Giliane Bernardi
Produção Bibliográfica
- 2024 (Total: 6)
- ISSN App Inventor para auxiliar o ensino e aprendizagem de algoritmos e lógica de programação no Ensino Médio Integrado (Redin - Revista Educacional Interdisciplinar)
- ISSN Avaliação de um jogo didático aplicável ao Ensino Básico para o ensino de sistemática Animal (REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO))
- 2023 (Total: 4)
- ISSN Challenge of classes: jogo não-digital para o ensino de engenharia de software (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
- ISSN Diretrizes de acessibilidade para surdos como apoio ao desenvolvimento e avaliação de jogos digitais (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
- ISSN SOFTWARE CITY - JOGO EDUCACIONAL EM MUNDO VIRTUAL 3D PARA APOIAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ReTER - Revista Tecnologias Educacionais em Rede)
- 2022 (Total: 1)
- 2021 (Total: 7)
- ISSN Floresta Book ? Jogo de tabuleiro para a introdução do pensamento computacional nas séries iniciais do ensino fundamental (Temática - Revista eletrônica de publicação mensal)
- ISSN Mentoreamento universitário suportado por tecnologias educacionais: estudo de caso em uma faculdade de direito (REVISTA DE ESTUDOS DE GESTÃO, INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA)
- ISSN Promovendo o ensino e a aprendizagem de produção textual por meio de ficção interativa digital: Alt Story - uma proposta de modelo de unidade de estudo (Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia)
- 2020 (Total: 3)
- ISSN As contribuições dos recursos educacionais abertos para a promoção da competência em informação no campo da saúde (Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online))
- ISSN Mapeando o uso de Jogos para o Ensino de Arte-Educação: uma Revisão Sistemática de Literatura e Pesquisa Netnográfica (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
- 2019 (Total: 5)
- ISSN Agentes Conversacionais: Desenvolvimento de uma Aplicação no Museu Virtual para o Ensino de Computação (Brazilian Journal of Development)
- 2018 (Total: 4)
- ISSN Apoiando o Ensino de Orientação a Objetos por meio do Desenvolvimento de Jogos (REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
- ISSN Logirunner: um Jogo de Tabuleiro como Ferramenta para o Auxílio do Ensino e Aprendizagem de Algoritmos e Lógica de Programação (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
- ISSN SISTEMA WEB PARA MODELAGEM MOLECULAR TRIDIMENSIONAL UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA COMO RECURSO INOVADOR DE ENSINO E DE DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO BIOTECNOLÓGICA EM REDE (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
- 2017 (Total: 3)
- ISSN Jogos para Ensino de Levantamento de Requisitos de Software: uma Revisão Sistemática de Literatura (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
- ISSN Motivando School: uma Ferramenta de Gamificação para Estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
- 2016 (Total: 3)
- ISSN Diretrizes de Acessibilidade para Deficientes Visuais no Moodle: Guia para Professores (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
- ISSN Metodologias de Planejamento e Organização para Ambientes Virtuais de Aprendizagem Ubíquos (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
- ISSN Produção textual e multimodalidade: Uma abordagem com realidade aumentada (REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
- 2015 (Total: 6)
- ISSN Desenvolvimento de uma Rede de Conhecimentos sobre Gênero Textual através da Rede Laifi (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
- ISSN Equações do segundo grau e seus gráficos:uma proposta com uso do Winplot (Revista Tecnologias na Educação)
- ISSN Interlocução pedagógica entre facebook e contexto escolar: limites e possibilidades da rede social enquanto ferramenta pedagógica (Educação & Tecnologia)
- ISSN Jogo digital ?Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa?: avaliação por meio do método GameFlow (Revista Tecnologias na Educação)
- ISSN Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Jogos Educacionais: Um Estudo de Caso de um Jogo de Língua Inglesa (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
- ISSN REALIDADE AUMENTADA NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO DE UM JOGO DE LÍNGUA INGLESA (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
- 2014 (Total: 1)
- ISSN Uma Ontologia de Representação de Materiais de Apoio e Adaptações Baseadas em Informações de Contexto (REVISTA ELETRÔNICA ARGENTINA-BRASIL DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO)
- 2012 (Total: 3)
- ISSN ANÁLISE COMPARATIVA TEÓRICO-PRÁTICA ENTRE SOFTWARES DE DETECÇÃO DE PLÁGIO (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
- ISSN Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores (Horizontes de Linguística Aplicada)
- ISSN Mundos Virtuais: Possibilidades na Educação Superior (Revista do CCEI)
- 2011 (Total: 2)
- ISSN O Videogame como Atividade Motivadora na Aula de Educação Física (Biomotriz (UNICRUZ))
- ISSN Panorama do Ensino de Engenharia de Software em Cursos de Graduação Focado em Teste de Software: Uma Proposta de Aprendizagem Baseada em Jogos (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
- 2010 (Total: 1)
- ISSN Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem e Objetos Educacionais: o diálogo mediado por tecnologias na educação superior (Inter-ação (UFG. Impresso))
- 2009 (Total: 1)
- ISSN Cal: um agente pedagógico animado inserido em um objeto de aprendizagem de matemática (Revista do CCEI)
- 2008 (Total: 1)
- ISSN Capacitação de Gestores de Universidades através da Utilização de Jogos de Empresas Baseados em Instituições Eletrônicas (Revista do CCEI)
- 2007 (Total: 2)
- ISSN O Desenvolvimento do Raciocínio Lógico através de Objetos de Aprendizagem (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
- ISSN O Ensino de Empreendedorismo através de Jogos de Empresa: a modelagem do jogo Cinema (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
- 2005 (Total: 3)
- ISSN Cartae Group ? Editor Cooperativo de Textos Baseado na WEB (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
- ISSN Escola TRI-Legal - Um Ambiente Virtual como Ferramenta de Apoio ao Ensino Fundamental através de Jogos Educacionais (Colabor@ (Curitiba))
- ISSN Unireuniões - ambiente de apoio a realização de reuniões presenciais e a distância: o módulo agenda de grupo (Revista do CCEI)
- 2004 (Total: 1)
- ISSN Fonoware: Software para auxílio na avaliação e terapia dentro da fonoaudiologia (Revista do CCEI)
- 2003 (Total: 1)
- ISSN FONOWARE: Software para Auxílio na Avaliação e Terapia dentro da Fonoaudiologia (Hífen (Uruguaiana))
- 2002 (Total: 4)
- ISSN Desenvolvimento de um Sistema de Workflow para o Controle dos Processos de Internação Hospitalar (Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas)
- ISSN Mural de Recados - Ambiente de Apoio a Comunicação e Cooperação (Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas)
- ISSN SIMControl: jogo de empresa para o controle operacional de processos de manufatura (Revista do CCEI)
- ISSN Um Ambiente Virtual Educacional (Hífen (Uruguaiana))
- 2017 (Total: 1)
- ISSN Motivando School: uma Ferramenta de Gamificação para Estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
- 2024 (Total: 3)
- EXPLORAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL E HISTÓRICA DO DISTRI- TO CRIATIVO CENTRO GARE ATRAVÉS DO JOGO DE TABULEIRO OS AVENTUREIROS DA VILA BELGA (UFSM no Distrito Criativo Centro-Gare)
- Ficção Interativa Digital e suas possibilidades para Produção Textual (Tecnologias Educacionais em Rede: Produtos e Práticas Inovadoras (v.4))
- Google Sala de Aula na Formação Inicial de Professores: Caminhos e Desafios da Educação 4.0 (Tecnologias Educacionais em Rede: Produtos e Práticas Inovadoras (v.4))
- 2023 (Total: 2)
- Design Instrucional na produção de videotutoriais: gestão do Portal de Projetos da UFSM (Tecnologias Educacionais em Rede: produtos e práticas inovadoras. v.3)
- Ensino de programação orientada a objetos por meio do desenvolvimento de protótipos de jogos digitais (Tecnologias Educacionais em Rede: produtos e práticas inovadoras. v.3)
- 2021 (Total: 1)
- Sala de aula invertida: uso do Google Classroom em uma disciplina de artes (Metodologias ativas na educação especial/inclusiva)
- 2020 (Total: 1)
- doi UM MODELO CONCEITUAL PARA ADAPTAÇÃO CONTÍNUA DE ELEMENTOS DE GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS (Ambientes Informatizados e a Informática na Educação)
- 2019 (Total: 2)
- Desenvolvimento de um Gamebook para apoiar o ensino e aprendizagem de educação financeira infantil (Tecnologias educacionais em rede : produtos e práticas inovadoras - Volume 2)
- MMAR: Sistema Web para modelagem molecular tridimensional utilizando realidade aumentada (Tecnologias educacionais em rede : produtos e práticas inovadoras - Volume 2)
- 2018 (Total: 1)
- APRENDIZAGEM SIMULADA NA NUVEM (Informática Aplicada à Educação)
- 2017 (Total: 1)
- A UTILIZAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA PROMOVER A EMANCIPAÇÃO DO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO (TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE PRODUTOS E PRÁTICAS INOVADORAS)
- 2011 (Total: 1)
- Pesquisa, Desenvolvimento e Capacitação: Recursos Educacionais, Tecnologias Educacionais e Atividades a Distância
- 2020 (Total: 1)
- II Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede - II SeDiTER
- 2019 (Total: 1)
- I Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede - I SeDiTER
- 2024 (Total: 1)
- Tecnologias Educacionais em Rede: Produtos e Práticas Inovadoras (v.4)
- 2023 (Total: 1)
- Tecnologias Educacionais em Rede: produtos e práticas inovadoras. v.3
- 2019 (Total: 1)
- Tecnologias educacionais em rede : produtos e práticas inovadoras - Volume 2
- 2019 (Total: 1)
- Prefácio dos Anais do I Seminário de Dissertações do PPGTER - SeDiTER (Anais do I Seminário de Dissertações do PPGTER - SeDiTER)
- 2024 (Total: 1)
- doi CAITA: Modelo para o desenvolvimento colaborativo de jogos de RPG na educação (https://sol.sbc.org.br/index.php/sbgames_estendido/issue/view/1416)
- 2020 (Total: 2)
- doi AD-RPG: Elicitando requisitos na idade média utilizando um jogo educacional (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)
- Rede Social de Aprendizagem Colaborativa para Surdos e Deficientes Auditivos: uma Avaliação Heurística de Usabilidade e Acessibilidade (SEMINÁRIO NACIONAL DE INCLUSÃO DIGITAL - SENID)
- 2019 (Total: 3)
- doi Adaptive gamification strategies for education: a systematic literature review (XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education))
- doi Modelo conceitual para adaptação contínua de elementos de gamificação em ambientes educacionais (VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação)
- doi Um modelo conceitual para adaptação contínua de elementos de gamificação em ambientes educacionais (XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education))
- 2018 (Total: 3)
- doi Smart Classroom utilizando dispositivos IoT: uma revisão sistemática da literatura (XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education))
- doi Tecnologias no Ensino e Aprendizagem de Deficientes Auditivos: Uma Revisão Sistemática de Literatura (XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education))
- Uso da Realidade Aumentada como Instrumento no Processo de Ensino e Aprendizagem de Modelos Moleculares Tridimensionais. In: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ))
- 2017 (Total: 2)
- Abordagens Tecnológicas para Mineração de Dados Sobre Evasão em Cursos a Distância: Uma Revisão Sistemática de Literatura (XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD))
- doi Ensino de testes de software por meio de digital Storytelling e Chatterbots (XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education))
- 2016 (Total: 1)
- doi Aprendizagem simulada na nuvem (XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)
- 2014 (Total: 3)
- Analisando o uso de Jogos Sérios em Mundos Virtuais Colaborativos: o estudo de caso do JETS - Jogo da Equipe de Teste de Software (Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos)
- Interação com artefatos e personagens artificiais em mundos virtuais (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)
- Museu Virtual da História da Computação: uma abordagem de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de introdução à computação (WEI - XXII Workshop sobre Educação em Computação -)
- 2013 (Total: 2)
- A História da Computação através de um Museu Virtual Interativo utilizando Mundos Virtuais 3D (Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE)
- Aprendizagem Colaborativa em Mundos Virtuais 3D: analisando a colaboração sob a perspectiva do Modelo 3C de Colaboração (Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos)
- 2011 (Total: 1)
- eMail no Moodle: Diálogo- Problematizador para Educar para a Liberdade (Moodlemoot Brasil 2011)
- 2010 (Total: 2)
- Desenvolvimento de um Jogo de Empresa baseado em Agentes de Software e Instituições Eletrônicas para Simulação de Elicitação de Requisitos de Software (XVIII Workshop sobre Educação em Computação)
- Fluência Tecnológica em Educação a Distância: meta formativa dos cursos de capacitação de professores pesuissadores e tutores na UAB/UFSM (1o Congresso Internacional de Educação a Distância da UFPel)
- 2009 (Total: 6)
- Aprendizagem Organizacional através de Simulação baseada em Instituições Eletrônicas e Agentes de Software (V Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação)
- Cal: um agente pedagógico animado para apoio em um objeto de aprendizagem para o ensino de matemática (XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)
- Desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem Apoiado por um Agente Pedagógico Animado capaz de Intaragir Afetivamente com o Aluno (Taller Internacional de Software Educativo - TISE 2009)
- Design de Interface para o Objeto de Aprendizagem "A Regra de Três no Dia-a-Dia" (Simpósio de Informática da região Centro do RS - SIRC RS 2009)
- Modelagem das Emoções nos Agentes do Jogo elicit@ção (Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão - SEPE 2009)
- Um Estudo sobre o Modelo OCC para Inferência de Emoções por meio de Agentes Pedagógicos (Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão - SEPE 2009)
- 2008 (Total: 8)
- A Análise Contextual de Tarefas no Desenvolvimento de Fluxo de Informações (IV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação)
- Capacitação de Coordenadores de Cursos de Instituições de Educação Superior através de Jogos de Empresa: o treinamento do fluxo de processos administrativos (II Forum Gaucho de Coordenadores de Cursos de Informatica do RS - FGCoordI)
- Capacitação de Gestores de Instituições de Ensino Superior através da Simulação de Processos Administrativos utilizando a Abordagem de Instituições Eletrônicas (II Workshop-Escola de Sistemas de Agentes para Ambientes Colaborativos)
- Desenvolvimento de Sistemas Baseados na Web através do Modelo Órbita (VII Seminário de Informática ? Seminfo 2008)
- Jogo de Empresa baseado em Agentes de Software e Instituições Eletrônicas para Aprendizagem Organizacional de Gestores de Instituições de Educação Superior (Jornadas Chilenas de Computación 2008 - Workshop en Agentes y Sistemas Colaborativos)
- Jogos de Empresa e Aprendizagem Organizacional: um Estudo de Caso de Simulação de Processos Organizacionais de uma Instituição de Educação Superior (V Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia ? SEGeT 2008)
- O Ensino de Empreendedorismo Através de Jogos de Empresa e Agentes de Software (IX Congresso Iberoamericano de Informática Educativa)
- Objetos de Aprendizagem como apoio ao Desenvolvimento do Raciocínio Lógico (IX Congresso Iberoamericano de Informática Educativa)
- 2007 (Total: 3)
- Modelagem Conceitual Baseada em Agentes para um Jogo de Empresa de Apoio ao Ensino de Empreendedorismo (VI SEMINFO - Seminário de Informática 2007)
- Objeto de aprendizagem para o ensino de heurísticas e meta-heurísticas em cursos superiores de pesquisa operacional (XX ENDIO - XVIII EPIO)
- Proposta de um Jogo de Empresa Baseado em Instituições Eletrônicas para o Ensino de Elicitação de Requisitos (I WEI TCHE - Workshop sobre Educação em Informática)
- 2004 (Total: 1)
- O Papel do Docente como Moderador em Salas de Bate-Papo Educacionais (6º SIIE - Simpósio Internacional de Informática Educativa)
- 2002 (Total: 2)
- Implementação de Aspectos Temporais em Bancos de Dados Convencionais (I Simpósio de Informática da Região Centro do RS - SIRC/RS'2002)
- Modelagem e Desenvolvimento de um Banco de Dados Temporal utilizando o Modelo TempER (III Simpósio de Informática do Planalto Médio - SIPM'2002)
- 1998 (Total: 1)
- Especificação dos Requisitos e Proposta de um Modelo de Referência de um Sistema de Informação para a produção One-of-a-Kind (III Semana Acadêmica do CPGCC)
- 2009 (Total: 4)
- Desenvolvimento de Objeto de Aprendizagem de Matemática Interativo Baseado em Simulações (24 Jornada Acadêmica Integrada - JAI 2009)
- Desenvolvimento de um Jogo de Empresa Orientado a Agentes de Software e Instituições Eletrônicas para simular a Elicitação de Requisitos de Software (Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão - SEPE 2009)
- Instituições Eletrônicas no Desenvolvimento de um Jogo de Empresa para Simular o Processo de Elicitação de Requisitos de Software e auxiliar na Construção do Conhecimento dos Acadêmicos da Área de Engenharia de Software (24 Jornada Acadêmica Integrada - JAI 2009)
- Modelagem Orientada a Agentes para um Jogo de Desafio (Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão - SEPE 2009)
- 2008 (Total: 10)
- A inserção de afetividade nos agentes do jogo Elicit@ção (XII Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão)
- A Inserção de Afetividade nos Agentes de Software do Jogo Elicit@ção através da Utilização do Modelo de Emoções OCC (VII Seminário de Informática ? Seminfo 2008)
- Computação Afetiva: inferindo emoções através de agentes pedagógicos animados (XII Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão)
- Especificação dos Agentes para o Jogo de Elicit@ção ?Jogo de Empresa Baseado em Instituições Eletrônicas para oEnsino de Elicitação de Requisitos (II Mostra de Projetos de Pesquisa e Extensao dos Cursos de Ciencia da Computacao e Sistemas de Informacao da Unifra)
- Implementação de um Controle de Estoque de Medicamentos Informatizados nas UBS e PSF da Cidade de Santa MAria e Treinamento de Pessoal (XII Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão)
- Levantamento de Requisitos para a Informatização da Farmácia do SUS (XII Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão)
- Modelagem de um sistema baseado em instituições eletrônicas para simulação de elicitação de requisitos (XII Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão)
- Perspectiva da utilização de agentes pedagógicos animados em objetos de aprendizagem (23ª Jornada Acadêmica Integrada, 2008)
- Perspectivas da Computação Afetiva: Inserindo Emoções em Agentes de Software (23ª Jornada Acadêmica Integrada, 2008)
- Simulação de Elicitação de Requisitos através de Agentes de Software e Instituições Eletrônicas (VII Seminário de Informática ? Seminfo 2008)
- 2007 (Total: 8)
- A Prática do Empreendedorismo Através de Jogos de Empresa Baseados em Agentes de Software (XI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- Estudo e Análise de Metodologias de Modelagem de Agentes e de Sistemas Multiagentes (1º Mostra de Projetos de Pesquisa e Extensão dos Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Unifra)
- Estudo e Análise de Metodologias para Modelagem de Agentes e de Sistemas Multiagentes (XI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- Jogos de Empresa Baseados em Agentes de Software como Apoio ao Ensino de Empreendedorismo (I Mostra Acadêmica da FAMES)
- JOGOS DE EMPRESA BASEADOS EM AGENTES DE SOFTWARE COMO APOIO AO ENSINO DE EMPRENDEDORISMO (22º Jornada Acadêmica Integrada)
- Monitoramento de Riscos usando Agentes (XI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- Objetos de Aprendizagem como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Lógica (22ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Um Estudo sobre Metodologias para Modelagem de Sistemas Orientados a Agentes (I Mostra Acadêmica da FAMES)
- 2005 (Total: 2)
- Desenvolvimento de um Sistema Multimídia para Apresentação da APAE de Santa MAria - RS (IX Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE 2005)
- Plano de Manutenção de Hardware e software para a APAE de Santa Maria - RS (IX Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE 2005)
- 2004 (Total: 1)
- Análise e implantação de um sistema de Workflow na UNIMED Santa Maria (I Simpósio de Sistemas de Informação e Gestão Empresarial)
- 2003 (Total: 5)
- Desenvolvimento de um sistema de agendamento de reuniões à distância (II Mostra de Iniciação Científica e II Jornada de Pós-Garduação, Pesquisa e Extensão)
- Proposta de Desenvolvimento de um Sistema de Workflow na Unimed Santa Maria (VII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- Sistema de marcação de reuniões via Web (VII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- Um Estudo sobre Componentes de Software na Educação (VII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- Um Estudo sobre Engenharia de Software Educacional (VII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- 2002 (Total: 3)
- Aula de Informática para Militares (VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, II Featec)
- SECE 2002 (VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, II Featec)
- Uma Escola Virtual Educacional (VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, II Featec)
- 2001 (Total: 6)
- Desenvolvimento de um Jogo de Empresa para o Controle da Produção (XII Seminário Regional de Informática)
- Desenvolvimento de um Software Educacional para a Criação de Histórias em Quadrinhos (V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, I Featec)
- Desenvolvimento de um Software para Criação de Histórias em Quadrinhos (XII Seminário Regional de Informática)
- Modelagem de Sistemas de Workflow (V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, I Featec)
- Modelagem de Workflow em um Estudo de Caso Aplicado ao Hospital de Caridade DR. Astrogildo de Azevedo (V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, I Featec)
- Software de Controle de um Laboratório de Análises Clínicas - Softlab (V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, I Featec)
- 2000 (Total: 1)
- Sistema de Informação para o Processo Criatório de Lotes de Frangos de Corte (IV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- 2020 (Total: 2)
- Desenvolvimento de uma Unidade Instrucional para apoiar o Ensino e Aprendizagem de Lógica de Programação por meio do App Inventor 2 (Seminário de Dissertações do PPGTER - SeDiTER)
- Rede Social de Aprendizagem Colaborativa para Surdos e Deficientes Auditivos (Seminário de Dissertações do PPGTER - SeDiTER)
- 2019 (Total: 5)
- Pensamento Computacional: Uma Abordagem de ensino por Meio de Atividades Desplugadas no 1º ano das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (I Seminário de Dissertações do PPGTER - SeDiTER)
- Repositório Institucional Digital (RID) de Recursos Educacionais aplicados junto à Comunidade Acadêmica do Instituto Federal Farroupilha (I Seminário de Dissertações do PPGTER)
- Um Modelo de Processo para Produção Textual Colaborativa por Meio de Ficção Interativa Digital (I Seminário de Dissertações do PPGTER)
- Uma Proposta de Gestão em Arte-Educação por meio de Desenvolvimento de Jogos de RPG (I Seminário de Dissertações do PPGTER)
- Utilização da Mineração de Dados para Compor Indicadores da Tendência da Evasão nos Cursos EAD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Farroupilha (I Seminário de Dissertações do PPGTER - SeDiTER)
- 2014 (Total: 3)
- Jogos sérios em mundos virtuais 3D: o jogo de caça ao tesouro no museu virtual 3D da computação (Simpósio Internacional de Games, Mundos Virtuais e Tecnologiasna Educação - SIGATEC)
- Mundos Virtuais 3D: Uma visita a História da Computação (Simpósio Internacional de Games, Mundos Virtuais e Tecnologiasna Educação - SIGATEC)
- Utilizando Mundos Virtuais para o ensino de computação com auxilio de agentes inteligentes (Simpósio Internacional de Games, Mundos Virtuais e Tecnologiasna Educação - SIGATEC)
- 2013 (Total: 1)
- História da Computação através de um Museu Virtual 3D: monitorando as interações dos estudantes através do plug-in Sloodle Tracker (Conferência Internacional sobre Informática na Educação - TISE)
- 2011 (Total: 2)
- Abordagem de Apoio ao Ensino e Aprendizagem de Teste de Software Baseada em Jogos Sérios e Mundos Virtuais (XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)
- O Moodle como Mediador Tecnológico no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para Educação Profissional (17º Workshop de Informática na Escola)
- 2009 (Total: 3)
- Desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem de Matemática para o Ensino da Regra de Três (X Salão de Iniciação Científica da PUCRS)
- Modelagem das Emoções dos Agentes do Jogo Elicit@ção (X Salão de Iniciação Científica da PUCRS)
- Modelagem de Emoções nos Agentes do Jogo Elicit@ção (XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)
- 2008 (Total: 5)
- Arquitetura para Monitoramento de Riscos usando Agentes de Software (II Workshop-Escola de Sistemas de Agentes para Ambientes Colaborativos)
- Elicit@ção: Ferramenta de Apoio ao Ensino de Elicitação de Requisitos de Software baseada em Instituições Eletrônicas (II Workshop-Escola de Sistemas de Agentes para Ambientes Colaborativos)
- Especificação de um Jogo de Empresa para a Prática do Empreendedorismo sob a perspectiva da Engenharia de Software Orientada a Agentes (II Workshop-Escola de Sistemas de Agentes para Ambientes Colaborativos)
- Perspectivas do Uso de Agentes e Instituições Eletrônicas no Desenvolvimento de Jogos de Empresa (XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação ? SBIE)
- Promovendo a Aprendizagem Organizacional em Instituições de Educação Superior através de Jogos de Empresa baseados em Agentes de Software (XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação ? SBIE)
- 2002 (Total: 1)
- Proposta de um Ambiente de Ensino-Aprendizagem Utilizando Jogos e Realidade Virtual (XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)
Produção Técnica
- 2024 (Total: 6)
- Classificação Animal: Uma Abordagem Lúdica para o Ensino de Conceitos de Orientação a Objetos
- Guia de Uso dos Webmappings do Município de Ibirubá ? RS - (Orientadora do trabalho)
- Jogo 'Atividades Literárias com Café'
- Jogo 'Os Aventureiros da Vila Belga: O Assassinato do Professor Miguel'
- Jogo 'Persona Stories: Cenário Entre Facas e Problemas'
- Jogo 'TimeExplorer: História da Tecnologia'
- 2023 (Total: 2)
- Aprendendo Lógica de Programação e Algoritmos por meio do App Inventor (site dos recursos da UE) - (Orientadora do trabalho)
- Unidade de Estudo para apoiar o ensino e aprendizagem de algoritmos e lógica de programação no Ensino Médio, por meio do App Inventor - (Orientadora do trabalho)
- 2022 (Total: 2)
- Diretrizes Pedagógicas e Tecnológicas para Capacitação de Professores Alinhadas à Educação 4.0
- Unidade de Estudo (UE) desenvolvida para execução de oficinas de capacitação, mediadas pelo Google Sala de Aula.
- 2021 (Total: 2)
- Modelo Alt Story ? Modelo de Unidade de Estudo para Produção Textual Colaborativa por meio de Ficção Interativa Digital (Produto Educacional: Orientadora)
- Modelo CAITA ? Um guia para a elaboração de projetos interdisciplinares de desenvolvimento de jogos de RPG para estudantes e professores-mediadores (Produto Educacional: Orientadora)
- 2020 (Total: 1)
- Produto Educacional (Coorientadora): Planos de Aula: Cultura Digital, Mundo Digital e Pensamento Computacional por uma Abordagem Desplugada para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental
- 2018 (Total: 1)
- Produto Educacional (Orientadora): Aprendendo Orientação a Objetos com Greenfoot: Unidades de Estudo
- 2017 (Total: 1)
- Produto Educacional (Orientadora): Logirunner - Card Game Educacional como ferramenta de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem de algoritmos e lógica de programação
- 2015 (Total: 1)
- Produto Educacional (Orientadora): Livro Interativo com Realidade Aumentada 'Classificados Poéticos'
- 2023 (Total: 1)
- Anais do V Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede ? V SeDiTER
- 2022 (Total: 1)
- Anais do IV Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede ? IV SeDiTER
- 2021 (Total: 1)
- Anais do III Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede ? III SeDiTER
- 2020 (Total: 1)
- Anais do II Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede - II SeDiTER
- 2016 (Total: 5)
- Mediadora na "Roda de Conversa Temática: Integração de Games, Mundos Virtuais e Tecnologias na Sala de Aula" no II SIGATEC"
- Mediadora no Challenge "Desenvolvimento /Produção de Jogos", no II SIGATEC
- Membro do Comitê de Programa do Computer on the Beach 2016
- Membro do Comitê de Programa do SBIE 2016 - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação
- Membro do Comitê de Programa do SENID 2016 - Seminário Nacional de Inclusão Digital
- 2015 (Total: 3)
- Membro do Comitê de Programa do Computer on the Beach 2015
- Membro do Comitê de Programa do SBIE 2015 - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação
- Membro do Comitê de Programa do SIRC/RS 2015 - Simpósio de Informática da Região Centro do RS
- 2014 (Total: 4)
- Membro do Comitê de Programa do Computer on the Beach 2014
- Membro do Comitê de Programa do SBIE 2013 - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação
- Membro do Comitê de Programa do SBIE 2014 - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação
- Membro do Comitê de Programa do WIE 2014 - Workshop de Informática na Escola
- 2013 (Total: 3)
- Membro do Comitê Científico do IV Simpósio de Tecnologia da Informação do Noroeste do RS
- Membro do Comitê de Programa do Computer on the Beach 2013
- Membro do Comitê de Programa do SIRC/RS 2013 - Simpósio de Informática da Região Centro do RS
- 2023 (Total: 1)
- Comissão Organizadora do V Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede - V SeDiTER
- 2022 (Total: 1)
- Comissão Organizadora do IV Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede - IV SeDiTER
- 2021 (Total: 1)
- Comissão Organizadora do III Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede - III SeDiTER
- 2020 (Total: 1)
- Comissão Organizadora do II Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede - II SeDiTER
- 2019 (Total: 1)
- Comissão Organizadora do I Seminário de Dissertações do PPGTER - SeDiTER
- 2014 (Total: 1)
- Membro do Comitê de Programa do SIGATEC 2014 - Simpósio Internacional sobre Games, Mundos Virtuais e Tecnologias na Educação
- 2008 (Total: 1)
- VII Simpósio de Informática da Região Centro do RS - SIRC/RS
- 2007 (Total: 1)
- VI Simpósio de Informática da Região Centro do RS - SIRC/RS
- 2006 (Total: 1)
- V Simpósio de Informática da Região Centro do RS - SIRC/RS
- 2005 (Total: 1)
- IV Simpósio de Informática da Região Centro do RS - SIRC/RS
- 2004 (Total: 1)
- III Simpósio de Informática da Região Centro do RS - SIRC/RS 2004
- 2003 (Total: 1)
- II Simpósio de Informática da Região Centro do RS
- 2002 (Total: 1)
- I Simpósio de Informática da Região Centro do RS
- 2000 (Total: 1)
- I Jornada Institucional do Curso de Sistemas de Informação
- 2010 (Total: 1)
- Curso de Capacitação de Docentes do Sistema Universidade Aberta do Brasil
- 2019 (Total: 1)
- Método SCALE (Suporte Credibilidade Acurácia Legitimidade Estrutura) para a Avaliação de Artefatos Técnicos
- 2024 (Total: 1)
- A Produção Técnica- Tecnológica na Avaliação da Capes com Foco na Área de Ciências Biológicas
- 2023 (Total: 2)
- As produções técnicas e tecnológicas na avaliação da CAPES e Boas práticas para indução da produção
- Plataforma Lattes e Produções Técnicas
- 2001 (Total: 1)
- Proposta de um Sistema para Criação de Histórias em Quadrinhos
- 2020 (Total: 1)
- Produto Educacional (Coorientadora) FlorestaBook: Jogo de Tabuleiro para uma Abordagem Desplugada de Pensamento Computacional para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental
- 2019 (Total: 1)
- Uso, Desenvolvimento e Avaliação de Jogos, Mundos Virtuais e Aplicativos Móveis na/para a Educação
- 2024 (Total: 2)
- ProgLuh: Software para Ensino de Programação - (Orientadora do trabalho)
- Webmappings Educacionais para o Município de Ibirubá - RS - (Orientadora do projeto)
- 2018 (Total: 1)
- Produto Educacional (Orientadora): iPermanency: uma ferramenta para gestão da evasão na EaD baseada em Mineração de Dados Educacionais
- 2017 (Total: 2)
- Produto Educacional (Coorientadora): Firewall Defense - Jogo Sério Colaborativo para apoiar o ensino e aprendizagem de Redes de Computadores
- Produto Educacional (Orientadora): MMAR - Molecular Modeling with Augmented Reality
- 2016 (Total: 3)
- Jogo Sério Ubíquo Integrado a Mundo Virtual OpenSim para o Ensino de Redes de Computadores (JASPION)
- Produto Educacional (Orientadora): Henrique e o Robô Dim - Gamebook para apoiar o ensino e aprendizagem de Educação Financeira na Educação Básica
- Produto Educacional (Orientadora): Super Mario Logic - Jogo Sério para apoiar o ensino e aprendizagem de Lógica Computacional
- 1996 (Total: 1)
- SisMan - Sistema de Manutenção Industrial
- 2024 (Total: 4)
- Avaliação Artigos RENOTE - Edição 2024/01
- Avaliação Artigos RENOTE - Edição 2024/02
- Membro do Comitê de Programa do SBIE 2024
- Membro do Comitê de Programa SBGAMES 2024
- 2023 (Total: 7)
- Avaliação Artigos RENOTE - Edição 2023/01
- Avaliação Artigos RENOTE - Edição 2023/02
- Membro do Comitê de Programa do SBIE 2023
- Membro do Comitê de Programa SBGAMES 2023
- Parecer para a Revista ComIng - Communications and Innovations Gazette
- Parecer para a Revista Educação
- Parecer para a Revista ReTER - Revista Tecnologias Educacionais em Rede
- 2022 (Total: 2)
- Membro do Comitê de Programa do 30º Workshop sobre Educação em Computação
- Membro do Comitê de Programa do SBIE 2022
- 2021 (Total: 4)
- Avaliação Artigos RBIE - Revista Brasileira de Informática na Educação
- Membro do Comitê de Programa do SBIE 2021
- Membro do Comitê de Programa do VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CULTURA DIGITAL
- Parecer para a Revista ComIng - Communications and Innovations Gazette
- 2020 (Total: 9)
- Avaliação Artigos RBIE - Revista Brasileira de Informática na Educação
- Avaliação Artigos RENOTE - Edição 2020/01
- Avaliação Artigos RENOTE - Edição 2020/02
- Comitê Científico do 6o Seminário Nacional de Inclusão Digital - SENID 2020
- Membro do Comitê de programa do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE (junto ao CBIE 2020)
- Membro do Comitê de programa do Workshop de Informática na Escola - WIE (junto ao CBIE 2020)
- Membro do Comitê de Programa do II Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
- Parecer para a Revista ComIng - Communications and Innovations Gazette
- Parecer para a Revista La Revista de Gestión de la Innovación en Educación Superior REGIES
- 2019 (Total: 8)
- Avaliação Artigos RBIE - Revista Brasileira de Informática na Educação
- Avaliação Artigos RENOTE - Edição 2019/01
- Avaliação Artigos RENOTE - Edição 2019/02
- Comitê de Programa do X COMPUTER ON THE BEACH
- Membro da Comissão Científica do 3o SIGATEC - SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE GAMES, GAMIFICATION E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
- Membro do Comitê de programa do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE (junto ao CBIE 2019)
- Membro do Comitê de programa do Workshop de Informática na Escola - WIE (junto ao CBIE 2019)
- Membro do Comitê de Programa do I Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
- 2018 (Total: 9)
- Avaliação Artigos RBIE - Revista Brasileira de Informática na Educação
- Avaliação Artigos RENOTE - Edição 2018/01
- Avaliação Artigos RENOTE - Edição 2018/02
- Comitê Avaliador do SBGames 2018 - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital
- Comitê Científico do 5o Seminário Nacional de Inclusão Digital - SENID 2018
- Comitê de Programa do IX COMPUTER ON THE BEACH
- Membro do Comitê de programa da III Mostra de Práticas em Informática na Educação - MPIE (junto ao CBIE 2018)
- Membro do Comitê de programa do Workshop de Informática na Escola - WIE (junto ao CBIE 2018)
- Membro do Comitê de programa do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE (junto ao CBIE 2018)
- 2017 (Total: 6)
- Avaliação Artigo RBIE - Revista Brasileira de Informática na Educação
- Avaliação Artigos Renote 2017/02
- Avaliação Artigos Renote 2017/1
- Comitê Científico do SIRC/RS 2017
- Comitê de Programa do VIII COMPUTER ON THE BEACH
- Comitê de Programa do XXV Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação
- 2016 (Total: 3)
- Avaliação Artigos Renote 2016/02
- comitê científico do 4o Seminário Nacional de Inclusão Digital - SENID 2016
- Comitê de Programa do VII COMPUTER ON THE BEACH
- 2015 (Total: 1)
- Comitê de Programa do VI COMPUTER ON THE BEACH
- 2014 (Total: 2)
- Comitê Científico do 3 Seminário Nacional de Inclusão Digital - SENID
- Comitê de Programa do V COMPUTER ON THE BEACH
- 2013 (Total: 2)
- comitê científico do 2o Seminário Nacional de Inclusão Digital - SENID 2016
- Comitê de Programa do IV COMPUTER ON THE BEACH
- 2025 (Total: 4)
- Revisor de periódico 'ComIng - Communications and Innovations Gazette'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
- Revisor de periódico 'REGIES - La Revista de Gestión de la Innovación en Educación Superior'
- Revisor de periódico 'RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO'
- 2024 (Total: 4)
- Revisor de periódico 'ComIng - Communications and Innovations Gazette'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
- Revisor de periódico 'REGIES - La Revista de Gestión de la Innovación en Educación Superior'
- Revisor de periódico 'RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO'
- 2023 (Total: 4)
- Revisor de periódico 'ComIng - Communications and Innovations Gazette'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
- Revisor de periódico 'REGIES - La Revista de Gestión de la Innovación en Educación Superior'
- Revisor de periódico 'RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO'
- 2022 (Total: 4)
- Revisor de periódico 'ComIng - Communications and Innovations Gazette'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
- Revisor de periódico 'REGIES - La Revista de Gestión de la Innovación en Educación Superior'
- Revisor de periódico 'RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO'
- 2021 (Total: 4)
- Revisor de periódico 'ComIng - Communications and Innovations Gazette'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
- Revisor de periódico 'REGIES - La Revista de Gestión de la Innovación en Educación Superior'
- Revisor de periódico 'RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO'
- 2020 (Total: 4)
- Revisor de periódico 'ComIng - Communications and Innovations Gazette'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
- Revisor de periódico 'REGIES - La Revista de Gestión de la Innovación en Educación Superior'
- Revisor de periódico 'RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO'
- 2019 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'ComIng - Communications and Innovations Gazette'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
- Revisor de periódico 'RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO'
- 2018 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'ComIng - Communications and Innovations Gazette'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
- Revisor de periódico 'RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO'
- 2017 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'ComIng - Communications and Innovations Gazette'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
- Revisor de periódico 'RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO'
- 2016 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'ComIng - Communications and Innovations Gazette'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
- Revisor de periódico 'RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO'
- 2015 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'ComIng - Communications and Innovations Gazette'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
- Revisor de periódico 'Revista do CCEI'
- 2014 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
- Revisor de periódico 'Revista do CCEI'
- 2013 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
- Revisor de periódico 'Revista do CCEI'
- 2012 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista do CCEI'
- 2011 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista do CCEI'
- 2010 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista do CCEI'
- 2009 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Hífen (Uruguaiana)'
- Revisor de periódico 'Revista do CCEI'
- 2008 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Hífen (Uruguaiana)'
- Revisor de periódico 'Revista do CCEI'
- 2024 (Total: 3)
- Processo de Desenvolvimento do jogo ?Exploradores do Espaço?
- Processo de Desenvolvimento do jogo ?Imuno Batalha?
- Relatório de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede PPGTER/UFSM - Biênio 2021-2022
- 2021 (Total: 3)
- Planejamento Estratégico do Programa de PósGraduação em Tecnologias Educacionais em Rede PPGTER/UFSM ? Quadriênio 2021-2024
- Processo de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER/UFSM)
- Projeto de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER/UFSM)
- 2019 (Total: 2)
- Análise dos Alunos Ingressantes no PPGTER no período 2015-2019
- Diretrizes para Submissão de Relatórios Técnicos à Editoria Técnica do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede/UFSM.
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2022 (Total: 1)
- MAPAS NA INTERNET: Criação de um WebMapping do Município de Ibirubá-RS e contribuições para o Ensino de Cartografia no Ensino Fundamental
- 2020 (Total: 1)
- Desenvolvimento de Objeto de Aprendizagem para apoio no ensino de Algoritmos em Cursos Técnicos em Informática Integrados (Título Provisório)
- 2019 (Total: 4)
- CAITA: MODELO DE UNIDADE DE ESTUDO PARA O DESENVOLVIMENTO COLABORATIVO DE RPG NO ENSINO DE ARTES
- Google Sala de Aula na Formação Inicial de Professores: Caminhos e Desafios da Educação 4.0
- Jogos e Gamificação como Estratégia ao Ensino e Aprendizagem de Algoritmos por meio do App Inventor
- Rede Social de Aprendizagem Colaborativa para Surdos e Deficientes Auditivos
- 2018 (Total: 4)
- FID DESIGN: MODELO DE UNIDADE DE ESTUDO PARA PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA POR MEIO DE FICÇÃO INTERATIVA DIGITAL
- Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede: Estudo de Caso do Portal de Projetos da UFSM
- JOGOS DIGITAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Utilização de Mineração de Dados para Identificar a evasão nos cursos EAD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
- 2017 (Total: 1)
- DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA WEB PARA MODELAGEM TRIDIMENSIONAL DE ESTRUTURA PROTEICAS UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA
- 2016 (Total: 6)
- AD-RPG: Jogo Sério e Adaptativo para o ensino de Levantamento de Requisitos
- Desenvolvimento de um GameBook para Educação Financeira Infantil
- DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO SÉRIO PARA O ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
- Identificação do perfil de evasão de alunos de graduação por meio da Mineração de dados Educacionais
- Jogo de Simulação da Técnica de Entrevista para o Levantamento de Requisitos de Software
- O uso do software Greenfoot como estratégia de ensino de programação orientada a objetos na educação profissional
- 2015 (Total: 1)
- Produção Textual e Multimodalidade: uma proposta com Realidade Aumentada
- 2014 (Total: 2)
- Diretrizes de Acessibilidade para Criação de Cursos no Moodle para Deficientes Visuais
- Firewall Defense: Um Jogo Sério Colaborativo
- 2008 (Total: 1)
- Monitoria da Disciplina Projeto de Software
- 2002 (Total: 1)
- Aulas de Informática para Militares
- 2001 (Total: 1)
- Desenvolvimento de um Sistema para o Controle Acadêmico da Escola Duque de Caxias - Santa Maria/RS
- 2024 (Total: 5)
- APLICAÇÃO DE GAME LEARNING ANALYTICS EM UM JOGO EDUCACIONAL
- DESENVOLVIMENTO DE UM ESCAPE ROOM EDUCACIONAL COM PERSONALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS
- DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE JOGO 2D ACESSÍVEL A JOGADORES SURDOS
- ESCAPE ROOM DIGITAL: PROMOVENDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO
- ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E RECURSOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE COMPUTAÇÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
- 2023 (Total: 4)
- O USO DE BLOCKCHAIN PARA AUDITORIA DE DADOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLOUD COMPUTING
- SOFTWARE DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA O JOGO
- TIME EXPLORER: PLATAFORMA DIGITAL PARA CRIAÇÃO DE JOGOS DE LINHAS DO TEMPO EDUCACIONAIS
- UNICONECTA: PLATAFORMA WEB GAMIFICADA PARA AUXILIAR NA COLABORAÇÃO ENTRE ESTUDANTES
- 2020 (Total: 1)
- Gamificação como auxílio na alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista
- 2019 (Total: 3)
- Estrátegias de Gamificação para o AVEA Moodle: Uma Revisão Sistemática de Literatura
- Jogos Digitais Acessíveis: diretrizes aplicadas a um protótipo para inclusão de pessoas surdas
- Plataforma web colaborativa para troca de materiais didáticos acessíveis entre deficientes auditivos e surdos
- 2018 (Total: 1)
- Desenvolvimento de um Software de Gestão UPL
- 2017 (Total: 3)
- Estratégias de Gamificacão aplicadas à Técnica de Entrevista para Levantamento de Requisitos de Software
- Logirunner: jogo educacional como ferramenta de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem de algoritmos e lógica de programação
- UFSM-Móvel: Acessando um servidor cache para obtenção de pacotes de arquivos em infraestruturas de bandas estreitas
- 2016 (Total: 1)
- DIMOVUS - Guia de Usabilidade no Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móvei: Diretrizes e Objeto de Aprendizagem
- 2015 (Total: 6)
- DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO PARA O ENSINO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE COM FOCO ESPECÍFICO NO DIAGRAMA DE CLASSES (Provisório)
- Doamor: proposta de Aplicação para Incentivar Doações a ONGs (Provisório)
- JOGO SÉRIO EM MUNDO VIRTUAL 3D PARA APOIAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (Provisório)
- MOTIVANDOSCHOOL: MOTIVANDO ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DE ELEMENTOS DE GAMIFICAÇÃO
- Proposta de um Chat Educacional utilizando elementos de Folksonomia baseado no Modelo 3C de Colaboração (Provisório)
- Proposta de um Quiz Game para apoiar o processo de ensino e aprendizagem de áreas do curso de Sistemas de Informação (Provisório)
- 2014 (Total: 2)
- AVATARES INTELIGENTES COMO APOIO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE TESTES DE SOFTWARE
- Desenvolvimento de Interface Web Multiusuário para Sistema de Geração Automática de Quadros de Horários Escolares
- 2013 (Total: 1)
- MUSEU VIRTUAL DA HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO: UMA ABORDAGEM DE APOIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
- 2009 (Total: 4)
- Desenvolvimento de um Gerenciador Eletrônico de Documentos para apoio a Processos Jurídicos
- Desenvolvimento de um Jogo para Simulação de Elicitação de Requisitos
- Desenvovlimento de Objeto de Aprendizagem para Matemática utilizando Agentes Pedagógicos Animados
- Especificação dos Agentes para o Jogo Elicit@Ção ? Jogo se Empresa baseado em Instituições Eletrônicas para Ensino de Elicitação de Requisitos
- 2008 (Total: 1)
- O Estado-da-Arte da Enegenharia de Web
- 2007 (Total: 4)
- Modelagem de um Jogo de Empresa para a Elicitação de Requisitos de Software utilizando a abrodagem da Engenharia de Software Orientada a Agentes
- MODELAGEM DE UM JOGO DE EMPRESA PARA O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO SOB A PERSPECTIVA DA ENGENHARIA DE SOFTWARE ORIENTADA A AGENTES
- MODELO DE SIGAD PARA O ARQUIVO DA PROVÍNCIA NOSSA SENHORA CONQUISTADORA UTILIZANDO A NORMA ISAD(G)
- O Desenvolvimento do Raciocínio Lógico através de Objetos de Aprendizagem
- 2006 (Total: 3)
- Desenvolvimento de um Gerenciador para um Repositório de Objetos de Aprendizagem
- Desenvolvimento de um Software de Otimização para o Planejamento de Expansão de um Sistema de Distribuição Elétrica
- DESENVOLVIMENTO DO DATAMINING PARA O CRITÉRIO DE ABERTURA DE CLIENTE.
- 2005 (Total: 2)
- Desenvolvimento de um Sistema Multimídia para a Aprendizagem de Lógica
- Enegenharia de Software para o Desenvolvimento de uma Sala de Bate Papo Educacional
- 2004 (Total: 5)
- Desenvolvimento de um Editor Cooperativo
- Desenvolvimento de um Sistema de Workflow para o controle dos processos da Unimed Santa Maria
- Desenvolvimento de um Software Nutricional
- Implementação de uma Biblioteca Digital com a utilização de Metadados
- Um Estudo sobre Manutenção de Software
- 2003 (Total: 2)
- Desenvolvimento de um Software Educacional para portadores de Síndrome de Down utilizando Tutores Inteligentes
- Desenvolvimento de uma Agenda de Grupo como apoio a um Ambiente de Reuniões
- 2002 (Total: 4)
- Escola TRI-Legal: Um Ambiente de Ensino-Aprendizagem utilizando Realidade Virtual e Jogos Educacionais
- FONOWARE: Software para Auxílio na Avaliação e Terapia dentro da Fonoaudiologia
- Gibique - Software para Criação de Histórias em Quadrinhos
- Sistema de Workflow para Controle e Processos Hospitalares
- 2001 (Total: 7)
- Desenvolvimento da Interface para o Jogo de Empresa SimControl
- Desenvolvimento de um Mural Eletrônico
- Gibiquê - Sistema para Criação de Histórias em Quadrinhos
- Modelagem de Workflow em um Estudo de Caso apliacado ao Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo
- Sistema para Controle da Produção de uma Fábrica de Facas
- SOFTLAB - Sistema para Gerenciamento de Laboratório de Análises Clínicas
- Temporalidade em Sistemas de Informação
- 2000 (Total: 3)
- Sistema de Informação para o Processo Criatório de Lotes de Frangos de Corte
- TempTool - Uma Ferramenta de Apoio ao Desenvolvimento e Manutenção de Bases de Dados Temporais
- Um Modelo de Dados para Sistemas de Informações Geográficas