Taís Guareschi De Souza

Produção Bibliográfica

    2017 (Total: 1)
  • ISSN Alunos com autismo: um estudo dos tempos e dos espaços de escolarização (REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE))
    2016 (Total: 3)
  • doi ISSN A educação do garoto selvagem de Aveyron e a proposta contemporânea de escolarização de alunos com transtorno do espectro autista: possibilidades de leitura (Revista Educação Especial (UFSM))
  • doi ISSN AUTISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO NO BRASIL (Journal of Research in Special Educational Needs)
  • doi ISSN POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE SOBRE O AUTISMO (Atos de Pesquisa em Educação (FURB))
    2006 (Total: 1)
  • ISSN Educação Inclusiva e Distúrbios Globais do Desenvolvimento (UNIrevista (UNISINOS))
    2022 (Total: 2)
  • Autismo e inclusão escolar: os aspectos estruturais e instrumentais do desenvolvimento no campo da Educação (CAEI: encontros e experiência de criação de si na docência)
  • Práticas pedagógicas num contexto de inclusão: possibilidades e desafios (CAEI: encontros e experiência de criação de si na docência)
    2017 (Total: 1)
  • Inclusão escolar de alunos com autismo: o brincar como ferramenta de intervenção pedagógica (Caminhos possíveis à inclusão II: Educação Especial: novos prismas)
    2013 (Total: 2)
  • 'Mistérios do Autismo': uma leitura possível sobre o universo autista (Cinema e Deficiência: a invenção da diferença)
  • Surdez: escola como instrumento de inclusão (Atendimento Educacional Especializado: processos de aprendizagem na Universidade)
    2012 (Total: 3)
  • Atendimento Educacional Especializado (Formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado)
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE) (Atendimento Educacional Especializado: contribuições para a prática pedagógica)
  • Transtornos Globais do Desenvolvimento (Formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado)
    2018 (Total: 4)
  • Alunos com deficiência intelectual e/ou entraves na constituição psíquica: um estudo sobre práticas escolares (VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Ateliê Classe: um dispositivo pedagógico para alunos com autismo (VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Grupos de discussão com professores: proposições do processo de inclusão escolar de alunos com autismo (8º Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Práticas pedagógicas de alfabetização para alunos com autismo: o estado do conhecimento (VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
    2016 (Total: 2)
  • Autismo e Políticas Públicas de Inclusão no Brasil (8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015 Lisbon 'Equidade e Inclusão em Educação')
  • Da educação para todos à educação para cada um: os discursos legais e a noção psicanalítica de singularidade na inclusão de alunos com autismo (XI Reunião Científica Regional da Anped ? Sul)
    2014 (Total: 2)
  • Alunos com autismo na escola: problematizando as políticas públicas (X ANPED Sul)
  • O percurso de Carolina na escola: problematizando práticas escolares para alunos com autismo e psicose infantil (X Colóquio internacional do LEPSI ? Crianças públicas, adultos privados? V Congresso da RUEPSY ? Rede Universitária Internacional em Educação e Psicanálise e I Congresso Brasileiro da Rede INFEIES)
    2013 (Total: 2)
  • A maquinaria escolar e a avaliação do aluno com autismo: problematizando a questão da aprendizagem nos pareceres pedagógicos (III Congresso Internacional de Avaliação e VIII Congresso Internacional de Educação)
  • Educação Inclusiva de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento: problematizando políticas púbilicas (VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: transformações e subversões na atualidade)
    2009 (Total: 1)
  • Entre o 'não saber fazer' na psicose e o desejo de continuar tentando (VII Colóquio Internacional do LEPSI IP/FE - USP e I Congresso RUEPSY 'Formação de profissionais e a Criança Sujeito')
    2006 (Total: 2)
  • As representações Sociais de professores acerca da aprendizagem de alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento (29ª Reunião Anual ? ANPED: Educação, Cultura de desenvolvimento na contemporaneidade: desafios e compromissos)
  • Ressignificando os saberes docentes acerca da inclusão de alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento (VI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÂO DA REGIÃO SUL-ANPED SUL e III SEMINÁRIO DOS SECRETÁRIOS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO)
    2005 (Total: 2)
  • Educação Inclusiva e Distúrbios Globais do Desenvolvimento (IV Congresso Internacional de Educação na UNISINOS)
  • Pensando a escolarização de alunos com autismo e psicose (IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento)
    2003 (Total: 1)
  • A Educação Psicomotora aplicada nas séries Iniciais (IX Jornada Nacional de Educação)
    2002 (Total: 3)
  • A Educação Psicomotora como meio facilitador da aquisição de conceitos formais (VIII Jornada Nacional de Educação)
  • Formação continuada de professores: um processo de reflexão permanente (VIII JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO)
  • O Lúdico na Alfabetização: uma prática necessária para crianças com Dificuldades de Aprendizagem (VIII JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO)
    2018 (Total: 7)
  • Ateliê classe: um dispositivo pedagógico para alunos com autismo (Anais 33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Deficiência intelectual e inclusão: um relato de experiência (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Estágio curricular em Educação Especial: trocas dialógicas no contexto da inclusão do aluno com deficiência intelectual (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Grupo de discussão com professores: proposições acerca do processo de inclusão escolar de alunos com autismo (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Inclusão de alunos com deficiência intelectual e/ou entraves na constituição psíquica: um estudo sobre as práticas escolares na rede pública de Santa Maria/RS (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Relação entre a família e a gestão escolar: estado do conhecimento (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Relato de observação e proposta pedagógica no contexto do atendimento educacional especializado (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2016 (Total: 2)
  • Autismo e Políticas Públicas de Inclusão no Brasil (8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015 Lisbon 'Equidade e Inclusão em Educação')
  • Da educação para todos à educação para cada um: os discursos legais e a noção psicanalítica de singularidade na inclusão de alunos com autismo (XI Reunião Científica Regional da Anped ? Sul)
    2014 (Total: 2)
  • Alunos com autismo na escola: problematizando as políticas públicas (X ANPED Sul)
  • O percurso de Carolina na escola: problematizando práticas escolares para alunos com autismo e psicose infantil (X Colóquio internacional do LEPSI ? Crianças públicas, adultos privados? V Congresso da RUEPSY ? Rede Universitária Internacional em Educação e Psicanálise e I Congresso Brasileiro da Rede INFEIES)
    2013 (Total: 1)
  • Educação Inclusiva de alunos com transtornos globais do desenvolvimento: problematizando as políticas públicas (VII Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidade)
    2007 (Total: 1)
  • (Re) Pensando a prática pedagógica desenvolvida com alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (I Seminário Internacional de Gestão Educacional e II Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
    2006 (Total: 1)
  • Resgatando saberes docentes acerca da escolarização com distúrbios globais do desenvolvimento (XX JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
    2005 (Total: 2)
  • Escolorização de alunos com distúrbios globais do desenvolvimento: uma educação para o sujeito (XI Jornada Nacional de Educação)
  • Representações sociais e aprendizagem:pensando a escolarização de alunos com autismo e psicose (XI Jornada Nacional de Educação)
    2004 (Total: 2)
  • Escolarização de Alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento (V Congresso Internacional de Educação Popular e XIV Seminário Internacional de Educação Popular-Educar e Cuidar: Desafios e Práticas)
  • Um Estudo de Preconceitos, Estereótipos e Estigmas no Contexto na Educação Inclusiva (V Congresso Internacional de Educação Popular e XIV Seminário Internacional de Educação Popular-Educar e Cuidar: Desafios e Práticas)
    2003 (Total: 4)
  • Comunicação Alternativa e/ou Aumentativa: Um recurso de Ensino para paralisados Cerebrais com Distúrbios de Linguagem (IV Congresso Internacional de Educação Popular e XII Seminário Internacional de Educação Popular)
  • Contribuição da psicomotricidade na superação das dificuldades de aprendizagem (XIV Semana Acadêmica do Centro de Educação:Práticas Educativas: Saberes, contextos e diversidades)
  • Dificuldades de Aprendizagem nas Séries Iniciais: A educação psicomotora como meio de Intervenção (XXI Congresso Nacional das APAEs)
  • Educação Psicomotora e aprendizagem (XIV Semana Acadêmica do Centro de Educação: Práticas Educativas: Saberes, contextos e diversidades)
    2002 (Total: 16)
  • A Comunicação Alternativa como Meio Facilitador da Aprendizagem , da Interação Social e da Autonomia. (II Seminário de Formação de Professores: Ressignificando Saberes,I seminário Regional de Formação de Professores)
  • Alfabetizando com o Lúdico: uma proposta de ação voltada para crianças em risco social (III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR)
  • Desenvolvendo a Educação Psicomotora com crianças provenientes de classes populares (III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR)
  • Dificuldades de Aprendizagem :uma intervenção pedagógica baseada nos pressupostos da Ação Psicomotora (III CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • Dinâmica Familiar:questão para a formação profissional do Educador Especial (I SIMPOSIO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO)
  • Educação Psicomotora: uma alternativa metodológica destinada a crianças com Dificuldades de Aprendizagem (XIII SEMANA ACADEMICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO)
  • Formação de Professores: um processo contínuo na construção dos saberes (XIII SEMANA ACADEMICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO)
  • O Lúdico como mediador no processo de Alfabetização (XIII SEMANA ACADEMICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO)
  • O Lúdico como meio facilitador da aprendizagem (I SIMPOSIO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO)
  • Ressignificando os processos de formação inicial (VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL)
  • Saberes reflexivos na formação de professores (I SIMPOSIO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO)
  • Trabalhando elementos básicos da Psicomotricidade no desenvolvimento de crianças com Dificuldades de Aprendizagem (II ENCONTRO LATINO-AMERICANO PARA ESTUDOS DA CRIANÇA)
  • Uma escuta sobre a Deficiência (XIII SEMANA ACADEMICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO)
  • Uma Proposta Lúdica: Refletindo sobre os processos de construção de Lecto-Escrita (XIII SEMANA ACADEMICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO)
  • Vivenciando a Educação Psicomotora a partir de uma proposta lúdica envolvendo crianças com Dificuldades de Aprendizagem (XVII JORNADA ACADEMICA INTEGRADA)
  • Vivências Comuns: Compreendendo a Deficiência (XIV Salão de inicação Científica)
    2001 (Total: 1)
  • Floresta Encantada: uma intervenção pedagógica baseada nos pressupostos da Educação Psicomotora (7 JORNADA NACIONAL DA EDUCAÇÃO)

Produção Técnica

    2012 (Total: 10)
  • Aprendizagem e Transtornos Globais do Desenvolvimento
  • Atendimento Educacional Especializado de alunos com Deficiência Intelectual
  • Atendimento Educacional Especializado para Transtornos Globais do Desenvolvimento
  • Escolarização de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento
  • Estudos em Transtornos Globais do Desenvolvimento I: Síndrome de Rett
  • Estudos em Transtornos Globais do Desenvolvimento II: Autismo
  • Estudos em Transtornos Globais do Desenvolvimento III: Síndrome de Asperger
  • Estudos em Transtornos Globais do Desenvolvimento IV: Transtorno Desintegrativo da Infância e Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação
  • Interfaces do Atendimento Educacional Especializado com a família do aluno com Deficiência Intelectual
  • Introdução ao conceito de Transtornos Globais do Desenvolvimento
    2009 (Total: 2)
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE)
  • Transtornos Globais do Desenvolvimento
    2007 (Total: 1)
  • I Seminário Internacional de Gestão Educacional e II Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
    2018 (Total: 1)
  • I Seminário de Educação Inclusiva: proposições acerca dos processo de escolarização
    2012 (Total: 1)
  • II Curso de Formação Continuada em Educação Inclusiva
    2011 (Total: 1)
  • I Curso de Formação Continuada em Educação Inclusiva: o cenário na rede municipal de Restinga Sêca
    2010 (Total: 1)
  • VI Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva
    2004 (Total: 2)
  • III Seminário de Formação de Professores: Vivências Lúdicas e Práticas Educativas
  • Seminário A Produção do Conhecimento em Educação Especial
    2002 (Total: 1)
  • II Seminário de Formação de Professores: Ressignificando Saberes e I Seminário Regional de Formação de Professores
    2007 (Total: 1)
  • Oficina Linguagem do Autista
    2004 (Total: 1)
  • Alfabetizando através dos pressupostos da educação psicomotora: uma abordagem lúdica
    2003 (Total: 1)
  • Educação Psicomotora e aprendizagem
    2002 (Total: 3)
  • Jogos de lecto-escrita
  • Jogos lúdicos na Alfabetização
  • Vivenciando a Educação Psicomotora a Partir de uma Proposta Lúdica
    2018 (Total: 1)
  • Práticas pedagógicas de alfabetização para alunos com autismo: o estado do conhecimento
    2015 (Total: 1)
  • O olhar dos documentos da educação especial para os alunos com autismo
    2014 (Total: 2)
  • Alunos com autismo na escola: problematizando as políticas públicas
  • O percurso de Carolina na escola: problematizando práticas escolares para alunos com autismo e psicose infantil
    2013 (Total: 1)
  • Educação Inclusiva de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento: problematizando políticas púbilicas
    2008 (Total: 1)
  • Entre o "não saber fazer" na psicose e o desejo de continuar tentando
    2007 (Total: 1)
  • (Re) Pensando a prática pedagógca desenvolvida com alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento
    2006 (Total: 3)
  • Aprendizagem e Representações Sociais: Pensando a escolarização de alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento
  • As Representações Sociais e professores acerca da aprendizagem de alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento
  • Ressignificando os saberes docentes acerca da inclusão de alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento
    2002 (Total: 1)
  • Formação continuada de professores: um processo de reflexão permanente
    2024 (Total: 1)
  • Sujeitos autistas: uma conversa sobre possíveis modos de subjetivação em espaços sociais e de aprendizagem
    2023 (Total: 4)
  • Alunos com autismo - estudos de casos e roda de conversa
  • Alunos com autismo: algumas tessituras sobre as práticas pedagógicas
  • Conversando sobre autismo na escola: entre práticas pedagógicas e modos de subjetivação possíveis.
  • Inclusão e autismo: reflexões sobre a prática pedagógica
    2022 (Total: 8)
  • Alunos com autismo: algumas tessituras sobre as práticas pedagógicas
  • Autismo
  • Desafios na sala de aula: TDAH e Transtorno do Espectro Autista
  • Educação inclusiva e autismo: reflexões sobre as práticas pedagógicas
  • Inclusão e autismo: reflexões sobre a prática pedagógica
  • Inclusão e Ensino colaborativo na escola de 2022
  • Inclusão na Educação Infantil: um olhar sobre a formação docente
  • Vamos conversar sobre autismo na escola?
    2018 (Total: 3)
  • A inclusão educacional de alunos com transtorno do espectro autista: algumas tessituras sobre as práticas escolares
  • Inclusão escolar: princípios teóricos
  • Inclusão Escolar: discussão de casos
    2017 (Total: 1)
  • Tessituras sobre a inlcusão escolar
    2015 (Total: 1)
  • Inclusão no contexto atual
    2014 (Total: 1)
  • Educação Inclusiva de alunos com autismo: problematizando as práticas escolares
    2013 (Total: 1)
  • O trabalho do educador especial na escola
    2012 (Total: 2)
  • O Atendimento Educacional Especializado no espaço escolar: práticas em construção
  • Transtorno Globais do Desenvolvimento
    2011 (Total: 1)
  • Debate sobre o Filme 'Mistérios do Autismo'
    2010 (Total: 2)
  • A Educação Inclusiva na Educação Infantil
  • Atendimento Educacional Especializado: tecendo teoria e prática
    2009 (Total: 1)
  • Transtornos Globais do Desenvolvimento na escola: as possibilidades do Atendimento Educacional Especializado como apoio à escolarização
    2004 (Total: 1)
  • Um Estudo de Preconceitos, Estereótipos e Estigmas no contexto da Educação Inclusiva.
    2003 (Total: 3)
  • A Educação Psicomotora aplicada nas séries iniciais
  • Comunicação Alternativa e/ou Aumentativa : Um recurso de ensino para Paralisados Cerebrais com Distúrbios de Linguagem
  • Dificuldades de Aprendizagem nas séries Iniciais: A educação psicomotora como meio de intervenção
    2002 (Total: 3)
  • Alfabetizando com o lúdico: uma proposta de ação voltada para crianças em risco social
  • Desenvolvendo a Educação psicomotora com crianças provenientes de classes populares
  • Dificuldades de Aprendizagem :uma intervenção pedagógica baseada nos pressupostos da Ação Psicomotora
    2023 (Total: 1)
  • Roda de Conversa Autismo e Educação: os desafios da vida universitária
    2021 (Total: 1)
  • Tessituras sobre a inclusão escolar de crianças com autismo na Educação Infantil
    2020 (Total: 1)
  • Infâncias, diferenças e acolhimento: outros desafios
    2018 (Total: 3)
  • Alunos com deficiência intelectual e/ou entraves na constituição psíquica: um estudo sobre práticas escolares
  • Ateliê Classe: um dispositivo pedagógico para alunos com autismo
  • Grupos de discussão com professores: proposições do processo de inclusão escolar de alunos com autismo
    2017 (Total: 1)
  • Alunos com transtorno do espectro autista - TEA: um olhar interessado acerca da inclusão escolar e da aprendizagem
    2013 (Total: 1)
  • Oficina Pedagógica Sujeitos com Transtornos Globais do Desenvolvimento: (re) significando o espaço educacional
    2010 (Total: 2)
  • Videoconferência Atendimento Educacional Especializado
  • Videoconferência sobre Transtornos Globais do Desenvolvimento
    2005 (Total: 2)
  • Escolarização de alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento: uma educação para o sujeito
  • Representações Socias: pensando a escolarização de alunos com autismo e psicose
    2004 (Total: 3)
  • Educação Inclusiva de Alunos com distúrbios Globais de Desenvolvimento
  • Educação Inclusiva: Um Estudo de Preconceitos, Estereótipos e Estigmas
  • Escolarização de alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento: o lugar do professor na prática educativa
    2004 (Total: 1)
  • Pensando a inclusão de alunos com distúrbios globais do desenvolvimento no município de Santa Maria
    2002 (Total: 2)
  • A Comunicação Alternativa Como Meio Facilitador da Aprendizagem , da Interação Social e da Autonomia
  • Vivenciando a Educação Psicomotora a partir de uma Proposta Lúdica envolvendo Crianças com Dificuldades de Aprendizagem
    2002 (Total: 3)
  • Dinâmica Familiar:questão para a formação profissional do Educador Especial
  • O Lúdico como meio facilitador da aprendizagem
  • Saberes reflexivos na formação de professores
    2002 (Total: 1)
  • Vivenciando a Educação Psicomotora a partir de uma proposta lúdica envolvendo crianças com dificuldades de aprendizagem
    2015 (Total: 1)
  • Parecerista de trabalhos submetidos para apresentação no X Seminário de Educação Especial e I Seminário Latino Americano de Educação Especial
    2024 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2023 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2022 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2021 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2020 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2019 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2018 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2017 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2016 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2015 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2014 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 4)
  • A inclusão escolar de crianças com autismo na Educação Infantil: a função do semelhante
  • As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo
  • Os desafios da inclusão dos alunos com autismo na Educação Infantil: um olhar para as práticas pedagógicas
  • Práticas pedagógicas para a criança com autismo na Educação Infantil
    2021 (Total: 2)
  • Alfabetização de alunos com Deficiência Intelectual no ensino comum: um estudo sobre as práticas pedagógicas
  • Inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual no mercado de trabalho em Santa Maria/RS: um estudo de caso
    2020 (Total: 4)
  • A importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual
  • A inclusão de alunos com Deficiência Intelectual nos anos iniciais: desafios enfrentados e estratégias pedagógicas implementadas por professores em uma escola pública do município de Agudo/RS
  • O conhecimento produzido na área da Educação sobre a Equoterapia para os sujeitos considerados público-alvo da educação especial: um estudo bibliográfico
  • Síndrome Alcoólica Fetal na infância: possíveis efeitos no processo de aprendizagem e na área da linguagem e comunicação
    2018 (Total: 2)
  • As narrativas produzidas sobre os alunos com autismo: uma análise de documentos escolares
  • O processo de construção da aprendizagem de alunos com autismo incluídos nos anos iniciais do Ensino Fundamental
    2017 (Total: 2)
  • A família e o diagnóstico de deficiência intelectual: um estudo de caso
  • A promoção de interações sociais para jovens e adultos com deficiência intelectual no contexto da escola especial