Waleria Fortes De Oliveira
Produção Bibliográfica
- 2019 (Total: 1)
- ISSN Organização de atividades com professores da educação infantil e séries iniciais a partir de oficinas pedagógicas para promover alfabetização científica (Revista Trilhas Pedagógicas)
- 2012 (Total: 3)
- ISSN Alternativas pedagógicas para docentes da educação Infantil e séries iniciais: Explorando possibilidades a partir de um eixo organizador (Espacos da Escola (UNIJUÍ))
- ISSN Jogos Interdisciplinares: Uma possiblidade de interação criativa (Caderno Pedagógico (Lajeado. Online))
- ISSN O uso da web nas aulas de línguas estrangeiras em escolas do município de Santa Maria (Diálogo e Interação)
- 2011 (Total: 1)
- ISSN A construção de novo locus de ensino e aprendizagem em um curso de pedagogia na modalidade de educação a distância (Competência (Porto Alegre))
- 2010 (Total: 1)
- ISSN Aprender colaborativamente e escrever de modo autoral: os desafios de tornar-se pedagogo na modalidade de educação à distância (Hipertextus revista digital (UFPE))
- 2009 (Total: 1)
- ISSN Educação a distancia e comunidades virtuais de aprendizagem: novos espaços, novas possibilidades (Competência (Porto Alegre))
- 2007 (Total: 1)
- ISSN Cenários Lúdicos: O Protagonismo Infantil em Distintos Ambientes da Nova Santa Marta (Contexto & Educação)
- 2019 (Total: 1)
- Os Brincares na Educação Infantil (Formação para a docência na educação infantil: pedagogias, politicas e contextos.)
- 2018 (Total: 1)
- Vamos brincar com bonecas? (Cimento na janela e outras histórias sobre a vida na escola)
- 2013 (Total: 1)
- OMEP "Sem Fronteiras": Oficinas Pedagógicas e Lúdicas a Partir de Um Eixo Organizador (28o Simpósio Mundial da OMEP, Primeira Infância no Século XXI: Direito das crianças de viver, brincar, explorar e conhecer o mundo.)
- 2006 (Total: 1)
- Criança e infância: quando o encontro é marcada e não acontece (Vivências das infâncias: contextos e perspectivas)
- 2000 (Total: 1)
- O conceito de violência em Hannah Arendt (Pensadores alemães do século XIX e XX)
- 2016 (Total: 1)
- O Brincar Livre no Recreio da Escola Marista Santa Marta (O Brincar Livre no Recreio da Escola Marista Santa Marta)
- 2009 (Total: 2)
- É hora de brincar, professores! (CENTROMEP)
- Vamos construir brinquedos e jogos e brincar, professores? (CENTROMEP)
- 2007 (Total: 2)
- A Formação Lúdica dos Educadores (CENTROMEP)
- Que compromissos temos assumido com nossas crianças e a sua infância? (A Razão)
- 2006 (Total: 1)
- Alfabetizar aos seis anos ou brincar com a criança? E agora, professor? (CENTROMEP)
- 2004 (Total: 1)
- Aprender a sério a ensinar brincando (UCSal em Notícias)
- 2002 (Total: 1)
- Infância brasileira: paradoxos e ambiguidades (CENTROMEP)
- 1989 (Total: 2)
- A liberdade de ensinar sem cartilha (Jornal da Alfabetizadora)
- O ato criativo no processo de alfabetização (Jornal de Alfabetizadora)
- 2017 (Total: 2)
- A Formação Lúdica e Emancipatória de Professores de Educação Infantil: Possibilidades e Limites (III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil)
- As Interações e Atividades Lúdicas como Eixo Articulador entre Teoria e Prática na Formação de Estudantes de Pedagogia (III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil)
- 2016 (Total: 2)
- A Formação Lúdica dos Educadores da Infância em um Curso de Pedagogia (II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância)
- Ludoteca escolar: um ambiente de protagonismo infantil (II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância)
- 2009 (Total: 1)
- Os Desafios na Formação do Pedagogo em um Curso de Pedagogia na Modalidade de Educação à Distância (VI Congresso Inernacional de Educação)
- 2008 (Total: 2)
- O Protagonismo Infantil em Distintos Ambientes de Uma Vila Ocupada pelos Sem teto (VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
- Protagonismo Infantil e Cultura Lúdica (3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação)
- 2004 (Total: 2)
- A importância da ludicidade no processo de aprender (Congresso Internacional de Educação)
- O lúdico na construção do sujeito protagonista (VI Congresso Atual de Práticas Educativas)
- 2011 (Total: 1)
- Brinquedoteca do Hospital Universitário de Santa Maria: Ações Formativas, Interativas e Lúdicas (II Semana da Pedagogia e Encontro de Iniciação à Docência)
- 2009 (Total: 1)
- Os desafios na formação do pedagogo em um curso de Pedagogia na Modalidade de Educação a Distancia (VI Congresso Internacional de Educação)
- 2008 (Total: 1)
- Protagonismo Infantil e Cultura Lúdica (3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação)
- 1998 (Total: 1)
- Com a palavra, os educandos (II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e VI Seminário de Iniciação Científica)
- 1997 (Total: 1)
- Um lugar chamado lar: a trilha de um grupo de 1974 a 1996 (I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e V Seminário de Iniciação Científica)
- 2012 (Total: 1)
- Brinquedoteca Escolar Estação Criança (27a Jornada Integrada Acadêmica)
- 2011 (Total: 2)
- Brinquedoteca do Hospital Universitário de Santa Maria: Ações Formativas, Interativas e Lúdicas (26a Jornada Acadêmica Integrada)
- Brinquedoteca Hospitalar: algumas considerações sobre o espaço, as atividades e seus usuários (26a Jornada Acadêmica Integrada)
Produção Técnica
- 2009 (Total: 1)
- Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem
- 2012 (Total: 1)
- 2a Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços - PROFITECS
- 2011 (Total: 1)
- Roda de Conversa "Brinquedoteca Escolar: Ações Formativas, Interativas e Lúdicas
- 2010 (Total: 1)
- Projetos para Educação Infantil e Anos Iniciais
- 2009 (Total: 3)
- Jogos, brinquedos e brincadeiras para crianças
- Jogos, Brinquedos e Brincadeiras para Crianças
- Projetos Lúdicos e Criativos para Educação de Crianças
- 2008 (Total: 1)
- Encontros Cantar e Contar Histórias
- 2007 (Total: 3)
- A Organização de Projetos Lúdicos e Criativos para a Educação de Crianças
- Educar e Brincar com Crianças
- Ludoteca Hospitalar
- 2006 (Total: 1)
- Educando na Infância do Berçário ao Ensino Fundamental: Ingresso, Transição e Continuidade
- 1998 (Total: 1)
- I Seminário sobre a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência na Sociedade e na Escola
- 1991 (Total: 1)
- Curso sobre Desvios Fonológicos no IV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
- 1990 (Total: 1)
- Seminário sobre Prática Fonoaudiológica e Conduta Ética
- 2016 (Total: 1)
- A Formação Lúdica dos Fonoaudiólogos
- 2013 (Total: 1)
- Criação de Ambientes Lúdicos
- 2010 (Total: 1)
- Projetos para Educação Infantil e Anos Iniciais
- 2009 (Total: 5)
- A Formação Lúdica dos Educadores
- Jogos Brinquedos e Brincadeiras para Crianças
- Projetos Lúdicos e Criativos para Educação Infantil
- Projetos para Educação Infantil
- Protagonismo Infantil e Cultura Lúdica
- 2008 (Total: 4)
- Cenários lúdicos: o protagonismo infantil em distintos ambientes de uma vila ocupada por
- Cenários lúdicos: o protagonismo infantil me distintos ambientes de uma vila ocupada por
- Projetos Lúdicos e Criativos Desenvolvidos com Crianças de 2 a 5 Anos
- Um lugar chamado Lar: a trilha de um grupo de 1974 a 1996.
- 2007 (Total: 8)
- A organização de Projetos de trabalho segundo Hernández
- A Organização de Ambientes Lúdicos
- Alfabetizar aos seis anos ou brincar com a criança? E agora professor?
- Cenários lúdicos: o protagonismo infantil em distintos ambientes de uma vila ocupada por
- Cenários Lúdicos
- Educação: desafios de um novo tempo
- Ludotecas
- Os Novos Rumos do Ensino Fundamental
- 2006 (Total: 6)
- Avaliação
- Brincar e Aprender na Escola
- Cenários lúdicos: o protanismo infantil em distintos ambientes e uma vila ocupada por
- Cuidar e Educar a Criança Pequena na Escola
- Pedagogia da Expressão Lúdico-Criativa
- Princípios Educativos, valores, conceitos e habilidades
- 2005 (Total: 1)
- Cenários Lúdicos
- 2002 (Total: 1)
- A Expressão Lúdico-Criativa da Criança
- 2000 (Total: 2)
- O Jogo na Educação da Infância
- Pensando uma Proposta Pedagógica para a Educação Infantil
- 1999 (Total: 2)
- Avaliação
- O lúdico como fundamento pedagógico para a Educação Infantil
- 1998 (Total: 2)
- As propostas de formação de educadores na área de educação especial nas universidades públicas e privadas
- Conhecimento de si e do outro na transição de um novo século: a perspectiva de Henri Wallon
- 1997 (Total: 6)
- A construção da escrita infantil
- A construção do sujeito do objeto de conhecimento na Teoria de Jean Piaget
- Alfabetização no contexto da Educação Infantil
- Curso sobre A teoria sócio-cognitivista de Vygotsky: suas pesquisas e contribuições para a educação
- Oficina de Jogos no 17º Simpósio de Educação Infantil do vale do Sinos e Caí
- Piaget e Vygotsky: suas pesquisas e contribuições para a educação
- 1996 (Total: 3)
- A aquisição do conhecimento segundo o empirismo associacionista, o apriorismo, o construtivismo, o sócio-interacionismo.
- A construção do sujeito cognitivo e do objeto de conhecimento na Teoria de Jean Piaget
- O que é Construtivismo?
- 1995 (Total: 4)
- A capacitação do professor alfabetizador como produtor e leitor da língua escrita
- A formação dos professores alfabetizadores: alguns temas para discussão
- O lugar dos conteúdos psicológicos, sociológicos, linguísticos e pedagógicos na capacitação dos professores
- O que os professores leem e escrevem: algumas direções para a sua capacitação
- 1994 (Total: 8)
- Alfabetização: leitura e escrita produtiva: a experiência realizada com crianças de 1ª série do Colégio Champagnat
- Alguns mal-entendidos dos professores sobre a perspectiva construtivista
- As concepções das crianças a respeito do sistema da escrita e as concepções sobre a língua escrita subjacentes à prática docente
- As concepções dos professores acerca de como os alunos aprendem
- O ensino da leitura e da escrita na perspectiva psicogenética: as contribuições de Emilia Ferreiro e colaboradores
- O ensino da leitura e da escrita na perspectiva sócio-interacionista: reflexões sobre uma situação de aprendizado
- O ensino da leitura e da escrita nas perspectivas empirista, inatista, construtivista e sócio-interacionista
- O que há de novo e o que há de velho na perspectiva construtivista: uma retrospectiva histórica
- 1993 (Total: 3)
- A aquisição da língua oral à aquisição da escrita
- A interdisciplinaridade da fonoaudiologia com a psicopedagogia.
- O ensino da leitura e da escrita com crianças de classes populares: a experiência realizada no Programa Ação Popular
- 1992 (Total: 1)
- A formação do profissional da área da saúde hoje
- 1989 (Total: 1)
- Análise dos erros ortográficos nos textos espontâneos das crianças do currículo por atividades.
- 1988 (Total: 13)
- A aquisição do código escrito
- A compreensão e a produção textual na alfabetização
- A produção textual nas Séries Iniciais
- A realidade linguística da criança
- A relação entre sons e letras na alfabetização.
- Alfabetização nas Classes Especiais
- As crenças do professor alfabetizador sobre a fala do aluno.
- Conhecimentos linguísticos necessários à alfabetização.
- Introdução aos aspectos sociolinguísticos da alfabetização.
- Introdução aos distúrbios de linguagem e aprendizagem.
- O ato de ler
- Os preconceitos da escola em relação à linguagem.
- Os processos de construção e reconstrução de um texto.
- 1987 (Total: 2)
- A aquisição da linguagem e alfabetização.
- A expressão lúdica na Educação Infantil.
- 2023 (Total: 4)
- A Educação Lúdica como Eixo Articulador entre Teoria e Prática na Formação Inicial
- Criançar na Escola Pública:o direito á educação lúdica das crianças de seis anos
- Criançar na Formação Inicial das(os) Estudantes de Pedagogia
- Criançar: Grupo de Estudos sobre Formação Inicial e Continuada de Professoras(es) e Educação Lúdica
- 2017 (Total: 2)
- A Formação Lúdica e Emancipatória de Professores de Educação Infantil: Possibilidades e Limites
- As Interações e Atividades Lúdicas como Eixo Articulador entre Teoria e Prática na Formação de Estudantes de Pedagogia
- 2016 (Total: 2)
- A formação lúdica dos educadores da infância em um curso de pedagogia
- Ludoteca escolar: um ambiente de protagonismo infantil
- 2013 (Total: 1)
- A Brinquedoteca no Contexto Escolar: Limites e Possibilidades
- 2012 (Total: 2)
- A criação de uma brinquedoteca: limites e possibilidades
- OMEP Sem Fronteiras: Oficinas pedagógicas e lúdicas a partir de um eixo organizador
- 2013 (Total: 1)
- Áreas de Atuação do Pedagogo: Desafios e Perspectivas
- 2012 (Total: 1)
- A Formação Lúdica do Professor
- 2010 (Total: 1)
- O aprendizado colaborativo e a escrita autoral em um curso de pedagogia na modalidade EAD
- 2009 (Total: 1)
- Os Desafios na Formação do Pedagogo em um Curso de Pedagogia na Modalidade de Educação à Distância
- 2012 (Total: 1)
- Brinquedoteca Hospitalar
- 2011 (Total: 2)
- Brinquedoteca do Hospital Universitário de Santa Maria: ações formativas, interativas e lúdicas
- Metodologias Empregadas em Sala de Aula: Uma Reflexão de Observações de Aula na Visão de Uma Acadêmica de Matemática
- 2008 (Total: 1)
- Interação Professor-Aluno, Aluno-Aluno
- 1998 (Total: 1)
- Com a Palavra, os Educandos
- 1997 (Total: 1)
- Um Lugar Chamado Lar: a trilha de um grupo de 1974 a 1996
- 2008 (Total: 1)
- O Protagonismo Infantil em Distintos Ambientes de Uma Vila Ocupada pelos Sem teto
- 1999 (Total: 1)
- Assessoria sobre Referencial Curricular para Educação Infantil para Organização Mundial para Educação Pré-Escolar
- 1989 (Total: 1)
- Assessoria Linguística no Programa de Ação Popular
- 1988 (Total: 2)
- Assessoria aos professores do Currículo por Atividades e Programa de Ação Popular - Núcleos de Educação Infantil I e II
- Assessoria aos Professores do Currículo por Atividades, Professores de Educação Especial, Orientadores, Supervisores e Reeducadores - Seção de Assistência ao Educando
- 1998 (Total: 1)
- Membro da Comissão Científica no II Congresso Internacional de Educação Infantil do Mercosul
- 1997 (Total: 1)
- Consultoria à Comissão Editorial dos Cadernos de Ensino, Pesquisa e Extensão
- 2011 (Total: 1)
- Parecerista Ad Hoc da Revista Contexto & Educação - Número 85 - Temática Educação Popular
- 2010 (Total: 1)
- Parecerista Ad Hoc da Comissão Científica do Subtema 15 - Educação Infantil - Encontro Nacional de Didática e Prática de Esnsino
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2015 (Total: 2)
- A Formação Lúdica de Uma Educadora: Um Relato de Experiência
- Grupo Criançar e a Ludoteca:Um Relato de Experiência em Uma Escola Pública Estadual
- 2012 (Total: 1)
- Afetividade: A Relação Professor e Aluno e o Processo de Ensino-Aprendizagem