Rita De Cassia Pistoia Mariani
Produção Bibliográfica
- 2023 (Total: 5)
- 2022 (Total: 4)
- 2021 (Total: 9)
- 2020 (Total: 11)
- 2019 (Total: 3)
- ISSN Educação Financeira: entendimentos de inflação em uma turma de 9º Ano do Ensino Fundamental (Educação Matemática Pesquisa)
- 2018 (Total: 2)
- 2017 (Total: 2)
- ISSN Registros de Representação Semiótica Mobilizados em Produções Stricto Sensu sobre Matemática Financeira no Ensino Médio: uma meta-análise (PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
- 2016 (Total: 1)
- ISSN O ensino de Matemática Financeira e os registros de representação semiótica (BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
- 2008 (Total: 1)
- ISSN As Representações Semióticas e a Aprendizagem do Objeto Função (CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA)
- 2022 (Total: 4)
- doi Área de figuras planas em pesquisas stricto sensu no Brasil (1998-2017): uma análise com ênfase em recursos didáticos (Educação Matemática: Mapeamentos com ênfase em processos de ensino e aprendizagem)
- doi Discalculia do Desenvolvimento: uma análise de estudos envolvendo ensino e aprendizagem de matemática (Educação Matemática: Mapeamentos com ênfase em processos de ensino e aprendizagem)
- doi Ensino de Matemática em Escolas do Campo: uma análise a partir de produções stricto sensu (Educação Matemática: Mapeamentos com ênfase em processos de ensino e aprendizagem)
- doi Relação com o saber: estudos que enfatizam professores de matemática e sua formação (Educação Matemática: Mapeamentos com ênfase em processos de ensino e aprendizagem)
- 2021 (Total: 3)
- doi A DIMENSÃO EPISTÊMICA EM ESTUDOS SOBRE ENSINO/EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (A Educação dos Primórdios ao Século XXI: Perspectivas, Rumos e Desafios 4)
- Matem@tica na Pr@tica: o contexto da UFSM (Educação a Distância na UFSM: histórias e perspectivas)
- doi PRÁTICA LETIVA: UM OLHAR PARA EX-PIBIDIANOS DO PROJETO MATEMÁTICA/UFSM (2014-2018) (ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DAS PRÁTICAS ESCOLARES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES)
- 2019 (Total: 1)
- doi Algumas experiências vivenciadas no Pibid Matemática/UFSM sob o ponto de vista do desenvolvimento profissional (Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática no Contexto de Interação entre a escola de Educação Básica e Universidade)
- 2018 (Total: 1)
- doi Visualização em produções que exploraram software: uma metanálise no campo da geometria (Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática: articulação entre pesquisas, objetos de aprendizagem e representações)
- 2015 (Total: 1)
- Derivada: uma análise dos registros mobilizados por licenciandos em Matemática ao resolverem situações a partir da manipulação do software Imagiciel e do GeoGebra (Momentos Formativos: Caminhos e perspectivas na formação de professores)
- 2010 (Total: 2)
- Investigando as Pesquisas sobre o Ensino de Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS: Uma análise sobre os elementos do contrato didático (A Pesquisa Educacional e as Questões da Educação na Contemporaneidade)
- Relação com o saber dos professores de Matemática: aprender e ensinar Geometria no Ensino Fundamenta (Múltiplos Olhares sobre a Educação Básica)
- 2008 (Total: 1)
- Os Registros de Representação Semiótica do Número Racional: Um estudo de caso do planejamento do professor (Educação Matemática: processos de pesquisa no ensino fundamental e médio)
- 2018 (Total: 1)
- Raciocínio combinatório e representações semióticas; uma meta-análise
- 2001 (Total: 2)
- A Demostração do Teorema de Pitágoras com o Cabri-Géomètre II (Boletim do Curso de Matemática)
- A Perspectiva Etnomatemática no Programa Alfabetização Solidária da URI Campus Santiago/RS (URI INFORMA)
- 2023 (Total: 5)
- A Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular: um olhar sobre as áreas do conhecimento (8ª Escola de Inverno de Educação Matemática, 7º Encontro Nacional do Pibid-Matemática e 1º Encontro Nacional do Residência Pedagógica-Matemática)
- Indícios de Educação Financeira nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (8ª Escola de Inverno de Educação Matemática, 7º Encontro Nacional do Pibid-Matemática e 1º Encontro Nacional do Residência Pedagógica-Matemática)
- Mapeamento stricto sensu sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (8ª Escola de Inverno de Educação Matemática, 7º Encontro Nacional do Pibid-Matemática e 1º Encontro Nacional do Residência Pedagógica-Matemática)
- Reforma curricular no Curso de Matemática Licenciatura Diurno: um olhar para os estágios supervisionados (8ª Escola de Inverno de Educação Matemática, 7º Encontro Nacional do Pibid-Matemática e 1º Encontro Nacional do Residência Pedagógica-Matemática)
- Relações com a Matemática: ponto de vista de pesquisadores em Educação Matemática (8ª Escola de Inverno de Educação Matemática, 7º Encontro Nacional do Pibid-Matemática e 1º Encontro Nacional do Residência Pedagógica-Matemática)
- 2021 (Total: 5)
- Diagnóstico da Discalculia do Desenvolvimento: reflexões sobre números racionais no teste de desempenho escolar (TDE) (VII ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA & I ESCOLA DE INVERNO DE ENSINO DE FÍSICA)
- Entendimentos sobre Matemática reveladas em Produções que consideram a noção da Relação com o Saber (VII ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA & I ESCOLA DE INVERNO DE ENSINO DE FÍSICA)
- Grandezas Geométricas em questões da primeira fase da Obmep (2015 - 2019): um olhar a partir das apreensões figurais (VII ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA & I ESCOLA DE INVERNO DE ENSINO DE FÍSICA)
- Interpretações dos números racionais em provas do ENEM (1998-2001) (VII ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA & I ESCOLA DE INVERNO DE ENSINO DE FÍSICA)
- Relações vivenciadas na formação de professores de matemática: um estudo de caso na UFSM (VII ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA & I ESCOLA DE INVERNO DE ENSINO DE FÍSICA)
- 2020 (Total: 3)
- doi RELAÇÃO COM O SABER E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA UFSM: ALGUNS APONTAMENTOS (XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade")
- doi RELAÇÃO COM O SABER NO ENSINO/EDUCAÇÃO MATEMATICA: UM MAPEAMENTO NA BDTD (XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade")
- doi RELAÇÃO COM SABER: MAPEAMENTO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E SUAS PERCEPCÕES/AÇÕES (XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade")
- 2019 (Total: 1)
- Educação Financeira em atividades didáticas no ambiente escolar: apontamentos iniciais de uma meta-análise (5º Seminário de Pesquisa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática)
- 2018 (Total: 16)
- A investigação matemática nas ações do Pibid Matemática UFSM em 2017 (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- Apreensões perceptiva, discursiva e operatória no estudo de área de triângulos (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- Conceitos geométricos: uma abordagem por meio de obras de arte (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- Geometria e Arte: algumas aproximações (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- História da Matemática: uma proposta do Pibid envolvendo a resolução aritmética e algébrica de equações lineares (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- Investigando a Tomada de Decisão diante de situações econômico-financeiras de licenciandos em Matemática a partir de um questionário semiestruturado (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- Mapeamento sobre a teoria dos registros de representação semiótica em pesquisas de geometria plana e espacial (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- O lúdico como possibilidade de ensino de Educação Financeira (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- O uso de vídeos como possibilidade de ensino de Educação Financeira (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- Os registros de representações semióticas em atividades sobre a interpretação medida do número racional no Ensino Médio utilizando Frac-Soma 235 (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- Práticas como componente curricular na formação inicial de professores de Matemática (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- Registros de representações semiótica de números reais: um estudo com o Tangram em uma turma de Ensino Médio (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- Surdez e Educação Matemática: um mapeamento de trabalhos stricto sensu produzidos no Brasil (VI Escola de Inverno de Educação Matemática - Comunicação Científica (CC) XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática 4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- Tomada de Decisão: argumentações de licenciandos em Matemática diante de situações econômicas e financeiras (VII Jornada Nacional de Educação Matemática e XX Jornada Regional de Educação Matemática)
- Uma experiência didática com quadrados mágicos (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- Vigilantes do preço: um projeto de pesquisa escolar na perspectiva da educação financeira escolar (VI Escola de Inverno de Educação Matemática_XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática_4º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- 2017 (Total: 4)
- Análise dos conceitos/conteúdos de matemática financeira e progressões geométricas em livros didáticos do Ensino Médio sobre a perspectiva da modelagem matemática (VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
- Apreensões mobilizadas no estudo do círculo nos anos iniciais do Ensino Fundamental (VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
- Currículo e Formação de Professores: Um estudo de caso em um Curso de Licenciatura em Matemática (VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
- Sequência de atividades desenvolvidas e analisada sob a ótica das orientações do Programa Educação Financeira Nas Escolas Da MEC/OCDE (VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
- 2016 (Total: 11)
- A Investigação Matemática nas ações do Pibid Matemática no Biênio 2014-2015 (V Escola de Inverno de Educação Matemática e no 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- Algeplan no Pibid Matemática/UFSM (V Escola de Inverno de Educação Matemática e no 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- Algumas atividades acerca da teoria de grafos na Educação Básica (V Escola de Inverno de Educação Matemática e no 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- Apreensões das representações semióticas em atividades de geometria da OBMEP (V Escola de Inverno de Educação Matemática e 3º Encontro Nacional PIBID-Matemática)
- Experiências do Pibid em sala de aula: investigação matemática com o Tangram (V Escola de Inverno de Educação Matemática e no 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- Modelagem Matemática e Representações Semióticas: um mapeamento de trabalhos stricto sensu produzidos na área de Ensino de Ciências e Matemática (V Escola de Inverno de Educação Matemática e no 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- Multiplicação e Divisão de Polinômios: um estudo de livros didáticos tilizados nas escolas parceiras do Pibid Matemática/UFSM (V Escola de Inverno de Educação Matemática e no 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- Reflexões do Pibid/Matemática-UFSM utilizando o Frac-Soma 235 em um trabalho com os números racionais (V Escola de Inverno de Educação Matemática e no 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- Registros de representação semiótica e pesquisas em matemática: um olhar para o livro didático (V Escola de Inverno de Educação Matemática e no 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- Registros de representação semiótica: um mapeamento de dissertações e teses brasileiras (V Escola de Inverno de Educação Matemática e no 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- Uma proposta para o ensino de função inversa contextualizado pela cifra de substituição (V Escola de Inverno de Educação Matemática e no 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- 2015 (Total: 6)
- Atividades com Grafos: Uma Inserção no Educação Básica (I Seminário do Pibid da Região Sul ? I PIBID/SUL ?I ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL ? I ENLICSUL, I SEMINÁRIO DO PARFOR DA REGIÃO SUL ? I PARFOR/SUL, I SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICEN)
- Cartografia Através do Pibid - Matemática: Um Estudo Diagnóstico da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Gomes Carneiro (I Seminário do Pibid da Região Sul ? I PIBID/SUL ? I ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL ?I ENLICSUL, I SEMINÁRIO DO PARFOR DA REGIÃO SUL ? I PARFOR/SUL, I SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC. H)
- Equação da Circunferência: uma análise de livros didáticos do Ensino Médio (XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
- Geoplano em Sala de Aula: Um recurso didático aliado ao ensino e aprendizagem de áreas (I Seminário do Pibid da Região Sul ? I PIBID/SUL ? I ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL ?I ENLICSUL, I SEMINÁRIO DO PARFOR DA REGIÃO SUL ? I PARFOR/SUL, I SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC)
- O Algeplan como um Recurso Didático para Ensinar e Aprender Expressões Algébricas de Coeficientes Inteiros (I Seminário do Pibid da Região Sul ? I PIBID/SUL ?I ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL ? I ENLICSUL, I SEMINÁRIO DO PARFOR DA REGIÃO SUL ? I PARFOR/SUL, I SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICEN)
- Representações semióticas mobilizadas nos sistemas lineares a partir do livro didático Novo Olhar Matemática (XII EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
- 2014 (Total: 7)
- A Geometria Analítica e a Mobilização das Representações Semióticas na Formação de Professores de Matemática (V Jornada Nacional de Educação Matemática e XVIII Jornada Regional de Educação Matemática)
- Cartografia do Pibid/Matemática da UFSM (4ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 2º Encontro Nacional PIBID Matemática)
- O ensino da geometria a partir das bolas de futebol telstar e jabulani no projeto PIBID Matemática na Copa 2014 (4ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 2º Encontro Nacional PIBID Matemática)
- O tratamento da informação no projeto PIBID Matemática/UFSM na Copa 2014 (4ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 2º Encontro Nacional PIBID Matemática)
- Os Registros de Representação Semiótica nas Pesquisas em Matemática: um olhar para os sistemas lineares e funções (IV Escola de Inverno de Educação Matemática e 2º Encontro Nacional PIBID-MATEMÁTICA)
- PIBID Matemática/UFSM e o desenvolvimento profissional por meio do trabalho colaborativo (4ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 2º Encontro Nacional PIBID Matemática)
- Projeto didático PIBID Matemática na Copa do Mundo (4ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 2º Encontro Nacional PIBID Matemática)
- 2008 (Total: 10)
- A busca de uma proposta interdisciplinar e intradisciplinar entre o Ensino de Ciências e Matemática nas escolas do município de Santiago/RS (II Jornada Nacional de Educação Matemática e a XV Jornada Regional de Educação Matemática)
- A mobilização das Representações Semióticas na aprendizagem Matemática: desafios para o contexto escolar (I Congresso Nacional de Educação Matemática, VIII Encontro Regional de Educação Matemática e III Encontro Regional de Ensino de Física)
- A Presença do Livro Didático na Transformação Interna do Saber Matemático (II Jornada Nacional de Educação Matemática e aXV Jornada Regional de Educação Matemática)
- As Tecnologias da Informação e a Educação Matemática: softwares matemáticos no estudo dos campos algébricos e gráficos (VIII Encontro Sergipano de Educação Matemática)
- Informática Educativa e Educação Matemática: alguns aspectos do processo de ensino-aprendizagem por meio das representações semióticas (VIII Encontro Sergipano de Educação Matemática)
- Os Números Racionais e o Planejamento do Professor: Uma análise sob a ótica dos registros de representação semiótica (I Congresso Nacional de Educação Matemática, VIII Encontro Regional de Educação Matemática e III Encontro Regional de Ensino de Física)
- Os Registros de Representação Semiótica na Aquisição do Conceito de Função Afim e a Resolução de Problemas (II Jornada Nacional de Educação Matemática e a XV Jornada Regional de Educação Matemática)
- Os Registros de Representação Semiótica: contribuições para o ensino de Física e Matemática (II Jornada Nacional de Educação Matemática e aXV Jornada Regional de Educação Matemática)
- Registros de Representação Semiótica no Laboratório de Matemática: Atividades com o teorema de Pitágoras (I Congresso Nacional de Educação Matemática, VIII Encontro Regional de Educação Matemática e III Encontro Regional de Ensino de Física)
- Uma Análise dos Conceitos Físicos e Matemáticos envolvidos na Mecânica dos Movimentos sob a ótica das Representações Semióticas (I Congresso Nacional de Educação Matemática, VIII Encontro Regional de Educação Matemática e III Encontro Regional de Ensino de Física)
- 2007 (Total: 6)
- As Representações Semióticas e o processo de ensino-aprendizagem em Matemática: uma análise sobre o registro gráfico (7° Encontro Regional de Educação Matemática e 2° Encontro Regional de Ensino de Física)
- Concepções, expectativas e ansiedades de professores de Matemática de Santiago e região sobre sua Formação: Um estudo de caso (IV Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
- Os Números Racionais e os Registros de Representação Semiótica no Ensino Fundamental (IV Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
- Um estudo da função afim conforme os Registros de Representação Semiótica (IV Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
- Um Estudo das Pirâmides sob o Ponto de vista dos Registros de Representação Semiótica (IV Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
- Uma caracterização das Ciências Naturais e da Matemática na última série do ensino fundamental nas escolas de Santiago/RS (7° Encontro Regional de Educação Matemática e do 2° Encontro Regional de Ensino de Física)
- 2006 (Total: 1)
- As variáveis visuais na coordenação de registros de representação: um estudo sobre inequações a partir da comparação de funções (29ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)
- 2005 (Total: 2)
- O Contrato Didático e os registros de representação semiótica na transição da Educação Básica para o Ensino Superior (IX EBRAPEM - Encontro Brasileira de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemátia)
- Registros de Representação Semiótica em um estudo de inequações a partir de funções (III Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
- 2004 (Total: 2)
- A questão da transição do ensino Médio para o Superior a partir da idéia de número (VII Encontro Paulista de Educação Matemática - VII EPEM)
- Um Estudo de funções: a questão da transição do Ensino Médio para o Superior (XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- 2001 (Total: 1)
- O Processo de Alfabetização numa Perspectiva Etnomatemática no Programa Alfabetização Solidária (II Semana da Alfabetização)
- 2000 (Total: 1)
- Os Professores de Matemática do Ensino Fundamental e sua Formação Continuada (III Seminário de Pesquisa em Educação Região Sul - Anped Sul)
- 2018 (Total: 4)
- Educação Matemática e Inclusão: olhares de pesquisas brasileiras que enfatizam conjuntos numéricos na Educação Básica (33ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM_9º Salão de Pós-Graduação da UFSM)
- Inclusão e Educação Matemática: um mapeamento de pesquisas brasileiras que busca indícios sobre o uso de recursos didáticos manipuláveis (33ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM_9º Salão de Pós-Graduação da UFSM)
- Indícios de registros de representação semiótica em pesquisas stricto sensu sobre geometria plana e espacial (33ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM_9º Salão de Pós-Graduação da UFSM)
- Possibilidades formativas a partir das atividades complementares de graduação: um estudo de caso no Curso de Matemática Licenciatura/UFSM (33ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM_9º Salão de Pós-Graduação da UFSM)
- 2015 (Total: 7)
- Experiências no Pibid Matemática: Investigação matemática em sala de aula com o uso do Tangram (I Seminário do Pibid da Região Sul ? I PIBID/SUL ?I ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL ? I ENLICSUL, I SEMINÁRIO DO PARFOR DA REGIÃO SUL ? I PARFOR/SUL, I SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICEN)
- Inserção do Pibid Matemática em sala de aula: Uso do GeoGebra na resolução de problemas (I Seminário do Pibid da Região Sul ? I PIBID/SUL ?I ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL ? I ENLICSUL, I SEMINÁRIO DO PARFOR DA REGIÃO SUL ? I PARFOR/SUL, I SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICEN)
- Matemática Financeira: uma meta-análise sob o ponto de vista dos registros de representação semiótica (30ª Jornada Acadêmica Integrada e 6º Salão de Pós-Graduação da UFSM)
- Meta-análise de pesquisas brasileiras em Educação Matemática: a análise combinatória com foco nos registros de representação semiótica (30ª Jornada Acadêmica Integrada e 6º Salão de Pós-Graduação da UFSM)
- O objeto matemático função por Bolsistas de Iniciação à Docência do Pibid/Matemática-UFSM por meio dos registros de representação semiótica (30ª Jornada Acadêmica Integrada e 6º Salão de Pós-Graduação da UFSM)
- Os Sistemas Lineares no Livro Didático Novo Olhar Matemática a partir dos Registros de Representação Semiótica (30ª Jornada Acadêmica Integrada e 6º Salão de Pós-Graduação da UFSM)
- Uma análise do Colégio Estadual Manoel Ribas de Santa Maria /RS por meio de uma cartografia (I Seminário do Pibid da Região Sul ? I PIBID/SUL ?I ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL ? I ENLICSUL, I SEMINÁRIO DO PARFOR DA REGIÃO SUL ? I PARFOR/SUL, I SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICEN)
- 2007 (Total: 12)
- A educação matemática na última série do ensino fundamental no município de Santiago/RS (V Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e II Curso de Formação Continuada)
- A função afim de os registros de representação (V Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e II Curso de Formação Continuada)
- A geometria, as pirâmides e os registros de representação semiótica (V Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e II Curso de Formação Continuada)
- A transposição didática na análise do conceito de energia nos livros didáticos de Ciências (V Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e II Curso de Formação Continuada)
- As Ciências Naturais na última serei do ensino fundamental ns escolas de Santiago/RS: uma caracterização (V Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e II Curso de Formação Continuada)
- Cinco significados de fração: uma análise de duas coleções de livros didáticos das séries iniciais do Ensino Fundamental (V Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e II Curso de Formação Continuada)
- Física para Crianças (XIII Seminário Institucional de Iniciação Científica, XI Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação e V Seminário de Extensão)
- Números racionais e registros de representação semiótica (V Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e II Curso de Formação Continuada)
- O conceito de função: pressupostos históricos e epistemológicos (VI Seminário Nacional de Educação)
- Os professores de Matemática de Santiago e região: concepções, expectativas e ansiedades (V Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e II Curso de Formação Continuada)
- Tratamento da Informação: uma análise de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental sob a ótica dos registros de representação semiótica (VI Seminário Nacional de Educação)
- Um estudo sobre o ensino e a aprendizagem nas Ciências Naturais/EF (XIII Seminário Institucional de Iniciação Científica, XI Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação e V Seminário de Extensão)
- 2006 (Total: 2)
- A construção dos números reais via cortes de Dedekind explorando os Registros de Representação Semiótica (IV Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e I Curso de Formação Continuada)
- Os efeitos do Contrato Didático na transição da Educação Básica para o Curso de Licenciatura em Matemática (IV Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e I Curso de Formação Continuada)
- 2005 (Total: 3)
- Estratégias de Resolução de Quadrados Mágicos (VII Semana Acadêmica do Curso de Matemática)
- Frações e números decimais (VII Semana Acadêmica do Curso de Matemática)
- Os Registros de Representação e os números fracionários e decimais (V Seminário Nacional de Educação - V SENED)
- 2004 (Total: 3)
- A questão da transição do ensino Médio para o Superior a partir da idéia de número (VII Encontro Paulista de Educação Matemática - VII EPEM)
- Análise de erros e a utilização do software DERIVE for Windows (X Seminário Institucional de Iniciação Científica, X Mostra de Iniciação Científica, IV Seminário da Rede de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Sustentável, II Seminário de Extensão e II Mostra de Extensão)
- Educação Ambiental no processo de Alfabetização de Jovens e Adultos (X Seminário Institucional de Iniciação Científica, X Mostra de Iniciação Científica, IV Seminário da Rede de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Sustentável, II Seminário de Extensão e II Mostra de Extensão)
- 2003 (Total: 5)
- A Geometria Euclidiana Plana e o Cabri-Géomètre II nas Séries Finais do Ensino Fundamental (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
- Educação Matemática: Teoria e Prática (IV Seminário Nacional de Educação)
- O Programa Alfabetização Solidária disseminando alternativas de vida sustentável (IX Seminário de Iniciação Científica, IX Mostra de Iniciação Científica, III Seminário da Rede de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Sustentável, I Seminário de Extensão e I Mostra de Extensão)
- Programa Alfabetização Solidária: Uma Experiência em Formação Continuada de Professores (IV Congresso Internacional de Educação Popular e XIII Seminário Internacional de Educação Popular)
- Um estudo sobre o erro e as concepções espontâneas dos alunos do curso de Matemática em relação a idéia de número através do DERIVE for Windows (IX Seminário Institucional de Iniciação Científica, IX Mostra de Iniciação Científica, III Seminário da Rede de Desenvolvimento Sustentável, I Seminário de Extensão e I Mostra de Extensão)
- 2002 (Total: 3)
- O Cabri Géomètre II e a Geometria Euclidiana na Formação Inicial de Professores de Matemática (XIII Salão de Iniciação Científica)
- O Cálculo Mental/Oral: Uma Experiência na Alfabetização Matemática de Jovens e Adultos (XIV Salão de Iniciação Científica)
- Os Professores de Matemática e o uso da calculadora em sala de aula (XVII Jornada Academica Integrada)
- 2001 (Total: 3)
- As contribuições do Computador no Ensino da Geometria (VII Seminário Institucional de Iniciação Científica, VII Mostra de Iniciação Científica)
- Laboratório de Matemática: algumas contribuições para a formação continuada de professores da rede municipal (II Congresso Internacional de Educação Popular e XI Seminário Internacional de Educação Popular)
- Um estudo sobre os triângulos e o Teoreoma de Pitagóras como o Cabri-Géomètre II (II EREM - Encontro Regional de Educação Matemática)
- 2000 (Total: 4)
- A Educação Matemática nas Séries Iniciais: Atualização de Professores da Rede Municipal (XV Jornada Acadêmica Integrada)
- A Geometria Euclidiana no Ensino Fundamental (XV Jornada Acadêmica Integrada)
- Diários da Prática Pedagógica: uma Alternativa para a Formação de Professores (I Congresso Internacional de Educação Popular)
- O Ensino da Geometria: Limites e possibilidades de uma proposta de formação continuada (I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores)
- 1999 (Total: 3)
- Formação Continuada de Professores de Matemática: Algumas Contribuições para o Ensino da Geometria (II Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
- Formação Continuada dos Professores do Ensino Fundamental: Algumas Considerações (52º Reunião Anual da SBPC)
- O Professor Universiário e suas Contribuições na Formação Continuada dos Professores do Ensino Fundamental (I Simpósio de Educação Superior)
- 1997 (Total: 1)
- Algoritmos da Multiplicação (IV Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
- 1996 (Total: 1)
- Curvas Planas (III Jornada Integrada de Pesquisa Extensão e Ensino)
- 1995 (Total: 1)
- Geometria Hiperbólica (II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
- 2014 (Total: 3)
- Limites e possibilidades do PIBID na formação inicial de professores de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental (29ª Jornada Acadêmica Integrada e 6ª Mostra de Ensino da UFSM)
- O PIBID e a Formação Inicial de Professores de Matemática para o Ensino Médio (29ª Jornada Acadêmica Integrada e 6ª Mostra de Ensino da UFSM)
- Os registros de representação semiótica como um elemento norteador de pesquisas em Educação Matemática no Ensino Médio (29ª Jornada Acadêmica Integrada e 5º Salão de Pós-Graduação da UFSM)
- 2003 (Total: 1)
- A Geometria Euclidiana Plana do Ensino Fundamental com o Cabri-Géomètre II (IV Encontro sobre Investigação na Escola)
- 2002 (Total: 1)
- O Programa Alfabetização Solidária e a formação de professores (III Encontro sobre Investigação na Escola)
- 2001 (Total: 2)
- Tecnologias Educacionais: Como os Professores de Matemática a Caracterizam (II Encontro Sobre Investigação na Escola)
- Uma nova maneira de demonstrar o Teorema de Pitágoras: Cabri-Géomètre II (II EREM - Encontro Regional de Educação Matemática)
- 2000 (Total: 1)
- O Professor de Matemática: Uma Investigação sobre sua Formação Continuada (I Encontro sobre Investigação na Escola)
Produção Técnica
- 2010 (Total: 1)
- Laboratório de Ensino de Matemática
- 2007 (Total: 1)
- VI Seminário Nacional de Educação
- 2023 (Total: 1)
- 8ª Escola de Inverno de Educação Matemática, 7º Encontro Nacional do Pibid-Matemática e 1º Encontro Nacional do Residência Pedagógica-Matemática
- 2021 (Total: 1)
- 5ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 1ª Escola de Inverno de Ensino de Física
- 2018 (Total: 2)
- 5ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 3º Encontro Nacional do Pibid Matemática
- 6ª Escola de Inverno de Educação Matemática, 13º Encontro Gaúcho de Educação Matemática e 4º Encontro Nacional do Pibid Matemática
- 2014 (Total: 1)
- 4ª Escola de Inverno de Educação Matemática e 3º Encontro Nacional do Pibid Matemática
- 2006 (Total: 1)
- XII Seminário Institucional de Iniciação Científica, X Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, IV Seminário de Extensão e Feira de Inovação e Empreendedorismo - XII SIIC
- 2005 (Total: 1)
- V Seminário Nacional de Educação
- 2002 (Total: 1)
- VII Seminário Institucional de Iniciação Científica, VIII Mostra de Iniciação Científica, VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e II Seminário da Rede de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Sustentável
- 1997 (Total: 1)
- Curso de Atualização em Educação Matemática no Ensino Fundamental
- 2007 (Total: 1)
- V Semana Acadêmica Integrada das Licenciatruas e II Curso de Formação Continuada - "Imagens Teóricas e Práticas da Ação Docente"
- 2003 (Total: 1)
- II Olimpíada da Matemática
- 2002 (Total: 1)
- I Olimpíada da Matemática
- 2008 (Total: 7)
- A Aprendizagem em Matemática: Contribuições da teoria dos Registros de Representação Semiótica
- As Tecnologias da Informação e a Educação Matemática:softwares matemáticos no estudo dos campos algébricos e gráficos
- Espaço e Forma no Ensino Fundamental
- Informática e Educação Matemática
- Linguagem Matemática no Contexto Escolar: A mobilização das Representações Semióticas na aprendizagem Matemática: desafios para o contexto escolar
- Prática Pedagógicas em Ciências e Matemática III
- Um Estudo do Objeto Matemático Função e suas representações em Diferentes Contextos
- 2007 (Total: 9)
- A Educação Matemática no Ensino Fundamental de 9 anos
- A Educação Matemática no Ensino Fundamental de 9 anos: o raciocínio lógico
- A Inteligência lógico-matemática construída por meio de referenciais teóricos e práticos
- As representações Semióticas e o processo de ensino-aprendizagem em Matemática: uma análise sobre o registro gráfico
- O conceito de função: pressupostos históricos e epistemológicos
- O Ensino e a Aprendizagem da Matemática sob o ponto de vista das Representações Semióticas
- Os princípios da Educação Financeira na Educação Básica
- Raciocínio Lógico e Jogos Matemáticos
- Tratamento da informação: uma análise de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental sob a ótica dos Registros de Representação Semiótica
- 2006 (Total: 2)
- A Construção dos números reais via cortes de Dedekind explorando os Registros de Representação Semiótica
- Os efeitos do contrato didático na transição da Educação Básica para o curso de Licenciatura em Matemática
- 2005 (Total: 5)
- Estratégias de resolução de quadrados mágicos
- Frações e números decimais
- O Ensino de Cálculo Diferencial e Integral
- Os Registros de Representação Semiótica e os Números Fracionários e Decimais
- Tópicos de Educação Matemática para o Ensino Fundamental
- 2004 (Total: 2)
- Jogos Matemáticos
- Um estudo da função quadrática com o DERIVE for Windows
- 2003 (Total: 3)
- A Matemática e a Educação de Jovens e Adultos
- Educação Matemática: Teoria e Prática
- Planejamento e Estágios no Programo Alfabetização Solidária
- 2002 (Total: 8)
- A Geometria Euclidiana Plana e o Cabri-Gèométre
- A matemática através de jogos
- Educação Matemática e Planejamento no Programa Alfabetização Solidária
- Educação Matemática na Alfabetização de Jovens e Adultos
- Geometria Analítica com o Cabri-Géométre II
- O Cálculo Mental no Programa Alfabetização Solidária
- O Uso da Calculadora em Sala de Aula - Ensino Fundamental (5a a 8a séries) e Ensino Médio
- O Uso da Calculadora em Sala de Aula- Educação Infantil e Ensino Fundamental (1a a 4a séries)
- 2001 (Total: 10)
- A calculadora e o ensino da matemática: uma proposta altenativa na sala de aula
- A noção de número, operações elementares, cálculo mental e sistemas de medidas
- A Noção de número, as quatro operações elementares e os sistemas de medidas na educação de jovens e adultos
- Alfabetização Matemática
- Confecção de Materiais
- Educação Matemática
- Geometria no Cotidiano
- Geometria: O espaço e a forma na Séries Iniciais e na Educação Infantil
- Planejamento no Programa Alfabetização Solidária
- Planejamento: Como fazer?
- 2000 (Total: 3)
- Algumas considerações sobre a Geometria Euclidiana no 2º ciclo do Ensino Fundamental
- Atualização de Professores-Séries Iniciais
- Novas Tecnologias na Educação: o uso da calculadora nas aulas de matemática
- 2015 (Total: 5)
- Cartografia através do PIBID - Matemática: Um estudo diagnóstico da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Gomes Carneiro
- Geoplano em Sala de Aula: Um Recurso Didático aliado ao Ensino e Aprendizagem de Áreas
- Grafos: uma inserção no ensino básico
- O Algeplan como um Recurso Didático para ensinar e aprender Expressões Algébricas de Coeficientes Inteiros
- Representações semióticas mobilizadas nos sistemas lineares a partir do livro didático Novo Olhar Matemática
- 2014 (Total: 7)
- A Geometria Analítica e a Mobilização das Representações Semióticas na Formação de Professores de Matemática
- Cartografia do PIBID-Matemática da UFSM
- O ensino da geometria a partir das bolas de futebol telstar e jabulani no projeto PIBID Matemática na Copa 2014
- O tratamento da informação no projeto PIBID Matemática/UFSM na Copa 2014
- Os Registros de Representação Semiótica nas Pesquisas em Matemática: um olhar para os sistemas lineares e funções
- PIBID Matemática/UFSM e o desenvolvimento profissional por meio do trabalho colaborativo
- Projeto didático PIBID Matemática na Copa do Mundo
- 2008 (Total: 2)
- Os Números Racionais e o Planejamento do Professor: Uma análise sob a ótica dos registros de representação semiótica
- Uma Análise dos Conceitos Físicos e Matemáticos envolvidos na Mecânica dos Movimentos sob a ótica das Representações Semióticas
- 2007 (Total: 4)
- Concepções, expectativas e ansiedades de professores de Matemática de Santiago e região sobre sua Formação: Um estudo de caso
- Os Números Racionais e os Registros de Representação Semiótica no Ensino Fundamental
- Um estudo da função afim conforme os Registros de Representação Semiótica
- Um Estudo das Pirâmides sob o Ponto de vista dos Registros de Representação Semiótica
- 2006 (Total: 1)
- As variáveis visuais na coordenação de registros de representação: um estudo sobre inequações a partir da comparação de funções
- 2005 (Total: 1)
- Registros de Representação Semiótica em um estudo de inequações a partir de funções
- 2003 (Total: 1)
- Programa Alfabetização Solidária: Uma experiência em formação continuada de professores
- 2001 (Total: 2)
- Laboratório de Matemática: algumas contribuições para a formação de professores da rede municipal
- O Processo de Alfabetização numa Perspctiva Etnomátemática no Programa Alfabetização Solidária
- 2000 (Total: 2)
- O Ensino da Gemetria: limites e possibilidades de uma proposta de formação continuada
- Os Diários da Prática Pedagógica: uma alternativa para a formação de professores
- 2005 (Total: 1)
- O contrato didático e os registros de representação semiótica na transição da educação básica para o ensino superior
- 2004 (Total: 2)
- A questão da transição do Ensino Médio para o Superior a partir da idéia de número
- Um Estudo de Funções: A questão da transição do ensino médio para o superior
- 2003 (Total: 1)
- A educação de Jovens e Adultos
- 2001 (Total: 3)
- A Concepção Etnomatemática no Processo de Alfabatização de Jovens e Adultos
- O uso da calculadora na sala de aula e as concepções dos professores dos ensinos fundamental e médio
- Tecnologias Educacionais: como os professores de matemática as caracterizam
- 2000 (Total: 5)
- A Geometria Euclidiana no Ensino Fundamental
- Atualização de professores
- O Ensino da Geometria no âmbito da formação continuada de professores de Matemática
- O Ensino de Geometria: uma questão a ser repensada
- O professor de Matemática: uma investigação sobre sua formação cotinuada
- 1999 (Total: 1)
- Formação Continuada dos Professores do Ensino Fundamental: algumas contribuições
- 1997 (Total: 1)
- Algoritmos da Multiplicação
- 1996 (Total: 1)
- Curvas Planas
- 1995 (Total: 1)
- Geometria Hiperbólica
- 2000 (Total: 1)
- Os professores de matemática do ensino fundamental e sua formação continuada
- 1999 (Total: 1)
- Formação Continuada de Professores de Matemática algumas contribuições para o Ensino da Geometria
- 1999 (Total: 1)
- O Professor Universitário e suas Contribuições para a Formação Continuada dos Professores do Ensino Fundamental
- 2024 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
- 2023 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
- 2022 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
- 2021 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
- 2020 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
- 2019 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
- 2018 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
- 2017 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
- 2016 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
- 2015 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
- 2014 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
- 2013 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
- 2012 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
- 2011 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
- 2010 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
- 2009 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
- 2008 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
- 2007 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Contexto & Educação (0102-8758)'
- Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas'
- 2003 (Total: 1)
- Relatório de Visita I, II, III, IV e IV do Módulo X III do PAS
- 2002 (Total: 2)
- Relatório da visita I, II, III, IV e V e Acompanhamento Módulo XI do PAS
- Relatório de Visita I, II, III, IV e V e Acompanhamento Módulo XII do Programa Alfabetização Solidária
- 2001 (Total: 2)
- Relatório de Visita I, II, III, IV e IV e Acompanhamento Módulo IX do Programa Alfabetização Solidária
- Relatório de Visita I, II, III, IV e V do Módulo X do PAS
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2023 (Total: 1)
- Interpretações dos Números Racionais: uma análise no 7º ano do Ensino Fundamental
- 2022 (Total: 3)
- Curso de Matemática Licenciatura/UFSM: uma análise de projetos pedagógicos (2013-2019)
- Educação do Campo: um olhar para situações socioeconômico-financeiras na Educação Matemática
- Vestígios da Matemática no Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac em Santa Maria/RS: trajetórias, acervos e memórias
- 2021 (Total: 2)
- Curso de Matemática Licenciatura/UFSM no período 2014? 2019: uma análise a partir da perspectiva do desenvolvimento profissional no âmbito do Pibid
- Indícios de relações com a matemática de pesquisadores em Educação Matemática
- 2020 (Total: 1)
- ÁÁrea de Figuras Planas: uma análise de produções stricto sensu
- 2019 (Total: 3)
- Geometria Espacial de Posição sob a ótica dos registros de representação semiótica: um estudo com licenciandos em Matemática
- Surdez no contexto da Educação Matemática: um estudo sobre o conjunto dos números reais a partir de registros de representação semiótica e o Tangram
- Uma análise de tarefas que envolvem interpretações de números racionais em uma escola pública de educação bilíngue para surdxs em Santa Maria/RS
- 2018 (Total: 2)
- Formação Inicial de Professores de Matemática: conhecimentos de quem ensina geometria em práticas como componente curricular
- Inflação sob a perspectiva da Educação Financeira Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- 2017 (Total: 3)
- Registros de representação semiótica mobilizados na obtenção do volume de combustível em um tanque cilíndrico: uma atividade orientada pelos princípios da modelagem matemática
- Representações semióticas mobilizadas por licenciandos em Matemática ao tomar decisões diante de situações econômico-financeiras
- Representações Semióticas mobilizadas no estudo da área do círculo no Ensino Fundamental
- 2016 (Total: 3)
- Análise discursiva das representações semióticas mobilizadas por licenciandos em Matemática no ensino e na aprendizagem de funções
- Matemática Financeira: Uma meta-análise sob o ponto de vista dos registros de representação semiótica
- Raciocínio Combinatório: Uma Meta-Análise a partir dos Registros de Representação Semiótica
- 2015 (Total: 1)
- Registros de Representação Semiótica Mobilizados no Estudo de Sistemas Lineares no Ensino Médio
- 2014 (Total: 2)
- Representações mobilizadas nas turmas de 1° ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe no ensino de função afim e quadrática
- Representações mobilizadas nas turmas de 3° ano do Ensino Médio de duas escolas da rede estadual de Itaibaina/SE no ensino de Geometria Analítica
- 2013 (Total: 1)
- O Ensino de Fração e seus Diferentes Significados: Um estudo a partir do livro didático A Conquista da Matemática e dos registros dos cadernos de alunos do 7º ano da rede municipal de Aracaju/SE
- 2012 (Total: 1)
- A Educação Algébrica no 8º Ano do Ensino Fundamental das Escolas Públicas de Ribeirópolis/SE: Entendimentos dos professores de Matemática
- 2011 (Total: 1)
- O Sentido do Aprender Matemática:acerca da Fórmula de Bhaskara
- 2007 (Total: 1)
- Os Números Racionais e os Registros de Representação Semiótica: análise e planejamentos das séries finais do ensino fundamental
- 2007 (Total: 1)
- Projeto de Apoio ao Ensino de Física e Matemática
- 2023 (Total: 5)
- A Forma Canônica da Função Quadrática: uma abordagem com um jogo de cartas
- O pensamento computacional no livro didático: análise de uma obra do 9º ano do Ensino Fundamental
- Perspectivas de Educação Financeira: um estudo no Ensino Médio Noturno em Santa Maria
- Sudoku como material didático na Educação Básica
- Um estudo sobre o Pensamento Computacional: o Scratch e a Lei dos Cossenos
- 2022 (Total: 2)
- Interpretações de números racionais no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2020
- Matemática Financeira e Educação Financeira: uma análise de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura da Região Sul
- 2021 (Total: 2)
- Interdisciplinaridade a partir do pacto nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio: Ações do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac de Santa Maria ? RS
- Matemática Financeira no Exame Nacional do Ensino Médio ? ENEM (1998 ? 2020)
- 2019 (Total: 1)
- Educação Financeira em pesquisas stricto sensu no Brasil: um levantamento bibliográfico com foco na Tomada de Decisão
- 2017 (Total: 5)
- Apreensões mobilizadas por alunos do nível 2 do 11º PIIC/OBMEP
- Entendimentos sobre previdência e aposentadoria: uma investigação com servidores públicos de Tupanciretã a partir da educação financeira
- Representações semióticas no estudo de área de figuras planas: uma abordagem com o Geogebra por meio de questões da OBMEP
- Tomada de decisão na Matemática Financeira: uma sequência de atividades explorando representações semióticas
- Uma análise das representações semióticas mobilizadas em atividades sobre as interpretações do numero racional com Frac-Soma 235 no Ensino Médio
- 2016 (Total: 2)
- As interpretações do número racional: uma análise das representações mobilizadas em atividades com o Frac-Soma 235
- Representações do conjunto dos números reais mobilizadas por alunos do CTISM/UFSM
- 2015 (Total: 2)
- As representações semióticas mobilizadas nas dimensões da álgebra no ensino médio: um estudo com bolsistas de iniciação à docência
- Entendimentos do PIBID/Matemática-UFSM sobre as dimensões da álgebra a partir dos registros de representação semiótica
- 2011 (Total: 1)
- Os Conceito Geométricos e os Registros de Representação mobilizados por alunos do 9º ano da rede pública de Aracaju