: extensão universitária e internacionalização na educação superior (Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da educação básica e superior. Série I, volume I)
  • doi O plano de ações articuladas e a gestão da educação municipal: uma proposta de formação continuada para municípios da zona da produção (AMZOP)-RS (Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da educação básica e superior. Série I, volume I)
  • O Plano de ações articuladas no processo de definição e implementação de políticas públicas educacionais no Brasil (Planos de Ações Articuladas-Par: uma política de descentralização em análise)
  • doi O terceiro setor e suas interfaces na gestão educacional: uma análise a partir do estado do conhecimento (Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da Educação Básica e Superior. Série I, volume II)
  • doi Plano de gestão escolar: desafios na implementação do regime de progressão continuada do bloco pedagógico (Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da educação básica e superior. Série I, volume I)
  • doi Proposta de instrumento de avaliação do risco de evasão e de um serviço de acompanhamento da permanência do estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica (Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da Educação Básica e Superior. Série I, volume II)
    2019 (Total: 5)
  • doi A Gestão Escolar e a Política Pública de Progressão Continuada no Processo de Alfabetização (Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
  • Institucionalização de Política Linguística para Internacionalização (Guia para a internacionalização universitária)
  • doi Internacionalização na educação superior: principais produções científicas no Brasil (Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
  • Município de Cachoeira Do Sul/RS a Partir de Diagnóstico da Plataforma Conviva Educação (VIII Congreso Iberoamericano de Pedagogía : memoria académica)
  • doi Valorização profissional, plano de carreira e piso do magistério: interfaces teóricas (Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
    2017 (Total: 1)
  • Conselho Municipal de Educação e a Construção do Plano Municipal de educação (Cenários e Processos Educacionais em Discussão)
    2016 (Total: 2)
  • Indicadores de qualidade na Educação Infantil na dimensão do planejamento institucional: desdobramentos do Projeto Político-Pedagógico (Projeto político-pedagógico: entre políticas, conhecimentos e práticas educacionais)
  • Princípios e mecanismos da gestão democrática e atuação do gestor no contexto escolar (CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: CONFIGURAÇÕES E [RE]ARTICULAÇÕES NO CAMPO DAS POLÍTICAS E GESTÃO EDUCACIONAL)
    2015 (Total: 3)
  • Epistemologia, interdisciplinaridade e formação de professores (Planejamento interdisciplinar e gestão da aula)
  • Sistema Municipal de Ensino e autonomia dos Conselhos Municipais de Educação (Políticas Públicas e Conselhos Municipais de Educação: Interlocuções com o Pró-Conselho)
  • Uma análise da estrutura de implementação da gestão tecnológica do Pró-Conselho/ UFSM (Políticas Públicas e Conselhos Municipais de Educação: Interlocuções com o Pró-Conselho)
    2014 (Total: 2)
  • Gestão democrática escolar no contexto da cultura globalizada (Interfaces entre políticas públicas/gestão educacional e formação docente)
  • Gestão educacional na modalidade ead: um olhar no processo tecnológico do pró-conselho/ufsm (Interfaces entre políticas públicas/gestão educacional e formação docente)
    2012 (Total: 2)
  • Qualidade da Gestão Pedagógica na Educação superior:Saberes e Fazeres dos Professores Formadores (Ensino Superior: Inovação e Qualidade na Docência)
  • Qualidade e gestão pedagógica de professores no Ensino Superior (Qualidade da Educação Superior: Avaliação e inplicações para o futuro da universidade)
    2011 (Total: 1)
  • Qualidade e Gestão Pedagógica (Qualidade da Educação Superior: dimensões e indicadores)
    2018 (Total: 1)
  • VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior:Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação
    2020 (Total: 1)
  • doi Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da educação básica e superior. Série I, volume I
    2017 (Total: 1)
  • Transversalizando a educação Infantil e a Formação de Professores
    2014 (Total: 1)
  • O levar em conta na hora de definir a escola (Diário de Santa Maria)
    2002 (Total: 1)
  • A Escola como Espaço de Cultura Viva: Uma Experiência de Formação Continuada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Beltrame (Jornal Primeira Classe Sindicato de Professores Municipais de Santa Maria)
    2001 (Total: 1)
  • Miguel Beltrame Apresenta Projeto Pedagógico Inovador (Jornal Primeira Classe Sindicato de Professores Municipais de Santa Maria)
    2001 (Total: 1)
  • Gestão Democrática Escolar (Caderno Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Beltreme)
    2023 (Total: 2)
  • AUTORIA/COAUTORIA A PARTIR DA EDUCOMUNICAÇÃO: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E PROFISSIONAL DOCENTE (XVI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE)
  • O PNE (2014-2024) NO CONTEXTO DA REDE DE APOIO À GESTÃO EDUCACIONAL (IX Congresso Nacional de Educação (CONEDU))
    2021 (Total: 3)
  • Contribuições do Programa Residência Pedagógica na formação docente (5° Encontro Compartilhando Sabres)
  • Desafios do coordenador pedagógico em escolas públicas no contexto da pandemia da COVID-19. (XV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE)
  • Implicações do ENADE na gestão da educação superior: estado do conhecimento da última década. (XV Congresso Nacional de Educação,)
    2019 (Total: 2)
  • Gestão da Educação Municipal: [re] articulação do sistema de ensino de Cachoeira do Sul/RS (EDUCERE - XIV Congresso Nacional de Educação 'Formação de professores: diálogos')
  • Gestão da Educação Municipal: perspectivas e desafios do município de Cachoeira do Sul/RS a partir do diagnóstico da Plataforma Conviva Educação (VIII Congresso Iberoamericano de Pedagogia (CIP 2018))
    2018 (Total: 8)
  • A Articulação do Sistema Municipal de Ensino e o Conselho Municipal de Educação de Cachoeira do Sul/RS: Uma Análise a Partir do Contexto Atual (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • Conectando redes de apoio a educação básica: a formação continuada e inicial de professores para a gestão escolar (Compartilhando Saberes)
  • GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL/RS A PARTIR DE DIAGNÓSTICO DA PLATAFORMA CONVIVA EDUCAÇÃO (VIII Congreso Iberoamericano de Pedagogía (CIP 2018))
  • PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO:O PAPEL DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CACHOEIRA DO SUL/RS NO ACOMPANHAMENTO DA POLÍTICA EDUCACIONAL (XXIII Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA)
  • Política de Assistência Estudantil: do ingresso a permanência do estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Universidade Federal de Santa Maria (X CIDU – Congresso Ibero-americano de Docência Universitária)
  • Política de Assistência Estudantil: do ingresso à permanência do estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Universidade Federal de Santa Maria (Congresso Ibero-americano de Docência Universitária)
  • PROJETO INTEGRADOR: QUATRO DISCIPLINAS EM BUSCA DE UMA DIDÁTICA ATRAVÉS DE UM PROCESSO QUÍMICO (XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e 1º Simpósio Internacional de Educação em Engenharia: Educação Inovadora para Engenharia Sustentável)
  • Valorização profissional, plano de carreira e piso do magistério: interfaces do estado do conhecimento (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
    2017 (Total: 6)
  • Internacionalização e Qualidade da Educação Superior: O Papel dos Idiomas (X Seminário Internacional de Educação de Superior)
  • Política Pública de progressão continuada do bloco pedagógico: um estudo da arte (V seminário internacional de políticas públicas da educação básica e superior III encontro de políticas e processos de educaçaõ superior XI semana acadêmica do curso de especialização em gestão educacional)
  • Políticas Públicas Educacionais: Organização dos Conselhos Escolares como Mecanismo de Gestão Democrática (V seminário internacional de políticas públicas da educação básica e superior III encontro de políticas e processos de educaçaõ superior XI semana acadêmica do curso de especialização em gestão educacional)
  • Qualidade e Financiamento para educação Básica: Uma Análise do PNE(2014-2024) (V seminário internacional de políticas públicas da educação básica e superior III encontro de políticas e processos de educaçaõ superior XI semana acadêmica do curso de especialização em gestão educacional)
  • Ritmos escolares em comparação internacional: o caso do Brasil e da França (VI congresso nacional de internacional de estudos comparados en educación)
  • Um Olhar Sobre as Publicações Científicas na Área da Extensão Universitária. In: Simpósio Internacional de Gestão Pública (V seminário internacional de políticas públicas da educação básica e superior III encontro de políticas e processos de educação superior XI semana acadêmica do curso de especialização em gestão educacional)
    2016 (Total: 2)
  • Conselho Municipal de Educação de Santa Maria: história documental (XVIII JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E VI SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR PIBID/UNIFRA: Ensino, Ambiente e Cultura: interfaces na formação docente)
  • Estado da arte: a autoavaliação institucional nas produções científicas da revista Avaliação (2004 – 2016) (Simpósio Avaliação da Educação Superior Avalies)
    2015 (Total: 3)
  • A gestão democrática educacional e o papel dos Conselho, municipais de Educação (III Seminário internacional de políticas públicas para educação básica e superior e IX Semana acadêmica do curso de especialização em gestão escolar da UFSM)
  • Espaço social: possibilidades e desafios de ensino no contexto hospitalar (VI Congresso Internacional de Educação)
  • Princípios e mecanismos da gestão democrática e atuação do gestor no contexto escolar (III Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior e a IX Semana acadêmica do curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria)
    2013 (Total: 6)
  • [Re]estruturação do projeto político pedagógico: um estudo com escolas no município de Santa Maria – RS (Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, o IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação - RS e a VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional/UFSM)
  • Cultura organizacional na educação superior e qualidade da gestão pedagógica no curso de Pedagogia (XI Congresso nacional de educação - EDUCERE)
  • Formação continuada do gestor escolar (Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, o IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação - RS e a VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional/UFSM)
  • Interlocuções acerca da qualidade da formação do pedagogo e desenvolvimento profissional (VIII congresso internacional de educação da UNISINOS e III congresso internacional de avalição)
  • Programa saberes: qualidade do processo formativo para professores ingressantes na educação superior (VIII congresso internacional de educação da UNISINOS e III congresso internacional de avalição)
  • Programa saberes: um processo formativo para Professores ingressantes na educação superior (XI Congresso nacional de educação - EDUCERE)
    2012 (Total: 2)
  • A percepção dos acadêmicos do curso de pedagogia acerca das tecnologias digitais na formação inicial (XVI Jornada Nacional de Educação Educação: Território de saberes)
  • Qualidade da gestão pedagógica na educação superior: saberes e fazeres dos professores formadores (XVI Jornada Nacional de Educação-Educação: Território de saberes)
    2011 (Total: 8)
  • Alimentação escolar (SEPE- XV SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO:EDUCAÇÃO E CIÊNCIA NA ERA DIGITAL)
  • Apoio pedagógico: a ludicidade na alfabetização e hora do conto como incentivo a leitura (SEPE- XV SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO:EDUCAÇÃO E CIÊNCIA NA ERA DIGITAL)
  • Educação de jovens e adultos(EJA); possibilidades e desafios na prática pedagógica (XVI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: DOCÊNCIA NOS SEUS MÚLTIPLOS ESPAÇOS)
  • Experiências do estágio de gestão educacional: a busca por um recreio melhor (SEPE- XV SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO:EDUCAÇÃO E CIÊNCIA NA ERA DIGITAL)
  • O saber docente em educação física: qualidade organizacional a partir das diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores (VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSÃO DOCENTE:HÁ FUTURO PARA ESSE OFÍCIO?)
  • Possibilidades e desafios da educação brasileira para o despertar da qualidade docente (SEPE- XV SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO:EDUCAÇÃO E CIÊNCIA NA ERA DIGITAL)
  • Qualidade e gestão pedagógica de professores no ensino superior (VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSÃO DOCENTE:HÁ FUTURO PARA ESSE OFÍCIO?)
  • Uma visão acadêmica do processo de gestão democrática na escola (II SEMANA DA PEDAGOGIA- CULTURA DE ESCOLA: DESAFIOS À FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE)
    2010 (Total: 4)
  • A qualidade na gestão pedagógica universitária: estado de conhecimento na ANPED E CAPES (VIII ENCONTRO DE PESQUISA E EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL- ANPEDSUL: FORMAÇÃO, ÉTICA E POLÍTICAS: QUAL PESQUISA? QUAL EDUCAÇÃO?)
  • Formação de professores e diretrizes curriculares nacionais para o ensino superior: rumo a qualidade da educação física (III SEMINÁRIO DE EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA E I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES)
  • Formação de professores: aspectos convergentes em práticas de pesquisa diferenciadas (XV ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO –CONVERGÊNCIAS E TENSÕES NO CAMPO DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE:POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS)
  • Possibilidades e desafios na formação de professores de educação física a partir das diretrizes nacionais da educação para o ensino superior (VIII ENCONTRO DE PESQUISA E EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL- ANPEDSUL: FORMAÇÃO, ÉTICA E POLÍTICAS: QUAL PESQUISA? QUAL EDUCAÇÃO?)
    2009 (Total: 2)
  • Contribuições e dimensões da pesquisa na formação e atuação dos professores no ensino fundamental (VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO:EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA SUJEITOS [DES] CONETADOS)
  • Por uma educação física de qualidade: uma contextualização frente ás diretrizes curriculares nacionais para o ensino superior (SEPE - Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão)
    2008 (Total: 1)
  • A pesquisa nos anos iniciais do ensino fundamental e suas contribuições par a formação e atuação do professor (VII ANPEDSUL)
    2007 (Total: 4)
  • O planejamento participativo e a gestão escolar (Produção de saberes e fazeres no exercício da docência:uma experiência de formação continuada de professores do município de Santa Maria/RS)
  • O Planejamento Pedagógico e a Gestão Escolar (Produção de Saberes e Fazeres no Exercício da Docência:Uma Experiência de Formação Continuada de Professores do Município de Santa Maria/RS)
  • Produção de Saberes e Fazeres no Exercício da Docência: Uma Experiência de Formação Continuada entre Instituições de Ensino Superior e Professores do Município de Santa Maria/RS (VI Simpósio de Educação Superior: Desenvolvimento Profissional e Docente e I Fórum de Pesquisadores em Educação Superior: Perpectivas Teórico-metodológicas)
  • Proposta pedagógica da E.M.E. F. Miguel Beltrame:uma experiência de construção democrática (Produção de Saberes e fazeres no exercício da docência:uma experiência de formação continuada de professores do município de Santa Maria/RS)
    2003 (Total: 1)
  • A Escola como Espaço Público de Cultura Viva: Uma Experiência de Construção Democrática do Projeto político-Pedagógico (IV Jornada de Educação e Artes - Ensino das Artes: Reflexões e Perspectivas na Atualidade)
    2002 (Total: 2)
  • A Escola Como Espaço de Cultura Viva: Uma Experiência de Construção Democrática do Projeto Político-Pedagógico (8ª Jornada Nacional de Educação - Formação de Professores Atualidades e Diversidades)
  • A Função Reprodutora/Criadora da Linguagem das Artes Plásticas na Educação Infantil Pré-Escolar: Um Olhar na Prática Educativa Sob o Enfoque Sócio-Cultural (8ª Jornada Nacional de Educação - Formação de Professores Atualidades e Diversidades)
    2001 (Total: 1)
  • Escola Cidadã: Um Eespaço de Cultura Viva (II Seminário Interinstitucional e V Seminário Internacional de Educação no Mercosul)
    1999 (Total: 3)
  • A Atividade e o Diálogo como Mediadores para a Prática de Ensino em Pré-Escola : Uma Abordagem Sócio-Cultural (Encontro de Paulo Freire)
  • A Globalização e a Gestão Democrática Escolar (III Seminário em Pesquisa e Educação da Região Sul)
  • Convergências entre Complexo de Conhecimento de Pistrak e a Perpectiva do Tema Gerador em Paulo Freire (V Escola de Verão de Investigação-Ação Educacional)
    2023 (Total: 7)
  • A BATALHA DA DENGUE: VIVÊNCIA DIDÁTICA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - NÚCLEO PEDAGOGIA/ALFABETIZAÇĀO (38ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A IMPORTÂNCIA DA MATERIALIDADE E DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO (38ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LOURENÇO DALLA CORTE (38ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE SIGNIFICADO DA CULTURA ESCRITA (38ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Ensino e pesquisa Educação Infantil - Investigando insetos com a turma Pré - B (38ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Inclusão e acessibilidade (38ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ABORDANDO AS CULTURAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (38ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2022 (Total: 1)
  • ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE UMA POLÍTICA PÚBLICA ATUAL: O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (Congresso Internacional Movimentos Docentes)
    2021 (Total: 12)
  • A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB O OLHAR DAS BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS NO ENSINO REMOTO (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • AÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/PEDAGOGIA ALFABETIZAÇÃO E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO REMOTO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SANTA MARIA (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Atuação de bolsistas no programa Residência Pedagógica/Pedagogia: prática docente em turma de Alfabetização em tempos de pandemia COVID-19 (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Avaliação Formativa no Processo de Alfabetização (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Descobrindo o Folclore Brasileiro: Projeto de Ensino na Educação Infantil vivências na prática docente no programa de Residência Pedagógica (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • EXPERIÊNCIAS COMO BOLSISTA RESIDENTE NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/ALFABETIZAÇÃO- UFSM: A AUTOTRANSFORMAÇÃO COMO UM CONVITE PARA OLHAR A DOCÊNCIA (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Festa Junina do norte ao sul, buscando nossa brasilidade! (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • LITERATURA DELEITE E DESENVOLVIMENTO DA CULTURA ESCRITA: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PEDAGOGIA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM TURMA DE ALFABETIZAÇÃO VIA ENSINO REMOTO (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Ressignificando nosso lugar no mundo: inspirações a partir das obras de Alfredo Volpi. (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PEDAGOGIA ALFABETIZAÇÃO/UFSM: DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE APOIO ESCOLAR NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FONTOURA ILHA (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • VIVÊNCIAS DAS BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O BRINCAR COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO REMOTO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2019 (Total: 4)
  • A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Curso de Formação Continuada para Gestores Escolares, Conselheiros Municipais De Educação e Técnicos Administrativos (34ª Jornada Integrada UFSM- Compartilhando Saberes)
  • Gestão da Educação Municipal: perspectivas e desafios do município de Cachoeira do Sul/RS a partir do diagnóstico da Plataforma Conviva Educação. (VIII Congresso Iberoamericano de Pedagogia)
  • RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA E O PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2018 (Total: 7)
  • Desafios da gestão acadêmica de cursos de extensão em línguas estrangeiras na UFSM (XI Seminário de Educação Superior,)
  • Educação Infantil: um estudo comparado entre os Sistemas Municipais de Cachoeira do Sul- RS e Santa Maria-RS (VIII Congreso Iberoamericano de Pedagogía (CIP 2018))
  • Formação Continuada e Inicial de Professores no Âmbito Gestão Escolar: Conectando Redes de Apoio a Educação Básica (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior da Universidade Federal de Santa Maria)
  • GESTÃO ESCOLAR E O PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior da Universidade Federal de Santa Maria)
  • o desenvolvimento profissional docente através da participação sindical e o (re) conhecimento do Plano de Carreira dos professores municipais de Santa Maria RS. (VIII Congreso Iberoamericano de Pedagogía CIP 2018)
  • O Estado da Arte como ferramenta de pesquisa (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • Um olhar sobre o plano de ações articuladas e suas influências na gestão da educação municipal: um estado do conhecimento (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior da Universidade Federal de Santa Maria)
    2017 (Total: 2)
  • As Políticas Públicas no Ensino Superior e a permanência dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • Estudante da Universidade Federal de Santa Maria e os contextos emergentes: acesso e permanência (X Seminário Internacional de Educação Superior)
    2013 (Total: 2)
  • formação continuada dos professores supervisores do projeto PIBID institucional da UNIFRA (XVII SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: Educação e cultura para a transformação de pessoas)
  • Um olhar na implantação do programa nacional de transporte (VI de Pedagogia e II Encontro de Iniciação à Docência PIBID)
    2009 (Total: 1)
  • Organização do curso de educação física a partir das diretrizes curriculares nacionais para o ensino superior (VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO:EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA SUJEITOS [DES] CONETADOS)
    2008 (Total: 2)
  • Caminhos da Interdisciplinaridade na educação Física Escolar (Forúm Mundial de Educação de Santa Maria)
  • Ginástica na Terceira Idade como Inclusão (Forúm Mundial de Educação de Santa Maria)
    2007 (Total: 6)
  • Benefícios da Ginástica na Terceira Idade (VIII Mercomovimento)
  • Experiência de Estágio Supervisionado na Educação Infantil em Escola Municipal de Santa Maria/RS (Produção de Saberes e Fazeres no Exercício da Docência:Uma Experiência de Formação Continuada de Professores do Município de Santa Maria/RS)
  • O Estágio Supervisionado na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Produção de Saberes e Fazeres no Exercício da Docência:Uma Experiência de Formação Continuada de Professores do Município de Santa Maria/RS)
  • Organização da Educação Básica: Um Olhar no Ensino Fundamental dos Nove Anos (VIII Mercomovimento)
  • Os Benefícios da Dança na Escola (Produção de Saberes e Fazeres no Exercício da Docência:Uma Experiência de Formação Continuada de Professores do Município de Santa Maria/RS)
  • Relato de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais doEnsino Fundamental na E. M. E. F. Livia Menna Barreto (Produção de Saberes e Fazeres no Exercício da Docência:Uma Experiência de Formação Continuada de Professores do Município de Santa Maria/RS)
    2003 (Total: 2)
  • Escola e Comunidade: Uma Experiência de Produção Coletiva Através da Construção Democrática do Projeto Político-Pedagógico (IV Congresso Internacional de Educação Popular e XIII Seminário Internacional de Educação Popular - Paradigmas para a Escola Hoje)
  • Soltando o Verbo: Uma Opção Metodológica para o Desenvolvimento da Criticidade e Criatividade Infantil (IV Congresso Internacional de Educação Popular e XIII Seminário Internacional de Educação Popular - Paradigmas para a Escola Hoje)
    2002 (Total: 6)
  • A Construção do Ser na Produção do Saber:Uma Questão Fundante na Formação Humana (III Seminário Interinstitucional do Mercosul)
  • A Escola como Espaço de Cultura Viva: Uma Experiência de Construção do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Miguel Beltrame (VI Seminário Internacional de Educação no Mercosul e III Seminário Interinstitucional)
  • A Escola Como Espaço Público de Cultura Viva: Uma Experiência de Construção Democrática do Projeto Político-Pedagógico (IV Seminário de Pesquisa em educação da Região Sul ANPED - SUL)
  • A Função Criadora das Artes Pláticas na Educação Infantil Pré-Escolar: Um Olhar na Prática Educativa sob o Enfoque Sócio-Cultural (II Encontro Latino-Americano para Estudos da Criança)
  • A Função Reprodutora/Criadora da Linguagem das Artes Plásticas na Educação infantil Pré-Escolar: Um Olhar na Prática Educativa Sob o Enfoque Sócio-Cultural (VI Seminário Internacional de Educação no Mercosul e III Seminário Interinstitucional)
  • A Função Reprodutora/Criadora da Linguagem das Artes Plásticas na Educação Infantil Pré-Escolar: Um Olhar na Prática Educativa sob o Enfoque Sócio-Cultural (VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
    2001 (Total: 3)
  • A Prática Artística como Potencializadora da Formação Humana Infantil: Um Enfoque Históricoo-Cultural na Pré-Escola (II Seminário Interinstitucional e V Seminário Internacional de Educação no Mercosul)
  • A Prática Artística como Potencializadora da Formação Infantil: Um Enfoque Sócio-Cultural na Pré-Escola (53ª Reunião Anual da SBPC)
  • Escola Cidadã: Um Eespaço de Cultura Viva (53ª Reunião Anual da SBPC)
    2000 (Total: 1)
  • Reflexões Teórico Metodológicas Sobre a Prática de Ensino na Formação do Professor de Educação Infantil: Uma Abordagem Sócio-Histórica (Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores)
    1999 (Total: 4)
  • A Atividade e o Dialogo como Mediadores para a Prática de Ensino em Pré-Escola: Uma Abordagem Histórico-Cultural (Encontro Paulo Freire)
  • A Prática Metodológica dos Complexos de Conhecimento: Um Desafio a Educação Infantil (I Seminário de Experiências Significativas da Rede Municipal de Santa Maria)
  • Prática Metodológica dos Complexos de Conhecimento: Um Desafio à Educação Infantil (Seminário de Experiências Significativas - Programa Conhecendo nossas Escolas)
  • Reflexões Teórico Metodológicas Sobre a Prática de Ensino na Formação do Professor de Educação Infantil: Uma Abordagem Sócio-Histórica (Semana Acadêmica do Centro de Educação)
    1998 (Total: 1)
  • Prática Metodológica dos Complexos de Conhecimento: Um Desafio a Educação Infantil (X Salão de Iniciação Científica e VII Feira de Iniciação Científica)
    1991 (Total: 2)
  • Passa Passará uma Pré-Escola Necessária (I Jornada de Pesquisa da UFSM)
  • Realidade do Ensino das Artes na Pré-Escola na Rede Municipal de Santa Maria (I Jornada de Pesquisa da UFSM)
    2018 (Total: 3)
  • Educação do Campo: políticas e reflexões a partir do Sistema Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul/RS (8º SIEPEX)
  • Formação continuada e inicial de professores no âmbito da gestão escolar: conectando redes de apoio à educação básica (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior da Universidade Federal de Santa Maria)
  • Formação continuada e inicial de professores no âmbito gestão escolar: conectando redes de apoio a educação básica (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior da Universidade Federal de Santa Maria)
    2017 (Total: 5)
  • (Re) pensando o Espaço e a Proposta Pedagógica para Educação Infantil no Município de Toropi/RS (V seminário internacional de políticas públicas da educação básica e superior III encontro de políticas e processos de educação superior XI semana acadêmica do curso de especialização em gestão educacional)
  • Análise da Avaliação em Larga Escala nas Escolas da Rede Municipal de Santa Maria (32ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Dimensões das Avaliações de Qualidade da Educação (V seminário internacional de políticas públicas da educação básica e superior III encontro de políticas e processos de educação superior XI semana acadêmica do curso de especialização em gestão educacional)
  • Movimento de Ocupação Estudantil: Cidadania e Participação nas Políticas Públicas para educação (V seminário internacional de políticas públicas da educação básica e superior III encontro de políticas e processos de educação superior XI semana acadêmica do curso de especialização em gestão educacional)
  • O Contexto Brasileiro de Políticas para Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional (V seminário internacional de políticas públicas da educação básica e superior III encontro de políticas e processos de educação superior XI semana acadêmica do curso de especialização em gestão educacional)
    2016 (Total: 1)
  • Ensino e desenvolvimento humano: um olhar da criança de anos iniciais do ensino fundamental (VI Encontro Nacional das Licenciaturas, V Seminário Nacional do PIBID, V Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID e X Seminário Institucional PIBID\PUCPR)
    2011 (Total: 3)
  • Desafios da profissão docente em educação física sob um olhar nas diretrizes curriculares nacionais para formação de professores (26ª Jornada Integrada Acadêmica)
  • Educação física do folclore ao recreativo (II SEMANA DA PEDAGOGIA- CULTURA DE ESCOLA: DESAFIOS À FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE)
  • Financiamento da educação básica: um olhar na rede municipal de Santa Maria (I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR PIBID/UNIFRA)
    2010 (Total: 1)
  • A pesquisa como práxis pedagógica na formação e atuação dos professores do ensino fundamental (XV ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO –CONVERGÊNCIAS E TENSÕES NO CAMPO DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE:POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS)
    2009 (Total: 3)
  • A qualidade na gestão pedagógica universitária: estado de conhecimento na ANPED E CAPES (IV Mostra de Pesquisa da Pós Graduação PUCRS)
  • Um olhar crítico e reflexivo acerca das modalidades da educação na organização educacional da cidade de Santa Maria/RS (X Salão de Iniciação Científica)
  • Um olhar sobre o curso de educação física frente às diretrizes curriculares nacionais para o ensino superior (X Salão de Iniciação Científica)
    2008 (Total: 5)
  • A Dança Escolar, um Envovimento Corporal com Objetivo Sócio-Educacional (Jornada de Pesquisa ULBRA/Santa Maria)
  • A formação de professores de educação física licenciatura frente às diretrizes nacionais para o ensino superior (Jornada de Pesquisa ULBRA/Santa Maria)
  • Cultura do movimento: análise da formação de pedagogos dos anos iniciais do ensino fundamental (Jornada de Pesquisa ULBRA/Santa Maria)
  • Educação física: a interdisciplinaridade nas diferentes áreas do saber (Jornada de Pesquisa ULBRA/Santa Maria)
  • Planejamento curricular na educação física escolar: prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental (Jornada de Pesquisa ULBRA/Santa Maria)
    2007 (Total: 7)
  • A Educação de Jovens e Adultos, Educação a Distância e Educação Especial (Jornada da Pesquisa 2007 ULBRA Santa Maria)
  • A Educação Superior no Brasil (Jornada da Pesquisa 2007 ULBRA Santa Maria)
  • Avaliação da Educação Básica no Ensino Superior e Plano de Desenvolvimento da Educação (Jornada da Pesquisa 2007 ULBRA Santa Maria)
  • Benfícios da Atividade Física na Terceira Idade: Uma Experiência Através da Ginástica (Jornada da Pesquisa 2007 ULBRA Santa Maria)
  • Educação Física e Relações Interdisciplinares: Áreas do Conhecimento de Alunos de 6ª Série da Rede Estadual de Ensino (Jornada da Pesquisa 2007 ULBRA Santa Maria)
  • Financiamento da Educação (Jornanada da Pesquisa ULBRA 2007)
  • O Direito da Educação e o Dever de Educar (Jornada da Pesquisa 2007 ULBRA Santa Maria)
    2006 (Total: 3)
  • Caminhos para a Formação Profissional: a Educação Física no Cotidiano Escolar (Jornada da Pesquisa 2006)
  • Educação Física inserida no cotidiano da educação Infantil (Jornada da Pesquisa 2006 ULBRA Santa Maria)
  • O Espaço Pedagógico da Educação Física na Escola (Jornada da Pesquisa 2006 ULBRA Santa Maria)

Produção Técnica

    2008 (Total: 1)
  • Desenvolvimento Humano - Ciclo Vital
    2005 (Total: 2)
  • Ação pedagógica na educação Infantil e Anos iniciais
  • Estágio Curricular Supervisionado na Educação infantil e Anos Iniciais
    2021 (Total: 1)
  • XXX Seminário Internacional: A Formação de Professores para o Mercosul/Cone Sul
    2019 (Total: 2)
  • Curso de Formação Continuada para Gestores Escolares, Conselheiros Municipais De Educação e Técnicos Administrativos
  • XII Seminário Internacional de Educação Superior; VII Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior
    2018 (Total: 1)
  • Curso de Formação Continuada em Gestão Escolar: conectando redes
    2017 (Total: 1)
  • V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
    2012 (Total: 1)
  • Gingana Desafios Pedagógicos
    2009 (Total: 1)
  • Conferência Intermunicipal de Educação/CONAE/AMCENTRO
    2007 (Total: 2)
  • Educação Física e Inclusão: Um Enfoque na Prática Pedagógica Escolar
  • Gerência Desportiva:Projeto e Organização de Eventos
    2006 (Total: 1)
  • Por uma Educação Física de Qualidade
    2018 (Total: 2)
  • Bibliometria como técnica para a construção do estado do conhecimento
  • Relações humanas no ambiente escolar
    2011 (Total: 1)
  • Letramento e Alfabetização: um olhar na diversidade sociocultural
    2005 (Total: 2)
  • Desenvolvimento Interpessoal da Educação Infantil e Séries Iniciais
  • Programa União Faz a vida
    2004 (Total: 1)
  • Programa União Faz a vida
    2003 (Total: 1)
  • Projetos Interdisciplinares na Escola
    2002 (Total: 1)
  • A Linguagem das Artes Plásticas: A Imagem como Universo de Significados
    2000 (Total: 1)
  • Reflexões Teórico-Metodológicas Sobre a Prática de Ensino na Formação do Professor de Educação Infantil
    1998 (Total: 1)
  • Prática Metodológica dos Complexos de Conhecimento: Um Desafio à Educação Infantil
    2023 (Total: 8)
  • A Investigação em Política Educacional: Pesquisas Aplicadas e Implicadas do GEPE REDES/CNPq-UFSM e suas interlocuções com o PNE
  • Ações Docentes com a Educomunicação por uma Educação Inclusiva e de Qualidade
  • Autoria/Coautoria a Partir da Educomunicação: uma Reflexão da Prática Pedagógica e Profissional Docente
  • Distorção idade/ano na rede pública municipal de educação de Santa Maria/RS
  • Impacto Social no Mestrado Profissional na Formação Permanente Docente
  • O Controle Social das Políticas Públicas Educacionais no Brasil e o ataque do Decreto 9.759/2019
  • O Lugar da Educomunicação nas Licenciaturas da Universidade Federal De Santa Maria
  • O PNE (2014-2024) no Contexto da Rede de Apoio à Gestão Educacional
    2022 (Total: 4)
  • Ações de Extensão Universitária do GEPe REDES: contribuições para a formação de gestores educacionais e escolares no contexto pandêmico.
  • Contribuições do Programa Residência Pedagógica na formação docente
  • Estado do Conhecimento sobre o Programa Residência Pedagógica e suas contribuições na formação docentes.
  • Formação Inicial e Continuada de Professores: políticas públicas do financiamento da educação.
    2019 (Total: 1)
  • Políticas públicas de Educação Superior: uma análise do monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação.
    2021 (Total: 1)
  • Como produzimos políticas e práticas em contextos emergentes na Educação Básica e Superior
    2018 (Total: 2)
  • processo Avaliativo:questões pertinentes ao fazer pedagógico
  • Processo Avaliativo: Questões Pertinentes ao Fazer Pedagógico
    2017 (Total: 4)
  • Desafios na [re] estruturação Curricular dos Cursos de Licenciaturas
  • Gestão pedagógica: possibilidades e desafios na gestão escolar
  • Perfil dos gestores, suas contribuições e responsabilidades
  • Políticas Públicas de Avaliação em Larga escala e Qualidade na Gestão Escolar
    2016 (Total: 1)
  • Base Nacional Comum Curricular
    2012 (Total: 1)
  • O fazer pedagógico: planejamento e ação
    2011 (Total: 1)
  • O fazer pedagógico: planejamento e ação
    2010 (Total: 1)
  • Metodologia do Ensino Superior: Inter-relação entre Saberes Docentes e Planejamento de Ensino
    2009 (Total: 1)
  • Legislação e sua Aplicabilidade na Educação Infantil
    2007 (Total: 1)
  • Planejamento Interdisciplinar e Avaliação
    2005 (Total: 4)
  • A Função Reprodutora/Criadora das Artes Plásticas na Educação Infantil: Um Enfoque Sócio-Cultural
  • Como Trabalhar Elementos Fundantes em Artes Plásticas na Educação Infantil e Séies Iniciais
  • Metodologias de Projetos Cooperativos
  • Planejamento Interdisciplinar numa Perspectiva Sócio-Cultural
    1999 (Total: 3)
  • Avaliação na Perspectiva da Escola Cidadã
  • Mercado de Trabalho
  • Sexualidade
    1998 (Total: 1)
  • Contextualizando a Disciplina na Família e na Escola: Uma Questão de Limites
    2021 (Total: 1)
  • A inserção social do grupo de pesquisa Redes:extensão universitária para a gestão da educação básica.
    2021 (Total: 2)
  • Relato de Experiência: Ensino remoto na educação infantil-pré-escolar em tempos de Pandemia covid-19: narrativas da experiência no programa Residência Pedagógica/UFSM do núcleo prioritário Pedagogia/alfabetização
  • Relato de Experiência: Os desafios no processo de alfabetização em tempos de ensino remoto: desenvolvimento da lecto-escrita em turma de primeiro ano do Ensino Fundamental
    2011 (Total: 3)
  • Letramento e alfabetização: um olhar na diversidade cultural
  • Normas de Convivência e suas relações com o Projeto Político Pedagógico da escola
  • Uma visão Acadêmica do Processo de Gestão na Escola
    2022 (Total: 6)
  • A formação de professores por um olhar educomunicativo na perspectiva de uma educação onlife
  • Estado do conhecimento sobre a atuação da coordenação pedagógica na educação básica
  • Formação continuada de professores pela via do 3º setor: atualização da assessoria da PUFV a gestão do planejamento em escola públicas do RS
  • Grupo temático: Gestão Educacional
  • O PAPEL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL DE ALEGRETE-RS: DIÁLOGOS FORMATIVOS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL.
  • Teares de Pesquisa: O Estado do Conhecimento para o estudo do currículo no Ensino Fundamental
    2019 (Total: 13)
  • AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E INDICADORES DE APRENDIZAGENS: GESTÃO EDUCACIONAL E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL/RS
  • COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA PESQUISA ANCORADA NA PRODUÇÃO TÉCNICA CIENTÍFICA DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS NO BRASIL
  • DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR NO MBITO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DA BNCC E RCG
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO E CONTEXTOS EMERGENTES: UMA EXPERIÊNCIA À LUZ DA PEDAGOGIA DA ALTERN NCIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL/RS
  • GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL: (RE) ARTICULAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE CACHOEIRA DO SUL/RS
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA E A (RE)CONSOLIDAÇÃO DO PPP: UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DIALÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SONHO MEU /CACHOEIRA DO SUL-RS
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA: (RE) ARTICULAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE CACHOEIRA DO SUL/RS
  • Mestrado Profissional e Impacto Social: um estudo da arte com egressos do programa de pós-graduação em políticas públicas e gestão educacional da UFSM/RS
  • PESQUISA ESTADO DO CONHECIMENTO: UMA VISÃO PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM E A PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA
  • POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E O ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA
  • POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DAS ESCOLAS DO/NO CAMPO
  • POLÍTICAS PÚBLICAS E A CONSTRUÇÃO DO CUSTO ALUNO QUALIDADE-CAQ E O CUSTO ALUNO QUALIDADE INICIAL-CAQi: QUALIDADE X APREDNIZAGEM NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO SUL
    2018 (Total: 3)
  • O Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática na Educação Infantil: Uma proposta de construção dialógica na rede municipal de ensino de Toropi.
  • Plano municipal de educação: o papel do conselho municipal de educação de cachoeira do sul/rs no acompanhamento da política educacional
  • VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL, PLANO DE CARREIRA E PISO DO MAGISTÉRIO: INTERFACES DO ESTADO DO CONHECIMENTO
    2017 (Total: 1)
  • Repensando o espaço e a proposta Pedagógica para a Educação Infantil no Município de Toropi RS.
    2010 (Total: 1)
  • A Qualidade na Gestão Pedagógica
    2022 (Total: 1)
  • Educação Física: Currículo e didática
    2023 (Total: 2)
  • Avaliação para as Ações de Extensão na Universidade Federal de Santa Maria. (Desenvolvimento técnico – proposta instrucional)
  • Trilha de Orientação sobre o Acesso, Permanência e Utilização da Casa do Estudante Universitário. (Desenvolvimento de Produto – Instrucional
    2022 (Total: 3)
  • Distorção Idade/Ano no Município de Santa Maria/RS (E-book)
  • Elementos orientadores para a [re]significação do projeto político-pedagógico da EMEF Adelmo Simas Genro da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS. (Desenvolvimento de produto Técnico – Instrucional-Orientador)
  • Guia de Controle Social: o financiamento da educação pública municipal - Mecanismos de gerenciamento dos recursos públicos da educação
    2021 (Total: 2)
  • Caderno de Orientação Pedagógica do PUFV
  • Minuta de Resolução Normativa – Criação de Diretrizes Curriculares para Educação do Campo no Município de Cachoeira do Sul/RS
    2019 (Total: 1)
  • Curso de Formação Continuada para Gestores Escolares, Conselheiros Municipais De Educação e Técnicos Administrativos
    2019 (Total: 1)
  • Relatório Final - Gabinete de Projetos/UFSM
    2018 (Total: 2)
  • Relatório final de projeto de extensão - UFSM
  • Relatório final de projeto de pesquisa
    2017 (Total: 1)
  • Relatório Parcial de Pesquisa GAP- CE - UFSM
    2015 (Total: 2)
  • Assessora técnica do Conselho Municipal de Educação de Santa Maria
  • Fórum Municipal de Educação de Santa Maria
    2014 (Total: 4)
  • Assessoria pedagógica na construção do Plano Municipal de Educação de Município de Nova Palma
  • Assessoria pedagógica na implantação do curso preparatório para o magistério público estadual promovido pela CS- Educação profissional de nível técnico
  • Assessoria pedagógica na implantação do curso técnico profissionalizante de administração, contabilidade e informática da CS- Educação profissional de nível técnico
  • Assessoria pedagógica no curso de extensão de formação continuada de conselheiros municiais de educação (Pro- Conselho) da Secretaria de Educação Básica(SEB/MEC
    2012 (Total: 1)
  • Assessoria pedagógica no programa de formação de professores iniciantes do Centro Universitário Franciscano
    2018 (Total: 1)
  • Elaboração do Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia Diurno/UFSM
    2015 (Total: 2)
  • Construção do PPC EAD do curso em Tecnologia e Recursos Humanos Pedagogia do Centro Universitário Franciscano
  • Mestrado acadêmico área de ensino
    2014 (Total: 2)
  • Assessoria pedagógica para organização da Conferência Municipal de Educação de Faxinal do Soturno
  • Curso de Pedagogia EAD
    2015 (Total: 3)
  • Formadora do processo formativo institucional para professores iniciantes do Centro Universitário Franciscano
  • Relatora das Diretrizes Municipais de educação para campo
  • Relatora Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino da História e Cultura africana, Afro-brasileira e Indígena Municipal de Ensino de Santa Maria – RS.
    2014 (Total: 2)
  • Relatora das Diretrizes curriculares municipais para educação de jones e adultos
  • Revisora técnica Pedagógica de programas e planos de ensino do curso de Pedagogia do Centro Universitário
    2013 (Total: 5)
  • Palestra atuação dos conselhos municipais de educação no fórum regional de educação infantil região central/RS FREICENTRAL
  • Qualidade e formação de professores: interlocuções educação básica e superior
  • Revisora técnica Pedagógica de 52 Regimentos Escolares das escolas municipais de Ensino Fundamental de Santa Maria
  • Revisora técnica Pedagógica dos 22 Projetos Políticos Pedagógico e das escolas de Educação Infantil da rede municipal de Santa Maria 2013
  • Revisora técnica Pedagógica dos 52 Projetos Políticos Pedagógico das escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Santa Maria
    2023 (Total: 1)
  • Avaliação APCNS Capes
    2019 (Total: 2)
  • Implantação e Acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso de Geografia da UFSM
  • Reformulação curricular do Projeto do Curso de Bacharelado Letras-Português
    2018 (Total: 1)
  • Avaliação das Propostas de Cursos Novas (APCN) Da área Linguística e Literatura/ Acadêmico e Profissionais
    2013 (Total: 2)
  • Banca avaliadora do Salão de iniciação Científica da UNIFRA
  • Comissão Científica do Eboock, Interfaces entre políticas públicas/gestão educacional e formação docente
    2012 (Total: 2)
  • . Comissão Científica do III Seminário de Gestão Educacional e da IV Semana Acadêmica do curso de Especialização em Gestão Educacional- UFSM
  • Comissão Avaliadora de trabalhos científicos da XVI Jornada Nacional de Educação do Centro Universitário
    2024 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação UFSM'
  • Revisor de periódico 'Revista Internacional de Educação Superior'
    2023 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação UFSM'
  • Revisor de periódico 'Revista Internacional de Educação Superior'
    2022 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação UFSM'
  • Revisor de periódico 'Revista Internacional de Educação Superior'
    2021 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação UFSM'
  • Revisor de periódico 'Revista Internacional de Educação Superior'
    2020 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação UFSM'
  • Revisor de periódico 'Revista Internacional de Educação Superior'
    2019 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Internacional de Educação Superior'
    2004 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Sociais e Humanas'
    2014 (Total: 1)
  • Relatório UNCME Cirandas para Educação e Plano Nacional de Educação

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 4)
  • COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL DE ALEGRETE-RS: DIÁLOGOS AUTO(TRANS)FORMATIVOS NA FORMAÇÃO PERMANENTE
  • CURRÍCULO INCLUSIVO: PLATAFORMA COLABORATIVA INTEGRADA ÀS REDES DE APOIO À GESTÃO EDUCACIONAL/ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS
  • O CONTEXTO DA PRÁTICA NO CICLO DE POLÍTICA PÚBLICA: PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSM
  • POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: ACESSO E PERMANÊNCIA NA CASA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO DA UFSM
    2022 (Total: 5)
  • Avaliação Institucional na Pós-Graduação: Impacto Social na Atuação dos Egressos dos Mestrados Profissionais da UNIPAMPA- Campus Bagé
  • Avaliação para as ações de extensão na Universidade Federal de Santa Maria
  • Percursos e desafios na atuação dos conselhos de acompanhamento e controle social do município de Cachoeira do Sul/RS
  • Políticas públicas e gestão educacional: distorção idade/ano na rede pública de educação no município de Santa Maria/RS
  • Políticas Públicas e gestão educacional: distorção idade/ano na rede pública de educação no município de Santa Maria/RS
    2020 (Total: 4)
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PELA VIA DO TERCEIRO SETOR E ATUAÇÃO DA ASSESSORIA PEDAGÓGICA
  • FORMAÇÃO EM CONTEXTO: UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICA PARA [RE] SIGNIFICAR A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA E.M.E.I SONHO MEU/CACHOEIRA DO SUL/RS
  • GIRA...GIRA...GIRASSOL: MOVIMENTOS DE CONSTRUÇÃO DE DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE CACHOEIRA DO SUL/RS
  • IMPACTO SOCIAL DO MESTRADO PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO PERMANENTE DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE SANTA MARIA RS: CONTRIBUIÇÕES DOS EGRESSOS DO PPPG/UFSM
    2019 (Total: 3)
  • [Re] Articulação do Sistema Municipal de Ensino de Cachoeira Do Sul/RS: Gestão Democrática no o Cenário da Política Educacional
  • Assistência Estudantil da Universidade Federal de Santa Maria/RS: Estratégias para a Permanência do Estudante na Educação Superior
  • Martha Izabel Pauler Najar
    2018 (Total: 4)
  • GESTÃO UNIVERSITÁRIA E QUALIDADE NA EXTENSÃO:INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CURSOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA UFSM
  • O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DIALÓGICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TOROPI-RS
  • PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE MUNICÍPIOS PERTENCENTES À ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA ZONA DA PRODUÇÃO (AMZOP)-RS
  • PROGRESSÃO CONTINUADA NO BLOCO PEDAGÓGICO: DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE SANTA MARIA-RS
    2023 (Total: 1)
  • As Políticas Públicas da Educação do Campo: articulações entre a esfera nacional e municipal
    2021 (Total: 2)
  • O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO REMOTO
    2020 (Total: 3)
  • ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DAS RELAÇÕES FAMÍLIA E ESCOLA: O PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • UM ESTUDO /ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DA INTERAÇÃO SOCIAL E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NA INF NCIA EM ESCOLA DE TURNO INTEGRAL
  • UMA ANÁLISE DA GESTÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL/PRÉ-ESCOLAR EM CONTEXTO DE ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
    2019 (Total: 2)
  • Estado do Conhecimento acerca das Políticas de Avaliação da Educação Básica: Indicadores de Qualidade e Prova Brasil
  • Um Estudo Acerca das Produções Científicas sobre a Gestão Democrática em Escolas e Educação Infantil
    2018 (Total: 2)
  • A TRANSIÇÃO DA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
  • UM ESTUDO ACERCA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O USO DAS TICS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    2016 (Total: 1)
  • Atuação do pedagogo em classes hospitalares: possibilidades na prática pedagógica
    2015 (Total: 3)
  • Indicadores de qualidade na educação infantil: um olhar na dimensão do planejamento institucional
  • Possibilidades e desafios da gestão educacional na educação infantil
  • Princípios e mecanismos da gestão democrática e atuação do gestor no contexto escolar
    2014 (Total: 3)
  • A arte como dispositivo do processo criativo infantil em ambiente hospitalar
  • Desenvolvimento educacional docente e travessias na formação
  • Indicadores de qualidade da dimensão didático pedagógico do curso de Pedagogia
    2013 (Total: 4)
  • A importância da musicalização na educação infantil
  • As tecnologias digitais e inter-relações com a formação inicial de professor
  • Formação continuada de professores alfabetizadores: indicadores de qualidade no programa de alfabetização na idade certa(PNAIC)
  • O planejamento na educação infantil: um olhar no processo de [re]estruturação do projeto político pedagógico na rede Municipal de Santa Maria, RS
    2012 (Total: 2)
  • Adaptação escolar: possibilidades e desafios na educação infantil
  • Docência: Questões entre os saberes e fazeres da graduação à profissionalização