Belkis Souza Bandeira

Produção Bibliográfica

    2016 (Total: 1)
  • Apresentação (II Seminário Internacional Michel Foucault: cinquentenário de As palavras e as coisas)
    2021 (Total: 1)
  • doi ISSN A GENEALOGIA COMO EXPANSÃO DA CRÍTICA NO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT (CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS))
    2019 (Total: 1)
  • ISSN EDUCADORES E EDUCAÇÃO: PESQUISA BIOGRÁFICA E PRÁTICAS DE ENSINO NO CONTEXTO AFRICANO (Rein! Revista Educação Inclusiva)
    2014 (Total: 4)
  • ISSN A filosofia na perspectiva da obra de Theodor Adorno: experiência e conceito na Dialética Negativa (Constelaciones: Revista de Teoria Crítica)
  • ISSN Educação, filosofia, arte e ruptura: revisitando Theodor W. Adorno (Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online))
  • ISSN Filosofia e formação humana: a constelação e o desmoronamento da identidade emTheodor Adorno (Impulso (Piracicaba))
  • doi ISSN Filosofia e Formação Humana: A Constelação e o Desmoronamento da Identidade em Theodor Adorno (Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas)
    2012 (Total: 1)
  • ISSN Formação cultural e semiformação: contribuições de Theodor Adorno para pensar a educação hoje (Educação (PUCRS. Impresso))
    2021 (Total: 1)
  • ISSN A GENEALOGIA COMO EXPANSÃO DA CRÍTICA NO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT (Conjectura: Filosofia e Educação (UCS))
    2022 (Total: 1)
  • Educação estética: uma perspectiva de emancipação (Educação, experiência e formação estética: diálogos com a teoria crítica da sociedade (contemporânea))
    2021 (Total: 1)
  • doi ESTÉTICA E EDUCAÇÃO OU EDUCAÇÃO ESTÉTICA? CONTRIBUIÇÕES DE KANT, SCHILLER E ADORNO (HUMANITAS E BILDUNG: Uma homenagem a Osmar Schaefer)
    2019 (Total: 2)
  • doi CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO HUMANA OMNILATERAL: UMA POSSIBILIDADE ATRAVÉS DA FILOSOFIA SOCIAL MARXIANA (Contradições e Desafios na Educação Brasileira 4)
  • Escola e aprendizagem: outras perspectivas para se pensar os processos educativos (Lugares de pesquisa, memória e internacionalização em dez anos de AINPGP/FIPED)
    2018 (Total: 2)
  • APRENDIZAGEM PELA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR (Investigar para transformar)
  • O ENFRENTAMENTO ÀS CRISES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E ARTE COMO POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIA (Políticas sociais na América Latina:retrocessos e resistências)
    2017 (Total: 3)
  • Arte e negatividade: da atualidade crítica da estética adorniana (Theodor W. Adorno: a atualidade da crítica: vol. 1)
  • Ideologia e biopolítica: Marx e Foucault e a Ideologia como política da vida (Filosofia e educação: ética, política e barbárie)
  • Ideologia e biopolítica: possíveis aproximações e deslocamentos (Temas de Filosofia Política Contemporânea)
    2016 (Total: 1)
  • Indústria cultural e semiformação: Theodor Adorno e os prejuízos da formação danificada (FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO)
    2014 (Total: 1)
  • Introdução à ciência psicológica (Elementos de fundamentos psicológicos da educação)
    2010 (Total: 2)
  • Pesquisa do Entorno: Ponto de partida de uma proposta metodológica (A subjetividade do lugar e dos professores na formação: o curso de Licenciatura em Pedagogia a distância UFPEL)
  • Theodor Adorno, Estética e Educação: Possibilidades de Diálogos (Caleidoscópio: temas de educação e filosofia)
    2009 (Total: 1)
  • A sociedade contemporânea: Um olhar neste incerto século XXI (Interfaces: temas de Educação e Filosofia)
    2008 (Total: 1)
  • Formação Cultural e Educação: Adorno e a Semiformação (Filosofia, educação e práxis social em textos)
    2015 (Total: 1)
  • Formação cultural, semiformação e indústria cultural: contribuições de Theodor W. Adorno para pensar a educação
    2016 (Total: 2)
  • II Seminário Internacional Michel Foucault: cinquentenário de As palavras e as coisas
  • II Seminário Internacional Michel Foucault: cinquentenário de As palavras e as coisas.
    2007 (Total: 1)
  • Pesquisa do entorno: Ponto de partida de umas proposta metodológica
    2005 (Total: 3)
  • Formação Cultural,Semiformação e Educação
  • Reflexões sobre um Pensamento latino-americano
  • Teoria Crítica e Moral:Adorno e Horkheimer e a Dialética do Esclarecimento
    2004 (Total: 2)
  • Da Lei Moral à Autorização para Coagir:Breve passagem pelos princípios Metafísicos da Doutrina do Direito de Kant
  • Merleau-Ponty e a Linguagem do Mundo
    2003 (Total: 2)
  • A Política Medieval e Marsílio de Pádua:A Civitas marsiliana e uma nova visão de homem no Medievo
  • Promessas, Perdas,Castigos e Reparações:Nietzsche e a Genealogia da Culpa
    2016 (Total: 1)
  • Michel Foucault e a Modernidade: Alguns apontamentos (II Seminário Internacional Michel Foucault: cinquentenário de As palavras e as coisas)
    2013 (Total: 3)
  • A filosofia, sob a perspectiva da obra de Theodor Adorno, como possibilidade de enfrentamento ao modelo semiformativo da educação hoje (II Congreso Latinoamericano de filosofía de la educación)
  • Estética e Educação ou Educação Estética: Diálogos Possíveis (II Encuentro de las ciencias humanas y tecnológicas para la integración en el conosur)
  • Nietzsche e Foucault: da vontade de potência ao poder como ato (II Encuentro de las ciencias humanas y tecnológicas para la integración en el conosur)
    2012 (Total: 1)
  • A filosofia na perspectiva da obra de Theodor Adorno: Crítica ao pensamento da identidade (VII Ciclo de Estudos Educação e Filosofia: Tem jogo neste campo?)
    2011 (Total: 4)
  • Filosofia como possibilidade de crítica ao modelo semiformativo que vigora na educação contemporânea: Contribuições da dialética negativa adorniana (VII Congresso Internacional de educação)
  • Formação cultural e Semiformação: Contribuições de Kant, Hegel, Marx e Adorno para pensar à educação hoje (IV Seminário Internacional sobre filosofia e educação)
  • O pensamento ético-político de Aristóteles: Repensando a dicotomia liberalismo versus comunitarismo (VIII Foro latinoamericano: Memoria e Identidad)
  • Reconhecimento e educação (I Encuentro de las ciencias humanas y tecnológicas para la integración en el conosur)
    2010 (Total: 4)
  • Governamentalidade e Práxis Educacional (XI Simpósio Internacional IHU)
  • Pedagogia Negativa: Uma tentativa de incorporar, á luz do pensamento adorniano, uma concepção estética à educação (Encontro de Pesquisa em Educação da Regiçao Sul -Anped Sul)
  • RECONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E TRABALHO SOCIAL (VII Foro Latinoamericano)
  • Uma tentativa de incorporar, à luz do pensamento adorniano, uma concepção estética à educação (VI Ciclo de studos Educação e Filosofia: Tem jogo neste campo?)
    2009 (Total: 7)
  • Educação e Globalização: Uma rediscussão da crise da escola (6º Foro Latinoamericano "Memoria e Identidad".En las fronteras de la realidad: Identidad para la diversidad, memoria para el futuro)
  • Estética e educação ou Educação Estética; Possibilidades de Diálogos (VI Congresso Internacional de Educação: Educação e tecnologias:sujeitos (des)conectados)
  • Estética e Educação ou Educação Estética: Uma tentativa de incorporar, à luz do pensamento adorniano, uma concepção estética à educação (VIII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia)
  • Formação Cultural, Educação e Emancipação (I congresso Internacional de Filosofia da Educação de países e comunidades de lingua portuguesa)
  • Indústria Cultural e (de)formação de consciências (III Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências)
  • Indústria Cultural e a (de) formação de consciências (V Ciclo de estudos Filosofia e Educação: tem jogo neste campo)
  • Uma rediscussão da crise da escola (VI Congresso Internacional de Educação: Educação e tecnologias:sujeitos (des)conectados)
    2008 (Total: 6)
  • A sociedade contemporânea: Um olhar neste incerto século XXI e algumas reflexões sobre a educação (IV Ciclo de estudos Educação e Filosofia)
  • Educação popular no Brasil: resgatando identidades (V Foro latinoamericano 'Memoria e identidad')
  • Estética da educação ou educação estética:Pensando a educação sob outro olhar (II Simpósio Internacional em educação e filosofia)
  • Estética e Educação:Contribuições de Kant,Schiller e Adorno (III Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação)
  • Estética: Pensando a educação sob outro olhar (VII Seminario de Pesquias em Educação da Região Sul)
  • Nietzsche e Foucault: Da vontade de potência ao poder como ato (I Colóquio Nacional Michel Foucault)
    2007 (Total: 1)
  • Formação Cultural e Educação: Contribuições de Theodor W. Adorno (V Congresso Internacional de Educação-Pedagogias (entre) lugares e saberes)
    2006 (Total: 1)
  • Formação Cultural e educação: Adorno e a semiformação (II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências)
    2017 (Total: 1)
  • OS NEXOS ENTRE OS PARADIGMAS DE FORMAÇÃO HUMANA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PAIDÉIA, A BILDUNG E A FORMAÇÃO OMNILATERAL. (III Congreso Internacional Nuevos horizontes de Iberoamérica)
    2013 (Total: 1)
  • A filosofia, sob a perspectiva da obra de Theodor Adorno, como possibilidade de enfrentamento ao modelo semiformativo da educação hoje (II Congreso Latinoamericano de filosofía de la educación)
    2012 (Total: 1)
  • A filosofia na perspectiva da obra de Theodor Adorno: Crítica ao pensamento da identidade (VII Ciclo de Estudos Educação e Filosofia: Tem jogo neste campo?)
    2011 (Total: 2)
  • Cadernos Adorno(recurso eletrônico: diálogos filosóficos em educação, ética e estética. (Seminário Nacional Theodor Adorno: Diálogos filosóficos em Educação, Ética e Estética e IV Seminário Temático)
  • Formação cultural e Semiformação: Contribuições de Kant, Hegel, Marx e Adorno para pensar à educação hoje (PRIMER CONGRESO LATINOAMERICANO DE FILOSOFÍA DE LA EDUCACIÓN)
    2010 (Total: 1)
  • Governamentalidade e Práxis Educacional (XI Simpósio Internacional IHU)
    2009 (Total: 1)
  • Educação e globalização: Uma rediscussão da crise da escola (VI Foro latinoamericano: Memoria e Identidad)
    2008 (Total: 3)
  • Educação Popular no Brasil: Resgatando identidades (V Foro Latinoamericano "Memoria e Identidad")
  • Educação Popular no Brasil:Resgatando identidades (V Foro Latinoamericano "Memoria e Identidad")
  • Nietzsche e Foulcault:Da vontade de potência ao poder como ato (I Colóquio Nacional Michel Foucault)
    2006 (Total: 1)
  • Formação Cultural e Educação (VIII Encontro de Pós Graduação)
    2010 (Total: 1)
  • Reconhecimento na educação: Relato da experiência na Ceval (VII Foro Latinoamericano: Memoria e Identidad)

Produção Técnica

    2013 (Total: 1)
  • Escola e políticas públicas II
    2007 (Total: 1)
  • Pesquisa do entorno: Ponto de partida de uma proposta metodológica
    2017 (Total: 1)
  • Simpósio Filosofia e educação: compromissos e perspectivas em tempos sombrios
    2016 (Total: 1)
  • II SEMINÁRIO INTERNACIONAL MICHEL FOUCAULT:cinquentenário de As palavras e as coisas
    2020 (Total: 1)
  • III Workshop Filosofia, Educação e Práxis Social
    2013 (Total: 2)
  • II Encuentro de las Ciencias Humanas e Tecnológicas para la integración en el Conosur
  • Simpósio Perspectivas que ensinam em filosofia da educação: estética, cognição, arte e tecnologias
    2010 (Total: 1)
  • VI Ciclo de estudos Educação e filosofia: Tem jogo neste campo
    2009 (Total: 1)
  • V Ciclo de Estudos Filosofia e Educação: tem jogo neste campo?
    2008 (Total: 1)
  • Seminário de Formação do Professor de ciências: problematizando práticas pedagógicas em espaços educativos
    2015 (Total: 2)
  • Seminário Especial: Educação, Estética, Educação Estética: Schiller e Adorno, alguns elementos
  • SEMINÁRIO AVANÇADO ? ARTE E FORMAÇÃO OMNILATERAL
    2008 (Total: 1)
  • A categoria mediação e sua importância no campo educacional
    2018 (Total: 1)
  • Educadores e educação: Pesquisa biográfica e práticas de ensino no contexto africano
    2017 (Total: 1)
  • Os nexos entre os paradigmas de formação humana:considerações sobre a Paidéia, a Bildung e a Formação Omnilateral.
    2016 (Total: 1)
  • Michel Foucault e modernidade: alguns apontamentos
    2013 (Total: 2)
  • Estética e educação ou educação estética: diálogos possíveis
  • Nietzsche e Foucault: da vontade de potência ao poder como ato
    2012 (Total: 2)
  • A filosofia na perspectiva da obra de Theodor Adorno: Crítica ao pensamento da identidade
  • A filosofia, sob a perspectiva da obra de Theodor Adorno, como possibilidade de enfrentamento ao modelo semiformativo da educação hoje
    2011 (Total: 3)
  • Formação cultural e Semiformação: Contribuições de Kant, Hegel, Marx e Adorno para pensar à educação hoje
  • O pensamento ético-político de Aristóteles: Repensando a dicotomia liberalismo versus comunitarismo
  • Reconhecimento e educação
    2010 (Total: 4)
  • Adrono, Estética e Educação: Possibilidades de Diálogos
  • Pedagogia Negativa: Uma tentativa de incorporar, à luz do pensamento adorniano, uma concepção estética à educação
  • Reconhecimento, Educação e trabalho social
  • Uma tentativa de incorporar, à luz do pensamento adorniano, uma concepção estética à educação
    2009 (Total: 5)
  • Estética e Educação ou Educação Estética: Possibilidades de diálogos
  • Formação Cultural, Educação e Emancipação
  • Indústria Cultural e a (de) formação de consciências
  • Indústria Cultural e a (De) Formação de Consciências
  • Uma rediscussão da crise da escola
    2008 (Total: 1)
  • Estética: Pensando a educação sob outro olhar
    2007 (Total: 1)
  • Formação Cultural e Educação: Contribuições de Theodor W. Adorno
    2006 (Total: 1)
  • Formação Cultural e Educação:Adorno e a Semiformação
    2019 (Total: 1)
  • A Escola de Frankfurt e a filosofia de Theodor Adorno
    2016 (Total: 3)
  • Núcleo de estágios em Filosofia
  • Pensamento pedagógico crítico: Teoria Crítica
  • Teoria Crítica e modernidade: a Dialética do Esclarecimento
    2015 (Total: 1)
  • Racionalidade, barbárie e educação
    2014 (Total: 1)
  • Theodor Adorno e Indústria Cultural
    2007 (Total: 1)
  • Teoria Estética: Pensando a educação sob outro olhar
    2006 (Total: 1)
  • Formação Cultural e Emancipação
    2013 (Total: 1)
  • A filosofia, sob a perspectiva da obra de Theodor Adorno, como possibilidade de enfrentamento ao modelo semiformativo da educação hoje
    2007 (Total: 1)
  • Theodor Adorno e a educação no mundo hoje
    2006 (Total: 1)
  • Formação Cultural e educação
    2021 (Total: 1)
  • A psicologia transpessoal no Brasil: 40 anos de produção acadêmica, intervenções clínicas e resiliência coletiva
    2018 (Total: 1)
  • 33ª Jornada Acadêmica Integrada
    2024 (Total: 1)
  • Parecer referente ao projeto 61265/GAP/CE/UFSM
    2023 (Total: 4)
  • Avaliação de submissão de trabalho à Revista Thema
  • Parecer referente ao projeto 61135 /CEPEX/CE/UFSM
  • Parecer referente ao Projeto de extensão 60557 para a Comissão de Ensino, pesquisa e extensão do GAP/CE
  • Projeto de extensão nº 59818 GAPE/CE/UFSM
    2022 (Total: 2)
  • Educação em Revista
  • Revista digital do Ensino de Filosofia
    2021 (Total: 3)
  • Cadernos de educação
  • Conjectura: filosofia e educação
  • Perspetiva
    2020 (Total: 6)
  • CONJECTURA: filosofia e educação
  • Kínesis: Revista de estudos dos pósgraduandos em Filosofia
  • Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo
  • Revista Educação (UFSM)
  • Revista Sociedade em Debate
  • RIDH - REVISTA INTERDISCIPLINAR DE DIREITOS HUMANOS
    2019 (Total: 4)
  • Parecerista ad hoc no processo Editorial 2019/1 da #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia.
  • Parecerista ad hoc no processo Editorial 2019/2 da #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Revista Educação e Filosofia
  • Revista Sociedade em debate
    2018 (Total: 2)
  • Conjectura: filosofia e educação
  • Revista Educação
    2017 (Total: 6)
  • Cadernos de educação
  • Conjectura: filosofia e educação
  • IMPULSO: Revista de Ciências Sociais e Humanas
  • Periódico ScientiaTec
  • Revista Educação e Filosofia
  • Revista Thema
    2016 (Total: 8)
  • CONJECTURA: filosofia e educação.
  • Impulso: Revista de ciências sociais e humanas
  • Kínesis: Revista de estudos dos pósgraduandos em Filosofia - UNESP
  • Revista brasileira de ensino superior
  • Revista Conjectura: filosofia e educação
  • Revista de Educação, Ciência e Cultura
  • Revista Educação e Filosofia
  • Revista Thema
    2015 (Total: 1)
  • Revista educação, ciência e cultura
    2014 (Total: 3)
  • Impulso: Revista de ciências sociais e humanas
  • Revista Conjectura: filosofia e educação
  • Tear: Revista de educação, ciência e tecnologia

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2020 (Total: 9)
  • A importância da merenda escolar no desenvolvimento das crianças na Educação infantil
  • A importância das TICs num curso a distância
  • A importância do conhecimento das TICs em um curso EaD
  • As TICs e as mudanças na educação
  • As TICs na educação de uma nova era
  • Memorial de formação docente: as TDICs em práticas de ensino de língua estrangeira
  • Tecnologias da informação: a importância das vídeo-aulas
  • TICs e sua contribuição para a formação acadêmica
  • TICs na educação: relato de uma trajetória de formação docente
    2019 (Total: 1)
  • A relação da família com a escola
    2014 (Total: 3)
  • A contribuição do lúdico na construção do conhecimento
  • A importância do estágio para a formação docente
  • A importância do lúdico na aprendizagem das séries iniciais
    2013 (Total: 7)
  • Dúvidas, desafios e descobertas do período acadêmico
  • Experiências, desafios e conhecimentos no trajeto acadêmico
  • Minha vida acadêmica
  • O ensino e aprendizagem do aluno
  • Observações e reflexões de práticas pedagógicas registradas em estágios no curso de educação do campo no ensino fundamental e pré escola na cidade de Itaqui RS
  • Práticas, desafios e informações na trajetória acadêmica
  • Trajetória acadêmica