Andréa Inês Goldschmidt

Produção Bibliográfica

    2024 (Total: 1)
  • ISSN A importância da educação ambiental e as percepções acerca dos anuros entre alunos de anos iniciais de ambientes escolares urbano e rural (Bio-grafia)
    2023 (Total: 9)
  • doi ISSN A CÉLULA É UM OVO-FRITO? UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES VISUAIS ON-LINE (INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE))
  • ISSN A importância da polinização: as concepções de crianças de anos iniciais do ensino fundamental (INDAGATIO DIDACTICA)
  • doi ISSN Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-Guará: Estratégias de Ensino em Ciências para os Anos Iniciais (Revista Insignare Scientia - RIS)
  • ISSN Chapéuzinho vermelho sob o olhar do ensino de ciencias: contribuições para a alfabetização científica (Temas & Matizes (Online))
  • doi ISSN DESENVOLVENDO CONCEITOS E ATITUDES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PELO USO DO JOGO TANGRAM PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS (GÓNDOLA, ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LAS CIENCIAS)
  • doi ISSN História da Ciência: uma análise em uma coleção de livros didáticos de Ciências - ensino fundamental - anos finais (Amazônia (UFPA))
  • ISSN O Ensino de Paleontologia nos anos iniciais: explorando o imaginário infantil por meio de imagens (Revista Insignare Scientia)
  • doi ISSN O QUE HÁ DE CIÊNCIA NA FESTA JUNINA? DO MILHO AO PINHÃO (e-Mosaicos)
  • ISSN SÍMBOLOS E TRADIÇÃO GAÚCHA: UM ENFOQUE BIOLÓGICO (HUMANIDADES & INOVAÇÃO)
    2022 (Total: 7)
  • doi ISSN A educação ambiental no Brasil: análise cienciométrica da produção acadêmica de práticas educativas com alunos (REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL)
  • doi ISSN Espaços não formais no ensino de ciências: análise cienciométrica de produções acadêmicas nacionais de teses e dissertações (2011-2020) (ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS)
  • doi ISSN Estratégias práticas de ensino sobre insetos para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (Revista Insignare Scientia - RIS)
  • doi ISSN Estudo sobre os Planos de Aula com a Temática Orientação Sexual Disponibilizados no Portal do Professor (REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS)
  • doi ISSN Expectativas e concepções de docentes atuantes nos anos iniciais para cursar uma pós-graduação com enfoque interdisciplinar (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • ISSN HISTÓRIAS EM QUADRINHOS A PARTIR DE UMA EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA PELO BAIRRO CAIÇARA: A IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO ENSINO DE CIENCIAS (EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS))
  • doi ISSN Uso de espaços não formais no ensino de ciências: valorização do meio rural e transformação da matéria prima - cultura do arroz (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
    2021 (Total: 12)
  • doi ISSN A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS, DA SUSTENTABILIDADE E DOS CORREDORES ECOLÓGICOS: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE))
  • doi ISSN Alfabetização científica nos anos iniciais: ressignificando os cientistas (ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS)
  • ISSN ANIMAIS ESTEREOTIPADOS EM CONTOS INFANTIS: CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS ACERCA DOS PERSONAGENS LOBO E PORCO PRESENTES NO CONTO DOS TRÊS PORQUINHOS (HUMANIDADES & INOVAÇÃO)
  • doi ISSN Concepções prévias de alunos do 9o ano do Ensino Fundamental sobre o processo de cicatrização e sua relação com a Biologia Celular (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • ISSN CONCEPÇÕES SOBRE O LOBO NOS CONTOS INFANTIS: A VISÃO DO LOBO INTERFERE NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS? (HUMANIDADES & INOVAÇÃO)
  • ISSN DESAFIOS, OPORTUNIDADES, PERSPECTIVAS: ESTÁGIO NA LICENCIATURA EM MEIO À PANDEMIA (HUMANIDADES & INOVAÇÃO)
  • ISSN ETNOBOTÆNICA: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA, E ATIVA PARA O ENSINO DE CIÇNCIAS (Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino)
  • doi ISSN James Watson e Francis Crick: investigando concepções prévias com alunos concluintes do ensino médio a respeito desses cientistas (AMAZÔNIA (UFPA. 2004))
  • ISSN MAPEAMENTO E ANÁLISE DE ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO DE CIÊNCIAS (HUMANIDADES & INOVAÇÃO)
  • doi ISSN O ensino de biologia celular: uma análise em eventos da área (Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia)
  • doi ISSN O que é ciência? Uma análise das concepções prévias de docentes em formação inicial (https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12119)
  • doi ISSN SUSTENTABILIDADE E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS: CONCEPÇÕES DE ALUNOS DE QUINTOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (REVISTA PRÁTICA DOCENTE)
    2020 (Total: 10)
  • ISSN A HISTÓRIA DA TAXONOMIA NO ENSINO DE BOTÂNICA A PARTIR DE ATIVIDADES PRÁTICAS (EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS))
  • doi ISSN Alfabetização científica e o ensino de Ciências na Educação Básica: panorama no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras nos últimos cinco anos de ENPEC (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • ISSN BICHO DE SETE CABEÇAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA CÉLULA E DA ANATOMIA HUMANA (Revista do Programa de Pós-Graduação em Ensino)
  • doi ISSN CONCEPÇÕES E RECONHECIMENTO POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE CIENTISTAS RENOMADOS NO ENSINO DE BIOLOGIA (REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS)
  • doi ISSN Enfoques quanti-qualitativos da história da ciência apresentados em livros didáticos de anos iniciais (ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM REVISTA)
  • ISSN Ensino de ciências na educação infantil e nos anos iniciais: panorama das pesquisas divulgadas na década de 2007-2017 no ENPEC (REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA)
  • doi ISSN Estudo imagético sobre microrganismos na web (Amazônia (UFPA))
  • ISSN INVESTIGAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS INSETOS (REVISTA DE EDUCAÇÃO DO VALE DO ARINOS - RELVA)
  • ISSN RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DE PAISAGENS NATURAIS DO RIO JACUÍ (HUMANIDADES & INOVAÇÃO)
  • ISSN UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS ATAS DOS ENPECs (2013, 2015 e 2017) (HUMANIDADES & INOVAÇÃO)
    2019 (Total: 8)
  • ISSN A centralidade do estatuto conceitual do conhecimento biológico. Um obstáculo epistemológico para o ensino da Biologia (REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS)
  • ISSN Atividades metacognitivas para aprendizagem sobre microrganismos nos anos iniciais do ensino fundamental (REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
  • doi ISSN Classificação de seres vivos por alunos de anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de desenvolvimento de habilidades científicas (ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS)
  • doi ISSN CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS SOBRE MICRORGANISMOS (REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS)
  • doi ISSN EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: TRILHA SENSORIAL E AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE RE-SENSIBILIZAÇÃO PARA IDOSOS (REVISTA CONEXÃO UEPG)
  • doi ISSN Estágio Em Licenciatura: Um Conto Pelo ?País Das Maravilhas? (EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA))
  • doi ISSN História da ciência: revelando concepções fragmentadas a partir de imagens de cientistas (Amazônia (UFPA))
  • doi ISSN Imagens dos cientistas Jean-Baptiste de Lamarck e Charles Darwin: o que alunos concluintes do ensino médio sabem sobre eles? (ENSINO EM RE-VISTA)
    2018 (Total: 8)
  • doi ISSN ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DA REDE PÚBLICA ACERCA DOS SERES VIVOS (EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA))
  • doi ISSN Atividades metacognitivas como facilitadoras na aprendizagem sobre seres vivos nos anos iniciais (Amazônia (UFPA))
  • doi ISSN JOGOS DE SIMULAÇÃO COMO PROPULSORES DE REFLEXÕES DOCENTES: A IMPORTÂNCIA DE OFICINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL (CONTEXTO & EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN Livro de registro como estratégia no ensino de ecologia: bases históricas no Brasil (Amazônia (UFPA))
  • doi ISSN O OLHAR CUIDADOSO DO EDUCADOR: CAMINHOS PERCORRIDOS (REVISTA PRÁTICA DOCENTE)
  • ISSN Ser Professora! O Caminho Entre A Escolha Da Profissão Até A Formação Docente (REVISTA ELETRÔNICA SALA DE AULA EM FOCO)
  • doi ISSN SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE MICRORGANISMOS DA ÁGUA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (REVISTA PRÁTICA DOCENTE)
  • doi ISSN Tijuana Jones e os caçadores das pirâmides perdidas (ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE))
    2017 (Total: 6)
  • doi ISSN A REFLEXÃO CRÍTICA PARA VENCER OS ANSEIOS EM SALA DE AULA: impasses do pensamento reflexivo (REVISTA EVENTOS PEDAGÓGICOS)
  • ISSN CONCEPÇÕES DE ALUNOS EM FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM BIOLOGIA SOBRE AS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (DIÁLOGO E INTERAÇÃO)
  • doi ISSN Elaboração de estratégias de ensino e uso dos estatutos do conhecimento: os obstáculos na construção do conhecimento de Ciências-Física (Amazônia (UFPA))
  • doi ISSN O QUE É CIÊNCIA? CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E QUÍMICA (CONTEXTO & EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN PROFESSOR, O QUE FAZER NO ZOOLÓGICO? (REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS)
  • doi ISSN Sabores docentes: relato reflexivo da experiência de estágio na construção da imagem docente (Amazônia (UFPA))
    2016 (Total: 6)
  • doi ISSN Aulas práticas em ciências: concepções de estagiários em licenciatura em biologia e a realidade durante os estágios (Amazônia (UFPA))
  • ISSN CONCEPÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA APRESENTADAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS NO ESTADO DE GOIÁS (Reflexão e Ação (versão eletrônica))
  • doi ISSN ENTRE RISCOS E RABISCOS: CONCEPÇÕES SOBRE A IMAGEM DOCENTE (ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM REVISTA)
  • ISSN EXPLORANDO RUAS QUE QUERO LADRILHAR: ENTRE A PAIXÃO E O RECEIO DE SER PROFESSOR (REVISTA METÁFORA EDUCACIONAL)
  • doi ISSN Professores como cerrado: a cada chuva o esplendor da primavera (Amazônia (UFPA))
  • ISSN REPRESENTAÇÕES SOBRE CIENTISTAS ENTRE ESTUDANTES EM FORMAÇÃO DOCENTE EM BIOLOGIA E QUÍMICA (REVISTA METÁFORA EDUCACIONAL)
    2015 (Total: 3)
  • doi ISSN Investigação das concepções sobre higiene e uso de metodologias alternativas (Amazônia (UFPA))
  • ISSN Transdisciplinaridade: uma análise preliminar das publicações do portal de periódicos da capes (Enciclopedia Biosfera)
  • doi ISSN Tríade basilar: uso das estratégias, a inclusão da história e filosofia da biologia e a confecção de material didático (Amazônia (UFPA))
    2014 (Total: 2)
  • ISSN A formação de professores ciências para atuar na EJA- As especificidades reveladas a partir do diálogo como estratégia durante o Estágio Curricular Supervisionado (Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia. Universidad Pedagógica Nacional)
  • ISSN CONCEPÇÕES REFERENTES À CIÊNCIA E AOS CIENTISTAS ENTRE ALUNOS DE ANOS INICIAIS E ALUNOS EM FORMAÇÃO DOCENTE (CONTEXTO & EDUCAÇÃO)
    2013 (Total: 1)
  • doi ISSN A importância da polinização: as concepções de crianças de anos iniciais do ensino fundamental (INDAGATIO DIDACTICA)
    2012 (Total: 1)
  • ISSN Investigação das concepções espontâneas sobre pediculose entre pais, professores, direção e alunos de educação infantil e anos iniciais (REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS)
    2011 (Total: 1)
  • ISSN Despertando o Interesse por Charles Darwin e pela Evolução Biológica através da Investigação Científica (REVISTA ACTA SCIENTIAE)
    2006 (Total: 2)
  • ISSN Educação ambiental e elaboração de um dossiê ambiental no município de Segredo, RS (Logos (Canoas))
  • ISSN Metamorfose em animais (REVISTA DO PROFESSOR (RIO PARDO))
    2004 (Total: 2)
  • ISSN Avaliação do poder antimicrobiano de dois diferentes sistemas adesivos (A Construção São Paulo)
  • ISSN Avaliação microbiológica de pontas de papel absorvente e cones de guta percha (Odontologia Clínico-Científica)
    2002 (Total: 1)
  • ISSN Estudo da microfauna nos efluentes (Revista do Couro)
    2022 (Total: 2)
  • doi A EDUCAÇÃO E AS POTENCIALIDADES DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO (Educação em Ciências e Matemática: Formação, Práticas e Desafios - Volume 1)
  • doi EXPEDIÇÕES INVESTIGATIVAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (Educação em Ciências e Matemática: Formação, Práticas e Desafios - Volume 2)
    2018 (Total: 7)
  • A GOTINHA DA ÁGUA E OS MICRORGANISMOS: UMA ABORDADEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS (XXIII SIEDUCA (livro eletrônico): Sala de Aula ? Espaço de Convivência e Aprendizagem.)
  • CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE OS MICRORGANISMOS? (Sala de aula: espaço de convivência e aprendizagem XXIII SIEduca)
  • CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE OS SERES VIVOS? (Sala de Aula ? Espaço de Convivência e Aprendizagem)
  • ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PANORAMA DAS PESQUISAS DIVULGADAS NA DÉCADA DE 2007-2017 NO ENPEC (Sala de aula: espaço de convivência e aprendizagem XXIII SIEduca)
  • HISTÓRIA DA CIÊNCIA: REVELANDO CONCEPÇÕES A RESPEITO DAS IMAGENS DE GREGOR MENDEL (Sala de aula: espaço de convivência e aprendizagem XXIII SIEduca)
  • INVESTIGAÇÃO IMAGÉTICA SOBRE OS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DOS MICRORGANISMOS APRESENTADOS NA WEB (XXIII SIEDUCA (livro eletrônico): Sala de Aula ? Espaço de Convivência e Aprendizagem.)
  • SERES VIVOS NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA DE ENSINO (XXIII SIEDUCA (livro eletrônico): Sala de Aula ? Espaço de Convivência e Aprendizagem.)
    2017 (Total: 3)
  • A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A TEMÁTICA NUTRICIONAL (Olhar de educador XXII SIEduca)
  • ENSINO DE BIOLOGIA POR INVESTIGAÇÃO AO AR LIVRE: sala de aula sem paredes (Olhar de educador XXII SIEduca)
  • OFICINAS PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE (Olhar de educador XXII SIEduca)
    2016 (Total: 4)
  • COMUNICAÇÃO: UM CAMINHO PARA DIALOGAR E ENTENDER (Veredas Escolares II: Partilhando experiências criativas de ensino e aprendizagem do CEPAE/UFG.)
  • Educação de Jovens e Adultos (Licenciatura em Ciências Biológicas: volume 8.)
  • ESTÁGIO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAS: POSSIBILIDADES DE APRENDER! (Veredas Escolares II: Partilhando experiências criativas de ensino e aprendizagem do CEPAE/UFG.)
  • PROJETO DE INTERVENÇÃO NO ESTÁGIO: REFLEXÕESCONSTRUÇÕES-CRIATIVIDADE (Veredas Escolares II: Partilhando experiências criativas de ensino e aprendizagem do CEPAE/UFG)
    2015 (Total: 1)
  • Fundamentos de Educação Ambiental (Licenciatura em Ciências Biológicas)
    2014 (Total: 3)
  • A Produção Acadêmico-científica em Educação em Ciências Presente no Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino - EDIPE (A pesquisa sobre didática e práticas de ensino no estado de Goiás: 10 anos do EDIPE - Encontro de Didática e Prática de Ensino.)
  • Ensino-Aprendizagem de Ciências e Biologia III (Licenciatura em Ciências Biológicas)
  • Jogos pedagógicos: é possível aprender brincando nas aulas de ciências e biologia? (Veredas escolares: partilhando experiências criativas de ensino e aprendizagem do CEPAE/UFG)
    2013 (Total: 1)
  • O ensino de Ciências nos anos iniciais: o que nós professores de Biologia temos a ver com isto? (Formação de professores de biologia: os desa(fios) da trama)
    2011 (Total: 1)
  • Educação Ambiental para uma Nova Sociedade (Suporte tecnológico para o desenvolvimento regional: Registros de uma experiência em extensão universitária)
    2023 (Total: 2)
  • EBOOK - O dilema da onça pintada
  • O dilema da onça pintada - impresso
    2022 (Total: 1)
  • Maratona da Bicharada - impresso
    2021 (Total: 1)
  • Maratona da Bicharada - ebook
    2020 (Total: 1)
  • O Maravilhoso Mundo dos Insetos - ebook
    2019 (Total: 1)
  • O Maravilhoso Mundo dos Insetos - impresso
    2007 (Total: 1)
  • A Bacia do baixo Jacuí e o papagaio charão
    2007 (Total: 2)
  • Quem mais, senão o biológo? (Jornal O CORREIO)
  • Tesouros do Jacuí (Jornal O CORREIO)
    2007 (Total: 19)
  • Adultos complicam coisas tão simples (Jornal O CORREIO- Resvista Plus)
  • Chuva de ouro sobre o chão (Jornal O CORREIO- Revista Plus)
  • Como estamos cuidando do nosso patrimônio? (Jornal O CORREIO- Revista Plus)
  • Crianças Conscientes (Jornal O CORREIO- Revista Plus)
  • em defesa dos tesouros do Rio Jacuí (Jornal O CORREIO - Revista Plus)
  • meio Ambiente deve ser pensando todos os dias (Jornal O CORREIO- Revista Plus)
  • O Papagaio-Charão (Jornal O CORREIO- Revista Plus)
  • O Peixe Dourado (Jornal O CORREIO- Revista Plus)
  • O Rio Jacuí e a "barba-de-velho" (Jornal O CORREIO- Revista Plus)
  • O Rio Jacuí e a bacia Hidrográfica (Jornal O CORREIO- Revista Plus)
  • O Rio Jacuí e os Jacus (Jornal O CORREIO- Revista Plus)
  • Quem bebe das águas do Rio Jacuí não são mais daqui (Jornal O CORREIO- Revista Plus)
  • Rio Jacuí para as crianças (Jornal O CORREIO- Revista Plus)
  • Tesouros escondidos (Jornal O CORREIO- Revista Plus)
  • Um casal apaixonado pelo meio ambiente (Jornal O CORREIO- Revista Plus)
  • Um pouco de história do Jacuí (Jornal O CORREIO- Revsita Plus)
  • Um pouco de História do Jacuí (Jornal O CORREIO- Revista Plus)
  • Uma grande Equipe (Jornal O CORREIO- Revista Plus)
  • Você é um consumidor ecológico? (Jornal O CORREIO- Revista Plus)
    2023 (Total: 5)
  • As Imagens e os Obstáculos Epistemológicos ao ensinar Ciências e Biologia: uma reflexão da prática docent (XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
  • EMPRESA DE BENEFICIAMENTO DE ARROZ COMO ESPAÇO NÃO FORMAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS (Ciência em ação: educar é transformar)
  • EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA NO ARROIO DA COMUNIDADE ESCOLAR: ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇO NÃO FORMAL (Ciência em ação: educar é transformar)
  • IMAGENS E OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: UM OLHAR DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA (Ciência em ação: educar é transformar)
  • POLINIZAÇÃO: CONCEPÇÕES PRÉVIAS DE ALUNOS DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Ciência em ação: educar é transformar)
    2021 (Total: 1)
  • Articulações entre o uso de espaços não formais e a formação de professores de Ciências no XII ENPEC (XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XIII ENPEC ENPEC EM REDES ? 2021)
    2019 (Total: 2)
  • ANALISANDO CONCEPÇÕES PRÉVIAS SOBRE O CIENTISTA: COMO ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL O CARACTERIZAM (IX Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL))
  • O TANGRAM DA COOPERAÇÃO: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (IX Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL))
    2018 (Total: 1)
  • ESTUDO IMAGÉTICO SOBRE BACTÉRIAS NA WEB: MOCINHAS OU VILÃS? (II Encontro Regional de Ensino em Ciências)
    2017 (Total: 5)
  • A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A TEMÁTICA NUTRICIONAL (XXII SIEduca ? Seminário Internacional de Educação 'Olhar de Educador...')
  • CONCEPÇÕES, REFLEXÕES E VIVÊNCIAS SOBRE OS JOGOS DE SIMULAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DE OFICINAS PEDAGÓGICAS (I Encontro Regional de Ensino de Ciencias)
  • ENSINO DE BIOLOGIA POR INVESTIGAÇÃO AO AR LIVRE: SALA DE AULA SEM PAREDES (XXII SIEduca ? Seminário Internacional de Educação 'Olhar de Educador...')
  • OFICINAS PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE (XXII SIEduca ? Seminário Internacional de Educação 'Olhar de Educador...')
  • Sinalizando possibilidades no ensino de Genética: Avaliação de uma proposta prática utilizando a abordagem histórica (XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC)
    2015 (Total: 9)
  • Estudo qualitativo sobre os enfoques da história da ciência apresentados em livros didáticos de anos iniciais (X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC))
  • Formação de professores: A visão de cientista entre graduandos dos cursos de licenciaturas da área de Ciências (X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC))
  • Livros de registro como estratégia no ensino de Ecologia: bases históricas no Brasil (VI EDIPE ? Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino. Didática e currículo: impactos de organismos internacionais na escola e no trabalho docente)
  • METÁFORA DA ÁRVORE E DO CERRADO: IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DOCENTE (XX SIEDUCA - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO 'Saberes, Alegria e Convivência: a Reinvenção da Escola' VII Encontro PIBID ULBRA 23 a 25 de Setembro de 2015)
  • METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS SOBRE HIGIENE E USO ADEQUADO DA ÁGUA NOS ANOS INICIAIS (VII INCREA - Fórum Internacional de Inovação e criatividade II RIEC - Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas)
  • ORIENTADOR DE ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: QUAL O NOSSO PAPEL? (XX SIEDUCA - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO 'Saberes, Alegria e Convivência: a Reinvenção da Escola' VII Encontro PIBID ULBRA 23 a 25 de Setembro de 2015)
  • PESQUISAS EM HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA (XXVIII Congresso de educação do Sudoeste Goiano 4ª edição nacional/1ª edição internacional Direito à Educação: Equidade e Qualidade)
  • Revisão literária: história da Botânica e sugestão didática para ensino básico (VI EDIPE ? Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino. Didática e currículo: impactos de organismos internacionais na escola e no trabalho docente)
  • USO COMPARTILHADO DO COPO: HIGIENE MERECE ATENÇÃO! (VII INCREA - Fórum Internacional de Inovação e criatividade II RIEC - Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas)
    2014 (Total: 6)
  • A centralidade do Estatuto Conceitual do conhecimento biológico - desafios para o ensino de biologia sob a abordagem da história da ciência. In: Encontro de História e Filosofia da Biologia (Encontro de História e Filosofia da Biologia)
  • DISCUSSÕES PIBIDIANAS: UMA OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA (V ENALIC)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A VISÃO DE CIÊNCIA E CIENTISTA ENTRE GRADUANDOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA UFG (XI CONPEEX - Conhecimento, Inclusão, Desenvolvimento)
  • Jogos pedagógicos: é possível aprender brincando nas aulas de ciências e biologia? (I Seminário da rede Internacional de escolas criativas)
  • Pibid DIVERGÊNCIAS E CONVERGÊNCIAS ENTRE PROPOSTAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I E O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO DOCENTE (PIBID) GOIÂNIA (XI CONPEEX - Conhecimento, Inclusão, Desenvolvimento)
  • Pibid O ESTUDO DA NATUREZA DA CIÊNCIA NO PIBID-BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA FORMATIVA (XI CONPEEX - Conhecimento, Inclusão, Desenvolvimento)
    2013 (Total: 1)
  • A ESTRUTURA(AÇÃO) DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A PARTIR DA ?METÁFORA DA ÁRVORE? (XVIII SIEDUCA - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO)
    2012 (Total: 2)
  • Ciências só para curiosos (XVII SI Educa ? Seminário Internacional de Educação ?Docência nos seus Múltiplos Espaços)
  • Investigação das concepções espontâneas sobre a célula e DNA e uso de metodologias alternativas (IV Encontro Ibero-americano sobre Investigação em Ensino de Ciências e X Semana de Investigação do PIDEC)
    2011 (Total: 1)
  • INVESTIGAÇÃO DAS CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS SOBRE HIGIENE NOS ANOS INICIAIS (XVI SI Educa ? Seminário Internacional de Educação ?Docência nos seus Múltiplos Espaços?)
    2010 (Total: 1)
  • ESTUDO DOS IMPACTOS CAUSADOS PELA FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO NO BAIRRO MEDIANEIRA, CACHOEIRA DO SUL, RS (XV Sieduca)
    2009 (Total: 16)
  • "Lugar de bicho é no mato" - Educação ambiental: A busca pela proteção da fauna silvestre (Si Educa- Seminário Internacional de Educação ? O Mundo que passa por dentro da Escola?)
  • Atividades lúdicas como meio educativo para a preservação ambiental (Si Educa- Seminário Internacional de Educação ? O Mundo que passa por dentro da Escola?)
  • Capivara, heroina ou vilã? (Si Educa- Seminário Internacional de Educação ? O Mundo que passa por dentro da Escola?)
  • Compreendendo diferenças entre tartarugas, cagádos e jabutis (XIV SIEDUCA - Semrnário Internacional de Educação " O Mundo que passa por dentro da Escola")
  • Concepção sobre ofídeos entre escolares e aplicação de atividade lúdica no Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul (Si Educa- Seminário Internacional de Educação ? O Mundo que passa por dentro da Escola?)
  • Conhecimento sobre as Bromélias do Jardim Botânico de Cachoeira do Sul (Si Educa- Seminário Internacional de Educação ? O Mundo que passa por dentro da Escola?)
  • Doenças causadas pela poluição ambiental: Facilitando a aprendizagem (XIV SIEDUCA - Semrnário Internacional de Educação " O Mundo que passa por dentro da Escola")
  • Dossiê da História Ambiental do Rio Jacuí - Resultados Preliminares (XIV SIEDUCA - Semrnário Internacional de Educação " O Mundo que passa por dentro da Escola")
  • Estudo de identificação de pegadas de animais e pesquisa de distintos substratos como ferramenta de ensino para educação ambiental (Si Educa- Seminário Internacional de Educação ? O Mundo que passa por dentro da Escola?)
  • FILME AVATAR: DISCUTINDO SUA MENSAGEM ECOLÓGICA (XV Sieduca)
  • Investigação do processo ensino-aprendizagem na disciplina de zoologia de invertebrados (Si Educa- Seminário Internacional de Educação ? O Mundo que passa por dentro da Escola?)
  • Metodologia para a prática de educação ambiental através do enriquecimento ambiental nos recintos dos primatas do Zoológico de Cachoeira do Sul (Si Educa- Seminário Internacional de Educação ? O Mundo que passa por dentro da Escola?)
  • Os primatas e a febre amarela (XIV SIEDUCA - Semrnário Internacional de Educação " O Mundo que passa por dentro da Escola")
  • Preservação dos animais ameaçados em extinção (Si Educa- Seminário Internacional de Educação ? O Mundo que passa por dentro da Escola?)
  • Seguindo as pegadas de Charles Darwin (Si Educa- Seminário Internacional de Educação ? O Mundo que passa por dentro da Escola?)
  • Zôo - "Alimentando a conscientização" (Si Educa- Seminário Internacional de Educação ? O Mundo que passa por dentro da Escola?)
    2008 (Total: 7)
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO E DOS SENTIDOS SENSORIAIS HUMANOS NA APRENDIZAGEM DO MEIO AMBIENTE. (XIII Seminário Internacional de Educação ¬- INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: cenários e direções)
  • A problemática da sexualidade: a ludicidade no campo da prevenção e esclarecimento sobre os métodos contraceptivos (XIII Seminário Internacional de Educação ¬- INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: cenários e direções)
  • Atividades Lúdicas como meio educativo para a preservação ambiental (XIII Seminário Internacional de Educação ¬- INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: cenários e direções)
  • FEIRA DA LUDICIDADE: APRENDENDO SOBRE O Ctenomys sp. (XIII Seminário Internacional de Educação- indisciplina e violência na escola: cenários e direções)
  • LUDICIDADE: APRENDENDO SOBRE O LIXO (XIII Seminário Internacional de Educação- indisciplina e violência na escola: cenários e direções)
  • MOSQUITO DA DENGUE INVADE AS ESCOLAS PARA ENSINAR ATRAVÉS DA BRINCADEIRA (XIII Seminário Internacional de Educação ¬- INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: cenários e direções)
  • RIO JACUÍ: CONHECENDO SUAS HISTÓRIAS! (XIII Seminário Internacional de Educação ¬- INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: cenários e direções)
    2007 (Total: 9)
  • A IMPORTANCIA DAS FERRAMENTAS METODOLÓGICAS LÚDICAS EM ATIVIDADES DE PREVENÇÃO PARA SAÚDE (XII Seminário Internacional de Educação)
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUÇÃO DE MAQUETES A PARTIR DE SAIDA DE CAMPO (XII Seminário Internacional de Educação)
  • ESTUDO SÓCIO-AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE NOVO CABRAIS, RS (XII Seminário Internacional de Educação)
  • MEIO AMBIENTE: DESPERTANDO O LÚDICO (XII Seminário Internacional de Educação)
  • ORIENTAÇÕES POSTURAIS LÚDICAS PARA CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS (XII Seminário Internacional de Educação)
  • Reconstituição histórico-ambiental do Rio Jacuí como instrumento de resgate cultural e educação ambiental (VII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA TECNOLÓGICA E XIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA TECNOLÓGICA)
  • Registros fotográficos do Rio Jacuí: tesouros escondidos (XII Seminário Internacional de Educação)
  • RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICO-AMBIENTAL DO RIO JACUÍ NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL, RS (XII Seminário Internacional de Educação)
  • SEXUALIDADE E LUDICIDADE NA ESCOLA (XII Seminário Internacional de Educação)
    2005 (Total: 2)
  • CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E RECREAÇÃO EM TRILHAS NO MORRO SÃO FRANCISCO, SEGREDO, RS (X Seminário Internacional de Educação)
  • Estudo de um Dossiê de Ambiência como um estudo interdisciplinar para Educação Ambiental para o município de Segredo, RS (X Seminário Internacional de Educação)
    1998 (Total: 10)
  • Eficiência da estação de tratamento de Efluentes de Santa Maria, na qualidade do efluente final. (Congresso Internacional de Naturologia Aplicada)
  • Estudo Qualitativo e Quantitativo dos indicadores biológicos da qualidade do efluente da estação de tratamento de efluentes de Santa Maria, RS. (Congresso Internacional de Naturologia Aplicada)
  • Importância da Qualidade de Vida: um estudo de caso. (Congresso Internacional de Naturologia Aplicada)
  • Importância do Sistema de Gestão Ambiental na Empresa - estudo de caso. (18o Encontro Nacional de Engenharia de Produção e IV Congresso Internacional de Engenharia Industrial)
  • Incidência de leptospirose em pacientes com comprometimento renal no HUSM. (Congresso Internacional de Naturologia Aplicada)
  • Incidência de leptospirose humana na região de Santa Maria, RS. (Congresso Internacional de Naturologia Aplicada)
  • Monitoramento da poluição atmosférica pelo uso de líquens como bioindicadores na cidade de Santa Maria, RS. (Congresso Internacional de Naturologia Aplicada)
  • Qualidade de Vida dos funcionários da Divisão Agro-Florestal - Setor Colheita de Madeira de uma empresa de celulose e papel. (18o Encontro Nacional de Engenharia de Produção e IV Congresso Internacional de Engenharia Industrial)
  • Uso de Bioindicadores de poluição atmosférica no acompanhamento de sistemas de gerenciamento ambiental. (18o Encontro Nacional de Engenharia de Produção e IV Congresso Internacional de Engenharia Industrial)
  • Uso de Indicadores ambientais no monitoramento da qualidade de efluente final em uma estação de tratamento de esgotos. (18o Encontro Nacional de Engenharia de Produção e IV Congresso Internacional de Engenharia Industrial)
    1997 (Total: 3)
  • Análise das manifestações práticas da educação ambiental nos currículos de 1o Grau de Santa Maria - RS. (Educação Ambiental em Debate - 20 anos de Educação Ambiental Pós-Tbilisi)
  • Determination of water quality in the Cadena creek. (13th ISPE/IEE International Conference on CAD/CAM Robotics & Factories of the Future'97)
  • Estudo da qualidade da Educação Ambiental trabalhada com crianças de pré-escolas e séries iniciais em Santa Maria, RS. (17o Encontro Nacional de Engenharia de Produção 3rd Interbational Congress of Industrial Engineering)
    2023 (Total: 10)
  • CONSCIENTIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA BIODIVERSIDADE LOCAL COM ALUNOS DO SEGUNDO ANO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PALMEIRA DAS MISSÕES (38 Jornada Acadêmica Integrada)
  • DIAGNOSE ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO VENINA PALMA (38 Jornada Acadêmica Integrada)
  • ELABORAÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS E ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA COMO PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO EM CIÊNCIAIS NOS ANOS INICIAIS (38 Jornada Acadêmica Integrada)
  • MODELIZAÇÃO PARA O ENSINO ACERCA DO NINHO DAS ABELHAS JATAÍ E OS PROCESSOS QUE AS ENVOLVEM (38 Jornada Acadêmica Integrada)
  • PERCEPÇÃO DO PÚBLICO DA ESCOLA CELESTE GOBBATO SOBRE O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS (38 Jornada Acadêmica Integrada)
  • PIBID: INVESTIGAÇÃO DO DESPERDÍCIO NA REALIDADE ESCOLAR NO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CELESTE GOBBATO (38 Jornada Acadêmica Integrada)
  • PIBID: RELATO DE EXPERIMENTO DE EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS PARA AMOSTRA CIENTÍFICA (38 Jornada Acadêmica Integrada)
  • PROPOSTAS DE ENSINO SOBRE POLINIZAÇÃO EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS PARA OS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (38 Jornada Acadêmica Integrada)
  • RETALHOS SOLIDÁRIOS: TRAZENDO UM PROBLEMA GLOBAL PARA A REALIDADE ESCOLAR (38 Jornada Acadêmica Integrada)
  • REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO VENINA PALMA (38 Jornada Acadêmica Integrada)
    2019 (Total: 5)
  • 'A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA APRENDIZAGEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS INSETOS' (34 Jornada Acadêmica Integrada)
  • 'INVESTIGAÇÃO DA CURIOSIDADE DOS ALUNOS FRENTE AO MICROSCÓPIO ÓTICO: UM MUNDO DESCONHECIDO (34 Jornada Acadêmica Integrada)
  • ANATOMIA HUMANA E O ESTUDO DA CÉLULA: BICHO DE SETE CABEÇAS?' (34 Jornada Acadêmica Integrada)
  • CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA OS SABERES EMPÍRICOS E CIENTÍFICOS DOS ALUNOS' (34 Jornada Acadêmica Integrada)
  • ESTIMULANDO OS ÓRGÃOS SENSORIAIS TATO, OLFATO E VISÃO ATRAVÉS DO ESTUDO DAS PLANTAS (34 Jornada Acadêmica Integrada)
    2018 (Total: 6)
  • CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DOS MICRORGANISMOS (33 Jornada Acadêmica Integrada)
  • CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DOS SERES VIVOS (33 Jornada Acadêmica Integrada)
  • CONCEPÇÕES SOBRE INSETOS ENTRE ALUNOS DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (33 Jornada Acadêmica Integrada)
  • ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS E NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE AS PESQUISAS DIVULGADAS NO ENPEC REVELAM? (II Encontro regional de ensino em Ciências)
  • ENSINO EM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS E NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES E AS FRAGILIDADES? (33 Jornada Acadêmica Integrada)
  • EVOLUÇÃO HUMANA E GOOGLE IMAGENS: QUAIS AS SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO EM CIÊNCIAS (33 Jornada Acadêmica Integrada)
    2017 (Total: 3)
  • HUMAN EVOLUTION IMAGES ON THE INTERNET: WHAT DO THEY REVEAL AND HOW DO THEY CONTRIBUTE TO SCIENCE TEACHING? (63° Brazilian International Congress of Genetics)
  • INVESTIGAÇÃO DAS CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS SOBRE MICRORGANISMOS ENTRE ALUNOS DE ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA (32 Jornada Academica Integrada)
  • INVESTIGAÇÃO DAS CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS SOBRE SERES VIVOS ENTRE ALUNOS DE ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA (32º Salão de Iniciação Científica)
    2014 (Total: 4)
  • Discussões pibidianas: uma oportunidade de formação continuada (V Encontro nacional das licenciaturas)
  • DOCENTE X DISCENTE: A COEXISTÊNCIA, (V ENALIC)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS CONCEPÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA APRESENTADAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS NO ESTADO DE GOIÁS (XI CONPEEX - Conhecimento, Inclusão, Desenvolvimento)
  • Programa x estratégia: elementos do pensamento complexo para repensar a formação de professores de biologia no estado de Goiás (XI Congresso de Pesquisa, ensino e extensão)
    2013 (Total: 1)
  • Biologando com ludicidade: é possível brincar nas aulas de biologia? (I Mostra de Ciência, Cultura e Arte)
    2012 (Total: 21)
  • A aplicação de um método lúdico na aprendizagem da escabiose (XV Mostra de Iniciação Científica e V Mostra de Extensão - ?Aprender, construir e interagir com o conhecimento na universidade: a articulação ensino, pesquisa e extensão?)
  • ACERTE NA PREVENÇÃO DA DENGUE (XV Mostra de Iniciação Científica e V Mostra de Extensão - ?Aprender, construir e interagir com o conhecimento na universidade: a articulação ensino, pesquisa e extensão?)
  • Aplicação de um método lúdico na aprendizagem da escabiose (XV Mostra de Iniciação Científica)
  • APRENDENDO EM CIENCIAS: TIPOS DE SOLOS (XV Mostra de Iniciação Científica e V Mostra de Extensão - ?Aprender, construir e interagir com o conhecimento na universidade: a articulação ensino, pesquisa e extensão?)
  • Bullying e atividades lúdicas (XVII SI Educa ? Seminário Internacional de Educação ?Docência nos seus Múltiplos Espaços)
  • CAÇA AO PIOLHO: CONSCIENTIZANDO DE FORMA DIVERTIDA (XV Mostra de Iniciação Científica e V Mostra de Extensão - ?Aprender, construir e interagir com o conhecimento na universidade: a articulação ensino, pesquisa e extensão?)
  • ENTOMOFAUNA QUE ATACAM A CULTURA DE ARROZ E SOJA E A IMPORTÂNCIA DO MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS (XV Mostra de Iniciação Científica e V Mostra de Extensão - ?Aprender, construir e interagir com o conhecimento na universidade: a articulação ensino, pesquisa e extensão?)
  • ESTUDO DA ÁREA DE RECEBIMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO DISTRITO FERREIRA, CACHOEIRA DO SUL, RS, BRASIL (XV Mostra de Iniciação Científica e V Mostra de Extensão - ?Aprender, construir e interagir com o conhecimento na universidade: a articulação ensino, pesquisa e extensão?)
  • INFESTA PÉ: UM JOGO DIVERTIDO DE APRENDER (XV Mostra de Iniciação Científica e V Mostra de Extensão - ?Aprender, construir e interagir com o conhecimento na universidade: a articulação ensino, pesquisa e extensão?)
  • INVASORES - TAENIA SOLIUM E TAENIA SAGINATA (XV Mostra de Iniciação Científica e V Mostra de Extensão - ?Aprender, construir e interagir com o conhecimento na universidade: a articulação ensino, pesquisa e extensão?)
  • JOGANDO COM O TRIPANOSSOMA CRUZI E CONVIVENDO COM CHAGAS (XV Mostra de Iniciação Científica e V Mostra de Extensão - ?Aprender, construir e interagir com o conhecimento na universidade: a articulação ensino, pesquisa e extensão?)
  • JOGO DO DESAFIO: ESCOLHENDO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL (XV Mostra de Iniciação Científica e V Mostra de Extensão - ?Aprender, construir e interagir com o conhecimento na universidade: a articulação ensino, pesquisa e extensão?)
  • MEIO AMBIENTE: ENSINANDO SOBRE A NATUREZA E O MUNDO ANIMAL (XV Mostra de Iniciação Científica e V Mostra de Extensão - ?Aprender, construir e interagir com o conhecimento na universidade: a articulação ensino, pesquisa e extensão?)
  • NA TRILHA DA LEPTOSPIROSE: ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE UM JOGO NO ENSINO DE CIÊNCIAS (XV Mostra de Iniciação Científica e V Mostra de Extensão - ?Aprender, construir e interagir com o conhecimento na universidade: a articulação ensino, pesquisa e extensão?)
  • O CAMINHO DA LOMBRIGA (XV Mostra de Iniciação Científica e V Mostra de Extensão - ?Aprender, construir e interagir com o conhecimento na universidade: a articulação ensino, pesquisa e extensão?)
  • PERCEPÇÃO SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO SUL, RS, BRASIL (XV Mostra de Iniciação Científica e V Mostra de Extensão - ?Aprender, construir e interagir com o conhecimento na universidade: a articulação ensino, pesquisa e extensão?)
  • PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ENSINO E PREVENÇÃO DAS HEPATITES VIRAIS A, B E C (XV Mostra de Iniciação Científica e V Mostra de Extensão - ?Aprender, construir e interagir com o conhecimento na universidade: a articulação ensino, pesquisa e extensão?)
  • Reserva Legal Florestal: Perspectivas Frete às Mudanças na Lei Ambiental (XV Mostra de Iniciação Científica e V Mostra de Extensão - ?Aprender, construir e interagir com o conhecimento na universidade: a articulação ensino, pesquisa e extensão?)
  • RODA DO CONHECIMENTO: APRENDENDO SOBRE PEDICULOSE (XV Mostra de Iniciação Científica e V Mostra de Extensão - ?Aprender, construir e interagir com o conhecimento na universidade: a articulação ensino, pesquisa e extensão?)
  • UMA BACTÉRIA NO FACEBOOK® (XV Mostra de Iniciação Científica e V Mostra de Extensão - ?Aprender, construir e interagir com o conhecimento na universidade: a articulação ensino, pesquisa e extensão?)
  • USO DE LIQUENS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AR NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL, RS (XV Mostra de Iniciação Científica e V Mostra de Extensão - ?Aprender, construir e interagir com o conhecimento na universidade: a articulação ensino, pesquisa e extensão?)
    2011 (Total: 8)
  • APRENDENDO A REAPROVEITAR (XVI SI Educa ? Seminário Internacional de Educação ?Docência nos seus Múltiplos Espaços)
  • COLETA DE ÓLEO SATURADO: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CACHOEIRA DO SUL ? RS, (XVI SI Educa ? Seminário Internacional de Educação ?Docência nos seus Múltiplos Espaços)
  • CONCEPÇÕES PRÉVIAS DE ADOLESCENTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS (XVI SI Educa ? Seminário Internacional de Educação ?Docência nos seus Múltiplos Espaços)
  • CONCEPÇÕES PRÉVIAS DE ADOLESCENTES SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS (XIV Mostra de Iniciação Científica e IV Mostra de Extensão ? Educação no Mundo Digit@l)
  • DISCUTINDO SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS E PRODUÇÃO DE ENERGIA LIMPA NO AMBIENTE ESCOLAR (XIV Mostra de Iniciação Científica e IV Mostra de Extensão ? Educação no Mundo Digit@l)
  • MONITORAMENTO BIOLÓGICO NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AR NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL, RS (XIV Mostra de Iniciação Científica e IV Mostra de Extensão ? Educação no Mundo Digit@l)
  • RATTUS NORVEGICUS NO ESPAÇO URBANO: PROBLEMAS E SOLUÇÕES (XIV Mostra de Iniciação Científica e IV Mostra de Extensão ? Educação no Mundo Digit@l)
  • Tijuana Jones e os caçadores das piramides perdidas (XIV Mostra de Iniciação Científica e IV Mostra de Extensão ? Educação no Mundo Digit@l)
    2010 (Total: 4)
  • ?Trilha ecológica? ? Educação Ambiental: a busca pela preservação da flora silvestre (XV Sieduca)
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A RELAÇÃO DO HOMEM COM A NATUREZA (XV Sieduca - A construção coletiva do sucesso escolar)
  • O CAMINHO DAS ÁGUAS ? EDUCAÇÃO AMBIENTAL (XV Sieduca)
  • SEPARAR E REAPROVEITAR, PARA PRESERVAR (XV Sieduca)
    2009 (Total: 24)
  • A sustentabilidade começa em nossa casa. (XIV Mostra de Iniciação Científica e IV Mostra de Extensão ? Educação no Mundo Digit@l)
  • A SUSTENTABILIDADE COMEÇA EM NOSSA CASA (A REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO: DARWIN- XII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- II MOSTRA DE EXTENSÃO-)
  • ANATOMIA COMPARADA E DARWIN (A REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO: DARWIN - XII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II MOSTRA DE EXTENSÃO)
  • APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL NOS RECINTOS DOS PRIMATAS DO ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO SUL (A REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO: DARWIN - XII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II MOSTRA DE EXTENSÃO)
  • Avaliação 'in vitro' da capacidade antimicrobiana da Melaleuca alternifolia à cultura pura de Enterococcus faecalis (XII Mostra de Iniciação Científica e II Mostra de Extensão)
  • ÁRVORE DA VIDA: A REPRESENTAÇÃO DA EVOLUÇÃO (A REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO: DARWIN - XII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II MOSTRA DE EXTENSÃO)
  • CONCEPÇÕES ACERCA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SÉRIES INICIAIS. (A REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO: DARWIN - XII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II MOSTRA DE EXTENSÃO)
  • DARWIN, SUA VIDA E A ORIGEM DAS ESPÉCIES (A REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO: DARWIN - XII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II MOSTRA DE EXTENSÃO)
  • Descobrindo a concepção sobre ciências e cientista. (XII Mostra de Iniciação Científica e II Mostra de Extensão)
  • Desvelando as concepções infantis acerca da ciência e cientista. (XII Mostra de Iniciação Científica e II Mostra de Extensão)
  • EMBRIOLOGIA COMPARADA E A EVOLUÇÃO POR CHARLES DARWIN (A REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO: DARWIN - XII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II MOSTRA DE EXTENSÃO)
  • Entendendo a seleção natural: Charles Darwin. (XII Mostra de Iniciação Científica e II Mostra de Extensão)
  • ENTENDENDO A EVOLUÇÃO DOS HOMINÍDEOS (A REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO: DARWIN - XII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II MOSTRA DE EXTENSÃO)
  • Estudando a Cycloneda sanguínea através de ativade lúdica (XIV SIEDUCA - Semrnário Internacional de Educação " O Mundo que passa por dentro da Escola")
  • Estudo comparativo entre sistema respiratório humano e das aves presentes no zoológico municipal de Cachoeira do Sul (XIV SIEDUCA - Semrnário Internacional de Educação " O Mundo que passa por dentro da Escola")
  • Estudo do comportamento sexual e dst`s em estudantes da rede pública da cidade de Cachoeira do Sul - RS (XIV SIEDUCA - Semrnário Internacional de Educação " O Mundo que passa por dentro da Escola")
  • ILHAS GALÁPAGOS ? A COMPROVAÇÃO DA TEORIA (A REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO: DARWIN - XII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II MOSTRA DE EXTENSÃO)
  • O comportamento e a análise sociobiológica das pessoas que utilizam o transporte urbano em Cachoeira do Sul (XIV SIEDUCA - Semrnário Internacional de Educação " O Mundo que passa por dentro da Escola")
  • Ofídios: Medos e Mitos (XIV SIEDUCA - Semrnário Internacional de Educação " O Mundo que passa por dentro da Escola")
  • OFÍDIOS: MEDOS & MITOS (A REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO: DARWIN - XII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II MOSTRA DE EXTENSÃO)
  • OS CARAS: A REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO E SEUS PERSONAGENS (A REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO: DARWIN - XII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II MOSTRA DE EXTENSÃO)
  • OS PRIMATAS E A FEBRE AMARELA (A REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO: DARWIN - XII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II MOSTRA DE EXTENSÃO)
  • Reconstituição Histórico-Ambiental na Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí (XII Mostra de Iniciação Científica e II Mostra de Extensão)
  • TENTILHÕES DE DARWIN (A REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO: DARWIN - XII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II MOSTRA DE EXTENSÃO)
    2007 (Total: 4)
  • Ensino sobre isópodes terrestres: conscientização de criançãs e adolescentes sobre a importância sa preservação ambiental (X Mostra de Iniciação da ULBRA- Campus Cachoeira do sul)
  • reconstituição Histárico-Ambiental do Rio Jacuí como instrumento de resgate cultural e educação ambiental (X Mostra de Iniciação Cinetífica da ULBRA -Campus Cachoeira do Sul)
  • Reconstituição Hitórico Ambiental do Rio Jacuí como instrumento de resgate cultural e educação ambiental (XIII Salão de Iniciação Científica e tecnológica)
  • Visão Hitórico- Ambiental do Rio Jacuí no município de Cachoeira do Sul,RS: Tesouros Escondidos (XIX Salão de Iniciação Científica da UFRGS)
    2006 (Total: 6)
  • A importância das ferramentas metodológicas lúdicas em atividades de prevenção para saúde (IX Mostra de iniciação Científica da ULBRA-Campus Cachoeira do Sul)
  • A importância de ferramentas lúdicas para prevenção e ensino (IX Mostra de inciciação científica da Ulbra- Campus Cachoera do Sul)
  • A Utilização de Jogos Lúdicos para o Aprendizado sobre Parasitas (IX MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ULBRA- CAMPUS CACHOEIRA DO SUL)
  • Atividade ludicas sobre Taenia solium e Taenia saginata (IX Mostra de Iniciação da ULBRA)
  • Atividades lúdicas para prevenção em saúde (IX MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ULBRA- CAMPUS CACHOEIRA DO SUL)
  • Incidência de auto-medicação entre acadêmicos de cursos de saúde de Cacchoeira do Sul (IX Mostra de Iniciação Cioentífica da ULBRA- Campus Cacheoira do Sul)
    2005 (Total: 5)
  • CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E RECREAÇÃO EM TRILHAS NO MORRO SÃO FRANCISCO, SEGREDO, RS (X Seminário Internacional de Educação)
  • Dossie de ambiencia: Enfoque interdisciplinar para o municipio de segredo, RS (I Encontro da Biodiversidade, Mata Ciliar e Conservação do uso da água)
  • Estudo de um dossie de ambiencia para o municipio de Segredo (II Seminario estadual de Educação Ambiental e V Seminário regional de educação Ambiental)
  • ESTUDO DE UM DOSSIÊ DE AMBIÊNCIA COMO ESTUDO INTERDISCIPLINAR PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE SEGREDO/RS (X Seminário Internacional de Educação)
  • Mapeamento de sitios paleobotânicos na região da quarta colônia do rio Grande do Sul (VIII Mostra de iniciação cientifica da ULBRA, Campus Cachoeria do Sul)
    2004 (Total: 3)
  • ESTUDO DAS RELAÇÕES GENÉTICAS COM A ERUPÇÃO DENTÁRIA DECÍDUA (VI Jornada Odontologica da Região Centro Sul do RS)
  • ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES DA RADIOBIOLOGIA EM ODONTOLOGIA (VI Jornada Odontologica da Região Centro Sul do RS)
  • ESTUDO SOBRE PACIENTES ODONTOLÓGICOS HEMOFÍLICOS ATENDIDOS EM CACHOEIRA DO SUL/RS. (VI Jornada Odontologica da Região Centro Sul do RS)
    2003 (Total: 8)
  • AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DA ÁGUA DOS EQUIPAMENTOS ODONTOLÓGICOS (V JORNADA ODONTOLÓGICA DA REGIÃO CENTRO DO RS)
  • Diagnóstico de Potenciais Ecoturísticos no Município de Cachoeira do Sul, na área central de Abrangência do rio Jacuí (IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica IX Salão de Iniciação Científica)
  • DOENÇAS CAUSADAS POR GENES RECESIVOS (V JORNADA ODONTOLÓGICA DA REGIÃO CENTRO DO RS)
  • ESTUDOS SOBRE TRANSGÊNICOS: VANTAGENS E DESVANTAGENS (V JORNADA ODONTOLÓGICA DA REGIÃO CENTRO DO RS)
  • FISSURAS LÁBIO-PALATAIS (V JORNADA ODONTOLÓGICA DA REGIÃO CENTRO DO RS)
  • HERANÇAS CAUSADAS POR GENES LIGADOS AO SEXO (V JORNADA ODONTOLÓGICA DA REGIÃO CENTRO DO RS)
  • LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS ALTERAÇÕES GENÉTICAS OROFACIAIS LIGADAS A GENES DOMINANTES. (V JORNADA ODONTOLÓGICA DA REGIÃO CENTRO DO RS)
  • Pescador: Indivíduo Fundamental ao Desenvolvimento do Ecoturismo (VI Mostra de Iniciação Científica - ULBRA)
    2002 (Total: 28)
  • A Importância do Relógio Biológico e a Aprendizagem (VII Seminário Internacional de Educação; Saberes Docentes e Formação Profissional, III Bioencontro e I Encontro de Língua e Literatura.)
  • Amalogênese imperfeita: patologias e as implicações com a genética (1a MOSTRA DE GENÉTICA EM ODONTOLOGIA)
  • AMELOGÊNESE IMPERFEITA E SUAS RELAÇÕES COM A GENÉTICA (IV JORNADA ODONTOLÓGICA DA REGIÃO CENTRO DO RS)
  • Análise da Concepção Ambiental de Professores das Redes Municipal e Estadual do Município de Segredo (V Mostra de Iniciação Científica da ULBRA)
  • As cromossomopatias e alterações orofaciais (1a MOSTRA DE GENÉTICA EM ODONTOLOGIA)
  • Cárie dentária e implicações genéticas (1a MOSTRA DE GENÉTICA EM ODONTOLOGIA)
  • CÁRIE DENTÁRIA: UMA DOENÇA MULTIFATORIAL (IV JORNADA ODONTOLÓGICA DA REGIÃO CENTRO DO RS)
  • Diagnóstico de Potenciais Ecoturísticos para o Município de Segredo, RS (VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • ERUPÇÃO DENTÁRIA E AS RELAÇÕES COM A GENÉTICA - SEXO E RAÇA (IV JORNADA ODONTOLÓGICA DA REGIÃO CENTRO DO RS)
  • Estudo e Caracterização de Propriedades Rurais no Município de Segredo, RS: Uma Potencialidade para o Ecoturismo (XI Encontro de Botânicos do rio Grande do Sul e III Encontro de Herbários promovido pela Sociedade Botânica do Brasil seção Rio Grande do Sul)
  • Estudo Físico-Químico e Microbiológico do Efluente do Aterro Sanitário do Município de Capão da Canoa, RS (VII Seminário Internacional de Educação; Saberes Docentes e Formação Profissional, III Bioencontro e I Encontro de Língua e Literatura.)
  • FENDA PALATINA E LÁBIO LEPORINO (IV JORNADA ODONTOLÓGICA DA REGIÃO CENTRO DO RS)
  • Fissura palatina: as implicações na genética (1a MOSTRA DE GENÉTICA EM ODONTOLOGIA)
  • Manejo integrado da microbacia hidrográfica do arroio Ferreira, no munícípio de Cachoeira do Sul (XIII Salão de Iniciação científica - UFRGS)
  • Manejo integrado da Microbacia Hidrográfica do arroio Ferreira, no município de Cachoeira do Sul, RS (XIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS)
  • Mapeamento de potenciais ecoturisticos no município de Segredo e Novo Cabrais, RS (VII Seminário Internacional de Educação ?Saberes Docentes e Formação Profissional?, III BioEncontro ?Ecoturismo e Educação? e I Encontro Nacional de Linha e Literatura ?Uma discussão sobre a prática Docente)
  • Mapeamento de Potenciais Ecoturísticos no Município de Cachoeira do Sul e Regiões Vizinhas (6º Encontro de Biólogos da Região Sul)
  • Modelo de um Estudo da Dinâmica de Implantação para o Ecoturismo em um Município da Região Central do Rio Grande do Sul (V Mostra de Iniciação Científica)
  • O Ecoturismo como Alternativa para a Sustentabilidade (V Mostra de Iniciação Científica da ULBRA)
  • O papel do professor e da escola mediante aos alunos com deficiências múltiplas (SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA)
  • Odontologia racial: tubérculo de carabelli (1a MOSTRA DE GENÉTICA EM ODONTOLOGIA)
  • ODONTOLOGIA RACIAL: TUBÉRCULOS DE CARABELLI E INCISIVOS EM FORMA DE PÁ (IV JORNADA ODONTOLÓGICA DA REGIÃO CENTRO DO RS)
  • Radiobiologia (1a MOSTRA DE GENÉTICA EM ODONTOLOGIA)
  • RADIAÇÃO BIOLÓGICA (IV JORNADA ODONTOLÓGICA DA REGIÃO CENTRO DO RS)
  • Sïndrome de down e a odontologia: importância da amamentação (1a MOSTRA DE GENÉTICA EM ODONTOLOGIA)
  • Transgênicos e a odontologia (1a MOSTRA DE GENÉTICA EM ODONTOLOGIA)
  • TRANSGÊNICOS E PESQUISAS NA ÁREA DE ODONTOLOGIA (IV JORNADA ODONTOLÓGICA DA REGIÃO CENTRO DO RS)
  • TRISSOMIA DO 21 E A ODONTOLOGIA: IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO (IV JORNADA ODONTOLÓGICA DA REGIÃO CENTRO DO RS)
    2001 (Total: 36)
  • Avaliação de meios de cultura e técnicas para análise antimicrobiana de sistemas adesivos (I BIOENCONTRO INTERNACIONAL E II BIOENCONTRO REGIONAL)
  • Avaliação do comportamento de Callithrix Penillata em semi-cativeiro no jardim zoológico minicipal de Cachoeira do Sul, RS (I BIOENCONTRO INTERNACIONAL E II BIOENCONTRO REGIONAL)
  • Comparação de qualidade da educação ambiental desenvolvida em escolas de séries iniciais de Cachoeira do Sul - RS (V CONGRESSO ABERTO AOS ESTUDANTES DE BIOLOGIA)
  • Concepção de meio ambiente para diferentes redes de ensino (I BIOENCONTRO INTERNACIONAL E II BIOENCONTRO REGIONAL)
  • Distúrbios de aprendizagem: estudo de caso (VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL)
  • Distúrbios de aprendizagem: estudo de caso. (VI Seminário Internacional. Educação: Novos tempos, novos rumos)
  • Elaboração e aplicação de atividades pedagógicas para o ensino de ciências no aprque Witeck, RS, Brasil (IV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ULBRA - CAMPUS CACHOEIRA DO SUL)
  • Elaboração e aplicação de atividades pedagógicas para o ensino de ciências no parque Witeck, RS, Brasil (I BIOENCONTRO INTERNACIONAL E II BIOENCONTRO REGIONAL)
  • Estudo comparativo de graus de desnutrição em escolas do meio rural (VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL)
  • Estudo da alimentação de alunos de séries iniciais em escolas de rede pública e particular de Cachoeira do Sul - RS (VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL)
  • Estudo da espécie Helix aspersa (I BIOENCONTRO INTERNACIONAL E II BIOENCONTRO REGIONAL)
  • Estudo da microfauna presente no tratamento de efluentes de uma empresa curtidora de peles bovinas (I BIOENCONTRO INTERNACIONAL E II BIOENCONTRO REGIONAL)
  • Estudo do aterro sanitário de Cachoeira do Sul - RS (IV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ULBRA - CAMPUS CACHOEIRA DO SUL, RS)
  • Estudo do compartamento da lesma Phyllocaulis soleiformis (IV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ULBRA - CAMPUS CACHOEIRA DO SUL, RS)
  • Estudo do compartamento de Polistes sp. (IV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ULBRA - CAMPUS CACHOEIRA DO SUL, RS)
  • Estudo do comportamento da lesma Phyllocaulis soleiformis (I BIOENCONTRO INTERNACIONAL E II BIOENCONTRO REGIONAL)
  • Estudo do comportamento da Periplaneta americana (I BIOENCONTRO INTERNACIONAL E II BIOENCONTRO REGIONAL)
  • Estudo do comportamento de Jacana jacana (I BIOENCONTRO INTERNACIONAL E II BIOENCONTRO REGIONAL)
  • Estudo do comportamento de Molothrus bonariensis (I BIOENCONTRO INTERNACIONAL E II BIOENCONTRO REGIONAL)
  • Estudo do comportamento de Polistes sp. (I BIOENCONTRO INTERNACIONAL E II BIOENCONTRO REGIONAL)
  • Estudo quantitativo e quantitativo da microfauna como biondicadores da eficiência do efluente final do curtume Aimoré (IV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ULBRA - CAMPUS CACHOEIRA DO SUL, RS)
  • Etograma: observação de espécie Furnarius rufus (I BIOENCONTRO INTERNACIONAL E II BIOENCONTRO REGIONAL)
  • Identificação, caracterização e diagnóstico colimétrico de cinco elfuentes pluviais da área central do município de Sinimbu, RS, Brasil (IV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ULBRA - CAMPUS CACHOEIRA DO SUL)
  • Identificação, caracterização e dignóstico colimétrico de cinco efluentes pluviais da área central do município de Sinimbu, RS, Brasil (I BIOENCONTRO INTERNACIONAL E II BIOENCONTRO REGIONAL)
  • Importância das atividades lúdicas na prevenção do piolho (V CONGRESSO ABERTO AOS ESTUDANTES DE BIOLOGIA)
  • Levantamento dos principais microorganismos presentes no lago da ULBRA campus Cachoeira do Sul (V CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL)
  • Levantamento dos principais microorganismos presentes no lago da ULBRA campus Cachoeira do Sul, RS (I BIOENCONTRO INTERNACIONAL E II BIOENCONTRO REGIONAL)
  • Microbacia hidrográfica do arroio ferreira: um estudo de três diferentes áreas (V CONGRESSO ABERTO AOS ESTUDANTES DE BIOLOGIA)
  • Microbacia hidrográfica do arroio Ferreira: o estudo de três diferentes áreas (IV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ULBRA - CAMPUS CACHOEIRA DO SUL, RS)
  • Prognóstico para o manejo de área degradada da zona rural e uma microbacia hidrografica (V CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL)
  • Prognóstico para o manejo de área degradada da zona rural e uma microbacia hidrográfica (I BIOENCONTRO INTERNACIONAL E II BIOENCONTRO REGIONAL)
  • Prognóstico para o manejo integrado da microbacia hidrográfica do arroio Ferreira, parte integrante da bacia hidrográfica do baixo jacuí (V CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL)
  • Reambulação da área do atrerro sanitário de Cachoeira do Sul - RS (I BIOENCONTRO INTERNACIONAL E II BIOENCONTRO REGIONAL)
  • Transição da dentição decídua para permanente em rrelação à raça (IV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ULBRA - CAMPUS CACHOEIRA DO SUL, RS)
  • Uso de biondicadores no monitoramento de qualidade do efluentes final em uma estação de tratamento de efluentes de um curtume (V CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL)
  • Uso de indicadores ambientais no monitoramento da qualidade do elfuente final de uma estação de tratamento de efluentes industriais (I BIOENCONTRO INTERNACIONAL E II BIOENCONTRO REGIONAL)
    2000 (Total: 22)
  • Análise da Educação Sexual com Jovens no município de Cachoeira do Sul (5 Encontro de Biólogos da Região Sul, 2 Encontro de biólogos do mercosul, 4 semana acadêmica da UFSC, Fórum Nacional de Cursos de Ciências Biológicas)
  • Comportamento Animal (5 Encontro de Biologos da Regiao Sul)
  • Comportamento de formigas cortadeiras (5 Encontro de Biologos da Regiao Sul)
  • Comportamento sexual humano em diferentes pontos de Cachoeira do Sul, RS (I Encontro de Biólogos da Região Centro)
  • COMPORTAMENTO ANIMAL (5 Encontro de Biólogos da regão Su, 2 Encontro de Biólogos do mercosul, 4 semana Acadêmica de Biologia da UFSC, Fórum Nacional de Cursos de Ciências biológicas)
  • Diagnóstico do comportamento sexual de adolescentes em cursinho de pré-vestibular (I Encontro de Biólogos da Região Centro)
  • Estudo da qualidade de vida na Vila Ferreira (I Encontro de Biólogos da Região Centro)
  • Estudo da qualidade de Vida voltada ao processo educacional ambiental em uma mictrobacia Hidrográfica (Sseminário Regional "Educação: ética e cotidiano)
  • Estudo de qualidade de vida na Vila Passo do Moura (I Encontro de Biólogos da Região Centro)
  • Estudo do comportamento da aranha Gasteracantha cancriformis (5 Encontro de Biologos da Regiao Sul)
  • Estudo do Comportamento da aranha Gastaracanha concriformis (I Encontro de Biólogos da Região Centro)
  • Etograma (III Mostra de Iniciação Científica da ULBRA - Campus Cachoeira do Sul)
  • Etograma : Como se comportam os Homo sapiens com relação ao sexo? (I Econtro de Biólogos da Região Centro)
  • Etograma sobre abelhas mirins (5 Encontro de Biologos da Regiao Sul)
  • Etograma: Como se comportam os Homo sapiens com relação ao sexo (5 Encontro de Biologos da Regiao Sul)
  • Etograma: Comportamento de Callithirix penicilata (I Encontro de Biólogos da Região Centro)
  • Etograma: Comportamento de Vanellus chilensis (I Encontro de Biólogos da Região Centro)
  • ETOGRAMA: Como se comportam os Homo sapiens (5 Encontro de Biólogos da Região Sul, 2 Enconttro de Biólogos do mercosul, 4 Semana da Biologia da UFSC e 2 ENAB, Fórum Nacional dos Cursos de Ciências biológicas)
  • Manejo de área degradada da zona rural da microbacia hidrográfica do Arroio Ferreira (III Mostra de Iniciaçào Científica da ULBRA - Campuis Cachoeira do Sul)
  • Modelo comparativo em áreas rurais urbanizadas sob o enfoque de qualidade de vida (I Encontro de Biólogos da Região Centro)
  • Qualidade ambiental e qualidade de vida nas vilas Passo do Moura e Ferreira de Cachoeira do Sul (V Seminário de Educação A construção do aprender a ser)
  • Qualidade de vida no meio rural: um estudo de caso (I Encontro de Biólogos da Região Centro)
    1999 (Total: 4)
  • Educação ambiental através de visitação orientada no Jardim Botânico e Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul, RS (II Mostra de Iniciação Científica do campus ULBRA- Cachoeira do Sul)
  • Inventário faunístico na área do açude do campus ULBRA - Cachoeira do Sul, RS. (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • Qualidade de Vida no Trabalho e determinação de curvas de deterioração sócio-econômica em uma empresa do ramo florestal. (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • Relato de visitações orientadas e atividades funcionais no Jardim Botânico e Zoológico Municipal de cachoeira do Sul, RS. (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
    1998 (Total: 3)
  • Importância do Sistema de Gestão Ambiental na Empresa - Estudo de Caso. (18o Encontro Nacional de Engenharia de Produção e IV Congresso Internacional de Engenharia Industrial)
  • Qualidade de Vida dos funcionários da divisão agro-florestal - setor colheita de madeira de uma empresa de celulose e papel. (18o Encontro Nacional de Engenharia de Produção e IV Congresso Internacional de Engenharia Industrial)
  • Uso de Indicadores ambientais no monitoramento da qualidade de efluente final em uma estação de tratamento de esgotos. (18o Encontro Nacional de Engenharia de Produção e IV Congresso Internacional de Engenharia Industrial)
    1997 (Total: 11)
  • A prática docente da temática ambiental na formação do aluno portador de deficiência mental. (III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC.)
  • Aplicação de diferentes métodos de aprendizagem para prática em Educação Ambiental. (III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC.)
  • Avaliação do Sistema de Gestão Ambiental na empresa catarinense de papéis e embalagens. (XIII Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia.)
  • Concepção de meio ambiente entre crianças de pré-escola e séries iniciais. (Semana Acadêmica da UNIJUI)
  • Determinação da qualidade microbiológica da Sub-bacia do Arroio Cadena. (III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC.)
  • Estudo comparativo da concepção ambiental de crianças de pré-escola e séries iniciais, com aplicação de diferentes métodos de aprendizagem: Rede Pública e Particular - Zona Urbana e Rural. (IV Jornada Integrada de pesquisa, Extensão e Ensino)
  • Estudo da qualidade da Educação Ambiental trabalhada com crianças de pré-escolas e séries iniciais em Santa Maria, RS. (17o Encontro Nacional de Engenharia de Produção 3rd Interbational Congress of Industrial Engineering)
  • Implantação do Sistema de Gestão Ambiental: Estudo de caso. (III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC.)
  • Levantamento do perfil de funcionários do Setor de Madeira de uma empresa de papéis e embalagens. (III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC.)
  • Qualidade da Educação Ambiental aplicada às crianças de pré-escola e séries iniciais. (III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC.)
  • Qualidade de vida dos funcionários da Divisão Agro-Florestal - Setor Colheita de madeira de uma empresa de papéis e embalagens. (XIII Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia.)
    1996 (Total: 6)
  • Análise da concepção ambiental de crianças pré-escolares e estudo de métodos de aprendizagem para a prática de Educação Ambiental. (III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino.)
  • Determinação da correlação entre DBO e DQO para efluentes de empresas do setor de carnes e influência dos cloretos nestes resultados. (III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino.)
  • Educação ambiental em escolas de 1º grau do município de Santa Maria (1996). (III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino.)
  • Educação ambiental para crianças pré- escolares do Colégio Marista São Luís do município de Santa Cruz do Sul-RS. (III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino.)
  • Sistema de Tratamento de Efluentes para pequenos e médios frigoríficos do Rio Grande do Sul. (III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino.)
  • Situação dos Sistemas de Tratamento de Efluentes em pequenos e médios frigoríficos do Rio Grande do Sul. (III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino.)
    1995 (Total: 7)
  • Análise da concepção de meio ambiente para crianças de pré-escola e séries iniciais. (Primeiras Jornadas Cientificas sobre Medio Ambiente)
  • Análise Físico-Química e Microbiológica do Arroio Cadena, Santa Maria-RS. (XVIII Congresso Brasileiro de Microbiologia)
  • Análise microbiológica das condições do lodo ativado e avaliação da eficiência do Tratamento de Esgotos da ETE-CORSAN, Santa Maria-RS. (II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino.)
  • Análise parcial do tratamento de esgoto doméstico do município de Santa Maria, RS. (XVIII Congresso Brasileiro de Microbiologia)
  • Coleta seletiva do lixo e formação de clubes ecológicos em Escola Estadual do município de Santa Maria-RS. (II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino.)
  • Educação ambiental em escolas de 1º Grau do município de Santa Maria (94/95). (Primeiras Jornadas Cientificas sobre Medio Ambiente)
  • Formação de clubes ecológicos em escolas de 1º Grau do município de Santa Maria. (Primeiras Jornadas Cientificas sobre Medio Ambiente)
    1994 (Total: 3)
  • Atividade da Delta-Aminolevulinato Desidratase (ALA-D) de cérebro, fígado e rim de ratos tratados durante os principais estágios de crescimento pós-natal com Cloreto de Mercúrio ou Cloreto de Cádmio. (XXII Encontro Anual de Ciências Fisiológicas e I Encontro de Ciências Fisiológicas do Cone Sul.)
  • Estudo de um modelo desnutrição pós- natal em ratos: parâmetros físicos. (I Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino.)
  • Monitoramento da poluição atmosférica pelo uso de líquens como bioindicadores na cidade de Santa Maria-RS. (I Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino.)
    1993 (Total: 2)
  • Effects of 2,3- Dimercaptopropanol in vivo and in vitro on delta-aminolevulinic acid dehydratase (ALA-D) activity from brain, liver, kidney and blood of mice. (Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular.)
  • Estudo da meso e macrofauna do solo em espécies vegetais antecedendo milho no sistema de plantio direto. (XXIV Congresso Brasileiro de Ciências do Solo.)
    2023 (Total: 1)
  • REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA ESTADUAL: DIFICULDADES E CONSIDERAÇÕES (38 Jornada Acadêmica Integrada)
    2003 (Total: 1)
  • Fissuras lábio-palatais (V Jornada Odontológica da Região Centro do RS e III Encontro Gaúcho de Saúde Bucal Coletiva)

Produção Técnica

    2014 (Total: 2)
  • ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA III
  • FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
    2012 (Total: 1)
  • XV Mostra de Iniciação Científica e V Mostra de Extensão- ?Aprender, construir e interagir com o conhecimento na universidade: a articulação ensino, pesquisa e extensão?
    2011 (Total: 2)
  • XIV Mostra de Iniciação Científica e IV Mostra de Extensão
  • XVI SI Educa - Seminário Internacional de Educação
    2010 (Total: 1)
  • XIII Mostra de Iniciação Científica e III Mostra de Extensão- O Conhecimento como Ciência,
    2009 (Total: 1)
  • XII Mostra de Iniciação Científica e II Mostra de Extensão
    2008 (Total: 1)
  • XI Mostra de Iniciação Científica e I Mostra de Extensão
    2009 (Total: 1)
  • Exposição "A Grande Revolução do Conhecimento: Charles Darwin"
    2008 (Total: 1)
  • Atividades de Extensão no Município de Cerro Branco
    2014 (Total: 1)
  • X SESBIO - Gênero, sexualidade e Relações étnico-raciais
    2012 (Total: 2)
  • Saida de Campo : mergulho em Porto Belo
  • XXI Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas
    2011 (Total: 1)
  • XX Semana acadêmica de Ciências Biológicas
    2005 (Total: 2)
  • Biologia Vai a Praça
  • I Encontro de Biodiversidade, Mata Ciliar e Conservação do Uso da água
    2004 (Total: 2)
  • Projeto de Extensão e Construção de Material didático em micobiologia
  • Projeto de Extensão Exposição e Construção de Material em Biologia Celular
    2016 (Total: 3)
  • História e Filosofia em sala de Aula - III Mostra de Ciencia, cultura e Arte - CIRCULA
  • III Mostra de Ciencia, cultura e Arte - Uma aula de genética com enfoque na história e filosofia
  • III Mostra de Ciência, Cultura e arte - Circula, Ensino de ciências por investigação - a história da microscopia
    2015 (Total: 1)
  • Colligat - (Re) Pensando a formação de professores de Ciências e Biologia
    2013 (Total: 2)
  • Biologando com ludicidade
  • XXIV Semana Academica do ICB - Biologando com ludicidade
    2012 (Total: 2)
  • Ciências só para curiosos
  • Curriculo Lattes e Artigo Ciêntifico
    2011 (Total: 2)
  • Ciências nos Anos Iniciais
  • Formação de Professores em Ciências
    2008 (Total: 1)
  • Encontro de Formação de Professores de Matemática e Ciências das Séries Iniciais
    2007 (Total: 3)
  • Bacia do Baixo Jacuí e o Papagaio Charão
  • Educação Ambiental
  • II Projeto Fauna - Educação Ambiental
    2006 (Total: 2)
  • Meio Ambiente: Como Brincar e aprender na educação infantil
  • Projeto de Extensão "Estações Lúdicas"
    2005 (Total: 2)
  • Educação ambiental
  • Educação Ambiental
    2004 (Total: 4)
  • A vida marinha em nossas praias
  • Amelogenese imperfeita: uma abordagem interdisciplinar - parte 1
  • Educação ambiental
  • Educação Ambiental na Escola
    2023 (Total: 16)
  • As Imagens e os Obstáculos Epistemológicos ao ensinar Ciências e Biologia: uma reflexão da prática docente
  • CONSCIENTIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA BIODIVERSIDADE LOCAL COM ALUNOS DO SEGUNDO ANO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PALMEIRA DAS MISSÕES
  • DIAGNOSE ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO VENINA PALMA
  • ELABORAÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS E ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA COMO PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO EM CIÊNCIAIS NOS ANOS INICIAIS
  • EMPRESA DE BENEFICIAMENTO DE ARROZ COMO ESPAÇO NÃO FORMAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
  • EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA NO ARROIO DA COMUNIDADE ESCOLAR: ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇO NÃO FORMAL
  • IMAGENS E OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: UM OLHAR DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
  • MODELIZAÇÃO PARA O ENSINO ACERCA DO NINHO DAS ABELHAS JATAÍ E OS PROCESSOS QUE AS ENVOLVEM
  • PERCEPÇÃO DO PÚBLICO DA ESCOLA CELESTE GOBBATO SOBRE O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
  • PIBID: INVESTIGAÇÃO DO DESPERDÍCIO NA REALIDADE ESCOLAR NO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CELESTE GOBBATO
  • PIBID: RELATO DE EXPERIMENTO DE EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS PARA MOSTRA CIENTÍFICA
  • POLINIZAÇÃO: CONCEPÇÕES PRÉVIAS DE ALUNOS DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • PROPOSTAS DE ENSINO SOBRE POLINIZAÇÃO EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS PARA OS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • RETALHOS SOLIDÁRIOS: TRAZENDO UM PROBLEMA GLOBAL PARA A REALIDADE ESCOLAR
  • REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO VENINA PALMA
  • REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA ESTADUAL: DIFICULDADES E CONSIDERAÇÕES
    2019 (Total: 5)
  • 'INVESTIGAÇÃO DA CURIOSIDADE DOS ALUNOS FRENTE AO MICROSCÓPIO ÓTICO: UM MUNDO DESCONHECIDO
  • A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA APRENDIZAGEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS INSETOS
  • ANATOMIA HUMANA E O ESTUDO DA CÉLULA: BICHO DE SETE CABEÇAS?'
  • CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA OS SABERES EMPÍRICOS E CIENTÍFICOS DOS ALUNOS
  • ESTIMULANDO OS ÓRGÃOS SENSORIAIS TATO, OLFATO E VISÃO ATRAVÉS DO ESTUDO DAS PLANTAS
    2018 (Total: 7)
  • CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DOS MICRORGANISMOS
  • CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DOS SERES VIVOS
  • CONCEPÇÕES SOBRE INSETOS ENTRE ALUNOS DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS E NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE AS PESQUISAS DIVULGADAS NO ENPEC REVELAM?
  • ENSINO EM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS E NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES E AS FRAGILIDADES?
  • ESTUDO IMAGÉTICO SOBRE BACTÉRIAS NA WEB: MOCINHAS OU VILÃS?
  • EVOLUÇÃO HUMANA E GOOGLE IMAGENS: QUAIS AS SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO EM CIÊNCIAS
    2017 (Total: 8)
  • A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A TEMÁTICA NUTRICIONAL
  • CONCEPÇÕES, REFLEXÕES E VIVÊNCIAS SOBRE OS JOGOS DE SIMULAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DE OFICINAS PEDAGÓGICAS
  • ENSINO DE BIOLOGIA POR INVESTIGAÇÃO AO AR LIVRE: SALA DE AULA SEM PAREDES
  • HUMAN EVOLUTION IMAGES ON THE INTERNET: WHAT DO THEY REVEAL AND HOW DO THEY CONTRIBUTE TO SCIENCE TEACHING?
  • INVESTIGAÇÃO DAS CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS SOBRE MICRORGANISMOS ENTRE ALUNOS DE ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA
  • INVESTIGAÇÃO DAS CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS SOBRE SERES VIVOS ENTRE ALUNOS DE ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA
  • OFICINAS PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
  • Sinalizando possibilidades no ensino de Genética: Avaliação de uma proposta prática utilizando a abordagem histórica
    2015 (Total: 5)
  • METÁFORA DA ÁRVORE E DO CERRADO: IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DOCENTE
  • METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS SOBRE HIGIENE E USO ADEQUADO DA ÁGUA NOS ANOS INICIAIS
  • ORIENTADOR DE ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: QUAL O NOSSO PAPEL?
  • PESQUISAS EM HISTÓRIA E FILOSOFIA DA BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
  • USO COMPARTILHADO DO COPO: HIGIENE MERECE ATENÇÃO!
    2014 (Total: 3)
  • A centralidade do Estatuto Conceitual do conhecimento biológico - desafios para o ensino de biologia sob a abordagem da história da ciência. In: Encontro de História e Filosofia da Biologia
  • DISCUSSÕES PIBIDIANAS: UMA OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA
  • Jogos pedagógicos: é possível aprender brincando nas aulas de ciências e biologia?
    2012 (Total: 20)
  • A aplicação de um método lúdico na aprendizagem da escabiose
  • ACERTE NA PREVENÇÃO DA DENGUE
  • APRENDENDO EM CIENCIAS: TIPOS DE SOLOS
  • Bullying e atividades lúdicas
  • CAÇA AO PIOLHO: CONSCIENTIZANDO DE FORMA DIVERTIDA
  • Ciências só para curiosos
  • ENTOMOFAUNA QUE ATACAM A CULTURA DE ARROZ E SOJA E A IMPORTÂNCIA DO MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS
  • ESTUDO DA ÁREA DE RECEBIMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO DISTRITO FERREIRA, CACHOEIRA DO SUL, RS, BRASIL
  • INFESTA PÉ: UM JOGO DIVERTIDO DE APRENDER
  • INVASORES - TAENIA SOLIUM E TAENIA SAGINATA
  • JOGANDO COM O TRIPANOSSOMA CRUZI E CONVIVENDO COM CHAGAS
  • JOGO DO DESAFIO: ESCOLHENDO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
  • MEIO AMBIENTE: ENSINANDO SOBRE A NATUREZA E O MUNDO ANIMAL
  • NA TRILHA DA LEPTOSPIROSE: ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE UM JOGO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
  • O CAMINHO DA LOMBRIGA
  • Percepção sobre Resíduos Sólidos dos Servidores Públicos da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, RS, Brasil
  • PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ENSINO E PREVENÇÃO DAS HEPATITES VIRAIS A, B E C
  • Reserva Legal Florestal: Perspectivas Frete às Mudanças na Lei Ambiental
  • RODA DO CONHECIMENTO: APRENDENDO SOBRE PEDICULOSE
  • UMA BACTÉRIA NO FACEBOOK®
    2011 (Total: 8)
  • APRENDENDO A REAPROVEITAR
  • COLETA DE ÓLEO SATURADO: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CACHOEIRA DO SUL ? RS,
  • CONCEPÇÕES PRÉVIAS DE ADOLESCENTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
  • DISCUTINDO SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS E PRODUÇÃO DE ENERGIA LIMPA NO AMBIENTE ESCOLAR
  • INVESTIGAÇÃO DAS CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS SOBRE HIGIENE NOS ANOS INICIAIS
  • MONITORAMENTO BIOLÓGICO NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AR NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL, RS
  • RATTUS NORVEGICUS NO ESPAÇO URBANO: PROBLEMAS E SOLUÇÕES
  • Tijuana Jones e os caçadores das piramides perdidas
    2010 (Total: 6)
  • ?Trilha ecológica? ? Educação Ambiental: a busca pela preservação da flora silvestre
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A RELAÇÃO DO HOMEM COM A NATUREZA
  • ESTUDO DOS IMPACTOS CAUSADOS PELA FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO NO BAIRRO MEDIANEIRA, CACHOEIRA DO SUL, RS
  • FILME AVATAR: DISCUTINDO SUA MENSAGEM ECOLÓGICA
  • O CAMINHO DAS ÁGUAS ? EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  • SEPARAR E REAPROVEITAR, PARA PRESERVAR
    2008 (Total: 5)
  • A educação ambiental e a prática de campo
  • A ludicidade como ferramenta para preservação e controle do barbeiro nas escolas de Cachoeira do Sul
  • Estudo do comportamento sexual e dst's em estudantes da rede de ensino pública da cidade de Cachoeira do Sul
  • RECONSTITUIÇÃO DE PAISAGENS NATURAIS DO RIO JACUÍ,RS
  • SEXUALIDADE, SAÚDE E CIDADANIA
    2007 (Total: 1)
  • Reconstituição Histórico Ambiental do Rio Jacuí como instrumento de resgate cultural e educaçã ambiental
    2016 (Total: 1)
  • Afinal, porque aprendemos sobre evolução?
    2009 (Total: 1)
  • Educação Ambiental para uma Nova Sociedade
    2016 (Total: 1)
  • ?ENSINO DE CIÊNCIAS EM GENÉTICA: UMA ATIVIDADE PRÁTICA BASEADA NA PERSPECTIVA HISTÓRICA E FILOSÓFICA
    2007 (Total: 1)
  • Reconstituição histórico-ambiental do Rio Jacuí como instrumento de resgate cultural e educação ambiental
    2018 (Total: 7)
  • A GOTINHA DA ÁGUA E OS MICRORGANISMOS: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
  • CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE OS MICRORGANISMOS?
  • CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE OS SERES VIVOS?
  • ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PANORAMA DAS PESQUISAS DIVULGADAS NA DÉCADA DE 2007-2017 NO ENPEC
  • HISTÓRIA DA CIÊNCIA: REVELANDO CONCEPÇÕES A RESPEITO DAS IMAGENS DE GREGOR MENDEL
  • INVESTIGAÇÃO IMAGÉTICA SOBRE OS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DOS MICRORGANISMOS APRESENTADOS NA WEB
  • SERES VIVOS NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA DE ENSINO
    2009 (Total: 18)
  • "Lugar de bicho é no mato" - Educação ambiental: A busca pela proteção da fauna silvestre
  • Atividades lúdicas como meio educativo para a preservação ambiental
  • compreendendo as difrenças entre tartarugas, cagádos e jabutis
  • Capivara, heroina ou vilã?
  • Concepção sobre ofídeos entre escolares e aplicação de atividade lúdica no Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul
  • Conhecimento sobre as bromélias do Jardim Botânico de Cachoeira do Sul
  • Doenças causadas pela poluição ambiental: Facilitando a aprendizagem
  • Dossiê da História Ambiental do Rio Jacuí - Resultados Preliminares
  • Estudando a Cycloneda sanguínea através de atividade lúdica
  • Estudo de identificação de pegadas de animais e pesquisa de distintos substratos como ferramenta de ensino para educação ambiental
  • Estudo do comportamento sexual e dst`s em estudantes da rede de ensino pública da cidade de Cachoeira do Sul - RS
  • Investigação do processo ensino-aprendizagem na disciplina de zoologia de invertebrados
  • Metodologia para a prática de educação ambiental através do enriquecimento ambiental nos recintos dos primatas do Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul
  • Ofídio: Medos e Mitos
  • Os primatas e a febre amarela
  • Preservação dos animais ameaçados de extinção
  • Seguindo as Pegadas de Charles Darwin
  • Zôo - "Alimentando a conscientização"
    2008 (Total: 11)
  • A IMPORTÂNCIA DA SAIDA DE CAMPO PARA O ESTUDO DA BIOLOGIA
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO E DOS SENTIDOS SENSORIAIS HUMANOS NA APRENDIZAGEM DO MEIO AMBIENTE.
  • A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PARA TRABALHOS DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
  • A LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES RELACIONADAS COM O BARBEIRO
  • A problemática da sexualidade: a ludicidade no campo da prevenção e esclarecimento sobre os métodos contraceptivos
  • Atividades Lúdicas como meio educativo para a preservação ambiental
  • Brincando de ser cientista
  • LUDICIDADE: APRENDENDO SOBRE O LIXO
  • MOSQUITO DA DENGUE INVADE AS ESCOLAS PARA ENSINAR ATRAVÉS DA BRINCADEIRA
  • O USO DA LUDICIDADE APLICADO AO ESTUDO DA POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE
  • RIO JACUÍ: CONHECENDO SUAS HISTÓRIAS!
    2007 (Total: 4)
  • A importância das ferramentas metodológicas ludicas em atividades de prevenção para saúde
  • Orientações posturais para crianças de educação infantil e séries iniciais
  • Reconstituição histórico-ambiental do Rio Jacui no municipio de Cachoeira do Sul, RS
  • Registros fotográficos do Rio Jacui: tesouros escondidos
    2018 (Total: 1)
  • Reportagem Viva o Campus UFSM-PM 2018
    2014 (Total: 1)
  • Programa Faz o que?
    2016 (Total: 1)
  • Relatos sobre uma aula prática: tentativas de promover práticas na escola
    2014 (Total: 1)
  • O estágio e a licenciatura
    2019 (Total: 2)
  • ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS: PANORAMA DAS PESQUISAS DIVULGADAS NA DÉCADA DE 2007-2017 NO ENPEC
  • Investigando as imagens utilizadas para exemplificar conteúdos de ciências: percepções e superações
    2018 (Total: 2)
  • Ensino em ciências nos anos iniciais e na educação infantil: quais as contribuições e as fragilidades?
  • Ensino em Ciências: sinalizando possibilidades de parcerias
    2011 (Total: 2)
  • Atividades em Educação Ambiental
  • Palestras Práticas pedagógicas e Museu de biodiversidade em educação ambiental
    2011 (Total: 1)
  • Normatização de Estágios Curriculares Não obrigatórios na ULBRA - Cachoeira do Sul
    2020 (Total: 2)
  • Avaliador do PNLD 2019 - Atualização BNCC.
  • Avaliador(a) de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, componente de Biologia, na Avaliação Pedagógica do Edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD 2021 -Objeto 1.
    2016 (Total: 1)
  • Comissão Científica da VI semana acadêmica de Biologia e IV Seminário Pibid
    2014 (Total: 2)
  • Comissão de Processo seletivo de Monitores da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I
  • Parecerista dos projetos PIBIC UFG em Biologia e Química
    2013 (Total: 1)
  • Coordenação de sessão de apresentações orais do PIBID - CONPEEX
    2011 (Total: 1)
  • Comissão Científica da XIV Mostra de Iniciação Científica e IV mostra de Extensão Educação no Mundo Digit@l
    2024 (Total: 10)
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    2017 (Total: 7)
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    2016 (Total: 4)
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  • Revisor de periódico 'Revista Contexto & Educação'
    2015 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'revista Electronica de Ensenanza de las Ciencias'
  • Revisor de periódico 'Revista Contexto & Educação'
    2014 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'revista Electronica de Ensenanza de las Ciencias'
  • Revisor de periódico 'Revista Contexto & Educação'
    2014 (Total: 2)
  • Inserção da História e Filosofia da Ciência em sala de aula
  • SESBIO - Genero, Sexualidade e relações étnico-raciais

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 2)
  • A polinização e as abelhas: uma sequência didática para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
  • O pinhão como foco de uma sequência de ensino investigativa em ciências para os anos iniciais do ensino fundamental
    2022 (Total: 1)
  • O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E SUAS POTENCIALIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL
    2021 (Total: 2)
  • CICATRIZAÇÃO ? UM CAMINHO POSSÍVEL PARA COMPREENDER MELHOR A BIOLOGIA CELULAR?
  • CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTIL SOB UM OLHAR DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS
    2020 (Total: 1)
  • INVESTIGAÇÃO DE CONTEÚDO IMAGÉTICO: O QUE REVELAM AS IMAGENS DE CÉLULA NA INTERNET?
    2019 (Total: 1)
  • A INSERÇÃO DO BIOMA CERRADO NO CONTEÚDO DE BOTÂNICA DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DO APRENDIZ
    2018 (Total: 1)
  • Investigando as imagens utilizadas para exemplificar conteúdos de ciências: percepções e superações
    2016 (Total: 1)
  • SINALIZANDO POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE BOTÂNICA A PARTIR DO BIOMA CERRADO
    2022 (Total: 4)
  • A INFLUÊNCIA DAS OBRAS DE MONTEIRO LOBATO COMO INCENTIVO À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: PANORAMA NO CONTEXTO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS
  • CONCEPÇÕES SOBRE OS ANFÍBIOS ENTRE ALUNOS DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA URBANA E RURAL
  • INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM UMA COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS
  • INVESTIGANDO AS IMAGENS DISPONÍVEIS ON-LINE SOBRE INSETOS: PERCEPÇÕES E SUPERAÇÕES
    2020 (Total: 1)
  • INVESTIGAÇÃO DAS PERCEPÇÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE ENTRE ALUNOS DE ANOS INICIAIS: Propondo um caminho possível para a alfabetização científica
    2017 (Total: 11)
  • A contextualização no ensino da biologia: uma proposta de sequência didática para a temática nutricional
  • A importância do Estágio Curricular Supervisionado das Ciências Biológicas para a formação docente
  • Das Memórias que Carrego, o Estágio se Tornará uma Bela Lembrança!
  • Estágio Curricular Supervisionado das Ciências Biológicas no Ensino Médio II
  • Estágio supervisionado: aprender e sentir a docência
  • Estágio: momento de decisão para o futuro
  • Mapas conceituais: meus, teus, deles, nossos
  • O olhar cuidadoso do educador: caminhos percorridos
  • Relato de estágio em Ensino Médio ? incertezas e convicções
  • Seriado ?Crime Scene Investigation? como estratégia didática para o ensino de genética no ensino médio
  • Uma reflexão crítica sobre o ato de aprender a aprender por meio de experiências vivenciadas na escola
    2016 (Total: 5)
  • A REFLEXÃO CRÍTICA PARA VENCER OS ANSEIOS EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS
  • Relatório de estágio Curricular supervisionado em Ciências - ensino fundamental II
  • Relatório de estágio Curricular supervisionado em Ciências - ensino médio II
  • SABORES DOCENTES: RELATO REFLEXIVO DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DOCENTE
  • SER PROFESSORA! O CAMINHO ENTRE A ESCOLHA DA PROFISSÃO ATÉ A FORMAÇÃO
    2014 (Total: 2)
  • Estágio Supervisionado
  • Relatório de Estágio Supervisionado
    2013 (Total: 1)
  • Relatório final de Estágio Supervisionado