Maísa Helena Brum

Produção Bibliográfica

    2022 (Total: 1)
  • ISSN A argumentação como ferramenta dialógica no processo de formação continuada de professores de Língua Inglesa no contexto da EJA (Fórum Linguístico)
    2020 (Total: 1)
  • doi ISSN How do you say in english? Uma experiência educomunicacional em Língua Inglesa no IFRS -Campus Sertão (LÍNGUATEC)
    2019 (Total: 3)
  • doi ISSN A argumentação como ferramenta de reflexão e negociação para a construção de um projeto pedagógico interdisciplinar (DOMÍNIOS DE LINGU@GEM)
  • doi ISSN Representações de letramento na BNCC para o Ensino Fundamental nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Língua Inglesa (Revista Horizontes de Linguistica Aplicada)
  • ISSN Túnel Literário como atividade de intervenção literária na escola (REVISTA BEM LEGAL)
    2018 (Total: 1)
  • doi ISSN LIVRO DIDÁTICO NOVAS PALAVRAS: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM (CADERNO SEMINAL DIGITAL (RIO DE JANEIRO))
    2017 (Total: 1)
  • ISSN A collaborative approach for reading critically in English (REVISTA DE LETRAS NORTE@MENTOS)
    2015 (Total: 1)
  • doi ISSN The collaborative process developed among pre- and in-service teachers within a continuing teacher education program (ACTA SCIENTIARUM. LANGUAGE AND CULTURE (IMPRESSO))
    2014 (Total: 1)
  • ISSN A organização retórica do gênero sessão reflexiva em um programa de formação continuada (Revista Intercâmbio)
    2013 (Total: 2)
  • ISSN A pesquisa colaborativa socialmente situada no contexto escolar: processos dialógicos possíveis (LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (ONLINE))
  • ISSN Reflexões acerca das ideias de Ferdinand de Saussure: uma comparação (Temporis [ação])
    2020 (Total: 1)
  • Projeto Sertão Bilíngue: novas oportunidades para o ensino de língua inglesa no IFRS Campus Sertão (Praticando conceitos e conceituando práticas: um olhar sobre os processos educativos no IFRS ? Campus Sertão)
    2018 (Total: 1)
  • REPRESENTAÇÕES DE INTERDISCIPLINARIDADE CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES EM UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA (Estudos sistêmico-funcionais no âmbito do Projeto SAL)
    2016 (Total: 1)
  • Representações dos papéis de professor e aluno por alunos do ensino médio (Linguística sistêmico-funcional: interlocuções da formação docente e ensino)
    2020 (Total: 1)
  • Soluções para o ensino remoto valendo-se dos recursos disponíveis: FACEBOOK E WHATSAPP (CIET: EnPED Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância)
    2017 (Total: 1)
  • Representação visual de interdisciplinaridade em capas de livros (XV Seminário Internacional em Letras)
    2016 (Total: 1)
  • Pesquisa colaborativa, multiletramentos e educação linguística na escola pública: uma proposta de formação para professores de inglês (XIX Encontro Nacional de Educação - ENACED)
    2015 (Total: 1)
  • Discursos de estudos do ensino médio sobre os papéis de professor e aluno na escola pública (XV Seminário Internacional em Letras Tema:Múltiplas linguagens e letramentos/ multiletramentos e linguagens)
    2014 (Total: 1)
  • A prática colaborativa pedagógica interdisciplinar pela ótica de professoras do ensino público (XVII Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia)
    2013 (Total: 1)
  • Representações construídas por docentes de um contexto escolar público acerca dos processos de ensinar e aprender (VII SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino)
    2012 (Total: 1)
  • The pedagogic discourse in science popularization news texts of ABC Science according to Critical Discourse Analysis (XXII Seminário Internacional em Letras/InLetras)
    2023 (Total: 1)
  • Linguistics is also a science! The English phonetic system in a Brazilian School science fair (14th Annual Pronunciation in Second Language Learning and Teaching Conference)
    2021 (Total: 1)
  • A revista LínguaTec enquanto espaço de interlocução sobre o ensino e aprendizagens de línguas e literaturas no âmbito da EPT (III Encontro de Professores de Linguagens da Educação Profissional e Tecnológica)
    2020 (Total: 3)
  • DESCOMPLICANDO A FONÉTICA DA LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO IFRS, CAMPUS SERTÃO (III Seminário Internacional da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - SIABRALITEC)
  • EFL: A multiliteracy pedagogical practice for youth and adult education (10th International and Interdisciplinary Conference on Applied Linguistics and Professional Practice (ALAPP))
  • SERTÃO BILÍNGUE PROJECT: LEARNING ENGLISH IN PANDEMIC TIMES (III Seminário Internacional da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - SIABRALITEC)
    2019 (Total: 2)
  • Atividade educomunicacional interdisciplinar em língua inglesa (I Ciclo de Estudos em Educação: Seminário da inter-relação teoria e prática em metodologias ativas)
  • LAC - LABORATORIO DE APRENDIZAGEM CRIATIVA DO IFRS - CAMPUS SERTAO: ACÕES E RESULTADOS (I Ciclo de Estudos em Educação: Seminário da inter-relação teoria e prática em metodologias ativas)
    2018 (Total: 3)
  • Multiletramentos e EJA: Relato de uma formação continuada de professores de inglês (IV SEFELI - Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa)
  • Sertão Bilíngue (I Seminário Internacional da ABRALITEC)
  • Uso de dispositivos móveis nas aulas de língua inglesa (I Seminário Internacional da ABRALITEC)
    2017 (Total: 1)
  • Ensinar e aprender (linguagem) na perspectiva de alunos do ensino médio (IX Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES), V Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM), I Seminário Nacional Integrado da Área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna, Educação)
    2016 (Total: 3)
  • A Prática Colaborativa Interdisciplinar em um Programa de Formação Continuada de Professores (Novos Olhares Letramentos, Linguagens e Formação do Leitor)
  • REPRESENTAÇÕES DOS PAPÉIS DE PROFESSOR E ALUNO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO (VI Encontro Systemics Across Languages e V Seminário de Formação Docente PIBID-Português)
  • The construction of an interdisciplinary project within a continuing teacher education program in Brazil (6th International Applied Linguistics and Professional Practice)
    2015 (Total: 1)
  • Representações de interdisciplinaridade por professoras em formação continuada (XI CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DE LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL DA AMÉRICA LATINA)
    2013 (Total: 2)
  • A organização retórica do gênero sessão reflexiva em um programa de formação continuada: uma análise comparativa (19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (InPLA) e do 5º Seminário Internacional de Linguística (SIL))
  • O processo colaborativo construído entre professoras de inglês em pré e em serviço (XIII Seminário Internacional em Letras)
    2012 (Total: 4)
  • A história em quadrinho: uma proposta didática para o ensino de língua inglesa (Semana Acadêmica de Letras da UFSM)
  • Experiências de intervenção colaborativa em contextos escolares (XVI Jornada Nacional de Educação)
  • Reflexões sobre o processo colaborativo construído entre professores pré e em serviço (6ª Mostra de Trabalhos em Andamento)
  • Representações construídas por docentes de um contexto escolar público acerca dos processos de ensinar e aprender (VII SENALE Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino)
    2011 (Total: 2)
  • Representações iniciais de ensino e aprendizagem, erro e avaliação de docentes da escola pública produzidas em programa de formação continuada com a UFSM (2º Seminário sobre Interação Universidade/Escola e 2º Seminário sobre Impacto de Polítcas Educacionais nas Redes Escolares)
  • Uma análise comparativa de anúncios a partir da Gramática Funcional (Semana Acadêmica de Letras 'Meios, modos e objetos')
    2010 (Total: 1)
  • PRÁXIS: A educação vinculada à sociedade (25ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2013 (Total: 1)
  • Pesquisa colaborativa: teoria e prática no contexto escolar (28ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2012 (Total: 2)
  • English in yours hands: uma proposta de unidade didática para aulas de língua inglesa baseada em gêneros discursivos (XII Congresso Internacional de Educação Popular e XXI Seminário Internacional de Educação Popular)
  • Processos de ensinar e aprender: representações construídas por docentes de um contexto escolar público de Santa Maria (27ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2011 (Total: 1)
  • Representações iniciais de ensino e aprendizagem, erro e avaliação de docentes da escola pública produzidas em programa de formação continuada com a UFSM (26ª Jornada Acadêmica Integrada/JAI)

Produção Técnica

    2014 (Total: 2)
  • Caderno Didático do Programa de Formação Continuada da Escola Celina de Moraes
  • Oficina de Língua Inglesa: Projeto Portal WebEnglish
    2012 (Total: 1)
  • Caderno Didático: Programa de formação continuada da Escola Paulo Lauda
    2011 (Total: 1)
  • Leitura em Inglês - Gêneros Midiáticos
    2010 (Total: 1)
  • Material Didático/Inglês Práxis Pré-Vestibular Popular
    2009 (Total: 1)
  • Material Didático/Inglês Práxis Pré-vestibular Popular
    2015 (Total: 1)
  • XI Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-funcional da América Latina, V Encontro Systemics Across Languages e III Encontro de Produção Textual
    2014 (Total: 1)
  • III Jornada de Multiletramentos, V Jornada de Popularização da Ciência e II Encontro de Produção Textual
    2012 (Total: 1)
  • 2ª Jornada de (Multi)letramento(s) e II Workshop SAL-Brasil
    2020 (Total: 1)
  • 1ª Webinar Pesquisa e Pós-graduação do IFRS Campus Sertão: Pesquisa e Pós-Graduação em Instituições Públicas de Educação Profissional e Tecnológica
    2018 (Total: 1)
  • Soletrando: português, inglês e espanhol
    2016 (Total: 1)
  • 8ª Mostra de Trabalhos em Andamento e no 4º Encontro de Produção Textual
    2014 (Total: 1)
  • II Encontro de Professores de Língua Inglesa e I Mostra de Práticas Colaborativas de Produção de Material Didático para a Escola
    2013 (Total: 1)
  • 7ª Mostra de Trabalhos em Andamento
    2012 (Total: 2)
  • Seminário Diálogos Teóricos INdisciplinares (módulos I, II, III e IV)
  • Seminário Diálogos Teóricos INdisciplinares (módulos V, VI e VII)
    2022 (Total: 3)
  • Labler (in)forma: Gamificação da aprendizagem com Quizizz
  • Oficina de Metodologia Qualitativa de Pesquisa
  • Reading Skills for Academic Purposes
    2021 (Total: 1)
  • Collaborative and multiliterated English teacher education: dialogical possibilities
    2020 (Total: 2)
  • Experiências de criação, edição e publicação de videoaulas, para os docentes do IFRS/Campus Erechim
  • Experiências de criação, edição e publicação de videoaulas, para os docentes do IFRS/Campus Sertão
    2019 (Total: 2)
  • Ensino híbrido: Rotação por estações
  • Redação de Artigos em Inglês
    2018 (Total: 1)
  • Soletrando: português, inglês e espanhol
    2016 (Total: 1)
  • Teste de Suficiência em Língua Estrangeira/UFSM
    2014 (Total: 3)
  • Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Proposta para o Ensino de Língua Inglesa numa perspectiva de interação curricular
  • Sessão de pôsteres do III Encontro de Professores de Língua Inglesa e da I Mostra de Práticas Colaborativas de Produção de Material Didático para a Escola
    2013 (Total: 1)
  • Curso de Inglês - Four Skills 3
    2012 (Total: 3)
  • Tutora - Four Skills 3 - 2012/1
  • Tutora - Four Skills 3 - 2012/2
  • Tutora Leitura em Inglês - Intensivo 2012/2
    2011 (Total: 2)
  • Teste de Suficiência em Língua Estrangeira
  • Tutora Leitura em Inglês-Gêneros Midiáticos - 2011/1
    2010 (Total: 4)
  • Curso de Extensão em Línguas Estrangeiras - Basic English II - CELS
  • Educadora de Língua Estrangeira/Inglês Práxis Pré-Vestibular Popular
  • Leitura em Inglês - Gêneros Midiáticos - 2010/2
  • Práxis Pré-Vestibular Popular
    2009 (Total: 2)
  • Educadora de Língua Estrangeira/Inglês Práxis Pré-Vestibular Popular
  • Leitura em Língua Inglesa I - 2009/1
    2023 (Total: 1)
  • Linguistics is also a science! The English phonetic system in a Brazilian School science fair
    2022 (Total: 1)
  • A professional development program for English teachers in Brazil
    2021 (Total: 1)
  • A revista LínguaTec enquanto espaço de interlocução sobre o ensino e aprendizagens de línguas e literaturas no âmbito da EPT
    2020 (Total: 3)
  • DESCOMPLICANDO A FONÉTICA DA LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO IFRS, CÂMPUS SERTÃO
  • EFL: A multiliteracy pedagogical practice for youth and adult education
  • SERTÃO BILÍNGUE PROJECT: LEARNING ENGLISH IN PANDEMIC TIMES
    2019 (Total: 2)
  • Atividade educomunicacional interdisciplinar em língua inglesa
  • How do you say in English: uma experiência educomunicacional na aula de inglês
    2018 (Total: 4)
  • Multiletramentos e EJA: Relato de uma formação continuada de professores de inglês
  • Representações de Letramento na BNCC para o Ensino Fundamental nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Língua Inglesa
  • Sertão Bilíngue
  • Uso de dispositivos móveis nas aulas de língua inglesa
    2016 (Total: 8)
  • A argumentação como ferramenta de transformação em um programa de formação de professores
  • A prática colaborativa interdisciplinar em um programa de formação continuada de professores
  • Ensinar e aprender (linguagem) na perspectiva de alunos do ensino médio
  • Formação multiletrada de professores de inglês
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA COM FOCO NOS MULTILETRAMENTOS ESCOLARES
  • Pesquisa colaborativa, multiletramentos e educação linguística na escola pública: uma proposta de formação para professores de inglês
  • Representações dos papéis de professor e aluno por estudantes do ensino médio
  • The construction of an interdisciplinary project within a continuing teacher education program in Brazil
    2015 (Total: 1)
  • Representações de interdisciplinaridade por professoras em formação continuada
    2014 (Total: 1)
  • A prática colaborativa pedagógica interdisciplinar pela ótica de professoras do ensino público
    2013 (Total: 5)
  • A organização retórica do gênero sessão reflexiva em um programa de formação continuada: uma análise comparativa
  • O processo colaborativo construído entre professoras de inglês em pré e em serviço
  • Pesquisa colaborativa: teoria e prática no contexto escolar
  • Práticas colaborativas interdisciplinares na escola pública
  • The collaborative process between a pre and an in-service teacher
    2012 (Total: 7)
  • A história em quadrinho: uma proposta didática para o ensino de língua inglesa
  • A leitura crítica em língua estrangeira em sala de aula: uma abordagem por meio da história em quadrinho
  • Experiências de intervenção colaborativa em contextos escolares
  • Processos de ensinar e aprender: representações construídas por docentes de um contexto escolar público de Santa Maria
  • Reflexões sobre o processo colaborativo construído entre professores pré e em serviço
  • Representações construídas por docentes de um contexto escolar público acerca dos processos de ensinar e aprender
  • The pedagogic discourse in science popularization news of ABC Science according to Critical Discourse Analysis
    2011 (Total: 1)
  • Representações iniciais de ensino e aprendizagem, erro e avaliação de docentes da escola pública produzidas em programa de formação continuada com a UFSM
    2020 (Total: 3)
  • E depois do Doutorado: mesa de egressos do PPGL/UFSM
  • Monografia, Artigo científico e Produto: diferentes possibilidades para o TCC
  • Práticas interdisciplinares no contexto da escola pública
    2021 (Total: 1)
  • Desenhando atividades didáticas com foco em competências letradas
    2023 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Científica
    2023 (Total: 4)
  • Avaliação de artigos
  • Avaliadora
  • Avaliadora ad hoc
  • Resumos do 10º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)
    2024 (Total: 6)
  • Revisor de periódico 'LÍNGUATEC'
  • Revisor de periódico 'ReTER - Revista Tecnologias Educacionais em Rede'
  • Revisor de periódico 'The International Journal of Technology, Knowledge, and Society'
  • Revisor de periódico 'The Learner Journal Collection'
  • Revisor de periódico 'The New Directions in the Humanities Journal Collection'
  • Revisor de periódico 'Ubiquitous Learning: An International Journal​'
    2023 (Total: 6)
  • Revisor de periódico 'LÍNGUATEC'
  • Revisor de periódico 'ReTER - Revista Tecnologias Educacionais em Rede'
  • Revisor de periódico 'The International Journal of Technology, Knowledge, and Society'
  • Revisor de periódico 'The Learner Journal Collection'
  • Revisor de periódico 'The New Directions in the Humanities Journal Collection'
  • Revisor de periódico 'Ubiquitous Learning: An International Journal​'
    2022 (Total: 6)
  • Revisor de periódico 'LÍNGUATEC'
  • Revisor de periódico 'ReTER - Revista Tecnologias Educacionais em Rede'
  • Revisor de periódico 'The International Journal of Technology, Knowledge, and Society'
  • Revisor de periódico 'The Learner Journal Collection'
  • Revisor de periódico 'The New Directions in the Humanities Journal Collection'
  • Revisor de periódico 'Ubiquitous Learning: An International Journal​'
    2021 (Total: 6)
  • Revisor de periódico 'LÍNGUATEC'
  • Revisor de periódico 'ReTER - Revista Tecnologias Educacionais em Rede'
  • Revisor de periódico 'The International Journal of Technology, Knowledge, and Society'
  • Revisor de periódico 'The Learner Journal Collection'
  • Revisor de periódico 'The New Directions in the Humanities Journal Collection'
  • Revisor de periódico 'Ubiquitous Learning: An International Journal​'
    2020 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'LÍNGUATEC'
  • Revisor de periódico 'The International Journal of Technology, Knowledge, and Society'
  • Revisor de periódico 'The Learner Journal Collection'
    2019 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'LÍNGUATEC'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2021 (Total: 2)
  • Estágio Curricular Obrigatório do curso de Formação Pedagógica de Docentes para Graduados não Licenciados
  • Estágio Curricular Obrigatório III do curso de Formação Pedagógica de Docentes para Graduados não Licenciados