Mônica Correa De Borba Barboza

Produção Bibliográfica

    2024 (Total: 1)
  • ISSN A dança-teatro de Johann Kresnik: arte como “pronúncia de mundo”?! (REVISTA CENA)
    2021 (Total: 2)
  • ISSN “ERAM DE TERRA SEUS CORPOS... DE ÁGUA SEUS SONHOS”: INCIDÊNCIAS DE UM PROCESSO CRIATIVO COM AS(OS) MBYA-GUARANI NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) DE DANÇA (CENA. UFRGS)
  • doi ISSN FeridaCalo: do trânsito entre artes e do processo coletivo, a dança como “pronúncia de mundo” (OUVIROUVER (ONLINE))
    2020 (Total: 2)
  • doi ISSN A MÚSICA COMO INSPIRAÇÃO POÉTICA PARA A CRIAÇÃO: RELATOS SOBRE A MONTAGEM DO ESPETÁCULO “DANÇAR AS COISAS DO PAGO” (REVISTA DA FUNDARTE)
  • ISSN Y Solamente Social: Poéticas Visuais para reafirmar que o pessoal é político (ART&SENSORIUM)
    2019 (Total: 1)
  • doi ISSN A PREÇO DE FÁBRICA: PROPOSIÇÃO DA DANÇA CONTEMPOP NO CONTEXTO ESCOLAR (REVISTA DA FUNDARTE)
    2018 (Total: 1)
  • ISSN Perspectivas colaborativas de formação docente a partir de uma experiência no ensino de balé (Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG)
    2017 (Total: 1)
  • ISSN Dança e formação professores: A História Oral como potência formativa (MOUSEION (UNILASALLE))
    2023 (Total: 1)
  • “SER-POVO-MOVENTE”: POSSIBILIDADES DE ‘RENASCIMENTO DA CIDADE’ A PARTIR DE INTERAÇÕES ENTRE DANÇA E PATRIMÔNIO CULTURAL (UFSM NO DISTRITO CRIATIVO)
    2022 (Total: 2)
  • DANÇAR A MISSA DA TERRA SEM MALES: UM FAZER-DIZER DO CORPO QUE PRONUNCIA O MUNDO (OBSERVATÓRIO DE DIREITOS HUMANOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA: IDENTIDADES, TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS)
  • PRIMEIRO, ARRASTAR MESAS E CADEIRAS! As pioneiras experiências de estágio em Dança em turmas de Ensino Médio na cidade de Santa Maria/RS (Manuscritos da dança em Santa Maria-RS: História e Memória)
    2021 (Total: 3)
  • 'OUTRAR-SE' PARA ENSINAR E APRENDER: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM DIÁLOGO COM A DANÇA (VIDA, VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA)
  • "Aquela que não quis falar de sua beleza": Dicléa Ferreira de Souza um ícone da dança brasileira (Dança no Rio Grande do Sul)
  • Palavras que traduzem dançares: caminhos acessíveis a partir da Audiodescrição (1ª Mostra Gaúcha de Dança para Tela)
    2020 (Total: 1)
  • 'Eram de terra seus corpos': A temática indígena na formação das(os) licenciadas(os) em Dança da UFSM (Contextos Emergentes: singularidades da formação e desenvolvimento profisisonal na Educação Básica e Superior)
    2014 (Total: 1)
  • Vivenciando a Interdisciplinaridade na formação de professores através do PIBID-UFPEL (Interdisciplinaridade no PIBID GEOARTES/UFPEL: Práticas e Reflexões)
    2009 (Total: 1)
  • Psicomotricidade e Alfabetização: corpo que sente, corpo que ensina, corpo que fala (Psicopedagogia em movimento)
    2020 (Total: 1)
  • Processos criativos, formativos e pedagógicos em dança (Processos criativos, formativos e pedagógicos em dança)
    2022 (Total: 1)
  • O dia a dia nas universidades junto às pessoas com deficiência visual: a construção de um guia contra o capacitismo (I Congresso Internacional do Instituto Benjamin Constant – Deficiência visual e suas interfaces: educação, saúde e tecnologia)
    2021 (Total: 1)
  • Desafios e potencialidades da docência em Dança na escola: um relato de caso na rede pública estadual (V ENCONTRO COMPARTILHANDO SABERES)
    2019 (Total: 1)
  • AVALIAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA INCLUSIVA: A EXPOSIÇÃO 'OUTRAR-SE' NA FORMAÇÃO DAS LICENCIADAS EM DANÇA DA UFSM (IV SEMINÁRIO APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR, ACESSIBILIDADE E AÇÕES AFIRMATIVAS)
    2018 (Total: 2)
  • Feridando nas escolas: imagem vira dança e professor, poesia! (2º Compartilhando Saberes)
  • OUTRAR-SE: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE DANÇA E INCLUSÃO (2º Compartilhando Saberes)
    2017 (Total: 2)
  • ESTRUTURAÇÃO DOS CONTEÚDOS PELO PIBID DANÇA NA ESCOLA VICENTE FARENCENA (1º Compartilhando Saberes)
  • O PIBID/DANÇA DA UFSM: PARTILHA, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOCENTE (III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENSINO DA ARTE: O AVESSO DAS PRÁTICAS)
    2014 (Total: 1)
  • AÇÕES EM DANÇA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID DANÇA DA UFPEL (III CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA)
    2013 (Total: 1)
  • A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DO PIBID- UFPEL (Simpósio Internacional sobre interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e na extensão)
    2018 (Total: 1)
  • FORMAR O LICENCIADO EM DANÇA NO RS: CAMINHOS E DESAFIOS (XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR)
    2011 (Total: 2)
  • PREPARAÇÃO CORPORAL EM DANÇAS POPULARES: ABAMBAÉ CIA DE DANÇAS (II ENCONTRO ESTADUAL DAS GRADUAÇÕES EM DANÇA)
  • PROPOSTA INICIAL E PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE FOLCLORE DA UFPEL (II ENCONTRO ESTADUAL DAS GRADUAÇÕES EM DANÇA)

Produção Técnica

    2019 (Total: 1)
  • 'Quem vem lá?' (Mo) vendo-se com o Som e Luz em Corpos
    2010 (Total: 1)
  • Elaboração de Livro didático de Educação Patrimonial
    2010 (Total: 1)
  • Espetáculo de Dança
    2023 (Total: 3)
  • II NOVEMBRO NEGRO DO CEFD
  • Profissão profe de Dança: 1º Encontro de Egressas(os) do Curso de Dança-Licenciatura da UFSM
  • VII NOITE DA DANÇA
    2022 (Total: 2)
  • I NOVEMBRO NEGRO DO CEFD
  • VI NOITE DA DANÇA
    2021 (Total: 1)
  • 1ª Mostra Gaúcha de Dança para Tela
    2018 (Total: 4)
  • II Fórum da Dança
  • II Noite da Dança
  • III Noite da Dança
  • Seminário Educação, Cinema e Acessibilidade
    2017 (Total: 2)
  • I Fórum da Dança-Licenciatura
  • I Noite da Dança
    2016 (Total: 2)
  • A RUA É NOSSA,NÃO É DE NINGUÉM
  • DIA INTERNACIONAL DA DANÇA
    2014 (Total: 1)
  • II SEMINÁRIO DO GEPEFOP
    2011 (Total: 1)
  • 1º Encontro de Extensão e Pesquisa do Núcleo de Artes Cênicas
    2007 (Total: 2)
  • Curso PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FACILITADORAS DA APRENDIZAGEM, com ênfase em Alfabetização
  • Curso PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FACILITADORAS DA APRENDIZAGEM, com ênfase em classes de apoio
    2021 (Total: 2)
  • Descrevendo imagens de Dança
  • INTRODUÇÃO À AUDIODESCRIÇÃO
    2015 (Total: 2)
  • Jogos teatrais na escola
  • Nossas Danças e a escola
    2012 (Total: 2)
  • Projeto Rondon/ Operação Capim Dourado 2012
  • Projeto Rondon/ Operação Pai Francisco
    2010 (Total: 1)
  • A simples arte de brincar promovendo a complexa arte de aprender
    2009 (Total: 4)
  • Dança Clássica
  • Oficina Movimento e Aprendizagem
  • Seminário Corpo e Música: o prazer em aprender
  • Um, dois, três, era uma vez... O ensino na primeira infância, possibilidades e desafios
    2008 (Total: 2)
  • Jogos, brincadeiras e expressão corporal
  • Jogos, Brincadeiras e Expressão Corporal
    2007 (Total: 2)
  • Jornada Pedagógica Educação a mil- Oficina: Jogos, Brincadeiras e expressão corporal
  • Oficina de Ballet Clássico
    2002 (Total: 1)
  • Dança Movimento e expressão corporal na escola
    2020 (Total: 1)
  • Aldeia em rede: universidade e escola indígena compartilhando saberes
    2019 (Total: 3)
  • A EXPOSIÇÃO OUTRAR-SE NA FORMAÇÃO DAS LICENCIADAS EM DANÇA DA UFSM
  • Eram de Terra seus corpos: a temática indigena na formação das licenciadas em Dança da UFSM
  • Na emergência a potência: o caso dos Cursos de Dança-Licenciatura do RS frente aos contextos emergentes
    2018 (Total: 1)
  • Formar o licenciado em Dança no RS: caminhos e desafios
    2014 (Total: 1)
  • Relatos de Experiência Dança e suas inserções
    2013 (Total: 1)
  • PIBID DANÇA/UFPEL: Ações interdisciplinares em uma escola de Pelotas/RS
    2012 (Total: 2)
  • Folclore como estratégia de Formação Acadêmica: o trabalho do Núcleo de Folclore da UFPEL
  • MESA 4: Extensão, Pesquisa e Diversidade
    2008 (Total: 1)
  • Aprendizagem e Corporeidade
    2023 (Total: 2)
  • Dança e Acessibilidade
  • Educar-se para as diferenças: caminhos para uma docência inclusiva no Ensino Superior
    2022 (Total: 2)
  • Nós, professoras de AAE! Uma docência imprescindível para a inclusão
  • Outrar-se para aprender, viver e ensinar: porque educar é sentir!
    2021 (Total: 3)
  • Dança e Diferenças: relatos sobre o espetáculo Dançar as coisas do pago
  • Docências e discências no AEE: Por que somos imprescindíveis para a Inclusão?
  • Sobre rosas, estrelas e raposinhas: perspectivas para pensar a docência em AEE
    2020 (Total: 1)
  • 'Dançar as coisas do pago': uma experiência para inspirar acessibilidade(s)
    2019 (Total: 1)
  • Traduzindo visualidades em palavras: princípios da Audiodescrição como recursos para uma prática pedagógica acessível
    2017 (Total: 1)
  • Arte na escola e educação inclusiva: caminhos e andanças
    2016 (Total: 2)
  • 'Afasta de mim este cálice': discutindo o projeto escola sem partido
  • Mesa Redonda: Ato Poético Político
    2015 (Total: 3)
  • A corporeidade do aluno adulto e a Avaliação Psicopedagógica: olhares possíveis
  • O projeto de formação de professores do Curso de Dança-Licenciatura da UFPEL: uma trajetória em movimento
  • Painel de Experiências: Atendimento Educacional Especializado
    2014 (Total: 4)
  • 'Fazendo Arte: Dança e Música no ambiente escolar'
  • Discutindo aprendizagens para repensar práticas pedagógicas (inclusivas)
  • Infância e Dança: O cinema como possibilidade de reflexão de práticas pedagógicas
  • Prática Pedagógica em Dança
    2013 (Total: 2)
  • Aprendizagem significativa
  • Identidade e formação docente
    2012 (Total: 1)
  • Movimento e Atividades Pedagógicas
    2011 (Total: 3)
  • Brincadeiras e Travessuras: a rotina da sala de aula como estimulo à aprendizagem
  • Práticas Inclusivas: desafios e possibilidades
  • Psicomotricidade e aprendizagem
    2010 (Total: 1)
  • "Prática Inclusivas: desafios e possibilidades"
    2008 (Total: 4)
  • "Corporeidade e Educação: O corpo sente, o corpo fala e o corpo ensina
  • "Desenvolvendo a psicomotriicidade na escola"
  • "Implementação dos 9 anos no Ensino Fundamental"
  • "O corpo e a Música: o prazer em aprender"
    2023 (Total: 4)
  • 'Um sopro, um respiro': o retorno de uma egressa do Curso de Dança-Licenciatura ao contexto universitário por meio de um grupo de pesquisa
  • Acessibilidade como insurgência na dança: a exposição de fotografias audiodescritas “Dançar as coisas do pago”
  • Em busca de uma prática artístico-pedagógica que acolhe todos os corpos: a experiência de monitoria em um projeto de extensão na Dança-Licenciatura
  • Que pistas sobre a formação em Dança uma pesquisa de acompanhamento de egressas(os) pode nos trazer? A experiência da UFSM em foco
    2022 (Total: 1)
  • O DIA A DIA NAS UNIVERSIDADES JUNTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A CONSTRUÇÃO DE UM GUIA CONTRA O CAPACITISMO
    2021 (Total: 1)
  • Tempo de dar tempo: um encontro artístico com nossa professoralidade
    2019 (Total: 1)
  • Memórias de pesquisa e de vida com/na/para a Dança-Licenciatura
    2018 (Total: 5)
  • (PER)FORMANDO NOVOS PALCOS: O ESPETÁCULO FERIDACALO NAS ESCOLAS
  • Dançando as coisas do pago
  • FeridaCalo
  • Fragmentos da obra FeridaCalo
  • Fragmentos do espetáculo FeridaCalo
    2010 (Total: 1)
  • Tatá Dança Simões
    2008 (Total: 1)
  • Psicomotricidade e Alfabetização: Corpo que Sente, Corpo que Ensina, Corpo que Fala
    2021 (Total: 2)
  • NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS': UM ESTUDO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA-LICENCIATURA
  • TRAJETÓRIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL EM DANÇA DESDE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO
    2022 (Total: 1)
  • Professores Negros no Ensino Superior: desafios e contribuições para a luta antirracista
    2021 (Total: 1)
  • Corpos Expandidos e a Diversidade em tempos de videodança
    2021 (Total: 1)
  • 1ª Mostra Gaúcha de Dança para Tela
    2022 (Total: 2)
  • Revisão de roteiros de audiodescrição de exposição de fotografias
  • Roteirização e Narração em Audiodescrição ao vivo
    2020 (Total: 1)
  • Narração simultânea de Audiodescrição em Dança

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 3)
  • Lamentos poéticos das imperatrizes: um estudo sobre atravessamentos da Arte da Performance em uma formação docente em Dança
  • O protagonismo infantil na composição coreográfica em Balé: um experimento
  • Passistagogia: uma proposta de ensino do samba-passista
    2021 (Total: 2)
  • "Em todos sentidos": um estudo em busca de empoderamento e protagonismo feminino nas Danças Tradicionais Gaúchas
  • "Nada sobre nós, sem nós!": a trajetória de formação de uma professora em busca de uma Dança Acessível
    2018 (Total: 4)
  • A preço de fábrica: uma experiência para pensar a Dança Contempop na escola
  • Dançar lutando ou lutar dançando? Contribuições dos estudos de Laban para a aprendizagem em Artes Marciais
  • Movimentando a cultura gaúcha: processos artísticos-pedagógicos em Dança sobre (in)visibilidade negra
  • Queda e recuperação: uma poética da formação artística na/para a docência em Dança