Glaucimara Pires Oliveira
Produção Bibliográfica
- 2019 (Total: 1)
- 2015 (Total: 1)
- ISSN Analisando as contribuições do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa frente à prática pedagógica inclusiva dos professores orientadores de estudo. (Revista Educação Especial (UFSM))
- 1999 (Total: 1)
- ISSN Imagens de Professor: significações do Trabalho Docente (Caderno de Ensino, Pesquisa e Extensão (UFSM))
- 2022 (Total: 1)
- Voltando ao espaço escolar: o AEE na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo em tempos pandêmicos (Encontro Compartilhando Saberes - Anais do 5º Encontro Compartilhando Saberes Edição Especial Educação Básica)
- 2021 (Total: 1)
- Educação Especial em tempos de pandemia: relato de práticas articuladas na Educação Infantil (Encontro Compartilhando Saberes - Anais 4 Encontro Compartilhando Saberes: Processos de ensino-aprendizagem mediados por tecnologias educacionais em rede)
- 2019 (Total: 3)
- A prática docente na Educação Especial na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (Práticas Educacionais inclusivas na educação básica)
- Inclusão e Educação Infantil: Experiências do atendimento educacional especializado realizado na UEIIA (Práticas Formativas e Pedagógicas na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UFSM)
- Reflexões sobre o estágio supervisionado curricular: uma experiência do Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno (Práticas Educacionais Inclusivas na Educação Básica)
- 2018 (Total: 1)
- A Família Bélier: Pequeno Universo de uma História em muita Línguas (Pessoas com Necessidades Especiais no Cinema)
- 2009 (Total: 1)
- A Educação Especial no Brasil - perspectivas atuais na concepção e definição da deficiência mental (Educação Espacial aspectos conceituais e emergentes)
- 2000 (Total: 1)
- Os Saberes Docentes Frente a Complexidade do Processo Educativo (Imagens de Professor: Significações do Trabalho Docente)
- 2019 (Total: 1)
- Práticas Pedagógicas em Educação Especial no contexto da Educação Infantil (3º Compartilhando Saberes-UFSM)
- 2012 (Total: 1)
- Intervenção Pedagógica Individualizada para aluno com Deficiência Intelectual: um estudo com equivalência de estímulos para aprefeiçoamento de leitura de palavras com sílabas complexas (V Congresso Brasileiro de Educação Especial VII Encontro Na)
- 2002 (Total: 1)
- Memória Educativa e Educação Especial: as significações imaginárias da escolha profissional através de histórias de vida (III Congresso Multidisciplinar de Educação Especial)
- 2001 (Total: 3)
- A Prática Pedagógica Rsignificada pela Autoformação do Adulto Aprendiz (I Seminário Internaciomal de Educação)
- As significações Imaginárias de educadoras especiais em relação a sua profissão:um estudo através da memória educativa (I Seminário Internacional de Educação)
- Educador Especial: ressignificando a escolha profissional (Perspectiva Multidisciplinares em Educação Especial II)
- 2000 (Total: 1)
- O imaginário social dos educadores especiais em relação a escolha profissional : uma abordagem com histórias de vida (III Seminário Pesquisa em Educação Região Sul)
- 1998 (Total: 1)
- Imagens de Professor: a História Oral Registrando os Desenhos da Memória (Oral History: Challenges for the 21st Century)
- 2023 (Total: 5)
- A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Status (38 Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- Atendimento Educacional Especializado e Educação de Jovens e Adultos: Uma experiência em um estágio supervisionado (38 Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- Atendimento Educacional Especializado em Turmas EJA/Alfabetização: Relatos de Estagio Supervisionado (38 Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM TURMAS DE EJA: EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (38ª Jornada Acad~emica Integrada)
- EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO (38 Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- 2022 (Total: 8)
- Alfabetização de alunos com deficiência intelectual: observando a prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncionais (37 Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- Ensino Colaborativo: uma proposta de intervenção para uma aluna com Síndrome de Sotos (37 Jornada Acadêmica Integrada)
- Estágio Supervisionado em Deficiência Intelectual na EJA: uma experiência com o AEE (37 Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- Estágio: Aplicação do conhecimento científico na prática de sala de aula (37 Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- Observação em Sala de Recursos Multifuncionais: a prática pedagógica para alunos com deficiência intelectual (37 Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- Observação em Sala de Recursos Multifuncionais: conhecendo o AEE para alunos com Deficiência Intelectual (37 Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- Relato de Estágio Supervisionado I: A observação de alunos com deficiência intelectual em Sala de Aula comum e Sala de Recursos Multifuncionais (37 Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- Relato de Estágio Supervisionado I: Observação de uma aluna com deficiência intelectual em sala de aula comum e em Sala de Recursos Multifuncionais (37 Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- 2021 (Total: 1)
- 'O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO REMOTO NA UEIIA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS COM UMA CRIANÇA SÍNDROME DE DOWN (36 Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- 2020 (Total: 2)
- Educação Especial em tempos de Pandemia: relato de práticas articuladas na Educação Infantil (4ª Compartilhando Saberes - UFSM)
- Práticas pedagógicas em educação especial na Educação Infantil em tempos de pandemia (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2019 (Total: 5)
- Intervenção Pedagógica no Atendimento Educacional Especializado: uma proposta para alunos com Déficit Cognitivo em privação de liberdade (34º Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- Observação e Proposta Pedagógica: um relato de experiência da prática pedagógica para uma aluno do Atendimento Educacional Especializado (34ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- Práticas Pedagógicas: Espaço Sensorial na Educação Infantil (34ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- Relato de Experiência de Estágio Supervisionado do Atendimento Educacional Especializado (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Relatório para a disciplina de Estágio Supervisionado I do Curso de Licenciatura em Educação Especial- Aluna com características de Síndrome de Down (34ª Jornada Acadêmica Integrada-UFSM)
- 2018 (Total: 11)
- A observação de estágio: vivências e proposta pedagógica para alunos com Deficiência Intelectual (33ª Jornada Acadêmica Integrada-UFSM)
- A pessoa com Deficiência Intelectual no mercado de trabalho: um estudo de caso sobre o treinamento e o ensino da tarefa (33ª Jornada Acadêmica Integrada-UFSM)
- Alfabetização de jovens e adultos na Escola Especial: um relato a partir do estágio curricular (33ª Jornada Acadêmica Integrada-UFSM)
- Alunos com Deficiência Intelectual: percepções de educadoras especiais no processo de alfabetização (33ª Jornada Acadêmica Integrada-UFSM)
- Comunicação alternativa na Educação Infantil: um estudo de caso (33º Jornada Acadêmica Integrada-UFSM)
- Comunicação alternativa na Educação Infantil: uma experiência em estágio curricular supervisionado (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Desenvolvimento da linguagem não verbal em crianças com Síndrome de Down: um estudo bibliográfico (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Ensino em Sala de Recursos Multifuncional: um relato da prática pedagógica com aluno do ensino fundamental (33ª Jornada Acadêmica Integrada-UFSM)
- Estágio supervisionado curricular na Educação Infantil: uma proposta para criança com Síndrome de Down (33ª Jornada Acadêmica Integrada-UFSM)
- Intervenção pedagógica para aluno com Síndrome de Down: uma experiência nos anos finais (33ª Jornada Acadêmica Integrada-UFSM)
- Prática de ensino em Sala de Recursos de um aluno com Deficiência Intelectual no ensino médio (33º Jornada Acadêmica Integrada-UFSM)
- 2017 (Total: 2)
- Educação especial e trabalho em rede: uma parceria entre a UFSM e a promotoria de justiça regional de educação de Santa Maria (32ª Jornada Acadêmica Integrada-UFSM)
- Projeto de ensino e pesquisa: atendimento educacional especializado na unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (32ª Jornada Acadêmica Integrada-UFSM)
- 2015 (Total: 1)
- A inclusão escolar e a formação continuada de professores: um trabalho em rede interdisciplinar (30º Jornada Acadêmica Integrada- UFSM)
- 2011 (Total: 1)
- A Equivalência de Estímulos como refernecial para o ensino de leitura: um estudo individualizado com alunos deficientes intelectuais que frequentam sala de recursos (II Simpósio do Instituto de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino)
- 2010 (Total: 1)
- Equivalência de Estímulos e a aprpriação da leitura - Oprograma LEPP em sala de recursos (I Simpósio de Pesquisa - INCT/ ECCE)
- 2007 (Total: 1)
- PROGRAMAS INDIVIDUALIZADOS DE ENSINO DE LEITURA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ALUNOS QUE FREQÜENTAM SALA DE RECURSOS (IV CONGRESSO DE PÓS - GRADUAÇÃO 7ª JORNADA CIENTÍFICA DA UFSCAR)
- 2005 (Total: 2)
- A Escola de Educação Especial e o Currículo: uma busca em torno da identidade educacional (II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
- A Sala de Recursos como Serviço Especializado em Escola Comum: um relato de experiência com alunos de 5ª a 8ª série (II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da ABPEE - Construindo o Conhecimento)
- 2004 (Total: 3)
- A pessoa com necessidades especiais e o mercado de trabalho (7a Jornada de Educação Especial - Inclusão: intenção e realidade)
- A Perspectiva Sociológica como Princípio de Inclusão (7ª Jornada de Educação Especial Inclusão: Perspectiva e Realidade)
- Síndrome de Asperger e Educação Inclusiva: umdesfio para o professor (7ª Jornada de Educação Especial Inclusão: Intenção e Realidade)
- 2003 (Total: 1)
- Síndrome de Asperger e educação: um desafio para o professor (I Seminário Interestadualde de Prática de Ensino)
- 2001 (Total: 1)
- Imaginário Social e Educação Especial: a escolha profissional a partir de Histórias de Vida (IV Encontro da Associação Nacional de História - ANPUH)
- 2000 (Total: 7)
- Educador Especial: as significações da memória educativa permeando a escolha profissional (52 Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)
- Educador Especial: aspectos da escolha profissional (52 Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)
- Educador Especial: Aspectos da Escolha Profissional (I Congresso Ibero- Ametricano de Formação de Professores)
- Imagens de professor: significações do trabalho docente (XI Ciclo de Estudos sobre o Imaginário - Imaginário e Memória)
- Imaginário Social e Educação Especial: a escolha profissional a partir de histórias de vida (XI Ciclo de Estudos sobre o Imaginário - Imaginário e Memória)
- Laboratório de Imagens; Saberes Docentes nos Provcessos de Formação de Professores (52 Reunião Anual do SBPC)
- Significações imaginárias de educadores especiais em relação a escolha profissional: as lembranças da memória educativa (XV Jornada acadêmica integrada da UFSM)
- 1999 (Total: 12)
- Docência Leiga : a Formação Construída na continuidade escolar (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
- Educador Especial: ressignificando a escolha profissional através de Histórias de Vida (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
- Escolha Profissional e Imaginário Social: as significações da memória educativa (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
- Formação de professores: refletindo a prática pedagógica (V Seminário de Iniciação Científica e IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
- Inclusão: subsídios para prática escolar (XVI Jornada Acadêmica Integrada/UFSM)
- Oficinas Pedagógicas: repensando o fazer docente (XI Salão de Iniciação Científica da UFRGS)
- Oficinas Pedagógicas: Repensando a Prática Docente (XIV Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Processos de Formação e Histórias de Vida Profissional (XIV Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Professor Especial: razões pessoais que o motivam na sua ação pedagógica (II Seminário de Pesquisadores em Educação da Região Sul - ANPED)
- Profissão Professor: Significados Construídos ao Longo da Carreira (XI Salão de Iniciaçaõ Científica daUFRGS)
- Repensando o fazer docente através das oficinas pedagógicas (V Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unisc)
- Surdocegueira: Refletindo os Preconceitos (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
- 1998 (Total: 7)
- Docência e Histórias de Vida: Implicações no Cotidiano Escolar (6 Reunião Especial da SBPC)
- Docência e Imaginário Social: revendo a prática pedagógica (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- Imagens de Professor: significações do trabalho docente (XIII Jornada Acadêmica Integrada)
- Imagens de Professor: significações do Trabalho Docente (I Oficina de Pesquisa e Extensão do Centro de Educação)
- Imagens de Professor: Significações do Trabalho Docente (Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
- Imagens, Docência e Histórias de Vida (II Congresso Luso- Brasileiro de História da Educação)
- Significados da Docência: Relatos de Histórias de Vida (50 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)
- 1997 (Total: 4)
- Autobiografias Profissionais (IV Jornada Integrada Pesquisa, Extensão e Ensino)
- Imagens de Professor; Significações do Trabalho Docente (IV Jornada Integrada Pesquisa, Extensão e Ensino)
- Imagens de Professor: significações do Trabalho Docente (III Seminário de Iniciação Científica Ensino, Pesquisa e Extensão)
- Imagens, Docência e Histórias de Vida (I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e V Seminário de Iniciação Científica)
- 1996 (Total: 1)
- Propostas Pedagógicas - Uma Discussão Necessária nas Creches Municipais de Santa Maria (III Jornada de Pesquisa, Extensào e Ensino)
- 1995 (Total: 1)
- A Ação de Brincar na Construção de um Currículo para Criança Hospitalizada (II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino - UFSM)
- 2018 (Total: 2)
- O treinamento e o ensino de habilidades para pessoas com Deficiência Intelectual inseridas no mercado de trabalho (VIII Congresso Nacional de Educação Especial)
- Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo: Educação Especial no contexto da Educação Infantil (VI Encontro Ouvindo Coisas - Das crianças imaginárias às vozes das infâncias)
- 2017 (Total: 2)
- Educação Inclusiva: um relato de experiência a partir do trabalho em rede (I Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em discussão)
- O aluno com Trasntorno do Espectro Autista na sala de aula: caracterização, legislação e inclusão (I Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em discussão)
- 2016 (Total: 4)
- A Pessoa com Deficiência Intelectual e o Mercado de Trabalho (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA OFICINA PROTEGIDA DE PADARIA DA APAE (I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva: fundamentos, formação e prática)
- ASSESSORIA PEDAGÓGICA E TRABALHO EM REDE: TECENDO POSSIBILIDADES À INCLUSÃO (I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva 13 Jornada de Educação Especial)
- O TRABALHO EM REDE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- 2015 (Total: 2)
- Assessoria pedagógica em uma Instituição Especializada: reelaborando o Projeto Político Pedagógico para um novo olhar sobre a escola (VII Congresso de Síndrome de Down)
- O Trabalho em Rede como promoção da inclusão escolar e social: uma parceria entre a UFSM/RS a Promotoria de Justiça Regional de Educação (VII Congresso Nacional de Síndrome de Down)
- 2014 (Total: 3)
- AÇÕES DO PIBID/EDUCAÇÃO ESPECIAL/UFSM COM UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- Educação Inclusiva: um relato de experiência da adaptação de um conteúdo sobre a origem da vida para uma aluna com autismo (29º Jornada Acadêmica Integrada-UFSM)
- Inclusão de um aluno com deficiência mental: um relato de intervenção na sala comum e no atendimento educacional especializado (29º Jornada Acadêmica Integrada-UFSM)
- 2010 (Total: 1)
- Intervenção Pedagógica com o Programa Individualizado Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Pssos: uma análise sobre os repertórios de elitura dos alunos (V Congresso Brasileiro de Educação Especial VI Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
- 2009 (Total: 1)
- Alunos com Deficiência Inteectual em Salas de Recursos:uma intervenção com programa de ensino individual e informatizado para habilidade de leitura (V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
Produção Técnica
- 2019 (Total: 1)
- Membro do Comitê Científico Práticas de Inclusão - COLUMBRA - 2º Congresso Luso- Brasileiro sobre TEA e Educação Inclusiva
- 2015 (Total: 1)
- IV Seminário Internacional sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial - Inclusão: construindo redes de apoio
- 2008 (Total: 1)
- III Congresso de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Educadores em Educação Especial
- 2000 (Total: 1)
- I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores
- 1996 (Total: 1)
- A Subjetividade na Travessa do Século
- 2017 (Total: 1)
- I Seminário Luso-brasileiro de educação inclusiva: o ensino e a aprendizagem em discussão
- 2014 (Total: 1)
- Seminário Práticas Pedagógicas e Pesquisa em Educação Especial
- 2001 (Total: 1)
- Políticas Educacionais: os rumos da formação, inclusão e finaciamento no sistema de ensino
- 2000 (Total: 2)
- 4 º Encontro de pais, profissionais surdocegos da região sul
- XI Semana do Programa de Pós-Graduação em Educação
- 1999 (Total: 1)
- IV Encontro de Pesquisadores em História da Educação
- 1998 (Total: 1)
- III Encontro de Pesquisadores em História da Educação
- 1997 (Total: 1)
- II Encontro de Pesquisadores em História da Educação - Memória e História da Educação: Questões Teóricas e Metodológicas
- 2018 (Total: 1)
- Imaginário, Inclusão e Infância
- 2012 (Total: 1)
- FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
- 2010 (Total: 1)
- O Trabalho como princípio educativo
- 2008 (Total: 1)
- FORUM PEDAGÓGICO E FORUM DE EGRESSOS DO CURSO DE MATEMÁTICA
- 2005 (Total: 3)
- Pensar e Fazer o Projeto Pedagógico de Cuso de Arquitetura e Urbanismo
- Projeto de Redação e Interpretação de Texto para pessoas com deficiência visual
- VII Semana de Estudos Pedagógicos
- 2004 (Total: 1)
- Diversidade e Educação Especial: uma abordagem específica
- 2003 (Total: 1)
- Formação de Professores: estudos de memória, gênero e docência
- 2002 (Total: 1)
- O Origami como Recurso Didático na Educação para a Diversidade
- 2000 (Total: 7)
- As Diferenças Individuais
- Curso de Formação Continuada: As significações dos saberes pedagógicos
- Docência Leiga: a formação construída na codidianidade escolar
- Experiências e Expectativas de vida das famílias
- Inclusão escolar
- Inclusão Escolar
- Orientação e Mobilidade
- 1998 (Total: 1)
- A Escola Fundamental e a Formação de Professores: perspectivas e alternativas
- 1997 (Total: 3)
- A Relação Pedagógica e o Fracasso Escolar na 1ª Série do 1º Grau: a repercussão das recompensas e dos castigos
- Imagens de Professor: significações do trabalho docente
- Um olhar sobre as teorias críticas:: aspectos filosóficos, sociológicos, pedagógicos e históricos
- 2016 (Total: 2)
- A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
- Educação Inclusiva e Formação de Professores: qual o meu papel enquanto educador?
- 2015 (Total: 1)
- A Educação Especial no âmbito das Licenciaturas: políticas, práticas e seu público alvo
- 2014 (Total: 1)
- ?Inclusão e Inclusão Escolar : desafios à prática pedagógica e social?
- 2012 (Total: 1)
- Autismo
- 2007 (Total: 1)
- Os Problemas de Aprendizagem e a língua portuguesa: identificando dificuldades de leitura e escrita
- 2018 (Total: 1)
- O TREINAMENTO E O ENSINO DE HABILIDADES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL INSERIDAS NO MERCADO DE TRABALHO
- 2010 (Total: 1)
- Intervenção Pedagógica com o Programa Indiviadualizado Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos
- 2009 (Total: 1)
- V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial
- 2007 (Total: 1)
- PROGRAMAS INDIVIDUALIZADOS DE ENSINO DE LEITURA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ALUNOS QUE FREQÜENTAM SALA DE RECURSOS
- 2002 (Total: 1)
- Memória Educativa e Educação Especial: as significações da escolha profissional através de histórias de vida
- 2018 (Total: 2)
- Atendimento Educacional Especializado: Desafios e Possibilidades para a área da Educação Especial
- Praticas Pedagógicas Inclusivas e o processo de aprendizagem do aluno com Deficiência Intelectual
- 2014 (Total: 2)
- Deficiência Intelectual: caminhos paea a construção de um Ensino e Aprendizagem Colaborativos
- Introdução ao Projeto Pedagógico do Curso de Educação Especial
- 2013 (Total: 1)
- Medicalização na Educação: TDAH, TOD, TAG, TC e outras diagnósticos
- 2021 (Total: 1)
- Inclusão no contexto de pandemia: o AEE remoto realizado na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo
- 2015 (Total: 1)
- Deficiência Intelectual: caminhos para a construção de um ensino e aprendizagem colaborativos
- 2014 (Total: 4)
- Educação Inclusiva e o aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento
- O aluno com Deficiência Intelectual e sua escolarização
- O Transtorno do Espectro Autista e a Inclusão Escolar
- Pacto nacional pela Alfabetização na Idade Certa
- 2011 (Total: 1)
- II Simpósio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino
- 2010 (Total: 1)
- Equivalência de estímulos e a apropriação da leitura - o programa "LEPP" em Sala de Recursos
- 1999 (Total: 1)
- Assessoria Pedagógica na Área de Educação Especial
- 2000 (Total: 1)
- Laboratório de Imagens: significações da docência na formação de professores
- 1999 (Total: 4)
- Curso: Sujeitos e Subjetivação: os modos da Subjetivação em Foucault, Deleuze e Guattari
- Projeto de Extensão - Inclusão: subsídios para a prática escolar
- Significações do Trabalho Docente no âmbito das Licenciaturas da UFSM: histórias de vida profissionais
- Surdocegueira: rupturas do dogma conceitual
- 1998 (Total: 1)
- Projeto de Pesquisa - Intervenção Pedagógica na Escola Lívia Menna Barreto: uma experiência como professor de apoio
- 1997 (Total: 1)
- Imagens de Professor: significações do Trabalho Docente
- 2020 (Total: 1)
- Responsável pelo Atendimento Educacional Especializado da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UFSM
- 2018 (Total: 1)
- responsável pelo Atendimento Educacional Especializado da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/ UFSM
- 2016 (Total: 1)
- Responsável pelo Atendimento Educacional Especializado da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/ UFSM
- 2001 (Total: 1)
- A Prática Pedagógica Ressignificada pela Autoformação do Adulto Aprendiz
- 1999 (Total: 1)
- Oficinas na Escola: repensando o saber docente
- 1998 (Total: 2)
- Formação de Professores: um processo de reflexão
- Regência de Classe com aluno Especial
- 1997 (Total: 2)
- A Equipe de Enfermagem frente ao paciente portador de necessidades especiais
- MONITORIA no Departamento de Fundamentos da Educação - Disciplina de Biologia da Educação
- 1996 (Total: 1)
- A prática da Interdisciplinaridade em Creches Municipais de Santa Maria, para a implementação de Planos educacionais prioritários a saúde infantil.
- 1995 (Total: 1)
- Projeto de Extensão: Promoçã das Condições de Vida Infantil através da Intervenção Pedagógica com crianças em Ambiente Hospitalar
- 2019 (Total: 1)
- Parecer do Projeto Político Pedagógico do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2018 (Total: 5)
- A AFETIVIDADE E A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA SUA RELAÇÃO COM O PROFESSOR
- LINGUAGEM NÃO VERBAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
- PAREAMENTO DE IGUALDADE COMO INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
- PERCEPÇÕES DE EDUCADORAS ESPECIAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
- PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MERCADO DE TRABALHO: PERCEPÇÕES SOBRE O TREINAMENTO E O ENSINO DAS ATRIBUIÇÕES DO CARGO
- 2015 (Total: 6)
- A contratação de monitores para a inclusão de alunos autistas: um estudo sobre o atendimento municipal de Santa Maria
- A pessoa com deficiência intelectual e o mercado de trabalho: um estudo sobre a influência da oficina protegida de padaria da APAE
- APAE: Um Projeto de luz para Caçapava do Sul
- Escolarização do aluno com Transtorno do Espectro Autista no Sistema Educacional Brasileiro
- Namoro e deficiência intelectual: concepções de professoras de uma escola especializada
- O programa mais Educação e o público alvo da Educação Especial
- 2014 (Total: 1)
- As revistas de Educação e Educação Especial e suas abordagens sobre Autismo
- 2013 (Total: 4)
- A aproximação de uma criança com autismo e o cavalo em um programa de equoterapia:possibilidades de intervenção
- Autismo e Educação Inclusiva: uma revisão na literatura sobre a prática pedagógica com alunos em sala de aula comum
- Relevância de Programas para alunos com autismo: possibilidades de adaptações na perspectiva da Educação Infantil
- Socialização significativa no autismo
- 2004 (Total: 7)
- A Educação de Jovens e Adultos - um contexto histórico e pólítica
- A importância da relação afetiva entre professor - aluno no contexto escolar
- A Mídia e a Educação Especial
- As Políticas de Educação Especial no contexto escolar
- Currículo na Educação Especial: uma organização a ser efetuivada
- Problemas de Aprendizagem - a dislexia
- Síndrome de Down e o desenvolvimento psicomotor de 0 a 3 anos
- 2002 (Total: 7)
- A avaliação e o rendimento no processo escolar
- As dificuldades da criança na aprendizagem
- Autismo no processo pedagógico
- Avaliação de Alunos Egressos de Classe Especial no Ensino Regular
- Inclusão, direito ao ensino e processo de mudança social
- Psicomotricidade e o Lúdico: o que será preciso para que os professores cpmpreendam a sua necessidade no rendimento escolar?
- Síndrome de Asperger e Deficiência Visual: uma experi~encia pedagógica