Elisane Maria Rampelotto

Produção Bibliográfica

    2017 (Total: 1)
  • ISSN Adoção de crianças público-alvo da Educação Especial: adaptação familiar e o contexto escolar (REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM))
    2013 (Total: 1)
  • ISSN A Educação Ambiental sob um Enfoque Didático de Ensino para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (Ambiente & Educação)
    2012 (Total: 2)
  • ISSN A Educação Ambiental como Ferramenta para o Desenvolvimento Integrado entre Currículo e Formação Disciplinar (Revista Monografias Ambientais)
  • ISSN Segregação dos Resíduos Sólidos Hospitalares (Revista Monografias Ambientais)
    2011 (Total: 1)
  • ISSN Práticas Pedagógicas e o Desenvolvimento da Responsabilidade Socioambiental na Comunidade Escolar do Instituto Estadual Prof.ª Nena - CIEP de Sapiranga ? RS (Revista Monografias Ambientais)
    2010 (Total: 1)
  • ISSN Representações e Pedagogias Culturais ou ?Formas de Fabricar" (Revista Monografias Ambientais)
    2004 (Total: 1)
  • ISSN A inveção da educação especial (Cadernos de Educação Especial)
    1999 (Total: 5)
  • A integração escolar do surdo - É possível (re)inventar? (Revista Cadernos de Educação)
  • A integração escolar do surdo - uma via de mão dupla (Caderno de Criação Centro de Hermenêutica do Presente Ufro)
  • As representações sociais e sua influencia na construção da(s) identidade(s) da pessoa surda (Revista Cadernos de Educação Especial)
  • Experiência educativa com surdos em Santa Maria (Caderno de Criação Centro de Hermenêutica do Presente Ufro)
  • Informativo sobre surdez (Manual Técnico)
    1998 (Total: 1)
  • A corporeidade: autopercepção e desdobramento dos valores e comportamentos no campo energético e de conhecimento (Coletâneas do PPGEDU)
    1997 (Total: 2)
  • Irmãos de portadores de necessidades especiais (Revista Cadernos de Educação Especial)
  • Produção Acadêmica (Revista Cadernos de Educação Especial)
    1995 (Total: 2)
  • História da Educação de Surdos no Rio Grande do Sul (Revista Cadernos de Educação Especial Ce Ufsm)
  • O produto da Educação de surdos (Revista Educação)
    1993 (Total: 3)
  • A formação de conceitos em adolescentes: um estudo experimental na perspectiva sócio-cultural (Revista Caderno de Pesquisa do Laboratório de Metodologia do Ensino Ce Ufsm)
  • Aprendizagem e desenvolvimento na Educação Especial - Uma abordagem Vygotskiana (Revista Caderno de Pesquisa do Laboratório de Metodologia do Ensino Ce Ufsm)
  • O produto da educação de surdos (Revista Caderno de Pesquisa do Centro de Educação Ufsm)
    2021 (Total: 2)
  • Músicas infantis como metodologia ativa para o aprendizado da libras por crianças ouvintes (Músicas infantis como metodologia ativa para o aprendizado da libras por crianças ouvintes)
  • PERSPECTIVAS DE ESTADO E SOCIEDADE-POLÍTICAS PÚBLICAS (ACESSIBILIDADE E ALTERIDADE: EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO DISCENTE NA CASA DE ESTUDANTE II DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-RS)
    2018 (Total: 3)
  • Alunos com Deficiência no Ensino Superior: a política de inclusão da Ufsm (Estatégias Pedagógicas inclusivas na educação superior)
  • INCLUSÃO E PRODUÇÃO DE AUDIOTEXTOS PARA EDUCAÇÃO DE CEGOS EM SANTA MARIA: UM CAMINHO PARA A ACESSIBILIDADE (Atendimento Educacional Especializado: reflexões e práticas necessárias para a inclusão)
  • Representações do professores sobre o surdo e a surdez no curso de capacitação de AEE (Estatégias Pedagógicas inclusivas na educação superior)
    2015 (Total: 4)
  • A consolidação da Escrita direta de Sinais (SIGNWRITING) na Educação de Surdos: Contribuições para Avaliação (AVALIAÇÃO: Reflexões sobre o Processo Avaliativo no Atendimento Educacional Especializado)
  • Acessibilidade e alteridade surda: cenas do cotidiano docente e discente na Universidade Federal de Santa Maria (Aprendizagem e acessibilidade: travessias do aprender na universidade)
  • Canto-mão: de que corpo falamos? (Aprendizagem e acessibilidade: travessias do aprender na universidade)
  • Prevalência de baixa acuidade visual em escolares do sistema público municipal de Santa Maria e sua relação com a dificuldade de aprendizagem (Aprendizagem e Acessibilidade: travessias dos aprender na universidade)
    2013 (Total: 2)
  • EaD: Uma gestão sociológica econômica? (Educação a distância: Por que ainda uma interrogação?)
  • Representações produzidas sobre a alteridade surda no processo de formação continuada de professores na EaD (Educação a distância: Por que ainda uma interrogação?)
    2012 (Total: 1)
  • Curso a Distância de Atendimento Educacional Especializado: Rediscutindo Caminhos para a Qualificação da Formação de Professores (Atendimento Educacional Especializado: Contibuições para a Prática Pedagógica)
    2008 (Total: 1)
  • Língua de Sinais (Língua de Sinais)
    2006 (Total: 1)
  • A formação como mudança (A invenção da surdez II - Espaços e tempos de aprendizagem na educação de surdos)
    2008 (Total: 6)
  • Educação Especial: Processos de Inclusão
  • Fundamentos da Educação Especial
  • Fundamentos da Educação Especial I
  • Fundamentos da Educação Especial II
  • Material Didático para o Curso de Especialização a Distância em Educação Ambiental
  • Material Didático para o Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos
    2005 (Total: 2)
  • Fundamentos da Educação Especial I
  • Fundamentos da Educação Especial II
    2004 (Total: 1)
  • MESMIDADE OUVINTE&ALTERIDADE SURDA: invenções do outro surdo no Curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria
    1993 (Total: 1)
  • Processo e produto na educação de surdos.
    2014 (Total: 1)
  • Prefácio (A ESCOLA E AS CLASSES ESPECIAIS: Vivências e Saberes na Escolarização de Alunos Deficientes)
    1998 (Total: 1)
  • Conhecendo a língua de sinais (A Verdade)
    1997 (Total: 2)
  • APAE de São Sepé agora passa a ser Escola (O Centenário)
  • Aquisição da linguagem (A Razão)
    1993 (Total: 1)
  • Processo e produto da educação de surdos (A Razão)
    2015 (Total: 9)
  • A Formação de Surdos e as Tecnologias de Informação e Comunicação: Discutindo Potencialidades (I SEMINÁRIO POLÍTICAS PÚBLICAS E AÇÕES AFIRMATIVAS)
  • A GESTÃO ESCOLAR E O POTENCIAL DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (I SEMINÁRIO POLÍTICAS PÚBLICAS E AÇÕES AFIRMATIVAS)
  • As Tecnologias de Informação e Comunicação: das potencialidades as processo de formação de surdos (VI Congresso Internacional de Educação: Educação Humanizadora e os Desafios Éticos na Sociedade Pós-Moderna)
  • DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E SUA RELAÇÃO COM A PREVALÊNCIA DE BAIXA ACUIDADE VISUAL EM ESCOLARES DO SISTEMA PÚBLICO MUNICIPAL DE SANTA MARIA (XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, o III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO) e o IX Encontro Nacional Sobre Aten)
  • Gestão Escolar: O uso das tecnologias de Informação e comunicação e suas Possibilidades (XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, o III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO) e o IX Encontro Nacional Sobre Aten)
  • MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO SOCIAL (XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, o III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO) e o IX Encontro Nacional Sobre Aten)
  • O USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇAO E INFORMAÇÃOCOMO UMA POSSIBILIDADE NO PROCESSO DE GESTAO ESCOLAR (III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLITICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR E DA IX SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL - UFSM)
  • Reflexões sobre a Inclusão no Movimento Tradicionalista Gaúcho (VI Congresso Internacional de Educação: Educação Humanizadora e os Desafios Éticos na Sociedade Pós-Moderna)
  • REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (I SEMINÁRIO POLÍTICAS PÚBLICAS E AÇÕES AFIRMATIVAS)
    2014 (Total: 2)
  • A Educação Especial nas Escolas do Campo Municipais de Santa Maria- RS (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
  • BRINCAR NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DEFICIENTE AUDITIVA: A IMPORTANCIA DESSA LINGUAGEM PARA O FAZER PEDAGÓGICO (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial IX Encontro Nacional dos Pesquisadores em Educação Especial)
    2012 (Total: 2)
  • Ações e Políticas de Governo na Perspectiva da Educação Inclusiva (III Seminário internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
  • Produção de Audiotextos e Deficiência Visual: A Experiência da Universidade Federal de Santa Maria (V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional de Pesquiadores de Educação Especial)
    2010 (Total: 4)
  • Aprendendo LIBRAS no Campus: um movimento para a inclusão social no ensino superior (IV Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de pessoas com necessidades especiais)
  • EaD: Uma Gestão Sociológica Econômica? (III Seminário Internacional de Gestão Educacional e IV Semana acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Caminhos e Descaminhos)
  • Educação a distância: um paradigma para além do sociológico econômico? (VII Congresso Brasilieiro de Ensino Superior a Distância)
  • Produção de Audiotextos: um movimento para a inclusão no ensino superior (IV Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de pessoas com necessidades especiais)
    2009 (Total: 5)
  • Alteridade Surda: a interação do surdo no contexto familiar ouvinte (XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano)
  • Alteridade Surda: Invenções do surdo e da surdez na comunidade universitária da Universidade Federal de Santa Maria/RS (VI Congresso Internacional de Educação Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?)
  • Investigação sobre possíveis modelos sociológico-econômicos na produção de materiais para EAD do Curso de Educação Especial da UFSM (VI Congresso Internacional de Educação Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?)
  • LIBRAS: Mudanças de representações a cerca do surdo e da surdez (XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano)
  • Surdez e Educação de Surdos: uma conversa narrada sobre currículo (XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano)
    2008 (Total: 6)
  • Alteridade Surda: representações no processo de formação de professores no curso de especialização a distância em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (14ª Jornada Nacional de Educação: a educação na sociedade dos meios virtuais)
  • Investigação de Modelos Sociológico-Econômicos na Produção de Materiais na EaD (14ª Jornada Nacional da Educação: A Educação na Sociedade dos Meios Virtuais)
  • Libras: um movimento para a inclusão (14ª Jornada Nacional da Educação: A Educação na Sociedade dos Meios Virtuais)
  • LIBRAS: Um movimento para inclusão (14ª Jornada Nacional de Educação: a educação na sociedade dos meios virtuais)
  • Produção de audiotextos: um movimento para a inclusão (14ª Jornada Nacional da Educação: A Educação na Sociedade dos Meios Virtuais)
  • Produção de audiotextos: um movimento para inclusão (14ª Jornada Nacional de Educação: a educação na sociedade dos meios virtuais)
    2019 (Total: 3)
  • A INTERCOMUNICAÇÃO EM LIBRAS DE ALUNOS SURDOS E OUVINTES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (34ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • Grupo Mãos Bilíngues (34ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • GRUPO MÃOS BILÍNGUES: EXPERIÊNCIA VIVÊNCIADAS POR ACADÊMICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UFSM (34ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
    2018 (Total: 4)
  • ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: EXPERIÊNCIAS NO COTIDIANO ESCOLAR DE ALUNOS QUE UTILIZAM CADEIRA DE RODAS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA-RS (33ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • ACESSIBILIDADE PARA SURDOS EM CONCESSIONÁRIAS DE VEÍCULOS AUTOMOTIVOS EM SANTA MARIA - RS (33ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL: IMERSÃO E INSERÇÃO NA COMUNIDADE SURDA (33ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • Grupo: Mãos Bilíngues (33ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
    2017 (Total: 2)
  • CONTRIBUIÇÃO DA EQUOTERAPIA NO TRATAMNETO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • IDENTIDADE, CULTURA E LÍNGUA DE SINAIS: CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE SURDA (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2016 (Total: 2)
  • Afetividade e comportamento da criança com Síndrome de Down no contexto escolar e familiar um estudo de caso (31ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO SUPORTE NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM ESCOLAS ESTADUAIS DE SANTA MARIA-RS (31ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2015 (Total: 6)
  • A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO (30 ªJornada Acadêmica Integrada)
  • AS POTENCIALIDADES DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE SURDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (30ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • BAIXA ACUIDADE VISUAL E SUA RELAÇÃO COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM (30 ªJornada Acadêmica Integrada)
  • EXPERIÊNCIA E TRAJETÓRIA DA MATERNIDADE: NARRATIVAS COTIDIANAS DE MÃES DE CRIANÇAS AUTISTAS EM SANTA MARIA-RS (30º Jornada Acadêmica Integrada)
  • INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE: PRODUÇÃO DE AUDIOTEXTOS PARA EDUCAÇÃO DE CEGOS EM SANTA MARIA (30 º Jornada Acadêmica Integrada)
  • O ATENDIMENTO AO SURDO NA SAÚDE: A COMUNICAÇÃO COM A EQUIPE DE ENFERMAGEM (30 ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2012 (Total: 1)
  • Produção de audiotextos: Uma Questão de Acessibilidade no Ensino Superior e de Inclusão Social do Sujeito Cego em Santa Maria (II Congresso de Iniciação Científica e Pó-Graduação e XIX Mostra Unisinos de Iniciação Científica)
    2011 (Total: 1)
  • Inclusão e Produção de Audiotextos na Construção do Conhecimento e Aprendizagem dos Cegos de Santa Maria - RS (XI Congresso Iberoamericano de Extensión Universitaria)
    2010 (Total: 2)
  • Prevalência de Baixa Acuidade visual em escolares do Sistema Público Municipal de Santa Maria e sua relação com a dificuldade de aprendizagem (IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
  • Produção de Audiotexto para Educação Inclusiva (25ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2009 (Total: 1)
  • Alteridade surda: representações do surdo e da surdez na comunidade universitária (24ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2008 (Total: 10)
  • Aprendendo Libras no Campus: A inclusão social na comunidade universitária ouvinte da UFSM (III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
  • Aprendendo LIBRAS no Campus (23ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Capoeira como alternativa metodológica para educação de surdos (23ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Capoeira como Alternativa Metodológica para Educação de Surdos (XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação e I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas)
  • Libras no Campus: Inclusão na Comunidade Universitária (XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação e I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas)
  • Produção de audiotexto para educação inclusiva (23ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Produção de audiotextos para educação inclusiva na UFSM (III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
  • Produção de Audiotextos: Inclusão na Comunidade Universitária da UFSM (XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação e I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas)
  • Representações de professores em formação no Curso de Pós-Graduação em Educação Especial a Distância da UFSM sobre a alteridade surda (23ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Surdos e surdez: representações de professores em processo de formação no curso de especialização a distância em Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria (XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação e I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas)
    2007 (Total: 3)
  • A inclusão da alteridade deficiente e a relação com o outro como práticas social (22ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Alteridade Surda: representações no processo de formação continuada em educação especial na modalidade a distância da Universidade Federal de Santa Maria (22ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Imagens produzidas sobre alteridade surda: representações no processo de formação do educador "Hi-tech" no Curso de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria-RS (V Congresso Internacional de Educação - Pedagogias (entre)lugares e saberes)
    2000 (Total: 1)
  • A formação do Pedagogo frente à inclusão: uma reflexão atual (XV Semana Acadêmica Integrada da UFSM)
    1999 (Total: 10)
  • A criança surda no contexto pré-escolar (XIV Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • A mediação dos inputs na aprendizagem de segunda língua por alunos surdos (V Seminário de Iniciação Científica e IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • A música como mediadora no aprendizado da língua de sinais por ouvintes (V Seminário de Iniciação Científica e IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • As contribuições dos fatores sócio-interacionistas na aprendizagem de segunda língua por alunos surdos (2ª Mostra de Trabalhos da Rede Municipal de Ensino - Programa Conhecendo as escolas)
  • Dinâmica em sala de aula: elementos para formação de professores (XIV Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Expressão corporal: Contribuindo na comunicação da criança surda (XIV Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Grupo Canto-mão (XIV Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Irmãos especiais - os portadores de necessidades especiais e suas díadas (XIV Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Irmãos Especiais - Os portadores de necessidades especiais e suas díadas (V Seminário de Iniciação Científica e IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • Projeto de Extensão: Grupo Canto-mão (V Seminário de Iniciação Científica e IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
    1998 (Total: 6)
  • Dinâmica de sala de aula: influência na aprendizagem (X Salão de Iniciação Científica e VII Feira de Iniciação Científica)
  • Estrutura Sócio-afetiva do grupo de sala de aula: implicações na aprendizagem (I Congresso Internacional de Educação e VI Jornada Nacional de Educação da FAFRA: As perspectivas e os Desafios da Educação no Século XXI)
  • Grupo de interação para o desenvolvimento da identidade surda (XIII Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Irmãos especiais - Os portadores de necessidades especiais (PNEs) e suas diádas (XIII Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • O meio social e sua influência na construção da identidade do surdo: um estudo de caso (XIII Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Relações sócio-afetivas e aproveitamento escolar (IV Congresso Internacional para Estudos da Criança - Desenvolvimento infantil)
    1997 (Total: 1)
  • Grupo de famílias: interação pais ouvintes e filhos surdos (III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
    2020 (Total: 2)
  • GRUPO MÃOS BILÍNGUES: APRENDENDO LIBRAS DE FORMA REMOTA (Jornada Acadêmica Integrada- 35 JAI)
  • GRUPO MÃOS BILÍNGUES: POSSIBILIDADES FRENTE AO ENSINO REMOTO (35 JORNADA ACADÊMICA -JAI)
    2013 (Total: 1)
  • Audiotexto como Instrumento Facilitador no Processo de Aprendizagem de Sujeitos Cegos na Universidade Federal de Santa Maria (28ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2012 (Total: 2)
  • A Visão da Equipe de Enfermagem: Enfocando a Segregação dos Resíduos Sólidos Hospitalares (II Jornada Internacional de Enfermagem)
  • Inclusão e Produção de Audiotextos na Construção de Conhecimento e Aprendizagem dos Cegos de Santa Maria (27ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2010 (Total: 1)
  • Inclusão e Alteridade Surda: representações do surdo e da surdez na comunidade universitária da UFSM-RS (IV Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de pessoas com necessidades especiais)

Produção Técnica

    2011 (Total: 1)
  • Elaboração de Conteúdo no Curso Inclusão e LIBRAS no Campus
    2010 (Total: 1)
  • Língua Brasileira de Sinais - Módulo Básico
    2007 (Total: 1)
  • Caderno Didático: Estágio Supervisionado/Surdez
    2006 (Total: 2)
  • Caderno Didático: Seminário de aprofundamento na área de surdez
  • CD ROM para utilização na disciplina Seminário de Aprofundamento na área da Surdez
    2005 (Total: 2)
  • Caderno Didático - Fundamentos da Educação Especial I
  • Caderno Didático - Fundamentos da Educação Especial II
    2010 (Total: 1)
  • I Congresso Internacional de Educação Ambiental UAB/UFSM - Polo Panambi e IV Seminário Municipal do Meio Ambiente
    2009 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Científica do II Conresso de Educação, Arte e Cultura (CEAC)
    2007 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Científica do 1º Congresso Arte e Cultura - CEAC
    2016 (Total: 1)
  • 3º Setembro Azul da UFSM
    2012 (Total: 1)
  • 2ª Mostra Integrada de Profissõe, Tecnologias, Cultura e Serviços - PROFITECS
    2009 (Total: 1)
  • Membro da Comissão avaliadora de trabalhos da 24ª Jornada Acadêmica Integrada
    2008 (Total: 2)
  • Aprendendo LIBRAS no Campus - Edição 1
  • Aprendendo LIBRAS no Campus - Edição 2
    2007 (Total: 1)
  • Coordenadora de Sessão - Módulo Oral: Escola e Inclusão, da 22ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
    1999 (Total: 2)
  • Participação na Cooordenação do Curso de Capacitação de professores para atuação com PNE
  • Participou da Coordenação do Módulo II - A surdez e o contexto educacional do Seminário Temas Educacionais: interfaes com a educação especial
    1995 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Organizadora da palestra sobre o tema A Cultura da comunidade surda
    1994 (Total: 2)
  • Membro da Comissão Organizadora do 1º Seminário Subjetividade nas Relações Individuais
  • Membro da Comissão Organizadora do II Seminário sobre Educação para o Trabalho: Uma conquista possível para o portador de deficiência mental
    2022 (Total: 1)
  • Ordem de Serviço n, 03/2022 EDE/CE/UFSM
    2015 (Total: 1)
  • Curso de Mediação de Conflito Escolar
    2013 (Total: 3)
  • Curso de Inclusão e Libras no Campus - Nível Básico
  • Curso de Inclusão e Libras no Campus - Nível Intermediário
  • LIBRAS
    2009 (Total: 2)
  • Aprendendo LIBRAS no Campus
  • Produção de Audiotexto para Educação Inclusiva - Fiex
    2006 (Total: 2)
  • Módulo IV: Legislação em Libras e ética
  • Módulo: Interfaces da profissão de intérpretes
    2002 (Total: 1)
  • A educação dos surdos na Educação Especial e na Educação em geral
    1999 (Total: 1)
  • Curso de Capacitação de professores para atuação com o aluno PNE: modalidade: Capacitação para o ensino de cegos
    1998 (Total: 5)
  • Conteúdos Curriculares Específicos: Língua Portuguesa e Matemática
  • Eixo Temático I: Surdez e Cidadania: Linguagem de Sinais - Teoria
  • Eixo Temático II: Educação Especial: Implicações Sociais da Surdez; Integração do Aluno Surdo no Contexto Escolar
  • Estágio Supervisionado - Teórico-Prático
  • Linguistica e Bilinguismo
    1991 (Total: 1)
  • Português para Surdos
    1986 (Total: 1)
  • Curso de Atualização em Educação Especial sobre Aprendizagem da criança deficiente
    2016 (Total: 1)
  • Tecnologias Assistivas nas Salas de Recursos Multifuncionais: Uma experiência do Atendimento Educacional Especializado nas Escolas da Rede Pública Estadual de Santa Maria
    2015 (Total: 1)
  • Acessibilidade e alteridade surda: cenas do cotidiano docente e discente na Universidade Federal de Santa Maria
    2012 (Total: 2)
  • A Visão da Equipe de Enfermagem: Enfocando a Segregação dos Resíduos Sólidos Hospitalares
  • Ações e Políticas de Governo na Perspectiva da Educação Inclusiva
    2011 (Total: 1)
  • Segregação dos Resíduos Sólidos Hospitalares
    2010 (Total: 1)
  • Mesa de Trabalho: Educação a Distância: Um paradigma para além do sociológico?
    2009 (Total: 3)
  • Alteridade Surda: Invenções do surdo e da surdez na comunidade universitária da Universidade Federal de Santa Maria/RS
  • Investigação sobre possíveis modelos sociológico-econômicos na produção de materiais para EAD do Curso de Educação Especial da UFSM
  • Surdo e Surdez: Diferentes representações na comunidade universitária
    2008 (Total: 5)
  • Alteridade surda: representações no processo de formação de professores no curso de especialização a distância em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria
  • Investigação de Modelos Sociológico-Econômicos na Produção de Materiais na EAD
  • Libras: Um movimento para a inclusão
  • Produção de audiotextos: um movimento para a inclusão
  • Produção de Audiotextos: um movimento para inclusão
    2000 (Total: 2)
  • A formação do Pedagogo frente à inclusão: uma reflexão atual
  • Contextualizando a educação infantil na educação de surdos
    1999 (Total: 11)
  • A criança surda no contexto pré-escolar
  • A dinâmica em sala de aula: elementos para a formação de professores
  • A mediação dos inputs na aprendizagem de segunda língua por alunos surdos
  • A música como mediadora no aprendizado da língua de sinais por ouvintes
  • As contribuições dos fatores sócio-interacionaistas na aprendizagem de segunda língua por alunos surdos
  • Escola de Surdos: é possivel (re)inventar?
  • Expressão Corporal: contribuindo na comunicação da criança surda
  • Grupo Canto-Mão
  • Irmãos especiais - os portadores de necessidades especiais e suas díades
  • Irmãos Especiais - Os portadores de necessidades especiais e suas díadas
  • Projeto de Extensão:Grupo Canto-mão
    1998 (Total: 3)
  • A experiência em educação de surdos em Santa Maria
  • O papel do professor especial no processo de integração
  • Relações sócios-afetivas: implicações na prática pedagógica
    1997 (Total: 2)
  • A corporeidade: autopercepção e desdobramento dos valores e comportamentos no campo energético transpessoal e de conhecimento
  • Irmãos especiais. Técnica de orientação, informação e apoio a irmãos de portadores de necessidades especiais
    1995 (Total: 1)
  • Processo e produto na educação de surdos
    1994 (Total: 1)
  • Um estudo comparativo de abordagens de ensino de surdos
    2016 (Total: 1)
  • Diferença de Comunicação e Libras
    2013 (Total: 1)
  • Áreas de atuação do Educador Especial: Desafios e Perspectivas
    2011 (Total: 3)
  • Curso Interdisciplinar de Sensibilização de Educação para o Trânsito
  • Educação Especial: Audiolivros
  • Inclusão de Alunos Surdos
    2008 (Total: 1)
  • Educação Inclusiva
    2006 (Total: 1)
  • Interfaces da profissão de intérpretes
    1999 (Total: 4)
  • Educação Especial e a formação acadêmica
  • Identidade(s) Surda (s)
  • Informando sobre a surdez
  • Pensando a surdez: visão clínica da surdez e visão antropológica da surdez
    1998 (Total: 2)
  • Aprendizagem da língua de sinais por ouvintes: teoria e prática
  • Desenvolvimento lingüístico e cognitivo do surdo
    1997 (Total: 6)
  • A formação de professores na educação de surdos
  • Aquisição da língua de sinais pela criança surda
  • Deficiência auditiva, linguagem e educação física
  • Língua de sinais e língua escrita do surdo
  • Surdez e linguagem
  • Surdez e Linguagem
    1996 (Total: 5)
  • Causas e Conseqüências da surdez
  • Linguagem e Surdez
  • Modalidade de ensino para surdos
  • Projeto NEPES (Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial)
  • Surdez e o desenvolvimento linguístico do surdo
    1995 (Total: 1)
  • Modalidade de ensino para surdos - Comunicação Total, Oralismo e Bilingüísmo
    1994 (Total: 1)
  • Surdez - Educação e Sociedade
    1993 (Total: 1)
  • Educação Bilingüe: numa perspectiva sócio lingüística e psicopedagógica da educação de surdos
    1992 (Total: 2)
  • A educação da pessoa surda
  • Lic. en Educación especial
    2018 (Total: 1)
  • VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial
    2016 (Total: 3)
  • Autismo Infantil: Métodos e Recursos na Alfabetização
  • COMO IDENTIFICAR O ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA SALA DE AULA? A PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS
  • TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SANTA MARIA
    2014 (Total: 1)
  • A Educação Especial nas escolas do campo municipais de Santa Maria-RS
    2010 (Total: 1)
  • Prevalência de Baixa Acuidade visual em escolares do Sistema Público Municipal de Santa Maria e sua relação com a dificuldade de aprendizagem
    2010 (Total: 1)
  • Oficina de leitura e escrita braile na prática da inclusão/audiolivros
    2009 (Total: 1)
  • Aprendendo LIBRAS no Campus
    1999 (Total: 1)
  • Oficina: Linguagem dos sinais
    1998 (Total: 1)
  • Mesa-redonda: Bilinguismo na Educação
    2010 (Total: 3)
  • Aprendendo LIBRAS no Campus: um movimento para a inclusão social no ensino superior
  • Inclusão e Alteridade Surda: representações do surdo e da surdez na comunidade universitária da UFSM-RS
  • Produção de Audiotextos: um movimento para a inclusão no ensino superior
    2013 (Total: 1)
  • Inclusão e Produção de Audiotextos na Construção do Conhecimento e Aprendizagem dos Cegos de Santa Maria
    2011 (Total: 2)
  • Inclusão e Produção de Audiotextos na Construção do Conhecimento e Aprendizagem dos Cegos de Santa Maria
  • Prevalência de Baixa Acuidade Visual em Escolares da Rede Pública e a Relação com a Dificuldade de Aprendizagem em Santa Maria - RS
    2009 (Total: 2)
  • Alteridade Surda: representações subjetivas do surdo e da surdez na comunidade universitária ouvinte da UFSM
  • Capoeira como alternativa metodológica para educação de surdos
    2007 (Total: 1)
  • Relatório Final PROLICEN
    1994 (Total: 1)
  • Assessoramento técnico a Associação dos Surdos de Santa Maria
    1988 (Total: 1)
  • Assistência Didático-Pedagógica aos menores matriculados no Centro de Bem Estar do Menor
    2014 (Total: 1)
  • Parecerista Ad hoc
    2013 (Total: 1)
  • Consultor Ad Hoc
    2011 (Total: 1)
  • Consultora Ad Hoc da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
    2010 (Total: 1)
  • Consultora Ad Hoc nas Avaliações das Propostas Candidatas ao Edital nº 05 PROEXT
    2004 (Total: 1)
  • Consultora ad hoc de 4 artigos a serem publicados na Revista nº 23 - Educação Especial
    2013 (Total: 2)
  • Integrante do Comitê de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria
  • Membro da Comissão Científica do I Seminário Aprendizagem no Ensino Superior
    2011 (Total: 1)
  • Comissão Editorial dos Cadernos de Ensino, Pesquisa e Extensão
    2009 (Total: 1)
  • Avaliadora das Ações de Extensão apresentadas na modalidade Pôster Estendido do 2º Fórum Exensão Conta
    2008 (Total: 3)
  • 1° Fórum de Extensão Conta
  • 23ª Jornada Acadêmica Integrada
  • Programa de Auto-Avaliação Institucional
    2022 (Total: 1)
  • Atestado
    2013 (Total: 1)
  • Parecerista ad hoc na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep)
    2012 (Total: 1)
  • Parecerista Ad Hoc na Revista Educação Especial
    2011 (Total: 2)
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Educação Especial -CE/UFSM
  • Parecerista Ad Hoc no 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU
    2010 (Total: 1)
  • Parecerista Ad Hoc das Ações de Extensão do Programa de Extensão Universitária - PROEXT
    2009 (Total: 1)
  • Reflexões a cerca das estratégias educativas nas famílias com crianças com TDA/H
    2007 (Total: 1)
  • Parecerista dos trabalhos a serem apresentados no 1º Congresso Arte e Educação - CEAC
    2006 (Total: 1)
  • Parecerista ad hoc da avaliação de artigos científicos encaminhados para a Revista Educação Especial, n. 28, do Centro de Educação da UFSM

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2020 (Total: 2)
  • A SAÚDE MENTAL DO SUJEITO SURDO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO E DISTANCIAMENTO SOCIAL
  • O ISOLAMENTO LINGUÍSTICO E SOCIAL DO SURDO: UMA REVISAO HISTÓRICA E SOCIOCULTURAL SOBRE A PERPETUAÇÃO DO FATO ANTES E DURANTE A PANDEMIA COVID-19
    2019 (Total: 4)
  • ACESSIBILIDADE E SURDEZ: A EXPERIÊNCIA COMUNICATIVA E INTERATIVA NOS CENTROS DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES EM SANTA MARIA ? RS.
  • ENSINO DA LIBRAS PARA OUVINTES: RECURSOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - RS
  • Experiência comunicativa e interativa de moradores surdos do CEU II da Universidade Federal de Santa Maria
  • PROJETO MÃOS BILÍNGUES: EXPRESSÕES NÃO MANUAIS COMO PARÂMETRO QUE TRANSMITE SIGNIFICADOS POR CRIANÇAS OUVINTES.
    2018 (Total: 5)
  • A glosa de músicas infantis como instrumento facilitador para o aprendizado da Libras para crianças ouvintes
  • Alteridade Surda: afinal, porque escolhe ser professor (a)?
  • Entre a Língua e Linguagem: dos sinais caseiros à aquisição tardia da Língua de Sinais
  • Identidade e imersão na comunidade surda: das práticas pedagógicas ao processo de aprendizagem dos estudantes surdos
  • Meu filho é surdo: experiências vividas e a trajetória de ser mãe ouvinte
    2017 (Total: 10)
  • " Família Especial: desafios e contribuições no desenvolvimento e aprendizagem escolar do deficiente intelectual em Formigueiro/RS
  • "Narrativas Autobiográficas: Experiências & [res] significações de Ser Mãe Especial"
  • A experiência de Ser Professor (a) de Surdos: em que língua vou ensinar?
  • A Equoterapia no desenvolvimento do sujeito com Síndrome de Down - Um Estudo de Caso em Santa Maria-RS
  • Acessibilidade e Alteridade: Experiências do Cotidiano Discente na Casa do Estudante II da Universidade Federal de Santa Maria
  • Acessibilidade e inclusão: Experiências no cotidiano escolar de alunos que utilizam cadeira de rodas no município de Santa Maria - RS
  • Acessibilidade para surdos em concessionárias de veículos automotivos em Santa Maria - RS
  • Inclusão & Alteridade Surda: o desenvolvimento da Lingua(gem) e Interação na rotina escolar de uma criança com Implante Coclear em Santa Maria/RS
  • Libras: Experiências vividas por acadêmicos ouvintes do Curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria
  • NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: EXPERIÊNCIAS & [RES] SIGNIFICAÇÕES DE SER MÃE ESPECIAL.
    2016 (Total: 1)
  • Cardápio em LIBRAS: Um espaço de Acessibilidade e a diferença no restaurante Pastelão em Santa Maria
    2015 (Total: 6)
  • Alteridade Deficiente e Acessibilidade: Orientação e Mobilidade no Campus da UFSM e Centro de Santa Maria-RS
  • Alteridade Deficiente Narrativas e Experiências Profissionais de Cegos na Instituição Pública e Privada de Santa Maria-RS
  • AQUISIÇÃO DE LIBRAS E LSU: NARRATIVAS DE UM SURDO DE FRONTEIRA ENTRE BRASIL E URUGUAI
  • COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO EM LIBRAS: OS MOVIMENTOS A PARTIR DO DECRETO 5626/05 NA UFSM
  • INCLUSÃO ESCOLAR E AUTISMO: O PAPEL DO PEDAGOGO COMO MEDIADOR DA ALTERIDADE DEFICIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • INCLUSÃO: AS CONQUISTAS DE BRAIAN NO CONTEXTO ESCOLAR
    2014 (Total: 5)
  • Acessibilidade e Alteridade surda no Ensino Superior: cenas do cotidiano docente e discente na Universidade Federal de Santa Maria
  • Construção de Portifólios: uma estratégia de avaliação da aprendizagem para atendimento educacional com alunos surdos
  • Construção de Portifólios: Uma estratégia de avaliação da aprendizagem para atendimento educacional com alunos surdos
  • Irmãos Especiais: narrativas e experiências vividas sobre a alteridade deficiente no cotidiano familiar
  • Mães Especiais: experiência vividas e o cotidiano da alteridade deficiente
    2013 (Total: 7)
  • . EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS ESCOLAS DO CAMPO: UMA REALIDADE AS ESCOLAS DE SANTA MARIA ? RS?
  • A RELAÇÃO PESSOAL/PROFISSIONAL ENTRE INTÉRPRETE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E OS ACADÊMICOS SURDSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-RS
  • ALTERIDADE SURDA: REPRESENTAÇÕES SOBRE O SURDO E A SURDEZ DO ACADÊMICO DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-RS.
  • APRENDIZAGEM DA LIBRAS: PRÁTICA PEDAGÓGICA E NARRATIVAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-RS
  • DÉFICIT INTELECTUAL: EXPERIÊNCIA DE TUTORIA NA INCLUSÃO ESCOLAR EM SANTA MARIA-RS
  • O DESENHO NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA SURDA
  • O SUJEITO SURDO NO ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DA INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-RS.
    2012 (Total: 6)
  • A EDUCAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA E PENSADA PELO EDUCADOR ESPECIAL NO CONTEXTO ESCOLAR
  • A ESCOLA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: (RE)PENSANDO AS CLASSES ESPECIAIS.
  • A RELEVÂNCIA DO USO DE RECURSOS MANIPULÁVEIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: ESTUDO DE CASO DE UM ALUNO COM DÉFICIT COGNITIVO
  • ADOÇÃO ESPECIAL: ADAPTAÇÃO FAMILIAR E O CONTEXTO ESCOLAR
  • INCLUSÃO SOCIAL: RELAÇÃO ENTRE DEFICIÊNCIA, ACESSIBILIDADE E MERCADO DE TRABALHO NA CIDADE DE SANTA MARIA-RS
  • PEDAGOGIA DE PROJETOS E ALTERIDADE DEFICIENTE: TRABALHANDO A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EM SANTA MARIA- RS
    2011 (Total: 5)
  • (Des)Encontros com a Inclusão Escolar
  • Bullying contra Surdos: Uma Realidade em nossa Sociedade?
  • BULLYING CONTRA SURDOS: UMA REALIDADE EM NOSSA SOCIEDADE?
  • InClusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: Experiências e Práticas Docentes no Ensino Superior em Santa Maria - RS
  • Lingua(gem): Aquisição Tardia da Língua de Sinais e suas Implicações no Desenvolvimento Cognitivo e Interacional do Sujeito Surdo
    2010 (Total: 6)
  • Acessibilidade e Inclusão: Garantia e Permanência dos Surdos na Universidade Federal de Santa Maria - RS
  • Alternativas de Comunicação, Locomoção, Linguagem e Atividades da Vida Diária na Educação de Crianças Surdocegas Pré-Linguísticas
  • Artefatos Culturais e Surdez: A criatividade do professor de surdos na prática docente
  • Artefatos Culturais e Surdez: A Família Ouvinte na Integração com o Filho Surdo
  • Formação de Professores no Contexto da Inclusão de alunos surdos
  • Práticas Educacionais na Escola de Surdos: uma proposta de atividades diversificadas na Classe Itinerante
    2009 (Total: 8)
  • A família ouvinte e o encontro na comunidade surda de Santa Maria
  • A influência da Famíia Ouvine no desenvolvimento do Sujeito Surdo
  • A violência da criança e do adolescente surdo em Santa Maria
  • Acesso, garantia e permanência de acadêmicos Surdos em Universidades do Município de Santa Maria
  • Educação inclusiva: em defesa de uma esccola para todos?
  • Família ouvinte: diferentes olhares sobre surdez e educação de surdos
  • Hiperatividade em sala de aula: representações de professores em escola da rede municipal de Santa Maria
  • Lúdico e Faz-de-Conta: um estudo na Escola de Surdos
    2008 (Total: 5)
  • A Formação de Professores do Curso de Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria: do resgate histórico às representações de professores surdos
  • Experiência Visual: uma possibilidade de aprender LIBRAS na EAD?
  • O Lúdico e suas Contribuições no Contexto da Classe Especial
  • SignWriting como Luta por Reconhecimento na Educação de Surdos
  • Tecnologias de Comunicação e Informação: das potencialidades ao processo de formação de surdos na Educação a Distância
    2007 (Total: 6)
  • Autismo e Surdez
  • Autismo e Surdez: Descobrir o mundo através das sensações
  • Surdez e Diferença
  • Surdez e Hiperatividade
  • Surdez, Cultura e Diferença
  • Surdez, Hiperatividade e Aquisição da Língua de Sinais
    2006 (Total: 10)
  • Aprendizagem da segunda língua por surdos
  • Aquisição da linguagem: relação de influência
  • Autismo e surdez: construindo estratégias e perspectivas que levem o autista além do seu próprio mundo
  • Autismo e Surdez: cosntruindo estratégias e perspectivas que levem o autismo além do seu próprio mundo
  • Dificuldade de aprendizagem e surdez
  • Imersão na comunidade escolar: sujeito ouvinte/sujeito surdo
  • O lúdico e a aquisição da língua de sinais
  • Surdez e hiperatividade
  • Surdez e Hiperatividade
  • Vivências comunicativas do surdocego pré-linguístico no espaço da escola
    1999 (Total: 2)
  • Elaboração de Relatório da Disciplina de Prática de Ensino em Audiocomunicação II
  • Elaboração de Relatório da Disciplina Prática de Ensino em Audiocomunicação II
    1998 (Total: 2)
  • Elaboração de Relatório da Disciplina de Prática de ensino em Audiocomunicação II
  • Elaboração de Relatório da Disciplina de Prática de Ensino em Audiocomunicação II
    1997 (Total: 2)
  • Elaboração do Relatório da Disciplina de P´ratica de Ensino em Audiocomunicação II
  • Elaboração do Relatório da Disciplina de Prática de Ensino em Audiocomunicação II