Carlos Eduardo Da Silva Ribeiro

Produção Bibliográfica

    2024 (Total: 1)
  • doi ISSN Configurações rurbanas no bairro Santa Marta em Camaquã/RS (CADERNOS CAJUÍNA)
    2023 (Total: 1)
  • doi ISSN Potencialidades analíticas da Sociologia Marginal em escalas micro (REVISTA VERNÁCULO)
    2022 (Total: 2)
  • ISSN Democracia e crise no documentário brasileiro contemporâneo: política, polícia e antagonismo em Branco Sai, Preto Fica (Líbero)
  • doi ISSN Espelhos Pós-coloniais e Cinema Indígena Brasileiro Vistos por Marcos Aurélio Felipe (ANIKI: REVISTA PORTUGUESA DA IMAGEM EM MOVIMENTO)
    2021 (Total: 1)
  • doi ISSN A narração no documentário direto brasileiro: usos e diferenças entre o modelo sociológico de 1964 e Martírio (Vincent Carelli, 2016) (Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura)
    2019 (Total: 1)
  • doi ISSN A representação da Ceilândia no cinema de Adirley Queirós: ficcionalizaç-es a partir da segregação urbana e racial (Século XXI Revista de Ciências Sociais)
    2017 (Total: 1)
  • ISSN Trajetórias da crítica cinematográfica em Porto Alegre (Orson - Revista dos Cursos de Cinema do Cearte UFPEL)
    2016 (Total: 1)
  • ISSN Branco Sai, Preto Fica: perspectiva subalterna no cinema contemporâneo (Orson Revista dos Cursos de Cinema do Cearte/UFPEL)
    2015 (Total: 2)
  • ISSN Adirley Queirós: representação não-terceirizada da periferia (Orson Revista dos Cursos de Cinema do Cearte/UFPEL)
  • doi ISSN Introdução aos Estudos Culturais (NORUS - NOVOS RUMOS SOCIOLÓGICOS)
    2014 (Total: 2)
  • ISSN A representação das classes sociais em O Som ao Redor (Orson - Revista dos Cursos de Cinema do Cearte UFPEL)
  • ISSN As classes populares no cinema brasileiro: Caravana Farkas e Mazzaropi (Orson - Revista dos Cursos de Cinema do Cearte UFPEL)
    2024 (Total: 1)
  • O cinema de Adirley Queirós - entre a ficção científica e a realidade (O Brasil Phantasiko no Cinema)
    2021 (Total: 1)
  • Martírio e o conflito entre Guarani Kaiowá e ruralistas: o documentário no conflito e o conflito no documentário (Estudos de Cinema: retrospectiva e perspectivas)
    2018 (Total: 1)
  • Violência e masculinidades na periferia: uma análise interseccional do filme Branco Sai, Preto Fica (Una mirada desde el siglo XXI a la estética contemporánea de la violencia de género: (reflexiones desde el género))
    2014 (Total: 1)
  • A representação das classes sociais em O Som ao Redor (Cinema Plural: Imagens do Contemporâneo na Visão de Jovens Pesquisadores do Brasil)
    2023 (Total: 1)
  • Estudos de cinema: visualizando as diferenças
    2023 (Total: 1)
  • Potências e atualizações do documentário militante em Martírio (2016)
    2018 (Total: 2)
  • Gato não é burro
  • Memória, resistência e fabulação: uma análise da Ceilândia de Adirley Queirós
    2015 (Total: 1)
  • Nó de marinheiro
    2014 (Total: 1)
  • A representação das classes sociais em O Som ao Redor
    2024 (Total: 1)
  • É preciso ser radicalmente anticapitalista (Sul21)
    2022 (Total: 2)
  • Entrevista com a Praxi: edtech desenvolve plataforma que sistematiza oportunidades de capacitação e práticas extracurriculares (Parque Zenit)
  • Entrevista com a Tidesat: startup desenvolve sensor para medir o nível de corpos hídricos (Parque Zenit)
    2021 (Total: 4)
  • Agrega ganha prêmio Pesquisador Gaúcho 2021 da FAPERGS (Zenit Parque Científico e Tecnológico da UFRGS)
  • Entrevista com a Prosumir, Top 10 Energytechs no 100 Top Open Startups 2021 (Parque Zenit)
  • Entrevista com a Regenera: Top 1 em Biotecnologia no 100 Top Open Startups 2021 (Parque Zenit)
  • Entrevista com a Sentimonitor, Top 2 AI Techs no 100 Top Open Startups 2021 (Parque Zenit)
    2016 (Total: 3)
  • Morreu Umberto Eco (Obvious)
  • O mal estar na Casa Grande (Obvious)
  • Outono Celeste: Sci-fi no Sul do Brasil (Revista Obvious)
    2015 (Total: 6)
  • 50 anos de Caravana Farkas (Obvious)
  • A desigualdade brasileira e a nova classe média (Obvious)
  • Adirley Queirós: cinema brasileiro contemporâneo (Obvious)
  • Brasil, Sociedade Automobilística? (E-Cult)
  • É possível influenciar politicamente via web? (Obvious)
  • Resenha: Criação de curta-metragem em video digital (Obvious)
    2023 (Total: 1)
  • A cosmologia guarani-kaiowá e O coração da terra (Gomes e Gomes, 2020) (XXV SOCINE)
    2022 (Total: 1)
  • Martírio (Vincent Carelli, 2016) como ferramenta de comunicação entre mundos: acordos pragmáticos e diferenças ontológicas (XLV Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação)
    2021 (Total: 2)
  • (Des)identificação e diferença em Martírio (Vincent Carelli, 2016) (Socine XXIV)
  • A midiatização do conflito: uma análise de Martírio (2016, Vincent Carelli) (IV Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais)
    2020 (Total: 1)
  • O conflito entre Guarani Kaiowá e ruralistas em Martírio (2016, Vincent Carelli) (43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação)
    2017 (Total: 1)
  • Paradoxos entre o arcaico e o moderno no bairro Santa Marta em Camaquã/RS (V Jornada Brasileira de Sociologia)
    2014 (Total: 2)
  • A representação das classes populares no cinema brasileiro: o Cinema Novo e nos filmes de Mazzaropi (Intercom XXXVII)
  • A representação das classes sociais em O Som ao Redor (XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul)
    2024 (Total: 2)
  • Cinema militante: contornos conceituais (Socine)
  • Os usos da narração em Martírio (2016), de Vincent Carelli (o XXVII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE)
    2022 (Total: 2)
  • A cosmologia guarani-kaiowá e O coração da terra (Gomes e Gomes, 2020) (Socine)
  • Martírio (Vincent Carelli, 2014) como ferramenta de comunicação entre mundos: acordos pragmáticos e diferenças ontológicas (XLV Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação)
    2021 (Total: 2)
  • (Des)identificação e diferença em Martírio (Vincent Carelli, 2016) (XXIV Encontro Socine)
  • A midiatização do conflito: uma análise de Martírio (2016, Vincent Carelli) (IV Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais)
    2020 (Total: 2)
  • O conflito entre Guarani Kaiowá e ruralistas em Martírio (2016, Vincent Carelli) (43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação)
  • Teoria e prática de cinema para nativos digitais: experiências de ensino sobre Audiovisual na graduação (Salão UFRGS 2020: XVI Salão de Ensino da UFRGS)
    2017 (Total: 1)
  • Paradoxos entre o arcaico e o moderno no bairro Santa Marta em Camaquã/RS (V Jornada Brasileira de Sociologia)
    2014 (Total: 2)
  • A representação das classes populares no cinema brasileiro: o Cinema Novo e nos filmes de Mazzaropi (XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação)
  • A representação das classes sociais em O Som ao Redor (XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul)
    2024 (Total: 2)
  • Cinema militante: contornos conceituais (Socine)
  • Os usos da narração em Martírio (2016), de Vincent Carelli (XXVI Socine)
    2023 (Total: 1)
  • Tradução e comunicação entre mundos no documentário Martírio (2016) (Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS)
    2021 (Total: 2)
  • (Des)identificação e diferença em Martírio (Vincent Carelli, 2016) (Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual)
  • O campesino no cinema brasileiro da década de 1960 (Jornada de Estéticas e Linguagens Audiovisuais)
    2020 (Total: 1)
  • A midiatização do conflito: uma análise de Martírio (2016, Vincent Carelli) (IV Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais)
    2019 (Total: 1)
  • Brasília no longa-metragem Branco Sai, Preto Fica de Adirley Queirós (SOCINE)
    2017 (Total: 3)
  • Construção identitária no cinema brasileiro contemporâneo: o longa-metragem Branco Sai, Preto Fica (A sociologia e os desafios do presente)
  • Mesmidade e alteridade no filme 'Branco Sai, Preto Fica': rupturas nos processos de identificação (ALAS)
  • Tensōes entre periferia e centro no longa-metragem 'A cidade é uma só?' (XX Encontro de Pós-Graduação)
    2016 (Total: 1)
  • A emergência de discursos subalternos no cinema brasileiro contemporâneo: o filme Branco Sai, Preto Fica (ENPOS)

Produção Técnica

    2019 (Total: 1)
  • Comunicação Empresarial
    2018 (Total: 1)
  • Ética e Práticas da Comunicação
    2022 (Total: 1)
  • Intercom UFPB 2022 - 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
    2020 (Total: 1)
  • I Jornada de Estéticas e Linguagens Audiovisuais
    2017 (Total: 1)
  • V Jornada Brasileira de Sociologia
    2012 (Total: 1)
  • 3º Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação
    2010 (Total: 1)
  • 2º Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação
    2019 (Total: 4)
  • Ciclo de apresentações da Academia de Inovação - dezembro
  • Ciclo de apresentações da Academia de Inovação - novembro
  • Ciclo de apresentações da Academia de Inovação - outubro
  • CineF - I Mostra de Cinema de Baixo Orçamento no RS
    2023 (Total: 1)
  • Documentário militante no Brasil entre 1964 e o cenário recente (minicurso)
    2020 (Total: 1)
  • I Jornada de Estéticas e Linguagens Audiovisuais
    2017 (Total: 3)
  • Filme Branco Sai, Preto Fica
  • Kátia (Karla Holanda, 2012) e o cinema brasileiro conteporâneo
  • V Jornada Brasileira de Sociologia
    2023 (Total: 2)
  • Cinema militante no Brasil
  • Direção de arte
    2021 (Total: 3)
  • A perspectiva Pós-Colonial e o cinema de Adirley Queirós
  • Hackeando a filosofia - Interfaces entre Inovação, Cultura Hacker e Filosofia Contemporânea
  • Potência dos corpos desviantes - Filme Madame Satã (2002, Karim Aïnouz)
    2020 (Total: 3)
  • Diferença e conflito no cinema brasileiro - 1960 - 2020
  • Hackeando a filosofia - Interfaces entre Inovação, Cultura Hacker e Filosofia Contemporânea
  • Pós-Colonialidade e Decolonialidade
    2018 (Total: 2)
  • Entre a literatura e as mídias digitais: para onde rumam os jovens autores no Brasil?
  • Filme Branco Sai, Preto Fica
    2017 (Total: 2)
  • Cinema gaúcho e a semana da consciência negra
  • Kátia (Karla Holanda, 2012) e o cinema brasileiro contemporâneo
    2023 (Total: 3)
  • Cinema militante: contornos conceituais
  • Tradução e comunicação entre mundos no documentário Martírio (2016)
  • Tradução, comunicação e diferenças ontológicas em Martírio (2016)
    2022 (Total: 2)
  • A cosmologia guarani-kaiowá e O coração da terra (Gomes e Gomes, 2020)
  • Martírio (Vincent Carelli, 2016) como ferramenta de comunicação entre mundos: acordos pragmáticos e diferenças ontológicas
    2021 (Total: 4)
  • (Des)identificação e diferença em Martírio (Vincent Carelli, 2016)
  • A midiatização do conflito: uma análise de Martírio (2016, Vincent Carelli)
  • Documentário, militância e pedagogia em Martírio (2016, Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tatiana Almeida).
  • Existe um cinema militante no Brasil contemporâneo?
    2020 (Total: 3)
  • O campesino no cinema brasileiro da década de 1960
  • O conflito entre Guarani Kaiowá e ruralistas em Martírio (2016, Vincent Carelli)
  • Teoria e prática de cinema para nativos digitais: experiências de ensino sobre Audiovisual na graduação
    2019 (Total: 1)
  • Documentário e diferença social no Brasil: (como) podem as produções cinematográficas tomar parte nas disputas que representam?
    2017 (Total: 2)
  • Paradoxos entre o arcaico e o moderno no bairro Santa Marta em Camaquã/RS
  • Tensões entre periferia e centro no longa-metragem 'A cidade é uma só?'
    2016 (Total: 2)
  • A emergência de discursos subalternos no cinema brasileiro contemporâneo: o filme Branco Sai, Preto Fica
  • Branco Sai, Preto Fica: perspectiva subalterna no cinema brasileiro contemporâneo
    2014 (Total: 1)
  • A representação das classes populares no cinema brasileiro: o Cinema Novo e nos filmes de Mazzaropi
    2017 (Total: 1)
  • Construção identitária no cinema brasileiro contemporâneo: o longa-metragem Branco Sai, Preto Fica
    2014 (Total: 1)
  • A representação das classes sociais em O Som ao Redor
    2017 (Total: 2)
  • Entrevista na rádio Acústica FM: Festival de Gramado
  • Entrevista na Rádio Acústica FM: a música eletrônica de Kraftwerk ao Funk
    2016 (Total: 1)
  • Comentarista convidado na rádio Acústica FM: a mulher na história do Cinema
    2015 (Total: 3)
  • Entrevista na rádio Acústica FM: programação do projeto Cinema Comentado
  • Entrevista na rádio Meridional FM: atividades da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Camaquã/RS
  • Entrevista na rádio Meridonal FM: divulgação do projeto Cinema Comentado
    2024 (Total: 2)
  • Diálogos Phantastikos - Eduardo Ribeiro e Adirley Queirós
  • Pré-estreia do filme Ovo de dinossauro
    2014 (Total: 2)
  • Entrevista ao Programa Curta Universitário: o curta-metragem A Vida da Morte de Maciel Fischer
  • Entrevista Rádio Federal FM: Agenda de shows Convés Imaginário
    2013 (Total: 2)
  • Entrevista à Radiocom: Convés Imaginário toca Libertines no Bar Observatório
  • Programa Saber+ : entrevista com Convés Imaginário
    2012 (Total: 1)
  • Coletivo Munya entrevista Convés Imaginário
    2016 (Total: 1)
  • Entrevista na rádio Acústica FM: Cinema
    2015 (Total: 1)
  • Cineclube Cinema Comentado
    2024 (Total: 2)
  • Avaliador ad hoc do v. 13, n. 1, jan./jul. (2024) da Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (ISSN: 2316-9230), uma publicação da Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
  • Parecerista ad hoc para Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (ISSN: 2316-9230)
    2017 (Total: 1)
  • Parecerista Ad Hoc para a revista Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental (ISSN Online: 2258-5533)
    2024 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Rebeca'
    2018 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'AMBIENTE & EDUCAÇÃO: REVISTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL'
    2019 (Total: 1)
  • Balanço da produção da Academia de Inovação 2019

Produção Artística

Orientações Concluídas

    2021 (Total: 1)
  • Em busca do produtor de impacto: articulações entre design de audiência, distribuição de filmes e relações públicas