Mônica Correa De Borba Barboza
Produção Bibliográfica
- 2024 (Total: 1)
- ISSN A dança-teatro de Johann Kresnik: arte como ?pronúncia de mundo??! (REVISTA CENA)
- 2021 (Total: 2)
- ISSN ?ERAM DE TERRA SEUS CORPOS... DE ÁGUA SEUS SONHOS?: INCIDÊNCIAS DE UM PROCESSO CRIATIVO COM AS(OS) MBYA-GUARANI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) DE DANÇA (CENA. UFRGS)
- 2020 (Total: 2)
- ISSN Y Solamente Social: Poéticas Visuais para reafirmar que o pessoal é político (ART&SENSORIUM)
- 2019 (Total: 1)
- 2018 (Total: 1)
- ISSN Perspectivas colaborativas de formação docente a partir de uma experiência no ensino de balé (Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG)
- 2017 (Total: 1)
- ISSN Dança e formação professores: A História Oral como potência formativa (MOUSEION (UNILASALLE))
- 2024 (Total: 1)
- "É preciso estar atento e forte": forma e conteúdo na pedagogia universitária em Dança (Pedagogia universitária em Dança: entre saberes e modos de fazer)
- 2023 (Total: 1)
- ?SER-POVO-MOVENTE?: POSSIBILIDADES DE ?RENASCIMENTO DA CIDADE? A PARTIR DE INTERAÇÕES ENTRE DANÇA E PATRIMÔNIO CULTURAL (UFSM NO DISTRITO CRIATIVO)
- 2022 (Total: 2)
- DANÇAR A MISSA DA TERRA SEM MALES: UM FAZER-DIZER DO CORPO QUE PRONUNCIA O MUNDO (OBSERVATÓRIO DE DIREITOS HUMANOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA: IDENTIDADES, TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS)
- PRIMEIRO, ARRASTAR MESAS E CADEIRAS! As pioneiras experiências de estágio em Dança em turmas de Ensino Médio na cidade de Santa Maria/RS (Manuscritos da dança em Santa Maria-RS: História e Memória)
- 2021 (Total: 3)
- 'Aquela que não quis falar de sua beleza': Dicléa Ferreira de Souza um ícone da dança gaúcha (Dança no Rio Grande do Sul)
- 'OUTRAR-SE' PARA ENSINAR E APRENDER: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM DIÁLOGO COM A DANÇA (VIDA, VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA)
- Palavras que traduzem dançares: caminhos acessíveis a partir da Audiodescrição (1ª Mostra Gaúcha de Dança para Tela)
- 2020 (Total: 1)
- 'Eram de terra seus corpos': A temática indígena na formação das(os) licenciadas(os) em Dança da UFSM (Contextos Emergentes: singularidades da formação e desenvolvimento profisisonal na Educação Básica e Superior)
- 2014 (Total: 1)
- Vivenciando a Interdisciplinaridade na formação de professores através do PIBID-UFPEL (Interdisciplinaridade no PIBID GEOARTES/UFPEL: Práticas e Reflexões)
- 2009 (Total: 1)
- Psicomotricidade e Alfabetização: corpo que sente, corpo que ensina, corpo que fala (Psicopedagogia em movimento)
- 2024 (Total: 1)
- Pedagogia universitária em Dança: entre saberes e modos de fazer
- 2020 (Total: 1)
- Processos criativos, formativos e pedagógicos em dança (Processos criativos, formativos e pedagógicos em dança)
- 2023 (Total: 2)
- Em busca de uma prática artístico-pedagógica que acolhe todos os corpos: a experiência de monitoria em um projeto de extensão na Dança-Licenciatura (VII Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança)
- Que pistas sobre a formação em Dança uma pesquisa de acompanhamento de egressas(os) pode nos trazer? A experiência da UFSM em foco (VII Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança)
- 2022 (Total: 1)
- O dia a dia nas universidades junto às pessoas com deficiência visual: a construção de um guia contra o capacitismo (I Congresso Internacional do Instituto Benjamin Constant ? Deficiência visual e suas interfaces: educação, saúde e tecnologia)
- 2021 (Total: 1)
- Desafios e potencialidades da docência em Dança na escola: um relato de caso na rede pública estadual (V ENCONTRO COMPARTILHANDO SABERES)
- 2019 (Total: 1)
- AVALIAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA INCLUSIVA: A EXPOSIÇÃO 'OUTRAR-SE' NA FORMAÇÃO DAS LICENCIADAS EM DANÇA DA UFSM (IV SEMINÁRIO APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR, ACESSIBILIDADE E AÇÕES AFIRMATIVAS)
- 2018 (Total: 2)
- Feridando nas escolas: imagem vira dança e professor, poesia! (2º Compartilhando Saberes)
- OUTRAR-SE: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE DANÇA E INCLUSÃO (2º Compartilhando Saberes)
- 2017 (Total: 2)
- ESTRUTURAÇÃO DOS CONTEÚDOS PELO PIBID DANÇA NA ESCOLA VICENTE FARENCENA (1º Compartilhando Saberes)
- O PIBID/DANÇA DA UFSM: PARTILHA, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOCENTE (III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENSINO DA ARTE: O AVESSO DAS PRÁTICAS)
- 2014 (Total: 1)
- AÇÕES EM DANÇA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID DANÇA DA UFPEL (III CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA)
- 2013 (Total: 1)
- A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DO PIBID- UFPEL (Simpósio Internacional sobre interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e na extensão)
- 2018 (Total: 1)
- FORMAR O LICENCIADO EM DANÇA NO RS: CAMINHOS E DESAFIOS (XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR)
- 2011 (Total: 2)
- PREPARAÇÃO CORPORAL EM DANÇAS POPULARES: ABAMBAÉ CIA DE DANÇAS (II ENCONTRO ESTADUAL DAS GRADUAÇÕES EM DANÇA)
- PROPOSTA INICIAL E PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE FOLCLORE DA UFPEL (II ENCONTRO ESTADUAL DAS GRADUAÇÕES EM DANÇA)
- 2023 (Total: 2)
- ?Um sopro, um respiro?: o retorno de uma egressa do Curso de DançaLicenciatura ao contexto universitário por meio de um grupo de pesquisa (VII Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança)
- Acessibilidade como insurgência na dança: a exposição de fotografias audiodescritas ?Dançar as coisas do pago? - (VII Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança)
Produção Técnica
- 2019 (Total: 1)
- 'Quem vem lá?' (Mo) vendo-se com o Som e Luz em Corpos
- 2010 (Total: 1)
- Elaboração de Livro didático de Educação Patrimonial
- 2010 (Total: 1)
- Espetáculo de Dança
- 2023 (Total: 3)
- II NOVEMBRO NEGRO DO CEFD
- Profissão profe de Dança: 1º Encontro de Egressas(os) do Curso de Dança-Licenciatura da UFSM
- VII NOITE DA DANÇA
- 2022 (Total: 2)
- I NOVEMBRO NEGRO DO CEFD
- VI NOITE DA DANÇA
- 2021 (Total: 1)
- 1ª Mostra Gaúcha de Dança para Tela
- 2018 (Total: 4)
- II Fórum da Dança
- II Noite da Dança
- III Noite da Dança
- Seminário Educação, Cinema e Acessibilidade
- 2017 (Total: 2)
- I Fórum da Dança-Licenciatura
- I Noite da Dança
- 2016 (Total: 2)
- A RUA É NOSSA,NÃO É DE NINGUÉM
- DIA INTERNACIONAL DA DANÇA
- 2014 (Total: 1)
- II SEMINÁRIO DO GEPEFOP
- 2011 (Total: 1)
- 1º Encontro de Extensão e Pesquisa do Núcleo de Artes Cênicas
- 2007 (Total: 2)
- Curso PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FACILITADORAS DA APRENDIZAGEM, com ênfase em Alfabetização
- Curso PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FACILITADORAS DA APRENDIZAGEM, com ênfase em classes de apoio
- 2021 (Total: 2)
- Descrevendo imagens de Dança
- INTRODUÇÃO À AUDIODESCRIÇÃO
- 2015 (Total: 2)
- Jogos teatrais na escola
- Nossas Danças e a escola
- 2012 (Total: 2)
- Projeto Rondon/ Operação Capim Dourado 2012
- Projeto Rondon/ Operação Pai Francisco
- 2010 (Total: 1)
- A simples arte de brincar promovendo a complexa arte de aprender
- 2009 (Total: 4)
- Dança Clássica
- Oficina Movimento e Aprendizagem
- Seminário Corpo e Música: o prazer em aprender
- Um, dois, três, era uma vez... O ensino na primeira infância, possibilidades e desafios
- 2008 (Total: 2)
- Jogos, brincadeiras e expressão corporal
- Jogos, Brincadeiras e Expressão Corporal
- 2007 (Total: 2)
- Jornada Pedagógica Educação a mil- Oficina: Jogos, Brincadeiras e expressão corporal
- Oficina de Ballet Clássico
- 2002 (Total: 1)
- Dança Movimento e expressão corporal na escola
- 2020 (Total: 1)
- Aldeia em rede: universidade e escola indígena compartilhando saberes
- 2019 (Total: 3)
- A EXPOSIÇÃO OUTRAR-SE NA FORMAÇÃO DAS LICENCIADAS EM DANÇA DA UFSM
- Eram de Terra seus corpos: a temática indigena na formação das licenciadas em Dança da UFSM
- Na emergência a potência: o caso dos Cursos de Dança-Licenciatura do RS frente aos contextos emergentes
- 2018 (Total: 1)
- Formar o licenciado em Dança no RS: caminhos e desafios
- 2014 (Total: 1)
- Relatos de Experiência Dança e suas inserções
- 2013 (Total: 1)
- PIBID DANÇA/UFPEL: Ações interdisciplinares em uma escola de Pelotas/RS
- 2012 (Total: 2)
- Folclore como estratégia de Formação Acadêmica: o trabalho do Núcleo de Folclore da UFPEL
- MESA 4: Extensão, Pesquisa e Diversidade
- 2008 (Total: 1)
- Aprendizagem e Corporeidade
- 2023 (Total: 2)
- Dança e Acessibilidade
- Educar-se para as diferenças: caminhos para uma docência inclusiva no Ensino Superior
- 2022 (Total: 2)
- Nós, professoras de AAE! Uma docência imprescindível para a inclusão
- Outrar-se para aprender, viver e ensinar: porque educar é sentir!
- 2021 (Total: 3)
- Dança e Diferenças: relatos sobre o espetáculo Dançar as coisas do pago
- Docências e discências no AEE: Por que somos imprescindíveis para a Inclusão?
- Sobre rosas, estrelas e raposinhas: perspectivas para pensar a docência em AEE
- 2020 (Total: 1)
- 'Dançar as coisas do pago': uma experiência para inspirar acessibilidade(s)
- 2019 (Total: 1)
- Traduzindo visualidades em palavras: princípios da Audiodescrição como recursos para uma prática pedagógica acessível
- 2017 (Total: 1)
- Arte na escola e educação inclusiva: caminhos e andanças
- 2016 (Total: 2)
- 'Afasta de mim este cálice': discutindo o projeto escola sem partido
- Mesa Redonda: Ato Poético Político
- 2015 (Total: 3)
- A corporeidade do aluno adulto e a Avaliação Psicopedagógica: olhares possíveis
- O projeto de formação de professores do Curso de Dança-Licenciatura da UFPEL: uma trajetória em movimento
- Painel de Experiências: Atendimento Educacional Especializado
- 2014 (Total: 4)
- 'Fazendo Arte: Dança e Música no ambiente escolar'
- Discutindo aprendizagens para repensar práticas pedagógicas (inclusivas)
- Infância e Dança: O cinema como possibilidade de reflexão de práticas pedagógicas
- Prática Pedagógica em Dança
- 2013 (Total: 2)
- Aprendizagem significativa
- Identidade e formação docente
- 2012 (Total: 1)
- Movimento e Atividades Pedagógicas
- 2011 (Total: 3)
- Brincadeiras e Travessuras: a rotina da sala de aula como estimulo à aprendizagem
- Práticas Inclusivas: desafios e possibilidades
- Psicomotricidade e aprendizagem
- 2010 (Total: 1)
- "Prática Inclusivas: desafios e possibilidades"
- 2008 (Total: 4)
- "Corporeidade e Educação: O corpo sente, o corpo fala e o corpo ensina
- "Desenvolvendo a psicomotriicidade na escola"
- "Implementação dos 9 anos no Ensino Fundamental"
- "O corpo e a Música: o prazer em aprender"
- 2023 (Total: 4)
- 'Um sopro, um respiro': o retorno de uma egressa do Curso de Dança-Licenciatura ao contexto universitário por meio de um grupo de pesquisa
- Acessibilidade como insurgência na dança: a exposição de fotografias audiodescritas ?Dançar as coisas do pago?
- Em busca de uma prática artístico-pedagógica que acolhe todos os corpos: a experiência de monitoria em um projeto de extensão na Dança-Licenciatura
- Que pistas sobre a formação em Dança uma pesquisa de acompanhamento de egressas(os) pode nos trazer? A experiência da UFSM em foco
- 2022 (Total: 1)
- O DIA A DIA NAS UNIVERSIDADES JUNTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A CONSTRUÇÃO DE UM GUIA CONTRA O CAPACITISMO
- 2021 (Total: 1)
- Tempo de dar tempo: um encontro artístico com nossa professoralidade
- 2019 (Total: 1)
- Memórias de pesquisa e de vida com/na/para a Dança-Licenciatura
- 2018 (Total: 5)
- (PER)FORMANDO NOVOS PALCOS: O ESPETÁCULO FERIDACALO NAS ESCOLAS
- Dançando as coisas do pago
- FeridaCalo
- Fragmentos da obra FeridaCalo
- Fragmentos do espetáculo FeridaCalo
- 2010 (Total: 1)
- Tatá Dança Simões
- 2008 (Total: 1)
- Psicomotricidade e Alfabetização: Corpo que Sente, Corpo que Ensina, Corpo que Fala
- 2021 (Total: 2)
- NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS': UM ESTUDO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA-LICENCIATURA
- TRAJETÓRIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL EM DANÇA DESDE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO
- 2022 (Total: 1)
- Professores Negros no Ensino Superior: desafios e contribuições para a luta antirracista
- 2021 (Total: 1)
- Corpos Expandidos e a Diversidade em tempos de videodança
- 2021 (Total: 1)
- 1ª Mostra Gaúcha de Dança para Tela
- 2022 (Total: 2)
- Revisão de roteiros de audiodescrição de exposição de fotografias
- Roteirização e Narração em Audiodescrição ao vivo
- 2020 (Total: 1)
- Narração simultânea de Audiodescrição em Dança
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2023 (Total: 3)
- Lamentos poéticos das imperatrizes: um estudo sobre atravessamentos da Arte da Performance em uma formação docente em Dança
- O protagonismo infantil na composição coreográfica em Balé: um experimento
- Passistagogia: uma proposta de ensino do samba-passista
- 2021 (Total: 2)
- "Em todos sentidos": um estudo em busca de empoderamento e protagonismo feminino nas Danças Tradicionais Gaúchas
- "Nada sobre nós, sem nós!": a trajetória de formação de uma professora em busca de uma Dança Acessível
- 2018 (Total: 4)
- A preço de fábrica: uma experiência para pensar a Dança Contempop na escola
- Dançar lutando ou lutar dançando? Contribuições dos estudos de Laban para a aprendizagem em Artes Marciais
- Movimentando a cultura gaúcha: processos artísticos-pedagógicos em Dança sobre (in)visibilidade negra
- Queda e recuperação: uma poética da formação artística na/para a docência em Dança