Maísa Helena Brum
Produção Bibliográfica
- 2022 (Total: 1)
- ISSN A argumentação como ferramenta dialógica no processo de formação continuada de professores de Língua Inglesa no contexto da EJA (Fórum Linguístico)
- 2020 (Total: 1)
- 2019 (Total: 3)
- ISSN Túnel Literário como atividade de intervenção literária na escola (REVISTA BEM LEGAL)
- 2018 (Total: 1)
- 2017 (Total: 1)
- ISSN A collaborative approach for reading critically in English (REVISTA DE LETRAS NORTE@MENTOS)
- 2015 (Total: 1)
- 2014 (Total: 1)
- ISSN A organização retórica do gênero sessão reflexiva em um programa de formação continuada (Revista Intercâmbio)
- 2020 (Total: 1)
- Projeto Sertão Bilíngue: novas oportunidades para o ensino de língua inglesa no IFRS Campus Sertão (Praticando conceitos e conceituando práticas: um olhar sobre os processos educativos no IFRS ? Campus Sertão)
- 2018 (Total: 1)
- REPRESENTAÇÕES DE INTERDISCIPLINARIDADE CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES EM UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA (Estudos sistêmico-funcionais no âmbito do Projeto SAL)
- 2016 (Total: 1)
- Representações dos papéis de professor e aluno por alunos do ensino médio (Linguística sistêmico-funcional: interlocuções da formação docente e ensino)
- 2020 (Total: 1)
- Soluções para o ensino remoto valendo-se dos recursos disponíveis: FACEBOOK E WHATSAPP (CIET: EnPED Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância)
- 2017 (Total: 1)
- Representação visual de interdisciplinaridade em capas de livros (XV Seminário Internacional em Letras)
- 2016 (Total: 1)
- Pesquisa colaborativa, multiletramentos e educação linguística na escola pública: uma proposta de formação para professores de inglês (XIX Encontro Nacional de Educação - ENACED)
- 2015 (Total: 1)
- Discursos de estudos do ensino médio sobre os papéis de professor e aluno na escola pública (XV Seminário Internacional em Letras Tema:Múltiplas linguagens e letramentos/ multiletramentos e linguagens)
- 2014 (Total: 1)
- A prática colaborativa pedagógica interdisciplinar pela ótica de professoras do ensino público (XVII Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia)
- 2013 (Total: 1)
- Representações construídas por docentes de um contexto escolar público acerca dos processos de ensinar e aprender (VII SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino)
- 2012 (Total: 1)
- The pedagogic discourse in science popularization news texts of ABC Science according to Critical Discourse Analysis (XXII Seminário Internacional em Letras/InLetras)
- 2023 (Total: 1)
- Linguistics is also a science! The English phonetic system in a Brazilian School science fair (14th Annual Pronunciation in Second Language Learning and Teaching Conference)
- 2021 (Total: 1)
- A revista LínguaTec enquanto espaço de interlocução sobre o ensino e aprendizagens de línguas e literaturas no âmbito da EPT (III Encontro de Professores de Linguagens da Educação Profissional e Tecnológica)
- 2020 (Total: 3)
- DESCOMPLICANDO A FONÉTICA DA LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO IFRS, CAMPUS SERTÃO (III Seminário Internacional da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - SIABRALITEC)
- EFL: A multiliteracy pedagogical practice for youth and adult education (10th International and Interdisciplinary Conference on Applied Linguistics and Professional Practice (ALAPP))
- SERTÃO BILÍNGUE PROJECT: LEARNING ENGLISH IN PANDEMIC TIMES (III Seminário Internacional da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - SIABRALITEC)
- 2019 (Total: 2)
- Atividade educomunicacional interdisciplinar em língua inglesa (I Ciclo de Estudos em Educação: Seminário da inter-relação teoria e prática em metodologias ativas)
- LAC - LABORATORIO DE APRENDIZAGEM CRIATIVA DO IFRS - CAMPUS SERTAO: ACÕES E RESULTADOS (I Ciclo de Estudos em Educação: Seminário da inter-relação teoria e prática em metodologias ativas)
- 2018 (Total: 3)
- Multiletramentos e EJA: Relato de uma formação continuada de professores de inglês (IV SEFELI - Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa)
- Sertão Bilíngue (I Seminário Internacional da ABRALITEC)
- Uso de dispositivos móveis nas aulas de língua inglesa (I Seminário Internacional da ABRALITEC)
- 2017 (Total: 1)
- Ensinar e aprender (linguagem) na perspectiva de alunos do ensino médio (IX Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES), V Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM), I Seminário Nacional Integrado da Área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna, Educação)
- 2016 (Total: 3)
- A Prática Colaborativa Interdisciplinar em um Programa de Formação Continuada de Professores (Novos Olhares Letramentos, Linguagens e Formação do Leitor)
- REPRESENTAÇÕES DOS PAPÉIS DE PROFESSOR E ALUNO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO (VI Encontro Systemics Across Languages e V Seminário de Formação Docente PIBID-Português)
- The construction of an interdisciplinary project within a continuing teacher education program in Brazil (6th International Applied Linguistics and Professional Practice)
- 2015 (Total: 1)
- Representações de interdisciplinaridade por professoras em formação continuada (XI CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DE LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL DA AMÉRICA LATINA)
- 2013 (Total: 2)
- A organização retórica do gênero sessão reflexiva em um programa de formação continuada: uma análise comparativa (19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (InPLA) e do 5º Seminário Internacional de Linguística (SIL))
- O processo colaborativo construído entre professoras de inglês em pré e em serviço (XIII Seminário Internacional em Letras)
- 2012 (Total: 4)
- A história em quadrinho: uma proposta didática para o ensino de língua inglesa (Semana Acadêmica de Letras da UFSM)
- Experiências de intervenção colaborativa em contextos escolares (XVI Jornada Nacional de Educação)
- Reflexões sobre o processo colaborativo construído entre professores pré e em serviço (6ª Mostra de Trabalhos em Andamento)
- Representações construídas por docentes de um contexto escolar público acerca dos processos de ensinar e aprender (VII SENALE Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino)
- 2011 (Total: 2)
- Representações iniciais de ensino e aprendizagem, erro e avaliação de docentes da escola pública produzidas em programa de formação continuada com a UFSM (2º Seminário sobre Interação Universidade/Escola e 2º Seminário sobre Impacto de Polítcas Educacionais nas Redes Escolares)
- Uma análise comparativa de anúncios a partir da Gramática Funcional (Semana Acadêmica de Letras 'Meios, modos e objetos')
- 2010 (Total: 1)
- PRÁXIS: A educação vinculada à sociedade (25ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2013 (Total: 1)
- Pesquisa colaborativa: teoria e prática no contexto escolar (28ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2012 (Total: 2)
- English in yours hands: uma proposta de unidade didática para aulas de língua inglesa baseada em gêneros discursivos (XII Congresso Internacional de Educação Popular e XXI Seminário Internacional de Educação Popular)
- Processos de ensinar e aprender: representações construídas por docentes de um contexto escolar público de Santa Maria (27ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2011 (Total: 1)
- Representações iniciais de ensino e aprendizagem, erro e avaliação de docentes da escola pública produzidas em programa de formação continuada com a UFSM (26ª Jornada Acadêmica Integrada/JAI)
Produção Técnica
- 2014 (Total: 2)
- Caderno Didático do Programa de Formação Continuada da Escola Celina de Moraes
- Oficina de Língua Inglesa: Projeto Portal WebEnglish
- 2012 (Total: 1)
- Caderno Didático: Programa de formação continuada da Escola Paulo Lauda
- 2011 (Total: 1)
- Leitura em Inglês - Gêneros Midiáticos
- 2010 (Total: 1)
- Material Didático/Inglês Práxis Pré-Vestibular Popular
- 2009 (Total: 1)
- Material Didático/Inglês Práxis Pré-vestibular Popular
- 2015 (Total: 1)
- XI Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-funcional da América Latina, V Encontro Systemics Across Languages e III Encontro de Produção Textual
- 2014 (Total: 1)
- III Jornada de Multiletramentos, V Jornada de Popularização da Ciência e II Encontro de Produção Textual
- 2012 (Total: 1)
- 2ª Jornada de (Multi)letramento(s) e II Workshop SAL-Brasil
- 2020 (Total: 1)
- 1ª Webinar Pesquisa e Pós-graduação do IFRS Campus Sertão: Pesquisa e Pós-Graduação em Instituições Públicas de Educação Profissional e Tecnológica
- 2018 (Total: 1)
- Soletrando: português, inglês e espanhol
- 2016 (Total: 1)
- 8ª Mostra de Trabalhos em Andamento e no 4º Encontro de Produção Textual
- 2014 (Total: 1)
- II Encontro de Professores de Língua Inglesa e I Mostra de Práticas Colaborativas de Produção de Material Didático para a Escola
- 2013 (Total: 1)
- 7ª Mostra de Trabalhos em Andamento
- 2012 (Total: 2)
- Seminário Diálogos Teóricos INdisciplinares (módulos I, II, III e IV)
- Seminário Diálogos Teóricos INdisciplinares (módulos V, VI e VII)
- 2022 (Total: 3)
- Labler (in)forma: Gamificação da aprendizagem com Quizizz
- Oficina de Metodologia Qualitativa de Pesquisa
- Reading Skills for Academic Purposes
- 2021 (Total: 1)
- Collaborative and multiliterated English teacher education: dialogical possibilities
- 2020 (Total: 2)
- Experiências de criação, edição e publicação de videoaulas, para os docentes do IFRS/Campus Erechim
- Experiências de criação, edição e publicação de videoaulas, para os docentes do IFRS/Campus Sertão
- 2019 (Total: 2)
- Ensino híbrido: Rotação por estações
- Redação de Artigos em Inglês
- 2018 (Total: 1)
- Soletrando: português, inglês e espanhol
- 2016 (Total: 1)
- Teste de Suficiência em Língua Estrangeira/UFSM
- 2014 (Total: 3)
- Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Letras
- Proposta para o Ensino de Língua Inglesa numa perspectiva de interação curricular
- Sessão de pôsteres do III Encontro de Professores de Língua Inglesa e da I Mostra de Práticas Colaborativas de Produção de Material Didático para a Escola
- 2013 (Total: 1)
- Curso de Inglês - Four Skills 3
- 2012 (Total: 3)
- Tutora - Four Skills 3 - 2012/1
- Tutora - Four Skills 3 - 2012/2
- Tutora Leitura em Inglês - Intensivo 2012/2
- 2011 (Total: 2)
- Teste de Suficiência em Língua Estrangeira
- Tutora Leitura em Inglês-Gêneros Midiáticos - 2011/1
- 2010 (Total: 4)
- Curso de Extensão em Línguas Estrangeiras - Basic English II - CELS
- Educadora de Língua Estrangeira/Inglês Práxis Pré-Vestibular Popular
- Leitura em Inglês - Gêneros Midiáticos - 2010/2
- Práxis Pré-Vestibular Popular
- 2009 (Total: 2)
- Educadora de Língua Estrangeira/Inglês Práxis Pré-Vestibular Popular
- Leitura em Língua Inglesa I - 2009/1
- 2023 (Total: 1)
- Linguistics is also a science! The English phonetic system in a Brazilian School science fair
- 2022 (Total: 1)
- A professional development program for English teachers in Brazil
- 2021 (Total: 1)
- A revista LínguaTec enquanto espaço de interlocução sobre o ensino e aprendizagens de línguas e literaturas no âmbito da EPT
- 2020 (Total: 3)
- DESCOMPLICANDO A FONÉTICA DA LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO IFRS, CÂMPUS SERTÃO
- EFL: A multiliteracy pedagogical practice for youth and adult education
- SERTÃO BILÍNGUE PROJECT: LEARNING ENGLISH IN PANDEMIC TIMES
- 2019 (Total: 2)
- Atividade educomunicacional interdisciplinar em língua inglesa
- How do you say in English: uma experiência educomunicacional na aula de inglês
- 2018 (Total: 4)
- Multiletramentos e EJA: Relato de uma formação continuada de professores de inglês
- Representações de Letramento na BNCC para o Ensino Fundamental nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Língua Inglesa
- Sertão Bilíngue
- Uso de dispositivos móveis nas aulas de língua inglesa
- 2016 (Total: 8)
- A argumentação como ferramenta de transformação em um programa de formação de professores
- A prática colaborativa interdisciplinar em um programa de formação continuada de professores
- Ensinar e aprender (linguagem) na perspectiva de alunos do ensino médio
- Formação multiletrada de professores de inglês
- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA COM FOCO NOS MULTILETRAMENTOS ESCOLARES
- Pesquisa colaborativa, multiletramentos e educação linguística na escola pública: uma proposta de formação para professores de inglês
- Representações dos papéis de professor e aluno por estudantes do ensino médio
- The construction of an interdisciplinary project within a continuing teacher education program in Brazil
- 2015 (Total: 1)
- Representações de interdisciplinaridade por professoras em formação continuada
- 2014 (Total: 1)
- A prática colaborativa pedagógica interdisciplinar pela ótica de professoras do ensino público
- 2013 (Total: 5)
- A organização retórica do gênero sessão reflexiva em um programa de formação continuada: uma análise comparativa
- O processo colaborativo construído entre professoras de inglês em pré e em serviço
- Pesquisa colaborativa: teoria e prática no contexto escolar
- Práticas colaborativas interdisciplinares na escola pública
- The collaborative process between a pre and an in-service teacher
- 2012 (Total: 7)
- A história em quadrinho: uma proposta didática para o ensino de língua inglesa
- A leitura crítica em língua estrangeira em sala de aula: uma abordagem por meio da história em quadrinho
- Experiências de intervenção colaborativa em contextos escolares
- Processos de ensinar e aprender: representações construídas por docentes de um contexto escolar público de Santa Maria
- Reflexões sobre o processo colaborativo construído entre professores pré e em serviço
- Representações construídas por docentes de um contexto escolar público acerca dos processos de ensinar e aprender
- The pedagogic discourse in science popularization news of ABC Science according to Critical Discourse Analysis
- 2011 (Total: 1)
- Representações iniciais de ensino e aprendizagem, erro e avaliação de docentes da escola pública produzidas em programa de formação continuada com a UFSM
- 2020 (Total: 3)
- E depois do Doutorado: mesa de egressos do PPGL/UFSM
- Monografia, Artigo científico e Produto: diferentes possibilidades para o TCC
- Práticas interdisciplinares no contexto da escola pública
- 2021 (Total: 1)
- Desenhando atividades didáticas com foco em competências letradas
- 2023 (Total: 1)
- Membro da Comissão Científica
- 2023 (Total: 4)
- Avaliação de artigos
- Avaliadora
- Avaliadora ad hoc
- Resumos do 10º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)
- 2024 (Total: 6)
- Revisor de periódico 'LÍNGUATEC'
- Revisor de periódico 'ReTER - Revista Tecnologias Educacionais em Rede'
- Revisor de periódico 'The International Journal of Technology, Knowledge, and Society'
- Revisor de periódico 'The Learner Journal Collection'
- Revisor de periódico 'The New Directions in the Humanities Journal Collection'
- Revisor de periódico 'Ubiquitous Learning: An International Journal'
- 2023 (Total: 6)
- Revisor de periódico 'LÍNGUATEC'
- Revisor de periódico 'ReTER - Revista Tecnologias Educacionais em Rede'
- Revisor de periódico 'The International Journal of Technology, Knowledge, and Society'
- Revisor de periódico 'The Learner Journal Collection'
- Revisor de periódico 'The New Directions in the Humanities Journal Collection'
- Revisor de periódico 'Ubiquitous Learning: An International Journal'
- 2022 (Total: 6)
- Revisor de periódico 'LÍNGUATEC'
- Revisor de periódico 'ReTER - Revista Tecnologias Educacionais em Rede'
- Revisor de periódico 'The International Journal of Technology, Knowledge, and Society'
- Revisor de periódico 'The Learner Journal Collection'
- Revisor de periódico 'The New Directions in the Humanities Journal Collection'
- Revisor de periódico 'Ubiquitous Learning: An International Journal'
- 2021 (Total: 6)
- Revisor de periódico 'LÍNGUATEC'
- Revisor de periódico 'ReTER - Revista Tecnologias Educacionais em Rede'
- Revisor de periódico 'The International Journal of Technology, Knowledge, and Society'
- Revisor de periódico 'The Learner Journal Collection'
- Revisor de periódico 'The New Directions in the Humanities Journal Collection'
- Revisor de periódico 'Ubiquitous Learning: An International Journal'
- 2020 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'LÍNGUATEC'
- Revisor de periódico 'The International Journal of Technology, Knowledge, and Society'
- Revisor de periódico 'The Learner Journal Collection'
- 2019 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'LÍNGUATEC'
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2021 (Total: 2)
- Estágio Curricular Obrigatório do curso de Formação Pedagógica de Docentes para Graduados não Licenciados
- Estágio Curricular Obrigatório III do curso de Formação Pedagógica de Docentes para Graduados não Licenciados