Taís Guareschi De Souza
Produção Bibliográfica
- 2022 (Total: 2)
- Autismo e inclusão escolar: os aspectos estruturais e instrumentais do desenvolvimento no campo da Educação (CAEI: encontros e experiência de criação de si na docência)
- Práticas pedagógicas num contexto de inclusão: possibilidades e desafios (CAEI: encontros e experiência de criação de si na docência)
- 2017 (Total: 1)
- Inclusão escolar de alunos com autismo: o brincar como ferramenta de intervenção pedagógica (Caminhos possíveis à inclusão II: Educação Especial: novos prismas)
- 2013 (Total: 2)
- 'Mistérios do Autismo': uma leitura possível sobre o universo autista (Cinema e Deficiência: a invenção da diferença)
- Surdez: escola como instrumento de inclusão (Atendimento Educacional Especializado: processos de aprendizagem na Universidade)
- 2012 (Total: 3)
- Atendimento Educacional Especializado (Formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado)
- Atendimento Educacional Especializado (AEE) (Atendimento Educacional Especializado: contribuições para a prática pedagógica)
- Transtornos Globais do Desenvolvimento (Formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado)
- 2018 (Total: 4)
- Alunos com deficiência intelectual e/ou entraves na constituição psíquica: um estudo sobre práticas escolares (VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- Ateliê Classe: um dispositivo pedagógico para alunos com autismo (VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- Grupos de discussão com professores: proposições do processo de inclusão escolar de alunos com autismo (8º Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- Práticas pedagógicas de alfabetização para alunos com autismo: o estado do conhecimento (VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- 2016 (Total: 2)
- Autismo e Políticas Públicas de Inclusão no Brasil (8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015 Lisbon 'Equidade e Inclusão em Educação')
- Da educação para todos à educação para cada um: os discursos legais e a noção psicanalítica de singularidade na inclusão de alunos com autismo (XI Reunião Científica Regional da Anped ? Sul)
- 2014 (Total: 2)
- Alunos com autismo na escola: problematizando as políticas públicas (X ANPED Sul)
- O percurso de Carolina na escola: problematizando práticas escolares para alunos com autismo e psicose infantil (X Colóquio internacional do LEPSI ? Crianças públicas, adultos privados? V Congresso da RUEPSY ? Rede Universitária Internacional em Educação e Psicanálise e I Congresso Brasileiro da Rede INFEIES)
- 2013 (Total: 2)
- A maquinaria escolar e a avaliação do aluno com autismo: problematizando a questão da aprendizagem nos pareceres pedagógicos (III Congresso Internacional de Avaliação e VIII Congresso Internacional de Educação)
- Educação Inclusiva de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento: problematizando políticas púbilicas (VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: transformações e subversões na atualidade)
- 2009 (Total: 1)
- Entre o 'não saber fazer' na psicose e o desejo de continuar tentando (VII Colóquio Internacional do LEPSI IP/FE - USP e I Congresso RUEPSY 'Formação de profissionais e a Criança Sujeito')
- 2006 (Total: 2)
- As representações Sociais de professores acerca da aprendizagem de alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento (29ª Reunião Anual ? ANPED: Educação, Cultura de desenvolvimento na contemporaneidade: desafios e compromissos)
- Ressignificando os saberes docentes acerca da inclusão de alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento (VI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÂO DA REGIÃO SUL-ANPED SUL e III SEMINÁRIO DOS SECRETÁRIOS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO)
- 2005 (Total: 2)
- Educação Inclusiva e Distúrbios Globais do Desenvolvimento (IV Congresso Internacional de Educação na UNISINOS)
- Pensando a escolarização de alunos com autismo e psicose (IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento)
- 2003 (Total: 1)
- A Educação Psicomotora aplicada nas séries Iniciais (IX Jornada Nacional de Educação)
- 2002 (Total: 3)
- A Educação Psicomotora como meio facilitador da aquisição de conceitos formais (VIII Jornada Nacional de Educação)
- Formação continuada de professores: um processo de reflexão permanente (VIII JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO)
- O Lúdico na Alfabetização: uma prática necessária para crianças com Dificuldades de Aprendizagem (VIII JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO)
- 2018 (Total: 7)
- Ateliê classe: um dispositivo pedagógico para alunos com autismo (Anais 33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Deficiência intelectual e inclusão: um relato de experiência (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Estágio curricular em Educação Especial: trocas dialógicas no contexto da inclusão do aluno com deficiência intelectual (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Grupo de discussão com professores: proposições acerca do processo de inclusão escolar de alunos com autismo (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Inclusão de alunos com deficiência intelectual e/ou entraves na constituição psíquica: um estudo sobre as práticas escolares na rede pública de Santa Maria/RS (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Relação entre a família e a gestão escolar: estado do conhecimento (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Relato de observação e proposta pedagógica no contexto do atendimento educacional especializado (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2016 (Total: 2)
- Autismo e Políticas Públicas de Inclusão no Brasil (8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015 Lisbon 'Equidade e Inclusão em Educação')
- Da educação para todos à educação para cada um: os discursos legais e a noção psicanalítica de singularidade na inclusão de alunos com autismo (XI Reunião Científica Regional da Anped ? Sul)
- 2014 (Total: 2)
- Alunos com autismo na escola: problematizando as políticas públicas (X ANPED Sul)
- O percurso de Carolina na escola: problematizando práticas escolares para alunos com autismo e psicose infantil (X Colóquio internacional do LEPSI ? Crianças públicas, adultos privados? V Congresso da RUEPSY ? Rede Universitária Internacional em Educação e Psicanálise e I Congresso Brasileiro da Rede INFEIES)
- 2013 (Total: 1)
- Educação Inclusiva de alunos com transtornos globais do desenvolvimento: problematizando as políticas públicas (VII Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidade)
- 2007 (Total: 1)
- (Re) Pensando a prática pedagógica desenvolvida com alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (I Seminário Internacional de Gestão Educacional e II Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
- 2006 (Total: 1)
- Resgatando saberes docentes acerca da escolarização com distúrbios globais do desenvolvimento (XX JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
- 2005 (Total: 2)
- Escolorização de alunos com distúrbios globais do desenvolvimento: uma educação para o sujeito (XI Jornada Nacional de Educação)
- Representações sociais e aprendizagem:pensando a escolarização de alunos com autismo e psicose (XI Jornada Nacional de Educação)
- 2004 (Total: 2)
- Escolarização de Alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento (V Congresso Internacional de Educação Popular e XIV Seminário Internacional de Educação Popular-Educar e Cuidar: Desafios e Práticas)
- Um Estudo de Preconceitos, Estereótipos e Estigmas no Contexto na Educação Inclusiva (V Congresso Internacional de Educação Popular e XIV Seminário Internacional de Educação Popular-Educar e Cuidar: Desafios e Práticas)
- 2003 (Total: 4)
- Comunicação Alternativa e/ou Aumentativa: Um recurso de Ensino para paralisados Cerebrais com Distúrbios de Linguagem (IV Congresso Internacional de Educação Popular e XII Seminário Internacional de Educação Popular)
- Contribuição da psicomotricidade na superação das dificuldades de aprendizagem (XIV Semana Acadêmica do Centro de Educação:Práticas Educativas: Saberes, contextos e diversidades)
- Dificuldades de Aprendizagem nas Séries Iniciais: A educação psicomotora como meio de Intervenção (XXI Congresso Nacional das APAEs)
- Educação Psicomotora e aprendizagem (XIV Semana Acadêmica do Centro de Educação: Práticas Educativas: Saberes, contextos e diversidades)
- 2002 (Total: 16)
- A Comunicação Alternativa como Meio Facilitador da Aprendizagem , da Interação Social e da Autonomia. (II Seminário de Formação de Professores: Ressignificando Saberes,I seminário Regional de Formação de Professores)
- Alfabetizando com o Lúdico: uma proposta de ação voltada para crianças em risco social (III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR)
- Desenvolvendo a Educação Psicomotora com crianças provenientes de classes populares (III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR)
- Dificuldades de Aprendizagem :uma intervenção pedagógica baseada nos pressupostos da Ação Psicomotora (III CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
- Dinâmica Familiar:questão para a formação profissional do Educador Especial (I SIMPOSIO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO)
- Educação Psicomotora: uma alternativa metodológica destinada a crianças com Dificuldades de Aprendizagem (XIII SEMANA ACADEMICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO)
- Formação de Professores: um processo contínuo na construção dos saberes (XIII SEMANA ACADEMICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO)
- O Lúdico como mediador no processo de Alfabetização (XIII SEMANA ACADEMICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO)
- O Lúdico como meio facilitador da aprendizagem (I SIMPOSIO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO)
- Ressignificando os processos de formação inicial (VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL)
- Saberes reflexivos na formação de professores (I SIMPOSIO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO)
- Trabalhando elementos básicos da Psicomotricidade no desenvolvimento de crianças com Dificuldades de Aprendizagem (II ENCONTRO LATINO-AMERICANO PARA ESTUDOS DA CRIANÇA)
- Uma escuta sobre a Deficiência (XIII SEMANA ACADEMICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO)
- Uma Proposta Lúdica: Refletindo sobre os processos de construção de Lecto-Escrita (XIII SEMANA ACADEMICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO)
- Vivenciando a Educação Psicomotora a partir de uma proposta lúdica envolvendo crianças com Dificuldades de Aprendizagem (XVII JORNADA ACADEMICA INTEGRADA)
- Vivências Comuns: Compreendendo a Deficiência (XIV Salão de inicação Científica)
- 2001 (Total: 1)
- Floresta Encantada: uma intervenção pedagógica baseada nos pressupostos da Educação Psicomotora (7 JORNADA NACIONAL DA EDUCAÇÃO)
Produção Técnica
- 2012 (Total: 10)
- Aprendizagem e Transtornos Globais do Desenvolvimento
- Atendimento Educacional Especializado de alunos com Deficiência Intelectual
- Atendimento Educacional Especializado para Transtornos Globais do Desenvolvimento
- Escolarização de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento
- Estudos em Transtornos Globais do Desenvolvimento I: Síndrome de Rett
- Estudos em Transtornos Globais do Desenvolvimento II: Autismo
- Estudos em Transtornos Globais do Desenvolvimento III: Síndrome de Asperger
- Estudos em Transtornos Globais do Desenvolvimento IV: Transtorno Desintegrativo da Infância e Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação
- Interfaces do Atendimento Educacional Especializado com a família do aluno com Deficiência Intelectual
- Introdução ao conceito de Transtornos Globais do Desenvolvimento
- 2009 (Total: 2)
- Atendimento Educacional Especializado (AEE)
- Transtornos Globais do Desenvolvimento
- 2007 (Total: 1)
- I Seminário Internacional de Gestão Educacional e II Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
- 2018 (Total: 1)
- I Seminário de Educação Inclusiva: proposições acerca dos processo de escolarização
- 2012 (Total: 1)
- II Curso de Formação Continuada em Educação Inclusiva
- 2011 (Total: 1)
- I Curso de Formação Continuada em Educação Inclusiva: o cenário na rede municipal de Restinga Sêca
- 2010 (Total: 1)
- VI Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva
- 2004 (Total: 2)
- III Seminário de Formação de Professores: Vivências Lúdicas e Práticas Educativas
- Seminário A Produção do Conhecimento em Educação Especial
- 2002 (Total: 1)
- II Seminário de Formação de Professores: Ressignificando Saberes e I Seminário Regional de Formação de Professores
- 2007 (Total: 1)
- Oficina Linguagem do Autista
- 2004 (Total: 1)
- Alfabetizando através dos pressupostos da educação psicomotora: uma abordagem lúdica
- 2003 (Total: 1)
- Educação Psicomotora e aprendizagem
- 2002 (Total: 3)
- Jogos de lecto-escrita
- Jogos lúdicos na Alfabetização
- Vivenciando a Educação Psicomotora a Partir de uma Proposta Lúdica
- 2018 (Total: 1)
- Práticas pedagógicas de alfabetização para alunos com autismo: o estado do conhecimento
- 2015 (Total: 1)
- O olhar dos documentos da educação especial para os alunos com autismo
- 2014 (Total: 2)
- Alunos com autismo na escola: problematizando as políticas públicas
- O percurso de Carolina na escola: problematizando práticas escolares para alunos com autismo e psicose infantil
- 2013 (Total: 1)
- Educação Inclusiva de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento: problematizando políticas púbilicas
- 2008 (Total: 1)
- Entre o "não saber fazer" na psicose e o desejo de continuar tentando
- 2007 (Total: 1)
- (Re) Pensando a prática pedagógca desenvolvida com alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento
- 2006 (Total: 3)
- Aprendizagem e Representações Sociais: Pensando a escolarização de alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento
- As Representações Sociais e professores acerca da aprendizagem de alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento
- Ressignificando os saberes docentes acerca da inclusão de alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento
- 2002 (Total: 1)
- Formação continuada de professores: um processo de reflexão permanente
- 2024 (Total: 1)
- Sujeitos autistas: uma conversa sobre possíveis modos de subjetivação em espaços sociais e de aprendizagem
- 2023 (Total: 4)
- Alunos com autismo - estudos de casos e roda de conversa
- Alunos com autismo: algumas tessituras sobre as práticas pedagógicas
- Conversando sobre autismo na escola: entre práticas pedagógicas e modos de subjetivação possíveis.
- Inclusão e autismo: reflexões sobre a prática pedagógica
- 2022 (Total: 8)
- Alunos com autismo: algumas tessituras sobre as práticas pedagógicas
- Autismo
- Desafios na sala de aula: TDAH e Transtorno do Espectro Autista
- Educação inclusiva e autismo: reflexões sobre as práticas pedagógicas
- Inclusão e autismo: reflexões sobre a prática pedagógica
- Inclusão e Ensino colaborativo na escola de 2022
- Inclusão na Educação Infantil: um olhar sobre a formação docente
- Vamos conversar sobre autismo na escola?
- 2018 (Total: 3)
- A inclusão educacional de alunos com transtorno do espectro autista: algumas tessituras sobre as práticas escolares
- Inclusão escolar: princípios teóricos
- Inclusão Escolar: discussão de casos
- 2017 (Total: 1)
- Tessituras sobre a inlcusão escolar
- 2015 (Total: 1)
- Inclusão no contexto atual
- 2014 (Total: 1)
- Educação Inclusiva de alunos com autismo: problematizando as práticas escolares
- 2013 (Total: 1)
- O trabalho do educador especial na escola
- 2012 (Total: 2)
- O Atendimento Educacional Especializado no espaço escolar: práticas em construção
- Transtorno Globais do Desenvolvimento
- 2011 (Total: 1)
- Debate sobre o Filme 'Mistérios do Autismo'
- 2010 (Total: 2)
- A Educação Inclusiva na Educação Infantil
- Atendimento Educacional Especializado: tecendo teoria e prática
- 2009 (Total: 1)
- Transtornos Globais do Desenvolvimento na escola: as possibilidades do Atendimento Educacional Especializado como apoio à escolarização
- 2004 (Total: 1)
- Um Estudo de Preconceitos, Estereótipos e Estigmas no contexto da Educação Inclusiva.
- 2003 (Total: 3)
- A Educação Psicomotora aplicada nas séries iniciais
- Comunicação Alternativa e/ou Aumentativa : Um recurso de ensino para Paralisados Cerebrais com Distúrbios de Linguagem
- Dificuldades de Aprendizagem nas séries Iniciais: A educação psicomotora como meio de intervenção
- 2002 (Total: 3)
- Alfabetizando com o lúdico: uma proposta de ação voltada para crianças em risco social
- Desenvolvendo a Educação psicomotora com crianças provenientes de classes populares
- Dificuldades de Aprendizagem :uma intervenção pedagógica baseada nos pressupostos da Ação Psicomotora
- 2023 (Total: 1)
- Roda de Conversa Autismo e Educação: os desafios da vida universitária
- 2021 (Total: 1)
- Tessituras sobre a inclusão escolar de crianças com autismo na Educação Infantil
- 2020 (Total: 1)
- Infâncias, diferenças e acolhimento: outros desafios
- 2018 (Total: 3)
- Alunos com deficiência intelectual e/ou entraves na constituição psíquica: um estudo sobre práticas escolares
- Ateliê Classe: um dispositivo pedagógico para alunos com autismo
- Grupos de discussão com professores: proposições do processo de inclusão escolar de alunos com autismo
- 2017 (Total: 1)
- Alunos com transtorno do espectro autista - TEA: um olhar interessado acerca da inclusão escolar e da aprendizagem
- 2013 (Total: 1)
- Oficina Pedagógica Sujeitos com Transtornos Globais do Desenvolvimento: (re) significando o espaço educacional
- 2010 (Total: 2)
- Videoconferência Atendimento Educacional Especializado
- Videoconferência sobre Transtornos Globais do Desenvolvimento
- 2005 (Total: 2)
- Escolarização de alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento: uma educação para o sujeito
- Representações Socias: pensando a escolarização de alunos com autismo e psicose
- 2004 (Total: 3)
- Educação Inclusiva de Alunos com distúrbios Globais de Desenvolvimento
- Educação Inclusiva: Um Estudo de Preconceitos, Estereótipos e Estigmas
- Escolarização de alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento: o lugar do professor na prática educativa
- 2004 (Total: 1)
- Pensando a inclusão de alunos com distúrbios globais do desenvolvimento no município de Santa Maria
- 2002 (Total: 2)
- A Comunicação Alternativa Como Meio Facilitador da Aprendizagem , da Interação Social e da Autonomia
- Vivenciando a Educação Psicomotora a partir de uma Proposta Lúdica envolvendo Crianças com Dificuldades de Aprendizagem
- 2002 (Total: 3)
- Dinâmica Familiar:questão para a formação profissional do Educador Especial
- O Lúdico como meio facilitador da aprendizagem
- Saberes reflexivos na formação de professores
- 2002 (Total: 1)
- Vivenciando a Educação Psicomotora a partir de uma proposta lúdica envolvendo crianças com dificuldades de aprendizagem
- 2015 (Total: 1)
- Parecerista de trabalhos submetidos para apresentação no X Seminário de Educação Especial e I Seminário Latino Americano de Educação Especial
- 2024 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- 2023 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- 2022 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- 2021 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- 2020 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- 2019 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- 2018 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- 2017 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- 2016 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- 2015 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- 2014 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2023 (Total: 4)
- A inclusão escolar de crianças com autismo na Educação Infantil: a função do semelhante
- As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo
- Os desafios da inclusão dos alunos com autismo na Educação Infantil: um olhar para as práticas pedagógicas
- Práticas pedagógicas para a criança com autismo na Educação Infantil
- 2021 (Total: 2)
- Alfabetização de alunos com Deficiência Intelectual no ensino comum: um estudo sobre as práticas pedagógicas
- Inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual no mercado de trabalho em Santa Maria/RS: um estudo de caso
- 2020 (Total: 4)
- A importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual
- A inclusão de alunos com Deficiência Intelectual nos anos iniciais: desafios enfrentados e estratégias pedagógicas implementadas por professores em uma escola pública do município de Agudo/RS
- O conhecimento produzido na área da Educação sobre a Equoterapia para os sujeitos considerados público-alvo da educação especial: um estudo bibliográfico
- Síndrome Alcoólica Fetal na infância: possíveis efeitos no processo de aprendizagem e na área da linguagem e comunicação
- 2018 (Total: 2)
- As narrativas produzidas sobre os alunos com autismo: uma análise de documentos escolares
- O processo de construção da aprendizagem de alunos com autismo incluídos nos anos iniciais do Ensino Fundamental
- 2017 (Total: 2)
- A família e o diagnóstico de deficiência intelectual: um estudo de caso
- A promoção de interações sociais para jovens e adultos com deficiência intelectual no contexto da escola especial