Ana Lucia De Marques E Louro Hettwer

Produção Bibliográfica

    2024 (Total: 1)
  • doi ISSN Práticas de percussão e transtorno do espectro autista em projeto social: entrevistando pais e responsáveis (Revista da Abem)
    2023 (Total: 1)
  • ISSN Formação em Música na relação com o cotidiano: fragmentos dos últimos dez anos de pesquisa a partir de memorial (OUVIROUVER (ONLINE))
    2021 (Total: 2)
  • ISSN Experiências de professores de música na pandemia: narrativas sobre espaços públicos e privados (REVISTA DA FUNDARTE)
  • doi ISSN Narratives of music teachers in Brazil: everyday learning through spirituality/religiosity (Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais ? UFSM/RS)
    2019 (Total: 4)
  • ISSN Biografia Músico-Educativa: aspectos teóricos e metodológicos (REVISTA DA ABEM)
  • doi ISSN Identidades de professores música: narrativas de acordeonistas (REFLEXÃO E AÇÃO (UNISC. IMPR.))
  • ISSN MOMENTOS-CHARNEIRAS E MEMÓRIAS MUSICAIS: ENCONTROS E CONEXÕES NAS NARRATIVAS DE ACADÊMICOS EM DANÇA. (Revista da Fundarte)
  • ISSN Narrativas musicais de professores de acordeom: inseguranças e dificuldades formativas (OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE))
    2018 (Total: 2)
  • ISSN Bricolagens entre Cultura Visual e Pedagogias Culturais - possibilidades para o ensino de Artes Visuais (REVISTA GEARTE)
  • doi ISSN MEMÓRIAS MUSICAIS, ESPIRITUALIDADE NAS ARTES E A -BUSCA DA FELICIDADE-: UMA PESQUISA-FORMAÇÃO COM ACADÊMICOS DE DANÇA (EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA))
    2017 (Total: 2)
  • doi ISSN Culturas musicais religiosas: problematizações sobre o ensino de música nas escolas (EDUCACAO UNISINOS (ONLINE))
  • doi ISSN Práticas musicais do cotidiano na Iniciação científica: diários de pesquisa em ambientes religiosos cristãos (Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais ? UFSM/RS)
    2016 (Total: 5)
  • ISSN Diários de aula particular e Jornal de pesquisa: Uma experiência formativa voltada ao ensino de acordeom para terceira idade (Revista Digital do LAV)
  • ISSN DO GIRASSOL ÀS REDES: CIBERCULTURA COMO POSSÍVEL SUPERAÇÃO DO ISOLAMENTO GEOGRÁFICO DE DOCENTES DE MÚSICA (Revista NUPEM (Impresso))
  • ISSN Narrativas de professores de música: entrelaçando vivências com a música e seu ensino e a atuação na educação básica (REVISTA DA ABEM)
  • ISSN Pesquisa em Música: Reflexões sobre memórias musicais e dimensões da ?experiência de si? (Revista Digital do LAV)
  • ISSN Repertórios musicais, práticas pedagógicas e temas de pesquisa: reflexões sobre ensino de pesquisa e música dentro de uma abordagem (auto)biográfica. (Revista da Fundarte)
    2015 (Total: 2)
  • ISSN Las Políticas Educativas de Reforma y su Impacto en la Educación Musical Escolar. De Dónde Venimos y Hacia Dónde Podemos Ir (Revista da ABEM)
  • doi ISSN O DIÁRIO DE AULA COMO UM ESPAÇO PARA (AUTO)NARRATIVA DENTRO DE AULAS DE CANTO CORAL EM UM PROJETO SOCIAL (Reflexão e Ação (Online))
    2014 (Total: 3)
  • ISSN Caminhos formativos de professores de acordeom: aportes teóricos a partir de narrativas (Revista da Fundarte)
  • ISSN Narrativas de Professores de Teoria e Percepção Musical: Caminhos Metodológicos da Pesquisa em Educação. (Expressão (Santa Maria))
  • ISSN PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL EM CONTEXTOS RELIGIOSOS: NARRATIVAS DE LICENCIANDOS A PARTIR DE DIÁRIOS DE AULA (Revista da ABEM)
    2013 (Total: 2)
  • ISSN Entrevistando professores da disciplina Arte que lecionam o conteúdo música: encontro entre identidades profissionais (Revista Digital do LAV)
  • ISSN Improvisando sobre um tema de Larrosa: diários de aula numa disciplina sobre a 'narrativa de si' na pesquisa em Educação Musical (Educere et Educare (Impresso))
    2012 (Total: 2)
  • ISSN A linha Educação e Artes e as pesquisas em educação musical no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação ? UFSM (Educação (UFSM))
  • ISSN Recitais didáticos: das memórias musicais e sonoridades midiáticas à ampliação da escuta musical (Revista da Fundarte)
    2011 (Total: 1)
  • ISSN A formação e atuação de professores de acordeom na interface de culturas populares e acadêmicas. (Revista da ABEM)
    2009 (Total: 1)
  • ISSN What we teach and what they learn: Social identities and cultural backgrounds forming the musical experience (Bulletin of the Council for Research in Music Education)
    2008 (Total: 2)
  • ISSN Cartas de licenciandos em música:(re)contando o vivido para centrar a aula no aluno. (Revista da ABEM)
  • ISSN Self-narratives of Music Education Students: A Study in a Brazilian University. (Arts and Learning Research)
    2004 (Total: 1)
  • ISSN Pesquisando a partir de sí mesmos: algumas narrativas de alunos de licenciatura em música. (Expressão (Santa Maria))
    2003 (Total: 2)
  • ISSN Comentários sobre mercado de trabalho e docentes universitários/ professores de instrumento: influências e abertura para o diálogo (Revista da ABEM)
  • ISSN Memórias de docentes universitários/professores de música: concepções sobre educação e música. (Em Pauta (Rio De Janeiro))
    1999 (Total: 2)
  • Professor de instrumento - Como a performance convive com a pedagogia? (Expressão Revista do Centro de Artes e Letras Ufsm)
  • Reformas curriculares dos Cursos Superiores de Música: Diálogos sobre identidades profissionais do professor de instrumento (Expressão Revista do Centro de Artes e Letras Ufsm)
    1998 (Total: 1)
  • Formação do professor de instrumento: grades curriculares dos cursos de Bacharelado. (Fundamentos da Educação Musical)
    1997 (Total: 1)
  • Disciplinas pedagógicas no curso de Bacharelado em música. (Expressão Revista do Centro de Artes e Letras Ufsm)
    1996 (Total: 2)
  • Método Suzuki: repertório e imitação criativa. (Em Pauta)
  • Reprodução de canções: processos cognitivos na interação com as estruturas musicais. (Música Pesquisa e Conhecimento)
    2023 (Total: 1)
  • Reflexões narrativas sobre ensino de instrumentos musicais: diários de aula de flauta doce (Formação docente e práticas educativas)
    2022 (Total: 1)
  • Educação Musical no hospital: O professor improvisador (Música: Cultura, prática e inovação)
    2021 (Total: 1)
  • SAINDO DA BOLHA? E ?TÉCNICA E ESPIRITUALIDADE?: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DE MÚSICA COM EXPERIÊNCIAS PENTECOSTAIS (Linguística, letras e artes e o complexo pensamento humano)
    2019 (Total: 1)
  • doi PRÁTICAS MUSICAIS DO COTIDIANO NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: DIÁRIOS DE PESQUISA EM AMBIENTES RELIGIOSOS CRISTÃOS (Música, filosofia e educação 3)
    2014 (Total: 2)
  • A 'narrativa de si' como perspectiva para a reflexão do professor de música (Aulas de músicas: narrativas de professores numa perspectiva (auto)biográfica)
  • Questões sobre a reflexão do estudo de instrumento e a formação em Educação Musical. (Aulas de músicas: narrativas de professores numa perspectiva (auto)biográfica)
    2013 (Total: 2)
  • Entre conchas e retalhos: conversas com docentes universitário-professores de instrumento. (Educação Musical, Cotidiano e Ensino Superior.)
  • Pesquisa (auto)biográfica e educação musical: abordagens do grupo Narramus (Redes de formação em Educação: experiências com pesquisas entre Brasil e México)
    2012 (Total: 1)
  • Narrativas de docentes universitários-professores de instrumento sobre mídia: da relação (Aprender e Ensinar Música no Cotidiano)
    2014 (Total: 1)
  • Aulas de músicas: narrativas de professores numa perspectiva (auto)biográfica
    2013 (Total: 1)
  • Educação Musical, Cotidiano e Ensino Superior
    2007 (Total: 1)
  • Commentary on
    2022 (Total: 1)
  • Prefácio (Apresentação)
    2020 (Total: 2)
  • Narrativas de professores de música na Pandemia: experiências em espaços públicos e privados (XIX Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical)
  • O diálogo entre música popular e formação no ensino superior: Implicações a partir da experiência como docente (XIX Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical)
    2019 (Total: 1)
  • Saindo da bolha? e ?técnica e espiritualidade?: um estudo com acadêmicos de música com experiências pentecostais. (Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música)
    2018 (Total: 1)
  • Perspectivas Teóricas e Metodológicas do Grupo de Pesquisas NarraMus (Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música)
    2017 (Total: 3)
  • 'Improvisação metodológica no ensino superior: construindo conhecimentos nas narrativas de si? (XXIII Congresso Nacional da ABEM)
  • Narrativas no Ensino Superior em Música: religiosidade e espiritualidade (XXIII Congresso Nacional da ABEM)
  • Projeto Concertos Didáticos para a Escola Básica: Experiência Musical Performática na Formação de Professores de Música. (XI CONFERÊNCIA REGIONAL LATINO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO MUSICAL - ISME - INTERNATIONAL SOCIETY FOR MUSIC EDUCATION,)
    2014 (Total: 4)
  • Experiência de si, memórias musicais e aprendizado de pesquisa: um estudo com licenciandos em Música (X Anped Sul)
  • MEMÓRIAS MUSICAIS: MOMENTOS ?CHARNEIRAS? NAS NARRATIVAS DE ACADÊMICOS EM DANÇA (VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica)
  • Mídias e guitarra elétrica: narrativas sobre aulas para criança. (XVI Encontro Regional Sul da ABEM)
  • PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E CUIDADO DE SI EM DIÁRIOS DE AULA DE PROFESSORES DE MÚSICA (VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica)
    2013 (Total: 3)
  • 'Aulas de guitarra para crianças: dilemas e desafios' (XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical)
  • A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES MUSICAIS EM CONTEXTOS RELIGIOSOS: A CULTURA GOSPEL (XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical)
  • A narrativa de si na pesquisa em Educação Musical: algumas reflexões a partir de uma disciplina de investigação (XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical)
    2012 (Total: 3)
  • A troca de cartas como recurso para reflexão sobre aulas de guitarra e violino: um relato de experiência. (XV Encontro Regional da Abem Sul)
  • Docência no Ensino Superior de Música: formação e experiência a partir de três trabalhos investigativos (IX Seminário Anped Sul)
  • Recitais Didáticos: Mídia, ampliação de escuta e diálogo com a platéia (XV Encontro Regional da Abem Sul)
    2011 (Total: 5)
  • ?Aprendi tocar quando criança, lá na roça?: a cultura profissional do ensino de acordeom vista a partir das narrativas de um professor (XIV Encontro regional da Abem Sul)
  • Auto-narrativas de uma educadora em formação: o canto coral em um projeto social de percussão (IV Seminário Nacional de formação de professores: pesquisa autobiográfica, história de vida e perspectivas da docência no meio rural)
  • História Oral de Professores e Diários de aula: reflexões sobre pesquisas através de metodologias narrativas com professores de música. (1. IV Seminário Nacional de formação de professores: pesquisa autobiográfica, história de vida e perspectivas da docência no meio rural Santa Maria)
  • O ensino e o aprendizado de acordeom na interface de culturas populares e acadêmicas. (IV Seminário Nacional de formação de professores: pesquisa autobiográfica, história de vida e perspectivas da docência no meio rural)
  • Olhando para aprendizagens informais em música: algumas experiências junto a movimentos da Igreja Católica (XIV Encontro regional da Abem Sul)
    2010 (Total: 11)
  • ?Nós falávamos mais e as crianças permaneciam em silêncio?: a narrativa de si enquanto encaminhamento de dilemas em aulas de música num projeto social. (IV Congresso Internacional de pesquisa (Auto) biográfica,)
  • A linha de pesquisa educação e artes e as pesquisas em educação musical no contexto do PPGE - UFSM (do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul)
  • Cartas de licenciandos em música: ?Problemas que auxiliam? na construção da identidade profissional. (XIX Congresso anual da Abem)
  • Cibercultura,usos e contribuições na prática educativa de docentes universítários-professores de instrumento (XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino(ENDIPE))
  • Educação musical e práticas corporais como ferramenta metodológica para a educação infantil (XIX Congresso Anual da Abem)
  • ENSINO DE VIOLINO EM UM PROJETO SOCIAL: DILEMAS DE UMA EDUCADORA MUSICAL (do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul)
  • Espaços extra-escolares de educação musical: comunidades evangélicas como cenários interpretativos (XIX Congresso Anual da Abem)
  • Music education contribution for teacher education: Reflections on a teacher?s social project dilemmas in Brazil. (30th meeting of the Internacional Society for Teachers Education)
  • Práticas educativas no contexto do projeto social: dilemas, reflexões e contribuições para a formação de uma licencianda em música (XIX Congresso Anual da Abem)
  • Processos de ensino e de aprendizagem musicais em grupos de louvor de comunidades evangélicas: reflexões sobre tensões na música evangélica e a educação musical no sistema escolar. (XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino(ENDIPE))
  • Refletindo sobre a própria prática como pesquisador de auto-narrativas e professor particular de acordeom. (XIII Encontro Regional da ABEM- SUL)
    2009 (Total: 3)
  • ?Algo mais próximo à linguagem deles?: narrativas sobre aulas de instrumento. (XII Encontro Regional da Abem Sul)
  • Educação Musical no presídio regional de Santa Maria: a relação do ensino formal e informal. (XII Encontro Regional da Abem Sul)
  • Processos de aprendizagem em grupos de louvor de Santa Maria. (XII Encontro Regional da Abem Sul)
    2008 (Total: 9)
  • ?Gostaria de levar a coisa mais leve e prazerosa?: dilema ?disciplinar? e identidades de alunos-professores de música. (XI Encontro Regional da ABEM Sul/IV Encontro do Laboratório de Educação Musical)
  • ?Me sinto mais um mediador que um professor?: reflexões sobre o ensino centrado no aluno em cartas de licenciandos em música (XVII Encontro Anual da Abem)
  • (In)definições do Currículo em Educação Musical do contexto de Horizontina à discussão brasileira. (II Encontro de Pesquisa da linha Educação e Artes: pesquisas em Educação e Artes: um panorama da produção do conhecimento em Educação Musical e Artes Visuais no PPGE/CE/UFSM)
  • Aulas de música num presídio e o processo pedagógico-musical que as compõem. (II Encontro de Pesquisa da linha Educação e Artes: pesquisas em Educação e Artes: um panorama da produção do conhecimento em Educação Musical e Artes Visuais no PPGE/CE/UFSM)
  • Educação Musical no presídio regional de Santa Maria: um estudo de caso etnográfico sobre as aulas de música. (Anais do XI Encontro Regional da ABEM Sul -IV Encontro do Laboratório de Educação Musical)
  • O corpo na dança como elemento participante para a Educação Musical: diálogos com professores de música sobre interdisciplinaridade (II Encontro de Pesquisa da linha Educação e Artes: pesquisas em Educação e Artes: um panorama da produção do conhecimento em Educação Musical e Artes Visuais no PPGE/CE/UFSM)
  • Perspectivas sobre a ambigüidade da educação informal e formal nas aulas de música num presídio. (XVII Encontro Anual da Abem)
  • Práticas educativas em música: cartas, dilemas e identidades. (XIV Encontro Nacional de Didáticas e Práticas Educativas- ENDIPE)
  • Saberes docentes e (re)construção de identidades profissionais: um estudo no curso de licenciatura em música da UFSM. (III Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Bibliográfica)
    2007 (Total: 2)
  • ??Gostei?, ?me identifiquei? e ?cada dia aprendi coisas novas??: Um estudo sobre auto-narrativas de Licenciandos em Música. (XVI Encontro Anual da ABEM)
  • Cultivando diferentes saberes na aula de violão: um estudo sobre narrativas de licenciandos em Música da UFSM (X Encontro regional da Abem Sul)
    2006 (Total: 3)
  • Educação Musical em redes: uma experiência de entrelaçamento. (XII Simpósio Paranaense de Educação Musical, IX Abem Sul)
  • Identidades Profissionais em construção:Tematizando as relações entre teorias e práticas. (XV Encontro Anual da Abem)
  • Velhas questões em um novo currículo. (XII Simpósio Paranaense de Educação Musical- IX Abem (Sul))
    2005 (Total: 3)
  • A narrativa de si como recurso para a formação inicial de professores de música. (XIV Encontro Anual da Abem)
  • Licenciandos em música: O "bom professor" e o "bom modelo de professor" (VIII Encontro Regional da Abem (Sul))
  • Prática de pesquisa em grupo: um relato de experiência na área de Educação Musical. (XIV Encontro Anual da ABEM)
    2004 (Total: 1)
  • Ser docente universitário professor de música: dialogando sobre identidades profissionais com professores de instrumento (XIII Encontro anual da Abem)
    2003 (Total: 2)
  • A música nossa de cada dia: narrativas de si e crenças pedagógicas. (Encontro Anual da Abem (Associação brasileira de educação musical))
  • Entrevistando docentes universitários/professores de instrumento: convites ao diálogo. (XXIV Encontro anual da ANPPOM (Associação nacional de pesquisa e Pós-Graduação em música))
    2001 (Total: 1)
  • Os professores de instrumento atuantes na Universidade: um estudo sobre a construção de suas identidades profissionais (XXIII Encontro da ANPPOM)
    1999 (Total: 1)
  • Reformas curriculares dos Cursos Superiores de Música: Diálogos sobre identidades profissionais do professor de instrumento (VIII Encontro Anual da ABEM)
    1998 (Total: 1)
  • Professor de instrumento - Como a performance convive com a pedagogia? (VII Encontro Anual da ABEM)
    1997 (Total: 1)
  • A formação do professor de instrumento: Visões curriculares das universidades brasileiras. (I Encontro Latino-Americano de Educação Musical)
    1996 (Total: 1)
  • A formação do professor de instrumento: Visões curriculares das universidades brasileiras. (V Salão de Iniciação Científica)
    2015 (Total: 1)
  • CANTO CORAL EM UM PROJETO SOCIAL: O DIÁRIO DE AULA COMO UM ESPAÇO PARA (AUTO)NARRATIVA (Performa- Encontro de Investigação em Performance musical)
    2008 (Total: 1)
  • Letters on music classes: dilemmas and identities narrated by Brazilian music education students. (28 International Society for Music Education)
    2007 (Total: 2)
  • Auto - narrativas de professores de música: relacionamento dilemas e identidades profissionais. (22ª JAI / UFSM)
  • Curso Conversas sobre relatos de experiência de professores de música. (22ª JAI / UFSM)
    2006 (Total: 5)
  • Conversas sobre relatos de experiência de professores de música. (XX-JAI UFSM)
  • Currículo vigente do curso de licenciatura em música da UFSM: um estudo preliminar. (XX JAI-UFSM)
  • Currículo, narrativas e formação de professores: um estudo no curso de licenciatura em música da UFSM. (XIV Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM)
  • Narrativas sobre o novo curículo da licenciatura em música da UFSM. (VI Seminário de pesquisa em Educação da região Sul -ANPED SUL)
  • What we teach and what they learn: Social Identities and cultural background. (27th International Society for Music Education World Conference)
    2002 (Total: 1)
  • The construction of music professor' professional identities: Instrumental teacgers' narratives. (Coferencia Bianual da ISME (International Society for Music Education))
    2015 (Total: 1)
  • Professores de flauta transversal e piano no ensino superior: narrativas sobre corporeidade na aula de instrumento (Performa'15 - Encontro de Investigação em Performance Musical)
    2014 (Total: 2)
  • Narratives about musical routine: some problematizations on learning in higher education, instrument teachers and religious envourinments (31ª Conferência Mundial da ISME)
  • Verbalizing musical memories: the lived presence in undergraduated courses (31ª Conferência Mundial da ISME)
    2005 (Total: 1)
  • Instrumental music instructors in Brazil: methodological strategies for in-service training. (14th international seminar of the music school and teacher education commission)

Produção Técnica

    2008 (Total: 1)
  • Membro da Comissão organizadora do XI Encontro Regional da ABEM Sul/IV Encontro do Laboratório de Educação Musical
    2007 (Total: 2)
  • 1º CEAC - Congresso de Educação, Arte e Cultura
  • X Abem Sul
    2006 (Total: 1)
  • XII Simpósio Paranaense de Educação Musical- IX Abem (SUL)
    2013 (Total: 1)
  • II Encontro de Educação Musical e Pesquisa (Auto) Biográfica
    2012 (Total: 2)
  • II Jornada de Formação, Ensino e Produção do Centro de Artes e Letras da UFSM
  • Membro da Comissão organizadora do I Encontro de Educação Musical e pesquisa (auto) biográfica
    2011 (Total: 1)
  • Membro da Comissão organizadora da Jornada de Formação, Ensino e Produção do Centro de Artes e Letras da UFSM
    2009 (Total: 1)
  • Membro da Comissão organizadora do I Encontro dos Egressos do curso de Licenciatura em Música
    2007 (Total: 3)
  • Colóquios de Educação Musical
  • I Encontro de pesquisa da linha de educação e artes
  • Membro da Comissão organizadora do I Seminário de Estágios e Práticas Educativas da Licenciatura em Música
    2007 (Total: 1)
  • Auto-narrativas: Tematizando pesquisa e Educação Musical
    2006 (Total: 1)
  • Metodologias qualitativas em Educação Musical
    2001 (Total: 1)
  • Sons Transgênicos
    1999 (Total: 1)
  • Recital dos Professores do Departamento de Música
    1998 (Total: 2)
  • Recital de Música Contemporânea
  • Recital dos Professores do Departamento de Música
    1997 (Total: 3)
  • Concertando no Teatro - Recital dos Professores do Departamento de Música
  • Momento Musical - Recital de Flauta Transversa
  • Petropar Música ao Meio-Dia - Recital de Música de Câmara
    1996 (Total: 1)
  • Momento Musical - Recital de Flauta Transversa
    2008 (Total: 1)
  • Saberes docentes e (re)construção de identidades profissionais: um estudo no curso de licenciatura em música da UFSM
    2007 (Total: 1)
  • Cultivando diferentes saberes na aula de violão: um estudo sobre narrativas de licenciandos em Música da UFSM
    2006 (Total: 4)
  • Identidades Profissionais em construção:Tematizando as relações entre teorias e práticas.
  • Narrativas sobre o novo currículo da licenciatura em música da UFSM.
  • Velhas questões em um novo currículo:estudando narrativas de licenciados da UFSM
  • What we teach and what they learn: Social Identities and cultural background
    2004 (Total: 1)
  • Sound Worlds discover.
    2022 (Total: 1)
  • Movimento (Auto)Biográfico da Educação musical no Brasil IICiclo de Estudos António Nóvoa
    2021 (Total: 1)
  • PESQUISAS DO NARRAMUS: UM OLHAR SOBRE OS DIÁRIOS
    2013 (Total: 1)
  • ?Ser músico? ou ?ser professor?: aportes a partir de uma visão sociológica do conceito de identidade
    2006 (Total: 2)
  • Educação Musical em redes: uma experiência de entrelaçamento.
  • Pesquisa Qualitativa em Educação Musical.
    2021 (Total: 1)
  • ?Abordagens do Grupo NarraMus?
    2007 (Total: 3)
  • ??Gostei?, ?me identifiquei? e ?cada dia aprendi coisas novas??: Um estudo sobre auto-narrativas de Licenciandos em Música
  • Brazilian student self-narratives: Curriculum and musical experiences.
  • Experiência Musical como experiência social.
    2000 (Total: 1)
  • Identidades profissionais de docentes universitários de música: um estudo sobre a trajetória de professores de instrumento
    1999 (Total: 1)
  • Reformas curriculares dos Cursos Superiores de Música e a formação do professor de instrumento
    2014 (Total: 1)
  • Narratives about musical routine: some problematizations on learning in higher education, instrument teachers and religious envourinments
    2013 (Total: 2)
  • Relatório parcial da pesquisa NARRATIVAS DE PROFESSORES E MÚSICOS BRASILEIROS: RELAÇÕES ENTRE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS E MUSICAIS
  • Relatório parcial NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MÚSICA: INTERFACE IDENTIDADES PROFISSIONAIS - CONHECIMENTO EXPERIÊNCIAL
    2010 (Total: 2)
  • Relatório final do projeto Cartas de Lienciandos em Música: diálogos entre identidades de professores e padrões sociais dos alunos
  • Relatório parcial do projeto Narrativas de professores de música: interface identidades profissionais-conhecimento experiencial
    2009 (Total: 1)
  • Relatório de pesquisa intitulado "Processos de aprendizagem relacionados a músicas: (in)formalidades e identidades"
    2008 (Total: 2)
  • Relatório de pesquisa intitulado "Auto-narrativas de professores de música: relacionando dilemas e identidades profissionais"
  • Relatório final da pesquisa Diários de aula: revisitando dilemas
    2006 (Total: 2)
  • Relatório de pesquisa Currículo vigente do Curso de Licenciatura em Música da UFSM:
  • Relatório de pesquisa Diários de aula: re-visitando dilemas ?musicais?
    2013 (Total: 1)
  • Seminário de Pesquisa em Música
    2012 (Total: 1)
  • Assessoria a Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria -RS
    2000 (Total: 1)
  • Elaboração de Projeto intitulado :Identidades profissionais de docentes universitários de música: um estudo sobre a trajetória de professores de instrumento
    1999 (Total: 1)
  • Elaboração de Projeto intitulado :Profissão professor de instrumento - um estudo sobre as relações entre a performance e a pedagogia no cursos de bacharelado em música das universidades brasileiras
    1998 (Total: 1)
  • Elaboração de Projeto intitulado: Profissão professor de instrumento - um estudo sobre as relações entre a performance e a pedagogia no cursos de bacharelado em música das universidades brasileiras
    1997 (Total: 1)
  • Elaboração de Projeto intitulado :A formação do professor de instrumento: Visões curriculares das universidades brasileiras
    1996 (Total: 1)
  • Elaboração de Projeto intitulado: A formação do professor de instrumento: Visões curriculares das universidades brasileiras
    1994 (Total: 1)
  • Reprodução de canções: processos cognitivos na interação com as estruturas musicais
    2015 (Total: 1)
  • Parecerista as hoc
    2012 (Total: 3)
  • Parecerista ad hoc do XV Encontro Reginal da Abem Sul
  • Parecerista ad hoc do XXII Congresso da ANPPOM
  • Parecerista ad hoc IX Anped Sul
    2010 (Total: 1)
  • Parecerista do XX Congresso Anual da ANPPOM
    2009 (Total: 3)
  • Parecerista ad hoc do II Congresso de Educação, Arte e Cultura.
  • Parecerista ad hoc do XII Encontro Regional da ABEM-Sul
  • Parecerista ad hoc do XVIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical
    2008 (Total: 2)
  • Parecerista ad hoc da Anped Sul - VII Seminário de Pesquisa da Região Sul
  • Parecerista ad hoc do XI Encontro Regional da ABEM Sul/IV Encontro do Laboratório de Educação Musical
    2007 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Cientifica no X Encontro Regional da Abem Sul
    2024 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Revista da ABEM'
  • Revisor de periódico 'Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais ? UFSM/RS'
  • Revisor de periódico 'Revista Internacional de Educación Musical.'
    2023 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Revista da ABEM'
  • Revisor de periódico 'Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais ? UFSM/RS'
  • Revisor de periódico 'Revista Internacional de Educación Musical.'
    2022 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Revista da ABEM'
  • Revisor de periódico 'Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais ? UFSM/RS'
  • Revisor de periódico 'Revista Internacional de Educación Musical.'
    2021 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Revista da ABEM'
  • Revisor de periódico 'Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais ? UFSM/RS'
  • Revisor de periódico 'Revista Internacional de Educación Musical.'
    2020 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Revista da ABEM'
  • Revisor de periódico 'Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais ? UFSM/RS'
  • Revisor de periódico 'Revista Internacional de Educación Musical.'
    2019 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Revista da ABEM'
  • Revisor de periódico 'Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais ? UFSM/RS'
  • Revisor de periódico 'Revista Internacional de Educación Musical.'
    2018 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Revista da ABEM'
  • Revisor de periódico 'Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais ? UFSM/RS'
  • Revisor de periódico 'Revista Internacional de Educación Musical.'
    2017 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Revista da ABEM'
  • Revisor de periódico 'Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais ? UFSM/RS'
  • Revisor de periódico 'Revista Internacional de Educación Musical.'
    2016 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Revista da ABEM'
  • Revisor de periódico 'Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais ? UFSM/RS'
  • Revisor de periódico 'Revista Internacional de Educación Musical.'
    2015 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista da ABEM'
  • Revisor de periódico 'Revista Internacional de Educación Musical.'
    2014 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista da ABEM'
  • Revisor de periódico 'Revista Internacional de Educación Musical.'
    2013 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista da ABEM'
  • Revisor de periódico 'Revista Internacional de Educación Musical.'
    2012 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista da ABEM'
    2011 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista da ABEM'
    2010 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista da ABEM'
    2009 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista da ABEM'
    2008 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Arts and Learning Research Journal'
  • Revisor de periódico 'Revista Complutense de Investigación en Educación Musical'
  • Revisor de periódico 'Revista da ABEM'
    2007 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Arts and Learning Research Journal'
  • Revisor de periódico 'Revista Complutense de Investigación en Educación Musical'
  • Revisor de periódico 'Revista da ABEM'
    2006 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista da ABEM'
    2005 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista da ABEM'

Produção Artística

    2019 (Total: 2)
  • Recital Didatico
  • Zootoca Recital de Músicas Infantis

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 1)
  • Tornando-se Educador: reflexões sobre aprendizagens numa banda de Música militar
    2022 (Total: 2)
  • Implicações da Ecologia Acústica sobre processos de formação docente
  • Limites e possibilidades da educação musical inclusiva: as práticas percussivas do projeto social Atoque
    2021 (Total: 1)
  • Recompondo a composição: narrativa (auto)biográfica sobre metodologias utilizadas nas aulas de composição oferecidas na Banda de Música da Ala 4.
    2020 (Total: 1)
  • A MÚSICA POPULAR COMO DECOLONIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA: NARRATIVAS DE ACADÊMICOS A PARTIR DE UMA DISCIPLINA COMPLEMENTAR DE GRADUAÇÃO
    2019 (Total: 1)
  • ECOS DO INTERIOR DA REGIÃO SUL: MAIS DE 70 ANOS DE DEDICAÇÃO À MÚSICA COM O EDUCADOR ANILDO DIETTRICH
    2018 (Total: 1)
  • Bricolagens com infâncias e pedagogias culturais em um processo edu(vo)cativo em Artes Visuais
    2017 (Total: 2)
  • Atoque; Música; família: significados da educação musical em projeto social
  • QUANDO UM PROFESSOR SE FAZ HISTÓRIAS: O PROFESSOR EUGÊNIO SCHNEIDER E NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE UM LEGADO DE ENSINO DE MÚSICA EM SANTA MARIA-RS
    2016 (Total: 1)
  • QUANDO EM DOIS SOMOS MUITOS: HISTÓRIAS DE VIDA DIALOGADAS E A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
    2015 (Total: 2)
  • A escola de acordeom no Rio Grande do Sul a partir das visões sobre um professor: Memórias de um legado.
  • Milton Romay Masciadri: o professor músico na voz de alunos e familiares
    2014 (Total: 1)
  • Professores de música em escolas particulares em Santa Maria - RS: um estudo a partir de diários de aulas
    2013 (Total: 1)
  • CANTO CORAL EM PROJETOS SOCIAIS: TRAJETÓRIA DE UMA EDUCADORA EM SANTA MARIA - RS
    2012 (Total: 2)
  • Educação Musical no Cuica: percussão e repercussão de um projeto social
  • Narrativas de professores de teoria e percepção musical: caminhos de formação profissional
    2011 (Total: 2)
  • Narrativas de docentes universitários/professores de instrumento: construção de significados sobre cibercultura.
  • Práticas musicais cotidianas na cultura gospel: Um estudo de caso no ministério de louvor Somos Igreja
    2010 (Total: 2)
  • Educação Musical e práticas corporais como recurso metodológico da educação infantil: diálogos com professores de música e educandos sobre interdisciplinaridade.
  • PROCESSO IDENTITÁRIO DO PROFESSOR DE ARTE DO SUDOESTE DO PARANÁ: DIÁLOGOS SOBRE O CONTEÚDO MÚSICA.
    2009 (Total: 1)
  • Educação Musical no presídio de Santa Maria: um estudo de caso etnográfico
    2011 (Total: 2)
  • Ensino de Música no projeto Projeto Social cidadão
  • Prática de ensino no primeiro ano do colégio Politécnico da UFSM
    2009 (Total: 1)
  • I Encontro dos Egressos do curso de Licenciatura em Música
    2008 (Total: 1)
  • Curso conversa sobre relatos de experiência de professores de música
    2023 (Total: 1)
  • Narrativas de estudantes de Música no Ensino Médio: Diálogos a partir de círculos restaurativos
    2020 (Total: 1)
  • A ESCOLA GAÚCHA DE ACORDEOM: IDENTIDADE, FORMAÇÃO E LEGADO DE ACORDEONISTAS,
    2019 (Total: 2)
  • BIOGRAFIA MÚSICO-EDUCATIVA: PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM MEIO À TEIA DA VIDA
  • FAZENDO MÚSICA JUNTOS: NARRATIVAS DE INTEGRANTES DO CONJUNTO DE FLAUTAS DOCES DA UERGS
    2018 (Total: 1)
  • NARRATIVAS DE UM CAMINHAR PARA SI COM OS OUTROS: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS INCLUSIVAS JUNTO A UM GRUPO DE ESTUDANTES DE MÚSICA
    2017 (Total: 2)
  • IDENTIDADES PROFISSIONAIS: UM ESTUDO DE NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE PROFESSORES DE OBOÉ
  • Narrativas Religiosas no Ensino Superior em Música: Uma Abordagem (Auto)Biográfica
    2016 (Total: 1)
  • Narrativas de professores de flauta transversal e piano no ensino superior: a corporeidade presente (ou não) na aula de instrumento
    2023 (Total: 3)
  • Narrativas sobre mulheres na Educação Musical: A familia na produção de sentidos
  • Orquestra em um projeto: dilemas de um maestro professor
  • Por uma Educação Musical Afetiva, Inclusiva e baseada em metodologias ativas: um manifesto denro das normas (da ABNT)
    2022 (Total: 2)
  • A normatização da escrita dos baixos do acordeon de sistema standard e as contibuições de Mario Mascarenhas
  • Dificuldades técnicas e estratégias para a aula de instrumentos musicais: um relato de experiência
    2019 (Total: 3)
  • DILEMAS NAS AULAS INDIVIDUAIS DE CANTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO
  • EDUCAÇÃO MUSICAL E JUVENTUDES NO CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR ALTERNATIVA
  • MÚSICA NO HOSPITAL: APRENDIZAGENS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR MUSICAL
    2018 (Total: 2)
  • AULAS DE MÚSICA NA IGREJA COMUNIDADE CRISTÃ EM CACHOEIRA DO SUL-RS: DIÁRIOS DE AULA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO
  • NARRATIVAS DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA COM EXPERIÊNCIAS PENTECOSTAIS: COTIDIANO, IDENTIDADE MUSICAL E HORIZONTES DE SIGNIFICADO
    2015 (Total: 1)
  • Banda de Música do Maneco: a autoformação do mestre
    2014 (Total: 1)
  • BANDA DE MÚSICA EM IBARAMA-RS COMO PROJETO SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM DIÁRIOS DE AULA
    2013 (Total: 2)
  • Aulas de guitarra para crianças: narrativas de professores de Erechim- RS.
  • Diários de um músico e professor: experiências na Catedral Metropolitana de Santa Maria- RS.
    2012 (Total: 1)
  • Bandas de música de Ijuí/ RS: Reflexões sobre apreciação musical
    2011 (Total: 3)
  • ?Foi quando notei que cantar faz parte da minha vida, mas tocar, é que faz parte da vida deles? ? Reflexões de uma professora de canto coral a partir de diários de aula em um projeto social
  • A formação e atuação de professores de acordeom na interface de culturas populares e acadêmicas
  • Diálogos experienciais em aulas de música no ensino médio: diários de aula de uma professora em formação
    2010 (Total: 3)
  • ?VIVENDO E APRENDENDO?: A ANÁLISE DAS CARTAS ESCRITAS POR UMA PROFESSORA DE MÚSICA EM FORMAÇÃO
  • Dilemas de uma educadora musical através do violino em um projeto social
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO SOCIAL ASEMA: DILEMAS DAS AULAS DE VIOLÃO
    2008 (Total: 4)
  • A educação musical através da percussão corporal: relato de experiência sobre uam proposta de ensino a partir de Dalcroze, Willems e Orff
  • Eu comecei violão com os guris do CLJ": um estudo de caso etnográfico em Santana do Livramento
  • Reflexões sobre a possibilidade da formação musical baseada na experiência profissional
  • Saberes docentes e (re)significação de identidades profissionais
    2007 (Total: 4)
  • Escolha de repertório e contexto sócio-cultural: um relato de experiência em duas escolas de Restinga Seca
  • Expectativas e Mercado de Trabalho: um estudo com egressos da licenciatura em música.
  • Música e inclusão social: Um estudo num projeto na cidade de Santa Maria
  • Narrativas de músicos-professores de uma escola alternativa de São Pedro do Sul
    2006 (Total: 3)
  • Entre o contexto do aluno e a acuídade da performance
  • Licenciandos do curso de música da UFSM: Compreendendo suas acepções sobre teorias e práticas
  • Re-visitando diários de estudo: um olhar de uma violista- educadora