Muryel Pyetro Vidmar
Produção Bibliográfica
- 2024 (Total: 2)
- 2023 (Total: 5)
- 2021 (Total: 2)
- ISSN Formação para a apropriação e integração das tecnologias digitais da informação e comunicação ao ensino de física (REVISTA DE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA (ONLINE))
- 2020 (Total: 3)
- 2017 (Total: 3)
- ISSN Atividades Didáticas de Física para o desenvolvimento de conteúdos conceituais e procedimentais no ensino médio (Ensenanza de Las Ciencias)
- ISSN Descrição e análise de oficinas sobre Atividades Didáticas de Física mediadas por recursos tecnológicos (EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS))
- ISSN Relações entre processos formativos de professores de Física e o desenvolvimento de saberes docentes (Ensenanza de Las Ciencias)
- 2015 (Total: 1)
- ISSN Contribuições da hipermídia educacional para o desenvolvimento de Atividades de Estudo de Física (REVISTA DE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA)
- 2014 (Total: 1)
- ISSN Flexibilidade cognitiva e hipermídia educacional na formação inicial de físicos-educadores (Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências)
- 2012 (Total: 1)
- 2024 (Total: 2)
- Elaboração de uma Sequência Didática em Aplicativo de Revisão Espaçada de Conceitos de Física para o Ensino Médio (Ensino de Física e Educação Matemática: socialização de produções do PPGEMEF/UFSM)
- Problem-Based Learning no Ensino de Física: Uma Análise de Implementação no Ensino Superior (Ensino de Física e Educação Matemática: socialização de produções do PPGEMEF/UFSM)
- 2020 (Total: 1)
- doi A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PROPORCIONAR A INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL (O Ensino alicerçado em Fundamentos Teórico-Metodológicos)
- 2015 (Total: 1)
- Ensino de Física, Hipermídia e Ambiente em Rede
- 2023 (Total: 3)
- Experimentos de Física para Crianças: Um Caminho para a Alfabetização Científica (41º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS)
- Inteligência Artificial no Ensino de Física: Mapeamento das Publicações da Área (II Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF))
- Problem-Based Learning na Sala de Aula: Um Mapeamento em Periódicos da Área de Ensino de Física e Educação em Ciências (II Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF))
- 2017 (Total: 1)
- A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação como forma de proporcionar a inclusão digital no Brasil (I Encontro Regional de Ensino de Ciências - ISBN 9788563337764)
- 2016 (Total: 1)
- Workshops of Development of Didactic Activities of Solving Problems Mediated by ICT in the Formation of Physics Teachers (2nd World Conference on Physics Education (WCPE))
- 2015 (Total: 3)
- Análise do uso de uma ferramenta computacional para a construção de gráficos em uma Atividade Didática (XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) - ISBN 978-85-89064-30-9)
- Atividades de estudo de Física hipermidiáticas na formação inicial de físicos-educadores (XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) - ISBN 978-85-89064-30-9)
- Oficina sobre análise e caracterização de simulações computacionais de Física no contexto do PIBID (XIII Encontro sobre Investigação na Escola (EIE))
- 2014 (Total: 1)
- Uma Atividade Didática para Estudo do Movimento (29ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
- 2013 (Total: 1)
- Atividades de Estudo hipermidiáticas e Resolução de Problemas de Física (IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) - ISBN: 978-85-99681-03-9)
- 2011 (Total: 3)
- Interação colaborativa e hipermídia educacional no ensino-aprendizagem de Física (VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) - ISBN 978-85-99681-02-2)
- Investigando a mediação tecnológica da hipermídia educacional em atividades de estudo de Física (VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) - ISBN 978-85-99681-02-2)
- Utilização de atividades de estudo mediadas por hipermídia educacional na iniciação à docência em Física: estudo de caso. (XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF))
- 2010 (Total: 4)
- Atividades de Estudo e Iniciação à Docência em Física (X Encontro sobre Investigação na Escola - ISBN 978-85-7566-150-5)
- Atividades de Estudo Mediadas por Hipermídia Educacional na Iniciação à Docência em Física: Produção Colaborativa (VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul (ANPED SUL) - ISSN 2178-0374)
- Mediação Tecnológica Livre e Iniciação à Docência em Física (1º Simpósio de Ensino de Física e de Matemática: práticas docentes inovadoras - ISSN 2176-865X)
- Software Livre, Hipermídia Educacional e o Ensino de Física (X Congresso Internacional de Educação Popular - ISSN 1984-9397)
- 2009 (Total: 1)
- Resolução Colaborativa de Problemas de Física no Wiki do Moodle (4º Conahpa - Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem - ISBN 978-85-60522-24-8)
- 2024 (Total: 5)
- A Jornada do Lixo ? Entendendo a Coleta Seletiva: Relato de uma Atividade Prática de Ciências (39ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Brincando de Reciclar: Descobrindo como a Reciclagem ajuda a Natureza a Renascer (39ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Circuitos Elétricos em Ambiente Doméstico: O Uso de Simulações Computacionais para o Ensino de Física. (39ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Experimentos de Ciências para Crianças: O que as sementes precisam para germinar? (39ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Possibilidades e Desafios da Integração do Smartphone ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Física (39ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- 2023 (Total: 7)
- Análise da Discussão da Inteligência Artificial nas Políticas Públicas Educacionais do Brasil (38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
- Como se Mede? Atividade Experimental para Introduzir as Unidades de Medidas a Alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental (38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
- Estruturação de uma Sequência Didática sobre Energia Nuclear no Contexto do Novo Ensino Médio se Física (IX Encontro Estadual de Ensino de Física - RS)
- Experimentos de Física para Crianças: Desenvolvendo um Sistema de Filtragem de Água para Alunos do 4° Ano do Ensino Fundamental (XIV Salão de Extensão da UFRGS)
- Os Sons do Carrilhão: Uma Atividade Experimental Investigativa sobre Ondas Sonoras para o 3º Ano do Ensino Fundamental (38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
- Um Gostinho de Física: Estudo de Processos e Preparação de um Bolo de Chocolate com uma Turma de Primeiro Ano do Ensino Fundamental (38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
- Uma Atividade Experimental sobre a Energia dos Alimentos para Alunos do 4° Ano do Ensino Fundamental (38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
- 2022 (Total: 7)
- Construção de Carrinhos Movidos por Fluidos com Materiais Recicláveis: uma Atividade Experimental para Alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental (37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
- Desenvolvimento de uma Atividade Experimental sobre Fontes de Energia para Alunos do 3° Ano do Ensino Fundamental (37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
- Energia e Humanidade: uma Sequência Didática para o Ensino de Energia Mecânica no Contexto do Novo Ensino Médio (37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
- Experimentos de Física para Crianças: Desenvolvimento de uma Atividade sobre Sistema de Filtragem de Água para Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental (37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
- Poluição da Água e a Vida Marinha: Atividade Experimental para a Mostra de Ciências de Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental (37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
- Problem-Based Learning Mediada por Hipermídia no Ensino de Física: uma Proposta para o Ensino Superior (37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
- Reflexões de um Licenciando em Física sobre suas Experiências durante o Estágio Supervisionado no Contexto Pandêmico (37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
- 2017 (Total: 1)
- Acompanhamento pedagógico de educandos do ensino médio do Colégio Politécnico da UFSM (32ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
- 2016 (Total: 3)
- Atividade Didática mediada por simulação computacional para o estudo das transformações gasosas (II Mostra Gaúcha de Validação de Produtos Educacionais e I Encontro Pibid Física - RS)
- Oficinas sobre atividades didáticas baseadas em TIC na formação de professores de Física (III Congreso Latinoamericano de Investigación en Didáctica de las Ciencias)
- Proposta de Atividade Didática com uso de simulação computacional para o ensino do movimento retilíneo (II Mostra Gaúcha de Validação de Produtos Educacionais e I Encontro Pibid Física - RS)
- 2015 (Total: 1)
- Análise de uma questão problematizadora em uma Atividade Didática de Física de caráter investigativo (30ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
- 2024 (Total: 1)
- Flexibilidade cognitiva por meio da Problem-Based Learning: Uma proposta para o Ensino de Energia (7º Encuentro de Investigación en Educación en Ciencias Naturales y Tecnología)
- 2023 (Total: 4)
- Estágio Supervisionado em Ensino de Física e a Prática Docente: Um Processo Contínuo de Ação-Reflexão-Ação (XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF))
- Problem-Based Learning no Ensino de Física: Descrição e Análise de uma Implementação no Ensino Superior (II Simpósio Nacional de Metodologias Ativas)
- Problem-Based Learning no Ensino Superior: Uma Proposta para o Ensino de Energia e sua Conservação (IX Encontro Estadual de Ensino de Física - RS)
- Problem-Based Learning para o desenvolvimento da Flexibilidade Cognitiva: um design estrutural através de ferramentas Scaffolding (II Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências (SSAPEC))
- 2017 (Total: 1)
- O trabalho colaborativo no contexto de articulação entre formação inicial e continuada do físico-educador (VII Encontro Estadual de Ensino de Física - RS - ISBN 9788594890719)
- 2016 (Total: 1)
- Práticas docentes inovadoras no contexto do PIBID - Física (VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) - ISSN: 2526-3234)
- 2014 (Total: 1)
- Uma proposta para o estudo das ondas sonoras no contexto do PIBID (3º Simpósio Internacional de Educação em Ciências (SINTEC) - ISSN 2358-7776)
- 2011 (Total: 1)
- Investigando a hipermídia educacional no processo de ensino-aprendizagem de Física (Encontro de Física 2011 - XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF))
- 2010 (Total: 1)
- Ensino de Física através de atividades de estudo mediadas por hipermídia educacional (25ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
- 2009 (Total: 1)
- Regularidades e Transformações em Hipermídia Educacional no Moodle (24ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
Produção Técnica
- 2023 (Total: 2)
- II Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF)
- XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) - Núcleo de Referência Santa Maria - RS
- 2021 (Total: 1)
- VII Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT) e I Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF)
- 2017 (Total: 1)
- I Encontro Regional de Ensino de Ciências ? I EREC
- 2013 (Total: 2)
- Aluno-Laboratório do Núcleo Ciência Viva no Programa Janela Aberta
- XII Encontro Sobre Investigação na Escola (EIE)
- 2009 (Total: 1)
- 27º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul
- 2022 (Total: 1)
- Oficina - Simulações computacionais no Ensino de Física
- 2019 (Total: 1)
- Pesquisa em Ensino de Física
- 2013 (Total: 1)
- Oficina OF42 - Atividades de estudo hipermidiáticas de Física no ensino médio
- 2011 (Total: 1)
- Oficina OF31 - Elaboração de atividades de estudo de Física mediadas por hipermídia educacional para o Ensino Médio
- 2020 (Total: 1)
- Educação em Ciências e integração das TIC em tempos de pandemia
- 2010 (Total: 1)
- Software Livre, Hipermídia Educacional e o Ensino de Física
- 2009 (Total: 1)
- Resolução Colaborativa de Problemas de Física no Wiki do Moodle
- 2015 (Total: 1)
- Contribuições da hipermídia educacional para o desenvolvimento de Atividades de Estudo de Física
- 2014 (Total: 1)
- Uma Atividade Didática para Estudo do Movimento
- 2013 (Total: 1)
- Atividades de Estudo hipermidiáticas e Resolução de Problemas de Física
- 2011 (Total: 2)
- Investigando a hipermídia educacional no processo de ensino-aprendizagem de Física
- Investigando a mediação tecnológica da hipermídia educacional em atividades de estudo de Física
- 2010 (Total: 2)
- Atividades de Estudo e Iniciação à Docência em Física
- Ensino de Física através de atividades de estudo mediadas por hipermídia educacional
- 2009 (Total: 1)
- Regularidades e Transformações em Hipermídia Educacional no Moodle
- 2020 (Total: 1)
- A integração das TDIC na formação e ação de professores de ciências
- 2015 (Total: 1)
- Atividades de estudo de Física hipermidiáticas na formação inicial de físicos-educadores
- 2011 (Total: 1)
- Utilização de atividades de estudo mediadas por hipermídia educacional na iniciação à docência em Física: estudo de caso.
- 2010 (Total: 1)
- Mediação Tecnológica Livre e Iniciação à Docência em Física
- 2023 (Total: 1)
- Mediador de Apresentação de Trabalho na II Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF)
- 2022 (Total: 2)
- Comitê Científico do XIX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF)
- Mediador de sala de conversação do III Ciência em Ação: Educar é Transformar
- 2021 (Total: 2)
- Avaliador das apresentações de trabalhos da 36ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- Mediador de Apresentação de Trabalho na VII Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT) e I Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF)
- 2020 (Total: 1)
- Avaliador das apresentações de trabalhos da 35ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- 2024 (Total: 1)
- Avaliador da Seleção de Trabalhos da 39ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM
- 2023 (Total: 1)
- Avaliador da Seleção de Trabalhos da 38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM
- 2022 (Total: 1)
- Árbitro de trabalhos do XIX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF)
- 2021 (Total: 1)
- Parecerista na VII Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT) e I Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF)
- 2017 (Total: 2)
- Avaliador de trabalhos da 32ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- Árbitro de trabalhos do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF)
- 2016 (Total: 1)
- Avaliador de trabalhos da 1ª JAI Jovem - Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria
- 2015 (Total: 1)
- Árbitro de trabalhos do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF)
- 2024 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Informática na Educação: teoria & prática (ISSN 1982-1654)'
- Revisor de periódico 'Revista Científica Schola (ISSN 2594-7672)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação (ISSN 1984-6444)'
- 2023 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Informática na Educação: teoria & prática (ISSN 1982-1654)'
- Revisor de periódico 'Revista Científica Schola (ISSN 2594-7672)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação (ISSN 1984-6444)'
- 2022 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Informática na Educação: teoria & prática (ISSN 1982-1654)'
- Revisor de periódico 'Revista Científica Schola (ISSN 2594-7672)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação (ISSN 1984-6444)'
- 2021 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Informática na Educação: teoria & prática (ISSN 1982-1654)'
- Revisor de periódico 'Revista Científica Schola (ISSN 2594-7672)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação (ISSN 1984-6444)'
- 2020 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Informática na Educação: teoria & prática (ISSN 1982-1654)'
- Revisor de periódico 'Revista Científica Schola (ISSN 2594-7672)'
- Revisor de periódico 'Revista Educação (ISSN 1984-6444)'
- 2019 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Científica Schola (ISSN 2594-7672)'
- 2018 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Científica Schola (ISSN 2594-7672)'
- 2017 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Científica Schola (ISSN 2594-7672)'
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2024 (Total: 2)
- Modificando o Perfil da Sala de Aula: Uma Triangulação entre Métodos Ativos de Ensino, TDIC e Física Moderna e Contemporânea
- Problem-Based Learning para o Desenvolvimento da Flexibilidade Cognitiva no Ensino de Física
- 2023 (Total: 1)
- Avanços e Obstáculos na Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Médio Remoto e Híbrido de Física
- 2022 (Total: 1)
- Avanços e Obstáculos na Elaboração de uma Sequência Didática em Aplicativo de Revisão Espaçada de Conceitos de Física para o Ensino Médio