Paula Trindade Da Silva Selbach

Produção Bibliográfica

    2022 (Total: 2)
  • doi ISSN As políticas de desenvolvimento profissional do docente universitário em cinco universidades federais do Sul do Brasil: concepções e desafios (REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP)
  • doi ISSN As políticas de desenvolvimento profissional para o docente universitário: o espaço e o lugar que ocupam nas universidades federais do sul do Brasil (REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE))
    2019 (Total: 2)
  • doi ISSN Política Pública em Educação: trilhando os caminhos da contemporaneidade até a implantaçãoda Base Nacional Comum Curricular (RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade)
  • doi ISSN Professores do ensino superior ante o -novo- perfil de estudantes oriundos do Sistema de Seleção Unificada: inovações ou rearranjos? (REVISTA EM ABERTO - INEP)
    2018 (Total: 1)
  • doi ISSN Estratégias de desenvolvimento profissional docente em universidades públicas: similaridades e diferenças (ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE))
    2017 (Total: 1)
  • doi ISSN A internacionalização do ensino superior: um desafio para as universidades (ROTEIRO (UNOESC))
    2015 (Total: 1)
  • doi ISSN Acolhimento e Apoio Pedagógico aos Professores Universitários Iniciantes no Espaço Micro (Revista Brasileira de Ensino Superior)
    2023 (Total: 2)
  • ACOLHIMENTO AOS ESTUDANTES EM TEMPOS DE SISU: PROVOCAÇÕES PARA REPENSAR A AULA UNIVERSITÁRIA (A METAMORFOSE NECESSÁRIA: A PRÁTICA PEDAGÓGICA UNIVERSITÁRIA EM CONTEXTOS EMERGENTES)
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UNIVERSITÁRIAS: O QUE PONTUAM OS DOCENTES A PARTIR DA PRESENÇA DO ?NOVO? PERFIL DE ESTUDANTES ORIUNDOS DO SISU? (A METAMORFOSE NECESSÁRIA: A PRÁTICA PEDAGÓGICA UNIVERSITÁRIA EM CONTEXTOS EMERGENTES)
    2022 (Total: 5)
  • doi A PERCEPÇAO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (E-book VII CONEDU 2021 - Escola em tempos de conexões)
  • A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 33 E A APROXIMAÇÃO COM AS ESCOLAS (Emergências para democracia e diversidade na formação de professores na América Latina: experiencia-ção, cursos e projetos)
  • doi Internacionalização institucional da Unipampa: avanços e possibilidades através de normativas internas (A construção da dimensão internacional da UNIPAMPA: estudos e casos de internacionalização)
  • O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE ARROIO GRANDE (RS): UM OLHAR PARA A PARTICIPAÇÃO DOCENTE (Emergências para democracia e diversidade na formação de professores na América Latina)
  • PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIAAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES (Emergências para democracia e diversidade na formação de professores na América Latina: experienciação, cursos e projetos)
    2016 (Total: 2)
  • As Estratégias de Formação Pedagógica em Tempos de Expansão das Universidades Federais do Sul do Brasil (Inovação Pedagógica no Ensino Superior)
  • Internacionalização do ensino superior: um desafio para as universidades (Internacionalização do ensino superior: um desafio para as universidades)
    2014 (Total: 2)
  • Estratégias institucionais de apoio pedagógico para formação do docente universitário: a experiência de duas universidades do Rio Grande do Sul (Estratégias institucionais para o desenvolvimento profissional docente e as assessorias pedagógicas universitárias: memórias, experiências, desafios e possibilidades)
  • Tempos e espaços de inserção e desenvolvimento profissional de docentes universitários iniciantes (Estratégias institucionais para o desenvolvimento profissional docente e as assessorias pedagógicas universitárias: memórias, experiências, desafios e possibilidades)
    2012 (Total: 1)
  • As propostas de formação continuada do docente universitário: uma possibilidade de repensar a prática pedagógica (La formación y las nuevas tecnologías en la docencia universitaria)
    2010 (Total: 1)
  • Cursos e disciplinas de formação pedagógica do professor universitário: movimentos em aberto (Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional)
    2008 (Total: 1)
  • O ensino de biologia celular no Ensino Médio através do que expõem os docentes: um estudo com escolas da rede pública e privada do município de Chapadinha - MA (Meio ambiente no Baixo Parnaíba: olhos no mundo, pés na região)
    2009 (Total: 1)
  • Desafios da prática pedagógica universitária face a reestruturação curricular: um estudo com professores do Curso de Enfermagem
    2021 (Total: 2)
  • A percepção das coordenadoras pedagógicas que atuam na educação infantil sobre o desenvolvimento profissional docente em tempos de pandemia. (VII CONEDU - Conedu em Casa)
  • O PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E O ENVOLVIMENTO DOS DIFERENTES ATORES DA COMUNIDADE ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES (VII CONEDU - Conedu em Casa)
    2020 (Total: 1)
  • Adaptação Curricular Individualizada: (re) construindo caminhos em uma escola estadual do município de Jaguarão/RS (Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares)
    2018 (Total: 2)
  • O SISU E AS DIVERSAS CULTURAS: MODIFICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA (X CIDU - CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA SOBRE ?O ENVOLVIMENTO ESTUDANTIL?)
  • Os Agentes Coordenadores das Propostas de Desenvolvimento Profissional Docente: as Universidades Federais do Sul do Brasil (XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática)
    2017 (Total: 1)
  • Projeto Político-Pedagógico: problematizando reflexões e revisões a partir de dois Projetos de Intervenção (II Encontro de Pós-Graduação em Educação: pesquisa e avaliação: desafios e perspectivas)
    2016 (Total: 1)
  • O MOVIMENTO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM UNIVERSIDADES DO SUL DO BRASIL (XI Anped Sul)
    2014 (Total: 2)
  • ACOLHIMENTO E APOIO PEDAGÓGICO AOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES NO ESPAÇO MICRO (II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores)
  • AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NAS NOVAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS (IV Congresso Ibero Americano de Política e Administração na Educação - VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação)
    2012 (Total: 1)
  • Os programas de apoio pedagógico nas universidades: uma possibilidade de repensar as políticas para a formação do professor universitário (IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
    2011 (Total: 3)
  • A formação do docente universitário encarada como uma política institucional (VII Congresso Internacional de Docência Universitária)
  • A Formação do Professor Licenciado em Enfermagem: um olhar para o Projeto Pedagógico de Curso de uma universidade pública (Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa)
  • AS PROPOSTAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO: uma possibilidade de repensar a prática pedagógica (II Congresso Internacional de Docência Universitária)
    2009 (Total: 1)
  • A prática pedagógica dos professores do Curso de Enfermagem a partir das reformulações curriculares - um iolhar para a Universidade Federal do Maranhão - UFMA (La universidad como objeto e investigación - VI Encuentro Nacional e III Latinoamericano)
    2008 (Total: 2)
  • DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA UNIVERSITÁRIA FACE A REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO CURSO DE ENFERMAGEM (VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
  • RELATO DE DUAS EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO ENSINO: TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA, FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL REFLEXIVO (VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
    2007 (Total: 1)
  • Ocupação e apropriação da formação pedagógica do professor universitário em diferentes lugares de territorios discplinares em cursos de pós-graduação (V Encuentro Nacional y ll Latinoamericano- La universidad como objeto de investigación: Democracia, gobernabilidad, transformación y cambio de la educación superior universitaria)
    2006 (Total: 2)
  • Trajetórias e lugares da formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional (II Simpósio Nacional de Educação Superior e Desenvolvimento Profissional)
  • Trajetórias e lugares da Formação do Docente Universitário: uma mirada para os professores do Curso de Odontologia (IV Seminário Nacional de Pedagogia Universitária - Aprendizagem no Ensino Superior: Desenvolvimento Profissional do Docente e o desemprenho dos alunos)
    2011 (Total: 1)
  • COMPARATIVO DE ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS DE EDUCAÇÃO, COM CLASSIFICAÇÃO QUALIS, SOBRE PROGRAMAS DE APOIO PEDAGÓGICO NAS UNIVERSIDADES (III SIEPE - Conhecer para Acontecer)
    2007 (Total: 1)
  • Professores do Curso de Enfermagem da UFPel: uma discussão entre a formação e a prática (VI Mostra de Produção Universitária)
    2005 (Total: 2)
  • A utilização do portfólio visando a melhoria do processo de avaliação no curso normal de uma escola da rede estadual de Cachoeira do Sul/RS (XVII Salão de Iniciação Científica - UFRGS)
  • O conceito de interdisciplinaridade no Ensino Médio, a partir da análise dos documentos de uma escola da rede particular de Cachoeira do Sul (X Seminário Internacional de Educação - Interdisciplinaridade como forma de inclusão numa educação mundial)
    2004 (Total: 1)
  • As representações sociais de um grupo religioso cachoeirense (IX Seminário Internacional de Educação: Reencantar o Educador)
    2002 (Total: 2)
  • O preparo e a formação do educador para trabalhar com alunos autistas (VII Seminário Internacional de Educação)
  • Portadores de altas habilidades nas escolas convencionais (VII Seminário Internacional de Educação - Saberes Docentes e Formação Profissional)
    2011 (Total: 1)
  • A CONFIGURAÇÃO DOS PROGRAMAS DE APOIO PEDAGÓGICO AOS DOCENTES NAS UNIVERSIDADES: UM OLHAR PARA PESQUISAS PUBLICADAS NAS REVISTAS QUALIS (XX CIC UFPEL - III Mostra de Iniciação Científica)
    2006 (Total: 1)
  • Trajetórias e lugares da formação do docente universitário: uma mirada para os professores do Curso de Odontologia (VI Encontro Sobre Investigação na Escola: mirar ações do professor no presente)

Produção Técnica

    2011 (Total: 1)
  • A Formação do Professor Licenciado em Enfermagem: um olhar para o Projeto Pedagógico de Curso de uma universidade pública
    2008 (Total: 1)
  • RELATO DE DUAS EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO ENSINO: TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA, FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL REFLEXIVO
    2018 (Total: 2)
  • Avaliação de trabalhos na ANPEd-Sul 2018 ? EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL: pesquisar para quê?
  • Avaliadora de trabalhos no XI Seminário do PROJETO PRONEX/RIES

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2020 (Total: 4)
  • O Desenvolvimento Profissional Docente dos Coordenadores Pedagógicos que atuam Educação Infantil do município de Jaguarão/RS
  • O Desenvolvimento Profissional Docente dos professores da Escola Municipal de Educação Infantil Tenente Salustiano Prates
  • O processo de reconfiguração dos Estágios no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão: reflexões e possibilidades
  • O PROCESSO CONSTRUÇÃO DO DOCUMENTO ORIENTADOR PARA A REELABORAÇÃO DOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE DOM PEDRITO/RS
    2019 (Total: 2)
  • Jovens em cena: a formação humana através da autonomia e do protagonismo juvenil
  • Reconstrução do projeto político-pedagógico: um trabalho coletivo pautado na pesquisa-ação
    2017 (Total: 1)
  • A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ALEGRETE, RS
    2016 (Total: 1)
  • ADAPTAÇÃO CURRICULAR INDIVIDUALIZADA: (re) construindo caminhos em uma escola do município de Jaguarão RS
    2018 (Total: 1)
  • AUTONOMIA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE JAGUARÃO/RS: OS CONTEÚDOS EM QUESTÃO
    2017 (Total: 1)
  • PROCESSO DE INSERÇÃO NA DOCÊNCIA DE UM CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL: A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS
    2011 (Total: 2)
  • A participação da família na elaboração do Projeto Político Pedagógico - um olhar para uma escola da rede estadual de Jaguarão/RS
  • As contribuições do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) para os egressos atuantes na Educação Infantil no município de Jaguarão/RS