Paulo Oliveira Rios Filho

Produção Bibliográfica

    2022 (Total: 2)
  • ISSN Pesquisa Artística na formação de professores de música (CLAVES (JOÃO PESSOA. ONLINE))
  • ISSN Processos criativos e suas evidências: ferramentas de documentação e análise para a Pesquisa Artística (CLAVES (JOÃO PESSOA. ONLINE))
    2020 (Total: 1)
  • doi ISSN Répeter: Uma análise composicional (ORFEU)
    2019 (Total: 1)
  • doi ISSN Desafios da inovação pedagógica num curso interdisciplinar de formação de professores de música (POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE))
    2017 (Total: 1)
  • ISSN MAB, research in and theory of composition in Bahia (ART MUSIC REVIEW)
    2016 (Total: 1)
  • ISSN Prumo (ART MUSIC REVIEW)
    2013 (Total: 1)
  • ISSN Abesana (Revista Vórtex)
    2010 (Total: 1)
  • ISSN A hibridação cultural como horizonte metodológico na criação de música contemporânea (Revista do Conservatório de Música (Online))
    2022 (Total: 1)
  • Composição, corpo, agenciamento e plano de experimentação musical (Filosofia e cultura: territórios e fronteiras do contemporâneo)
    2016 (Total: 1)
  • Composição, teoria e análise ao longo de linhas (Teoria e Prática do Compor IV: Horizontes metodológicos)
    2023 (Total: 1)
  • Novas Tríades: Semana da Música Contemporânea no RS - Anais do Evento
    2014 (Total: 1)
  • Políticas, emaranhamentos e outras indiscernibilidades criativas
    2019 (Total: 1)
  • Leãozinho
    2009 (Total: 2)
  • Joleno
  • Mau
    2008 (Total: 1)
  • Tripa da Terra
    2024 (Total: 1)
  • Batalhão no Barro Vermelho (ISMN: 979-0-2325-7756-2)
    2023 (Total: 2)
  • Agueré
  • Pigí
    2022 (Total: 1)
  • Oxóssi
    2021 (Total: 2)
  • Guilhotina
  • Nicodemas, motorista de ambulância
    2020 (Total: 1)
  • Caçador de Cabeças
    2019 (Total: 3)
  • contração e expansão
  • Olho do Valério [Marchinha]
  • Répéter Répéter
    2018 (Total: 2)
  • Angola
  • Ramos
    2017 (Total: 1)
  • volvere
    2015 (Total: 1)
  • Prumo
    2014 (Total: 4)
  • A vinte dias do fim...
  • Répéter
  • Rossianas III
  • Rua das Pedras
    2013 (Total: 5)
  • O Gigante do Pé de Feijão
  • Quem vem lá?!
  • Rossianas III
  • TransColonização
  • Xique-xique chic!
    2012 (Total: 6)
  • Abesana
  • Gregorianas N. 1
  • Hino Transnacional
  • nav tirs nekadus hibridus n. 3
  • nav tirs nekadus hibridus n. 4
  • paîè 'y
    2011 (Total: 5)
  • Boiada
  • Carne
  • Música Peba N. 2
  • nav tirs nekadus hibridus n. 1
  • nav tirs nekadus hibridus n. 2
    2010 (Total: 2)
  • Jingles I
  • Música Peba N. 1
    2009 (Total: 5)
  • Choro de Estamira
  • Labisane
  • O Enigmático Gato de Rimas
  • Rossianas II
  • Transmigrante
    2008 (Total: 2)
  • O Terramoto de 1755
  • Rossianas I
    2007 (Total: 1)
  • Dois Episódios que Não Contam Nada Além de Números
    2006 (Total: 1)
  • O Contrariador
    2014 (Total: 1)
  • Teoria e Prática do Compor II: Diálogos de invenção e ensino (Teoria e Prática do Compor II: Diálogos de invenção e ensino)
    2020 (Total: 1)
  • Uma reflexão acerca da música e(m) [a] língua portuguesa (Glosas)
    2018 (Total: 1)
  • Processos de criar e de aprender (a criar?): emaranhado criação-ensino. (XIV Encontro Regional Nordeste da ABEM)
    2016 (Total: 1)
  • Sete Flechas (um batuque concertante), de Paulo Costa Lima: linhas de criação, de escuta e reciprocidade (III Festival de Música Contemporânea Brasileira)
    2013 (Total: 1)
  • Quem vem lá?! Metalinguagem, agonismo e hibridação cultural como marcas difusas de um processo criativo (I Simpósio de Estética e Filosofia da Música SEFiM - UFRGS)
    2011 (Total: 1)
  • Bafrik: compondo uma articulação sul - sul (XXI Congresso da ANPPOM)
    2010 (Total: 1)
  • Rossianas II: ciclos musicais de aproximação e distanciamento referencial (XX Congresso da ANPPOM)
    2023 (Total: 2)
  • Oxóssi, para percussão e eletrônica: compor com subtração (I Encontro Brasileiro de Pesquisa Artística)
  • Rizoma, peregrinação e análise- composicional: algumas trilhas analíticas para a pesquisa artística em composição (I Encontro Brasileiro de Pesquisa Artística)
    2021 (Total: 1)
  • Compor por subtração ou filtrar as linhas de uma vida (15° Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais)
    2021 (Total: 1)
  • Processo criativo, análise e pesquisa em composição musical: campo de escolhas e agenciamentos (15° Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais)

Produção Técnica

    2022 (Total: 1)
  • Produção executiva da Série 2022 de concertos de música eletroacústica SONUSART do Laboratório de Arte Sonora da UFSM, ao longo do ano de 2022
    2013 (Total: 2)
  • 'Chão - um concerto solo', 2 concertos do Camará Ensemble, no Palacete das Artes Rodin Bahia, em Salvador, nos dias 06 e 13/08/2013
  • Já ? um concerto em homenagem a Jorge Amado (Dir. artística e e produção)
    2012 (Total: 2)
  • Baião Diluído
  • sopro em brasa
    2011 (Total: 1)
  • Música Baiana?
    2010 (Total: 2)
  • Concerto final da turma de Composição III 2010.1
  • Concerto Mùsica de Agora na Bahia (GNU)
    2008 (Total: 1)
  • O Tatu-Bola Não Morde: música contemporânea para qualquer um
    2007 (Total: 1)
  • Espetáculo "O que passa na cabeça de uma pessoa num concerto dedicado a Mozart no séc. XXI?"
    2010 (Total: 1)
  • III Concurso Nacional de Composição "Ernst Widmer"
    2023 (Total: 1)
  • Membro da comissão científica do t SiMN 2023 ? the 6th International Symposium on New Music
    2022 (Total: 2)
  • Novas Tríades: semana da música contemporânea no RS
  • Organização da I MAPA - Mostra Aberta de Pesquisa Artística da UFSM, evento online sobre pesquisa artística em música, com convidados da UFMA e UNIRIO e participantes da UFSM e outras universidades do país, contando com mesas-redondas e sessões de comuni
    2010 (Total: 1)
  • III FIMC - Festival Internacional de Música Contemporânea
    2008 (Total: 1)
  • VI ENCUN - Encontro Nacional de Compositores Universitários
    2016 (Total: 1)
  • Mostra Internacional de Música da UFMA/Campus de São Bernardo
    2012 (Total: 1)
  • MAB - Música de Agora na Bahia (programa de duração total de 8 meses voltado à música de concerto contemporânea, envolvendo mais 70 atividades, dentre concertos, projeções sonoras de música eletroacústica, palestras, recitais em escolas públicas, seminár
    2009 (Total: 1)
  • Lançamento do álbum virtual "Conserte-se!"
    2005 (Total: 1)
  • Noites Culturais - Salvador e Suas Vanguardas
    2023 (Total: 1)
  • Workshop de composição musical, no XXII Seminários Internacionais de Música da UFBA
    2013 (Total: 7)
  • Apreciação Musical: oficinas do público criativo
  • CD 'Fuxico' (Ass. de Produção)
  • Chão ? um concerto solo (Dir. artística e produção)
  • Já ? um concerto em homenagem a Jorge Amado (Dir. artística e e produção)
  • OCA no Vila (Assistência de Produção e curadoria)
  • Orquestra Santo Antônio 'Turnê Luiz Gonzaga in concert pelo semiarido' (Coord. Pedagógica)
  • Projeto Camará Mirim (Coord. Pedagógica)
    2012 (Total: 4)
  • Baião Diluído (Direção artística e de produção)
  • Fóruns de Música Clássica da Bahia (organização inicial)
  • Música de Agora na Bahia (Coordenação)
  • sopro em brasa (Direção de produção)
    2011 (Total: 3)
  • Concerto Bafrik II ? Haley Kallemberg, piano (Dire. de Produção)
  • Encontro Internacional de Composição (Ass. de produção)
  • Música Baiana? (Direção de produção)
    2010 (Total: 4)
  • Bafrik: o que a Bahia tem a ver com a África? (Ass. de Produção)
  • Dê Corda! Formação de grupos de música na Região do Sisal (Coord. Pedagógica)
  • III FIMC ? Festival Internacional de Música Contemporânea (Coordenaçào e produção)
  • Música de Agora na Bahia - Concertos (Produção)
    2009 (Total: 1)
  • Conserte-se! 5 concertos para instrumento solista e orquestra (Produtor responsável)
    2008 (Total: 1)
  • Oficinas de Iniciação Musical Através da Composição
    2007 (Total: 3)
  • I FIMC - Festival Internacional de Música Contemporânea (Ass. de Produção)
  • O Tatu-Bola Não Morde: música de hoje para qualquer um (Produção)
  • Oficinas de Composição Musical
    2023 (Total: 2)
  • Oxóssi, para percussão e eletrônica: compor com subtração
  • Rizoma, peregrinação e análise-composicional: algumas trilhas analíticas para a pesquisa artística em composição
    2021 (Total: 1)
  • Processo criativo, análise e pesquisa em composição musical: campo de escolhas e agenciamentos.
    2013 (Total: 1)
  • Os processos composicionais do artefato musical e do compor em si: apresentação de projeto de pesquisa
    2010 (Total: 3)
  • Ciclo e composição: teorias e devaneios
  • Hibridação cultural como horizonte metodológico para a composição de música contemporânea
  • Rossianas I: onde está o brega?
    2009 (Total: 2)
  • 2006-2009: a primeira composição de cada ano
  • Composição Algorítmica
    2023 (Total: 1)
  • Conferência 'Processos criativos em obras recentes de minha autoria'
    2021 (Total: 1)
  • Compor por subtração ou filtrar as linhas de uma vida
    2020 (Total: 6)
  • Encontros Pandêmicos em Composição com Paulo Rios Filho
  • Mediação mesa-redonda de Composição, Prof. Paulo Costa Lima, Prof. Amaro Borges e Profa. Valeria Bonafé, 35° Festival Internacional de Inverno da UFSM
  • Mediação palestra de Composição, Prof. Paulo Costa Lima, 35° Festival Internacional de Inverno da UFSM
  • Mediação palestra de Composição, Profa. Valeria Bonafé, 35° Festival Internacional de Inverno da UFSM
  • Palestra 'Composição e Pesquisa Artística: produção, análise e difusão' em encontro do Grupo de Pesquisas Criação Musical, Gesto e Processos de Interação Artística (CNPq-UFPR), em 31/08/2020, em Curitiba/PR (online)
  • Palestra 'O CORPO E A VIDA A DO SOM: TIMBRE, TEXTURA, RUÍDO E EXPERIMENTAÇÃO MUSICAL', no I SIMPÓSIO DE FILOSOFIA E CULTURA, da UFMA
    2017 (Total: 2)
  • Conferência 'Re-thinking Smetak: Smetak?s influence on tropicália, contemporary music and sound art', durante o Festival MaerzMusik, em Berlim, Alemanha
  • Conferência 'Talk with the composers of the project 'Re-inventing Smetak', na Berliner Festspiele, em Berlim, Alemanha, em 23/03/2017.
    2014 (Total: 2)
  • Criar e ensinar são a mesma coisa (ou: professor, não deixe de ser músico!)
  • Teorias do Compor: a contemporaneidade baiana (Composição e Cultura)
    2012 (Total: 1)
  • Compondo micropolíticas
    2011 (Total: 2)
  • Anthropophagy: Brazilian New Music (palestra e conversa com os compositores ao fim do concerto)
  • Contemporary Music in Brazil (conversa com os compositores no intervalo do concerto)
    2010 (Total: 1)
  • The Bafrik project and the production of contemporary music in Bahia/Brasil
    2009 (Total: 4)
  • Brazilian Compositional Production
  • Conserte-se! 5 concertos para instrumento solista e orquestra
  • Mostra de Documentários: Compositores Alemães (Carl Orff - Carmina Burana)
  • O Criador, a Cria e o Contexto: Joleno, para quinteto de sopros e banda sinfônica (Análise de 'JOLENO')
    2008 (Total: 1)
  • A Produção de Música Contemporânea na Bahia: da década de 60 ao séc. XXI
    2007 (Total: 1)
  • A criação musical de face ao século XXI
    2021 (Total: 1)
  • Palestra na mesa-redonda '15 anos da Oficina de Composição Agora: heranças e perspectivas', no Congresso Virtual da UFBA 2021
    2020 (Total: 1)
  • Palestra na mesa-redonda 'Composição musical como campo de escolhas (não-)conscientes', no Congresso Virtual da UFBA 2020
    2011 (Total: 1)
  • Bafrik: compondo uma articulação sul - sul
    2010 (Total: 1)
  • Rossianas II: ciclos musicais de aproximação e distanciamento referencial
    2023 (Total: 1)
  • Mesa-Redonda 'Silvio Ferraz, Sergio Kafejian e Paulo Rios Filho no Lisboa Incomum'
    2023 (Total: 1)
  • Palestra 'Um panorama da produção composicional dos últimos anos sob uma lente da pedsquisa artística', no XXII Seminários Internacionais de Música da UFBA
    2023 (Total: 1)
  • Conferência 'Back to the spirit: Re-inventing Smetak through 'volvere' (2017)'
    2023 (Total: 1)
  • Roda-de-COnversa sobre composição e pesquisa, no XXII Seminários Internacionais de Música da UFBA
    2020 (Total: 2)
  • Composição musical como campo de escolhas (não-)conscientes.
  • Mediação da mesa-redonda de Composição do 35° Festival Internacional de Inverno da UFSM
    2013 (Total: 1)
  • A importância da composição e da improvisação na educação musical
    2010 (Total: 1)
  • Música Peba Nº 1 (qual?)
    2006 (Total: 1)
  • Composição e Etnomusicologia: a produção de música contemporânea como ferramenta de construção identitária.
    2005 (Total: 1)
  • A Presença de Diálogos com as Culturas Regionais no Processo Composicional de Três Compositores do GCB: Lindembergue Cardoso, Jamary Oliveira e Fernando Cerqueira
    2022 (Total: 1)
  • Coordenação geral e elaboração do projeto 'Novas Tríades: semana da música contemporânea no Rio Grande do Sul', a ser realizado em Setembro de 2022, projeto submetido a edital Fapergs AOE e a órgãos internos da UFSM.
    2013 (Total: 1)
  • Música de Agora na Bahia 2013-2015 (elaboração de projeto/captação de recursos) ? Financiamento: Petrobras
    2011 (Total: 3)
  • Compositor Baiano em Amsterdã (elaboração de projeto/captação de recursos) ? Financiamento: FUNCEB/Governo do Estado da Bahia
  • Música Baiana? (elaboração de projeto/captação de recursos) ? Financiamento: plataforma de patrocínio colaborativo (catarse.me)
  • Temporada 2012 da OSUFBA (elaboração de projeto)
    2010 (Total: 1)
  • Música de Agora na Bahia (elaboração de projeto/captação de recursos) ? Financiamento: Fundo de Cultura do Estado da Bahia
    2009 (Total: 2)
  • Bafrik: o que a Bahia tem a ver com a África? (elaboração de projeto/captação de recursos) ? Financiamento: FUNCEB/Governo do Estado da Bahia
  • Dê Corda! Formação de Grupos de Música na Região do Sisal (elaboração de projeto/captação de recursos) ? Financiamento: FUNCEB/Governo do Estado da Bahia
    2008 (Total: 4)
  • Conserte-se! 5 concertos contemporâneos para orquestra e instrumento solista (elaboração de projeto/captação de recursos) ? Financiamento: FUNCEB/Governo do Estado da Bahia
  • Participação no I Concurso Internacional de Composição Jovens Compositores Cidade de Portimão (elaboração de projeto/captação de recursos) ? Financiamento: Ministério da Cultura do Brasil
  • Repercussão: formação de agentes multiplicadores (elaboração de projeto/captação de recursos)
  • VI ENCUN - Encontro Nacional de Compositores Universitários (elaboração de projeto/captação de recursos) ? Financiamento: Fundo de Cultura do Estado da Bahia
    2007 (Total: 1)
  • O Tatu-Bola Não Morde: Música de Hoje Para Qualquer Um (elaboração de projeto/captação de recursos) ? Financiamento: CAIXA Cultural
    2013 (Total: 1)
  • Aprovação em concurso público para Professor do Magistério Superior da UFMA - Edital 025/2013
    2009 (Total: 2)
  • Aprovação em Concurso Público de Seleção para Professor Substituto Edital Interno 01/2009
  • Aprovação em Concurso Público para Servidores Técnico-Administrativos da UFBA (cargo: técnico em música)
    2021 (Total: 3)
  • Parecer - comitê artístico local do XV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais
  • Parecer - comitê científico-artístico XV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais
  • Parecer - consultor ad hoc - do vol. 9 n° 1 (2021) da Revista Vórtex (ISSN 2317-9937), da UNESPAR
    2020 (Total: 4)
  • Parecer - consultor ad hoc - do do XXX Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (subárea: Composição e Sonologia)
  • Parecer - consultor ad hoc - do vol. 8 n° 1 (2020) da Revista Vórtex, da UNESPAR
  • Parecer - consultor ad hoc da Revista Brasileira de Música, da UFRJ, vol. 33 n. 2
  • Parecer - consultor ad hoc da Revista ORFEU, da UDESC, Dossiê Poéticas da Composição Contemporânea
    2019 (Total: 1)
  • Parecer - consultor ad hoc - do n° 22 de Jun/2019 da Revista Debates da UNIRIO
    2017 (Total: 3)
  • Parecer - consultor ad hoc - do 27º Congresso Nacional da ANPPOM (área: composição), 2017
  • Parecer - consultor ad hoc - do v.5 n.2 (2017) da Revista Vórtex da UNESPAR, Curitiba, PR.
  • Parecer - consultor ad hoc - na III Conferência Internacional em Educação Musical de Sobral, promovida pela UFC, em Sobral, 2017
    2016 (Total: 2)
  • Parecer - consultor ad hoc - do v.4 n.2 (2016) da Revista Vórtex da UNESPAR, Curitiba, PR.
  • Parecer - Corpo de Especialistas da Editora da Universidade Federal da Bahia - EDUFBA.
    2024 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA'
  • Revisor de periódico 'REVISTA VÓRTEX'
    2023 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA'
  • Revisor de periódico 'REVISTA VÓRTEX'
    2022 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA'
  • Revisor de periódico 'REVISTA VÓRTEX'
    2021 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA'
  • Revisor de periódico 'REVISTA VÓRTEX'
    2020 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Música'
  • Revisor de periódico 'REVISTA VÓRTEX'
    2019 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA'
  • Revisor de periódico 'REVISTA VÓRTEX'
    2018 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'REVISTA VÓRTEX'
    2017 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'REVISTA VÓRTEX'
    2016 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'REVISTA VÓRTEX'

Produção Artística

    2023 (Total: 6)
  • Regeência da obra Agueré, apresentada pelo Ensemble Novas Tríades, no Auditório Casa de Cultura Paulo Salzano da Cunha, em Cachoeira do Sul - RS, no dia 29/11/2023
  • Regência da obra Agueré, apresentada pelo Ensemble Novas Tríades, no Teatro Caixa Preta, em Santa Maria - RS, no dia 03/10/2023
  • Regência de 'a última porta de uma viatura...', apresentada pelo Ensemble Novas Tríades, na Casa de Cultura, em Cachoeira do Sul - RS, no dia 29/11/2023
  • Regência de 'a última porta de uma viatura...', apresentada pelo Ensemble Novas Tríades, no Salão Branco da OJRM, em Recanto Maestro - RS, no dia 16/12/2023
  • Regência de 'a última porta de uma viatura...', apresentada pelo Ensemble Novas Tríades, no Teatro Caixa Preta, em Santa Maria - RS, no dia 03/10/2023
  • Regência de Agueré, apresentada pelo Ensemble Novas Tríades, no Salão Branco da OJRM, em Recanto Maestro - RS, no dia 16/12/2023
    2022 (Total: 2)
  • Regência da obra 'a última porta da viatura...', de Clara Lamonaca, à frente do Conjunto de Música Atemporânea da UFSM, no evento Novas Tríades: semana da música contemporânea no RS, no Teatro Caixa-Preta da UFSM, em Santa Maria, RS, no dia 24/09/2022
  • Regência da obra 'Agueré', de minha autoria, à frente do Conjunto de Música Atemporânea da UFSM, no evento Novas Tríades: semana da música contemporânea no RS, no Teatro Caixa-Preta da UFSM, em Santa Maria, RS, no dia 24/09/2022
    2016 (Total: 7)
  • Regente na apresentação da Delta Camerata Exploratória e Duo Robatto, no SESC Caixeiral, como parte do Projeto SESC Partituras, em Parnaíba, PI, no dia 21/11/2016
  • Regente na apresentação da Delta Camerata Exploratória, no Auditório da UFMA, como parte da IV Jornada Interdisciplinar de Filosofia da UFMA, em São Bernardo, MA, no dia 17/12/2016.
  • Regente na apresentação da Delta Camerata Exploratória, no Projeto Oito em Ponto, no SESC Caixeiral, em Parnaíba, PI, no dia 22/09/2016.
  • Regente na apresentação da Delta Camerata Exploratória, no Seminário Citadinos, no Auditório da UFMA, em São Bernardo, MA, no dia 28/09/2016.
  • Regente na apresentação da Delta Camerata Exploratória, no SESC Caixeiral, em Parnaíba, PI, no dia 07/11/2016.
  • Regente na apresentação da Delta Camerata Exploratória, no Teatro do Projeto Música Para Todos, em Teresina, PI, no dia 08/11/2016.
  • Regente na apresentação da Delta Camerata Exploratória, no Teatro São João, como parte da Temporada de Concertos da Orquestra da UFC/Sobral, em Sobral, Ceará, no dia 13/12/2016.
    2015 (Total: 1)
  • Regência do 'Camará Ensemble', no concerto de estreia e premiação do 'I Prêmio de Música Contemporânea da Bahia', na Reitoria da UFBA, em Salvador - BA, no dia 20/10/2015
    2013 (Total: 6)
  • 'Choro de Estamira', apresentada pelo Camará Ensemble, sob regência do próprio compositor, dentro do programa do Recital de Mestrado de Fernanda Monteiro, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, Salvador - BA, no dia 17/12/2013
  • 'Concerto do Camará na 1ª Edição do Concertos do Nordeste', apresentado pelo Camará, sob regência de Paulo Rios Filho, no Theatro José de Alencar, durante a programação do festival 'Concertos do Nordeste', em Fortaleza, Ceará, em 02/03/2013
  • 'O Enigmático Gato de Rimas', apresentada pelo Camará Ensemble, durante a série de concertos Chão, no Palacete das Artes Rodin Bahia, em Salvador, Bahia, em 06/08/2013
  • 'O Enigmático Gato de Rimas', apresentada pelo Camará Ensemble, durante a série de concertos Chão, no Palacete das Artes Rodin Bahia, em Salvador, Bahia, em 13/08/2013
  • 'O Gigante do Pé de Feijão', apresentada pela OCA, dentro da série OCA no Vila, no Teatro Vila-Velha, em Salvador, no dia 08/07/2013
  • Concerto 'Já - Uma Homenagem a Jorge Amado', apresentado pelo Camará, sob regência de Jack Fortner e Paulo Rios Filho, no Teatro Jorge Amado, em Salvador, Bahia, no dia 15/01/2013
    2012 (Total: 6)
  • 'Concerto do Percantos no Festival de Percussão 2 de Julho', apresentado pelo Percantos, durante a programação do Festival 2 de Julho, no Teatro do SESC Pelourinho, Salvador, Bahia, em 12/07/2012
  • 'Concerto Percantos no VII Festival BNB de Música Instrumental (Juazeiro do Norte)', apresentada pelo grupo Percantos, sob regência de Paulo Rios Filho, dentro da programação do Festival BNB de Música Instrumental, no Centro Cultural BNB de Juazeiro do N
  • 'Concerto Percantos no VII Festival BNB de Música Instrumental (Sousa)', apresentada pelo grupo Percantos, sob regência de Paulo Rios Filho, dentro da programação do Festival BNB de Música Instrumental, no Centro Cultural BNB de Sousa, Paraíba, em 23/05/
  • 'Tetragrammaton II', obra de Roberto Victorio, apresentada pelo Quarteto de Clarinetes da UFBA, sob regência de Paulo Rios Filho, em concerto realizado durante a programação do MAB 2012, no Teatro Vila-Velha, em Salvador, Bahia, em 17/10/2012
  • Concerto 'Música Baiana?', apresentado pelo Camará, sob regência de Paulo Rios Filho, durante a programação do MAB 2012, no Teatro Vila-Velha, Salvador, Bahia, em 17/05/2012
  • Concerto 'Música Baiana?', apresentado pelo Camará, sob regência de Paulo Rios Filho, por ocasião do lançamento do rojeto de âmbito nacional SESC Partituras, no Teatro do IRDEB, Salvador, Bahia, em 13/04/2012
    2011 (Total: 2)
  • Concerto 'Música Baiana?', apresentado pelo Camará, sob regência de Paulo Rios Filho, na Reitoria da UFBA, Salvador, Bahia, em 08/12/2011
  • Concerto 'Música Baiana?', apresentado pelo Camará, sob regência de Paulo Rios Filho, no Teatro Eva Herz, Salvador, Bahia, em 16/12/2011
    2009 (Total: 1)
  • 'Rossianas II', apresentada pelo GIMBA, sob regência do compositor, dentro da programação do Encontro de Compositores do Seminário Internacional de Música da UFBA, na Reitoria da UFBA, Salvador, Bahia, em 03/12/2009
    2010 (Total: 1)
  • 'Sessão de Geleia N. 1', apresentação de sessão de improvisação livre [bateria e percussão], no Teatro Vila-Velha, por ocasião da abertura do III FIMC, em Salvador, Bahia, em 06/09/2010
    2006 (Total: 5)
  • Badauê
  • Massemba
  • Que bloco é esse?
  • Refavelafro
  • Um abraço negro
    2005 (Total: 3)
  • A little help from my friends
  • Come Together
  • Help!
    2023 (Total: 1)
  • Pigí, apresentada (estreia) pelo Trio de cordas da OpensoundOrchestra, em Moscou, Russia, em 03/06/2023
    2022 (Total: 3)
  • 'Agueré', apresentada pelo Conjunto de Música Atemporânea da UFSM, no Novas Tríades: semana da música contemporânea no RS, Concerto #3, no Teatro Caixa-Preta da UFSM, em Santa Maria, RS, no dia 24/09/2022
  • 'Gantois, 1940-1941', apresentada no recital online da I MAPA - Mostra Aberta de Pesquisa Artística do CM.ÊPA! (UFSM/CNPq), Santa Maria, RS (online), no dia 23/02/2022
  • 'Oxóssi', apresentada por Aquim Sacramento, na programação da Rádio Universidade da UFRGS, em Porto Alegre (radiodifusão e online), no dia 24/02/2022
    2019 (Total: 1)
  • 'Contração e Expansão', apresentada pelo MaraBrass, no Projeto Café Concerto do SESC, no Centro Cultural SESC Caixeiral, em Parnaíba, Piauí, no dia 08/11/2019.
    2017 (Total: 1)
  • 'volvere', apresentada pelo Ensemble Modern, com regência de Vimbaiy Kaziboni, no Alte Oper Frankfurt, em Frankfurt, Alemanha, no dia 25/02/2017.
    2014 (Total: 1)
  • 'Répéter', apresentada por João Carlos Victor, durante o seu Masterrezital, na Grande Sala da Hochschule für Musik - Musik Akademie Basel, Basileia, Suíça, na data de 04/06/2014
    2013 (Total: 2)
  • 'Quem vem lá?' [estreia mundial]; apresentada pelo Orpheu Ensemble, sob regência de Jack Fortner, em Fresno (EUA), em 15/04/2013
  • 'TransColonização' [estreia mundial]; comissionada pela Americas Society em 2011 e apresentada pelo ICE, na sede da Americas Society, em Nova Iorque (EUA), em 07/04/2013
    2012 (Total: 6)
  • 'Abesana', apresentada por Lucas Robatto (flauta) em concerto dentro da programação do MAB ? Música de Agora na Bahia, no Museu de Arte Sacra/UFBA, em 19/06/2012
  • 'Gregorianas N. 1', apresentada pelo GNU, na Sala Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, RJ, em 02/12/2012
  • 'Hino Transnacional', apresentada pelo grupo Percantos, sob regência do compositor, dentro da programação do Festival BNB de Música Instrumental, no Centro Cultural BNB de Sousa, Paraíba, em 23/05/2012
  • 'nav tirs nekadus hibridus nº 3', apresentada pelo Duo Sacramento, na Room 112 ? Boling University Center, University of Tenessee, em Martin, EUA, em 23/04/2012
  • 'nav tirs nekadus hibridus nº 4', apresentada por Maria Carolina Cavalcanti (flauta) e Gabriel Lucena (violão), durante a programação da Série Quinze, no Centro Cultural da Justiça Federal, Rio de Janeiro, RJ, em 14/10/2012
  • 'paîè 'y', apresentada por Vitor Rios (bouzouki solo), no Teatro Eva Herz, Salvador, Bahia, em 13/09/2012
    2011 (Total: 2)
  • 'Música Peba N. 2', apresentada pelo Nieuw Ensemble, com regência de Arie van Beek, na Concertgebouw, em Amsterdã, Holanda, em 22/09/2011
  • 'nav tirs nekadus hibridus nº 2', apresentada pelo Camará, sob regência do compositor, na Reitoria da UFBA, Salvador, Bahia, em 08/12/2011
    2010 (Total: 3)
  • 'Jingles I', apresentada pelo Grupo de Percussão da UFBA, sob regência de Jorge Sacramento, durante a programação do Festival 2 de Julho, no Teatro do ICBA, Salvador, Bahia, em 21/07/2010
  • 'Música Peba Nº 1', apresentada pelo GNU, com regência de Marcos Lucas, na Reitoria da UFBA, Salvador, Bahia, em 30/04/2010
  • 'Transmigrante', apresentada por Humberto Monteiro (bateria solo), durante a programação do Festival 2 de Julho, no Teatro do ICBA, em Salvador, Bahia, em 23/07/2010
    2009 (Total: 5)
  • 'Choro de Estamira' (prêmio NE/BAM I Brazilian Composers' Competition), apresentada pelo Nieuw Ensemble, com regência de Celson Antunes, no Muziekgebouw aan 't IJ, em Amsterdã, Holanda, em 10/09/2009
  • 'Joleno', apresentada pela Banda Sinfônica Portuguesa e Quinteto AventGarde, com regência de Dario Sotelo, na Sala Suggia, Casa da Música, em Porto, Portugal, em 27/09/2009
  • 'Labisane', apresentada pelo grupo InterPercussão, durante a programação dos Festivais de Outono, em Aveiro, Portugal, em 30/10/2009
  • 'Mau' (prêmio I Concurso de Composição Prof. Antônio Fernando Burgos Lima ? categoria orquestra sinfônica), apresentada pela OSBA, sob regência de Aldo Brizzi, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, em Salvador, Bahia, em 03/09/2009
  • 'Rossianas II', apresentada pelo GIMBA, sob regência do compositor, dentro da programação do Encontro de Compositores do Seminário Internacional de Música da UFBA, na Reitoria da UFBA, Salvador, Bahia, em 03/12/2009
    2008 (Total: 2)
  • 'Cantem, meus amores, cantem! concerto para bateria e orquestra', apresentada pela OSUFBA (Jorge Sacramento, bateria solo), com regência de Paulo Novais, no Museu de Arte Sacra, Salvador, Bahia, em 15/05/2008
  • 'O Terramoto de 1755' (Menção Honrosa no I Concurso Internacional Cidade de Portimão), apresentada pelo Quinteto Avent-Garde, na Igreja do Colégio, em Portimão, Portugal, em 08/12/2008
    2007 (Total: 1)
  • 'A Morte Bebe Leite', apresentada por José Augusto Mannis, dentro da programação do Festival de Música de Londrina, Auditório da Associação Médica de Londrina, em Londrina, PR, em 21/07/2007
    2017 (Total: 1)
  • volvere (composição musical); para ensemble com instrumentos de Smetak e eletrônica; comissionada em 2016 pelo Ensemble Modern e DAAD; estreada em 2017 pelo Ensemble Modern, em Frankfurt (Alemanha)
    2016 (Total: 1)
  • Ramos (composição musical); para piano e eletrônica; comissionada em 2014 por Luciane Cardassi; estreada em 2016 pela mesma, em Curitiba (PR)
    2015 (Total: 2)
  • Angola (composição musical); para flauta, clarinete, saxofone soprano e fagote; comissionada em 2015 pelo MAB; estreada em 2015 pelo ICE, em Curitiba (Paraná)
  • Prumo (composição musical); para formação aberta; comissionada em 2015 por MAB; estreada em 2015 pelo Ensemble MAB, em Salvador (BA)
    2014 (Total: 4)
  • A vinte dias do fim (composição musical); para flauta e clarinete; comissionada em 2014 pela FUNARTE; estreada em 2015 por Andrea Ernst Dias e Batista Jr., na Bienal do Rio de Janeiro (RJ)
  • Répéter (composição musical); para violão solo; comissionada em 2013 por João Carlos Victor; estreada em 2014 pelo mesmo, na Basiléia (Suíça)
  • Rossianas III (composição musical); para flauta, clarinete e saxofone tenor; gravada em 2014 pelo Camará Ensemble, em Salvador (Bahia)
  • Rua das Pedras (composição musical); para violão solo; encomendada por Cristiano Braga, em 2013
    2013 (Total: 5)
  • A ignorância vai sentada e usa cinto (composição musical); para marimba solo; encomendada pela percussionista Ana Letícia Barros, em 2013.
  • O Gigante do Pé de Feijão (composição musical); para 4 instrumentos ad libitum; encomendada pela OCA e estreada pelo grupo em 2013
  • Quem vem lá?! (composição musical); para flauta, violino, viola, cello, piano e percussão, encomendada e estreada em Abril de 2013 pelo Orpheus Ensemble, em Fresno (CA)
  • TransColonização (composição musical); para conjunto misto e soprano solista; comissionada em 2012 pela Americas Society; estreada em 2013 pelo ICE, em Nova Iorque (EUA)
  • Xique-Xique Chic (composição musical); para flauta, clarinete, violão e percussão; encomendada e estreada pelo Janela Brasileira, em 2013.
    2012 (Total: 8)
  • A Verdadeira (arranjo), gravação e lançamento em CD. Arranjo encomendado pela banda CASCADURA, para o disco 'Aleluia', lançado em Salvador, Bahia, em 08/05/2012
  • Abesana (composição musical); para flauta solo; encomendada por Lucas Robatto em 2011; estreada pelo próprio em 2012
  • Gregorianas N. 1 (composição musical); flauta, violino, soprano e percussão; encomendada pelo GNU e estreada pelo próprio em 2012
  • Hino Transnacional (composição musical); para grupo de percussão, soprano e atriz; encomendada e estreada pelo Percantos em 2012
  • nav tirs nekadus hibridus nº 3 (composição musical); para duo de percussão; encomendada pelo Duo Sacramento em 2011 e estreada em 2012 pelo próprio nos EUA
  • nav tirs nekadus hibridus nº 4 (composição musical); para duo de flauta e violão; encomendada pelo Duo Américas em 2011; estreada por Maria C Cavalcanti e Gabriel Rosário em 2012, no Rio de Janeiro (RJ)
  • Os Reis Católicos (arranjo), gravação e lançamento em CD. Arranjo encomendado pela banda CASCADURA, para o disco 'Aleluia', lançado em Salvador, Bahia, em 08/05/2012
  • paîè 'y (composição musical); para bouzouki solo, eletrônica e vídeo; encomendada pelo Camará Ensemble em 2012 e estreada no mesmo ano por Vitor Rios (bouzouki), em Salvador (BA)
    2011 (Total: 5)
  • Boiada (composição musical); para piano solo; encomendada e estreada em 2011 por Halley Kallemberg, em Salvador (BA)
  • Carne (composição musical); para percussão e soprano; encomendada pelo Duo Materiales, Sào Paulo (SP)
  • Música Peba N. 2 (composição musical); para conjunto misto; encomendada pelo Nieuw Ensemble e BAM Dialogue em 2011; estreada no mesmo ano pelo Nieuw Enseble, em Amsterdã (Holanda)
  • nav tirs nekadus hibridus nº 1 (composição musical); para quinteto misto; estreada pelo GIMBA em 2012, em Salvador (BA)
  • nav tirs nekadus hibridus nº 2 (composição musical); para conjunto misto; encomendada e estreada pelo Camará em 2011, em Salvador (BA)
    2010 (Total: 3)
  • Jingles I (composição musical); para grupo de percussão e soprano; encomendada e estreada pelo Grupo de Percussão da UFBA em 2010
  • Música Peba N. 1 (composição musical); para quinteto misto; encomendada pelo GNU em 2009 e estreada pelo próprio em 2010, em Salvador (BA)
  • Tchaikovsky to go (composição musical); para orquestra sinfônica; ainda não estreada
    2009 (Total: 7)
  • Choro de Estamira (composição musical); para conjunto misto e soprano; premiada no I NE/BAM Brazilian Composers' Competition em 2009; estreada no mesmo ano pelo Nieuw Ensemble, em Amsterdã (Holanda)
  • Joleno (composição musical); para banda sinfônica e quinteto de sopros solista; encomendada pelo Quinteto Avent-Garde em 2008; estreada pelo próprio e pela Banda Sinfônica Portuguesa em 2009, em Porto (Portugal)
  • Labisane (composição musical); para grupo de percussão; encomendada e estreada pelo Interpercussão em 2009, em Aveiro (Portugal)
  • Mau (composição musical); para orquestra sinfônica; premiada no I Concurso Prof. Antonio Fernando Burgos e estreada pela OSBA em Salvador (BA), em 2009
  • O Enigmático Gato de Rimas (composição musical); para grupo de câmara e violino solista; premiada pela FUNARTE/XVIII Bienal e estreada em 2009 durante o evento, no Rio de Janeiro (RJ)
  • Rossianas II (composição musical); para sexteto misto; encomendada como trabalho da disciplina Tópicos em Teoria do PPGMUS/UFBA e estreada pelo GIMBA em Salvador (BA) em 2009
  • Transmigrante (composição musical); para bateria solo; encomendada por Humberto Monteiro em 2009 e estreada pelo próprio em 2010, em Salvador (BA)
    2008 (Total: 8)
  • A Extraordinária Saga do Seu Vanguarda (composição musical); composição coletiva da OCA para grupo de rock, faladores, quarteto misto, soprano, ator, vídeo e corpo de baile; premiada em edital de ocupação CAIXA Cultural 2008 e estreada no mesmo ano em Sa
  • A Peleja (composição musical); para piano, baixo e barítono; encomendada pelo Curso de Composição Musical do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão 2008; não estreada
  • A Vida é Sofredora e Horrenda (composição musical); para piano solo; não estreada
  • Dodi (composição musical); para soprano e percussão; estreada em 2008 por Laiana Oliveira (voz) e Eduardo Mota (percussão) em Salvador (BA)
  • O Terramoto de 1755 (composição musical); para quinteto de sopros; laureada com Menção Honrosa no I Concurso Internacional Jovens Compositores Cidade de Portimão em 2008 e estreada no mesmo ano pelo Quinteto Avent-Garde, em Portimão (Portugal)
  • Repente (composição musical); para orquestra sinfônica; não estreada
  • Rossianas I (composição musical); para violão solo; gravada em CD por Felipe Rebouças (lançamento 2012) e estreada por Stanley Fernandes em 2009, em Belo Horizonte (MG)
  • Tripa da Terra (composição musical); para orquestra sinfônica, coro, baixo solista e dupla de repentistas; apresentada como trabalho de conclusão de curso no bacharelado em Composição e Regência da UFBA em 2008; não estreada
    2007 (Total: 9)
  • A Lenda do Sargaço (trilha sonora); animação de 2007, dirigida por Jan Horejes
  • A Morte Bebe Leite (composição musical); eletroacústica; composta durante curso com J A Mannis no Festival de Música de Londrina em 2007 e estreada durante a programação deste, no mesmo ano, em Londrina (PR)
  • Cantem, meus amores, cantem! Concerto para bateria e orquestra
  • Colé de merma, essa dança da Comadre Sebastiana? (composição musical); para duo de clarinete e violão; encomendada e estreada por Yuri Barreto (violão) e Deivysson Penha (clarinete) em 2007, em Salvador (BA)
  • Dois Episódios que Não Contam Nada Além de Números (composição musical); para grupo de percussão; encomendada pelo Grupo de Percussão da UFBA estreada pelo próprio em 2007; integrante da turnê SESC do grupo por mais de 70 cidades brasileiras em 2007; par
  • Natureza Morta (composição musical); para orquestra sinfônica; premiada no I Concurso Ernst Widmer, em 2007, e estreada pela OSUFBA em 2008, em Salvador
  • Nenel, Jung e Gardel bradaram juntos um 'Vai!' (composição musical); para conjunto misto; premiada no I Concurso Ernst Widmer em 2007 e estreada no mesmo ano sob regência do compositor, em Salvador (BA)
  • No Entorno de Estruturas Características (composição musical); para flauta solo; não estreada
  • Você não viu enquanto sorria? Você não viu enquanto chorava? (composição musical); para orquestra sinf&onica e tenor solista; não estreada
    2006 (Total: 9)
  • Antagonismo? (composição musical); para orquestra de cordas; não estreada
  • Massemba (arranjo); ecomendado e estreado pela OSUFBA em 2006, em Santo Amaro da Purificação (BA)
  • O Burundi não é aqui (composição musical); para duo de viola pomposa e fagote; encomendada atavés de chamada de obras do DUO SPES; não estreada
  • O Contrariador (composição musical); para quinteto de sopros; selecionada para a Bienal de 2007 e estreada no mesmo ano pelo Quinteto Villa-Lobos, no Rio de Janeiro (RJ)
  • O Mistério de Feiurinha (trilha sonora); peça teatral infantil estreada em 2006 sob direção de Carlos Castelo-Branco, em Salvador (BA)
  • Que bloco é esse? (arranjo); encomendado e estreado pela OSUFBA em 2006 em Salvador (BA)
  • Refavelafro (arranjo); encomendado e estreado pela OSUFBA em 2006 em Salvador (BA)
  • Tempestade D'alí (composição musical); para duo de percussão; encomendada e estreada pelo Duo Sacramento em 2006, na Reitoria da UFBA
  • Um Sorriso Negro (arranjo); encomendado e estreado pela OSUFBA em 2006, em Salvador (BA)
    2005 (Total: 1)
  • A Revolta dos Brinquedos (trilha sonora); espetáculo teatral infantil estreado em 2005 sob direção de Carlos Castelo-Branco, em Salvador (BA)
    2021 (Total: 1)
  • 'Crise de Sol', obra acusmática integrante do disco 'Alhures', lançado pela UNESPAR em 2021.
    2019 (Total: 1)
  • 'Ramos', gravada no álbum 'Ramos', de Luciane Cardassi (RedShift Records), lançado em 2019
    2017 (Total: 1)
  • 'Jingle I: Dodecafonicozinho', gravada no álbum 'Pagodão Suingueira Dub', do Grupo de Percussão da UFBA (independente), lançado em 2017
    2016 (Total: 1)
  • 'Répéter', gravada no álbum 'Guitar Recital', de João Carlos Victor, lançado mundialmente pela NAXOS (8.573670), em Agosto de 2016
    2012 (Total: 2)
  • 'A verdadeira' [arranjo], gravação e lançamento em CD. Arranjo encomendado pela banda CASCADURA, para o disco 'Aleluia', lançado em Salvador, Bahia, em 08/05/2012
  • 'Os Reis Católicos' [arranjo], gravação e lançamento em CD. Arranjo encomendado pela banda CASCADURA, para o disco 'Aleluia', lançado em Salvador, Bahia, em 08/05/2012
    2010 (Total: 1)
  • 'Dois episódios que não contam nada além de números', gravada pelo Grupo de Percussão da UFBA no CD 'Ziriguidum', lançado em Salvador, Bahia, em Julho de 2010.
    2009 (Total: 1)
  • 'Cantem, meus amores, cantem! concerto para bateria e orquestra', gravada pela Orquestra Conserte-se (Jorge Sacramento, bateria solo), com regência de Paulo Novais, no Museu de Arte Sacra. Lançada no álbum virtual 'Conserte-se!', da OCA, Salvador, Bahia,
    2008 (Total: 1)
  • 'Rossianas I', gravada por Felipe Rebouças (violão), incluída no CD 'Compositores da Bahia', lançado pela OCA em 17/05/2012
    2013 (Total: 1)
  • 'Transmigrante', gravação e lançamento em DVD, gravada ao vivo em show de Humberto Monteiro, no Festival Conexão Vivo; lançado em Salvador, Bahia, em Julho de 2013

Orientações Concluídas

    2016 (Total: 1)
  • Estágio Curricular Obrigatório -- Etapa II (Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos, UFMA/São Bernardo)
    2015 (Total: 1)
  • Estágio Curricular Obrigatório -- Etapa II (Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos, UFMA/São Bernardo)
    2014 (Total: 1)
  • Estágio Curricular Obrigatório -- Etapa I (Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos, UFMA/São Bernardo)
    2023 (Total: 1)
  • ?SALAO? E ?FORTUNA, SANTIAGO?: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A COMPOSIÇÃO E PRODUÇÃO DE UM PRELÚDIO E UMA CANÇÃO COM BASE EM REFERÊNCIAS EXTRA-MUSICAIS
    2019 (Total: 1)
  • Memorial e Análise do Processo de Criação da Obra "Depressão", para trompete amplificado e eletroacústica
    2017 (Total: 1)
  • DA PRÁTICA DOCENTE À PRATICA COMPOSICIONAL: memorial descritivo da peça O Aprendiz, para grupo de violões e eletroacústica
    2016 (Total: 2)
  • Composição de cinco obras eletroacústicas: colagem e outros procedimentos criativos
  • Reescrituração de hinos litúrgicos: memorial descritivo do processo de composição de cinco obras para formações camerísticas