Belkis Souza Bandeira
Produção Bibliográfica
- 2016 (Total: 1)
- Apresentação (II Seminário Internacional Michel Foucault: cinquentenário de As palavras e as coisas.)
- 2021 (Total: 1)
- 2019 (Total: 1)
- ISSN EDUCADORES E EDUCAÇÃO: PESQUISA BIOGRÁFICA E PRÁTICAS DE ENSINO NO CONTEXTO AFRICANO (Rein! Revista Educação Inclusiva)
- 2014 (Total: 4)
- ISSN A filosofia na perspectiva da obra de Theodor Adorno: experiência e conceito na Dialética Negativa (Constelaciones: Revista de Teoria Crítica)
- ISSN Educação, filosofia, arte e ruptura: revisitando Theodor W. Adorno (Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online))
- ISSN Filosofia e formação humana: a constelação e o desmoronamento da identidade emTheodor Adorno (Impulso (Piracicaba))
- 2012 (Total: 1)
- ISSN Formação cultural e semiformação: contribuições de Theodor Adorno para pensar a educação hoje (Educação (PUCRS. Impresso))
- 2021 (Total: 1)
- ISSN A GENEALOGIA COMO EXPANSÃO DA CRÍTICA NO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT (Conjectura: Filosofia e Educação (UCS))
- 2022 (Total: 1)
- Educação estética: uma perspectiva de emancipação (Educação, experiência e formação estética: diálogos com a teoria crítica da sociedade (contemporânea))
- 2021 (Total: 1)
- doi ESTÉTICA E EDUCAÇÃO OU EDUCAÇÃO ESTÉTICA? CONTRIBUIÇÕES DE KANT, SCHILLER E ADORNO (HUMANITAS E BILDUNG: Uma homenagem a Osmar Schaefer)
- 2019 (Total: 2)
- doi CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO HUMANA OMNILATERAL: UMA POSSIBILIDADE ATRAVÉS DA FILOSOFIA SOCIAL MARXIANA (Contradições e Desafios na Educação Brasileira 4)
- Escola e aprendizagem: outras perspectivas para se pensar os processos educativos (Lugares de pesquisa, memória e internacionalização em dez anos de AINPGP/FIPED)
- 2018 (Total: 2)
- APRENDIZAGEM PELA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR (Investigar para transformar)
- O ENFRENTAMENTO ÀS CRISES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E ARTE COMO POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIA (Políticas sociais na América Latina:retrocessos e resistências)
- 2017 (Total: 3)
- Arte e negatividade: da atualidade crítica da estética adorniana (Theodor W. Adorno: a atualidade da crítica: vol. 1)
- Ideologia e biopolítica: Marx e Foucault e a Ideologia como política da vida (Filosofia e educação: ética, política e barbárie)
- Ideologia e biopolítica: possíveis aproximações e deslocamentos (Temas de Filosofia Política Contemporânea)
- 2016 (Total: 1)
- Indústria cultural e semiformação: Theodor Adorno e os prejuízos da formação danificada (FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO)
- 2014 (Total: 1)
- Introdução à ciência psicológica (Elementos de fundamentos psicológicos da educação)
- 2010 (Total: 2)
- Pesquisa do Entorno: Ponto de partida de uma proposta metodológica (A subjetividade do lugar e dos professores na formação: o curso de Licenciatura em Pedagogia a distância UFPEL)
- Theodor Adorno, Estética e Educação: Possibilidades de Diálogos (Caleidoscópio: temas de educação e filosofia)
- 2009 (Total: 1)
- A sociedade contemporânea: Um olhar neste incerto século XXI (Interfaces: temas de Educação e Filosofia)
- 2008 (Total: 1)
- Formação Cultural e Educação: Adorno e a Semiformação (Filosofia, educação e práxis social em textos)
- 2015 (Total: 1)
- Formação cultural, semiformação e indústria cultural: contribuições de Theodor W. Adorno para pensar a educação
- 2016 (Total: 2)
- II Seminário Internacional Michel Foucault: cinquentenário de As palavras e as coisas
- II Seminário Internacional Michel Foucault: cinquentenário de As palavras e as coisas.
- 2007 (Total: 1)
- Pesquisa do entorno: Ponto de partida de umas proposta metodológica
- 2005 (Total: 3)
- Formação Cultural,Semiformação e Educação
- Reflexões sobre um Pensamento latino-americano
- Teoria Crítica e Moral:Adorno e Horkheimer e a Dialética do Esclarecimento
- 2004 (Total: 2)
- Da Lei Moral à Autorização para Coagir:Breve passagem pelos princípios Metafísicos da Doutrina do Direito de Kant
- Merleau-Ponty e a Linguagem do Mundo
- 2003 (Total: 2)
- A Política Medieval e Marsílio de Pádua:A Civitas marsiliana e uma nova visão de homem no Medievo
- Promessas, Perdas,Castigos e Reparações:Nietzsche e a Genealogia da Culpa
- 2016 (Total: 1)
- Michel Foucault e a Modernidade: Alguns apontamentos (II Seminário Internacional Michel Foucault: cinquentenário de As palavras e as coisas)
- 2013 (Total: 3)
- A filosofia, sob a perspectiva da obra de Theodor Adorno, como possibilidade de enfrentamento ao modelo semiformativo da educação hoje (II Congreso Latinoamericano de filosofía de la educación)
- Estética e Educação ou Educação Estética: Diálogos Possíveis (II Encuentro de las ciencias humanas y tecnológicas para la integración en el conosur)
- Nietzsche e Foucault: da vontade de potência ao poder como ato (II Encuentro de las ciencias humanas y tecnológicas para la integración en el conosur)
- 2012 (Total: 1)
- A filosofia na perspectiva da obra de Theodor Adorno: Crítica ao pensamento da identidade (VII Ciclo de Estudos Educação e Filosofia: Tem jogo neste campo?)
- 2011 (Total: 4)
- Filosofia como possibilidade de crítica ao modelo semiformativo que vigora na educação contemporânea: Contribuições da dialética negativa adorniana (VII Congresso Internacional de educação)
- Formação cultural e Semiformação: Contribuições de Kant, Hegel, Marx e Adorno para pensar à educação hoje (IV Seminário Internacional sobre filosofia e educação)
- O pensamento ético-político de Aristóteles: Repensando a dicotomia liberalismo versus comunitarismo (VIII Foro latinoamericano: Memoria e Identidad)
- Reconhecimento e educação (I Encuentro de las ciencias humanas y tecnológicas para la integración en el conosur)
- 2010 (Total: 4)
- Governamentalidade e Práxis Educacional (XI Simpósio Internacional IHU)
- Pedagogia Negativa: Uma tentativa de incorporar, á luz do pensamento adorniano, uma concepção estética à educação (Encontro de Pesquisa em Educação da Regiçao Sul -Anped Sul)
- RECONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E TRABALHO SOCIAL (VII Foro Latinoamericano)
- Uma tentativa de incorporar, à luz do pensamento adorniano, uma concepção estética à educação (VI Ciclo de studos Educação e Filosofia: Tem jogo neste campo?)
- 2009 (Total: 7)
- Educação e Globalização: Uma rediscussão da crise da escola (6º Foro Latinoamericano "Memoria e Identidad".En las fronteras de la realidad: Identidad para la diversidad, memoria para el futuro)
- Estética e educação ou Educação Estética; Possibilidades de Diálogos (VI Congresso Internacional de Educação: Educação e tecnologias:sujeitos (des)conectados)
- Estética e Educação ou Educação Estética: Uma tentativa de incorporar, à luz do pensamento adorniano, uma concepção estética à educação (VIII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia)
- Formação Cultural, Educação e Emancipação (I congresso Internacional de Filosofia da Educação de países e comunidades de lingua portuguesa)
- Indústria Cultural e (de)formação de consciências (III Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências)
- Indústria Cultural e a (de) formação de consciências (V Ciclo de estudos Filosofia e Educação: tem jogo neste campo)
- Uma rediscussão da crise da escola (VI Congresso Internacional de Educação: Educação e tecnologias:sujeitos (des)conectados)
- 2008 (Total: 6)
- A sociedade contemporânea: Um olhar neste incerto século XXI e algumas reflexões sobre a educação (IV Ciclo de estudos Educação e Filosofia)
- Educação popular no Brasil: resgatando identidades (V Foro latinoamericano 'Memoria e identidad')
- Estética da educação ou educação estética:Pensando a educação sob outro olhar (II Simpósio Internacional em educação e filosofia)
- Estética e Educação:Contribuições de Kant,Schiller e Adorno (III Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação)
- Estética: Pensando a educação sob outro olhar (VII Seminario de Pesquias em Educação da Região Sul)
- Nietzsche e Foucault: Da vontade de potência ao poder como ato (I Colóquio Nacional Michel Foucault)
- 2007 (Total: 1)
- Formação Cultural e Educação: Contribuições de Theodor W. Adorno (V Congresso Internacional de Educação-Pedagogias (entre) lugares e saberes)
- 2006 (Total: 1)
- Formação Cultural e educação: Adorno e a semiformação (II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências)
- 2017 (Total: 1)
- OS NEXOS ENTRE OS PARADIGMAS DE FORMAÇÃO HUMANA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PAIDÉIA, A BILDUNG E A FORMAÇÃO OMNILATERAL. (III Congreso Internacional Nuevos horizontes de Iberoamérica)
- 2013 (Total: 1)
- A filosofia, sob a perspectiva da obra de Theodor Adorno, como possibilidade de enfrentamento ao modelo semiformativo da educação hoje (II Congreso Latinoamericano de filosofía de la educación)
- 2012 (Total: 1)
- A filosofia na perspectiva da obra de Theodor Adorno: Crítica ao pensamento da identidade (VII Ciclo de Estudos Educação e Filosofia: Tem jogo neste campo?)
- 2011 (Total: 2)
- Cadernos Adorno(recurso eletrônico: diálogos filosóficos em educação, ética e estética. (Seminário Nacional Theodor Adorno: Diálogos filosóficos em Educação, Ética e Estética e IV Seminário Temático)
- Formação cultural e Semiformação: Contribuições de Kant, Hegel, Marx e Adorno para pensar à educação hoje (PRIMER CONGRESO LATINOAMERICANO DE FILOSOFÍA DE LA EDUCACIÓN)
- 2010 (Total: 1)
- Governamentalidade e Práxis Educacional (XI Simpósio Internacional IHU)
- 2009 (Total: 1)
- Educação e globalização: Uma rediscussão da crise da escola (VI Foro latinoamericano: Memoria e Identidad)
- 2008 (Total: 3)
- Educação Popular no Brasil: Resgatando identidades (V Foro Latinoamericano "Memoria e Identidad")
- Educação Popular no Brasil:Resgatando identidades (V Foro Latinoamericano "Memoria e Identidad")
- Nietzsche e Foulcault:Da vontade de potência ao poder como ato (I Colóquio Nacional Michel Foucault)
- 2006 (Total: 1)
- Formação Cultural e Educação (VIII Encontro de Pós Graduação)
- 2010 (Total: 1)
- Reconhecimento na educação: Relato da experiência na Ceval (VII Foro Latinoamericano: Memoria e Identidad)
Produção Técnica
- 2013 (Total: 1)
- Escola e políticas públicas II
- 2007 (Total: 1)
- Pesquisa do entorno: Ponto de partida de uma proposta metodológica
- 2017 (Total: 1)
- Simpósio Filosofia e educação: compromissos e perspectivas em tempos sombrios
- 2016 (Total: 1)
- II SEMINÁRIO INTERNACIONAL MICHEL FOUCAULT:cinquentenário de As palavras e as coisas
- 2020 (Total: 1)
- III Workshop Filosofia, Educação e Práxis Social
- 2013 (Total: 2)
- II Encuentro de las Ciencias Humanas e Tecnológicas para la integración en el Conosur
- Simpósio Perspectivas que ensinam em filosofia da educação: estética, cognição, arte e tecnologias
- 2010 (Total: 1)
- VI Ciclo de estudos Educação e filosofia: Tem jogo neste campo
- 2009 (Total: 1)
- V Ciclo de Estudos Filosofia e Educação: tem jogo neste campo?
- 2008 (Total: 1)
- Seminário de Formação do Professor de ciências: problematizando práticas pedagógicas em espaços educativos
- 2015 (Total: 2)
- Seminário Especial: Educação, Estética, Educação Estética: Schiller e Adorno, alguns elementos
- SEMINÁRIO AVANÇADO ? ARTE E FORMAÇÃO OMNILATERAL
- 2008 (Total: 1)
- A categoria mediação e sua importância no campo educacional
- 2018 (Total: 1)
- Educadores e educação: Pesquisa biográfica e práticas de ensino no contexto africano
- 2017 (Total: 1)
- Os nexos entre os paradigmas de formação humana:considerações sobre a Paidéia, a Bildung e a Formação Omnilateral.
- 2016 (Total: 1)
- Michel Foucault e modernidade: alguns apontamentos
- 2013 (Total: 2)
- Estética e educação ou educação estética: diálogos possíveis
- Nietzsche e Foucault: da vontade de potência ao poder como ato
- 2012 (Total: 2)
- A filosofia na perspectiva da obra de Theodor Adorno: Crítica ao pensamento da identidade
- A filosofia, sob a perspectiva da obra de Theodor Adorno, como possibilidade de enfrentamento ao modelo semiformativo da educação hoje
- 2011 (Total: 3)
- Formação cultural e Semiformação: Contribuições de Kant, Hegel, Marx e Adorno para pensar à educação hoje
- O pensamento ético-político de Aristóteles: Repensando a dicotomia liberalismo versus comunitarismo
- Reconhecimento e educação
- 2010 (Total: 4)
- Adrono, Estética e Educação: Possibilidades de Diálogos
- Pedagogia Negativa: Uma tentativa de incorporar, à luz do pensamento adorniano, uma concepção estética à educação
- Reconhecimento, Educação e trabalho social
- Uma tentativa de incorporar, à luz do pensamento adorniano, uma concepção estética à educação
- 2009 (Total: 5)
- Estética e Educação ou Educação Estética: Possibilidades de diálogos
- Formação Cultural, Educação e Emancipação
- Indústria Cultural e a (de) formação de consciências
- Indústria Cultural e a (De) Formação de Consciências
- Uma rediscussão da crise da escola
- 2008 (Total: 1)
- Estética: Pensando a educação sob outro olhar
- 2007 (Total: 1)
- Formação Cultural e Educação: Contribuições de Theodor W. Adorno
- 2006 (Total: 1)
- Formação Cultural e Educação:Adorno e a Semiformação
- 2019 (Total: 1)
- A Escola de Frankfurt e a filosofia de Theodor Adorno
- 2016 (Total: 3)
- Núcleo de estágios em Filosofia
- Pensamento pedagógico crítico: Teoria Crítica
- Teoria Crítica e modernidade: a Dialética do Esclarecimento
- 2015 (Total: 1)
- Racionalidade, barbárie e educação
- 2014 (Total: 1)
- Theodor Adorno e Indústria Cultural
- 2007 (Total: 1)
- Teoria Estética: Pensando a educação sob outro olhar
- 2006 (Total: 1)
- Formação Cultural e Emancipação
- 2013 (Total: 1)
- A filosofia, sob a perspectiva da obra de Theodor Adorno, como possibilidade de enfrentamento ao modelo semiformativo da educação hoje
- 2007 (Total: 1)
- Theodor Adorno e a educação no mundo hoje
- 2006 (Total: 1)
- Formação Cultural e educação
- 2021 (Total: 1)
- A psicologia transpessoal no Brasil: 40 anos de produção acadêmica, intervenções clínicas e resiliência coletiva
- 2018 (Total: 1)
- 33ª Jornada Acadêmica Integrada
- 2024 (Total: 12)
- Parecer referente ao projeto 61265/GAP/CE/UFSM
- Parecer referente ao projeto 62022 CEPEX/GAP/CE/UFSM
- Parecer referente ao projeto 62476 CEPEX/GAP/CE/UFSM
- Parecer referente ao Projeto 61.457 - CEPEX/GAP/CE
- Parecer referente ao Projeto 61.603 - CEPEX/GAP/CE
- Parecer referente ao Projeto 61.630 - CEPEX/GAP/CE
- Parecer referente ao Projeto 61.750 - CEPEX/GAP/CE
- Parecer referente ao Projeto 61.834 - CEPEX/GAP/CE
- Parecer referente ao Projeto 61.893 - CEPEX/GAP/CE
- Parecer referente ao Projeto 61.919 - CEPEX/GAP/CE
- Parecer referente ao Projeto 61.923 - CEPEX/GAP/CE
- Revista Eletrônica de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.
- 2023 (Total: 4)
- Avaliação de submissão de trabalho à Revista Thema
- Parecer referente ao projeto 61135 /CEPEX/CE/UFSM
- Parecer referente ao Projeto de extensão 60557 para a Comissão de Ensino, pesquisa e extensão do GAP/CE
- Projeto de extensão nº 59818 GAPE/CE/UFSM
- 2022 (Total: 2)
- Educação em Revista
- Revista digital do Ensino de Filosofia
- 2021 (Total: 3)
- Cadernos de educação
- Conjectura: filosofia e educação
- Perspetiva
- 2020 (Total: 6)
- CONJECTURA: filosofia e educação
- Kínesis: Revista de estudos dos pósgraduandos em Filosofia
- Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo
- Revista Educação (UFSM)
- Revista Sociedade em Debate
- RIDH - REVISTA INTERDISCIPLINAR DE DIREITOS HUMANOS
- 2019 (Total: 4)
- Parecerista ad hoc no processo Editorial 2019/1 da #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia.
- Parecerista ad hoc no processo Editorial 2019/2 da #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
- Revista Educação e Filosofia
- Revista Sociedade em debate
- 2018 (Total: 2)
- Conjectura: filosofia e educação
- Revista Educação
- 2017 (Total: 6)
- Cadernos de educação
- Conjectura: filosofia e educação
- IMPULSO: Revista de Ciências Sociais e Humanas
- Periódico ScientiaTec
- Revista Educação e Filosofia
- Revista Thema
- 2016 (Total: 8)
- CONJECTURA: filosofia e educação.
- Impulso: Revista de ciências sociais e humanas
- Kínesis: Revista de estudos dos pósgraduandos em Filosofia - UNESP
- Revista brasileira de ensino superior
- Revista Conjectura: filosofia e educação
- Revista de Educação, Ciência e Cultura
- Revista Educação e Filosofia
- Revista Thema
- 2015 (Total: 1)
- Revista educação, ciência e cultura
- 2014 (Total: 3)
- Impulso: Revista de ciências sociais e humanas
- Revista Conjectura: filosofia e educação
- Tear: Revista de educação, ciência e tecnologia
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2020 (Total: 9)
- A importância da merenda escolar no desenvolvimento das crianças na Educação infantil
- A importância das TICs num curso a distância
- A importância do conhecimento das TICs em um curso EaD
- As TICs e as mudanças na educação
- As TICs na educação de uma nova era
- Memorial de formação docente: as TDICs em práticas de ensino de língua estrangeira
- Tecnologias da informação: a importância das vídeo-aulas
- TICs e sua contribuição para a formação acadêmica
- TICs na educação: relato de uma trajetória de formação docente
- 2019 (Total: 1)
- A relação da família com a escola
- 2014 (Total: 3)
- A contribuição do lúdico na construção do conhecimento
- A importância do estágio para a formação docente
- A importância do lúdico na aprendizagem das séries iniciais
- 2013 (Total: 7)
- Dúvidas, desafios e descobertas do período acadêmico
- Experiências, desafios e conhecimentos no trajeto acadêmico
- Minha vida acadêmica
- O ensino e aprendizagem do aluno
- Observações e reflexões de práticas pedagógicas registradas em estágios no curso de educação do campo no ensino fundamental e pré escola na cidade de Itaqui RS
- Práticas, desafios e informações na trajetória acadêmica
- Trajetória acadêmica