Luiz Caldeira Brant De Tolentino Neto
Produção Bibliográfica
- 2015 (Total: 1)
- O Ensino de Ciências e Matemática no Espaço Escolar (O Ensino de Ciências e Matemática no Espaço Escolar)
- 2024 (Total: 5)
- doi ISSN A prática como componente curricular segundo docentes de cursos de licenciatura em Ciências biológicas e em QuímicaPractice as a curricular component according to professors of teacher training courses in Biology and in ChemistryLa práctica como componen (REnBio: Revista de Ensino de Biologia)
- ISSN NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: OS POSICIONAMENTOSDE SOCIEDADES DE CIÊNCIAS FRENTE À BNC-FORMAÇÃO (Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE))
- 2023 (Total: 6)
- ISSN A escola e as demandas ambientais: quais os interesses dos estudantes da Educação Básica sobre a temática ambiental (REVISTA COCAR (ONLINE))
- 2022 (Total: 11)
- ISSN A voz de estudantes do Ensino Médio sobre ensino por investigação, contextualização e interdisciplinaridade (Vitruvian Cogitationes)
- 2021 (Total: 11)
- ISSN Desempenho em biodiversidade no Exame Nacional do Ensino Médio (REVISTA COCAR (ONLINE))
- 2020 (Total: 8)
- ISSN Animais peçonhentos: concepções prévias de alunos de uma escola rural (ARETÉ (MANAUS))
- ISSN Os espaços de educação não formal e a licenciatura em Ciências Biológicas (REVISTA COCAR (ONLINE))
- 2019 (Total: 8)
- ISSN Dos saberes disciplinares aos saberes pedagógicos: desafios de iniciação à docência de estagiários em Ciências Biológicas (REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA)
- ISSN O que falam os trabalhos sobre Prática como Componente Curricular? (Revista Insignare Scientia)
- 2018 (Total: 7)
- ISSN As contribuições de um planejamento interdisciplinar com temáticas de Ciências no desempenho de alunos com dificuldades de aprendizagem (CONTEXTO & EDUCAÇÃO)
- ISSN Diferentes perfis de estudantes brasileiros frente aos desafios ambientais: resultados de uma pesquisa em larga escala (EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO)
- 2017 (Total: 7)
- ISSN A inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em curso de formação continuada a distância para professores de Biologia (REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
- ISSN Análise dos reflexos da aplicação de um planejamento interdisciplinar na prática docente (Disciplinarium Scientia)
- ISSN Educar para a sustentabilidade: Administração Pública Federal Brasileira em foco (REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL)
- ISSN O ensino da física térmica e o forno solar: uma revisão (REVISTA THEMA)
- ISSN Student voice as a new way for curriculum development in the science education (REVISTA DE EDUCACION DE LAS CIENCIAS)
- 2016 (Total: 5)
- ISSN Compartilhando experiências: construção de um curso de formação continuada para professores de Biologia por meio da Educação a Distância (Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio))
- ISSN Curso de Ciências Biológicas: uma análise do Projeto Pedagógico frente à formação adadêmica (Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio))
- ISSN De consumidor a provedor: a produção de recursos audiovisuais na formação inicial de professores de Biologia (Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio))
- ISSN Ensino de Ciências por investigação: possibilidades do projeto investigativo interdisciplinar Conexão Delta na Educação Básica (Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio))
- ISSN O uso do computador como auxilio pedagogico nos estudos de matematica nos 5º anos do ensino fundamental (CCNExt - Revista de Extensão)
- 2015 (Total: 2)
- ISSN As contribuições do ensino de ciências para o desenvolvimento cognitivo de alunos nos primeiros anos de escolarização ? Estudo de caso comparativo (Ciência e Natura)
- ISSN O que os dados do SAEB nos dizem sobre o desempenho dos estudantes em Matemática? (Educação Matemática Pesquisa)
- 2014 (Total: 6)
- ISSN A voz dos universitários: Perfil de futuros Biólogos frente a concepções sobre Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio))
- ISSN As concepções de universitários ingressantes e concluintes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa maria (UFSM) relacionadas a questões de ciência e tecnologia (Ciência e Natura)
- ISSN Generalizações que distanciam os conhecimentos dos livros didáticos das referências em Genética (Genética na Escola)
- ISSN Relações entre os interesses dos alunos do Ensino Médio em Ciências da Natureza e as habilidades avaliadas no ENEM (Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio))
- ISSN Students? interest in science topics as an indicator of their attitudes to science: an international comparison (Interés por los temas de ciencias naturales como indicador de la actitud científica de los estudiantes) (Revista de Educacion de las Ciencias)
- ISSN Voz do estudante:um novo protagonista na construção curricular de ciências? (Revista de Educacion de las Ciencias)
- 2013 (Total: 3)
- ISSN Ciências nos Anos Iniciais - Contexto Brasileiro e Possibilidades (Enseñanza de las Ciencias)
- ISSN O uso da videoconferência na educação: um estudo de caso com professores da Educação Básica (Reflexão e Ação (Online))
- ISSN Que conhecimentos e habilidades estão em teste no ENEM? Análise de performance induzida reversa (Ensenanza de Las Ciencias)
- 2012 (Total: 5)
- ISSN Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica (Revista de Educação Publica (UFMT))
- ISSN Estado da arte livro didático em revistas de ensino e educação (Revista da SBEnBIO)
- ISSN Futuros biólogos: como se posicionam os alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) frente às questões de ciência, tecnologia e meio ambiente (Revista da SBEnBIO)
- ISSN Relação dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental com o ensino de ciências. (Revista da SBEnBIO)
- ISSN Representação de cientistas: estudo em desenhos auxiliado por uma análise estatística de alunos dos anos finais do ensino fundamental (Revista da SBEnBIO)
- 2010 (Total: 1)
- ISSN Educação Mediada por Tecnologias Educacionais Livres: Diálogo-Problematização necessário à formação de professores no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (Inter-ação (UFG. Impresso))
- 2004 (Total: 1)
- ISSN Implementación de proyectos de investigación en ciencias via telemática (Novedades Educativas)
- 2024 (Total: 3)
- doi A Participação de Gestoras Escolares do Município de Santa Maria/RS nas Reuniões Oficiais sobre a Reforma do Ensino Médio (Políticas públicas educacionais: teorias e práticas contemporâneas)
- doi As Inter-Relações entre as Políticas Públicas Educacionais: Atravessamentos, Demandas e Inquietações na Contemporaneidade (Políticas públicas educacionais: teorias e práticas contemporâneas)
- Avaliação educacional em larga escala (Glossário sobre trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica)
- 2023 (Total: 6)
- doi As relações entre teoria e prática em cursos de licenciatura em ciências biológicas e em química. (Ensino e Educação: Práticas, desafios e tendências)
- AS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA ANÁLISE DO POSICIONAMENTO DE ESTUDANTES SOBRE AS FORMAS AVALIATIVAS (Ciência em ação: educar é transformar)
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UMA REVISÃO NAS TESES E DISSERTAÇÕES (Ciência em ação: educar é transformar)
- O protagonismo estratégico das avaliações em larga escala na articulação de políticas públicas no Brasil (Avaliações externas na Educação Básica: contextos, políticas e desafios)
- PERCEPÇÃO PÚBLICA DAS CIÊNCIAS E TECNOLOGIA POR ESTUDANTES E PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA (Ciência em ação: educar é transformar)
- doi Possibilidades formativas para a prática reflexiva (Reflexões teóricas o Ensino e a Educação)
- 2022 (Total: 1)
- doi Ensino e aprendizagem a partir da interação com o TikTok para a compreensão de conteúdos científicos (CIÊNCIAS NA ESCOLA CADERNO DE PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS INOVADORAS)
- 2021 (Total: 3)
- Formação continuada de professores por meio da educação a distância: percepções diante da realidade docente (Formação de professores no ensino de ciências)
- O posicionamento da comunidade acadêmica frente à produção do texto da base nacional comum curricular (BNCC EM CENÁRIOS ATUAIS: CURRÍCULO, ENSINO E A FORMAÇÃO DOCENTE)
- Toda planta é verde como nos livros? Adaptações das plantas e as variações dos vegetais (Ciências na escola : caderno de práticas e experiências inovadoras)
- 2020 (Total: 1)
- Educação em tempos neoliberais: a (des)conexão entre qualidade e testagem (O que pode a educação no Brasil hoje? 2)
- 2019 (Total: 1)
- doi Política de accountability e seus impactos na prática docente (Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
- 2018 (Total: 1)
- O uso das TIC o ensino de Ciências: aplicações tradicionais ou ferramentas cognitivas? (COMPARTILHANDO SABERES: um panorama sobre a produção acadêmica em múltiplas abordagens teórico-metodológicas)
- 2015 (Total: 1)
- Quando a sala de aula encontra os dados oficiais: repercussões na educação em ciências (Desempenho Escolar Inclusivo)
- 2014 (Total: 1)
- O uso de computadores na realização de testes de desempenho em Matemática: uma nova possibilidade para a educação pública (Educação pública e pesquisa na pós-graduação: anseios e ensaios)
- 2011 (Total: 1)
- Capítulo 3: Recursos Educacionais para EAD (Pesquisa, Desenvolvimento e Capacitação: tecnologia educacional, recursos educacionais e atividades a distância.)
- 2009 (Total: 1)
- Cap.6: O Processo de Escolha dos Livros Didáticos em Escolas Públicas Brasileiras. (Debates e Contribuições sobre a Escola Pública: de professor para professor.)
- 2023 (Total: 1)
- Os interesses dos jovens gaúchos em Ciência e Tecnologia: projeto ROSES-RS 2022
- 2024 (Total: 1)
- Toda Cidade Ensina: Evolução
- 2023 (Total: 1)
- Avaliações externas na educação básica: contextos, políticas e desafios
- 2022 (Total: 4)
- Comida, diversão e arte! Propostas pedagógicas sobre a educação nutricional e seletividade alimentar
- Toda Cidade Ensina: o que o Mantenedouro de Fauna São Braz tem a ensinar sobre extinções causadas por ações humanas e seus efeitos?
- Toda Cidade Ensina: O que o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia/UFSM tem a ensinar sobre especiação e extinção?
- Toda Cidade Ensina: O que o Jardim Botânico da UFSM tem a ensinar sobre nutrição vegetal e adaptações das plantas?
- 2021 (Total: 1)
- doi Entendendo as Necessidades da Escola do Século XXI a Partir do Movimento STEM
- 2017 (Total: 1)
- Formação continuada para professores de biologia :avanços e desafios de um curso EAD (Série Cadernos de Extensão - Educação)
- 2011 (Total: 1)
- Quem sou eu? - Adivinha sobre plantas
- 2010 (Total: 1)
- Quem sou eu? - Adivinhas sobre aves
- 2019 (Total: 1)
- Anais do IX Encontro Regional de Ensino de Biologia-Regional 3 Sul
- 2024 (Total: 1)
- doi Políticas públicas educacionais: teorias e práticas contemporâneas
- 2015 (Total: 1)
- Desempenho Escolar Inclusivo
- 2010 (Total: 1)
- Quem Sou Eu? - Adivinhas sobre aves
- 2022 (Total: 1)
- Ensinar ciências a todos : sequências didáticas interdisciplinares e inclusivas (Ensinar ciências a todos : sequências didáticas interdisciplinares e inclusivas)
- 2021 (Total: 1)
- A redução das desigualdades como aprendizado perene da pandemia (editorial) (Rev. Cient. Schola)
- 2011 (Total: 1)
- A superação das metáforas (QUANTA)
- 2008 (Total: 3)
- Sugestão de aula ?Esporte deve ter hora e lugar certos? (Revista Veja na Sala de Aula, Edição 2046, Ano 11 número 1)
- Sugestão de aula ?Um gene, várias expressões (Veja na Sala de Aula)
- Sugestão de aula: (Veja na Sala de Aula)
- 2007 (Total: 1)
- Sugestão de aula ?Natureza em desequilíbrio? (Revista Veja na Sala de Aula ? Edição 2005, Ano 10/Número 12)
- 2006 (Total: 1)
- Sugestão de aula ?A mãe natureza ensina - A influência materna nos comportamentos e nas atitudes das filhas não é exclusividade humana? (Revista Veja na Sala de Aula, Edição 1970, Ano 9/Número 26)
- 2005 (Total: 1)
- ISSN Uma Biblioteca de Equívocos - entrevista a Marcos Graciani (Amanhã (Porto Alegre))
- 2004 (Total: 1)
- ?Pesquisa mostra como professores escolhem livros didáticos? ? matéria de Simone Harnik (Agência USP de Notícias)
- 2003 (Total: 1)
- ISSN ?Alfabetização Científica? - entrevista e teste de conhecimentos (Revista Galileu Ano 12, Número 143)
- 2000 (Total: 3)
- Encurtando distâncias (Revista Ao Mestre com Carinho, Ano 3, Número 24)
- ISSN O Planeta não é Lixeira! (Revista Recreio, Ano 1, número 22)
- Pequenos cientistas grandes descobertas (Revista Recreio On-Line)
- 2023 (Total: 7)
- A BNCC E A BNC-FORMAÇÃO E SUAS (INTER) RELAÇÕES COM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS (7ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica)
- ANÁLISE QUANTITATIVA DE ESTUDOS SOBRE PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (II Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências ? II SSAPEC)
- DESVENDANDO A CIÊNCIA NAS TELAS: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM VÍDEOSDE CURTA DURAÇÃO (II Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências ? II SSAPEC)
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO ?TODA CIDADE ENSINA? NO DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS AUDIOVISUAIS PARA A REDE BÁSICA (II Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências ? II SSAPEC)
- INTERESSANTE OU NÃO? O QUE PENSAM OS ESTUDANTESGAÚCHOS SOBRE A MICROBIOLOGIA (II Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências ? II SSAPEC)
- O ENSINO DE PALEONTOLOGIA E ASTRONOMIA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (II Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências ? II SSAPEC)
- SOCORRO: O QUE O ESTUDANTE GAÚCHO MAIS QUER APRENDER NÃO ESTÁ NA BNCC! (II Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências ? II SSAPEC)
- 2022 (Total: 4)
- A BNCC e os holofotes do mercado: as influências do setor privado na educação brasileira (X Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares)
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE: ATÉ ONDE O CONCEITO NOS LIMITA? (2º Encontro de Educação Ambiental da Fronteira Oeste)
- Os atores envolvidos no processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil: as interfaces entre o público e o privado (4a Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica)
- The Relevance of Science Education: o Projeto ROSES a partir da viabilidade da aplicação piloto no estado do Rio Grande do Sul/Brasil (4a Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica)
- 2020 (Total: 2)
- Os efeitos e imactos da pandemia na realização de um projeto de extensão acerca do Movimento STEM (I CONGRESSO NACIONAL DE INOVAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA:)
- Políticas educacionais em tempos neoliberais: o caminhar para uma educação globalizada (IX Colóquio Internacional de Políticas Curriculares - POLÍTICAS CURRICULARES E AS INOVAÇÕES (NEO)CONSERVADORAS: (trans)bordamentos, desafios e ressignificações.)
- 2019 (Total: 3)
- Science Teachers Continous Education through the three pedagogical moments (13th ESERA Conference 2019)
- Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: Retrospectiva histórica e perspectivas (IX EREBIOSUL)
- The different typoligies describing the interest in science (13th ESERA Conference 2019 (EUROPEAN SCIENCE EDUCATION RESEARCH ASSOCIATION))
- 2017 (Total: 1)
- A inclusão social atraves do ensino das Ciências: um estudo centrado nos curriculos brasileiro e português (II Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano)
- 2016 (Total: 1)
- Uniformização curricular, testes estandardizados e responsabilização de professores e gestores: os efeitos das avaliações externas (IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio Internacional de Políticas Públicas Educacionais e formação de professores)
- 2015 (Total: 4)
- Educação em ciências/biologia a distância: panorama das publicações no ENPEC e ENEBIO (X ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (s)
- O interesse dos jovens brasileiros e o currículo de Ciências: diálogos possíveis (X ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (s)
- O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por participantes do PIBID Ciências Biológicas em Santo Ângelo (RS) e Ciências da Natureza em Senhor do Bonfim (BA) (X ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (s)
- Understanding the wired generation among students of higher education in Brazil (International Conference for the European Science Education Research Association ESERA 2015)
- 2013 (Total: 7)
- A Carência de Instrumentos Avaliativos em Ciências: O Reflexo de Avaliações Externas nas Práticas de Ensino de Ciências nos Anos Iniciais (IX ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- Ciências nos Anos Iniciais - contexto brasileiro e possibilidades (9 Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Cienciasias)
- Elaboração de instrumentos para avaliação de Desempenho Escolar: processo colaborativo de criação de itens. (IX ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- Formação de Professores repensada sob o viés das Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem (Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior; IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/RS; VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional.)
- In-context items in a nation wide examination: which knowledge and skills are actually assessed? (X Conference of the European Science Education Research Association (ESERA))
- Que conhecimentos e habilidades estão em teste no ENEM? Análise da performance induzida reversa (9 Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Cienciasias)
- The Relevance Of Science Education (ROSE): tecendo um perfil a partir da voz de alunos ingressantes e concluintes de ciências biológicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) em relação à temática meio ambiente (IX ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- 2012 (Total: 3)
- Análise dos conhecimentos prévios de alunos em formação inicial sobre Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem (IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, V Seminário Nacional de Infância e Educação e V Seminário Nacional de Literatura Infantil - Educação e Pedagogias: Problematizações)
- Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem: Diferenciações e Caracterizações encontradas em uma pesquisa bibliográfica (XVII Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA)
- Identificação de sinais de dificuldades e distúrbios-transtornos de aprendizagem e a importância de intervenção precoce em sala de aula (II Jornada de Debates sobre Ensino de Ciências e Educação Matemática e I Encontro Nacional de Distúrbios de Aprendizagem na Perspectiva Multidisciplinar)
- 2011 (Total: 5)
- Caracterização da pesquisa sobre livro didático: resultados de uma pesquisa documental (V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências do International Council of Associations for Science Education (ICASE))
- Caracterização da pesquisa sobre livro didático: resultados de uma pesquisa documental. (V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) e IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciiências (ICASE))
- Estudo do impacto do curso de Ciências Biológicas nas concepções de ciência e meio ambiente entre estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS) (V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências do International Council of Associations for Science Education (ICASE))
- Livro Didático, Desempenho Escolar e Dificuldades de Aprendizagem: levantamento de publicações. (VIII ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) e I CIEC (Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias))
- Students? Attitude to the Role of Science and Technology in Contemporary Society (International 8 th IOSTE Symposium for Central and Eastern Europe)
- 2010 (Total: 1)
- Fluência Tecnológica em Educação a Distância: Meta Formativa dos Cursos de Capacitação de Professores-Pesquisadores e Tutores na UAB/UFSM (1o Congresso Internacional de Educação a Distância da UFPel)
- 2007 (Total: 1)
- What do teachers expect from textbooks? The study of the process of choice of textbooks. (IOSTE International Meeting on Critical Analysis of School Science Textbooks.)
- 2006 (Total: 3)
- O Processo de Escolha do Livro Didático de Ciências por Professores de 1ª a 4ª séries (III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos & V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir)
- Two study cases about initial preparation programs performed by top science teachers in Brazil (IOSTE XII Symposium)
- Um estudo sobre a formação inicial acadêmica dos professores de ciências de duas localidades. (XIV Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências)
- 2004 (Total: 2)
- Proyectos de ciencias via telemática (1er Congreso Educadores del Mercosur)
- What is the Impact of Correct Science Textbooks on Student's Performance? (XI International Symposium IOSTE 2004)
- 2003 (Total: 1)
- Implementation and Evaluation of a Science and Technology Program for Students of Elementary Public Schools in São Paulo Municipality (ICASE 2003 World Conference on Science and Technology Education)
- 2002 (Total: 1)
- A Escolha do Livro Didático de Ciências por Professores do Ensino Fundamental de Escolas Públicas (VIII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia)
- 2000 (Total: 3)
- Finlay contra o mosquito da Dengue: um jogo no combate a epidemia (VII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia e I Simpósio Latino Americano da IOSTE)
- Kits Ecológicos Educativos (VII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia / I Simpósio Latino-Americano da IOSTE (International Organization for Science and Technology Education) Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio))
- Projeto Aves: observação de aves urbanas através de um projeto de Ciências (VII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia / I Simpósio Latino-Americano da IOSTE (International Organization for Science and Technology Education) Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio))
- 2023 (Total: 6)
- ?O que você quer ser quando crescer?? O futuro profissional dos jovens gaúchos segundo o ROSES-RS 2022 (II Encontro Interinstitucional do PPGECI)
- Divulgação cientifica e a formação inicial de professores (II Encontro Interinstitucional do PPGECI)
- Divulgação Científica na formação inicial: Estratégias, desafios e contribuições para a Educação em Ciências. (II Encontro Interinstitucional do PPGECI)
- Governança em redes e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): estudo das relações público- privadas na região central do Rio Grande do Sul (II Encontro Interinstitucional do PPGECI)
- O Ensino de Paleontologia na Quarta Colônia/Rio Grande do Sul: Um Retrato da Educação em uma Região de Importância Paleontológica (II Encontro Interinstitucional do PPGECI)
- ROSES-RS 2022: os estudantes que responderam ao questionário (II Encontro Interinstitucional do PPGECI)
- 2022 (Total: 5)
- Community of Practice in the integration of teachers from STEM areas (XX International Organization for Science and Technology Education Symposium)
- Did STEM arrive in Brazil? The voice of teachers who participated in a STEM course (XX International Organization for Science and Technology Education Symposium)
- STEM Education in Brazil: Its challenges and potential from teachers? perspective (XX International Organization for Science and Technology Education Symposium)
- The Relevance of Science Education - Second (ROSES): Adaptations to the Brazilian educational context (XX International Organization for Science and Technology Education Symposium)
- The STEM Movement seen from the perspective of Brazilian teachers participating in a continuing education course (XX International Organization for Science and Technology Education Symposium)
- 2017 (Total: 1)
- Crenças como Parâmetros para Implementação da Sustentabilidade nem Organizações Públicas Brasileiras (XIV Congresso de Psicologia Ambiental)
- 2011 (Total: 1)
- A Abordagem das Dificuldades de Aprendizagem na Formação de Professores (XVI Seminário Internacional de Educação)
- 2010 (Total: 1)
- Latvian and Brazilian Student's Understanding of Some Topics and Problems in Environmental Educatio (4th International Conference)
- 2006 (Total: 1)
- Importância para o Professor X Relevância para o Aluno: o que pensam os futuros professores sobre alguns temas de Ciências (X Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia & 1º Encontro Regional de Ensino de Biologia)
- 2004 (Total: 2)
- PNLD 2004: Contribuições de um Simpósio Internacional (IX Encontro "Perspectivas do Ensino de Biologia")
- Por que Biologia?O que levou ao aumento na procura pelos cursos de Ciências Biológicas (IX Encontro "Perspectivas do Ensino de Biologia")
- 2002 (Total: 2)
- Capacitação em Ciências Básicas para Instrutores Tecnológicos (I IOSTEen / X International Symposium IOSTE 2002)
- O que as crianças pensam sobre as plantas? Um estudo de diversidade (53o Congresso Nacional de Botânica / 25a Reunião Nordestina de Botânica)
- 2001 (Total: 1)
- A representação dos cientistas em Livros Didáticos do Ensino Fundamental (II Seminário sobre o Livro Didático no Brasil / 13o Congresso de Leitura do Brasil (COLE))
- 2020 (Total: 1)
- Base Nacional Comum Curricular: contexto de influência e novos atores (12o SIEPE)
- 2001 (Total: 1)
- O Cientista nos Livros Didáticos de Ciências (III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC))
Produção Técnica
- 2013 (Total: 1)
- Por que os peixes morrem em águas poluídas?
- 2012 (Total: 7)
- A extinção de espécies é uma questão de escolha?
- A fascinante evolução do olho
- Os mangues e o novo código ambiental
- Por que razão nos ajudamos?
- Promessas para a engenharia de tecidos
- Relações entre economia e conservação da natureza
- Ronco: o preço da evolução
- 2011 (Total: 7)
- A importância do bipedalismo na evolução humana
- Conservação dos predadores de topo da cadeia alimentar
- Quais os efeitos das vacinas no corpo humano?
- Se liga: você pode ajudar a evitar o câncer!
- Transplante: no coração do problema
- Uso de cobaias: inevitável discussão
- Viver melhor para viver mais
- 2010 (Total: 11)
- A ação da insulina no organismo
- A biologia dos vírus
- A oxitocina e as relações de confiança entre seres humanos
- Caça predatória de elefantes
- Nosso cérebro pede atenção!
- Nutrição: a importância de uma alimentação saudável
- Prevenção do câncer de pele
- Processo de ovulação humana
- Superbactérias e antibióticos: quem é o vilão?
- Textos científicos em Biologia
- Variações climáticas
- 2009 (Total: 1)
- Uma viagem à origem da vida - Uma bactéria congelada há 120.000 anos pode explicar de onde viemos e se estamos sós no Universo? Debata com a garotada
- 2006 (Total: 1)
- O Pensamento Ecológico de Pierre Dansereau
- 1999 (Total: 1)
- Ciências 5a série - Correção do fluxo escolar
- 2012 (Total: 1)
- "II Jornada de debates sobre o ensino de ciências e educação matemática" e "I Encontro Nacional Sobre Distúrbios de Aprendizagem na Perspectiva Interdisciplinar"
- 2012 (Total: 2)
- Curso de Formação Continuada para os docentes dos Laboratórios de Metodologia de Ensino
- International Seminar Brazil-Italy
- 2011 (Total: 1)
- Encontros, Percursos e Percalços nos Estágios Supervisionados
- 2002 (Total: 1)
- I International Symposium of Science Textbooks Assessment
- 2021 (Total: 1)
- Entendendo as necessidades da escola do século XXI a partir do Movimento STEM
- 2020 (Total: 1)
- Entendendo as necessidades da escola do século XXI a partir do Movimento STEM
- 2017 (Total: 1)
- O que vamos estudar hoje? Interesse dos jovens por ciência
- 2011 (Total: 1)
- Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
- 2010 (Total: 2)
- Curso de Capacitação de Docentes / UAB UFSM
- Laboratório de Biologia para Ensino Médio - Práticas e Discussões
- 2002 (Total: 1)
- A pedagogia de projetos da Escola do Futuro
- 2001 (Total: 1)
- Implementando Projetos de Informática Educacional
- 2000 (Total: 1)
- Computerphobia - perdendo o medo do computador
- 2023 (Total: 10)
- A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
- ALERTA CLIMÁTICO: ENTRE ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS, UMA INTERCONEXÃO ESTÁ EM FALTA!
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL SOB A PERSPECTIVA DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO NAS TESES E DISSERTAÇÕES
- Levantamento sobre o uso do livro didático de Ciências em eventos de Biologia
- LEVANTAMENTO DE ARTIGOS SOBRE LIVROS DIDÁTICOS EM REVISTAS
- o Opiniões de jovens gaúchos sobre o aprendizado de ciência fora do espaço formal de ensino
- o PADLET NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
- O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES EM EVENTOS DE EDUCAÇÃO
- O NOVO ENSINO MÉDIO E OS INTERESSES DE JOVENS GAÚCHOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
- PROJETO REDE BÁSICA: INCENTIVANDO A PRODUÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
- 2018 (Total: 2)
- Ensino por investigação e interdisciplinaridade: aproximações com as políticas curriculares do Ensino Médio
- Treinamento para a sustentabilidade em organizações
- 2016 (Total: 2)
- Base Nacional Comum: o alicerce do sistema de ensino brasileiro?
- Revisão sistemática: a formação inicial de professores de Ciências e Biologia
- 2012 (Total: 2)
- Identificação de sinais de dificuldades e distúrbios - transtornos de aprendizagem e a importância de intervenção precoce em sala de aul
- Representação de Cientistas: um estudo baseado em desenhos de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Santa Maria/RS
- 2006 (Total: 1)
- Importância para o Professor X Relevância para o Aluno: o que pensam os futuros professores sobre alguns temas de Ciências
- 2004 (Total: 2)
- PNLD 2004: Contribuições de um Simpósio Internacional.
- Por que Biologia?O que levou ao aumento na procura pelos cursos de Ciências Biológicas
- 2023 (Total: 1)
- Avaliação da aprendizagem no contexto da EPT
- 2022 (Total: 1)
- Políticas públicas e avaliações educacionais em larga escala
- 2019 (Total: 1)
- A pesquisa na pós-graduação em Ensino de CIências no contexto brasileiro
- 2018 (Total: 1)
- Estágios Curriculares e a importância do Ensino de Ciências
- 2017 (Total: 1)
- Indicadores de qualidade da educação básica: possibilidades, limites e perspectivas
- 2015 (Total: 2)
- Conflitos entre a biologia que aprendemos e aquela que ensinamos. Quem quer ser cientista?
- Quem quer ser cientista? A biologia na sala de aula e nas perspectivas profissionais dos jovens
- 2014 (Total: 1)
- Biologia no Programa Referência
- 2012 (Total: 1)
- A ciência como perspectiva profissional de jovens brasileiros.
- 2011 (Total: 2)
- Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
- Imagens e Livros Didáticos
- 2014 (Total: 1)
- Relações entre os interesses dos alunos do Ensino Médio em Ciências na Natureza e as habilidades avaliadas no ENEM
- 2010 (Total: 1)
- A contribuição das aulas práticas de Ciências no processo de ensino e aprendizagem em botânica
- 2017 (Total: 2)
- Educação em Ciências para a cidadania no Brasil e em Portugal: o que valorizam as orientações curriculares ao nível do 3º ciclo
- Ensino por investigação no Ensino Médio: Potencialidades do Projeto Conexão Delta
- 2016 (Total: 4)
- Compartilhando experiências: construção de um curso de formação continuada para professores de biologia por meio da educação a distância
- Curso de ciências biológicas: uma análise do projeto pedagógico frente a formação acadêmica
- De consumidor a provedor: a produção de recursos audiovisuais na formação inicial de professores de biologia
- Ensino de ciências por investigação: possibilidades do projeto investigativo interdisciplinar conexão delta na educação básica
- 2017 (Total: 1)
- A inclusão social através do ensino das ciências: um estudo centrado nos currículos brasileiro e português
- 2014 (Total: 1)
- A voz dos universitários: perfil de futuros biólogos frente a concepções sobre Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente
- 2022 (Total: 1)
- The ROSES project in Brazil: partial results and possibilities for a new application on a large scale
- 2016 (Total: 1)
- Uniformização curricular, testes estandardizados e responsabilização de professores e gestores: os efeitos das avaliações externas
- 2013 (Total: 2)
- A carência de instrumentos avaliativos em Ciências: o reflexo de avaliações externas nas práticas de ensino de Ciências nos Anos Iniciais
- Elaboração de Instrumentos para Avaliação de Desempenho Escolar: processo colaborativo de criação de itens
- 2012 (Total: 1)
- Formação de professores: quem ensina genética?
- 2011 (Total: 1)
- Pesquisa em Rede - Perspectivas para a Pós Graduação no Ensino de Ciências
- 1998 (Total: 2)
- Kit de Herborização 'Herbarium'
- Kit de Observação de Aves Urbanas 'Ave à Vista'
- 2015 (Total: 1)
- Avaliação no Ensino de Ciências e o 'Método dos Projetos'
- 2020 (Total: 1)
- Educação para alavancar a curva da Ciência- Ciclos formativos de professores online: promoção de diálogos sobre educação
- 2017 (Total: 1)
- O ensino de ciências na visão dos alunos
- 2012 (Total: 1)
- Método científico é coisa de criança
- 2004 (Total: 2)
- ?Avaliação Oficial de Livros Didáticos? ? entrevista a Vinícius Spindler
- ?Observatório Eldorado? ? entrevista a Sérgio Rondino
- 2018 (Total: 1)
- Ensino de Ciências e a formação docente/Controvérsias sociocientíficas
- 2011 (Total: 1)
- Programa Sala de Professor: ´Voar ou não voar´
- 2010 (Total: 1)
- Programa Sala do Professor:´Água viva: Jellyfish´
- 2009 (Total: 4)
- Programa Acervo: ´O homem que escuta´
- Programa Sala do Professor: ´Árvores´
- Programa Sala do Professor: ´Insectia: nova ordem mundial´
- Programa Sala do Professor: ´Os Kadiweu do Brasil´
- 2008 (Total: 2)
- Programa Sala do Professor: ´A epidemia do fumo´
- Programa Sala do Professor: "A luta contra os micróbios: a descoberta dos antibióticos"
- 2007 (Total: 7)
- Programa ?Acervo?: ´Ecce Homo ? O Amor´
- Programa ?Sala de Professor?: ´Baia Limpa´
- Programa ?Sala de Professor?: ´Breve História das Capitais Brasileiras: Recife´
- Programa ?Sala de Professor?: ´Do Tejo ao Tietê´
- Programa ?Sala de Professor?: ´Origem da Água´
- Programa ?Sala de Professor?: ´Sacudindo o Mundo: uma visão sobre as drogas´
- Programa Acervo: ´DNA e dólares´
- 2006 (Total: 1)
- Programa ?Sala de Professor?: ´Visitando antigas terras Maias´
- 2020 (Total: 1)
- Canal IDEIA UFSM - Youtube (transmissões semanais)
- 2008 (Total: 1)
- Programa Aula lá Fora - Ciências : Tratamento de Água
- 2023 (Total: 2)
- Assessor Pedagógico - PNLD 2024 (Objeto 1) - Ciências
- Coordenadores Adjuntos de Ciências da Natureza - Objeto 2 PNLD 2023
- 2022 (Total: 2)
- Coordenadores Adjuntos - Falhas Pontuais - PNLD 2023 (Objeto 2) - Ciências
- Coordenadores Adjuntos de Ciências da Natureza - Objeto 1 PNLD 2023
- 2021 (Total: 1)
- Avaliadores - Objeto 4_Recursos Educacionais Digitais - PNLD 2021
- 2020 (Total: 2)
- Avaliador PNLD 2019 - Atualização BNCC Ciências da Natureza
- Avaliador PNLD2021 - Projetos Integradores ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
- 2015 (Total: 1)
- Avaliação de Livros Didáticos PNLD 2016: Ciências: ensino fundamental anos iniciais.
- 2011 (Total: 1)
- Avaliador PNLD 2013 - Ciências Anos Iniciais
- 2017 (Total: 1)
- Comissão de Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu Acadêmicos - Área de ENSINO
- 2020 (Total: 1)
- Comissão Técnica do PNLD 2019 (AI) - Atualização BNCC Ciências da Natureza
- 2024 (Total: 11)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Cadernos de História da Ciência'
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- Revisor de periódico 'Experiências em Ensino de Ciências (1982-2413)'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
- Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
- Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
- Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia (RIS) (2595-4520)'
- Revisor de periódico 'Scientia Plena'
- 2023 (Total: 11)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Cadernos de História da Ciência'
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- Revisor de periódico 'Experiências em Ensino de Ciências (1982-2413)'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
- Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
- Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
- Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia (RIS) (2595-4520)'
- Revisor de periódico 'Scientia Plena'
- 2022 (Total: 11)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Cadernos de História da Ciência'
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- Revisor de periódico 'Experiências em Ensino de Ciências (1982-2413)'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
- Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
- Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
- Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia (RIS) (2595-4520)'
- Revisor de periódico 'Scientia Plena'
- 2021 (Total: 11)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Cadernos de História da Ciência'
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- Revisor de periódico 'Experiências em Ensino de Ciências (1982-2413)'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
- Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
- Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
- Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia (RIS) (2595-4520)'
- Revisor de periódico 'Scientia Plena'
- 2020 (Total: 11)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Cadernos de História da Ciência'
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- Revisor de periódico 'Experiências em Ensino de Ciências (1982-2413)'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
- Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
- Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
- Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia (RIS) (2595-4520)'
- Revisor de periódico 'Scientia Plena'
- 2019 (Total: 11)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Cadernos de História da Ciência'
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- Revisor de periódico 'Experiências em Ensino de Ciências (1982-2413)'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
- Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
- Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
- Revisor de periódico 'Revista Insignare Scientia (RIS) (2595-4520)'
- Revisor de periódico 'Scientia Plena'
- 2018 (Total: 9)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Cadernos de História da Ciência'
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
- Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
- Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
- Revisor de periódico 'Scientia Plena'
- 2017 (Total: 10)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Bio-grafia Escritos sobre la Biologia y su enseñanza (2027-1034)'
- Revisor de periódico 'Cadernos de História da Ciência'
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
- Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
- Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
- Revisor de periódico 'Scientia Plena'
- 2016 (Total: 9)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Cadernos de História da Ciência'
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
- Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
- Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
- Revisor de periódico 'Scientia Plena'
- 2015 (Total: 8)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
- Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
- Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
- Revisor de periódico 'Scientia Plena'
- 2014 (Total: 7)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
- Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
- Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
- Revisor de periódico 'Scientia Plena'
- 2013 (Total: 6)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
- Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
- Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
- Revisor de periódico 'Scientia Plena'
- 2012 (Total: 4)
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
- Revisor de periódico 'Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologi'
- Revisor de periódico 'Revista Genética na Escola'
- 2011 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC)'
- 2022 (Total: 1)
- Coordenação Adjunta PNLD 2023 (AI) - Obras Didáticas (Ciências da Natureza)
- 2021 (Total: 1)
- Comissão Técnica do PNLD 2021 (EM) - Projetos Integradores Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- 2011 (Total: 1)
- Comissão técnica de Ciências do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013 - Anos Iniciais)
- 2001 (Total: 1)
- Comissão técnica Ciências do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2002 - 5a a 8a série)
Produção Artística
- 2008 (Total: 1)
- Programa Aula lá Fora - Ciências : Tratamento de Água
- 2000 (Total: 1)
- Futuro MTV ?Educação?
Orientações Concluídas
- 2023 (Total: 2)
- O ESTUDANTE GAÚCHO, A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE DOS INTERESSES ESTUDANTIS POR MEIO DO INSTRUMENTO ROSES-RS
- O perfil dos estudantes das escolas gaúchas frente ao conceito de sustentabilidade: uma análise a partir do interesse e o posicionamento ambiental
- 2021 (Total: 1)
- Base Nacional Comum Curricular e o processo de construção do Documento Orientador Curricular de Santa Maria/RS: da prescrição à indução de políticas educacionais
- 2020 (Total: 2)
- COMUNIDADES DE PRÁTICA NO ESPAÇO ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA O EXERCÍCIO E QUALIFICAÇÃO DOCENTE
- Espaços de Educação não Formal: produções de saberes na Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia
- 2019 (Total: 2)
- A estrutura das representações sociais de estudantes de um curso de Ciências Biológicas sobre Biólogo e Professor
- Os itinerários formativos no Ensino Médio: um estudo no município de Santa Maria/RS
- 2018 (Total: 1)
- Uso dos espaços não-formais na educação básica: o Jardim Botânico da UFSM
- 2017 (Total: 1)
- Prática como Componente Curricular - definições legais e sua expressão na Formação Inicial do professor de Ciências e Biologia
- 2016 (Total: 2)
- Diferentes atividades didáticas sobre animais peçonhentos em uma escola rural da região central do Rio Grande do Sul
- Formação continuada para professores de biologia: avanços e desafios de um curso EAD
- 2015 (Total: 4)
- Articulações entre os Interesses dos estudantes e livros didáticos: a voz do estudante na construção curricular de ciências
- O que me auto[trans]forma pedagoga? Um caminho a partir de vivências em um grupo de pesquisa
- Programa Nacional do Livro Didático e Sistemas Apostilados de ensino: um diálogo mediado pelas evidências da Prova Brasil
- Projeto Investigativo Interdisciplinar Conexão Delta e as potencialidades do Ensino por Investigação no Ensino Médio
- 2014 (Total: 2)
- O processo de escolha do livro didático por professores: a evolução do PNLD e seus efeitos no ensino de Ciências
- Testes em papel versus testes em computador: o meio de realização influencia o desempenho dos alunos?
- 2023 (Total: 2)
- As condições de trabalho dos professores de Ciências e as repercussões no seu trabalho pedagógico
- Base Nacional Comum Curricular e as Ciências da Natureza: contextos de influência e de produção discursiva e o compromisso com o letramento científico
- 2022 (Total: 2)
- A Prática como Componente Curricular em cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e em Química
- A PREFERÊNCIA DOS JOVENS BRASILEIROS PELA DISCIPLINA CIÊNCIAS: INTERESSE ABSOLUTO X INTERESSE RELATIVO
- 2019 (Total: 3)
- A relação de prioridades axiológicas organizacionais e de crenças de trabalhadores sobre sustentabilidade
- Accountability: Política de avaliação externa e suas relações com os modos de regulação dos sistemas educacionais
- Demandas e dilemas da Prática como Componente Curricular na formação de professores de biologia
- 2018 (Total: 1)
- O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência enquanto lócus de mobilização de saberes para a utilização das Tecnologias de informação e Comunicação no ensino de Ciências: um itinerário possível?
- 2016 (Total: 1)
- A inserção da perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade na formação inicial de professores de química
- 2015 (Total: 3)
- As tipologias dos estudantes brasileiros em relação ao interesse em ciências e tecnologia: uma nova análise dos projetos ROSE e Barômetro Brasil
- O uso de modelos tridimensionais no ensino de embriologia humana: contribuição para uma aprendizagem significativa
- Os reflexos da aplicacao de um planejamento interdisciplinar no ensino de Ciências: da prática docente ao desempenho do aluno
- 2017 (Total: 2)
- De que forma os negros têm sido representados nos livros didáticos de Ciências?
- Representações sociais de estudantes de biologia sobre as futuras atividades profissionais
- 2012 (Total: 1)
- Dificuldades de aprendizagem: seus fatores influentes e a importância da identificação precoce em sala de aula.
- 2010 (Total: 1)
- A contribuição das aulas práticas de Ciências no processo de ensino e aprendizagem em Botânica
- 2004 (Total: 1)
- Certas dificuldades de alguns professores de Biologia do Ensino Médio