Luiz Caldeira Brant De Tolentino Neto

Produção Bibliográfica

    2015 (Total: 1)
  • O Ensino de Ciências e Matemática no Espaço Escolar (O Ensino de Ciências e Matemática no Espaço Escolar)
    2024 (Total: 5)
  • doi ISSN A prática como componente curricular segundo docentes de cursos de licenciatura em Ciências biológicas e em QuímicaPractice as a curricular component according to professors of teacher training courses in Biology and in ChemistryLa práctica como componen (REnBio: Revista de Ensino de Biologia)
  • doi ISSN CARACTERIZAÇÃO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E EM QUÍMICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (FORMAÇÃO DOCENTE)
  • doi ISSN Efeito cascata das políticas educacionais a partir da BNCC: concepções de docentes de Ciências da Natureza sobre a construção do documento orientador curricular de Santa Maria/RS (DOC/SM) (revista insignare scientia - RIS)
  • doi ISSN Entrevista: Potencialidades da Abordagem do Ciclo de Políticas nas pesquisas sobre políticas educacionais - Entrevista com o Professor Jefferson Mainardes (REVISTA DE ESTUDIOS TEÓRICOS Y EPISTEMOLÓGICOS EN POLÍTICA EDUCATIVA ISSN 2409-3696)
  • ISSN NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: OS POSICIONAMENTOSDE SOCIEDADES DE CIÊNCIAS FRENTE À BNC-FORMAÇÃO (Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE))
    2023 (Total: 6)
  • ISSN A escola e as demandas ambientais: quais os interesses dos estudantes da Educação Básica sobre a temática ambiental (REVISTA COCAR (ONLINE))
  • doi ISSN Comunidade de Prática no ambiente escolar: questionário como instrumento de pesquisa (Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa))
  • doi ISSN Comunidades de prática e a formação de professores (NUANCES)
  • doi ISSN Ekos do Sul: pesquisas e relatos de Educação em Biologia Editorial (Revista Insignare Scientia - RIS)
  • doi ISSN ESPAÇOS NÃO FORMAIS: ENVOLVIMENTO DOS LICENCIANDOS NA ALFABETIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (ARETÉ (MANAUS))
  • doi ISSN Interesses de estudantes gaúchos em Ciências da Natureza e suas relações com as Unidades Temáticas da BNCC (Revista Insignare Scientia - RIS)
    2022 (Total: 11)
  • doi ISSN -A disciplina de Ciências é interessante, mas não é a minha preferida-: um paradoxo entre estudantes brasileiros (Amazônia (UFPA))
  • ISSN A voz de estudantes do Ensino Médio sobre ensino por investigação, contextualização e interdisciplinaridade (Vitruvian Cogitationes)
  • doi ISSN A construção da identidade profissional a partir da teoria das representações sociais na formação inicial em Ciências Biológicas (Revista Ciências & Ideias)
  • doi ISSN As potencialidades de uma Sequência de Ensino Investigativa à luz das políticas curriculares para o Ensino Médio (Remea-Revista Eletronica Do Mestrado Em Educacao Ambiental)
  • doi ISSN Avaliações externas e em larga escala e os organismos internacionais: da accountability educacional à cultura da performatividade (REVISTA LUSÓFONA DE EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN Concepções sobre avaliação externa presentes nas narrativas de professores e estudantes: um olhar para o Programa Aprender Valor (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • doi ISSN Ensino remoto e pandemia: apontamentos sobre a construção de um Currículo Emergencial de Ciências da Natureza. (Revista Espaço do Currículo)
  • doi ISSN O Ensino de Ciências da Natureza nas versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Amazônia (UFPA))
  • doi ISSN O PIBID como espaço-tempo para a construção do TPACK (REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS))
  • doi ISSN Pacotes interpretativos sobre a BNCC do Ensino Médio: a panaceia para a educação (Revista Espaço do Currículo)
  • doi ISSN STEM e as Avaliações em Larga Escala: influências, aproximações e distanciamentos (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
    2021 (Total: 11)
  • doi ISSN A prática como componente curricular: panorama das publicações e contextos da produção científica. (REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR)
  • doi ISSN As avaliações externas, a formação de professores e as políticas públicas: experiências da primeira década de um grupo de pesquisa em Educação em Ciências (Revista Insignare Scientia - RIS)
  • doi ISSN Currículo e políticas educacionais: A Base Nacional Comum Curricular e o processo de homogeneização curricular (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • ISSN Desempenho em biodiversidade no Exame Nacional do Ensino Médio (REVISTA COCAR (ONLINE))
  • doi ISSN EDUCAÇÃO ALIMENTAR: fatores influenciadores na seletividade alimentar de crianças (Revista Exitus)
  • doi ISSN FORMAÇÃO DOCENTE E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS POR MEIO DO PROJETO 'TODA CIDADE ENSINA' (VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM))
  • doi ISSN O que significa cada letra da sigla STEM? (REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO)
  • doi ISSN Os jovens brasileiros e a sua preferência pela disciplina Ciências (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • doi ISSN Percepções de professores de Matemática sobre as aulas remotas: uma análise à luz da teoria fundamentada nos dados (Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa))
  • doi ISSN PENSAMENTO CRÍTICO NA CIÊNCIA: PERSPECTIVA DOS LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS (CONTEXTO & EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN Produção de texto da Base Nacional Comum Curricular e o posicionamento da área das Ciências da Natureza (REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA ENSINO INTERDISCIPLINAR)
    2020 (Total: 8)
  • ISSN Animais peçonhentos: concepções prévias de alunos de uma escola rural (ARETÉ (MANAUS))
  • doi ISSN As diferentes tipologias que descrevem o interesse dos jovens brasileiros pelas ciências (Amazônia (UFPA))
  • doi ISSN Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem na Concepção de Profissionais da Área da Saúde (Research, Society and Development)
  • doi ISSN Espaços de Educação Não Formal e Alfabetização Científica: um olhar sob a exposição do MAVUSP (Revista Insignare Scientia)
  • ISSN Os espaços de educação não formal e a licenciatura em Ciências Biológicas (REVISTA COCAR (ONLINE))
  • doi ISSN Políticas de avaliação e os impactos na vida do professor: um estudo no município de Santa Maria/RS (INTERFACES CIENTÍFICAS - EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN Políticas de avaliação e os organismos internacionais: uma relação necessária? (REVISTA COCAR (ONLINE))
  • doi ISSN Políticas públicas e a influência dos organismos internacionais: a educação básica no foco do debate (Research, Society and Development)
    2019 (Total: 8)
  • doi ISSN A ecologia por sequência didática: alternativa para o ensino de biologia (RETRATOS DA ESCOLA)
  • doi ISSN As TIC na prática pedagógica de professores de Ciências no viés construtivista. (ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM REVISTA)
  • doi ISSN Caracterização da prática como componente curricular em cursos de biologia (ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS)
  • doi ISSN Cluster Analysis for Data Processing in Educational Research (REVISTA ACTA SCIENTIAE)
  • ISSN Dos saberes disciplinares aos saberes pedagógicos: desafios de iniciação à docência de estagiários em Ciências Biológicas (REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA)
  • doi ISSN Estudo sobre a matriz curricular do curso de Ciências Biológicas da UFSM (Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade)
  • ISSN O que falam os trabalhos sobre Prática como Componente Curricular? (Revista Insignare Scientia)
  • doi ISSN REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE BIOLOGIA SOBRE AS FUTURAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS (ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE))
    2018 (Total: 7)
  • doi ISSN ARTICULAÇÕES ENTRE O LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA E OS INTERESSES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO (DYNAMIS (FURB. ONLINE))
  • ISSN As contribuições de um planejamento interdisciplinar com temáticas de Ciências no desempenho de alunos com dificuldades de aprendizagem (CONTEXTO & EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN Avaliação da Participação de Professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas (EAD EM FOCO)
  • doi ISSN De que forma pessoas negras têm sido representadas em livros didáticos de Ciências utilizados em escolas públicas de Santa Maria-RS ? (Research, Society and Development)
  • ISSN Diferentes perfis de estudantes brasileiros frente aos desafios ambientais: resultados de uma pesquisa em larga escala (EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO)
  • doi ISSN O impacto do PISA nas publicações brasileiras indexadas no portal de periódicos da CAPES (Research, Society and Development)
  • doi ISSN Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e o Programa Nacional do Livro Didático: aproximações necessárias (REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA)
    2017 (Total: 7)
  • ISSN A inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em curso de formação continuada a distância para professores de Biologia (REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN A interdisciplinaridade como eixo da organização do planejamento escolar e da prática docente (Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática)
  • ISSN Análise dos reflexos da aplicação de um planejamento interdisciplinar na prática docente (Disciplinarium Scientia)
  • doi ISSN Compreensões de licenciandos em química sobre as interações entre ciência, tecnologia e sociedade. (REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA)
  • ISSN Educar para a sustentabilidade: Administração Pública Federal Brasileira em foco (REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL)
  • ISSN O ensino da física térmica e o forno solar: uma revisão (REVISTA THEMA)
  • ISSN Student voice as a new way for curriculum development in the science education (REVISTA DE EDUCACION DE LAS CIENCIAS)
    2016 (Total: 5)
  • ISSN Compartilhando experiências: construção de um curso de formação continuada para professores de Biologia por meio da Educação a Distância (Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio))
  • ISSN Curso de Ciências Biológicas: uma análise do Projeto Pedagógico frente à formação adadêmica (Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio))
  • ISSN De consumidor a provedor: a produção de recursos audiovisuais na formação inicial de professores de Biologia (Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio))
  • ISSN Ensino de Ciências por investigação: possibilidades do projeto investigativo interdisciplinar Conexão Delta na Educação Básica (Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio))
  • ISSN O uso do computador como auxilio pedagogico nos estudos de matematica nos 5º anos do ensino fundamental (CCNExt - Revista de Extensão)
    2015 (Total: 2)
  • ISSN As contribuições do ensino de ciências para o desenvolvimento cognitivo de alunos nos primeiros anos de escolarização ? Estudo de caso comparativo (Ciência e Natura)
  • ISSN O que os dados do SAEB nos dizem sobre o desempenho dos estudantes em Matemática? (Educação Matemática Pesquisa)
    2014 (Total: 6)
  • ISSN A voz dos universitários: Perfil de futuros Biólogos frente a concepções sobre Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio))
  • ISSN As concepções de universitários ingressantes e concluintes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa maria (UFSM) relacionadas a questões de ciência e tecnologia (Ciência e Natura)
  • ISSN Generalizações que distanciam os conhecimentos dos livros didáticos das referências em Genética (Genética na Escola)
  • ISSN Relações entre os interesses dos alunos do Ensino Médio em Ciências da Natureza e as habilidades avaliadas no ENEM (Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio))
  • ISSN Students? interest in science topics as an indicator of their attitudes to science: an international comparison (Interés por los temas de ciencias naturales como indicador de la actitud científica de los estudiantes) (Revista de Educacion de las Ciencias)
  • ISSN Voz do estudante:um novo protagonista na construção curricular de ciências? (Revista de Educacion de las Ciencias)
    2013 (Total: 3)
  • ISSN Ciências nos Anos Iniciais - Contexto Brasileiro e Possibilidades (Enseñanza de las Ciencias)
  • ISSN O uso da videoconferência na educação: um estudo de caso com professores da Educação Básica (Reflexão e Ação (Online))
  • ISSN Que conhecimentos e habilidades estão em teste no ENEM? Análise de performance induzida reversa (Ensenanza de Las Ciencias)
    2012 (Total: 5)
  • ISSN Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica (Revista de Educação Publica (UFMT))
  • ISSN Estado da arte livro didático em revistas de ensino e educação (Revista da SBEnBIO)
  • ISSN Futuros biólogos: como se posicionam os alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) frente às questões de ciência, tecnologia e meio ambiente (Revista da SBEnBIO)
  • ISSN Relação dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental com o ensino de ciências. (Revista da SBEnBIO)
  • ISSN Representação de cientistas: estudo em desenhos auxiliado por uma análise estatística de alunos dos anos finais do ensino fundamental (Revista da SBEnBIO)
    2010 (Total: 1)
  • ISSN Educação Mediada por Tecnologias Educacionais Livres: Diálogo-Problematização necessário à formação de professores no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (Inter-ação (UFG. Impresso))
    2004 (Total: 1)
  • ISSN Implementación de proyectos de investigación en ciencias via telemática (Novedades Educativas)
    2024 (Total: 3)
  • doi A Participação de Gestoras Escolares do Município de Santa Maria/RS nas Reuniões Oficiais sobre a Reforma do Ensino Médio (Políticas públicas educacionais: teorias e práticas contemporâneas)
  • doi As Inter-Relações entre as Políticas Públicas Educacionais: Atravessamentos, Demandas e Inquietações na Contemporaneidade (Políticas públicas educacionais: teorias e práticas contemporâneas)
  • Avaliação educacional em larga escala (Glossário sobre trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica)
    2023 (Total: 6)
  • doi As relações entre teoria e prática em cursos de licenciatura em ciências biológicas e em química. (Ensino e Educação: Práticas, desafios e tendências)
  • AS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA ANÁLISE DO POSICIONAMENTO DE ESTUDANTES SOBRE AS FORMAS AVALIATIVAS (Ciência em ação: educar é transformar)
  • DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UMA REVISÃO NAS TESES E DISSERTAÇÕES (Ciência em ação: educar é transformar)
  • O protagonismo estratégico das avaliações em larga escala na articulação de políticas públicas no Brasil (Avaliações externas na Educação Básica: contextos, políticas e desafios)
  • PERCEPÇÃO PÚBLICA DAS CIÊNCIAS E TECNOLOGIA POR ESTUDANTES E PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA (Ciência em ação: educar é transformar)
  • doi Possibilidades formativas para a prática reflexiva (Reflexões teóricas o Ensino e a Educação)
    2022 (Total: 1)
  • doi Ensino e aprendizagem a partir da interação com o TikTok para a compreensão de conteúdos científicos (CIÊNCIAS NA ESCOLA CADERNO DE PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS INOVADORAS)
    2021 (Total: 3)
  • Formação continuada de professores por meio da educação a distância: percepções diante da realidade docente (Formação de professores no ensino de ciências)
  • O posicionamento da comunidade acadêmica frente à produção do texto da base nacional comum curricular (BNCC EM CENÁRIOS ATUAIS: CURRÍCULO, ENSINO E A FORMAÇÃO DOCENTE)
  • Toda planta é verde como nos livros? Adaptações das plantas e as variações dos vegetais (Ciências na escola : caderno de práticas e experiências inovadoras)
    2020 (Total: 1)
  • Educação em tempos neoliberais: a (des)conexão entre qualidade e testagem (O que pode a educação no Brasil hoje? 2)
    2019 (Total: 1)
  • doi Política de accountability e seus impactos na prática docente (Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
    2018 (Total: 1)
  • O uso das TIC o ensino de Ciências: aplicações tradicionais ou ferramentas cognitivas? (COMPARTILHANDO SABERES: um panorama sobre a produção acadêmica em múltiplas abordagens teórico-metodológicas)
    2015 (Total: 1)
  • Quando a sala de aula encontra os dados oficiais: repercussões na educação em ciências (Desempenho Escolar Inclusivo)
    2014 (Total: 1)
  • O uso de computadores na realização de testes de desempenho em Matemática: uma nova possibilidade para a educação pública (Educação pública e pesquisa na pós-graduação: anseios e ensaios)
    2011 (Total: 1)
  • Capítulo 3: Recursos Educacionais para EAD (Pesquisa, Desenvolvimento e Capacitação: tecnologia educacional, recursos educacionais e atividades a distância.)
    2009 (Total: 1)
  • Cap.6: O Processo de Escolha dos Livros Didáticos em Escolas Públicas Brasileiras. (Debates e Contribuições sobre a Escola Pública: de professor para professor.)
    2023 (Total: 1)
  • Os interesses dos jovens gaúchos em Ciência e Tecnologia: projeto ROSES-RS 2022
    2024 (Total: 1)
  • Toda Cidade Ensina: Evolução
    2023 (Total: 1)
  • Avaliações externas na educação básica: contextos, políticas e desafios
    2022 (Total: 4)
  • Comida, diversão e arte! Propostas pedagógicas sobre a educação nutricional e seletividade alimentar
  • Toda Cidade Ensina: o que o Mantenedouro de Fauna São Braz tem a ensinar sobre extinções causadas por ações humanas e seus efeitos?
  • Toda Cidade Ensina: O que o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia/UFSM tem a ensinar sobre especiação e extinção?
  • Toda Cidade Ensina: O que o Jardim Botânico da UFSM tem a ensinar sobre nutrição vegetal e adaptações das plantas?
    2021 (Total: 1)
  • doi Entendendo as Necessidades da Escola do Século XXI a Partir do Movimento STEM
    2017 (Total: 1)
  • Formação continuada para professores de biologia :avanços e desafios de um curso EAD (Série Cadernos de Extensão - Educação)
    2011 (Total: 1)
  • Quem sou eu? - Adivinha sobre plantas
    2010 (Total: 1)
  • Quem sou eu? - Adivinhas sobre aves
    2019 (Total: 1)
  • Anais do IX Encontro Regional de Ensino de Biologia-Regional 3 Sul
    2024 (Total: 1)
  • doi Políticas públicas educacionais: teorias e práticas contemporâneas
    2015 (Total: 1)
  • Desempenho Escolar Inclusivo
    2010 (Total: 1)
  • Quem Sou Eu? - Adivinhas sobre aves
    2022 (Total: 1)
  • Ensinar ciências a todos : sequências didáticas interdisciplinares e inclusivas (Ensinar ciências a todos : sequências didáticas interdisciplinares e inclusivas)
    2021 (Total: 1)
  • A redução das desigualdades como aprendizado perene da pandemia (editorial) (Rev. Cient. Schola)
    2011 (Total: 1)
  • A superação das metáforas (QUANTA)
    2008 (Total: 3)
  • Sugestão de aula ?Esporte deve ter hora e lugar certos? (Revista Veja na Sala de Aula, Edição 2046, Ano 11 número 1)
  • Sugestão de aula ?Um gene, várias expressões (Veja na Sala de Aula)
  • Sugestão de aula: (Veja na Sala de Aula)
    2007 (Total: 1)
  • Sugestão de aula ?Natureza em desequilíbrio? (Revista Veja na Sala de Aula ? Edição 2005, Ano 10/Número 12)
    2006 (Total: 1)
  • Sugestão de aula ?A mãe natureza ensina - A influência materna nos comportamentos e nas atitudes das filhas não é exclusividade humana? (Revista Veja na Sala de Aula, Edição 1970, Ano 9/Número 26)
    2005 (Total: 1)
  • ISSN Uma Biblioteca de Equívocos - entrevista a Marcos Graciani (Amanhã (Porto Alegre))
    2004 (Total: 1)
  • ?Pesquisa mostra como professores escolhem livros didáticos? ? matéria de Simone Harnik (Agência USP de Notícias)
    2003 (Total: 1)
  • ISSN ?Alfabetização Científica? - entrevista e teste de conhecimentos (Revista Galileu Ano 12, Número 143)
    2000 (Total: 3)
  • Encurtando distâncias (Revista Ao Mestre com Carinho, Ano 3, Número 24)
  • ISSN O Planeta não é Lixeira! (Revista Recreio, Ano 1, número 22)
  • Pequenos cientistas grandes descobertas (Revista Recreio On-Line)
    2023 (Total: 7)
  • A BNCC E A BNC-FORMAÇÃO E SUAS (INTER) RELAÇÕES COM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS (7ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica)
  • ANÁLISE QUANTITATIVA DE ESTUDOS SOBRE PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (II Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências ? II SSAPEC)
  • DESVENDANDO A CIÊNCIA NAS TELAS: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM VÍDEOSDE CURTA DURAÇÃO (II Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências ? II SSAPEC)
  • DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO ?TODA CIDADE ENSINA? NO DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS AUDIOVISUAIS PARA A REDE BÁSICA (II Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências ? II SSAPEC)
  • INTERESSANTE OU NÃO? O QUE PENSAM OS ESTUDANTESGAÚCHOS SOBRE A MICROBIOLOGIA (II Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências ? II SSAPEC)
  • O ENSINO DE PALEONTOLOGIA E ASTRONOMIA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (II Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências ? II SSAPEC)
  • SOCORRO: O QUE O ESTUDANTE GAÚCHO MAIS QUER APRENDER NÃO ESTÁ NA BNCC! (II Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências ? II SSAPEC)
    2022 (Total: 4)
  • A BNCC e os holofotes do mercado: as influências do setor privado na educação brasileira (X Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares)
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE: ATÉ ONDE O CONCEITO NOS LIMITA? (2º Encontro de Educação Ambiental da Fronteira Oeste)
  • Os atores envolvidos no processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil: as interfaces entre o público e o privado (4a Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica)
  • The Relevance of Science Education: o Projeto ROSES a partir da viabilidade da aplicação piloto no estado do Rio Grande do Sul/Brasil (4a Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica)
    2020 (Total: 2)
  • Os efeitos e imactos da pandemia na realização de um projeto de extensão acerca do Movimento STEM (I CONGRESSO NACIONAL DE INOVAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA:)
  • Políticas educacionais em tempos neoliberais: o caminhar para uma educação globalizada (IX Colóquio Internacional de Políticas Curriculares - POLÍTICAS CURRICULARES E AS INOVAÇÕES (NEO)CONSERVADORAS: (trans)bordamentos, desafios e ressignificações.)
    2019 (Total: 3)
  • Science Teachers Continous Education through the three pedagogical moments (13th ESERA Conference 2019)
  • Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: Retrospectiva histórica e perspectivas (IX EREBIOSUL)
  • The different typoligies describing the interest in science (13th ESERA Conference 2019 (EUROPEAN SCIENCE EDUCATION RESEARCH ASSOCIATION))
    2017 (Total: 1)
  • A inclusão social atraves do ensino das Ciências: um estudo centrado nos curriculos brasileiro e português (II Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano)
    2016 (Total: 1)
  • Uniformização curricular, testes estandardizados e responsabilização de professores e gestores: os efeitos das avaliações externas (IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Públicas Educacionais e formação de professores)
    2015 (Total: 4)
  • Educação em ciências/biologia a distância: panorama das publicações no ENPEC e ENEBIO (X ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (s)
  • O interesse dos jovens brasileiros e o currículo de Ciências: diálogos possíveis (X ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (s)
  • O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por participantes do PIBID Ciências Biológicas em Santo Ângelo (RS) e Ciências da Natureza em Senhor do Bonfim (BA) (X ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (s)
  • Understanding the wired generation among students of higher education in Brazil (International Conference for the European Science Education Research Association ESERA 2015)
    2013 (Total: 7)
  • A Carência de Instrumentos Avaliativos em Ciências: O Reflexo de Avaliações Externas nas Práticas de Ensino de Ciências nos Anos Iniciais (IX ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
  • Ciências nos Anos Iniciais - contexto brasileiro e possibilidades (9 Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Cienciasias)
  • Elaboração de instrumentos para avaliação de Desempenho Escolar: processo colaborativo de criação de itens. (IX ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
  • Formação de Professores repensada sob o viés das Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem (Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior; IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/RS; VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional.)
  • In-context items in a nation wide examination: which knowledge and skills are actually assessed? (X Conference of the European Science Education Research Association (ESERA))
  • Que conhecimentos e habilidades estão em teste no ENEM? Análise da performance induzida reversa (9 Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Cienciasias)
  • The Relevance Of Science Education (ROSE): tecendo um perfil a partir da voz de alunos ingressantes e concluintes de ciências biológicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) em relação à temática meio ambiente (IX ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
    2012 (Total: 3)
  • Análise dos conhecimentos prévios de alunos em formação inicial sobre Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem (IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, V Seminário Nacional de Infância e Educação e V Seminário Nacional de Literatura Infantil - Educação e Pedagogias: Problematizações)
  • Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem: Diferenciações e Caracterizações encontradas em uma pesquisa bibliográfica (XVII Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA)
  • Identificação de sinais de dificuldades e distúrbios-transtornos de aprendizagem e a importância de intervenção precoce em sala de aula (II Jornada de Debates sobre Ensino de Ciências e Educação Matemática e I Encontro Nacional de Distúrbios de Aprendizagem na Perspectiva Multidisciplinar)
    2011 (Total: 5)
  • Caracterização da pesquisa sobre livro didático: resultados de uma pesquisa documental (V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências do International Council of Associations for Science Education (ICASE))
  • Caracterização da pesquisa sobre livro didático: resultados de uma pesquisa documental. (V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) e IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciiências (ICASE))
  • Estudo do impacto do curso de Ciências Biológicas nas concepções de ciência e meio ambiente entre estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS) (V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências do International Council of Associations for Science Education (ICASE))
  • Livro Didático, Desempenho Escolar e Dificuldades de Aprendizagem: levantamento de publicações. (VIII ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) e I CIEC (Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias))
  • Students? Attitude to the Role of Science and Technology in Contemporary Society (International 8 th IOSTE Symposium for Central and Eastern Europe)
    2010 (Total: 1)
  • Fluência Tecnológica em Educação a Distância: Meta Formativa dos Cursos de Capacitação de Professores-Pesquisadores e Tutores na UAB/UFSM (1o Congresso Internacional de Educação a Distância da UFPel)
    2007 (Total: 1)
  • What do teachers expect from textbooks? The study of the process of choice of textbooks. (IOSTE International Meeting on Critical Analysis of School Science Textbooks.)
    2006 (Total: 3)
  • O Processo de Escolha do Livro Didático de Ciências por Professores de 1ª a 4ª séries (III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos & V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir)
  • Two study cases about initial preparation programs performed by top science teachers in Brazil (IOSTE XII Symposium)
  • Um estudo sobre a formação inicial acadêmica dos professores de ciências de duas localidades. (XIV Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências)
    2004 (Total: 2)
  • Proyectos de ciencias via telemática (1er Congreso Educadores del Mercosur)
  • What is the Impact of Correct Science Textbooks on Student's Performance? (XI International Symposium IOSTE 2004)
    2003 (Total: 1)
  • Implementation and Evaluation of a Science and Technology Program for Students of Elementary Public Schools in São Paulo Municipality (ICASE 2003 World Conference on Science and Technology Education)
    2002 (Total: 1)
  • A Escolha do Livro Didático de Ciências por Professores do Ensino Fundamental de Escolas Públicas (VIII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia)
    2000 (Total: 3)
  • Finlay contra o mosquito da Dengue: um jogo no combate a epidemia (VII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia e I Simpósio Latino Americano da IOSTE)
  • Kits Ecológicos Educativos (VII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia / I Simpósio Latino-Americano da IOSTE (International Organization for Science and Technology Education) Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio))
  • Projeto Aves: observação de aves urbanas através de um projeto de Ciências (VII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia / I Simpósio Latino-Americano da IOSTE (International Organization for Science and Technology Education) Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio))
    2023 (Total: 6)
  • ?O que você quer ser quando crescer?? O futuro profissional dos jovens gaúchos segundo o ROSES-RS 2022 (II Encontro Interinstitucional do PPGECI)
  • Divulgação cientifica e a formação inicial de professores (II Encontro Interinstitucional do PPGECI)
  • Divulgação Científica na formação inicial: Estratégias, desafios e contribuições para a Educação em Ciências. (II Encontro Interinstitucional do PPGECI)
  • Governança em redes e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): estudo das relações público- privadas na região central do Rio Grande do Sul (II Encontro Interinstitucional do PPGECI)
  • O Ensino de Paleontologia na Quarta Colônia/Rio Grande do Sul: Um Retrato da Educação em uma Região de Importância Paleontológica (II Encontro Interinstitucional do PPGECI)
  • ROSES-RS 2022: os estudantes que responderam ao questionário (II Encontro Interinstitucional do PPGECI)
    2022 (Total: 5)
  • Community of Practice in the integration of teachers from STEM areas (XX International Organization for Science and Technology Education Symposium)
  • Did STEM arrive in Brazil? The voice of teachers who participated in a STEM course (XX International Organization for Science and Technology Education Symposium)
  • STEM Education in Brazil: Its challenges and potential from teachers? perspective (XX International Organization for Science and Technology Education Symposium)
  • The Relevance of Science Education - Second (ROSES): Adaptations to the Brazilian educational context (XX International Organization for Science and Technology Education Symposium)
  • The STEM Movement seen from the perspective of Brazilian teachers participating in a continuing education course (XX International Organization for Science and Technology Education Symposium)
    2017 (Total: 1)
  • Crenças como Parâmetros para Implementação da Sustentabilidade nem Organizações Públicas Brasileiras (XIV Congresso de Psicologia Ambiental)
    2011 (Total: 1)
  • A Abordagem das Dificuldades de Aprendizagem na Formação de Professores (XVI Seminário Internacional de Educação)
    2010 (Total: 1)
  • Latvian and Brazilian Student's Understanding of Some Topics and Problems in Environmental Educatio (4th International Conference)
    2006 (Total: 1)
  • Importância para o Professor X Relevância para o Aluno: o que pensam os futuros professores sobre alguns temas de Ciências (X Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia & 1º Encontro Regional de Ensino de Biologia)
    2004 (Total: 2)
  • PNLD 2004: Contribuições de um Simpósio Internacional (IX Encontro "Perspectivas do Ensino de Biologia")
  • Por que Biologia?O que levou ao aumento na procura pelos cursos de Ciências Biológicas (IX Encontro "Perspectivas do Ensino de Biologia")
    2002 (Total: 2)
  • Capacitação em Ciências Básicas para Instrutores Tecnológicos (I IOSTEen / X International Symposium IOSTE 2002)
  • O que as crianças pensam sobre as plantas? Um estudo de diversidade (53o Congresso Nacional de Botânica / 25a Reunião Nordestina de Botânica)
    2001 (Total: 1)
  • A representação dos cientistas em Livros Didáticos do Ensino Fundamental (II Seminário sobre o Livro Didático no Brasil / 13o Congresso de Leitura do Brasil (COLE))
    2020 (Total: 1)
  • Base Nacional Comum Curricular: contexto de influência e novos atores (12o SIEPE)
    2001 (Total: 1)
  • O Cientista nos Livros Didáticos de Ciências (III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC))

Produção Técnica

    2013 (Total: 1)
  • Por que os peixes morrem em águas poluídas?
    2012 (Total: 7)
  • A extinção de espécies é uma questão de escolha?
  • A fascinante evolução do olho
  • Os mangues e o novo código ambiental
  • Por que razão nos ajudamos?
  • Promessas para a engenharia de tecidos
  • Relações entre economia e conservação da natureza
  • Ronco: o preço da evolução
    2011 (Total: 7)
  • A importância do bipedalismo na evolução humana
  • Conservação dos predadores de topo da cadeia alimentar
  • Quais os efeitos das vacinas no corpo humano?
  • Se liga: você pode ajudar a evitar o câncer!
  • Transplante: no coração do problema
  • Uso de cobaias: inevitável discussão
  • Viver melhor para viver mais
    2010 (Total: 11)
  • A ação da insulina no organismo
  • A biologia dos vírus
  • A oxitocina e as relações de confiança entre seres humanos
  • Caça predatória de elefantes
  • Nosso cérebro pede atenção!
  • Nutrição: a importância de uma alimentação saudável
  • Prevenção do câncer de pele
  • Processo de ovulação humana
  • Superbactérias e antibióticos: quem é o vilão?
  • Textos científicos em Biologia
  • Variações climáticas
    2009 (Total: 1)
  • Uma viagem à origem da vida - Uma bactéria congelada há 120.000 anos pode explicar de onde viemos e se estamos sós no Universo? Debata com a garotada
    2006 (Total: 1)
  • O Pensamento Ecológico de Pierre Dansereau
    1999 (Total: 1)
  • Ciências 5a série - Correção do fluxo escolar
    2012 (Total: 1)
  • "II Jornada de debates sobre o ensino de ciências e educação matemática" e "I Encontro Nacional Sobre Distúrbios de Aprendizagem na Perspectiva Interdisciplinar"
    2012 (Total: 2)
  • Curso de Formação Continuada para os docentes dos Laboratórios de Metodologia de Ensino
  • International Seminar Brazil-Italy
    2011 (Total: 1)
  • Encontros, Percursos e Percalços nos Estágios Supervisionados
    2002 (Total: 1)
  • I International Symposium of Science Textbooks Assessment
    2021 (Total: 1)
  • Entendendo as necessidades da escola do século XXI a partir do Movimento STEM
    2020 (Total: 1)
  • Entendendo as necessidades da escola do século XXI a partir do Movimento STEM
    2017 (Total: 1)
  • O que vamos estudar hoje? Interesse dos jovens por ciência
    2011 (Total: 1)
  • Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
    2010 (Total: 2)
  • Curso de Capacitação de Docentes / UAB UFSM
  • Laboratório de Biologia para Ensino Médio - Práticas e Discussões
    2002 (Total: 1)
  • A pedagogia de projetos da Escola do Futuro
    2001 (Total: 1)
  • Implementando Projetos de Informática Educacional
    2000 (Total: 1)
  • Computerphobia - perdendo o medo do computador
    2023 (Total: 10)
  • A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
  • ALERTA CLIMÁTICO: ENTRE ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS, UMA INTERCONEXÃO ESTÁ EM FALTA!
  • DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL SOB A PERSPECTIVA DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO NAS TESES E DISSERTAÇÕES
  • Levantamento sobre o uso do livro didático de Ciências em eventos de Biologia
  • LEVANTAMENTO DE ARTIGOS SOBRE LIVROS DIDÁTICOS EM REVISTAS
  • o Opiniões de jovens gaúchos sobre o aprendizado de ciência fora do espaço formal de ensino
  • o PADLET NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
  • O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES EM EVENTOS DE EDUCAÇÃO
  • O NOVO ENSINO MÉDIO E OS INTERESSES DE JOVENS GAÚCHOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
  • PROJETO REDE BÁSICA: INCENTIVANDO A PRODUÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
    2018 (Total: 2)
  • Ensino por investigação e interdisciplinaridade: aproximações com as políticas curriculares do Ensino Médio
  • Treinamento para a sustentabilidade em organizações
    2016 (Total: 2)
  • Base Nacional Comum: o alicerce do sistema de ensino brasileiro?
  • Revisão sistemática: a formação inicial de professores de Ciências e Biologia
    2012 (Total: 2)
  • Identificação de sinais de dificuldades e distúrbios - transtornos de aprendizagem e a importância de intervenção precoce em sala de aul
  • Representação de Cientistas: um estudo baseado em desenhos de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Santa Maria/RS
    2006 (Total: 1)
  • Importância para o Professor X Relevância para o Aluno: o que pensam os futuros professores sobre alguns temas de Ciências
    2004 (Total: 2)
  • PNLD 2004: Contribuições de um Simpósio Internacional.
  • Por que Biologia?O que levou ao aumento na procura pelos cursos de Ciências Biológicas
    2023 (Total: 1)
  • Avaliação da aprendizagem no contexto da EPT
    2022 (Total: 1)
  • Políticas públicas e avaliações educacionais em larga escala
    2019 (Total: 1)
  • A pesquisa na pós-graduação em Ensino de CIências no contexto brasileiro
    2018 (Total: 1)
  • Estágios Curriculares e a importância do Ensino de Ciências
    2017 (Total: 1)
  • Indicadores de qualidade da educação básica: possibilidades, limites e perspectivas
    2015 (Total: 2)
  • Conflitos entre a biologia que aprendemos e aquela que ensinamos. Quem quer ser cientista?
  • Quem quer ser cientista? A biologia na sala de aula e nas perspectivas profissionais dos jovens
    2014 (Total: 1)
  • Biologia no Programa Referência
    2012 (Total: 1)
  • A ciência como perspectiva profissional de jovens brasileiros.
    2011 (Total: 2)
  • Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
  • Imagens e Livros Didáticos
    2014 (Total: 1)
  • Relações entre os interesses dos alunos do Ensino Médio em Ciências na Natureza e as habilidades avaliadas no ENEM
    2010 (Total: 1)
  • A contribuição das aulas práticas de Ciências no processo de ensino e aprendizagem em botânica
    2017 (Total: 2)
  • Educação em Ciências para a cidadania no Brasil e em Portugal: o que valorizam as orientações curriculares ao nível do 3º ciclo
  • Ensino por investigação no Ensino Médio: Potencialidades do Projeto Conexão Delta
    2016 (Total: 4)
  • Compartilhando experiências: construção de um curso de formação continuada para professores de biologia por meio da educação a distância
  • Curso de ciências biológicas: uma análise do projeto pedagógico frente a formação acadêmica
  • De consumidor a provedor: a produção de recursos audiovisuais na formação inicial de professores de biologia
  • Ensino de ciências por investigação: possibilidades do projeto investigativo interdisciplinar conexão delta na educação básica
    2017 (Total: 1)
  • A inclusão social através do ensino das ciências: um estudo centrado nos currículos brasileiro e português
    2014 (Total: 1)
  • A voz dos universitários: perfil de futuros biólogos frente a concepções sobre Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente
    2022 (Total: 1)
  • The ROSES project in Brazil: partial results and possibilities for a new application on a large scale
    2016 (Total: 1)
  • Uniformização curricular, testes estandardizados e responsabilização de professores e gestores: os efeitos das avaliações externas
    2013 (Total: 2)
  • A carência de instrumentos avaliativos em Ciências: o reflexo de avaliações externas nas práticas de ensino de Ciências nos Anos Iniciais
  • Elaboração de Instrumentos para Avaliação de Desempenho Escolar: processo colaborativo de criação de itens
    2012 (Total: 1)
  • Formação de professores: quem ensina genética?
    2011 (Total: 1)
  • Pesquisa em Rede - Perspectivas para a Pós Graduação no Ensino de Ciências
    1998 (Total: 2)
  • Kit de Herborização 'Herbarium'
  • Kit de Observação de Aves Urbanas 'Ave à Vista'
    2015 (Total: 1)
  • Avaliação no Ensino de Ciências e o 'Método dos Projetos'
    2020 (Total: 1)
  • Educação para alavancar a curva da Ciência- Ciclos formativos de professores online: promoção de diálogos sobre educação
    2017 (Total: 1)
  • O ensino de ciências na visão dos alunos
    2012 (Total: 1)
  • Método científico é coisa de criança
    2004 (Total: 2)
  • ?Avaliação Oficial de Livros Didáticos? ? entrevista a Vinícius Spindler
  • ?Observatório Eldorado? ? entrevista a Sérgio Rondino
    2018 (Total: 1)
  • Ensino de Ciências e a formação docente/Controvérsias sociocientíficas
    2011 (Total: 1)
  • Programa Sala de Professor: ´Voar ou não voar´
    2010 (Total: 1)
  • Programa Sala do Professor:´Água viva: Jellyfish´
    2009 (Total: 4)
  • Programa Acervo: ´O homem que escuta´
  • Programa Sala do Professor: ´Árvores´
  • Programa Sala do Professor: ´Insectia: nova ordem mundial´
  • Programa Sala do Professor: ´Os Kadiweu do Brasil´
    2008 (Total: 2)
  • Programa Sala do Professor: ´A epidemia do fumo´
  • Programa Sala do Professor: "A luta contra os micróbios: a descoberta dos antibióticos"
    2007 (Total: 7)
  • Programa ?Acervo?: ´Ecce Homo ? O Amor´
  • Programa ?Sala de Professor?: ´Baia Limpa´
  • Programa ?Sala de Professor?: ´Breve História das Capitais Brasileiras: Recife´
  • Programa ?Sala de Professor?: ´Do Tejo ao Tietê´
  • Programa ?Sala de Professor?: ´Origem da Água´
  • Programa ?Sala de Professor?: ´Sacudindo o Mundo: uma visão sobre as drogas´
  • Programa Acervo: ´DNA e dólares´
    2006 (Total: 1)
  • Programa ?Sala de Professor?: ´Visitando antigas terras Maias´
    2020 (Total: 1)
  • Canal IDEIA UFSM - Youtube (transmissões semanais)
    2008 (Total: 1)
  • Programa Aula lá Fora - Ciências : Tratamento de Água
    2023 (Total: 2)
  • Assessor Pedagógico - PNLD 2024 (Objeto 1) - Ciências
  • Coordenadores Adjuntos de Ciências da Natureza - Objeto 2 PNLD 2023
    2022 (Total: 2)
  • Coordenadores Adjuntos - Falhas Pontuais - PNLD 2023 (Objeto 2) - Ciências
  • Coordenadores Adjuntos de Ciências da Natureza - Objeto 1 PNLD 2023
    2021 (Total: 1)
  • Avaliadores - Objeto 4_Recursos Educacionais Digitais - PNLD 2021
    2020 (Total: 2)
  • Avaliador PNLD 2019 - Atualização BNCC Ciências da Natureza
  • Avaliador PNLD2021 - Projetos Integradores ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
    2015 (Total: 1)
  • Avaliação de Livros Didáticos PNLD 2016: Ciências: ensino fundamental anos iniciais.
    2011 (Total: 1)
  • Avaliador PNLD 2013 - Ciências Anos Iniciais
    2017 (Total: 1)
  • Comissão de Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu Acadêmicos - Área de ENSINO
    2020 (Total: 1)
  • Comissão Técnica do PNLD 2019 (AI) - Atualização BNCC Ciências da Natureza
    2024 (Total: 11)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Cadernos de História da Ciência'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Experiências em Ensino de Ciências (1982-2413)'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
  • Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
  • Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia (RIS) (2595-4520)'
  • Revisor de periódico 'Scientia Plena'
    2023 (Total: 11)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Cadernos de História da Ciência'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Experiências em Ensino de Ciências (1982-2413)'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
  • Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
  • Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia (RIS) (2595-4520)'
  • Revisor de periódico 'Scientia Plena'
    2022 (Total: 11)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Cadernos de História da Ciência'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Experiências em Ensino de Ciências (1982-2413)'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
  • Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
  • Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia (RIS) (2595-4520)'
  • Revisor de periódico 'Scientia Plena'
    2021 (Total: 11)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Cadernos de História da Ciência'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Experiências em Ensino de Ciências (1982-2413)'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
  • Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
  • Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia (RIS) (2595-4520)'
  • Revisor de periódico 'Scientia Plena'
    2020 (Total: 11)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Cadernos de História da Ciência'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Experiências em Ensino de Ciências (1982-2413)'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
  • Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
  • Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia (RIS) (2595-4520)'
  • Revisor de periódico 'Scientia Plena'
    2019 (Total: 11)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Cadernos de História da Ciência'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Experiências em Ensino de Ciências (1982-2413)'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
  • Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
  • Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia (RIS) (2595-4520)'
  • Revisor de periódico 'Scientia Plena'
    2018 (Total: 9)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Cadernos de História da Ciência'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
  • Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
  • Revisor de periódico 'Scientia Plena'
    2017 (Total: 10)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Bio-grafia Escritos sobre la Biologia y su enseñanza (2027-1034)'
  • Revisor de periódico 'Cadernos de História da Ciência'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
  • Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
  • Revisor de periódico 'Scientia Plena'
    2016 (Total: 9)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Cadernos de História da Ciência'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
  • Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
  • Revisor de periódico 'Scientia Plena'
    2015 (Total: 8)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
  • Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
  • Revisor de periódico 'Scientia Plena'
    2014 (Total: 7)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
  • Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
  • Revisor de periódico 'Scientia Plena'
    2013 (Total: 6)
  • Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
  • Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
  • Revisor de periódico 'Scientia Plena'
    2012 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
  • Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
    2011 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
    2022 (Total: 1)
  • Coordenação Adjunta PNLD 2023 (AI) - Obras Didáticas (Ciências da Natureza)
    2021 (Total: 1)
  • Comissão Técnica do PNLD 2021 (EM) - Projetos Integradores Ciências da Natureza e suas Tecnologias
    2011 (Total: 1)
  • Comissão técnica de Ciências do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013 - Anos Iniciais)
    2001 (Total: 1)
  • Comissão técnica Ciências do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2002 - 5a a 8a série)

Produção Artística

    2008 (Total: 1)
  • Programa Aula lá Fora - Ciências : Tratamento de Água
    2000 (Total: 1)
  • Futuro MTV ?Educação?

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 2)
  • O ESTUDANTE GAÚCHO, A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE DOS INTERESSES ESTUDANTIS POR MEIO DO INSTRUMENTO ROSES-RS
  • O perfil dos estudantes das escolas gaúchas frente ao conceito de sustentabilidade: uma análise a partir do interesse e o posicionamento ambiental
    2021 (Total: 1)
  • Base Nacional Comum Curricular e o processo de construção do Documento Orientador Curricular de Santa Maria/RS: da prescrição à indução de políticas educacionais
    2020 (Total: 2)
  • COMUNIDADES DE PRÁTICA NO ESPAÇO ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA O EXERCÍCIO E QUALIFICAÇÃO DOCENTE
  • Espaços de Educação não Formal: produções de saberes na Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia
    2019 (Total: 2)
  • A estrutura das representações sociais de estudantes de um curso de Ciências Biológicas sobre Biólogo e Professor
  • Os itinerários formativos no Ensino Médio: um estudo no município de Santa Maria/RS
    2018 (Total: 1)
  • Uso dos espaços não-formais na educação básica: o Jardim Botânico da UFSM
    2017 (Total: 1)
  • Prática como Componente Curricular - definições legais e sua expressão na Formação Inicial do professor de Ciências e Biologia
    2016 (Total: 2)
  • Diferentes atividades didáticas sobre animais peçonhentos em uma escola rural da região central do Rio Grande do Sul
  • Formação continuada para professores de biologia: avanços e desafios de um curso EAD
    2015 (Total: 4)
  • Articulações entre os Interesses dos estudantes e livros didáticos: a voz do estudante na construção curricular de ciências
  • O que me auto[trans]forma pedagoga? Um caminho a partir de vivências em um grupo de pesquisa
  • Programa Nacional do Livro Didático e Sistemas Apostilados de ensino: um diálogo mediado pelas evidências da Prova Brasil
  • Projeto Investigativo Interdisciplinar Conexão Delta e as potencialidades do Ensino por Investigação no Ensino Médio
    2014 (Total: 2)
  • O processo de escolha do livro didático por professores: a evolução do PNLD e seus efeitos no ensino de Ciências
  • Testes em papel versus testes em computador: o meio de realização influencia o desempenho dos alunos?
    2023 (Total: 2)
  • As condições de trabalho dos professores de Ciências e as repercussões no seu trabalho pedagógico
  • Base Nacional Comum Curricular e as Ciências da Natureza: contextos de influência e de produção discursiva e o compromisso com o letramento científico
    2022 (Total: 2)
  • A Prática como Componente Curricular em cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e em Química
  • A PREFERÊNCIA DOS JOVENS BRASILEIROS PELA DISCIPLINA CIÊNCIAS: INTERESSE ABSOLUTO X INTERESSE RELATIVO
    2019 (Total: 3)
  • A relação de prioridades axiológicas organizacionais e de crenças de trabalhadores sobre sustentabilidade
  • Accountability: Política de avaliação externa e suas relações com os modos de regulação dos sistemas educacionais
  • Demandas e dilemas da Prática como Componente Curricular na formação de professores de biologia
    2018 (Total: 1)
  • O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência enquanto lócus de mobilização de saberes para a utilização das Tecnologias de informação e Comunicação no ensino de Ciências: um itinerário possível?
    2016 (Total: 1)
  • A inserção da perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade na formação inicial de professores de química
    2015 (Total: 3)
  • As tipologias dos estudantes brasileiros em relação ao interesse em ciências e tecnologia: uma nova análise dos projetos ROSE e Barômetro Brasil
  • O uso de modelos tridimensionais no ensino de embriologia humana: contribuição para uma aprendizagem significativa
  • Os reflexos da aplicacao de um planejamento interdisciplinar no ensino de Ciências: da prática docente ao desempenho do aluno
    2017 (Total: 2)
  • De que forma os negros têm sido representados nos livros didáticos de Ciências?
  • Representações sociais de estudantes de biologia sobre as futuras atividades profissionais
    2012 (Total: 1)
  • Dificuldades de aprendizagem: seus fatores influentes e a importância da identificação precoce em sala de aula.
    2010 (Total: 1)
  • A contribuição das aulas práticas de Ciências no processo de ensino e aprendizagem em Botânica
    2004 (Total: 1)
  • Certas dificuldades de alguns professores de Biologia do Ensino Médio