Rita De Cassia Pistoia Mariani

Produção Bibliográfica

    2022 (Total: 4)
  • doi ISSN A primeira escola de formação de professores no interior do Rio Grande do Sul (Revista de Matemática, Ensino e Cultura)
  • doi ISSN Área como grandeza geométrica: direcionamentos dos PCN e da BNCC com ênfase nas representações semióticas (CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE))
  • doi ISSN Iniciação à docência na formação inicial: algumas experiências do PIBID matemática/UFSM (2014-2018) (REVEMAT)
  • doi ISSN Relações com a matemática: entendimentos de pesquisadores do campo da Educação Matemática (Educação Matemática Pesquisa)
    2021 (Total: 9)
  • doi ISSN Área como Grandeza Geométrica: uma metanálise de produções stricto sensu sob ponto de vista cognitivo dinâmico (2007-2018) (Boletim de Educação Matemática. BOLEMA)
  • doi ISSN Área de figuras planas: um panorama da produção brasileira stricto sensu da área de Ensino (1998-2019) (Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa))
  • doi ISSN Área do Círculo em Livros Didáticos do Ensino Fundamental: um Olhar a partir das Apreensões Figurais (PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
  • doi ISSN ÁREA DE FIGURAS PLANAS EM SITUAÇÕES DE MEDIÇÃO, PRODUÇÃO OU CONVERSÃO DE UNIDADE: UMA METANÁLISE (Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática)
  • doi ISSN Educação Financeira no Ensino Médio: uma análise de atividades didáticas relacionadas a séries periódicas uniformes sob o ponto de vista da Educação Matemática Crítica (Boletim de Educação Matemática. BOLEMA)
  • doi ISSN Pessoas surdas na aula de Matemática... E agora? (Análise de uma práxis com materiais didáticos) (Educação Matemática Debate)
  • doi ISSN Tomada de decisão na matemática financeira em cenários para investigação: uma sequência com ênfase em representações semióticas (EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA)
  • doi ISSN Tratamentos figurais vinculados a conceitos de Geometria Espacial de Posição, mobilizados por futuros professores de matemática (Educação Matemática Pesquisa)
  • doi ISSN Um Estudo Sobre Interpretações e Representações de Números Racionais em uma Escola Pública de Educação de Surdos em Santa Maria/RS (JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
    2020 (Total: 11)
  • doi ISSN Apreensões figurais mobilizadas ao estudar área de figuras em um ambiente de geometria dinâmica (REVISTA SERGIPANA DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
  • doi ISSN Apreensões figurais mobilizadas por licenciandos em matemática: um estudo sobre área de quadriláteros a partir do software GeoGebra (REVEMAT)
  • doi ISSN Área de hexágonos através da decomposição em triângulos: um estudo a partir do software GeoGebra (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN CONCEITOS DE GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO: TRATAMENTOS FIGURAIS MOBILIZADOS POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA (Revista Paranaense de Educação Matemática)
  • doi ISSN Geometria nas licenciaturas em Matemática: um panorama a partir de Projetos Pedagógicos de Cursos (ENSINO EM RE-VISTA)
  • doi ISSN Inflação de custo em um ambiente de Educação Financeira Escolar: análise de uma proposta (Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática)
  • doi ISSN Mapeamento de pesquisas em Educação Matemática na perspectiva da metanálise a partir da BDTD (2008 - 2019): considerações sobre conceitos de área e perímetro (Educação Matemática Pesquisa)
  • doi ISSN Números reais no contexto de uma comunidade escolar surda: um estudo com ênfase em registros figurais (ENSINO DA MATEMÁTICA EM DEBATE)
  • doi ISSN Questões de Matemática em provas de ingresso ao Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (2015-2020): uma análise a partir dos registros de representação semiótica (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • doi ISSN Tarefas envolvendo Geometria: análise de um livro de matemática indicado em Projetos Pedagógicos de Cursos de Matemática Licenciatura (BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
  • doi ISSN Tomada de decisão diante de situações econômico-financeiras: educação financeira escolar e representações semióticas mobilizadas por licenciandos em Matemática (Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática)
    2019 (Total: 3)
  • doi ISSN Educação Financeira No Ensino Médio: uma Experiência Sob o Olhar da Matemática Crítica (JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
  • ISSN Educação Financeira: entendimentos de inflação em uma turma de 9º Ano do Ensino Fundamental (Educação Matemática Pesquisa)
  • doi ISSN Geometria Espacial de Posição: análise de duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio (BOLETIM GEPEM (ONLINE))
    2018 (Total: 2)
  • doi ISSN Apreensões mobilizadas no estudo da área do círculo por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE))
  • doi ISSN ASPECTOS ENVOLVIDOS NA TOMADA DE DECISÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DIANTE DE SITUAÇÕES ECONÔMICO-FINANCEIRAS A PARTIR DE UMA TAREFA (INSTRUMENTO - REVISTA EM ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO)
    2017 (Total: 2)
  • doi ISSN RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO: UMA META-ANÁLISE COM ÊNFASE NAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS (Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa))
  • ISSN Registros de Representação Semiótica Mobilizados em Produções Stricto Sensu sobre Matemática Financeira no Ensino Médio: uma meta-análise (PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
    2016 (Total: 1)
  • ISSN O ensino de Matemática Financeira e os registros de representação semiótica (BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
    2008 (Total: 1)
  • ISSN As Representações Semióticas e a Aprendizagem do Objeto Função (CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA)
    2004 (Total: 2)
  • ISSN A idéia de número: um estudo com alunos ingressantes no Ensino Superior (PERSPECTIVA (EREXIM))
  • ISSN O Estudo de Funções: uma análise através dos Registros de Representação Semiótica (EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS)
    2022 (Total: 4)
  • doi Área de figuras planas em pesquisas stricto sensu no Brasil (1998-2017): uma análise com ênfase em recursos didáticos (Educação Matemática: Mapeamentos com ênfase em processos de ensino e aprendizagem)
  • doi Discalculia do Desenvolvimento: uma análise de estudos envolvendo ensino e aprendizagem de matemática (Educação Matemática: Mapeamentos com ênfase em processos de ensino e aprendizagem)
  • doi Ensino de Matemática em Escolas do Campo: uma análise a partir de produções stricto sensu (Educação Matemática: Mapeamentos com ênfase em processos de ensino e aprendizagem)
  • doi Relação com o saber: estudos que enfatizam professores de matemática e sua formação (Educação Matemática: Mapeamentos com ênfase em processos de ensino e aprendizagem)
    2021 (Total: 3)
  • doi A DIMENSÃO EPISTÊMICA EM ESTUDOS SOBRE ENSINO/EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (A Educação dos Primórdios ao Século XXI: Perspectivas, Rumos e Desafios 4)
  • Matem@tica na Pr@tica: o contexto da UFSM (Educação a Distância na UFSM: histórias e perspectivas)
  • doi PRÁTICA LETIVA: UM OLHAR PARA EX-PIBIDIANOS DO PROJETO MATEMÁTICA/UFSM (2014-2018) (ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DAS PRÁTICAS ESCOLARES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES)
    2019 (Total: 1)
  • doi Algumas experiências vivenciadas no Pibid Matemática/UFSM sob o ponto de vista do desenvolvimento profissional (Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática no Contexto de Interação entre a escola de Educação Básica e Universidade)
    2018 (Total: 1)
  • doi Visualização em produções que exploraram software: uma metanálise no campo da geometria (Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática: articulação entre pesquisas, objetos de aprendizagem e representações)
    2015 (Total: 1)
  • Derivada: uma análise dos registros mobilizados por licenciandos em Matemática ao resolverem situações a partir da manipulação do software Imagiciel e do GeoGebra (Momentos Formativos: Caminhos e perspectivas na formação de professores)
    2010 (Total: 2)
  • Investigando as Pesquisas sobre o Ensino de Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS: Uma análise sobre os elementos do contrato didático (A Pesquisa Educacional e as Questões da Educação na Contemporaneidade)
  • Relação com o saber dos professores de Matemática: aprender e ensinar Geometria no Ensino Fundamenta (Múltiplos Olhares sobre a Educação Básica)
    2008 (Total: 1)
  • Os Registros de Representação Semiótica do Número Racional: Um estudo de caso do planejamento do professor (Educação Matemática: processos de pesquisa no ensino fundamental e médio)
    2018 (Total: 1)
  • Raciocínio combinatório e representações semióticas; uma meta-análise
    2001 (Total: 2)
  • A Demostração do Teorema de Pitágoras com o Cabri-Géomètre II (Boletim do Curso de Matemática)
  • A Perspectiva Etnomatemática no Programa Alfabetização Solidária da URI Campus Santiago/RS (URI INFORMA)
    2021 (Total: 5)
  • Diagnóstico da Discalculia do Desenvolvimento: reflexões sobre números racionais no teste de desempenho escolar (TDE) (VII ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA & I ESCOLA DE INVERNO DE ENSINO DE FÍSICA)
  • Entendimentos sobre Matemática reveladas em Produções que consideram a noção da Relação com o Saber (VII ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA & I ESCOLA DE INVERNO DE ENSINO DE FÍSICA)
  • Grandezas Geométricas em questões da primeira fase da Obmep (2015 - 2019): um olhar a partir das apreensões figurais (VII ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA & I ESCOLA DE INVERNO DE ENSINO DE FÍSICA)
  • Interpretações dos números racionais em provas do ENEM (1998-2001) (VII ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA & I ESCOLA DE INVERNO DE ENSINO DE FÍSICA)
  • Relações vivenciadas na formação de professores de matemática: um estudo de caso na UFSM (VII ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA & I ESCOLA DE INVERNO DE ENSINO DE FÍSICA)
    2020 (Total: 3)
  • doi RELAÇÃO COM O SABER E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA UFSM: ALGUNS APONTAMENTOS (XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade")
  • doi RELAÇÃO COM O SABER NO ENSINO/EDUCAÇÃO MATEMATICA: UM MAPEAMENTO NA BDTD (XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade")
  • doi RELAÇÃO COM SABER: MAPEAMENTO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E SUAS PERCEPCÕES/AÇÕES (XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade")
    2019 (Total: 1)
  • Educação Financeira em atividades didáticas no ambiente escolar: apontamentos iniciais de uma meta-análise (5º Seminário de Pesquisa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática)
    2018 (Total: 16)
  • A investigação matemática nas ações do Pibid Matemática UFSM em 2017 (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • Apreensões perceptiva, discursiva e operatória no estudo de área de triângulos (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • Conceitos geométricos: uma abordagem por meio de obras de arte (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • Geometria e Arte: algumas aproximações (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • História da Matemática: uma proposta do Pibid envolvendo a resolução aritmética e algébrica de equações lineares (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • Investigando a Tomada de Decisão diante de situações econômico-financeiras de licenciandos em Matemática a partir de um questionário semiestruturado (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • Mapeamento sobre a teoria dos registros de representação semiótica em pesquisas de geometria plana e espacial (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • O lúdico como possibilidade de ensino de Educação Financeira (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • O uso de vídeos como possibilidade de ensino de Educação Financeira (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • Os registros de representações semióticas em atividades sobre a interpretação medida do número racional no Ensino Médio utilizando Frac-Soma 235 (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • Práticas como componente curricular na formação inicial de professores de Matemática (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • Registros de representações semiótica de números reais: um estudo com o Tangram em uma turma de Ensino Médio (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • Surdez e Educação Matemática: um mapeamento de trabalhos stricto sensu produzidos no Brasil (VI Escola de Inverno de Educação Matemática - Comunicação Científica (CC) XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática 4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • Tomada de Decisão: argumentações de licenciandos em Matemática diante de situações econômicas e financeiras (VII Jornada Nacional de Educação Matemática e XX Jornada Regional de Educação Matemática)
  • Uma experiência didática com quadrados mágicos (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • Vigilantes do preço: um projeto de pesquisa escolar na perspectiva da educação financeira escolar (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
    2017 (Total: 4)
  • Análise dos conceitos/conteúdos de matemática financeira e progressões geométricas em livros didáticos do Ensino Médio sobre a perspectiva da modelagem matemática (VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
  • Apreensões mobilizadas no estudo do círculo nos anos iniciais do Ensino Fundamental (VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
  • Currículo e Formação de Professores: Um estudo de caso em um Curso de Licenciatura em Matemática (VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
  • Sequência de atividades desenvolvidas e analisada sob a ótica das orientações do Programa Educação Financeira Nas Escolas Da MEC/OCDE (VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
    2016 (Total: 11)
  • A Investigação Matemática nas ações do Pibid Matemática no Biênio 2014-2015 (V Escola de Inverno de Educação Matemática e no 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • Algeplan no Pibid Matemática/UFSM (V Escola de Inverno de Educação Matemática e no 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • Algumas atividades acerca da teoria de grafos na Educação Básica (V Escola de Inverno de Educação Matemática e no 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • Apreensões das representações semióticas em atividades de geometria da OBMEP (V Escola de Inverno de Educação Matemática e 3º Encontro Nacional PIBID-Matemática)
  • Experiências do Pibid em sala de aula: investigação matemática com o Tangram (V Escola de Inverno de Educação Matemática e no 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • Modelagem Matemática e Representações Semióticas: um mapeamento de trabalhos stricto sensu produzidos na área de Ensino de Ciências e Matemática (V Escola de Inverno de Educação Matemática e no 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • Multiplicação e Divisão de Polinômios: um estudo de livros didáticos tilizados nas escolas parceiras do Pibid Matemática/UFSM (V Escola de Inverno de Educação Matemática e no 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • Reflexões do Pibid/Matemática-UFSM utilizando o Frac-Soma 235 em um trabalho com os números racionais (V Escola de Inverno de Educação Matemática e no 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • Registros de representação semiótica e pesquisas em matemática: um olhar para o livro didático (V Escola de Inverno de Educação Matemática e no 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • Registros de representação semiótica: um mapeamento de dissertações e teses brasileiras (V Escola de Inverno de Educação Matemática e no 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • Uma proposta para o ensino de função inversa contextualizado pela cifra de substituição (V Escola de Inverno de Educação Matemática e no 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
    2015 (Total: 6)
  • Atividades com Grafos: Uma Inserção no Educação Básica (I Seminário do Pibid da Região Sul ? I PIBID/SUL ?I ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL ? I ENLICSUL, I SEMINÁRIO DO PARFOR DA REGIÃO SUL ? I PARFOR/SUL, I SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICEN)
  • Cartografia Através do Pibid - Matemática: Um Estudo Diagnóstico da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Gomes Carneiro (I Seminário do Pibid da Região Sul ? I PIBID/SUL ? I ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL ?I ENLICSUL, I SEMINÁRIO DO PARFOR DA REGIÃO SUL ? I PARFOR/SUL, I SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC. H)
  • Equação da Circunferência: uma análise de livros didáticos do Ensino Médio (XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
  • Geoplano em Sala de Aula: Um recurso didático aliado ao ensino e aprendizagem de áreas (I Seminário do Pibid da Região Sul ? I PIBID/SUL ? I ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL ?I ENLICSUL, I SEMINÁRIO DO PARFOR DA REGIÃO SUL ? I PARFOR/SUL, I SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC)
  • O Algeplan como um Recurso Didático para Ensinar e Aprender Expressões Algébricas de Coeficientes Inteiros (I Seminário do Pibid da Região Sul ? I PIBID/SUL ?I ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL ? I ENLICSUL, I SEMINÁRIO DO PARFOR DA REGIÃO SUL ? I PARFOR/SUL, I SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICEN)
  • Representações semióticas mobilizadas nos sistemas lineares a partir do livro didático Novo Olhar Matemática (XII EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
    2014 (Total: 7)
  • A Geometria Analítica e a Mobilização das Representações Semióticas na Formação de Professores de Matemática (V Jornada Nacional de Educação Matemática e XVIII Jornada Regional de Educação Matemática)
  • Cartografia do Pibid/Matemática da UFSM (4ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 2º Encontro Nacional PIBID Matemática)
  • O ensino da geometria a partir das bolas de futebol telstar e jabulani no projeto PIBID Matemática na Copa 2014 (4ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 2º Encontro Nacional PIBID Matemática)
  • O tratamento da informação no projeto PIBID Matemática/UFSM na Copa 2014 (4ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 2º Encontro Nacional PIBID Matemática)
  • Os Registros de Representação Semiótica nas Pesquisas em Matemática: um olhar para os sistemas lineares e funções (IV Escola de Inverno de Educação Matemática e 2º Encontro Nacional PIBID-MATEMÁTICA)
  • PIBID Matemática/UFSM e o desenvolvimento profissional por meio do trabalho colaborativo (4ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 2º Encontro Nacional PIBID Matemática)
  • Projeto didático PIBID Matemática na Copa do Mundo (4ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 2º Encontro Nacional PIBID Matemática)
    2008 (Total: 10)
  • A busca de uma proposta interdisciplinar e intradisciplinar entre o Ensino de Ciências e Matemática nas escolas do município de Santiago/RS (II Jornada Nacional de Educação Matemática e a XV Jornada Regional de Educação Matemática)
  • A mobilização das Representações Semióticas na aprendizagem Matemática: desafios para o contexto escolar (I Congresso Nacional de Educação Matemática, VIII Encontro Regional de Educação Matemática e III Encontro Regional de Ensino de Física)
  • A Presença do Livro Didático na Transformação Interna do Saber Matemático (II Jornada Nacional de Educação Matemática e aXV Jornada Regional de Educação Matemática)
  • As Tecnologias da Informação e a Educação Matemática: softwares matemáticos no estudo dos campos algébricos e gráficos (VIII Encontro Sergipano de Educação Matemática)
  • Informática Educativa e Educação Matemática: alguns aspectos do processo de ensino-aprendizagem por meio das representações semióticas (VIII Encontro Sergipano de Educação Matemática)
  • Os Números Racionais e o Planejamento do Professor: Uma análise sob a ótica dos registros de representação semiótica (I Congresso Nacional de Educação Matemática, VIII Encontro Regional de Educação Matemática e III Encontro Regional de Ensino de Física)
  • Os Registros de Representação Semiótica na Aquisição do Conceito de Função Afim e a Resolução de Problemas (II Jornada Nacional de Educação Matemática e a XV Jornada Regional de Educação Matemática)
  • Os Registros de Representação Semiótica: contribuições para o ensino de Física e Matemática (II Jornada Nacional de Educação Matemática e aXV Jornada Regional de Educação Matemática)
  • Registros de Representação Semiótica no Laboratório de Matemática: Atividades com o teorema de Pitágoras (I Congresso Nacional de Educação Matemática, VIII Encontro Regional de Educação Matemática e III Encontro Regional de Ensino de Física)
  • Uma Análise dos Conceitos Físicos e Matemáticos envolvidos na Mecânica dos Movimentos sob a ótica das Representações Semióticas (I Congresso Nacional de Educação Matemática, VIII Encontro Regional de Educação Matemática e III Encontro Regional de Ensino de Física)
    2007 (Total: 6)
  • As Representações Semióticas e o processo de ensino-aprendizagem em Matemática: uma análise sobre o registro gráfico (7° Encontro Regional de Educação Matemática e 2° Encontro Regional de Ensino de Física)
  • Concepções, expectativas e ansiedades de professores de Matemática de Santiago e região sobre sua Formação: Um estudo de caso (IV Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
  • Os Números Racionais e os Registros de Representação Semiótica no Ensino Fundamental (IV Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
  • Um estudo da função afim conforme os Registros de Representação Semiótica (IV Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
  • Um Estudo das Pirâmides sob o Ponto de vista dos Registros de Representação Semiótica (IV Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
  • Uma caracterização das Ciências Naturais e da Matemática na última série do ensino fundamental nas escolas de Santiago/RS (7° Encontro Regional de Educação Matemática e do 2° Encontro Regional de Ensino de Física)
    2006 (Total: 1)
  • As variáveis visuais na coordenação de registros de representação: um estudo sobre inequações a partir da comparação de funções (29ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)
    2005 (Total: 2)
  • O Contrato Didático e os registros de representação semiótica na transição da Educação Básica para o Ensino Superior (IX EBRAPEM - Encontro Brasileira de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemátia)
  • Registros de Representação Semiótica em um estudo de inequações a partir de funções (III Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
    2004 (Total: 2)
  • A questão da transição do ensino Médio para o Superior a partir da idéia de número (VII Encontro Paulista de Educação Matemática - VII EPEM)
  • Um Estudo de funções: a questão da transição do Ensino Médio para o Superior (XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
    2001 (Total: 1)
  • O Processo de Alfabetização numa Perspectiva Etnomatemática no Programa Alfabetização Solidária (II Semana da Alfabetização)
    2000 (Total: 1)
  • Os Professores de Matemática do Ensino Fundamental e sua Formação Continuada (III Seminário de Pesquisa em Educação Região Sul - Anped Sul)
    2018 (Total: 4)
  • Educação Matemática e Inclusão: olhares de pesquisas brasileiras que enfatizam conjuntos numéricos na Educação Básica (33ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM_9º Salão de Pós-Graduação da UFSM)
  • Inclusão e Educação Matemática: um mapeamento de pesquisas brasileiras que busca indícios sobre o uso de recursos didáticos manipuláveis (33ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM_9º Salão de Pós-Graduação da UFSM)
  • Indícios de registros de representação semiótica em pesquisas stricto sensu sobre geometria plana e espacial (33ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM_9º Salão de Pós-Graduação da UFSM)
  • Possibilidades formativas a partir das atividades complementares de graduação: um estudo de caso no Curso de Matemática Licenciatura/UFSM (33ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM_9º Salão de Pós-Graduação da UFSM)
    2015 (Total: 7)
  • Experiências no Pibid Matemática: Investigação matemática em sala de aula com o uso do Tangram (I Seminário do Pibid da Região Sul ? I PIBID/SUL ?I ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL ? I ENLICSUL, I SEMINÁRIO DO PARFOR DA REGIÃO SUL ? I PARFOR/SUL, I SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICEN)
  • Inserção do Pibid Matemática em sala de aula: Uso do GeoGebra na resolução de problemas (I Seminário do Pibid da Região Sul ? I PIBID/SUL ?I ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL ? I ENLICSUL, I SEMINÁRIO DO PARFOR DA REGIÃO SUL ? I PARFOR/SUL, I SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICEN)
  • Matemática Financeira: uma meta-análise sob o ponto de vista dos registros de representação semiótica (30ª Jornada Acadêmica Integrada e 6º Salão de Pós-Graduação da UFSM)
  • Meta-análise de pesquisas brasileiras em Educação Matemática: a análise combinatória com foco nos registros de representação semiótica (30ª Jornada Acadêmica Integrada e 6º Salão de Pós-Graduação da UFSM)
  • O objeto matemático função por Bolsistas de Iniciação à Docência do Pibid/Matemática-UFSM por meio dos registros de representação semiótica (30ª Jornada Acadêmica Integrada e 6º Salão de Pós-Graduação da UFSM)
  • Os Sistemas Lineares no Livro Didático Novo Olhar Matemática a partir dos Registros de Representação Semiótica (30ª Jornada Acadêmica Integrada e 6º Salão de Pós-Graduação da UFSM)
  • Uma análise do Colégio Estadual Manoel Ribas de Santa Maria /RS por meio de uma cartografia (I Seminário do Pibid da Região Sul ? I PIBID/SUL ?I ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL ? I ENLICSUL, I SEMINÁRIO DO PARFOR DA REGIÃO SUL ? I PARFOR/SUL, I SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICEN)
    2007 (Total: 12)
  • A educação matemática na última série do ensino fundamental no município de Santiago/RS (V Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e II Curso de Formação Continuada)
  • A função afim de os registros de representação (V Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e II Curso de Formação Continuada)
  • A geometria, as pirâmides e os registros de representação semiótica (V Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e II Curso de Formação Continuada)
  • A transposição didática na análise do conceito de energia nos livros didáticos de Ciências (V Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e II Curso de Formação Continuada)
  • As Ciências Naturais na última serei do ensino fundamental ns escolas de Santiago/RS: uma caracterização (V Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e II Curso de Formação Continuada)
  • Cinco significados de fração: uma análise de duas coleções de livros didáticos das séries iniciais do Ensino Fundamental (V Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e II Curso de Formação Continuada)
  • Física para Crianças (XIII Seminário Institucional de Iniciação Científica, XI Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação e V Seminário de Extensão)
  • Números racionais e registros de representação semiótica (V Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e II Curso de Formação Continuada)
  • O conceito de função: pressupostos históricos e epistemológicos (VI Seminário Nacional de Educação)
  • Os professores de Matemática de Santiago e região: concepções, expectativas e ansiedades (V Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e II Curso de Formação Continuada)
  • Tratamento da Informação: uma análise de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental sob a ótica dos registros de representação semiótica (VI Seminário Nacional de Educação)
  • Um estudo sobre o ensino e a aprendizagem nas Ciências Naturais/EF (XIII Seminário Institucional de Iniciação Científica, XI Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação e V Seminário de Extensão)
    2006 (Total: 2)
  • A construção dos números reais via cortes de Dedekind explorando os Registros de Representação Semiótica (IV Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e I Curso de Formação Continuada)
  • Os efeitos do Contrato Didático na transição da Educação Básica para o Curso de Licenciatura em Matemática (IV Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e I Curso de Formação Continuada)
    2005 (Total: 3)
  • Estratégias de Resolução de Quadrados Mágicos (VII Semana Acadêmica do Curso de Matemática)
  • Frações e números decimais (VII Semana Acadêmica do Curso de Matemática)
  • Os Registros de Representação e os números fracionários e decimais (V Seminário Nacional de Educação - V SENED)
    2004 (Total: 3)
  • A questão da transição do ensino Médio para o Superior a partir da idéia de número (VII Encontro Paulista de Educação Matemática - VII EPEM)
  • Análise de erros e a utilização do software DERIVE for Windows (X Seminário Institucional de Iniciação Científica, X Mostra de Iniciação Científica, IV Seminário da Rede de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Sustentável, II Seminário de Extensão e II Mostra de Extensão)
  • Educação Ambiental no processo de Alfabetização de Jovens e Adultos (X Seminário Institucional de Iniciação Científica, X Mostra de Iniciação Científica, IV Seminário da Rede de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Sustentável, II Seminário de Extensão e II Mostra de Extensão)
    2003 (Total: 5)
  • A Geometria Euclidiana Plana e o Cabri-Géomètre II nas Séries Finais do Ensino Fundamental (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
  • Educação Matemática: Teoria e Prática (IV Seminário Nacional de Educação)
  • O Programa Alfabetização Solidária disseminando alternativas de vida sustentável (IX Seminário de Iniciação Científica, IX Mostra de Iniciação Científica, III Seminário da Rede de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Sustentável, I Seminário de Extensão e I Mostra de Extensão)
  • Programa Alfabetização Solidária: Uma Experiência em Formação Continuada de Professores (IV Congresso Internacional de Educação Popular e XIII Seminário Internacional de Educação Popular)
  • Um estudo sobre o erro e as concepções espontâneas dos alunos do curso de Matemática em relação a idéia de número através do DERIVE for Windows (IX Seminário Institucional de Iniciação Científica, IX Mostra de Iniciação Científica, III Seminário da Rede de Desenvolvimento Sustentável, I Seminário de Extensão e I Mostra de Extensão)
    2002 (Total: 3)
  • O Cabri Géomètre II e a Geometria Euclidiana na Formação Inicial de Professores de Matemática (XIII Salão de Iniciação Científica)
  • O Cálculo Mental/Oral: Uma Experiência na Alfabetização Matemática de Jovens e Adultos (XIV Salão de Iniciação Científica)
  • Os Professores de Matemática e o uso da calculadora em sala de aula (XVII Jornada Academica Integrada)
    2001 (Total: 3)
  • As contribuições do Computador no Ensino da Geometria (VII Seminário Institucional de Iniciação Científica, VII Mostra de Iniciação Científica)
  • Laboratório de Matemática: algumas contribuições para a formação continuada de professores da rede municipal (II Congresso Internacional de Educação Popular e XI Seminário Internacional de Educação Popular)
  • Um estudo sobre os triângulos e o Teoreoma de Pitagóras como o Cabri-Géomètre II (II EREM - Encontro Regional de Educação Matemática)
    2000 (Total: 4)
  • A Educação Matemática nas Séries Iniciais: Atualização de Professores da Rede Municipal (XV Jornada Acadêmica Integrada)
  • A Geometria Euclidiana no Ensino Fundamental (XV Jornada Acadêmica Integrada)
  • Diários da Prática Pedagógica: uma Alternativa para a Formação de Professores (I Congresso Internacional de Educação Popular)
  • O Ensino da Geometria: Limites e possibilidades de uma proposta de formação continuada (I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores)
    1999 (Total: 3)
  • Formação Continuada de Professores de Matemática: Algumas Contribuições para o Ensino da Geometria (II Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
  • Formação Continuada dos Professores do Ensino Fundamental: Algumas Considerações (52º Reunião Anual da SBPC)
  • O Professor Universiário e suas Contribuições na Formação Continuada dos Professores do Ensino Fundamental (I Simpósio de Educação Superior)
    1997 (Total: 1)
  • Algoritmos da Multiplicação (IV Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
    1996 (Total: 1)
  • Curvas Planas (III Jornada Integrada de Pesquisa Extensão e Ensino)
    1995 (Total: 1)
  • Geometria Hiperbólica (II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
    2014 (Total: 3)
  • Limites e possibilidades do PIBID na formação inicial de professores de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental (29ª Jornada Acadêmica Integrada e 6ª Mostra de Ensino da UFSM)
  • O PIBID e a Formação Inicial de Professores de Matemática para o Ensino Médio (29ª Jornada Acadêmica Integrada e 6ª Mostra de Ensino da UFSM)
  • Os registros de representação semiótica como um elemento norteador de pesquisas em Educação Matemática no Ensino Médio (29ª Jornada Acadêmica Integrada e 5º Salão de Pós-Graduação da UFSM)
    2003 (Total: 1)
  • A Geometria Euclidiana Plana do Ensino Fundamental com o Cabri-Géomètre II (IV Encontro sobre Investigação na Escola)
    2002 (Total: 1)
  • O Programa Alfabetização Solidária e a formação de professores (III Encontro sobre Investigação na Escola)
    2001 (Total: 2)
  • Tecnologias Educacionais: Como os Professores de Matemática a Caracterizam (II Encontro Sobre Investigação na Escola)
  • Uma nova maneira de demonstrar o Teorema de Pitágoras: Cabri-Géomètre II (II EREM - Encontro Regional de Educação Matemática)
    2000 (Total: 1)
  • O Professor de Matemática: Uma Investigação sobre sua Formação Continuada (I Encontro sobre Investigação na Escola)

Produção Técnica

    2010 (Total: 1)
  • Laboratório de Ensino de Matemática
    2007 (Total: 1)
  • VI Seminário Nacional de Educação
    2006 (Total: 1)
  • XII Seminário Institucional de Iniciação Científica, X Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, IV Seminário de Extensão e Feira de Inovação e Empreendedorismo - XII SIIC
    2005 (Total: 1)
  • V Seminário Nacional de Educação
    2002 (Total: 1)
  • VII Seminário Institucional de Iniciação Científica, VIII Mostra de Iniciação Científica, VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e II Seminário da Rede de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Sustentável
    1997 (Total: 1)
  • Curso de Atualização em Educação Matemática no Ensino Fundamental
    2007 (Total: 1)
  • V Semana Acadêmica Integrada das Licenciatruas e II Curso de Formação Continuada - "Imagens Teóricas e Práticas da Ação Docente"
    2003 (Total: 1)
  • II Olimpíada da Matemática
    2002 (Total: 1)
  • I Olimpíada da Matemática
    2008 (Total: 7)
  • A Aprendizagem em Matemática: Contribuições da teoria dos Registros de Representação Semiótica
  • As Tecnologias da Informação e a Educação Matemática:softwares matemáticos no estudo dos campos algébricos e gráficos
  • Espaço e Forma no Ensino Fundamental
  • Informática e Educação Matemática
  • Linguagem Matemática no Contexto Escolar: A mobilização das Representações Semióticas na aprendizagem Matemática: desafios para o contexto escolar
  • Prática Pedagógicas em Ciências e Matemática III
  • Um Estudo do Objeto Matemático Função e suas representações em Diferentes Contextos
    2007 (Total: 9)
  • A Educação Matemática no Ensino Fundamental de 9 anos
  • A Educação Matemática no Ensino Fundamental de 9 anos: o raciocínio lógico
  • A Inteligência lógico-matemática construída por meio de referenciais teóricos e práticos
  • As representações Semióticas e o processo de ensino-aprendizagem em Matemática: uma análise sobre o registro gráfico
  • O conceito de função: pressupostos históricos e epistemológicos
  • O Ensino e a Aprendizagem da Matemática sob o ponto de vista das Representações Semióticas
  • Os princípios da Educação Financeira na Educação Básica
  • Raciocínio Lógico e Jogos Matemáticos
  • Tratamento da informação: uma análise de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental sob a ótica dos Registros de Representação Semiótica
    2006 (Total: 2)
  • A Construção dos números reais via cortes de Dedekind explorando os Registros de Representação Semiótica
  • Os efeitos do contrato didático na transição da Educação Básica para o curso de Licenciatura em Matemática
    2005 (Total: 5)
  • Estratégias de resolução de quadrados mágicos
  • Frações e números decimais
  • O Ensino de Cálculo Diferencial e Integral
  • Os Registros de Representação Semiótica e os Números Fracionários e Decimais
  • Tópicos de Educação Matemática para o Ensino Fundamental
    2004 (Total: 2)
  • Jogos Matemáticos
  • Um estudo da função quadrática com o DERIVE for Windows
    2003 (Total: 3)
  • A Matemática e a Educação de Jovens e Adultos
  • Educação Matemática: Teoria e Prática
  • Planejamento e Estágios no Programo Alfabetização Solidária
    2002 (Total: 8)
  • A Geometria Euclidiana Plana e o Cabri-Gèométre
  • A matemática através de jogos
  • Educação Matemática e Planejamento no Programa Alfabetização Solidária
  • Educação Matemática na Alfabetização de Jovens e Adultos
  • Geometria Analítica com o Cabri-Géométre II
  • O Cálculo Mental no Programa Alfabetização Solidária
  • O Uso da Calculadora em Sala de Aula - Ensino Fundamental (5a a 8a séries) e Ensino Médio
  • O Uso da Calculadora em Sala de Aula- Educação Infantil e Ensino Fundamental (1a a 4a séries)
    2001 (Total: 10)
  • A calculadora e o ensino da matemática: uma proposta altenativa na sala de aula
  • A noção de número, operações elementares, cálculo mental e sistemas de medidas
  • A Noção de número, as quatro operações elementares e os sistemas de medidas na educação de jovens e adultos
  • Alfabetização Matemática
  • Confecção de Materiais
  • Educação Matemática
  • Geometria no Cotidiano
  • Geometria: O espaço e a forma na Séries Iniciais e na Educação Infantil
  • Planejamento no Programa Alfabetização Solidária
  • Planejamento: Como fazer?
    2000 (Total: 3)
  • Algumas considerações sobre a Geometria Euclidiana no 2º ciclo do Ensino Fundamental
  • Atualização de Professores-Séries Iniciais
  • Novas Tecnologias na Educação: o uso da calculadora nas aulas de matemática
    2015 (Total: 5)
  • Cartografia através do PIBID - Matemática: Um estudo diagnóstico da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Gomes Carneiro
  • Geoplano em Sala de Aula: Um Recurso Didático aliado ao Ensino e Aprendizagem de Áreas
  • Grafos: uma inserção no ensino básico
  • O Algeplan como um Recurso Didático para ensinar e aprender Expressões Algébricas de Coeficientes Inteiros
  • Representações semióticas mobilizadas nos sistemas lineares a partir do livro didático Novo Olhar Matemática
    2014 (Total: 7)
  • A Geometria Analítica e a Mobilização das Representações Semióticas na Formação de Professores de Matemática
  • Cartografia do PIBID-Matemática da UFSM
  • O ensino da geometria a partir das bolas de futebol telstar e jabulani no projeto PIBID Matemática na Copa 2014
  • O tratamento da informação no projeto PIBID Matemática/UFSM na Copa 2014
  • Os Registros de Representação Semiótica nas Pesquisas em Matemática: um olhar para os sistemas lineares e funções
  • PIBID Matemática/UFSM e o desenvolvimento profissional por meio do trabalho colaborativo
  • Projeto didático PIBID Matemática na Copa do Mundo
    2008 (Total: 2)
  • Os Números Racionais e o Planejamento do Professor: Uma análise sob a ótica dos registros de representação semiótica
  • Uma Análise dos Conceitos Físicos e Matemáticos envolvidos na Mecânica dos Movimentos sob a ótica das Representações Semióticas
    2007 (Total: 4)
  • Concepções, expectativas e ansiedades de professores de Matemática de Santiago e região sobre sua Formação: Um estudo de caso
  • Os Números Racionais e os Registros de Representação Semiótica no Ensino Fundamental
  • Um estudo da função afim conforme os Registros de Representação Semiótica
  • Um Estudo das Pirâmides sob o Ponto de vista dos Registros de Representação Semiótica
    2006 (Total: 1)
  • As variáveis visuais na coordenação de registros de representação: um estudo sobre inequações a partir da comparação de funções
    2005 (Total: 1)
  • Registros de Representação Semiótica em um estudo de inequações a partir de funções
    2003 (Total: 1)
  • Programa Alfabetização Solidária: Uma experiência em formação continuada de professores
    2001 (Total: 2)
  • Laboratório de Matemática: algumas contribuições para a formação de professores da rede municipal
  • O Processo de Alfabetização numa Perspctiva Etnomátemática no Programa Alfabetização Solidária
    2000 (Total: 2)
  • O Ensino da Gemetria: limites e possibilidades de uma proposta de formação continuada
  • Os Diários da Prática Pedagógica: uma alternativa para a formação de professores
    2005 (Total: 1)
  • O contrato didático e os registros de representação semiótica na transição da educação básica para o ensino superior
    2004 (Total: 2)
  • A questão da transição do Ensino Médio para o Superior a partir da idéia de número
  • Um Estudo de Funções: A questão da transição do ensino médio para o superior
    2003 (Total: 1)
  • A educação de Jovens e Adultos
    2001 (Total: 3)
  • A Concepção Etnomatemática no Processo de Alfabatização de Jovens e Adultos
  • O uso da calculadora na sala de aula e as concepções dos professores dos ensinos fundamental e médio
  • Tecnologias Educacionais: como os professores de matemática as caracterizam
    2000 (Total: 5)
  • A Geometria Euclidiana no Ensino Fundamental
  • Atualização de professores
  • O Ensino da Geometria no âmbito da formação continuada de professores de Matemática
  • O Ensino de Geometria: uma questão a ser repensada
  • O professor de Matemática: uma investigação sobre sua formação cotinuada
    1999 (Total: 1)
  • Formação Continuada dos Professores do Ensino Fundamental: algumas contribuições
    1997 (Total: 1)
  • Algoritmos da Multiplicação
    1996 (Total: 1)
  • Curvas Planas
    1995 (Total: 1)
  • Geometria Hiperbólica
    2000 (Total: 1)
  • Os professores de matemática do ensino fundamental e sua formação continuada
    1999 (Total: 1)
  • Formação Continuada de Professores de Matemática algumas contribuições para o Ensino da Geometria
    1999 (Total: 1)
  • O Professor Universitário e suas Contribuições para a Formação Continuada dos Professores do Ensino Fundamental
    2023 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
    2022 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
    2021 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
    2020 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
    2019 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
    2018 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
    2017 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
    2016 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
    2015 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
    2014 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
    2013 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
    2012 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
    2011 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
    2010 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
    2009 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
    2008 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
    2007 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Contexto & Educação (0102-8758)'
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
    2003 (Total: 1)
  • Relatório de Visita I, II, III, IV e IV do Módulo X III do PAS
    2002 (Total: 2)
  • Relatório da visita I, II, III, IV e V e Acompanhamento Módulo XI do PAS
  • Relatório de Visita I, II, III, IV e V e Acompanhamento Módulo XII do Programa Alfabetização Solidária
    2001 (Total: 2)
  • Relatório de Visita I, II, III, IV e IV e Acompanhamento Módulo IX do Programa Alfabetização Solidária
  • Relatório de Visita I, II, III, IV e V do Módulo X do PAS

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 1)
  • Interpretações dos Números Racionais: uma análise no 7º ano do Ensino Fundamental
    2022 (Total: 3)
  • Curso de Matemática Licenciatura/UFSM: uma análise de projetos pedagógicos (2013-2019)
  • Educação do Campo: um olhar para situações socioeconômico-financeiras na Educação Matemática
  • Vestígios da Matemática no Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac em Santa Maria/RS: trajetórias, acervos e memórias
    2021 (Total: 2)
  • Curso de Matemática Licenciatura/UFSM no período 2014? 2019: uma análise a partir da perspectiva do desenvolvimento profissional no âmbito do Pibid
  • Indícios de relações com a matemática de pesquisadores em Educação Matemática
    2020 (Total: 1)
  • ÁÁrea de Figuras Planas: uma análise de produções stricto sensu
    2019 (Total: 3)
  • Geometria Espacial de Posição sob a ótica dos registros de representação semiótica: um estudo com licenciandos em Matemática
  • Surdez no contexto da Educação Matemática: um estudo sobre o conjunto dos números reais a partir de registros de representação semiótica e o Tangram
  • Uma análise de tarefas que envolvem interpretações de números racionais em uma escola pública de educação bilíngue para surdxs em Santa Maria/RS
    2018 (Total: 2)
  • Formação Inicial de Professores de Matemática: conhecimentos de quem ensina geometria em práticas como componente curricular
  • Inflação sob a perspectiva da Educação Financeira Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
    2017 (Total: 3)
  • Registros de representação semiótica mobilizados na obtenção do volume de combustível em um tanque cilíndrico: uma atividade orientada pelos princípios da modelagem matemática
  • Representações semióticas mobilizadas por licenciandos em Matemática ao tomar decisões diante de situações econômico-financeiras
  • Representações Semióticas mobilizadas no estudo da área do círculo no Ensino Fundamental
    2016 (Total: 3)
  • Análise discursiva das representações semióticas mobilizadas por licenciandos em Matemática no ensino e na aprendizagem de funções
  • Matemática Financeira: Uma meta-análise sob o ponto de vista dos registros de representação semiótica
  • Raciocínio Combinatório: Uma Meta-Análise a partir dos Registros de Representação Semiótica
    2015 (Total: 1)
  • Registros de Representação Semiótica Mobilizados no Estudo de Sistemas Lineares no Ensino Médio
    2014 (Total: 2)
  • Representações mobilizadas nas turmas de 1° ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe no ensino de função afim e quadrática
  • Representações mobilizadas nas turmas de 3° ano do Ensino Médio de duas escolas da rede estadual de Itaibaina/SE no ensino de Geometria Analítica
    2013 (Total: 1)
  • O Ensino de Fração e seus Diferentes Significados: Um estudo a partir do livro didático A Conquista da Matemática e dos registros dos cadernos de alunos do 7º ano da rede municipal de Aracaju/SE
    2012 (Total: 1)
  • A Educação Algébrica no 8º Ano do Ensino Fundamental das Escolas Públicas de Ribeirópolis/SE: Entendimentos dos professores de Matemática
    2011 (Total: 1)
  • O Sentido do Aprender Matemática:acerca da Fórmula de Bhaskara
    2007 (Total: 1)
  • Os Números Racionais e os Registros de Representação Semiótica: análise e planejamentos das séries finais do ensino fundamental
    2007 (Total: 1)
  • Projeto de Apoio ao Ensino de Física e Matemática
    2022 (Total: 2)
  • Interpretações de números racionais no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2020
  • Matemática Financeira e Educação Financeira: uma análise de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura da Região Sul
    2021 (Total: 2)
  • Interdisciplinaridade a partir do pacto nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio: Ações do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac de Santa Maria ? RS
  • Matemática Financeira no Exame Nacional do Ensino Médio ? ENEM (1998 ? 2020)
    2019 (Total: 1)
  • Educação Financeira em pesquisas stricto sensu no Brasil: um levantamento bibliográfico com foco na Tomada de Decisão
    2017 (Total: 5)
  • Apreensões mobilizadas por alunos do nível 2 do 11º PIIC/OBMEP
  • Entendimentos sobre previdência e aposentadoria: uma investigação com servidores públicos de Tupanciretã a partir da educação financeira
  • Representações semióticas no estudo de área de figuras planas: uma abordagem com o Geogebra por meio de questões da OBMEP
  • Tomada de decisão na Matemática Financeira: uma sequência de atividades explorando representações semióticas
  • Uma análise das representações semióticas mobilizadas em atividades sobre as interpretações do numero racional com Frac-Soma 235 no Ensino Médio
    2016 (Total: 2)
  • As interpretações do número racional: uma análise das representações mobilizadas em atividades com o Frac-Soma 235
  • Representações do conjunto dos números reais mobilizadas por alunos do CTISM/UFSM
    2015 (Total: 2)
  • As representações semióticas mobilizadas nas dimensões da álgebra no ensino médio: um estudo com bolsistas de iniciação à docência
  • Entendimentos do PIBID/Matemática-UFSM sobre as dimensões da álgebra a partir dos registros de representação semiótica
    2011 (Total: 1)
  • Os Conceito Geométricos e os Registros de Representação mobilizados por alunos do 9º ano da rede pública de Aracaju