Cadidja Coutinho

Produção Bibliográfica

    2024 (Total: 5)
  • ISSN Análise das seções ?higiene? e ?sugestões para o estudo dos animais? presentes na Revista do Ensino/RSa partir da perspectiva do ensino de ciências (1951-1961) (Revista Querubim (Online))
  • ISSN Educação Ambiental e Inovação Pedagógica: Mapeamento da formação e prática profissional (Pesquisa em Educação Ambiental (Impresso))
  • ISSN LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO EM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: contribuições de uma educação antirracista frente aos 20 anos da Lei 10.639/2003 (REVISTA EVENTOS PEDAGÓGICOS)
  • ISSN OBSERVAÇÃO,EXPRESSÃOEVIVÊNCIANA/COMANATUREZA:UMAHISTÓRIAPARAADIAROFIMDOMUNDO (CRIAR EDUCAÇÃO REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNESC)
  • ISSN Reflexões sobre avaliação no ensino de Ciência a partir de uma amostra de estudos brasileiros (Revista de Educação, Ciência e Cultura)
    2023 (Total: 5)
  • ISSN As interfaces entre o imaginário popular da anurofauna e a educação ambiental (Praxis)
  • doi ISSN Cultivando comunidade de prática em um grupo de pesquisa multiárea (Temas & Matizes (Online))
  • ISSN Ensino de Biologia na Era Digital: uma revisão integrative (REVISTA VALORE)
  • ISSN OS NÍVEIS DO LETRAMENTO CIENTÍFICO EM PROPOSTAS PEDAGÓGICAS APRESENTADAS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (LEIA ESCOLA)
  • ISSN PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ESCOLA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Uma Pesquisa-Ação Diferenciando Notícias de Fake News (CONTEXTO & EDUCAÇÃO)
    2022 (Total: 3)
  • ISSN Abordagem interdisciplinar de conceitos de Ciências da Natureza a partir de trechos do filme de animação ?Procurando Dory? (REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO))
  • ISSN Recorte de uma ação pedagógica: podcasts como alternativa no ensino de Ciências (REVISTA INTERDISCIPLINAR DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN SUSTENTABILIZANDO (VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM))
    2021 (Total: 6)
  • ISSN Atividade Experimental Problematizada: Uma metodologia fundamentada por narrativa autoral (Reflexão e Ação (versão eletrônica))
  • ISSN Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da Etnobotânica (Revista Insignare Scientia)
  • ISSN GOOGLE CLASSROOM COMO AMBIENTE PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES (Revista Docência e Cibercultura)
  • ISSN Letramento e cidadania ambiental no contexto escolar: relato de uma prática docente (REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL)
  • doi ISSN PAPEL SEMENTE: ATIVIDADE PEDAGÓGICA AMBIENTAL COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO EM UMA ESCOLA DO CAMPO (REVISTA CONEXÃO UEPG)
  • ISSN REVISTA DO ENSINO/RS (1951-1961): UM OLHAR HISTÓRICO SOBRE AS DIRETRIZES DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS (VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE))
    2020 (Total: 15)
  • doi ISSN -FAKE NEWS AMBIENTAIS-: UMA PROPOSTA ECOPEDAGÓGICA APLICADA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO (REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS)
  • doi ISSN A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (Revista Insignare Scientia - RIS)
  • ISSN A EXPERIMENTAÇÃO E OS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS VIGENTES: UMA ANÁLISE PRELIMINAR NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA (Revista Querubim (Online))
  • doi ISSN Alfabetização e letramento científico: dimensões da educação científica (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • doi ISSN APLICATIVOS EDUCACIONAIS COMO PROPOSTA PARA ABORDAGEM DA TEMÁTICA AMBIENTAL (Revista Brasileira de Educação em Ciências e Matemática)
  • doi ISSN BIOMA PAMPA E SUA DIVERSIDADE FLORÍSTICA: RELATOS DE UMA SAÍDA DE CAMPO (VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM))
  • ISSN Ciências da natureza e alfabetização científica: reflexões para a formação docente (Revista Querubim (Online))
  • ISSN ENTRE DESCRIÇÕES E PRESCRIÇÕES: A REVISTA DO ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (Sillogés)
  • ISSN Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (Revista Insignare Scientia - RIS)
  • ISSN IMPLICAÇÕES DA ABORDAGEM AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÃO A PARTIR DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA (REDE â013 Revista Diálogos em Educação)
  • doi ISSN Mandala ecológica: análise da concepção sistêmica de meio ambiente por um grupo de alunos (ACTIO: Docência em Ciências)
  • ISSN Marcos regulatórios e pressupostos teóricos da educação ambiental: um estudo de revisão bibliográfica (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • doi ISSN Percepções de estudantes de um curso de pedagogia sobre a problemática ambiental e o fazer pedagógico: uma análise a partir da Teoria Fundamentada nos Dados (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • ISSN SABER E COMPLEXIDADE COMO FUNDAMENTO EPISTEMOLÓGICO DA PEDAGOGIA E DA CIDADANIA AMBIENTAL (Disciplinarum Scientia)
  • ISSN Trilha interpretativa: aliando atividade física aos conceitos biológicos numa proposta de Educação Ambiental (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE))
    2019 (Total: 11)
  • ISSN ?PENSAMENTO EM ÁRVORE? E O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: PERCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES (EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS))
  • ISSN Alfabetização científica na formação de Ciências da Natureza (INTERCAMBIOS. DILEMAS Y TRANSICIONES DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR)
  • ISSN Avaliação como estratégia de desenvolvimento da cultura da participação: uma experiência no ensino fundamental (COM A PALAVRA, O PROFESSOR)
  • doi ISSN ÁGUA COMO TEMÁTICA PARA UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA DO MÉTODO CIENTÍFICO (VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM))
  • ISSN Estudo etnofarmacológico de plantas medicinais e suas possíveis interações medicamentosas em duas cidades do Sul do Brasil (Brazilian Journal of Health Review)
  • ISSN ESTIMULANDO A FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO EM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS (Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa))
  • ISSN ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TDAH: UMA REVISÃO INTEGRATIVA (Revista Valore)
  • ISSN Formação inicial de professores de Ciências da Natureza: relatos de uma prática docente diferenciada (ISSN 2595-4520 Revista Insignare Scientia)
  • doi ISSN JARDIM ECOLÓGICO: O PAISAGISMO COMO ESTRATÉGIA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL (REVISTA CONEXÃO UEPG)
  • ISSN Propostas didáticas de experimentação: uma análise prévia da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951-1959) (RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade)
  • ISSN Um olhar sobre as questões culturais no curso de Ciências da Natureza (RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade)
    2018 (Total: 2)
  • ISSN PROMOÇÃO DA SAÚDE E O USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: UM RELATO DE CASO (VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM))
  • ISSN QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE ALIADOS AO ENSINO DE GENÉTICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA (VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM))
    2017 (Total: 5)
  • ISSN Gestão ambiental na escola: Estratégias pedagógicas para a formação docente e discente (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE))
  • ISSN Metodologias ativas de aprendizagem e o ensino de Ciências (Multiciência Online)
  • doi ISSN Promovendo educa??o em sa?de no espa?o n?o formal de aprendizagem (REVISTA BRASILEIRA EM PROMOÇÃO DA SAÚDE (ONLINE))
  • ISSN REFLEXÕES SOBRE A DIMENSÃO E OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM GRUPO DE EDUCADORES (VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM))
  • ISSN UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ENSINO DE GENÉTICA DE POPULAÇÕES NO ENSINO MÉDIO (VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM))
    2016 (Total: 6)
  • ISSN A leitura e a escrita como promotoras de alfabetização científica (Revista Multiciência Online)
  • ISSN CULTURA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS PARA INSERÇÃO DO MULTICULTURALISMO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES (Signos)
  • ISSN Estratégias pedagógicas para formação de um ideário ecológico no Ensino de Ciências (Revista Multiciência Online)
  • ISSN MEU PRATO PREFERIDO: Promovendo hábitos alimentares saudáveis em crianças em idade escolar (Revista Multiciência Online)
  • ISSN Orientações sobre o descarte seguro de medicamentos: uma investigação em sala de aula (Revista Multiciência Online)
  • doi ISSN PENTÁCULO AMBIENTAL: INSTRUMENTO PARA VERIFICAÇÃO DAS ATITUDES AMBIENTAIS (Ciência e Natura)
    2015 (Total: 1)
  • ISSN A capacidade de resolver problemas: um estudo-piloto sobre a adequação de um teste de desempenho na resolução de problemas (Ciência e Natura)
    2014 (Total: 2)
  • ISSN Estimulando o ?pensamento em árvore? em alunos de ensino médio: potencial de contribuição dos livros didáticos de biologia. (Ciência e Natura)
  • ISSN Papel semente: uma alternativa para inserção da Educação Ambiental na escola (Revista Monografias Ambientais)
    2013 (Total: 2)
  • doi ISSN Assessing the importance of burrows through behavioral observations of Parastacus brasiliensis, a Neotropical burrowing crayfish (Crustacea), in laboratory conditions (Zoological Studies)
  • doi ISSN Thanatosis in freshwater anomurans (Decapoda: Aeglidae) (Journal of Natural History)
    2011 (Total: 1)
  • ISSN Radio-telemetry techniques in the study of displacement of (NAUPLIUS)
    2024 (Total: 3)
  • (RE)CONHECENDO O PARQUE NATURAL MUNICIPAL DOS MORROS: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALIADA AO PERTENCIMENTO (Saberes científicos: unindo conhecimento para o ensino de ciências. Relação Universidade ? Escola)
  • ENSINO DE PALEONTOLOGIA: EXPERIÊNCIAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DE UMA OFICINA (Saberes científicos: unindo conhecimento para o ensino de ciências. Relação Universidade ? Escola)
  • METODOLOGIAS ATIVAS COLABORATIVAS E COOPERATIVAS: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA (Saberes científicos: unindo conhecimento para o ensino de ciências. Relação Universidade ? Escola)
    2023 (Total: 12)
  • ?CIÊNCIA É POD?: O PODCAST COMO INSTRUMENTO PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO (Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes)
  • A QUESTÃO AMBIENTAL EM UMA ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA A PARTIR DA LEI No 9795/1999 (Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes)
  • doi Análise das propostas didáticas de experimentações da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951-1961) (Pesquisa em ensino: contribuições das produções do Mestrado Acadêmico em Ensino da UNIPAMPA)
  • Habilidades na Base Nacional Comum Curricular: um olhar cienciométrico (Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes)
  • INFRAESTRUTURA ESCOLAR E SEUS IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES (Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes)
  • LETRAMENTO CIENTÍFICO NA PERCEPÇÃO DE PARTICIPANTES DE UMA FORMAÇÃO REMOTA (Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes)
  • O PEQUENO PRÍNCIPE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes)
  • PRODUÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS: UM MAPEAMENTO A LUZ DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA (Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes)
  • RECONHECER PARA PERTENCER A ESCOLA: UMA ATIVIDADE DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes)
  • SITE COMO PRODUTO EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO PIBID BIOLOGIA - UFSM (Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes)
  • STUDYGRAM NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E PROMOÇÃO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO (Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes)
  • VALORIZAÇÃO AMBIENTAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: RELATO DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE (Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes)
    2022 (Total: 6)
  • doi CIÊNCIA É POD: UM PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO E DE LETRAMENTO CIENTÍFICO (CADERNO DE RESUMOS DO CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES E COLÓQUIO FORPIBID RP - 2022)
  • COMO SE FAZ UM PODCAST? ELABORANDO TUTORIAIS PARA O PROJETO ?CIÊNCIA É POD? (Anais do 5º Encontro Compartilhando Saberes: Edição especial Educação Básica)
  • doi COSTURAS ENTRE A EDUCAÇÃO LIBERTADORA DE PAULO FREIRE E O LETRAMENTO CIENTÍFICO (Educação do campo: diferentes campos, diversos contextos)
  • doi ENSINO DE CIÊNCIAS E A COMPREENSÃO TEÓRICA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO (Grupos de pesquisa em ação: contribuições para o desenvolvimento da Educação Científi ca)
  • doi Inovação Pedagógica no Processo de Ensino e de Aprendizagem: relatos, reflexões e vivências de uma docente (Inovação pedagógica: investigações teórico-práticas no contexto educacional)
  • doi Letramento Científico em uma Perspectiva Pedagógica Inovadora (Inovação pedagógica: investigações teórico-práticas no contexto educacional)
    2021 (Total: 3)
  • Alfabetização Científica e Educação Ambiental na perspectiva de Attico Chassot (Attico Chassot: 60 anos fazendo educação: Festschrift)
  • COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E OS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE: ALGUMAS REFLEXÕES (EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: REFLEXÕES E DESAFIOS)
  • doi Elaboração de sequências didáticas: um olhar para inovação pedagógica no ensino de Ciências da natureza (Inovação pedagógica: vivências democráticas na relação ensino-aprendizagem)
    2020 (Total: 1)
  • PRÁTICAS INOVADORAS NA LICENCIATURA CIÊNCIAS DA NATUREZA: potencializando o letramento científico de professores em formação inicial (Inovação & letramento científico: caminhos e descobertas no ensino de Ciências da Natureza.)
    2019 (Total: 1)
  • doi AS INTERFACES ENTRE GESTÃO AMBIENTAL, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (Educação, meio ambiente e território 2)
    2023 (Total: 1)
  • Encontro de Educação Ambiental da Fronteira Oeste
    2024 (Total: 1)
  • As possibilidades de uma rede social para promoção do Letramento Científico
    2023 (Total: 1)
  • Por Que Estamos Aqui? (Encontro de Educação Ambiental da Fronteira Oeste)
    2024 (Total: 1)
  • LETRAMENTO CIENTÍFICO E BIOLOGIA DO AMOR DE HUMBERTO MATURANA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO AMBIENTAL (Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária)
    2023 (Total: 3)
  • FANZINES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (III CIÊNCIA EM AÇÃO: EDUCAR É TRANSFORMAR)
  • PODCAST: FERRAMENTA DE ENSINO E PROMOÇÃO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO (III CIÊNCIA EM AÇÃO: EDUCAR É TRANSFORMAR)
  • QUANDO OUÇO, IMAGINO! REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DA TEMPORADA DE PODCAST ?HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA? (III CIÊNCIA EM AÇÃO: EDUCAR É TRANSFORMAR)
    2022 (Total: 1)
  • LETRAMENTO CIENTÍFICO E A PERSPECTIVA AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR PARA AS PUBLICAÇÕES (Encontro Nacional de Educação (ENACED) e Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências (SIEPEC))
    2019 (Total: 3)
  • ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS (XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
  • INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS, POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA QUALIFICAR O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM (III Seminário de Inovação Pedagógica: vivências acadêmico- profissionais)
  • MANDALAS: UMA ESTRATÉGIA PARA REPRESENTAÇÃO SISTÊMICA DE MEIO AMBIENTE POR UM GRUPO DE ALUNOS (XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
    2014 (Total: 1)
  • Papel Semente: Alternativa para a sensibilização ambiental na escola (III Seminário Internacional de Educação em Ciências)
    2013 (Total: 2)
  • Concepções de professores de ciências e biologia sobre a relação entre diversidade animal e evolução (VI Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia)
  • Relação entre diversidade animal e evolução nos livros didáticos de ciências e biologia (VI Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia)
    2012 (Total: 1)
  • Relevância do tema sistemática Filogenética em livros didáticos de ciências e biologia (. II Seminário Internacional de Educação em Ciências. Universidade Federal de Rio Grande ? FURG)
    2023 (Total: 19)
  • 'COMO RECONHECER UMA ESCOLA-CAMPO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA??: UMA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL (Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia)
  • (RE)CONHECENDO REALIDADES: RELATOS E VIVÊNCIAS DE DUAS ESTAGIÁRIAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia)
  • BIODIVERSIDADE DO GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA: COMO PERTENCER? (Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia)
  • DESVENDANDO O LETRAMENTO CIENTÍFICO EM UMA ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES (Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia)
  • EDUCAÇÃO SEXUAL E DE GÊNERO EM JOGO DIDÁTICO: ESTÍMULO AO PENSAMENTO CRÍTICO-SOCIAL (Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia)
  • ENSINO DE BIOLOGIA NO PAQUISTÃO: UMA NARRATIVA DOCENTE (Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia)
  • GOOGLE DOCS E A ESCRITA COLABORATIVA COMO FERRAMENTA DE COLETA DE DADOS PARA A PESQUISA ACADÊMICA (Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia)
  • JOGOS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. UMA POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO. (Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia)
  • JOSÉ MARIANO DA ROCHA FILHO: DA UNIVERSIDADE PARA O 'METAVERSO DA CIÊNCIA' (Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia)
  • METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM INOVATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE (Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia)
  • O PIBID COMO ELEMENTO DE FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES: UMA REFLEXÃO SOBRE EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia)
  • O PODCAST 'METAVERSO DA CIÊNCIA' COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS (Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia)
  • PADLET NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia)
  • PROJETO HORTA NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A TEORIA E PRÁTICA NA APRENDIZAGEM (Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia)
  • RECUPERAÇÃO CONTÍNUA: UMA PROPOSTA ATIVA PARA A AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS (Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia)
  • SABERES DOCENTES DE MAURICE TARDIF NA PERSPECTIVA AMBIENTAL (Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia)
  • TELEJORNAL AMBIENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO AMBIENTAL (VII Mostra Gaúcha de produtos educacionais)
  • UM AVISTAR PARA LETRAMENTO CIENTÍFICO NAS HABILIDADES DO REFERENCIAL CURRICULAR GAÚCHO (Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia)
  • UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA DENGUE À LUZ DO LETRAMENTO CIENTÍFICO (VII Mostra Gaúcha de produtos educacionais)
    2022 (Total: 2)
  • ESCRITA COLABORATIVA COM ESTRATÉGIA DE ENSINO INOVADORA: UMA EXPERIÊNCIA COM PÓS-GRADUANDOS (Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: SABERES ACERCA DO TEMA EM UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CRIATIVA. (Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão)
    2020 (Total: 5)
  • A ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP) COMO ALTERNATIVA AO ENSINO DE CIÊNCIAS (Anais do IX Café com Ciência: o ensino de ciência para outros cenários educacionais)
  • A PROMOÇÃO DE SAÚDE EM ÉPOCA DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (IX Café com Ciência: o ensino de ciência para outros cenários educacionais)
  • APLICATIVOS EDUCATIVOS PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (IX CAFÉ COM CIÊNCIA: O Ensino de Ciências para outros Cenários Educacionais)
  • APROXIMANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS TECNOLOGIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (IX CAFÉ COM CIÊNCIA: O Ensino de Ciências para outros Cenários Educacionais)
  • TUTORIA À DISTÂNCIA: UM RELATO SOBRE UM CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IX Café com Ciência: o ensino de ciência para outros cenários educacionais)
    2012 (Total: 4)
  • Aplicação de modelo de sistemática filogenética: uma estratégia no ensino de Ciências (32º EDEQ ? Encontro de Debates sobre o ensino de química.)
  • Blog: uma ferramenta para o ensino da diversidade animal e evolução nas aulas de biologia (XVII SIEduca- Seminário Internacional de Educação. Universidade Luterana do Brasil)
  • Como é abordada a relação entre diversidade animal e evolução nos livros didáticos de Ciências? (32º EDEQ ? Encontro de Debates sobre o ensino de química.)
  • Educação sexual: uma proposta de intervenção pedagógica nas aulas de ciências (XVII SIEduca- Seminário Internacional de Educação. Universidade Luterana do Brasil)
    2011 (Total: 2)
  • 'Desenvolvimento de jogo didático para o ensino de zoologia em uma perspectiva evolutiva' (Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • O lúdico no ensino de genética: desenvolvimento de jogo didático' (Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
    2010 (Total: 3)
  • Relación entre las antenas y la agressividad en Anomuros de agua dulce( Crustacea, Aeglidae) (XIII Congreso Nacional y X Iberoamericano de Etolgía 2010)
  • Repertório comportamental e preferência de hábitat de Parastacus brasiliensis (Decapoda: Parastacidae). (In: VI Congresso Brasileiro sobre Crustáceos)
  • Tanatose em Aegla denticulata denticulata. In: VI Congresso Brasileiro sobre Crustáceos (In: VI Congresso Brasileiro sobre Crustáceos)
    2009 (Total: 3)
  • "Jogo didático: metologia alternativa para conscientização ambiental" (XII SulPET-Encontro dos grupos PET da Região Sul)
  • "PET News" (XIV ENAPET Amazônia, Sociobiodiversidade, Biotecnologia e Estatuinte)
  • Agressão e memória em Aeglidae (Crustacea, Anomura) (II Simpósio de Biodiversidade)
    2008 (Total: 3)
  • Brique do Pet Biologia:Consciência ambiental através da troca de materiais didáticos (XIII ENAPET)
  • Conhecendo a profissão (23ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • O papel da urina como sinalizador químico em confrontos de Aegla longirostri (Anomura, Crustacea) (V Congresso Brasileiro sobre Crustáceos)
    2024 (Total: 4)
  • ?CIÊNCIA É POD!?: PODCAST COMO UMA ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, SOCIAL E CIDADÃ (Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária)
  • FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO CIENTÍFICO: INTERFACES DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL (Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária)
  • O DESENVOLVIMENTO DO PERTENCIMENTO AMBIENTAL COM CRIANÇAS ATRAVÉS DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária)
  • VALORIZAÇÃO AMBIENTAL E SOCIAL POR UM VIÉS EDUCATIVO (Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária)
    2019 (Total: 1)
  • LEVAMENTO PRELIMINAR DAS SEÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA REVISTA DO ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL (1951-1961) (25º Encontro ASPHE - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: DESAFIOS E CONQUISTAS)
    2014 (Total: 1)
  • Alimentação Saudável e a inserção de Educação e Saúde no contexto escolar (III Seminário Internacional de Educação em Ciências)
    2012 (Total: 1)
  • ?Sexualidade na escola: uma proposta lúdica no ensino de ciências? (IV Seminário nacional de Filosofia e Educação ? Confluências.)

Produção Técnica

    2023 (Total: 4)
  • GUIA DO OBSERVADOR: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA INTERAÇÃO COM A NATUREZA
  • LETRAMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES E LICENCIANDOS
  • TUTORIAL DE FANZINE: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INCIAIS
  • TUTORIAL DE MÍDIA EDUCACIONAL DE ÁUDIO ? O PODCAST
    2021 (Total: 1)
  • CIÊNCIA É POD
    2009 (Total: 1)
  • Confecção de jogos didáticos para Ensino de Biologia
    2008 (Total: 1)
  • Confecção de jogo didático para Ensino de Biologia
    2022 (Total: 1)
  • Curso de formação continuada: aflorando novas possibilidades pedagógicas
    2021 (Total: 1)
  • V Seminário de Inovação Pedagógica: integração acadêmico-profissional
    2009 (Total: 5)
  • "UNIVERSITAR: O Desafio Populacional"
  • Conhecendo a Profissão
  • Curso extracurricular "Desvendando a Origem da Espécies"
  • I Debate Biológico, sobre o uso de animais na pesquisa
  • II Debate Biológico - "Você já criou uma espécie hoje?"
    2008 (Total: 2)
  • Curso "Personalidades da Ciência"
  • XXI Semana Acadêmica de Biologia - UFSM 2008
    2022 (Total: 2)
  • Fósseis na/para a sala de aula - IV jornada interdisciplinar de formação de professores em educação patrimonial
  • Podcast como estratégia de divulgação científica, social e cidadã
    2021 (Total: 4)
  • '?PODCAST?: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS'
  • 'SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MEMES DIGITAIS COM PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO FUNDAMENTAL'
  • Educação em Saúde e Alfabetização Científica: conceitos e aplicabilidade
  • O ?PÃO NOSSO DE CADA DIA? EM QUADRINHOS
    2020 (Total: 4)
  • 'Sequências didáticas para promover o Letramento Científico ? curso de curta duração'
  • Curso de formação continuada - Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas
  • Curso de Formação continuada - Educação Ambiental: Ensinar Ciências para que(m)? Possíveis articulações de um saber ambiental
  • Curso de Formação Continuada - Propostas de Atividades Experimentais em Tempos de Ensino Remoto
    2019 (Total: 1)
  • Curso de Formação continuada - Mobilização de saberes à luz do Letramento Científico: um exercício teórico-prático
    2018 (Total: 2)
  • Multiculturalismo: articulando cultura e educação científica
  • Tecnologias Educacionais: possíveis abordagens no Ensino de Ciências da natureza
    2021 (Total: 1)
  • ?COMO ESTIMULAR A CURIOSIDADE CIENTÍFICA DAS CRIANÇAS??: ENSINO, INVESTIGAÇÃO E PAPEL SOCIAL DA CIÊNCIA
    2020 (Total: 2)
  • Projetos educativos: possíveis articulações de um saber ambiental
  • Terra e Universo
    2018 (Total: 2)
  • É ENADE que fala: teoria e prática sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
  • É ENADE que fala? teoria e prática sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
    2020 (Total: 1)
  • Estratégias de avaliação no ensino fundamental: desenvolvendo a cultura da participação
    2018 (Total: 2)
  • ?FAKE NEWS? AMBIENTAIS: UMA ESTRATÉGIA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR
  • DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO MICOLÓGICO ATRAVÉS DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
    2017 (Total: 1)
  • Educação Humanizadora x Ensino médio: Investindo na aprendizagem
    2022 (Total: 10)
  • 'CIÊNCIA É POD NA FEICOOP: PODCAST COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL E DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA'
  • 'CIÊNCIAEMFLOR: UM GRUPO DE ESTUDO, PESQUISA E PROMOÇÃO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO'
  • 'ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE PODCASTS: EXPERIÊNCIAS NA ELABORAÇÃO DE UM TUTORIAL '
  • 'INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
  • 'LETRAMENTO CIENTÍFICO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: INVESTIGANDO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS'
  • 'NÍVEIS DE LETRAMENTO CIENTÍFICO E HABILIDADE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM OLHAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL '
  • 'PERCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA-INOVADORA'
  • 'Rodas Formativas no Pampa: Educação Ambiental em Perspectiva'
  • BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE CIÊNCIAS: APROXIMAÇÕES AO LETRAMENTO CIENTÍFICO
  • Podcast: ferramenta de ensino e promoção do letramento científico
    2021 (Total: 9)
  • '?PODCAST?: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS'
  • 'LETRAMENTO AMBIENTAL EM PUBLICAÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA'
  • 'Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza'
  • 'PRODUTO EDUCACIONAL: O ?PÃO NOSSO DE CADA DIA? EM QUADRINHOS '
  • 'SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MEMES DIGITAIS COM PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO FUNDAMENTAL'
  • Como se faz um podcast? Elaborando tutoriais para o projeto 'ciência é pod'
  • O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS PARA PEDAGOGOS (AS): ELABORANDO UM BULLET JOURNAL
  • POR DENTRO DA BIO: UM SITE PARA ENRIQUECIMENTO EXTRACURRICULAR DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
  • POSSIBILIDADES DE LETRAMENTO EM SAÚDE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
    2019 (Total: 11)
  • Alfabetização científica pra que(m)?
  • ENSINO DE EVOLUÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
  • ESTÁGIO CURRICULAR EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: MONITORIA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA,
  • ESTÁGIO CURRICULAR EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: PERCEPÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR E DO PROFESSOR REGENT
  • FLEXILHAS: GRUPO COLABORATIVO DE ESTUDOS E PESQUISA EM LETRAMENTO CIENTÍFICO
  • LETRAMENTO CIENTÍFICO E AS HABILIDADES DESCRITAS NO REFERENCIAL CURRICULAR GAÚCHO - CIÊNCIAS DA NATUREZA
  • O APLICATIVO SUSTENTABILIZANDO: UM PROJETO EDUCATIVO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
  • O LETRAMENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA ATIVIDADE PRÁTICA
  • O TEMA SAÚDE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE PRÉVIA
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO
  • SUSTENTABILIZANDO: UM APLICATIVO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
    2018 (Total: 5)
  • ?Propostas didáticas de experimentação: uma análise prévia da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951-1959)?
  • ?UM OLHAR SOBRE AS QUESTÕES CULTURAIS NO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA?
  • As contribuições dos materiais didáticos na área de Física
  • CONHECENDO OS MODELOS DIDÁTICOS: O BONECO ANATÔMICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO
  • O uso de Jardins Verticais no combate à proliferação de vetores causadores de doenças endêmicas
    2017 (Total: 3)
  • A utilização de jogo didático como ferramenta de ensino do Reino Monera
  • Debatendo problemas ambientais por meio de um jogo didático
  • Plantas medicinais: um estudo de aplicação e da promoção da sáude
    2016 (Total: 4)
  • Cariótipos comestíveis: uma prática deliciosa e nutritiva para o ensino de genética
  • Dinâmica das populações: uma atividade sensibilizadora dos biomas brasileiros
  • Multiculturalismo na formação continuada docente: a possibilidade de construção do conhecimento científico a partir do conhecimento cultural
  • Prática de novas metodologias
    2015 (Total: 2)
  • APRENDENDO SOBRE POLÍMEROS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE UM EXPERIMENTO COM BATATAS
  • EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: POTENCIALIDADES FORMATIVAS NA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE ENSINO DE QUÍMICA
    2013 (Total: 1)
  • Oficina: 'Quem é o ancestral?' Uma abordagem evolutiva como estratégia de ensino da diversidade animal
    2012 (Total: 3)
  • Minicurso: Experimentação no ensino de Ciências: o processo de digestão dos alimentos na sala de aula.
  • Oficina ?Experimentação e criatividade nas aulas de Ciências?
  • Trilha das sensações
    2010 (Total: 1)
  • Educação Ambiental: Uma alternativa de ensino.
    2009 (Total: 1)
  • 'Invasão da água doce pelos crustáceos'.
    2008 (Total: 2)
  • ?Piaget?.
  • Fauna e Flora
    2019 (Total: 1)
  • INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: algumas reflexões
    2018 (Total: 1)
  • A produção de materiais didáticos para o ensino de Ciências: uma proposta para favorecer a aprendizagem
    2016 (Total: 2)
  • Investigação sobre o uso de plantas medicinais numa comunidade escolar de Santiago/RS
  • O uso de games eletrônicos como estratégias de aprendizagem
    2020 (Total: 2)
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SABERES NECESSÁRIOS EM CONTEXTOS ESCOLARES
  • MEDITAÇÕES SOBRE A PITANGA: UMA REFLEXÃO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
    2019 (Total: 4)
  • ENSINO DE BIOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: MONITORIA VOLUNTÁRIA
  • MOBILIZAÇÃO DE SABERES À LUZ DO LETRAMENTO CIENTÍFICO: INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO PARA ENSINO FUNDAMENTAL
  • Os níveis do Letramento Científico no Referencial Curricular Gaúcho: um olhar para as habilidades descritas no documento
  • PROCESSOS FORMATIVOS EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: IDENTIFICANDO CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES
    2021 (Total: 1)
  • Roda de Conversa
    2008 (Total: 1)
  • Projeto de extensão Ecolândia - Rádio Caraí 106.3 FM
    2022 (Total: 1)
  • RELATÓRIO TÉCNICO FINAL - EDITAL 04/2019 - AUXÍLIO RECÉM-DOUTOR ? ARD
    2024 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
    2023 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
    2022 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
    2021 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
    2020 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
    2019 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
    2018 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 1)
  • ?O ensino dos Sistemas Endócrino e Hormonal no Contexto da Deficiência Visual: desafios e possibilidades no ensino remoto?
    2021 (Total: 4)
  • ?PÃO NOSSO DE CADA DIA?: A ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADORA COMO ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
  • CONTRIBUIÇÕES DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
  • Educação e Cidadania Ambiental: Perspectivas Educativas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • NOTÍCIAS OU FAKE NEWS? PROMOÇÃO DA SAÚDE CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ABORDAGEM SOBRE SAÚDE
    2020 (Total: 1)
  • ?EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICO- METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
    2022 (Total: 4)
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • CIÊNCIAS DA NATUREZA EM VIVÊNCIAS DE UMA TURMA MONTESSORIANA DE CRIANÇAS BEM PEQUENAS
  • FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA E AS INTERFACES COM O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
  • OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO DURANTE A PANDEMIA
    2021 (Total: 3)
  • Aspectos teórico-metodológicos da Atividade Experimental Problematizada (AEP) no Ensino de Ciências
  • Letramento Ambiental em Publicações no Ensino de Ciências da Natureza
  • MEMES DIGITAIS COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO FUNDAMENTAL
    2019 (Total: 3)
  • Alfabetização ecológica: uma abordagem para o Ensino de Ciências utilizando uma tecnologia educacional
  • Conhecendo o Bioma Pampa e sua diversidade florística através de uma saída de campo:a Educação Ambiental no Ensino de Ciências
  • Estágio Curricular em Ciências da natureza: percepções da gestão escolar e do professor regente
    2018 (Total: 1)
  • Alfabetização Científica na Formação Continuada de Professores de Ciências
    2017 (Total: 4)
  • Abordagens pedagógicas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) em publicações da Área de Ensino de Ciências
  • As interfaces entre o imaginário popular da anurofauna e a educação ambiental
  • Atividades facilitadoras do Ensino de Ciências e o contexto do Livro Didático
  • promoção da saúde e o uso de plantas medicinais
    2016 (Total: 2)
  • GENÉTICA DE POPULAÇÕES: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS POTENCIALIDADES DE ENSINO DESSA TEMÁTICA
  • METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DE CIÊNCIAS
    2015 (Total: 5)
  • ÁGUA: UMA QUESTÃO DE RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
  • Bioindicadores Ambientais como mecanismo de sensibilização à qualidade da água
  • PROMOVENDO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE APRENDIZAGEM
  • REFLEXÕES SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA EM UM GRUPO DE ALUNOS.
  • SUSTENTABILIDADE EM SALA DE AULA: O DESCARTE DE MEDICAMENTOS
    2014 (Total: 3)
  • Concepções dos professores sobre Educação Ambiental
  • Educação científica para alunos portadores de deficiência visual
  • HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR