Márcia Morschbacher
Produção Bibliográfica
- 2022 (Total: 1)
- 2021 (Total: 4)
- ISSN Formação em Educação Física no Brasil: Contribuições da ANFOPE, FORLIA e MNCR (Revista Formação em Movimento)
- ISSN Os impactos da pandemia na cultura corporal: pela superação do capitalismo, em defesa da Vida, Educação e Ciência (REVISTA COCAR (ONLINE))
- ISSN Sistema de proteção do trabalho e do trabalhador da Educação Física: porque somos contra a regulamentação da profissão (Revista Motrivivência)
- 2020 (Total: 1)
- 2019 (Total: 2)
- ISSN Ciência e educação escolar em tempos de obscurantismo (Cadernos GPOSSHE On-line)
- ISSN O tema da ciência na dialética materialista (Germinal: Marxismo e Educação em Debate)
- 2018 (Total: 1)
- ISSN Educação Física na Germinal: 10 anos de contribuições em defesa do Marxismo (GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE)
- 2015 (Total: 3)
- ISSN A formação dos formadores da classe trabalhadora no Brasil: luta de classes e disputa de projetos (Trabalho Necessário)
- ISSN A formação para o trabalho científico na formação de professores de Educação Física (Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online))
- ISSN Diretrizes Curriculares Nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física (Revista Pedagógica (Unochapecó. Online))
- 2014 (Total: 3)
- ISSN Conjuntura (Germinal: Marxismo e Educação em Debate)
- ISSN Formação de professores no Curso de Licenciatura de caráter ampliadoem Educação Física da UFBA: a Prática do Ensino de Educação Física III e o trato com o conhecimento políticas públicas/megaeventos (Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online))
- ISSN Formação pedagógica em cursos de licenciatura: um levantamento sobre as produções acadêmico-científicas do Brasil (Temas em Educacao (UFPB))
- 2013 (Total: 5)
- ISSN A perspectiva da formação docente: analisando reivindicações históricas e propondo táticas superadoras (Universidade e Sociedade (Brasília))
- ISSN Círculos de estudos, esporte, lazer e artes com a juventude em áreas de reforma agrária: a experiência com os jovens do Recôncavo da Bahia e a elevação do pensamento teórico (Revista Pedagógica (Unochapecó. Online))
- ISSN Crítica a teoria crítico-emancipatória: um diálogo com Elenor Kunz a partir do conceito de emancipação humana (Corpus et Scientia)
- ISSN Diretrizes Curriculares da Educação Física: reformismo e subordinação ao mercado no processo de formação (REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE)
- ISSN Distanciamentos e aproximações entre a Educação Física escolar e as propostas pedagógicas críticas: o caso da Teoria Crítico-Emancipatória e Didática Comunicativa (Movimento (UFRGS. Impresso))
- 2012 (Total: 5)
- ISSN Agenda 21: Uma referência para elaborar políticas públicas de esporte e lazer (Pensar a Prática (Online))
- ISSN As contradições do processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de formação em Educação Física e os movimentos de resistência à submissão ao mercado (Movimento)
- ISSN Do ensino do esporte na escola: um ensaio acerca de suas possibilidades (Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires))
- ISSN Educação Física e ciência: revisitando elementos do debate (Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires))
- ISSN Perfil antropométrico da equipe de Futsal Feminino da Universidade Católica de Pelotas (Revista Brasileira de Futsal e Futebol)
- 2011 (Total: 1)
- ISSN O esporte como conteúdo de ensino da Educação Física Escolar: possibilidades e proposições didático-pedagógicas (Caderno de Educação Física e Esporte)
- 2010 (Total: 1)
- ISSN Possibilidades Integradoras do Atletismo em Aulas de Educação Física e a Teoria Crítico-emancipatória e Didática Comunicativa: Fragmentos de uma Experiência na Escola (Cadernos de Formação RBCE)
- 2009 (Total: 1)
- ISSN Proposta didático-pedagógica de introdução da Iniciação Esportiva nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte (Online))
- 2008 (Total: 1)
- ISSN Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para alémde uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger (Motrivivencia (UFS))
- 2007 (Total: 1)
- ISSN Teoria da Auto-organização: novas perspectivas à educação pós-moderna (Visão Global)
- 2024 (Total: 3)
- A necessária transição entre o que existe e o que necessita ser construído na formação dos/das professores/as de Educação Física: em defesa dos fundamentos marxistas nos currículos (Formação de professores/as em Educação Física: políticas e resistências)
- Contribuições do GTT Formação Profissional e Mundo do Trabalho do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte ao debate da formação de professores em Educação Física (Formação de professores/as em Educação Física: políticas e resistências)
- Oficina de movimento: uma contribuição para a profissionalização dos futuros professores de Educação Física (Mudanças Curriculares na formação universitária dos estudantes de Educação Física)
- 2023 (Total: 1)
- doi A contribuição histórica do GTT 6 para a produção e socialização do conhecimento na Educação Física no Brasil (A contribuição histórica do GTT 6 para a produção e socialização do conhecimento na Educação Física no Brasil)
- 2021 (Total: 3)
- Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Educação Física (Resolução CNE/CES nº 6/2018): contribuições ao debate sobre políticas curriculares para a classe trabalhadora (Políticas, tendencias y experiencias en la formación de docentes. Panorama actual en Argentina, Brasil, Chile y Uruguay)
- Formação de professores/as de educação física: a defesa de uma consistente base teórica (Educação Física e Ciências do esporte no tempo presente: desmonte dos processos democráticos, desvalorização da ciência, da educação e ações em defesa da vida)
- Nexos e relações entre a elevação da capacidade teórica de crianças, jovens e mulheres e a educação em áreas de reforma agrária na Bahia: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora da Educação física (A Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: experiências da realidade brasileira)
- 2020 (Total: 1)
- Educação Física e saúde na Educação Infantil: fundamentos teórico-filosóficos em defesa do conhecimento em suas formas mais desenvolvidas na escola (Educação física, infância e saúde em discussão: coletânea de estudos 2)
- 2019 (Total: 1)
- Educação Física, esporte e lazer no PPGE/FACED/UFBA: fundamentos teórico-metodológicos da produção científica do LEPEL/FACED/UFBA (Grupos de Pesquisa e Produção do Conhecimento em Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica no PPGE FACED UFBA)
- 2017 (Total: 1)
- Formação de professores de Educação Física e Reforma do Ensino Médio: tendências à negação do conhecimento da cultura corporal na formação acadêmica (Educação Física & Ensino Superior: Docência e Pesquisa)
- 2015 (Total: 2)
- A formação para o trabalho científico de professores de Educação Física (Produção do conhecimento na Educação Física: balanços, debates e perspectivas)
- Círculos de estudos, esporte lazer e artes com a juventude em áreas de reforma agrária: a experiência com os jovens do Recôncavo da Bahia e a elevação do pensamento teórico (Juventudes do Campo)
- 2012 (Total: 1)
- Reformas curriculares e a formação do (novo) trabalhador em Educação Física: a subsunção da formação à lógica privada/mercantil
- 2023 (Total: 3)
- Análise do tema da técnica na abordagem crítico-superadora: contribuições para a Educação Física Escolar (XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e X Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
- Formação de professores(as) no Brasil: tendências a partir da oferta dos cursos de Educação Física, Pedagogia e Educação do Campo (XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e X Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
- Os desafios metodológicos pautados na abordagem crítico-superadora (XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e X Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
- 2022 (Total: 1)
- O Grupo de Trabalho Formação Profissional e Mundo do Trabalho do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte: síntese das tarefas e desafios (VII Congresso Sudeste de Ciências do Esporte)
- 2017 (Total: 2)
- Contribuições da pedagogia histórico-crítica para o trato com o conhecimento referente ao trabalho científico na formação de professores de Educação Física (Seminário Dermeval Saviani e a Educação Brasileira: construção coletiva da Pedagogia Histórico-Crítica)
- O golpe no Brasil e a educação: a disputa dos rumos da política e dos projetos de nação (XXV Seminário de Formação de Professores para o MERCOSUL/CONE SUL)
- 2016 (Total: 1)
- A formação dos formadores da classe trabalhadora no Brasil: luta de classes e disputa de projectos (III International Conference Strikes and Social Conflicts: Combined historical approaches to conflict)
- 2015 (Total: 2)
- A formação para o trabalho científico na formação de professores de Educação Física (XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte)
- O debate epistemológico na área da Educação Física: crítica aos 'giros epistemológicos' a partir da ontologia e da gnosiologia (V Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação)
- 2012 (Total: 3)
- As Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores para o trabalho na Educação Básica: reforma e direcionamento da formação a serviço do capital (XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino)
- O Slackline como conteúdo da cultura corporal: possibilidade para o trato pedagógico (II Seminário Interativo de Cultura Corporal)
- Parkour e Freerunning: a tentativa de esportivização (IV Congresso Nordeste de Ciências do Esporte)
- 2011 (Total: 5)
- A formação do (novo) trabalhador em Educação Física e a (nova) ordem capitalista: perscrutando seus elementos mediadores (XXX Simpósio Nacional de Educação Física)
- A formação do trabalhador em Educação Física no Brasil: uma análise crítica (XXX Simpósio Nacional de Educação Física)
- As contradições do processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de formação em Educação Física e os movimentos de resistência à submissão ao mercado (XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte)
- Formação pedagógica em Cursos de Licenciatura: um estudo sobre a produção acadêmica no campo da formação de professores (VII Congresso Internacional de Educação)
- O trato pedagógico da iniciação aos esportes na escola: uma proposta didático-pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2º. Seminário sobre Impactos de Políticas Públicas nas Redes Escolares/2º. Seminário sobre Interação Universidade/Escola)
- 2010 (Total: 5)
- A transformação didático-pedagógica do esporte: o ensino do basquetebol em um programa de esporte e lazer (XXIX Simpósio Nacional de Educação Física)
- Atletismo como possibilidade integradora em aulas de Educação Física: experiências a partir da Teoria Crítico-emancipatória e Didática Comunicativa (XXIX Simpósio Nacional de Educação Física)
- O esporte como conteúdo da Educação Física Escolar: o desenvolvimento da competência objetiva a partir da Teoria Crítico-Emancipatória (XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- Possibilidades de formação crítico-emancipatória a partir do conteúdo esporte: uma proposta desenvolvidade em uma escola pública (III Seminário em Epistemologia e Educação Física e I Seminário em Formação de Professores)
- Possibilidades integradoras do atletismo em aulas de Educação Física e a Teoria Crítico-emancipatória e Didática Comunicativa: Fragmentos de uma experiência na escola (V Congresso Sul-Brasileiro de Ciências do Esporte)
- 2009 (Total: 2)
- Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das teses de Hans-Georg Flickinger (III Seminário Nacional de Filosofia)
- Uma possibilidade de prática pedagógica através da Teoria Crítico-emancipatória na Educação Física Escolar (III Seminário Nacional de Formação de Professores: possibilidades frente à história da alfabetização)
- 2024 (Total: 35)
- A formação dos indivíduos além do ensino tradicional da Educação Física (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- A importância da teoria nas aulas de Educação Física (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- A socialização entre os alunos através do esporte (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- Análise das experiências docentes nos Estágios Supervisionados I e II (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- Atletismo no JESMA: relato das dificuldades do ensino do atletismo no ensino público para fins de competições escolares (I Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- Comparação entre o ensino dos esportes tradicionais e não tradicionais na escola (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- Conhecendo os esportes olímpicos na escola através de atividades teóricas: um relato de experiência (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- Contribuição do feedback para o desenvolvimento dos alunos nas aulas de Educação Física no Estágio Supervisionado II (I Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- Desafios no ensino de esportes coletivos no Ensino Fundamental (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- Desenvolvimento dos esportes de raquetes no contexto escolar: desafios e inclusão social no Estágio Supervisionado II (I Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- Desenvolvimento e adaptabilidade das habilidades fisico- motoras proporcionados pela ginástica de condicionamento físico e o handebol (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- Dilemas e desafios do Estágio Supervisionado (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- Esporte de invasão: o ultimate frisbee como uma alternativa de ensino para os Anos Finais do Ensino Fundamental (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- Introdução à corrida de revezamento: experiência prática com alunos do 7° ano (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- Jogos e brincadeiras na Educação Física Escolar: fomentando a inclusão social (39ª Jornada Acadêmica integrada)
- Lutas corporais na escola: desafios e possibilidades (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- O ensino do beisebol adaptado: um relato de experiência (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- O ensino do futsal em uma escola pública (I Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- O ensino do parkour para os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental (I Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- O ensino do salto triplo nos Anos Finais do Ensino Fundamental (I Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- O ensino do salto triplo nos Anos Finais do Ensino Fundamental: um relato de experiência do Estágio Supervisionado (39ª Jornada Acadêmica integrada)
- O ensino dos esportes com raquete: proposta pedagógica voltada para os Anos Finais do Ensino Fundamental (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- O esporte como estímulo para a competição nas aulas de Educação Física (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- O interesse dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental pelos esportes adaptados (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- O lugar do futebol nas aulas de Educação Física: um relato de experiência (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- O processo de ensino-aprendizagem nas aulas de atletismo na Educação Física Escolar (I Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- Para além do futebol: a experiência com o ensino de conteúdos alternativos na Educação Física Escolar (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- Possibilidades pedagógicas do projeto 'Escola Móvel' (III Simpósio Internacional de Educação Física: currículo e didática)
- Práticas de lazer para além da escola: uma investigação nos Anos Finais do Ensino Fundamental (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- Relações de gênero nas aulas de Educação Física: análise de uma estratégia pedagógica (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- Relato de experiência a partir da abordagem pedagógica crítico-emancipatória no Estágio Supervisionado (I Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- Relato de experiência: a cultura das lutas na escola da rede municipal de Santa Maria (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- Relato de experiência: as interseccionalidades de habilidades sociais e físicas através dos esportes coletivos no Ensino Fundamental e Médio (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- Relato de experiência: dificuldades motoras dos alunos em práticas dos jogos coletivos na Educação Física (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- Relato de experiência: os Jogos Escolares de Santa Maria como complemento na formação de futuros professores e professoras de Educação Física (II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados em Educação Física)
- 2023 (Total: 1)
- Infraestrutura para o componente curricular Educação Física em escolas públicas (38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI/UFSM))
- 2022 (Total: 2)
- Os desafios da prática pedagógica da Educação Física Escolar pautada na abordagem crítico-superadora (Seminário Nacional da Rede LEPEL: 30 Anos do Livro Metodologia do Ensino de Educação Física: a história e as possibilidades crítico-superadoras)
- Proposta de trato com o conhecimento da cultura corporal em aulas de Educação Física a partir dos espaços públicos de uma cidade do noroeste do Rio Grande do Sul (Seminário Nacional da Rede LEPEL: 30 Anos do Livro Metodologia do Ensino de Educação Física: a história e as possibilidades crítico-superadoras)
- 2021 (Total: 1)
- Estágio Supervisionado nos Anos Finais Do Ensino Fundamental: experiência com o ensino remoto na Educação Física Escolar (36ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- 2020 (Total: 1)
- Jogos Cooperativos: análise da produção científica na área da Educação Física (35ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- 2019 (Total: 1)
- Sistematização de referenciais para a Educação Física nas escolas do campo (34. Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- 2018 (Total: 2)
- Educação Física na Educação Infantil: análise da Base Nacional Comum Curricular (33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI/UFSM))
- Realidade e Possibilidades do Estágio Supervisionado na Formação em Educação Física (33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI/UFSM))
- 2017 (Total: 2)
- As contribuições da Teoria Histórico-Cultural e da Abordagem Crítico-Superadora para o ensino de Educação Física (32ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM/ 9ª Mostra de Ensino)
- Os ciclos dos estudos do lazer na conjuntura da expansão do capitalismo monopolista no Brasil: análise da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil em artigos publicados em periódicos (1968-2013) ? Bloco III ? Formação (XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
- 2015 (Total: 1)
- Análise da Produção do Conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil em artigos publicados em periódicos (1968-2013) - Bloco III - Formação (SEMENTE - Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- 2013 (Total: 1)
- Pressupostos da concepção materialista e dialética da história: contribuições à formação de professores de Educação Física (III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- 2011 (Total: 3)
- A importância da Educação Física no contexto da Educação Infantil (XXX Simpósio Nacional de Educação Física)
- Formação pedagógica em Cursos de Licenciatura: um estudo sobre a produção acadêmica no campo da formação de professores (VII Congresso Internacional de Educação)
- O trato pedagógico da iniciação aos esportes na escola: uma proposta didático-pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2º. Seminário sobre Impactos de Políticas Públicas nas Redes Escolares/2º. Seminário sobre Interação Universidade/Escola)
- 2010 (Total: 1)
- Projeto de Extensão Universitária Encalourando: ludismo, competição e participação na comunidade ESEF-UFPel (XXIX Simpósio Nacional de Educação Física)
- 2008 (Total: 1)
- Proposta Didático-pedagógica de Introdução da Iniciação Esportiva nas Séries Inciais do Ensino Fundamental (I SIEPE Semináro Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNOESC)
- 2019 (Total: 2)
- O Programa Residência Pedagógica na formação de professores de Educação Física (XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/VIII Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
- Reforma do Ensino Médio: uma análise crítica a partir da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora da Educação Física (Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: 40 anos de luta por escola e democracia)
- 2017 (Total: 2)
- O trato com o conhecimento relativo ao trabalho científico no Curso de Licenciatura em Educação Física da FACED/UFBA (XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
- Sexismo nas aulas de Educação Física: análise a partir da produção científica da área (XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
- 2015 (Total: 2)
- A formação de professores de Educação Física e a questão de como nos tornamos humanos (XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte)
- A produção do conhecimento sobre trabalho científico e formação de professores de Educação Física (XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte)
- 2013 (Total: 1)
- Pressupostos da concepção materialista e dialética da história: contribuições à formação de professores (VI Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo)
- 2012 (Total: 1)
- Formação do profissional de Educação Física: uma antítese que se arrasta (64ª Reunião Anual da SBPC)
- 2011 (Total: 2)
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores para o trabalho na Educação Básica: reforma e discurso a serviço do capital (XIII Encontro de Pós-Graduação da UFPel)
- Políticas públicas para os esportes de aventura: a Agenda 21 em questão (VI Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura)
- 2009 (Total: 2)
- Possibilidades Integradoras do Atletismo em Aulas de Educação Física: a Proposta crítico-emancipatória e Didática Comunicativa em Turmas Mistas (24ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Uma possibilidade de prática pedagógica através da Teoria Crítico-emancipatória na Educação Física Escolar (24ª Jornada Acadêmica Integrada)
Produção Técnica
- 2024 (Total: 3)
- Anais do III Simpósio Internacional de Educação Física: currículo e didática
- Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados de Educação Física - 1ª Edição
- Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados de Educação Física - 2ª Edição
- 2015 (Total: 1)
- Seminário Integrado Capitalismo e Economia Mundial - XI SEMARX
- 2013 (Total: 4)
- I Seminário do Eixo Trabalho Científico
- II Seminário Crítica e Superação no Debate das Concepções de Ensino em Educação Física
- Seminário Integrado sobre Formação de Professores/II Fórum de Licenciaturas com Formação Ampliada
- XI Semana Marx
- 2012 (Total: 1)
- II Seminário Interativo de Cultura Corporal
- 2011 (Total: 1)
- 2º. Seminário sobre Impactos de Políticas Públicas nas Redes Escolares/2º. Seminário sobre Interação Universidade/Escola
- 2010 (Total: 1)
- Formação dos Agentes Sociais dos Programas Esporte e Lazer da Cidade e do Segundo Tempo Universitário
- 2013 (Total: 1)
- Festival Micheli Ortega Escobar, Ginástica Alegria na Escola/III Seminário Interativo de Cultura Corporal
- 2024 (Total: 3)
- II Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados de Educação Física
- III Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados de Educação Física
- III Simpósio Internacional de Educação Física: currículo e didática
- 2023 (Total: 1)
- I Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados de Educação Física - Licenciatura
- 2022 (Total: 2)
- Pedagogia histórica-crítica e Educação Infantil: escola, currículo e a formação crítica
- Seminário Nacional da Rede LEPEL - 30 anos do livro Metodologia do Ensino da Educação Física: a história e as possibilidades crítico-superadora
- 2019 (Total: 1)
- I Simpósio Internacional de Educação Física: currículo e didática
- 2017 (Total: 1)
- Formação de Professores: realidade e possibilidades da teoria pedagógica e do ensino da Educação Física
- 2016 (Total: 2)
- Encontro Regional Nordeste e Estadual Bahia da ANFOPE
- Oficina sobre Esporte: EnsinarAprender e Treinar o Handebol
- 2012 (Total: 1)
- XI Acampamento Estadual de Mulheres do MST
- 2010 (Total: 1)
- Encalourando 2010
- 2015 (Total: 1)
- Secretaria - Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate (v. 07, n. 01, jun. 2015)
- 2014 (Total: 3)
- Secretaria - Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate (v. 05, n. 02, dez. 2013)
- Secretaria - Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate (v. 06, n. 01, jun. 2014)
- Secretaria - Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate (v. 06, n. 02, jun. 2014)
- 2013 (Total: 3)
- Secretaria - Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate (v. 04, n. 01, jun. 2012)
- Secretaria - Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate (v. 04, n. 02, dez. 2012)
- Secretaria - Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate (v. 05, n. 01, jun. 2013)
- 2012 (Total: 1)
- Secretaria - Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate (v. 03, n. 02, dez. 2011)
- 2023 (Total: 4)
- Análise do tema da técnica na abordagem crítico-superadora: contribuições para a Educação Física Escolar
- Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Educação Física - Resolução CNE/CES nº 06/2018: a luta pela revogação
- Formação de professores(as) no Brasil: tendências a partir da oferta dos cursos deEducação Física, Pedagogia e Educação do Campo
- Os desafios metodológicos pautados na abordagem crítico-superadora
- 2019 (Total: 1)
- Reforma do Ensino Médio: uma análise crítica a partir da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora da Educação Física
- 2017 (Total: 2)
- O trato com o conhecimento relativo ao trabalho científico no Curso de Licenciatura em Educação Física da FACED/UFBA
- Sexismo nas aulas da Educação Física: análise a partir da produção científica da área
- 2016 (Total: 1)
- Contribuições da pedagogia histórico-crítica para o trato com o conhecimento referente ao trabalho científico na formação de professores de Educação Física
- 2011 (Total: 5)
- A formação do (novo) trabalhador em Educação Física: perscrutando os seus elementos mediadores
- A formação do trabalhador em Educação Física no Brasil: uma análise crítica
- As contradições do processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de formação em Educação Física e os movimentos de resistência à submissão ao mercado
- Formação pedagógica em cursos de licenciatura: estudo sobre a produção acadêmica do campo da formação de professores
- O trato pedagógico da iniciação aos esportes na escola: uma proposta didático-pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- 2009 (Total: 1)
- Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das teses de Hans-Georg Flickinger
- 2022 (Total: 3)
- A formação inicial e continuada e suas implicações no mundo do trabalho
- Formação Científica dos/as Professores de Educação Física: realidade e possibilidade
- GTT Formação Profissional e Mundo do Trabalho
- 2021 (Total: 1)
- A formação de professores de Educação Física: entidades científicas e movimentos sociais
- 2018 (Total: 5)
- Ascensão do fascismo, ultrapolítica e Estado democrático de direito: impactos e perspectivas nas universidades públicas
- Base Nacional Comum Curricular e o empobrecimento da formação no Ensino Médio
- Formação de professores(as) em Educação Física no Brasil: realidades, contradições, possibilidades
- História da Educação Física no Brasil: realidades, contradições, possibilidades
- Produção do conhecimento em Educação Física no Brasil: realidades, contradições, possibilidades
- 2016 (Total: 2)
- Dilemas e desafios para formação do professor de Educação Física
- Diretrizes Curriculares: que danado é isso?
- 2012 (Total: 1)
- Das Diretrizes Curriculares Nacionais à divisão da formação em Educação Física entre licenciatura e bacharelado: análise da correlação de forças
- 2008 (Total: 2)
- A Educação Física nas grades curriculares dos sistemas de ensino e nas legislações educacionais
- Educação Física: Um relato de experiência
- 2019 (Total: 1)
- O Programa Residência Pedagógica na formação de professores de Educação Física
- 2018 (Total: 1)
- O basquete de rua como conteúdo das aulas de Educação Física: uma proposta de ensino na escola pública
- 2011 (Total: 1)
- Políticas públicas para os esportes de natureza: a Agenda 21 em questão
- 2010 (Total: 1)
- O esporte como conteúdo da Educação Física Escolar: o desenvolvimento da competência objetiva a partir da Teoria Crítico-Emancipatória
- 2024 (Total: 2)
- Formação de Professores de Educação Física: Desafios e Perspectivas
- O magistério superior como possibilidade de atuação na área da Educação Física: um relato de experiência
- 2023 (Total: 1)
- Perspectivas pedagógicas em Educação Física escolar
- 2017 (Total: 1)
- Os ciclos dos estudos do lazer na conjuntura da expansão do capitalismo monopolista no Brasil: análise da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil em artigos publicados em periódicos (1968-2013) - Bloco III - Formação
- 2011 (Total: 2)
- A importância da Educação Física no contexto da Educação Infantil
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores para o trabalho na Educação Básica: refoema e discurso a serviço do capital
- 2010 (Total: 1)
- Para que Filosofia da Educação Física Escolar?
- 2009 (Total: 2)
- A Proposta Crítico-emancipatória: fundamentos e repercussões à prática pedagógica
- Proposta Didático-pedagógica de Introdução da Iniciação Esportiva nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
- 2024 (Total: 26)
- A formação dos indivíduos além do ensino tradicional da Educação Física
- A importância da teoria nas aulas de Educação Física
- A socialização entre os alunos através do esporte
- Análise das experiências docentes nos Estágios Supervisionados I e II
- Comparação entre o ensino dos esportes tradicionais e não tradicionais na escola
- Conhecendo os esportes olímpicos na escola através de atividades teóricas: um relato de experiência
- Coordenadores Sul e Sudeste - Rede LEPEL
- Desafios no ensino de esportes coletivos no Ensino Fundamental
- Desenvolvimento e adaptabilidade das habilidades físico-motoras proporcionados pela ginástica de condicionamento físico e o handebol
- Dilemas e desafios do Estágio Supervisionado
- Esporte de invasão: o ultimate frisbee como uma alternativa de ensino para os Anos Finais do Ensino Fundamental
- Inclusão e diversidade nas aulas de Educação Física escolar
- Introdução à corrida de revezamento: experiência prática com alunos do 7° ano
- Lutas corporais na escola: desafios e possibilidades
- O ensino do beisebol adaptado: um relato de experiência
- O ensino dos esportes com raquete: proposta pedagógica voltada para os Anos Finais do Ensino Fundamental
- O esporte como estímulo para a competição nas aulas de Educação Física
- O interesse dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental pelos esportes adaptados
- O lugar do futebol nas aulas de Educação Física: um relato de experiência
- Para além do futebol: a experiência com o ensino de conteúdos alternativos na Educação Física escolar
- Práticas de lazer para além da escola: uma investigação nos anos finais do Ensino Fundamental
- Relações de gênero nas aulas de Educação Física: análise de uma estratégia pedagógica
- Relato de experiência: a cultura das lutas na escola da rede municipal de Santa Maria
- Relato de experiência: as interseccionalidades de habilidades sociais e físicas através dos esportes coletivos no Ensino Fundamental e Médio
- Relato de experiência: dificuldades motoras dos alunos em práticas dos jogos coletivos na Educação Física
- Relato de experiência: os Jogos Escolares de Santa Maria como complemento na formação de futuros professores e professoras de Educação Física
- 2023 (Total: 8)
- Atletismo no JESMA: relato das dificuldades do ensino do atletismo no ensino público para fins de competições escolares
- Contribuição do feedback para o desenvolvimento dos alunos nas aulas de Educação Física no Estágio Supervisionado II
- Desenvolvimento dos esportes de raquetes no contexto escolar: desafios e inclusão social no Estágio Supervisionado II
- O ensino do futsal em uma escola pública
- O ensino do parkour para os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
- O ensino do salto triplo nos Anos Finais do Ensino Fundamental
- O processo de ensino-aprendizagem nas aulas de atletismo na Educação Física Escolar
- Relato de experiência a partir da abordagem pedagógica crítico-emancipatória no Estágio Supervisionado
- 2022 (Total: 3)
- Formação de professores/as, currículo e saúde
- Os desafios da prática pedagógica da Educação Física Escolar pautada na abordagem crítico-superadora
- Proposta de trato com o conhecimento da cultural corporal em aulas de Educação Física a partir dos espaços públicos de uma cidade do noroeste do Rio Grande do Sul
- 2019 (Total: 4)
- Educação do campo: vivências na formação inicial de um acadêmico e a construção de uma Educação Física do campo
- Os Estágios Supervisionados do Curso de Educação Física - Licenciatura do CEFD/UFSM: contribuições à formação de professores
- Política Nacional de Formação de Professores: o Programa Residência Pedagógica em análise
- Seminário Pibid Filosofia: A BNCC e o novo Ensino Médio
- 2017 (Total: 1)
- 'Novo' Ensino Médio: o que nos cabe pensar?
- 2010 (Total: 1)
- Possibilidades de formação crítico-emancipatória a partir do conteúdo esporte: uma proposta desenvolvidade em uma escola pública
- 2009 (Total: 1)
- Uma possibilidade de prática pedagógica através da Teoria Crítico-emancipatória na Educação Física Escolar
- 2008 (Total: 1)
- Proposta Didático-pedagógica de Introdução da Iniciação Esportiva nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
- 2024 (Total: 1)
- Possibilidades pedagógicas do projeto 'Escola Móvel'
- 2009 (Total: 1)
- Possibilidades de formação crítico-emancipatória a partir do conteúdo esporte: um proposta desenvolvida em uma escola pública do município de São Miguel da Boa Vista - SC
- 2007 (Total: 1)
- Proposta Didático-pedagógica de Introdução da Iniciação Esportiva nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
- 2023 (Total: 4)
- Avaliadora de trabalhos na 38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI/UFSM)
- Mediação de Mesa - Política de formação de professores no Brasil: avanços e retrocessos
- Moderadora de Sessão de Apresentação de Pôsteres no XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e X Congresso Internacional de Ciências do Esporte
- Moderadora de Sessão de Comunicação Oral no XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e X Congresso Internacional de Ciências do Esporte
- 2022 (Total: 1)
- Relatoria do painel Contribuições da obra para a teoria da Educação Física
- 2018 (Total: 2)
- Avaliadora de trabalhos no Congresso Pedagogia Histórico-Crítica
- Avaliadora de Trabalhos na 33ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- 2017 (Total: 1)
- Avaliadora de trabalhos na 32ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI/UFSM)
- 2013 (Total: 2)
- Parecerista do XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte
- Políticas Públicas e Formação de Professores: O Plano Nacional de Educação e a Política Nacional de Formação do Magistério da Educação Básica
- 2012 (Total: 1)
- Formação de Professores: analisando reivindicações históricas e propondo táticas superadoras
- 2024 (Total: 1)
- Avaliadora na 39ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- 2023 (Total: 1)
- Parecerista de trabalhos no XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e X Congresso Internacional de Ciências do Esporte
- 2022 (Total: 1)
- Avaliadora de trabalhos submetidos ao Seminário Nacional da Rede LEPEL - 30 anos do livro Metodologia do Ensino da Educação Física: a história e as possibilidades crítico-superadoras
- 2021 (Total: 2)
- Avaliadora das apresentações de trabalho da 36ª Jornada Acadêmica Integrada
- Parecerista para trabalhos submetidos ao XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte
- 2020 (Total: 1)
- Avaliadora das apresentações de trabalho da 35ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- 2019 (Total: 3)
- Avaliadora de Trabalhos na 34ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- Parecerista de trabalhos científicos no Congresso Pedagogia histórico-crítica: 40 anos de luta por escola e democracia
- Parecerista de trabalhos submetidos ao XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII Congresso Internacional de Ciências do Esporte
- 2018 (Total: 2)
- Avaliadora de trabalhos no VIII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo
- Parecerista ad hoc da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz
- 2017 (Total: 2)
- Parecerista do XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte
- Parecerista do XXIII Encontro Regional dos Estudantes de Educação Física - Nordeste
- 2016 (Total: 2)
- Parecerista do Seminário Dermeval Saviani e a Educação Brasileira: construção coletiva da pedagogia histórico-crítica
- Parecerista do VI Encontro Pernambucano dos Estudantes de Educação Física (EPEEF)
- 2015 (Total: 1)
- Parecerista do XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte
- 2014 (Total: 1)
- Parecerista de processos - Ciências da Saúde: Membro da Comissão Ad Hoc FUMDES/SED/SC
- 2013 (Total: 1)
- Parecerista de processos - Ciências da Saúde: Membro da Comissão Ad Hoc FUMDES/SED/SC
- 2025 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'KINESIS (SANTA MARIA)'
- Revisor de periódico 'PENSAR A PRÁTICA (ONLINE)'
- 2024 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'KINESIS (SANTA MARIA)'
- Revisor de periódico 'PENSAR A PRÁTICA (ONLINE)'
- 2023 (Total: 7)
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
- Revisor de periódico 'GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE'
- Revisor de periódico 'KINESIS (SANTA MARIA)'
- Revisor de periódico 'Linhas (UDESC) (Cessou em 2005. Cont. ISSN 1984-7238 Linhas (Florianópolis.'
- Revisor de periódico 'Movimento'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Ciências do Esporte'
- Revisor de periódico 'ROTEIRO'
- 2022 (Total: 7)
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
- Revisor de periódico 'GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE'
- Revisor de periódico 'KINESIS (SANTA MARIA)'
- Revisor de periódico 'Linhas (UDESC) (Cessou em 2005. Cont. ISSN 1984-7238 Linhas (Florianópolis.'
- Revisor de periódico 'Movimento'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Ciências do Esporte'
- Revisor de periódico 'ROTEIRO'
- 2021 (Total: 7)
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
- Revisor de periódico 'GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE'
- Revisor de periódico 'KINESIS (SANTA MARIA)'
- Revisor de periódico 'Linhas (UDESC) (Cessou em 2005. Cont. ISSN 1984-7238 Linhas (Florianópolis.'
- Revisor de periódico 'Movimento'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Ciências do Esporte'
- Revisor de periódico 'ROTEIRO'
- 2020 (Total: 7)
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
- Revisor de periódico 'GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE'
- Revisor de periódico 'KINESIS (SANTA MARIA)'
- Revisor de periódico 'Linhas (UDESC) (Cessou em 2005. Cont. ISSN 1984-7238 Linhas (Florianópolis.'
- Revisor de periódico 'Movimento'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Ciências do Esporte'
- Revisor de periódico 'ROTEIRO'
- 2019 (Total: 5)
- Revisor de periódico 'GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE'
- Revisor de periódico 'KINESIS (SANTA MARIA)'
- Revisor de periódico 'Linhas (UDESC) (Cessou em 2005. Cont. ISSN 1984-7238 Linhas (Florianópolis.'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Ciências do Esporte'
- Revisor de periódico 'ROTEIRO'
- 2018 (Total: 4)
- Revisor de periódico 'GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE'
- Revisor de periódico 'KINESIS (SANTA MARIA)'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Ciências do Esporte'
- Revisor de periódico 'ROTEIRO'
- 2017 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'ROTEIRO'
- 2012 (Total: 4)
- Relatório Técnico-Científico - Curso Intensivo - Epistemologia: abordagens, métodos e técnicas de pesquisa, elaboração de projetos de pesquisa: fundamentos lógicos
- Relatório Técnico-Científico - Intercâmbio Acadêmico Internacional ? Visita Científica de Curta Duração do Professor Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann (Universidade de Braunschweig) à Universidade Federal da Bahia
- Relatório Técnico-Científico - Seminário Interno do Diagnóstico Nacional do Esporte: as variáveis praticantes e infraestrutura
- Relatório Técnico-Científico - XI Acampamento Estadual de Mulheres Trabalhadoras - GT Saúde e Sexualidade da Mulher
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2019 (Total: 1)
- A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em periódicos científicos da Educação Física no período de 2014 a 2019
- 2011 (Total: 3)
- A importância da Educação Física no contexto da Educação Infantil
- As aulas de Educação Física ministradas no Ensino Médio estão sendo motivantes para os alunos?
- Influência da Educação Física Escolar após a formação docente
- 2024 (Total: 5)
- Análise da produção científica sobre a relação entre os Jogos Escolares e a Educação Física Escolar
- Esporte na escola ou esporte da escola: a influência dos Jogos Escolares na Educação Física
- Estágio supervisionado nos cursos de licenciatura em Educação Física: análise dos trabalhos do GTT Formação Profissional e Mundo do Trabalho no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (2019-2023)
- Gênero e Educação Física Escolar: a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental na pauta do GTT Gênero do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
- O distanciamento das abordagens pedagógicas da Educação Física e a escola: uma análise da produção científica
- 2023 (Total: 2)
- Abordagem Crítico-Emancipatória: por uma Educação Física que ensine a saber-fazer, saber-pensar e saber-sentir
- Infraestrutura para o componente curricular Educação Física em escolas públicas
- 2022 (Total: 2)
- Análise do tema da técnica na abordagem crítico-superadora: contribuições para a Educação Física Escolar
- Futsal e futebol feminino na escola: análise da produção científica em periódicos
- 2021 (Total: 2)
- Estágio supervisionado em Educação Física no ensino remoto: realidade e possibilidades
- O ensino do voleibol na escola: uma proposição a partir da abordagem desenvolvimentista
- 2020 (Total: 3)
- Contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora para o currículo de Educação Física na Educação Básica
- Contribuições da psicologia histórico-cultural, da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora da Educação Física para a formação social do aluno
- Jogos Cooperativos: análise da produção científica da área da Educação Física
- 2019 (Total: 2)
- Bullying Escolar: análise da produção do conhecimento em artigos científicos da Educação Física
- Estágio Curricular Supervisionado na formação de professores de Educação Física: análise das propostas da UFSM e da FURG
- 2018 (Total: 2)
- Contribuições da abordagem crítico-superadora para a Educação Física na Educação Infantil
- Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma contribuição a partir da abordagem crítico-superadora