Maristela Da Silva Souza

Produção Bibliográfica

    2015 (Total: 1)
  • Apresentação (Conhecimento em educação física: no movimento das mudanças, no mundo do trabalho)
    2023 (Total: 1)
  • doi ISSN Os desafios para a área de educação física a partir da dialética enquanto lógica e teoria do conhecimento (GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE)
    2022 (Total: 3)
  • doi ISSN Educação Física e o mundo do trabalho no âmbito das adequações produtivas do capital (LECTURAS EDUCACIÓN FÍSICA Y DEPORTES)
  • doi ISSN Epistemologia da educação física e a agenda pós-moderna: uma descrição histórica para situar o debate (GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE)
  • ISSN Futebol e o mundo do trabalho: uma relação dialeticamente estabelecida (Recorde - Revista de História do Esporte)
    2021 (Total: 6)
  • ISSN A depreciação da Educação Física na Reforma do Ensino Médio (REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO)
  • doi ISSN A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO LINGUAGEM NO ÂMBITO DAS MEDIAÇÕES DO CAPITALISMO (REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO)
  • ISSN Educação Física Escolar e a BNCC: o projeto de formação humana e as implicações na formação de professores no âmbito do avanço conservador (Revista Fluminense de Educação Física)
  • doi ISSN Educação Física Escolar: em defesa da cultura corporal em contraposição à concepção de aptidão física (LECTURAS EDUCACIÓN FÍSICA Y DEPORTES)
  • doi ISSN O conhecimento em educação física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capital (GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE)
  • doi ISSN Os atuais desafios para a organização do trabalho pedagógico na escola:uma discussão a partir dos estágios curriculares supervisionados em educação física (Revista Conexões)
    2020 (Total: 5)
  • doi ISSN A construção de material pedagógico para o ensino do jogo e o processo educativo na Educação Física crítico-superadora (Revista Motrivivência)
  • doi ISSN A secundarização da educação física na reforma do ensino médio (GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE)
  • doi ISSN O projeto de educação para a Educação Física escolar: um olhar para as políticas educacionais dos últimos vinte anos (Revista Motrivivência)
  • doi ISSN Os 15 anos da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física no cinquentenário do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM (Kinesis)
  • doi ISSN Reorganização do Movimento Estudantil: o Movimento Estudantil no CEFD/UFSM (Kinesis)
    2019 (Total: 3)
  • doi ISSN EDUCAÇÃO FÍSICA NAS DIRETRIZES DA UNESCO: O PARADIGMA DA APTIDÃO FÍSICA E DA SAÚDE NA FORMAÇÃO DO CAPITAL HUMANO (Revista Movimento)
  • doi ISSN Formação continuada para professores de Educação Física: análise da produção do conhecimento (Revista Motrivivência)
  • doi ISSN Proposta crítico-emancipatória: com a palavra o autor (PENSAR A PRÁTICA (ONLINE))
    2018 (Total: 1)
  • ISSN O tripé: trabalho, capital e educação no contexto das políticas educacionais para a educação física (Kinesis)
    2017 (Total: 3)
  • ISSN A divisão licenciatura/bacharelado no Curso de educação física: o olhar dos egressos (Movimento)
  • ISSN Contradições, mediações e possibilidades avaliativas nas aulas de educação física na escola nova sociedade (GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE)
  • ISSN Educação Física e o mundo do trabalho: um diálogo com a atual reforma do Ensino Médio (Revista Motrivivência)
    2015 (Total: 4)
  • ISSN A educação do MST e a relação com o estado: análise a partir da avaliação em educação física na escola nova sociedade (Movimento)
  • ISSN Educação física e a aplicação da lei nº 10.639/03: análise da legalidade do ensino da cultura afro-brasileira e africana em uma escola municipal do RS (Movimento)
  • ISSN Mediações da Contrarreforma universitária brasileira e o caso do REUNI na UFSM (UNIVERSIDADE E SOCIEDADE (BRASÍLIA))
  • ISSN Propostas pedagógicas crítico-superadora e crítico-emancipatória: formação em EF através dos projetos de extensão (PENSAR A PRÁTICA (UFG. IMPRESSO))
    2014 (Total: 6)
  • ISSN A relação entre a fundamentação do trabalho pedagógico dos professores do CEFD-UFSM e os projetos pedagógicos de curso (Germinal: Marxismo e Educação em Debate)
  • ISSN A relação entre as ciências sociais e as ciências naturais na formação em Educação Física do CEFD/UFSM (Pensar a Prática (Online))
  • ISSN Avaliação como categoria: elementos para uma discussão (Kinesis (Santa Maria))
  • doi ISSN Diretrizes Curriculares Nacionais e o processo de formação de professores em Educação Física: análise a partir da legalidade, conhecimento e mundo/mercado de trabalho (MOTRIVIVÊNCIA (UFSC))
  • ISSN Editorial - Kinesis (Kinesis (Santa Maria))
  • doi ISSN Praxiologia motriz e a abordagem crítico-superadora: Aproximações preliminares (Motricidade)
    2013 (Total: 2)
  • ISSN A categoria avaliação no processo de organização do trabalho pedagógico (Revista Brasileira de Educacao Fisica e Esporte)
  • ISSN Experienciando a ginástica na escola enquanto possibilidade superadora no plano da cultura corporal (Revista Brasileira de Educacao Fisica e Esporte)
    2012 (Total: 2)
  • doi ISSN Formação continuada: entendimentos e vivências dos professores de educação física no contexto do governo estadual (RS) gestão 2007/2010 (Revista Brasileira de Ciências do Esporte)
  • ISSN Reforma da educação superior nos anos de contra-revolução neoliberal: de Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva (Germinal: Marxismo e Educação em Debate)
    2011 (Total: 7)
  • ISSN A cultura esportiva do futebol. A relação estabelecida com a categoria trabalho (Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires))
  • ISSN Educação Física Escolar, avaliação e organização do trabalho pedagógico (Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires))
  • ISSN Formação continuada em Educação Física: relação entre mundo do trabalho, políticas educacionais e educação (Movimento (Porto Alegre. Online))
  • ISSN O ensino da técnica como instrumento de apreensão da cultura corporal (Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires))
  • ISSN Os jogos tradicionais no mundo: associações e possibilidades (Licere (Centro de Estudos de Lazer e Recreação. Online))
  • ISSN Prática Pedagógica em Educação Física e a Educação Ambiental (Pensar a Prática (UFG. Impresso))
  • ISSN Séries Iniciais do Ensino Fundamental: a cultura corporal da ginástica no processo de desenvolvimento infantil (Cadernos de Formação RBCE)
    2010 (Total: 2)
  • ISSN Educação Física no contexto rural: perfil dos professores e prática pedagógica (Revista Brasileira de Ciências do Esporte)
  • ISSN Pensamento pós-moderno e educação física: o marxismo como possibilidade (Filosofia e Educação)
    2009 (Total: 1)
  • ISSN A técnica no ensino dos esportes: relações entre o campo de conhecimento das ciências sociais e das ciências naturais (Revista Movimento)
    2008 (Total: 4)
  • ISSN Análise do conhecimento teórico-metodológico dos professores em educação física do CEFD/UFSM em relação à sua prática pedagógica (Movimento (Porto Alegre. Online))
  • ISSN Análise do Conhecimento Teórico-Metodológico dos Professores em Educação Física do CEFD/ UFSM em Relação à sua Prática Pedagógica (Movimento (UFRGS. Impresso))
  • doi ISSN LINHA DE ESTUDOS EPISTEMOLÓGICOS E DIDÁTICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - LEEDEFE: o compromisso com a relação entre epistomologia e prática pedagógica (Motrivivência (Florianópolis))
  • ISSN Trabalho educativo e racionalidade: contraposições na modernidade (Educação (UFSM))
    2007 (Total: 1)
  • ISSN Didática da Educação Física escolar e o processo lógico de apreensão do saber (Movimento (Porto Alegre. Online))
    2005 (Total: 1)
  • ISSN Prática Pedagógica em Educação Física: a importância do pressuposto epistemológico no processo de ensino (MOTRIVIVÊNCIA (UFSC))
    2004 (Total: 1)
  • ISSN Uma abordagem da epistemologia através do pensamento de Antonio Gramsci (Educação (UFSM))
    1999 (Total: 1)
  • ISSN Educação Física: Construindo Ideologia ou Contra-Hegemonia (Motrivivência)
    1997 (Total: 1)
  • ISSN O significado da experiência de análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) pelo Grupo de Trabalho Ampliado (GTA) (Motrivivência)
    1998 (Total: 1)
  • ISSN Educação Física e racionalidade: contraposições na modernidade (Revista Brasileira de Ciências do Esporte)
    1997 (Total: 1)
  • ISSN Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física e a questão da cientificidade (Revista Brasileira de Ciências do Esporte)
    2023 (Total: 1)
  • Experienciando a recreação cultural como uma possibilidade de desenvolvimento para o Geoparque/Quarta Colônia (Progredir: Cultura, Turismo e Sustentabilidade no Geoparque Quarta Colônia)
    2022 (Total: 1)
  • Enfoque Crítico-dialético na pesquisa em educação física: considerações acerca do mundo do trabalho e da luta de classe no contexto da pandemia de COVID-19 (Os desafios da pandemia à produção científica em ciências do movimento humano)
    2020 (Total: 2)
  • A Construção Histórica do CEFD/UFSM em Bracht, Kunz e Taffarel (Memórias das trajetórias e desafios no cinquentenário do CEFD/UFSM [recurso impresso e eletrônico])
  • A Relação Entre as Ciências Sociais e as Ciências Naturais na Formação em Educação Física do CEFD/UFSM (Memórias das trajetórias e desafios no cinquentenário do CEFD/UFSM [recurso impresso e eletrônico])
    2019 (Total: 5)
  • doi A ESCOLA PÚBLICA NA SOCIEDADE CAPITALISTA: A ESCOLARIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA (RE)PRODUÇÃO DO CAPITAL (Educação: Políticas, Estrutura e Organização)
  • doi A precarização do trabalho docente: um recorte da realidade do professor de educação física (Vida, vivência e experiência de professores de educação física)
  • doi CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A FORMAÇÃO HUMANA OMNILATERAL: UMA ABORDAGEM COM BASE NA FILOSOFIA SOCIAL MARXIANA (A Educação Física em Foco 2)
  • Educação Física: concepções pedagógicas na formação básica para (re)produção do capital (Cultura Corporal - Politica, formação e prática pedagógica)
  • doi O POSICIONAMENTO DOS ACADÊMICOS ACERCA DA FRAGMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO NO CEFD/ UFSM E AS POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO AMPLIADA (A Educação no Âmbito do Político e de suas Tramas 4)
    2018 (Total: 1)
  • Unidade Didática 1: Atletismo (Didática da Educação Física 1 - Atletismo)
    2016 (Total: 2)
  • Educação Física Escolar: A necessidade da tensão permanente entre escola e sociedade (Didática da Educação Física 4: Educação Física)
  • Questões de gênero e sexualidade: Um estudo a partir do PIBID Educação Física CEFD/UFSM (Iniciação à docência, reflexões e produção do conhecimento: PIBID educação Física no CEFD/UFSM)
    2015 (Total: 1)
  • Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física: o compromisso no processo de ensino, pesquisa e extensão na relação entre educação física e mundo do trabalho (Conhecimento em educação física: no movimento das mudanças, no mundo do trabalho)
    2014 (Total: 4)
  • Educação e mundo do trabalho (Reflexões docentes V: coletânea de artigos publicados entre 2010 e 2012 nos jornais SEDUFSM, A Razão e Diário de Santa Maria)
  • Por uma educação pública de qualidade (Reflexões docentes V: coletânea de artigos publicados entre 2010 e 2012 nos jornais SEDUFSM, A Razão e Diário de Santa Maria.)
  • Sindicatos e o mundo do trabalho (Reflexões docentes V: coletânea de artigos publicados entre 2010 e 2012 nos jornais SEDUFSM, A Razão e Diário de Santa Maria.)
  • Unidade Didática 1: Atletismo (Didática da Educação Física 1 - Atletismo)
    2010 (Total: 1)
  • Por um outro olimpismo (Reflexões Docentes IV: coletânea de artigos publicados nos Jornais A Razão, Diário de Santa Maria e da SEDUFSM: julho de 2008 e junho de 2010)
    2009 (Total: 1)
  • Educação Física escolar, formação continuada e o trato com o conhecimento (Educação Física: formação e práticas pedagógicas)
    2008 (Total: 3)
  • As novas regras para as fundações (Reflexões Docentes III)
  • Pan-Americanos: Esporte para poucos (Reflexões Docentes III)
  • Prática pedagógica em educação física: a importância do pressuposto epistemológico no processo de ensino (Aportes Teóricos-Metodológicos: contribuições para a prática da Educação Física Escolar)
    2006 (Total: 1)
  • Unidade Didática I - Atletismo (Didática da Educação Física 1 - Atletismo)
    2003 (Total: 2)
  • Senso comum, ciência e filosofia: construindo as bases epistemológicas de Antonio Gramsci (Desafios da Educação neste século: pesquisa e formação de professores)
  • Unidade Didática 1: Atletismo (Didática da Educação Física 1 - Atletismo)
    1998 (Total: 1)
  • Unidade Didática 1: Atletismo (Didática da Educação Física I)
    1997 (Total: 1)
  • PCN: um olhar crítico para a superação (Educação Física escolar frente a LDB e aos PCNs: profissionais analisam renovações, modismos e interesses)
    2009 (Total: 1)
  • Esporte Escolar: possibilidade superadora no plano da cultura corporal
    2015 (Total: 1)
  • Conhecimento em educação física: no movimento das mudanças, no mundo do trabalho
    2012 (Total: 1)
  • Defender a greve é defender um ensino de qualidade (Jornal A Razão)
    2011 (Total: 1)
  • Sindicatos e o mundo do trabalho (Diário de Santa Maria)
    2010 (Total: 1)
  • Por educação pública de qualidade (Diário de Santa Maria)
    2008 (Total: 1)
  • A extinção das fundações de apoio é positiva para as universidade? (SEDUFSM - Seção Sindical dos Docentes da UFSM/ANDES)
    2007 (Total: 2)
  • O momento é propício para uma greve dos professores das universidades federais? (SEDUFSM - Seção Sindical dos Docentes da UFSM/ANDES)
  • Pan-Americanos: esporte para poucos (A Razão)
    2001 (Total: 1)
  • Educação Física e Produção de Conhecimento: Contraposições de Diferentes Saberes (Jornal Informativo do DACEFD/UFSM)
    1996 (Total: 2)
  • A construção do conhecimento numa visão de historicidade (Gente da Gente)
  • As olimpíadas, a partir do conhecimento construído nas disciplinas de Educação Física e História (Gente da Gente)
    1995 (Total: 1)
  • Crítica Emancipatória norteia trabalho no CIEP (Folheto Educação Física, Mídia e Marketing - CEFD/UFSM)
    2021 (Total: 2)
  • A secundarização da educação física na reforma do ensino médio (VIII Semana Maranhense e I CBCE-MA)
  • O conhecimento em educação física e o atual movimento de (re)produção do capital (VIII Semana Maranhense e I CBCE-MA)
    2019 (Total: 3)
  • Iniciação à docência em EF: reflexões no plano do brincar (13º Congreso Argentino y 8º Latioamericano de Educación Física y Ciencias)
  • O brincar enquanto direito da criança: reflexões de um relato de experiência em iniciação à docência (VIII Congresso Internacional de Educação)
  • O conhecimento em Educação Física: a cultura corporal como uma necessidade para existência humana (XXIV Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão)
    2011 (Total: 1)
  • Proposta crítico-superadora e crítico-emancipatória em aulas de Educação Física: realidade e possibilidade (V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo)
    2010 (Total: 3)
  • Ensino da ginástica aeróbica: a popularização da cultura corporal brasileira a partir do pagode baiano (III Seminário em Epistemologia e Educação Física e I Seminário em Formação de Professores)
  • Esporte Escolar na busca de outras possibilidades para o seu processo de ensino: propostas pedagógicas e mundo do trabalho (XXIX Simpósio Nacional de Educação Fisica)
  • Prática pedagógica e epistemologia: uma relação necessária no contexto teórico/prático da Educação Física (V Colóquio de Epistemologia da Educação Física)
    2009 (Total: 2)
  • Avaliação na educação física escolar no processo da organização do trabalho pedagógico (XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
  • Ensino da ginástica aeróbica: a popularização da cultura corporal brasileira a partir do pagode baiano (XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
    2007 (Total: 1)
  • Esporte Escolar: a busca de uma outra possibilidade para o seu processo de ensino (XI Seminário Internacional de Educação do Mercosul, VIII Seminário Interinstitucional, VII Jornada de Ludopedagogia e IV Seminário de Educação Especial)
    2006 (Total: 1)
  • A curvatura da vara: da modernidade a Pós-modernidade e as consequências para a educação física (III Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte)
    2005 (Total: 3)
  • A educação física no ensino fundamental: uma proposta crítico-emancipatória (IV Seminário Regional e I Seminário nacional de formação de professores)
  • Linha de estudos epistemológicos e didáticos em educação física escolar - LEEDEFE (XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e I Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
  • Paradigma empírico - analítico: a realidade da produção do conhecimento no CEFD/ UFSM (XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e I Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
    2004 (Total: 1)
  • Prática pedagógica em educação física: a importância do pressuposto epistemológico no processo de ensino (2º Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte)
    2001 (Total: 1)
  • Políticas Públicas de Esporte: A relação estabelecida entre a construção e apropriação de conhecimento e a construção e apropriação da prática social (XII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte)
    1999 (Total: 1)
  • Educação Física e racionalidade: contraposições na modernidade (XI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte)
    1997 (Total: 1)
  • Parâmetros Curriculares Nacionais e a questão da cientificidade (X Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte)
    2019 (Total: 2)
  • Politicas governamentais e educação física: questionando a BNCC e reforma do ensino médio para entender o hoje da cultura corporal (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Proposta crítico-superadora: possibilidades de emancipação e humanização nos anos iniciais (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2016 (Total: 5)
  • Diretrizes curriculares para a educação física: a proposta de minuta da Resolução 2015 (31ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Ginástica escolar: possibilidade superadora para o plano da cultural corporal (31ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O que é educação física? uma problemática inicial com alunos/as dos anos iniciais do PIBID - Educação Física (31ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • PIBID Educação Física - Anos iniciais: proposta de aula para o tema cooperação, no 3º ano do Ensino Fundamental (31ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Planejamento nas aulas de educação física: para além de aulas tradicionais (31ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2015 (Total: 4)
  • Ginástica escolar: possibilidade superadora para o plano da cultura corporal (30ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA ? Anos iniciais: proposta de planejamento de uma aula no 3º ano, na escola de ensino médio Dom Antônio Reis (30ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Problematização nas aulas de educação física dos anos iniciais: uma nova perspectiva de ensino (30ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Supervisão na formação inicial de estudantes de educação física: possibilidades para trocas de experiências através do PIBID (30ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
    2009 (Total: 2)
  • Processo de formação continuada: ações entre o Centro de Educação Física e Desportos - UFSM e os professores de Educação Física da Região da Quarta Colônia - RS (2° Fórum Extensão CONTA)
  • Uma proposta crítico-superadora para o ensino dos esportes na educação física escolar (9° Encontro sobre o poder escolar, 3° Encontro Internacional sobre o Poder Escolar, 10° Seminário Interinstitucional de Educação)
    2008 (Total: 1)
  • Pensamento Pós-Moderno e Educação Física: o marxismo como possibilidade (III Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação e IV Colóquio de Epistemologia da Educação Física)
    2007 (Total: 1)
  • Esporte Escolar: a busca de uma outra possibilidade para o seu processo de ensino (22ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2006 (Total: 4)
  • Educação Física Escolar, Ensino e Epistemologia (VII Congresso Internacional de Educação Popular e XVI Seminário Internacional de Educação Popular)
  • Linha de estudos epistemológicos e didáticos em Educação Física Escolar (LEEEDEFE) (XII Encontro Regional de Estudantes de Educação Física - EREEF/Sul)
  • O contexto da prática pedagógica na escola a partir da linha de estudos epistemológicos e didáticos em educação física escolar (LEEDEFE): uma experiência de aula (58ª Reunião Anual da SBPC)
  • O ensino dos esportes numa perspectiva histórica e dialética (XII Encontro Regional de Estudantes de Educação Física - EREEF/Sul)
    2002 (Total: 1)
  • Projeto Criança Cidadã (9º Simpósio de Pesquisa do CDS-UFSM)
    2001 (Total: 1)
  • Possibilidades e restrições do movimento da infância: um estudo de caso (XII Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física)
    1999 (Total: 7)
  • A relevância social do conteúdo capoeira no projeto Criança Cidadã (15º Congresso Mundial de Educação Física)
  • Criança Cidadã: construindo a (trans)formação da cidadania (V Seminário de Iniciação Científica e IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Individualismo e exclusão: transformando as regras em prol do coletivo (15º Congresso Mundial de Educação Física)
  • O futebol enquanto instrumento de entendimento da luta contra-hegemônica (15º Congresso Mundial de Educação Física)
  • Os diferentes projetos de racionalidade na modernidade e a construção do conhecimento na Educação Física (XX Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física)
  • Os pressupostos metodológicos de investigação de Marx e a metodologia proposta por Saviani (15º Congresso Mundial de Educação Física)
  • Projeto Criança Cidadã/99: princípios teóricos metodológicos (15º Congresso Mundial de Educação Física)
    1998 (Total: 1)
  • Educação Física: construindo ideologia ou contra-hegemonia (Seminário Brasileiro em Pedagogia do Esporte)
    1997 (Total: 1)
  • PCN: Um olhar crítico para a superação (IV Seminário de Educação Física Escolar: Educação e o Ensino Médio)
    1996 (Total: 3)
  • A construção do conhecimento em aulas de Educação Física, a partir do interesse que norteia as ações de um grupo (relato de experiência) (XVII Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física)
  • A Influência do Movimento esclarecido e compreendido na capacidade de organização do aluno (XVII Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física)
  • Refletindo a Educação Física na Escola (II Encontro Internacional para Estudo da Criança)
    1995 (Total: 3)
  • A prática pedagógica da Educação Física e a Emancipação do indivíduo (Ii Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Educação Física nas 5ªs séries do 1º Grau em uma Escola da Rede Estadual de Santa Maria: Uma proposta crítico Emancipatória (II Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Repensando a Educação Física nas 5ªs séries do 1º grau em uma Escola de Rede Estadual de Santa Maria, no ano de 1995 (IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte)
    1994 (Total: 1)
  • Aproximações Preliminares com a questão teoria e prática na Educação Física (I Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
    1993 (Total: 1)
  • Aproximação preliminar com a questão teoria e prática na Educação Física (I Semana Acadêmica de Educação Física)
    2023 (Total: 11)
  • A contribuição dos jogos cooperativos no PIBID da Educação Física (38ª Jornada Acadêmica Integrada ? JAI)
  • Desenvolvimento de competências e habilidades através de jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física - Relato de Experiência do PIBID (38ª Jornada Acadêmica Integrada ? JAI)
  • Experiências adquiridas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Educação Física: a importância da vivência prática para a qualificação dos docentes (38ª Jornada Acadêmica Integrada ? JAI)
  • Gênero e sexualidade no esporte (38ª Jornada Acadêmica Integrada ? JAI)
  • Histórico do futebol feminino: um expoente para o Centro de Educação Física e Desportos (38ª Jornada Acadêmica Integrada ? JAI)
  • O desafio do celular em sala de aula: relato de experiência de um professor de Educação Física (38ª Jornada Acadêmica Integrada ? JAI)
  • O PIBID como porta de inìcio na vida profissional e desenvolvimento acadêmico (38ª Jornada Acadêmica Integrada ? JAI)
  • PIBID e o primeiro contato com a realidade escolar (38ª Jornada Acadêmica Integrada ? JAI)
  • Relato de experiência (38ª Jornada Acadêmica Integrada ? JAI)
  • Relatos de experiência - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (38ª Jornada Acadêmica Integrada ? JAI)
  • Vivências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): dificuldades encontradas para ministrar as aulas no período Pós-pandemia (38ª Jornada Acadêmica Integrada ? JAI)
    2021 (Total: 1)
  • A marginalização da educação física na reforma do ensino médio (XI SEPEC e VI CIEP)
    2010 (Total: 2)
  • A cultura esportiva do Futebol: a relação estabelecida com a categoria trabalho (25ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Experienciando a ginástica na escola enquanto possibilidade superadora no plano da cultura corporal (25ª Jornada Acadêmica Integrada)

Produção Técnica

    2014 (Total: 1)
  • Editorial - Kinesis
    2014 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Organizadora do evento O Método em Marx
    2013 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Organizadora do IV Seminário em Epistemologia e Educação Física e I Seminário em Formação de Professores, Formação em Educação Física: Perspectivas Epistemológicas
    2010 (Total: 1)
  • Coordenadora Adjunta da Etapa Estadual no RS do Encontro Nacional de Educação (ENE)
    2007 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Organizadora do II Seminário em Epistemologia e Educação Física Escolar
    2005 (Total: 2)
  • Coordenadora da Mesa de abertura do Seminário Epistemologia e Prática Pedagógica: que relação é essa?
  • Membro da Comissão Organizadora do I Seminário em Epistemologia e Educação Física Escolar: Epistemologia e Prática Pedagógica: que relação é essa?
    2000 (Total: 1)
  • Orientou o debate A Importância do Referencial Teórico para os Movimentos Sociais, durante as discussões do XXII COREEF
    2023 (Total: 1)
  • Visita Técnica no Centro de Memória do Esporte (CEME) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    2022 (Total: 1)
  • Recreação Cultura
    2009 (Total: 1)
  • Grupo de Trabalho Temático sobre Prática Pedagógica
    2004 (Total: 3)
  • Módulo I - Exigências ao desenvolvimento de uma pedagogia do esporte: uma análise crítica
  • Módulo VI - Projeto de Desenvolvimento de Práticas esportivas
  • Organização do Trabalho Pedagógico em Educação Física
    1999 (Total: 1)
  • Oficina: Metodologia do Ensino
    1998 (Total: 2)
  • Oficina: Ensinar e Aprender: novas Relações
  • Oficina: Escola que espaço é este?
    1996 (Total: 1)
  • Filosofia e História da Ciência - MTD307, no Curso de Educação Física/UFSM - Turmas 11 e 12
    2023 (Total: 11)
  • A contribuição dos jogos cooperativos no PIBID da Educação Física
  • Atividades com jogos tradicionais e populares do Brasil: Relato de uma experiência didática
  • Desenvolvimento de competências e habilidades através de jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física - Relato de Experiência do PIBID
  • Experiências adquiridas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Educação Física: a importância da vivência prática para a qualificação dos docentes
  • Gênero e sexualidade no esporte
  • Histórico do futebol feminino: um expoente para o Centro de Educação Física e Desportos
  • O desafio do celular em sala de aula: relato de experiência de um professor de Educação Física
  • O PIBID como porta de inìcio na vida profissional e desenvolvimento acadêmico
  • PIBID e o primeiro contato com a realidade escolar
  • Relatos de experiência - Programa institucional de bolsas de iniciação à docência
  • Vivências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): dificuldades encontradas para ministrar as aulas no período Pós-pandemia
    2021 (Total: 6)
  • A depreciação da Educação Física na Reforma do Ensino Médio
  • A educação física escolar e o atual movimento de (re)produção do capital
  • A Educação Física como linguagem no âmbito das mediações do capitalismo
  • A marginalização da educação física na reforma do ensino médiol
  • A secundarização da educação física na reforma do ensino médio
  • O conhecimento em educação física e o atual movimento de (re)produção do capital
    2019 (Total: 6)
  • Conhecimento em Educação Física e o mundo do trabalho: as adequações históricas das bases produtivas do capital na sociedade brasileira
  • Iniciação à docência em EF: reflexões no plano do brincar
  • O brincar enquanto direito da criança: reflexões de um relato de experiência em iniciação à docência
  • O conhecimento em Educação Física: a cultura corporal como uma necessidade para existência humana
  • Políticas governamentais e educação física: questionando a BNCC e reforma do ensino médio para entender o hoje da cultura corporal
  • Proposta crítico-superadora: possibilidades de emancipação e humanização nos anos iniciais
    2018 (Total: 3)
  • A educação física da Escola pública capitalista
  • PIBID Educação Física - Anos Iniciais: reflexões acerca do brincar do 2º ano do Ensino Fundamental
  • Políticas governamentais e educação física: questionando o hoje para se pensar o amanhã da cultura corporal
    2016 (Total: 6)
  • Diretrizes curriculares para a educação física: a proposta de minuta da Resolução 2015
  • Ginástica escolar: possibilidade superadora para o plano da cultural corporal
  • O que é educação física? uma problemática inicial com alunos/as dos anos iniciais do PIBID - Educação Física
  • PIBID Educação Física - Anos iniciais: proposta de aula para o tema cooperação, no 3º ano do Ensino Fundamental
  • Planejamento nas aulas de educação física: para além de aulas tradicionais
  • Problematizando a inclusão e exclusão a partir de uma Oficina Pedagógica na Educação Física
    2015 (Total: 4)
  • Ginástica escolar: possibilidade superadora para o plano da cultura corporal
  • PIBID Educação Física Anos Iniciais: propostas de planejamento na Escola de ensino Médio Dom Antônio Reis
  • Problematização nas aulas de educação física dos anos iniciais: uma nova perspectiva de ensino
  • Supervisão na formação inicial de estudantes de educação física: possibilidades para trocas de experiências através do PIBID
    2013 (Total: 4)
  • A formação do CEFD/UFSM e da FACDEF/UNT: um estudo comparativo sobre o predomínio dos conhecimentos
  • Animação com Jogos, Brinquedos e Brincadeiras Tradicionais na Escola Estadual de Ensino Médio Reinoldo Emílio Block
  • Capitalismo dependente e megaeventos: o colonialismo do esporte brasileiro
  • Diagnóstico da expansão do Ensino Superior do REUNI na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e os impactos na formação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)
    2012 (Total: 3)
  • A educação Física e as mudanças no mundo do trabalho: um olhar através da aplicação do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas municipais de Bagé
  • Avaliação escolar: confronto de perspectivas
  • Palestra de abertura do I Seminário Docência e Educação Física: Investigação na Escola
    2011 (Total: 2)
  • Experienciando a ginástica na escola enquanto possibilidade superadora no plano da cultura corporal
  • Proposta crítico-superadora e crítico-emancipatória em aulas de Educação Física: realidade e possibilidade
    2010 (Total: 4)
  • A cultura esportiva do Futebol: a relação estabelecida com a categoria trabalho
  • Ensino da ginástica aeróbica: a popularização da cultura corporal brasileira a partir do pagode baiano
  • Esporte Escolar na busca de outras possibilidades para o seu processo de ensino: propostas pedagógicas e mundo do trabalho
  • Experienciando a ginástica na escola enquanto possibilidade superadora no plano da cultura corporal
    2009 (Total: 4)
  • Avaliação na educação física escolar no processo da organização do trabalho pedagógico
  • Ensino da ginástica aeróbica: a popularização da cultura corporal brasileira a partir do pagode baiano
  • Processo de formação continuada: ações entre o Centro de Educação Física e Desportos - UFSM e os professores de Educação Física da Região da Quarta Colônia - RS
  • Uma proposta crítico-superadora para o ensino dos esportes na educação física escolar
    2008 (Total: 2)
  • A influência do mundo do trabalho no esporte
  • Pensamento Pós-Moderno e Educação Física: o marxismo como possibilidade
    2005 (Total: 1)
  • A educação física no ensino fundamental: uma proposta crítico-emancipatória
    2004 (Total: 1)
  • Prática Pedagógica em Educação Física: a importância do pressuposto epistemológico no processo de ensino
    2002 (Total: 1)
  • Projeto Criança Cidadã
    2001 (Total: 1)
  • Políticas Públicas de Esporte: a relação estabelecida entre a construção e apropriação de conhecimento e a construção e apropriação da prática social
    2000 (Total: 2)
  • A construção do conhecimento através da passagem do abstrato ao concreto e a relação das funções psicológicas elementares e superiores
  • Uma proposta de construção do Projeto Político Pedagógico da Escola
    1999 (Total: 4)
  • Criança Cidadã: Construindo a (trans)formação da cidadania
  • Desporto Individual: Possibilidades de desenvolver o coletivo
  • Educação Física e racionalidade: contraposições na modernidade
  • Os diferentes projetos de racionalidade na modernidade e a construção do conhecimento na Educação Física
    1998 (Total: 1)
  • Educação Física Escolar: percorrendo algumas metodologias
    1997 (Total: 4)
  • Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física e a questão da cientificidade
  • Parâmetros Curriculares Nacionais e a questão da cientificidade
  • PCN: Um olhar crítico para a superação
  • Relato de Experiência sobre Diretrizes Curriculares para a Educação Física no Ensino Fundamental e na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis/SC
    1996 (Total: 3)
  • Como repensamos a Educação Física nas 5ª séries do 1º Grau, em uma Escola de Rede Estadual, no ano de 95
  • Influência do movimento esclarecido e compreendido na capacidade de organização do aluno
  • Refletindo a Educação Física na Escola
    1995 (Total: 5)
  • A prática Pedagógica da Educação Física e a emancipação do indivíduo
  • Educação Física nas 5ªs séries do 1º grau em uma escola da rede estadual de Santa Maria: Uma proposta crítico emancipatória
  • Repensando a Educação Física nas 5ªs séries do 1º grau em uma Escola da Rede Estadual de Santa Maria no ano de 1995
  • Repensando a Educação Física nas 5ªs séries do 1º grau em uma Escola da Rede Estadual de Santa Maria no ano de 1995.
  • Vivenciando uma forma de construção da Educação Física
    1994 (Total: 3)
  • Aproximações preliminares com a questão teoria e prática na educação física
  • Aproximações preliminares com a questão teórica e prática na educação física
  • Currículo enquanto construção do conhecimento, uma proposta possível?
    1993 (Total: 1)
  • Aproximações preliminares com a questão teoria e prática na educação física
    2023 (Total: 1)
  • A relação trabalho e educação na sociedade brasileira
    2022 (Total: 2)
  • Mesa Redonda - Reforma e implementação do novo ensino médio
  • Painel: Proposições para a Educação Física Escolar: concepções teórico-metodológica e interface com as redes públicas
    2021 (Total: 1)
  • Grupos de Pesquisa em tempos de desmonte da universidade pública: resistência e produção do conhecimento em Educação Física, Esporte e Lazer
    2020 (Total: 1)
  • Educação Física Escolar e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
    2016 (Total: 1)
  • Expansão universitária na relação entre a qualidade e a quantidade
    2012 (Total: 1)
  • A avaliação da Pós-Graduação em Educação Física: para onde caminha o debate na área das Ciências Humanas?
    2009 (Total: 1)
  • A reunificação dos cursos de Educação Física no Ensino Superior
    2006 (Total: 1)
  • Trabalho e Educação Física na sociedade atual
    1999 (Total: 5)
  • A avaliação no cotidiano escolar
  • Ideologia Escola e Sociedade
  • O esporte numa visão crítico-emancipatória
  • Planejamento na Escola
  • Transformando as barreiras dos Esportes de Elite
    1998 (Total: 9)
  • Educação Física: construindo ideologia ou contra-hegemonia
  • Educação Física/Cotidiano Escolar
  • LDB e PCN's - Grupo de Trabalho Ampliado (GTA)
  • Metodologia do Ensino da Educação Física Escolar
  • Metodologia na Educação Física
  • Políticas Educacionais do Estado Neoliberal: Elementos para análise de conjuntura
  • Políticas Educacionais do Estado Neoliberal: Elementos para Análise de Conjuntura
  • Professor e comunidade escolar
  • Teorias do Conhecimento
    1997 (Total: 3)
  • Metodologia do Ensino em Educação Física
  • Novas Perspectivas da Educação Física Escolar
  • Proposta crítica-emancipatória na Educação Física escolar
    1995 (Total: 1)
  • Educação Física Escolar
    2005 (Total: 3)
  • Bases Epistemológicas e suas implicações na prática pedagógica
  • Linha de estudos epistemológicos e didáticos em educação física escolar - LEEDEFE
  • Paradigma empírico - analítico: a realidade da produção do conhecimento no centro de educação física e desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    2000 (Total: 3)
  • A relação das obras de Marx e Vygotsky na construção do conhecimento
  • Educação física: enfatizando seu caráter
  • Possibilidades de práxis da Educação Física nos movimentos sociais
    1999 (Total: 1)
  • Criança Cidadã
    1996 (Total: 2)
  • Oficina: Metodologia de Ensino para Educação Física Escolar
  • Relato de Experiência: a construção do conhecimento em aulas de educação física a partir do interesse que norteia as ações de um grupo
    1999 (Total: 1)
  • Assessoria prestada através do Grupo de Trabalho ampliado da Educação física da UFSC durante a gestão 1997/2000 na Formação Continuada de Professores
    2007 (Total: 1)
  • Consultoria como parecerista de obra para a Editora UNIVALLE
    1995 (Total: 3)
  • Monitora no curso de Dança Moderna e Contemporânea, no 1º Congresso Internacional de Atividades Físicas do Mercosul
  • Monitora no Curso Construtivismo na Educação Física, durante o 1º Congresso Internacional de Atividades Física do Mercosul
  • Monitora no Curso de Recreação, durante o 1º Congresso Internacional de Atividades Física do Mercosul
    1994 (Total: 2)
  • Árbitro em Atletismo na Rústica Cidade de São Pedro
  • Monitora no Projeto de recreação Brincando nas Férias
    1993 (Total: 2)
  • Árbitro em Atletismo na Competição V Volta Cidade de Santa Maria
  • Árbitro em Atletismo nas Olimpíadas Interna do 7º BIB
    1992 (Total: 1)
  • Árbitro de Atletismo nos Jogos Escolares de Santa Maria - IV JESMA
    2021 (Total: 1)
  • Parecer em artigo a ser publicado na Revista Motrivivência
    2020 (Total: 1)
  • Parecer em artigo a ser publicado na Revista Motrivivência
    2019 (Total: 1)
  • Parecer em artigo a ser publicado na Revista Motrivivência
    2018 (Total: 2)
  • Parecer em artigo a ser publicado na Revista Motrivivência
  • Parecer em artigo a ser publicado na Revista Motrivivência - avaliadora ad hoc
    2017 (Total: 1)
  • Parecer em artigo a ser publicado na Revista Motrivivência
    2016 (Total: 1)
  • Parecer sobre o artigo Pedagogia do esporte e valores morais: estudos no Brasil, na Revista Pensar a Prática
    2014 (Total: 1)
  • Parecerista ad-hoc na avaliação de artigo submetido a Revista Eletrônica de Educação REVEDUC - UFSc
    2012 (Total: 2)
  • Parecer Ad Hoc, como Consultor de Área, sobre artigo a ser publicado na Revista Perspectiva
  • Parecer sobre o artigo Pedagogizando a educação física: reflexões pedagógicas voltadas à prática educativa, a ser publicado na Revista Pensar a Prática
    2011 (Total: 4)
  • Parecer em dois artigos a serem publicados na Revista Pensar a Prática
  • Parecer em quatro artigos a serem publicados na Revista Brasileira de Ciências do Esporte
  • Parecer em quatro artigos a serem publicados na Revista Movimento
  • Parecer em trabalhos submetidos à apresentação no XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte
    2009 (Total: 3)
  • Parecer em artigo a ser publicado na Revista Pensar a Prática (II)
  • Parecer sobre o artigo a E se Ivan Ilitch fizesse atividade física? Reflexões sobre tormentos modernos a ser publicado na Revista Pensar a Prática
  • Parecerem artigo a ser publicado na Revista do Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte
    2008 (Total: 1)
  • Parecer em artigo a ser publicado na Revista Pensar a Prática
    2007 (Total: 1)
  • Parecerista de artigo científico para a Revista Univalle, v.12
    2024 (Total: 6)
  • Revisor de periódico 'Kinesis'
  • Revisor de periódico 'Revista Motrivivência'
  • Revisor de periódico 'Revista Movimento'
  • Revisor de periódico 'Revista Pensar a Prática'
  • Revisor de periódico 'Revista Perspectiva'
  • Revisor de periódico 'REVEDUC'
    2023 (Total: 6)
  • Revisor de periódico 'Kinesis'
  • Revisor de periódico 'Revista Motrivivência'
  • Revisor de periódico 'Revista Movimento'
  • Revisor de periódico 'Revista Pensar a Prática'
  • Revisor de periódico 'Revista Perspectiva'
  • Revisor de periódico 'REVEDUC'
    2022 (Total: 6)
  • Revisor de periódico 'Kinesis'
  • Revisor de periódico 'Revista Motrivivência'
  • Revisor de periódico 'Revista Movimento'
  • Revisor de periódico 'Revista Pensar a Prática'
  • Revisor de periódico 'Revista Perspectiva'
  • Revisor de periódico 'REVEDUC'
    2021 (Total: 6)
  • Revisor de periódico 'Kinesis'
  • Revisor de periódico 'Revista Motrivivência'
  • Revisor de periódico 'Revista Movimento'
  • Revisor de periódico 'Revista Pensar a Prática'
  • Revisor de periódico 'Revista Perspectiva'
  • Revisor de periódico 'REVEDUC'
    2020 (Total: 6)
  • Revisor de periódico 'Kinesis'
  • Revisor de periódico 'Revista Motrivivência'
  • Revisor de periódico 'Revista Movimento'
  • Revisor de periódico 'Revista Pensar a Prática'
  • Revisor de periódico 'Revista Perspectiva'
  • Revisor de periódico 'REVEDUC'
    2019 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Pensar a Prática'
  • Revisor de periódico 'Revista Perspectiva'
    2018 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Pensar a Prática'
  • Revisor de periódico 'Revista Perspectiva'
    2017 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Pensar a Prática'
  • Revisor de periódico 'Revista Perspectiva'
    2016 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Pensar a Prática'
  • Revisor de periódico 'Revista Perspectiva'
    2015 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Pensar a Prática'
  • Revisor de periódico 'Revista Perspectiva'
    2014 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Pensar a Prática'
  • Revisor de periódico 'Revista Perspectiva'
    2013 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Pensar a Prática'
  • Revisor de periódico 'Revista Perspectiva'
    2012 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Pensar a Prática'
  • Revisor de periódico 'Revista Perspectiva'
    2011 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Pensar a Prática'
    2010 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Pensar a Prática'
    2009 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Pensar a Prática'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2022 (Total: 1)
  • Os ideários pós-modernos no mundo do trabalho: implicações para o campo de trabalho da educação física
    2021 (Total: 1)
  • A educação física e a base nacional comum curricular: antigas e novas inquietações
    2020 (Total: 2)
  • Currículo do Curso de Educação Física - Licenciatura: Tríade de Ensino, Pesquisa e Extensão de uma instituição privada
  • O conhecimento em educação física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capital
    2019 (Total: 4)
  • Educação Física, ensino e técnica: análise a partir do entendimento de professores de educação física
  • Entendimento sobre formação continuada em educação física: uma análise a partir das categorias formação humana e formação docente
  • Escola precária: contratos temporários, terceirização na escola pública e as implicações para o trabalho do professor de educação física
  • Politicas públicas de esporte e lazer: caracteristicas na região da Quarta Colônia/RS
    2018 (Total: 2)
  • Formação continuada, desafios e superações para professores de Educação Física nos anos iniciais do município de Santa Maria, RS
  • Formação de professores do curso de educação física UFSM: relação com a lei 10.639/2003
    2017 (Total: 1)
  • O trabalho pedagógico da educação física na escola Roseli Correa da Silva: um estudo de caso
    2016 (Total: 3)
  • A educação física escolar e o mundo do trabalho em tempos de crise do capital
  • As reestruturações curriculares no CEFD: a história não contada
  • Políticas Públicas em tempos do governo do PT: uma análise sobre o PELC
    2015 (Total: 4)
  • A contrarreforma universitária nos governos Lula e Dilma/PT: relações com os documentos do Banco Mundial
  • A Copa do(a) Capital
  • A relação entre o desenvolvimento das abordagens críticas da Educação Física e a precarização do trabalho docente na escola pública
  • O REUNI e a intensificação e precarização do trabalho dos professores: Estudo de caso do CEFD/UFSM
    2014 (Total: 1)
  • A avaliação em Educação Física Escolar na escola nova sociedade: as relações de manutenção e eliminação
    2013 (Total: 2)
  • A Educação Física e as mudanças no mundo do trabalho: um olhar através da aplicação do ensino da história e cultura afro-brasileiras e africana, nas escolas do município de Bagé, RS
  • A organização do trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento na formação de professores de Educação Física
    2012 (Total: 1)
  • Proposta pedagógica para a Educação Física: as abordagens crítico-superadora e crítico-emancipatória 20 anos após suas sistematizações
    2020 (Total: 1)
  • O esporte e o torcedor em tempos atuais
    2019 (Total: 4)
  • A influência das mídias e, crianças e adolescentes para a prática de esportes: uma revisão bibliográfica
  • Educação Física Escolar e sua legitimidade pedagógica frente a BNCC
  • Formação de professores em Educação Física pós BNCC
  • O futebol e o processo de empresarização dos clubes
    2016 (Total: 1)
  • Relação do esporte e o mundo do trabalho: uma via de mão dupla
    2015 (Total: 1)
  • Questões de gênero e sexualidade: um estudo a partir do PIBID do CEFD
    2013 (Total: 2)
  • A contribuição do movimento estudantil de educação física para prática pedagógica da educação física escolar
  • As políticas públicas educacionais e formação de professores em Educação Física: o que e quem nos determina
    2011 (Total: 2)
  • A relação entre as ciências sociais e as ciências naturais na formação em Educação Física do CEFD/UFSM
  • O contrato profissional da Educação Física no mundo/mercado de trabalho de Santa Maria, RS
    2003 (Total: 1)
  • Relatório final do Estágio Profissionalizante em Educação Física. Área: Projeto Criança Cidadã
    2002 (Total: 2)
  • Estágio Profissionalizante de Educação Física
  • Estágio Profissionalizante em Educação Física
    1999 (Total: 1)
  • Estágio Profissionalizante em Educação Física