Giliane Bernardi

Produção Bibliográfica

    2023 (Total: 4)
  • doi ISSN Alfabetização no ensino remoto: conectando famílias e escola (REVISTA EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS E INTERCULTURAIS)
  • ISSN Challenge of classes: jogo não-digital para o ensino de engenharia de software (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
  • ISSN Diretrizes de acessibilidade para surdos como apoio ao desenvolvimento e avaliação de jogos digitais (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
  • ISSN SOFTWARE CITY - JOGO EDUCACIONAL EM MUNDO VIRTUAL 3D PARA APOIAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ReTER - Revista Tecnologias Educacionais em Rede)
    2022 (Total: 1)
  • doi ISSN Framework para gamificação de Ambiente Virtual de Aprendizagem Corporativo utilizando técnicas de minimização do Gaming The System (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
    2021 (Total: 7)
  • doi ISSN Análise de Interações do Ambiente Virtual de Aprendizagem para Predição de Evasão em Cursos no Ensino a Distância (EAD EM FOCO)
  • ISSN Floresta Book ? Jogo de tabuleiro para a introdução do pensamento computacional nas séries iniciais do ensino fundamental (Temática - Revista eletrônica de publicação mensal)
  • ISSN Mentoreamento universitário suportado por tecnologias educacionais: estudo de caso em uma faculdade de direito (REVISTA DE ESTUDOS DE GESTÃO, INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA)
  • doi ISSN Método GADIUS: planejando e desenvolvendo gamificação adaptativa de forma dinâmica (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN Mundos virtuais como apoio ao ensino e aprendizagem de engenharia de software: Simulando a técnica de entrevista (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
  • ISSN Promovendo o ensino e a aprendizagem de produção textual por meio de ficção interativa digital: Alt Story - uma proposta de modelo de unidade de estudo (Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia)
  • doi ISSN Videotutoriais como apoio à Gestão do Conhecimento em Instituições de Ensino Superior: Proposta de um Modelo de Desenvolvimento e Estudo de Caso (NAVUS Revista de Gestão e Tecnologia)
    2020 (Total: 3)
  • ISSN As contribuições dos recursos educacionais abertos para a promoção da competência em informação no campo da saúde (Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online))
  • ISSN Mapeando o uso de Jogos para o Ensino de Arte-Educação: uma Revisão Sistemática de Literatura e Pesquisa Netnográfica (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN Rede Social de Aprendizagem Colaborativa para Surdos e Deficientes Auditivos (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
    2019 (Total: 5)
  • ISSN Agentes Conversacionais: Desenvolvimento de uma Aplicação no Museu Virtual para o Ensino de Computação (Brazilian Journal of Development)
  • doi ISSN iPermanency: uma ferramenta para gestão da evasão na EaD baseada em Mineração de Dados Educacionais (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN O Ensino de Programação Mediado por Tecnologias Educacionais: uma Revisão Sistemática de Literatura (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN Super Mario Logic: um Jogo Sério para Auxiliar no Processo de Ensino e Aprendizagem de Lógica de Programação (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN WhatsApp no Contexto Educacional: uma Revisão Sistemática de Literatura (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
    2018 (Total: 4)
  • ISSN Apoiando o Ensino de Orientação a Objetos por meio do Desenvolvimento de Jogos (REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
  • ISSN Logirunner: um Jogo de Tabuleiro como Ferramenta para o Auxílio do Ensino e Aprendizagem de Algoritmos e Lógica de Programação (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN Molecular Modeling with Augmented Reality (MMAR) (INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH)
  • ISSN SISTEMA WEB PARA MODELAGEM MOLECULAR TRIDIMENSIONAL UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA COMO RECURSO INOVADOR DE ENSINO E DE DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO BIOTECNOLÓGICA EM REDE (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
    2017 (Total: 3)
  • doi ISSN Exploring Student’s Motivational Aspects by Developing and Applying a Ubiquitous Digital Serious Game Approach (CREATIVE EDUCATION)
  • ISSN Jogos para Ensino de Levantamento de Requisitos de Software: uma Revisão Sistemática de Literatura (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
  • ISSN Motivando School: uma Ferramenta de Gamificação para Estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
    2016 (Total: 3)
  • ISSN Diretrizes de Acessibilidade para Deficientes Visuais no Moodle: Guia para Professores (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
  • ISSN Metodologias de Planejamento e Organização para Ambientes Virtuais de Aprendizagem Ubíquos (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
  • ISSN Produção textual e multimodalidade: Uma abordagem com realidade aumentada (REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
    2015 (Total: 6)
  • ISSN Desenvolvimento de uma Rede de Conhecimentos sobre Gênero Textual através da Rede Laifi (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
  • ISSN Equações do segundo grau e seus gráficos:uma proposta com uso do Winplot (Revista Tecnologias na Educação)
  • ISSN Interlocução pedagógica entre facebook e contexto escolar: limites e possibilidades da rede social enquanto ferramenta pedagógica (Educação & Tecnologia)
  • ISSN Jogo digital ?Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa?: avaliação por meio do método GameFlow (Revista Tecnologias na Educação)
  • ISSN Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Jogos Educacionais: Um Estudo de Caso de um Jogo de Língua Inglesa (RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
  • ISSN REALIDADE AUMENTADA NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO DE UM JOGO DE LÍNGUA INGLESA (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
    2014 (Total: 1)
  • ISSN Uma Ontologia de Representação de Materiais de Apoio e Adaptações Baseadas em Informações de Contexto (REVISTA ELETRÔNICA ARGENTINA-BRASIL DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO)
    2012 (Total: 3)
  • ISSN ANÁLISE COMPARATIVA TEÓRICO-PRÁTICA ENTRE SOFTWARES DE DETECÇÃO DE PLÁGIO (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
  • ISSN Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? A visão dos professores (Horizontes de Linguística Aplicada)
  • ISSN Mundos Virtuais: Possibilidades na Educação Superior (Revista do CCEI)
    2011 (Total: 2)
  • ISSN O Videogame como Atividade Motivadora na Aula de Educação Física (Biomotriz (UNICRUZ))
  • ISSN Panorama do Ensino de Engenharia de Software em Cursos de Graduação Focado em Teste de Software: Uma Proposta de Aprendizagem Baseada em Jogos (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
    2010 (Total: 1)
  • ISSN Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem e Objetos Educacionais: o diálogo mediado por tecnologias na educação superior (Inter-ação (UFG. Impresso))
    2009 (Total: 1)
  • ISSN Cal: um agente pedagógico animado inserido em um objeto de aprendizagem de matemática (Revista do CCEI)
    2008 (Total: 1)
  • ISSN Capacitação de Gestores de Universidades através da Utilização de Jogos de Empresas Baseados em Instituições Eletrônicas (Revista do CCEI)
    2007 (Total: 2)
  • ISSN O Desenvolvimento do Raciocínio Lógico através de Objetos de Aprendizagem (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
  • ISSN O Ensino de Empreendedorismo através de Jogos de Empresa: a modelagem do jogo Cinema (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
    2005 (Total: 3)
  • ISSN Cartae Group ? Editor Cooperativo de Textos Baseado na WEB (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
  • ISSN Escola TRI-Legal - Um Ambiente Virtual como Ferramenta de Apoio ao Ensino Fundamental através de Jogos Educacionais (Colabor@ (Curitiba))
  • ISSN Unireuniões - ambiente de apoio a realização de reuniões presenciais e a distância: o módulo agenda de grupo (Revista do CCEI)
    2004 (Total: 1)
  • ISSN Fonoware: Software para auxílio na avaliação e terapia dentro da fonoaudiologia (Revista do CCEI)
    2003 (Total: 1)
  • ISSN FONOWARE: Software para Auxílio na Avaliação e Terapia dentro da Fonoaudiologia (Hífen (Uruguaiana))
    2002 (Total: 4)
  • ISSN Desenvolvimento de um Sistema de Workflow para o Controle dos Processos de Internação Hospitalar (Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas)
  • ISSN Mural de Recados - Ambiente de Apoio a Comunicação e Cooperação (Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas)
  • ISSN SIMControl: jogo de empresa para o controle operacional de processos de manufatura (Revista do CCEI)
  • ISSN Um Ambiente Virtual Educacional (Hífen (Uruguaiana))
    2001 (Total: 2)
  • ISSN Análise Comparativa de Modelos Temporais (Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas)
  • ISSN Estudo sobre Técnicas de Workflow (Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas)
    2017 (Total: 1)
  • ISSN Motivando School: uma Ferramenta de Gamificação para Estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO)
    2023 (Total: 2)
  • Design Instrucional na produção de videotutoriais: gestão do Portal de Projetos da UFSM (Tecnologias Educacionais em Rede: produtos e práticas inovadoras. v.3)
  • Ensino de programação orientada a objetos por meio do desenvolvimento de protótipos de jogos digitais (Tecnologias Educacionais em Rede: produtos e práticas inovadoras. v.3)
    2021 (Total: 1)
  • Sala de aula invertida: uso do Google Classroom em uma disciplina de artes (Metodologias ativas na educação especial/inclusiva)
    2020 (Total: 1)
  • doi UM MODELO CONCEITUAL PARA ADAPTAÇÃO CONTÍNUA DE ELEMENTOS DE GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS (Ambientes Informatizados e a Informática na Educação)
    2019 (Total: 2)
  • Desenvolvimento de um Gamebook para apoiar o ensino e aprendizagem de educação financeira infantil (Tecnologias educacionais em rede : produtos e práticas inovadoras - Volume 2)
  • MMAR: Sistema Web para modelagem molecular tridimensional utilizando realidade aumentada (Tecnologias educacionais em rede : produtos e práticas inovadoras - Volume 2)
    2018 (Total: 1)
  • APRENDIZAGEM SIMULADA NA NUVEM (Informática Aplicada à Educação)
    2017 (Total: 1)
  • A UTILIZAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA PROMOVER A EMANCIPAÇÃO DO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO (TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE PRODUTOS E PRÁTICAS INOVADORAS)
    2011 (Total: 1)
  • Pesquisa, Desenvolvimento e Capacitação: Recursos Educacionais, Tecnologias Educacionais e Atividades a Distância
    2020 (Total: 1)
  • II Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede - II SeDiTER
    2019 (Total: 1)
  • I Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede - I SeDiTER
    2023 (Total: 1)
  • Tecnologias Educacionais em Rede: produtos e práticas inovadoras. v.3
    2019 (Total: 1)
  • Tecnologias educacionais em rede : produtos e práticas inovadoras - Volume 2
    2019 (Total: 1)
  • Prefácio dos Anais do I Seminário de Dissertações do PPGTER - SeDiTER (Anais do I Seminário de Dissertações do PPGTER - SeDiTER)
    2020 (Total: 2)
  • doi AD-RPG: Elicitando requisitos na idade média utilizando um jogo educacional (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)
  • Rede Social de Aprendizagem Colaborativa para Surdos e Deficientes Auditivos: uma Avaliação Heurística de Usabilidade e Acessibilidade (SEMINÁRIO NACIONAL DE INCLUSÃO DIGITAL - SENID)
    2019 (Total: 3)
  • doi Adaptive gamification strategies for education: a systematic literature review (XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education))
  • doi Modelo conceitual para adaptação contínua de elementos de gamificação em ambientes educacionais (VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação)
  • doi Um modelo conceitual para adaptação contínua de elementos de gamificação em ambientes educacionais (XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education))
    2018 (Total: 3)
  • doi Smart Classroom utilizando dispositivos IoT: uma revisão sistemática da literatura (XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education))
  • doi Tecnologias no Ensino e Aprendizagem de Deficientes Auditivos: Uma Revisão Sistemática de Literatura (XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education))
  • Uso da Realidade Aumentada como Instrumento no Processo de Ensino e Aprendizagem de Modelos Moleculares Tridimensionais. In: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ))
    2017 (Total: 2)
  • Abordagens Tecnológicas para Mineração de Dados Sobre Evasão em Cursos a Distância: Uma Revisão Sistemática de Literatura (XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD))
  • doi Ensino de testes de software por meio de digital Storytelling e Chatterbots (XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education))
    2016 (Total: 1)
  • doi Aprendizagem simulada na nuvem (XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)
    2014 (Total: 3)
  • Analisando o uso de Jogos Sérios em Mundos Virtuais Colaborativos: o estudo de caso do JETS - Jogo da Equipe de Teste de Software (Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos)
  • Interação com artefatos e personagens artificiais em mundos virtuais (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)
  • Museu Virtual da História da Computação: uma abordagem de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de introdução à computação (WEI - XXII Workshop sobre Educação em Computação -)
    2013 (Total: 2)
  • A História da Computação através de um Museu Virtual Interativo utilizando Mundos Virtuais 3D (Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE)
  • Aprendizagem Colaborativa em Mundos Virtuais 3D: analisando a colaboração sob a perspectiva do Modelo 3C de Colaboração (Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos)
    2011 (Total: 1)
  • eMail no Moodle: Diálogo- Problematizador para Educar para a Liberdade (Moodlemoot Brasil 2011)
    2010 (Total: 2)
  • Desenvolvimento de um Jogo de Empresa baseado em Agentes de Software e Instituições Eletrônicas para Simulação de Elicitação de Requisitos de Software (XVIII Workshop sobre Educação em Computação)
  • Fluência Tecnológica em Educação a Distância: meta formativa dos cursos de capacitação de professores pesuissadores e tutores na UAB/UFSM (1o Congresso Internacional de Educação a Distância da UFPel)
    2009 (Total: 6)
  • Aprendizagem Organizacional através de Simulação baseada em Instituições Eletrônicas e Agentes de Software (V Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação)
  • Cal: um agente pedagógico animado para apoio em um objeto de aprendizagem para o ensino de matemática (XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)
  • Desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem Apoiado por um Agente Pedagógico Animado capaz de Intaragir Afetivamente com o Aluno (Taller Internacional de Software Educativo - TISE 2009)
  • Design de Interface para o Objeto de Aprendizagem "A Regra de Três no Dia-a-Dia" (Simpósio de Informática da região Centro do RS - SIRC RS 2009)
  • Modelagem das Emoções nos Agentes do Jogo elicit@ção (Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão - SEPE 2009)
  • Um Estudo sobre o Modelo OCC para Inferência de Emoções por meio de Agentes Pedagógicos (Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão - SEPE 2009)
    2008 (Total: 8)
  • A Análise Contextual de Tarefas no Desenvolvimento de Fluxo de Informações (IV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação)
  • Capacitação de Coordenadores de Cursos de Instituições de Educação Superior através de Jogos de Empresa: o treinamento do fluxo de processos administrativos (II Forum Gaucho de Coordenadores de Cursos de Informatica do RS - FGCoordI)
  • Capacitação de Gestores de Instituições de Ensino Superior através da Simulação de Processos Administrativos utilizando a Abordagem de Instituições Eletrônicas (II Workshop-Escola de Sistemas de Agentes para Ambientes Colaborativos)
  • Desenvolvimento de Sistemas Baseados na Web através do Modelo Órbita (VII Seminário de Informática ? Seminfo 2008)
  • Jogo de Empresa baseado em Agentes de Software e Instituições Eletrônicas para Aprendizagem Organizacional de Gestores de Instituições de Educação Superior (Jornadas Chilenas de Computación 2008 - Workshop en Agentes y Sistemas Colaborativos)
  • Jogos de Empresa e Aprendizagem Organizacional: um Estudo de Caso de Simulação de Processos Organizacionais de uma Instituição de Educação Superior (V Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia ? SEGeT 2008)
  • O Ensino de Empreendedorismo Através de Jogos de Empresa e Agentes de Software (IX Congresso Iberoamericano de Informática Educativa)
  • Objetos de Aprendizagem como apoio ao Desenvolvimento do Raciocínio Lógico (IX Congresso Iberoamericano de Informática Educativa)
    2007 (Total: 3)
  • Modelagem Conceitual Baseada em Agentes para um Jogo de Empresa de Apoio ao Ensino de Empreendedorismo (VI SEMINFO - Seminário de Informática 2007)
  • Objeto de aprendizagem para o ensino de heurísticas e meta-heurísticas em cursos superiores de pesquisa operacional (XX ENDIO - XVIII EPIO)
  • Proposta de um Jogo de Empresa Baseado em Instituições Eletrônicas para o Ensino de Elicitação de Requisitos (I WEI TCHE - Workshop sobre Educação em Informática)
    2004 (Total: 1)
  • O Papel do Docente como Moderador em Salas de Bate-Papo Educacionais (6º SIIE - Simpósio Internacional de Informática Educativa)
    2002 (Total: 2)
  • Implementação de Aspectos Temporais em Bancos de Dados Convencionais (I Simpósio de Informática da Região Centro do RS - SIRC/RS'2002)
  • Modelagem e Desenvolvimento de um Banco de Dados Temporal utilizando o Modelo TempER (III Simpósio de Informática do Planalto Médio - SIPM'2002)
    1998 (Total: 1)
  • Especificação dos Requisitos e Proposta de um Modelo de Referência de um Sistema de Informação para a produção One-of-a-Kind (III Semana Acadêmica do CPGCC)
    2009 (Total: 4)
  • Desenvolvimento de Objeto de Aprendizagem de Matemática Interativo Baseado em Simulações (24 Jornada Acadêmica Integrada - JAI 2009)
  • Desenvolvimento de um Jogo de Empresa Orientado a Agentes de Software e Instituições Eletrônicas para simular a Elicitação de Requisitos de Software (Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão - SEPE 2009)
  • Instituições Eletrônicas no Desenvolvimento de um Jogo de Empresa para Simular o Processo de Elicitação de Requisitos de Software e auxiliar na Construção do Conhecimento dos Acadêmicos da Área de Engenharia de Software (24 Jornada Acadêmica Integrada - JAI 2009)
  • Modelagem Orientada a Agentes para um Jogo de Desafio (Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão - SEPE 2009)
    2008 (Total: 10)
  • A inserção de afetividade nos agentes do jogo Elicit@ção (XII Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão)
  • A Inserção de Afetividade nos Agentes de Software do Jogo Elicit@ção através da Utilização do Modelo de Emoções OCC (VII Seminário de Informática ? Seminfo 2008)
  • Computação Afetiva: inferindo emoções através de agentes pedagógicos animados (XII Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão)
  • Especificação dos Agentes para o Jogo de Elicit@ção ?Jogo de Empresa Baseado em Instituições Eletrônicas para oEnsino de Elicitação de Requisitos (II Mostra de Projetos de Pesquisa e Extensao dos Cursos de Ciencia da Computacao e Sistemas de Informacao da Unifra)
  • Implementação de um Controle de Estoque de Medicamentos Informatizados nas UBS e PSF da Cidade de Santa MAria e Treinamento de Pessoal (XII Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão)
  • Levantamento de Requisitos para a Informatização da Farmácia do SUS (XII Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão)
  • Modelagem de um sistema baseado em instituições eletrônicas para simulação de elicitação de requisitos (XII Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão)
  • Perspectiva da utilização de agentes pedagógicos animados em objetos de aprendizagem (23ª Jornada Acadêmica Integrada, 2008)
  • Perspectivas da Computação Afetiva: Inserindo Emoções em Agentes de Software (23ª Jornada Acadêmica Integrada, 2008)
  • Simulação de Elicitação de Requisitos através de Agentes de Software e Instituições Eletrônicas (VII Seminário de Informática ? Seminfo 2008)
    2007 (Total: 8)
  • A Prática do Empreendedorismo Através de Jogos de Empresa Baseados em Agentes de Software (XI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Estudo e Análise de Metodologias de Modelagem de Agentes e de Sistemas Multiagentes (1º Mostra de Projetos de Pesquisa e Extensão dos Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Unifra)
  • Estudo e Análise de Metodologias para Modelagem de Agentes e de Sistemas Multiagentes (XI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Jogos de Empresa Baseados em Agentes de Software como Apoio ao Ensino de Empreendedorismo (I Mostra Acadêmica da FAMES)
  • JOGOS DE EMPRESA BASEADOS EM AGENTES DE SOFTWARE COMO APOIO AO ENSINO DE EMPRENDEDORISMO (22º Jornada Acadêmica Integrada)
  • Monitoramento de Riscos usando Agentes (1º Mostra de Projetos de Pesquisa e Extensão dos Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Unifra)
  • Objetos de Aprendizagem como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Lógica (22ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Um Estudo sobre Metodologias para Modelagem de Sistemas Orientados a Agentes (I Mostra Acadêmica da FAMES)
    2005 (Total: 2)
  • Desenvolvimento de um Sistema Multimídia para Apresentação da APAE de Santa MAria - RS (IX Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE 2005)
  • Plano de Manutenção de Hardware e software para a APAE de Santa Maria - RS (IX Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE 2005)
    2004 (Total: 1)
  • Análise e implantação de um sistema de Workflow na UNIMED Santa Maria (I Simpósio de Sistemas de Informação e Gestão Empresarial)
    2003 (Total: 5)
  • Desenvolvimento de um sistema de agendamento de reuniões à distância (II Mostra de Iniciação Científica e II Jornada de Pós-Garduação, Pesquisa e Extensão)
  • Proposta de Desenvolvimento de um Sistema de Workflow na Unimed Santa Maria (VII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Sistema de marcação de reuniões via Web (VII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Um Estudo sobre Componentes de Software na Educação (VII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Um Estudo sobre Engenharia de Software Educacional (VII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
    2002 (Total: 3)
  • Aula de Informática para Militares (VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, II Featec)
  • SECE 2002 (VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, II Featec)
  • Uma Escola Virtual Educacional (VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, II Featec)
    2001 (Total: 6)
  • Desenvolvimento de um Jogo de Empresa para o Controle da Produção (XII Seminário Regional de Informática)
  • Desenvolvimento de um Software Educacional para a Criação de Histórias em Quadrinhos (V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, I Featec)
  • Desenvolvimento de um Software para Criação de Histórias em Quadrinhos (XII Seminário Regional de Informática)
  • Modelagem de Sistemas de Workflow (V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, I Featec)
  • Modelagem de Workflow em um Estudo de Caso Aplicado ao Hospital de Caridade DR. Astrogildo de Azevedo (V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, I Featec)
  • Software de Controle de um Laboratório de Análises Clínicas - Softlab (V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, I Featec)
    2000 (Total: 1)
  • Sistema de Informação para o Processo Criatório de Lotes de Frangos de Corte (IV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
    2020 (Total: 2)
  • Desenvolvimento de uma Unidade Instrucional para apoiar o Ensino e Aprendizagem de Lógica de Programação por meio do App Inventor 2 (Seminário de Dissertações do PPGTER - SeDiTER)
  • Rede Social de Aprendizagem Colaborativa para Surdos e Deficientes Auditivos (Seminário de Dissertações do PPGTER - SeDiTER)
    2019 (Total: 5)
  • Pensamento Computacional: Uma Abordagem de ensino por Meio de Atividades Desplugadas no 1º ano das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (I Seminário de Dissertações do PPGTER - SeDiTER)
  • Repositório Institucional Digital (RID) de Recursos Educacionais aplicados junto à Comunidade Acadêmica do Instituto Federal Farroupilha (I Seminário de Dissertações do PPGTER)
  • Um Modelo de Processo para Produção Textual Colaborativa por Meio de Ficção Interativa Digital (I Seminário de Dissertações do PPGTER)
  • Uma Proposta de Gestão em Arte-Educação por meio de Desenvolvimento de Jogos de RPG (I Seminário de Dissertações do PPGTER)
  • Utilização da Mineração de Dados para Compor Indicadores da Tendência da Evasão nos Cursos EAD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Farroupilha (I Seminário de Dissertações do PPGTER - SeDiTER)
    2014 (Total: 3)
  • Jogos sérios em mundos virtuais 3D: o jogo de caça ao tesouro no museu virtual 3D da computação (Simpósio Internacional de Games, Mundos Virtuais e Tecnologiasna Educação - SIGATEC)
  • Mundos Virtuais 3D: Uma visita a História da Computação (Simpósio Internacional de Games, Mundos Virtuais e Tecnologiasna Educação - SIGATEC)
  • Utilizando Mundos Virtuais para o ensino de computação com auxilio de agentes inteligentes (Simpósio Internacional de Games, Mundos Virtuais e Tecnologiasna Educação - SIGATEC)
    2013 (Total: 1)
  • História da Computação através de um Museu Virtual 3D: monitorando as interações dos estudantes através do plug-in Sloodle Tracker (Conferência Internacional sobre Informática na Educação - TISE)
    2011 (Total: 2)
  • Abordagem de Apoio ao Ensino e Aprendizagem de Teste de Software Baseada em Jogos Sérios e Mundos Virtuais (XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)
  • O Moodle como Mediador Tecnológico no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para Educação Profissional (17º Workshop de Informática na Escola)
    2009 (Total: 3)
  • Desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem de Matemática para o Ensino da Regra de Três (X Salão de Iniciação Científica da PUCRS)
  • Modelagem das Emoções dos Agentes do Jogo Elicit@ção (X Salão de Iniciação Científica da PUCRS)
  • Modelagem de Emoções nos Agentes do Jogo Elicit@ção (XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)
    2008 (Total: 5)
  • Arquitetura para Monitoramento de Riscos usando Agentes de Software (II Workshop-Escola de Sistemas de Agentes para Ambientes Colaborativos)
  • Elicit@ção: Ferramenta de Apoio ao Ensino de Elicitação de Requisitos de Software baseada em Instituições Eletrônicas (II Workshop-Escola de Sistemas de Agentes para Ambientes Colaborativos)
  • Especificação de um Jogo de Empresa para a Prática do Empreendedorismo sob a perspectiva da Engenharia de Software Orientada a Agentes (II Workshop-Escola de Sistemas de Agentes para Ambientes Colaborativos)
  • Perspectivas do Uso de Agentes e Instituições Eletrônicas no Desenvolvimento de Jogos de Empresa (XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação ? SBIE)
  • Promovendo a Aprendizagem Organizacional em Instituições de Educação Superior através de Jogos de Empresa baseados em Agentes de Software (XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação ? SBIE)
    2002 (Total: 1)
  • Proposta de um Ambiente de Ensino-Aprendizagem Utilizando Jogos e Realidade Virtual (XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)

Produção Técnica

    2023 (Total: 2)
  • Produto Educacional (Orientadora) - Aprendendo Lógica de Programação e Algoritmos por meio do App Inventor (site dos recursos da UE)
  • Produto Educacional (Orientadora) - Unidade de Estudo para apoiar o ensino e aprendizagem de algoritmos e lógica de programação no Ensino Médio, por meio do App Inventor
    2020 (Total: 1)
  • Produto Educacional (Coorientadora): Planos de Aula: Cultura Digital, Mundo Digital e Pensamento Computacional por uma Abordagem Desplugada para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental
    2018 (Total: 1)
  • Produto Educacional (Orientadora): Aprendendo Orientação a Objetos com Greenfoot: Unidades de Estudo
    2017 (Total: 1)
  • Produto Educacional (Orientadora): Logirunner - Card Game Educacional como ferramenta de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem de algoritmos e lógica de programação
    2015 (Total: 1)
  • Produto Educacional (Orientadora): Livro Interativo com Realidade Aumentada 'Classificados Poéticos'
    2023 (Total: 1)
  • Anais do V Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede ? V SeDiTER
    2020 (Total: 1)
  • II Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede - II SeDiTER
    2016 (Total: 5)
  • Mediadora na "Roda de Conversa Temática: Integração de Games, Mundos Virtuais e Tecnologias na Sala de Aula" no II SIGATEC"
  • Mediadora no Challenge "Desenvolvimento /Produção de Jogos", no II SIGATEC
  • Membro do Comitê de Programa do Computer on the Beach 2016
  • Membro do Comitê de Programa do SBIE 2016 - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação
  • Membro do Comitê de Programa do SENID 2016 - Seminário Nacional de Inclusão Digital
    2015 (Total: 3)
  • Membro do Comitê de Programa do Computer on the Beach 2015
  • Membro do Comitê de Programa do SBIE 2015 - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação
  • Membro do Comitê de Programa do SIRC/RS 2015 - Simpósio de Informática da Região Centro do RS
    2014 (Total: 4)
  • Membro do Comitê de Programa do Computer on the Beach 2014
  • Membro do Comitê de Programa do SBIE 2013 - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação
  • Membro do Comitê de Programa do SBIE 2014 - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação
  • Membro do Comitê de Programa do WIE 2014 - Workshop de Informática na Escola
    2013 (Total: 3)
  • Membro do Comitê Científico do IV Simpósio de Tecnologia da Informação do Noroeste do RS
  • Membro do Comitê de Programa do Computer on the Beach 2013
  • Membro do Comitê de Programa do SIRC/RS 2013 - Simpósio de Informática da Região Centro do RS
    2023 (Total: 1)
  • Comissão Organizadora do V Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede - V SeDiTER
    2022 (Total: 1)
  • Comissão Organizadora do IV Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede - IV SeDiTER
    2021 (Total: 1)
  • Comissão Organizadora do III Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede - III SeDiTER
    2020 (Total: 1)
  • Comissão Organizadora do II Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede - II SeDiTER
    2019 (Total: 1)
  • Comissão Organizadora do I Seminário de Dissertações do PPGTER - SeDiTER
    2014 (Total: 1)
  • Membro do Comitê de Programa do SIGATEC 2014 - Simpósio Internacional sobre Games, Mundos Virtuais e Tecnologias na Educação
    2008 (Total: 1)
  • VII Simpósio de Informática da Região Centro do RS - SIRC/RS
    2007 (Total: 1)
  • VI Simpósio de Informática da Região Centro do RS - SIRC/RS
    2006 (Total: 1)
  • V Simpósio de Informática da Região Centro do RS - SIRC/RS
    2005 (Total: 1)
  • IV Simpósio de Informática da Região Centro do RS - SIRC/RS
    2004 (Total: 1)
  • III Simpósio de Informática da Região Centro do RS - SIRC/RS 2004
    2003 (Total: 1)
  • II Simpósio de Informática da Região Centro do RS
    2002 (Total: 1)
  • I Simpósio de Informática da Região Centro do RS
    2000 (Total: 1)
  • I Jornada Institucional do Curso de Sistemas de Informação
    2010 (Total: 1)
  • Curso de Capacitação de Docentes do Sistema Universidade Aberta do Brasil
    2019 (Total: 1)
  • Método SCALE (Suporte Credibilidade Acurácia Legitimidade Estrutura) para a Avaliação de Artefatos Técnicos
    2023 (Total: 2)
  • As produções técnicas e tecnológicas na avaliação da CAPES e Boas práticas para indução da produção
  • Plataforma Lattes e Produções Técnicas
    2001 (Total: 1)
  • Proposta de um Sistema para Criação de Histórias em Quadrinhos
    2020 (Total: 1)
  • Produto Educacional (Coorientadora) FlorestaBook: Jogo de Tabuleiro para uma Abordagem Desplugada de Pensamento Computacional para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental
    2019 (Total: 1)
  • Uso, Desenvolvimento e Avaliação de Jogos, Mundos Virtuais e Aplicativos Móveis na/para a Educação
    2018 (Total: 1)
  • Produto Educacional (Orientadora): iPermanency: uma ferramenta para gestão da evasão na EaD baseada em Mineração de Dados Educacionais
    2017 (Total: 2)
  • Produto Educacional (Coorientadora): Firewall Defense - Jogo Sério Colaborativo para apoiar o ensino e aprendizagem de Redes de Computadores
  • Produto Educacional (Orientadora): MMAR - Molecular Modeling with Augmented Reality
    2016 (Total: 3)
  • Jogo Sério Ubíquo Integrado a Mundo Virtual OpenSim para o Ensino de Redes de Computadores (JASPION)
  • Produto Educacional (Orientadora): Henrique e o Robô Dim - Gamebook para apoiar o ensino e aprendizagem de Educação Financeira na Educação Básica
  • Produto Educacional (Orientadora): Super Mario Logic - Jogo Sério para apoiar o ensino e aprendizagem de Lógica Computacional
    1996 (Total: 1)
  • SisMan - Sistema de Manutenção Industrial
    2023 (Total: 7)
  • Avaliação Artigos RENOTE - Edição 2023/01
  • Avaliação Artigos RENOTE - Edição 2023/02
  • Membro do Comitê de Programa do SBIE 2023
  • Membro do Comitê de Programa SBGAMES 2023
  • Parecer para a Revista ComIng - Communications and Innovations Gazette
  • Parecer para a Revista Educação
  • Parecer para a Revista ReTER - Revista Tecnologias Educacionais em Rede
    2022 (Total: 2)
  • Membro do Comitê de Programa do 30º Workshop sobre Educação em Computação
  • Membro do Comitê de Programa do SBIE 2022
    2021 (Total: 4)
  • Avaliação Artigos RBIE - Revista Brasileira de Informática na Educação
  • Membro do Comitê de Programa do SBIE 2021
  • Membro do Comitê de Programa do VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CULTURA DIGITAL
  • Parecer para a Revista ComIng - Communications and Innovations Gazette
    2020 (Total: 9)
  • Avaliação Artigos RBIE - Revista Brasileira de Informática na Educação
  • Avaliação Artigos RENOTE - Edição 2020/01
  • Avaliação Artigos RENOTE - Edição 2020/02
  • Comitê Científico do 6o Seminário Nacional de Inclusão Digital - SENID 2020
  • Membro do Comitê de programa do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE (junto ao CBIE 2020)
  • Membro do Comitê de programa do Workshop de Informática na Escola - WIE (junto ao CBIE 2020)
  • Membro do Comitê de Programa do II Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
  • Parecer para a Revista ComIng - Communications and Innovations Gazette
  • Parecer para a Revista La Revista de Gestión de la Innovación en Educación Superior REGIES
    2019 (Total: 8)
  • Avaliação Artigos RBIE - Revista Brasileira de Informática na Educação
  • Avaliação Artigos RENOTE - Edição 2019/01
  • Avaliação Artigos RENOTE - Edição 2019/02
  • Comitê de Programa do X COMPUTER ON THE BEACH
  • Membro da Comissão Científica do 3o SIGATEC - SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE GAMES, GAMIFICATION E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
  • Membro do Comitê de programa do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE (junto ao CBIE 2019)
  • Membro do Comitê de programa do Workshop de Informática na Escola - WIE (junto ao CBIE 2019)
  • Membro do Comitê de Programa do I Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede
    2018 (Total: 9)
  • Avaliação Artigos RBIE - Revista Brasileira de Informática na Educação
  • Avaliação Artigos RENOTE - Edição 2018/01
  • Avaliação Artigos RENOTE - Edição 2018/02
  • Comitê Avaliador do SBGames 2018 - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital
  • Comitê Científico do 5o Seminário Nacional de Inclusão Digital - SENID 2018
  • Comitê de Programa do IX COMPUTER ON THE BEACH
  • Membro do Comitê de programa da III Mostra de Práticas em Informática na Educação - MPIE (junto ao CBIE 2018)
  • Membro do Comitê de programa do Workshop de Informática na Escola - WIE (junto ao CBIE 2018)
  • Membro do Comitê de programa do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE (junto ao CBIE 2018)
    2017 (Total: 6)
  • Avaliação Artigo RBIE - Revista Brasileira de Informática na Educação
  • Avaliação Artigos Renote 2017/02
  • Avaliação Artigos Renote 2017/1
  • Comitê Científico do SIRC/RS 2017
  • Comitê de Programa do VIII COMPUTER ON THE BEACH
  • Comitê de Programa do XXV Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação
    2016 (Total: 3)
  • Avaliação Artigos Renote 2016/02
  • comitê científico do 4o Seminário Nacional de Inclusão Digital - SENID 2016
  • Comitê de Programa do VII COMPUTER ON THE BEACH
    2015 (Total: 1)
  • Comitê de Programa do VI COMPUTER ON THE BEACH
    2014 (Total: 2)
  • Comitê Científico do 3 Seminário Nacional de Inclusão Digital - SENID
  • Comitê de Programa do V COMPUTER ON THE BEACH
    2013 (Total: 2)
  • comitê científico do 2o Seminário Nacional de Inclusão Digital - SENID 2016
  • Comitê de Programa do IV COMPUTER ON THE BEACH
    2024 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'ComIng - Communications and Innovations Gazette'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
  • Revisor de periódico 'REGIES - La Revista de Gestión de la Innovación en Educación Superior'
  • Revisor de periódico 'RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO'
    2023 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'ComIng - Communications and Innovations Gazette'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
  • Revisor de periódico 'REGIES - La Revista de Gestión de la Innovación en Educación Superior'
  • Revisor de periódico 'RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO'
    2022 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'ComIng - Communications and Innovations Gazette'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
  • Revisor de periódico 'REGIES - La Revista de Gestión de la Innovación en Educación Superior'
  • Revisor de periódico 'RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO'
    2021 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'ComIng - Communications and Innovations Gazette'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
  • Revisor de periódico 'REGIES - La Revista de Gestión de la Innovación en Educación Superior'
  • Revisor de periódico 'RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO'
    2020 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'ComIng - Communications and Innovations Gazette'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
  • Revisor de periódico 'REGIES - La Revista de Gestión de la Innovación en Educación Superior'
  • Revisor de periódico 'RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO'
    2019 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'ComIng - Communications and Innovations Gazette'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
  • Revisor de periódico 'RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO'
    2018 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'ComIng - Communications and Innovations Gazette'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
  • Revisor de periódico 'RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO'
    2017 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'ComIng - Communications and Innovations Gazette'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
  • Revisor de periódico 'RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO'
    2016 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'ComIng - Communications and Innovations Gazette'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
  • Revisor de periódico 'RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO'
    2015 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'ComIng - Communications and Innovations Gazette'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista do CCEI'
    2014 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista do CCEI'
    2013 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Informática na Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista do CCEI'
    2012 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista do CCEI'
    2011 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista do CCEI'
    2010 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista do CCEI'
    2009 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Hífen (Uruguaiana)'
  • Revisor de periódico 'Revista do CCEI'
    2008 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Hífen (Uruguaiana)'
  • Revisor de periódico 'Revista do CCEI'
    2021 (Total: 3)
  • Planejamento Estratégico do Programa de PósGraduação em Tecnologias Educacionais em Rede PPGTER/UFSM ? Quadriênio 2021-2024
  • Processo de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER/UFSM)
  • Projeto de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER/UFSM)
    2019 (Total: 2)
  • Análise dos Alunos Ingressantes no PPGTER no período 2015-2019
  • Diretrizes para Submissão de Relatórios Técnicos à Editoria Técnica do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede/UFSM.

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2019 (Total: 4)
  • CAITA: MODELO DE UNIDADE DE ESTUDO PARA O DESENVOLVIMENTO COLABORATIVO DE RPG NO ENSINO DE ARTES
  • Google Sala de Aula na Formação Inicial de Professores: Caminhos e Desafios da Educação 4.0
  • Jogos e Gamificação como Estratégia ao Ensino e Aprendizagem de Algoritmos por meio do App Inventor
  • Rede Social de Aprendizagem Colaborativa para Surdos e Deficientes Auditivos
    2018 (Total: 4)
  • FID DESIGN: MODELO DE UNIDADE DE ESTUDO PARA PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA POR MEIO DE FICÇÃO INTERATIVA DIGITAL
  • Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede: Estudo de Caso do Portal de Projetos da UFSM
  • JOGOS DIGITAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Utilização de Mineração de Dados para Identificar a evasão nos cursos EAD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
    2017 (Total: 1)
  • DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA WEB PARA MODELAGEM TRIDIMENSIONAL DE ESTRUTURA PROTEICAS UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA
    2016 (Total: 6)
  • AD-RPG: Jogo Sério e Adaptativo para o ensino de Levantamento de Requisitos
  • Desenvolvimento de um GameBook para Educação Financeira Infantil
  • DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO SÉRIO PARA O ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
  • Identificação do perfil de evasão de alunos de graduação por meio da Mineração de dados Educacionais
  • Jogo de Simulação da Técnica de Entrevista para o Levantamento de Requisitos de Software
  • O uso do software Greenfoot como estratégia de ensino de programação orientada a objetos na educação profissional
    2015 (Total: 1)
  • Produção Textual e Multimodalidade: uma proposta com Realidade Aumentada
    2014 (Total: 2)
  • Diretrizes de Acessibilidade para Criação de Cursos no Moodle para Deficientes Visuais
  • Firewall Defense: Um Jogo Sério Colaborativo
    2008 (Total: 1)
  • Monitoria da Disciplina Projeto de Software
    2002 (Total: 1)
  • Aulas de Informática para Militares
    2001 (Total: 1)
  • Desenvolvimento de um Sistema para o Controle Acadêmico da Escola Duque de Caxias - Santa Maria/RS
    2023 (Total: 3)
  • O USO DE BLOCKCHAIN PARA AUDITORIA DE DADOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLOUD COMPUTING
  • TIME EXPLORER: PLATAFORMA DIGITAL PARA CRIAÇÃO DE JOGOS DE LINHAS DO TEMPO EDUCACIONAIS
  • UNICONECTA: PLATAFORMA WEB GAMIFICADA PARA AUXILIAR NA COLABORAÇÃO ENTRE ESTUDANTES
    2020 (Total: 1)
  • Gamificação como auxílio na alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista
    2019 (Total: 3)
  • Estrátegias de Gamificação para o AVEA Moodle: Uma Revisão Sistemática de Literatura
  • Jogos Digitais Acessíveis: diretrizes aplicadas a um protótipo para inclusão de pessoas surdas
  • Plataforma web colaborativa para troca de materiais didáticos acessíveis entre deficientes auditivos e surdos
    2018 (Total: 1)
  • Desenvolvimento de um Software de Gestão UPL
    2017 (Total: 3)
  • Estratégias de Gamificacão aplicadas à Técnica de Entrevista para Levantamento de Requisitos de Software
  • Logirunner: jogo educacional como ferramenta de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem de algoritmos e lógica de programação
  • UFSM-Móvel: Acessando um servidor cache para obtenção de pacotes de arquivos em infraestruturas de bandas estreitas
    2016 (Total: 1)
  • DIMOVUS - Guia de Usabilidade no Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móvei: Diretrizes e Objeto de Aprendizagem
    2015 (Total: 6)
  • DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO PARA O ENSINO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE COM FOCO ESPECÍFICO NO DIAGRAMA DE CLASSES (Provisório)
  • Doamor: proposta de Aplicação para Incentivar Doações a ONGs (Provisório)
  • JOGO SÉRIO EM MUNDO VIRTUAL 3D PARA APOIAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (Provisório)
  • MOTIVANDOSCHOOL: MOTIVANDO ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DE ELEMENTOS DE GAMIFICAÇÃO
  • Proposta de um Chat Educacional utilizando elementos de Folksonomia baseado no Modelo 3C de Colaboração (Provisório)
  • Proposta de um Quiz Game para apoiar o processo de ensino e aprendizagem de áreas do curso de Sistemas de Informação (Provisório)
    2014 (Total: 2)
  • AVATARES INTELIGENTES COMO APOIO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE TESTES DE SOFTWARE
  • Desenvolvimento de Interface Web Multiusuário para Sistema de Geração Automática de Quadros de Horários Escolares
    2013 (Total: 1)
  • MUSEU VIRTUAL DA HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO: UMA ABORDAGEM DE APOIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
    2009 (Total: 4)
  • Desenvolvimento de um Gerenciador Eletrônico de Documentos para apoio a Processos Jurídicos
  • Desenvolvimento de um Jogo para Simulação de Elicitação de Requisitos
  • Desenvovlimento de Objeto de Aprendizagem para Matemática utilizando Agentes Pedagógicos Animados
  • Especificação dos Agentes para o Jogo Elicit@Ção ? Jogo se Empresa baseado em Instituições Eletrônicas para Ensino de Elicitação de Requisitos
    2008 (Total: 1)
  • O Estado-da-Arte da Enegenharia de Web
    2007 (Total: 4)
  • Modelagem de um Jogo de Empresa para a Elicitação de Requisitos de Software utilizando a abrodagem da Engenharia de Software Orientada a Agentes
  • MODELAGEM DE UM JOGO DE EMPRESA PARA O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO SOB A PERSPECTIVA DA ENGENHARIA DE SOFTWARE ORIENTADA A AGENTES
  • MODELO DE SIGAD PARA O ARQUIVO DA PROVÍNCIA NOSSA SENHORA CONQUISTADORA UTILIZANDO A NORMA ISAD(G)
  • O Desenvolvimento do Raciocínio Lógico através de Objetos de Aprendizagem
    2006 (Total: 3)
  • Desenvolvimento de um Gerenciador para um Repositório de Objetos de Aprendizagem
  • Desenvolvimento de um Software de Otimização para o Planejamento de Expansão de um Sistema de Distribuição Elétrica
  • DESENVOLVIMENTO DO DATAMINING PARA O CRITÉRIO DE ABERTURA DE CLIENTE.
    2005 (Total: 2)
  • Desenvolvimento de um Sistema Multimídia para a Aprendizagem de Lógica
  • Enegenharia de Software para o Desenvolvimento de uma Sala de Bate Papo Educacional
    2004 (Total: 5)
  • Desenvolvimento de um Editor Cooperativo
  • Desenvolvimento de um Sistema de Workflow para o controle dos processos da Unimed Santa Maria
  • Desenvolvimento de um Software Nutricional
  • Implementação de uma Biblioteca Digital com a utilização de Metadados
  • Um Estudo sobre Manutenção de Software
    2003 (Total: 2)
  • Desenvolvimento de um Software Educacional para portadores de Síndrome de Down utilizando Tutores Inteligentes
  • Desenvolvimento de uma Agenda de Grupo como apoio a um Ambiente de Reuniões
    2002 (Total: 4)
  • Escola TRI-Legal: Um Ambiente de Ensino-Aprendizagem utilizando Realidade Virtual e Jogos Educacionais
  • FONOWARE: Software para Auxílio na Avaliação e Terapia dentro da Fonoaudiologia
  • Gibique - Software para Criação de Histórias em Quadrinhos
  • Sistema de Workflow para Controle e Processos Hospitalares
    2001 (Total: 7)
  • Desenvolvimento da Interface para o Jogo de Empresa SimControl
  • Desenvolvimento de um Mural Eletrônico
  • Gibiquê - Sistema para Criação de Histórias em Quadrinhos
  • Modelagem de Workflow em um Estudo de Caso apliacado ao Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo
  • Sistema para Controle da Produção de uma Fábrica de Facas
  • SOFTLAB - Sistema para Gerenciamento de Laboratório de Análises Clínicas
  • Temporalidade em Sistemas de Informação
    2000 (Total: 3)
  • Sistema de Informação para o Processo Criatório de Lotes de Frangos de Corte
  • TempTool - Uma Ferramenta de Apoio ao Desenvolvimento e Manutenção de Bases de Dados Temporais
  • Um Modelo de Dados para Sistemas de Informações Geográficas