Waleria Fortes De Oliveira

Produção Bibliográfica

    2019 (Total: 1)
  • ISSN Organização de atividades com professores da educação infantil e séries iniciais a partir de oficinas pedagógicas para promover alfabetização científica (Revista Trilhas Pedagógicas)
    2012 (Total: 3)
  • ISSN Alternativas pedagógicas para docentes da educação Infantil e séries iniciais: Explorando possibilidades a partir de um eixo organizador (Espacos da Escola (UNIJUÍ))
  • ISSN Jogos Interdisciplinares: Uma possiblidade de interação criativa (Caderno Pedagógico (Lajeado. Online))
  • ISSN O uso da web nas aulas de línguas estrangeiras em escolas do município de Santa Maria (Diálogo e Interação)
    2011 (Total: 1)
  • ISSN A construção de novo locus de ensino e aprendizagem em um curso de pedagogia na modalidade de educação a distância (Competência (Porto Alegre))
    2010 (Total: 1)
  • ISSN Aprender colaborativamente e escrever de modo autoral: os desafios de tornar-se pedagogo na modalidade de educação à distância (Hipertextus revista digital (UFPE))
    2009 (Total: 1)
  • ISSN Educação a distancia e comunidades virtuais de aprendizagem: novos espaços, novas possibilidades (Competência (Porto Alegre))
    2007 (Total: 1)
  • ISSN Cenários Lúdicos: O Protagonismo Infantil em Distintos Ambientes da Nova Santa Marta (Contexto & Educação)
    2019 (Total: 1)
  • Os Brincares na Educação Infantil (Formação para a docência na educação infantil: pedagogias, politicas e contextos.)
    2018 (Total: 1)
  • Vamos brincar com bonecas? (Cimento na janela e outras histórias sobre a vida na escola)
    2013 (Total: 1)
  • OMEP "Sem Fronteiras": Oficinas Pedagógicas e Lúdicas a Partir de Um Eixo Organizador (28o Simpósio Mundial da OMEP, Primeira Infância no Século XXI: Direito das crianças de viver, brincar, explorar e conhecer o mundo.)
    2006 (Total: 1)
  • Criança e infância: quando o encontro é marcada e não acontece (Vivências das infâncias: contextos e perspectivas)
    2000 (Total: 1)
  • O conceito de violência em Hannah Arendt (Pensadores alemães do século XIX e XX)
    2016 (Total: 1)
  • O Brincar Livre no Recreio da Escola Marista Santa Marta (O Brincar Livre no Recreio da Escola Marista Santa Marta)
    2009 (Total: 2)
  • É hora de brincar, professores! (CENTROMEP)
  • Vamos construir brinquedos e jogos e brincar, professores? (CENTROMEP)
    2007 (Total: 2)
  • A Formação Lúdica dos Educadores (CENTROMEP)
  • Que compromissos temos assumido com nossas crianças e a sua infância? (A Razão)
    2006 (Total: 1)
  • Alfabetizar aos seis anos ou brincar com a criança? E agora, professor? (CENTROMEP)
    2004 (Total: 1)
  • Aprender a sério a ensinar brincando (UCSal em Notícias)
    2002 (Total: 1)
  • Infância brasileira: paradoxos e ambiguidades (CENTROMEP)
    1989 (Total: 2)
  • A liberdade de ensinar sem cartilha (Jornal da Alfabetizadora)
  • O ato criativo no processo de alfabetização (Jornal de Alfabetizadora)
    2017 (Total: 2)
  • A Formação Lúdica e Emancipatória de Professores de Educação Infantil: Possibilidades e Limites (III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil)
  • As Interações e Atividades Lúdicas como Eixo Articulador entre Teoria e Prática na Formação de Estudantes de Pedagogia (III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil)
    2016 (Total: 2)
  • A Formação Lúdica dos Educadores da Infância em um Curso de Pedagogia (II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância)
  • Ludoteca escolar: um ambiente de protagonismo infantil (II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância)
    2009 (Total: 1)
  • Os Desafios na Formação do Pedagogo em um Curso de Pedagogia na Modalidade de Educação à Distância (VI Congresso Inernacional de Educação)
    2008 (Total: 2)
  • O Protagonismo Infantil em Distintos Ambientes de Uma Vila Ocupada pelos Sem teto (VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
  • Protagonismo Infantil e Cultura Lúdica (3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação)
    2004 (Total: 2)
  • A importância da ludicidade no processo de aprender (Congresso Internacional de Educação)
  • O lúdico na construção do sujeito protagonista (VI Congresso Atual de Práticas Educativas)
    2011 (Total: 1)
  • Brinquedoteca do Hospital Universitário de Santa Maria: Ações Formativas, Interativas e Lúdicas (II Semana da Pedagogia e Encontro de Iniciação à Docência)
    2009 (Total: 1)
  • Os desafios na formação do pedagogo em um curso de Pedagogia na Modalidade de Educação a Distancia (VI Congresso Internacional de Educação)
    2008 (Total: 1)
  • Protagonismo Infantil e Cultura Lúdica (3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação)
    1998 (Total: 1)
  • Com a palavra, os educandos (II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e VI Seminário de Iniciação Científica)
    1997 (Total: 1)
  • Um lugar chamado lar: a trilha de um grupo de 1974 a 1996 (I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e V Seminário de Iniciação Científica)
    2012 (Total: 1)
  • Brinquedoteca Escolar Estação Criança (27a Jornada Integrada Acadêmica)
    2011 (Total: 2)
  • Brinquedoteca do Hospital Universitário de Santa Maria: Ações Formativas, Interativas e Lúdicas (26a Jornada Acadêmica Integrada)
  • Brinquedoteca Hospitalar: algumas considerações sobre o espaço, as atividades e seus usuários (26a Jornada Acadêmica Integrada)

Produção Técnica

    2009 (Total: 1)
  • Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem
    2012 (Total: 1)
  • 2a Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços - PROFITECS
    2011 (Total: 1)
  • Roda de Conversa "Brinquedoteca Escolar: Ações Formativas, Interativas e Lúdicas
    2010 (Total: 1)
  • Projetos para Educação Infantil e Anos Iniciais
    2009 (Total: 3)
  • Jogos, brinquedos e brincadeiras para crianças
  • Jogos, Brinquedos e Brincadeiras para Crianças
  • Projetos Lúdicos e Criativos para Educação de Crianças
    2008 (Total: 1)
  • Encontros Cantar e Contar Histórias
    2007 (Total: 3)
  • A Organização de Projetos Lúdicos e Criativos para a Educação de Crianças
  • Educar e Brincar com Crianças
  • Ludoteca Hospitalar
    2006 (Total: 1)
  • Educando na Infância do Berçário ao Ensino Fundamental: Ingresso, Transição e Continuidade
    1998 (Total: 1)
  • I Seminário sobre a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência na Sociedade e na Escola
    1991 (Total: 1)
  • Curso sobre Desvios Fonológicos no IV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
    1990 (Total: 1)
  • Seminário sobre Prática Fonoaudiológica e Conduta Ética
    2016 (Total: 1)
  • A Formação Lúdica dos Fonoaudiólogos
    2013 (Total: 1)
  • Criação de Ambientes Lúdicos
    2010 (Total: 1)
  • Projetos para Educação Infantil e Anos Iniciais
    2009 (Total: 5)
  • A Formação Lúdica dos Educadores
  • Jogos Brinquedos e Brincadeiras para Crianças
  • Projetos Lúdicos e Criativos para Educação Infantil
  • Projetos para Educação Infantil
  • Protagonismo Infantil e Cultura Lúdica
    2008 (Total: 4)
  • Cenários lúdicos: o protagonismo infantil em distintos ambientes de uma vila ocupada por
  • Cenários lúdicos: o protagonismo infantil me distintos ambientes de uma vila ocupada por
  • Projetos Lúdicos e Criativos Desenvolvidos com Crianças de 2 a 5 Anos
  • Um lugar chamado Lar: a trilha de um grupo de 1974 a 1996.
    2007 (Total: 8)
  • A organização de Projetos de trabalho segundo Hernández
  • A Organização de Ambientes Lúdicos
  • Alfabetizar aos seis anos ou brincar com a criança? E agora professor?
  • Cenários lúdicos: o protagonismo infantil em distintos ambientes de uma vila ocupada por
  • Cenários Lúdicos
  • Educação: desafios de um novo tempo
  • Ludotecas
  • Os Novos Rumos do Ensino Fundamental
    2006 (Total: 6)
  • Avaliação
  • Brincar e Aprender na Escola
  • Cenários lúdicos: o protanismo infantil em distintos ambientes e uma vila ocupada por
  • Cuidar e Educar a Criança Pequena na Escola
  • Pedagogia da Expressão Lúdico-Criativa
  • Princípios Educativos, valores, conceitos e habilidades
    2005 (Total: 1)
  • Cenários Lúdicos
    2002 (Total: 1)
  • A Expressão Lúdico-Criativa da Criança
    2000 (Total: 2)
  • O Jogo na Educação da Infância
  • Pensando uma Proposta Pedagógica para a Educação Infantil
    1999 (Total: 2)
  • Avaliação
  • O lúdico como fundamento pedagógico para a Educação Infantil
    1998 (Total: 2)
  • As propostas de formação de educadores na área de educação especial nas universidades públicas e privadas
  • Conhecimento de si e do outro na transição de um novo século: a perspectiva de Henri Wallon
    1997 (Total: 6)
  • A construção da escrita infantil
  • A construção do sujeito do objeto de conhecimento na Teoria de Jean Piaget
  • Alfabetização no contexto da Educação Infantil
  • Curso sobre A teoria sócio-cognitivista de Vygotsky: suas pesquisas e contribuições para a educação
  • Oficina de Jogos no 17º Simpósio de Educação Infantil do vale do Sinos e Caí
  • Piaget e Vygotsky: suas pesquisas e contribuições para a educação
    1996 (Total: 3)
  • A aquisição do conhecimento segundo o empirismo associacionista, o apriorismo, o construtivismo, o sócio-interacionismo.
  • A construção do sujeito cognitivo e do objeto de conhecimento na Teoria de Jean Piaget
  • O que é Construtivismo?
    1995 (Total: 4)
  • A capacitação do professor alfabetizador como produtor e leitor da língua escrita
  • A formação dos professores alfabetizadores: alguns temas para discussão
  • O lugar dos conteúdos psicológicos, sociológicos, linguísticos e pedagógicos na capacitação dos professores
  • O que os professores leem e escrevem: algumas direções para a sua capacitação
    1994 (Total: 8)
  • Alfabetização: leitura e escrita produtiva: a experiência realizada com crianças de 1ª série do Colégio Champagnat
  • Alguns mal-entendidos dos professores sobre a perspectiva construtivista
  • As concepções das crianças a respeito do sistema da escrita e as concepções sobre a língua escrita subjacentes à prática docente
  • As concepções dos professores acerca de como os alunos aprendem
  • O ensino da leitura e da escrita na perspectiva psicogenética: as contribuições de Emilia Ferreiro e colaboradores
  • O ensino da leitura e da escrita na perspectiva sócio-interacionista: reflexões sobre uma situação de aprendizado
  • O ensino da leitura e da escrita nas perspectivas empirista, inatista, construtivista e sócio-interacionista
  • O que há de novo e o que há de velho na perspectiva construtivista: uma retrospectiva histórica
    1993 (Total: 3)
  • A aquisição da língua oral à aquisição da escrita
  • A interdisciplinaridade da fonoaudiologia com a psicopedagogia.
  • O ensino da leitura e da escrita com crianças de classes populares: a experiência realizada no Programa Ação Popular
    1992 (Total: 1)
  • A formação do profissional da área da saúde hoje
    1989 (Total: 1)
  • Análise dos erros ortográficos nos textos espontâneos das crianças do currículo por atividades.
    1988 (Total: 13)
  • A aquisição do código escrito
  • A compreensão e a produção textual na alfabetização
  • A produção textual nas Séries Iniciais
  • A realidade linguística da criança
  • A relação entre sons e letras na alfabetização.
  • Alfabetização nas Classes Especiais
  • As crenças do professor alfabetizador sobre a fala do aluno.
  • Conhecimentos linguísticos necessários à alfabetização.
  • Introdução aos aspectos sociolinguísticos da alfabetização.
  • Introdução aos distúrbios de linguagem e aprendizagem.
  • O ato de ler
  • Os preconceitos da escola em relação à linguagem.
  • Os processos de construção e reconstrução de um texto.
    1987 (Total: 2)
  • A aquisição da linguagem e alfabetização.
  • A expressão lúdica na Educação Infantil.
    2023 (Total: 4)
  • A Educação Lúdica como Eixo Articulador entre Teoria e Prática na Formação Inicial
  • Criançar na Escola Pública:o direito á educação lúdica das crianças de seis anos
  • Criançar na Formação Inicial das(os) Estudantes de Pedagogia
  • Criançar: Grupo de Estudos sobre Formação Inicial e Continuada de Professoras(es) e Educação Lúdica
    2017 (Total: 2)
  • A Formação Lúdica e Emancipatória de Professores de Educação Infantil: Possibilidades e Limites
  • As Interações e Atividades Lúdicas como Eixo Articulador entre Teoria e Prática na Formação de Estudantes de Pedagogia
    2016 (Total: 2)
  • A formação lúdica dos educadores da infância em um curso de pedagogia
  • Ludoteca escolar: um ambiente de protagonismo infantil
    2013 (Total: 1)
  • A Brinquedoteca no Contexto Escolar: Limites e Possibilidades
    2012 (Total: 2)
  • A criação de uma brinquedoteca: limites e possibilidades
  • OMEP Sem Fronteiras: Oficinas pedagógicas e lúdicas a partir de um eixo organizador
    2013 (Total: 1)
  • Áreas de Atuação do Pedagogo: Desafios e Perspectivas
    2012 (Total: 1)
  • A Formação Lúdica do Professor
    2010 (Total: 1)
  • O aprendizado colaborativo e a escrita autoral em um curso de pedagogia na modalidade EAD
    2009 (Total: 1)
  • Os Desafios na Formação do Pedagogo em um Curso de Pedagogia na Modalidade de Educação à Distância
    2012 (Total: 1)
  • Brinquedoteca Hospitalar
    2011 (Total: 2)
  • Brinquedoteca do Hospital Universitário de Santa Maria: ações formativas, interativas e lúdicas
  • Metodologias Empregadas em Sala de Aula: Uma Reflexão de Observações de Aula na Visão de Uma Acadêmica de Matemática
    2008 (Total: 1)
  • Interação Professor-Aluno, Aluno-Aluno
    1998 (Total: 1)
  • Com a Palavra, os Educandos
    1997 (Total: 1)
  • Um Lugar Chamado Lar: a trilha de um grupo de 1974 a 1996
    2008 (Total: 1)
  • O Protagonismo Infantil em Distintos Ambientes de Uma Vila Ocupada pelos Sem teto
    1999 (Total: 1)
  • Assessoria sobre Referencial Curricular para Educação Infantil para Organização Mundial para Educação Pré-Escolar
    1989 (Total: 1)
  • Assessoria Linguística no Programa de Ação Popular
    1988 (Total: 2)
  • Assessoria aos professores do Currículo por Atividades e Programa de Ação Popular - Núcleos de Educação Infantil I e II
  • Assessoria aos Professores do Currículo por Atividades, Professores de Educação Especial, Orientadores, Supervisores e Reeducadores - Seção de Assistência ao Educando
    1998 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Científica no II Congresso Internacional de Educação Infantil do Mercosul
    1997 (Total: 1)
  • Consultoria à Comissão Editorial dos Cadernos de Ensino, Pesquisa e Extensão
    2011 (Total: 1)
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Contexto & Educação - Número 85 - Temática Educação Popular
    2010 (Total: 1)
  • Parecerista Ad Hoc da Comissão Científica do Subtema 15 - Educação Infantil - Encontro Nacional de Didática e Prática de Esnsino

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2015 (Total: 2)
  • A Formação Lúdica de Uma Educadora: Um Relato de Experiência
  • Grupo Criançar e a Ludoteca:Um Relato de Experiência em Uma Escola Pública Estadual
    2012 (Total: 1)
  • Afetividade: A Relação Professor e Aluno e o Processo de Ensino-Aprendizagem