Marcia Berselli
Produção Bibliográfica
- 2024 (Total: 1)
- 2023 (Total: 6)
- ISSN ESTAMOS OBSERVANDO UM OBJETO DE VITRINE? Abordagens somáticas do movimento em aulas de teatro com adolescentes (Revista TKV - Técnica Klauss Vianna)
- ISSN Práticas cênicas acessíveis: podcast como modalidade de acesso a práticas de percepção e criação (Revista TXAI - Programa de Pós Graduação em de Artes Cênicas - Ufac)
- ISSN PRESENÇA MODIFICADA, SUBVERTIDA. É POSSÍVEL O ENCONTRO? (Revista Manzuá)
- 2022 (Total: 6)
- ISSN Para pensar a cena acessível: ensaiando uma noção de acessibilidade em uma perspectiva ecológica centrada na interação (Revista Científica/FAP (Curitiba. Online))
- ISSN Uma cultura de cuidado e afeto: apontamentos sobre segurança e confiança em uma oficina de teatro desenvolvida com/por mulheres (Revista Científica/FAP (Curitiba. Online))
- 2021 (Total: 9)
- ISSN Do depoimento à cena: o caráter autobiográfico na criação em modo colaborativo (REBENTO: REVISTA DAS ARTES DO ESPETÁCULO)
- 2020 (Total: 10)
- ISSN Abordagens somáticas do movimento como estratégia de preparação corporal: breve análise de práticas corporais em uma montagem teatral realizada em contexto acadêmico (O MOSAICO: REVISTA DE PESQUISA EM ARTES)
- ISSN DESESTABILIZAR SABERES: A INDISCIPLINA FAVORECENDO A AMPLIAÇÃO DO ACESSO ÀS ARTES CÊNICAS (Ephemera (Online))
- ISSN Entre a cela e a cena: desafios de uma pedagogia teatral e carcerária (A MARGEM: REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES)
- 2019 (Total: 6)
- ISSN Processos formativos em teatro: estratégias de criação mobilizando o trânsito da atenção no processo criativo (FUNDARTE)
- ISSN Tem Drama na sala de aula! Articulações entre literatura surda e práticas cênicas na escola (REVISTA NUPEART)
- 2018 (Total: 4)
- ISSN A presença de pessoas com deficiência na cena contemporânea desestabilizando construções sociais a respeito do corpo (REPERTÓRIO: TEATRO & DANÇA (ONLINE))
- ISSN Processo colaborativo e a busca pela horizontalidade das relações entre as funções da cena: procedimentos, práticas e estratégias de criação (CONCEIÇÃO/CONCEPTION REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES DA CENA)
- 2017 (Total: 7)
- ISSN Jogos teatrais e Viewpoints em uma escola municipal de Porto Alegre: a experiência do Projeto de Extensão Teatro e dança com alunos surdos IV (REVISTA DA EXTENSÃO DA UFRGS)
- ISSN Laboratório de experiências conviviais: da pesquisa em teatro aos quintais da cidade (REVISTA DA FUNDARTE)
- ISSN O contato no processo de criação do ator: considerações a partir de relações entre Stanislavski, Grotowski e Boal e o Contato Improvisação (Cena. UFRGS)
- ISSN Práticas e técnicas corporais promovendo a presença de artistas com deficiência na cena contemporânea (REVISTA GEARTE)
- ISSN Teatro e dança com alunos surdos: experiências com o sistema Viewpoints e o encontro de culturas na sala de aula (REVISTA DA FUNDARTE)
- 2016 (Total: 4)
- ISSN Prática cênica, ensino, registro e reflexão: teatro e dança com alunos surdos (Revista da Extensão)
- ISSN Procedimentos criativo-pedagógicos: a prática do Contato Improvisação no processo de criação do ator (Lamparina: Revista de Ensino do Teatro)
- 2015 (Total: 3)
- ISSN Os quintais de Porto Alegre: reflexões e relatos a respeito da proposta de criação de um circuito cênico em busca do convívio nos espaços históricos de Porto Alegre (Revista Arte ConTexto)
- ISSN PESQUISANDO PRÁTICAS CÊNICAS COM ALUNOS SURDOS: PROPOSIÇÕES DE CRIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR (Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas)
- ISSN REGISTRANDO PRÁTICAS DE TEATRO E DANÇA COM ALUNOS SURDOS: o registro enquanto recurso de pesquisa (Teatro: Criação e Construção de Conhecimento)
- 2014 (Total: 3)
- ISSN A criação em contato com o sensível: a prática do Contato Improvisação para além do desenvolvimento de competências técnicas necessárias ao ator (Gambiarra (Niterói))
- ISSN Compartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco: a experiência de uma aula de teatro com alunos surdos (Revista da Fundarte)
- ISSN Espaço para criar: teatro e dança com alunos surdos (Revista da Extensão)
- 2011 (Total: 1)
- ISSN Encontro entre o teatro e a educação (Revista do SAJU : para uma visao critica e interdisciplinar do direito)
- 2025 (Total: 1)
- ISSN Axé, Mona Rikumbi! As intersecções entre teatro, acessibilidade e negritude (REVISTA CENA)
- 2024 (Total: 2)
- Artivismos da filha do sol: feminismo negro e acessibilidade na trajetória artística de Mona Rikumbi (Artes cênicas e acessibilidade cultural: contextos de desaprendizagem Vol II)
- Cápsulas performáticas: estudo e criação no desenvolvimento de práticas corporais acessíveis (Artes cênicas e acessibilidade cultural: contextos de desaprendizagem Vol II)
- 2022 (Total: 4)
- Atividades extensionistas do teatro flexível nos anos de 2017 a 2019: uma breve revisão das ações desenvolvidas pelo par universidade-comunidade (Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: contextos de desaprendizagens)
- AULA DE TEATRO ON-LINE PARA PESSOAS SURDAS: O QUE PODEMOS APRENDER? ((Im)possibilidades do teatro na escola em tempos de pandemia)
- OFICINAS DE TEATRO PARA PESSOAS COM E SEM DEFICIÊNCIA: PRÁTICAS E PROCEDIMENTOS DE CRIAÇÃO EM BUSCA DA AMPLIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE ÀS ARTES CÊNICAS (Observatório de direitos humanos da Universidade Federal de Santa Maria: identidades, trajetórias e perspectivas)
- Teatro e comunidade: o autobiográfico e a comédia em oficinas de teatro vinculadas ao Geoparque Caçapava (Geoparque Caçapava aspirante Unesco: caminhos para o desenvolvimento local sustentável)
- 2019 (Total: 1)
- Acessibilidade em processos de ensino-aprendizagem em teatro (Pedagogia das Artes Cênicas: atuar e agir)
- 2017 (Total: 1)
- A presença de pessoas com deficiência nos ambientes de ensino-aprendizagem de artes cênicas: problematizações e desafios (Educação superior: desafios para a não compartimentação dos saberes)
- 2014 (Total: 1)
- Comunión en la frontera invisible: un estudio comparado de la noción de contacto en el proceso de creación del actor según Stanislavski y en la danza Contacto Improvisación (Stanislavski desde nuestros teatros)
- 2024 (Total: 1)
- ABORDAGENS À CENA ACESSÍVEL: PRINCÍPIOS PARA A PRÁTICA CÊNICA
- 2024 (Total: 1)
- Artes cênicas e acessibilidade cultural: contextos de desaprendizagem Vol II
- 2022 (Total: 1)
- Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: contextos de desaprendizagens
- 2021 (Total: 1)
- Pensamento Acessível - Cena Aberta: o que tenho a ver com isso?
- 2023 (Total: 2)
- Abordagens acessíveis de criação cênica: caderno de exercícios, jogos e propostas de composição
- Catálogo de Drama: propostas de processos de Drama para pessoas surdas
- 2022 (Total: 1)
- Caderno Somático II - Cápsulas performáticas
- 2021 (Total: 8)
- Caderno Somático
- Estratégias para uma aula de teatro acessível
- Guia de práticas cênicas acessíveis
- Isso não é teatro: guia de experimentos cênicos em ambiente virtual
- Jogos e exercícios teatrais em ambiente virtual: a comédia e o autobiográfico como recurso no desenvolvimento de práticas cênicas
- Práticas cênicas acessíveis: Guia para o desenvolvimento de oficinas de teatro com pessoas com e sem deficiência física
- Soltando o verbo: uma conversa sobre teatro e acessibilidade cultural
- Teatro Flexível em: cardápio somático
- 2015 (Total: 1)
- Teatro Flexível: Guia para o desenvolvimento de oficinas de teatro e dança com alunos surdos
- 2021 (Total: 1)
- Teatro e acessibilidade: desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis para o ensino de teatro (XXVIII Jornada de Jóvenes Investigadores de AUGM)
- 2019 (Total: 1)
- A interatividade de diferentes mídias em cena: uma análise de composições que enfatizam a presença do designer de cena na sala de ensaio (X Reunião Científica ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisas e Pós-Graduação em Artes Cênicas)
- 2018 (Total: 2)
- Cena inclusiva: interação entre pessoas com e sem deficiência e o papel do facilitador no processo de criação. (IX Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas)
- Desafios da diferença: possibilidades de uma cena inclusiva a partir das relações estabelecidas entre os colaboradores no processo de criação ? uma análise da estratégia de criação Cycles Repère (X Congresso da ABRACE)
- 2014 (Total: 3)
- Comunhão na fronteira invisível: um estudo comparado da noção de contato no processo de criação do ator segundo Stanislavski e na dança Contato Improvisação (Congresso Internacional Konstantin Stanislavski)
- Flexibilização em práticas cênicas: cruzamentos de práticas teatrais e Contato Improvisação em uma aula de teatro com surdos (Seminário Nacional de Arte e Educação)
- Funções flutuantes e o artista multidisciplinar (X Salão de Ensino UFRGS)
- 2012 (Total: 1)
- Gestos que falam: diálogos entre teatro e educação (XXII ConFAEB 2012 Arte/Educação: Corpo em trânsito)
- 2011 (Total: 1)
- Encontro entre o teatro e a surdez: a experiência do grupo de pesquisa teatral Signatores (Sexto Encontro de Pesquisa em Arte)
- 2023 (Total: 8)
- A PRESENÇA DO FLOP NO ESPETÁCULO BIRITA: PROCURA-SE: A POTÊNCIA DO FRACASSO PARA COMBATER O CAPACITISMO (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- AXÉ, MONA RIKUMBI! AS INTERSECÇÕES ENTRE TEATRO, ACESSIBILIDADE E NEGRITUDE NO MAPEAMENTO E INVESTIGAÇÃO BIOGRÁFICA DA ATRIZ (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- BIRITA: PROCURA-SE: A AUDIODESCRIÇÃO COMO RECURSO DE ANÁLISE DE ESPETÁCULOS (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- DIVERSO: OFICINAS DE TEATRO E DANÇA PARA PESSOAS COM E SEM DEFICIÊNCIA (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- DRAMAS E DADOS: O RPG COMO REFERÊNCIA PARA O PROFESSOR DE TEATRO NA CONDUÇÃO DE PROCESSOS DE DRAMA (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- Implicações estéticas, éticas e políticas da presença de artistas com deficiência na cena contemporânea (XIV Reunião de Antropologia do Mercosul)
- PRÁTICAS CÊNICAS ACESSÍVEIS: A ANÁLISE DO ESPETÁCULO BIRITA: PROCURA-SE (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- UM FEMINISMO ACESSÍVEL: RAÇA E DEFICIÊNCIA NA TRAJETÓRIA ARTÍSTICA DE MONA RIKUMBI, A FILHA DO SOL (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- 2022 (Total: 7)
- A ANÁLISE DO ESPETÁCULO BIRITA: PROCURA-SE A PARTIR DO ESTUDO DO LIVRO A ANÁLISE DOS ESPETÁCULOS DE PATRICE PAVIS (37ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- A DIVULGAÇÃO DAS OFICINAS CÁPSULAS PERFORMÁTICAS: ACESSIBILIDADE NAS REDES SOCIAIS (37ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- Cápsulas Performáticas: estudo e criação no desenvolvimento de práticas corporais acessíveis (37ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- Cápsulas Performáticas: práticas de criação cênica acessíveis promovendo doses de autocuidado no conhecido ambiente de casa (37ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- DESCRIÇÃO DE IMAGENS E ESTRUTURAÇÃO DE PROCESSOS DE DRAMA: ESTUDOS E AÇÕES EM BUSCA DE PRÁTICAS CÊNICAS ACESSÍVEIS (37ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- PRÁTICAS CÊNICAS, ESCOLA E ACESSIBILIDADE: OFICINAS ONLINE DE TEATRO PARA SURDOS (ANO III) (37ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- TEATRO FLEXÍVEL: RECURSOS DE ACESSIBILIDADE NOS MATERIAIS PRODUZIDOS PARA AS REDES SOCIAIS (37ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- 2021 (Total: 9)
- A DESCRIÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAIS ARTÍSTICOS E PEDAGÓGICOS PARA PESSOAS CEGAS E/OU COM BAIXA VISÃO (36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- CADERNO SOMÁTICO: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO ACESSÍVEL (36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- Corpos, repertórios e saberes: uma análise das Funções flutuantes em oficinas de teatro (36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- ESTRATÉGIAS PARA UMA AULA DE TEATRO ACESSÍVEL: pesquisando o desenvolvimento de materiais didáticos (36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- Guia de Práticas Cênicas Acessíveis: análise da Oficina de Teatro para pessoas com e sem deficiência gerando materiais didáticos para um ensino de teatro menos restritivo (36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- Oficinas de Teatro para grupo híbrido: mídias sociais na estratégia de divulgação. (36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- Processo de Drama no ambiente virtual: Oficinas Online de Teatro para Surdos (36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- TEATRO E ACESSIBILIDADE: ANÁLISE DE OFICINAS E DE ACONTECIMENTOS CÊNICOS (36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- TEATRO FLEXÍVEL: POR ONDE ANDA A PESQUISA SOBRE ACESSIBILIDADE NAS ARTES CÊNICAS? (36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM)
- 2019 (Total: 13)
- Em contato: oficinas de Contato Improvisação (34ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- ILUMINAÇÃO CÊNICA ALTERNATIVA EM UM PROCESSO DE CRIAÇÃO EM MODO COLABORATIVO: ANALISANDO AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NAS DISCIPLINAS DE MONTAGEM TEATRAL I E II (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
- O DESIGNER DE CENA EM UM PROCESSO COLABORATIVO: A EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE MONTAGEM TEATRAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
- O ENSINAR E O APRENDER NA AMIZADE E NA LIBERDADE: O PROFESSOR-PERSONAGEM COMO MEDIADOR EM UM PROCESSO DE DRAMA NA ESCOLA (34ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- O TEXTO COMO ELEMENTO HORIZONTAL DE CRIAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DESENVOLVIDO NAS DISCIPLINAS MONTAGEM TEATRAL I E II (34ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- OFICINAS DE TEATRO PARA PESSOAS COM E SEM DEFICIÊNCIA FÍSICA: O DESAFIO DA AMPLIAÇÃO DO ACESSO ÀS ARTES CÊNICAS (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
- PERFORMANDO PELA ESCOLA: DESENVOLVENDO E EXPERIMENTANDO ESTRATÉGIAS DE CRIAÇÃO DE PERFORMANCES COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO (34ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- PODER, INDISCIPLINA, HORIZONTALIDADE E COLABORAÇÃO: TENSIONANDO AS RELAÇÕES ENTRE AS FUNÇÕES DESIGN DE CENA, ENCENAÇÃO E ATUAÇÃO EM UM PROCESSO CRIATIVO COM UM GRUPO HÍBRIDO (34ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- PRÁTICAS CÊNICAS, ESCOLA E ACESSIBILDIADE: OFICINAS DE TEATRO PARA ALUNOS SURDOS (34ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- RECONHECENDO AS SINGULARIDADES: A ABORDAGEM SOMÁTICA DO MOVIMENTO COMO ESTRATÉGIA DE PREPARAÇÃO CORPORAL NAS DISCIPLINAS DE MONTAGEM TEATRAL I E II (34ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- Singularidade no espaço escolar: reconhecendo o contexto atual da acessibilidade em escolas de Santa Maria (34ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- Teatro e acessibilidade na escola: uma experiência de workshops formativos com professores da rede pública (34ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- UM OLHAR PARA A ATUAÇÃO NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA ENCENAÇÃO PÓS-DRAMÁTICA: LIBERDADE, AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE (34ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- 2018 (Total: 2)
- Acessibilidade em processos de ensino-aprendizagem em Teatro: abordagens à cena inclusiva (VI Seminário internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
- Escola, práticas cênicas e o revirar de perspectivas sobre acessibilidade: mapeamento nas escolas de Santa Maria (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
- 2017 (Total: 1)
- Estratégias de criação cênica e a perspectiva do processo colaborativo: uma experiência com as Funções Flutuantes no ensino de Teatro (XIII Salão de Ensino UFRGS)
- 2014 (Total: 2)
- Prática de criação cênica: Laboratório Experimental de Teatro I (X Salão de Ensino UFRGS)
- Prática de Criação Cênica - Oficina (X Salão de Ensino UFRGS)
- 2013 (Total: 2)
- JOGOS DE PERCEPÇÃO E EXPRESSÃO (XIV Salão de Extensão)
- Teatro e dança com alunos surdos (XIV Salão de Extensão UFRGS)
- 2012 (Total: 2)
- Gestos que falam: cultura e educação com surdos (XIII Salão de Extensão UFRGS)
- O público em cena: a construção de personagens a partir do relato de espectadores do teatro em Porto Alegre. (XXIV Salão de Iniciação Científica UFRGS)
- 2020 (Total: 10)
- 'Isso não é teatro': práticas cênicas, acessibilidade e colaboração em ambiente virtual (35 Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM)
- A comicidade na estética pós-dramática: uma investigação pelo viés da atuação contemporânea (35 Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM)
- Entre Drama e Performance: a sala de aula como espaço performativo de experimentação (35 Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM)
- Entre o Contato Improvisação e os jogos teatrais: uma análise do entrelaçamento de duas práticas em uma oficina de teatro (35 Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM)
- FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SANTA MARIA/RS: ACESSIBILIDADE, ARTES CÊNICAS E EDUCAÇÃO (VIII Congresso de Extensão e Cultura)
- Mais que um número de CPF: a atenção às singularidades dos estudantes de ensino médio através de princípios de abordagens somáticas (35 Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM)
- Oficinas de teatro para pessoas com e sem deficiência: um desafio no ambiente remoto (35 Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM)
- Oficinas online de teatro com surdos (35 Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM)
- Programa de Extensão Práticas cênicas, Escola e Acessibilidade - Ano III (35 Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM)
- Teatro e comunidade: relações com o patrimônio natural e cultural de Caçapava do Sul (35 Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM)
- 2019 (Total: 1)
- NÃO HÁ NINGUÉM E TIRO PRINTS DO COTIDIANO - INVESTIGAÇÕES DE PROCESSOS COLABORATIVOS: AS EXPERIÊNCIAS DO LACRI ? LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO (34ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- 2018 (Total: 7)
- A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A ESTIMULAÇÃO EMOCIONAL COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS HOSPITALARES (33ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR: ASPECTOS ARQUITETÔNICOS, METODOLÓGICOS E ATITUDINAIS (33ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- Estudante surdo, professora ouvinte... é Drama! Desenvolvendo práticas cênicas com estudantes surdos a partir do Drama (33ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- ESTAR EM CONTATO: OFICINA ACESSÍVEL DE CONTATO IMPROVISAÇÃO PARA A COMUNIDADE (33ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- FAZER DRAMA NA ESCOLA: PRÁTICAS CÊNICAS COM ESTUDANTES SURDOS (Compartilhando Saberes)
- Pluralidade da encenação: enfatizar diferenças, flexibilizar hierarquias e compartilhar o controle do processo de criação cênica (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- VIOLÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS? O DISCURSO POÉTICO NA CENA PERFORMÁTICA (33ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- 2017 (Total: 5)
- A POTÊNCIA DO TRÂNSITO DA ATENÇÃO NO PROCESSO DE CRIAÇÃO CÊNICA EM MODO COLABORATIVO (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Práticas cênicas com alunos surdos (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Práticas cênicas com alunos surdos: desfazendo a dicotomia teórico-prática (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
- PROCESSO DE CRIAÇÃO DE IDENTIDADE VISUAL E MATERIAL GRÁFICO PARA O EVENTO ?I ENCONTRO DOS ESTÁGIOS DA LICENCIATURA EM TEATRO' (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
- PRODUÇÃO DO EVENTO I ENCONTRO DOS ESTÁGIOS DA LICENCIATURA EM TEATRO (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2016 (Total: 1)
- TEATRO E DANÇA COM ALUNOS SURDOS IV (XVII Salão de Extensão UFRGS)
- 2015 (Total: 2)
- A organicidade a partir do contato no processo de criação do ator: a consciência como observadora (VIII Congresso da ABRACE)
- Teatro e dança com alunos surdos III (XVI Salão de Extensão UFRGS)
- 2014 (Total: 1)
- TEATRO E DANÇA COM ALUNOS SURDOS II (XV Salão de Extensão)
- 2013 (Total: 1)
- Dança e teatro com alunos surdos (XIV Salão de Extensão)
- 2011 (Total: 1)
- Gestos que falam: diálogos entre teatro e educação (12 Salão de Extensão)
- 2019 (Total: 1)
- Robert Wilson: método de workshop (Capítulo Methods, Elements and Principles - Workshop Method - Livro Robert Wilson)
Produção Técnica
- 2023 (Total: 1)
- Abordagens acessíveis de criação cênica: caderno de exercícios, jogos e propostas de composição
- 2022 (Total: 2)
- Caderno Somático II - Cápsulas performáticas
- Teatro Flexível: abordagens corporais
- 2021 (Total: 7)
- Caderno Somático
- Estratégias para uma aula de teatro acessível
- Guia de práticas cênicas acessíveis
- Isso não é teatro: guia de experimentos cênicos em ambiente virtual
- Jogos e exercícios teatrais em ambiente virtual: a comédia e o autobiográfico como recurso no desenvolvimento de práticas cênicas
- Práticas cênicas acessíveis: guia para o desenvolvimento de oficinas de teatro com pessoas com e sem deficiência física
- Teatro Flexível em: cardápio somático
- 2015 (Total: 1)
- Teatro Flexível: guia para o desenvolvimento de oficinas de teatro e dança com alunos surdos
- 2023 (Total: 1)
- IV Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: práticas e desaprendizagens
- 2022 (Total: 1)
- III Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: práticas e desaprendizagens
- 2021 (Total: 1)
- II Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: práticas e desaprendizagens
- 2020 (Total: 1)
- I Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: encontros e desaprendizagens
- 2019 (Total: 2)
- II Simpósio Pensamento Acessível Cena Aberta
- III Encontro dos Estágios da Licenciatura em Teatro
- 2018 (Total: 2)
- I Simpósio Pensamento Acessível ? Cena Aberta
- II Encontro dos Estágios da Licenciatura em Teatro
- 2017 (Total: 2)
- I Encontro dos Estágios da Licenciatura em Teatro
- Mostra dos Exercícios de Encenação IV - Licenciatura em Teatro
- 2016 (Total: 1)
- V Seminário da Licenciatura em Teatro
- 2023 (Total: 1)
- Oficina Processos de Drama em Libras
- 2022 (Total: 3)
- Oficina Cápsulas Performáticas (micro dose)
- Teatro Flexível: abordagens corporais
- Teatro Flexível: perceber, sentir, mover, criar
- 2020 (Total: 2)
- Relatório de Pesquisa - Edital FIPE ARD/UFSM
- Relatório Programa de Extensão Edital Fundo de Incentivo e Extensão - FIEX CAL/2020
- 2019 (Total: 5)
- Oficina Práticas cênicas acessíveis: movimento, jogo e composição
- Relatório de Pesquisa - Bolsa IC JOVEM (UFSM)
- Relatório Edital Programa de Licenciaturas - PROLICEN 2019
- Relatório Edital Programa Especial de Incentivo à Pesquisa para o Servidor Mestre (PEIPSM/UFSM) 2019
- Relatório Programa de Extensão Edital Fundo de Incentivo e Extensão - FIEX CAL/2019
- 2018 (Total: 10)
- Edital Fundo de Incentivo e Extensão - FIEX CAL/2018
- Edital Programa de Licenciaturas - PROLICEN 2018.
- Em contato: oficina de Contato Improvisação
- I Encontro Teórico Aberto da Pesquisa Procedimentos e práticas de colaboração artística horizontal: corpos, repertórios e saberes
- II Encontro dos Estágios da Licenciatura em Teatro
- II Encontro Teórico Aberto da Pesquisa Procedimentos e práticas de colaboração artística horizontal: corpos, repertórios e saberes
- Procedimentos e práticas de colaboração artística horizontal: um espaço de exercício com as funções flutuantes
- Relatório de Pesquisa - Bolsa IC JOVEM (UFSM)
- Relatório Edital Programa Especial de Incentivo à Pesquisa para o Servidor Mestre (PEIPSM/UFSM) 2018
- Teatro: percepção, expressão e criação
- 2017 (Total: 4)
- Edital Fundo de Incentivo e Extensão - FIEX CAL/2017
- Edital Programa de Licenciaturas - PROLICEN 2017
- I Encontro dos Estágios da Licenciatura em Teatro
- Relatório Edital Programa Especial de Incentivo à Pesquisa para o Servidor Mestre (PEIPSM/UFSM) 2017
- 2015 (Total: 3)
- Criar em Contato: composições no tempo presente
- Teatro e dança com alunos surdos III
- Teatro e Educação: jogos teatrais e práticas cênicas no contexto escolar
- 2014 (Total: 4)
- Jogos de criação e percepção
- O Contato Improvisação na formação do ator
- Prática de Criação Cênica
- Teatro e dança com alunos surdos II
- 2013 (Total: 2)
- Jogos de percepção e expressão
- Teatro e dança com alunos surdos
- 2012 (Total: 1)
- Gestos que falam: diálogos entre teatro e educação II
- 2011 (Total: 1)
- Gestos que falam: diálogos entre teatro e educação
- 2010 (Total: 1)
- Workshop de Criação de bonecos
- 2023 (Total: 2)
- DIVERSO: OFICINAS DE TEATRO E DANÇA PARA PESSOAS COM E SEM DEFICIÊNCIA
- Implicações estéticas, éticas e políticas da presença de artistas com deficiência na cena contemporânea
- 2021 (Total: 1)
- Processus de création et de formation accessibles : l'altérité dans la fabrication du théâtre
- 2018 (Total: 1)
- Acessibilidade em processos de ensino-aprendizagem em Teatro
- 2014 (Total: 2)
- Flexibilização em práticas cênicas: cruzamentos de práticas teatrais e Contato Improvisação em uma aula de teatro com surdos
- Prática de criação cênica: Laboratório Experimental de Teatro I
- 2011 (Total: 1)
- Encontro entre o teatro e a surdez: a experiência do Grupo de Pesquisa Teatral Signatores
- 2020 (Total: 1)
- Diálogos sobre práticas cênicas e acessibilidade
- 2019 (Total: 1)
- Praticas cênicas acessíveis: algumas abordagens sobre o ver e o fazer teatro com grupos híbridos
- 2017 (Total: 1)
- Práticas corporais e a perspectiva da acessibilidade: as abordagens somáticas do movimento
- 2016 (Total: 1)
- O Teatro Gaúcho
- 2024 (Total: 1)
- Investigações de processos colaborativos ocupando a cidade: criação em ciclos, mídias digitais e espaço urbano
- 2018 (Total: 2)
- A diferença como potência: a função da encenação em um processo criativo em modo colaborativo
- Desafios da diferença: possibilidades de uma cena inclusiva a partir das relações estabelecidas entre os colaboradores no processo de criação
- 2017 (Total: 2)
- A interferência do trânsito da atenção no fluxo criativo em procedimentos criativo-pedagógicos desenvolvidos em modo colaborativo
- Cena inclusiva: interação entre pessoas com e sem deficiência e o papel do facilitador nos processos de criação
- 2016 (Total: 1)
- Interação cênica entre artistas com e sem deficiência: uma análise dos coletivos Companhia Gira Dança e Le Bureau de l'APA
- 2013 (Total: 1)
- Comunhão na fronteira invisível: um estudo comparado da noção de contato no processo de criação de Stanislavski e na dança Contato Improvisação
- 2012 (Total: 2)
- Gestos que falam: diálogos entre teatro e educação
- O espectador em cena: a construção de personagens a partir do relato de espectadores.
- 2021 (Total: 1)
- Aula de teatro online para pessoas surdas: o que podemos aprender?
- 2018 (Total: 1)
- Oficinas de teatro com alunos surdos: o Drama como possibilidade potente nos processos de ensino-aprendizagem em uma escola bilíngue
- 2017 (Total: 1)
- ESTRATÉGIAS DE CRIAÇÃO CÊNICA E A PERSPECTIVA DO PROCESSO COLABORATIVO: UMA EXPERIÊNCIA COM AS FUNÇÕES FLUTUANTES NO ENSINO DE TEATRO
- 2015 (Total: 1)
- Teatro e dança com alunos surdos III
- 2014 (Total: 3)
- A organicidade a partir do contato no processo de criação do ator: a consciência como observadora
- Processo de criação do ator: a busca pela organicidade a partir do contato
- Teatro e dança com alunos surdos II
- 2013 (Total: 1)
- Teatro e dança com alunos surdos
- 2012 (Total: 1)
- O público em cena: a construção de personagens a partir do relato de espectadores do teatro em Porto Alegre.
- 2009 (Total: 1)
- Apresentação Artístico Cultural
- 2021 (Total: 1)
- Abordagens somáticas do movimento e Contato Improvisação em oficinas de teatro com grupo híbrido
- 2019 (Total: 1)
- Procedimentos e práticas de colaboração artística horizontal: (re)pensando processos de ensino-aprendizagem em teatro a partir das funções flutuantes
- 2018 (Total: 1)
- Acessibilidade em processos de ensino-aprendizagem em Teatro: abordagens à cena inclusiva
- 2017 (Total: 1)
- A presença de pessoas com deficiência nos ambientes de ensino-aprendizagem de Artes Cênicas: problematizações e desafios
- 2016 (Total: 1)
- Práticas e técnicas corporais promovendo a presença de artistas com deficiência na cena contemporânea
- 2022 (Total: 1)
- Pesquisadora das Artes Cênicas investiga práticas para uma cena acessível
- 2021 (Total: 2)
- Entrevista: Teatro Flexível e a acessibilidade nos palcos e no cotidiano
- Projeto traz vídeo de práticas cênicas em libras, áudio e material em PDF
- 2019 (Total: 1)
- Fazendo Arte Entrevista Marcia Berselli
- 2017 (Total: 1)
- Nada sobre nós, sem nós
- 2014 (Total: 1)
- Escola e Extensão de Mãos Dadas
- 2023 (Total: 1)
- Teatro e dança promovem inclusão de pessoas com deficiência em Porto Alegre e Canoas
- 2021 (Total: 1)
- Assessoria em Acessibilidade Cultural - Colônia de férias acessível (Shopping Metropolitano Barra)
- 2023 (Total: 1)
- Avaliação de Trabalhos Jornada Acadêmica Integrada (JAI/UFSM) 2023
- 2022 (Total: 1)
- Avaliação de Trabalhos Jornada Acadêmica Integrada (JAI/UFSM) 2022
- 2021 (Total: 1)
- Avaliação de Trabalhos Jornada Acadêmica Integrada (JAI/UFSM) 2021
- 2020 (Total: 1)
- Avaliação de Trabalhos - Jornada Acadêmica Integrada JAI/2020
- 2019 (Total: 1)
- Avaliação de Trabalhos Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM 2019
- 2018 (Total: 1)
- Avaliação de Trabalhos Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM 2018
- 2017 (Total: 1)
- Avaliação de Trabalhos Jornada Acadêmica Integrada - JAI/ufsm 2017
- 2016 (Total: 1)
- Assessoria - Participação em Comissão Científica do V Seminário da Licenciatura em Teatro
- 2024 (Total: 4)
- Parecer de artigo científico - Manuscript ID CRDE-2023-0042 (Revision 1) for Research in Drama Education:
- Parecer de artigo científico - Manuscript ID CRDE-2023-0064 for Research in Drama Education:
- Parecer de artigo científico - Revista Extensão em Foco
- Parecerista ad hoc Edital PROBEX 2024/UERGS
- 2023 (Total: 5)
- Parecer de artigo científico - Manuscript ID CRDE-2023-0042 for Research in Drama Education:
- Parecer de artigo científico - Revista Pitágoras 500
- Parecer de artigo científico - Revista Rebento
- Parecer de Livro - Editora UFSM
- Parecerista ad hoc Edital Série Extensão - Chamada 085/2022 - Produtos Editorias (Exceto Livro)
- 2022 (Total: 2)
- Parecer de artigo científico - Manuscript ID CRDE-2022-0064.R1 for Research in Drama Education:
- Parecerista ad hoc Edital 043/2021 PRE/UFSM Publicação série extensão - Produtos editoriais
- 2021 (Total: 6)
- Parecer artigo científico - Revista Cena
- Parecer artigo científico - Revista Extensão em foco
- Parecer artigo científico - Revista Nupeart
- Parecer artigo científico - Revista Olhares & Trilhas (58757)
- Parecer artigo científico - Revista Olhares & Trilhas (59671)
- Parecerista ad hoc referente a chamada 63/2020 (PRE/UFSM)
- 2020 (Total: 3)
- Parecer de Artigo Científico - Research in Drama Education: The Journal of Applied Theatre and Performance (Ride Journal)
- Parecer de Artigo Científico - Revista Cena
- Parecer de Artigo Científico - Revista Nupeart (ID17354)
- 2019 (Total: 4)
- Parecer de Artigo Científico - Revista Nupeart (ID13936)
- Parecer de Artigo Científico - Revista Nupeart (ID15098)
- Parecer de Artigo Científico - Revista Nupeart (ID15280)
- Parecer de Artigo Científico - Revista Nupeart (ID16047)
- 2024 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'REVISTA DA FUNDARTE'
- 2023 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'REVISTA DA FUNDARTE'
- 2022 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'REVISTA DA FUNDARTE'
- 2021 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'REVISTA DA FUNDARTE'
- 2020 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'REVISTA DA FUNDARTE'
- 2019 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'REVISTA DA FUNDARTE'
- 2018 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'REVISTA DA FUNDARTE'
- 2017 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'REVISTA DA FUNDARTE'
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2022 (Total: 1)
- A estética do impossível: a deficiência como potência na criação cênica
- 2022 (Total: 1)
- Programa de Extensão Práticas cênicas, escola e acessibilidade Ano V
- 2018 (Total: 2)
- Um olhar sobre a atuação no Projeto Violências contemporâneas e Criação em Ciclos
- Um olhar sobre a encenação no Projeto Violências contemporâneas e Criação em Ciclos
- 2017 (Total: 6)
- Aprender com a alteridade: horizontalização de saberes na aula de Teatro
- Escola Margarida Lopes: uma experiência com alunos inconstantes
- FLEXIBILIZAR AS HIERARQUIAS: um caminho possível, mas em construção
- Práticas cênicas com alunos surdos
- Relações entre circo e educação física: uma vivência acrobática com Bambolês
- Tecendo novas escrituras cênicas e (auto)biográficas com grupos inconstantes: uma experiência na escola Margarida Lopes
- 2016 (Total: 6)
- Aparelhos circenses e a performance
- De que canto eu venho? Introdução à Educação somática a partir das abordagens de Kristin Linklater
- Experiências com o ensino de Técnicas Circenses no Ensino Médio
- INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA: crianças em processo de tratamento oncológico
- MANUAL PRÁTICO PARA A CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS ATRAVÉS DE DANÇAS TRADICIONALISTAS GAÚCHAS
- O TEATRO COMO AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: OS FENÔMENOS QUÍMICOS- A FORMAÇÃO DAS NUVENS
- 2023 (Total: 6)
- Dramas & Dados: O RPG como referência para o professor de teatro na condução de processos de Drama
- ENTRE TELAS, FICÇÕES, ESPAÇOS E TEMPOS: PROCESSOS DE DRAMA EM SESSÕES ÚNICAS COM SURDOS EM AMBIENTE VIRTUAL
- Estou seguro aqui?: aulas de teatro com homens da comunidade LGBTQIAPN+
- MARAMBA: UM MANIFESTO PELA EXISTÊNCIA AMAZÔNIDA
- Percepções sobre o processo criativo cênico como espaço de sentir e formar
- Teatro e neurodiversidade: análise de metodologias de ensino/criação com pessoas neurodivergentes
- 2022 (Total: 3)
- A JORNADA DA ATRIZ NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM VÍDEO-ENSAIO: guia de sobrevivência para aventureiras(os) desavisadas(os)
- Rotas de fuga: as pedagogias do teatro em sistemas socioeducativos brasileiros na última década
- TORTURAS: um estudo sobre processo de criação, padrão de beleza e teatros feministas
- 2020 (Total: 5)
- A COMICIDADE NA ESTÉTICA PÓS-DRAMÁTICA: uma investigação pelo viés da atuação contemporânea
- Entre realidade e ficção na sala de aula: o processo de Drama através de uma lente performativa
- ENTRE O CONTATO IMPROVISAÇÃO E OS JOGOS TEATRAIS: Uma análise sobre o entrelaçamento de duas práticas em uma oficina de teatro
- MAIS QUE UM NÚMERO DE CPF: A ATENÇÃO ÀS SINGULARIDADES DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO SOMÁTICA
- Todos em torno do sol: um estudo sobre o fazer da encenadora a partir da análise de um processo de criação
- 2019 (Total: 2)
- Loco Lândia - o planeta dos memes apresenta: a professora-personagem em busca de uma mediação sensível em um processo de Drama na escola
- Performando pela escola: desenvolvendo e experimentando estratégias de criação de performances com estudantes do Ensino Médio