Rosani Ursula Ketzer Umbach
Produção Bibliográfica
- 2023 (Total: 1)
- Distopias e outras formas narrativas (Literatura e Autoritarismo, n. 42)
- 2022 (Total: 1)
- Resistência à espiral da distopia e do ódio (Literatura e Autoritarismo)
- 2021 (Total: 2)
- História, violência, traumas (Literatura e Autoritarismo, n. 37: História, violência, traumas)
- Literatura, música e o testemunho de resistência (Literatura e Autoritarismo, n. 38: Literatura, música e o testemunho de resistência)
- 2020 (Total: 3)
- Apresentação (Literatura, exclusão e resistência)
- Apresentação - Em torno da memória e do testemunho (Dossiê n. 23 (2020): Em torno da memória e do testemunho)
- Imagens da violência entre transgressões e tensões - Apresentação (Literatura e Autoritarismo, n.35: Imagens da violência entre transgressões e tensões)
- 2019 (Total: 1)
- Descolonizar o ato colonizador, ressignificar histórias: resistências (Literatura e Autoritarismo, n.33: Literatura e cinema de resistência)
- 2018 (Total: 2)
- Dois pensadores da vanguarda literária e artística: Alfred Döblin e Walter Benjamin (Cadernos Benjaminianos)
- Manifestações estéticas dissidentes (Literatura e Autoritarismo, n.32)
- 2017 (Total: 2)
- Censura e Violência (Literatura e Autoritarismo, n.29: Censura e Violência)
- Crítica a violência e exclusão (Literatura e Autoritarismo, n. 30: Crítica a violência e exclusão)
- 2016 (Total: 2)
- Apresentação (Violência e resistência: problematizações estéticas)
- Narrativa testemunhal e relações históricas (Literatura e Autoritarismo (UFSM))
- 2015 (Total: 2)
- A opressão na ficcionalização da história (Literatura e Autoritarismo, n. 25: A opressão na ficcionalização da história)
- Literatura e Autoritarismo - Narrativas do rastro (Literatura e Autoritarismo, n. 26: Narrativas do rastro)
- 2014 (Total: 1)
- Literatura e Autoritarismo - A conservação da violência (Literatura e Autoritarismo - A conservação da violência)
- 2013 (Total: 3)
- Apresentação (Literatura em Debate: Representações da violência na Literatura Brasileira Contemporânea)
- Apresentação da edição (Literatura e Autoritarismo, n. 22: Ideologia, violência e mito na literatura)
- Identidade, memória e representações culturais (Literatura e Autoritarismo, nº 21: Identidade, memória e representações culturais)
- 2012 (Total: 1)
- Dossiê Imagem e memória - Apresentação (Dossiê Imagem e memória)
- 2011 (Total: 2)
- Apresentação (Estética e política na produção cultural: as memórias da repressão)
- Sobre musas, outonos e encruzilhadas (Musas na Encruzilhada: ensaios de Literatura Comparada)
- 2010 (Total: 2)
- Apresentação (Anais do IV Simpósio de Literatura, Comparatismo e Crítica Social - Memórias e Histórias)
- Rememoração e reminiscência (Literatura e Autoritarismo nº 16: Rememoração e reminiscência)
- 2009 (Total: 3)
- Apresentação (Letras nº 38: Literatura e Revolução)
- Literatura: Compreensão crítica (Literatura e Autoritarismo, nº 14: Literatura: Compreensão crítica)
- Translações culturais - Repressão e resistência (Literatura e Autoritarismo, nº 13: Translações culturais - Representação e resistência)
- 2008 (Total: 4)
- Estética e política na literatura - Anais da VI Jornada de Literatura e Autoritarismo e II Simpósio Memórias da Repressão (Estética e Política na Literatura - Anais da VI Jornada de Literatura e Autoritarismo e II Simpósio Memórias da Repressão)
- Literatura e Autoritarismo, nº 11: Dominação e exclusão social (Literatura e Autoritarismo, nº 11: Dominação e exclusão social)
- Literatura e Autoritarismo, nº 12: Contextos históricos e produção literária (Literatura e Autoritarismo, nº 12: Contextos históricos e produção literária)
- Memórias da repressão (Memórias da repressão)
- 2007 (Total: 2)
- Literatura e Autoritarismo, nº 10: Sujeito, memória e história (Literatura e Autoritarismo, nº10)
- Literatura e Autoritarismo, nº 9: Memórias da repressão (Literatura e Autoritarismo, nº 9: Memórias da repressão)
- 2006 (Total: 2)
- Literatura e autoritarismo, nº 8: Contextos críticos (Literatura e autoritarismo, nº 8: Contextos críticos)
- Literatura e Autoritarismo, n° 7: Cinema, música e história (Literatura e Autoritarismo, n° 7: Cinema, música e história)
- 2005 (Total: 2)
- Literatura e Autoritarismo nº 6: Autoritarismo, Violência e Melancolia (Literatura e Autoritarismo nº 6: Literatura, Violência e Melancolia)
- Literatura e Autoritarismo, nº 5: Opressão e resistência na produção cultural (Literatura e Autoritarismo, nº 5: Opressão e resistência na produção cultural)
- 2004 (Total: 1)
- Literatura e Autoritarismo n° 4: O esquecimento da violência (Literatura e Autoritarismo n° 4: O esquecimento da violência)
- 2003 (Total: 3)
- Literatura e Autoritarismo, n° 3: A voz dos oprimidos (Literatura e Autoritarismo, n° 3: A voz dos oprimidos)
- Literatura e Autoritarismo, Nº 1: Estudos Culturais (Estudos Culturais)
- Literatura e Autoritarismo, Nº 2: A produção cultural em regimes autoritários (A produção cultural em regimes autoritários)
- 2002 (Total: 1)
- Coleção Ensaios, n° 4 - Literatura e Autoritarismo (Literatura e Autoritarismo)
- 2001 (Total: 1)
- Letras nº 22 - Literatura e Autoritarismo (Letras nº 22 - Literatura e Autoritarismo)
- 2024 (Total: 4)
- ISSN A brief perspective on Maeve Brennan?s Rose Garden - The experience of Non-Belonging in the Protagonists in The Rose Garden?s Stories (LITERATURA E AUTORITARISMO (UFSM))
- ISSN Conexão Irlanda/Nova York: identidade e migração em Maeve Brennan e Frank McCourt (ALETRIA: REVISTA DE ESTUDOS DE LITERATURA)
- ISSN Geografia e literatura em Black Boy (American Hunger), de Richard Wright (PORTO DAS LETRAS)
- 2023 (Total: 5)
- ISSN Afetos e narração do si: representações de dinâmicas afetivas em Black Boy (American Hunger), de Richard Wright (REVISTA DE ESTUDOS DE LITERATURA, CULTURA E ALTERIDADE - IGARAPÉ)
- ISSN Cultural memory and deconstruction of the single story in Richard Wright?s Black Boy (American hunger) (BABEL)
- ISSN Figurações Identitárias de Lia em As Meninas, de Lygia Fagundes Telles (REVISTA DIÁLOGOS (REVDIA))
- 2022 (Total: 4)
- ISSN Industrialização, intimidade e deslocações: os usos sexuais no Amazonas brasileiro e a Costa Norte hondurenha. (FRAGMENTUM (UFSM))
- ISSN Os vários cantos das Américas: reivindicação de voz na poesia de Langston Hughes e Lolly Aires (REVELL ? REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS)
- 2020 (Total: 7)
- ISSN Da Memória à Identidade em The Solid Mandala de Patrick White (Revista Olho d'água)
- ISSN Mulher-colônia: a questão da autoria e da representação feminina a partir de D. Narcisa de Villar, de Ana Luísa de Azevedo Castro (SCRIPTA UNIANDRADE)
- 2019 (Total: 3)
- ISSN Foi assim que aconteceu: o trauma aquático em Longe da água, de Michel Laub (Terceira Margem)
- ISSN Nos Becos da memória: a relação entre memória, identidade e escrita na obra de Conceição Evaristo (SCRIPTA UNIANDRADE)
- 2018 (Total: 4)
- ISSN A gênese de uma escritora - Estudo de identidade em A mulher que escreveu a Bíblia, de Moacyr Scliar (VERSALETE)
- ISSN A personagem em José Saramago: dialética e humanismo (REVISTA DE ESTUDOS SARAMAGUIANOS)
- ISSN Fantástico 'Umoristico' e banalizado: diálogos insólitos entre Luigi Pirandello e Murilo Rubião (REVISTA LITERATURA EM DEBATE)
- 2017 (Total: 6)
- ISSN Imagens em Quaderni di Serafino Gubbio operatore: engano ou representação? (TERRA ROXA E OUTRAS TERRAS)
- ISSN Sombras e dissonâncias em Pirandello (ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS)
- 2016 (Total: 10)
- ISSN Dualidades em L'Esclusa, de Luigi Pirandello: lições de 'umorismo' (REVISTA E-SCRITA: REVISTA DO CURSO DE LETRAS DA UNIABEU)
- ISSN Ensaio sobre a cegueira - Intertextualidade e imaginário (Expressão (Santa Maria))
- ISSN Loucura e sensatez em Belucca e Moscarda: os loucos de Pirandello (Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online))
- ISSN Mattia Pascal e Serafino Gubbio: os homens degenerados de Luigi Pirandello (Revista todas as letras (MACKENZIE. Online))
- ISSN O riso desconcertante em Il fu Mattía Pascal: lições de umorismo (Revista Língua & Literatura (Online))
- ISSN Personaggio uomo e personaggio particella: resquícios de humanidade em Kafka e Pirandello (Literatura em Debate (URI))
- ISSN Representação pictórica na estética de Carol Bensimon (Expressão (Santa Maria))
- 2015 (Total: 13)
- ISSN 'Infância clandestina': A antítese como estruturadora do discurso de testemunho (GUAVIRA LETRAS)
- ISSN A cidade das damas no campo movediço da literatura comparada e dos estudos feministas (CADERNOS DO IL, PORTO ALEGRE)
- ISSN A democracia no Ensaio sobre a lucidez, de José Saramago (Revista Crioula (USP))
- ISSN A dominação masculina e a violência contra a mulher em Um céu de estrelas, de Fernando Bonassi (EXPRESSÃO (SANTA MARIA))
- ISSN A metonímia do caos contemporâneo em A arte de produzir efeito sem causa (Litterata - Revista do Centro de Estudos Portugueses Hélio Simões)
- ISSN Caio Fernando Abreu como um contraponto simbólico ao autoritarismo da Ditadura Civil-militar: a censura em Triângulo em Cravo e Flauta Doce (Darandina Revisteletrônica)
- ISSN O Decadentismo em Jean Lorrain (Folio (Online): revista de letras)
- ISSN O realismo de Kafka: a estética do absurdo na sociedade moderna (Folio (Online): revista de letras)
- ISSN O realismo moderno e a peculiaridade da descrição em Gobseck, de Honoré de Balzac (Revista Língua & Literatura (Online))
- ISSN Um resgate da memória judaica em O centauro no jardim, de Moacyr Scliar (LITERATURA E AUTORITARISMO (UFSM))
- 2014 (Total: 6)
- ISSN A mulher nos anos 60: frágil ou subversiva? (LITERATURA E AUTORITARISMO (UFSM))
- ISSN A narrativa resistente em Luigi Pirandello: uma questão de ética (Vozes dos Vales)
- ISSN Escritas da vida: narrativas culturais (REVISTA BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA)
- ISSN Os paraísos artificiais de Des Esseintes, um esteta decadente (Línguas & Letras (Online))
- ISSN Os paraísos artificiais de Des Esseintis, um esteta decadente (LÍNGUAS & LETRAS (ONLINE))
- 2013 (Total: 8)
- ISSN Figurações de guerra na literatura: história, política e mito (Resenha) (Ipotesi (Juiz de Fora. Online))
- ISSN Incompetentes para a vida? Figurações de alteridade em Clarice Lispector e Christa Wolf (Espéculo (Madrid))
- ISSN Memórias autobiográficas em narrativas pós-ditatoriais (Letras de Hoje (Online))
- ISSN O ressentimento dos exilados em Tropical sol da liberdade, de Ana Maria Machado: uma questão sensível (Estação Literária)
- ISSN Tropical sol da liberdade: narrativa e resistência em tempos de barbárie (Literatura em Debate (URI))
- 2012 (Total: 4)
- ISSN A estrutura narrativa e o contexto de produção do romance Pedro Páramo, de Juan Rulfo (Contexto (UFES))
- ISSN Breve panorama das tendências contemporâneas da ficção científica brasileira (Glauks (UFV))
- ISSN Memória, escrita e assimetria de poder em Tropical sol da liberdade, de Ana Maria Machado (Letras (UFSM))
- ISSN O Brasil de 64 sob o olhar feminino em Tropical sol da liberdade: tristes terras, tristes tempos (SCRIPTA UNIANDRADE)
- 2011 (Total: 7)
- ISSN 'Garopaba mon amour', de Caio F. Abreu: As relações assimétricas de poder (ESPÉCULO (MADRID))
- ISSN A identidade em questão em Budapeste, de Chico Buarque (Estação Literária)
- ISSN Memória, Escrita e poder em Tropical Sol da Liberade, de Ana Maria Machado (Letras (UFSM))
- ISSN O contexto cubano pós-revolução de 1959 em O lobo, o bosque e o homem novo, de Senel Paz (Línguas & Letras (UNIOESTE))
- ISSN O deslocamento do 'ex-cêntrico' no romance pós-ditatorial brasileiro (REVELL ? REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS)
- ISSN Sangue na página e na tela: a exploração da violência em Tropa de Elite 2 e O Matador (REVISTA LITERATURA EM DEBATE)
- 2010 (Total: 2)
- ISSN A Importância da Língua e Literatura na Reconstrução da Identidade Coletiva em O Outro Pé da Sereia, de Mia Couto (Eutomia (Recife))
- ISSN Perto do coração selvagem e Em busca de Christa T.: diferentes faces de exílio. (NONADA)
- 2009 (Total: 4)
- ISSN Antes e depois da revolução de 1989 na Alemanha: memórias e histórias (Letras (UFSM))
- ISSN Der Leser macht das Kunstwerk? Brechts Gedicht Der Rauch und die Rezeptionsästhetik in der DDR (Literatura e Autoritarismo (UFSM))
- ISSN Literatura Comparada: uma estética humanística (Cadernos de Estudos Culturais)
- ISSN Memória e biografia em O velho baú (REVISTA LITERATURA EM DEBATE)
- 2008 (Total: 2)
- ISSN 'Quando as lembranças vêm...' - Catástrofe e memórias autobiográficas (Guavira Letras)
- ISSN Em memória de Christa T.: dominação e exclusão social (Literatura e Autoritarismo (UFSM))
- 2006 (Total: 2)
- ISSN Estruturas patriarcais em O amigo distante, de Christoph Hein (Expressão (Santa Maria))
- ISSN Literatur und Autoritarismus. Die Darstellung der Gewalt in der Prosa der DDR ab 1971 (Forum Deustch (Rio de Janeiro))
- 2005 (Total: 1)
- ISSN Literatura e repressão em Collin, de Stefan Heym (Expressão (Santa Maria))
- 2003 (Total: 2)
- ISSN Da perseguição nazista ao exílio brasileiro: o ideal humanista de Stefan Zweig (Literatura e Autoritarismo (UFSM))
- ISSN Traduzindo Paul Celan: o desafio e a tentativa (Expressão (Santa Maria))
- 2002 (Total: 1)
- ISSN A literatura em contexto autoritário: o silêncio como tema recorrente da ficção na RDA e no Brasil (Expressão (Santa Maria))
- 2001 (Total: 6)
- ISSN A corrupção em Conto de escola (Revista Urutágua (Online))
- ISSN A linguagem como representação de identidade na obra Cassandra, de Christa Wolf (Expressão (Santa Maria))
- ISSN Apresentação (Coleção Ensaios (Santa Maria))
- ISSN Em busca de Christa T. e A hora da estrela: a escrita como tema (Expressão (Santa Maria))
- ISSN Entrevista com David William Foster (Expressão (Santa Maria))
- ISSN O autoritarismo na ficção de Christa Wolf e Christoph Hein (Letras (UFSM))
- 2000 (Total: 2)
- ISSN A teoria funcionalista de tradução e alguns neologismos de Guimarães Rosa em As margens da alegria (Coleção Ensaios (UFSM))
- ISSN Christa Wolf no Brasil - a tradução de seus livros (Expressão (Santa Maria))
- 2024 (Total: 3)
- A intrínseca relação entre memória e objeto nas narrativas de Herta Müller (Literatura, comparatismo e crítica social)
- O olhar de Orfeu em Os emigrantes: o encadeamento metonímico das fotografias na narrativa sebaldiana sobre o personagem Henry Selwyn (Literatura, comparatismo e crítica social)
- Semelhanças e descontinuidades da prisão: análise comparativa entre Recordações da casa dos mortos e A pequena prisão (Literatura, comparatismo e crítica social)
- 2022 (Total: 3)
- A Guerra Fria na Alemanha: imagens de um muro (Guerra e literatura)
- Igor Mendes e A pequena prisão: elementos narrativos, testemunho e reflexão social sobre o cárcere no Brasil (Ser e fazer psi: composições do cotidiano de trabalho da Psicologia no sistema prisional)
- O saber sobre a vida e a escrita auto/biográfica (A literatura comparada no Brasil hoje)
- 2021 (Total: 1)
- doi Biographie, Autobiographie und Geschichte (Discourses on Nations and Identities)
- 2020 (Total: 2)
- Da experiência individual à memória cultural (Literatura, exclusão e resistência)
- Narrar a vida: a escrita dissidente e resistente em Tudo que tenho levo comigo, de Herta Müller (Literaturas: Interfaces)
- 2019 (Total: 1)
- Escrever é preciso, mas como expressar a dor? (Circulação, tramas e sentidos na literatura)
- 2018 (Total: 2)
- O autoritarismo no cotejo entre as peças A bilha quebrada e A pele de Castor ((Per)cursos (inter)disciplinares em Letras)
- O contraditório em Joachim Mahlke - Uma mostra da complexidade da violência em Gato e rato, de Günter Grass ((Per)cursos (inter)disciplinares em Letras)
- 2017 (Total: 2)
- Narrativas de resistência contra o esquecimento: quatro histórias de desterro (Fluxos e correntes: trânsitos e traduções literárias)
- O espaço da alteridade e o corpo na constituição do sentido (Espaço / espaços: estudos de literatura comparada)
- 2016 (Total: 5)
- O Cortiço, de Aluísio de Azevedo: duas mulheres vítimas de racismo (Empreendedoras de si: A obstinação em personagens femininas, no século XIX)
- Os discursos do poder em Mineirinho de Clarice Lispector (Violência e resistência: problematizações estéticas)
- Resistência e ética em W. G. Sebald (Violência e resistência: problematizações estéticas)
- Salsa, amendoim, rum e violência: o universo maldito de Rey em O rei de Havana (Pensando as Américas: narrativas e violência)
- Violência, memória e histórias de um menino: O rei branco, de György Dragomán (Imagem, mídia e violência)
- 2014 (Total: 3)
- Diários da sobrevivência aos campos de concentração: testemunho, memória e resistência (Estudos de Literatura e Resistência)
- Escritas de si, resistência e memória (Arte como provocação à memória)
- Tradução e diálogos interculturais (Tradução cultural e memória: estudos multidisciplinares)
- 2013 (Total: 2)
- Estética e política nos espaços comparatistas (Poéticas do espaço, geografias simbólicas)
- Mulheres excluídas: o papel da sociedade autoritária na constituição do indivíduo (Excluídos e marginalizados na literatura: uma estética dos oprimidos)
- 2012 (Total: 2)
- Sobre belas e feras (feridas) na obra de Clarice Lispector (Clarice Lispector & Guimarães Rosa)
- Violência, memórias da repressão e escrita (Escritas da violência, vol. 1: o testemunho)
- 2011 (Total: 2)
- Sujeitos oprimidos, vozes silenciadas (Literatura: crítica comparada)
- Um comprovante de que vivi: os diários de Ruth Maier 1933-1942 (Estética e política na produção cultural: as memórias da repressão)
- 2010 (Total: 1)
- O dever da memória e a escrita autobiográfica (Sob o signo do presente: intervenções comparatistas)
- 2009 (Total: 1)
- Memória autobiográfica e repressão política na literatura (Discontinuities and displacements: studies in comparative literature)
- 2008 (Total: 3)
- Memórias da repressão e Literatura: Algumas questões teóricas (Memórias da repressão)
- Raduan Nassar (Kritisches Lexikon zur fremdsprachigen Gegenwartsliteratur - KLfG)
- Relacionando discursos literários e sociedade (Análises de textos e de discursos: relações entre teorias e práticas)
- 2007 (Total: 1)
- Graciliano Ramos (Kritisches Lexikon zur fremdsprachigen Gegenwartsliteratur - KLfG)
- 2006 (Total: 1)
- O sentimento de identidade na literatura alemã do pós-guerra (Linguagem, Cultura e Sociedade)
- 2004 (Total: 1)
- Erico Verissimo (Kritisches Lexikon zur fremdsprachigen Gegenwartsliteratur - KLfG)
- 2002 (Total: 1)
- Carlos Drummond de Andrade (Kritisches Lexikon zur fremdsprachigen Gegenwartsliteratur - KLfG)
- 2001 (Total: 1)
- O tema do autoritarismo em obras de autores contemporâneos alemães e brasileiros (Literatura Comparada: Interfaces e Transições)
- 2000 (Total: 1)
- Christa Wolf: uma escritora na RDA (Esse rio sem fim: ensaios sobre a literatura e suas fronteiras)
- 1998 (Total: 1)
- Análise Pré-pedagógica e atividades referentes aos textos em Alemão (Leitura em Língua Estrangeira na Escola: teoria e prática)
- 2012 (Total: 1)
- Violência e memória na produção cultural: o autoritarismo na Alemanha e no Brasil
- 1997 (Total: 1)
- Schweigen oder Schreiben. Sprachlosigkeit und Schreibzweifel im Werk Christa Wolfs
- 2014 (Total: 1)
- Estudos de Literatura e Resistência
- 2020 (Total: 1)
- Literatura, exclusão e resistência
- 2019 (Total: 1)
- Violência e representação na literatura
- 2016 (Total: 3)
- Empreendedoras de si: A obstinação em personagens femininas, no século XIX
- Imagem, mídia e violência
- Violência e resistência: problematizações estéticas
- 2011 (Total: 2)
- Estética e política na produção cultural: as memórias da repressão
- Musas na Encruzilhada: ensaios de Literatura Comparada
- 2008 (Total: 1)
- Memórias da repressão
- 2024 (Total: 1)
- The torches? songbook: representations of Honduran discontent in its protest music
- 2023 (Total: 1)
- Literatura e Autoritarismo, n. 42 (2023): Distopias e outras formas narrativas
- 2022 (Total: 1)
- Literatura e Autoritarismo, n. 39: Resistência à espiral da distopia e do ódio
- 2021 (Total: 2)
- Literatura e Autoritarismo, n. 37: História, violência, traumas
- Literatura e Autoritarismo, n. 38: Literatura, música e o testemunho de resistência
- 2020 (Total: 3)
- Dossiê n. 23 (2020): Em torno da memória e do testemunho
- Letras, n. 61: Representações da violência na cultura brasileira
- Literatura e Autoritarismo, n. 35: Imagens da violência entre transgressões e tensões
- 2019 (Total: 2)
- Literatura e Autoritarismo, n. 33: Literatura e Cinema de Resistência
- Literatura e Autoritarismo, n. 34: Imagens da opressão
- 2018 (Total: 3)
- Cadernos Benjaminianos, v. 14, n. 1
- Literatura e Autoritarismo, n. 32: Manifestações estéticas dissidentes
- Resenhas para o Guia Digital PNLD 2018 - Literário
- 2017 (Total: 2)
- Literatura e Autoritarismo n. 30: Crítica a violência e exclusão
- Literatura e Autoritarismo: Censura e Violência
- 2016 (Total: 1)
- Literatura e Autoritarismo n. 27: Narrativa testemunhal e relações históricas
- 2015 (Total: 4)
- A opressão na ficcionalização da história
- Dossiê n. 14: Literatura, comparatismo e crítica social
- Resenhas literárias para o Guia de Leitura do Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE 2015
- Revista Literatura e Autoritarismo: Narrativas do rastro
- 2014 (Total: 1)
- Revista Literatura e Autoritarismo n. 24: A conservação da violência
- 2013 (Total: 4)
- Literatura e Autoritarismo: Identidade, memória e representações culturais
- Literatura e Autoritarismo: Ideologia, violência e mito na literatura
- Literatura em Debate: Representações da violência na literatura brasileira contemporânea
- Literatura em Debate: Representações históricas pós-coloniais de Angola e Moçambique na literatura africana de expressão portuguesa
- 2012 (Total: 3)
- Alemão 1 - 4 habilidades
- Alemão 2 - 4 habilidades
- Imagem e memória
- 2011 (Total: 2)
- Gérson Werlang. A música na obra de Erico Verissimo: polifonia, humanismo e crítica social (Texto de capa)
- Literatura e Autoritarismo, nº 18: Processos de identificação e políticas da (in) diferença
- 2010 (Total: 2)
- André Luis Mitidieri. Como e porque (des)ler os clássicos da biografia (Orelha de livro)
- Literatura e Autoritarismo, n. 16: Rememoração e reminiscência
- 2009 (Total: 1)
- Letras, n.38: Literatura & Revolução
- 2003 (Total: 1)
- Deutschlesekurs II
- 2002 (Total: 1)
- Coleção Ensaios, n.4: Literatura e Autoritarismo
- 2001 (Total: 2)
- Entrevista com David William Foster
- Letras, n.22: Literatura e Autoritarismo
- 2000 (Total: 2)
- Prova de Acompanhamento I/2000 - Caderno de Orientações Pedagógicas
- Prova de Acompanhamento I/2000 e II/2000 Alemão - Caderno de Soluções
- 1999 (Total: 2)
- Prova de Acompanhamento I/99 Alemão - Caderno de Orientações Pedagógicas
- Prova de Acompanhamento I/99 e II/99 Alemão - Caderno de Soluções
- 1998 (Total: 2)
- Prova de Acompanhamento I/98 - Alemão - Caderno de Orientações Pedagógicas
- Prova de Acompanhamento I/98 e II/98 Alemão - Caderno de Soluções
- 1997 (Total: 2)
- Prova de Acompanhamento I/97 - Alemão - Caderno de Orientações Pedagógicas
- Prova de Acompanhamento I/97 e II/97 Alemão - Caderno de Soluções
- 1996 (Total: 3)
- Prova de Acompanhamento I/96 - Alemão - Caderno de Orientações Pedagógicas
- Prova de Acompanhamento I/96 e II/96 Alemão - Caderno de Soluções
- Prova de Acompanhamento II/96 - Alemão - Caderno de Orientações Pedagógicas
- 2020 (Total: 1)
- Prefácio - Espaços de Memória (Espaços de Memória na Literatura Espanhola e Hispano-americana)
- 2016 (Total: 1)
- Imagem, mídia e violência (Imagem, mídia e violência)
- 2015 (Total: 1)
- O ovo censurado de Caio Fernando Abreu (Literatura e censura: Caio Fernando Abreu e a censura no Brasil da Segurança Nacional)
- 2013 (Total: 1)
- Diálogos Interdisciplinares (Ensaios (In) Conjuntos)
- 2009 (Total: 1)
- Uma ferida aberta (Revista MIX, Seção Ideias, Diário de Santa Maria)
- 2020 (Total: 1)
- O estímulo à consciência crítica do leitor como legado da Semana de Arte Moderna (XXXV Encontro Nacional da ANPOLL)
- 2018 (Total: 1)
- A vida sob suspeita: os reflexos da violência em Fera d'alma, de Herta Müller (XVI Congresso Internacional Abralic)
- 2017 (Total: 3)
- As memórias do contexto ditatorial e suas marcas na literatura de Herta Müller (5º Encontro da Rede Sul Letras - Letras no século XXI)
- Memória e organização da subjetividade na escrita autobiográfica de Herta Müller (2º Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos)
- Ninguém pode interferir com o que há dentro de sua cabeça - Estudo da narrativa memorialística de Frank McCourt (5º Encontro da Rede Sul Letras - Letras no século XXI)
- 2016 (Total: 2)
- Diáspora e violência em Os emigrantes, de W. G. Sebald (4º Encontro da Rede Sul Letras)
- Melancolia e perambulações em narrativa circular - a fragmentação individual em Dublinenses (27ª Semana de Letras)
- 2014 (Total: 1)
- Erinnerung und Geschichte in Hilda Siris Erzählung Die alte Truhe (XIII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Estudios Germanísticos (ALEG))
- 2013 (Total: 1)
- Literatura: Memória e Identidade (IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Amazônia)
- 2007 (Total: 2)
- Memória autobiográfica e repressão política na literatura (XVIII congress of the International Comparative Literature Association)
- Violência e repressão: memórias autobiográficas, ficção e história (Encontro Regional da ABRALIC 2007)
- 2006 (Total: 2)
- A memória da repressão: uma incursão em narrativas autobiográficas (X Congresso Internacional da ABRALIC 2006)
- Repression, Emigration und autobiographische Erzählungen (Deutsch in Lateinamerika - Ausbildung, Forschung, Berufsbezug)
- 2005 (Total: 3)
- O sentimento de identidade na literatura alemã do pós-guerra (Encontro Regional da ABRALIC 2005)
- Reflexões sobre os gêneros literários a partir da carnavalização e da polifonia (III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais)
- Stefan Zweig no exílio brasileiro: o olhar de volta à ditadura nazista (XI. Lateinamerikanischer Germanistenkongress)
- 2003 (Total: 1)
- Stefan Zweig no exílio brasileiro: a visão de um país do futuro (II Colóquio Sul de Literatura Comparada e Encontro da ABRALIC 2003)
- 2002 (Total: 6)
- A personagem feminina em contexto autoritário: um estudo de três casos (VIII Congresso Internacional Abralic 2002)
- A representação da experiência de autoritarismo. Considerações preliminares (XVII Encontro Nacional da ANPOLL)
- A rosa do povo e Die Niemandsrose: representações engajadas (VIII Congresso Internacional Abralic 2002)
- Memórias do Cárcere e a voz dos prisioneiros: uma amostra de luta contra a exclusão social (Mediações - VIII Congresso Internacional Abralic 2002)
- O narrador-escritor em Em busca de Christa T. e A hora da estrela (I Colóquio Sul de Literatura Comparada e Encontro do GT de Literatura Comparada da ANPOLL)
- Sprache und Selbstbewusstsein in Christa Wolfs Werk Medea - Stimmen (X Lateinamerikanischer Germanistenkongress)
- 2001 (Total: 2)
- Ficção e autoritarismo (II Simposio Internacional - Centro de Estudios de Narratología)
- Identidad y autoritarismo en Mario Benedetti (II Simposio Internacional del Centro de Estudios de Narratología)
- 2000 (Total: 5)
- A tradução de Guimarães Rosa: como é que funciona? (Colóquio 2000 palavras: o futuro das Letras)
- Literatura e Autoritarismo (Colóquio 2000 palavras: o futuro das Letras)
- Oposição e repressão em obras de autores alemães contemporâneos (IV Congresso Brasileiro de Professores de Alemão)
- Representações de autoritarismo em obras da literatura contemporânea na RDA (XV Encontro Nacional da Anpoll)
- Sprachlosigkeit im Werk Christa Wolfs (IX Congreso Latinoamericano de Germanística)
- 1999 (Total: 2)
- Literatura e Autoritarismo. A personagem do escritor frente à repressão em duas obras da literatura alemã contemporânea (Encontro de Belo Horizonte do GT de Literatura Comparada da ANPOLL)
- Was bleibt, de Christa Wolf - O que fica de um regime totalitário (SEMINÁRIO LITERATURA & HISTÓRIA)
- 1998 (Total: 1)
- O silêncio e o ceticismo na obra de Christa Wolf (VI CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA - ABRALIC)
- 2021 (Total: 5)
- História e violência em Black Boy: American Hunger, de Richard Wright (Seminário Internacional de Literatura, Enunciação e Cultura)
- Memória e escrita de si na literatura contemporânea de língua inglesa (III Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários e I Encontro Internacional de Pesquisas em Letras)
- O passado que não passa: configurações de violência em Assunção de Salviano (14° Congresso Alemão de Lusitanistas)
- Rompendo com o pré-determinado: o papel da mulher negra na literatura de autoria feminina (X Colóquio Internacional Leitura e Cognição)
- The man who was almost a man, de Richard Wright: Dave Saunders e a violência (X Colóquio Leitura e Cognição: (inter)conexões em transformação)
- 2020 (Total: 7)
- As violências em Infância, de Graciliano Ramos: marcas e (re)vivências do narrador-personagem (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Às cegas: o sistema carcerário no períodod de redemocratização do Brasil (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Concedendo voz às mulheres negras: a importância da escrita afro-brasileira de autoria feminina (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Espaços degradantes e destoantes: elementos artísticos e a concepção libertadora da arte na narrativa dostoievskiana do cárcere (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Horizontes da memória na literatura britânica contemporânea: interfaces da recordação nos romances de Kazuo Ishiguro (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Literatura Britânica e Memória: Os narradores-personagens em dois romances de Kazuo Ishiguro (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Transgenerational Memory: conflito entre gerações na literatura de Kazuo Ishiguro em ?A Family Supper? e ?A Pale View of Hills? (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2019 (Total: 9)
- A história que persiste: as memórias da violência ditatorial e a escrita de resistência (VII Encontro Nacional de Língua e Literatura)
- A nacionalização e as memórias de violência na produção literária de imigrantes (34º Salão de Iniciação Científica)
- Autonomia do sujeito em Brave New World de Aldous Huxley (34º Salão de Iniciação Científica)
- Memória e identidade em Infância, de Graciliano Ramos: percursos do narrador-personagem (34º Salão de Iniciação Científica)
- Memória e trauma em An Artist of the floating World de Kazuo Ishiguro (10º Salão de Pós-Graduação)
- Memória em Kazuo Ishiguro na perspectiva da Literatura Comparada (12º Salão de Extensão)
- O dialogismo como elemento constitutivo na relação eu/outro na Casa dos Mortos (10º Salão de Pós-Graduação)
- Pelas veias da memória feminina negra: a voz das mulheres negras pelas favelas brasileiras (10º Salão de Pós-Graduação)
- Por entre as grades: a representação da violência em Estação Carandiru (10º Salão de Pós-Graduação)
- 2018 (Total: 8)
- A relação entre memória e identidade no romance histórico The remains of the day de Kazuo Ishiguro (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- A rememoração da vida na escrita de Herta Müller (9º Salão de Pós-Graduação)
- A representação da(s) identidade(s) no romance Youth de J. M. Coetzee (XXII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- Fome, miséria e discriminação: a vida de Carolina Maria de Jesus na favela do Canindé (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- O real literário: notas sobre a representação contextual em Memórias de um sobrevivente, de Luiz Alberto Mendes (9º Salão de Pós-Graduação)
- Pelos vales (des)encantados de Caio Fernando Abreu: A Teoria Queer e a alteridade em Os dragões não conhecem o paraíso (9º Salão de Pós-Graduação)
- Silêncios que gritam: o poder do patriarcalismo na construção da figura de Natalina Soledad (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Sobre o conceito de história, de Walter Benjamin: relações intertextuais sobre memória e sociedade (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2017 (Total: 7)
- As submissas mulheres do Cortiço: as raízes históricas do patriarcalismo e suas influências sobre a literatura brasileira do século XIX (8º Salão de Pós-Graduação)
- Calar, consentir, obedecer e ser violentada: o submisso papel da mulher em Desonra, de J. M. Coetzee (32º Salão de Iniciação Científica)
- Memória e organização da subjetividade na escrita autobiográfica de Herta Müller (II Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos - ABEG)
- O real traumático e a escritura: a memória corporal como dispositivo metonímico de (re)organização da subjetividade na literatura de Herta Müller (8º Salão de Pós-Graduação)
- Orgulho e preconceito e o panorama histórico e social da sociedade inglesa de meados do século XIX (8º Salão de Pós-Graduação)
- Violência e essência: análise da condição humana em Recordações da casa dos mortos, de Fiódor Dostoiévski (32º Salão de Iniciação Científica)
- Violência em Fahrenheit 451: a censura como forma de controle e coerção (32º Salão de Iniciação Científica)
- 2016 (Total: 2)
- Memória e histórias de vida na ditadura: O rei branco, de György Dragomán (XXXI Jornada Acadêmica Integrada)
- O homem, a vontade e o direito na obra de Charles Dickens, Um conto de duas cidades (XXXI Jornada Acadêmica Integrada)
- 2015 (Total: 4)
- A representação da mulher negra em O cortiço, de Aluísio de Azevedo (30ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- As circularidades da memória na escrita literária de Clarice Lispector: identidade, autoritarismo, ficção e realidade (30ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Imagens da Segunda Guerra Mundial na escrita autobiográfica de Günter de Bruyn (I Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos)
- O esquecimento como apagamento de identidade: o caso de Nonna Bannister em Baú de lágrimas (30ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- 2014 (Total: 1)
- Contra a guerra e a violência. Algumas narrativas de Christa Wolf (XV Congresso da Associação Latino-americana de Estudos Germanísticos)
- 2013 (Total: 2)
- Exclusão e violência em Filho Nativo, de Richard Wright (III SIP - Seminário Interinstitucional de Grupos de Pesquisa)
- Olga: um olhar sobre a memória (III SIP - Seminário Interinstitucional de Grupos de Pesquisa)
- 2012 (Total: 2)
- A voz dos excluídos: uma análise das minorias na ficção brasileira (XIII Encontro Mato-grossense e XIV Encontro Regional/Centro Oeste de Estudantes de Letras)
- Narrativas da memória e história (XXVII Encontro Nacional da Anpoll - ENANPOLL)
- 2010 (Total: 2)
- A escrita diarística: o privado e suas inter-relações com o público (Caderno de Resumos do XXV ENANPOLL)
- Alteridade, memória e escrita em Tropical Sol da Liberdade, de Ana Maria Machado (IV Colóquio Internacional Sul de Literatura Comparada: Zonas francas: novas transações comparatistas)
- 2009 (Total: 1)
- Erinnerung und Geschichte in Hilda Siris Erzählung Die alte Truhe (XIII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Estudios Germanísticos)
- 2008 (Total: 1)
- Memória e história na literatura latino-americana (XXIII Encontro Nacional da ANPOLL)
- 2006 (Total: 2)
- A memória da repressão na literatura (XXI Encontro Nacional da ANPOLL)
- Repression, Emigration und autobiographische Erzählungen (XII Congreso Latinoamericano de Estudios Germanísticos)
- 2005 (Total: 3)
- Literatura e crítica social em Abolição e liberdade, de Machado de Assis, e Um cinturão, de Graciliano Ramos (XVII Salão de Iniciação Científica e XIV Feira de Iniciação Científica da UFRGS)
- O sentimento de identidade na literatura alemã do pós-guerra (X Encontro Regional da ABRALIC)
- Reflexões sobre os gêneros literários a partir da carnavalização e da polifonia (III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais e II Simpósio Internacional)
- 2004 (Total: 7)
- A representação do autoritarismo na obra "Feliz Ano Velho", de Marcelo Rubens Paiva (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
- A vida, a escrita e a história no romance Unvollendete Geschichte, de Volker Braun (XIX Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Apagamento da memória: uma marca do autoritarismo na obra "Uma varanda sobre o silêncio", de Josué Montello (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
- Associação de familiares, amigos e bipolares e suas análises de textos literários (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
- O processo de identificação cultural através do regionalismo de João Simões Lopes Neto (XIX Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Teatro na AFAB (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
- Violência e melancolia em duas narrativas autobiográficas alemãs relacionadas ao nazismo (IX Congresso Internacional da ABRALIC - Travessias 2004)
- 2003 (Total: 4)
- Literatura e Autoritarismo. A poesia de Aureliano de Figueiredo Pinto e Carlos Drummond de Andrade (V Seminário Internacional de Educação)
- Notas sobre o trágico em A hora e a vez de Augusto Matraga, de João Guimarães Rosa (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
- O resgate ao passado como construção da subjetividade e superação em As parceiras, de Lya Luft (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
- Stefan Zweig no exílio brasileiro: o olhar de volta à ditadura nazista (XI Congresso da Associação Latino-americana de Estudos Germanísticos)
- 2002 (Total: 26)
- A cultura do medo como resultante de processos autoritários na Literatura Latino-Americana e Portuguesa contemporânea (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
- A estrangeiridade no comparatismo latino-americano (2º Encontro do Núcleo de Estudos Linguagem, Cultura e Sociedade)
- A personagem feminina em contexto autoritário: um estudo de três casos (VIII Congresso Internacional Abralic 2002)
- A poesia na visão de alguns teóricos (2º Encontro do Núcleo Linguagem, Cultura e Sociedade)
- A religião em Ahasver (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
- A representação da experiência de autoritarismo (XVII Encontro Nacional da ANPOLL)
- A representação do autoritarismo em Morangos Mofados, de Caio Fernando Abreu (VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- Carlos Drummond de Andrade: um exemplo de literatura empenhada (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
- Ditadura Militar Brasileira: Um estudo do conto "Os sobreviventes" e do filme "Quinze filhos" (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
- Drummond e Celan: poesia enquanto instrumento de denúncia e testemunho (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
- Drummond e Chico Buarque em época de repressão (2º Encontro do Núcleo de Estudos Linguagem, Cultura e Sociedade)
- Elementos pós-modernos na lírica de Carlos Drummond de Andrade (VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- Entre o real e o insólito: Uma análise de "Casa Tomada", de Julio Cortázar (2º Encontro do Núcleo de Estudos Linguagem, Cultura e Sociedade)
- Linguagem da juventude, cultura da juventude. Sociedade? (2º Encontro do Núcleo de Estudos Linguagem, Cultura e Sociedade)
- Lírica e crítica social: a representação do autoritarismo em Carlos Drummond de Andrade (2º Encontro do Núcleo de Estudos Linguagem, Cultura e Sociedade)
- Memórias do Cárcere: denúncia e crítica social (2º Encontro do Núcleo de Estudos Linguagem, Cultura e Sociedade)
- Morangos mofados, de Caio Fernando Abreu: crítica social e engajamento (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
- No porão da Memória: o Cárcere, a luta e o aprendizado (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
- O realismo crítico em "La ciudad y los perros", de Mario Vargas Llosa (VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- Os ideais socialistas em Schwarzenberg (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
- Poesia como denúncia: uma leitura comparatista de A rosa do povo e Corpo, de Carlos Drummond de Andrade (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
- Poesia e História em Aureliano de Figueiredo Pinto (2º Encontro do Núcleo de Estudos Linguagem, Cultura e Sociedade)
- Realismo maravilhoso: originalidade e emancipação (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
- Representações de exílio e exclusão social em Ahasver (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
- Schwarzenberg, de Stefan Heym, no contexto do socialismo da RDA (2º Encontro do Núcleo de Estudos Linguagem, Cultura e Sociedade)
- Terça-feira gorda, de Caio Fernando Abreu, e a problematização do preconceito sexual (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
- 2001 (Total: 4)
- Drummond: poesia engajada em período ditatorial (Seminário Anos 30: cultura e política)
- Ficção e autoritarismo (Segundo Simposio Internacional CEN Centro de Estudios de Narratología)
- O narrador-escritor em 'Em busca de Christa T.' e 'A hora da estrela' (I Colóquio Sul de Literatura Comparada e Encontro do GT de Literatura Comparada da ANPOLL)
- Realismo maravilhoso: originalidade e emancipação (Seminário Anos 30: cultura e política)
- 2000 (Total: 3)
- A linguagem como representação de identidade na obra Cassandra, de Christa Wolf (VI Jornadas de Historia de las Mujeres y I Congreso Iberoamericano de Estudios de las Mujeres y de Género)
- O tema do autoritarismo em obras de autores contemporâneos alemães e brasileiros (Terras & Gentes Ano 2000 - VII Congresso da Associação Brasileira de Literatura Comparada)
- Sprache und Selbstbewusstsein in Christa Wolfs Werk "Medea - Stimmen" ("Brückenschlag" - Lengua y cultura alemanas: un puente entre dos continentes)
- 1999 (Total: 5)
- A intertextualidade no conto "As primas de Sapucaia" de Machado de Assis (XIII Jornada Acadêmica Integrada)
- O papel do narrador na obra O amigo distante de Christoph Hein (XIV Jornada Acadêmica Integrada, UFSM)
- Oposição e repressão em obras de autores alemães contemporâneos (IV Congresso Brasileiro de Professores de Alemão)
- Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa, e suas traduções para o alemão e o inglês sob a perspectiva da teoria funcionalista (XIII Jornada Acadêmica Integrada)
- Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa, e suas traduções para o Alemão e o Inglês sob a perspectiva da teoria funcionalista (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
- 1998 (Total: 3)
- 'Sprachlosigkeit im Werk Christa Wolfs (IX Lateinamerikanischer Germanistenkongress)
- Christa Wolf no Brasil: a tradução de seus livros (V Seminário sobre a contribuição alemã no desenvolvimento dos países do Cone Sul)
- O silêncio e o ceticismo na obra de Christa Wolf (VI Congresso da ABRALIC)
- 2015 (Total: 1)
- A educação multicultural em Moçambique (X Encontro de Escritores do MERCOSUL, VII Congresso Internacional de Educação Intercultural e Literatura Contemporânea, IV Encontro de Produtores Culturais do MERCOSUL)
- 2014 (Total: 6)
- A representação da violência: estudo de uma obra ficcional de Fernando Bonassi (29ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Identidade e diferença em Native son, de Richard Wright (29ª Jornada de Iniciação Científica da UFSM)
- Metaphern in literarischen Erinnerungen an Repression (Germanistik in Brasilien: Herausforderungen, Vermittlungswege, Übersetzungen)
- O medo e gemido na análise mental discursiva na obra de George Orwell '1984' (29ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- O poder como alegoria em Os físicos (29ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Um homem de dois mundos: a representação da alteridade em Flying home, de Ralph Ellison (29ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- 2013 (Total: 3)
- Configurações da memória e de identidade em A bela e a fera ou a ferida grande demais (28ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Literatura de testemunho: (re) traçando a topografia do terror (28ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Narrativas sombrias: os relatos de Anne Frank (28ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- 2011 (Total: 6)
- A América dos americanos: a mimese afro-americana em Jazz, de Toni Morrison (I Seminário Interinstitucional de Pesquisa URI FW)
- Budapeste e a pós-modernidade: no mundo das perguntas sem respostas (I Seminário Interinstitucional de Pesquisa URI FW)
- Literatura Comparada: Maus - a história de um sobrevivente (I Seminário Interinstitucional de Pesquisa URI FW)
- O medo como alicerce do poema em Carlos Drummond de Andrade (I Seminário Interinstitucional de Pesquisa URI FW)
- O menino do pijama listrado e o 'mal' na contemporaneidade (I Seminário Interinstitucional de Pesquisa URI FW)
- O retrato da exclusão bucólica em Vidas secas e Enquanto agonizo (I Seminário Interinstitucional de Pesquisa URI FW)
- 2011 (Total: 3)
- 'Biografização' como competência-chave na modernidade (?Biografizität? als Schlüsselkompetenz in der Moderne)
- Dor de tortura e literatura (Folterschmerz und Literatur)
- Fronteiras do tabu no discurso literário pós-ditatorial da Alemanha sobre o nacional-socialismo e a Shoah (Tabuschwellen im postdiktatorischen literarischen Diskurs Deutschlands über den Nationalsozialismus und die Shoah)
- 2007 (Total: 1)
- Atrocidade de elite - Literatura e artes como locais de violência (Elitäre Grausamkeit - Literatur und Kunst als Ort der Gewalt)
- 2000 (Total: 1)
- Christoph Hein - Cronista e materialista histórico (Christoph Hein - Chronist und historischer Materialist)
- 2015 (Total: 1)
- Seis. Emigração. Viver sobre viver. Saber-sobre-viver a partir da duplicação (Sechs. Auswanderung. Leben über Leben. Überlebenswissen aus der Verdoppelung)
- 2004 (Total: 3)
- Fragmentos em Os viajantes olham Porto Alegre: 1754-1890 (Fragmentos de várias obras)
- Fragmentos em Os viajantes olham Porto Alegre: 1890-1941 (Fragmentos de várias obras)
- Rezepte aus dem Süden - Brasilien und Deutschland (Rio Grande do Sul / Baden-Württemberg) (Rezepte aus dem Süden - Brasilien und Deutschland (Rio Grande do Sul / Baden-Württemberg))
- 2018 (Total: 1)
- EscreverEntreMundos: Literaturas sem morada fixa (ZwischenWeltenSchreiben: Literaturen ohne festen Wohnsitz)
- 2015 (Total: 1)
- Revisão da tradução de SaberSobreViver. A (o)missão da filologia (ÜberLebenswissen. Die Aufgabe der Philologie)
Produção Técnica
- 2006 (Total: 1)
- Lesekurs Deutsch I
- 2002 (Total: 1)
- Deutschlesekurs II
- 2001 (Total: 1)
- Deutsch - Lesekurs I
- 1997 (Total: 1)
- Caderno Didático de Língua Estrangeira - Programa de Ações Pedagógicas do PEIES - 2ª ed. UFSM, PROGRAD.
- 2010 (Total: 1)
- Anais do IV Simpósio de Literatura, Comparatismo e Crítica Social - Memórias e Histórias
- 2008 (Total: 1)
- Estética e política na literatura - Anais da VI Jornada de Literatura e Autoritarismo e II Simpósio Memórias da Repressão
- 2024 (Total: 1)
- Editoração da Revista Literatura e Autoritarismo
- 2023 (Total: 1)
- Literatura e Autoritarismo, n. 42: Distopias e outras formas narrativas
- 2020 (Total: 1)
- Literatura e Autoritarismo, n. 36: Tempos, memórias, histórias
- 2019 (Total: 2)
- Dossiê n.21: Catástrofe e Biopolítica na Literatura - Contribuições para a crítica literária
- Dossiê n.22: Resistência e Distopia
- 2018 (Total: 1)
- Literatura e Autoritarismo, n.31: A experiência do confinamento
- 2017 (Total: 2)
- Dossiê n.20: Ressignificando Histórias
- Literatura e Autoritarismo, n.29: Censura e Violência
- 2016 (Total: 4)
- Dossiê n. 16: Memória e testemunho
- Dossiê n. 17: Literatura e Guerra: o impacto da Primeira Guerra Mundial na produção cultural
- Literatura e Autoritarismo n. 27: Narrativa testemunhal e relações históricas
- Literatura e Autoritarismo n. 28: Violência e Gênero
- 2015 (Total: 2)
- Literatura e Autoritarismo, n. 25: A opressão na ficcionalização da história
- Literatura e Autoritarismo, n. 26: Narrativas do rastro
- 2014 (Total: 2)
- Literatura e Autoritarismo, n. 23: Os 50 anos do Golpe & outras formas de dominação
- Literatura e Autoritarismo, n. 24: A conservação da violência
- 2013 (Total: 3)
- Literatura e Autoritarismo, Dossiê n. 13: Literatura e cinema de resistência
- Literatura e Autoritarismo, n. 22: Ideologia, violência e mito na literatura
- Literatura e Autoritarismo, nº 21: Identidade, memória e representações culturais
- 2011 (Total: 1)
- Literatura e Autoritarismo, n. 18: Processos de identificação e políticas da (in)diferença
- 2010 (Total: 1)
- Literatura e Autoritarismo, nº 16: Rememoração e Reminiscência
- 2009 (Total: 2)
- Literatura e Autoritarismo, nº 13: Translações culturais - Repressão e resistência
- Literatura e Autoritarismo, nº 14: Literatura: Compreensão Crítica
- 2008 (Total: 2)
- Literatura e Autoritarismo, nº 11: Dominação e exclusão social
- Literatura e Autoritarismo, nº 12: Contextos históricos e produção literária
- 2007 (Total: 2)
- Literatura e Autoritarismo, nº 10: Sujeito, memória e história
- Literatura e Autoritarismo, nº 9: Memórias da repressão
- 2006 (Total: 2)
- Literatura e autoritarismo, nº 8: Contextos críticos
- Literatura e Autoritarismo, n° 7: Cinema, música e história
- 2005 (Total: 2)
- Literatura e Autoritarismo nº 6: Autoritarismo, Violência e Melancolia
- Literatura e Autoritarismo, nº 5: Opressão e resistência na produção cultural
- 2004 (Total: 3)
- Literatura e Autoritarismo, n. 3: A voz dos oprimidos
- Literatura e Autoritarismo, n.2: A produção cultural em regimes autoritários
- Literatura e Autoritarismo, n.4: O esquecimento da violência
- 2003 (Total: 1)
- Literatura e Autoritarismo, n.1: Estudos Culturais
- 2023 (Total: 1)
- 8o Seminário Internacional Literatura e Cinema de Resistência
- 2022 (Total: 1)
- Ciclo de Palestras Literatura e Violência / Terrorismo de Estado
- 2021 (Total: 1)
- Seção 11 - O testemunho na literatura e memória
- 2018 (Total: 1)
- Comitê Científico do 6º Encontro Sul Letras
- 2017 (Total: 1)
- GT A escrita de si como medium da memória, ou um espaço político
- 2016 (Total: 1)
- Comissão Técnico-Científica do IV Simpósio Afrocultura; I Simpósio Internacional Culturas Negras e Indígenas nas Américas
- 2010 (Total: 1)
- IV Simpósio de Literatura, Comparatismo e Crítica Social
- 2008 (Total: 1)
- II Simpósio de Literatura, Comparativismo e Crítica Social
- 2007 (Total: 1)
- Simpósio Memória e Literatura: Autoritarismo, violência e repressão no século XX - XI Encontro Regional da ABRALIC
- 2006 (Total: 1)
- V Jornada de Literatura e Autoritarismo e Simpósio Memórias da Repressão
- 2022 (Total: 1)
- II Seminário de Literatura e Autoritarismo
- 2021 (Total: 1)
- Simpósio 42: Memória e escrita de si na literatura contemporânea de língua inglesa - III ENAELL / I ENIPEL
- 2020 (Total: 2)
- Coordenadora do VII Seminário Internacional Literatura e Cinema de Resistência
- Simpósio Temático Memória e identidade nas literaturas de Língua Inglesa - XIX Simpósio de Letras - Linguagem em Conexão: olhares e percepções em rede
- 2019 (Total: 1)
- Comissão Científica do VII Encontro Nacional de Língua e Literatura
- 2018 (Total: 1)
- VI Seminário Internacional de Literatura e Cinema de Resistência
- 2017 (Total: 1)
- Seminário Literatura e Autoritarismo: Escritas da vida
- 2016 (Total: 1)
- V Seminário de Literatura e Cinema de Resistência - V SELCIR
- 2015 (Total: 1)
- VII Simpósio de Literatura, Comparatismo e Crítica Social
- 2014 (Total: 2)
- GT: Der Krieg in der deutschsprachigen Literatur
- VI Simpósio de Literatura, comparatismo e crítica social e IV Seminário Interinstitucional de Pesquisa
- 2013 (Total: 3)
- II Seminário Internacional de Diálogos Interculturais: Brasil e países de língua alemã
- Simpósio Literatura Comparada
- V Simpósio de Literatura, comparatismo e crítica social: Tradução, memória e práticas culturais
- 2012 (Total: 4)
- Programação Internacional da Jornada Acadêmica Integrada 2012
- Representante suplente da UFSM junto à Comissão Organizadora das Comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã no Estado do RS
- Seminário de Estudos Avançados - Palestra
- VII Encontro Tempos de Repressão
- 2011 (Total: 1)
- Seminários de Literatura Comparada / Seminários de Literatura, Comparatismo e Crítica Social
- 2009 (Total: 3)
- 74º Seminário de Estudos Avançados do PPGL
- III Simpósio de Literatura, Comparatismo e Crítica Social
- Seminários de Literatura e Autoritarismo - 73º Seminário de Estudos Avançados do PPGL
- 2008 (Total: 1)
- VI Jornada de Literatura e Autoritarismo e II Simpósio Memórias da Repressão
- 2007 (Total: 1)
- I Simpósio de Literatura, Comparativismo e Crítica Social
- 2006 (Total: 1)
- IV Encontro Tempos de Repressão
- 2005 (Total: 1)
- IV Jornada de Literatura e Autoritarismo
- 2004 (Total: 1)
- Curso de Extensão Literatura e Autoritarismo II
- 2003 (Total: 3)
- Literatura Comparada e Teoria Crítica: Procedimentos de Análise e Interpretação
- Literatura e Autoritarismo: Reflexões Críticas
- Mário Peixoto: Literatura e Cinema
- 2002 (Total: 4)
- I Seminário de Língua, Literatura e Cultura Alemã na UFSM
- II Encontro do Núcleo de Estudos Linguagem Cultura e Sociedade
- II Jornada de Literatura e Autoritarismo
- Simpósio de Estudos de Tradução - Primeiro módulo
- 2001 (Total: 4)
- Encontro Internacional de Estudos Culturais
- I Encontro Tempos de Repressão
- I Seminário de Estudos da Tradução
- II Encontro Tempos de Repressão
- 1999 (Total: 3)
- A Tradução na Atualidade
- IV Semana Acadêmica do Curso de Letras
- Seminário Literatura & História
- 2012 (Total: 2)
- A voz dos excluídos: uma análise das minorias na ficção brasileira
- Orientação de Curso de Extensão em Alemão 1 e 2
- 2011 (Total: 1)
- Revisora de questões de Língua Alemã do Concurso Vestibular 2011 - PS I e PS II
- 2010 (Total: 2)
- Comissão Elaboradora da Prova de Acompanhamento II do PEIES - Alemão
- Comissão Elaboradora da Prova de Alemão do Vestibular 2011(PS1)
- 2009 (Total: 3)
- Banca de Comissão Elaboradora da Prova de Alemão do Concurso Vestibular 2010
- Banca Revisora da Prova de Acompanhamento I/2009 - Alemão
- Banca Revisora da Prova de Alemão do Concurso Vestibular Extraordinário 2009
- 2008 (Total: 2)
- Banca Elaboradora da Prova de Alemão do Concurso Vestibular 2009
- Testemunho, memórias, ficção e história
- 2007 (Total: 2)
- Banca Elaboradora da Prova de Acompanhamento I/2007 e II/2007 do PEIES - Alemão
- Banca Revisora da Prova de Alemão do Concurso Vestibular 2008
- 2006 (Total: 3)
- A Ditadura Militar Brasileira
- Banca Elaboradora da Prova de Acompanhamento I/2006 e II/2006 do PEIES - Alemão
- Banca Revisora de questões de Língua Alemã do Concurso Vestibular 2007
- 2005 (Total: 2)
- Banca Elaboradora da Prova de Acompanhamento I/2005 e II/2005 do PEIES - Alemão
- Tradução concomitante
- 2004 (Total: 3)
- Banca Elaboradora da Prova de Acompanhamento I/2004 e II/2004 do PEIES - Alemão
- Comissão de Apoio Interinstitucional ao IX Congresso Internacional da ABRALIC
- Prova de Alemão do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira da UFSM
- 2003 (Total: 8)
- Banca Elaboradora da Prova de Acompanhamento I/2003 e II/2003 do PEIES - Alemão
- Banca Revisora da Prova de Alemão do Concurso Vestibular 2004
- Deutschlesekurs I
- Deutschlesekurs II
- Exame de Seleção de Bolsista de Monitoria em Alemão
- Literatura Comparada e Teoria Crítica: Procedimentos de Análise e Interpretação
- Literatura e Autoritarismo: Reflexões críticas
- Oficina de tradução
- 2002 (Total: 6)
- Banca Elaboradora da Prova de Acompanhamento I/2002 e II/2002 do PEIES - Alemão
- Banca Revisora de questões de Língua Alemã do Concurso Vestibular 2003 da UFSM
- Deutschlesekurs I (Orientação de Curso de Extensão em Alemão)
- Deutschlesekurs II (Orientação de Curso de Extensão em Alemão)
- Elaboração e aplicação do Exame de Monitoria - Alemão - Edital 004/2002
- Elaboração e Aplicação da Prova de Seleção de Monitoria em Alemão
- 2001 (Total: 3)
- Banca Revisora de questões de Língua Alemã do Concurso Vestibular 2002 da UFSM
- Prova de Acompanhamento I/2001 e II/2001 do PEIES - Alemão
- Textos portugueses e seus intertextos (Coordenadora de Mesa-Redonda)
- 2000 (Total: 3)
- Banca Revisora de questões de Língua Alemã do Concurso Vestibular 2001
- Prova de Acompanhamento I/2000 e II/2000 do PEIES - Alemão
- Prova de seleção de monitoria em alemão
- 1999 (Total: 4)
- A Extensão em Letras na UFSM (Apresentação de painel)
- Ensino e Pesquisa em Letras na UFSM - Área de Alemão (Apresentação de painel)
- Prova de Acompanhamento I/99 e II/99 do PEIES - Alemão
- Prova de Alemão - Concurso Vestibular 2000
- 1998 (Total: 2)
- Prova de Acompanhamento I/98 e II/98 do PEIES - Alemão
- Prova de Alemão - Concurso Vestibular 1999
- 1997 (Total: 3)
- Oficina de Leitura em Língua Estrangeira - Módulo de Ações Pedagógicas do PEIES
- Prova de Alemão - Concurso Vestibular 1998
- Provas de Acompanhamento I/97 e II/97 do PEIES - Alemão
- 1996 (Total: 2)
- Prova de Alemão - Concurso Vestibular 1997
- Provas de Acompanhamento I/96 e II/96 do PEIES - Alemão
- 2021 (Total: 2)
- Autobiografias afro-americanas: resistência, decolonialidade e memória
- Representações da memória em Black Boy (American Hunger), de Richard Wright
- 2019 (Total: 1)
- Homossexualidade e repressão em Maurice de E. M. Forster
- 2017 (Total: 4)
- Narrar a vida: a escrita dissidente e resistente em Tudo que tenho levo comigo, de Herta Müller
- O autoritarismo no cotejo entre as peças A bilha quebrada e A pele de castor
- O contraditório em Joachim Mahlke - Uma mostra da complexidade da violência em Gato e rato, de Günter Grass
- O saber sobre a vida e a escrita auto/biográfica
- 2016 (Total: 1)
- Biographie, Autobiographie und Geschichte
- 2013 (Total: 2)
- Literatura e Autoritarismo: experiências de pesquisa
- Literatura: memória e identidade
- 2012 (Total: 1)
- Narrativas da memória e história
- 2011 (Total: 1)
- A escrita desencadeada pelo choque: interseções entre o público e o privado em Störfall
- 2010 (Total: 1)
- Alteridade, memória e escrita em Tropical Sol da Liberdade, de Ana Maria Machado
- 2009 (Total: 1)
- Erinnerung und Geschichte in Hilda Siris Erzählung "Die alte Truhe"
- 2008 (Total: 3)
- Memória e história na literatura latino-americana
- Questões de memória presentes no conto Die alte Truhe de Hilda Siri
- Relações entre memória e identidade na obra "As parceiras", de Lya Luft
- 2007 (Total: 2)
- Memória autobiográfica e repressão política na literatura
- Violência e repressão: memórias autobiográficas, ficção e história
- 2006 (Total: 1)
- A memória da repressão: uma incursão em narrativas autobiográficas
- 2005 (Total: 2)
- Literatur und Autoritarismus in der DDR
- O sentimento de identidade na literatura alemã do pós-guerra
- 2003 (Total: 2)
- Stefan Zweig no exílio brasileiro: a visão de um país do futuro
- Stefan Zweig no exílio brasileiro: um olhar de volta à ditadura nazista
- 2002 (Total: 3)
- A representação do autoritarismo em Morangos mofados de Caio Fernando Abreu
- Elementos pós-modernos na lírica de Carlos Drummond de Andrade
- O realismo crítico em La ciudad y los perros, de Mario Vargas Llosa
- 2001 (Total: 4)
- Drummond: poesia engajada em período ditatorial
- O narrador-escritor em Em busca de Christa T. e A hora da estrela
- O Projeto Integrado Literatura e Autoritarismo: resultados parciais no âmbito da Literatura Comparada
- Testemunho do medo
- 2000 (Total: 2)
- Literatura e Autoritarismo
- Representações de autoritarismo em obras da literatura contemporânea na RDA
- 1998 (Total: 1)
- O silêncio e o ceticismo na obra de Christa Wolf
- 2023 (Total: 1)
- Violência e resistência em Assunção de Salviano, de Antonio Callado
- 2022 (Total: 1)
- Imagens do terror na escrita autobiográfica de Herta Müller
- 2021 (Total: 1)
- O passado que não passa: configurações de violência em Assunção de Salviano
- 2018 (Total: 3)
- A narrativa biográfica de W.G. Sebald em Os emigrantes
- Escrever é preciso, mas como expressar a dor?
- Imagem, memória e história em Os emigrantes, de W.G. Sebald
- 2017 (Total: 1)
- Cenários da repressão em contos brasileiros contemporâneos
- 2015 (Total: 1)
- Ditaduras, exílio e literatura testemunhal na América Latina
- 2014 (Total: 3)
- Escritas de (sobre) vivência: diários de campos de concentração
- Espaços da identidade e reconstrução do sujeito na narrativa
- Narrativas autobiográficas como forma de resistência
- 2013 (Total: 3)
- A personagem feminina em tempos de catástrofe
- Metaphern in literarischen Erinnerungen an Repression
- Narrativas de resistência, memória e subjetividade
- 2011 (Total: 1)
- Estética e política nos espaços comparatistas
- 2010 (Total: 5)
- Apresentação de projeto de pesquisa
- Diálogos sobre Teoria e Prática na Formação de Professores: Experiências de Intercâmbio e Tendências
- Literatura e história: os discursos da memória
- Memórias e histórias em Christa Wolf e Ingo Schulze
- Testemunho, memórias, ficção e história
- 2009 (Total: 2)
- Depois do Muro de Berlim: memórias e histórias
- Literatura Comparada: uma estética humanística?
- 2008 (Total: 2)
- O dever de memória e a escrita autobiográfica
- Tempos de repressão e memórias autobiográficas
- 2007 (Total: 1)
- Violência, memórias da repressão e escrita
- 2006 (Total: 1)
- Memórias da repressão e literatura: algumas questões teóricas
- 2005 (Total: 1)
- A memória da repressão, os direitos humanos e a literatura
- 2003 (Total: 1)
- O sentimento de identidade na literatura alemã do pós-Guerra
- 2002 (Total: 2)
- Literatura alemã de oposição ao nacional-socialismo: Stefan Zweig no exílio brasileiro
- Representação do autoritarismo na literatura contemporânea: Brasil e Alemanha
- 2001 (Total: 3)
- Em busca de Christa T. e A hora da estrela - uma leitura comparativa
- Literatura e Autoritarismo no Brasil e na Alemanha
- O tema do autoritarismo em obras de autores contemporâneos alemães e brasileiros
- 2000 (Total: 2)
- A tradução de Guimarães Rosa: como é que funciona?
- Christa Wolf: uma escritora na RDA
- 1998 (Total: 1)
- Christa Wolf no Brasil - A tradução de seus livros
- 2000 (Total: 1)
- Sprache und Selbstbewusstsein in Christa Wolfs Werk Medea - Stimmen
- 1999 (Total: 1)
- Oposição e repressão em obras de autores alemães contemporâneos
- 1998 (Total: 2)
- O silêncio e o ceticismo na obra de Christa Wolf
- Sprachlosigkeit im Werk Christa Wolfs
- 2005 (Total: 1)
- Reflexões sobre os gêneros literários a partir da carnavalização e da polifonia
- 2003 (Total: 1)
- Guimarães Rosa em inglês e alemão (Oficina de Tradução)
- 2001 (Total: 1)
- A formação do tradutor
- 1999 (Total: 2)
- Literatura e Autoritarismo - A personagem do escritor frente à repressão em duas obras da Literatura Alemã Contemporânea
- Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa, e suas traduções para o Alemão e o Inglês sob a perspectiva da Teoria Funcionalista
- 2013 (Total: 1)
- Narrativas pós-ditatoriais: configurações de memória
- 2005 (Total: 1)
- Die Darstellung der Gewalt in der Prosa der DDR ab 1971
- 2003 (Total: 1)
- Literatura e Autoritarismo. A poesia de Aureliano de Figueiredo Pinto e Carlos Drummond de Andrade
- 2001 (Total: 2)
- Que país é este? A obra de Renato Russo no contexto da indústria cultural: a denúncia do sistema autoritário brasileiro
- Realismo maravilhoso: originalidade e emancipação
- 1999 (Total: 1)
- Was bleibt, de Christa Wolf: O que fica de um regime totalitário
- 2016 (Total: 1)
- Escritas da vida: subjetividade e autoria
- 2010 (Total: 1)
- A escrita diarística: o privado e suas inter-relações com o público
- 2006 (Total: 1)
- Repression, Emigration und autobiographische Erzählungen
- 2002 (Total: 1)
- A personagem feminina em contexto autoritário: um estudo de três casos
- 2001 (Total: 1)
- Ficção e autoritarismo
- 2001 (Total: 1)
- Dicas de Literatura Alemã
- 1999 (Total: 1)
- Análise das questões propostas no Concurso Vestibular, edição 1999
- 2006 (Total: 1)
- A Ditadura Militar no Brasil - 42 anos depois
- 2002 (Total: 1)
- Atualidades do dia
- 1998 (Total: 1)
- Click!
- 2022 (Total: 1)
- Relatório Técnico e Prestação de Contas - Processo nº 313176/2017-5 CNPq
- 2019 (Total: 1)
- Relatório Técnico e Prestação de Contas de Projeto de Pesquisa - Edital FAPERGS/CAPES 03/2018 - PRÓ-EQUIPAMENTOS
- 2018 (Total: 1)
- Relatório técnico e/ou prestação de contas - Projeto 311879/2013-6 PQ 2013
- 2017 (Total: 2)
- Relatório de Prestação de Contas do Auxílio nº 1533/2016, Processo nº 88881.122603/2016-01, Programa PAEP/CAPES
- Relatório Final de Acompanhamento de Projeto - Proc. 437128/2016-4 - e Relatório Prestação de Contas - CNPq
- 2016 (Total: 1)
- Relatório final de Prestação de Contas AUXPE - PNPD nº 2739/2011/Processo nº 23038.007125/2011-08
- 2014 (Total: 1)
- Relatório Técnico de Projeto de Pesquisa - PQ/CNPq
- 2011 (Total: 1)
- Memórias autobiográficas, ficção e história
- 2008 (Total: 1)
- A memória da repressão: Incursões na literatura contemporânea da RDA, do Brasil e da Hispano-América
- 2005 (Total: 1)
- Literatura e Autoritarismo: a representação da violência na literatura da RDA a partir de 1971
- 2004 (Total: 1)
- O autoritarismo como tema da literatura na RDA, no Brasil e na Hispano-América
- 2003 (Total: 3)
- Literatura e Autoritarismo
- O autoritarismo como tema da literatura na RDA, no Brasil e na Hispano-América
- Sob o jugo do autoritarismo. A repressão como tema da literatura na RDA
- 2002 (Total: 1)
- Sob o jugo do autoritarismo. A repressão como tema da literatura na RDA
- 2001 (Total: 2)
- Núcleo de Tradução da UFSM
- Sob o jugo do autoritarismo. A repressão como tema da literatura na RDA
- 2000 (Total: 1)
- Sprache und Selbstbewusstsein in Christa Wolfs Werk Medea - Stimmen
- 1999 (Total: 2)
- O silêncio e o ceticismo na obra de Christa Wolf
- Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa, e suas traduções para o alemão e o inglês sob a perspectiva da teoria funcionalista
- 1997 (Total: 2)
- O silêncio e o ceticismo literário na obra de Christa Wolf
- Sprachlosigkeit und Schreibzweifel im Werk Christa Wolfs
- 2025 (Total: 1)
- Revisão de Propostas - Relatório Técnico Final - Edital 02/2017 - Programa Pesquisador Gaúcho - PqG / FAPERGS
- 2024 (Total: 6)
- Membro do Comitê Julgador da Chamada Atlânticas - Edital MCTI/CNPq/MIR/MMulheres/MPI nº 36/2023 para Bolsas no Exterior (SWE E PDE)
- Revisão de projetos - Edital FAPERGS 07/2021 - Programa Pesquisador Gaúcho - PqG
- Revisão de projetos - Edital FAPERGS SEBRAE/RS 03/2021 - Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa e de Inovação na Área de Educação Básica - PROEDU
- Revisão de Relatório Técnico Final - Auxílio Recém-Doutor - ARD - Edital Fapergs 10/2020
- Revisão de Relatório Técnico Final - Auxílio Recém-Doutor ou Recém-Contratado - ARD/ARC - Edital Fapergs 10/2021
- Revisão de Relatórios Técnicos Finais - Edital 06/2018 - Internacionalização da Pós-Graduação - FAPERGS
- 2023 (Total: 4)
- Avaliação de propostas submetidas ao Edital FAPERGS 14/2022 - Auxílio Recém-Doutor ou Recém-Contratado - ARD/ARC
- Revisão de Relatório Técnico de Pesquisa - Chamada CONFAP - European Research Council - ERC 2020
- Revisão de Relatórios Técnicos Finais - Edital FAPERGS 10/2020 - AUXÍLIO RECÉM-DOUTOR ? ARD
- Revisão de Relatórios Técnicos Parciais - Edital FAPERGS 10/2021 - AUXÍLIO RECÉM-DOUTOR ou RECÉM-CONTRATADO ? ARD/ARC
- 2022 (Total: 5)
- Avaliação de Relatórios Técnicos - AOE - FAPERGS
- Revisão de projetos - Edital 02/2017 - Programa Pesquisador Gaúcho - PqG FAPERGS
- Revisão de propostas - Relatórios Técnicos em diligência - FAPERGS
- Revisão de Relatório Técnico Final - FAPERGS - Edital 02/2017 Programa Pesquisador Gaúcho -PqG
- Revisora de Relatórios Técnicos Finais - FAPERGS - ARD - Edital 04/19
- 2021 (Total: 4)
- Avaliação de propostas ARD FAPERGS
- Avaliação de Relatório Técnico - Edital FAPERGS/CAPES 04/2018 - Programa de Bolsas DOCFIX
- Processo de Avaliação de obras literárias para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2021)
- Revisão de projetos - Edital 05/2019 - PqG / FAPERGS
- 2020 (Total: 1)
- Processo de Avaliação de obras literárias para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2020)
- 2018 (Total: 2)
- Comissão de Internacionalização do PPGL/UFSM
- Processo de Avaliação de obras literárias para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2018)
- 2017 (Total: 1)
- Membro suplente do Comitê Assessor da PRPGP/UFSM
- 2016 (Total: 1)
- Membro do Comitê de Iniciação Científica da UFSM - PIBIC e PROBIC
- 2015 (Total: 1)
- Membro do Comitê de Iniciação Científica da UFSM - PIBIC e PROBIC
- 2014 (Total: 2)
- Processo de Seleção do PIBIC/CNPq/UFSM
- Processo de Seleção do PROBIC/FAPERGS/UFSM
- 2013 (Total: 1)
- Membro do Comitê de Iniciação Científica da UFSM - PIBIC/CNPq/UFSM
- 2012 (Total: 3)
- Avaliação de propostas apresentadas aos Editais PRPGP/UFSM 015/2012 FIPE ARD e 016/2012 FIPE Júnior
- Avalição de trabalhos - processo de seleção - 24ª JAI / UFSM
- Tradução de conferência na II Jornada Internacional de Enfermagem
- 2011 (Total: 2)
- Comissão de avaliação de suficiência em língua estrangeira - Alemão - para o Programa Ciência sem fronteiras
- Comissão de Reformulação Curricular do Curso de Letras - Licenciatura
- 2008 (Total: 1)
- Representante do CAL junto ao Comitê Institucional do PIBIC - CNPq - UFSM 2008
- 2000 (Total: 1)
- Comitê de Orientação Acadêmica do Mestrado em Letras
- 1999 (Total: 1)
- Comitê de Orientação Acadêmica do Mestrado em Letras
- 2025 (Total: 1)
- Avaliação de propostas - Chamada 18/2024 - PQ / CNPq
- 2024 (Total: 4)
- Avaliação de propostas para o Edital de Seleção IC Unificado PRPGP/UFSM N. 010/2024
- Avaliação de seleção - Programa de Iniciação Científica da UERJ - SELIC UERJ 2024
- Membro do comitê externo - Processo de Seleção - PIBIC/UPF
- Membro do Comitê Externo - Processo de Avaliação - PIBIC/CNPq e PROBIC/FAPERGS - UPF
- 2023 (Total: 5)
- Comitê externo do PIBIC/UPF - Processo de Seleção
- Consultoria ad Hoc - CNPq - Chamada Bolsas PQ
- Consultoria ad Hoc - CNPq - Chamada Chamada 09/2023-PQ
- Consultoria ad Hoc - CNPq - Edital Universal
- Membro do Comitê Externo do PIBIC/UPF - Processo de Avaliação
- 2022 (Total: 7)
- Avaliação de propostas submetidas à Chamada 40/2022 - Pró-Humanidades - CNPq
- Avaliação de trabalhos apresentados na 37ª JAI / UFSM
- Comitê Externo - Avaliação do Processo de Seleção do PIBIC/CNPq/UPF
- Membro do Comitê Externo do CNPq no Processo de Avaliação de trabalhos apresentados na Semana do Conhecimento da UPF
- Pareceres Ad Hoc CNPq - Chamada nº 9/2022
- Processo de seleção de trabalhos inscritos na 37ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- Processo de Seleção do PIBIC/CNPq/UFBA - Comitê Externo
- 2021 (Total: 5)
- Avaliação de relatórios AOE FAPERGS
- Avaliação Interna do Processo de Solicitação de Bolsas PROBIC-FAPERGS/UFSM
- Comitê Externo do PIBIC/CNPq/UPF - Processo de seleção
- Comitê Externo para o processo de avaliação do PIBIC CNPq UPF
- Revisão de Relatórios Técnicos Parciais - Internacionalização da Pós-Graduação
- 2020 (Total: 8)
- Avaliação Ad Hoc de Projetos do Programa Institucional de Bolsas de IC da URI - Edital PROPEPG Nº 03/2020
- Avaliação de projetos PqG FAPERGS
- Avaliação de proposta - Edital de Chamada Pública FAPESC Nº 12/2020 - Programa de Pesquisa Universal
- Avaliação Interna do Processo de Solicitação de Bolsas PIBIC/CNPq/UFSM
- Avaliadora de trabalhos na VII Semana do Conhecimento UPF
- Comitê Externo do PIBIC e PIBIC-Af da Universidade de Passo Fundo - UPF
- Consultoria Ad Hoc - Chamada 09/2020 - PQ CNPq
- Processo de seleção de trabalhos da 35ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- 2019 (Total: 4)
- Avaliadora de painéis e apresentações orais na 34ª Jornada Acadêmica Integrada
- Avaliadora de trabalhos da 34. Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- Comitê Externo do Processo de Seleção do PIBIC/CNPq - UPF
- Processo de Avaliação da Mostra de Iniciação Científica do PIBIC / Universidade de Passo Fundo
- 2018 (Total: 4)
- Avaliadora de trabalhos na 33ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM
- Comitê Externo do Processo de Seleção do PIBIC/CNPq - UPF
- Consultora Externa do processo de avaliação de projetos de pesquisa da UFRN
- Consultora Externa do Programa de Iniciação Científica do Instituto Federal de Brasília
- 2017 (Total: 2)
- Comitê Externo de Avaliação do Programa Institucional PIBIC/PIBIT - UPF
- Consultoria Ad hoc CNPq
- 2016 (Total: 2)
- Comitê Externo do PIBICTI / UFPR - Programa de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
- Consultora Externa do processo de avaliação de projetos de pesquisa da UFRN
- 2015 (Total: 3)
- Avaliadora de trabalhos da 30ª Jornada Acadêmica Integrada
- Consultoria ad hoc FAPESB - Edital Universal nº 05/2015
- Processo de Avaliação e Seleção de obras de Literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE 2015)
- 2014 (Total: 5)
- Comitê Científico do XIV Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC
- Comitê Externo do PIBIC / UFPR
- Comitê Externo do PROIC - Programa Institucional de IC da UNICENTRO
- Consultoria Ad Hoc FAPITEC/SE - Edital Capes / Fapitec / SE nº 09/2013
- Processo de Seleção do PIBIC/CNPq/UPF
- 2013 (Total: 5)
- Avaliadora de trabalhos da 28ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- Consultoria ad hoc CAPES
- Consultoria Ad Hoc FAPERGS
- Membro do Comitê Científico Externo da Editora da UFES (Edufes)
- Membro do Comitê Externo do PIBIC / CNPq / UPF
- 2012 (Total: 8)
- Avaliação de propostas submetidas ao Edital Chamada FUNDECT/CNPq/UEMS N° 06/2012 ? PIBIC- UEMS
- Comitê de avaliação do PROBIC/UFSM
- Comitê de Avaliação do PIBIC/CNPq/UFSM
- Comitê externo do processo de seleção do PIBIC-CNPq / UPF
- Consultora externa do processo de avaliação de projetos de pesquisa da UFRN
- Consultora externa para o processo de avaliação de trabalhos CICPG - UNISINOS
- Membro do comitê externo da XXII Mostra de Iniciação Científica da Universidade de Passo Fundo - UPF
- Membro do Comitê Científico Externo da Editora da UFES (Edufes)
- 2011 (Total: 3)
- Membro do Comitê externo para o processo de avaliação do PIBIC / XXI Mostra de Iniciação Científica da UPF
- Processo de seleção interna de projetos PIBIC-EM/CNPq/UFSM
- Processo de seleção interna de projetos PIBIC/CNPq/UFSM
- 2010 (Total: 1)
- Avaliadora de trabalhos da 25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- 2009 (Total: 4)
- Avaliadora de trabalhos - Processo de seleção - 24ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- Comitê Institucional do PIBIC - CNPq - UFSM
- Consultora externa do processo de avaliação de projetos de pesquisa da UFRN
- Membro do Conselho Consultivo da Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades
- 2008 (Total: 1)
- Avaliadora de trabalhos - Processo de seleção - 23ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- 2007 (Total: 1)
- Consultor ad hoc FUNDECT
- 2005 (Total: 1)
- Comissão de Avaliação dos Pedidos de Reconsideração ao Resultado do Edital nº 001/2005 - PIBIC/CNPq-UFSM
- 2004 (Total: 2)
- Membro do Conselho de Consultores da Revista Urutágua
- Membro do Conselho Editorial da Revista Ao pé da letra
- 2003 (Total: 2)
- Consultora Interna do Programa PIBIC/CNPq/UFSM
- Consultora Interna do Programa PROBIC/FAPERGS/UFSM
- 2002 (Total: 3)
- Consultora interna para avaliação de projetos PIBIC/CNPq/UFSM
- Consultora interna para avaliação de projetos PROBIC/FAPERGS/UFSM
- Consultora para avaliação de projetos PIBIC/CNPq/UFPE
- 2017 (Total: 1)
- Figurações da memória em histórias de vida
- 2016 (Total: 1)
- Comissão para elaboração do projeto de curso DINTER
- 2010 (Total: 2)
- Memory and history in Brazilian post-dictatorial literature
- Narrativas pós-ditatoriais: a reconstrução do sujeito por meio da escritura
- 2007 (Total: 1)
- Memórias autobiográficas, ficção e história
- 2004 (Total: 1)
- A memória da repressão: Incursões na literatura contemporânea da RDA, do Brasil e da Hispano-América
- 2003 (Total: 1)
- Literatur und Autoritarismus. Die Darstellung der Gewalt in der Prosa der DDR ab 1971
- 2002 (Total: 1)
- O autoritarismo como tema da literatura na RDA, no Brasil e na Hispano-América
- 2001 (Total: 1)
- Literatur und Autoritarismus. Motive in der Prosa der DDR ab 1971
- 2000 (Total: 1)
- Sob o jugo do autoritarismo. A repressão como tema da literatura na RDA
- 1998 (Total: 1)
- Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa, e suas traduções para o alemão e o inglês sob a perspectiva da teoria funcionalista
- 2024 (Total: 2)
- Avaliadora de trabalhos apresentados na 39ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- Avaliadora de trabalhos no processo de seleção da 39ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- 2015 (Total: 1)
- Avaliadora de trabalho - 30ª JAI - UFSM
- 2013 (Total: 3)
- Interpretação consecutiva da conferência 'Identität und Kultur. Darstellung des Selbst in der Moderne', de Peter Alheit
- Interpretação consecutiva do minicurso 'Norbert Elias' Studien über die Deutschen. Os Alemães', de Peter Alheit
- Processo de seleção de propostas para o Edital FIPE Senior / UFSM
- 2012 (Total: 5)
- Avaliadora de trabalho na 27ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- Interpretação consecutiva da conferência 'Experiências de vida e autobiografias', de Peter Alheit
- Interpretação consecutiva da conferência 'Pesquisas autobiográficas nas ciências sociais e humanas', de Peter Alheit
- Interpretação consecutiva da conferência 'Pierre Bourdieu e a pesquisa contemporânea', de Peter Alheit
- Interpretação consecutiva da conferência 'Pierre Bourdieu e o empoderamento social', de Peter Alheit
- 2011 (Total: 1)
- Elaboração do Teste de Suficiência - Alemão
- 2010 (Total: 6)
- Avaliação dos projetos de dissertação e defesa dos projetos de tese - Seleção para ingresso no PPGL/UFSM
- Comissão de Análise dos novos dispositivos da PRPGP para Edital de Seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Letras - Níveis Mestrado e Doutorado - Edição 2011-2012
- Comissão Examinadora para Processo de Progressão Funcional
- Elaboração do Teste de Suficiência - Língua Alemã
- Prova de Língua Estrangeira - Alemão - Seleção para ingresso no PPGL/UFSM
- Prova Escrita - Área de Estudos Literários - Seleção para ingresso no PPGL/UFSM
- 2009 (Total: 4)
- Avaliação de apresentação de pôster estendido no 27º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul
- Avaliação de apresentação de pôster na 24ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- Avaliação de trabalhos - Processo de Seleção - 2º Fórum de Extensão Conta
- Avaliadora de trabalhos do 2º Fórum de Extensão Conta
- 2003 (Total: 1)
- Qualificação da dissertação "O livro didático de língua inglesa: concepções de linguagem e ensino-aprendizagem"
- 2001 (Total: 2)
- Qualificação da dissertação "A fragmentação do narrador e da personagem em A hora da estrela, de Clarice Lispector"
- Qualificação da dissertação "Vocabulário e leitura na educação de sujeitos surdos"
- 2000 (Total: 1)
- Qualificação da dissertação "Questões de fidelidade na interpretação em Língua de Sinais"
- 1997 (Total: 1)
- Qualificação da dissertação "As epístolas de Sêneca a Lucílio sobre linguagem: uma tradução comentada"
- 2024 (Total: 7)
- Análise de Mérito Ad hoc - Grupo de Avaliação 'Caminhos Amefricanos': Programa Intercâmbios Sul-Sul. Edição Moçambique/CAPES
- Emissão de Parecer Ad hoc - Chamada 36/2023 Atlânticas - SWE/CNPq
- Parecer Ad hoc - Chamada nº 32/2023 - Bolsas Especiais CNPq - PDJ e PDS
- Parecer para a revista Diacrítica
- Parecer para a revista Linguagem & Ensino
- Parecer para a revista Mosaico - PPHPBC/CPDOC - FGV
- Parecer para Novos Estudos CEBRAP
- 2023 (Total: 7)
- Avaliadora de trabalhos apresentados na 38ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- Avaliadora de trabalhos no processo de seleção da 38ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- Parecer ad hoc - Editora UFPR
- Parecer de artigo para Cincinnati Romance Review
- Parecer para a revista Anuari de Filologia. Literatures Contemporànies
- Parecer para Latin American Research Review
- Parecer para revista Em Tese
- 2022 (Total: 6)
- Análise de Mérito Ad Hoc - Edital nº 14/2022 - CAPES / Humboldt
- Análise de Mérito Ad Hoc - Leitorado - Edital nº 36/2022 - CAPES
- Emissão de Parecer Ad Hoc - Chamada CNPq nº 26/2021
- Parecer de artigo para a revista Alea
- Parecer de artigo para a revista Em Tese
- Parecer para periódico Ilha do Desterro
- 2021 (Total: 14)
- Parecer - Chamada ERC - CONFAP - CNPq 2020 - FAPERGS
- Parecer ad Hoc CNPq - Edital Universal
- Parecer Ad Hoc - CNPq - Chamada 16/2020 - Bolsas Especiais
- Parecer de artigo - Revista Diadorim
- Parecer de artigo para a revista Conjectura: Filosofia e Educação
- Parecer de artigo para a revista Estudos Linguísticos e Literários
- Parecer de artigo para a revista Olho d'água
- Parecer de artigo para a revista Organon
- Parecer de artigo para a revista Signótica
- Parecer de dois artigos para a revista Textura
- Parecer para a revista Alea - Estrudos Neolatinos
- Parecer para a revista Educação e Filosofia
- Parecer para publicação de livro
- Parecer Revista Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul
- 2020 (Total: 10)
- Análise de Mérito Ad Hoc - Leitorado - Edital nº 29/2019 - CAPES
- Avaliação de artigo para a revista Papéis
- Avaliação de artigo para Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul
- Parecer ad hoc sobre projeto de publicação para o Conselho Editorial da Edições UESB
- Parecer científico ad hoc de artigo para Aletria
- Parecer de artigo para Lingüística y Literatura
- Parecer de artigo para revista Olho d'água
- Parecer para a revista Anuário de Literatura
- Parecer para a revista Em Tese
- Parecer para a revista Semina: Ciências Sociais e Humanas
- 2019 (Total: 14)
- Avaliação de artigo científico para qualificação
- Avaliação de artigo para Nevagações - Revista de Cultura e Literaturas de Língua Portuguesa
- Emissão de Parecer Ad Hoc - Chamada 06/2019 - PQ
- Parecer Ad Hoc - Chamada 06/2019 - PQ
- Parecer Ad Hoc - PQ CNPq
- Parecer de artigo para a revista Letras (UFSM)
- Parecer de artigo para Letrônica
- Parecer de artigo para Literatura em Debate
- Parecer de artigo para Pandaemonium Germanicum
- Parecer de artigo para revista Valittera
- Parecer para a Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades
- Parecer para a revista Calidoscópio
- Parecer para a revista Letrônica (PUCRS)
- Parecer para a revista Pandaemonium Germanicum
- 2018 (Total: 13)
- Análise de mérito Ad-Hoc Pós-Doutorado no Exterior - Edital n. 46/2017 - CAPES
- Avaliação de proposta submetida ao FIPE/CAL - Edital 003/2018 - PRPGP/UFSM
- Parecer ad hoc CNPq
- Parecer ad hoc PDJ - CNPq
- Parecer Ad hoc PQ - CNPq
- Parecer Ad hoc PQ/CNPq
- Parecer Ad Hoc Edital Universal - CNPq
- Parecer para a revista Em Tese
- Parecer para a revista Teresa
- Parecer para revista Linguagens & Cidadania
- Parecer para revista Pandaemonium Germanicum
- Parecer sobre artigo submetido à revista Cadernos Benjaminianos
- Parecer sobre artigo submetido à revista Letrônica
- 2017 (Total: 18)
- Avaliação de Artigo Científico referente à primeira qualificação de Tese de Doutorado
- Emissão de Parecer Ad Hoc - CAPES
- Parecer ad hoc para revista Língua & Literatura
- Parecer ad hoc para revista Teresa
- Parecer Ad hoc para PDE - CNPq
- Parecer Ad hoc para PDJ - CNPq
- Parecer Ad hoc PDE 2017 - CNPq
- Parecer Ad hoc PDJ / CNPq
- Parecer Ad hoc SWE / CNPq
- Parecer Ad Hoc - AVG / CNPq
- Parecer Ad Hoc - Chamada 04/2017 - DAAD
- Parecer Ad Hoc - PQ 2017 - Chamada 12/2017
- Parecer de artigo para Alea
- Parecer de artigo para Cadernos do IL
- Parecer de artigo para Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades
- Parecer de artigo para Revista do IHGRGS
- Parecer para artigo - Contemporâneos ? Revista de Artes e Humanidades
- Parecer para revista Letras
- 2016 (Total: 12)
- Avaliação de artigo para revista Em Tese
- Avaliador do CNPq no 24º Evento de Iniciação Científica e do 9º Evento de Iniciação Tecnológica de Inovação da UFPR
- Emissão de Parecer Ad Hoc - PDE - CNPq
- Emissão de Parecer Ad Hoc - PDJ - CNPq
- Emissão de Parecer Ad Hoc - PQ 2016
- Parecer Ad Hoc - PQ 2016 - CNPq
- Parecer para a Revista de Artes e Humanidades - Contemporâneos
- Parecer para Cadernos Benjaminianos
- Parecer para Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades
- Parecer para Litterata
- Parecer para Revista Teresa
- Processo de seleção do PIBIC / CNPq / UFPR
- 2015 (Total: 12)
- Emissão de Parecer Ad Hoc - Chamada 05/2015 - PEC-PG / CNPq
- Emissão de Parecer Ad Hoc - PQ 2015 - CNPq
- Parecer ad hoc PQ 2015 - CNPq
- Parecer Ad hoc - Capes DAAD - Curta Duração Professor Brasileiro - 12/2014
- Parecer Ad Hoc - AVG / CNPq
- Parecer Ad Hoc - DS - CAPES / CNPq / DAAD
- Parecer Ad Hoc - GDE - CAPES / CNPq / DAAD
- Parecer Ad Hoc FAPESB
- Parecer de artigo para Cadernos Benjaminianos
- Parecer de artigo para Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades
- Parecer para o Programa CAPES/Nottingham-Birmingham 2013
- Parecer sobre artigo para Cadernos do IL/UFRGS
- 2014 (Total: 21)
- Emissão de Parecer Ad Hoc - Chamada 22/2014 - CNPq
- Emissão de Parecer Ad Hoc - GDE 2013 - CNPq
- Parecer Ad hoc - CAPES - Demanda CAPES / Nottingham-Birminham
- Parecer Ad hoc PDJ - CNPq
- Parecer Ad Hoc - Chamada 10/2014 - Programa PEC-PG / CNPq
- Parecer Ad Hoc - GDE 2013 - CNPq
- Parecer Ad Hoc - MCTI / CNPq / Universal 14/2014 - Faixa A
- Parecer Ad Hoc - MCTI / CNPq / Universal 14/2014 - Faixa C
- Parecer Ad Hoc - PQ 2014 / CNPq
- Parecer de artigo para os Cadernos do IL
- Parecer de artigo para revista Em Tese
- Parecer de artigo para revista História Unisinos
- Parecer de artigo para revista Língua & Literatura
- Parecer de periódico para a Edufes
- Parecer para revista História Unisinos
- Parecer para revista Língua & Literatura
- Parecer para revista Pandaemonium Germanicum
- Parecer para revista Semina: Ciências Sociais e Humanas
- Parecer para Revista Olho d'água
- Parecer sobre artigo para Revista Olho d'água
- Parecer sobre inscrições para PNPD - PPG-IELA / UNILA
- 2013 (Total: 24)
- Avaliação de propostas submetidas ao Edital FAPERGS n. 001/2013 - PQG
- Emissão de Parecer Ad hoc PDJ - CNPq
- Parecer ad hoc - PQ 2013 - CNPq
- Parecer ad hoc AVG - 2012 / CNPq
- Parecer ad hoc Curta Duração Professor Brasileiro - CAPES / DAAD
- Parecer ad hoc para CAPES / DAAD - Curta duração Professor brasileiro
- Parecer ad hoc PDE / CNPq
- Parecer Ad hoc AOE / FAPERGS
- Parecer Ad hoc AVG / CNPq
- Parecer Ad hoc CNPq - PDJ
- Parecer Ad hoc GDE - CNPq / CAPES / DAAD
- Parecer Ad hoc PDS / CNPq
- Parecer Ad Hoc - PQ 2013 - CNPq
- Parecer de livro para a EDUFES
- Parecer para revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
- Parecer para revista Semina: Ciências Sociais e Humanas
- Parecer sobre artigo para Cadernos do Instituto de Letras (UFRGS)
- Parecer sobre artigo para revista Língua & Literatura
- Processo de avaliação do PIBIC/CNPq/UPF e do PROBIC/FAPERGS/UPF
- Processo de seleção de propostas para o Edital PIBIC / CNPq / UFSM
- Processo de seleção de propostas para o Edital PIBIC / CNPq / UFSM - 2ª Chamada
- Processo de seleção de propostas para o Edital PROBIC / FAPERGS / UFSM
- Processo de seleção de propostas para o Edital PROBIC / FAPERGS / UFSM - 2ª chamada
- Processo de seleção do PIBIC / CNPq / UPF
- 2012 (Total: 19)
- Parecer ad hoc - CNPq - Capes / DAAD - GDE
- Parecer ad hoc - CNPq - Capes / DAAD - SWE
- Parecer ad hoc AVG/CNPq
- Parecer ad hoc CNPq - PQ
- Parecer ad hoc CNPq - SWE
- Parecer ad hoc para CNPq - PQ
- Parecer ad hoc para Editora UPF
- Parecer ad hoc para o CNPq - PQ
- Parecer ad hoc para projeto submetido ao Edital Chamada FUNDECT/CNPq nº 06/2011 - PRONEM
- Parecer Ad hoc - AVG - CNPq
- Parecer Ad hoc para o CNPq - PDJ
- Parecer Ad hoc PDJ - CNPq
- Parecer Ad hoc PDJ / CNPq
- Parecer Ad Hoc - CNPq - Chamada 18/2012
- Parecer Ad Hoc CNPq - PDS
- Parecer Ad Hoc para o CNPq - AVG
- Parecer de artigo para revista Língua & Literatura
- Parecer para a revista Ilha do Desterro
- Parecerista ad hoc da Revista Caderno de Letras, nº 19
- 2011 (Total: 8)
- Comitê interno do processo de avaliação de trabalhos da 26ª Jornada Acadêmica Integrada - PIBIC / CNPq / UFSM
- Parecer ad hoc - Missões de curta duração - CAPES
- Parecer ad hoc - PD/CNPq
- Parecer ad hoc CAPES
- Parecer ad hoc CNPq - Ed. Universal 14/2011
- Parecer ad hoc CNPq - PQ 2011
- Parecer ad hoc- FUNDECT (Ediital FUNDECT nº 23/2010 - Posgrad)
- Parecer para Revista Literatura em Debate
- 2010 (Total: 12)
- Avaliação Interna de projetos PIBIC/CNPq/UFSM
- Membro do Comitê Externo para o processo de avaliação - PIBIC - Universidade de Passo Fundo
- Parecer ad hoc - Ed. Universal/CNPq
- Parecer ad hoc - PQ/CNPq
- Parecer ad hoc APV/CNPq
- Parecer ad hoc AVG/CNPq
- Parecer ad hoc CAPES - AEX
- Parecer ad hoc PDS - CNPq
- Parecer de artigo - Revista Contemporâneos
- Parecer de artigo - Revista Literatura em Debate
- Parecer de artigo - Revista Língua & Literatura
- Parecer Edusp
- 2009 (Total: 7)
- Parecer ad hoc CNPq - AVG
- Parecer artigo Revista Contemporâneos
- Parecer artigo Revista Literatura em Debate
- Parecer artigo Revista Língua & Literatura
- Parecer Ad Hoc - Edital FAPITEC/SE/FUNTEC nº 10/2009 - Programa Primeiros Projetos
- Parecer de consultor ad hoc CNPq - PDS
- Parecer de consultor ad hoc CNPq - PQ
- 2008 (Total: 10)
- Emissão de Parecer Ad hoc - PDS - CNPq
- Emissão de Parecer Ad hoc - PQ - CNPq
- Parecer ad hoc CNPq - Ed. Jovens Pesq.
- Parecer ad hoc CNPq - Edital MCT/CNPq 14/2008 - Universal
- Parecer ad hoc CNPq - Pesq. Visitante
- Parecer ad hoc CNPq - PQ
- Parecer artigo Revista Guavira (UFMS)
- Parecer artigo Revista Língua & Literatura
- Parecer Ad hoc PQ - CNPq
- Parecer de artigo para Revista Intercâmbio (LAEL - PUCSP)
- 2007 (Total: 5)
- Avaliadora de trabalho - Processo de seleção - 22ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- Avaliadora de trabalhos - Módulo: Painéis - 22ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- Comissão de pré-seleção para bolsas de estudo na Alemanha DAAD, CAPES e CNPq 2007/2008
- Parecer ad hoc CNPq
- Parecer artigo Revista Urutágua
- 2006 (Total: 5)
- Parecer ad hoc CNPq
- Parecer artigo Revista Urutágua
- Parecer Auxílio CNPq
- Parecer Auxílio Pesquisa CNPq
- Parecer Doutorado Sandwich CNPq
- 2005 (Total: 8)
- Parecer artigo revista Ao pé da letra
- Parecer artigo Revista Ao pé da letra
- Parecer artigo Revista Urutágua
- Parecer Artigo Revista Urutágua
- Parecer Projeto de Pesquisa CNPq
- Parecer Revista Ao pé da letra
- Parecer Revista Ao Pé da Letra
- Parecer Revista Urutágua
- 2004 (Total: 3)
- Parecer Artigo Revista Ao pé da letra
- Parecer Artigo Revista Urutágua
- Parecer Projeto de Pesquisa CNPq
- 2003 (Total: 6)
- Parecer ad hoc - PRPPG/UFPR
- Parecer ad hoc - PQ/CNPq
- Parecer sobre Produtividade em Pesquisa - PQ do CNPq
- Parecer sobre Produtividade em Pesquisa - PQ do CNPq
- Parecer sobre Projeto Integrado de Pesquisa - AI do CNPq
- Processo de Avaliação Pibic 2003 - PIBIC/CNPq/UFPE
- 2002 (Total: 6)
- Parecer sobre artigo - Revista Alea
- Parecer sobre Apoio à Pesquisa Básica e Aplicada - Edital 03/2001 - Fundação Araucária
- Parecer sobre Bolsa no Exterior - PDE / CNPq
- Parecer sobre Produtividade em Pesquisa (Edital CA 10/2002 CNPq)
- Parecer sobre Projeto de Doutorado Sanduíche no Exterior - CNPq
- Parecer sobre Projeto de Pesquisa em Línguas Estrangeiras Modernas - Fundação Araucária
- 2001 (Total: 1)
- Parecer sobre proposta de publicação - Ed. da UFSM
- 2010 (Total: 1)
- Relatório Técnico Final - Edital MCT/CNPq nº 01/2007 - IC
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2024 (Total: 1)
- As representações de memórias sobre a loucura e a escrita autobiográfica na narrativa de Hospício é deus, de Maura Lopes Cançado
- 2023 (Total: 2)
- Estratégias de narração do si: figurações da memória em Black Boy (American Hunger), de Richard Wright
- O protagonismo feminino vitoriano na ficção detetivesca
- 2021 (Total: 2)
- Configurações da memória em The remains of the day e The unconsoled de Kazuo Ishiguro
- Violência e condição humana em Recordações da casa dos mortos, de Fiódor Dostoiévski
- 2020 (Total: 1)
- As nuances de Brontë: o romance de formação e a tessitura da identidade de Jane Eyre
- 2019 (Total: 2)
- Nunca vão nos calar: uma leitura sobre a violência contra a mulher nos contos de Conceição Evaristo
- Uma voz através das grades: testemunho, cárcere e contexto em Memórias de um sobrevivente e Às cegas, de Luiz Alberto Mendes
- 2017 (Total: 1)
- As ressonâncias do poder em Observações sobre o direito de punir e Mineirinho, de Clarice Lispector
- 2015 (Total: 2)
- A representação da violência em Um céu de estrelas, de Fernando Bonassi
- A representação da(s) identidade(s) na alta modernidade em A vendedora de fósforos
- 2014 (Total: 2)
- Criação e repressão: Caio Fernando Abreu e a censura no Brasil da Segurança Nacional
- Da história para a ficção: Olga Benario em duas narrativas biográficas
- 2013 (Total: 3)
- Literatura em rede nacional: a adaptação da obra A Muralha para a televisão
- Resistência e violência em Horacio Quiroga e Sergio Faraco
- Tropical sol da liberdade: entre o mar e as amendoeiras, resgates e rupturas através da narrativa
- 2011 (Total: 2)
- A alquimia da palavra: Fernando Pessoa e as ciências ocultas
- A influência no outro: das escritas do eu ao suicídio de Werther
- 2010 (Total: 4)
- A canção do sujeito agônico: uma abordagem intertextual da pulsão criadora em Clarice Lispector e Cazuza
- A produção memorialística de Hilda Siri publicada no almanaque Serra Post Kalender
- Abusado e Cidade de Deus: o limite textual entre o Jornalismo e a Literatura
- Idas e vindas ao Passo da Guanxuma: a relação entre espaço ficcional e memória na obra de Caio Fernando Abreu
- 2007 (Total: 2)
- A recepção das obras indicadas para o PEIES e vestibular da UFSM e a formação do leitor
- A retomada do Romantismo alemão em Kein Ort. Nirgends e Die neuen Leiden des jungen W.: o romance como resistência
- 2004 (Total: 1)
- Lírica e crítica social: a representação do autoritarismo em Carlos Drummond de Andrade
- 2003 (Total: 5)
- A cultura do medo como resultante de processos autoritários em Mario Vargas Llosa e José Saramago
- No porão da Memória: o Cárcere, a luta e o aprendizado
- Poesia e História em Aureliano de Figueiredo Pinto
- Uma abordagem comparatista entre A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade, e Die Niemandsrose, de Paul Celan
- Uma Varanda em outros Páramos: o Real-Maravilhoso em Mia Couto e Juan Rulfo
- 2002 (Total: 3)
- A moralidade como instrumento de censura: o 'teatro desagradável' de Nelson Rodrigues e sua reelaboração da trilogia tebana
- Com licença (poética): a obra de Renato Russo no contexto da indústria cultural - A representação do sistema autoritário brasileiro
- Identidades: uma visão comparatista de Primavera con una esquina rota de Mario Benedetti e La canción de nosotros de Eduardo Galeano
- 2000 (Total: 1)
- As personagens femininas em A jangada de pedra e O amigo distante - uma possibilidade de estudo comparativo
- 1999 (Total: 1)
- La casa de los espíritus e sua tradução brasileira: uma análise comparatista
- 2007 (Total: 1)
- Curso de Extensão em Língua Alemã
- 2006 (Total: 1)
- Curso de extensão em língua estrangeira - CELS - Alemão
- 2005 (Total: 2)
- Curso de Extensão em Línguas Estrangeiras e Laboratório de Leitura e Redação - Alemão
- Monitoria em Língua Alemã
- 2003 (Total: 3)
- Curso de Alemão - Nível Básico
- Deutsch I - Lesekurs
- Poesia brasileira: Carlos Drummond de Andrade
- 2002 (Total: 2)
- Ensino de língua alemã
- Paul Celan: autor, contexto e obra
- 2001 (Total: 1)
- Monitoria em alemão
- 2024 (Total: 1)
- Enfrentando o trauma em Maus, Black Dog e Chleb Wolnosciowy
- 2023 (Total: 1)
- Ancestralidade e memória nas escrevivências de Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo: o elo entre passado e presente nas narrativas
- 2022 (Total: 1)
- Vozes aprisionadas: mulheres e sistema prisional nos romances-reportagens de Nana Queiroz e Drauzio Varella
- 2021 (Total: 1)
- O movimento cíclico e inquietante da escrita de Herta Müller
- 2020 (Total: 2)
- Com a bexiga perto dos olhos - A forma humorada de narrar o triste nas autobiografias de Frank McCourt
- Entre a atemporalidade e as descontinuidades do cárcere: representação e crítica social em Recordações da Casa dos Mortos e A pequena prisão
- 2019 (Total: 2)
- Da margem ao centro do romance: o movimento das identidades marginais na representação literária em Ciranda de pedra e Todos nós adorávamos caubóis
- O Sensacionismo vigente: seu método crítico e as formulações de criação estética. O caso da peça de teatro O marinheiro
- 2018 (Total: 2)
- A escrita ética em W. G. Sebald: um estudo de Schwindel.Gefühle, Die Ausgewanderten, Die Ringe des Saturn e Austerlitz
- De Blau a Riobaldo: a estratégia de narração como legado
- 2017 (Total: 1)
- O conflito da representação nas narrativas de Luigi Pirandello: a desumanização da arte
- 2016 (Total: 4)
- Autoritarismo e violência pós-coloniais em Xefina e Quem me dera ser onda
- O romance dialético em José Saramago
- O tempo e o vento e a tessitura das memórias
- Shoah: Figurações do Outro na Literatura Brasileira Contemporânea
- 2014 (Total: 1)
- Ironia e intertextualidade em Videiras de cristal
- 2013 (Total: 1)
- Alegoria e morte em Pedro Páramo, de Juan Rulfo: o futuro em ruínas
- 2011 (Total: 1)
- Futuro esquecido: a recepção da ficção cyberpunk na América Latina
- 2009 (Total: 1)
- A música na obra de Erico Verissimo: Polifonia, humanismo e crítica social
- 2008 (Total: 1)
- A literatura contra o autoritarismo: a desordem social como princípio da fragmentação na ficção brasileira pós-64
- 2007 (Total: 1)
- A poesia regionalista como elemento de valorização do autoritarismo e da violência na região do Prata
- 2005 (Total: 1)
- Um 'outro' olhar sobre o 'olhar maldoso': Leitura e tradução de contos escolhidos de Gabriele Wohmann
- 2022 (Total: 1)
- A loucura da linguagem e indicações ontológicas em Água viva, de Clarice Lispector