Luciana Bagolin Zambon
Produção Bibliográfica
- 2024 (Total: 2)
- 2023 (Total: 3)
- 2020 (Total: 1)
- 2017 (Total: 2)
- ISSN IDENTIDADE DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DA SEDUC/RS: MUDANÇA OU CONTINUIDADE? (HOLOS (NATAL. ONLINE))
- ISSN LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA E SUA (SUB)UTILIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO (ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE))
- 2013 (Total: 2)
- ISSN Analogias produzidas por alunos do ensino médio em aulas de física (Revista Brasileira de Ensino de Física (Online))
- ISSN Políticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de educação básica (Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP)
- 2024 (Total: 1)
- ISSN TRANSFORMAÇÕES DO MOVIMENTO SECUNDARISTA NA CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM FLEXÍVEL ATRAVÉS DA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO (EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE))
- 2024 (Total: 2)
- Potencialidades da articulação entre o Role-Playing Game e a Educação CTS para o ensino de Ciências/Física (Ensino de Física e Educação Matemática: Socialização de produções do PPGEMEF/UFSM)
- POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ÂMBITO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (Ensino de Física e Educação Matemática: socialização de produções do PPGEMEF/UFSM)
- 2022 (Total: 2)
- Escolha de Livros Didáticos de física por professores de escolas públicas de educação básica (Livros Didáticos: escolha, utilização e implicações nas práticas pedagógicas)
- Pesquisas sobre Livro Didático no Brasil: panorama dos estudos recentes publicados em periódicos da área de educação em ciências (Livros Didáticos: escolha, utilização e implicações nas práticas pedagógicas)
- 2020 (Total: 4)
- Desafios enfrentados por professores do ensino médio no desenvolvimento das aulas (POLÍTICAS E PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO: contradições, desafios e possibilidades)
- doi Eutrofização um relato sobre a Implementação de uma Atividade Didática Integrada no Ensino de Química e Biologia (Docência em ação: experiências, desafios e perspectivas educacionais na Educação Básica)
- Necessidades e dificuldades na implementação do ensino médio politécnico da SEDUC/RS (2011-2014) (POLÍTICAS E PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO: contradições, desafios e possibilidades)
- doi Organização e realização do trabalho docente em uma escola pública: tensões, contradições e desafios (Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da Educação Básica e Superior. Série I, volume II)
- 2019 (Total: 1)
- IMPLICAÇÕES DAS ATIVIDADES REALIZADAS POR BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
- 2016 (Total: 1)
- ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PLANEJAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS (Ensino e aprendizagem: faces e interfaces)
- 2013 (Total: 1)
- Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções "Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores" (Redes de Formação em Educação: Experiências com pesquisas entre Brasil e México)
- 2012 (Total: 1)
- INCIDÊNCIA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA (Políticas Educacionais: um exame de proposições e reformas educacionais)
- 2022 (Total: 2)
- Livros Didáticos: escolha, utilização e implicações nas práticas pedagógicas
- O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: dos saberes da formação às práticas escolares
- 2021 (Total: 1)
- doi INCIDÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ORGANIZAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO ESCOLAR Coleção: Políticas Públicas na educação básica: contextos e efeitos Volume: 02
- 2023 (Total: 1)
- Ensino de ciências para crianças: percepções de estudantes de pedagogia (XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- 2022 (Total: 1)
- CARACTERIZAÇÃO DE PESQUISAS SOBRE ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID 19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOCENTES PARA O ENSINO DE FÍSICA (Congresso internacional de Educação e Tecnologias; Encontro de Pesquisadores em Educação e Tecnologia; Congresso de Ensino Superior a Distância; Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância)
- 2021 (Total: 3)
- DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES DE FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DOCENTE DURANTE A PANDEMIA (VII Escola de Inverno de Educação Matemática e I Escola de Inverno de Ensino de Física)
- O ENSINO DE ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS COMPONENTES CURRICULARES EM CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DE IES GAÚCHAS (VII Escola de Inverno de Educação Matemática e I Escola de Inverno de Ensino de Física)
- O ROLE-PLAYING GAME COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR DE DISCUSSÕES CTS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO SNEF NO PERÍODO 1991-2019 (VII Escola de Inverno de Educação Matemática e I Escola de Inverno de Ensino de Física)
- 2018 (Total: 1)
- Panorama das pesquisas sobre Trabalho Docente em publicações da área de educação (X SINCOL - X Simpósio Nacional de Educação; IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores; II Encontro de Redes de Pesquisa em Educação)
- 2017 (Total: 1)
- Avaliação da Aprendizagem no Ensino Médio: Contribuições do Ensino Médio Politécnico (XIII Congresso Nacional de Educação EDUCERE)
- 2016 (Total: 2)
- AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS GAÚCHAS: IMPLICAÇÕES, ATRAVESSAMENTOS E POSSIBILIDADES (XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- Identidade do Ensino Médio na Reestruturação Curricular da SEDUC/RS: Mudança ou Continuidade? (IV Seminário Nacional do Ensino Médio)
- 2015 (Total: 2)
- ESTUDOS SOBRE INCIDÊNCIAS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA (I Encuentro LAtinoamericano de Profesores de Política Educativa)
- PERCEPÇÕES DO NOVO NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NO RS (37ª Reunião Nacional da ANPED)
- 2014 (Total: 1)
- Pesquisas sobre Ensino Médio no Brasil: Panorama dos estudos recentes publicados em Periódicos da área de Educação (X Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL)
- 2013 (Total: 2)
- ?Formação de Professores? na Produção em Educação em Ciências: Estudo dos Anais do ENPEC (IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- Estudo sobre o processo de implementação da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio no RS (XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação)
- 2012 (Total: 5)
- Critérios para escolha de Livros Didáticos utilizados por Professores de Física (XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
- Estudo sobre a seleção e a utilização de Livros Didáticos em Escolas de Educação Básica (Conferência Regional IARTEM Brasil (International Association for Research on Textbooks and Educational Media))
- Estudo sobre o Processo de Escolha de Livros Didáticos organizado em Escolas de Educação Básica (IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
- Políticas educacionais de material didático no Brasil: implicações do PNLD no trabalho docente e na produção de livros didáticos (XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino)
- Utilização de Livros Didáticos por professores de Física em Escolas de Educação Básica (35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)
- 2011 (Total: 2)
- RELAÇÕES ENTRE TRABALHO ESCOLAR E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO (25º Simpósio Brasileiro e 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação)
- SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA (VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en)
- 2010 (Total: 8)
- A utilização de analogias na prática docente de professores da área de Ensino de Ciências Naturais (XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- Analogias e Resolução de Problemas no Ensino de Física (Congresso Internacional PBL)
- As Políticas Curriculares no Brasil e o Ensino de Física (XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física)
- Atividades Didáticas baseadas em Textos de Divulgação Científica numa perspectiva de Resolução de Problemas (Congresso Internacional PBL)
- Atividades Didáticas de Resolução de Problemas baseadas em Recursos Diversos no Ensino de Física (Congresso Internacional PBL)
- Impactos do ENEM na trajetória formativa dos alunos (I Congresso Nacional de Avaliação em Educação)
- Implicações do ENEM nas Escolas de Educação Básica (II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL)
- Implicações do Programa Nacional do Livro Didático nas Escolas de Educação Básica (II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL)
- 2009 (Total: 5)
- A OBSERVAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO COMO ATIVIDADE DE ESTÁGIO CURRICULAR PRÉ-PROFISSIONAL EM CURSO DE LICENCIATURA (I Seminário Nacional de Estágio Superviosionado: Diálogo entre Licenciaturas e II Fórum das Licenciaturas)
- Analogias no Ensino do Conceito de Energia Interna (XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física)
- AVALIANDO PLANEJAMENTOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA (VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- COMPARANDO A UTILIZAÇÃO DE ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- RECURSOS DIDÁTICOS DIVERSOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE CORRENTE ELÉTRICA (VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- 2008 (Total: 4)
- ANÁLISE DE IMPLEMENTAÇÕES DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO ANALOGIAS E TRABALHANDO CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS (XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- Aprendizagem Significativa na Produção em Ensino de Física (II ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SINGIFICATIVA)
- ATIVIDADES DIDÁTICAS BASEADAS EM ANALOGIAS NUMA PERSPECTIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (XI ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA)
- ENSINO DE FÍSICA CENTRADO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA BASEADA NO USO DE RECURSOS DIVERSOS (XI ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA)
- 2007 (Total: 3)
- Buscando mudanças no uso de Analogias em Livros Didáticos de Física (VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- Estudo sobre o uso de analogias em revistas de divulgação científica (XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física)
- Uso de Analogias em Livros Didáticos (VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- 2019 (Total: 3)
- ATRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO (Jornada Acadêmica Integrada)
- CARACTERIZAÇÃO DE PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS VEICULADAS EM PERIÓDICOS NACIONAIS SOBRE O ASSUNTO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO (Jornada Acadêmica Integrada)
- ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO E DE IMPLEMENTAÇÃO DE MÓDULOS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO (Jornada Acadêmica Integrada)
- 2018 (Total: 8)
- AFETIVIDADE E LUDICIDADE: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS (VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR)
- ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO (VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR)
- IMPLICAÇÕES DAS ATIVIDADES REALIZADAS POR BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR)
- Panorama das pesquisas sobre Trabalho Docente em publicações da área de educação (VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR)
- Planejamento Didático como Instrumento Para o Desenvolvimento do Trabalho Docente (33º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- RELAÇÕES ENTRE INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA AVALIAÇÃO E EVIDENCIAS DE APRENDIZAGEM EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DE SANTA MARIA/RS (33º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Trabalho Prescrito e Trabalho Real: abordagem para análise do trabalho docente no ensino médio (33 Jornada Acadêmica Integrada)
- TRABALHO PRESCRITO E TRABALHO REAL: ABORDAGEM PARA ANÁLISE DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO (33º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- 2017 (Total: 6)
- Concepções sobre Avaliação em Regimentos de Escolas de Ensino Médio (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Implicações da motivação na aprendizagem de alunos de escolas da rede pública (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Observação de aulas como estratégia para formação de professores (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Panorama das pesquisas sobre juventude e ensino médio em publicações da área de educação (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Relações entre Trabalho Docente e Aprendizagem no Ensino Médio (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Resolução de problemas como estratégia didática para o ensino de ciências da natureza (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2016 (Total: 2)
- APRESENTAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO (31ª Jornada Acadêmica Integrada)
- APRESENTAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA: ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO ESCOLAR NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO (31ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2009 (Total: 3)
- Grupo de Trabalho de Educação em Ciências (GTEC) (2º Fórum Extensão Conta)
- Possíveis influências do PNLEM sobre a incidência de analogias em Coleções Didáticas para o Ensino de Física (XXI Salão de Iniciação Científica)
- Recursos didáticos no Ensino de Física: utilização em Livros Didáticos e na elaboração de Atividades Didáticas (24ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2008 (Total: 2)
- Atividades Didáticas baseadas em Analogias no Ensino de Física (XXIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
- O USO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA (XX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
- 2007 (Total: 2)
- APRENDENDO CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E ATITUDES MEDIANTE O USO DE ANALOGIAS (XIX Salão de Iniciação científica)
- CARACTERIZAÇÃO DAS MUDANÇAS NO USO DE ANALOGIAS EM LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA (XXII Jornada Acadêmica Integrada)
- 2006 (Total: 1)
- O uso de analogias em revistas de divulgação científica (XVIII Salão de Iniciação Científica)
- 2005 (Total: 1)
- Estudo sobre analogias usadas em vídeos de divulgação científica (XX Jornada Acadêmica Integrada)
- 2017 (Total: 1)
- Experiências proporcionadas pelas observações de aulas para a aprendizagem da docência (II ENLIC SUL; II PIBID SUL; II Seminário PIBID UNISINOS)
- 2013 (Total: 1)
- Ações extensionistas de assessoramento às escolas no contexto de Reestruturação Curricular do Ensino Médio no RS (28ª Jornada Acadêmica Integrada, 6º Fórum Extensão Conta)
- 2011 (Total: 1)
- AÇÕES EXTENSIONISTAS DE ASSESSORAMENTO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR: MATERIAIS E RECURSOS DIDÁTICOS PARA O TRABALHO DOCENTE (29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul)
- 2009 (Total: 1)
- AVALIANDO AS RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGENS E ATIVIDADES DIDÁTICAS EM PLANEJAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS (IX Encontro sobre Investigação na Escola)
- 2008 (Total: 2)
- IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADE DIDÁTICA BASEADA EM ANALOGIAS COMO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (I SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA DAS LICENCIATURAS)
- USO DE ANALOGIAS COMO ATIVIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (VIII ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA)
- 2007 (Total: 1)
- USO DE ANALOGIAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E ATITUDES (VII Encontro sobre Investigação na Escola)
- 2006 (Total: 2)
- Estudo sobre o uso de analogias em aulas de física (VI Encontro sobre Investigação na escola)
- O uso de analogias em artigos de revista de divulgação científica (XXI Jornada Acadêmica Integrada)
Produção Técnica
- 2022 (Total: 1)
- EducAZ - II Circuito de Palestras e V Encontro do Curso de Pedagogia EAD/UAB/UFSM
- 2021 (Total: 1)
- 7ª Escola de inverno de Educação Matemática e 1ª Escola de inverno de Ensino de Física
- 2014 (Total: 1)
- 5º Seminário sobre Incidência de Políticas Educacionais em Redes Escolares
- 2013 (Total: 1)
- Encontro entre Programas de Pós-Graduação do Brasil e do México
- 2011 (Total: 1)
- 2º Seminário sobre Interação Universidade/Escola e 2º Seminário sobre Impactos de Políticas Educacionais nas Redes Escolares
- 2017 (Total: 2)
- Palestra: Desafios atuais e perspectivas para o Ensino Médio
- Palestra: Mudanças no Ensino Médio
- 2013 (Total: 5)
- Ensino Médio Politécnico
- Ensino Médio Politécnico: desafios para a organização do trabalho escolar
- Ensino Médio Politécnico: Possibilidades para a organização e desenvolvimento do Seminário Integrado
- Organização e desenvolvimento do Seminário Integrado, no âmbito da implementação do Ensino Médio Politécnico
- Parâmetros para Elaboração de Materiais Didáticos para o Ensino de Física na Educação Básica
- 2012 (Total: 1)
- Estudo da Realidade e Pesquisa Socioantropológica
- 2011 (Total: 2)
- Ensino de Ciências
- Processo de Escolha de Livros Didáticos ? PNLD 2012
- 2010 (Total: 2)
- Analogias no Ensino de Ciências Naturais
- Exame Nacional do Ensino Médio: Histórico e contexto atual
- 2009 (Total: 1)
- Recursos didáticos no Ensino de Física: Resolução de Problemas e Formação de Competências para cidadania
- 2007 (Total: 1)
- O USO DE ANALOGIAS NO ENSINO DE ELETRICIDADE
- 2017 (Total: 1)
- Avaliação da Aprendizagem no Ensino Médio: Contribuições do Ensino Médio Politécnico
- 2016 (Total: 1)
- AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS GAÚCHAS: IMPLICAÇÕES, ATRAVESSAMENTOS E POSSIBILIDADES
- 2013 (Total: 2)
- ?Formação de Professores? na Produção em Educação em Ciências: Estudo dos Anais do ENPEC
- Estudo sobre o processo de implementação da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio no RS
- 2012 (Total: 2)
- Estudo sobre o Processo de Escolha de Livros Didáticos organizado em Escolas de Educação Básica
- Políticas educacionais de material didático no Brasil: implicações do PNLD no trabalho docente e na produção de livros didáticos
- 2011 (Total: 3)
- AÇÕES EXTENSIONISTAS DE ASSESSORAMENTO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR: MATERIAIS E RECURSOS DIDÁTICOS PARA O TRABALHO DOCENTE
- Relações entre Trabalho Escolar e as Políticas Públicas em Educação
- SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA
- 2010 (Total: 5)
- A utilização de analogias na prática docente de professores da área de Ensino de Ciências Naturais
- Analogias e Resolução de Problemas no Ensino de Física
- As Políticas Curriculares no Brasil e o Ensino de Física
- Atividades Didáticas baseadas em Textos de Divulgação Científica numa perspectiva de Resolução de Problemas
- Atividades Didáticas de Resolução de Problemas baseadas em Recursos Diversos no Ensino de Física
- 2009 (Total: 6)
- A OBSERVAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO COMO ATIVIDADE DE ESTÁGIO CURRICULAR PRÉ-PROFISSIONAL EM CURSO DE LICENCIATURA
- Analogias no Ensino do Conceito de Energia Interna
- AVALIANDO AS RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGENS E ATIVIDADES DIDÁTICAS EM PLANEJAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
- AVALIANDO PLANEJAMENTOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA
- COMPARANDO A UTILIZAÇÃO DE ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
- Possíveis influências do PNLEM sobre a incidência de analogias em Coleções Didáticas para o Ensino de Física
- 2008 (Total: 8)
- ANÁLISE DE IMPLEMENTAÇÕES DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO ANALOGIAS E TRABALHANDO CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS
- Aprendizagem Significativa na Produção em Ensino de Física
- Atividades Didáticas baseadas em Analogias no Ensino de Física
- ATIVIDADES DIDÁTICAS BASEADAS EM ANALOGIAS NUMA PERSPECTIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
- ENSINO DE FÍSICA CENTRADO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA BASEADA NO USO DE RECURSOS DIVERSOS
- IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADE DIDÁTICA BASEADA EM ANALOGIAS COMO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
- O USO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
- USO DE ANALOGIAS COMO ATIVIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
- 2007 (Total: 5)
- APRENDENDO CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E ATITUDES MEDIANTE O USO DE ANALOGIAS
- Buscando mudanças no uso de Analogias em Livros Didáticos de Física
- Estudo sobre o uso de analogias em Revista de Divulgação Científica
- O USO DE ANALOGIAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E ATITUDES
- Uso de Analogias em Livros Didáticos
- 2006 (Total: 3)
- Estudo sobre o uso de analogias em aulas de física
- O USO DE ANALOGIAS EM ARTIGOS DE REVISTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- O USO DE ANALOGIAS EM REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- 2005 (Total: 1)
- ESTUDO SOBRE ANALOGIAS USADAS EM VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- 2023 (Total: 1)
- Políticas públicas na Formação Inicial e na Formação Continuada e o Ensino de Física
- 2022 (Total: 1)
- Políticas públicas do livro didático: avanços históricos e ameaças de retrocesso
- 2021 (Total: 1)
- NOVO ENSINO MÉDIO E OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: possibilidades e desafios
- 2020 (Total: 1)
- Políticas Públicas Educacionais e a BNCC
- 2015 (Total: 1)
- PERCEPÇÕES DO NOVO NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NO RS
- 2013 (Total: 1)
- Ações extensionistas de assessoramento às escolas no contexto de Reestruturação Curricular do Ensino Médio no RS
- 2012 (Total: 3)
- Critérios para escolha de Livros Didáticos utilizados por Professores de Física
- Estudo sobre a seleção e a utilização de Livros Didáticos em Escolas de Educação Básica
- Utilização de Livros Didáticos por professores de Física em Escolas de Educação Básica
- 2009 (Total: 1)
- RECURSOS DIDÁTICOS DIVERSOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE CORRENTE ELÉTRICA
- 2007 (Total: 1)
- CARACTERIZAÇÃO DAS MUDANÇAS NO USO DE ANALOGIAS EM LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA
- 2010 (Total: 2)
- Implicações do ENEM nas Escolas de Educação Básica
- Implicações do Programa Nacional do Livro Didático nas Escolas de Educação Básica
- 2020 (Total: 1)
- Organização e desenvolvimento do trabalho escolar no contexto de implementação de políticas educacionais para o Ensino Médio
- 2010 (Total: 1)
- Membro da Comissão de Avaliação de Obras do Programa Nacional Biblioteca na Escola - PNBE do Professor 2010
- 2025 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Ciência & Ensino (Online)'
- Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS'
- 2024 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Ciência & Ensino (Online)'
- Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS'
- 2023 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Ciência & Ensino (Online)'
- Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS'
- 2022 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Ciência & Ensino (Online)'
- Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS'
- 2021 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Ciência & Ensino (Online)'
- Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS'
- 2020 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Ciência & Ensino (Online)'
- Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS'
- 2019 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Ciência & Ensino (Online)'
- Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS'
- 2018 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Ciência & Ensino (Online)'
- Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS'
- 2017 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Ciência & Ensino (Online)'
- Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS'
- 2016 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Ciência & Ensino (Online)'
- Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS'
- 2015 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Ciência & Ensino (Online)'
- Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
- 2014 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
- 2013 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
- 2012 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
- 2011 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias'
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2024 (Total: 1)
- CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
- 2023 (Total: 2)
- A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI 13415/2017) E OS DESAFIOS DA GESTÃO CURRICULAR NA GARANTIA DA FORMAÇÃO INTEGRAL: POR UMA PROPOSTA MULTIDISCIPLINAR PARA ALÉM DA PEDAGOGIA TECNICISTA
- O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
- 2022 (Total: 2)
- CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA COLABORATIVA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A INOVAÇÃO DA GESTÃO DA AULA
- O ROLE-PLAYING GAME COMO RECURSO FACILITADOR NO DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS BALIZADAS PELA EDUCAÇÃO CTS
- 2021 (Total: 3)
- ENSINO DE ASTRONOMIA EM AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
- O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFFAR CAMPUS PANAMBI E SUA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL
- ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E DO REFERENCIAL CURRICULAR GAÚCHO: LIMITES E POSSIBILIDADES
- 2019 (Total: 2)
- Contribuições do Setor de Assessoria Pedagógica para a integração curricular na Educação Profissional do Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
- Trabalho Docente e Aprendizagem no Ensino Médio em uma Escola Pública no interior do RS
- 2024 (Total: 1)
- O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA E NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL
- 2022 (Total: 1)
- A importância do brincar: reflexões a partir do estágio supervisionado na educação infantil
- 2018 (Total: 1)
- POLÍTICAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA
- 2017 (Total: 1)
- Afetividade e Ludicidade: implicações nos processos de ensino e de aprendizagem de crianças