Lorena Inês Peterini Marquezan

Produção Bibliográfica

    2023 (Total: 1)
  • ISSN A Transdisciplinaridade imersa nos contos de fadas: A busca por uma educação infantil inovadora (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
    2022 (Total: 2)
  • ISSN Fronteiras de si: as narrativas e a experiência docente (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • doi ISSN SOBRE A PREGNÂNCIA SUBJETIVA DA ESCRITA ACADÊMICA (SODEBRÁS)
    2021 (Total: 2)
  • ISSN DESAFIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE (Rev. Franc. Edu.)
  • ISSN Revisitando as trajetórias e processos formativos na/da docência Memórias e (res)significações (EDUCAÇÃO POR ESCRITO PUCRS)
    2020 (Total: 2)
  • doi ISSN ENCENANDO NOVAS PERSPECTIVAS: A LINGUAGEM TEATRAL COMO PRÁTICA DE INOVAÇÃO INTERDISCIPLINAR (SODEBRÁS)
  • doi ISSN Produtos de um mestrado profissional na área da educação: um estado do conhecimento (REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL)
    2019 (Total: 4)
  • doi ISSN Alimentação para alunos com necessidades de alimentação especial como preceito educacional inclusivo (POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE))
  • ISSN ARTES MOBILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO CENTRO DE APOIO A CRIANÇA COM CÃNCER (CACC) E NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE SANTA MARIA/RS (SODEBRÁS)
  • ISSN Competências digitais e informacionais: estudo com acadêmicos dos mestrados profissionais de uma instituição Federal de Ensino Superior (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO)
  • ISSN O Mestrado Profissional no Contexto da Formação Continuada e o Impacto na Atuação dos Profissionais da Educação (REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR)
    2017 (Total: 1)
  • ISSN Gestão democrática: um processo em construção (REGAE Revista de Gestão e Avaliação Educacional)
    2006 (Total: 1)
  • ISSN Ressignificando os Direitos da Criança (INTERAGIR (UERJ))
    2002 (Total: 1)
  • ISSN A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos (Cadernos de Educação Especial)
    2000 (Total: 1)
  • ISSN O paradigma Holístico em Educação: uma utopia possível (Cadernos de Educação Especial)
    1999 (Total: 2)
  • ISSN O processo de construção da auto-estima e identidade de pessoas portadoras de paralisia cerebral (Cadernos de Educação Especial)
  • VALORES E SENTIMENTOS COMO PRESSUPOSTOS QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA (CADERNOS DE EDUCACAO ESPECIAL)
    1998 (Total: 1)
  • ISSN Valores e sentimentos como pressupostos que permeiam a prática pedagógica (Cadernos de Educação Especial)
    1995 (Total: 3)
  • AUTO-IMAGEM E AUTO-ESTIMA NAS CRIANCAS DE QUARTA E QUINTAS SERIES DA ESCOLA DE I GRAU INCOMPLETO CIDADE DOS MENINOS (ANAIS DA II JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA E EXTENSAO DA UFSM)
  • O DEFICIENTE AUDITIVO NEGRO E BRANCO PARAMETROS SOCIAIS E EDUCACIONAIS (ANAIS DA II JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA E EXTENSAO DA UFSM)
  • PROJETO INTERDISCIPLINAR ENTRE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E A EDUCACAO E FONOAUDIOLOGIA I (ANAIS DA II JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA E EXTENSAO DA UFSM)
    1994 (Total: 2)
  • PROPOSTA DE ALFABETIZACAO CONSTRUTIVISTA PIAGETIANA-APAE-SANTA MARIA/RS (ANAIS DA I JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSAO E ENSINO)
  • RESGATANDO APTIDOES (JORNAL DO CENTRO DE EDUCACAO)
    1993 (Total: 1)
  • PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO (DEVEZENQUANDO)
    1992 (Total: 1)
  • ESTUDO DA ADEQUACAO DO CURRICULO ESCOLAR AO CONTEXTO SOCIAL DOS ALUNOS DE SUAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SANTA MARIA/RS (CURRICULO)
    2023 (Total: 12)
  • A IDENTIDADE E A CULTURA DA PESSOA SURDA GAÚCHA: ARTEFATO DIGITAL COMO POSSIBILIDADE DE PERTENCIMENTO (PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO: ENTRE DESIGUALDADES E RESISTÊNCIAS)
  • A prática transdisciplinar através dos contos de fadas: a busca por uma educação transformadora (Memórias do programa temas emergentes e ensino híbrido: relatos (as) educadores(as) municipais de educação durante a pandemia)
  • A TRANSDISCIPLINARIDADE IMERSA NOS CONTOS DE FADAS: A BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL INOVADORA (A TRANSDISCIPLINARIDADE IMERSA NOS CONTOS DE FADAS: A BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL INOVADORA)
  • CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER PARA PROJETO DE VIDA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (Direitos humanos, educação e infâncias)
  • DE PROFESSORA A PARANINFA: MEMÓRIAS E RESSIGNIFICAÇÕES (Direitos humanos, educação e infâncias)
  • DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA (Educação em foco: diálogos sobre o papel político e social da escola)
  • NEM TÃO DOCE LAR: REFLEXÕES ACERCA DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E DIREITOS HUMANOS (DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E INFÂNCIAS)
  • PERCEPÇÃO DAS EDUCADORAS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I (Direitos humanos, educação e infâncias)
  • Revisitando a Educação Infantil nos tempos da Covid 19 (Saberes em permanente transformação)
  • RESSIGNIFICANDO A GESTÃO PEDAGÓGICA ESCOLAR E A INTERCONEXÃO COM OUTROS CONTEXTOS EDUCATIVOS (Direitos humanos, educação e infâncias)
  • RESSIGNIFICANNDO A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL (Direitos humanos, educação e infâncias)
  • Ser professora de Inglês na Educação Infantil: um panorama de estudos (auto) biográficos no cenário brasileiro (Saberes em permanente transformação)
    2022 (Total: 2)
  • Revisitando a educação infantil: em tempos de pandemia Covid-19 (Ressignificando a mediação das tecnologias educacionais)
  • Revisitando as tecnologias da comunicação e da informação na escola a partir da percepção dos alunos (Ressignificando a mediação das tecnologias educacionais)
    2021 (Total: 1)
  • Revisitando as potencialidades das metodologias ativas, vivenciadas no curso de educação especial na modalidade a distância (Metodologias ativas na educação especial/inclusiva)
    2020 (Total: 2)
  • CONTRIBUIÇÕES E TRANSFORMAÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL: IMPACTOS E POTENCIALIDADES (Pesquisa Aplicada e Implicada: Políticas e Gestão na Educação Básica e Superior)
  • REVISITANDO O PROJETO ÂNCORA (Contextos Emergentes: Singularidades da Formação e Desenvolvimento Profissional na Educação Básica e Superior)
    2019 (Total: 5)
  • A práxis pedagógica em educação de jovens e adultos a partir de experiências no estágio supervisionado (Os Casos Excluídos da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva)
  • Boas práticas na inclusão: o teatro como possibilidade de mobilizações interdisciplinares/ transdisciplinares (Práticas Educacionais Inclusivas na Educação Básica)
  • Revisitando ações interdisciplinares artísticas articulando a educação básica e o ensino superior (Promoção da Aprendizagem e Tecnologias Educacionais: Aprendizagem no Ensino Superior, Acessibilidade e Ações Afirmativas.)
  • REVISITANDO O CÍRCULO DA PAZ A PARTIR DA TRAJETÓRIA AUTOBIOGRÁFICA (Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
  • Significações do pertencimento a partir do olhar de uma professora de uma escola de assentamento na região central do RS (Territórios em movimento)
    2018 (Total: 1)
  • Revisitando o processo inclusivo em uma turma de educação especial na modalidade a distância (Estratégicas pedagógicas inclusivas na educação superior)
    2017 (Total: 3)
  • Revisitando a formação de uma professora com percursos urbanos e rurais (Formação e trabalho docente em contexto rural: diálogos teórico- metodológicos)
  • Revisitando a resiliência em diferentes contextos e suas implicações no processo de formação de professores (Educação Superior: desafios para a não compartimentação dos saberes)
  • Revisitando a trajetória da formação de uma professora a partir do projeto PIBID interdisciplinar do campo (Educação para a cidadania global: políticas e práticas)
    2013 (Total: 5)
  • A construção da subjetividade em uma experiência na Educação a distância (Educação a distância: Porque ainda uma interrogação?)
  • EaD: uma gestão sociológica econômica? (Educação a distância: Porque ainda uma interrogação?)
  • PROJETO LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO: repensando a formação de professores e o grupo de estudo e pesquisa sobre formação inicial continuada e alfabetização (Redes de Formação em educação: experiências com pesquisas entre Brasil e México)
  • Revisitando a Afetividade nas práticas educativas de Professores da Educação Básica (Revisitando a Afetividade nas práticas educativas de Professores da Educação Básica)
  • Revisitando a Epistemologia no processo de formação de professores do Ensino Superior (Aprendizagem do Ensino Superior)
    2010 (Total: 1)
  • Ressignificando o direito de brincar (Escola que protege: dimensões de um trabalho em rede)
    2008 (Total: 1)
  • Educação Infantil: Reflexos sobre o cuidar e o educar (Educação)
    2005 (Total: 1)
  • Um estudo da apropriação dos conhecimentos lingüísticos das crianças na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental utilizando uma mediação sócio-cultural (Programa de Licenciaturas - Experiências Didáticas)
    2003 (Total: 1)
  • Auto-estima, Auto-imagem e/ou auto-conceito no cotidiano escolar (PROEPRE 20 anos)
    2001 (Total: 2)
  • Estimulação essencial: Um projeto interdisciplinar entre Psicologia do Desenvolvimento e Fonoaudiologia I (A Ludicidade em Ciência)
  • O desenvolvimento das atividades lúdicas, artísticas em classes pré-escolares (Educação Infantil) (A Ludicidade como Ciência)
    1999 (Total: 1)
  • AS VARIAS FORMAS DE INTELIGÊNCIA (CENAS E CENARIOS: REFLEXOES SOBRE A EDUCACAO)
    1996 (Total: 1)
  • TEORIA DE GARDNER, UMA ALTERNATIVA A ESCOLHA PROFISSIONAL (RUMO A UNIVERSIDADE: Um projeto de vida)
    2023 (Total: 2)
  • Direitos humanos, educação e infâncias
  • Saberes em permanente transformação
    2009 (Total: 1)
  • A Pintura e Outras Modalidades Expressivas, como Facilitadoras do Desenvolvimento Potencial dos Educandos
    2005 (Total: 6)
  • A Concepção Simbolica-Cultural
  • Autores que convergiram com as Idéias de Freud
  • Erik Erikson e os Estágio Psicossociais do Desenvolvimento
  • Jacques Lacan
  • O Estruturalismo Psigenético
  • Personalidade
    2022 (Total: 2)
  • ARTES MOBILIZANDO AS LINGUAGENS DE MANEIRA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DOS CONTOS DE FADA (5º Encontro Compartilhando Saberes)
  • RUÍDO PEDAGÓGICO: O ENSINO DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL (5º Encontro Compartilhando Saberes)
    2018 (Total: 2)
  • A formação de uma professora através da complexidade interdisciplinar e transdisciplinar (VIII Congresso Iberoamericano de Pedagogia)
  • Memórias e narrativas vividas na Educação à Distância (VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) biográfica)
    2017 (Total: 2)
  • Revisitando pertencimento das/nas cartografias das escolas estaduais rurais da região central do RS (I Congresso Internacional de Memória e Educação: Narrativas (Auto)biográficas)
  • REVISITANDO A TRAJETÓRIA DA FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA A PARTIR DO PROJETO PIBID INTERDISCIPLINAR DO CAMPO (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
    2016 (Total: 3)
  • O desenvolvimento das atividades lúdicas, artísticas em Classe Pré - Escolares (Educação Infantil) e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (34° Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS)
  • REVISITANDO AS TRAJETÓRIAS E PROCESSOS FORMATIVOS NA/DA DOCÊNCIA: MEMÓRIAS E [RES] SIGNIFICAÇÕES (IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL E X SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)
  • Trajetórias e processos formativos na/da docência: memórias e [res] significações (VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica)
    2014 (Total: 5)
  • Contribuições da Gestão Escolar e da Formação Continuada dos professores na qualidade da educação em uma escola municipal de Santa Maria, RS (II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores)
  • Existe Uma Epistemologia para a Formação de Professores no Ensino Superior? (II Congresso Nacional de Formação de Professores, XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores)
  • Infância: Ressignificações (auto) Biográfica através da Escrita de si, das Artes e outras atividades expressivas (VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (VI CIPA))
  • Revisitando a formação de uma Professora com percursos Urbanos e Rurais (VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (VI CIPA))
  • Revisitando a Formação Continuada dos Gestores Escolares e o Impacto sobre o Ideb em uma Escola Municipal de Santa Maria, RS. (V Seminário Nacional de Formação de Professores: o Protagonismo das Instituições de Ensino Superior no Ensino, Pesquisa e Extensão)
    2013 (Total: 4)
  • A PSICOLOGIA WALLONIANA E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA EDUCATIVA (I Seminário Aprendizagem do Ensino Superior)
  • CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTA MARIA, RS (Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • RESSIGNIFICANDO A AFETIVIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR (CONGRESO DE EXTENSIÓN ? AUGM)
  • REVISITANDO A AFETIVIDADE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (XXVI ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE)
    2012 (Total: 2)
  • A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (XXV ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE)
  • ANÁLISE DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (SEMINÁRIO DA PEDAGOGIA E II ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCENCIA/PIBID: EDUCAÇÃO, LUDICIDADE E APRENDIZAGEM)
    2011 (Total: 1)
  • O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES LÚDICAS, ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (29º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL)
    2010 (Total: 1)
  • EDUCAÇÃO A DISTANCIA: UM PARADIGMA PARA ALÉM DO SOCIOLÓGICO ECONÔMICO? (MOODLEMOOT CONGRESO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN EM LINEA Y CULTURA LIBRE)
    2009 (Total: 3)
  • A PINTURA E OUTRAS MODALIDADES EXPRESSIVAS COMO FACILITADORAS DO DESENVOLVIMENTO POTENCIAL DOS EDUCANDOS (III Congresso Internacional de Educação (FAPAS))
  • Investigação sobre possíveis modelos sociológico-econômicos na produção de materiais para EAD do curso de Educação Especial da UFSM (VI Congresso Internacional de Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?)
  • O desenvolvimento das atividades lúdicas, artísticas em classes pré-escolares (educação infantil) e séries iniciais do Ensino Fundamental (III Congresso Internacional de Educação (FAPAS))
    2007 (Total: 2)
  • Ressignificando os direitos da criança (I Seminário Internacional de Gestão Educacional e II Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
  • Ressignificando os Direitos da Criança (II Seminário Nacional e V Seminário Regional de Formação de Professores - Alfabetização e Letramento: possibilidades de inclusão social)
    2006 (Total: 2)
  • O estruturalismo psicogenético (XXII Encontro Nacional de Professores do PROEPRE)
  • Ressignificando os contos de fada (Congresso Internacional de Leitura e Formação de Professores)
    2005 (Total: 2)
  • Estruturalismo Psocogenético (XXII Encontro Nacional de Professores do PROEPRE)
  • Memória e linguagem interface a partir dos contos de fada (XXII Encontro Nacional de Professores do PROEPRE)
    2004 (Total: 3)
  • Interdisciplinaridade na Educação Infantil (I Seminário Nacional de Filosofia e Educação)
  • IV Congresso Internacional de Educação Popular (IV Congresso Internacional de Educação Popular)
  • Um estudo da apropriação dos conhecimentos lingüísticos nas crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental utilizando uma mediação sociocultural (PROLICEN 2004)
    2002 (Total: 1)
  • Repensando a afetividade no cotidiano escolar (II Fórum Nacional de Educação: As dimensões de uma educação transformada pela modernidade)
    2001 (Total: 1)
  • Repensando a afetividade no cotidiano escolar (Simpósio Nacional de Educação)
    2000 (Total: 1)
  • Estimulação essencial: um projeto interdisciplinar entre psicologia do desenvolvimento e fonoaudiologia I (5° Encontro Sulbrasileiro sobre Brinquedoteca)
    2022 (Total: 2)
  • Artes Mobilizando as Linguagens de Maneira Interdisciplinar a partir dos contos de fada (37ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Revisitando o desenvolvimento potencial dos educandos através da arte como mobilizadora da interdisciplinaridade (37ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2021 (Total: 2)
  • ARTES MOBILIZANDO AS LINGUAGENS DE MANEIRA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DOS CONTOS DE FADA (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • REVISITANDO O DESENVOLVIMENTO POTENCIAL DOS EDUCANDOS ATRAVÉS DA ARTE COMO MOBILIZADORA DA INTERDISCIPLINARIDADE (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2019 (Total: 3)
  • ARTES MOBILIZANDO AS LINGUAGENS DE MANEIRA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DOS CONTOS DE FADA (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • RESSIGNIFICANDO INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS, INTERDISCIPLINARES E TRANSDISCIPLINARES JUNTO AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • REVISITANDO O DESENVOLVIMENTO POTENCIAL DOS EDUCANDOS ATRAVÉS DA ARTE COMO MOBILIZADORA DA INTERDISCIPLINARIDADE (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2018 (Total: 6)
  • ARTES E OUTRAS MODALIDADES EXPRESSIVAS, DE MANEIRA INTERDISCIPLINAR, COMO FACILITADORAS DO DESENVOLVIMENTO POTENCIAL DOS EDUCANDOS (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • ARTES MOBILIZANDO AS LINGUAGENS DE MANEIRA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DOS CONTOS DE FADA (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • INTER-RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA E O NEOLIBERALISMO (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES LÚDICAS, ARTÍSTICAS EM CLASSES PRÉ-ESCOLARES (EDUCAÇAO INFANTIL) E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Revisitando a Educação a distância numa turma piloto da UFSM (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • Revisitando o Círculo da Paz a partir da trajetória autobiográfica (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
    2016 (Total: 2)
  • Artes e outras modalidades expressivas, de maneira interdisciplinar, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos (Jornada Acadêmica Integrada)
  • O desenvolvimento das atividades lúdicas, artísticas em classes pré-escolares (Educação Infantil) e Séries Iniciais do Ensino Fundamental (Jornada Acadêmica Integrada)
    2008 (Total: 4)
  • A pintura e outras modalidades expressivas como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos (Seminário Políticas Públicas de Formação de professores no Brasil)
  • Avaliação na Educação Infantil: uma construção possível (XXIV Encontro Nacional de professores do PROEPRE)
  • Cuidando e educando através do PIM (Primeira Infância Melhor) (XXIV Encontro Nacional de professores do PROEPRE)
  • O desenvolvimento das atividades lúdicas artísticas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (Seminário Políticas Públicas de Formação de professores no Brasil)
    2006 (Total: 3)
  • O desenvolvimento das atividades lúdicas, artísticas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (XXII Encontro Nacional de Professores do PROEPRE)
  • Um estudo da apropriação dos conhecimentos lingüísticos nas crianças do ensino fundamental utilizando uma mediação sócio-cultural (XXIII Encontro Nacional de Professores do PROEPRE)
  • Um estudo da apropriação dos conhecimentos lingüísticos nas crianças do Ensino Fundamental utilizando uma mediação sócio-cultura (XXII Encontro Nacional de Professores do PROEPRE)
    2005 (Total: 4)
  • A identidade do educador infantil em uma gestão democrática (XXII Encontro Nacional de Professores do PROEPRE)
  • Gestão Democrática e identidade do educador infantil (XXII Encontro Nacional de Professores do PROEPRE)
  • Ressignificação dos Direitos da Criança (XXII Encontro Nacional de Professores do PROEPRE)
  • Subjetividade e discurso interface com a Educação (IV Seminário Regional de I seminário Nacional de Formação de Professores: alfabetização e letramento, os desafios de ensinar e aprender)
    2004 (Total: 7)
  • Interdisciplinaridade na Educação Infantil (Reunião Regional da SBPC - RS)
  • JORNADA PEDAGÓGICA - (RE) ORIENTANDO A FORMAÇÃO DE EDUCADORES: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO (JORNADA PEDAGÓGICA (RE) ORIENTANDO A FORMAÇÃO DE EDUCADORES: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO)
  • Lingüistica e o imaginário infantil: uma aproximação necessária através dos contos de fada (XXI Encontro Nacional de Professores do PROEPRE)
  • O papel do professor na aprendizagem e construção dos conhecimentos dos alunos (V Congresso Internacional de Educação Popular)
  • RESSIGNIFICANDO O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL (JORNADA PEDAGÓGICA (RE) ORIENTANDO A FORMAÇÃO DE EDUCADORES: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO PARA O ENSINO)
  • Um estudo da apropriação dos conhecimentos linguisticos.... (V Congresso Internacional de Educação Popular)
  • UM ESTUDO DA APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS LINGÜISTICOS NAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTILE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO UMA MEDIAÇÃO SÓCIO-CULTURAL (V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR,)
    2003 (Total: 9)
  • A prática da leitura do cotidiano escolar (XX Encontro Nacional de Professores do PROEPRE)
  • Alegria e prazer como forma de inclusão de crianças da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental (Fórum de Educação. Cenas do Cotidiano Escolar: os saberes dos professores)
  • Alegria e prazer no cotidiano da Educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental (IV Jornada de Educação e Artes)
  • Auto-estima: uma das variáveis essenciais do processo ensino-aprendizagem (Jornada Pedagógica - (Re)orientando a formação de educadores: perspectivas para o ensino)
  • Avaliação Institucional: análise das manifestações discentes (55ª Reunião Anual da SBPC)
  • Avaliação Institucional: um processo em permanente reflexão (55ª Reunião Anual da SBPC)
  • O desenvolvimento das atividades lúdicas, artísticas em classes pré-escolares (educação infantil) (Fórum de Educação. Cenas do Cotidiano Escolar: os saberes dos professores)
  • Ressignificando o lúdico na educação infantil (Jornada Pedagógica - (Re)orientando a formação de educadores: perspectivas para o ensino)
  • Um estudo da apropriação dos conhecimentos linguisticos nas crianças da educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental utilizando uma mediação sócio-cultural (IV Congresso Internacional de Educação Popular)
    2002 (Total: 10)
  • A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
  • A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos (Seminário do Programa de Licenciatura - PROLICEN 2001)
  • Avaliação Institucional: a reafirmação das representações discentes (II Seminário Estadual de Política e Administração da Educação)
  • Avaliação Institucional: Tendências e Tendenciosidades (54ª Reunião Anual da SBPC)
  • Hora do conto - Um espaço lúdico de aproximação dos conhecimentos (XIX Encontro Nacional de Professores do PROEPRE)
  • Inteligência Emocional: como desenvolvê-la na Gestão Educacional (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
  • Inteligência pessoal na gestão educacional (XIX Encontro Nacional de Professores do PROEPRE)
  • O desenvolvimento das atividades lúdicas, artísticas em classes pré-escolares (Educação Infantil) e Séries Iniciais do Ensino Fundamental (SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE LICENCIATURA - PROLICEN 2002)
  • O Programa alfabetização solidária e a alfabetização de jovens e adultos (II Seminário Estadual de Política e Administração da Educação)
  • Um estudo da apropriação dos conhecimentos lingüísticos nas crianças da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental usando uma mediação sócio-cultural (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
    2001 (Total: 4)
  • Educação à Distância como alternativa para a formação continuada (XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE)
  • Ressignificando a Proposta Pedagógica para a Educação Infantil, Pré-Escolar da Escola Municipal Vicente Farencena do Município de Santa Maria, RS (XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE)
  • Um estudo da apropriação dos conhecimentos linguisticos... (I Jornada Estadual de Educação e II Jornada Regional de Educação e Mostra em Educação Básica: Desenvolvimento Humano com ênfase em Educação Infantil)
  • Um estudo da apropriação dos conhecimentos lingüísticos nas crianças da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental utilizando uma mediação sócio-cultural (I JORNADA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E II JORNADA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E MOSTRA EM EDUCAÇÃO BÁSICA)
    2000 (Total: 12)
  • Jornadas de Aperfeiçoamento Pedagógico (XVII Encontro Nacional de Professores do PROEPRE)
  • Jornadas de Aperfeiçoamento Pedagógicos (I CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES)
  • O desenvolvimento das atividades lúdicas, artisticas em classe pré-escolares(educação infantil) (5° Encontro Sulbrasileiro sobre Brinquedoteca)
  • O Desenvolvimento das Atividades Lúdicas Artísticas em Classes Pré-Escolares (Educação Infantil) (Programa de Licenciaturas PROLICEN/2000)
  • O Paradigma Holístico em Educação: uma utopia possivel (XVII EncontroNacional de Professores do PROEPRE)
  • O Paradigma Holístico em Educação: Uma Utopia possível (XVII Encontro Nacional de Professores do PROEPRE)
  • Ressignificando as atividades lúdicas, artísticas na educação infantil e ensino fundamental (XVII EncontroNacional de Professores do PROEPRE)
  • Ressignificando as Atividades Lúdicas, Artísticas na Educação Infantil e Ensino Fundamental (XVII Encontro Nacional de Professores do PROEPRE)
  • Um estudo da apropriação dos conhecimentos linguísticos nas crianças da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental utilizando uma mediação sócio-cultural (XVII Encontro Nacional do PROEPRE)
  • Um estudo da Apropriação dos conhecimentos linguisticos da criança no ensino fundamental (Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • Um estudo da Apropriação dos Conhecimentos Linguísticos nas Crianças de Educação Infantil e Séries Inicais do Ensino Fundamental utilizando uma Mediação Sócio-Cultural (Programa de Licenciaturas PROLICEN/2000)
  • Um Estudo da Apropiação dos conhecimentos Linguistícos nas crianças do ensino Fundamental (I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores)
    1999 (Total: 6)
  • JORNADAS DE APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO (XVI ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE)
  • O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES LÚDICAS E ARTÍSTICAS EM CLASSES PRÉ-ESCOLARES ( EDUCAÇÃO INFANTIL ) (XVI ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE)
  • O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES LÚDICAS, ARTÍSTICAS EM CLASSES PRÉ-ESCOLARES ( EDUCAÇÃO INFANTIL ) (PROGRAMA DE LICENCIATURAS 1999)
  • O LUDICO COMO MEDIADOR NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM (ANAIS DA JORNADA SUL-BRASILEIRA DE FONOAUDIOLOGIA)
  • Projeto Interdisciplinar entre psicologia do desenvolvimento humano e a educação e Fonoudiologia I. (Feira das Profissões - 2ª edição)
  • UM ESTUDO DA APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS NAS CRIANÇAS CARENTES DO CURRÍCULO POR ATIVIDADES UTILIZANDO UMA MEDIAÇÃO SÓCIO-CULTURAL (XVI ENCONTRO NACIONAL DO ENCONTRO DO PROEPRE)
    1998 (Total: 4)
  • ESTIMULACAO ESSENCIAL: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR ENTRE PSICOLOGIA E FONOAUDIOLOGIA I (ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACAO)
  • ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENTRE PSICOLOGIA E FONOAUDIOLOGIA I - UFSM (FEIRA DAS PROFISSÕES)
  • HORA DO CONTO: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE MEDIAÇÃO SÓCIO-CULTURAL JUNTO A CRIANÇAS CARENTES (FEIRA DASS PROFISSÕES)
  • UM ESTUDO DE APROPRIACAO DOS CONHECIMENTOS CIENTIFICOS EM CRIANCAS CA-RENTES DO CURRICULO POR ATIVIDADES (ANAIS DO PROLICEM/UFSM)
    1997 (Total: 4)
  • PARALISIA CEREBRAL: O PROCESSO DE CONSTRUCAO DA IDENTIDADE, A IDENTIFICACAO E O ATENDIMENTO NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE SANTA MARIA (II JIPEE/UFSM)
  • PORTADORES DA SINDROME DE DOWN: A IDENTIFICACAO E O CONTEXTO EDUCACIONAL DE SANTA MARIA (III SEMINARIO DE INICIACAO CIENTIFICA E II JORNADA DE ENSINO, PESQUISAE EXTENSAO)
  • PROJETO INTERDISCIPLINAR ENTRE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E FONOAUDIOLOGIA (XI ENCONTRO NACIONAL DE FONOAUDIOLOGIA - SBFA)
  • UM ESTUDO DA APROPRIACAO DOS CONHECIMENTOS LINGUISTICOS NAS CRIANCAS CARENTES DO CURRICULO POR ATIVIDADES UTILIZANDO UMA MEDIACAO SOCIO- CULTURAL (IV JIPEE/UFSM)
    1996 (Total: 7)
  • ESTUDO COMPARATIVO DE CRIANCAS COM DEFICIENCIA AUDITIVA ATENDIDAS EM DIFERENTES CONTEXTOS (III JIPEE/UFSM - RELATORIO DO CNPQ)
  • Jogos Dramáticos e Iniciação Musical na Pré-escola (Anais da 'III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensã e Ensino da UFSM')
  • METODOLOGIA DO ESTUDO NO ENSINO DE PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO GRAUS (III JIPEE/UFSM)
  • O COMPORTAMENTO DO JOVEM NA FAMILIA, NA ESCOLA E NA COMUNIDADE (III JIPEE - UFSM)
  • O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM CLASSES PRE- ESCOLARES (III JIPEE/UFSM)
  • PROJETO INTERDISCIPLINAR ENTRE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E FONOAUDIOLOGIA (ANAIS DO II ENCONTRO INTERNACIONAL PARA ESTUDO DA CRIANCA)
  • RESGATANDO RAIZES DO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PUBLICA DE SANTA MARIA (III JIPEE/UFSM)
    1995 (Total: 1)
  • AUTO-IMAGEM E AUTO-ESTIMA NAS CRIANCAS DA CIDADE DE SANTA MARIA (XII ENCONTRO DO PROEPRE - UNICAMP)
    1994 (Total: 2)
  • PROPOSTA DE ALFABETIZACAO CONSTRUTIVISTA AOS INDIVIDUOS PORTADORES DE NECESSIDADE ESPECIAIS/APAE/SANTA MARIA (I ENCONTRO DO DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCACAO/UFSM)
  • PROPOSTA DE ALFABETIZACAO COSNTRUTIVISTA PIAGETIANA/APAE (I JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSAO DA UFSM - JIPEE)
    1993 (Total: 1)
  • INTERDISCIPLINAR (I SEMINARIO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR)
    2019 (Total: 3)
  • Currículos emergentes: Projeto âncora (Congresso Nacional de Educação)
  • O projeto PIBID Interdisciplinar do Campo como uma política inclusiva (VI Senafe e II Seinfe)
  • Revisitando o Ensino, a pesquisa e a extensão articulando ações entre o Ensino Superior e a Educação Básica (XIV Congresso Nacional de Educacional)
    2002 (Total: 1)
  • Tendências e tendenciosidades da avaliação institucional (8ª Jornada Nacional de Educação)

Produção Técnica

    2009 (Total: 1)
  • Psicologia da Educação - 3° semestre
    2008 (Total: 1)
  • Desenvolvimento humano: diferentes abordagens
    2005 (Total: 4)
  • Psicologia da Educação I
  • Psicologia da Educação II
  • Psicologia da Educação III
  • Psicologia da Educação IV
    2021 (Total: 1)
  • Seminário Internacional Ressignificando a mediação das Tecnologias na Educação Básica e Superior
    2018 (Total: 1)
  • VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior
    2015 (Total: 1)
  • Minicurso Desafios da vida acadêmica: como turbinar meu desempenho na universidade? 2° edição
    2014 (Total: 11)
  • Minicurso Acessibilidade como Prática no Ensino Superior
  • Minicurso Construção de Jogos Pedagógicos
  • Minicurso Cuidado com a Saúde: dor e uso de analgésicos comuns
  • Minicurso Desafios da vida acadêmica: como turbinar meu desempenho na universidade
  • Minicurso Ergonomia no Ambiente Escolar
  • Minicurso Estudantes com Altas Habilidades/superdotação: como reconhecê-los
  • Minicurso Hábito de Estudo: Organização e Persistência
  • Minicurso Mercado de Trabalho
  • Minicurso Suporte Básico de Vida
  • Minicurso TDAH: Conceitos e Mitos
  • Minicurso Tenho um aluno com Altas Habilidades/Superdotação e agora? Reflexões sobre o atendimento educacional a estes estudantes.
    2013 (Total: 4)
  • Curso de Extensão: Processos de Aprendizagem ( Intervenções na conduta da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo)
  • Curso de Extensão: Processos de Aprendizagem (Bullying Escolar)
  • Curso de Extensão: Processos de Aprendizagem (Inclusão: bases teóricas e aspectos práticos)
  • Curso de Extensão: Processos de Aprendizagem: Importância das atividades físicas no desenvolvimento motor
    2012 (Total: 2)
  • Curso de Extensão: Processos de Aprendizagem
  • CURSO DE EXTENSÃO: PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
    2011 (Total: 1)
  • 2º ENCONTRO OUVINSO COISAS- EXPERIMENTAÇÕES SOB A ÓTICA DO IMAGINÁRIO
    2010 (Total: 1)
  • II Seminário Internacional de Gestão Educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Políticas Públicas e Gestão:Caminhos e Descaminhos
    2009 (Total: 1)
  • 27º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - 27º SEURS
    2008 (Total: 1)
  • III Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Avaliação e Projeto Político-Pedagógico
    1995 (Total: 1)
  • I Encontro de Estudos do Departamento de Fundamentos de Educação
    2021 (Total: 1)
  • Curso de Extensão para Professores, Gestores e Técnico Educacional na 24° Secretaria de Educação de Cachoeira do SUL RS
    2019 (Total: 1)
  • Curso Ressignificando a Motivação
    2018 (Total: 1)
  • Curso sobre Motivação - Turma 1/2018
    2017 (Total: 1)
  • Curso sobre Motivação
    2013 (Total: 1)
  • Afetividade: Implicações no Processo de Alfabetização
    2008 (Total: 1)
  • Auto-estima e Afetividade
    2006 (Total: 3)
  • Enfoque globalizador: uma possibilidade de organizar a prática pedagógica
  • Espaços de aprendizagem: do local ao universal e vice-versa
  • Módulo: Infância
    2005 (Total: 2)
  • Singularidade da Aprendizagem
  • SINGULARIDADE DA APRENDIZAGEM
    2001 (Total: 1)
  • Curso de Formação Continuada em Educação Infantil
    2000 (Total: 1)
  • Atualização de docentes do Ensino Universitário
    1998 (Total: 1)
  • Relações Humanas
    1992 (Total: 1)
  • Psicologia da Educação
    2021 (Total: 2)
  • Ressignificando a importância da resiliência no enfrentamento da pandemia
  • Revisitando a Educação Infantil: em tempos de pandemia COVID-19
    2019 (Total: 6)
  • A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade articulando o Ensino Superior e a Educação Básica
  • Currículos emergentes: projeto âncora
  • Políticas públicas, PNEES, gênero, teatro e suas possíveis relações
  • Revisitando ações interdisciplinares artísticas articulando a Educação Básica e o Ensino Superior
  • Revisitando o projeto âncora
  • REVISITANDO O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO ARTICULANDO AÇÕES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA
    2016 (Total: 1)
  • Roda de Comunicação: A complexidade e a experiência Interdisciplinar/Transdisciplinar na Formação de Professores
    2015 (Total: 3)
  • A formação de professores na perspectiva epistemológica no ensino superior
  • Discurso de Paraninfa da Turma de Educação Especial em Santa Vitoria do Palmar
  • Implicações psicopedagógicas da ludicidade através de mediações inter e transdisciplinares junto às crianças com cãncer
    2014 (Total: 1)
  • Infância: ressignificações (auto)biográficas através da escrita de si, das artes e outras atividades expressivas
    2011 (Total: 1)
  • Buscando alternativas para diminuir a evasão escolar dentro de uma gestão democrática de uma escola rural de Fortaleza
    2010 (Total: 1)
  • Educação a distância: um paradigma para além do sociológico econômico?
    2009 (Total: 2)
  • A PINTURA E OUTRAS MODALIDADES EXPRESSIVAS COMO FACILITADORAS DO DESENVOLVIMENTO POTENCIAL DOS EDUCANDOS
  • Avaliação na Educação Infantil
    2008 (Total: 2)
  • A pintura e outras modalidades expressivas como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos
  • O desenvolvimento das atividades lúdicas artísticas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental
    2005 (Total: 2)
  • MEMÓRIA E LINGUAGEM INTERFACE A PARTIR DOS CONTOS DE FADA
  • Subjetividade e discurso interface com a Educação
    2004 (Total: 2)
  • INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Linguistica e o imaginário infatil: uma aproximação necessária através dos contos de fada
    2021 (Total: 3)
  • Construindo identidade: autoimagem a partir dos saberes e fazeres
  • Interdisciplinaridade
  • Ressignificando a afetividade no processo inclusivo, em tempos de pandemia
    2020 (Total: 1)
  • O Pensamento Complexo de Edgar Morin e suas Contribuições às Pesquisas em Educação
    2008 (Total: 1)
  • Auto-estima
    2007 (Total: 2)
  • A família
  • Desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos para a formação de professores da educação infantil
    2005 (Total: 1)
  • Singularidade da Aprendizagem
    2003 (Total: 4)
  • A influência da leitura no planejamento e sua contribuição na metodologia
  • Auto Estima
  • Inteligências Múltiplas e sua implicância na Educação
  • Resgate da auto-estima professor x aluno
    2002 (Total: 1)
  • Relações Humanas no Trabalho
    2000 (Total: 1)
  • O desenvolvimento das atividades lúdicas, artísticas em classes pré-escolares (Educação Infantil)
    1999 (Total: 5)
  • Auto-imagem e auto-estima profissional
  • Educação Infantil - o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos
  • Metodologia de Ensino e Assuntos Pedagógicos
  • Novos enfoques para a Orientação Educacional
  • Relações Humanas: professor, aluno e família
    1998 (Total: 4)
  • A importância das relações interpessoais no planejamento participativo
  • Auto-imagem e auto-estima do professor
  • Estudo das Teorias Educacionais segundo Piaget e Vygotsky
  • Inteligência inter e intrapessoal segundo Gardner
    1997 (Total: 1)
  • Relações interpessoais na escola
    2016 (Total: 1)
  • Espaços Formativos, memórias e narrativas Trajetórias e Processos Formativos na/da docência: memórias e [res] significações
    2011 (Total: 2)
  • DESEMVOLVIMIENTO DAS ATIVIDADES LÚDICAS, ARTÍSTICAS EM CLASSES PRÉ-ESCOLAR (EDUCAÇÃO INFANTIL) E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • O Desenvolvimento das atividades lúdicas, artisitcas em Classes Pré-Escolares (Educação Infantil e Séries Iniciiais do Ensino Fundamental
    2010 (Total: 6)
  • A INTEGRAÇÃO DA LINGUAGEM, ESCOLA E COMUNIDADE - Preenchendo a lacuna entre a escola e a comunidade
  • As relações Interpessoais na EJA como estratégia relevante na busca da redução da evasão
  • As relações Interpessoais na EJA, como estratégia relevante na busca da redução
  • Educação a distãncia: um paradigma para lém do sociólogo econômico
  • Educação a Distância: um paradigma para além do sociológico econômico?
  • Ressignificando a formação dos professores da Educação Infantil através do PIM (Primeira Infância Melhor)
    2009 (Total: 1)
  • A PINTURA E OUTRAS MODALIDADES EXPRESSIVAS COMO FACILITADORAS DO DESENVOLVIMENTO POTENCIAL DOS EDUCANDOS
    2008 (Total: 1)
  • Cuidando e educando através do PIM (Programa de Infância Melhor)
    2012 (Total: 2)
  • A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
  • DOCENIA VIRTUAL COMPARTILHADA: DOCENTE E TUTORES EM INTER[AÇÃO]
    2011 (Total: 2)
  • O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES LÚDICAS, ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • O DESENVOLVIMRNTO DAS ATIVIDADES LÚDICAS, ARTÍDTICAS NS EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    2009 (Total: 1)
  • O desenvolvimento das atividades lúdicas, artísiticas em classes pré-escolares (educação- infantil) e séries iniciais do ensino fundamental
    2008 (Total: 2)
  • Avaliação na Educação Infantil: Uma construção possível
  • Cuidando e educando através do PIM (Programa de Infância Melhor)
    2005 (Total: 2)
  • A IDENTIDADE DO EDUCADOR INFANTIL EM UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA
  • RESSIGNIFICANDO OS DIREITOS DA CRIANÇA
    2002 (Total: 8)
  • A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial
  • Avaliação Institucional: Tendências e Tendenciosidades
  • Hora do Conto - Um espaço lúdico de apropriação dos conhecimentos
  • Inteligência emocional: como desenvolvê-la na gestão educacional
  • Inteligência pessoal na gestão educacional
  • Repensando a afetividade no cotidiano escolar
  • Tendências e Tendenciosidades da avaliação institucional
  • Um estudo da apropriação dos conhecimentos lingüísticos nas crianças da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental usando uma mediação sócio-cultural
    1999 (Total: 2)
  • Projeto interdisciplinar entre Psicologia do desenvolvimento humano e a educação e Fonoaudiologia I
  • Um estudo da apropriação dos conhecimentos lingüísticos nas crianças carentes do currículo por atividade utilizando uma mediação sócio-cultural
    2018 (Total: 1)
  • Revisitando a educação a distância numa turma piloto da UFSM
    2016 (Total: 2)
  • O desenvolvimento das Atividades Lúdicas, Artísticas em Classes Pré- escolares (Educação Infantil) e Anos Iniciais do Ensino Fundamental)
  • Revisitando as trajetórias e processos formativos na/da docência: memórias e [res] significações
    2015 (Total: 2)
  • A Formação de Professores na Perspectiva Epistemológica no Ensino Superior
  • Trajetórias e Processos Formativos na/da Docência: Memórias [res] significações
    2013 (Total: 1)
  • CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTA MARIA, RS
    2012 (Total: 1)
  • Análise de um projeto político pedagógico de uma instituição de Ensino Superior
    2011 (Total: 1)
  • BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA DIMINUIR A EVASÃO ESCOLAR DENTRO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA DE UMA ESCOLA RURAL DE FORTALEZA
    2010 (Total: 1)
  • A PINTURA E OUTRAS MODALIDADES EXPRESSIVAS COMO FACILITADORAS DO DESENVOLVIMENTO POTENCIAL DOS EDUCANDOS
    2009 (Total: 1)
  • Cartografando a experiência dos professores da Graduação e Especialização (Mesa redonda)
    2002 (Total: 2)
  • Avaliação Institucional: a reaformação das representações discentes
  • O programa alfabetização solidária e a alfabetização de jovens e adultos
    2000 (Total: 1)
  • Controle nos meios de comunicação: uma nova forma de censura?
    2021 (Total: 1)
  • Mediadora de mesa redonda do Seminário Internacional Ressignificando a mediação das Tecnologias na Educação Básica e Superior
    2016 (Total: 1)
  • A complexidade e a experiência Interdisciplinar/Transdisciplinar na Formação de Professores
    2009 (Total: 1)
  • Cartografando a experiência dos professores da graduação e especialização
    2009 (Total: 1)
  • Relatório do FIEX/ 2009: O Desenvolvimento das atividades lúdicas, artísticas na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
    2008 (Total: 1)
  • RElatório PROLICEN 2008: A pintura e as modalidades expressivas como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos
    2001 (Total: 3)
  • A pintura e outras modalidades expressivas, como facilitadoras do desenvolvimento potencial dos educandos
  • Inteligência emocional: como desenvolvê-la na Gestão Educacional
  • Novas perspectivas na formação de professores do magistério
    2000 (Total: 5)
  • Atividades lúdicas, artísticas em classes pré-escolares
  • Educação a distância - Uma alternativa para formação continuada
  • Educação sexual no Ensino Fundamental
  • Ressiginificando a cidadania infantil no Sesquinho SESC Santa Maria
  • Ressiginificando o planejamento da proposta pedagógica para a educação infantil pré-escolar da Escola Municipal Vicente Farencena do Municipio de Santa Maria/RS
    1999 (Total: 1)
  • O desenvolvimento das atividades lúdicas, artísticas em classes pré-escolares
    1998 (Total: 1)
  • Jornadas de aperfeiçoamento pedagógico
    1997 (Total: 1)
  • Projeto de Atualização Psicopedagógica dos Professores da Escola Estadual de 1° e 2° Graus Professora Margarida Lopes
    1996 (Total: 2)
  • Estudo comparativo de crianças com deficiência auditiva atendidas em diferentes contextos
  • Proposta construtivista para professores da Escola Estadual de 1° e 2° Grau Profª Margarida Lopes
    1995 (Total: 1)
  • Auto-estima e auto-imagem nas crianças de 4ª e 5ª séries do 1° Grau Incompleto Cidade dos Meninos
    1994 (Total: 2)
  • Projeto Interdisciplinar entre Psicologia do Desenvolvimento Humano e a Educação e Fonoaudiologia I
  • Proposta construtivista: interação com professores da Escola Estadual de 1° e 2° Graus Professora Margarida Lopes
    1988 (Total: 1)
  • Cursos de Pós-graduação em Fundamentos da educação e Psiicopedagogia
    2005 (Total: 1)
  • Produção dos Cadernos de Psicologia da Educação I, II, III e IV
    2023 (Total: 1)
  • Parecerista Técnica do artigo 2147/2023
    2021 (Total: 1)
  • Parecerista técnica do artigo 2010-2021
    2019 (Total: 2)
  • Parecerista técnica do artigo 1720-2019/9-08
  • Parecerista técnica do artigo 1740-2019/7-08
    2018 (Total: 2)
  • Parecerista técnica do artigo 1497-2018/6-02 da Revista Sodebrás
  • Parecerista técnica do artigo 1637-2018/9-18 da Revista SODEBRAS
    2017 (Total: 1)
  • Parecerista técnica do artigo 1253-2017/07-08 da Revista SODEBRAS

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 2)
  • A GESTÃO PEDAGÓGICA ESCOLAR E A INTERCONEXÃO COM OUTROS CONTEXTOS EDUCATIVOS
  • A TRANSDISCIPLINARIDADE IMERSA NOS CONTOS DE FADAS: A BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL INOVADORA
    2022 (Total: 3)
  • O PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E (RE)SIGNIFICAÇÃO
  • POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇAO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ARTEFATO DIGITAL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E DA CULTURA DA PESSOA SURDA GAÚCHA
  • Recriando a Educação Infantil em tempos de Pandemia de Covid 19
    2020 (Total: 1)
  • A LINGUAGEM TEATRAL NO AEE COMO PRÁTICA DE INOVAÇÃO INTERDISCIPLINAR: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE UMA PROFESSORA JUNTO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    2018 (Total: 2)
  • Elementos reconstrutivos do Círculo da Paz em contexto escolar
  • Gestão do conhecimento: possibilidade de melhoria para a Gestão Universitária
    2020 (Total: 12)
  • A DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO COMO VEÍCULO ATENUANTE DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
  • A FÉ E SUA IMPORTÂNCIA NA REALIZAÇÃO DOS SONHOS
  • As formas de intolerância religiosa no ambiente escolar
  • AS CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES DO ENSINO RELIGIOSO PARA A FORMAÇÃO DO EDUCANDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DO EDUCADOR
  • CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO PARA A CONCRETIZAÇÃO DOS OBJETIVOS DA LDBEN
  • CRISES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO, MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E ENSINO RELIGIOSO: Um estudo com alunos e professores do Ensino Fundamental de Instituições Públicas Estaduais de Educação de Santa Maria -RS
  • O ENSINO RELIGIOSO NA CONTEMPORANEIDADE: A BUSCA PELO RESPEITO E TOLERÂNCIA EM RELAÇÃO À DIVERSIDADE RELIGIOSA
  • O sínodo para a amazônia: um convite ao ecumenismo e diversidade religiosa: proposta para o ensino religioso
  • O SUJEITO CONTERMPORÂNEO FRENTE À REALIDADE EXISTENCIAL E O REAL SENTIDO DA VIDA
  • REVISITANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DA LUDICIDADE
  • REVISITANDO A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Sob que olhar subjetivo se dá a imersão professores em salas de aulas de religião
    2018 (Total: 4)
  • A práxis Pedagógica em Educação de Jovens e Adultos: a partir das experiências no estágio supervisionado
  • Educação e Gênero nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • O BRINCAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Revisitando vivência: "descobrindo, brincando e aprendendo" numa turma do 2º ano do Ensino Fundamental
    2017 (Total: 2)
  • A importância da afetividade no processo de aprendizagem de crianças em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental
  • RESSIGNIFICANDO A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NUMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL
    2016 (Total: 2)
  • A importância dos contos de fadas pelo olhar de uma professora de Educação Infantil
  • Revisitando a afetividade na teoria de Wallon numa turma de Educação Infantil
    2015 (Total: 2)
  • O universo da literatura pelo olhar de uma professora de educação infantil: Um estudo de caso
  • REVISITANDO A AFETIVIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
    2014 (Total: 4)
  • Estratégias utilizadas pelos gestores escolares que minimizam o bulling no cotidiano escolar
  • Os contos de fada no contexto pedagógico
  • Ressignificando a Ludicidade da Educação
  • Revisitando o processo inclusivo em uma turma de Educação Infantil
    2011 (Total: 2)
  • EDUCAÇÃO DAS ARTES VISUAIS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ATITUDE INTERDISCIPLINAR?
  • RESSIGNIFICANDO A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    2010 (Total: 3)
  • A importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil
  • A importãncia da afetividade na alfabetização de jovens e adultos
  • Ressignificando a proposta pedagógica da Educação Infantil através da afetividade
    2009 (Total: 1)
  • As atividades lúdicas: as atividades para compreender as reações violentas entre crianças no projeto Recanto do Sol.
    2008 (Total: 2)
  • A utilização dos jogos como instrumento de mediação no cotidiano escolar
  • As relações interpessoais na sala de aula e suas implicações na prática pedagógica
    1996 (Total: 2)
  • Jogos dramáticos e iniciação musical na pré-escola
  • Resgatando raízaes do cotidiano de uma escola pública de Santa Maria
    1994 (Total: 2)
  • Estudo comparativo do desenvolvimento lógico-matemático entre crianças que freqüentaram e não freqüentaram a pré-escola
  • Estudo sobre as vantagens da proposta de Emília Ferreiro na alfabetização